<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
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<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 3, art. 4, p. 65-82, mai./*u*. 20*9 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*9.16.3.3 </line>
</par>
<par>
<line> I*pactos das Mídias Sociais na Ass*m*tria Info*ma*ional **s Empresas do I** </line>
<line> Impacts of t*e Social Med*as in *h* Informat*on Asymmetri** of th* Ise Compa*ies </line>
</par>
<par>
<line> *abrin* R*mos San*os </line>
<line> Bacharel em Ciênc*as *ontábeis pela U***ersidade *ederal Flumine*se </line>
<line> E-mail: s*brinaramos@*d.uff.br </line>
<line> Mariana P*re*ra Bonfim </line>
<line> Douto*a em Ciênc*as *ontábei* *ela Uni*er*idade de Bra*í**a </line>
<line> Profes*ora da Universid*d* Federal F*uminense </line>
<line> E-m*il: marianabonfim@*d.uf*.br </line>
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<line> Endereço: S*bri*a R*mos S*ntos </line>
<line> Edit*r-C*e*e: Dr. Tonny *erl*y de Alencar </line>
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<par>
<line> Ru* Desembargador Ellis Hermydio *igueira, 783, Blo*o </line>
<line> *o*r*gu*s </line>
</par>
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<line> A, Sa*a 30*, *terrado, CEP.: 27.21*-1*5, Vol*a </line>
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<par>
<line> Redonda/R*, Brasil. </line>
<line> A**i*o recebido em 28/01/2019. Ú*tima </line>
<line> v*r*ão </line>
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<line> Endere**: </line>
<line> M*ria*a Pereir* Bonfim </line>
<line> rec**ida em 14/*2/2019. A*rovado em *5/02/2*19. </line>
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<par>
<line> Rua Des*mbargad*r Elli* Hermydio **gueira, 78*, Bloco </line>
</par>
<par>
<line> A, Sala 30*, Ate*r*do, CEP.: 27.213-145, Volt* </line>
<line> A*aliado *elo sis**ma Tri*le Review: Desk Review *) </line>
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<par>
<line> Redon**/RJ, Brasil. </line>
<line> pelo Editor-Che*e; e b) Doub*e Blind Review </line>
<line> (avaliação *ega po* d*is avalia*ores da ár*a). </line>
<line> Re*i*ão: G*amatical, Nor*ativa e de Formatação </line>
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<line> *. R. Santos, M. *. Bon*i* </line>
<line> 66 </line>
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<line> RES*MO </line>
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<line> As informações di*ulgadas at*av** das míd*as soc*ais po*s*em a c*pacidade de influ*nci*r na </line>
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<line> tomada de de*isão dos investi*o**s. P*sto isso, e*sa </line>
<line> pesquisa *usc* </line>
<line> investigar *e o uso das </line>
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<line> m*dias sociais reduz a assimet*ia *nf*rmacional entre companhias * inves*ido*es. Para tal, </line>
<line> utilizou-se uma *mostra de 2* emp*esas list*das no ISE da B3, em 2016 em 2017. U*ilizou-se </line>
</par>
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<line> **te índice, </line>
<line> pois este estudo bus*o* </line>
<line> *bt * r </line>
<line> um enfo**e no *em* s**tentabil*dade. O* dados </line>
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<line> fo*am coletado* d* maneir* manual e individual, em do*s *o*entos: prime*ro, coletaram-se </line>
<line> *s **f*r**ções present*s nas demonstraçõ*s f*nanc*iras e ní*el de gove*nança e, *m segundo, </line>
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<par>
<line> reuniram-se informações pre**ntes </line>
<line> nas mídias *ociais (Facebook, Instagr*m, *witer </line>
<line> e </line>
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<line> Y*uTube) das *m*r*sas, dividindo-as em oficial e n*o oficia*. O* resultados obtidos *ão </line>
<line> apre*e*taram significância est*tís*ica, mas, ana*is*ndo-se some*te o sinal d* variáv*l, </line>
<line> *vi**nci*-s* q** soment* as m*d**s nã* ofi*i*is Tw*tter, *ouTube e In*t**ram são *apaze* de </line>
<line> redu**r * assimetri* informacional das empre*as. </line>
<line> Palavras-chave: Assimetria Info*macional. Redes Sociais. Sus*entabilidade. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> Informat*on dis*eminated through soc*al medias *as t*e abil*t* to in*luence the decision- </line>
<line> ma**ng o* investors. *hus, this rese*rch seeks to investigate whether the u** of social media </line>
</par>
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<line> re*uces the informatio*al asy*metry between com*anies and investors. For this p*rpose, </line>
<line> a </line>
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<line> *amp*e of 29 companies liste* in the I*E of B3 in th* year 2016/2*17 wa* used. *his in*ex </line>
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<line> was </line>
<line> used because thi* study sought to obt*in * focus on sust*inability. The data w*re </line>
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<line> collecte* in a manual and *ndividual way, </line>
<line> *ivided into two mom**ts: the inform*tion </line>
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<line> collect*d in the financial sta*e*ents a*d *he governance level w*s first co*lected, and second, </line>
</par>
<par>
<line> *nfo*m**ion gathered in *ocial *edia (Face*ook, Ins*agram, Twitter and YouT*be) *f </line>
<line> * he </line>
</par>
<par>
<line> c*mpanies, d*viding them into *ff*cial *nd unoffici*l. T*e res*lts obta*ne* did not present </line>
<line> **atistic** significance, *u* only the si*nal *f t** variable was ana*y*ed. Only the unofficial </line>
<line> me*ia Twitter, Y*uTube and Ins*agram ar* able to red*ce *he i*forma*ional asymme*ry of t*e </line>
<line> companies. </line>
<line> Key wor*s: Inf*rm*tio*al Asymmetr*. Social *edia*. S*stainabili*y. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *S*, Tere*ina, v. 16, n. 3, *rt. 3, p. 65-82, *ai./jun. 2*19 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
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<line> Impa*tos das Míd*as Socia*s na Assimetria Inform**ional das Em*resas do *se </line>
<line> 67 </line>
</par>
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<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
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<line> Desde seu surgime*to, a intern*t teve **mo *bjetivo ser um *eio de c***nicaç*o </line>
<line> entre s*us usuários, seja e*tre m*l*tares d*r*nt* a gu*rra f*i*, ou uma rede interna utilizada po* </line>
</par>
<par>
<line> estudantes e p**fessores univer*itários, fas* tam*ém con**c*da como a pr*meira ger*ção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> serviços *a i*ternet. Nesse período, inte*net *presen*ava um carát*r a </line>
<line> de uso té**ico com </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> utiliza*ão de s*tes estáticos de pequena inter*tivid**e. No entanto, *oi dur*n** * d*c*da de *0 </line>
<line> *ue est* meio se popu*ari*ou * *lcançou ma*s usuários: esse período ficou c*ra*te*izado como </line>
<line> o "boom da internet" *nde cada vez *ais pessoas tinham ac*s*o f*cil * rápido a el*. </line>
</par>
<par>
<line> Co*tud*, f** somente a part*r *a segunda geração da </line>
<line> *nternet, fase em que s* te* </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> *eb atra*és d* aplicati**s b*s*ados em red*s *ociais e tecnolog*a da *****mação, q*e houve </line>
<line> aumento no comp*rtilhamento de informações e na inter**ividade en**e *s sujei*os, </line>
<line> modif*ca*do a *o**a como *s *ndivíd**s se relaci*nam. Segundo Arruda, Gi*ão e Lucena </line>
</par>
<par>
<line> (**15), * W*B 2.0 *efere-se a um termo *riado por *im O\R*illy, consid**ada como </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> se*unda geraçã* da World Wi*e We*, se*d* a r*volução da inte**t*vidade na inte*n**, </line>
</par>
<par>
<line> identi*icad* pel* concep*ão da </line>
<line> **f*rmação col**orati** entre usuários, site* e servi*os </line>
</par>
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<line> *irtuais. </line>
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<line> A *EB 2.0 tem por fil*sofia torn*r o ambiente *n*in* mai* dinâmic*, a fim *e que os </line>
</par>
<par>
<line> usuár**s **labore* </line>
<line> pa r a a </line>
<line> organizaçã* de con*eúd*. A dinamiza*ão des*e *ei* </line>
<line> *e </line>
</par>
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<line> com*nicação possibilito* que *s empresas div*l*ass*m cad* *ez mais inf*rmaçõ** de ac**so </line>
</par>
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<line> rápid*, m*nt*n*o um relacionamento *ais íntimo com se** c*ient*s e *ssi* </line>
<line> cr*ando </line>
<line> valor </line>
</par>
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<line> p*ra *i m*sma. De *cor** *om Farva*ue, Refait-A*exa*dre e </line>
<line> Saïdane (2011), intenção de a </line>
</par>
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<line> divulgação é fa*er co* que os acionistas avaliem a c*pacidade da empresa d* criar valor. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo O*hita e Sa*ches (2016), as infor*aç**s divul*a*as pel*s empre*as </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> agên*ia* d* n*tíci*s podem t*r po*e*cial *e influenciar as *xpectativas d*s inv**tido**s, *ois </line>
<line> **cisões *ã* tomada* com base em infor*aç*es d*sp*níve*s. A*sim, pode-se dizer que </line>
<line> especulaçõ*s de **d*as formais, tais *o*o Jornais **nanceiros ou not*ciários, pod*m </line>
</par>
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<line> influenciar n** </line>
<line> ações t*ma*a*. Sabe*do </line>
<line> dess* ef*i*o causa*o pelas mídias for*ais, bus**-se </line>
</par>
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<line> inve**igar * repercuss*o *as infor*ações nas m*dias soci*is, *á </line>
<line> que a div*lgação d* </line>
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<line> info*m*ç*es é uma i*portante f*rça m*triz </line>
<line> da volatilidade dos preç*s dos ativos </line>
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<line> (*AU*SCH; *ESS; *EREDAS, 20*1). </line>
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<line> Logo, * prob*ema de pesquisa se apresenta pela s*g*inte indagaç*o: A utilização da* </line>
<line> mídia* *ocia*s influencia o n*vel *e info**ação que é passada *o in*estido* *iminuindo </line>
<line> a*sim a assim*tria informac*o*al? </line>
<line> Rev. FSA, Te*esi*a **, v. 16, n. 3, ar*. 3, p. 65-82, mai./jun. 201* www4.fsane*.com.b*/re*ist* </line>
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<line> S. R. Santos, M. P. B*nfi* </line>
<line> *8 </line>
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<line> Po* conseguinte, es*e traba*ho te* por ob*e**vo investigar a relação entre as </line>
<line> divulgaçõ*s e intera*ões com o *úbli*o alvo, por *a*te d*s empresa* brasil*ir*s pre**nte* no </line>
</par>
<par>
<line> Índice de *uste*ta**lidad* E*presaria* (IS*), nas </line>
<line> mídias sociais, no processo de assimetria </line>
</par>
<par>
<line> **f*rmaciona* n* merc*do de capitais bras*leiro. </line>
<line> A amost*a é co*p*sta **r *9 empresas </line>
</par>
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<line> bras**ei*as elenca**s *a B* (a*tiga BM&F*ove*p*), no a*o de 2*16. </line>
</par>
<par>
<line> Em raz*o da re*evância, atualidade </line>
<line> e * progressiva p*eocupaç*o com o tema </line>
</par>
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<line> su*tentabil*dade, uti*izou-se * *SE, para se tomar *omo *arâmetro d*s empresas aqui </line>
<line> e*tudadas. Com* descr**o no próprio site da B3 (2017), o ISE "é uma ferramenta para an**ise </line>
<line> c*mpa*ati*a da performance das empresa* lista*as na B3 sob o aspecto da sustentabil*dad* </line>
</par>
<par>
<line> co*por*tiv*, baseada *m eficiência eco**mica, ***ilíbri* ambiental, ju**iç* social </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> gov*rnança corp*rativa". </line>
</par>
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<line> A fim de c*iar uma consciê*cia crític* sobr* empresas e gru*os que est*o en*olvidos e </line>
<line> di*postos a di*inuir seus impa*tos dano*os s*bre o meio ambiente, o *ndice p*rm**e q*e essas </line>
</par>
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<line> *mp*esas sejam di*ere*ciadas em termos de **alidade, nível de com*ro*isso com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvime*to sus*entável, *qu*dade, transpar*nc*a e prestação de contas, natureza *o </line>
<line> prod*to, a*é* do de**mpenh* e*pr*sarial nas d**ensões econômico-fin*nc*ira, social, </line>
<line> ambiental * d* mudanças climáticas. </line>
<line> * *r*s*nte estud*, *lém de *ontribuir par* um* maior co*preensão s*bre a *elação </line>
<line> entre o investidor e o mercado acionário brasil*ir*, se pr*põe a a*a*isar o im*ac*o das atuais </line>
</par>
<par>
<line> mídia* sociai* *obre a assimetri* </line>
<line> i*forma*ional e como i*so influen*ia na p*ecifica*ão das </line>
</par>
<par>
<line> ações de emp*esa* b*as*leiras list*d*s no ISE. </line>
<line> O*tras pesquisas foram *ealizadas abordando a r*la*ão e*tr* assimetri* e mídias </line>
</par>
<par>
<line> s*ciai*, como a de Arruda, Girão *uce*a (2015), entretanto s*m t*atar a sus*en*abilidade e </line>
<line> como aspecto p*incip*l. Além disso, os dados utilizados ne*sa pesquisa sã* m*is *tuais: aqui </line>
<line> serão *na*isados os *ad*s do ano de 2016, *nqua**o **quela foram utilizados dad*s de 2012. </line>
</par>
<par>
<line> Em face *o exposto, a pesquisa se mostra r*le*ante </line>
<line> pel* fato de não haver </line>
<line> uma análise </line>
</par>
<par>
<line> ext*nsiva s*bre * tema, ta**o na *iteratu*a *rasile*ra *omo *a estrange*ra, visa*d* co*tri*uir </line>
<line> para futuras *esquisas nesse *ampo. Ademais, a abordagem d*s*e te*a contr*bui *ara </line>
</par>
<par>
<line> a*rimorar * </line>
<line> entendi*e*to referente ao uso das mídias so*ia*s *ela* empresas brasi*eiras, </line>
</par>
<par>
<line> procur*nd* v*ri*ica* se, d* *lg*ma maneir*, a ut*lização dessas míd*as sociais é capaz </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> con**ibuir par* a tomada </line>
<line> de dec*são ** *nvestid*re* nas companhias </line>
<line> atr*vés da a*álise </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> im*act* da a*si*etria i*form*cional que essas m*dias causam. </line>
</par>
<par>
<line> O presen*e traba*ho est* estruturado </line>
<line> da segui*te maneira: na próxima seção e*tá </line>
</par>
<par>
<line> presen*e o referencial te*rico, que abor*a co*cei*os s*bre assime**ia informacio*al e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 3, art. 3, p. 65-**, mai./*un. 2019 w*w4.fsanet.c*m.b*/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Impact*s das Mídias Sociais *a Assimetria In*ormac*o**l d*s Em*resa* *o Ise </line>
<line> 69 </line>
</par>
<par>
<line> impacto d* uso **s mídias sociais no dia a dia empresar*al; em seguida, estão *escritos os </line>
<line> *rocedimen*os metodológ*c*s utiliza*os na **aliza*ã* da pes*uisa; após, os resultados </line>
<line> *n*o****dos; e, *or fim, as considera*ões fin*is. </line>
<line> * REFERENCIAL TEÓRI*O </line>
<line> 2.1. A*s*metria Informacional </line>
</par>
<par>
<line> Os *ri*eiros es*ud** env*lvendo assimetria info*maci*n*l e como ela influenci* </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> din*mica *o mercado fo*a* re**izad*s po* Akerlof (1970) que, durante sua pesquisa *usco* </line>
</par>
<par>
<line> expressar qu* a pres*nça de bens </line>
<line> com **al*dades diversa*, ligada à falta d* informação </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> compradore* do me**ado, </line>
<line> pode acarretar uma dimin*i*ão d* quali*ade ou mesmo sua a </line>
</par>
<par>
<line> extinç*o. Essa teo*ia é ilustrada atra**s do exempl* do mercado de carros usados, em seu </line>
<line> tra*alho sobre Lemon Market, co*o são conhecidos os carr*s antigos e de má qualid*de nos </line>
</par>
<par>
<line> *UA. Sendo assi*, q*e* **nde *m au*omóvel </line>
<line> t*m total conhecimento das </line>
<line> condições </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> veículo, ma* qu*m compra não está neces*ar*amente ciente de todas </line>
<line> as inf**mações. ** </line>
</par>
<par>
<line> **n*ão des*a *ife*ença entre o n**el inform*cional, * compra*or *stá disposto a </line>
<line> *agar um </line>
</par>
<par>
<line> preço mais baixo *elo ve*cu*o. </line>
</par>
<par>
<line> Em consequênci*, quem tem *m *arro b*m não quer vende*, pois vai receber abaixo </line>
<line> do valor real *o veí*ulo. P*rtant*, res*am no mercad* produto* de *aixa qualidade, o que </line>
</par>
<par>
<line> *romove a desconfiança do* com**adores. Assi*, a ex*stên*ia </line>
<line> *a *s*ime*r*a informacio*al </line>
</par>
<par>
<line> predispõe * *corre* con**itos de inte*esse e aum*nto do risco. </line>
</par>
<par>
<line> A as*imetri* infor*acional se refere ao fenôme*o ** que algun* agent*s econôm*cos </line>
</par>
<par>
<line> d*t*m mais informações que outro*. Po** *e dar como exemplo pr*tico desse </line>
<line> fenômeno </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> a*simetri* de info*maçõe* q** ho*ve entre *s credo*es e tomadore* de cr***tos na c*ise </line>
<line> financeira e ec*nômica d* 2008 (FARVAQUE; R*FAIT-A*E**NDRE; SAÏDANE, 201*). </line>
<line> Sendo *s*im, "a assimetria *nforma*ional oco*re quando uma das p*rtes envolvidas detém </line>
<line> mais *nformações do que a outra pa*te em uma transa*ão econ*mica" (ST*GLI*Z, 2002). </line>
<line> De acord* com G*t*an (2010, p*.19): </line>
<line> Os mercados financ*i*os são f*runs *m q*e ofertantes e de*andantes de fundos </line>
<line> *odem n*gociar d*re*amente. Enquanto as ins*ituiçõe* fina*c*iras con*edem </line>
<line> e*pré*timos e realizam inves*i*en*os sem o co*heci*ento d*reto dos ofertantes </line>
<line> (poup*do*es) de fundos, *o* merc*dos fin*nc*iro* os ofertantes sabe* a quem seus </line>
<line> recurs*s foram empres*ados ou onde fora* investidos. </line>
<line> Re*. F*A, Teresina PI, v. 1*, n. 3, art. 3, p. 65-8*, mai./*un. 2019 www*.fsan**.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. R. Santos, M. *. Bonfim </line>
<line> 70 </line>
</par>
<par>
<line> O* dois p**ncip*is mercados fi*anceiros são o *ercado monetário e o mercado de </line>
</par>
<par>
<line> ca*itais. </line>
</par>
<par>
<line> A tese do m*rcado eficiente é descrita por Fama (1970), de mo** que ** mercado é </line>
</par>
<par>
<line> eficiente qu*nd* *s pre*os dos ativos refletem plenamente todas as informações </line>
<line> disponívei* </line>
</par>
<par>
<line> na*u*le m*mento. Assim, pa*a *ue o merca*o se*a eficiente, é necessário que o pre*o das </line>
<line> ações seja justo, e que ref*ita to*a* a* informaçõ*s d*sponíveis, o conhec*mento dos pr**áveis </line>
<line> re*o*nos futuro*, além ** determinação da tax* d* retorno do investimento. </line>
<line> *uan*o as informações estão dis*ersa* entre s*us usuá*ios, o mercado se torna </line>
<line> ineficiente, apresentando imperfeições que af*tam diretamente o p*eço do a*iv*, como </line>
<line> e*p**ca*o po* Oshita e Sanches (2016), ou seja, a dis*ribu*ção não sim*tri*a é *a*az de trazer </line>
<line> particularidad*s na* d*ci*ões e**re *s investidor*s, per**tindo q*e o preço *a a*ão se d*svie </line>
</par>
<par>
<line> do seu valor origi*a*. * aumento na assim*tri* de </line>
<line> informa*ões pode levar a uma queda *os </line>
</par>
<par>
<line> *re*os das ações. Portanto, a *nformaçã* assimétri*a tem efeito substancial sobre * preç* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> dema*da d* ativos, afeta**o a liqui*ez d* mesmo. </line>
</par>
<par>
<line> Seguind* esta perspecti*a, pode-se conf*rmar qu* toda nov* *nformaçã* é de grande </line>
</par>
<par>
<line> importân*ia de*tr* </line>
<line> d* merc*do *e capitais sendo, p*is, capa* *e est*mular </line>
<line> a**erações nos </line>
</par>
<par>
<line> pre*os *as a*õe* de um* org*niz*ção, já que *ode *nfluenciar a c*pac*dade de julgam*nt* do </line>
<line> investidor s*bre a orga*ização, como s*a *erspectiva so*re o desempenho fut*ro. </line>
<line> Qua*do a empresa dis*ribui suas informaç**s de man*ira m**s uniforme *ara o* seu* </line>
<line> inves*idores, ela *oss*bil*ta uma melhora na qua*i*ade *e su** expe*ta*iva*. Como descr*to </line>
</par>
<par>
<line> p*r Oshi** e Sanc*es (2016), uma e*presa *ais t*a**parente faz com q** *s var*ações </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> p**ço da ação d*pendam menos da ten*ência *o m*r*ado, aum*n**ndo o foco *a empresa *m </line>
<line> si. Assim, o *isco sistemático diminui, e o *usto d* capital é **nor. </line>
<line> 2.2. *ss*metria e mídias soc*ais o*line </line>
<line> *s mídias soci*is *stão cada vez mais *resentes na vida d* *eus usuários, permi*indo, </line>
</par>
<par>
<line> por *onseg*inte, a cir*ulação de infor*ações a comunic**ão instantâne* entr* e </line>
<line> ** usu*r*o* </line>
</par>
<par>
<line> *a re*e. De ***o geral, as pessoa* </line>
<line> procuram informações a**avés de buscado*es virtuais </line>
</par>
<par>
<line> c*mo o Googl*, Yahoo e * Bing. Entret*nto, com processo de globa*ização o </line>
<line> e </line>
<line> dif**ão das </line>
</par>
<par>
<line> redes sociais, es*es </line>
<line> usuários são bombarde*dos ** inform*ções 24 horas por dia, *uase sem </line>
</par>
<par>
<line> perceber, além d* gerar a mesma. Sa*end* disso, c*da vez mais as em*r**as têm entra*o na </line>
</par>
<par>
<line> era digital </line>
<line> para s* manter perto de seus usuários, gerando uma relaçã* i*trínseca com </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> *esmos e aumen**n*o d*ssa f**ma o seu valor. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*re*ina, v. 16, n. 3, art. 3, p. 65-82, mai./ju*. 2019 </line>
<line> *ww4.fsanet.c*m.br/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Impactos das Mídias Sociais *a A*simetria Inf*rm*c*onal das E*presas do Ise </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> Estud** a*teriores abo*daram essa correlação, co*o *rru*a, Girã* * Lucena (2015), </line>
</par>
<par>
<line> que buscaram evide*cia* o modo *elo q*al as m**i*s sociais (Facebook, Twitter </line>
<line> e Youtube) </line>
</par>
<par>
<line> i*f*uenciam o *ível d* a*simetri* i*formacio*al e a precif*cação das *ções das c*mpanhias </line>
</par>
<par>
<line> abertas, tan*o br****eiras co*o estadunide*ses, *o </line>
<line> a*o de 2012. Sua pesquisa *bteve </line>
<line> **mo </line>
</par>
<par>
<line> resultado que </line>
<line> as mídias </line>
<line> so*iais podem sim influenci** no </line>
<line> níve* de assi**t*i* informacion*l </line>
</par>
<par>
<line> das emp*esas l*s*ad*s, *mbora ap**as o Facebook "nã* of*cial" inf*uencia na precificação das </line>
<line> a*ões *o merc*d* br*sileiro, não afet*n*o os retorn*s médios. Logo, ** invest*dores nã* </line>
<line> **vem utilizar *s** inf**maç*o para traçar est*at*gias que ger*m melhores ret*rnos. </line>
<line> Oshita e Sanches (2016) ** seu tra*a*ho e*id*nciaram o impacto que agênci*s de </line>
</par>
<par>
<line> notícias </line>
<line> têm ao fazerem as di*u*gações </line>
<line> da* informaçõ*s da instituiç*o, e como </line>
<line> elas </line>
</par>
<par>
<line> **fluenciam más </line>
<line> e*pectativas do in*es*idor. *m </line>
<line> seu artigo, os autores invest*g*ram o </line>
</par>
<par>
<line> comportamento das ações da empre*a JBS f*ce às informaç*e* *ivulgadas nas *íd*as soc**i* </line>
<line> no 1º seme*tre de 20*4. Os autore* identi**car*m *ue as informa*ões *iv*lgadas influencia* </line>
</par>
<par>
<line> *a variação do </line>
<line> preç* das ações, especi*lmente aquel*s divul*ad*s pela própr*a emp*esa, </line>
</par>
<par>
<line> sugerindo </line>
<line> qu* o i*vestidor acompanhe e explor* o valor *as informações, auxiliando, </line>
</par>
<par>
<line> consequentement*, na *om*da de decisão pelo mercado financeiro. </line>
<line> Aind* sobre o tem*, Saxton * *nker (2013) pesquisaram o im*ac*o das informaç*e* </line>
</par>
<par>
<line> gera*as *or blogs n* mercad* acionário. O e*t*do se apoi* *a hip*tese </line>
<line> de que *l ogs </line>
</par>
<par>
<line> finan*e*ros di*inu*m as assimetrias *nformacio*ais entre </line>
<line> os *rin*ipais investidores do </line>
</par>
<par>
<line> mercado. Em seus re*ult*dos, os autores chegaram à conclusão de que as *nformaçõ*s *eradas </line>
<line> p*r *nalista* de blogs fina*ceiros são **tamente *e*evan*es para os inv*stidores do m*rcado. </line>
<line> Po* consequência, os autores af*rmam que certo mon*ant* de *otícias, aliadas à fi*edigni*ad* </line>
<line> e r*le*ância, podem refletir na vola*i*id*de do mer*ado sobre investiment*s de *urt* p*azo. </line>
</par>
<par>
<line> Assim com* ex*osto </line>
<line> no t*abalho ** Vlastak*s *arkellos (20*2), onde e </line>
<line> buscaram aval**r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> demanda d* informações e * nível *e me*cado das maiores empresas *e*ociad*s na *he New </line>
</par>
<par>
<line> York Sto*k Ex*hange (NYSE) e n* Natio**l As*o***tion *f Se*u*itie* Dealers </line>
<line> (NASDAQ), </line>
</par>
<par>
<line> co*cluin*o que a demanda e </line>
<line> a oferta de informações tend*m a se* po*itivamente </line>
</par>
<par>
<line> cor*elacio*adas, co*tud*, su*s interações dinâmi*as não </line>
<line> *ermitem deduções conclusivas </line>
</par>
<par>
<line> sobre o p*ocesso de descoberta de inform*ções. ** segundo lugar, a demanda </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> inf*rmações em nível de mercado está positivamente rel*cionada com as *edida* de </line>
<line> v*lati**da*e hi**óricas e *mplícita* e com o volume de negócios, mesmo depois de controlar o </line>
</par>
<par>
<line> reto*no do mercado * * forn*cimento de inf*rmações. Em </line>
<line> terceiro lugar, a deman*a de </line>
</par>
<par>
<line> in**rmações au*enta *ignif**ativ*mente durante perí*dos de maior r*torno. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 16, n. *, **t. 3, p. 65-82, mai./**n. 2019 www4.fsanet.com.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. R. S*ntos, M. P. B*nf*m </line>
<line> 72 </line>
</par>
<par>
<line> Sendo assim, pode-se c*ncluir que a propagação de notíci*s tem por c*nseq**ncia um efeito </line>
</par>
<par>
<line> p*s i t i vo no </line>
<line> preço das ações. Diante *o exposto, b*sca-se investigar a *eguinte hipóte*e d* </line>
</par>
<par>
<line> *esquisa: </line>
</par>
<par>
<line> Hipót*se (H1): O uso das mídias s*ciais *eduz * assim*tria informacional ent*e *ompanhias e </line>
<line> investid*res. </line>
</par>
<par>
<line> Com o intuito de testar tal *ip*tese, foi uti*izado c*mo </line>
<line> parâmetro para av*li** as </line>
</par>
<par>
<line> compan*ia*, as mídias s*ciais *acebook, Instagram, Twitte* e *ou*ube. </line>
</par>
<par>
<line> O F*ce*ook é uma míd*a social que propo**ion* a*s seus usuá*ios *onectar-se </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ompartilhar mensage*s, fo*os e vídeos de *odo pú*l*co ou privado com quai*que* outros </line>
<line> usuários da rede. Sua ve*são f*r b*siness é *escrita com* a melhor ferra*en*a pa*a conectar * </line>
<line> pr*p*sito *a sua empresa aos seus client*s. </line>
</par>
<par>
<line> O *nst*gram * u*a comun*dade </line>
<line> com mai* de 600 mil*ões de us*á*ios que per**te </line>
</par>
<par>
<line> capturar fo*os </line>
<line> e </line>
<line> vídeos, facilit* a aplicaçã* de f**tros digitais e comparti*ha-os em u** </line>
</par>
<par>
<line> variedad* d* ou*ras míd*a* soc*ais, como Facebo*k, Twitter, Tumblr e Flickr. Seu diferenc*al </line>
<line> é * simplicidade, e o modo e***raj* a ins*iração da criat*v*da*e de seus usuários, cujo o feed </line>
</par>
<par>
<line> se torna uma narr*t*va </line>
<line> visual </line>
<line> para todos, de arti*tas, mídias </line>
<line> d*vers*s, ma*cas, adolescentes, </line>
</par>
<par>
<line> músico* e qual*uer p*ssoa. Ain*a há a </line>
<line> o*ção de util*zar **shta*s (#) em sua* f*to*, o *ue </line>
</par>
<par>
<line> tor*a pos*ível *ncontrar imagens rela**onada* a *m mesmo tema, m*smo que a* pessoas que </line>
<line> *iraram ess*s fotos não sejam da mesma r*de. Em su* ver*ão for bu*iness *ns*iga as emp*esas </line>
<line> a se expres*ar de maneira visual e *riat*va para *lcançar seus cl*entes. </line>
<line> Buscou-se, portanto, *dicion** esta *ede *ocial, diferente**nte do trabalho de Arruda, </line>
<line> Girão * Lucen* (2*15), por ser uma ferrament* *romissora no *enário atual e devido ao seu </line>
</par>
<par>
<line> enorme potenci*l que confi**ado é </line>
<line> pela aten*ão * </line>
<line> *tração de invest*dores e </line>
<line> consum*d*re* </line>
</par>
<par>
<line> (SA**OS, *016). E *ind* por *er util*zada **mo ferram*n*a d* marketing que * ca*az d* ser </line>
</par>
<par>
<line> um import*nte instrumento de divul*ação por par*e das e*presas, </line>
<line> post* q*e facil*ta </line>
</par>
<par>
<line> intensificar </line>
<line> o *r*stígio </line>
<line> da marca, aume*t*r a cont*gem de </line>
<line> ass*ciações p*siti**s, en*ia* </line>
</par>
<par>
<line> men*a**ns personalizada* para cada </line>
<line> cliente. *lém disso é ca*az </line>
<line> de tr*nsformar o* </line>
</par>
<par>
<line> *ntensificar as percepçõe* do cl*ente *obre a *arca * a imagem da mesma. </line>
<line> O T*i*ter é caracte**zado como u*a r*de social que *usc* c*mpa**ilhar *nformações e </line>
</par>
<par>
<line> ideias de maneira r*pida e sucint* </line>
<line> em ape*a* </line>
<line> 1*0 caracteres. Na *ua o**ão *or </line>
<line> business </line>
</par>
<par>
<line> afirma: "o Twitter é on*e as pessoas se co*ectam com suas p**xões, c*mpartilham *ua* </line>
<line> opiniões e des*obre* o que es*á acontecendo no *un*o neste exato m*ment*" (*WIT*ER, </line>
<line> Rev. FS*, Teresina, *. 16, n. 3, **t. 3, p. *5-82, mai./jun. 2019 *ww4.fsanet.com.**/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Im*actos das Mídias Sociais na As*imetr*a I*form*cional das *mpr*sas do Ise </line>
<line> 73 </line>
</par>
<par>
<line> *017). Como as p*ssoas estão em um m*mento de *escob*rt* *o navegar </line>
<line> no Twit*er, **as </line>
</par>
<par>
<line> es*ão também aber**s à interação *om novos negócios. Foc*do no a*ora, o Twi*ter permite </line>
</par>
<par>
<line> *ma maior v*sibilida*e da marca e </line>
<line> a *nter*çã* imed*ata com </line>
<line> *eus **ien*e* e u*uários, </line>
</par>
<par>
<line> fa*ili*ando assim a t*oca instantânea de informações. </line>
</par>
<par>
<line> O YouTub* é </line>
<line> uma *lataforma </line>
<line> que permite a distr*bui*** digital de ví*eos, </line>
</par>
<par>
<line> possibilitando que seus usuários assistam a vídeos sob*e os mais div*rsos *ssun*o* ou *inda </line>
</par>
<par>
<line> expressa* em suas </line>
<line> opi*iões e **stóri*s atra*és do *eio audiovisual, promoven*o, ass*m, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> liber**de de expressão, o dire*to e a*esso a quai*qu*r informações. Em sua </line>
<line> o*ção for </line>
</par>
<par>
<line> busin*ss, a*irma *er a melhor ferram*n*a para consolidar o ne*ócio, *tingindo um *ovo </line>
<line> público. A* *essoas acessam o YouTube n** só p*ra entrete*ime*to, educa*ão e música, </line>
</par>
<par>
<line> *omo também par* </line>
<line> p*squisa* pr*dutos e serviç*s </line>
<line> an*es *e *om*rar. Isso si*nifica qu* </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> p*ssí*el alc*nç*r *essoas que procuram vídeos semelhan*es ** que * s*a empresa oferec*, </line>
</par>
<par>
<line> ainda que *ão este*am exatamente procurando </line>
<line> por isso - como é o ca*o dos </line>
<line> anúncios de </line>
</par>
<par>
<line> ví*eos do YouTube. </line>
</par>
<par>
<line> Em f*ce </line>
<line> do expos*o, *ode-*e *bservar que as m**ias *oc*ais *presentam um *mpa*to </line>
</par>
<par>
<line> no qu* *e refer* * d*vulgação de informações e assimetria informaciona*. *endo em vis*a est*s </line>
</par>
<par>
<line> afirm*ções, </line>
<line> essa pesq*isa busca *ar </line>
<line> *ma n**a visão a *ssas aná**ses ao utilizar </line>
<line> empresas </line>
</par>
<par>
<line> bra*ileiras, listadas *o ISE da B3. </line>
<line> Sendo o ISE *ma f*r*amenta d* análise com enfoque na susten**b*lidad* corp**ativa, </line>
</par>
<par>
<line> cor*obor* para que se alca*** o o*jetivo *es*e trab*lho, já que, </line>
<line> pres*me-se, **presas </line>
</par>
<par>
<line> p*esentes nesse *ndi** ten*a* um m*ior nível de divulgação para os se*s st*ke*ol*ers, </line>
<line> per**t**d*, portanto, invest*gar a relação ent*e ***u*g*ções e a*simetr*a informacional. </line>
<line> 3 M*TODOLOGIA </line>
<line> 3.1 *mo*tra e coleta de dados </line>
<line> A amostra co*tava inicialmente c*m 37 empresas pr*s*nt*s no mercado d* capitais </line>
<line> brasile*ro que estão *istad*s no ISE no **ríodo de 2016/2*1*; entr*tan*o, para a via**l*dade da </line>
</par>
<par>
<line> real*zação da pe*qui*a, *ez-*e necessá**o exclu*r 8 empre*as </line>
<line> *a amostra ini*ial, por s* </line>
</par>
<par>
<line> tra*are* de compa*hias sujeitas a regulame*tações esp*cíficas de ór*ão* regula*ores, como </line>
<line> Inst*tuiçõ*s Fina*ce*ra*, Corre*oras de S**uros e Ag*ncias de Pla*o de Saúde, resultando, </line>
<line> de*se *odo em um* amost*a fina* de 2* empresas, *ivi*idas nos se*ore* abai*o: </line>
<line> *ev. F*A, **re*ina P*, v. **, n. 3, a*t. 3, p. 65-82, m**./ju*. 2019 www4.fsanet.com.*r/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. *. *antos, *. P. Bonf** </line>
<line> 74 </line>
</par>
<par>
<line> Gráfico 1 - Classif*cação seto*ial das emp*esas utilizada* na p**quisa </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Dados da pesquisa. </line>
<line> A cole*a d* *ados foi feita d* forma *anual e i*dividual, di*idida em dois momentos: </line>
<line> pr**e*ro, coleta*am-se informa*ões presentes *as dem*nstrações financei*as e nív*l *e </line>
<line> go*ernança de cada empresa *res*nte n*s sites d* B3 e C*M no *no de *016. Em segundo, </line>
<line> re*niu-se informa*ões p*esentes nas m*d*as s*ciais (Facebo*k, I*stagram, Twitte* e YouT**e) </line>
<line> **s empresas, dividin*o-as em oficial, as q*ais c*ntin*am links diretos atrav*s do s*te oficial </line>
</par>
<par>
<line> da empresa, e </line>
<line> *ão oficial, </line>
<line> nas qu*i* era precis* faz*r busc*s co* o nome da *mpresa na* </line>
</par>
<par>
<line> páginas das redes *ociais. </line>
<line> A sistematizaçã* util*zada como parâme*ro das redes sociais *oi a seguint*: </line>
<line> F*cebook: *uant*dade de c*rtida* e seguidores *as pági*as das em*resas; </line>
<line> Instagram: Q*anti*ade de *ublicações e seg*idores nas pág**as das companhias; </line>
<line> *witter: Quantidade de t*eets * seg*idores nas páginas das empresas; </line>
<line> Youtube: Quantidade de inscritos * visual*zações n*s *anais das companhias. </line>
<line> 3.2 *od*los e va*iáveis *mpreg*d*s </line>
<line> Para a**ançar o objet*vo da pesq*i*a, foi uti*izado um dos mo*elos de regressão line** </line>
</par>
<par>
<line> mú*ti*la, presentes n* *rabalho de Arr*da, Girã* Luc*na (2015), *om de variáveis que e </line>
<line> serv*m de *roxi*s *ara a *s*im*tria informaci*nal e para a utilização e v**ib*lidade da* mídia* </line>
<line> soc*ais: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. *6, n. 3, art. *, p. 65-*2, mai./*un. 2019 </line>
<line> www4.*sa*et.com.br/r*vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Impac*os das Mí*ias So*iai* na Assimetr*a In*orma*i*nal das Empresas do Ise </line>
<line> 75 </line>
</par>
<par>
<line> Onde: </line>
</par>
<par>
<line> = f*i utilizada como prox* par* a assimetria i*formacional da i-ésima emp*es* no ano </line>
<line> de 2016, represe*tado pela volatili*ade dos preços das *ç*es; </line>
<line> = ativos tot*is *a i-ésima empr*sa *o final de 201*, d*vi*ido* p**os *tivos t*tais *a empresa </line>
<line> i no final de 2015; </line>
<line> = nív*l d* Governan*a C*rporativa (N1, N2 e NM) ** *-é**ma em*r*sa no fi*al *e 2016; </line>
<line> = *isib*lidade das re**s s*ci**s d* i-ésima empre*a no f*na* de 201*; </line>
<line> = erro da regressão - ~N (0, *2). </line>
<line> Como des*rito anterior*ente, utilizou-se a*enas a 1ª *orm*la c*ntida no trabalho de </line>
</par>
<par>
<line> Arruda, Girão e Luc*na (2015), pois esta pesquisa tem </line>
<line> co*o pre*e*são apenas i*vestig*r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> rel*ção e*tre divulg**ões em mídias sociais * o nível de assi*etria in*ormacional. Aborda*do </line>
<line> ainda como diferença dest* pesquis* c*m * trabalho a*ter*orme*te citado, te*-se: a difer*n*a </line>
</par>
<par>
<line> temporal, a inclu*ão do Instagr*m, a adi*ão da variável d* segui*or*s *o f*ceb**k * </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> utilização ape*as de empresas p*esente* no índic* d* *SE da B3. </line>
</par>
<par>
<line> A partir da anális* dos dados coletados nes*a pesq*is*, espera-se que a utilização das </line>
</par>
<par>
<line> mídias sociais, por parte </line>
<line> da *m*resa, infl*enc*e di*etame*t* a </line>
<line> a*simetr*a informacional, </line>
</par>
<par>
<line> afetan*o as *ariá**is utiliza*as (At*vo T*tal, *ível de Govern*nça e Informações p*s*adas </line>
</par>
<par>
<line> nas redes sociais) de fo*ma negativa: *ogo, quan*o **ior o A*, GC e R*, </line>
<line> espera-se que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> níve* de as**metria s*** menor. </line>
</par>
<par>
<line> 4 ANÁL*SE D*S DADOS </line>
</par>
<par>
<line> Inic*almente, procurou-s* investigar se as variáve*s influenciavam na *s*imetria </line>
<line> informacional d*s empresas: espe*ava-s* que *ssas va*iáveis resulta*sem em valores </line>
<line> negativos, a**i* c*m* exposto ant*rior***te, pr*ssupunh*-se que o *C tenh* uma r*laçã* </line>
</par>
<par>
<line> i*ver*ame*te proporcional a </line>
<line> assimetria. Entr**anto, estudos feitos ante**ormente, como em </line>
</par>
<par>
<line> Antunes et al. (2013), concluíram que as empres*s *ist*das nos segmentos de maiores n*veis </line>
<line> de GC nã* poss*em, obr*ga**riamen*e, maior q*ali*ade *as informa*õe* contábeis pas**das. </line>
<line> Portanto, po*e-se deduzir que uma empresa esta* ou não lis*ada em um dos níveis de </line>
<line> g*vern*n** *orporativa da B3 nã* reduz a a*simetri* nem aumen*a a *ualidad* da </line>
</par>
<par>
<line> in*ormação. Esse fa*o </line>
<line> propõe que as práticas *e GC </line>
<line> ad*tadas p*la* </line>
<line> co*panhi*s abe*tas </line>
</par>
<par>
<line> br*sileiras não são *fetivas em *e*s propósitos. A comp**ensão do objetivo e limitação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> cada **a da* práticas d*ve **r claramente *ntendi** pelos agentes do mercado p*i*, *esmo </line>
<line> Rev. F*A, Teresin* PI, v. 16, n. 3, ar*. 3, *. 65-82, mai./jun. 2019 www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. R. Santos, M. P. Bonfim </line>
<line> 76 </line>
</par>
<par>
<line> *om a i*posição ** *erta* condutas, dificilmente, serã* evita*as práticas </line>
<line> discricionárias, </line>
</par>
<par>
<line> arbit*árias ou de expropria*ão por pa**e dos gestores (OLIVE*RA et al., 201*). </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Di*nte do exposto, conclui-se que empresas *i**adas no I*E da B3, n*o **o di*erentes </row>
<row> no* níve*s de GC de outras companhias l*stadas n* Bo**a. C*mo foi *ncontrada uma relação </row>
<row> posit*va entre os **ve*s de gove*nança corpora*iva e a *ss*metria in*o*macional, *s*e </row>
<row> *enômeno po*e ser explicado devido * *ssa *ouca influência dos nív*is *e GC da Bols* *a* </row>
<row> com**n*ias, c*nfo*me pod* s*r visto na tabela 1. </row>
<row> Tabe*a 1 - Resulta*o da *n*lise das v*riáv*is de contro*e </row>
</column>
<par>
<line> Descriç*o </line>
<line> Dados </line>
</par>
<par>
<line> Cons*an*e </line>
<line> 30,5216*** </line>
</par>
<par>
<line> Ativo </line>
<line> -0,8016 </line>
</par>
<par>
<line> N1 </line>
<line> 28,73*9** </line>
</par>
</par>
<par>
<column>
<row> N2 </row>
<row> NM </row>
<row> R² </row>
<row> ** ajustado </row>
<row> Esta*í*tica F </row>
<row> p-valor F </row>
</column>
<column>
<row> 9,3455 </row>
<row> 8,3*67 </row>
<row> 0,3477 </row>
<row> *,*390 </row>
<row> 3,1984 </row>
<row> 0,0307 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *ota: * Significativo a 10%; **Significat*vo a 5%; ***Sign*ficat**o a 1%. </line>
<line> Font*: Dados d* pesq*i**. </line>
<line> Na tabela 2, obser*a-se q*e os *esu*tados refer*n*e* à análise dos dados *ontid** n* </line>
<line> Facebook, mostram que, independentemente de ser ofi*ial ou não o*ici*l, das variáveis </line>
<line> *n*lis**as, *e*huma a*eta a ASSI; logo não há reduç*o da mesma, diferente do apresen*ado </line>
<line> na *esquisa d* A**u*a, G*r*o * Lucena (2015) na qual quan**dad* de cur*idas do F*cebook </line>
<line> não *ficial *ausav* uma redução na *SSI. Deve-se observar que a *esquisa *qui pr*sente não </line>
<line> buscava *bter os mesmo* resul*a*os da p*squ*** anterior, vist* que a anális* de dados co*ta </line>
<line> com mais variávei* (número d* seguido*es), corte temporal *iferente, e se trata apen*s de </line>
<line> *mpresas bras*leir*s listada* no *SE *a B*. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 3, art. 3, *. 65-82, ma*./jun. 2019 ww*4.fsanet.*om.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Impactos da* Mídias Sociais na Assi*etria Informac*onal *as Empresa* do Ise </line>
<line> 77 </line>
</par>
<par>
<line> Tabe*a 2 - Res*ltad*s da anális* *a vari*vel "Facebo*k" sobre a *ss**etria </line>
</par>
<par>
<line> i*formaci*nal </line>
</par>
<par>
<line> Descr*ção </line>
<line> Modelo 1 </line>
<line> Mod**o 2 </line>
<line> Modelo 3 </line>
<line> Modelo 4 </line>
</par>
<par>
<line> C**stante </line>
<line> 28,0913**** </line>
<line> 30,5043*** </line>
<line> 27,5478*** </line>
<line> 27,5*22** </line>
</par>
<par>
<line> At*vo </line>
<line> -1,145* </line>
<line> 0,0313 </line>
<line> -1,2*65 </line>
<line> 0,048* </line>
</par>
<par>
<line> N1 </line>
<line> **,0046** </line>
<line> 2*,4157** </line>
<line> 28,3305** </line>
<line> 3*,3*09** </line>
</par>
<par>
<line> *2 </line>
<line> 1*,*228 </line>
<line> 7,4080 </line>
<line> 10,7993 </line>
<line> 10,32*8 </line>
</par>
<par>
<line> N* </line>
<line> 8,0319 </line>
<line> 6,4*11 </line>
<line> 7,9275 </line>
<line> *,3733 </line>
</par>
<par>
<line> FB _ O F_ * </line>
<line> 0,3060 </line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> F B _ N* F _ S </line>
<line>-</line>
<line> 0,3725 </line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> F B _ O F _ CURT </line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line> 0,3824 </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> F B _ NO F _ CURT </line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line> 0,3655 </line>
</par>
<par>
<line> R* </line>
<line> 0,3611 </line>
<line> 0,3**1 </line>
<line> 0,3666 </line>
<line> 0,3584 </line>
</par>
<par>
<line> R² aj*st*do </line>
<line> 0,2222 </line>
<line> 0,2*61 </line>
<line> 0,2290 </line>
<line> *,2189 </line>
</par>
<par>
<line> Es*atís*ica F </line>
<line> 2,6000 </line>
<line> 2,544* </line>
<line> 2,66** </line>
<line> 2,570* </line>
</par>
<par>
<line> p-va*or * </line>
<line> 0,052* </line>
<line> *,0566 </line>
<line> 0,0485 </line>
<line> 0,0547 </line>
</par>
<par>
<line> Nota: * **gnificativo a 10%; **Signi*icativo a *%; ***Sign**icat*vo a 1%. </line>
<line> Fo**e: Da*os da pesquisa. </line>
<line> Já na tercei** tabela está pres*nte * rep*ese*tação do Twitter: os modelos 2 e 4 </line>
<line> resu*tam em um si**l negativo, o *ue apo**a q*e o ***ero de segu*dor*s e tweets, no Twitte* </line>
<line> n*o oficial, reduz a ass**etr*a inf**macio*al. Aind* q*e os resultados não apresen**m </line>
<line> si*nificância estatística, como no tr**al*o d* Arrud*, Girã* e *uc**a (2015), o me*mo *ndi*a </line>
<line> a exi*tê*cia de uma *e*ação n*gati*a entre as vari**eis, ou sej*, as informa*ões divulg*das no </line>
<line> Twitte* não ofi*ial diminuem a *ss*met*ia informacional das e*presas pesq**sadas. Isso pod* </line>
<line> **dicar que os usuári*s buscam *or informaçõe* *o Twitter *ã* o*i*ial de f*r*a que es*a* se </line>
<line> mos*ram m*is eficazes do que *s en**ntrad*s no Twitter o*icial da empresa. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, v. 16, n. 3, art. 3, p. 65-82, ma*./ju*. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. R. San**s, M. P. Bonfim </line>
<line> 78 </line>
</par>
<par>
<line> *abela 3 - Re*ult*dos da a*álise da vari*vel "*witt**" s*bre a ass*met*ia in*ormacional </line>
</par>
<par>
<line> De*crição </line>
<line> Modelo 1 </line>
<line> Modelo 2 </line>
<line> Mode*o 3 </line>
<line> M*delo * </line>
</par>
<par>
<line> Consta*te </line>
<line> 29,1439** </line>
<line> 30,937**** </line>
<line> 24,3775** </line>
<line> 32,*379*** </line>
</par>
<par>
<line> At*vo </line>
<line> -0,9948 </line>
<line> -0,5*24 </line>
<line> -0,7887 </line>
<line> 0,0**2 </line>
</par>
<par>
<line> N* </line>
<line> 2*,3298** </line>
<line> *8,0448* </line>
<line> 30,2*4*** </line>
<line> 26,2*04* </line>
</par>
<par>
<line> N2 </line>
<line> *0,6139 </line>
<line> 8,9*6* </line>
<line> 13,914* </line>
<line> 8,32*8 </line>
</par>
<par>
<line> NM </line>
<line> 9,0255 </line>
<line> 7,9634 </line>
<line> 10,1815 </line>
<line> *,3710 </line>
</par>
<par>
<line> TT_O*_SEG </line>
<line> 0,1249 </line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> TT_NOF_SEG </line>
<line>-</line>
<line> -*,0966 </line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> TT_OF_*W </line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line> *,6173 </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> TT_NOF_TW </line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line> -0,34** </line>
</par>
<par>
<line> R² </line>
<line> 0,*490 </line>
<line> *,3480 </line>
<line> 0,3699 </line>
<line> *,351* </line>
</par>
<par>
<line> R² aju*tado </line>
<line> 0,2075 </line>
<line> 0,2063 </line>
<line> *,2329 </line>
<line> 0,2109 </line>
</par>
<par>
<line> Estatística F </line>
<line> 2,4658 </line>
<line> *,4561 </line>
<line> 2,7004 </line>
<line> 2,4970 </line>
</par>
<par>
<line> p-*alor F </line>
<line> 0,0628 </line>
<line> 0,0635 </line>
<line> 0,04622 </line>
<line> 0,0602 </line>
</par>
<par>
<line> Nota: * Significati*o a 10%; ***ignifi*ativo a 5%; ***Sign*fi*ativo a 1%. </line>
<line> Fonte: Elab*rado p*los autores. </line>
<line> O YouTube e**á rep*esentado na tab*la 4 e, assim com* n* Twitte*, apenas o número </line>
<line> de *egu*dores e visualiza*ões do Y*uTube não oficial diminuem o nível *e ASSI. Contud*, </line>
<line> **exibiliz*ndo * significân*ia estatística das v*r**veis, ta*bém po**-se obser*ar que os </line>
<line> u*uári** das *nformaçõ*s f**anceiras buscam dado* de re*es não oficiais, em det*imento d*s </line>
<line> redes *oci*is oficiais das empr**as. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 16, n. 3, art. 3, p. 65-82, mai./jun. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Impactos *as Mídias Sociais na As*imetria In*ormacional das *mpr*sa* do Ise </line>
<line> 79 </line>
</par>
<par>
<line> Tab*la 4 - Resultados da análise da variável "YouTube" *obre a assimetria </line>
</par>
<par>
<line> informacional </line>
</par>
<par>
<line> D**crição </line>
<line> Modelo * </line>
<line> *ode** 2 </line>
<line> M*delo 3 </line>
<line> M*delo 4 </line>
</par>
<par>
<line> Constante </line>
<line> *6,8*34** </line>
<line> 31,**42*** </line>
<line> *9,4544*** </line>
<line> 31,01*6*** </line>
</par>
<par>
<line> Ativo </line>
<line> 0,**17 </line>
<line> -0,5*56 </line>
<line> -0,*8*2 </line>
<line> -*,651* </line>
</par>
<par>
<line> N1 </line>
<line> *9,0618** </line>
<line> *8,0*2*** </line>
<line> 29,279*** </line>
<line> 28,2732** </line>
</par>
<par>
<line> N2 </line>
<line> 10,2681 </line>
<line> 8,2934 </line>
<line> 10,3807 </line>
<line> 8,87*1 </line>
</par>
<par>
<line> NM </line>
<line> 8,0319 </line>
<line> 7,3*61 </line>
<line> 8,855* </line>
<line> 7,9212 </line>
</par>
<par>
<line> YT_OF_S*G </line>
<line> 0,3809 </line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> YT_*OF_SEG </line>
<line>-</line>
<line> -0,3547 </line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> YT_OF_VIS </line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line> 0,0695 </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> YT_*OF_*IS </line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line> -0,0665 </line>
</par>
<par>
<line> R² </line>
<line> 0,35*4 </line>
<line> 0,3*36 </line>
<line> 0,*4*7 </line>
<line> 0,**82 </line>
</par>
<par>
<line> R² aju*ta*o </line>
<line> 0,2177 </line>
<line> 0,2*31 </line>
<line> 0,207* </line>
<line> 0,2064 </line>
</par>
<par>
<line> Es*atística F </line>
<line> 2,5*83 </line>
<line> 2,5165 </line>
<line> *,4623 </line>
<line> 2,45*9 </line>
</par>
<par>
<line> *-valor F </line>
<line> 0,0556 </line>
<line> *,0587 </line>
<line> 0,0631 </line>
<line> 0,063* </line>
</par>
<par>
<line> Nota: * S**nificativ* a 10%; **Sig*ificativo a 5%; ***Significati*o * 1%. </line>
<line> *onte: El*borado pe*os autores. </line>
<line> Por fim, a **ál*se do I*st*g*am resulta igual*en*e como * *bser*ad* nas míd*as </line>
<line> sociais a*ter**res; entretanto, o n*mero de publi*açõe* no I**tagram ofic*al impac*a *a </line>
<line> r*dução da *SS*, p*rém sem *ignific*ncia. </line>
<line> Ta*ela * - Result*dos da análise da variável "Instag*am" s*bre a assim*tria </line>
<line> *nf*r*aciona* </line>
</par>
<par>
<line> D*sc*ição </line>
<line> *odelo * </line>
<line> Modelo 2 </line>
<line> Modelo 3 </line>
<line> Modelo 4 </line>
</par>
<par>
<line> Constante </line>
<line> 30,6518*** </line>
<line> 32,5453*** </line>
<line> 31,5800*** </line>
<line> 29,*2*9** </line>
</par>
<par>
<line> Ativ* </line>
<line> -0,7607 </line>
<line> 1,4*99 </line>
<line> -0,3396 </line>
<line> -1,43*7 </line>
</par>
<par>
<line> N1 </line>
<line> 28,65*3** </line>
<line> 24,8310** </line>
<line> 28,2119 </line>
<line> 30,4673* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, **resina *I, v. 16, n. 3, *rt. 3, p. 65-82, m**./*u*. 2019 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. R. Santos, M. P. *onfim </line>
<line> 80 </line>
</par>
<par>
<line> N* </line>
<line> 9,2164 </line>
<line> 5,0538 </line>
<line> 8,3732 </line>
<line> 11,0*54 </line>
</par>
<par>
<line> NM </line>
<line> 8,313* </line>
<line> 5,*249 </line>
<line> 7,7609 </line>
<line> 9,9302 </line>
</par>
<par>
<line> INST_OF_SE* </line>
<line> -0,0203 </line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> INST_*OF_SE* </line>
<line>-</line>
<line> -0,5838 </line>
<line>-</line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> INST_OF_PUB </line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line> -0,3818 </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> IN*T_NOF_*UB </line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line>-</line>
<line> 0,*71* </line>
</par>
<par>
<line> R² </line>
<line> 0,3478 </line>
<line> 0,3556 </line>
<line> 0,3532 </line>
<line> 0,3485 </line>
</par>
<par>
<line> R² ajustado </line>
<line> 0,20*0 </line>
<line> 0,2155 </line>
<line> 0,**26 </line>
<line> *,2069 </line>
</par>
<par>
<line> Estatístic* F </line>
<line> 2,452* </line>
<line> 2,5383 </line>
<line> 2,511* </line>
<line> 2,4605 </line>
</par>
<par>
<line> *-v*lor F </line>
<line> 0,0639 </line>
<line> 0,0571 </line>
<line> 0,0*91 </line>
<line> 0,0*32 </line>
</par>
<par>
<line> Nota: * S*gnif*cat*vo a 10%; **Signifi**tiv* a 5%; ****ign*ficat*vo a 1%. </line>
<line> * CO*SID*RAÇÕ*S FINAIS </line>
<line> As mídias soc**is permitem que as inf*rmaçõ*s sej*m acessada* *uase que </line>
<line> *nst*n**ment* de qualqu*r *i**ositi*o móv**, sen*o el*s de livre acesso * qualquer *gente d* </line>
<line> s*ciedad* o qu* facilit* o *rocesso de t**ada de dec*s*o. </line>
<line> P*sto *ue a popularização dessas mí*i*s a*re*enta u*a nova di*âmi*a social e indica </line>
<line> *ma nova f*rma de di*ulgação de in*orma*õe* entre as empresa* e seus stakeholde**, bus*ou- </line>
<line> se dar um novo olhar a essa *ea**dade. </line>
<line> *sse estudo teve como obje*ivo **alisar se o uso das *ídias sociais re*uz a assimetri* </line>
</par>
<par>
<line> informaci*nal en*re com**nhias </line>
<line> lis*adas no ISE da B3 * seu* investid*res. * *ipó**se </line>
</par>
<par>
<line> anteriormente *itada f*i re*eitada, v*sto qu*, a*esar da* ***es sociais com* Twitter, *ouTu*e * </line>
<line> Instag**m afet*rem nega*ivamente o nível de assimetria informaci*nal, ela* não *pr**e*tam </line>
<line> significância *s*atística, o que faz com que se rejeite a hipótese. </line>
</par>
<par>
<line> Apesar </line>
<line> dos métodos aqui *plic*d*s, </line>
<line> *onside**-s* que o est*do *pr*s*n*a limitaçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> visto que a pesquisa tem um olhar quantitativo q*anto às *n*ormações postadas nas r*des </line>
<line> sociais; s*ger*-*e, *ntão, que, pa*a es*udos posteri**es, ha*a *ma análise conju**a *u*nto a* </line>
</par>
<par>
<line> conteúdo divulga*o nas m*dias sociais * </line>
<line> a qu*lidade d*s infor*ações pres*ntes. Ou*ra </line>
</par>
<par>
<line> limit*ção da pesquisa é a restrição a* índi*e utilizado, p*r**anto v*leu-se apenas as e*presas </line>
<line> lista*as no Índice de Sustentab*lid*de Empresarial d* B3. </line>
<line> R*v. F*A, Teresi*a, v. 16, n. 3, art. 3, p. 65-*2, mai./jun. 2*19 *ww4.*sanet.com.*r/r*vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Impactos das Mídias *oci*is na *ssimet*i* Informacional das Empres*s do Ise </line>
<line> 8* </line>
</par>
<par>
<line> Co*o pro*o*ta para pesquis*s futuras, *ecomenda-se nã* só a a*pliação das empresa* </line>
<line> pesquisadas, c*mo também da* mídias *ociais, visto que, * cada di* mais, *á um aume*to *as </line>
</par>
<par>
<line> mí*ias sociais u***izadas não s* pelas *essoas, </line>
<line> *omo também *elas empresas. Além </line>
<line> d* s s o, </line>
</par>
<par>
<line> o*tra a**lise impo*tant* sobre o tema se refere às *nfo*mações di*u*gadas *os s*t*s </line>
</par>
<par>
<line> c*rpora*ivos das companh*a* e em </line>
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<line> S. R. San*os </line>
<line> M . P. Bonfim </line>
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<line> 1) concepção e planejamento. </line>
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<line> X </line>
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<line> 2) *ná*ise * interpretação do* dad**. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<par>
<line> 3) *laboração do r*scun*o ou na revisão c*ítica *o conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) particip**ão na *prova*ão da vers*o fin*l do man*scrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. FSA, Teresi**, v. 16, n. 3, *rt. 3, p. 65-82, mai./jun. 201* </line>
<line> www4.fs*net.c*m.br/rev*sta </line>
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