Práticas de Gestão Organizacional em Serviços de Saúde: Um Estudo no Programa Preventt / Organizational Management Practices Applied to Health: A Study on the Preventt Program
Abstract
O Programa extensionista PREVENTT da Universidade Federal de Ouro Preto foi desenvolvido no ano de 2011, por professores e alunos de áreas da saúde, com objetivo de atuar diretamente na prevenção e tratamento de Doenças Ocupacionais Relacionadas ao Trabalho. Devido ao crescimento do núcleo, aumento do número de pacientes e da complexidade da organização, o desenvolvimento de uma gestão interna tornou-se necessário. Devido a isto, criou-se o Projeto Gestão PREVENTT, que visa identificar, selecionar e aplicar práticas gerenciais e organizacionais que auxiliem na eficiência e eficácia do programa. O público-alvo do Programa PREVENTT foram os servidores da UFOP e IFMG, além dos próprios extensionistas. Foram aplicadas práticas da gestão organizacional da saúde, tais como a pesquisa clima e satisfação da equipe; pesquisa de satisfação do cliente e medição de desempenho de processos. Os resultados evidenciaram a importância do programa para alunos, professores e comunidade.
Palavras-Chave: Gestão Organizacional. Gestão da Saúde. Pesquisa Clima. Serviço ao Cliente.
ABSTRACT
The PREVENTT extension program of the Federal University of Ouro Preto was developed in 2011 by professors and students of health areas, aiming to act directly in the prevention and treatment of occupational diseases related to work. Due to the growth of the core, the increase of the number of patients and of the complexity of the organization, the development of an internal management become necessary. Because of this, the PREVENTT Management Project was created, aiming to identify, select and apply managerial and organizational practices that aid in the efficiency and effectiveness of the program. The target audience of the PREVENTT Program were the servers of UFOP and IFMG, in addition to the extension agents themselves. Practices of organizational health management were applied, such as climate research and team satisfaction; customer satisfaction survey and of process performance. The results showed the importance of the program for students, professors and community.
Keywords: Organizational Management. Health Management. Research Climate. Customer Service.
References
ANDRADE, C. O. M; MACEDO, N. L. F. PREVENTT: Projeto de Gestão. Relatório de Extensão. Ouro Preto: UFOP/DEPRO. 2014.
BITTAR, O. J. N. V. Indicadores de Qualidade e Quantidade em Saúde. Revista de Administração em Saúde, v.3, n. 12, p. 21-28, 2001.
BLOOM, N; REENEN, J. V. Why do management practices differ across firms and countries? Journal of Economic Perspectives, v. 24, n. 1, p. 203-224, 2010.
BONATO, V. L. Gestão de qualidade em saúde: melhorando assistência ao cliente. O mundo da Saúde, v. 35, n. 5, p. 319-331, 2011.
BORBA, G. S; KLIEMANN NETO, F. J. Gestão Hospitalar: identificação das práticas de aprendizagem existentes em hospitais. Revista de Administração de Empresas, v. 17, n.1, p. 44-66, 2008.
BUOSI, T. Sistemas de Medição de Desempenho: Uma análise e proposição de um roteiro para sistematização do processo de definição de requisitos. VI SemeAd, Depto. Engenharia de Produção. São Paulo: Universidade de São Paulo. 2006.
CARNELUTTI, J. G. A competitividade do setor hospitalar de Cruz Alta – RS. Dissertação Mestrado em Administração, Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil. 2006.
CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier. 2004.
COUGHLAN, P; COGHLAN, D. Action research for operations management. Journal of Operations & Production Management, v. 22, n. 2, p. 220-240, 2002.
CUNHA, J. A. C; CORRÊA, H. L. Avaliação de desempenho organizacional: um estudo aplicado em hospitais filantrópicos. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 53, n. 2, p. 485-499, 2013.
FORGIA, G. M. L. A; COUTTOLENC, B. F. Desempenho Hospitalar no Brasil: em busca da excelência. São Paulo: Singular. 2009.
GUERRA, M. Análise de desempenho de organizações hospitalares. Dissertação Mestrado em Contabilidade e Controladoria, Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Contabilidade e Controladoria, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. 2011.
JOHNSTON, R.; CLARK, G. Administração de operações e serviços. São Paulo: Atlas. 2002.
JORGE, M. S. B., et al. Avaliação da qualidade do programa saúde da família no Ceará: a satisfação dos usuários. Revista Baiana de Saúde Pública, v. 31, n. 2, p. 256-268, 2007.
JUNIOR, A. B; LIRA, W. S; GONÇALVES, G. A. C. A satisfação do cliente como base para a qualidade em serviços: o caso de um supermercado de pequeno porte. Revista Eletrônica Qualit@s, 3(1), 1-13. Recuperado em 9 de abril, 2018, de http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/article/viewFile/37/29. 2004.
KOTLER, P. Administração de marketing (10ª ed) . São Paulo: Prentice Hall. 2002.
Lobato, D. M et al. Estratégia de empresas (9 ed.). Rio de Janeiro: FGV Management. 2009.
LOPES, J. L., et al. Satisfação de clientes sobre cuidados de enfermagem no contexto hospitalar. Acta Paulista de Enfermagem. São Paulo, v. 22, n. 2, p. 135-141, 2009.
LUZ, R. Gestão do Clima Organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark. 2003.
MARCHETTI, R.; PRADO, P. H. M. Um tour pelas medidas de satisfação do consumidor. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 41, n. 4, p. 56-67, 2001.
MARTINS, M. C. F. Clima organizacional. In: SIQUEIRA, M. M. M. (Org). Medidas de comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e gestão. Porto Alegre: Artmed. 2008.
MELO, M. B., BARBOSA, M. A; SOUZA, P. R. Satisfação no trabalho da equipe de enfermagem: revisão integrativa. Revista Latino-Am. Enfermagem. 2011.
MENEZES, I. G., et al. Escala de clima organizacional para organizações de saúde: desenvolvimento e estrutura fatorial. Estudos de Psicologia. Campinas, v. 26, n. 3, p. 305-316. 2009.
MÜLLER, R. Gestão Organizacional. Recuperando em 10 abril, 2018, de https://www.webartigos.com/artigos/gestao-organizacional/53994/. 2010.
MIKAEL, S. S. E. Percepção do clima de segurança do paciente em instituições hospitalares. Dissertação de Mestrado em Enfermagem Fundamental, Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil. 2016.
OLIVEIRA, L. F. M. N. Gestão de pessoas em hospitais universitários: situação atual e tendências. Tese de Doutorado em Fundamentos e Práticas de Gerenciamento em Enfermagem e em Saúde, Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. 2013.
RIBEIRO, W. H. P. Tecnologia Bancária: um estudo de caso sobre o comportamento e a satisfação do consumidor. Dissertação de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional, Departamento de Contabilidade, Economia e Administração, Universidade de Taubaté, Taubaté, SP, Brasil. 2005.
RIZZATTI, G. Categorias de análise de clima organizacional em universidades federais brasileiras. Tese de Doutorado em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. 2002.
SILVEIRA, C. A. B. Aplicação da teoria das filas e da simulação de eventos discretos na avaliação de sistemas prestadores de serviços no setor de saúde. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção, Faculdade de Engenharia Arquitetura e Urbanismo, Universidade Metodista de Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste, SP, Brasil. 2015.
SIQUEIRA, D. M. R., et al. A pesquisa e análise de satisfação como ferramenta de gestão do relacionamento com o consumidor. Revista Faipe. Cuiabá, v. 4, n. 1, p. 12-18, 2014.
TANAKA, O. Y; TAMAKI, E. M. O papel da avaliação para a tomada de decisão na gestão de serviços de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 4, p. 821-828, 2012.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação (15 eds.). São Paulo: Cortez. 2007.
VIEIRA, E. R. F.C. Características da medição de desempenho organizacional: um estudo descritivo nos hospitais do Estado do Rio Grande do Norte. Dissertação de Mestrado em Ciências Contábeis, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2019.16.4.9
Refbacks
- There are currently no refbacks.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)