<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 2, art. 11, p. 199-218, *a*./ab*. 2019 </line>
<line> ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.1281*/2019.16.*.11 </line>
<line> Culturas Juvenis: Um Estudo So*r* as Vivênc*as *os Est**antes do Colég** de Aplicaçã* da </line>
<line> UFRGS </line>
<line> You*h Cul*u*es: A Study *n the Lives of **uden*s of the Co*leg* of App*i*ation o* UFRGS </line>
</par>
<par>
<line> Gabriela Borb* Bi*po dos Santos </line>
<line> Gr***ação em Ge*grafia pela Uni*ersidade *ederal do Ri* Grande do Sul </line>
<line> E-ma*l: g*brielasantos1*96@hotmai*.co* </line>
<line> Leonard* *rião de *li*eira </line>
<line> Gradua*ã* *m Ciênci*s Sociais pela Un*v*rsidade F*deral do Rio *rande do Sul </line>
<line> E-mail: *eoc*enciasocial@*mai*.co* </line>
<line> Júli* Silveira *ar*o*a </line>
<line> Graduaç*o em *istória pela U*iversidade Federal do Rio Gran*e do Sul </line>
<line> E-mail: ju*b.*a*b*sa@*otma*l.co* </line>
<line> *ictor Hugo Nedel *l*veir* </line>
<line> Doutorado *m Educaç** p*la Pontifícia Universi*ade Ca*ó*ica do Rio **a*de d* Sul </line>
<line> Mest*e em Geogra**a pela Un*versid*de Federa* do Ri* Grande do *ul </line>
<line> Profe*sor da *niversid**e Federal *o Rio Grande do *ul </line>
<line> E-*a*l: victornedelcap@gm*i*.com </line>
</par>
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<column>
<row> End*reço: Ga**iela B*rba Bispo dos Santos </row>
<row> U*RGS - Co**gio de Aplicação - Av. Bento *onçalve*, </row>
<row> 9500, prédio 43815; Bairro *grono*i*, Porto Ale*re, </row>
<row> RS, CEP: 9*509-*0*. Bra*il. </row>
<row> Endereço: L*onardo Brião de Olive*ra </row>
<row> UFRGS - C*lég*o *e Apli*ação - Av. Bento Gonçal*es, </row>
</column>
<column>
<row> Editor-C*ef*: *r. Tonny *erley *e Alen*a* </row>
<row> Rodr*gues </row>
<row> Artigo receb*do e* 27/11/2018. Últim* versão </row>
<row> recebida *m **/12/*018. Aprov*do em 11/11/20*8. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> 95*0, prédio 438*5; Bairro Ag*onomia, Porto Alegre, </line>
<line> Avaliad* pe*o s*stema Triple Review: Desk Rev*ew a) </line>
</par>
<par>
<line> RS, *EP: 9*509-900. Brasil. </line>
<line> pelo Editor-*hefe; e b) Dou*le B*ind Revie* </line>
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<par>
<line> Endereço: Júlia Silveira Barb*sa </line>
<line> (avalia**o cega por dois avaliadores da *r**). </line>
</par>
<par>
<line> UF*GS - Colég** de A*li*a**o - Av. Bento *onçal*es, </line>
</par>
<par>
<line> 9500, p*édio 43815; B*i*ro Agro*omia, Porto </line>
<line> Revisão: Grama*i*a*, </line>
<line> Normativa e *e Formatação </line>
</par>
<par>
<line> En*e**ç*: V**tor Hugo Nede* Oliveira </line>
</par>
<par>
<line> UFRGS - Co*ég*o de A*licação - *v. Bento Go*çalves, </line>
</par>
<par>
<line> *500, prédio 43815; Bairro Agronomia, Por** </line>
</par>
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<line> G. B. B. Santos, L. B. Ol*veira, J. S. Barbosa, V. H. N. Oliv*i*a </line>
<line> 200 </line>
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<line> RES*MO </line>
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<line> A juven*u*e *ontemporânea é heterogênea, o* seja, se m*n*festa de maneira dis*inta e </line>
<line> c*i* </line>
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<line> laços </line>
<line> de </line>
<line> pertencimento c*m as *essoas e co* os </line>
<line> *spaços que *osta de fre*uentar, *e*xa**o </line>
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<line> as*i*, s** marca p*r on*e **ssa. * pre*e*te pe*quis* tem como pr*n**pal obj*tivo a*alisar ** </line>
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<line> p*rcepções e*periências vividas por j*vens escolarizados do Colégio de A*licação da e </line>
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<line> UFRGS, na cidade </line>
<line> *e Porto Alegre. A fim de atingir os o*jetiv*s propostos, realizou-*e um </line>
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<line> quest*oná*io aut*-a*licá*el através da platafor** Goo*le Forms, co* o propósito d* </line>
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<line> questionar os sujeitos </line>
<line> sobre suas rel**ões com a cidade de *orto Alegre. Os resul*ados d* </line>
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<line> pesquisa revelam *ue 46% dos estudantes concorda* parcia*men*e que Porto Alegre é uma </line>
<line> *idade p*rigosa e 45% *oncordam t*talm*nte. A *artir *esses resultados pode*os notar que </line>
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<line> os jove*s p*ssuem certo m*do em relação a sua ci*ade. É possív*l concluir </line>
<line> que *s jovens </line>
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<line> conte*porâneos, sujeitos ** pesquisa, se a*ropriam do es*aço urbano, entretant*, p*r moti*o* </line>
<line> de falta de segurança *ota-se que *ais sujeitos se se*tem *n**guros em relaçã* ao seu *rânsito </line>
<line> n* cidade *e Porto Alegre. Por outr* la*o, *ode*os observ*r, também, que, mesm* co* essa </line>
<line> *nda de inseg*ra*ça, os *ovens tê* pr*ferência por ci**ular em l**ais públicos d* c*dade. </line>
<line> Palav*as-c*av*: *uventudes. Cidad*. P*rto Alegre. Culturas Juve*is. Geografi*. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> The *ontempo*ary youths *re *ete*ogene*us, that is, the* manif*st in a different wa* and </line>
<line> c*ea*e bo*ds of belong*ng with *he pe*p*e and spaces *h*y l*k* to at*end, thus l*aving the*r </line>
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<line> mark w*erever </line>
<line> th*y go. The present study h*s as main ob*ective t* analyze the perceptio** </line>
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<line> and experie*ces live* by young people enrolled in the Coll*ge of Appli*ation ** UF*GS, in </line>
<line> the city o* Porto A***re. In o*der to re*ch the proposed ob*ecti*e*, a self-a*m*ni*ter*d </line>
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<line> que*t*onnaire was carried out through *he Google Form* *latform, with the </line>
<line> *urpose of </line>
</par>
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<line> qu*sti*ning t** s*bjects abo*t their re*ations with the *it* of Porto Alegre. The result* of t*e </line>
</par>
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<line> surve* reveal that *6% of the stu**nts agr*e partia*ly tha* Porto Alegre is a dangerous </line>
<line> cit* </line>
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<line> and 45% **ree totally, *rom th*s* **s*l*s we c*n *ee tha* the young pe*ple *av* * certain fe*r </line>
<line> in relation to their city. It is *os*ib*e to conclude that the contem*orary young *eople of the </line>
<line> research *p*ro*ria*es the urba* sp*ce, h*w**er, for reasons *f *ack of security it is *oticed </line>
<line> that these su*je*t* feel in*ecu*e in relat**n t* t*eir transi* i* the city of Porto A*egr*. ** **e </line>
<line> other *and, we can also observe *hat even with this wave of insecurity, t** young peop** h*ve </line>
<line> pref*rence to *ir*ula*e ** publi* p*aces of **e city. </line>
<line> Key w*rds: Youths. City. Porto *legre. Yout* *ul*u*e. Ge*graphy. </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 16, n. *, art. 1*, p. 199-218, mar./**r. 2019 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/r*vista </line>
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<line> Cult*ras *uv*n*s: U* Estudo Sobre as **v*ncias dos Estu*a**es do Co*égio *e Ap*icação *a UFR** </line>
<line> 2*1 </line>
<line> 1 INTRODU**O </line>
<line> O tem* *uventude Contempor*nea vem *en*o cada vez *ais debatido de*tro do meio </line>
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<line> *cadêmico co* o *bj*tiv* de discu*ir e c*mpreender co** o* *ovens v*vem. Dentro </line>
<line> do </line>
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<line> pres*nte ar*igo, *eremos com* os jov*n*-es**dant*s do Colégio de Aplica*ão d* UFRGS </line>
<line> percebe* e *omo *e apr**riam da cid*de de P**to Al**re e em se*s *rr*d*res. </line>
<line> A juventude está *a faixa etária do* *5 *os 29 *no*, seg*nd* o censo do IB*E (2*10). </line>
<line> * uma et*pa d* **da em que *contecem m*ita* mudanças como o término do Ensino Médio, o </line>
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<line> iníci* da fa*uldade, inserção no mercado d* trabalho, a </line>
<line> entre outr*s. O Jovem está present* </line>
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<line> em todos *s lugares, </line>
<line> entreta*to, **itas ve*e* não é c*amado p*ra ajuda* a t*m*r *lgum* </line>
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<line> decisão */ou n*o * ouvi*o quando se expre*sa. Em outras pa*avra*, "* jove* *ã* é le**do a </line>
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<line> sér*o", *ssa fra*e é de uma música p*od*zid* pe*o can*or *lexandre Magno, </line>
<line> conhecido </line>
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<line> popul*rme**e *omo Chorão, no an* d* 2000 e nos **z refletir hoje, n* ano de 2018, q*e esse </line>
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<line> fato aind* * uma rea*id*d* no Br*sil. Tal*ez *e*a porqu* "ser jovem" passa um *r </line>
<line> de </line>
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<line> ima**ridade, **s iss* é uma inver*a*e. Sabemo* que o jovem *em opiniã* pr*pria e é de </line>
<line> *rande im*ortâ*c*a *ara o cre*cimento pe*soal *star engajado em muitas discu*sões, como a </line>
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<line> d* ed*caç*o. No *no de 2016, * </line>
<line> câmar* dos d*putados, juntamente </line>
<line> com o senado, ap*o*ou </line>
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<line> uma emenda *onstitucional q*e cong**a por *0 anos investim*nto* em saú** e educação. No </line>
<line> mesm* ano, * Minist**io da Educaç*o anunciou *ue haveria uma *e*orma no Ensi*o Mé*i* *, </line>
<line> dentro d*ssa reforma, a obri*atoriedad* de al*um*s di*ciplinas se t*rna**a op*ativa e outras </line>
<line> c*mo, por e*empl*, a disc*p**na de Língua Espanhola, seria excluída do cu*rículo. Em *eio a </line>
<line> tan*os ac*ntecimen*o*, os e*tudantes *epudia*am *ssas **dan*as que certa*ente *ri** </line>
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<line> preju*i*ar sua for*aç*o e com isso, aconteceriam </line>
<line> ocupações nas insti**i*ões </line>
<line> de ens*n* (na </line>
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<line> su* maioria pública) em *árias cidade* do Br*s*l. As **t*vações </line>
<line> eram inú**ra*, mas </line>
<line> a </line>
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<line> prin**p*l é *u* os joven* cla*a*am p*r uma *ducação *e qual*dade. Isso nos mostra c*mo a </line>
<line> participa*ão dos me*mos é extrema*ente posi*iva e fic* a refle**o de que devemos *ar v*z a </line>
<line> esses jo*ens. </line>
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<line> Segundo o IBG*, "a </line>
<line> população *ovem d* *aís constitui-se um </line>
<line> público alvo de uma </line>
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<line> gama de </line>
<line> estratég**s nec*ssá*ias */ou intencionais (marketing, m*dia, in*ústria de consumo </line>
<line> e </line>
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<line> de lazer) estão aí *ara *ss*, vol*ada* exclusi*amente para este **upo". C** *ssa afi*mação, </line>
<line> podemo* *ra*er também a a*álise de Mar*ins e Carrano (20*1) quando aborda* a questão d* </line>
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<line> que o *ovem vira merc*doria qua*do t*do mundo pas*a a querer s*r jovem porque e*tá </line>
<line> na </line>
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<line> "mod*". O mi*o da eterna juventud* começa * ex**nd*r-se aos *ou*os apenas </line>
<line> por *spe*tos </line>
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<line> Rev. FSA, Teresin* *I, v. 16, n. 2, art. 11, p. 199-21*, ma*./abr. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revi*ta </line>
</par>
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<line> G. B. B. Sa*to*, L. B. Oliveira, J. S. *ar*osa, V. H. N. Oliveira </line>
<line> 202 </line>
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<line> estéticos e *orpór*os; n*s*o é ge**do um c*n*um* eterno na qu** esses indivíduos fic*m </line>
<line> p*esos. Sob essa perspec*i*a, Sarlo (2000) nos diz qu*: </line>
<line> *s *o*ens expul**m dess* território os *mp*stores, q*e não cumpr*m as c*ndições da </line>
<line> idade e entram numa guerra geracional banal*za*a pel* cosmé*i*a... ( p. 39) </line>
<line> A gr*nd* sacada das empres*s que ve**em a promessa da j*v*alida*e, é que sempre *erá </line>
<line> um públ*co par* usufrui* esses itens para e*tra* n*ss* onda de pura *a*dade. E sã* os mesmos </line>
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<line> que fomenta* essa indústria que, na su* ma*ori*, nã* está preoc*pada com q*ais e*eitos </line>
<line> e </line>
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<line> reações podem *aus*r no corpo de cada </line>
<line> um *, é s*bido que o *so *essas mercadorias tem </line>
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<line> pro*uzido *feitos colaterais negativos, e a bu*ca por medicam*n*os *ara sanar esse pr*bl*ma não </line>
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<line> se e*co*tra na mesma pr*porç** d**tro da indústria da saúde. E </line>
<line> a*ueles que insis*em em </line>
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<line> maquiar a idade são pronta*en*e repudi*dos pelos grupos juvenis, uma vez *ue é alg* vis*vel </line>
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<line> tor**ndo *ma expre*s*o que nã* co*res*onde com a r*alidad*, p*is *ara *er </line>
<line> jovem </line>
<line> não </line>
<line> é </line>
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<line> nec*ssária interve*ção cirúrgica e sim, de espí*i*o. </line>
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<line> Nã* podemo* esq*ecer *ue a apro*riação d*s *eios urbanos se dá por intermédi* do* </line>
<line> n*sso* laços de perten*imento. Atrav*s d* a*ti*o de *liv**ra * Lacerda (2*18), c*nseguimos </line>
<line> observa* onde os jovens se sentem * *ontade de *star, mas ainda *ão p***uem tota* </line>
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<line> ap*opriação dos espaç*s </line>
<line> urban*s, por motiv*s de </line>
<line> *esc*nh*ciment* de co*o funciona, ou </line>
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<line> como *e chega até o outro po*to da ci*ade; e c*ncordamos com Carran* (2003) quando diz: </line>
<line> As cidades se *presenta* como territórios *rivilegiado* de a*ão s*cia* da juventu**. </line>
<line> Os jovens faze* a cada dia uma nova cidad* que, em gran** med*da, é terr* </line>
<line> estrangei*a p*ra aque*es que n*o compartilham dos m*smos referenci*is de </line>
<line> i*e**id*de e *e tor**m impotentes par* rec**hecer a multiplicidade de sinais que </line>
<line> *manam de suas múlti*las prática*. (p.109). </line>
<line> Uma pa*te do instrum*n*o de colet* de da**s foi a *s*rita d* uma carta onde levariam </line>
<line> *m *i****tico *urista estrangeir* para co*he*er a cidade de Porto *legr*. A*gumas escritas </line>
</par>
<par>
<line> nos mostr*ra* que os es*ud**tes *evar o turista para luga*es on*e *unca haviam ido, </line>
<line> o </line>
<line> que </line>
</par>
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<line> n*s faz r*flet*r que, no pens*m*nt* *eles, *eri* um bom lugar que a cidade oferece para l*var </line>
<line> a*guém que veio *o exte*ior. Um dos fato**s q*e podem contri*uir para esse fa*o é a questão </line>
</par>
<par>
<line> socioeconômic* dess** jovens que, pelos resultados *o *rti*o dele, *os apresenta que não </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> mu*to alta e, a*sim, faz com que eles **o tenham um* apropriação plena do lugar onde </line>
<line> gost*riam de levar alguém. Um con*raponto importante é qu* Oliveira et al (2018) pro*uziu </line>
<line> u* trabalho sem*l*a*** na c*dad* de São Bo*ja, interior do RS. Lá o instrumento de coleta de </line>
<line> dad*s f*i pelo meio de um questi*ná*io auto-aplicável através do **te Goog** **r* os alu*o* </line>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. **, n. 2, art. 11, p. *99-218, m*r./abr. 20*9 w*w4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
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<line> Culturas Juven*s: Um Es*ud* Sobre as Vivênci*s dos Est*d*ntes d* Colégio de Apli*ação da UFRGS </line>
<line> 203 </line>
<line> opinarem sobre ques*ões r*fere*tes de *omo *s jovens con*emporân*os *ercebem sua cidade. </line>
<line> P*rtanto, uma parcela dos es*uda**es manifest*u qu* pref*ri* f*c*r em *a*a a ir para um l*gar </line>
<line> de São Bor** passa* o di*; * conseguimo* observar *ue esse tipo de p*nsamen*o é oca*ionado </line>
<line> pela falta de um loca* d* *azer do se* agrad*. Alguns e*tuda*t*s apontaram que gostariam qu* </line>
</par>
<par>
<line> a c***de tivesse um centro *omercial (shopping) p*r* encontr*r os ami*os </line>
<line> ou s*m**es*ente </line>
</par>
<par>
<line> pas*ear. Em s*ntese, por mai* que s***m traba*hos semelhantes, ap*esentam *esultados </line>
</par>
<par>
<line> dife*entes. *a **pital, uma </line>
<line> parte d*s jove*s *ão tem uma aprop*iação t*tal da cid*de </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> sentido de me*hor conhecê-la; já no interio*, vemos a problemática da aus*ncia de um espaç* </line>
<line> agradá*el para *sta* tornando para *ma pa*c*la dos al*nos, a cidade de São Bor*a *omo um </line>
</par>
<par>
<line> n*o-lug*r. D* </line>
<line> modo geral vemos *ue em ambos os casos *s jove*s não pos*ue* uma </line>
</par>
<par>
<line> apropriação plena *os espaç*s, mas </line>
<line> *a*a </line>
<line> alguns, * o seu l*gar </line>
<line> *e identificação </line>
<line> e de </line>
</par>
<par>
<line> pe*t*nc*mento no e*paço *rbano. </line>
</par>
<par>
<line> * presente artigo tem por f*na*idade inves*i*ar co*o os jov*ns-*lun*s do Colégio de </line>
<line> Apli*ação da UFRGS perc*bem e vivem a ci*ade de Porto Aleg*e e seus arredo*e*. A partir </line>
<line> disso, v*mos dois eix*s pr*ncipais pa*a ana**sar: os jovens e a cidade. </line>
<line> A s*ciedade no* mostr* *ue os *ovens são hete*ogêneos. Cada i*divíduo pertence a um </line>
</par>
<par>
<line> grupo disti*to ao qual se ide*tificam e, </line>
<line> com isso, </line>
<line> é consolidado o sentimento ** </line>
</par>
<par>
<line> per**ncimento. Com essa anál*se, **demo* concordar com Feixa (1998) quando afirma que as </line>
</par>
<par>
<line> culturas juvenis são e*pr*s*as c*letivamente. D*v*mos levar *m co*ta também que </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> realidade desses j*vens é diferente; alguns são de *lasse-*é*i*, o que nos re*et* que têm um </line>
</par>
<par>
<line> bom estud* e certas fac**idades c*m* apenas est*dar; o**ros de </line>
<line> periferia, o qu* n*s remete </line>
</par>
<par>
<line> que a educação se*ia u* tanto precária e não teria* tant*s oport*nidade* e em muitos casos, </line>
</par>
<par>
<line> carecem de trabalhar para sustento próprio ou para a*udar o núcleo famil*ar. Conf*rm* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> últi*o **ns* do I*GE (2010), destes 53,5% apenas trabalh*m; 36% a*enas estud*m e 2*,8% </line>
</par>
<par>
<line> t*a*alham </line>
<line> e </line>
<line> estudam simultaneam*nte. * p*rt*r </line>
<line> des**s d*dos, podemos v*r que * *enor </line>
</par>
<par>
<line> po*centage* é d* joven* </line>
<line> que trabalham e estuda* s**ultaneamente e, </line>
<line> a*ali*ando </line>
</par>
<par>
<line> prime*ramente situação dos jov*ns *e p*riferia, uma parcela de*es às a </line>
<line> vez*s força a su* </line>
</par>
<par>
<line> reprovação no ensino médio par* mant*r sua v*ga d* estágio ativ* * continu*r co* sua renda; </line>
<line> outr* visão que podem*s ter, é que mui*os jove*s trabal**m o dia int*iro e fazem seu ensin* </line>
</par>
<par>
<line> médi* ou *a*ulda*e à *oite, que seria o ún*co mome**o </line>
<line> que *eriam p**a </line>
<line> estudar. Os jov*ns </line>
</par>
<par>
<line> *ue a*en*s tra*alh*m, a m*ior porce*tag*m, nos remete ao *ens*mento que não t*ve*am </line>
<line> oportunidad* até o mome*to de fazer um* f*culdade, ou tiv*ram que, infelizmen*e, aban*onar </line>
<line> os estudos *orque precisavam tr**alhar p*ra o s** sustento. A *orce*tag*m inte*mediária é *e </line>
<line> jo*ens *ue apenas estudam, e é *q*i qu* est** inse*id*s os *ovens de cl*sse *édia q**, por </line>
<line> Re*. FSA, Teresin* PI, v. 16, *. 2, art. *1, *. *99-218, mar./abr. 201* **w4.fs*net.com.br/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. B. B. S*ntos, L. B. Oliveira, J. S. *arbos*, V. H. *. O*iveira </line>
<line> *0* </line>
</par>
<par>
<line> *presenta*em condiç*es socioec*nômicas melhores, não precis*m se pr*ocupar em **abalh*r e </line>
</par>
<par>
<line> *odem </line>
<line> dedicar-se exc*usiv*ment* ao estudo. Iss* sã* </line>
<line> fatores que contr*buem conjuntamen** </line>
</par>
<par>
<line> na maneira de se exp*essarem *anto v*rbalment*, quanto fisicam*nte e na maneira ** perceber </line>
<line> o m un*o. </line>
<line> A ci*a** é o e*p*ç* *nde *con***em as ações, onde r*sidimos e onde criamos n**sos </line>
<line> laços de per*encimento. De*emos cons*derar q*e a realidad* nas grandes e médias cida*es </line>
<line> está difíc**, pois as questões de mob*lidade e segurança estão *ifi**ltando *ara que tenhamos </line>
</par>
<par>
<line> uma *propriação plena do esp*ço urbano. Os jov*ns c*mpõem u* quarto da popul*ç** </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Brasil, is*o </line>
<line> é, </line>
<line> 51,3 milhões; dessa t*talidade 84,8 % estão nas cidades e 15,2 % estão </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> camp*, c*nso do IBGE (2010). *través da míd**, v*mo* que a **da nas grandes cidade* es*á </line>
<line> difícil pela ausência de *egur*nça nas ruas * um leva*t*mento feito SNJ (Secretaria Na*io*al </line>
</par>
<par>
<line> da Juventu*e, 2*1*), </line>
<line> no s </line>
<line> diz qu* um dos maiore* *roble**s *ue preocupam *s jovens </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> exatamente </line>
<line> ess*, q*est*o de se**rança e violência; 51% desses jov*ns j* perde* a </line>
<line> alg*ém </line>
</par>
<par>
<line> pró**m* por esse motivo. ir e vir dos indivíduos *e* encontra*o imen*a *ificuld*d* por O </line>
</par>
<par>
<line> vári*s motivos, e u* deles, é a i*adequaçã* do transporte </line>
<line> coleti*o, fa****o sucede* as </line>
</par>
<par>
<line> reclamaçõ*s, ta*s c*mo, ônibus sucateado, n*o aten** o trajeto, passagem "cara" e pou*a </line>
<line> acessibilidade para de**rminad*s bairr**. </line>
<line> 2 *E*ERENCIAL TEÓ*ICO </line>
</par>
<par>
<line> O apo*te teó*i*o s* d*vidiu em **is momentos: o </line>
<line> pr*me*ro, trata*do da cidade e do </line>
</par>
<par>
<line> espaço e o seg*ndo, *obre a* c*lt*ras juvenis, com o* p*incipais a*tores acerca **s conte*dos. </line>
<line> 2.1 Ci***e e Espaço </line>
<line> Car*a** (200*) *fir*a que, diariament*, os *ovens modif*cam a cidade e p*ssam a </line>
</par>
<par>
<line> desenvolver laços d* *dentid*d* nes*es *spaços e, para </line>
<line> quem não conseg*e acompanhar tais </line>
</par>
<par>
<line> mudanças, </line>
<line> não é *r*ado um ref*rencial de *dentidade, cau*ando certo e**ranhamento, bem </line>
</par>
<par>
<line> *omo as </line>
<line> cidades sã* ed*cado*as, visto que os territórios ur*a*os possibilitam redes de </line>
</par>
<par>
<line> relações e pr*ticas *ócio-educativ*s. </line>
</par>
<par>
<line> ** práticas soci*is *ue oco**e* nas cidad*s incorp*ram-se ao co*ceito d* *duc*ç*o, </line>
<line> uma vez que c*mpr*en*em em suas dinâmica* *ulturais própria* de realização, a </line>
<line> f*rmação de val*res, a tr*ca *e saberes e, e* últi*a instância, a pró*ri* </line>
<line> subjetividade. (p. 20) </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. *6, n. 2, art. 11, p. 199-218, mar./abr. 2019 www4.fsanet.com.*r/r*vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Culturas Juvenis: Um Estudo Sobre as Vivê*cias dos Es*udante* *o Colégio de Aplicação da U*RG* </line>
<line> 205 </line>
</par>
<par>
<line> O espaço ur*a*o é </line>
<line> de*in*do como "um* </line>
<line> unidad* </line>
<line> de análise co*s*stindo em ** </line>
</par>
<par>
<line> conj*nto de edif*cios, ativi*a*es e po*ula*ão conjuntament* </line>
<line> reunidos n* espaço" (CLAR*, </line>
</par>
<par>
<line> 199*, p. 37). </line>
</par>
<par>
<line> O conceito de espaço Geográfico é def*nid* por Santos (1997), quando afirma ser: </line>
<line> "um conjunt* indissoc*á*el, solid*r*o e també* contraditór*o, de sistem** de objet*s * </line>
</par>
<par>
<line> sist*mas de </line>
<line> ações, n*o considerad*s isolad*mente, mas como o quadro únic*, </line>
<line> no qual a </line>
</par>
<par>
<line> história *e dá". (*. 51). * o lugar como sendo um *ocal on*e h* id*nt*dade e pertencimento. </line>
<line> 2.2 Cult*r*s J*venis </line>
<line> Fe*xa (1998) traz a discussã* de q*e os *o*ens costumam *da*tar-se ao* locais **s </line>
<line> quais h* l*ços de perte*cimento e pelas relaç**s humanas de *eu agrado e, por*anto, a* </line>
<line> exp*riências dos jovens são ex*r*ssada* col*tivamente. </line>
<line> En u* sen*ido amplio, la* cultu**s ju*e***es se *efi*r*n a la *anera en que las </line>
<line> ex*erien*ias sociales de los jóvenes son expresadas c*lect*va*ente mediante l* </line>
<line> constr*cción d* est*lo* de vida distintivos, *ocali*ados fundamentalmente en el </line>
<line> tiempo lib*e, o en espacios intersticiales *e la v**a institucional. (p. 32). </line>
</par>
<par>
<line> Pais (2003) n*s diz </line>
<line> que os jovens são diversos, pois ao compará-los, t*mos um </line>
</par>
<par>
<line> univers* de dis*ari*ades. </line>
</par>
<par>
<line> [...] * *uv*ntu** deve ser *lhada "não *penas na sua aparente unidade, mas também </line>
</par>
<par>
<line> na sua diversida*e", pois não há u* *nico *onceito de </line>
<line> juv*ntude, que possa </line>
</par>
<par>
<line> envolver todos os *ampos **mânticos q*e a el* estão **soci*dos. (p.98). </line>
</par>
<par>
<line> 3 METODOLOG*A </line>
</par>
<par>
<line> O instrumen*o de coleta de dados da present* **squisa foi r**lizado pelo método </line>
<line> quanti*a*ivo. Fo* aplicad* um *uestionário virtual co* a finalidade de interrogar os suj*itos </line>
<line> sobr* suas **lações com a cid*de de Porto Alegre. Com isso, Polit, *ecker e Hun*ler (2004) </line>
<line> nos dizem: </line>
<line> A *esquisa quanti*at**a, que tem suas r*ízes no pensamento po*itivi*ta </line>
<line> ló*ico, te*de a enfatizar o raciocí*i* dedutivo, as regras da *ógica e os </line>
<line> atributos mensuráv*is *a experiênc*a human*. (p. 201). </line>
<line> Portanto, um est*do **antitati*o v*sa nos most*ar res*ltados através de dados </line>
<line> nu*é*ic*s. A seg*ir *eremos deta*hadamente como se **gan*z*u o questio*ári*. </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 16, n. 2, art. 11, p. 19*-218, *ar./abr. 2019 ww*4.fsan*t.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. B. B. Sant*s, L. B. *liveira, J. S. Barbosa, V. H. N. Olivei*a </line>
<line> 206 </line>
</par>
<par>
<line> *.1 Q*estioná*io </line>
</par>
<par>
<line> Foi aplic*do um question*ri* aut*-aplicável *tr*v*s da p*ataforma Google Forms em </line>
</par>
<par>
<line> sal* de *ula, * fim d* q*estion*r os alunos d* ensino mé*io do Col*g*o de Aplica**o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> UFRGS, como *s jovens contempor*neos perce*em s** cidade. Viera (2009) define </line>
<line> *uestion**io como: </line>
<line> Um *n*tr*mento d* p*squ*sa constituído *or uma série de questões sobre </line>
<line> determi*ado *ema. O questionário é ap***ent*do ao* participantes *a </line>
<line> *es*uisa, chamados respondentes, para que respond*m *s questões e </line>
<line> entreguem o que*tionário pr*ench*do a* entrevistador, que pode s*r ou nã* o </line>
<line> pes*uisador *rinci*al. As respo*tas **o tra*sforma*a* em *s*atíst*cas (p *5). </line>
</par>
<par>
<line> O pr*sente questionário es** divid*d* em 3 sessões: a *rimeira, *stá dedicad* </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> caracter*zação dos jovens; a segunda, *rata de *m co*junto de *ergun*as </line>
<line> *ara as qua*s </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> respondente *ode ter alto grau de co*cord*ncia ou *iscordância e, p*ra tal, utilizamos a escal* </line>
<line> Likert; * *erce*ra, t*ata de perguntas **ferente a cidade de Porto Alegr*, tendo *s *espondentes </line>
</par>
<par>
<line> a liberdad* *e escrever qu*l local gostariam de </line>
<line> conhecer </line>
<line> na cidade, o qu* modificar** na </line>
</par>
<par>
<line> mesma, Porto *le**e tem..., Porto Alegr* não tem..., bem com* h* pe*gu**as *e </line>
<line> cun*o </line>
</par>
<par>
<line> ob*eti*o. </line>
</par>
<par>
<line> O ques*ioná**o foi real*z*do *o período de au*a d*s al*nos, disponib*lizando-lhes </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> link da pla*aforma para *er ace*sada pelo ce*u*ar dele*, bem como cópias im*r*ssas para </line>
<line> fornecer-l*e* também. *osterior*ente, anal*samo* *uas *es*ost*s ** Google Forms que, </line>
<line> d*pois de realizado * questionári*, criamo* gráficos e **bulamos as mesmas. </line>
<line> 4 RESULT*DOS E *ISCU*SÕES </line>
<line> O* 7 pri*eiros resultados c*m*õem a etapa da **racteriza*ão. *m relação ao g*ner*, </line>
</par>
<par>
<line> p*dem** obser*ar que o índice do sexo feminino é *aior, quando c*mpara*o </line>
<line> *o *exo </line>
</par>
<par>
<line> masculino, e * per**nt*al de outros gêneros é baixo. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 16, n. 2, *rt. 11, p. 199-218, ma*./*br. 201* </line>
<line> www4.fsanet.*om.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Cult*ras J*venis: U* Estudo Sobre as V*vê*cias dos Estud*ntes ** Col*gio de Ap*icação da *FRGS </line>
<line> **7 </line>
<line> Fi*ura 1 - Gráfico so*re o gênero </line>
</par>
<par>
<line> Fon**: os autores (*018). </line>
<line> Quanto à idade, temos um alt* perce*tu*l de s*jeitos com *6 e 1* anos, faixa e*ária </line>
<line> que com*reende os menores *e idade. S* somar*os **das as porcentag*ns **sde m*nos de 15 </line>
<line> anos a** 17 anos, temos *m universo 91% de sujei*os men*res de id*de e os sujei*os que têm </line>
<line> *8 anos ou m*is é inferio*. </line>
<line> Figu*a 2 - *ráfi*o sobre * ida** </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: *s a*tores (201*). </line>
<line> Rel*tivamente à e*nia, observamos que a predominância é de s*jeit*s brancos e, com </line>
<line> uma porcentage* med***a, temos sujei*os que se reconhecem como negros e pardos. Quanto </line>
<line> ao índice da *tnia indíge*a ou d* outr*s *tn*as, é mínimo. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresin* PI, v. 16, *. *, art. 11, *. 199-21*, mar./a*r. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. B. B. Santo*, *. B. Oliveira, J. S. Barbosa, *. H. N. Ol*veira </line>
<line> 208 </line>
</par>
<par>
<line> F*gu*a 3 - Gráfico sobre a etn*a </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: os aut*res (*018). </line>
<line> J* quando questiona*o* sobre o bairro ou cida*e ond* o jovem mora*a, observamos </line>
</par>
<par>
<line> **a grande quantidade conce**rad* em Viamão, q*e um* cidade c*nturbada c*m Porto é </line>
<line> Alegr* e *róximo * in*tituição. Cons*cut*va*e*te, *emos, entre *s minoria*, ba*rro* próxi*os </line>
<line> *o *olégio, com exceção de Alvorada. O rest*nt* *os b*i*ros citados se di*ide em mai* faixas </line>
<line> *ão representadas no gráfico. </line>
<line> Figura 4 - Gráfic* sobre o bairro e a ci*ade </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: os autor*s (2018) </line>
<line> Em re*a*ão à *o*omoção desses s**eit*s, a *aio*ia utiliza o t*ans*orte pú**ico par* *e </line>
<line> *eslocar até o Colégio de Aplicação, seguido de porcen**gens media*as, cu*a locom*ção é de </line>
<line> van esc*lar e carr*. O p*rce**ual de jo*ens que v** a pé é inferior. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 16, n. 2, art. 11, p. 199-*18, mar./abr. 2019 </line>
<line> www4.f*ane*.c*m.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Culturas Juvenis: Um Estudo **b*e as Vi*ênci** dos Estud*ntes *o Colégio de Apl***çã* da UFRG* </line>
<line> 20* </line>
<line> Figur* 5 - Gráfico sobr* como ** dá a loco*oção até o colé*io d* *pli*a*ão d* UFRGS </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: os autores (2018). </line>
<line> No tem*o de *es*oc*mento d* *a** a*é o Colégio de Apl*cação, temos um un*v***o *e </line>
<line> *artici*antes q*e levam até 1 hora pa*a chegar até l*; lo*o após vemos um percentual </line>
<line> media*o de sujeitos que lev*m até 1h30min, e o *n*ic* de estudante* que leva mais de 2 h*ras </line>
<line> é inferi*r. </line>
<line> Figu*a 6 - Gráfic* *obre o tempo de *e*loca*ent* de casa ao C**é*io de Aplica*ão da </line>
<line> UFRGS </line>
</par>
<par>
<line> *ont*: o* au*ores (2018). </line>
<line> **i quest*onado ta*bé* quais eram as *uas prim*ira* pal*vras que *inham à mente </line>
<line> desses jove*s quando pe*savam em Port* Al*gre. Com* podemos obser*ar na n*vem de </line>
<line> *al*vr*s as ma*s freque**es foram: *entro, Gasôm*tro, Redenção e Guaíba qu* sã* os espaç*s </line>
<line> por o*de tra*sit*m na cidad*; tem*s a palavra *ida*e que * c*rac*e**za*ão ma*s **nér*ca que </line>
<line> pod**os *er ao pensar em Porto *l*gre; a pal**ra ass*lto no* *onota uma relação ne*ativa e a </line>
<line> pa*avra casa n*s passa uma rela*ão í**ima com a cidade, visto que um pouco ma*s d* *etade </line>
<line> mora em Po*to Ale*re. </line>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, *. 16, n. 2, art. 11, p. 199-218, mar./ab*. *0*9 www4.fsa*et.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. B. B. Santos, L. *. Olive*ra, J. S. Barbosa, V. H. N. Oli*eira </line>
<line> 21* </line>
</par>
<par>
<line> F*gur* 7 - Nuvem de Palavras </line>
</par>
<par>
<line> Font*: os a*tore* (2018), Ela*oraç*o vi* word*rt.com (2018). </line>
<line> Agora, *amos analisar *s 4 pe*guntas que co*p*em a *scala Likert. *ue*tionamos se </line>
</par>
<par>
<line> Por*o Aleg** é **a cidade boa </line>
<line> para se *iver e obtivemos c*mo re*post* que 38% destes </line>
</par>
<par>
<line> sujeitos *em co*corda, nem discorda. Mas, *o isolarmos esse *i*o, vemos nas *olu*as da </line>
<line> e*que*da um índ*ce de 35% qu* concordam que Por*o Alegre é uma cidade boa *ara s* viver, </line>
<line> ao passo qu*, nas colunas à direit* temos um índ*c* de 27% qu* disc*rda. Em li*has ge*ais, </line>
<line> estes suj*itos tê* uma boa r*lação com a cidade. </line>
<line> *igur* 8 - Gráf*co referente à pe*gunta: Porto Al**re é uma cidade boa *ara se viver? </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: os au*ores (*018). </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 16, n. 2, art. 11, p. 199-218, mar./abr. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ulturas *u*enis: Um Estudo Sobre as V*vê*cias do* Estuda*tes do *o*égio de **licação da UF*GS </line>
<line> 211 </line>
<line> Per*u*tamos se *orto Alegre é u*a cidade perigosa e obt**em*s u* percentual al** </line>
<line> de 91% de sujeit*s que co*cor*am que s*m, Porto Alegre é uma cidad* per*gosa * s*ntem-*e </line>
<line> *ns*guros quanto ao *rânsito. Os demais percen**ai* são bem ba*xos. </line>
<line> Fi*ura * - Gráfico refer*nte à p*rgunta: *ort* Aleg*e é uma cidad* pe*igosa? </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: o* autores (*018). </line>
<line> Foi q*estio*ado *e em Porto Al*gre *s pes*o*s frequentam os espaços públic*s. </line>
<line> Temos um universo de *7% de *ujeitos que co*cordam; seguido de um perce*tu*l mediano de </line>
<line> pessoas q*e nem concordam, nem *iscordam, e temos u* b*ixo percentu*l d* discordânci*. </line>
<line> Fi*ura 10 - Gráfic* r*fe*ent* à **rg*nta: Em P*rto A*egre, as pessoas frequentam os </line>
<line> *sp*ços públi*os? </line>
</par>
<par>
<line> *onte: os autores (201*) </line>
<line> **i **rgun*a*o, també*, se *orto A*egre * uma cidade li**a, e *bt**em*s um índice </line>
</par>
<par>
<line> de *6% de s*je*tos qu* </line>
<line> discordam, isto é, sen*em-se insa*isfeitos quan*o ao descarte </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> re*íduos em *ias *úbl*cas; é apresentado um índice mediano de *ujeitos que nem concordam, </line>
<line> nem di*cord*m * há um baixo p*rcentu*l de co*cord*ncia. </line>
<line> Rev. FS*, *eresina PI, v. 16, n. 2, art. 1*, p. 199-218, mar./ab*. 2019 www*.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. B. B. Santos, L. B. Oliveira, J. S. Ba*bosa, V. H. N. *l*v*ira </line>
<line> 212 </line>
</par>
<par>
<line> Fig*ra 1* - Gráf*co referent* à pergunt*: P*rto Alegre é uma ci*ade limpa? </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: os au*ores (2018). </line>
<line> E, por ú*timo, v*mo* a*al*sar ** 8 **rguntas que com*õem a sessão Por*o Alegr*, por </line>
<line> se tr*t**em de frases para complet*r. Os gráficos não chegar*o a 100%, *oi* selecionamos as </line>
</par>
<par>
<line> três palavras mais frequentes. Ao falarm*s </line>
<line> "*orto Aleg*e é", a* pal*vras m*i* fr*quente* </line>
</par>
<par>
<line> foram: demais, perigosa e *ran*e. Dem**s, devido à m*sica *a Is*bel* Fogaça na qual *ontém </line>
<line> o trecho que d*z "*orto Alegre é demais"; perigo*a, reforçand* novamen*e * *nsegu*ança *e </line>
<line> transitar pela ci*ade; e **ande, com ** *ujeitos mor*ndo *a região met*opolitana na sua </line>
<line> ma*oria, tem uma visão de que P*rto Alegre é uma cid*d* grande e também pelo temp* de </line>
<line> deslocament*. </line>
<line> Figu*a 12 - *ráfico *as palavras que *mergiram </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: os autores (**1*). </line>
<line> N* a*irmação "Por*o Ale*** não é", *s palavr*s que ap*recer*m com *ais f*e*uên*ia </line>
</par>
<par>
<line> f*ram: segura, limpa e calma. Segura, dev**o ao alto índice de assalt** que acontecem </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> cidade; limpa, fato que </line>
<line> corrobora com a </line>
<line> quar*a </line>
<line> *erg*nta da escala Likert, na </line>
<line> qual es*es </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esin*, v. 16, n. 2, *rt. **, p. 199-21*, mar./abr. 2*19 </line>
<line> w*w4.f*anet.com.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Culturas J**enis: Um Estudo S*bre as Vivências dos Estudantes *o Colégio *e Aplicação da UFRGS </line>
<line> 21* </line>
<line> suje*t** *emonstram insatis*ação qua*to à limp*za da cida*e; e *alma, pel* fato *e morarem </line>
<line> em reg*ões mais tranquilas e se* a inte*ferênc*a d* ba*ulho d* trân*ito en*re outros. </line>
<line> Figura *3 - Gráfico d*s *alavras que emergi**m </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: os autores (2018) </line>
</par>
<par>
<line> Na afirmação </line>
<line> "P**to A*egre tem", as *al**ras que apare*eram co* *ais </line>
<line> frequência </line>
</par>
<par>
<line> foram: pess*a* *onitas, as*alto e par*ues. Pessoa* b*nitas, pelo fato desses sujeitos se </line>
</par>
<par>
<line> enc*ntarem com outros jovens *o tra*sitar pe** *idad*; assalto, ressaltando fortem*nte </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> q*estão de insegurança; e parques, porq*e Porto Alegre possui *uitos pa**ues como o parque </line>
<line> Far*oupilha, o p*rq*e Marinha do Brasil, o parque Germânia, e*t** outros. </line>
<line> F*gura 14 - *r**ico *as palavra* que e*ergiram </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: os autores (201*). </line>
<line> Quanto à *fi**aç*o "Port* Alegre não tem", as palavras qu* tiveram ma**r f*equênci* </line>
<line> foram: seguran*a, igua*da*e e praia. S*g*rança, nov*m*n*e se mostra*do presente na questão </line>
<line> ** ins*gurança e medo quando vã* tr*nsitar pel* *i*ade; **u*ldad*, pel* fato d* r*sidirem em </line>
</par>
<par>
<line> domicílios *umildes, e a* abr*r * janela ou * port* de casa, obse*var um </line>
<line> eno*me prédio </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FS*, Teresina PI, v. 16, n. 2, art. 11, p. 19*-218, mar./a**. 2019 </line>
<line> www4.fsan*t.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. B. B. Santo*, L. B. Olive**a, J. S. Barbosa, V. H. N. *liveira </line>
<line> 214 </line>
</par>
<par>
<line> luxuoso à sua frente; e p*aia, porqu* Porto **egre não *ossui p*aia, m*s **m o lago Guaíba. </line>
<line> Se *uise*mos *er a*esso à praia, * n*c*ssário viajarmos p*ra o li**r*l norte. </line>
<line> Figura 15 - Gráfico das palavras que emergira* </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: os au*ore* (2018). </line>
<line> Pedimos pa*a *ue e**es *u*eitos *itassem um local que não co*heciam, mas que </line>
<line> gostariam de con*ecer n* cidade de *o**o *le*r*. A* palavras mais frequent** for*m: Jard*m </line>
<line> botâni*o, Museu Ibe*ê Camar*o e par*ue Germânia. Ja*dim botânico, onde podemo* admirar </line>
<line> *uas be*as plantas orname*tais, bem como * museu *e *voluç*o da* **pécies; Museu I*erê </line>
</par>
<par>
<line> Camargo, *nde podemo* </line>
<line> admirar suas belas o*ras de ar*e e, poste*iormente, olhar o i*crível </line>
</par>
<par>
<line> pôr do sol ao sair *o es*abeleciment*; e o pa*que Germâ*ia, *oc*li*ado na zona norte de Porto </line>
<line> Al*gre ond* podemos pa*sear e co*versar com o* amigos. </line>
<line> Figu*a 16 - Gráfico das palavr*s que emergiram </line>
</par>
<par>
<line> *onte: *s autores (2*18). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. *6, n. 2, a*t. 11, p. 199-21*, *ar./abr. *019 </line>
<line> www4.fs*net.com.b*/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Cul*uras Juv*nis: Um Est*do Sobre as Vivê**ias dos Estudantes d* *olégio de Aplicação da UFRGS </line>
<line> 215 </line>
</par>
<par>
<line> *ergu*tamos q*al era o r*staura*te </line>
<line> **eferi*o desses suje*t*s e *bt**emos como </line>
</par>
<par>
<line> resposta as *al*vras: Pet*skeira, B*rger King * Mc Donald\*. Pestikeira, restaurante no qual </line>
<line> são servi*os diver**s pratos; Burger Ki*g e *c Donald\s q*e são red*s e fast *ood. </line>
<line> F*gura 17 - Gráfico *as p**avra* que *me*gira* </line>
</par>
<par>
<line> *onte: os autores (2018). </line>
</par>
<par>
<line> E* *elação às festas e bala*as, pergun*amos **al er* </line>
<line> seu esp**o pr*ferido e as </line>
</par>
<par>
<line> palavras que ob**veram maior freq*ênc*a fo*am: C*dade Baixa, não tenho preferência e P*psi </line>
<line> On Stag*. *idade Baixa, *ocali**da *ró***o ao Centro *ist*rico, é um local no qu*l </line>
<line> *contecem muitas fes**s e b*lada* *as, por *e trata* d* sujeitos menores de idade n* *ua </line>
<line> m*ioria, sua interação com as festas é **ra*és *as que *cont*c*m n* *ua e seu tr*ns*to é *ivre; </line>
<line> n*o t*nho prefe*ê*cia, po* não t*r muitos estab**ecimento* que atenda* sujeitos c*m a faixa </line>
<line> etár*a menor *e idade; e Pepsi *n S*age, *ocalizado na zona nort* de Porto Ale**e, é uma casa </line>
<line> de s***s onde estes sujeit*s podem i* para ver seus a**istas pre*e*i*o* se apre*e*tarem. </line>
<line> F*g*ra 18 - G*áfic* das palavras que e*erg**am </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina P*, v. 16, n. 2, art. 11, p. 199-218, mar./abr. 20*9 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. B. B. Santos, L. B. Oliveir*, J. S. Barbo**, V. H. N. O**veira </line>
<line> 216 </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: os autor*s (20*8) </line>
</par>
<par>
<line> E por f*m, perguntamo* o qu* modi**c*riam em P*rto *legr*, e as palavras m*is </line>
<line> frequentes foram: seguran*a, pr*feit* e crimi*alidade. Segura*ça, princi*al fat*r que </line>
</par>
<par>
<line> preoc*pa esses su**it*s *uand* vão trans*t*r pe*a </line>
<line> cid*de; prefe*t*, o resp*nsá*el que devia </line>
</par>
<par>
<line> conter a cr*minalid*de e garantir a segu*ança da ci*a*e; e criminalidad* *ois, *o tr*nsitar pel* </line>
<line> cid*de, mui*as vezes somos ví*imas de assaltos e agressões. </line>
<line> Fi*ura 19 - Gráfico das *alavras que emergiram </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: os autores (2018). </line>
</par>
<par>
<line> 5 CON*IDER*ÇÕES FI*AIS </line>
<line> Desta for*a, e*tende-se que os jove*s cont*mporâneos do Colégio d* *plic*ção da </line>
</par>
<par>
<line> UFRGS se a*ropriam </line>
<line> dos es*a*os urba*os. É notória sua pr*sen*a pela cidade como *o </line>
</par>
<par>
<line> centr*, </line>
<line> no Gasômetro, na Redenção e na orla n* Guaíba. Perce***os que tai* suj*itos </line>
</par>
<par>
<line> possue* boa relação com a cid*d* *uando p*rgunt**os se Por*o Alegre e*a uma **a ci*ade </line>
<line> para s* vi**r; mas quanto à limpeza *a mes*a, não demonstram gran*e satisf*ção. Not*mos </line>
<line> *ambém a preferência **r a*guns estabelecimentos privados como os restaurantes Petiskei*a, </line>
<line> Burger King e *c Donald\s, bem como a cas* de shows Pe*si On Stage. </line>
<line> Em re*açã* à s*gurança, é no*ado que tais sujeitos se sentem inseguros quan*o ao seu </line>
<line> trânsito na cidade de Porto **egre. Diversas **zes **ar*ceram p*lavras de conota*ão *egat**a </line>
<line> c*mo: perigos*, assalto * *ão se*ura. *s*o * um f*to* que af*ta *u*to a ro*ina desses jovens, </line>
</par>
<par>
<line> poi s , </line>
<line> ao saírem d* casa, podem e*tar suj*itos a furto* e até mesm* ao uso da violência por </line>
</par>
<par>
<line> parte *os *ssaltantes. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, *ere*i*a, v. **, n. 2, art. 11, *. 19*-218, mar./ab*. 2019 </line>
<line> ww*4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ulturas *uvenis: U* E*tudo Sobre as *ivências dos Es*udant** do Colégio *e Aplic*ção da UFRGS </line>
<line> 217 </line>
</par>
<par>
<line> Mesmo com e*s* o*da </line>
<line> de in*egurança, *s jovens têm prefer**ci* pelos *oc*i* </line>
</par>
<par>
<line> públicos da cida*e c*mo os p**ques * os *useus. Q*ando pergun*amo* *ual local eles ain*a </line>
<line> não conheci*m, mas *ue g**tariam de co*hecer ti*e*os *esposta*, co*o: * Jardim *otânico, </line>
<line> * Museu I*erê *amargo * o Parque Germânia; e, frequentando *ste* locais, há a *nter*çã* d*s </line>
<line> múlti*l*s c*ltur*s juve*is. </line>
<line> REFERÊNCIAS </line>
<line> BRASIL. Agenda Juventude Brasil. Secretária *a*ional *a Juvent*de, 2013. </line>
<line> CARR*NO, P. C. R. Ju*entudes e cidades educadoras. **trópol*s: Vozes, *003 </line>
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<line> FEIXA PAMPOLS, C. *a ciudad i*v*sible: territórios de las *ulturas ju*enil*s. In: </line>
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<line> MARGULIS, Mario; CUBID*S, Hum*ert*; VA*DERRAMA, Carlos. Viviendo </line>
<line> a toda: </line>
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<line> jóvenes, te*ritório* *ul*urales y nuevas s*nsibi*idades. San*a Fé </line>
<line> de *o*otá: Universidad </line>
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<line> OLIVEIRA, V. H. N; LA*ERDA, M. P. C. C*lturas *u*enis e P*rte*cimento *r*ano: </line>
<line> mapeand* *s Fluxos J*v*ni* na C*dade. Rev. FSA, Teresina PI, v. 15, n. *, a*t. 6, *. 11*-124, </line>
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<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 16, n. 2, ar*. 11, p. 1*9-*1*, mar./abr. **1* </line>
<line> www4.fsa*et.*om.*r/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. B. B. Sa*tos, L. B. Oliveira, J. S. Barbosa, V. H. N. Oliveira </line>
<line> 218 </line>
</par>
<par>
<line> Como R*ferenc*a* este Artigo, conforme AB*T: </line>
</par>
<par>
<line> G. B. B. SANTOS, L. *. OLI**I*A, J. S. BARBOS*, V. H. N. *LIVEIRA, Cult**as Ju*e*is: Um </line>
<line> Estudo Sobr* *s *i*ênci*s dos Estudantes d* Colég*o de Aplicaçã* da U*RGS. Rev. F*A, Teres*na, </line>
<line> v.16, n.2, ar*. 11, p. 199-*18, mar/ab*. 2019. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição dos Autore* </line>
<line> G. B. B. S*ntos </line>
<line> L. B. Olive*r* </line>
<line> *. S. Barb*sa </line>
<line> J. S. Barbosa </line>
<line> V. H. N. *liveira </line>
</par>
<par>
<line> 1) con*epção e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) a*álise e interpre*açã* do* dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração *o rascunh* ou *a re*isão crít*ca *o c*nteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) partici*açã* na ap*ovação *a *ersão final do manuscrito. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, *eres*n*, v. 16, n. 2, art. 11, p. 19*-218, mar./ab*. 2019 </line>
<line> www4.fsan*t.com.*r/revista </line>
</par>
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