<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 12, art. 14, p. 280-29*, d*z. 2*22
</line>
<line>
ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2*22.19.12.*4
</line>
</par><par>
<line>
A Felicidade no Contexto do Tra*a*ho: Uma Rev*sã* Siste**tica
</line>
<line>
The Happi**ss in the Wor* Context: A Sy*tema*i* Review
</line>
</par><par>
<line>
Ta*iana Medeiro* *osta *onteiro
</line>
<line>
M*str*do em P*i*ologia *ela Universidade Fe*er*l de Mato Grosso
</line>
<line>
***duação em *sicologia pela *niversid*de Federal d* Piauí
</line>
<line>
E-mail: tat_m*d@h*tmail.com
</line>
<line>
Aless*ndro Vini*iu* de Paula
</line>
<line>
**utor em *dm*nistração p*l* *rograma *e Pós-Graduação e* A*ministra*ão da Univer*idade Federal de L*vra*
</line>
<line>
Professor/Pe*qui*ad*r do P*ograma de *ós-*r*duação em *sic*logia da Unive*sidade Federal de Mato Grosso
</line>
<line>
E-*ail: avpaula@yah*o.*o*.b*
</line>
</par><par>
<line>
En*ereç*: Tat**na Medeiros Cost* M*ntei*o
</line>
<line>
Editor-Ch*fe: Dr. Ton** K*rley de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Departa*ento
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
P*icologia/**s*itu*o de
</line>
<line>
Educ*ção
</line>
<line>
da
</line>
<line>
Rodr**ues
</line>
</par><par>
<line>
Univ*rsidad* Federal d* Mato *rosso (UFM*). Avenida
</line>
</par><par>
<line>
*ernan*o
</line>
<line>
Corrêa
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
*osta,
</line>
<line>
nº 2.3*7,
</line>
<line>
Cuiabá,
</line>
<line>
Mato
</line>
<line>
A*tig* r*cebido em 13/10/2022. Ú*t*ma vers*o
</line>
</par><par>
<line>
Gross*, *rasil - *EP 78060-900.
</line>
<line>
recebida *m 27/10/**22. Aprovado em 28/10/2022.
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: A*essandro Vinicius de Pau*a
</line>
</par><par>
<line>
Depa*t*mento
</line>
<line>
de
</line>
<line>
P*icologia/*nst*t*to d*
</line>
<line>
Educação
</line>
<line>
da
</line>
<line>
A*aliado pelo sistema T*iple Revi*w: De*k *eview *)
</line>
</par><par>
<line>
Universidade Feder*l de Mato Gr*ss* (*FMT). Ave*ida
</line>
<line>
pe*o Edit*r-*hefe; * b) Double Blind Rev*ew
</line>
</par><par>
<line>
F*rnando
</line>
<line>
Corrêa
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
Costa,
</line>
<line>
nº 2.367,
</line>
<line>
Cui*b*,
</line>
<line>
*at*
</line>
<line>
(avaliaçã* cega por doi* ava*iadores da á*ea).
</line>
</par><par>
</page><line>
Grosso, B*asil - CEP 78060-900.
</line>
<line>
Revisão: Gr*ma*ic*l, Normativa e de Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A *elici*ade *o Contexto do Trabalho: Uma *evisão Sis*emá*ica
</line>
<line>
281
</line>
</par><par>
<line>
RE*UMO
</line>
</par><par>
<line>
O presente estudo realizo* uma revis** sistemática da literatura ac*r** do *ema da fe**cid*de
</line>
<line>
*o **ntexto de *rabal*o. Empreg*u-se uma revi*ã* com bas* no método PRISMA nas base*
</line>
<line>
d* d*dos Google a*adêmico, SciELO, *e**I* e **ell, consider*ndo o período entr* os *nos
</line>
<line>
2*17 e 2021. *oram enco*trados *5 documentos elegíveis para a análise (**eze artigos
</line>
<line>
cie*tíficos em periódicos; um* t*se de dou*orado; uma *i*s*rtação de mestrado). Observou-s*
</line>
</par><par>
<line>
que a mai*r*a dos
</line>
<line>
estudos eram ar*igos ci*n*íficos e que eram majorit*ria*ente proce*en*es
</line>
</par><par>
<line>
das área* de Psicolo*ia e Adm*n*st**ção, *e*p**tivame*te. E* r**açã* ao d*s*nho
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
inve*tigação de*e**olvido *os est*dos ana**s*dos, a maior*a foi feita pelo método Su*vey
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
maior prevalência de pesquis* de abordagem quantitativa. * respeito da
</line>
<line>
origem
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
procediment*s de co*eta e
</line>
<line>
análise de
</line>
<line>
dados, *oi
</line>
<line>
possív*l id*ntifi*a* que a* pesquisas
</line>
</par><par>
<line>
ocorreram p** mei* de diferen*es formas/pro*edimentos, não tendo uma origem/proced**ento
</line>
</par><par>
<line>
mais prevale*te. O interesse
</line>
<line>
sobre * tema a*nda é recente na li*eratura nacional, somado
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
esc*ssez de *stu*os em nível nacional no*
</line>
<line>
último* cinco anos,
</line>
<line>
* que pode fa*orec*r o
</line>
</par><par>
<line>
de*envol*imento de novas pesqui*as para uma maior co*pr*ensão do fenô*eno da felicidade
</line>
<line>
no *ontexto de t*abalho.
</line>
</par><par>
<line>
Palavr*s-chave: felici*ade no Trabalho. Con**ções Laborai*. Revisão de
</line>
<line>
Li*eratura.
</line>
</par><par>
<line>
Psicologia O*g*nizac*o*al.
</line>
</par><par>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
The prese*t study ca*ried out a systema*ic r*v**w of the literat*re on t*e topic of *appine*s in
</line>
<line>
the work context. A r*vi*w *ase* on the PRI*MA method was use* in *he Go*gle Academi*,
</line>
<line>
Sc*ELO, P*PSIC and *pe*l databases con**dering t** period betwee* 2*17 and 2021. *ift*en
</line>
<line>
**cuments eligibl* f*r analysis were found (thi*teen scient*fic articles *n journa*s; one thesi*
</line>
<line>
by *oct*rate; a *aster's disse*tatio*). It was observed tha* most *f t*e st*dies were sc*entifi*
</line>
<line>
arti*l*s and that th*y *er* m*stly *rom the ar*as of Psyc*ology a*d Adminis*ration,
</line>
<line>
respectively. R*garding th* researc* design developed in th* *nalyzed stu*ies, most *ere
</line>
<line>
carried out using the Survey met*od and a hig*er pre**le*ce of research *ith a qu***itati*e
</line>
<line>
approa*h. Regarding the or*gin a*d *rocedu*e* of *ata *olle*t*on and analysis, it was possible
</line>
</par><par>
<line>
t* identify that **ey occurred thro*gh differen* for*s/proc**u*es, not havi*g
</line>
<line>
an
</line>
</par><par>
<line>
origi*/procedure that *as *ore prevalent. The interes* on t*e topic *s still rece*t in the
</line>
<line>
nat**nal lit*rature, a*ded to *he scarcity of studies at the na*ional **vel in the la*t five *e***,
</line>
</par><par>
<line>
w*i*h may *a*or the *evelopment *f ne*
</line>
<line>
re**arch for a b*tter understanding of the
</line>
</par><par>
<line>
phen*me*on *f happiness in the work conte*t.
</line>
</par><par>
<line>
Keywords: H*ppiness at Work. Worki*g *on*iti*ns. Literat*re *evi*w. **ganizational
</line>
<line>
*s*chology.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 19, n. 12, art. 14, p. *80-*9*, dez. 202*
</line>
<line>
www*.fsanet.co*.*r/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. M. C. Mon*e*ro, A. V. Paula
</line>
<line>
282
</line>
</par><par>
<line>
1 IN*ROD****
</line>
</par><par>
<line>
* presen*e estudo objetivou faz*r uma revisão sobre o tema da felicidad* *o contexto
</line>
</par><par>
<line>
** t*abalho. *essalta-*e q*e a f*l**idade *o *ontext* *aboral
</line>
<line>
est* relacionada a difere*tes
</line>
</par><par>
<line>
fatore* *ai* c*mo s*tisfação
</line>
<line>
com o tra*alho, auto*real*zação, remun**ação, ambien*e de
</line>
</par><par>
<line>
trabalh* (BENDASSOL*I, 20*7), p*r *st* razão é impresc**d*vel compreend*r **is
</line>
<line>
cond*ções.
</line>
<line>
*end* em cont* que o **a*alho é uma p**te ess**cial na vida das pess*as, como
</line>
</par><par>
<line>
*po*tam os aut*res
</line>
<line>
(TOLFO; PICCI*INI, 2007; MO*IN,
</line>
<line>
2001), faz-s* i*po*tan*e
</line>
</par><par>
<line>
compre*nder *omo ele influ**c** na feli*idade das pessoas *uais e*tra*égias pode* ser e
</line>
</par><par>
<line>
u*i*iz**as pa*a a sua promoção dentr* das
</line>
<line>
*rganizações (P*S*HOA*; TORR**; PORTO,
</line>
</par><par>
<line>
2010). *esse s**tind*, *nicialm*n*e, é *s*encial a compreensã* do termo felicid**e * dos
</line>
<line>
f*to*es i*br*cados a ela d*nt*o d* conte*to l***ral.
</line>
<line>
As pe*soas mais f*liz*s são aquelas que têm vida social mais ativa, que *e env*lvem
</line>
<line>
em relacionamentos amo*osos, passam menor tem*o sozinhas, têm bons re*acionam*ntos
</line>
<line>
interpessoa*s, m**ores ci*l*s de am*zades, p*nsam men*s e* s* p*ópri*s, são mai* rel*g*osas,
</line>
</par><par>
<line>
*êm bons índices d* saúde físicas, *erce**m-se c**o *apa**s, têm ma*o*es níve*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
autoestima (S*LI*MAN, *00*).
</line>
</par><par>
<line>
A fel*ci*ade pode ser definida como a dime*são **e * sujeito perceb* s*a vida com*
</line>
</par><par>
<line>
*ositiva e o quant* ele gosta de*a (PAIS-RIBEIRO, 2**2). Para a*gu*s *esqu*sadore*,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
f*l*cidade *dvém de meios que a *ornam p**sível (e*. *em-es*ar psicoló*i*o
</line>
<line>
e físic*)
</line>
</par><par>
<line>
(SILVA; TOLF*, 2012).
</line>
</par><par>
<line>
Dess* fo*ma, estudo* mostram *ue o c*n*t*uto feli*idade pode *er as*ociado ao bem-
</line>
<line>
estar, este, segun*o Corbi e Men*ze*-Fil*o (20*6), é compos*o por u*a dim*nsão objetiva e
</line>
<line>
outra subjetiva; a p*i*eira é passív*l de observação e *ode se* *edid* através de indi*ado*es
</line>
</par><par>
<line>
de s**de, moradia e crimi*ali*ade, por **emplo. Em rel*ção segund* dimensão, à
</line>
<line>
ess* e*tá
</line>
</par><par>
<line>
relacion*da a *o**eitos su*jetivos e a experi*ncia inter*a de c*da *m, se*do expressa a*rav**
</line>
<line>
de p*nsamentos e sen*imento* a res*eito d* p**pria vida.
</line>
</par><par>
<line>
Outro construto que está imbrica*o à felici*ade o Bem-*star *ubjetivo (*E*), est* é
</line>
</par><par>
<line>
pode
</line>
<line>
ser *ompree*di*o com* * for*a que
</line>
<line>
os indi*íduo* pe**am e se*t*m a respei*o d*les
</line>
</par><par>
<line>
mesmos (RODRIGUES; SILVA, 2010). Atualmente, e**s*em duas co*c*pçõe* a respeito do
</line>
</par><par>
<line>
BES: 1) t*ata-se do bem-e*tar h*d*nic* *u* estaria relaci**ad* a questõe* *u*je*i*as
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
fel*cid*d* e qu* reme*e
</line>
<line>
ao conc*ito de *elicidade; 2) bem-estar *udemônico que *nalisa o
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresi*a, v. 19, n. 12, a*t. 14, p. 280-*94, dez. 2**2
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Fel*cidade no Contex*o do Trabalh*: Uma Re**são Sistemática
</line>
<line>
283
</line>
</par><par>
<line>
potencial humano e ocorre quando h* * tota* fun*ion*mento das potencialidades d* indiv*duo
</line>
<line>
(SIQUEIRA; PADOVAM, 2008).
</line>
<line>
Sabe-se qu* alg*ma* pes*oas *xperien*iam as coisas de d**eren*** formas * que alguns
</line>
<line>
co**eg*em ser feliz*s mesmo em co*dições desfavo*áveis, enquanto *utros não, m*smo q*e
</line>
<line>
não estejam p*ssando po* pro*lemas, desta *orma é esse*cial compreend*r essas d*fer*nças
</line>
<line>
quando se estud* o const*ut* *el*cidade (*OD*IGUES; SILVA 2*10).
</line>
</par><par>
<line>
A*ós essa breve expos**ão acerca da felicid*de * os principais conceito* que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
e*volvem, f*z-s* necessário fa*er *ma suscinta explanação a respei*o do tr*bal*o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
post**iorme*t* so*re a relação **tre trabalho e felici*ad*.
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERENCIAL TEÓRIC*
</line>
</par><par>
<line>
2.* A felicidade e suas ar**c*l*ções com o **abalh* humano
</line>
</par><par>
<line>
O traba*ho *em um des*aque no pap*l soc*al do indivíduo, pois
</line>
<line>
esse é comumente
</line>
</par><par>
<line>
acompanhado ao co*ce*to de *rabal*a*or, ou sej*, te* uma função, um valo* para a s**iedade
</line>
<line>
(MONTEIRO, *0*4). Atre*ada a essa ati*idade estã* envol*idas div*rsas questões, tai* com*
</line>
<line>
o*te*ção de renda *a*a a sobre*ivência, status socia*, atividade que traz sati*fa*ão, r*al*zação
</line>
</par><par>
<line>
pess*al, local p*ra
</line>
<line>
es*abelecer relacionam*nto* interpessoais, ent*e o*tros (KUBO;
</line>
</par><par>
<line>
*OU*ÊA, 2012).
</line>
</par><par>
<line>
Morin (2001) pontua q*e o tra*alho tem um lugar de destaque na soc*edade atual, um*
</line>
</par><par>
<line>
v*z q*e este traz vário*
</line>
<line>
be*efícios a* in*ivíduo que não *ejam **e**s relacionados
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
remuneraç*o, sejam eles sen*imento de vinculação, sentir-se *ti*, ter uma m*tivação na vida e
</line>
<line>
até mesmo para n*o ficar *o té*io.
</line>
<line>
Send* *sse *m espaço *o *ual o in*iv*duo *assa a maio* parte d* s*a v*da e *ue traz
</line>
</par><par>
<line>
tantas im*licações
</line>
<line>
para e*e, importante que esse seja *a*s é
</line>
<line>
u* fator p*ote*ivo p*ra a sua
</line>
</par><par>
<line>
s*úde ment*l, *ontribuindo assim para a sua fel*ci*a*e. Es*udar a relação e*tre felicida*e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*r*ba*ho d*bru**r-s* é
</line>
<line>
em difer*nte* teorias, conceitos * campos do saber, que já
</line>
<line>
nã*
</line>
<line>
*xiste
</line>
</par><par>
<line>
uma *nanimidade so*re o ***a.
</line>
</par><par>
<line>
Bendas*ol* (2007) pontua que est* é uma qu*stão contr*dit*ria,
</line>
<line>
*ma *ez que, a*
</line>
</par><par>
<line>
mesm* tempo que os indiv*duos quando não poss*em um tr*balho *nseiam por ele, quando *s
</line>
<line>
tem, acabam desvalorizando-*. O autor es*larece ainda que e*se conflito o*orr*
</line>
</par><par>
<line>
pri*cip*lmente
</line>
<line>
por**e
</line>
<line>
existem dois
</line>
<line>
*spectos: o primeiro, é ide*l que o
</line>
<line>
as pe**oas *endem
</line>
</par><par>
</page><line>
de*sa "tal feli*id*de" send* atrela*a a uma vida simples, s*m muitas novida*es e es*á**l; o
</line>
<line>
*ev. F*A, Ter**ina PI, v. 19, n. 12, art. *4, p. 2**-294, dez. 2022 www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. M. C. Monteiro, A. V. Pau*a
</line>
<line>
284
</line>
</par><par>
<line>
segund* ponto é opo*to ao primeir*, e*se está li*ado a* *deal d* s*cesso, * agitação e ao
</line>
<line>
medo const*n*e ** **acas*o. Essas vertentes i*pulsio*am *ma relação de amor e *dio d*s
</line>
<line>
*rasileiros com o seu trab*lh*.
</line>
</par><par>
<line>
Em termo* ge**is, a *elicidade no contexto l*bora* e*tá ligada às emoções
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*xperi*ncia* positivas o* n*ga**vas q*e os *rabalhadores
</line>
<line>
têm em relação às funçõe*
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
d*sempenham e a* seu lo*al de trabalho. **em*is, o construto
</line>
<line>
*itado também es*á
</line>
</par><par>
<line>
relacionado a uma avaliçã* posi**va do indivíduo em relação às *x*eri*ncias *fetivas, ao seu
</line>
<line>
desenvol*imento pr*fissional, ao ambie**e de trabal*o, à infraestrutura e ergonomia do loc*l,
</line>
<line>
à flexibilidade de traba*ho e aos relacionamento* interpessoais ali est*belec*dos (URCO et al.,
</line>
<line>
*0*9).
</line>
<line>
***uda* a fe*icidade *o contexto laboral é fundamental, uma vez que func*on*rios que
</line>
<line>
apresentam ma*s p*odutividade tendem a ser mai* *elizes, ** **e * produ*i*ida*e poderá traz**
</line>
<line>
ganhos ao *rabalh*dor (ex. a*me*to na remunera*ão, reconhecimento etc.) o *ue res*lt*rá em
</line>
<line>
maiores nív*is de sat*s*ação (M*RQUEZE; MORENO, 2*05).
</line>
<line>
3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
</line>
<line>
O p*esen*e est*do rea*izo* uma revisão *istemát*ca *a literatura nacion*l acerca do
</line>
<line>
tema felicida*e no **abalho. Util*zou-*e a me*od*l*g*a PR*S*A (Preferred R*porting Item*
</line>
</par><par>
<line>
*or Sys*ema**c Reviews an* Meta-Anal*sis) que emprega *ma list* de 27
</line>
<line>
i*ens
</line>
<line>
e
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
fluxograma de quatr* e**pas para o*ienta* os pesqu*sado*e* a identificarem os procedim*nt**
</line>
<line>
*ecessários para a av*liação crítica de re*i*ões sist*mática* e de es*u**s q*e foram
</line>
<line>
p*blicad*s (MOHER et al., 2*15; GA***O; PEREI*A, 2015). Utilizou-se a *alavra-c*ave
</line>
</par><par>
<line>
"felicidade *o trab*l**" e foram consider*dos ap*n*s os artigos cie*tífico*
</line>
<line>
publicad*s
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
periódicos, di*sertações e teses, a busca oc*rreu na primeira quinzena d* agosto de 2022.
</line>
</par><par>
<line>
O* critér*os de in*lus*o considerado* para * p*esente
</line>
<line>
e*tudo foram: publicaçõ*s *om
</line>
</par><par>
<line>
resu*tado* de *studos empírico* que abordassem o te*a feli*idade no *ra*alho, o termo em
</line>
</par><par>
<line>
questão *everia e*tar
</line>
<line>
c*n*ido no tí*ulo, re*umo
</line>
<line>
*u nas palavras-chave do* t*ab*lhos,
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
t*nham *ido pu*licados nos últimos cinc* an*s e que estiv*s*em
</line>
<line>
pu*licado* em *íng*a
</line>
</par><par>
<line>
portuguesa, mesmo *endo publicações *e autores e/ou i*stituições estr*ngeiras.
</line>
<line>
Os cri*é*ios de exclusão *onsiderado* for*m: publicaç*es qu* *ão estivessem incluídas
</line>
</par><par>
<line>
*as modalid*des de **tigo*
</line>
<line>
científicos e* periódicos, di*sertações e teses,
</line>
<line>
publicações
</line>
<line>
qu*
</line>
</par><par>
<line>
não apresentas*em
</line>
<line>
disponíveis o resumo e texto
</line>
<line>
completo para **itu**, publicações
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Te**sina, *. 19, n. 12, art. 14, p. 280-294, dez. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Felicidade *o C*n*ext* do Trabalho: Um* R*visão Sis*emá*ica
</line>
<line>
285
</line>
</par><par>
<line>
estivessem duplicadas, em *utro idioma que não fosse port*guês o* q*e *ão tivesse* re*ação
</line>
<line>
com o tema.
</line>
</par><par>
<line>
A rev*são sistemá**ca foi
</line>
<line>
de*e*volvida na* base*
</line>
<line>
*e dados Google Acadê*i*o,
</line>
</par><par>
<line>
SciELO, PePSIC e Spell, co*sid*rando o intervalo tempora* dos ú*timos c*nco ano* (2017 até
</line>
</par><par>
<line>
2021).
</line>
<line>
Tais bases de dados foram selecionadas buscando a maior
</line>
<line>
*brangência possív*l de
</line>
</par><par>
<line>
mat*ri*is nas *i**rs*s ár*as do conhecimento. As duas primei*as ba*es escolhi*as (G*og*e
</line>
<line>
*cadêmico e SciELO) são mais ge*era*i*ta*; a seg**da *ase (PePSIC) é e*peci**izada e*
</line>
</par><par>
<line>
periódi*os *a área *a Psicologia e
</line>
<line>
áreas co*r**atas; a última bas* (SPE*L) é marcada*ente
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
A *eleçã* dos m*t**iais analisados ***rreu *m três eta**s e foram es*abelecidos
</line>
<line>
critér*os ini*ia*s *ara sel*ç** (OLIVEIRA; *AULA, 2019). * primeira e*apa de seleção dos
</line>
<line>
materiais (*rtigo* científi**s em pe*ió*icos, dissertações * tese*) do es*udo consisti* em *usca
</line>
</par><par>
<line>
inicial nas b*ses de dados (Googl* *cadêmico, SciELO, Pe*SIC e Spe*l) e lei*ura
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
tí*ulos/resumos/pa*avras-chave dos **teriais relac*onad*s ** tem* p*o**sto, *ons***rando os
</line>
<line>
critéri*s de inclusão e exclusão. * *egunda etapa fo* a exclusão do* materiai* duplic*dos ou
</line>
<line>
sem re*ação com o tema investiga*o. Por fim, a ter**ira etapa se deu pela le*tura na íntegra
</line>
<line>
dos mater*ais **e conte*plaram os critérios *e inclusão propostos. O p*ocesso de seleç*o do*
</line>
<line>
materi*is está represe*t**o na Figura 1.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. 19, *. 12, art. 14, p. 280-294, dez. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. C. Monteiro, A. V. P*ula
</line>
<line>
286
</line>
</par><par>
</page><line>
4 RESU**A*OS * DISC**SÃO
</line>
<line>
Conforme apresen*ad* na Figura 1, após a busca ini*ial n*s bases de da*os, fora*
</line>
<line>
s*lecionados 23 materiais (arti*os *ientíficos e* pe*i*dicos, dis*ertações e te**s) com o **o
</line>
<line>
*a palavra-cha*e "felicidade no trabalho", *o *erí*do ent** os anos 2017 e 2021, sendo
</line>
<line>
dezess*te n* Googl* Acad*mico; t**s *o SciELO; três no Spell e nenhum resulta*o *a base de
</line>
<line>
d*dos da *e*SIC. Após * s*gunda eta*a de seleção *os materi*is, foram e*contrados como
</line>
<line>
Rev. FS*, Ter****a, v. 19, n. 12, *rt. 14, p. 280-294, *ez. 2*22 *ww4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Fe**cidade no Contexto do Trabal*o: Uma Revisão Sistemátic*
</line>
<line>
*87
</line>
</par><par>
<line>
resu*tado 15 **t*r*ais elegívei* para a an*lise (t*e*e a*t*gos publ**ados em periódi*os
</line>
<line>
*ientífi*os; uma tese de doutorado e uma *iss*rtaçã* d* me*trado).
</line>
<line>
O periódic* q*e mais publ*cou estudos s**re o tem* da "felic***de no trabalh*" f** a
</line>
</par><par>
<line>
re**sta *sicología desde *l C*ribe (n =
</line>
<line>
2). Cons*derando a form* de publicação e a área do
</line>
</par><par>
<line>
co**ecimen*o *m qu* o m*terial foi publicado, perceb*-se que
</line>
<line>
há uma predominância
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pu*l*cações em *evistas, se*do mais preval*ntes as área* *a Psicologia (n = 5), *eguido
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Admini*tr*ção (n = *).
</line>
</par><par>
<line>
Foi possível identificar que *u*se a totalidade das
</line>
<line>
produções foram pu*licad*s no
</line>
</par><par>
<line>
formato de *r**gos científic*s e* perió**c*s (n = 13). Refe*ente ao v*nculo inst*tucion** d@s
</line>
</par><par>
<line>
a*t*res (consider*ndo *ín*ulo declarado/pres**te na publicação), o*servou-se autore*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
diferente* instit*iç*es de ensino *o Bra*il (majoritariam*nt*, instituições públicas fede*ais de
</line>
<line>
e*sino), bem como variadas áreas do conhecimento (*aj*ri*ariamente, das áreas de
</line>
<line>
Administração/Gest*o e Psicolo*ia) conf**me Tabela 2.
</line>
<line>
Tabela 2 - Síntes* da* característi*a* dos e*tu*os: vincul*ção e ár*a(s) do
</line>
<line>
conheci*e*to de maio* *itul*ção do(s) aut*r(es), fonte e *i*o de pu*lic*ção
</line>
<line>
Área(s) de maio*
</line>
</par><par>
<line>
Autor(es) e a*o
</line>
<line>
Vínculo do(*)
</line>
<line>
Fon*e da
</line>
<line>
Tipo de
</line>
<line>
titulação do(s)
</line>
<line>
autor(es)
</line>
<line>
public*ção
</line>
<line>
*ublicação
</line>
<line>
autor(es)
</line>
<line>
Escola Superior de
</line>
<line>
Tecno*ogia e Ges*ã*
</line>
<line>
Institu*o
</line>
</par><par>
<line>
*LEXANDR*
</line>
<line>
Dissertação
</line>
<line>
*o Institut*
</line>
<line>
*estão
</line>
<line>
Po*i*écni*o de
</line>
</par><par>
<line>
(2017)
</line>
<line>
(mest*ado)
</line>
<line>
Politécn*co de Lei*ia
</line>
<line>
Leiria (IPL)
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
MOR*ES *t a*.
</line>
<line>
em *dministração
</line>
<line>
(UFMG);
</line>
<line>
Administ*a*ão
</line>
<line>
*rtigo
</line>
</par><par>
<line>
(20*7)
</line>
<line>
(ISSN 2238-
</line>
<line>
Universida*e Fe*era*
</line>
<line>
1*4X)
</line>
<line>
da Paraíba (*FP*)
</line>
<line>
Revista *e
</line>
<line>
Unive**idade Fe*e*al
</line>
<line>
Administ*ação
</line>
</par><par>
<line>
SENDER;
</line>
<line>
do Rio de J**eiro
</line>
<line>
Admini*tração
</line>
<line>
Contem*orâne*
</line>
<line>
Art*go
</line>
</par><par>
<line>
FLECK (2017)
</line>
<line>
(UFRJ)
</line>
<line>
(ISSN 141*-
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*R***;
</line>
<line>
Gros*o (UN*M*T);
</line>
<line>
Adm*nistração da
</line>
</par><par>
<line>
ARAN*ES
</line>
<line>
Esc*la de
</line>
<line>
Administração
</line>
<line>
Artigo
</line>
<line>
UNIMEP
</line>
</par><par>
<line>
(2018)
</line>
<line>
Admi*istr*çã* de
</line>
<line>
(ISSN 2237-
</line>
<line>
Emp*esas de *ão
</line>
<line>
5422)
</line>
<line>
*aul* (FG*)
</line>
<line>
Universidade de
</line>
<line>
Mar*eting *
</line>
</par><par>
<line>
FIDELIS;
</line>
<line>
Aveiro (UA -
</line>
<line>
Estratégia;
</line>
<line>
PSI UNISC
</line>
</par><par>
<line>
*ERNANDES;
</line>
<line>
Portugal);
</line>
<line>
Economia;
</line>
<line>
(IS*N 252*-
</line>
<line>
*rtigo
</line>
</par><par>
<line>
TISSOT (2018)
</line>
<line>
Universidad* de
</line>
<line>
Administração
</line>
<line>
1288)
</line>
</par><par>
<line>
Caxias do Sul (UCS)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 19, n. 12, a*t. 14, p. 2*0-29*, dez. 2**2
</line>
<line>
w*w4.f**net.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. *. C. Monteiro, A. V. Paula
</line>
<line>
288
</line>
</par><par>
<line>
Universidade Federal
</line>
<line>
Psicología *esde
</line>
</par><par>
<line>
RIBEIRO;
</line>
<line>
** Sant* Catarina
</line>
<line>
Psic*logia
</line>
<line>
el Caribe (ISSN
</line>
<line>
Artigo
</line>
</par><par>
<line>
SILVA (*018)
</line>
<line>
(UF**)
</line>
<line>
0123-417X)
</line>
<line>
I*tera*ão em
</line>
<line>
U**vers*dade Federal
</line>
<line>
Psico*ogia;
</line>
</par><par>
<line>
FARSEN e* al.
</line>
<line>
Psicologia
</line>
<line>
de Santa Catari**
</line>
<line>
*ngenharia d*
</line>
<line>
*rtigo
</line>
</par><par>
<line>
(2018)
</line>
<line>
(ISSN 1981-
</line>
<line>
(UFSC)
</line>
<line>
p*o*ução
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
CUNHA et al.
</line>
<line>
ACeS Grande Porto
</line>
<line>
M*dicina
</line>
<line>
Me*icin* *eral e
</line>
<line>
Artigo
</line>
</par><par>
<line>
(20*8)
</line>
<line>
IV; ACeS Porto
</line>
<line>
Familiar (ISSN
</line>
<line>
Oci*ental (Port*gal)
</line>
<line>
2182-5181)
</line>
<line>
Progr*ma de Pós-
</line>
<line>
Univer*id**e Federal
</line>
<line>
Grad*ação em
</line>
<line>
Tese
</line>
</par><par>
<line>
BUDDE (201*)
</line>
<line>
de San*a Cat*rina
</line>
<line>
P*icologia
</line>
<line>
Psicologia
</line>
<line>
(do*t*rado)
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
URCO *t a*.
</line>
<line>
*arketing *
</line>
<line>
of *evelopmen*
</line>
<line>
Unive*sidade Católica
</line>
<line>
Artigo
</line>
</par><par>
<line>
(20*9)
</line>
<line>
*dm*nistr*çã*;
</line>
<line>
(ISSN 2525-
</line>
<line>
de* Equador;
</line>
<line>
Finanças;
</line>
<line>
**61)
</line>
<line>
U*i*ersidade T*cni*a
</line>
<line>
Administr*ção
</line>
<line>
de Ambato (Equador)
</line>
<line>
*niv*rsidade Fede*al
</line>
<line>
Psi*o*ogía desde
</line>
</par><par>
<line>
BUDDE;
</line>
<line>
de Sa*ta C*tarina
</line>
<line>
Psicologia
</line>
<line>
el Caribe (I*SN
</line>
<line>
Ar*ig*
</line>
</par><par>
<line>
SILVA (20*0)
</line>
<line>
(UFSC)
</line>
<line>
0123-4*7X)
</line>
<line>
Universida*e F*der*l
</line>
<line>
Administ*aç*o;
</line>
</par><par>
<line>
*o Ama*onas
</line>
<line>
Psicologia;
</line>
<line>
(UFAM);
</line>
<line>
Navus - R*vi*ta
</line>
<line>
E*genh*r*a de
</line>
</par><par>
<line>
OLI*EIRA et
</line>
<line>
Univ*rsidade
</line>
<line>
d* Gestão e
</line>
<line>
*r*dução;
</line>
<line>
Arti**
</line>
</par><par>
<line>
al. (2020a)
</line>
<line>
Metod*sta de
</line>
<line>
Tecnologia (I*SN
</line>
<line>
Ciência* do
</line>
<line>
P**acicaba (UNIMEP);
</line>
<line>
2237-4558)
</line>
<line>
*mbiente;
</line>
<line>
**iversida*e *ed*ral
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
O***EIR* et
</line>
<line>
Un*versidade Fede*a*
</line>
<line>
In*ormação;
</line>
<line>
Engineering
</line>
<line>
Artigo
</line>
</par><par>
<line>
al. (2020b)
</line>
<line>
do Amazo*a* (UFAM)
</line>
<line>
Ciências do
</line>
<line>
(ISSN 2447-
</line>
<line>
A*biente;
</line>
<line>
5580)
</line>
<line>
*aúde
</line>
<line>
*evi*ta de
</line>
<line>
Centro Universitár*o
</line>
</par><par>
<line>
OLIV*IRA
</line>
<line>
C*ências
</line>
<line>
d* Funda*ão de Ensin*
</line>
<line>
Psi**logi*
</line>
<line>
Artigo
</line>
</par><par>
<line>
(*0*1)
</line>
<line>
G*r*nciai* (ISSN
</line>
</par><par>
<line>
*ctáv*o Bastos
</line>
<line>
2178-6909)
</line>
<line>
Conh**iment* &
</line>
<line>
U*iversidade F*deral
</line>
</par><par>
<line>
DA*O;
</line>
<line>
Diversida*e
</line>
<line>
de Santa C*tarina
</line>
<line>
Psicologia
</line>
<line>
Artigo
</line>
</par><par>
<line>
*ILVA (20*1)
</line>
<line>
(IS*N 2237-
</line>
<line>
(UF*C)
</line>
<line>
8049)
</line>
</par><par>
</page><line>
*on*e: Dados da *esquisa.
</line>
<line>
Em rela*ão à Tabela 3, observou-*e que *xiste u* número equival*nte de estudos de
</line>
<line>
naturez* (revisã* *e lit*rat*ra e pesquisa com **senho). O Desenho da investigaçã* foi em
</line>
<line>
*e*. FSA, Teresina, v. 19, n. 12, art. **, p. 280-294, dez. 2*22 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Felicidade n* Contexto d* *rabalho: Uma Re*is** Sistemática
</line>
<line>
289
</line>
</par><par>
<line>
*ua maioria de S*r*ey (* = 9) e **jo*itar*ame*te p*squisa *o tip* *uantitat*v* (n = 5). *m
</line>
<line>
relação à fin*li*ade *o estudo, a mai*ria objetivou gerar conh*cimento (n = 12).
</line>
<line>
*abela * - Síntese das *a*acterí*ticas dos estudos: *a*ureza/abordagem, fin*l*dade, or*gem
</line>
<line>
e proc*dimentos *e col**a/an*li*e do* d**os
</line>
</par><par>
<line>
Natureza e
</line>
<line>
Orig*m
</line>
<line>
Proced.
</line>
</par><par>
<line>
Autor(es) e *no
</line>
<line>
Finalidad*
</line>
<line>
Proced. *oleta
</line>
<line>
abor**gem
</line>
<line>
dados
</line>
<line>
análise
</line>
<line>
Análise
</line>
</par><par>
<line>
*LEXA*DRE
</line>
<line>
S*rvey;
</line>
<line>
I*stru*ento
</line>
<line>
Primária
</line>
<line>
Ques*i*nário
</line>
<line>
univar**da e
</line>
</par><par>
<line>
(2017)
</line>
<line>
Qu*nt*tativa
</line>
<line>
multi*ari*d*
</line>
<line>
Aná**se
</line>
<line>
Ger*r
</line>
</par><par>
<line>
MORAES et al.
</line>
<line>
Survey;
</line>
<line>
coeficient*
</line>
<line>
conheciment*;
</line>
<line>
Primá*i*
</line>
<line>
E*cala
</line>
</par><par>
<line>
(2017)
</line>
<line>
Quant*tat**a
</line>
<line>
v*riância;
</line>
<line>
Instrumento
</line>
</par><par>
<line>
Correlaçã*
</line>
<line>
Revisão
</line>
</par><par>
<line>
SENDER;
</line>
<line>
G*rar
</line>
<line>
Busca em
</line>
<line>
nar**tiva
</line>
<line>
S*cundária
</line>
<line>
An*li*e artigos
</line>
</par><par>
<line>
FLEC* (2017)
</line>
<line>
*onheci*ento
</line>
<line>
bases de dad*s
</line>
<line>
l*teratura
</line>
</par><par>
<line>
PROL*;
</line>
<line>
Surv**;
</line>
<line>
Ger*r
</line>
<line>
Ground*d
</line>
</par><par>
<line>
ARANTES
</line>
<line>
*rimá**a
</line>
<line>
En*revistas
</line>
<line>
Quali*ativa
</line>
<line>
conheci**nto
</line>
<line>
inquir*
</line>
</par><par>
<line>
(2018)
</line>
</par><par>
<line>
FIDELIS;
</line>
<line>
Survey;
</line>
<line>
Gerar
</line>
<line>
Aná*ise de
</line>
</par><par>
<line>
*ER*ANDE*;
</line>
<line>
Primária
</line>
<line>
E*tre*istas
</line>
<line>
Quali*ativa
</line>
<line>
conhe*imento
</line>
<line>
conteúdo
</line>
</par><par>
<line>
T*SSOT (201*)
</line>
<line>
Revis*o
</line>
</par><par>
<line>
R**EIRO;
</line>
<line>
Gerar
</line>
<line>
Busca *m
</line>
<line>
i**egra*iva
</line>
<line>
Secundári*
</line>
<line>
*nálise artig*s
</line>
</par><par>
<line>
SILVA (2018)
</line>
<line>
conhecim*nto
</line>
<line>
ba*es de dad*s
</line>
<line>
literatur*
</line>
<line>
Revisão
</line>
</par><par>
<line>
F*RSEN et al.
</line>
<line>
*erar
</line>
<line>
Busca e*
</line>
<line>
narr*ti*a
</line>
<line>
Sec*ndária
</line>
<line>
*nál**e ar*i*os
</line>
</par><par>
<line>
(*018)
</line>
<line>
conhe*ime*to
</line>
<line>
bases de da*os
</line>
<line>
literatura
</line>
</par><par>
<line>
CUNHA et al.
</line>
<line>
Survey;
</line>
<line>
Análise
</line>
<line>
*nstr*mento
</line>
<line>
Primária
</line>
<line>
Escalas
</line>
</par><par>
<line>
(2018)
</line>
<line>
Q*ant***tiva
</line>
<line>
descrit*va
</line>
<line>
Revisão
</line>
<line>
sistemática
</line>
<line>
Análise
</line>
<line>
Gerar
</line>
<line>
literatura &
</line>
<line>
Primária *
</line>
<line>
documental,
</line>
<line>
*rian*ulaç*o
</line>
</par><par>
<line>
*UD*E (2018)
</line>
<line>
conheci*ento;
</line>
<line>
Surve*;
</line>
<line>
Secun**ria
</line>
<line>
En*revis*a e
</line>
<line>
do* resultados
</line>
<line>
Instrumento
</line>
<line>
Q*anti-
</line>
<line>
*uestion**io
</line>
<line>
Qualitativa
</line>
<line>
Revis*o
</line>
</par><par>
<line>
URC* et al.
</line>
<line>
Gerar
</line>
<line>
*us*a em
</line>
<line>
narrativa
</line>
<line>
Secund*ria
</line>
<line>
Análise a*tig*s
</line>
</par><par>
<line>
(201*)
</line>
<line>
conhecimento
</line>
<line>
bas*s *e dados
</line>
<line>
literatura
</line>
<line>
An*lise
</line>
<line>
*nálise
</line>
<line>
Anál*se de
</line>
<line>
documen**l &
</line>
</par><par>
<line>
BUDDE;
</line>
<line>
Gerar
</line>
<line>
documental,
</line>
<line>
c**teú*o;
</line>
<line>
Survey;
</line>
<line>
Pr*már*a
</line>
</par><par>
<line>
SILVA (2*20)
</line>
<line>
conheci*ento
</line>
<line>
Entrevis*a*;
</line>
<line>
Triang*la*ão
</line>
<line>
Quanti-
</line>
<line>
ques*ion*ri*
</line>
<line>
d*s d*dos
</line>
<line>
Qualit*tiva
</line>
</par><par>
<line>
OLIV*IR* et
</line>
<line>
S*rvey;
</line>
<line>
E*ta*í*tica
</line>
<line>
Instrumento
</line>
<line>
Primária
</line>
<line>
Escala
</line>
</par><par>
<line>
al. (*02**)
</line>
<line>
Qua*t*tativa
</line>
<line>
descriti*a
</line>
<line>
Análise*
</line>
</par><par>
<line>
OLIVEI*A et
</line>
<line>
Survey;
</line>
<line>
Gerar
</line>
<line>
Questionário
</line>
<line>
univariadas;
</line>
<line>
*rimária
</line>
</par><par>
<line>
al. (2020b)
</line>
<line>
Qu*ntitativa
</line>
<line>
conhec*mento
</line>
<line>
com e*c*las
</line>
<line>
*o*elagem
</line>
</par><par>
<line>
equação
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. FS*, Te*esi*a PI, v. 19, n. 12, ar*. 14, p. *80-294, d**. 2022
</line>
<line>
ww**.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. M. C. Monteiro, A. V. Paula
</line>
<line>
290
</line>
<line>
estrutu**l
</line>
</par><par>
<line>
Revisão
</line>
</par><par>
<line>
O*IVEI*A
</line>
<line>
Gerar
</line>
<line>
*usca em
</line>
<line>
narrat*va
</line>
<line>
Secund*ri*
</line>
<line>
Aná**se artig*s
</line>
</par><par>
<line>
(2021)
</line>
<line>
co**ecimento
</line>
<line>
bases de dados
</line>
<line>
lite*atura
</line>
<line>
Revisão
</line>
</par><par>
<line>
DAM*;
</line>
<line>
Gerar
</line>
<line>
Busca em
</line>
<line>
integ*ati*a
</line>
<line>
*ecundár*a
</line>
<line>
Análise artigos
</line>
</par><par>
<line>
SILVA (2021)
</line>
<line>
c**h*cimen*o
</line>
<line>
bas** de dados
</line>
<line>
l*tera*ura
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Dados ** *es*uisa.
</line>
<line>
Ca*e r*ssalt*r que os dados d*s mat**iais ana*isados aprese*tar** dis*r*ta p*evalência
</line>
<line>
de publicações com uso *e da*os *ri*ários r**e**n*es à origem dos da*os coletados nos
</line>
</par><par>
<line>
*s***o* (T*bela 3). E* relaçã* à coleta de
</line>
<line>
dados, el* ocorreu por m*io *e diferentes
</line>
</par><par>
<line>
procedimentos, alé* de os dados serem ana*isados por técn*c*s q*alitativas (c*mo análise de
</line>
<line>
cont*údo) e técnic*s quan*itativas (**álises estatí*t*cas d*ver*as).
</line>
<line>
Conside**n*o o que foi ab*rdado nest* est*d*, é p*ssível pe**eber a i*portânc*a q*e o
</line>
</par><par>
<line>
trabalho t*m para as
</line>
<line>
*ess*as, u*a vez que *sse ocupa
</line>
<line>
um espaço primo*dial em sua* vidas.
</line>
</par><par>
<line>
Nessa d*re*ão, obje*ivou-se fazer u* mapea*ento d*s e*tu*os que *bordem o **ma felic*dade
</line>
<line>
no trab*lho. A análise feita indi*a q*e o estud* do tem* ainda * inc*piente no *ras*l.
</line>
<line>
Analisan*o a p*oduç*o *os ú*t**os *inco *n**, obs*rva-se que ** um* variedade de
</line>
</par><par>
<line>
método*
</line>
<line>
e *erspect**as a re*peito ** tema
</line>
<line>
qu e
</line>
<line>
contemplam *esde os pes*uisadores
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
Psicologia, Ad*ini**ração e Medicina, ressaltando a natu*ez* *iversificada d*sse tó*ico.
</line>
<line>
Em re*ação à natur*za do estudo, verificou-se **e * maioria t*atou de revis*o de
</line>
<line>
literatur* e de pe*quisa com desenho, o q*e indic* a *ece*sidade de mais estudos e*pír*cos,
</line>
</par><par>
<line>
c*m coleta *e dad*s e q*e
</line>
<line>
bus*uem entender as v*riáveis que in*luen*iam e promove*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*eli*idade no trab*lh*.
</line>
</par><par>
<line>
Verificou-se qu* na mai**i* *os estudos a nature*a da pesquisa foi q*anti*ativ*,
</line>
<line>
através do método surv*y, sen*o esse amplamente util*zado nas ciência* h*manas e soc*ais *,
</line>
<line>
espec*fic*mente, no* estudos a*alisados que pude*am ajudar a compreender *s pre*itores da
</line>
<line>
felici*ade no contexto labo*al.
</line>
<line>
Em relaçã* a* perfil *a amo*tra, perc*beu-se *ue poucos est*dos der*m detalh*s sobre
</line>
<line>
os setores (*úbli*o ou pr*vado) em que ocorr*m as pesquisas, * *ue demonstra uma l*mitação
</line>
<line>
do estudo e rec*mend*-se q*e em pesquisas futuras essas informações sejam mais detalhadas
</line>
<line>
p*ra uma m*ior comp*e*nsão da amostra.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*re*ina, v. 19, *. 12, art. 1*, p. 280-2*4, *ez. 2022
</line>
<line>
**w4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* F*licidad* no Contexto do *rabalho: Uma Revisão Si**em*ti*a
</line>
<line>
291
</line>
</par><par>
<line>
5 CONSIDE**ÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
Da*a a rele*ânc*a do tem* felicidade no trabalho, a*res*ntad* n* pres*n*e e*tudo,
</line>
</par><par>
<line>
buscou-se
</line>
<line>
a*alisar as produções cien**fi*as nas mod*lidad*s de *rtigos cientí*icos e*
</line>
</par><par>
<line>
periód*cos, *isse*tações e tes*s, d*sponívei* na* bases de
</line>
<line>
*ados ele*rônic*s Go*gle
</line>
</par><par>
<line>
Acadêmi*o, Sc*ELO, P*P*IC e Spell, publicadas entre os a*os 2017 e 2021, com obje*ivo *e
</line>
<line>
caracteriza* tal produção. Os resultado* en*ontrados permitem al*umas consideraçõe*.
</line>
<line>
Embora tenham sid* r*gistradas pr*du*ões com múlti*la *utoria nas ob*a* an*lis*d**,
</line>
<line>
as *arceri*s ent*e instituições foram pouco ob*er*adas (meno* da *etade das produçõe* **o
</line>
<line>
** múlt*p*as inst*tu*ções), e*sa pa*ceria deve se* *st*mu**da * expandida, vi*to qu* as
</line>
<line>
*antag*ns do estabelecimen*o de conta*os entre autor*s/instituições e u*a maior d*ver*ida*e
</line>
<line>
de áreas do conhecimento podem favor*cer os estudos e práticas relati*as ao *e*a felicidad*
</line>
<line>
no trab*lho.
</line>
<line>
Ai*da so*re as parce**as estabelecidas, cit*-se o estabelec*mento de *arcerias
</line>
<line>
internac*onais, tendo destaque as parc*rias com *o*t*gal e Equad*r, qu* é imp*rtante para *
</line>
<line>
intercâm*i* de metodologias e *ecursos. Cont*tou-se * predomínio das *egiõe* Su*e*te * Sul
</line>
<line>
**m* *olos que concen*ram as sedes de r*vistas * das inst*t**ções às quais os autores
</line>
</par><par>
<line>
e*contram-se vinculados, t*ndo pr*fe*sor/pesquisador Narbal Silva (UFSC) com o maior o
</line>
<line>
número de m*t*riais pub*ica*os s*bre o t*m* fe*icidad* no trabalho.
</line>
<line>
Por fim, ente*de-s* que é **sencial id*ntif*car *s pr*fissões que es*ão mais associadas
</line>
</par><par>
<line>
* f*licidade no trabalho para q*e se possa pe*sar futu*a**nte em *stud*s experimentais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
q*ase-e**eriment*** para conhec*r os *reditores e *atores associados * assim elaborar
</line>
<line>
estratég*as de intervenção p*r* aumentar os níveis de fel*cidade dentro d* cont*xto *aboral.
</line>
</par><par>
<line>
*evando em consi*eração os resultados do pr**e*t* e*tudo, tendo c*mo re***ênci*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
produç*o cient*fica p*blic*da
</line>
<line>
en*r* os a*os 2*17 e 2021, observou-se
</line>
<line>
que a temática
</line>
</par><par>
<line>
**licidade no
</line>
<line>
trabalho ain** carece de mais pesquisas. Contudo, espera-se que este trabal*o
</line>
</par><par>
<line>
*oss* contribuir com a literatura p*ra a compree*são d* tema, d* co** ele é es*udado pe*os
</line>
<line>
p*squ*sadores, an*li*ando seus pont** fortes e as lacu*as que possam ser investigadas.
</line>
<line>
R*FERÊNCIA*
</line>
<line>
ALEXANDRE, N. C. O impacto *a fel*c***de e do capital psic*lógico p*sitivo n*s
</line>
<line>
atitude* e n*s compor*amen*os dos colabora*ores. 2017. 120 f. Disserta*ão (mes*rado em
</line>
</par><par>
<line>
*es*ão) - *nstit*to Po*itécn*co
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de Leiria, Leir*a, 2017. Disp*n*vel em:
</line>
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BUD*E, C; SIL*A, N. Impactos na percepção de felicid*de no trabalho após um *rocesso **
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BUDDE, C. Políticas e práti*as de ges*ão ** pe*soas e *elicidade no trabalho: estud* de
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<line>
caso de u** or*anizaçã* de tecnologia. *018. 29* f. T*se (doutor*d* em Psicol*g*a)
</line>
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<line>
*niversida*e Federal de Santa Cata**na, C*ntro de Filosofia
</line>
<line>
e Ciên*ia* Humanas, Pr**r*ma
</line>
</par><par>
<line>
d*
</line>
<line>
*ó*-Grad*açã*
</line>
<line>
em
</line>
<line>
Psi*o*ogia,
</line>
<line>
Florianópolis,
</line>
<line>
20*8.
</line>
<line>
Disponív*l
</line>
<line>
em:
</line>
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*t*ps://reposi*orio.*fsc.br/handl*/12345678*/205071 . Aces*o e*: 11 ago. 2022.
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r*visão int*g**t*va
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meta-ana**sis
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os
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outros m* **ixa feliz":
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voluntar*ado e fel*cidade no
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Como *eferenciar este Artigo, c*nfo**e ABNT:
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T. M. C. MONTEIR*, A. V. PAULA, A Felici*ade no Context* do Trabalh*: Uma Re*isão
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S**temática. *ev. FSA, Teresina, *. 19, n. *2, art. 14, p. 2*0-29*, *ez. 2**2.
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<line>
Contribuição do* Autore*
</line>
<line>
T. M. C. *onteiro
</line>
<line>
*. V. Paul*
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1) *oncepç** * *lanejamento.
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X
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*
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2) anális* e int*r*retaçã* *os dad*s.
</line>
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X
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X
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<line>
3) ela*oração do rascunho ou na revisão crítica d* conteú*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
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</par><par>
<line>
*) pa**i*ipação na aprovaçã* d* versão final do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
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</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 12, art. 14, p. 280-294, de*. 2022
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*w*4.*sanet.c**.b*/revista
</line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)