<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 5, art. 12, p. 225-242, *e*./ou*. 2019 </line>
<line> ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.1281*/2019.16.*.12 </line>
</par>
<par>
<line> Desenvolvimento ou Subdesen*o*vimento B*as*leiro? **a Leitura Pós-C**onial de Cel*o </line>
<line> Furtado e s*a Rel*v*ncia para *s Estudos Org**izac*onais </line>
<line> Bra*ili*n Deve*o*ment or *nderweight? A Post-Co*on*al Reading of Ce*** Furtado a*d its </line>
<line> Relevance *o Organiz*tional Stud*es </line>
<line> Clayton Perei*a G*nçalves </line>
<line> Doutor*do em Admi*is*ração pe** Univer*id*de do Grande *i* </line>
<line> *estre em *dministração pe*a *niversid*de do Grande *io </line>
<line> Professor da Un*ver*idade Federa* Rur*l d* Rio d* Janeiro </line>
<line> E-*ai*: c*miax@gmai*.com </line>
<line> *inaldo Assis d* Silva </line>
<line> Mestre em Administração *ela Universida*e *o *r*nd* Rio </line>
<line> P*ofe**or da Faculdade S*o *osé </line>
<line> E-*ail: rinald*as23@hot**i*.com </line>
<line> Diego de Oliveira da *unha </line>
<line> M*s*rado em Ad**n*str*ção pela *niversida** do Grand* Rio </line>
<line> Gra*uação em P*oces*os Gerenc*ais pela *niver*idade Cas**lo Branco </line>
<line> *rofessor do Ce*tro *n*versitário Anhangu*r* Unider* </line>
<line> E-mail: a**.diego*livei@gmail.com </line>
<line> Edson *antos **o Júnior </line>
<line> Mestre em Admini*tração p*la Universidade do Grand* Rio </line>
<line> E-m*i*: edsonces*j@gmail.co* </line>
<line> Ser*i* Edu*rdo de Pinho V*lho Wanderley </line>
<line> Doutor *m Adminis*raç*o *ela Fu*dação Getúlio Varga* </line>
<line> Professor *o P**A da Uni*ranri* </line>
<line> E-mail: *e*gio.w*nderley@unigranr*o.ed*.br </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Cla*ton Pereira Gonç*l**s </line>
</par>
<par>
<line> U*iversida*e do Grande R*o - Ru* da Lapa, 86, Ce*tro, </line>
</par>
<par>
<line> CEP: 200*1-180, Rio de Janeiro/RJ, Brasil. </line>
<line> *di*or-*hefe: Dr. Tonny Kerley de Alenc*r </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: </line>
<line> *inaldo Assis da Silva </line>
<line> Rodr*gues </line>
</par>
<par>
<line> Unive*sid*de do Gran*e Rio - Rua da Lapa, 86, Centro, </line>
</par>
<par>
<line> CEP: 2*021-180, Ri* *e Janeiro/RJ, Brasil. </line>
<line> Artigo rec*b**o e* 19/04/201*. *lti*a </line>
<line> v*r**o </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: </line>
<line> Diego *e Olivei*a da Cunha </line>
<line> re*e*ida em 0*/05/2019. Aprovado em 03/05/2*1*. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> U*iversidade *o Grande Rio - Rua *a **p*, 8*, *entro, </row>
<row> CEP: 200*1-180, Rio de Janeir*/RJ, *rasi*. </row>
<row> Endereç* Edson San*os Pio J*nior </row>
<row> Universidade do Grande Rio - Rua da **pa, 86, Centro, </row>
<row> CEP: *0021-180, Rio de Janeiro/RJ, *r*sil. </row>
<row> Ende*eço: Sergi* E*u*rdo de Pinho Velho Wanderley </row>
<row> U*iversid*d* do Grande Rio - Rua da L*pa, 86, Ce*t*o, </row>
<row> CEP: 20021-180, Rio de Jane*ro/R*, Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> Ava*ia*o pelo sist*ma Triple R*view: a) D*s* Re**ew </row>
<row> p*l* E**tor-Che*e; e b) *o**le B*ind *e*iew </row>
<row> (a*alia*ão cega por *o** avalia*ores d* área). </row>
<row> Re**s*o: Gramatic*l, Normativa e de Formataç*o </row>
</column>
</par>
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<page>
<par>
<line> C. P. Gonçalves, R. A. Silva, D. O. Cunha, E. S. P*o Júnior, S. E. P. V. Wanderley </line>
<line> 226 </line>
</par>
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<line> *ESUMO </line>
</par>
<par>
<line> A intenção deste trabalho é *nalis*r como as contribuiçõ*s de Celso *urt*do den*r* de um* </line>
<line> visão pós-colonial pod** con*ribuir par* os debates re*acionados aos Estudos </line>
<line> Organizaciona**. Para realizar iss*, dividimos o trabalh* em qua*ro etapas. Iniciam*s </line>
</par>
<par>
<line> apresentando </line>
<line> um breve histó*ico sob*e Ce*so Furtado e, então, apre*entamo* como seus </line>
</par>
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<line> t*abalhos ti*ham i*tere*se </line>
<line> pel* crescimento social. Na *erceira </line>
<line> seção, apre*en*amos </line>
</par>
<par>
<line> concisa*ente um histórico </line>
<line> e a *elevância d* teoria pós-col*nial para os es*udos </line>
</par>
<par>
<line> organizacion**s. Por fim, demo*stra-se que a o*ra de Celso Furtado so*r* Desen*o*vimento e </line>
<line> Subdesenvo*vimento p*de ser interpreta*a de*t** da teoria pós-co*onial. *ortanto, c*ncluím*s </line>
<line> que da mesma maneira q*e o*t*os a*tores do B*asil, Celso Furta*o p*deri* ser interpr*ta*o </line>
</par>
<par>
<line> por </line>
<line> *m a </line>
<line> visão *ós-*olonial, pois os **nceitos **sta teoria era* i*erentes a s*us </line>
<line> t*ab**hos, </line>
</par>
<par>
<line> principalme*t* a obra intitulada Desenv*lvimento e S*bdesenvolvi*ento. Est* trabalho </line>
</par>
<par>
<line> p*et*nde *ontri*uir para os es*udos o*ganizacionais, </line>
<line> des*acan*o p*nsa*ento pós-col*nial o </line>
</par>
<par>
<line> c*mo sa*d* para enfren*a* a c*l*nial*dade e pri*cipalmen*e o colo*ialismo e*istêmico. </line>
</par>
<par>
<line> Palavras-cha*e: </line>
<line> Colonial*dade. </line>
<line> Org*nizacionais </line>
<line> Contempo**neas. </line>
<line> Teoria </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> Desenv*lvimento. Economia Brasileira. Pens*mento Furt*diano. </line>
</par>
<par>
<line> **ST*ACT </line>
</par>
<par>
<line> The intent*on of th** *ork is *o analyz* how the contribut*ons </line>
<line> o* C*lso Fur*a*o w*thi* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pos*c*lonial vision can contribute to *he debates rel**ed to Organizati*nal Studies. *o </line>
<line> ac*ompli** t*is, we divid* the work i*to four stages. W* st*rted by presenting a brief *ist*ry </line>
<line> abou* Celso Furta*o and then, w* *resent *ow his wo*ks had *n interest in social growth. In </line>
</par>
<par>
<line> t*e thir* *ection, we </line>
<line> br*efly p*e***t * </line>
<line> h*stor* a*d rele*ance of post*olo*ia* *heory </line>
<line> to </line>
</par>
<par>
<line> or*anizational studies. Finally, i* is *em*nstrated that the work of Cel*o Furtado </line>
<line> on </line>
</par>
<par>
<line> *evelopment and Under*e*el*pme*t can be int*rp*ete* w**hin the postco*o*ial theory. </line>
<line> Therefor*, we conclude that, lik* ot*e* author* in B*azil, Cels* *ur*a*o could be i*t*rpreted </line>
<line> by a postc*lon*** **ew, sinc* the concepts of this th*ory were inherent in his works, especia**y </line>
<line> the work e**i*led Dev*lopment *nd *nde*d**elopm*n*. This pa**r aims to co*tribute to </line>
</par>
<par>
<line> organizat*onal studi**, </line>
<line> hi*h*igh*ing postcolonial *hought as </line>
<line> *n exi* to face colo**ality </line>
<line> and </line>
</par>
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<line> es*ecially epi*temic colo*ial*sm. </line>
<line> *e*-wo*ds: Coloniality. **n*emporary Orga*i**tional. *evel*pme*t Theor*. Braz**i*n </line>
<line> Economy. F**tadia* *hought. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 16, n. *, ar*. 12, p. 225-24*, set./out. 2019 </line>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
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<line> De*e*vo*vim*nto ou Su*dese*volvimento B**s**eiro? Um* Leitura Pós-Colon*al </line>
<line> 227 </line>
</par>
<par>
<line> * INT*ODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O su*desen*o*vi**nto é *empre um tema que deva *er </line>
<line> t*atado de forma *e*eva*te </line>
</par>
<par>
<line> qu**do se pensa *obre </line>
<line> q**stõe* *e formaç*o *ol*t*ca econômica brasil*ira. Celso Furtad* </line>
</par>
<par>
<line> *n*ende * qu*stã* do *ubdesenvol*im*nt* </line>
<line> como r*sul***o de uma e*trutura hi*tór*ca e não </line>
</par>
<par>
<line> uma etapa a ser superada para que se alca*ce o s*atus de </line>
<line> nação desenvolvida (F*RTADO, </line>
</par>
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<line> 1961). </line>
</par>
<par>
<line> Relaciona*do-se a questão dos </line>
<line> est*dos </line>
<line> pós-c*loniais </line>
<line> na Améric* La**na (AL), </line>
</par>
<par>
<line> ob*e*va-se u*a condi*ão de sub*is*ã* a* dese*volvime*to p*l* lado *ocial </line>
<line> da região, </line>
</par>
<par>
<line> q*estões desigu*is e a **orme **f*ren** entre p*r*feria e *entro (Ribeiro e d*s P*aze*es, </line>
<line> *016). </line>
<line> A *od*rnização necessária da AL no séc*lo X*, *m* série de situaç*e* que vinha* </line>
</par>
<par>
<line> *contecendo </line>
<line> conc*mitante </line>
<line> a es*a modernização, **mo aspe*to* d* naci*nalism*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> d*f*culdad*s da periferia, glo*alizaç**, aborda**m sob*e a colonia*i*ade, toda* estas ques*ões </line>
<line> passa* a s*r de extre*a relevâ*cia p*r* o* estudio*os das depe*dênc*as dos latino- </line>
<line> americanos, a par*ir daí torna*-se *ais *vid*ntes os pr*blema* da de*endência. </line>
</par>
<par>
<line> O conceito </line>
<line> de modernidad* s*rge partir de *m interesse da Eu*opa (QU**ANO, a </line>
</par>
<par>
<line> *000) de se coloca* com* </line>
<line> prota**nista e produtor d* mod*rnidad*, *ogo </line>
<line> toda mod*rnização </line>
</par>
<par>
<line> d* países não </line>
<line> eur*p*us </line>
<line> pode ser e*ten*i** como uma *uropeização. Além </line>
<line> *i s s o, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> mode*nida*e </line>
<line> e*tar*a relacionad* som**te à *acionalidade, à *iência * à </line>
<line> tec*ologi*, o **e </line>
</par>
<par>
<line> demonstra que o eurocentrismo continuar*a como uma *orma nor*eado*a das açõe*. </line>
</par>
<par>
<line> P*ra Q*ijano (200*), as nova* na*ões d** Amé*icas </line>
<line> não dev*riam *er **nside*a*as </line>
</par>
<par>
<line> novas n*çõ*s pelo fato de que um pequeno grupo </line>
<line> de coloniza**r*s assumir*m *oder, * </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> seja, os países al*ançaram uma i*depe*d*nci*, *a* a população em s* *on*inuava co**n*za*a </line>
<line> * teórico* lat*n*s da* déca*as de 60 e *0, Casa*ova (1965), Stavenhagem (*965) e, inclusiv* </line>
<line> o própri* Quijano (2000), *omearam t*is ações *omo "col**ialismo intern*". </line>
<line> Not*-se clarame*te que é apresent*do um cenári* em que * *ontexto social e cultural é </line>
</par>
<par>
<line> absolutamente passivo ao </line>
<line> c**oniz*dor, </line>
<line> *s in*tituições frágeis, à predomi*ância *a cultura </line>
</par>
<par>
<line> formadora do Norte, impond* sem*re *o su* a co*dição de *ubalternidade. </line>
<line> N* *uest** *os Estu*os Organizac**na*s, a visão da p*s-coloniali*ade é abordada p*r </line>
<line> alguns autore* como forma* de se *roduzirem açõ*s idealiz*das, *m modelo de g*stão a ser </line>
<line> f*rmatada de acor*o com a cu*tur* americana. Ibarra-Co*ado (200*) pe**eb* o proce*so *e </line>
<line> americaniz*ção *a gestão como um tip* *e "colonialidade epi*tê*ica" e concluem os autore* </line>
<line> que a m*neira co*o a *rganização é r*pr*sentada e pensada na literatura *os paí*es c*n*rais </line>
<line> **v. FSA, T*r*si*a PI, v. 16, n. 5, ar*. *2, p. 225-242, set./out. 2019 *ww*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. P. *onçalves, R. A. Silva, D. O. C**h*, E. *. Pio Júnio*, *. E. P. V. Wa*derley </line>
<line> 228 </line>
</par>
<par>
<line> (pri*ci*almente *UA e Reino U*ido) t*m uma tendência a considerar as organizações do Sul </line>
<line> com* ex*ress*es imp*r*eitas da* or*anizações do Nort*, primei** e terceiro mundo. </line>
<line> *e*so Fur*ado se posici*na após a Se*unda G*erra, vol*ada a um mundo em cr*sce*t* </line>
<line> tr*nsformação, *m *ue havia * necessidade de recon*trução do progresso, de q*e i*eai* </line>
</par>
<par>
<line> fo*sem alcanç*dos atrav*s </line>
<line> de </line>
<line> u*a nova conjuntura pol*tic* e social. A visão de F*rt*do se </line>
</par>
<par>
<line> fazi* ne*essária para um novo desen*olvim*nto do Brasil, nesta concepção Furt*do dava vida </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> u*a *ov* teoria de desenv*lv*mento (FUR*AD*, 1961). Sendo ass*m, bar**i**s </line>
</par>
<par>
<line> colonizadoras </line>
<line> precisava* ser quebradas, </line>
<line> n*vas perspectivas econômicas f*gu*avam </line>
<line> naq*ele </line>
</par>
<par>
<line> momento, paradigmas quanto à *eoria e*onô*ica que **am c*mo desen*o*viment* a l*gaç*o </line>
<line> com o comé*cio int*r*ac*ona*. </line>
</par>
<par>
<line> Analisando bem, a *isão de Furtado *ós-colonização </line>
<line> é uma respo*t* à ex*rema </line>
</par>
<par>
<line> ne*ess*dade *e repens*r a histó*i* até então contada, a forma como se *pr*s*nta*a a divisão </line>
</par>
<par>
<line> dos l*dos, povos </line>
<line> des*nv*l*id*s e s*bde**nv*lvidos, co*oca*os e apresentados p*r uma </line>
</par>
<par>
<line> diferença colonia*. </line>
</par>
<par>
<line> *elso Furt*do apresenta u*a te***a do dese*vo*vimento, na qual a cu*tura te* papel </line>
<line> cent*al n* per*et*ação ou *uptu*a das estruturas e*onômicas de poder qu*, ora fac*litam, *ra </line>
<line> restringem à satis*ação das "múltiplas necessid*des de uma *oletividade orig*m do </line>
</par>
<par>
<line> dinamism* que *mpe*e um* sociedade ** </line>
<line> desenvolvime*to" (FURTADO, 1969). O autor </line>
</par>
<par>
<line> p*rte, em algu** med*da, </line>
<line> do par*digma "cent*o-p*riferi*" e da "det*rioração dos termos *e </line>
</par>
<par>
<line> intercâmbio" i*fluen*i**o p*lo a*bien** intelectual da C*PAL **rante o período de 1950/60. </line>
<line> 2 REFERENCI*L TEÓRICO </line>
<line> 2.1 Celso M*nteiro Furt*do: breve hi*tórico </line>
<line> Consi*e*ado um dos *aior** pensa*o*es bra*ileiros, um intelectual *e *u*** </line>
</par>
<par>
<line> *apac*dade e ação relevan*e no </line>
<line> pla*o p*lítico, </line>
<line> entendia qu* o mel*o* caminho para </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> entendim*nt* mais ace*ta** da s*ciedade seria através d* uma p*l*tica </line>
<line> econômica efici*nte </line>
</par>
<par>
<line> co* inte*ção de ajust*r * me**orar *s co*dições de vida, buscando o desenvolvim*nto a </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> nação. </line>
</par>
<par>
<line> Tinha *omo me*a através de su** aç*es transforma* o país, entendia *ue os entraves do </line>
<line> subdesenv*lvim**to que impediam o desenvolvi*e*to e*tavam *elacionados a uma educa*ão </line>
<line> melhor *ondicionada. </line>
<line> Rev. FS*, *eresina, v. 1*, n. 5, art. 12, p. 225-242, set./out. 2019 www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Desenvol*imento ou Subdesenvolv*mento Brasileiro? Uma L*itura *ós-Colonial </line>
<line> 2*9 </line>
</par>
<par>
<line> *a***u ao* 26 d* julho de *920 em Pombal, sertão da Paraíba, de família </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> prop*ie*ários de terra e de magi*tr*dos. Realizou seus estudos se**ndário* ** *i*eu Par*i*ano </line>
<line> * no Ginásio Pe**ambucano, *m Recif* (CENTRO *EL*O FURTADO, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> *m 1939, Furtado mudou-se p*ra o Ri* de *aneiro e, em 1940, i*icia os e*t*dos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ível superior i*gressando na Faculdade Nacional de D*reit* da en*ão Uni*ers*dade do Bras*l, </line>
<line> atual U*iv*rsidade Federal do R*o de Janeiro. Neste mesmo a*o co**ça a trabalh*r co*o </line>
<line> jor*al*s*a *ara * R*vista da Sema*a (CENTRO CELS* *URTAD*, 201*). </line>
<line> *o ano de 1943, *urtado é a*rovado em concu*so do DA*P (Depa*tamento </line>
</par>
<par>
<line> Administrativo do *e**iço Públi*o) para </line>
<line> *ssisten*e de o*g*nização, e </line>
<line> no de técnico </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> adm*ni***ação de Departament* do Serviço Público d* E*tado </line>
<line> do R*o de Jan*iro, en*ã*, </line>
</par>
<par>
<line> *om*ça a trab*lhar no *io de Janeiro * em Ni***ói. No an* seguinte cursa o CP*R (Corpo d* </line>
<line> Preparação de O*iciai* d* *eserva), é então co*vocad* p*ra a Força Exped*cionár*a Brasile*ra </line>
</par>
<par>
<line> e em 1945 segue p*ra Itália, servindo, na Tosca*a, como oficial de ligação ju*to ao V a </line>
<line> Exércit* norte-a*erican*, vin*o a sofrer um ac*dent* e* missão d*rante a ofensiva fina* d*s </line>
<line> aliad*s no N*rt* da Itália (SUDENE, *016). </line>
<line> Em junho de 1948, *urtad* obtém o t*tu*o de doutor em economia *ela Univ*rsid*d* </line>
<line> de Paris * já em a*ost* do mesmo ano retorna ao *r*si*, reassumi*do se* traba*ho no DASP, </line>
</par>
<par>
<line> além de juntar-s* </line>
<line> ao *uadro de eco*o*ista* da Fund*çã* Get*lio Vargas e colabo*ar </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> revista Conj*ntura Econômi*a (SUDENE, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> Em f*vereiro de 194*, s*gue </line>
<line> para Santia*o no Chile, in*o tr*balhar no ó*gão r**ém- </line>
</par>
<par>
<line> criado das Nações Unid*s, a CEPAL (Co*issão **onôm*ca para a Améri*a Latina e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Car*be), que veio a tornar-se a única esco*a </line>
<line> de pensamento *conômico surgida no terceiro </line>
</par>
<par>
<line> mundo. Na CEPAL s* *edi**u às pesquisas e passav* a e**reve* seus primeiros trabalhos de </line>
<line> economia (SUDENE, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> Em 1950, Furtado é n*me*d* dir*tor da </line>
<line> Divisão *e *esenvolv*men*o da CEPAL, </line>
</par>
<par>
<line> ficando a seu cargo miss*es em vários países na América *atina. *e*t* ano é publi*ad* pela </line>
<line> Revista Brasi*eira de Econ**ia, da Fun*a*ão Getúlio *arga*, *eu primeiro artigo d* a*álise </line>
</par>
<par>
<line> econômica intitul*do: C*racterísticas gerais da e*onom*a brasi*eira. Do*s anos depois </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> mesma revista publica outro artigo: Formação de capita* e desenvolvimento *conômi*o, q*e </line>
<line> fica *o**ec*do i*ternacionalmente, sendo traduzi*o par* o Internat*ona* Ec*n*mic Papers da </line>
<line> Associação Int*rna*i*na* de Ec**om*a (SUDENE, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> *m 195*, *urtado *etorna a* Br*sil pa*a presidir o </line>
<line> grupo mist* C**AL-BNDE </line>
</par>
<par>
<line> (Banco Nac*ona* de Desenvo*vimento Econômico) forma*o </line>
<line> p*r e*onomistas destas duas </line>
</par>
<par>
<line> *nstituiç*es e </line>
<line> elabor* um estudo sobre a economia bras*leir*, enfat*zan*o as técnicas </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*res*na PI, v. 16, n. 5, art. *2, p. 225-242, set./ou*. 2019 </line>
<line> www4.fsa*et.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. *. Gonçalve*, R. A. Silva, D. O. Cunha, E. S. P*o Jún*or, *. E. *. V. Wan*er*ey </line>
<line> 230 </line>
</par>
<par>
<line> planejamen*o. O docu**nto o*iundo d**te estudo servi* de *ase *ar* o Pla*o de *eta* do </line>
<line> govern* de J*scelino Kubit*che* (CENTRO CELSO F*RT*DO, 2016). </line>
<line> Em 1954, F*rtado se u*e a um grupo de *m*gos, criando no *io de Janeiro o Club* de </line>
<line> Eco*omistas, que ela*ora a Revista Econôm**a Brasi*eira * *ambém publ*ca se* pri*eiro </line>
</par>
<par>
<line> l*vro de econ*mia, * eco*omia brasileira (195*) s*bre * teo**a do d*se*vol*imento </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> su*des*nvolv**ento. U*a prévia do s*u livr* que s* t**naria o mais conh***do, </line>
<line> mu*dialment*, *ormação Ec*nômica do Brasil (19*9), obra* na* q*ais ana*i** a composi*ão </line>
</par>
<par>
<line> econôm*ca brasile*ra, suas particularidades se* atras* de forma h**tóric* (IN*ÉRPRETES e </line>
<line> DO BRASI*, 2016). </line>
<line> *m 195*, Furtado reto*na * CEPAL, em 1957 afas*a-se da CEPAL e reto**a ao Rio de </line>
<line> Janeiro, o*de reali*a uma s*rie de dez *onferências no *SEB (Instituto S**erior de Estud*s </line>
<line> Bra*i**iro*), t*a**ndo *as p***pectivas da econ*mia brasileira. Em segui**, embarca com </line>
</par>
<par>
<line> des*ino à Inglate*ra para a U*iversi*ade de Cambr*dge, permanecendo </line>
<line> um ano n* King\s </line>
</par>
<par>
<line> Colleg* * efetua estudos de pós-g*aduação (Centro Celso Fur*ado, **16). </line>
</par>
<par>
<line> Ao re*ressar ao Brasil em 1*58, Furtado desliga-se de*initivamente d* CEP*L e pass* </line>
<line> a ocupar uma dir*t**ia no BNDE. Em *960, o Congresso Nacio*al autoriza lei que institui a </line>
</par>
<par>
<line> Superintendência *e *esenvolviment* do Nordeste (S**E*E), ó*gão </line>
<line> e* *ue Furtado </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> indicado *ar* exercer a superintendênc*a (CEN*RO CELSO FUR*ADO, 201*). </line>
<line> N* governo do presidente João Go*la*t em 1962, Furt*do * n*meado pri*eiro titular </line>
</par>
<par>
<line> ** Minis**r*o do Planejam*nto, período em </line>
<line> que organi*a * Pla*o Trie**l, porém em 1963 </line>
</par>
<par>
<line> deixa o Ministér*o e r*torna * supe*inten**n*ia da SUDENE. Entre 1961 e 1964, Furtado </line>
</par>
<par>
<line> p*b*ica obras *omo De*e*volvime*t* Subdesen*olvimento (1*61), estudo *o qual neg* e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ideia de que o subde*env****mento se*ia uma fase pr*ced*nt* ao desenvolvimento (S*DENE, </line>
<line> 2**6). </line>
<line> Com o golpe militar de 31 de m*rço de 1964 e a publicação ** Ato Ins*itucio**l *º * </line>
</par>
<par>
<line> em 04 de abril, *em seus </line>
<line> d*reito* p*lí*i*os cassa**s. É convidado pa*a o *nstitut* Latino- </line>
</par>
<par>
<line> Americano para Estud*s de *esenv*l*im*nto (ILPES), instit*i*ão ligada à *EPAL, segue </line>
<line> en**o para S*ntiago, n* **ile. Nos dez an*s **e co**em o *eríodo de 1968 a 1*78, *urtado </line>
</par>
<par>
<line> real*za viagens </line>
<line> a </line>
<line> di*ersos </line>
<line> países em missões </line>
<line> da* *ações U*i*as e *as*a por Universidades </line>
</par>
<par>
<line> Interna*ionais (CENTRO CELSO FURTADO, 201*). </line>
<line> A*ós a anist*a em 1979, re*orna ao Brasil *, desta forma, **sere-se novamen*e na vida </line>
</par>
<par>
<line> polític*. É c*nvid*do em janeiro de 1985 para part*c*par da Comissão </line>
<line> do Plano de Ação </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Gove*no (COP*G). Em agosto des*e **smo ano é denom*na*o emba**a*or do Bras*l junto à </line>
<line> *omunidade *conômi** Eur*p*ia (SUDENE, 201*). </line>
<line> Rev. *SA, *eresina, v. 16, n. 5, art. 1*, *. 225-242, set./out. 201* www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Dese*volvim*nt* ou Subdesen*olvi*ento Brasileiro? *ma *eitura Pós-Colonial </line>
<line> 231 </line>
</par>
<par>
<line> Inte*ra, entr* 1993 e 1995, como membro, a Comissão Mundial par* a C*lt*ra e o </line>
<line> Desenvolvimento da ONU/UNESCO (Organi*ação das Na*ões Uni**s/ Organização das </line>
<line> Nações U*id*s Para a Educaç*o, * Ciên*ia * a Cultura) (*UDENE, 2*16). </line>
<line> No ano de 19*7, * Academia ** Ciên*ias do Terc*iro Mundo c*i* o Prêm*o Ce*so </line>
<line> Furtado, que se*á concedid* a cada dois a*os a* melhor trabalho de um cientista do Terce*ro </line>
<line> M*ndo no campo da economia política. Ainda nest* mesmo ano * e*eito par* a *cademia </line>
</par>
<par>
<line> *rasileira de *etras, ocup**do a cade*r* </line>
<line> de nº *1 até 2004, </line>
<line> ano </line>
<line> *e sua morte (SU*ENE, </line>
</par>
<par>
<line> 2016). </line>
</par>
<par>
<line> *.2 Crescimento social na vis*o de Celso Furtado </line>
<line> *urt*do *estacava que seria f*ndamen*al *ar* al*vancar o avanço da economia </line>
</par>
<par>
<line> c*n*ec*r e enten*er as carências econôm*cas * soc*a*s do país, ele p*ns*va que te*ia </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> h**er um esf*r*o em prol de o*erecer boas condiçõe* *e uma forma m*is ampla, com o i*tuito </line>
<line> *e pr*porcionar resultados de e*o*ução e* nív*l de conhecime*to, s* posicionava *ontrá**o a </line>
<line> q*a***er fo*ma d* e*plor*ção para alcançar * tão so*hado desenvolvimento. </line>
<line> O estudioso já mencio*ava q*e e*a necessária um* mudanç* de pers*ect*va, *ois a </line>
</par>
<par>
<line> forma como vinh* se des*nhando o </line>
<line> possível crescimento dos país*s dependentes não </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> conduziria* à for** de desenvolvimento que preten*iam. </line>
</par>
<par>
<line> Através de suas teorias, apresentava que o funda*ental </line>
<line> para que *uestõ*s so*iais </line>
</par>
<par>
<line> **ss*m be* *esenvol*idas e dir*cionadas seria necessária ação do Estado como elemento a </line>
<line> *ormador de id**as e a*ões que fossem *mplantadas, tais ações e ideias qu* compo**assem </line>
<line> rees*rutu*ação n* *olít*ca econômica do paí*, melhorando p*drões de distribuição de rend* * </line>
</par>
<par>
<line> *onsequente **minuição da desigualdade *o*ial, po*s Furtad* </line>
<line> en*endia que o fator da rend* </line>
</par>
<par>
<line> equilibradamente distribuída p*oporcion*ria u** reforma social. </line>
<line> *egundo Bielschowsky, o desenvol*imentismo * "... definido como a ide*logia de </line>
</par>
<par>
<line> supera*ão ** subdesenvolv*mento através de uma i*dustr*aliz*ção ca*italista, planejada </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ap*i*da pelo Estado" (BIELSC*OWSKY, 1996, p. 431). </line>
</par>
<par>
<line> A proposta de F*rt*do (1997) na in*enção d* equilibrar as quest*es **netárias * de </line>
</par>
<par>
<line> *enda passa *ela es*ratégia de eliminação </line>
<line> da r*g*de* da ofe*ta, *través da re*lização de uma </line>
</par>
<par>
<line> pol**ica *e*envolvime*tis*a. A </line>
<line> atenção c*m as questões de estab*lid*de ficaria su*eita a* </line>
</par>
<par>
<line> d*senvolvimento econô*ico *ue seria alcançado por meio de </line>
<line> *m </line>
<line> com*et*nte plan* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> programa*ão econômica. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. F*A, Te*esina PI, v. 1*, n. 5, *r*. 12, p. 2*5-242, set./out. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.*om.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. P. *onçalv*s, R. A. Silva, D. O. *unha, E. S. Pi* Júnior, S. *. P. *. Wanderley </line>
<line> **2 </line>
</par>
<par>
<line> Furtado afir*ava que era necessá*io "desenvo*ver ** técnicas de planejament* </line>
<line> adaptad** às peculi*r*da*es das e*o*omi*s periféricas e *reparar as equipes que em cada país </line>
<line> se e*car*egariam de levá-las à pr***ca" (F*RTAD*, 1997, p.201). Para F*r*ad*, existiam </line>
<line> problemas estruturais na economia *r*sileira que deveriam ser so*ucionados p*r mei* de u* </line>
<line> método integrado de plan*jamen*o. </line>
<line> Con*orme Bie*schow*ky (2000), Fur*ado **nsid*rava qu* o *od* d* pensa* </line>
<line> cara*terí*tico do empresariado d* *aís er* o *a obtenção de *ucro fác*l, o que repre*entava um </line>
</par>
<par>
<line> e*trave ao desenvolvimento. *sta int*rpr*tação, qu*ndo di*ec*onada par* a questão </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> aqu*sição de recursos de f*nanc*amento *o desenvolvime*to, apresentava como solu*ão </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> aum**to da *rib*tação. </line>
</par>
<par>
<line> O Estado de**ria desempenhar, na compreensã* de Fur*a*o, a função de disseminar * </line>
</par>
<par>
<line> *rogresso téc*ico; </line>
<line> era entendido como tendo um papel deter*inante na d**ensão </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> inve*ti**ntos nos aparelh*s produtivos. E*a *am*ém **ri*uiçã* do E*tad* promov*r as </line>
</par>
<par>
<line> t**nsformaç*e* </line>
<line> es*ruturais nece*sá*ias * decidir os ca*pos de atividade dos empr*sários </line>
</par>
<par>
<line> priv*dos. </line>
</par>
<par>
<line> De *cordo com Bi*l*chowsk* (1996), a certeza de q*e *o Estado residia </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> co*p*tência *ara promo*er o "desen*olvi**nto *ut*ssu*t**tado", sempre estev* presente no </line>
<line> traba*ho teórico de *urtado. *creditava ** planejamento como sendo o *étod* de se*uranç* </line>
</par>
<par>
<line> do su*esso no processo </line>
<line> de *n*ustrializaç** e também pa*a s*perar subdes*nvo*v*men** o </line>
</par>
<par>
<line> econ*mico. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Souza (2005), na visão *e Furtado o cr*scime*t* s*ria norteado pe*o </line>
<line> pl**ej*mento estatal, desfazendo as est*uturas atrasada* que travavam o d**envol*imento. A </line>
<line> ind*st*ialização dem*ndar*a inves*imentos contínu*s e* infraestrutu*a. Ao E**ado *ompetir*a </line>
</par>
<par>
<line> a promoç*o des**s in*estimentos, </line>
<line> poi* grandes </line>
<line> inves**mentos dei*ariam de ser realizados </line>
</par>
<par>
<line> devid* aos vu*to*os re*ursos exig*dos *, muitas veze*, a efetivaçã* </line>
<line> dos investimento* seria </line>
</par>
<par>
<line> im*edida *el* *scassez de poupa*ça **tern* e pela baixa ca**cidade de imp*rtar. </line>
<line> Para Furtado (199*), o aspe*to socia* devia ser ma*s signifi*ativo par* uma nação do </line>
</par>
<par>
<line> *ue a </line>
<line> l*gi*a dos *anhos d* cap**al, o *u* </line>
<line> po*e ser veri*ica*o com sua crít*ca à teoria </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> vantagens comparativas. R*prov* a </line>
<line> proposição de vocação rural *o pa**, *efendendo qu* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> industrialização e modernização gerariam novas possibi*idades, que i*iam a*ém do* c*cl*s de </line>
<line> raízes col*niais da at*vidad* *rimár*o-expo*tado*a. </line>
<line> Em seu projeto de desenvo*vime*to, Furta** aponta o papel do Esta*o na f*scalizaçã*, </line>
</par>
<par>
<line> re*ulação no e </line>
<line> planejame*to das opções * obj*tivo* econômicos, sendo </line>
<line> *s*as características </line>
</par>
<par>
<line> i*trín*ecas ao Esta*o intervento*, </line>
<line> *ue </line>
<line> é entendido pelo autor c**o a m*is poderos* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teres*na, v. 16, n. 5, ar*. 12, p. 225-242, set./*u*. 2019 </line>
<line> ww*4.f*anet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *es*n*ol*imento ou S*bdesenvo*vi*ent* Brasi*ei*o? *ma Leitura Pós-Colonial </line>
<line> 233 </line>
</par>
<par>
<line> organiza*ão **ntr* d* uma sociedade e, a*sim, seria *erfeit*mente natural que o Estado viesse </line>
<line> a desempen*ar em muitas oportu*idades um papel au*ônomo nos c*n*lit*s *ue caracteriza* * </line>
<line> des*nv*lvi*ento dessa so*ied*de. (FURT**O, 1964). </line>
</par>
<par>
<line> D**d* prosseguimento ao que ele afirmava ser de extrema im**rtância, </line>
<line> pa*a que </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> socied*de tivesse uma *enda dign* se*iam **uciais t*ês proce**os distintos: o desenvolvime*to </line>
<line> econômico atra*és da acumulação do c*pit*l, *ue pudes*e financiar o desenvolviment* * f*i </line>
<line> poss*bili**do a parti* da cr*ação do BNDE, a ad***o d* proces*os *rodut*vos mais efici*ntes, </line>
<line> * *xploraç*o de recursos n*tur**s nã* r*nov*veis e realocação de recursos vis*ndo *ma </line>
<line> *sp*cializ**ã* *m *m sistema de divi*ão internaciona* d* **a*a*ho (FURT*DO, 1992). </line>
</par>
<par>
<line> *s </line>
<line> projetos sociais *everiam esta* </line>
<line> de*tro deste pacote e </line>
<line> não apenas que*tões </line>
</par>
<par>
<line> econômicas. Ass*m sendo, as ações *e*er*am ser bem pla*ejadas, por isso Fu*tado sempre *e </line>
<line> posi*ionava co* *erta inquietu*e *o que *e re*eria às que**õ*s sociais. </line>
</par>
<par>
<line> A e*clusão soc*al s*r*a </line>
<line> c*nsequênc** </line>
<line> da má di*tribuiç*o d* renda; </line>
<line> por con*eguinte, </line>
</par>
<par>
<line> *eri* dec*rrente d* imposição da classe domi*ante, devid* ao fato de a </line>
<line> cl*ss* domina*te </line>
</par>
<par>
<line> desejar con*umir c*mo paí*es *es*nvolv*dos. </line>
</par>
<par>
<line> O cre**imento q*e se verific*va era acompanhado pela *ep*odução </line>
<line> d*s mode*os das </line>
</par>
<par>
<line> *con*mias cent*ais, * que levava *urt*do a a*i*mar *u* * pr*blem* d* *obr*za no Bras** nã* </line>
<line> reflete escassez de *e*ursos, e s** a fort* prope**ão ao consumo por par*e dos grupo* de alta </line>
<line> ren*a (FURTADO, 2003). </line>
</par>
<par>
<line> D* aco**o com Guimarães (2000), o projeto </line>
<line> nacio*al ** Celso Furtado c*ntemp*ava </line>
</par>
<par>
<line> clar*mente a nece*sidade de tornar democrá**c*s as bases *conômicas e s*ciais do país a*ravés </line>
<line> *o interesse naciona* reform*d*r qu* reedificasse os método* das *nsti*uições d* demo*rac*a </line>
<line> da p*lítica brasilei*a. Para o autor, F*rtad* apontava uma *u*dam*ntação teóri*a l*gica, para </line>
</par>
<par>
<line> que s e </line>
<line> *btive**e </line>
<line> **a saída para a probl*mática nacional p*r int*rméd*o de um projeto que </line>
</par>
<par>
<line> cons*dera*a a transferência do pa*orama histórico *e *xclusão so*ial *ara um* sit*ação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> f*rtalecim*nto dos alicerces *a democracia política. </line>
</par>
<par>
<line> N* enta*to, ressaltava Fu*tado (1969), que operar *ransformaç*e* releva*tes </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> estrutu*a econ*mica de um paí*, em curt* prazo, nã* é tarefa simples, n*m mes*o quan*o o </line>
</par>
<par>
<line> poder polític* se encontra em **ndições de determ*nar o comportamento do* </line>
<line> ator*s so*iais </line>
</par>
<par>
<line> atingidos. A probabilidade de sucesso da política reformist* se torn* maior qu*n*o se atua em </line>
<line> campos varia*os, * quanto *ais abr*ngent* f*r a atua**o política, ma*or será a r*l*vância d* </line>
<line> suporte popul*r e de sua participação **iv* em *usca de seus pr**rios interess*s. </line>
<line> Segun*o Na*uco (200*), no entendimento de Furta*o, o d*senv*l*imen*o *co*ômico </line>
</par>
<par>
<line> se </line>
<line> aprese*tava como o caminho indis**ns*vel ao des*nvolv*men*o humano. Tanto </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresi*a PI, *. 16, n. 5, *rt. 12, p. 225-24*, se*./out. 2019 </line>
<line> w*w4.*sanet.co*.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. P. Go*çal*es, R. A. Silva, D. *. Cun*a, E. S. P*o *únior, S. E. P. V. Wanderley </line>
<line> 234 </line>
</par>
<par>
<line> progr*sso técnico como o eco*ômi*o estão vincul*dos à efetivação das poten*ia*idades dos </line>
<line> indivíduo*, sendo que a elabora*ão e execução de um *r*jeto de desen*ol*imento nacio*al </line>
<line> *ão resultado* d*ss* pos*i**li*ade de e*etiv*r as capacidades dos indivídu*s d* produzir. </line>
<line> *ab*co (2000) afirma que o ***b**ho de *u*tado ap*es*nta um* gama *e </line>
<line> conhecimen**s d* mú**ip*as áreas, mas a *deia *en*ral de*ta multiplicidade d* saberes s* </line>
<line> concentra na p*omoção a todos os i*divíduo* das *elh*rias do progresso econômico e social, </line>
</par>
<par>
<line> c*m igualdade na construção do pro*eto d* </line>
<line> d*senvolvime*to, </line>
<line> proj*to est* que i*plica um </line>
</par>
<par>
<line> en**osamento entre os </line>
<line> con*untos sociais, *or meio d* um programa de ação *e políticas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvime*to. </line>
</par>
<par>
<line> Confo*m* B*aga (2005), Fu*tad* não a*mitia a conj*ntura de i*j*stiça e exclusão </line>
<line> s*cial da maior*a da po*ulação do país. P*r acre*it*r *m u* mod**o **ferente de soci*dade, e </line>
</par>
<par>
<line> por </line>
<line> sua at*tude co*prometi*a **m as modificações do </line>
<line> mund*, convocava a todos para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *dific*çã* de um novo projeto de sociedade. Enfatizava a reconstruçã* n*cional, po* mei* do </line>
</par>
<par>
<line> e*tabel*c*me*to de um* percepção </line>
<line> conjunta da n*ces*idad* *e romper </line>
<line> co* a men*ali*ade </line>
</par>
<par>
<line> *ependente. Bra*a concorda </line>
<line> com a des*r*ção </line>
<line> atribuída a Furtado de d*fensor de um *utro </line>
</par>
<par>
<line> Bra*i*, *evido * traj*tória intelectual * posi**onament* **ico de Furta*o. </line>
<line> 3 R*SULTADOS E D*SCUSSÕES </line>
<line> 3.1 A visão *ós-colonial dentro dos es*udos organizacion*i* </line>
<line> Apresentam-se neste trab*lho algumas esp*cifi*ida*es do pe*samento pós-col*nial de </line>
</par>
<par>
<line> forma concisa, abor**n*o *o*ceitos do co*port***nto s*baltern*, a visão *o </line>
<line> pós - </line>
</par>
<par>
<line> c*loni*lism* e *uai* os e*ementos teóricos que nos dão base p**a explorar este olhar. </line>
</par>
<par>
<line> A te**ia pós-colonial surgiu de departamentos de estudos de lite*a*ura *omparativa </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> crítica literár*a, principal*ente *or paí*es </line>
<line> ** língua *nglo-sax*nic*. Ist* pode ser </line>
<line> ob*er*ado </line>
</par>
<par>
<line> pela orige* *a "Santíssima Tr*ndade" da teoria pós-colonial </line>
<line> que * formada p*los </line>
<line> autores </line>
</par>
<par>
<line> indianos S*ivak, *h***a e o palestino Said (*ACK et al., *011). </line>
</par>
<par>
<line> Para * teoria, os *on*eitos es*ão re*acionados a que*tões de relações </line>
<line> de pode*, </line>
</par>
<par>
<line> subal*ernida*e, a*ál*se das *esso*s e cos*umes com uma visã* crítica ao *o*onialismo </line>
<line> europeu. **indo com resistência a toda forma de c**oni*lismo gera*do **a resposta at*avés </line>
<line> de **as práxis social, política, *c**ômica e cu*tural (JAC* et al., 2011). </line>
</par>
<par>
<line> R*v. *SA, Teresina, v. 16, n. 5, art. 12, p. 225-242, set./ou*. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *esenvol***ento *u Subdesenvolvimento Brasi*eiro? U*a Leitura Pós-Colonial </line>
<line> 235 </line>
</par>
<par>
<line> No que tan*e aos estudos organiz*cionais, ** autores que aderem à *eoria pós-c*lo*ial </line>
</par>
<par>
<line> apresentam um conteúdo crítico </line>
<line> pe*a**e </line>
<line> os estu*os de ge*t** e or*anização q*e se m*stram </line>
</par>
<par>
<line> geralmente com noções *aroquia*s e **no*êntri*as (JACK et al, 2011). </line>
<line> Este paroqu*alismo oco**e p*r três fo*mas: contextua*, quali*at*vo e quant*t*tivo </line>
<line> (BOYA*I*I*LER; ALDER, 1*91). Tais situações ocor**m de*ido ao fato de os EUA após * </line>
</par>
<par>
<line> II *uerra Mund**l *ere* *e *orna*o um* super*o*ência, que </line>
<line> possibilito* expandir s*us </line>
</par>
<par>
<line> m*r*ados e dis*emin*r sobre os </line>
<line> ou*ros paíse* a sua educaç*o, c*nhecimentos de negócios </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> c*ltura. O p**oquialismo co*t*xtual refere-se ao fato *os estud** organizaciona*s de uma </line>
</par>
<par>
<line> maneira geral pesquisarem *m sua gran*e maio**a intere*ses rel*cion*d** aos EUA, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> qualita*ivo e*tá a*rel*do aos conce*t*s, *étodos e teorias de*envol**d*s com base nos EUA. O </line>
<line> paroquialismo quantitativo ref*re-se ao peq*eno *úmero de países *u* são **en*i*os por *stas </line>
<line> pesquisas em relação *o todo (BOYACIGILLER; ALDER, 1991). </line>
<line> * pós-co*onial tem *o** o*je*i*o *uestionar a corrente de **bed*ria tr*diciona*, com </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> intui*o de exe*cer co*stante pressã* e reorientação à lógica e * trajetó*ia dos *iscursos </line>
</par>
<par>
<line> ocident*is (JACK et al., 2*11). </line>
<line> Bha*h* (1998, p. *32) d***ne a relação en*re o coloniz*do e os ex-co*onizadores, que </line>
<line> tamb*m pode se* expandi*a para as novas for*as de colonialidade atr*vés *a tentativa d* se </line>
<line> re*roduzir o *es*o q*e o *olonizador: </line>
<line> "O que emerge ent*e a mime*e e mímica é *ma escri*a, um modo de r*presentaçã*, </line>
<line> que marginaliza a monu*entalidade da H*stór*a, que muito *implesmente *rreme*a </line>
<line> seu *oder de ser **delo, p*der esse su*ostamen*e a **rnaria *mitável. " </line>
</par>
<par>
<line> *aulo Frei*e (1979) </line>
<line> destaca q** uma sociedade colon**ada sofre com "cultura do a </line>
</par>
<par>
<line> silênc*o", em q*e se tra*a de uma c*ltura q*e s**ge da r*lação do domi*a*o c*m o **minante, </line>
</par>
<par>
<line> mas não signi*ic* que o dom*nante </line>
<line> im*õe uma cul*ura ao dom*nado, mas sim </line>
<line> que esta </line>
</par>
<par>
<line> "cultura do silêncio" é *esultad* *e relações estrut*ra*s entre amb*s. Estas r*lações *ntre </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> dominado e o dom*nad** refl*tem * co*text* </line>
<line> *ocial, de certa maneir*, *s dominados </line>
</par>
<par>
<line> absorvem o* mitos cul*urai* *o dom*nador, o* *alo*es o estilo de vida da socie**de e </line>
</par>
<par>
<line> dominante. Lo*o, so*ied*de d*minada torna-se dependente da domin*nte e deixa ** ter a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sua pr*pria c**tu*a e ***sa a buscar * cul*ura do dominante. </line>
</par>
<par>
<line> Ac*m* de tudo, Celso Furtad* *bse*vava ** reais *aracte*í*ticas que determinavam </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> su**ese*volvimento econômico, a elucidaçã* *os *on*eitos *o des*n*ol**mento e be*-es*ar </line>
</par>
<par>
<line> s*cial, a *ar*icipação *o *stado *m ass*mir um projeto **m intuito *e desenvol*er </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> socied*de, a importân*ia das m*dificações es*ru*ura*s rumo ao progresso. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina **, v. 16, n. 5, art. 12, p. 2**-*42, set./out. 2019 www4.*sanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. P. G**çalves, R. A. *i*v*, D. *. Cunha, E. *. P*o Júnio*, S. *. P. V. Wan*erle* </line>
<line> 236 </line>
</par>
<par>
<line> O trabalho de F*rta** direc*onava como ag*r para o desenvolvimento, o mod* de </line>
<line> estabelecer uma polí*ic* econômica para que s*us plano* *osse* *ealmente con*truídos, </line>
</par>
<par>
<line> o*ser*a-se que *urtado busca*a re*uzir **s*gualdad*s ec*nômi*as, tentando </line>
<line> pr*mover um </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento ec*nôm*co e s*cial su*tentado. </line>
</par>
<par>
<line> É impor*ante obse*var qu* apesar de g*ande parte **s r*f*rênc*as sobre a *e*ria *ós- </line>
<line> co*onial se* d* orige* ang*o-saxã, alguns trabalho* já apont*m que outros autore* brasilei*o* </line>
<line> também tinham um* *ers*ect*va pós-colo*ial *m seus *rabalhos, como Gu*rreiro Ramos </line>
<line> (CAVALCANTI; ALCAD*PANI, 2016; FILGUEI*AS, 2012), Paulo Freire (PENNA, 2014; </line>
<line> DE LIMA; GERMANO, 20*3), e Si*viano S*ntiago (RIBEI*O; D*S PRAZERES, 2016). Da </line>
<line> m*sma fo*ma, acredita-se que o pen**ment* furtadiano tam*ém possa ser in*e*pretad* a partir </line>
<line> desta vis*o. </line>
</par>
<par>
<line> 3.2 *ensamento Furtad*ano sob*e desenvolvimento e subdesenvolv*mento: uma </line>
<line> vi s ** </line>
</par>
<par>
<line> *ós-coloni*l "tu*iniquim" </line>
</par>
<par>
<line> Par* Celso Furtado, o obje*i** de seu </line>
<line> p*nsame**o a respe*to </line>
<line> do </line>
<line> dese*volv**ent* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> subdese*vo**imento era "de explica*, numa </line>
<line> *erspectiva macroeco*ômica, as *ausas e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> mec*nismo do aumento per**st*nte da produtividade do fator trabalho e suas repercussões na </line>
<line> or*anização da pr*dução e na forma como se *istribui e *tiliza o produt* soc*al" (*URTADO, </line>
<line> 1961, *.19). </line>
</par>
<par>
<line> A reflexão </line>
<line> de Furtado sobre subdesenvolvim*nto parte da constatação de que as </line>
</par>
<par>
<line> p**missas histór**as q** vi*biliza* o desenvolvimen*o n*o est** </line>
<line> pr*sentes nas *conomia* </line>
</par>
<par>
<line> *ubde*env*l*i*as. </line>
</par>
<par>
<line> "N*s p*íses s*bd*s*nvolv*dos, nem a penetração do progresso *ecnológico *acilit* a </line>
</par>
<par>
<line> solução </line>
<line> do* conflito* sociais de natureza substan*iv*, nem as massas q*e se </line>
</par>
<par>
<line> *cum*l*m n** </line>
<line> grandes *id*des possu*m uma co*sciênci* de classe der*vada de </line>
</par>
<par>
<line> a*tagonis*o* econômicos a*s proprietário* dos me**s de produç*o. A inad*quação </line>
<line> desses esquemas id*o*ó*icos é p*rticular*ente grave, em razão ** pr*eminê*ci* d*s </line>
<line> problemas polí*ic*s. Um tr**alho *ri*dor nes*e plano é ess*nci** e urgente. E para </line>
<line> qu* tenha eficác*a dev*rá r**lizar-se nos *róprios *a*se* subdese*vo*v*dos" </line>
<line> (FUR*ADO, 2003, *.101). </line>
<line> A pa*tir *este pe*samento de Furtado sobre o desenv*lvi*ento e subd*senv*lv*m*nto </line>
</par>
<par>
<line> (FUR*A*O, 1*61), as*im com* a questão histórica </line>
<line> de como iniciou o processo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> industria*i*ação n* país e de*envolveu su* economi* (FURTADO, [1959], 2005), observa-se </line>
<line> u* *ínculo *ntre o p*nsamento F***a*iano e a* teorias pós-*oloni*is. Furtado ana*isou e atu*u </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, *. 5, art. 12, p. 2*5-*42, set./out. 2019 www4.fsane*.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> De*envolvimento ou Subdese*volv*men*o B*asileiro? Uma Leitura Pós-Colonial </line>
<line> 237 </line>
</par>
<par>
<line> com* agente e**cu*ivo e </line>
<line> político do *esenv*lvimento e*onômi*o, *olítico e acadêmic* </line>
</par>
<par>
<line> prin*ipalmen*e ent*e os *nos de 1950 e in**io d*s 1*60. </line>
<line> F*rtado *oi cr*ti*o ao *pont*r que muitos dos probl**as relacionados ao at*aso </line>
<line> br*sile*ro estava r**acionad* a gr*n**s het*rogeneid*d*s **ciais, *rodu**vas * reg*onais, assim </line>
</par>
<par>
<line> como * demora em *e conso*i*ar o mer*ado *nterno e *e*esa de que de**ria haver * </line>
<line> u* a </line>
</par>
<par>
<line> p*lít*ca verdadeiramente brasile*r* (FU*TA*O, [1959], *005). </line>
</par>
<par>
<line> A sit*açã* periférica e a re*rodução *e grande* assimetrias *ocia*s c*iam bloqueios à </line>
</par>
<par>
<line> i*ovação e </line>
<line> à difusão ** pro*resso técnico, que inviabil*za* * valo*ização de recursos </line>
</par>
<par>
<line> inter*os, o **bdesenvolviment* é o produto de uma *ituação histó*ica que div*de o mu*do em </line>
</par>
<par>
<line> u** estrutur* "centro-perifer*a", e d* uma opção *olí**ca q** subordina </line>
<line> o </line>
<line> proce*so de </line>
</par>
<par>
<line> in*orp*ração do *rogre*s* técnic* ** *bjetivo de cop*ar os est*los d* v*da </line>
<line> das e**nomia* </line>
</par>
<par>
<line> centrai*. </line>
</par>
<par>
<line> Em 1958, durante o </line>
<line> governo de Juscelino Kub*tschek, *urt*do **t*ve à frente, como </line>
</par>
<par>
<line> int*r*entor, do Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento do Nordeste (GTDN), emb*ião d* </line>
</par>
<par>
<line> S*D*NE, foi q**n*o alcanç*u </line>
<line> t*xa* d* </line>
<line> c*escimento *ara a região nordeste acima das taxas </line>
</par>
<par>
<line> da região su*este af*r*ou que a sua e </line>
<line> estratégia *ara crescer n* nor**s*e mesmo com </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> pro*lema da seca n** era q*e*endo superá-la, ma* *i* c*esce* apesar dela, ou sej*, a seca *ra </line>
<line> um problem* que *ão dever*a ser o ú*ico objeti*o (FURTA*O, 2004). </line>
<line> No*a-se que apesar das dificuldad*s eco*ômicas, polít*c** e soci*is existentes à é*oca </line>
</par>
<par>
<line> que ating*am a região do Nordeste, Fu*tad* conseguiu reali*ar u* ót*mo traba*ho, em </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> região *té então e*qu*cid*. Pode-se af*rm*r q*e a região nordeste do B*asi* vivi* até ent*o *m </line>
<line> Colonialismo Interno (CA*ANOVA, 19*5; S*AVEN*A*EN, 1965). </line>
</par>
<par>
<line> A Teoria *o Subdese*volvimento po*e ser *ista, portanto, como u*a crítica </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> irr*cionalidad* de um mo*imento de incorp*ração d* </line>
<line> prog*esso téc*ic* que r*produz </line>
</par>
<par>
<line> conti***mente a depe*dênci* extern* e a assimet*ia social interna. </line>
<line> Pa*a Fur*ado (1**2), o subdes*nvol*imento se originava de c*ndi*ões histó*i*as </line>
</par>
<par>
<line> dec*rre*t*s d* proce*so interno de exp*o*ação e </line>
<line> do processo *xtern* de </line>
<line> dependência. A </line>
</par>
<par>
<line> amplia*ão d* dependên*ia ext*rna oca*ionava de i*ual manei*a a amplia*ão da taxa int*rna de </line>
<line> exploração. </line>
</par>
<par>
<line> De acordo </line>
<line> *om Cepêd* (20*3), </line>
<line> na visão fur*adiana, </line>
<line> não ser*a possível </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento sem a realização d* reformas políticas, sendo * democracia o principal </line>
</par>
<par>
<line> r*curso para a constituiçã* do </line>
<line> projeto soc*a* e para a supe*a**o dos empecilhos do </line>
</par>
<par>
<line> su*desenvo*vimento. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*r*sin* *I, v. 16, n. 5, a*t. 12, *. 225-242, s*t./out. 2019 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. *. Gon**lve*, R. *. S*l**, *. O. Cunha, E. S. Pio **nior, S. *. P. *. Wanderley </line>
<line> 238 </line>
</par>
<par>
<line> *urtado *inha *m mente que * q*e e**i*ibraria a *conomia e, *o* c*nseq*ênci*, </line>
</par>
<par>
<line> qu*stões *ociais *eria **a di*tribuição de rend* </line>
<line> *e *or** igualitári*, pr*mov**do **sim </line>
</par>
<par>
<line> equilíbrio *ocial, desta f*r*a s*rgia </line>
<line> *om *mpo*tância a ação do *stad* com um *r*j*to *ue </line>
</par>
<par>
<line> realment* possibilitasse o crescimen*o ec*nômico e socia* atra*és de ações políticas voltadas </line>
<line> a *upera* questõe* do *ubdesenvolvimento. </line>
<line> No*a-s* que estes pontos est*o indo ao enco*tro de ideias pós-colon*ais, mai* r*centes </line>
<line> de que existe *m imperialis*o *conô*ico que é fruto *e um sis**ma ec*nô*ico e geop*lí*ico </line>
<line> e *u* se d*ve *iscutir a respe*t* de **áticas f**mul**as pelos própr*os paíse* pe**férico* para </line>
</par>
<par>
<line> q*e tenh*m suas necessidades atendidas (JACK et </line>
<line> al., 2011). Prasad (2003) de*ta*ou q**, </line>
</par>
<par>
<line> *om o fi* da colonização de o*d** polí*i*a, *riaram-*e </line>
<line> ou*ros meio* de se manterem as </line>
</par>
<par>
<line> antigas *o*ô*ia* sobre uma f*rma cultural, social e **ono*i*amen*e sub*lterna*. </line>
<line> Além d*sso, percebe-se que mesmo es*a*sos os e*tudo* relaciona*do C*lso *urt*do </line>
<line> com os Estu*os *rga*izacioan*is no Br*si* já começam a su*gir (WANDERLEY; F*RIA, </line>
<line> 2012; WAND**LEY, 2015). </line>
<line> 4 CON*IDERAÇÕES FINAIS </line>
<line> Neste trabalho demonstramos com* * pensamento furtadiano, pri*cipa*me*te sua ide*a </line>
</par>
<par>
<line> relacionada a* desenvolvi*ento e subdes*nvolvimento, está retratado </line>
<line> *os conce*tos t*oria </line>
</par>
<par>
<line> pós-colonial que e*ergiu como teo**a após as p*inc**ais obras d* *elso Furtado. Concl*ímos </line>
<line> que Cel*o Fur*ado n*o só c*itica a forma *o*o * paí* se d*senvolveu e re*lizou *uas políti*as </line>
<line> econômica* e socia*s, além de convid*r o lei**r e a comunidade acadêmica **mo *m todo a </line>
<line> *er *ma vis*o reflexiva sobre tai* assuntos, buscando a prá*is q*e pos*ibilit*rá a mudança. </line>
<line> Furtado apre*en*a*a *onceitos de países desenvolvidos e *ubde*e*volvido*, cuja </line>
</par>
<par>
<line> *órmula </line>
<line> do crescimen*o dos pa*ses desenvolvidos se*i* </line>
<line> at**vés de fa*ores relacio*ados </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> conhecime**o de novas concepç**s *écnicas, enquanto os países subdesenv*lvidos </line>
<line> inc*rporariam o qu* fosse permitid* pe*os países d*senvolv*dos, ge*almente *e**olo*ias </line>
<line> obsoletas. </line>
<line> Fur*ado *ez severas crít**as à forma como se deu o proc*sso ** *ndust*i*lização no </line>
</par>
<par>
<line> Brasil, o *resci*ento e*onômico </line>
<line> na s ua </line>
<line> visão deveria absorver razões de transformação </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> man**ras de se produzir, *e*sava em alg* intimamente re*ac*ona*o c*m aumento da *rodução </line>
<line> e *umento da *enda da pop*laçã*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 16, n. 5, art. 12, p. 225-242, set./out. 2019 </line>
<line> www4.fsane*.co*.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Desenvolvi*ent* *u Su*desenvolvime*to Br*sileiro? Uma Lei*ura Pó*-Colonial </line>
<line> 239 </line>
</par>
<par>
<line> Furtado en**ndia *ue par* a constru*ão do *esenvo*vimento social seria ne**ssári* </line>
<line> estabelecer conjun*uras ec*nômi*as que p*dessem proporcionar novos camin*os de </line>
<line> crescimento, cami*hos *stes *ndependen*es de o*tras nações. </line>
<line> O Estado f*rte deveria ser o **tal***dor deste projeto de desenvolviment* social, </line>
<line> sendo e*e o element* prin*ipal dentro deste c*nário, Ce*so Furtado *b*rda *s que*tões daquilo </line>
<line> que s*o c*nside*adas necessidades bá*icas, ig*aldad* de *ireit*s e acessos a ben* e *erviç*s. </line>
<line> Da mesm* forma, * pós-coloniali*mo criti** a id*ia de se utilizar um de*envolvimento </line>
<line> ec*nômico, so**al e c*ltural **sea*o na *ependênci* *strang*ira. O dis**rso pó*-colon**l vai </line>
<line> de en*ontro às idei*s univers*list** e etnocêntr*c*s *mpel*das *elas nações ditas d*senvolvidas </line>
</par>
<par>
<line> com d*staque para as d* língua anglo-saxã que dominam o meio de produ*ã* intelectual </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> conheci*e*to. </line>
</par>
<par>
<line> Além disso, Furtado apresenta solu*ões a*t**nat*v*s, *ro*on*o d*bates, estratégias, </line>
<line> id*i*s, f*rmas *e fazer políticas e métodos que combat*m a* desigualdades e exclusão social, </line>
<line> s*mpre se p**tando em refo**as estrutu*a*s que po*sibilitem *edi*ecionar o de*envolvi*ento </line>
<line> ** nação. </line>
<line> Por f*m, o pri*cipal ob*etiv* do *raba*ho é d*stacar que * pensame**o Furt*diano pode </line>
<line> s*r ente*d*do a partir de uma vis*o p*s-colon*al, alé* de agregar ao* e*tudos organizac**na*s </line>
<line> *ais um e*em*l* de intér*rete do Brasil que con*ribuiu para o de**n*olv**e*to d* país, a*ém </line>
<line> de da* *oz a este grande pensado* brasileiro e *on*idar o meio acadêmico a ref*etir sobr* as </line>
<line> *uas própria* pe*qui*as e a ma*eira c*mo as desenvolvem, sej*mos *efl*xivos. </line>
<line> R*FERÊ*CIAS </line>
<line> BHABH*, H. O Lo**l da Cu*tura. Tr*dução *e Myr*a* Ávila; Eli*na *ourenç* de Lima </line>
<line> *eis; Gláucia Renate Gonçalves. Belo H*r*zo**e: *ditor* UFMG, 19*8 </line>
</par>
<par>
<line> BIELSCH*WSKY, </line>
<line> R. Pensamento </line>
<line> econômico </line>
<line> brasileir*: o </line>
<line> ciclo </line>
<line> ideo*ó*i*o </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *esenvolv*mentism*. *. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 1*96. </line>
</par>
<par>
<line> BIELSC*OW*KY, </line>
<line> R. Pensa*ento </line>
<line> econômico </line>
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<line> X </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)