Do Rude Rabecão à Barbearia do Piques: Dissonância e “Negatividade” na Poesia Satírica de Bernardo Guimarães e Juó Bananére / From “Rude Rabecão” to Piques’ Barber Shop: Dissonance and “Negativity” in the Satyric Poetry of Bernardo Guimarães
Abstract
Neste artigo pretendemos investigar como o conceito de “negatividade” se inscreve nos procedimentos poético-satíricos empregados por Bernardo Guimarães no rebaixamento dos temas cultivados pelos poetas românticos, e por Juó Bananére para desbancar os valores formais em que repousava a literatura brasileira no início do século XX. O estudo será realizado à luz das considerações elaboradas por Antônio Candido (1988, 2004, 2006b) relativamente à “negatividade” na literatura brasileira, segundo o crítico, “um dos traços românticos mais interessantes” que caracterizaram a corrente romântica, conceito que ultrapassou a referida escola literária e se instalou definitivamente na literatura brasileira, especialmente nas produções da Belle Époque e do Modernismo.
Palavras-chave: Bernardo Guimarães. Juó Bananére. Sátira. Negatividade.
ABSTRACT
In this article we intend to investigate how the concept of “negativity” is inscribed in the poetic-satirical procedures employed by Bernardo Guimarães in the relegation of the themes cultivated by the romantic poets, and by Juó Bananére to displace the formal values in which Brazilian literature rested in the early twentieth century. The study will be carried out in the light of the considerations made by Antonio Candido (1988, 2004, 2006b) regarding “negativity” in Brazilian literature, which is, according to the critic, “one of the most interesting romantic traits” that characterized the romantic current, a concept that surpassed the mentioned literary school and settled permanently in Brazilian literature, especially in the productions of Belle Époque and Modernism.
Keywords: Bernardo Guimarães. Juó Bananére. Satire. Negativity.
References
ANDRADE, O. Poesias reunidas. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
ANTUNES, B. Juó Bananére: As Cartas d´Abax´o Pigues. São Paulo: Ed. da Unesp, 1998.
AZEVEDO, Á. Lira dosa vinte anos. Cotia, SP: Ateliê, 2000.
BANANÉRE, J. La divina increnca. São Paulo: Ed. 34, 2001.
________. As cartas d´Abax´o Piques, O Pirralho, São Paulo, 1910 a 1915, Setor de Documentos da Biblioteca Municipal.
BERNARDINI, A. F. Voltolino e Bananére: due interpreti dell´italianità nella San Paolo degli anni 20. Libri e Riviste d´Italia – La Traduzione: Saggi e Documenti (II) – Supplemento al n. 535-538, Roma, p. 69-82, 1995.
BROCA, B. A vida literária no Brasil em 1900. 3. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1975 (Documentos Brasileiros).
CAMILO, V. Risos entre pares: poesia e humor românticos. São Paulo: Edusp/Imprensa Oficial/Fapesp, 1997 (Ensaios de Cultura, 13).
CANDIDO, A. Literatura e sociedade. 9. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006a.
________. O Romantismo, nosso contemporâneo. Resumo de Cláudio Bojunga. “Ideias”, suplemento do Jornal do Brasil, n. 77, Rio de Janeiro, p. 6-7, 19/3/1988.
_______. A poesia pantagruélica. In:_________. O discurso e a cidade. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades; Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004, p. 195-211.
_______. Aspectos Sociais da Literatura em S. Paulo. In: Ensaios Paulistas. (Contribuição de “O Estado de São Paulo” às Comemorações do IV Centenário da Cidade). São Paulo: Anhambi, 1958, p. 198-214.
_______. Romantismo, negatividade, modernidade. Anuario del Colegio de Estudios Latinoamericanos. Unam – Universidad Nacional Autónoma de México, vol. 1, p. 137-141, 2006b.
_______. O Romantismo no Brasil. São Paulo: Humanitas, 2002.
CARPEAUX, O. M. Uma voz da democracia paulista. In: BANANÉRE, Juó. La divina increnca. São Paulo: Ed. 34, 2001, p. ix-xiii.
FONSECA, C. Juó Bananére: O abuso em blague. São Paulo: Ed. 34, 2001.
GAMA, L. Primeiras Trovas Burlescas. Organizado por Lígia Fonseca Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
GUIMARÃES, B. Poesia erótica e satírica. Organização e introdução Duda Machado. Rio de Janeiro: Imago, 1992.
MACHADO, D. Bernardo Guimarães: a exceção pelo riso. Revista USP, São Paulo, n. 74, p. 174-187, julho/agosto 2007.
MARTINS, W. Juó Bananére. O Estado de S. Paulo, São Paulo, p. 2, 23 de ago. de 1933.
__________. História da inteligência brasileira (1915-1933). São Paulo: Cultrix/Edusp, 1978, vol. 6.
PETRARCA, F. Canzoniere. Milão: Acquaviva, 2006.
SALIBA, E. T. Raízes do riso: a representação humorística na história brasileira – da Belle Époque aos primeiros tempos do rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
SANTIAGO, S. O entre-lugar do discurso latino-americano. In: ______. Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural. 2. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2000, p. 9-26.
SEVCENKO, N. Orfeu extático na metrópole: São Paulo – sociedade e cultura nos frementes anos 20. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
SOUZA, C. A nossa enquete literária. Fala-nos Claudio de Souza, o grande romancista do “Pater!”. O Pirralho, São Paulo, p. 8-9, 29 de novembro de 1913.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2019.16.2.12
Refbacks
- There are currently no refbacks.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)