<document>
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<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 2, art. 11, p. 199-218, *a*./ab*. 2019
</line>
<line>
ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.1281*/2019.16.*.11
</line>
<line>
Culturas Juvenis: Um Estudo So*r* as Vivênc*as *os Est**antes do Colég** de Aplicaçã* da
</line>
<line>
UFRGS
</line>
<line>
You*h Cul*u*es: A Study *n the Lives of **uden*s of the Co*leg* of App*i*ation o* UFRGS
</line>
</par><par>
<line>
Gabriela Borb* Bi*po dos Santos
</line>
<line>
Gr***ação em Ge*grafia pela Uni*ersidade *ederal do Ri* Grande do Sul
</line>
<line>
E-ma*l: g*brielasantos1*96@hotmai*.co*
</line>
<line>
Leonard* *rião de *li*eira
</line>
<line>
Gradua*ã* *m Ciênci*s Sociais pela Un*v*rsidade F*deral do Rio *rande do Sul
</line>
<line>
E-mail: *eoc*enciasocial@*mai*.co*
</line>
<line>
Júli* Silveira *ar*o*a
</line>
<line>
Graduaç*o em *istória pela U*iversidade Federal do Rio Gran*e do Sul
</line>
<line>
E-mail: ju*b.*a*b*sa@*otma*l.co*
</line>
<line>
*ictor Hugo Nedel *l*veir*
</line>
<line>
Doutorado *m Educaç** p*la Pontifícia Universi*ade Ca*ó*ica do Rio **a*de d* Sul
</line>
<line>
Mest*e em Geogra**a pela Un*versid*de Federa* do Ri* Grande do *ul
</line>
<line>
Profe*sor da *niversid**e Federal *o Rio Grande do *ul
</line>
<line>
E-*a*l: victornedelcap@gm*i*.com
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
95*0, prédio 438*5; Bairro Ag*onomia, Porto Alegre,
</line>
<line>
Avaliad* pe*o s*stema Triple Review: Desk Rev*ew a)
</line>
</par><par>
<line>
RS, *EP: 9*509-900. Brasil.
</line>
<line>
pelo Editor-*hefe; e b) Dou*le B*ind Revie*
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Júlia Silveira Barb*sa
</line>
<line>
(avalia**o cega por dois avaliadores da *r**).
</line>
</par><par>
<line>
UF*GS - Colég** de A*li*a**o - Av. Bento *onçal*es,
</line>
</par><par>
<line>
9500, p*édio 43815; B*i*ro Agro*omia, Porto
</line>
<line>
Revisão: Grama*i*a*,
</line>
<line>
Normativa e *e Formatação
</line>
</par><par>
<line>
En*e**ç*: V**tor Hugo Nede* Oliveira
</line>
</par><par>
<line>
UFRGS - Co*ég*o de A*licação - *v. Bento Go*çalves,
</line>
</par><par>
</page><line>
*500, prédio 43815; Bairro Agronomia, Por**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. B. B. Santos, L. B. Ol*veira, J. S. Barbosa, V. H. N. Oliv*i*a
</line>
<line>
200
</line>
</par><par>
<line>
RES*MO
</line>
</par><par>
<line>
A juven*u*e *ontemporânea é heterogênea, o* seja, se m*n*festa de maneira dis*inta e
</line>
<line>
c*i*
</line>
</par><par>
<line>
laços
</line>
<line>
de
</line>
<line>
pertencimento c*m as *essoas e co* os
</line>
<line>
*spaços que *osta de fre*uentar, *e*xa**o
</line>
</par><par>
<line>
as*i*, s** marca p*r on*e **ssa. * pre*e*te pe*quis* tem como pr*n**pal obj*tivo a*alisar **
</line>
</par><par>
<line>
p*rcepções e*periências vividas por j*vens escolarizados do Colégio de A*licação da e
</line>
</par><par>
<line>
UFRGS, na cidade
</line>
<line>
*e Porto Alegre. A fim de atingir os o*jetiv*s propostos, realizou-*e um
</line>
</par><par>
<line>
quest*oná*io aut*-a*licá*el através da platafor** Goo*le Forms, co* o propósito d*
</line>
</par><par>
<line>
questionar os sujeitos
</line>
<line>
sobre suas rel**ões com a cidade de *orto Alegre. Os resul*ados d*
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa revelam *ue 46% dos estudantes concorda* parcia*men*e que Porto Alegre é uma
</line>
<line>
*idade p*rigosa e 45% *oncordam t*talm*nte. A *artir *esses resultados pode*os notar que
</line>
</par><par>
<line>
os jove*s p*ssuem certo m*do em relação a sua ci*ade. É possív*l concluir
</line>
<line>
que *s jovens
</line>
</par><par>
<line>
conte*porâneos, sujeitos ** pesquisa, se a*ropriam do es*aço urbano, entretant*, p*r moti*o*
</line>
<line>
de falta de segurança *ota-se que *ais sujeitos se se*tem *n**guros em relaçã* ao seu *rânsito
</line>
<line>
n* cidade *e Porto Alegre. Por outr* la*o, *ode*os observ*r, também, que, mesm* co* essa
</line>
<line>
*nda de inseg*ra*ça, os *ovens tê* pr*ferência por ci**ular em l**ais públicos d* c*dade.
</line>
<line>
Palav*as-c*av*: *uventudes. Cidad*. P*rto Alegre. Culturas Juve*is. Geografi*.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
The *ontempo*ary youths *re *ete*ogene*us, that is, the* manif*st in a different wa* and
</line>
<line>
c*ea*e bo*ds of belong*ng with *he pe*p*e and spaces *h*y l*k* to at*end, thus l*aving the*r
</line>
</par><par>
<line>
mark w*erever
</line>
<line>
th*y go. The present study h*s as main ob*ective t* analyze the perceptio**
</line>
</par><par>
<line>
and experie*ces live* by young people enrolled in the Coll*ge of Appli*ation ** UF*GS, in
</line>
<line>
the city o* Porto A***re. In o*der to re*ch the proposed ob*ecti*e*, a self-a*m*ni*ter*d
</line>
</par><par>
<line>
que*t*onnaire was carried out through *he Google Form* *latform, with the
</line>
<line>
*urpose of
</line>
</par><par>
<line>
qu*sti*ning t** s*bjects abo*t their re*ations with the *it* of Porto Alegre. The result* of t*e
</line>
</par><par>
<line>
surve* reveal that *6% of the stu**nts agr*e partia*ly tha* Porto Alegre is a dangerous
</line>
<line>
cit*
</line>
</par><par>
<line>
and 45% **ree totally, *rom th*s* **s*l*s we c*n *ee tha* the young pe*ple *av* * certain fe*r
</line>
<line>
in relation to their city. It is *os*ib*e to conclude that the contem*orary young *eople of the
</line>
<line>
research *p*ro*ria*es the urba* sp*ce, h*w**er, for reasons *f *ack of security it is *oticed
</line>
<line>
that these su*je*t* feel in*ecu*e in relat**n t* t*eir transi* i* the city of Porto A*egr*. ** **e
</line>
<line>
other *and, we can also observe *hat even with this wave of insecurity, t** young peop** h*ve
</line>
<line>
pref*rence to *ir*ula*e ** publi* p*aces of **e city.
</line>
<line>
Key w*rds: Youths. City. Porto *legre. Yout* *ul*u*e. Ge*graphy.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 16, n. *, art. 1*, p. 199-218, mar./**r. 2019
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cult*ras *uv*n*s: U* Estudo Sobre as **v*ncias dos Estu*a**es do Co*égio *e Ap*icação *a UFR**
</line>
<line>
2*1
</line>
<line>
1 INTRODU**O
</line>
<line>
O tem* *uventude Contempor*nea vem *en*o cada vez *ais debatido de*tro do meio
</line>
</par><par>
<line>
*cadêmico co* o *bj*tiv* de discu*ir e c*mpreender co** o* *ovens v*vem. Dentro
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
pres*nte ar*igo, *eremos com* os jov*n*-es**dant*s do Colégio de Aplica*ão d* UFRGS
</line>
<line>
percebe* e *omo *e apr**riam da cid*de de P**to Al**re e em se*s *rr*d*res.
</line>
<line>
A juventude está *a faixa etária do* *5 *os 29 *no*, seg*nd* o censo do IB*E (2*10).
</line>
<line>
* uma et*pa d* **da em que *contecem m*ita* mudanças como o término do Ensino Médio, o
</line>
</par><par>
<line>
iníci* da fa*uldade, inserção no mercado d* trabalho, a
</line>
<line>
entre outr*s. O Jovem está present*
</line>
</par><par>
<line>
em todos *s lugares,
</line>
<line>
entreta*to, **itas ve*e* não é c*amado p*ra ajuda* a t*m*r *lgum*
</line>
</par><par>
<line>
decisão */ou n*o * ouvi*o quando se expre*sa. Em outras pa*avra*, "* jove* *ã* é le**do a
</line>
</par><par>
<line>
sér*o", *ssa fra*e é de uma música p*od*zid* pe*o can*or *lexandre Magno,
</line>
<line>
conhecido
</line>
</par><par>
<line>
popul*rme**e *omo Chorão, no an* d* 2000 e nos **z refletir hoje, n* ano de 2018, q*e esse
</line>
</par><par>
<line>
fato aind* * uma rea*id*d* no Br*sil. Tal*ez *e*a porqu* "ser jovem" passa um *r
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ima**ridade, **s iss* é uma inver*a*e. Sabemo* que o jovem *em opiniã* pr*pria e é de
</line>
<line>
*rande im*ortâ*c*a *ara o cre*cimento pe*soal *star engajado em muitas discu*sões, como a
</line>
</par><par>
<line>
d* ed*caç*o. No *no de 2016, *
</line>
<line>
câmar* dos d*putados, juntamente
</line>
<line>
com o senado, ap*o*ou
</line>
</par><par>
<line>
uma emenda *onstitucional q*e cong**a por *0 anos investim*nto* em saú** e educação. No
</line>
<line>
mesm* ano, * Minist**io da Educaç*o anunciou *ue haveria uma *e*orma no Ensi*o Mé*i* *,
</line>
<line>
dentro d*ssa reforma, a obri*atoriedad* de al*um*s di*ciplinas se t*rna**a op*ativa e outras
</line>
<line>
c*mo, por e*empl*, a disc*p**na de Língua Espanhola, seria excluída do cu*rículo. Em *eio a
</line>
<line>
tan*os ac*ntecimen*o*, os e*tudantes *epudia*am *ssas **dan*as que certa*ente *ri**
</line>
</par><par>
<line>
preju*i*ar sua for*aç*o e com isso, aconteceriam
</line>
<line>
ocupações nas insti**i*ões
</line>
<line>
de ens*n* (na
</line>
</par><par>
<line>
su* maioria pública) em *árias cidade* do Br*s*l. As **t*vações
</line>
<line>
eram inú**ra*, mas
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
prin**p*l é *u* os joven* cla*a*am p*r uma *ducação *e qual*dade. Isso nos mostra c*mo a
</line>
<line>
participa*ão dos me*mos é extrema*ente posi*iva e fic* a refle**o de que devemos *ar v*z a
</line>
<line>
esses jo*ens.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo o IBG*, "a
</line>
<line>
população *ovem d* *aís constitui-se um
</line>
<line>
público alvo de uma
</line>
</par><par>
<line>
gama de
</line>
<line>
estratég**s nec*ssá*ias */ou intencionais (marketing, m*dia, in*ústria de consumo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
de lazer) estão aí *ara *ss*, vol*ada* exclusi*amente para este **upo". C** *ssa afi*mação,
</line>
<line>
podemo* *ra*er também a a*álise de Mar*ins e Carrano (20*1) quando aborda* a questão d*
</line>
</par><par>
<line>
que o *ovem vira merc*doria qua*do t*do mundo pas*a a querer s*r jovem porque e*tá
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
"mod*". O mi*o da eterna juventud* começa * ex**nd*r-se aos *ou*os apenas
</line>
<line>
por *spe*tos
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin* *I, v. 16, n. 2, art. 11, p. 199-21*, ma*./abr. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. B. B. Sa*to*, L. B. Oliveira, J. S. *ar*osa, V. H. N. Oliveira
</line>
<line>
202
</line>
</par><par>
<line>
estéticos e *orpór*os; n*s*o é ge**do um c*n*um* eterno na qu** esses indivíduos fic*m
</line>
<line>
p*esos. Sob essa perspec*i*a, Sarlo (2000) nos diz qu*:
</line>
<line>
*s *o*ens expul**m dess* território os *mp*stores, q*e não cumpr*m as c*ndições da
</line>
<line>
idade e entram numa guerra geracional banal*za*a pel* cosmé*i*a... ( p. 39)
</line>
<line>
A gr*nd* sacada das empres*s que ve**em a promessa da j*v*alida*e, é que sempre *erá
</line>
<line>
um públ*co par* usufrui* esses itens para e*tra* n*ss* onda de pura *a*dade. E sã* os mesmos
</line>
</par><par>
<line>
que fomenta* essa indústria que, na su* ma*ori*, nã* está preoc*pada com q*ais e*eitos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
reações podem *aus*r no corpo de cada
</line>
<line>
um *, é s*bido que o *so *essas mercadorias tem
</line>
</par><par>
<line>
pro*uzido *feitos colaterais negativos, e a bu*ca por medicam*n*os *ara sanar esse pr*bl*ma não
</line>
</par><par>
<line>
se e*co*tra na mesma pr*porç** d**tro da indústria da saúde. E
</line>
<line>
a*ueles que insis*em em
</line>
</par><par>
<line>
maquiar a idade são pronta*en*e repudi*dos pelos grupos juvenis, uma vez *ue é alg* vis*vel
</line>
</par><par>
<line>
tor**ndo *ma expre*s*o que nã* co*res*onde com a r*alidad*, p*is *ara *er
</line>
<line>
jovem
</line>
<line>
não
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
nec*ssária interve*ção cirúrgica e sim, de espí*i*o.
</line>
</par><par>
<line>
Nã* podemo* esq*ecer *ue a apro*riação d*s *eios urbanos se dá por intermédi* do*
</line>
<line>
n*sso* laços de perten*imento. Atrav*s d* a*ti*o de *liv**ra * Lacerda (2*18), c*nseguimos
</line>
<line>
observa* onde os jovens se sentem * *ontade de *star, mas ainda *ão p***uem tota*
</line>
</par><par>
<line>
ap*opriação dos espaç*s
</line>
<line>
urban*s, por motiv*s de
</line>
<line>
*esc*nh*ciment* de co*o funciona, ou
</line>
</par><par>
<line>
como *e chega até o outro po*to da ci*ade; e c*ncordamos com Carran* (2003) quando diz:
</line>
<line>
As cidades se *presenta* como territórios *rivilegiado* de a*ão s*cia* da juventu**.
</line>
<line>
Os jovens faze* a cada dia uma nova cidad* que, em gran** med*da, é terr*
</line>
<line>
estrangei*a p*ra aque*es que n*o compartilham dos m*smos referenci*is de
</line>
<line>
i*e**id*de e *e tor**m impotentes par* rec**hecer a multiplicidade de sinais que
</line>
<line>
*manam de suas múlti*las prática*. (p.109).
</line>
<line>
Uma pa*te do instrum*n*o de colet* de da**s foi a *s*rita d* uma carta onde levariam
</line>
<line>
*m *i****tico *urista estrangeir* para co*he*er a cidade de Porto *legr*. A*gumas escritas
</line>
</par><par>
<line>
nos mostr*ra* que os es*ud**tes *evar o turista para luga*es on*e *unca haviam ido,
</line>
<line>
o
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
n*s faz r*flet*r que, no pens*m*nt* *eles, *eri* um bom lugar que a cidade oferece para l*var
</line>
<line>
a*guém que veio *o exte*ior. Um dos fato**s q*e podem contri*uir para esse fa*o é a questão
</line>
</par><par>
<line>
socioeconômic* dess** jovens que, pelos resultados *o *rti*o dele, *os apresenta que não
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
</page><line>
mu*to alta e, a*sim, faz com que eles **o tenham um* apropriação plena do lugar onde
</line>
<line>
gost*riam de levar alguém. Um con*raponto importante é qu* Oliveira et al (2018) pro*uziu
</line>
<line>
u* trabalho sem*l*a*** na c*dad* de São Bo*ja, interior do RS. Lá o instrumento de coleta de
</line>
<line>
dad*s f*i pelo meio de um questi*ná*io auto-aplicável através do **te Goog** **r* os alu*o*
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina, v. **, n. 2, art. 11, p. *99-218, m*r./abr. 20*9 w*w4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Culturas Juven*s: Um Es*ud* Sobre as Vivênci*s dos Est*d*ntes d* Colégio de Apli*ação da UFRGS
</line>
<line>
203
</line>
<line>
opinarem sobre ques*ões r*fere*tes de *omo *s jovens con*emporân*os *ercebem sua cidade.
</line>
<line>
P*rtanto, uma parcela dos es*uda**es manifest*u qu* pref*ri* f*c*r em *a*a a ir para um l*gar
</line>
<line>
de São Bor** passa* o di*; * conseguimo* observar *ue esse tipo de p*nsamen*o é oca*ionado
</line>
<line>
pela falta de um loca* d* *azer do se* agrad*. Alguns e*tuda*t*s apontaram que gostariam qu*
</line>
</par><par>
<line>
a c***de tivesse um centro *omercial (shopping) p*r* encontr*r os ami*os
</line>
<line>
ou s*m**es*ente
</line>
</par><par>
<line>
pas*ear. Em s*ntese, por mai* que s***m traba*hos semelhantes, ap*esentam *esultados
</line>
</par><par>
<line>
dife*entes. *a **pital, uma
</line>
<line>
parte d*s jove*s *ão tem uma aprop*iação t*tal da cid*de
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
sentido de me*hor conhecê-la; já no interio*, vemos a problemática da aus*ncia de um espaç*
</line>
<line>
agradá*el para *sta* tornando para *ma pa*c*la dos al*nos, a cidade de São Bor*a *omo um
</line>
</par><par>
<line>
n*o-lug*r. D*
</line>
<line>
modo geral vemos *ue em ambos os casos *s jove*s não pos*ue* uma
</line>
</par><par>
<line>
apropriação plena *os espaç*s, mas
</line>
<line>
*a*a
</line>
<line>
alguns, * o seu l*gar
</line>
<line>
*e identificação
</line>
<line>
e de
</line>
</par><par>
<line>
pe*t*nc*mento no e*paço *rbano.
</line>
</par><par>
<line>
* presente artigo tem por f*na*idade inves*i*ar co*o os jov*ns-*lun*s do Colégio de
</line>
<line>
Apli*ação da UFRGS perc*bem e vivem a ci*ade de Porto Aleg*e e seus arredo*e*. A partir
</line>
<line>
disso, v*mos dois eix*s pr*ncipais pa*a ana**sar: os jovens e a cidade.
</line>
<line>
A s*ciedade no* mostr* *ue os *ovens são hete*ogêneos. Cada i*divíduo pertence a um
</line>
</par><par>
<line>
grupo disti*to ao qual se ide*tificam e,
</line>
<line>
com isso,
</line>
<line>
é consolidado o sentimento **
</line>
</par><par>
<line>
per**ncimento. Com essa anál*se, **demo* concordar com Feixa (1998) quando afirma que as
</line>
</par><par>
<line>
culturas juvenis são e*pr*s*as c*letivamente. D*v*mos levar *m co*ta também que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
realidade desses j*vens é diferente; alguns são de *lasse-*é*i*, o que nos re*et* que têm um
</line>
</par><par>
<line>
bom estud* e certas fac**idades c*m* apenas est*dar; o**ros de
</line>
<line>
periferia, o qu* n*s remete
</line>
</par><par>
<line>
que a educação se*ia u* tanto precária e não teria* tant*s oport*nidade* e em muitos casos,
</line>
</par><par>
<line>
carecem de trabalhar para sustento próprio ou para a*udar o núcleo famil*ar. Conf*rm*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
últi*o **ns* do I*GE (2010), destes 53,5% apenas trabalh*m; 36% a*enas estud*m e 2*,8%
</line>
</par><par>
<line>
t*a*alham
</line>
<line>
e
</line>
<line>
estudam simultaneam*nte. * p*rt*r
</line>
<line>
des**s d*dos, podemos v*r que * *enor
</line>
</par><par>
<line>
po*centage* é d* joven*
</line>
<line>
que trabalham e estuda* s**ultaneamente e,
</line>
<line>
a*ali*ando
</line>
</par><par>
<line>
prime*ramente situação dos jov*ns *e p*riferia, uma parcela de*es às a
</line>
<line>
vez*s força a su*
</line>
</par><par>
<line>
reprovação no ensino médio par* mant*r sua v*ga d* estágio ativ* * continu*r co* sua renda;
</line>
<line>
outr* visão que podem*s ter, é que mui*os jove*s trabal**m o dia int*iro e fazem seu ensin*
</line>
</par><par>
<line>
médi* ou *a*ulda*e à *oite, que seria o ún*co mome**o
</line>
<line>
que *eriam p**a
</line>
<line>
estudar. Os jov*ns
</line>
</par><par>
</page><line>
*ue a*en*s tra*alh*m, a m*ior porce*tag*m, nos remete ao *ens*mento que não t*ve*am
</line>
<line>
oportunidad* até o mome*to de fazer um* f*culdade, ou tiv*ram que, infelizmen*e, aban*onar
</line>
<line>
os estudos *orque precisavam tr**alhar p*ra o s** sustento. A *orce*tag*m inte*mediária é *e
</line>
<line>
jo*ens *ue apenas estudam, e é *q*i qu* est** inse*id*s os *ovens de cl*sse *édia q**, por
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresin* PI, v. 16, *. 2, art. *1, *. *99-218, mar./abr. 201* **w4.fs*net.com.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. B. B. S*ntos, L. B. Oliveira, J. S. *arbos*, V. H. *. O*iveira
</line>
<line>
*0*
</line>
</par><par>
<line>
*presenta*em condiç*es socioec*nômicas melhores, não precis*m se pr*ocupar em **abalh*r e
</line>
</par><par>
<line>
*odem
</line>
<line>
dedicar-se exc*usiv*ment* ao estudo. Iss* sã*
</line>
<line>
fatores que contr*buem conjuntamen**
</line>
</par><par>
<line>
na maneira de se exp*essarem *anto v*rbalment*, quanto fisicam*nte e na maneira ** perceber
</line>
<line>
o m un*o.
</line>
<line>
A ci*a** é o e*p*ç* *nde *con***em as ações, onde r*sidimos e onde criamos n**sos
</line>
<line>
laços de per*encimento. De*emos cons*derar q*e a realidad* nas grandes e médias cida*es
</line>
<line>
está difíc**, pois as questões de mob*lidade e segurança estão *ifi**ltando *ara que tenhamos
</line>
</par><par>
<line>
uma *propriação plena do esp*ço urbano. Os jov*ns c*mpõem u* quarto da popul*ç**
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Brasil, is*o
</line>
<line>
é,
</line>
<line>
51,3 milhões; dessa t*talidade 84,8 % estão nas cidades e 15,2 % estão
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
camp*, c*nso do IBGE (2010). *través da míd**, v*mo* que a **da nas grandes cidade* es*á
</line>
<line>
difícil pela ausência de *egur*nça nas ruas * um leva*t*mento feito SNJ (Secretaria Na*io*al
</line>
</par><par>
<line>
da Juventu*e, 2*1*),
</line>
<line>
no s
</line>
<line>
diz qu* um dos maiore* *roble**s *ue preocupam *s jovens
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
exatamente
</line>
<line>
ess*, q*est*o de se**rança e violência; 51% desses jov*ns j* perde* a
</line>
<line>
alg*ém
</line>
</par><par>
<line>
pró**m* por esse motivo. ir e vir dos indivíduos *e* encontra*o imen*a *ificuld*d* por O
</line>
</par><par>
<line>
vári*s motivos, e u* deles, é a i*adequaçã* do transporte
</line>
<line>
coleti*o, fa****o sucede* as
</line>
</par><par>
<line>
reclamaçõ*s, ta*s c*mo, ônibus sucateado, n*o aten** o trajeto, passagem "cara" e pou*a
</line>
<line>
acessibilidade para de**rminad*s bairr**.
</line>
<line>
2 *E*ERENCIAL TEÓ*ICO
</line>
</par><par>
<line>
O apo*te teó*i*o s* d*vidiu em **is momentos: o
</line>
<line>
pr*me*ro, trata*do da cidade e do
</line>
</par><par>
<line>
espaço e o seg*ndo, *obre a* c*lt*ras juvenis, com o* p*incipais a*tores acerca **s conte*dos.
</line>
<line>
2.1 Ci***e e Espaço
</line>
<line>
Car*a** (200*) *fir*a que, diariament*, os *ovens modif*cam a cidade e p*ssam a
</line>
</par><par>
<line>
desenvolver laços d* *dentid*d* nes*es *spaços e, para
</line>
<line>
quem não conseg*e acompanhar tais
</line>
</par><par>
<line>
mudanças,
</line>
<line>
não é *r*ado um ref*rencial de *dentidade, cau*ando certo e**ranhamento, bem
</line>
</par><par>
<line>
*omo as
</line>
<line>
cidades sã* ed*cado*as, visto que os territórios ur*a*os possibilitam redes de
</line>
</par><par>
<line>
relações e pr*ticas *ócio-educativ*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
** práticas soci*is *ue oco**e* nas cidad*s incorp*ram-se ao co*ceito d* *duc*ç*o,
</line>
<line>
uma vez que c*mpr*en*em em suas dinâmica* *ulturais própria* de realização, a
</line>
<line>
f*rmação de val*res, a tr*ca *e saberes e, e* últi*a instância, a pró*ri*
</line>
<line>
subjetividade. (p. 20)
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina, v. *6, n. 2, art. 11, p. 199-218, mar./abr. 2019 www4.fsanet.com.*r/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Culturas Juvenis: Um Estudo Sobre as Vivê*cias dos Es*udante* *o Colégio de Aplicação da U*RG*
</line>
<line>
205
</line>
</par><par>
<line>
O espaço ur*a*o é
</line>
<line>
de*in*do como "um*
</line>
<line>
unidad*
</line>
<line>
de análise co*s*stindo em **
</line>
</par><par>
<line>
conj*nto de edif*cios, ativi*a*es e po*ula*ão conjuntament*
</line>
<line>
reunidos n* espaço" (CLAR*,
</line>
</par><par>
<line>
199*, p. 37).
</line>
</par><par>
<line>
O conceito de espaço Geográfico é def*nid* por Santos (1997), quando afirma ser:
</line>
<line>
"um conjunt* indissoc*á*el, solid*r*o e també* contraditór*o, de sistem** de objet*s *
</line>
</par><par>
<line>
sist*mas de
</line>
<line>
ações, n*o considerad*s isolad*mente, mas como o quadro únic*,
</line>
<line>
no qual a
</line>
</par><par>
<line>
história *e dá". (*. 51). * o lugar como sendo um *ocal on*e h* id*nt*dade e pertencimento.
</line>
<line>
2.2 Cult*r*s J*venis
</line>
<line>
Fe*xa (1998) traz a discussã* de q*e os *o*ens costumam *da*tar-se ao* locais **s
</line>
<line>
quais h* l*ços de perte*cimento e pelas relaç**s humanas de *eu agrado e, por*anto, a*
</line>
<line>
exp*riências dos jovens são ex*r*ssada* col*tivamente.
</line>
<line>
En u* sen*ido amplio, la* cultu**s ju*e***es se *efi*r*n a la *anera en que las
</line>
<line>
ex*erien*ias sociales de los jóvenes son expresadas c*lect*va*ente mediante l*
</line>
<line>
constr*cción d* est*lo* de vida distintivos, *ocali*ados fundamentalmente en el
</line>
<line>
tiempo lib*e, o en espacios intersticiales *e la v**a institucional. (p. 32).
</line>
</par><par>
<line>
Pais (2003) n*s diz
</line>
<line>
que os jovens são diversos, pois ao compará-los, t*mos um
</line>
</par><par>
<line>
univers* de dis*ari*ades.
</line>
</par><par>
<line>
[...] * *uv*ntu** deve ser *lhada "não *penas na sua aparente unidade, mas também
</line>
</par><par>
<line>
na sua diversida*e", pois não há u* *nico *onceito de
</line>
<line>
juv*ntude, que possa
</line>
</par><par>
<line>
envolver todos os *ampos **mânticos q*e a el* estão **soci*dos. (p.98).
</line>
</par><par>
<line>
3 METODOLOG*A
</line>
</par><par>
</page><line>
O instrumen*o de coleta de dados da present* **squisa foi r**lizado pelo método
</line>
<line>
quanti*a*ivo. Fo* aplicad* um *uestionário virtual co* a finalidade de interrogar os suj*itos
</line>
<line>
sobr* suas **lações com a cid*de de Porto Alegre. Com isso, Polit, *ecker e Hun*ler (2004)
</line>
<line>
nos dizem:
</line>
<line>
A *esquisa quanti*at**a, que tem suas r*ízes no pensamento po*itivi*ta
</line>
<line>
ló*ico, te*de a enfatizar o raciocí*i* dedutivo, as regras da *ógica e os
</line>
<line>
atributos mensuráv*is *a experiênc*a human*. (p. 201).
</line>
<line>
Portanto, um est*do **antitati*o v*sa nos most*ar res*ltados através de dados
</line>
<line>
nu*é*ic*s. A seg*ir *eremos deta*hadamente como se **gan*z*u o questio*ári*.
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 16, n. 2, art. 11, p. 19*-218, *ar./abr. 2019 ww*4.fsan*t.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. B. B. Sant*s, L. B. *liveira, J. S. Barbosa, V. H. N. Olivei*a
</line>
<line>
206
</line>
</par><par>
<line>
*.1 Q*estioná*io
</line>
</par><par>
<line>
Foi aplic*do um question*ri* aut*-aplicável *tr*v*s da p*ataforma Google Forms em
</line>
</par><par>
<line>
sal* de *ula, * fim d* q*estion*r os alunos d* ensino mé*io do Col*g*o de Aplica**o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
UFRGS, como *s jovens contempor*neos perce*em s** cidade. Viera (2009) define
</line>
<line>
*uestion**io como:
</line>
<line>
Um *n*tr*mento d* p*squ*sa constituído *or uma série de questões sobre
</line>
<line>
determi*ado *ema. O questionário é ap***ent*do ao* participantes *a
</line>
<line>
*es*uisa, chamados respondentes, para que respond*m *s questões e
</line>
<line>
entreguem o que*tionário pr*ench*do a* entrevistador, que pode s*r ou nã* o
</line>
<line>
pes*uisador *rinci*al. As respo*tas **o tra*sforma*a* em *s*atíst*cas (p *5).
</line>
</par><par>
<line>
O pr*sente questionário es** divid*d* em 3 sessões: a *rimeira, *stá dedicad*
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
caracter*zação dos jovens; a segunda, *rata de *m co*junto de *ergun*as
</line>
<line>
*ara as qua*s
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
respondente *ode ter alto grau de co*cord*ncia ou *iscordância e, p*ra tal, utilizamos a escal*
</line>
<line>
Likert; * *erce*ra, t*ata de perguntas **ferente a cidade de Porto Alegr*, tendo *s *espondentes
</line>
</par><par>
<line>
a liberdad* *e escrever qu*l local gostariam de
</line>
<line>
conhecer
</line>
<line>
na cidade, o qu* modificar** na
</line>
</par><par>
<line>
mesma, Porto *le**e tem..., Porto Alegr* não tem..., bem com* h* pe*gu**as *e
</line>
<line>
cun*o
</line>
</par><par>
<line>
ob*eti*o.
</line>
</par><par>
<line>
O ques*ioná**o foi real*z*do *o período de au*a d*s al*nos, disponib*lizando-lhes
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
link da pla*aforma para *er ace*sada pelo ce*u*ar dele*, bem como cópias im*r*ssas para
</line>
<line>
fornecer-l*e* também. *osterior*ente, anal*samo* *uas *es*ost*s ** Google Forms que,
</line>
<line>
d*pois de realizado * questionári*, criamo* gráficos e **bulamos as mesmas.
</line>
<line>
4 RESULT*DOS E *ISCU*SÕES
</line>
<line>
O* 7 pri*eiros resultados c*m*õem a etapa da **racteriza*ão. *m relação ao g*ner*,
</line>
</par><par>
<line>
p*dem** obser*ar que o índice do sexo feminino é *aior, quando c*mpara*o
</line>
<line>
*o *exo
</line>
</par><par>
<line>
masculino, e * per**nt*al de outros gêneros é baixo.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. 16, n. 2, *rt. 11, p. 199-218, ma*./*br. 201*
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cult*ras J*venis: U* Estudo Sobre as V*vê*cias dos Estud*ntes ** Col*gio de Ap*icação da *FRGS
</line>
<line>
**7
</line>
<line>
Fi*ura 1 - Gráfico so*re o gênero
</line>
</par><par>
<line>
Fon**: os autores (*018).
</line>
<line>
Quanto à idade, temos um alt* perce*tu*l de s*jeitos com *6 e 1* anos, faixa e*ária
</line>
<line>
que com*reende os menores *e idade. S* somar*os **das as porcentag*ns **sde m*nos de 15
</line>
<line>
anos a** 17 anos, temos *m universo 91% de sujei*os men*res de id*de e os sujei*os que têm
</line>
<line>
*8 anos ou m*is é inferio*.
</line>
<line>
Figu*a 2 - *ráfi*o sobre * ida**
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: *s a*tores (201*).
</line>
<line>
Rel*tivamente à e*nia, observamos que a predominância é de s*jeit*s brancos e, com
</line>
<line>
uma porcentage* med***a, temos sujei*os que se reconhecem como negros e pardos. Quanto
</line>
<line>
ao índice da *tnia indíge*a ou d* outr*s *tn*as, é mínimo.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresin* PI, v. 16, *. *, art. 11, *. 199-21*, mar./a*r. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. B. B. Santo*, *. B. Oliveira, J. S. Barbosa, *. H. N. Ol*veira
</line>
<line>
208
</line>
</par><par>
<line>
F*gu*a 3 - Gráfico sobre a etn*a
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: os aut*res (*018).
</line>
<line>
J* quando questiona*o* sobre o bairro ou cida*e ond* o jovem mora*a, observamos
</line>
</par><par>
<line>
**a grande quantidade conce**rad* em Viamão, q*e um* cidade c*nturbada c*m Porto é
</line>
<line>
Alegr* e *róximo * in*tituição. Cons*cut*va*e*te, *emos, entre *s minoria*, ba*rro* próxi*os
</line>
<line>
*o *olégio, com exceção de Alvorada. O rest*nt* *os b*i*ros citados se di*ide em mai* faixas
</line>
<line>
*ão representadas no gráfico.
</line>
<line>
Figura 4 - Gráfic* sobre o bairro e a ci*ade
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: os autor*s (2018)
</line>
<line>
Em re*a*ão à *o*omoção desses s**eit*s, a *aio*ia utiliza o t*ans*orte pú**ico par* *e
</line>
<line>
*eslocar até o Colégio de Aplicação, seguido de porcen**gens media*as, cu*a locom*ção é de
</line>
<line>
van esc*lar e carr*. O p*rce**ual de jo*ens que v** a pé é inferior.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 16, n. 2, art. 11, p. 199-*18, mar./abr. 2019
</line>
<line>
www4.f*ane*.c*m.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Culturas Juvenis: Um Estudo **b*e as Vi*ênci** dos Estud*ntes *o Colégio de Apl***çã* da UFRG*
</line>
<line>
20*
</line>
<line>
Figur* 5 - Gráfico sobr* como ** dá a loco*oção até o colé*io d* *pli*a*ão d* UFRGS
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: os autores (2018).
</line>
<line>
No tem*o de *es*oc*mento d* *a** a*é o Colégio de Apl*cação, temos um un*v***o *e
</line>
<line>
*artici*antes q*e levam até 1 hora pa*a chegar até l*; lo*o após vemos um percentual
</line>
<line>
media*o de sujeitos que lev*m até 1h30min, e o *n*ic* de estudante* que leva mais de 2 h*ras
</line>
<line>
é inferi*r.
</line>
<line>
Figu*a 6 - Gráfic* *obre o tempo de *e*loca*ent* de casa ao C**é*io de Aplica*ão da
</line>
<line>
UFRGS
</line>
</par><par>
</page><line>
*ont*: o* au*ores (2018).
</line>
<line>
**i quest*onado ta*bé* quais eram as *uas prim*ira* pal*vras que *inham à mente
</line>
<line>
desses jove*s quando pe*savam em Port* Al*gre. Com* podemos obser*ar na n*vem de
</line>
<line>
*al*vr*s as ma*s freque**es foram: *entro, Gasôm*tro, Redenção e Guaíba qu* sã* os espaç*s
</line>
<line>
por o*de tra*sit*m na cidad*; tem*s a palavra *ida*e que * c*rac*e**za*ão ma*s **nér*ca que
</line>
<line>
pod**os *er ao pensar em Porto *l*gre; a pal**ra ass*lto no* *onota uma relação ne*ativa e a
</line>
<line>
pa*avra casa n*s passa uma rela*ão í**ima com a cidade, visto que um pouco ma*s d* *etade
</line>
<line>
mora em Po*to Ale*re.
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina PI, *. 16, n. 2, art. 11, p. 199-218, mar./ab*. *0*9 www4.fsa*et.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. B. B. Santos, L. *. Olive*ra, J. S. Barbosa, V. H. N. Oli*eira
</line>
<line>
21*
</line>
</par><par>
<line>
F*gur* 7 - Nuvem de Palavras
</line>
</par><par>
<line>
Font*: os a*tore* (2018), Ela*oraç*o vi* word*rt.com (2018).
</line>
<line>
Agora, *amos analisar *s 4 pe*guntas que co*p*em a *scala Likert. *ue*tionamos se
</line>
</par><par>
<line>
Por*o Aleg** é **a cidade boa
</line>
<line>
para se *iver e obtivemos c*mo re*post* que 38% destes
</line>
</par><par>
<line>
sujeitos *em co*corda, nem discorda. Mas, *o isolarmos esse *i*o, vemos nas *olu*as da
</line>
<line>
e*que*da um índ*ce de 35% qu* concordam que Por*o Alegre é uma cidade boa *ara s* viver,
</line>
<line>
ao passo qu*, nas colunas à direit* temos um índ*c* de 27% qu* disc*rda. Em li*has ge*ais,
</line>
<line>
estes suj*itos tê* uma boa r*lação com a cidade.
</line>
<line>
*igur* 8 - Gráf*co referente à pe*gunta: Porto Al**re é uma cidade boa *ara se viver?
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: os au*ores (*018).
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina, v. 16, n. 2, art. 11, p. 199-218, mar./abr. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ulturas *u*enis: Um Estudo Sobre as V*vê*cias do* Estuda*tes do *o*égio de **licação da UF*GS
</line>
<line>
211
</line>
<line>
Per*u*tamos se *orto Alegre é u*a cidade perigosa e obt**em*s u* percentual al**
</line>
<line>
de 91% de sujeit*s que co*cor*am que s*m, Porto Alegre é uma cidad* per*gosa * s*ntem-*e
</line>
<line>
*ns*guros quanto ao *rânsito. Os demais percen**ai* são bem ba*xos.
</line>
<line>
Fi*ura * - Gráfico refer*nte à p*rgunta: *ort* Aleg*e é uma cidad* pe*igosa?
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: o* autores (*018).
</line>
<line>
Foi q*estio*ado *e em Porto Al*gre *s pes*o*s frequentam os espaços públic*s.
</line>
<line>
Temos um universo de *7% de *ujeitos que co*cordam; seguido de um perce*tu*l mediano de
</line>
<line>
pessoas q*e nem concordam, nem *iscordam, e temos u* b*ixo percentu*l d* discordânci*.
</line>
<line>
Fi*ura 10 - Gráfic* r*fe*ent* à **rg*nta: Em P*rto A*egre, as pessoas frequentam os
</line>
<line>
*sp*ços públi*os?
</line>
</par><par>
<line>
*onte: os autores (201*)
</line>
<line>
**i **rgun*a*o, també*, se *orto A*egre * uma cidade li**a, e *bt**em*s um índice
</line>
</par><par>
<line>
de *6% de s*je*tos qu*
</line>
<line>
discordam, isto é, sen*em-se insa*isfeitos quan*o ao descarte
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
re*íduos em *ias *úbl*cas; é apresentado um índice mediano de *ujeitos que nem concordam,
</line>
<line>
nem di*cord*m * há um baixo p*rcentu*l de co*cord*ncia.
</line>
<line>
Rev. FS*, *eresina PI, v. 16, n. 2, art. 1*, p. 199-218, mar./ab*. 2019 www*.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. B. B. Santos, L. B. Oliveira, J. S. Ba*bosa, V. H. N. *l*v*ira
</line>
<line>
212
</line>
</par><par>
<line>
Fig*ra 1* - Gráf*co referent* à pergunt*: P*rto Alegre é uma ci*ade limpa?
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: os au*ores (2018).
</line>
<line>
E, por ú*timo, v*mo* a*al*sar ** 8 **rguntas que com*õem a sessão Por*o Alegr*, por
</line>
<line>
se tr*t**em de frases para complet*r. Os gráficos não chegar*o a 100%, *oi* selecionamos as
</line>
</par><par>
<line>
três palavras mais frequentes. Ao falarm*s
</line>
<line>
"*orto Aleg*e é", a* pal*vras m*i* fr*quente*
</line>
</par><par>
<line>
foram: demais, perigosa e *ran*e. Dem**s, devido à m*sica *a Is*bel* Fogaça na qual *ontém
</line>
<line>
o trecho que d*z "*orto Alegre é demais"; perigo*a, reforçand* novamen*e * *nsegu*ança *e
</line>
<line>
transitar pela ci*ade; e **ande, com ** *ujeitos mor*ndo *a região met*opolitana na sua
</line>
<line>
ma*oria, tem uma visão de que P*rto Alegre é uma cid*d* grande e também pelo temp* de
</line>
<line>
deslocament*.
</line>
<line>
Figu*a 12 - *ráfico *as palavras que *mergiram
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: os autores (**1*).
</line>
<line>
N* a*irmação "Por*o Ale*** não é", *s palavr*s que ap*recer*m com *ais f*e*uên*ia
</line>
</par><par>
<line>
f*ram: segura, limpa e calma. Segura, dev**o ao alto índice de assalt** que acontecem
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
cidade; limpa, fato que
</line>
<line>
corrobora com a
</line>
<line>
quar*a
</line>
<line>
*erg*nta da escala Likert, na
</line>
<line>
qual es*es
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esin*, v. 16, n. 2, *rt. **, p. 199-21*, mar./abr. 2*19
</line>
<line>
w*w4.f*anet.com.br/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Culturas J**enis: Um Estudo S*bre as Vivências dos Estudantes *o Colégio *e Aplicação da UFRGS
</line>
<line>
21*
</line>
<line>
suje*t** *emonstram insatis*ação qua*to à limp*za da cida*e; e *alma, pel* fato *e morarem
</line>
<line>
em reg*ões mais tranquilas e se* a inte*ferênc*a d* ba*ulho d* trân*ito en*re outros.
</line>
<line>
Figura *3 - Gráfico d*s *alavras que emergi**m
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: os autores (2018)
</line>
</par><par>
<line>
Na afirmação
</line>
<line>
"P**to A*egre tem", as *al**ras que apare*eram co* *ais
</line>
<line>
frequência
</line>
</par><par>
<line>
foram: pess*a* *onitas, as*alto e par*ues. Pessoa* b*nitas, pelo fato desses sujeitos se
</line>
</par><par>
<line>
enc*ntarem com outros jovens *o tra*sitar pe** *idad*; assalto, ressaltando fortem*nte
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
q*estão de insegurança; e parques, porq*e Porto Alegre possui *uitos pa**ues como o parque
</line>
<line>
Far*oupilha, o p*rq*e Marinha do Brasil, o parque Germânia, e*t** outros.
</line>
<line>
F*gura 14 - *r**ico *as palavra* que e*ergiram
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: os autores (201*).
</line>
<line>
Quanto à *fi**aç*o "Port* Alegre não tem", as palavras qu* tiveram ma**r f*equênci*
</line>
<line>
foram: seguran*a, igua*da*e e praia. S*g*rança, nov*m*n*e se mostra*do presente na questão
</line>
<line>
** ins*gurança e medo quando vã* tr*nsitar pel* *i*ade; **u*ldad*, pel* fato d* r*sidirem em
</line>
</par><par>
<line>
domicílios *umildes, e a* abr*r * janela ou * port* de casa, obse*var um
</line>
<line>
eno*me prédio
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, Teresina PI, v. 16, n. 2, art. 11, p. 19*-218, mar./a**. 2019
</line>
<line>
www4.fsan*t.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. B. B. Santo*, L. B. Olive**a, J. S. Barbosa, V. H. N. *liveira
</line>
<line>
214
</line>
</par><par>
<line>
luxuoso à sua frente; e p*aia, porqu* Porto **egre não *ossui p*aia, m*s **m o lago Guaíba.
</line>
<line>
Se *uise*mos *er a*esso à praia, * n*c*ssário viajarmos p*ra o li**r*l norte.
</line>
<line>
Figura 15 - Gráfico das palavras que emergira*
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: os au*ore* (2018).
</line>
<line>
Pedimos pa*a *ue e**es *u*eitos *itassem um local que não co*heciam, mas que
</line>
<line>
gostariam de con*ecer n* cidade de *o**o *le*r*. A* palavras mais frequent** for*m: Jard*m
</line>
<line>
botâni*o, Museu Ibe*ê Camar*o e par*ue Germânia. Ja*dim botânico, onde podemo* admirar
</line>
<line>
*uas be*as plantas orname*tais, bem como * museu *e *voluç*o da* **pécies; Museu I*erê
</line>
</par><par>
<line>
Camargo, *nde podemo*
</line>
<line>
admirar suas belas o*ras de ar*e e, poste*iormente, olhar o i*crível
</line>
</par><par>
<line>
pôr do sol ao sair *o es*abeleciment*; e o pa*que Germâ*ia, *oc*li*ado na zona norte de Porto
</line>
<line>
Al*gre ond* podemos pa*sear e co*versar com o* amigos.
</line>
<line>
Figu*a 16 - Gráfico das palavr*s que emergiram
</line>
</par><par>
<line>
*onte: *s autores (2*18).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. *6, n. 2, a*t. 11, p. 199-21*, *ar./abr. *019
</line>
<line>
www4.fs*net.com.b*/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cul*uras Juv*nis: Um Est*do Sobre as Vivê**ias dos Estudantes d* *olégio de Aplicação da UFRGS
</line>
<line>
215
</line>
</par><par>
<line>
*ergu*tamos q*al era o r*staura*te
</line>
<line>
**eferi*o desses suje*t*s e *bt**emos como
</line>
</par><par>
<line>
resposta as *al*vras: Pet*skeira, B*rger King * Mc Donald\*. Pestikeira, restaurante no qual
</line>
<line>
são servi*os diver**s pratos; Burger Ki*g e *c Donald\s q*e são red*s e fast *ood.
</line>
<line>
F*gura 17 - Gráfico *as p**avra* que *me*gira*
</line>
</par><par>
<line>
*onte: os autores (2018).
</line>
</par><par>
<line>
E* *elação às festas e bala*as, pergun*amos **al er*
</line>
<line>
seu esp**o pr*ferido e as
</line>
</par><par>
<line>
palavras que ob**veram maior freq*ênc*a fo*am: C*dade Baixa, não tenho preferência e P*psi
</line>
<line>
On Stag*. *idade Baixa, *ocali**da *ró***o ao Centro *ist*rico, é um local no qu*l
</line>
<line>
*contecem muitas fes**s e b*lada* *as, por *e trata* d* sujeitos menores de idade n* *ua
</line>
<line>
m*ioria, sua interação com as festas é **ra*és *as que *cont*c*m n* *ua e seu tr*ns*to é *ivre;
</line>
<line>
n*o t*nho prefe*ê*cia, po* não t*r muitos estab**ecimento* que atenda* sujeitos c*m a faixa
</line>
<line>
etár*a menor *e idade; e Pepsi *n S*age, *ocalizado na zona nort* de Porto Ale**e, é uma casa
</line>
<line>
de s***s onde estes sujeit*s podem i* para ver seus a**istas pre*e*i*o* se apre*e*tarem.
</line>
<line>
F*g*ra 18 - G*áfic* das palavras que e*erg**am
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina P*, v. 16, n. 2, art. 11, p. 199-218, mar./abr. 20*9
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. B. B. Santos, L. B. Oliveir*, J. S. Barbo**, V. H. N. O**veira
</line>
<line>
216
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: os autor*s (20*8)
</line>
</par><par>
<line>
E por f*m, perguntamo* o qu* modi**c*riam em P*rto *legr*, e as palavras m*is
</line>
<line>
frequentes foram: seguran*a, pr*feit* e crimi*alidade. Segura*ça, princi*al fat*r que
</line>
</par><par>
<line>
preoc*pa esses su**it*s *uand* vão trans*t*r pe*a
</line>
<line>
cid*de; prefe*t*, o resp*nsá*el que devia
</line>
</par><par>
<line>
conter a cr*minalid*de e garantir a segu*ança da ci*a*e; e criminalidad* *ois, *o tr*nsitar pel*
</line>
<line>
cid*de, mui*as vezes somos ví*imas de assaltos e agressões.
</line>
<line>
Fi*ura 19 - Gráfico das *alavras que emergiram
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: os autores (2018).
</line>
</par><par>
<line>
5 CON*IDER*ÇÕES FI*AIS
</line>
<line>
Desta for*a, e*tende-se que os jove*s cont*mporâneos do Colégio d* *plic*ção da
</line>
</par><par>
<line>
UFRGS se a*ropriam
</line>
<line>
dos es*a*os urba*os. É notória sua pr*sen*a pela cidade como *o
</line>
</par><par>
<line>
centr*,
</line>
<line>
no Gasômetro, na Redenção e na orla n* Guaíba. Perce***os que tai* suj*itos
</line>
</par><par>
<line>
possue* boa relação com a cid*d* *uando p*rgunt**os se Por*o Alegre e*a uma **a ci*ade
</line>
<line>
para s* vi**r; mas quanto à limpeza *a mes*a, não demonstram gran*e satisf*ção. Not*mos
</line>
<line>
*ambém a preferência **r a*guns estabelecimentos privados como os restaurantes Petiskei*a,
</line>
<line>
Burger King e *c Donald\s, bem como a cas* de shows Pe*si On Stage.
</line>
<line>
Em re*açã* à s*gurança, é no*ado que tais sujeitos se sentem inseguros quan*o ao seu
</line>
<line>
trânsito na cidade de Porto **egre. Diversas **zes **ar*ceram p*lavras de conota*ão *egat**a
</line>
<line>
c*mo: perigos*, assalto * *ão se*ura. *s*o * um f*to* que af*ta *u*to a ro*ina desses jovens,
</line>
</par><par>
<line>
poi s ,
</line>
<line>
ao saírem d* casa, podem e*tar suj*itos a furto* e até mesm* ao uso da violência por
</line>
</par><par>
<line>
parte *os *ssaltantes.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, *ere*i*a, v. **, n. 2, art. 11, *. 19*-218, mar./ab*. 2019
</line>
<line>
ww*4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ulturas *uvenis: U* E*tudo Sobre as *ivências dos Es*udant** do Colégio *e Aplic*ção da UFRGS
</line>
<line>
217
</line>
</par><par>
<line>
Mesmo com e*s* o*da
</line>
<line>
de in*egurança, *s jovens têm prefer**ci* pelos *oc*i*
</line>
</par><par>
<line>
públicos da cida*e c*mo os p**ques * os *useus. Q*ando pergun*amo* *ual local eles ain*a
</line>
<line>
não conheci*m, mas *ue g**tariam de co*hecer ti*e*os *esposta*, co*o: * Jardim *otânico,
</line>
<line>
* Museu I*erê *amargo * o Parque Germânia; e, frequentando *ste* locais, há a *nter*çã* d*s
</line>
<line>
múlti*l*s c*ltur*s juve*is.
</line>
<line>
REFERÊNCIAS
</line>
<line>
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</line>
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</line>
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FEIXA PAMPOLS, C. *a ciudad i*v*sible: territórios de las *ulturas ju*enil*s. In:
</line>
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MARGULIS, Mario; CUBID*S, Hum*ert*; VA*DERRAMA, Carlos. Viviendo
</line>
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a toda:
</line>
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<line>
jóvenes, te*ritório* *ul*urales y nuevas s*nsibi*idades. San*a Fé
</line>
<line>
de *o*otá: Universidad
</line>
</par><par>
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Ce*tral; *iglo Del *ombr*, 199*.
</line>
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IBGE. Censo Dem**ráf*co *010. *ispon*vel e*: ht*ps://w*w.ibg*.gov.br/
</line>
<line>
MARTINS, C. H. S; CAR**NO, P. C. R. A escola diante *as cul*uras *uvenis: rec**hecer
</line>
<line>
pa*a di*l**ar. Ed*cação, San*a *a**a, v. 36, n. *, p. 43-5*, *an./a*r. 20*1
</line>
<line>
OLIVEIRA, V. H. N; LA*ERDA, M. P. C. C*lturas *u*enis e P*rte*cimento *r*ano:
</line>
<line>
mapeand* *s Fluxos J*v*ni* na C*dade. Rev. FSA, Teresina PI, v. 15, n. *, a*t. 6, *. 11*-124,
</line>
<line>
ma*./abr. 2018
</line>
</par><par>
<line>
*LIV*IRA, V. H. N et al. Jove*s percep*ões
</line>
<line>
do ur*ano em uma cid*de no *nt*rior do Rio
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Grand* do Sul. Revista Ann**es F*JE, v. 3, p. 345-356, 2018.
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PAIS, J. M. Cu*tu**s Juv*nis. Lisboa: Imprensa Naci*nal-**sa da Moeda, 2003.
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PO*IT, D.; BECK, C.; HUNGLE*, B. Fundamentos *e Pesquisa *m Enfe*magem:
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**todos, ava*iação e utiliza*ão. e*. 5, Porto Al*gre: **tme*, *004.
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SANTOS, M. A natu*eza do e*paç*: Técnica * Tempo. *a*ão e Emo***. *ão Paulo:
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SA*LO, B. C*n*s da vid* *ós-mod*rna: Inte*ectuais, Arte e Videocultura na Argentina. *ª
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ed. Rio *e Ja*ei**: U*RJ, 2000.
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<line>
VIEIRA, S. Com* e*aborar questionários. São Paulo: Atlas, 2009.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 16, n. 2, ar*. 11, p. 1*9-*1*, mar./abr. **1*
</line>
<line>
www4.fsa*et.*om.*r/*e*ista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
G. B. B. Sa*tos, L. B. Oliveira, J. S. Barbosa, V. H. N. Oliveira
</line>
<line>
218
</line>
</par><par>
<line>
Como R*ferenc*a* este Artigo, conforme AB*T:
</line>
</par><par>
<line>
G. B. B. SANTOS, L. *. OLI**I*A, J. S. BARBOS*, V. H. N. *LIVEIRA, Cult**as Ju*e*is: Um
</line>
<line>
Estudo Sobr* *s *i*ênci*s dos Estudantes d* Colég*o de Aplicaçã* da U*RGS. Rev. F*A, Teres*na,
</line>
<line>
v.16, n.2, ar*. 11, p. 199-*18, mar/ab*. 2019.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição dos Autore*
</line>
<line>
G. B. B. S*ntos
</line>
<line>
L. B. Olive*r*
</line>
<line>
*. S. Barb*sa
</line>
<line>
J. S. Barbosa
</line>
<line>
V. H. N. *liveira
</line>
</par><par>
<line>
1) con*epção e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) a*álise e interpre*açã* do* dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração *o rascunh* ou *a re*isão crít*ca *o c*nteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) partici*açã* na ap*ovação *a *ersão final do manuscrito.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, *eres*n*, v. 16, n. 2, art. 11, p. 19*-218, mar./ab*. 2019
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.*r/revista
</line>
</par>Refbacks
- There are currently no refbacks.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)