<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 3, art. 4, p. 65-82, mai./*u*. 20*9
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*9.16.3.3
</line>
</par><par>
<line>
I*pactos das Mídias Sociais na Ass*m*tria Info*ma*ional **s Empresas do I**
</line>
<line>
Impacts of t*e Social Med*as in *h* Informat*on Asymmetri** of th* Ise Compa*ies
</line>
</par><par>
<line>
*abrin* R*mos San*os
</line>
<line>
Bacharel em Ciênc*as *ontábeis pela U***ersidade *ederal Flumine*se
</line>
<line>
E-mail: s*brinaramos@*d.uff.br
</line>
<line>
Mariana P*re*ra Bonfim
</line>
<line>
Douto*a em Ciênc*as *ontábei* *ela Uni*er*idade de Bra*í**a
</line>
<line>
Profes*ora da Universid*d* Federal F*uminense
</line>
<line>
E-m*il: marianabonfim@*d.uf*.br
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: S*bri*a R*mos S*ntos
</line>
<line>
Edit*r-C*e*e: Dr. Tonny *erl*y de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Ru* Desembargador Ellis Hermydio *igueira, 783, Blo*o
</line>
<line>
*o*r*gu*s
</line>
</par><par>
<line>
A, Sa*a 30*, *terrado, CEP.: 27.21*-1*5, Vol*a
</line>
</par><par>
<line>
Redonda/R*, Brasil.
</line>
<line>
A**i*o recebido em 28/01/2019. Ú*tima
</line>
<line>
v*r*ão
</line>
</par><par>
<line>
Endere**:
</line>
<line>
M*ria*a Pereir* Bonfim
</line>
<line>
rec**ida em 14/*2/2019. A*rovado em *5/02/2*19.
</line>
</par><par>
<line>
Rua Des*mbargad*r Elli* Hermydio **gueira, 78*, Bloco
</line>
</par><par>
<line>
A, Sala 30*, Ate*r*do, CEP.: 27.213-145, Volt*
</line>
<line>
A*aliado *elo sis**ma Tri*le Review: Desk Review *)
</line>
</par><par>
</page><line>
Redon**/RJ, Brasil.
</line>
<line>
pelo Editor-Che*e; e b) Doub*e Blind Review
</line>
<line>
(avaliação *ega po* d*is avalia*ores da ár*a).
</line>
<line>
Re*i*ão: G*amatical, Nor*ativa e de Formatação
</line>
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<par>
<line>
*. R. Santos, M. *. Bon*i*
</line>
<line>
66
</line>
</par><par>
<line>
RES*MO
</line>
</par><par>
<line>
As informações di*ulgadas at*av** das míd*as soc*ais po*s*em a c*pacidade de influ*nci*r na
</line>
</par><par>
<line>
tomada de de*isão dos investi*o**s. P*sto isso, e*sa
</line>
<line>
pesquisa *usc*
</line>
<line>
investigar *e o uso das
</line>
</par><par>
<line>
m*dias sociais reduz a assimet*ia *nf*rmacional entre companhias * inves*ido*es. Para tal,
</line>
<line>
utilizou-se uma *mostra de 2* emp*esas list*das no ISE da B3, em 2016 em 2017. U*ilizou-se
</line>
</par><par>
<line>
**te índice,
</line>
<line>
pois este estudo bus*o*
</line>
<line>
*bt * r
</line>
<line>
um enfo**e no *em* s**tentabil*dade. O* dados
</line>
</par><par>
<line>
fo*am coletado* d* maneir* manual e individual, em do*s *o*entos: prime*ro, coletaram-se
</line>
<line>
*s **f*r**ções present*s nas demonstraçõ*s f*nanc*iras e ní*el de gove*nança e, *m segundo,
</line>
</par><par>
<line>
reuniram-se informações pre**ntes
</line>
<line>
nas mídias *ociais (Facebook, Instagr*m, *witer
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Y*uTube) das *m*r*sas, dividindo-as em oficial e n*o oficia*. O* resultados obtidos *ão
</line>
<line>
apre*e*taram significância est*tís*ica, mas, ana*is*ndo-se some*te o sinal d* variáv*l,
</line>
<line>
*vi**nci*-s* q** soment* as m*d**s nã* ofi*i*is Tw*tter, *ouTube e In*t**ram são *apaze* de
</line>
<line>
redu**r * assimetri* informacional das empre*as.
</line>
<line>
Palavras-chave: Assimetria Info*macional. Redes Sociais. Sus*entabilidade.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
Informat*on dis*eminated through soc*al medias *as t*e abil*t* to in*luence the decision-
</line>
<line>
ma**ng o* investors. *hus, this rese*rch seeks to investigate whether the u** of social media
</line>
</par><par>
<line>
re*uces the informatio*al asy*metry between com*anies and investors. For this p*rpose,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*amp*e of 29 companies liste* in the I*E of B3 in th* year 2016/2*17 wa* used. *his in*ex
</line>
</par><par>
<line>
was
</line>
<line>
used because thi* study sought to obt*in * focus on sust*inability. The data w*re
</line>
</par><par>
<line>
collecte* in a manual and *ndividual way,
</line>
<line>
*ivided into two mom**ts: the inform*tion
</line>
</par><par>
<line>
collect*d in the financial sta*e*ents a*d *he governance level w*s first co*lected, and second,
</line>
</par><par>
<line>
*nfo*m**ion gathered in *ocial *edia (Face*ook, Ins*agram, Twitter and YouT*be) *f
</line>
<line>
* he
</line>
</par><par>
<line>
c*mpanies, d*viding them into *ff*cial *nd unoffici*l. T*e res*lts obta*ne* did not present
</line>
<line>
**atistic** significance, *u* only the si*nal *f t** variable was ana*y*ed. Only the unofficial
</line>
<line>
me*ia Twitter, Y*uTube and Ins*agram ar* able to red*ce *he i*forma*ional asymme*ry of t*e
</line>
<line>
companies.
</line>
<line>
Key wor*s: Inf*rm*tio*al Asymmetr*. Social *edia*. S*stainabili*y.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *S*, Tere*ina, v. 16, n. 3, *rt. 3, p. 65-82, *ai./jun. 2*19
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Impa*tos das Míd*as Socia*s na Assimetria Inform**ional das Em*resas do *se
</line>
<line>
67
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Desde seu surgime*to, a intern*t teve **mo *bjetivo ser um *eio de c***nicaç*o
</line>
<line>
entre s*us usuários, seja e*tre m*l*tares d*r*nt* a gu*rra f*i*, ou uma rede interna utilizada po*
</line>
</par><par>
<line>
estudantes e p**fessores univer*itários, fas* tam*ém con**c*da como a pr*meira ger*ção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
serviços *a i*ternet. Nesse período, inte*net *presen*ava um carát*r a
</line>
<line>
de uso té**ico com
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
utiliza*ão de s*tes estáticos de pequena inter*tivid**e. No entanto, *oi dur*n** * d*c*da de *0
</line>
<line>
*ue est* meio se popu*ari*ou * *lcançou ma*s usuários: esse período ficou c*ra*te*izado como
</line>
<line>
o "boom da internet" *nde cada vez *ais pessoas tinham ac*s*o f*cil * rápido a el*.
</line>
</par><par>
<line>
Co*tud*, f** somente a part*r *a segunda geração da
</line>
<line>
*nternet, fase em que s* te*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*eb atra*és d* aplicati**s b*s*ados em red*s *ociais e tecnolog*a da *****mação, q*e houve
</line>
<line>
aumento no comp*rtilhamento de informações e na inter**ividade en**e *s sujei*os,
</line>
<line>
modif*ca*do a *o**a como *s *ndivíd**s se relaci*nam. Segundo Arruda, Gi*ão e Lucena
</line>
</par><par>
<line>
(**15), * W*B 2.0 *efere-se a um termo *riado por *im O\R*illy, consid**ada como
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
se*unda geraçã* da World Wi*e We*, se*d* a r*volução da inte**t*vidade na inte*n**,
</line>
</par><par>
<line>
identi*icad* pel* concep*ão da
</line>
<line>
**f*rmação col**orati** entre usuários, site* e servi*os
</line>
</par><par>
<line>
*irtuais.
</line>
</par><par>
<line>
A *EB 2.0 tem por fil*sofia torn*r o ambiente *n*in* mai* dinâmic*, a fim *e que os
</line>
</par><par>
<line>
usuár**s **labore*
</line>
<line>
pa r a a
</line>
<line>
organizaçã* de con*eúd*. A dinamiza*ão des*e *ei*
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
com*nicação possibilito* que *s empresas div*l*ass*m cad* *ez mais inf*rmaçõ** de ac**so
</line>
</par><par>
<line>
rápid*, m*nt*n*o um relacionamento *ais íntimo com se** c*ient*s e *ssi*
</line>
<line>
cr*ando
</line>
<line>
valor
</line>
</par><par>
<line>
p*ra *i m*sma. De *cor** *om Farva*ue, Refait-A*exa*dre e
</line>
<line>
Saïdane (2011), intenção de a
</line>
</par><par>
<line>
divulgação é fa*er co* que os acionistas avaliem a c*pacidade da empresa d* criar valor.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo O*hita e Sa*ches (2016), as infor*aç**s divul*a*as pel*s empre*as
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
agên*ia* d* n*tíci*s podem t*r po*e*cial *e influenciar as *xpectativas d*s inv**tido**s, *ois
</line>
<line>
**cisões *ã* tomada* com base em infor*aç*es d*sp*níve*s. A*sim, pode-se dizer que
</line>
<line>
especulaçõ*s de **d*as formais, tais *o*o Jornais **nanceiros ou not*ciários, pod*m
</line>
</par><par>
<line>
influenciar n**
</line>
<line>
ações t*ma*a*. Sabe*do
</line>
<line>
dess* ef*i*o causa*o pelas mídias for*ais, bus**-se
</line>
</par><par>
<line>
inve**igar * repercuss*o *as infor*ações nas m*dias soci*is, *á
</line>
<line>
que a div*lgação d*
</line>
</par><par>
<line>
info*m*ç*es é uma i*portante f*rça m*triz
</line>
<line>
da volatilidade dos preç*s dos ativos
</line>
</par><par>
<line>
(*AU*SCH; *ESS; *EREDAS, 20*1).
</line>
</par><par>
</page><line>
Logo, * prob*ema de pesquisa se apresenta pela s*g*inte indagaç*o: A utilização da*
</line>
<line>
mídia* *ocia*s influencia o n*vel *e info**ação que é passada *o in*estido* *iminuindo
</line>
<line>
a*sim a assim*tria informac*o*al?
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esi*a **, v. 16, n. 3, ar*. 3, p. 65-82, mai./jun. 201* www4.fsane*.com.b*/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. R. Santos, M. P. B*nfi*
</line>
<line>
*8
</line>
</par><par>
<line>
Po* conseguinte, es*e traba*ho te* por ob*e**vo investigar a relação entre as
</line>
<line>
divulgaçõ*s e intera*ões com o *úbli*o alvo, por *a*te d*s empresa* brasil*ir*s pre**nte* no
</line>
</par><par>
<line>
Índice de *uste*ta**lidad* E*presaria* (IS*), nas
</line>
<line>
mídias sociais, no processo de assimetria
</line>
</par><par>
<line>
**f*rmaciona* n* merc*do de capitais bras*leiro.
</line>
<line>
A amost*a é co*p*sta **r *9 empresas
</line>
</par><par>
<line>
bras**ei*as elenca**s *a B* (a*tiga BM&F*ove*p*), no a*o de 2*16.
</line>
</par><par>
<line>
Em raz*o da re*evância, atualidade
</line>
<line>
e * progressiva p*eocupaç*o com o tema
</line>
</par><par>
<line>
su*tentabil*dade, uti*izou-se * *SE, para se tomar *omo *arâmetro d*s empresas aqui
</line>
<line>
e*tudadas. Com* descr**o no próprio site da B3 (2017), o ISE "é uma ferramenta para an**ise
</line>
<line>
c*mpa*ati*a da performance das empresa* lista*as na B3 sob o aspecto da sustentabil*dad*
</line>
</par><par>
<line>
co*por*tiv*, baseada *m eficiência eco**mica, ***ilíbri* ambiental, ju**iç* social
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
gov*rnança corp*rativa".
</line>
</par><par>
<line>
A fim de c*iar uma consciê*cia crític* sobr* empresas e gru*os que est*o en*olvidos e
</line>
<line>
di*postos a di*inuir seus impa*tos dano*os s*bre o meio ambiente, o *ndice p*rm**e q*e essas
</line>
</par><par>
<line>
*mp*esas sejam di*ere*ciadas em termos de **alidade, nível de com*ro*isso com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvime*to sus*entável, *qu*dade, transpar*nc*a e prestação de contas, natureza *o
</line>
<line>
prod*to, a*é* do de**mpenh* e*pr*sarial nas d**ensões econômico-fin*nc*ira, social,
</line>
<line>
ambiental * d* mudanças climáticas.
</line>
<line>
* *r*s*nte estud*, *lém de *ontribuir par* um* maior co*preensão s*bre a *elação
</line>
<line>
entre o investidor e o mercado acionário brasil*ir*, se pr*põe a a*a*isar o im*ac*o das atuais
</line>
</par><par>
<line>
mídia* sociai* *obre a assimetri*
</line>
<line>
i*forma*ional e como i*so influen*ia na p*ecifica*ão das
</line>
</par><par>
<line>
ações de emp*esa* b*as*leiras list*d*s no ISE.
</line>
<line>
O*tras pesquisas foram *ealizadas abordando a r*la*ão e*tr* assimetri* e mídias
</line>
</par><par>
<line>
s*ciai*, como a de Arruda, Girão *uce*a (2015), entretanto s*m t*atar a sus*en*abilidade e
</line>
<line>
como aspecto p*incip*l. Além disso, os dados utilizados ne*sa pesquisa sã* m*is *tuais: aqui
</line>
<line>
serão *na*isados os *ad*s do ano de 2016, *nqua**o **quela foram utilizados dad*s de 2012.
</line>
</par><par>
<line>
Em face *o exposto, a pesquisa se mostra r*le*ante
</line>
<line>
pel* fato de não haver
</line>
<line>
uma análise
</line>
</par><par>
<line>
ext*nsiva s*bre * tema, ta**o na *iteratu*a *rasile*ra *omo *a estrange*ra, visa*d* co*tri*uir
</line>
<line>
para futuras *esquisas nesse *ampo. Ademais, a abordagem d*s*e te*a contr*bui *ara
</line>
</par><par>
<line>
a*rimorar *
</line>
<line>
entendi*e*to referente ao uso das mídias so*ia*s *ela* empresas brasi*eiras,
</line>
</par><par>
<line>
procur*nd* v*ri*ica* se, d* *lg*ma maneir*, a ut*lização dessas míd*as sociais é capaz
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
con**ibuir par* a tomada
</line>
<line>
de dec*são ** *nvestid*re* nas companhias
</line>
<line>
atr*vés da a*álise
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
im*act* da a*si*etria i*form*cional que essas m*dias causam.
</line>
</par><par>
<line>
O presen*e traba*ho est* estruturado
</line>
<line>
da segui*te maneira: na próxima seção e*tá
</line>
</par><par>
<line>
presen*e o referencial te*rico, que abor*a co*cei*os s*bre assime**ia informacio*al e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 3, art. 3, p. 65-**, mai./*un. 2019 w*w4.fsanet.c*m.b*/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Impact*s das Mídias Sociais *a Assimetria In*ormac*o**l d*s Em*resa* *o Ise
</line>
<line>
69
</line>
</par><par>
<line>
impacto d* uso **s mídias sociais no dia a dia empresar*al; em seguida, estão *escritos os
</line>
<line>
*rocedimen*os metodológ*c*s utiliza*os na **aliza*ã* da pes*uisa; após, os resultados
</line>
<line>
*n*o****dos; e, *or fim, as considera*ões fin*is.
</line>
<line>
* REFERENCIAL TEÓRI*O
</line>
<line>
2.1. A*s*metria Informacional
</line>
</par><par>
<line>
Os *ri*eiros es*ud** env*lvendo assimetria info*maci*n*l e como ela influenci*
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
din*mica *o mercado fo*a* re**izad*s po* Akerlof (1970) que, durante sua pesquisa *usco*
</line>
</par><par>
<line>
expressar qu* a pres*nça de bens
</line>
<line>
com **al*dades diversa*, ligada à falta d* informação
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
compradore* do me**ado,
</line>
<line>
pode acarretar uma dimin*i*ão d* quali*ade ou mesmo sua a
</line>
</par><par>
<line>
extinç*o. Essa teo*ia é ilustrada atra**s do exempl* do mercado de carros usados, em seu
</line>
<line>
tra*alho sobre Lemon Market, co*o são conhecidos os carr*s antigos e de má qualid*de nos
</line>
</par><par>
<line>
*UA. Sendo assi*, q*e* **nde *m au*omóvel
</line>
<line>
t*m total conhecimento das
</line>
<line>
condições
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
veículo, ma* qu*m compra não está neces*ar*amente ciente de todas
</line>
<line>
as inf**mações. **
</line>
</par><par>
<line>
**n*ão des*a *ife*ença entre o n**el inform*cional, * compra*or *stá disposto a
</line>
<line>
*agar um
</line>
</par><par>
<line>
preço mais baixo *elo ve*cu*o.
</line>
</par><par>
<line>
Em consequênci*, quem tem *m *arro b*m não quer vende*, pois vai receber abaixo
</line>
<line>
do valor real *o veí*ulo. P*rtant*, res*am no mercad* produto* de *aixa qualidade, o que
</line>
</par><par>
<line>
*romove a desconfiança do* com**adores. Assi*, a ex*stên*ia
</line>
<line>
*a *s*ime*r*a informacio*al
</line>
</par><par>
<line>
predispõe * *corre* con**itos de inte*esse e aum*nto do risco.
</line>
</par><par>
<line>
A as*imetri* infor*acional se refere ao fenôme*o ** que algun* agent*s econôm*cos
</line>
</par><par>
<line>
d*t*m mais informações que outro*. Po** *e dar como exemplo pr*tico desse
</line>
<line>
fenômeno
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
a*simetri* de info*maçõe* q** ho*ve entre *s credo*es e tomadore* de cr***tos na c*ise
</line>
<line>
financeira e ec*nômica d* 2008 (FARVAQUE; R*FAIT-A*E**NDRE; SAÏDANE, 201*).
</line>
<line>
Sendo *s*im, "a assimetria *nforma*ional oco*re quando uma das p*rtes envolvidas detém
</line>
<line>
mais *nformações do que a outra pa*te em uma transa*ão econ*mica" (ST*GLI*Z, 2002).
</line>
<line>
De acord* com G*t*an (2010, p*.19):
</line>
<line>
Os mercados financ*i*os são f*runs *m q*e ofertantes e de*andantes de fundos
</line>
<line>
*odem n*gociar d*re*amente. Enquanto as ins*ituiçõe* fina*c*iras con*edem
</line>
<line>
e*pré*timos e realizam inves*i*en*os sem o co*heci*ento d*reto dos ofertantes
</line>
<line>
(poup*do*es) de fundos, *o* merc*dos fin*nc*iro* os ofertantes sabe* a quem seus
</line>
<line>
recurs*s foram empres*ados ou onde fora* investidos.
</line>
<line>
Re*. F*A, Teresina PI, v. 1*, n. 3, art. 3, p. 65-8*, mai./*un. 2019 www*.fsan**.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. R. Santos, M. *. Bonfim
</line>
<line>
70
</line>
</par><par>
<line>
O* dois p**ncip*is mercados fi*anceiros são o *ercado monetário e o mercado de
</line>
</par><par>
<line>
ca*itais.
</line>
</par><par>
<line>
A tese do m*rcado eficiente é descrita por Fama (1970), de mo** que ** mercado é
</line>
</par><par>
<line>
eficiente qu*nd* *s pre*os dos ativos refletem plenamente todas as informações
</line>
<line>
disponívei*
</line>
</par><par>
<line>
na*u*le m*mento. Assim, pa*a *ue o merca*o se*a eficiente, é necessário que o pre*o das
</line>
<line>
ações seja justo, e que ref*ita to*a* a* informaçõ*s d*sponíveis, o conhec*mento dos pr**áveis
</line>
<line>
re*o*nos futuro*, além ** determinação da tax* d* retorno do investimento.
</line>
<line>
*uan*o as informações estão dis*ersa* entre s*us usuá*ios, o mercado se torna
</line>
<line>
ineficiente, apresentando imperfeições que af*tam diretamente o p*eço do a*iv*, como
</line>
<line>
e*p**ca*o po* Oshita e Sanches (2016), ou seja, a dis*ribu*ção não sim*tri*a é *a*az de trazer
</line>
<line>
particularidad*s na* d*ci*ões e**re *s investidor*s, per**tindo q*e o preço *a a*ão se d*svie
</line>
</par><par>
<line>
do seu valor origi*a*. * aumento na assim*tri* de
</line>
<line>
informa*ões pode levar a uma queda *os
</line>
</par><par>
<line>
*re*os das ações. Portanto, a *nformaçã* assimétri*a tem efeito substancial sobre * preç*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
dema*da d* ativos, afeta**o a liqui*ez d* mesmo.
</line>
</par><par>
<line>
Seguind* esta perspecti*a, pode-se conf*rmar qu* toda nov* *nformaçã* é de grande
</line>
</par><par>
<line>
importân*ia de*tr*
</line>
<line>
d* merc*do *e capitais sendo, p*is, capa* *e est*mular
</line>
<line>
a**erações nos
</line>
</par><par>
<line>
pre*os *as a*õe* de um* org*niz*ção, já que *ode *nfluenciar a c*pac*dade de julgam*nt* do
</line>
<line>
investidor s*bre a orga*ização, como s*a *erspectiva so*re o desempenho fut*ro.
</line>
<line>
Qua*do a empresa dis*ribui suas informaç**s de man*ira m**s uniforme *ara o* seu*
</line>
<line>
inves*idores, ela *oss*bil*ta uma melhora na qua*i*ade *e su** expe*ta*iva*. Como descr*to
</line>
</par><par>
<line>
p*r Oshi** e Sanc*es (2016), uma e*presa *ais t*a**parente faz com q** *s var*ações
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
p**ço da ação d*pendam menos da ten*ência *o m*r*ado, aum*n**ndo o foco *a empresa *m
</line>
<line>
si. Assim, o *isco sistemático diminui, e o *usto d* capital é **nor.
</line>
<line>
2.2. *ss*metria e mídias soc*ais o*line
</line>
<line>
*s mídias soci*is *stão cada vez mais *resentes na vida d* *eus usuários, permi*indo,
</line>
</par><par>
<line>
por *onseg*inte, a cir*ulação de infor*ações a comunic**ão instantâne* entr* e
</line>
<line>
** usu*r*o*
</line>
</par><par>
<line>
*a re*e. De ***o geral, as pessoa*
</line>
<line>
procuram informações a**avés de buscado*es virtuais
</line>
</par><par>
<line>
c*mo o Googl*, Yahoo e * Bing. Entret*nto, com processo de globa*ização o
</line>
<line>
e
</line>
<line>
dif**ão das
</line>
</par><par>
<line>
redes sociais, es*es
</line>
<line>
usuários são bombarde*dos ** inform*ções 24 horas por dia, *uase sem
</line>
</par><par>
<line>
perceber, além d* gerar a mesma. Sa*end* disso, c*da vez mais as em*r**as têm entra*o na
</line>
</par><par>
<line>
era digital
</line>
<line>
para s* manter perto de seus usuários, gerando uma relaçã* i*trínseca com
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
*esmos e aumen**n*o d*ssa f**ma o seu valor.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*re*ina, v. 16, n. 3, art. 3, p. 65-82, mai./ju*. 2019
</line>
<line>
*ww4.fsanet.c*m.br/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Impactos das Mídias Sociais *a A*simetria Inf*rm*c*onal das E*presas do Ise
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
Estud** a*teriores abo*daram essa correlação, co*o *rru*a, Girã* * Lucena (2015),
</line>
</par><par>
<line>
que buscaram evide*cia* o modo *elo q*al as m**i*s sociais (Facebook, Twitter
</line>
<line>
e Youtube)
</line>
</par><par>
<line>
i*f*uenciam o *ível d* a*simetri* i*formacio*al e a precif*cação das *ções das c*mpanhias
</line>
</par><par>
<line>
abertas, tan*o br****eiras co*o estadunide*ses, *o
</line>
<line>
a*o de 2012. Sua pesquisa *bteve
</line>
<line>
**mo
</line>
</par><par>
<line>
resultado que
</line>
<line>
as mídias
</line>
<line>
so*iais podem sim influenci** no
</line>
<line>
níve* de assi**t*i* informacion*l
</line>
</par><par>
<line>
das emp*esas l*s*ad*s, *mbora ap**as o Facebook "nã* of*cial" inf*uencia na precificação das
</line>
<line>
a*ões *o merc*d* br*sileiro, não afet*n*o os retorn*s médios. Logo, ** invest*dores nã*
</line>
<line>
**vem utilizar *s** inf**maç*o para traçar est*at*gias que ger*m melhores ret*rnos.
</line>
<line>
Oshita e Sanches (2016) ** seu tra*a*ho e*id*nciaram o impacto que agênci*s de
</line>
</par><par>
<line>
notícias
</line>
<line>
têm ao fazerem as di*u*gações
</line>
<line>
da* informaçõ*s da instituiç*o, e como
</line>
<line>
elas
</line>
</par><par>
<line>
**fluenciam más
</line>
<line>
e*pectativas do in*es*idor. *m
</line>
<line>
seu artigo, os autores invest*g*ram o
</line>
</par><par>
<line>
comportamento das ações da empre*a JBS f*ce às informaç*e* *ivulgadas nas *íd*as soc**i*
</line>
<line>
no 1º seme*tre de 20*4. Os autore* identi**car*m *ue as informa*ões *iv*lgadas influencia*
</line>
</par><par>
<line>
*a variação do
</line>
<line>
preç* das ações, especi*lmente aquel*s divul*ad*s pela própr*a emp*esa,
</line>
</par><par>
<line>
sugerindo
</line>
<line>
qu* o i*vestidor acompanhe e explor* o valor *as informações, auxiliando,
</line>
</par><par>
<line>
consequentement*, na *om*da de decisão pelo mercado financeiro.
</line>
<line>
Aind* sobre o tem*, Saxton * *nker (2013) pesquisaram o im*ac*o das informaç*e*
</line>
</par><par>
<line>
gera*as *or blogs n* mercad* acionário. O e*t*do se apoi* *a hip*tese
</line>
<line>
de que *l ogs
</line>
</par><par>
<line>
finan*e*ros di*inu*m as assimetrias *nformacio*ais entre
</line>
<line>
os *rin*ipais investidores do
</line>
</par><par>
<line>
mercado. Em seus re*ult*dos, os autores chegaram à conclusão de que as *nformaçõ*s *eradas
</line>
<line>
p*r *nalista* de blogs fina*ceiros são **tamente *e*evan*es para os inv*stidores do m*rcado.
</line>
<line>
Po* consequência, os autores af*rmam que certo mon*ant* de *otícias, aliadas à fi*edigni*ad*
</line>
<line>
e r*le*ância, podem refletir na vola*i*id*de do mer*ado sobre investiment*s de *urt* p*azo.
</line>
</par><par>
<line>
Assim com* ex*osto
</line>
<line>
no t*abalho ** Vlastak*s *arkellos (20*2), onde e
</line>
<line>
buscaram aval**r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
demanda d* informações e * nível *e me*cado das maiores empresas *e*ociad*s na *he New
</line>
</par><par>
<line>
York Sto*k Ex*hange (NYSE) e n* Natio**l As*o***tion *f Se*u*itie* Dealers
</line>
<line>
(NASDAQ),
</line>
</par><par>
<line>
co*cluin*o que a demanda e
</line>
<line>
a oferta de informações tend*m a se* po*itivamente
</line>
</par><par>
<line>
cor*elacio*adas, co*tud*, su*s interações dinâmi*as não
</line>
<line>
*ermitem deduções conclusivas
</line>
</par><par>
<line>
sobre o p*ocesso de descoberta de inform*ções. ** segundo lugar, a demanda
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
inf*rmações em nível de mercado está positivamente rel*cionada com as *edida* de
</line>
<line>
v*lati**da*e hi**óricas e *mplícita* e com o volume de negócios, mesmo depois de controlar o
</line>
</par><par>
<line>
reto*no do mercado * * forn*cimento de inf*rmações. Em
</line>
<line>
terceiro lugar, a deman*a de
</line>
</par><par>
</page><line>
in**rmações au*enta *ignif**ativ*mente durante perí*dos de maior r*torno.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 16, n. *, **t. 3, p. 65-82, mai./**n. 2019 www4.fsanet.com.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. R. S*ntos, M. P. B*nf*m
</line>
<line>
72
</line>
</par><par>
<line>
Sendo assim, pode-se c*ncluir que a propagação de notíci*s tem por c*nseq**ncia um efeito
</line>
</par><par>
<line>
p*s i t i vo no
</line>
<line>
preço das ações. Diante *o exposto, b*sca-se investigar a *eguinte hipóte*e d*
</line>
</par><par>
<line>
*esquisa:
</line>
</par><par>
<line>
Hipót*se (H1): O uso das mídias s*ciais *eduz * assim*tria informacional ent*e *ompanhias e
</line>
<line>
investid*res.
</line>
</par><par>
<line>
Com o intuito de testar tal *ip*tese, foi uti*izado c*mo
</line>
<line>
parâmetro para av*li** as
</line>
</par><par>
<line>
compan*ia*, as mídias s*ciais *acebook, Instagram, Twitte* e *ou*ube.
</line>
</par><par>
<line>
O F*ce*ook é uma míd*a social que propo**ion* a*s seus usuá*ios *onectar-se
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ompartilhar mensage*s, fo*os e vídeos de *odo pú*l*co ou privado com quai*que* outros
</line>
<line>
usuários da rede. Sua ve*são f*r b*siness é *escrita com* a melhor ferra*en*a pa*a conectar *
</line>
<line>
pr*p*sito *a sua empresa aos seus client*s.
</line>
</par><par>
<line>
O *nst*gram * u*a comun*dade
</line>
<line>
com mai* de 600 mil*ões de us*á*ios que per**te
</line>
</par><par>
<line>
capturar fo*os
</line>
<line>
e
</line>
<line>
vídeos, facilit* a aplicaçã* de f**tros digitais e comparti*ha-os em u**
</line>
</par><par>
<line>
variedad* d* ou*ras míd*a* soc*ais, como Facebo*k, Twitter, Tumblr e Flickr. Seu diferenc*al
</line>
<line>
é * simplicidade, e o modo e***raj* a ins*iração da criat*v*da*e de seus usuários, cujo o feed
</line>
</par><par>
<line>
se torna uma narr*t*va
</line>
<line>
visual
</line>
<line>
para todos, de arti*tas, mídias
</line>
<line>
d*vers*s, ma*cas, adolescentes,
</line>
</par><par>
<line>
músico* e qual*uer p*ssoa. Ain*a há a
</line>
<line>
o*ção de util*zar **shta*s (#) em sua* f*to*, o *ue
</line>
</par><par>
<line>
tor*a pos*ível *ncontrar imagens rela**onada* a *m mesmo tema, m*smo que a* pessoas que
</line>
<line>
*iraram ess*s fotos não sejam da mesma r*de. Em su* ver*ão for bu*iness *ns*iga as emp*esas
</line>
<line>
a se expres*ar de maneira visual e *riat*va para *lcançar seus cl*entes.
</line>
<line>
Buscou-se, portanto, *dicion** esta *ede *ocial, diferente**nte do trabalho de Arruda,
</line>
<line>
Girão * Lucen* (2*15), por ser uma ferrament* *romissora no *enário atual e devido ao seu
</line>
</par><par>
<line>
enorme potenci*l que confi**ado é
</line>
<line>
pela aten*ão *
</line>
<line>
*tração de invest*dores e
</line>
<line>
consum*d*re*
</line>
</par><par>
<line>
(SA**OS, *016). E *ind* por *er util*zada **mo ferram*n*a d* marketing que * ca*az d* ser
</line>
</par><par>
<line>
um import*nte instrumento de divul*ação por par*e das e*presas,
</line>
<line>
post* q*e facil*ta
</line>
</par><par>
<line>
intensificar
</line>
<line>
o *r*stígio
</line>
<line>
da marca, aume*t*r a cont*gem de
</line>
<line>
ass*ciações p*siti**s, en*ia*
</line>
</par><par>
<line>
men*a**ns personalizada* para cada
</line>
<line>
cliente. *lém disso é ca*az
</line>
<line>
de tr*nsformar o*
</line>
</par><par>
<line>
*ntensificar as percepçõe* do cl*ente *obre a *arca * a imagem da mesma.
</line>
<line>
O T*i*ter é caracte**zado como u*a r*de social que *usc* c*mpa**ilhar *nformações e
</line>
</par><par>
<line>
ideias de maneira r*pida e sucint*
</line>
<line>
em ape*a*
</line>
<line>
1*0 caracteres. Na *ua o**ão *or
</line>
<line>
business
</line>
</par><par>
</page><line>
afirma: "o Twitter é on*e as pessoas se co*ectam com suas p**xões, c*mpartilham *ua*
</line>
<line>
opiniões e des*obre* o que es*á acontecendo no *un*o neste exato m*ment*" (*WIT*ER,
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina, *. 16, n. 3, **t. 3, p. *5-82, mai./jun. 2019 *ww4.fsanet.com.**/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Im*actos das Mídias Sociais na As*imetr*a I*form*cional das *mpr*sas do Ise
</line>
<line>
73
</line>
</par><par>
<line>
*017). Como as p*ssoas estão em um m*mento de *escob*rt* *o navegar
</line>
<line>
no Twit*er, **as
</line>
</par><par>
<line>
es*ão também aber**s à interação *om novos negócios. Foc*do no a*ora, o Twi*ter permite
</line>
</par><par>
<line>
*ma maior v*sibilida*e da marca e
</line>
<line>
a *nter*çã* imed*ata com
</line>
<line>
*eus **ien*e* e u*uários,
</line>
</par><par>
<line>
fa*ili*ando assim a t*oca instantânea de informações.
</line>
</par><par>
<line>
O YouTub* é
</line>
<line>
uma *lataforma
</line>
<line>
que permite a distr*bui*** digital de ví*eos,
</line>
</par><par>
<line>
possibilitando que seus usuários assistam a vídeos sob*e os mais div*rsos *ssun*o* ou *inda
</line>
</par><par>
<line>
expressa* em suas
</line>
<line>
opi*iões e **stóri*s atra*és do *eio audiovisual, promoven*o, ass*m,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
liber**de de expressão, o dire*to e a*esso a quai*qu*r informações. Em sua
</line>
<line>
o*ção for
</line>
</par><par>
<line>
busin*ss, a*irma *er a melhor ferram*n*a para consolidar o ne*ócio, *tingindo um *ovo
</line>
<line>
público. A* *essoas acessam o YouTube n** só p*ra entrete*ime*to, educa*ão e música,
</line>
</par><par>
<line>
*omo também par*
</line>
<line>
p*squisa* pr*dutos e serviç*s
</line>
<line>
an*es *e *om*rar. Isso si*nifica qu*
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
p*ssí*el alc*nç*r *essoas que procuram vídeos semelhan*es ** que * s*a empresa oferec*,
</line>
</par><par>
<line>
ainda que *ão este*am exatamente procurando
</line>
<line>
por isso - como é o ca*o dos
</line>
<line>
anúncios de
</line>
</par><par>
<line>
ví*eos do YouTube.
</line>
</par><par>
<line>
Em f*ce
</line>
<line>
do expos*o, *ode-*e *bservar que as m**ias *oc*ais *presentam um *mpa*to
</line>
</par><par>
<line>
no qu* *e refer* * d*vulgação de informações e assimetria informaciona*. *endo em vis*a est*s
</line>
</par><par>
<line>
afirm*ções,
</line>
<line>
essa pesq*isa busca *ar
</line>
<line>
*ma n**a visão a *ssas aná**ses ao utilizar
</line>
<line>
empresas
</line>
</par><par>
<line>
bra*ileiras, listadas *o ISE da B3.
</line>
<line>
Sendo o ISE *ma f*r*amenta d* análise com enfoque na susten**b*lidad* corp**ativa,
</line>
</par><par>
<line>
cor*obor* para que se alca*** o o*jetivo *es*e trab*lho, já que,
</line>
<line>
pres*me-se, **presas
</line>
</par><par>
<line>
p*esentes nesse *ndi** ten*a* um m*ior nível de divulgação para os se*s st*ke*ol*ers,
</line>
<line>
per**t**d*, portanto, invest*gar a relação ent*e ***u*g*ções e a*simetr*a informacional.
</line>
<line>
3 M*TODOLOGIA
</line>
<line>
3.1 *mo*tra e coleta de dados
</line>
<line>
A amostra co*tava inicialmente c*m 37 empresas pr*s*nt*s no mercado d* capitais
</line>
<line>
brasile*ro que estão *istad*s no ISE no **ríodo de 2016/2*1*; entr*tan*o, para a via**l*dade da
</line>
</par><par>
<line>
real*zação da pe*qui*a, *ez-*e necessá**o exclu*r 8 empre*as
</line>
<line>
*a amostra ini*ial, por s*
</line>
</par><par>
</page><line>
tra*are* de compa*hias sujeitas a regulame*tações esp*cíficas de ór*ão* regula*ores, como
</line>
<line>
Inst*tuiçõ*s Fina*ce*ra*, Corre*oras de S**uros e Ag*ncias de Pla*o de Saúde, resultando,
</line>
<line>
de*se *odo em um* amost*a fina* de 2* empresas, *ivi*idas nos se*ore* abai*o:
</line>
<line>
*ev. F*A, **re*ina P*, v. **, n. 3, a*t. 3, p. 65-82, m**./ju*. 2019 www4.fsanet.com.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. *. *antos, *. P. Bonf**
</line>
<line>
74
</line>
</par><par>
<line>
Gráfico 1 - Classif*cação seto*ial das emp*esas utilizada* na p**quisa
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Dados da pesquisa.
</line>
<line>
A cole*a d* *ados foi feita d* forma *anual e i*dividual, di*idida em dois momentos:
</line>
<line>
pr**e*ro, coleta*am-se informa*ões presentes *as dem*nstrações financei*as e nív*l *e
</line>
<line>
go*ernança de cada empresa *res*nte n*s sites d* B3 e C*M no *no de *016. Em segundo,
</line>
<line>
re*niu-se informa*ões p*esentes nas m*d*as s*ciais (Facebo*k, I*stagram, Twitte* e YouT**e)
</line>
<line>
**s empresas, dividin*o-as em oficial, as q*ais c*ntin*am links diretos atrav*s do s*te oficial
</line>
</par><par>
<line>
da empresa, e
</line>
<line>
*ão oficial,
</line>
<line>
nas qu*i* era precis* faz*r busc*s co* o nome da *mpresa na*
</line>
</par><par>
<line>
páginas das redes *ociais.
</line>
<line>
A sistematizaçã* util*zada como parâme*ro das redes sociais *oi a seguint*:
</line>
<line>
F*cebook: *uant*dade de c*rtida* e seguidores *as pági*as das em*resas;
</line>
<line>
Instagram: Q*anti*ade de *ublicações e seg*idores nas pág**as das companhias;
</line>
<line>
*witter: Quantidade de t*eets * seg*idores nas páginas das empresas;
</line>
<line>
Youtube: Quantidade de inscritos * visual*zações n*s *anais das companhias.
</line>
<line>
3.2 *od*los e va*iáveis *mpreg*d*s
</line>
<line>
Para a**ançar o objet*vo da pesq*i*a, foi uti*izado um dos mo*elos de regressão line**
</line>
</par><par>
<line>
mú*ti*la, presentes n* *rabalho de Arr*da, Girã* Luc*na (2015), *om de variáveis que e
</line>
<line>
serv*m de *roxi*s *ara a *s*im*tria informaci*nal e para a utilização e v**ib*lidade da* mídia*
</line>
<line>
soc*ais:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. *6, n. 3, art. *, p. 65-*2, mai./*un. 2019
</line>
<line>
www4.*sa*et.com.br/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Impac*os das Mí*ias So*iai* na Assimetr*a In*orma*i*nal das Empresas do Ise
</line>
<line>
75
</line>
</par><par>
<line>
Onde:
</line>
</par><par>
<line>
= f*i utilizada como prox* par* a assimetria i*formacional da i-ésima emp*es* no ano
</line>
<line>
de 2016, represe*tado pela volatili*ade dos preços das *ç*es;
</line>
<line>
= ativos tot*is *a i-ésima empr*sa *o final de 201*, d*vi*ido* p**os *tivos t*tais *a empresa
</line>
<line>
i no final de 2015;
</line>
<line>
= nív*l d* Governan*a C*rporativa (N1, N2 e NM) ** *-é**ma em*r*sa no fi*al *e 2016;
</line>
<line>
= *isib*lidade das re**s s*ci**s d* i-ésima empre*a no f*na* de 201*;
</line>
<line>
= erro da regressão - ~N (0, *2).
</line>
<line>
Como des*rito anterior*ente, utilizou-se a*enas a 1ª *orm*la c*ntida no trabalho de
</line>
</par><par>
<line>
Arruda, Girão e Luc*na (2015), pois esta pesquisa tem
</line>
<line>
co*o pre*e*são apenas i*vestig*r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
rel*ção e*tre divulg**ões em mídias sociais * o nível de assi*etria in*ormacional. Aborda*do
</line>
<line>
ainda como diferença dest* pesquis* c*m * trabalho a*ter*orme*te citado, te*-se: a difer*n*a
</line>
</par><par>
<line>
temporal, a inclu*ão do Instagr*m, a adi*ão da variável d* segui*or*s *o f*ceb**k *
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
utilização ape*as de empresas p*esente* no índic* d* *SE da B3.
</line>
</par><par>
<line>
A partir da anális* dos dados coletados nes*a pesq*is*, espera-se que a utilização das
</line>
</par><par>
<line>
mídias sociais, por parte
</line>
<line>
da *m*resa, infl*enc*e di*etame*t* a
</line>
<line>
a*simetr*a informacional,
</line>
</par><par>
<line>
afetan*o as *ariá**is utiliza*as (At*vo T*tal, *ível de Govern*nça e Informações p*s*adas
</line>
</par><par>
<line>
nas redes sociais) de fo*ma negativa: *ogo, quan*o **ior o A*, GC e R*,
</line>
<line>
espera-se que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
níve* de as**metria s*** menor.
</line>
</par><par>
<line>
4 ANÁL*SE D*S DADOS
</line>
</par><par>
<line>
Inic*almente, procurou-s* investigar se as variáve*s influenciavam na *s*imetria
</line>
<line>
informacional d*s empresas: espe*ava-s* que *ssas va*iáveis resulta*sem em valores
</line>
<line>
negativos, a**i* c*m* exposto ant*rior***te, pr*ssupunh*-se que o *C tenh* uma r*laçã*
</line>
</par><par>
<line>
i*ver*ame*te proporcional a
</line>
<line>
assimetria. Entr**anto, estudos feitos ante**ormente, como em
</line>
</par><par>
<line>
Antunes et al. (2013), concluíram que as empres*s *ist*das nos segmentos de maiores n*veis
</line>
<line>
de GC nã* poss*em, obr*ga**riamen*e, maior q*ali*ade *as informa*õe* contábeis pas**das.
</line>
<line>
Portanto, po*e-se deduzir que uma empresa esta* ou não lis*ada em um dos níveis de
</line>
<line>
g*vern*n** *orporativa da B3 nã* reduz a a*simetri* nem aumen*a a *ualidad* da
</line>
</par><par>
<line>
in*ormação. Esse fa*o
</line>
<line>
propõe que as práticas *e GC
</line>
<line>
ad*tadas p*la*
</line>
<line>
co*panhi*s abe*tas
</line>
</par><par>
<line>
br*sileiras não são *fetivas em *e*s propósitos. A comp**ensão do objetivo e limitação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
cada **a da* práticas d*ve **r claramente *ntendi** pelos agentes do mercado p*i*, *esmo
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresin* PI, v. 16, n. 3, ar*. 3, *. 65-82, mai./jun. 2019 www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. R. Santos, M. P. Bonfim
</line>
<line>
76
</line>
</par><par>
<line>
*om a i*posição ** *erta* condutas, dificilmente, serã* evita*as práticas
</line>
<line>
discricionárias,
</line>
</par><par>
<line>
arbit*árias ou de expropria*ão por pa**e dos gestores (OLIVE*RA et al., 201*).
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
</page><line>
*ota: * Significativo a 10%; **Significat*vo a 5%; ***Sign*ficat**o a 1%.
</line>
<line>
Font*: Dados d* pesq*i**.
</line>
<line>
Na tabela 2, obser*a-se q*e os *esu*tados refer*n*e* à análise dos dados *ontid** n*
</line>
<line>
Facebook, mostram que, independentemente de ser ofi*ial ou não o*ici*l, das variáveis
</line>
<line>
*n*lis**as, *e*huma a*eta a ASSI; logo não há reduç*o da mesma, diferente do apresen*ado
</line>
<line>
na *esquisa d* A**u*a, G*r*o * Lucena (2015) na qual quan**dad* de cur*idas do F*cebook
</line>
<line>
não *ficial *ausav* uma redução na *SSI. Deve-se observar que a *esquisa *qui pr*sente não
</line>
<line>
buscava *bter os mesmo* resul*a*os da p*squ*** anterior, vist* que a anális* de dados co*ta
</line>
<line>
com mais variávei* (número d* seguido*es), corte temporal *iferente, e se trata apen*s de
</line>
<line>
*mpresas bras*leir*s listada* no *SE *a B*.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 3, art. 3, *. 65-82, ma*./jun. 2019 ww*4.fsanet.*om.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Impactos da* Mídias Sociais na Assi*etria Informac*onal *as Empresa* do Ise
</line>
<line>
77
</line>
</par><par>
<line>
Tabe*a 2 - Res*ltad*s da anális* *a vari*vel "Facebo*k" sobre a *ss**etria
</line>
</par><par>
<line>
i*formaci*nal
</line>
</par><par>
<line>
Descr*ção
</line>
<line>
Modelo 1
</line>
<line>
Mod**o 2
</line>
<line>
Modelo 3
</line>
<line>
Modelo 4
</line>
</par><par>
<line>
C**stante
</line>
<line>
28,0913****
</line>
<line>
30,5043***
</line>
<line>
27,5478***
</line>
<line>
27,5*22**
</line>
</par><par>
<line>
At*vo
</line>
<line>
-1,145*
</line>
<line>
0,0313
</line>
<line>
-1,2*65
</line>
<line>
0,048*
</line>
</par><par>
<line>
N1
</line>
<line>
**,0046**
</line>
<line>
2*,4157**
</line>
<line>
28,3305**
</line>
<line>
3*,3*09**
</line>
</par><par>
<line>
*2
</line>
<line>
1*,*228
</line>
<line>
7,4080
</line>
<line>
10,7993
</line>
<line>
10,32*8
</line>
</par><par>
<line>
N*
</line>
<line>
8,0319
</line>
<line>
6,4*11
</line>
<line>
7,9275
</line>
<line>
*,3733
</line>
</par><par>
<line>
FB _ O F_ *
</line>
<line>
0,3060
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
F B _ N* F _ S
</line>
<line>-</line>
<line>
0,3725
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
F B _ O F _ CURT
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>
0,3824
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
F B _ NO F _ CURT
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>
0,3655
</line>
</par><par>
<line>
R*
</line>
<line>
0,3611
</line>
<line>
0,3**1
</line>
<line>
0,3666
</line>
<line>
0,3584
</line>
</par><par>
<line>
R² aj*st*do
</line>
<line>
0,2222
</line>
<line>
0,2*61
</line>
<line>
0,2290
</line>
<line>
*,2189
</line>
</par><par>
<line>
Es*atís*ica F
</line>
<line>
2,6000
</line>
<line>
2,544*
</line>
<line>
2,66**
</line>
<line>
2,570*
</line>
</par><par>
<line>
p-va*or *
</line>
<line>
0,052*
</line>
<line>
*,0566
</line>
<line>
0,0485
</line>
<line>
0,0547
</line>
</par><par>
<line>
Nota: * **gnificativo a 10%; **Signi*icativo a *%; ***Sign**icat*vo a 1%.
</line>
<line>
Fo**e: Da*os da pesquisa.
</line>
<line>
Já na tercei** tabela está pres*nte * rep*ese*tação do Twitter: os modelos 2 e 4
</line>
<line>
resu*tam em um si**l negativo, o *ue apo**a q*e o ***ero de segu*dor*s e tweets, no Twitte*
</line>
<line>
n*o oficial, reduz a ass**etr*a inf**macio*al. Aind* q*e os resultados não apresen**m
</line>
<line>
si*nificância estatística, como no tr**al*o d* Arrud*, Girã* e *uc**a (2015), o me*mo *ndi*a
</line>
<line>
a exi*tê*cia de uma *e*ação n*gati*a entre as vari**eis, ou sej*, as informa*ões divulg*das no
</line>
<line>
Twitte* não ofi*ial diminuem a *ss*met*ia informacional das e*presas pesq**sadas. Isso pod*
</line>
<line>
**dicar que os usuári*s buscam *or informaçõe* *o Twitter *ã* o*i*ial de f*r*a que es*a* se
</line>
<line>
mos*ram m*is eficazes do que *s en**ntrad*s no Twitter o*icial da empresa.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na PI, v. 16, n. 3, art. 3, p. 65-82, ma*./ju*. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. R. San**s, M. P. Bonfim
</line>
<line>
78
</line>
</par><par>
<line>
*abela 3 - Re*ult*dos da a*álise da vari*vel "*witt**" s*bre a ass*met*ia in*ormacional
</line>
</par><par>
<line>
De*crição
</line>
<line>
Modelo 1
</line>
<line>
Modelo 2
</line>
<line>
Mode*o 3
</line>
<line>
M*delo *
</line>
</par><par>
<line>
Consta*te
</line>
<line>
29,1439**
</line>
<line>
30,937****
</line>
<line>
24,3775**
</line>
<line>
32,*379***
</line>
</par><par>
<line>
At*vo
</line>
<line>
-0,9948
</line>
<line>
-0,5*24
</line>
<line>
-0,7887
</line>
<line>
0,0**2
</line>
</par><par>
<line>
N*
</line>
<line>
2*,3298**
</line>
<line>
*8,0448*
</line>
<line>
30,2*4***
</line>
<line>
26,2*04*
</line>
</par><par>
<line>
N2
</line>
<line>
*0,6139
</line>
<line>
8,9*6*
</line>
<line>
13,914*
</line>
<line>
8,32*8
</line>
</par><par>
<line>
NM
</line>
<line>
9,0255
</line>
<line>
7,9634
</line>
<line>
10,1815
</line>
<line>
*,3710
</line>
</par><par>
<line>
TT_O*_SEG
</line>
<line>
0,1249
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
TT_NOF_SEG
</line>
<line>-</line>
<line>
-*,0966
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
TT_OF_*W
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>
*,6173
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
TT_NOF_TW
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>
-0,34**
</line>
</par><par>
<line>
R²
</line>
<line>
0,*490
</line>
<line>
*,3480
</line>
<line>
0,3699
</line>
<line>
*,351*
</line>
</par><par>
<line>
R² aju*tado
</line>
<line>
0,2075
</line>
<line>
0,2063
</line>
<line>
*,2329
</line>
<line>
0,2109
</line>
</par><par>
<line>
Estatística F
</line>
<line>
2,4658
</line>
<line>
*,4561
</line>
<line>
2,7004
</line>
<line>
2,4970
</line>
</par><par>
<line>
p-*alor F
</line>
<line>
0,0628
</line>
<line>
0,0635
</line>
<line>
0,04622
</line>
<line>
0,0602
</line>
</par><par>
<line>
Nota: * Significati*o a 10%; ***ignifi*ativo a 5%; ***Sign*fi*ativo a 1%.
</line>
<line>
Fonte: Elab*rado p*los autores.
</line>
<line>
O YouTube e**á rep*esentado na tab*la 4 e, assim com* n* Twitte*, apenas o número
</line>
<line>
de *egu*dores e visualiza*ões do Y*uTube não oficial diminuem o nível *e ASSI. Contud*,
</line>
<line>
**exibiliz*ndo * significân*ia estatística das v*r**veis, ta*bém po**-se obser*ar que os
</line>
<line>
u*uári** das *nformaçõ*s f**anceiras buscam dado* de re*es não oficiais, em det*imento d*s
</line>
<line>
redes *oci*is oficiais das empr**as.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina, v. 16, n. 3, art. 3, p. 65-82, mai./jun. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Impactos *as Mídias Sociais na As*imetria In*ormacional das *mpr*sa* do Ise
</line>
<line>
79
</line>
</par><par>
<line>
Tab*la 4 - Resultados da análise da variável "YouTube" *obre a assimetria
</line>
</par><par>
<line>
informacional
</line>
</par><par>
<line>
D**crição
</line>
<line>
Modelo *
</line>
<line>
*ode** 2
</line>
<line>
M*delo 3
</line>
<line>
M*delo 4
</line>
</par><par>
<line>
Constante
</line>
<line>
*6,8*34**
</line>
<line>
31,**42***
</line>
<line>
*9,4544***
</line>
<line>
31,01*6***
</line>
</par><par>
<line>
Ativo
</line>
<line>
0,**17
</line>
<line>
-0,5*56
</line>
<line>
-0,*8*2
</line>
<line>
-*,651*
</line>
</par><par>
<line>
N1
</line>
<line>
*9,0618**
</line>
<line>
*8,0*2***
</line>
<line>
29,279***
</line>
<line>
28,2732**
</line>
</par><par>
<line>
N2
</line>
<line>
10,2681
</line>
<line>
8,2934
</line>
<line>
10,3807
</line>
<line>
8,87*1
</line>
</par><par>
<line>
NM
</line>
<line>
8,0319
</line>
<line>
7,3*61
</line>
<line>
8,855*
</line>
<line>
7,9212
</line>
</par><par>
<line>
YT_OF_S*G
</line>
<line>
0,3809
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
YT_*OF_SEG
</line>
<line>-</line>
<line>
-0,3547
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
YT_OF_VIS
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>
0,0695
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
YT_*OF_*IS
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>
-0,0665
</line>
</par><par>
<line>
R²
</line>
<line>
0,35*4
</line>
<line>
0,3*36
</line>
<line>
0,*4*7
</line>
<line>
0,**82
</line>
</par><par>
<line>
R² aju*ta*o
</line>
<line>
0,2177
</line>
<line>
0,2*31
</line>
<line>
0,207*
</line>
<line>
0,2064
</line>
</par><par>
<line>
Es*atística F
</line>
<line>
2,5*83
</line>
<line>
2,5165
</line>
<line>
*,4623
</line>
<line>
2,45*9
</line>
</par><par>
<line>
*-valor F
</line>
<line>
0,0556
</line>
<line>
*,0587
</line>
<line>
0,0631
</line>
<line>
0,063*
</line>
</par><par>
<line>
Nota: * S**nificativ* a 10%; **Sig*ificativo a 5%; ***Significati*o * 1%.
</line>
<line>
*onte: El*borado pe*os autores.
</line>
<line>
Por fim, a **ál*se do I*st*g*am resulta igual*en*e como * *bser*ad* nas míd*as
</line>
<line>
sociais a*ter**res; entretanto, o n*mero de publi*açõe* no I**tagram ofic*al impac*a *a
</line>
<line>
r*dução da *SS*, p*rém sem *ignific*ncia.
</line>
<line>
Ta*ela * - Result*dos da análise da variável "Instag*am" s*bre a assim*tria
</line>
<line>
*nf*r*aciona*
</line>
</par><par>
<line>
D*sc*ição
</line>
<line>
*odelo *
</line>
<line>
Modelo 2
</line>
<line>
Modelo 3
</line>
<line>
Modelo 4
</line>
</par><par>
<line>
Constante
</line>
<line>
30,6518***
</line>
<line>
32,5453***
</line>
<line>
31,5800***
</line>
<line>
29,*2*9**
</line>
</par><par>
<line>
Ativ*
</line>
<line>
-0,7607
</line>
<line>
1,4*99
</line>
<line>
-0,3396
</line>
<line>
-1,43*7
</line>
</par><par>
<line>
N1
</line>
<line>
28,65*3**
</line>
<line>
24,8310**
</line>
<line>
28,2119
</line>
<line>
30,4673*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, **resina *I, v. 16, n. 3, *rt. 3, p. 65-82, m**./*u*. 2019
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. R. Santos, M. P. *onfim
</line>
<line>
80
</line>
</par><par>
<line>
N*
</line>
<line>
9,2164
</line>
<line>
5,0538
</line>
<line>
8,3732
</line>
<line>
11,0*54
</line>
</par><par>
<line>
NM
</line>
<line>
8,313*
</line>
<line>
5,*249
</line>
<line>
7,7609
</line>
<line>
9,9302
</line>
</par><par>
<line>
INST_OF_SE*
</line>
<line>
-0,0203
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
INST_*OF_SE*
</line>
<line>-</line>
<line>
-0,5838
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
INST_OF_PUB
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>
-0,3818
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
IN*T_NOF_*UB
</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>
0,*71*
</line>
</par><par>
<line>
R²
</line>
<line>
0,3478
</line>
<line>
0,3556
</line>
<line>
0,3532
</line>
<line>
0,3485
</line>
</par><par>
<line>
R² ajustado
</line>
<line>
0,20*0
</line>
<line>
0,2155
</line>
<line>
0,**26
</line>
<line>
*,2069
</line>
</par><par>
<line>
Estatístic* F
</line>
<line>
2,452*
</line>
<line>
2,5383
</line>
<line>
2,511*
</line>
<line>
2,4605
</line>
</par><par>
<line>
*-v*lor F
</line>
<line>
0,0639
</line>
<line>
0,0571
</line>
<line>
0,0*91
</line>
<line>
0,0*32
</line>
</par><par>
<line>
Nota: * S*gnif*cat*vo a 10%; **Signifi**tiv* a 5%; ****ign*ficat*vo a 1%.
</line>
<line>
* CO*SID*RAÇÕ*S FINAIS
</line>
<line>
As mídias soc**is permitem que as inf*rmaçõ*s sej*m acessada* *uase que
</line>
<line>
*nst*n**ment* de qualqu*r *i**ositi*o móv**, sen*o el*s de livre acesso * qualquer *gente d*
</line>
<line>
s*ciedad* o qu* facilit* o *rocesso de t**ada de dec*s*o.
</line>
<line>
P*sto *ue a popularização dessas mí*i*s a*re*enta u*a nova di*âmi*a social e indica
</line>
<line>
*ma nova f*rma de di*ulgação de in*orma*õe* entre as empresa* e seus stakeholde**, bus*ou-
</line>
<line>
se dar um novo olhar a essa *ea**dade.
</line>
<line>
*sse estudo teve como obje*ivo **alisar se o uso das *ídias sociais re*uz a assimetri*
</line>
</par><par>
<line>
informaci*nal en*re com**nhias
</line>
<line>
lis*adas no ISE da B3 * seu* investid*res. * *ipó**se
</line>
</par><par>
<line>
anteriormente *itada f*i re*eitada, v*sto qu*, a*esar da* ***es sociais com* Twitter, *ouTu*e *
</line>
<line>
Instag**m afet*rem nega*ivamente o nível de assimetria informaci*nal, ela* não *pr**e*tam
</line>
<line>
significância *s*atística, o que faz com que se rejeite a hipótese.
</line>
</par><par>
<line>
Apesar
</line>
<line>
dos métodos aqui *plic*d*s,
</line>
<line>
*onside**-s* que o est*do *pr*s*n*a limitaçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
visto que a pesquisa tem um olhar quantitativo q*anto às *n*ormações postadas nas r*des
</line>
<line>
sociais; s*ger*-*e, *ntão, que, pa*a es*udos posteri**es, ha*a *ma análise conju**a *u*nto a*
</line>
</par><par>
<line>
conteúdo divulga*o nas m*dias sociais *
</line>
<line>
a qu*lidade d*s infor*ações pres*ntes. Ou*ra
</line>
</par><par>
</page><line>
limit*ção da pesquisa é a restrição a* índi*e utilizado, p*r**anto v*leu-se apenas as e*presas
</line>
<line>
lista*as no Índice de Sustentab*lid*de Empresarial d* B3.
</line>
<line>
R*v. F*A, Teresi*a, v. 16, n. 3, art. 3, p. 65-*2, mai./jun. 2*19 *ww4.*sanet.com.*r/r*vi*ta
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<line>
Impactos das Mídias *oci*is na *ssimet*i* Informacional das Empres*s do Ise
</line>
<line>
8*
</line>
</par><par>
<line>
Co*o pro*o*ta para pesquis*s futuras, *ecomenda-se nã* só a a*pliação das empresa*
</line>
<line>
pesquisadas, c*mo também da* mídias *ociais, visto que, * cada di* mais, *á um aume*to *as
</line>
</par><par>
<line>
mí*ias sociais u***izadas não s* pelas *essoas,
</line>
<line>
*omo também *elas empresas. Além
</line>
<line>
d* s s o,
</line>
</par><par>
<line>
o*tra a**lise impo*tant* sobre o tema se refere às *nfo*mações di*u*gadas *os s*t*s
</line>
</par><par>
<line>
c*rpora*ivos das companh*a* e em
</line>
<line>
jornais de gra*de cir*ulação no mercado
</line>
<line>
que po*em, d*
</line>
</par><par>
<line>
alguma ma*eira, i*fluenc*ar na assim*tria info*macional *as mesmas.
</line>
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REF*RÊNCIAS
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do
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*omo Re*erenc*ar este Artigo, conforme ABNT:
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<line>
SANTOS, S. R; BONFIM, M. P; Impactos das Mídias So**ais na Assimetria *n*ormaciona* das
</line>
<line>
Empresas do *se. *ev. F*A, T*resina, v.16, n.*, art. 3, p. 65-8*, mai/jun. 20*9.
</line>
</par><par>
<line>
Contribu*ção d*s Autores
</line>
<line>
S. R. San*os
</line>
<line>
M . P. Bonfim
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) *ná*ise * interpretação do* dad**.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) *laboração do r*scun*o ou na revisão c*ítica *o conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) particip**ão na *prova*ão da vers*o fin*l do man*scrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi**, v. 16, n. 3, *rt. 3, p. 65-82, mai./jun. 201*
</line>
<line>
www4.fs*net.c*m.br/rev*sta
</line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)