<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 12, art. 14, p. 280-29*, d*z. 2*22 </line>
<line> ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2*22.19.12.*4 </line>
</par>
<par>
<line> A Felicidade no Contexto do Tra*a*ho: Uma Rev*sã* Siste**tica </line>
<line> The Happi**ss in the Wor* Context: A Sy*tema*i* Review </line>
</par>
<par>
<line> Ta*iana Medeiro* *osta *onteiro </line>
<line> M*str*do em P*i*ologia *ela Universidade Fe*er*l de Mato Grosso </line>
<line> ***duação em *sicologia pela *niversid*de Federal d* Piauí </line>
<line> E-mail: tat_m*d@h*tmail.com </line>
<line> Aless*ndro Vini*iu* de Paula </line>
<line> **utor em *dm*nistração p*l* *rograma *e Pós-Graduação e* A*ministra*ão da Univer*idade Federal de L*vra* </line>
<line> Professor/Pe*qui*ad*r do P*ograma de *ós-*r*duação em *sic*logia da Unive*sidade Federal de Mato Grosso </line>
<line> E-*ail: avpaula@yah*o.*o*.b* </line>
</par>
<par>
<line> En*ereç*: Tat**na Medeiros Cost* M*ntei*o </line>
<line> Editor-Ch*fe: Dr. Ton** K*rley de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Departa*ento </line>
<line> d* </line>
<line> P*icologia/**s*itu*o de </line>
<line> Educ*ção </line>
<line> da </line>
<line> Rodr**ues </line>
</par>
<par>
<line> Univ*rsidad* Federal d* Mato *rosso (UFM*). Avenida </line>
</par>
<par>
<line> *ernan*o </line>
<line> Corrêa </line>
<line> d* </line>
<line> *osta, </line>
<line> nº 2.3*7, </line>
<line> Cuiabá, </line>
<line> Mato </line>
<line> A*tig* r*cebido em 13/10/2022. Ú*t*ma vers*o </line>
</par>
<par>
<line> Gross*, *rasil - *EP 78060-900. </line>
<line> recebida *m 27/10/**22. Aprovado em 28/10/2022. </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: A*essandro Vinicius de Pau*a </line>
</par>
<par>
<line> Depa*t*mento </line>
<line> de </line>
<line> P*icologia/*nst*t*to d* </line>
<line> Educação </line>
<line> da </line>
<line> A*aliado pelo sistema T*iple Revi*w: De*k *eview *) </line>
</par>
<par>
<line> Universidade Feder*l de Mato Gr*ss* (*FMT). Ave*ida </line>
<line> pe*o Edit*r-*hefe; * b) Double Blind Rev*ew </line>
</par>
<par>
<line> F*rnando </line>
<line> Corrêa </line>
<line> d* </line>
<line> Costa, </line>
<line> nº 2.367, </line>
<line> Cui*b*, </line>
<line> *at* </line>
<line> (avaliaçã* cega por doi* ava*iadores da á*ea). </line>
</par>
<par>
<line> Grosso, B*asil - CEP 78060-900. </line>
<line> Revisão: Gr*ma*ic*l, Normativa e de Formatação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A *elici*ade *o Contexto do Trabalho: Uma *evisão Sis*emá*ica </line>
<line> 281 </line>
</par>
<par>
<line> RE*UMO </line>
</par>
<par>
<line> O presente estudo realizo* uma revis** sistemática da literatura ac*r** do *ema da fe**cid*de </line>
<line> *o **ntexto de *rabal*o. Empreg*u-se uma revi*ã* com bas* no método PRISMA nas base* </line>
<line> d* d*dos Google a*adêmico, SciELO, *e**I* e **ell, consider*ndo o período entr* os *nos </line>
<line> 2*17 e 2021. *oram enco*trados *5 documentos elegíveis para a análise (**eze artigos </line>
<line> cie*tíficos em periódicos; um* t*se de dou*orado; uma *i*s*rtação de mestrado). Observou-s* </line>
</par>
<par>
<line> que a mai*r*a dos </line>
<line> estudos eram ar*igos ci*n*íficos e que eram majorit*ria*ente proce*en*es </line>
</par>
<par>
<line> das área* de Psicolo*ia e Adm*n*st**ção, *e*p**tivame*te. E* r**açã* ao d*s*nho </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> inve*tigação de*e**olvido *os est*dos ana**s*dos, a maior*a foi feita pelo método Su*vey </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> maior prevalência de pesquis* de abordagem quantitativa. * respeito da </line>
<line> origem </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> procediment*s de co*eta e </line>
<line> análise de </line>
<line> dados, *oi </line>
<line> possív*l id*ntifi*a* que a* pesquisas </line>
</par>
<par>
<line> ocorreram p** mei* de diferen*es formas/pro*edimentos, não tendo uma origem/proced**ento </line>
</par>
<par>
<line> mais prevale*te. O interesse </line>
<line> sobre * tema a*nda é recente na li*eratura nacional, somado </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> esc*ssez de *stu*os em nível nacional no* </line>
<line> último* cinco anos, </line>
<line> * que pode fa*orec*r o </line>
</par>
<par>
<line> de*envol*imento de novas pesqui*as para uma maior co*pr*ensão do fenô*eno da felicidade </line>
<line> no *ontexto de t*abalho. </line>
</par>
<par>
<line> Palavr*s-chave: felici*ade no Trabalho. Con**ções Laborai*. Revisão de </line>
<line> Li*eratura. </line>
</par>
<par>
<line> Psicologia O*g*nizac*o*al. </line>
</par>
<par>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> The prese*t study ca*ried out a systema*ic r*v**w of the literat*re on t*e topic of *appine*s in </line>
<line> the work context. A r*vi*w *ase* on the PRI*MA method was use* in *he Go*gle Academi*, </line>
<line> Sc*ELO, P*PSIC and *pe*l databases con**dering t** period betwee* 2*17 and 2021. *ift*en </line>
<line> **cuments eligibl* f*r analysis were found (thi*teen scient*fic articles *n journa*s; one thesi* </line>
<line> by *oct*rate; a *aster's disse*tatio*). It was observed tha* most *f t*e st*dies were sc*entifi* </line>
<line> arti*l*s and that th*y *er* m*stly *rom the ar*as of Psyc*ology a*d Adminis*ration, </line>
<line> respectively. R*garding th* researc* design developed in th* *nalyzed stu*ies, most *ere </line>
<line> carried out using the Survey met*od and a hig*er pre**le*ce of research *ith a qu***itati*e </line>
<line> approa*h. Regarding the or*gin a*d *rocedu*e* of *ata *olle*t*on and analysis, it was possible </line>
</par>
<par>
<line> t* identify that **ey occurred thro*gh differen* for*s/proc**u*es, not havi*g </line>
<line> an </line>
</par>
<par>
<line> origi*/procedure that *as *ore prevalent. The interes* on t*e topic *s still rece*t in the </line>
<line> nat**nal lit*rature, a*ded to *he scarcity of studies at the na*ional **vel in the la*t five *e***, </line>
</par>
<par>
<line> w*i*h may *a*or the *evelopment *f ne* </line>
<line> re**arch for a b*tter understanding of the </line>
</par>
<par>
<line> phen*me*on *f happiness in the work conte*t. </line>
</par>
<par>
<line> Keywords: H*ppiness at Work. Worki*g *on*iti*ns. Literat*re *evi*w. **ganizational </line>
<line> *s*chology. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 19, n. 12, art. 14, p. *80-*9*, dez. 202* </line>
<line> www*.fsanet.co*.*r/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. M. C. Mon*e*ro, A. V. Paula </line>
<line> 282 </line>
</par>
<par>
<line> 1 IN*ROD**** </line>
</par>
<par>
<line> * presen*e estudo objetivou faz*r uma revisão sobre o tema da felicidad* *o contexto </line>
</par>
<par>
<line> ** t*abalho. *essalta-*e q*e a f*l**idade *o *ontext* *aboral </line>
<line> est* relacionada a difere*tes </line>
</par>
<par>
<line> fatore* *ai* c*mo s*tisfação </line>
<line> com o tra*alho, auto*real*zação, remun**ação, ambien*e de </line>
</par>
<par>
<line> trabalh* (BENDASSOL*I, 20*7), p*r *st* razão é impresc**d*vel compreend*r **is </line>
<line> cond*ções. </line>
<line> *end* em cont* que o **a*alho é uma p**te ess**cial na vida das pess*as, como </line>
</par>
<par>
<line> *po*tam os aut*res </line>
<line> (TOLFO; PICCI*INI, 2007; MO*IN, </line>
<line> 2001), faz-s* i*po*tan*e </line>
</par>
<par>
<line> compre*nder *omo ele influ**c** na feli*idade das pessoas *uais e*tra*égias pode* ser e </line>
</par>
<par>
<line> u*i*iz**as pa*a a sua promoção dentr* das </line>
<line> *rganizações (P*S*HOA*; TORR**; PORTO, </line>
</par>
<par>
<line> 2010). *esse s**tind*, *nicialm*n*e, é *s*encial a compreensã* do termo felicid**e * dos </line>
<line> f*to*es i*br*cados a ela d*nt*o d* conte*to l***ral. </line>
<line> As pe*soas mais f*liz*s são aquelas que têm vida social mais ativa, que *e env*lvem </line>
<line> em relacionamentos amo*osos, passam menor tem*o sozinhas, têm bons re*acionam*ntos </line>
<line> interpessoa*s, m**ores ci*l*s de am*zades, p*nsam men*s e* s* p*ópri*s, são mai* rel*g*osas, </line>
</par>
<par>
<line> *êm bons índices d* saúde físicas, *erce**m-se c**o *apa**s, têm ma*o*es níve*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> autoestima (S*LI*MAN, *00*). </line>
</par>
<par>
<line> A fel*ci*ade pode ser definida como a dime*são **e * sujeito perceb* s*a vida com* </line>
</par>
<par>
<line> *ositiva e o quant* ele gosta de*a (PAIS-RIBEIRO, 2**2). Para a*gu*s *esqu*sadore*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> f*l*cidade *dvém de meios que a *ornam p**sível (e*. *em-es*ar psicoló*i*o </line>
<line> e físic*) </line>
</par>
<par>
<line> (SILVA; TOLF*, 2012). </line>
</par>
<par>
<line> Dess* fo*ma, estudo* mostram *ue o c*n*t*uto feli*idade pode *er as*ociado ao bem- </line>
<line> estar, este, segun*o Corbi e Men*ze*-Fil*o (20*6), é compos*o por u*a dim*nsão objetiva e </line>
<line> outra subjetiva; a p*i*eira é passív*l de observação e *ode se* *edid* através de indi*ado*es </line>
</par>
<par>
<line> de s**de, moradia e crimi*ali*ade, por **emplo. Em rel*ção segund* dimensão, à </line>
<line> ess* e*tá </line>
</par>
<par>
<line> relacion*da a *o**eitos su*jetivos e a experi*ncia inter*a de c*da *m, se*do expressa a*rav** </line>
<line> de p*nsamentos e sen*imento* a res*eito d* p**pria vida. </line>
</par>
<par>
<line> Outro construto que está imbrica*o à felici*ade o Bem-*star *ubjetivo (*E*), est* é </line>
</par>
<par>
<line> pode </line>
<line> ser *ompree*di*o com* * for*a que </line>
<line> os indi*íduo* pe**am e se*t*m a respei*o d*les </line>
</par>
<par>
<line> mesmos (RODRIGUES; SILVA, 2010). Atualmente, e**s*em duas co*c*pçõe* a respeito do </line>
</par>
<par>
<line> BES: 1) t*ata-se do bem-e*tar h*d*nic* *u* estaria relaci**ad* a questõe* *u*je*i*as </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> fel*cid*d* e qu* reme*e </line>
<line> ao conc*ito de *elicidade; 2) bem-estar *udemônico que *nalisa o </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresi*a, v. 19, n. 12, a*t. 14, p. 280-*94, dez. 2**2 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Fel*cidade no Contex*o do Trabalh*: Uma Re**são Sistemática </line>
<line> 283 </line>
</par>
<par>
<line> potencial humano e ocorre quando h* * tota* fun*ion*mento das potencialidades d* indiv*duo </line>
<line> (SIQUEIRA; PADOVAM, 2008). </line>
<line> Sabe-se qu* alg*ma* pes*oas *xperien*iam as coisas de d**eren*** formas * que alguns </line>
<line> co**eg*em ser feliz*s mesmo em co*dições desfavo*áveis, enquanto *utros não, m*smo q*e </line>
<line> não estejam p*ssando po* pro*lemas, desta *orma é esse*cial compreend*r essas d*fer*nças </line>
<line> quando se estud* o const*ut* *el*cidade (*OD*IGUES; SILVA 2*10). </line>
</par>
<par>
<line> A*ós essa breve expos**ão acerca da felicid*de * os principais conceito* que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> e*volvem, f*z-s* necessário fa*er *ma suscinta explanação a respei*o do tr*bal*o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> post**iorme*t* so*re a relação **tre trabalho e felici*ad*. </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFERENCIAL TEÓRIC* </line>
</par>
<par>
<line> 2.* A felicidade e suas ar**c*l*ções com o **abalh* humano </line>
</par>
<par>
<line> O traba*ho *em um des*aque no pap*l soc*al do indivíduo, pois </line>
<line> esse é comumente </line>
</par>
<par>
<line> acompanhado ao co*ce*to de *rabal*a*or, ou sej*, te* uma função, um valo* para a s**iedade </line>
<line> (MONTEIRO, *0*4). Atre*ada a essa ati*idade estã* envol*idas div*rsas questões, tai* com* </line>
<line> o*te*ção de renda *a*a a sobre*ivência, status socia*, atividade que traz sati*fa*ão, r*al*zação </line>
</par>
<par>
<line> pess*al, local p*ra </line>
<line> es*abelecer relacionam*nto* interpessoais, ent*e o*tros (KUBO; </line>
</par>
<par>
<line> *OU*ÊA, 2012). </line>
</par>
<par>
<line> Morin (2001) pontua q*e o tra*alho tem um lugar de destaque na soc*edade atual, um* </line>
</par>
<par>
<line> v*z q*e este traz vário* </line>
<line> be*efícios a* in*ivíduo que não *ejam **e**s relacionados </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> remuneraç*o, sejam eles sen*imento de vinculação, sentir-se *ti*, ter uma m*tivação na vida e </line>
<line> até mesmo para n*o ficar *o té*io. </line>
<line> Send* *sse *m espaço *o *ual o in*iv*duo *assa a maio* parte d* s*a v*da e *ue traz </line>
</par>
<par>
<line> tantas im*licações </line>
<line> para e*e, importante que esse seja *a*s é </line>
<line> u* fator p*ote*ivo p*ra a sua </line>
</par>
<par>
<line> s*úde ment*l, *ontribuindo assim para a sua fel*ci*a*e. Es*udar a relação e*tre felicida*e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *r*ba*ho d*bru**r-s* é </line>
<line> em difer*nte* teorias, conceitos * campos do saber, que já </line>
<line> nã* </line>
<line> *xiste </line>
</par>
<par>
<line> uma *nanimidade so*re o ***a. </line>
</par>
<par>
<line> Bendas*ol* (2007) pontua que est* é uma qu*stão contr*dit*ria, </line>
<line> *ma *ez que, a* </line>
</par>
<par>
<line> mesm* tempo que os indiv*duos quando não poss*em um tr*balho *nseiam por ele, quando *s </line>
<line> tem, acabam desvalorizando-*. O autor es*larece ainda que e*se conflito o*orr* </line>
</par>
<par>
<line> pri*cip*lmente </line>
<line> por**e </line>
<line> existem dois </line>
<line> *spectos: o primeiro, é ide*l que o </line>
<line> as pe**oas *endem </line>
</par>
<par>
<line> de*sa "tal feli*id*de" send* atrela*a a uma vida simples, s*m muitas novida*es e es*á**l; o </line>
<line> *ev. F*A, Ter**ina PI, v. 19, n. 12, art. *4, p. 2**-294, dez. 2022 www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. M. C. Monteiro, A. V. Pau*a </line>
<line> 284 </line>
</par>
<par>
<line> segund* ponto é opo*to ao primeir*, e*se está li*ado a* *deal d* s*cesso, * agitação e ao </line>
<line> medo const*n*e ** **acas*o. Essas vertentes i*pulsio*am *ma relação de amor e *dio d*s </line>
<line> *rasileiros com o seu trab*lh*. </line>
</par>
<par>
<line> Em termo* ge**is, a *elicidade no contexto l*bora* e*tá ligada às emoções </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *xperi*ncia* positivas o* n*ga**vas q*e os *rabalhadores </line>
<line> têm em relação às funçõe* </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> d*sempenham e a* seu lo*al de trabalho. **em*is, o construto </line>
<line> *itado também es*á </line>
</par>
<par>
<line> relacionado a uma avaliçã* posi**va do indivíduo em relação às *x*eri*ncias *fetivas, ao seu </line>
<line> desenvol*imento pr*fissional, ao ambie**e de trabal*o, à infraestrutura e ergonomia do loc*l, </line>
<line> à flexibilidade de traba*ho e aos relacionamento* interpessoais ali est*belec*dos (URCO et al., </line>
<line> *0*9). </line>
<line> ***uda* a fe*icidade *o contexto laboral é fundamental, uma vez que func*on*rios que </line>
<line> apresentam ma*s p*odutividade tendem a ser mai* *elizes, ** **e * produ*i*ida*e poderá traz** </line>
<line> ganhos ao *rabalh*dor (ex. a*me*to na remunera*ão, reconhecimento etc.) o *ue res*lt*rá em </line>
<line> maiores nív*is de sat*s*ação (M*RQUEZE; MORENO, 2*05). </line>
<line> 3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS </line>
<line> O p*esen*e est*do rea*izo* uma revisão *istemát*ca *a literatura nacion*l acerca do </line>
<line> tema felicida*e no **abalho. Util*zou-*e a me*od*l*g*a PR*S*A (Preferred R*porting Item* </line>
</par>
<par>
<line> *or Sys*ema**c Reviews an* Meta-Anal*sis) que emprega *ma list* de 27 </line>
<line> i*ens </line>
<line> e </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> fluxograma de quatr* e**pas para o*ienta* os pesqu*sado*e* a identificarem os procedim*nt** </line>
<line> *ecessários para a av*liação crítica de re*i*ões sist*mática* e de es*u**s q*e foram </line>
<line> p*blicad*s (MOHER et al., 2*15; GA***O; PEREI*A, 2015). Utilizou-se a *alavra-c*ave </line>
</par>
<par>
<line> "felicidade *o trab*l**" e foram consider*dos ap*n*s os artigos cie*tífico* </line>
<line> publicad*s </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> periódicos, di*sertações e teses, a busca oc*rreu na primeira quinzena d* agosto de 2022. </line>
</par>
<par>
<line> O* critér*os de in*lus*o considerado* para * p*esente </line>
<line> e*tudo foram: publicaçõ*s *om </line>
</par>
<par>
<line> resu*tado* de *studos empírico* que abordassem o te*a feli*idade no *ra*alho, o termo em </line>
</par>
<par>
<line> questão *everia e*tar </line>
<line> c*n*ido no tí*ulo, re*umo </line>
<line> *u nas palavras-chave do* t*ab*lhos, </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> t*nham *ido pu*licados nos últimos cinc* an*s e que estiv*s*em </line>
<line> pu*licado* em *íng*a </line>
</par>
<par>
<line> portuguesa, mesmo *endo publicações *e autores e/ou i*stituições estr*ngeiras. </line>
<line> Os cri*é*ios de exclusão *onsiderado* for*m: publicaç*es qu* *ão estivessem incluídas </line>
</par>
<par>
<line> *as modalid*des de **tigo* </line>
<line> científicos e* periódicos, di*sertações e teses, </line>
<line> publicações </line>
<line> qu* </line>
</par>
<par>
<line> não apresentas*em </line>
<line> disponíveis o resumo e texto </line>
<line> completo para **itu**, publicações </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Te**sina, *. 19, n. 12, art. 14, p. 280-294, dez. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Felicidade *o C*n*ext* do Trabalho: Um* R*visão Sis*emá*ica </line>
<line> 285 </line>
</par>
<par>
<line> estivessem duplicadas, em *utro idioma que não fosse port*guês o* q*e *ão tivesse* re*ação </line>
<line> com o tema. </line>
</par>
<par>
<line> A rev*são sistemá**ca foi </line>
<line> de*e*volvida na* base* </line>
<line> *e dados Google Acadê*i*o, </line>
</par>
<par>
<line> SciELO, PePSIC e Spell, co*sid*rando o intervalo tempora* dos ú*timos c*nco ano* (2017 até </line>
</par>
<par>
<line> 2021). </line>
<line> Tais bases de dados foram selecionadas buscando a maior </line>
<line> *brangência possív*l de </line>
</par>
<par>
<line> mat*ri*is nas *i**rs*s ár*as do conhecimento. As duas primei*as ba*es escolhi*as (G*og*e </line>
<line> *cadêmico e SciELO) são mais ge*era*i*ta*; a seg**da *ase (PePSIC) é e*peci**izada e* </line>
</par>
<par>
<line> periódi*os *a área *a Psicologia e </line>
<line> áreas co*r**atas; a última bas* (SPE*L) é marcada*ente </line>
</par>
<par>
<column>
<row> direcionada para pe*ió*ic*s da área de Administra*ão. Confor*e apresent*do na Tabela 1, os </row>
<row> dados foram ana*isad*s quan*ita*ivamente, par**ndo de cr*tér*os de análise e*tabelecidos a </row>
<row> p*iori e a poste*iori em *elação a* *ontato co* os artigos (OLIVEIRA; *AULA, *01*). </row>
<row> T*bela * - Cr*térios utilizado* para a a**lise *as publ**ações e caracte*ís*ica* </row>
<row> an *l i s a* as </row>
</column>
<par>
<column>
<row> C*ité*ios de aná*ise </row>
<row> *utoria </row>
<row> Fonte e *ipo </row>
<row> *bordagem e fin*li*ade </row>
<row> Fonte: Dados *a pesquis*. </row>
</column>
<column>
<row> Característ*c*s analisadas </row>
<row> V*nculação e área(s) do *onhec*mento autor(es) </row>
<row> F*nte (origem) </row>
<row> Tipo de pu**icação (*rtig* *ientífico, *ese o* dis*ertaç*o) </row>
<row> Abordage*, nat*rez* e desenho do estudo </row>
<row> O*i*em e *roc**imen*os *e co*eta/anális* dos *ados </row>
<row> F**alida*e do estudo </row>
</column>
</par>
</par>
<par>
<line> A *eleçã* dos m*t**iais analisados ***rreu *m três eta**s e foram es*abelecidos </line>
<line> critér*os ini*ia*s *ara sel*ç** (OLIVEIRA; *AULA, 2019). * primeira e*apa de seleção dos </line>
<line> materiais (*rtigo* científi**s em pe*ió*icos, dissertações * tese*) do es*udo consisti* em *usca </line>
</par>
<par>
<line> inicial nas b*ses de dados (Googl* *cadêmico, SciELO, Pe*SIC e Spe*l) e lei*ura </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> tí*ulos/resumos/pa*avras-chave dos **teriais relac*onad*s ** tem* p*o**sto, *ons***rando os </line>
<line> critéri*s de inclusão e exclusão. * *egunda etapa fo* a exclusão do* materiai* duplic*dos ou </line>
<line> sem re*ação com o tema investiga*o. Por fim, a ter**ira etapa se deu pela le*tura na íntegra </line>
<line> dos mater*ais **e conte*plaram os critérios *e inclusão propostos. O p*ocesso de seleç*o do* </line>
<line> materi*is está represe*t**o na Figura 1. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. 19, *. 12, art. 14, p. 280-294, dez. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. C. Monteiro, A. V. P*ula </line>
<line> 286 </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESU**A*OS * DISC**SÃO </line>
<line> Conforme apresen*ad* na Figura 1, após a busca ini*ial n*s bases de da*os, fora* </line>
<line> s*lecionados 23 materiais (arti*os *ientíficos e* pe*i*dicos, dis*ertações e te**s) com o **o </line>
<line> *a palavra-cha*e "felicidade no trabalho", *o *erí*do ent** os anos 2017 e 2021, sendo </line>
<line> dezess*te n* Googl* Acad*mico; t**s *o SciELO; três no Spell e nenhum resulta*o *a base de </line>
<line> d*dos da *e*SIC. Após * s*gunda eta*a de seleção *os materi*is, foram e*contrados como </line>
<line> Rev. FS*, Ter****a, v. 19, n. 12, *rt. 14, p. 280-294, *ez. 2*22 *ww4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Fe**cidade no Contexto do Trabal*o: Uma Revisão Sistemátic* </line>
<line> *87 </line>
</par>
<par>
<line> resu*tado 15 **t*r*ais elegívei* para a an*lise (t*e*e a*t*gos publ**ados em periódi*os </line>
<line> *ientífi*os; uma tese de doutorado e uma *iss*rtaçã* d* me*trado). </line>
<line> O periódic* q*e mais publ*cou estudos s**re o tem* da "felic***de no trabalh*" f** a </line>
</par>
<par>
<line> re**sta *sicología desde *l C*ribe (n = </line>
<line> 2). Cons*derando a form* de publicação e a área do </line>
</par>
<par>
<line> co**ecimen*o *m qu* o m*terial foi publicado, perceb*-se que </line>
<line> há uma predominância </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pu*l*cações em *evistas, se*do mais preval*ntes as área* *a Psicologia (n = 5), *eguido </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Admini*tr*ção (n = *). </line>
</par>
<par>
<line> Foi possível identificar que *u*se a totalidade das </line>
<line> produções foram pu*licad*s no </line>
</par>
<par>
<line> formato de *r**gos científic*s e* perió**c*s (n = 13). Refe*ente ao v*nculo inst*tucion** d@s </line>
</par>
<par>
<line> a*t*res (consider*ndo *ín*ulo declarado/pres**te na publicação), o*servou-se autore* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> diferente* instit*iç*es de ensino *o Bra*il (majoritariam*nt*, instituições públicas fede*ais de </line>
<line> e*sino), bem como variadas áreas do conhecimento (*aj*ri*ariamente, das áreas de </line>
<line> Administração/Gest*o e Psicolo*ia) conf**me Tabela 2. </line>
<line> Tabela 2 - Síntes* da* característi*a* dos e*tu*os: vincul*ção e ár*a(s) do </line>
<line> conheci*e*to de maio* *itul*ção do(s) aut*r(es), fonte e *i*o de pu*lic*ção </line>
<line> Área(s) de maio* </line>
</par>
<par>
<line> Autor(es) e a*o </line>
<line> Vínculo do(*) </line>
<line> Fon*e da </line>
<line> Tipo de </line>
<line> titulação do(s) </line>
<line> autor(es) </line>
<line> public*ção </line>
<line> *ublicação </line>
<line> autor(es) </line>
<line> Escola Superior de </line>
<line> Tecno*ogia e Ges*ã* </line>
<line> Institu*o </line>
</par>
<par>
<line> *LEXANDR* </line>
<line> Dissertação </line>
<line> *o Institut* </line>
<line> *estão </line>
<line> Po*i*écni*o de </line>
</par>
<par>
<line> (2017) </line>
<line> (mest*ado) </line>
<line> Politécn*co de Lei*ia </line>
<line> Leiria (IPL) </line>
</par>
<par>
<column>
<row> (IPL - Portugal) </row>
<row> U*iversidade Feder*l </row>
<row> de *in*s Gerais </row>
</column>
<column>
<row> Teoria e Prá*ica </row>
</column>
</par>
<par>
<line> MOR*ES *t a*. </line>
<line> em *dministração </line>
<line> (UFMG); </line>
<line> Administ*a*ão </line>
<line> *rtigo </line>
</par>
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<line> (20*7) </line>
<line> (ISSN 2238- </line>
<line> Universida*e Fe*era* </line>
<line> 1*4X) </line>
<line> da Paraíba (*FP*) </line>
<line> Revista *e </line>
<line> Unive**idade Fe*e*al </line>
<line> Administ*ação </line>
</par>
<par>
<line> SENDER; </line>
<line> do Rio de J**eiro </line>
<line> Admini*tração </line>
<line> Contem*orâne* </line>
<line> Art*go </line>
</par>
<par>
<line> FLECK (2017) </line>
<line> (UFRJ) </line>
<line> (ISSN 141*- </line>
</par>
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<column>
<row> U*ivers*dad* do </row>
<row> Estado de Ma*o </row>
</column>
<column>
<row> 65*5) </row>
<row> Caderno </row>
<row> Pro*issio**l de </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *R***; </line>
<line> Gros*o (UN*M*T); </line>
<line> Adm*nistração da </line>
</par>
<par>
<line> ARAN*ES </line>
<line> Esc*la de </line>
<line> Administração </line>
<line> Artigo </line>
<line> UNIMEP </line>
</par>
<par>
<line> (2018) </line>
<line> Admi*istr*çã* de </line>
<line> (ISSN 2237- </line>
<line> Emp*esas de *ão </line>
<line> 5422) </line>
<line> *aul* (FG*) </line>
<line> Universidade de </line>
<line> Mar*eting * </line>
</par>
<par>
<line> FIDELIS; </line>
<line> Aveiro (UA - </line>
<line> Estratégia; </line>
<line> PSI UNISC </line>
</par>
<par>
<line> *ERNANDES; </line>
<line> Portugal); </line>
<line> Economia; </line>
<line> (IS*N 252*- </line>
<line> *rtigo </line>
</par>
<par>
<line> TISSOT (2018) </line>
<line> Universidad* de </line>
<line> Administração </line>
<line> 1288) </line>
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<line> Caxias do Sul (UCS) </line>
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<line> T. *. C. Monteiro, A. V. Paula </line>
<line> 288 </line>
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<line> Universidade Federal </line>
<line> Psicología *esde </line>
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<line> RIBEIRO; </line>
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<line> el Caribe (ISSN </line>
<line> Artigo </line>
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<line> SILVA (*018) </line>
<line> (UF**) </line>
<line> 0123-417X) </line>
<line> I*tera*ão em </line>
<line> U**vers*dade Federal </line>
<line> Psico*ogia; </line>
</par>
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<line> FARSEN e* al. </line>
<line> Psicologia </line>
<line> de Santa Catari** </line>
<line> *ngenharia d* </line>
<line> *rtigo </line>
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<line> (2018) </line>
<line> (ISSN 1981- </line>
<line> (UFSC) </line>
<line> p*o*ução </line>
</par>
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<row> A*eS Matos*nh*s; </row>
</column>
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<row> 8076) </row>
<row> Revista </row>
<row> Portugue*a de </row>
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</par>
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<line> CUNHA et al. </line>
<line> ACeS Grande Porto </line>
<line> M*dicina </line>
<line> Me*icin* *eral e </line>
<line> Artigo </line>
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<line> (20*8) </line>
<line> IV; ACeS Porto </line>
<line> Familiar (ISSN </line>
<line> Oci*ental (Port*gal) </line>
<line> 2182-5181) </line>
<line> Progr*ma de Pós- </line>
<line> Univer*id**e Federal </line>
<line> Grad*ação em </line>
<line> Tese </line>
</par>
<par>
<line> BUDDE (201*) </line>
<line> de San*a Cat*rina </line>
<line> P*icologia </line>
<line> Psicologia </line>
<line> (do*t*rado) </line>
</par>
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<row> (UFSC) </row>
<row> Universida*e de São </row>
<row> Paulo (USP); </row>
<row> Pontifícia </row>
</column>
<column>
<row> G*st*o de </row>
<row> Negócio*; </row>
</column>
<column>
<row> (UFSC) </row>
<row> Br*zilian Journal </row>
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</par>
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<line> URCO *t a*. </line>
<line> *arketing * </line>
<line> of *evelopmen* </line>
<line> Unive*sidade Católica </line>
<line> Artigo </line>
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<line> (20*9) </line>
<line> *dm*nistr*çã*; </line>
<line> (ISSN 2525- </line>
<line> de* Equador; </line>
<line> Finanças; </line>
<line> **61) </line>
<line> U*i*ersidade T*cni*a </line>
<line> Administr*ção </line>
<line> de Ambato (Equador) </line>
<line> *niv*rsidade Fede*al </line>
<line> Psi*o*ogía desde </line>
</par>
<par>
<line> BUDDE; </line>
<line> de Sa*ta C*tarina </line>
<line> Psicologia </line>
<line> el Caribe (I*SN </line>
<line> Ar*ig* </line>
</par>
<par>
<line> SILVA (20*0) </line>
<line> (UFSC) </line>
<line> 0123-4*7X) </line>
<line> Universida*e F*der*l </line>
<line> Administ*aç*o; </line>
</par>
<par>
<line> *o Ama*onas </line>
<line> Psicologia; </line>
<line> (UFAM); </line>
<line> Navus - R*vi*ta </line>
<line> E*genh*r*a de </line>
</par>
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<line> OLI*EIRA et </line>
<line> Univ*rsidade </line>
<line> d* Gestão e </line>
<line> *r*dução; </line>
<line> Arti** </line>
</par>
<par>
<line> al. (2020a) </line>
<line> Metod*sta de </line>
<line> Tecnologia (I*SN </line>
<line> Ciência* do </line>
<line> P**acicaba (UNIMEP); </line>
<line> 2237-4558) </line>
<line> *mbiente; </line>
<line> **iversida*e *ed*ral </line>
</par>
<par>
<column>
<row> de U*e*lân*ia (UFU) </row>
</column>
<column>
<row> Administ*ação </row>
<row> Administração; </row>
<row> Sistemas de </row>
</column>
<column>
<row> Brazi*ian *ournal </row>
<row> of Production </row>
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<line> O***EIR* et </line>
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<line> In*ormação; </line>
<line> Engineering </line>
<line> Artigo </line>
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<line> al. (2020b) </line>
<line> do Amazo*a* (UFAM) </line>
<line> Ciências do </line>
<line> (ISSN 2447- </line>
<line> A*biente; </line>
<line> 5580) </line>
<line> *aúde </line>
<line> *evi*ta de </line>
<line> Centro Universitár*o </line>
</par>
<par>
<line> OLIV*IRA </line>
<line> C*ências </line>
<line> d* Funda*ão de Ensin* </line>
<line> Psi**logi* </line>
<line> Artigo </line>
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<line> (*0*1) </line>
<line> G*r*nciai* (ISSN </line>
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<line> *ctáv*o Bastos </line>
<line> 2178-6909) </line>
<line> Conh**iment* & </line>
<line> U*iversidade F*deral </line>
</par>
<par>
<line> DA*O; </line>
<line> Diversida*e </line>
<line> de Santa C*tarina </line>
<line> Psicologia </line>
<line> Artigo </line>
</par>
<par>
<line> *ILVA (20*1) </line>
<line> (IS*N 2237- </line>
<line> (UF*C) </line>
<line> 8049) </line>
</par>
<par>
<line> *on*e: Dados da *esquisa. </line>
<line> Em rela*ão à Tabela 3, observou-*e que *xiste u* número equival*nte de estudos de </line>
<line> naturez* (revisã* *e lit*rat*ra e pesquisa com **senho). O Desenho da investigaçã* foi em </line>
<line> *e*. FSA, Teresina, v. 19, n. 12, art. **, p. 280-294, dez. 2*22 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Felicidade n* Contexto d* *rabalho: Uma Re*is** Sistemática </line>
<line> 289 </line>
</par>
<par>
<line> *ua maioria de S*r*ey (* = 9) e **jo*itar*ame*te p*squisa *o tip* *uantitat*v* (n = 5). *m </line>
<line> relação à fin*li*ade *o estudo, a mai*ria objetivou gerar conh*cimento (n = 12). </line>
<line> *abela * - Síntese das *a*acterí*ticas dos estudos: *a*ureza/abordagem, fin*l*dade, or*gem </line>
<line> e proc*dimentos *e col**a/an*li*e do* d**os </line>
</par>
<par>
<line> Natureza e </line>
<line> Orig*m </line>
<line> Proced. </line>
</par>
<par>
<line> Autor(es) e *no </line>
<line> Finalidad* </line>
<line> Proced. *oleta </line>
<line> abor**gem </line>
<line> dados </line>
<line> análise </line>
<line> Análise </line>
</par>
<par>
<line> *LEXA*DRE </line>
<line> S*rvey; </line>
<line> I*stru*ento </line>
<line> Primária </line>
<line> Ques*i*nário </line>
<line> univar**da e </line>
</par>
<par>
<line> (2017) </line>
<line> Qu*nt*tativa </line>
<line> multi*ari*d* </line>
<line> Aná**se </line>
<line> Ger*r </line>
</par>
<par>
<line> MORAES et al. </line>
<line> Survey; </line>
<line> coeficient* </line>
<line> conheciment*; </line>
<line> Primá*i* </line>
<line> E*cala </line>
</par>
<par>
<line> (2017) </line>
<line> Quant*tat**a </line>
<line> v*riância; </line>
<line> Instrumento </line>
</par>
<par>
<line> Correlaçã* </line>
<line> Revisão </line>
</par>
<par>
<line> SENDER; </line>
<line> G*rar </line>
<line> Busca em </line>
<line> nar**tiva </line>
<line> S*cundária </line>
<line> An*li*e artigos </line>
</par>
<par>
<line> FLEC* (2017) </line>
<line> *onheci*ento </line>
<line> bases de dad*s </line>
<line> l*teratura </line>
</par>
<par>
<line> PROL*; </line>
<line> Surv**; </line>
<line> Ger*r </line>
<line> Ground*d </line>
</par>
<par>
<line> ARANTES </line>
<line> *rimá**a </line>
<line> En*revistas </line>
<line> Quali*ativa </line>
<line> conheci**nto </line>
<line> inquir* </line>
</par>
<par>
<line> (2018) </line>
</par>
<par>
<line> FIDELIS; </line>
<line> Survey; </line>
<line> Gerar </line>
<line> Aná*ise de </line>
</par>
<par>
<line> *ER*ANDE*; </line>
<line> Primária </line>
<line> E*tre*istas </line>
<line> Quali*ativa </line>
<line> conhe*imento </line>
<line> conteúdo </line>
</par>
<par>
<line> T*SSOT (201*) </line>
<line> Revis*o </line>
</par>
<par>
<line> R**EIRO; </line>
<line> Gerar </line>
<line> Busca *m </line>
<line> i**egra*iva </line>
<line> Secundári* </line>
<line> *nálise artig*s </line>
</par>
<par>
<line> SILVA (2018) </line>
<line> conhecim*nto </line>
<line> ba*es de dad*s </line>
<line> literatur* </line>
<line> Revisão </line>
</par>
<par>
<line> F*RSEN et al. </line>
<line> *erar </line>
<line> Busca e* </line>
<line> narr*ti*a </line>
<line> Sec*ndária </line>
<line> *nál**e ar*i*os </line>
</par>
<par>
<line> (*018) </line>
<line> conhe*ime*to </line>
<line> bases de da*os </line>
<line> literatura </line>
</par>
<par>
<line> CUNHA et al. </line>
<line> Survey; </line>
<line> Análise </line>
<line> *nstr*mento </line>
<line> Primária </line>
<line> Escalas </line>
</par>
<par>
<line> (2018) </line>
<line> Q*ant***tiva </line>
<line> descrit*va </line>
<line> Revisão </line>
<line> sistemática </line>
<line> Análise </line>
<line> Gerar </line>
<line> literatura & </line>
<line> Primária * </line>
<line> documental, </line>
<line> *rian*ulaç*o </line>
</par>
<par>
<line> *UD*E (2018) </line>
<line> conheci*ento; </line>
<line> Surve*; </line>
<line> Secun**ria </line>
<line> En*revis*a e </line>
<line> do* resultados </line>
<line> Instrumento </line>
<line> Q*anti- </line>
<line> *uestion**io </line>
<line> Qualitativa </line>
<line> Revis*o </line>
</par>
<par>
<line> URC* et al. </line>
<line> Gerar </line>
<line> *us*a em </line>
<line> narrativa </line>
<line> Secund*ria </line>
<line> Análise a*tig*s </line>
</par>
<par>
<line> (201*) </line>
<line> conhecimento </line>
<line> bas*s *e dados </line>
<line> literatura </line>
<line> An*lise </line>
<line> *nálise </line>
<line> Anál*se de </line>
<line> documen**l & </line>
</par>
<par>
<line> BUDDE; </line>
<line> Gerar </line>
<line> documental, </line>
<line> c**teú*o; </line>
<line> Survey; </line>
<line> Pr*már*a </line>
</par>
<par>
<line> SILVA (2*20) </line>
<line> conheci*ento </line>
<line> Entrevis*a*; </line>
<line> Triang*la*ão </line>
<line> Quanti- </line>
<line> ques*ion*ri* </line>
<line> d*s d*dos </line>
<line> Qualit*tiva </line>
</par>
<par>
<line> OLIV*IR* et </line>
<line> S*rvey; </line>
<line> E*ta*í*tica </line>
<line> Instrumento </line>
<line> Primária </line>
<line> Escala </line>
</par>
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<line> al. (*02**) </line>
<line> Qua*t*tativa </line>
<line> descriti*a </line>
<line> Análise* </line>
</par>
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<line> OLIVEI*A et </line>
<line> Survey; </line>
<line> Gerar </line>
<line> Questionário </line>
<line> univariadas; </line>
<line> *rimária </line>
</par>
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<line> al. (2020b) </line>
<line> Qu*ntitativa </line>
<line> conhec*mento </line>
<line> com e*c*las </line>
<line> *o*elagem </line>
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<line> equação </line>
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<line> T. M. C. Monteiro, A. V. Paula </line>
<line> 290 </line>
<line> estrutu**l </line>
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<line> Revisão </line>
</par>
<par>
<line> O*IVEI*A </line>
<line> Gerar </line>
<line> *usca em </line>
<line> narrat*va </line>
<line> Secund*ri* </line>
<line> Aná**se artig*s </line>
</par>
<par>
<line> (2021) </line>
<line> co**ecimento </line>
<line> bases de dados </line>
<line> lite*atura </line>
<line> Revisão </line>
</par>
<par>
<line> DAM*; </line>
<line> Gerar </line>
<line> Busca em </line>
<line> integ*ati*a </line>
<line> *ecundár*a </line>
<line> Análise artigos </line>
</par>
<par>
<line> SILVA (2021) </line>
<line> c**h*cimen*o </line>
<line> bas** de dados </line>
<line> l*tera*ura </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Dados ** *es*uisa. </line>
<line> Ca*e r*ssalt*r que os dados d*s mat**iais ana*isados aprese*tar** dis*r*ta p*evalência </line>
<line> de publicações com uso *e da*os *ri*ários r**e**n*es à origem dos da*os coletados nos </line>
</par>
<par>
<line> *s***o* (T*bela 3). E* relaçã* à coleta de </line>
<line> dados, el* ocorreu por m*io *e diferentes </line>
</par>
<par>
<line> procedimentos, alé* de os dados serem ana*isados por técn*c*s q*alitativas (c*mo análise de </line>
<line> cont*údo) e técnic*s quan*itativas (**álises estatí*t*cas d*ver*as). </line>
<line> Conside**n*o o que foi ab*rdado nest* est*d*, é p*ssível pe**eber a i*portânc*a q*e o </line>
</par>
<par>
<line> trabalho t*m para as </line>
<line> *ess*as, u*a vez que *sse ocupa </line>
<line> um espaço primo*dial em sua* vidas. </line>
</par>
<par>
<line> Nessa d*re*ão, obje*ivou-se fazer u* mapea*ento d*s e*tu*os que *bordem o **ma felic*dade </line>
<line> no trab*lho. A análise feita indi*a q*e o estud* do tem* ainda * inc*piente no *ras*l. </line>
<line> Analisan*o a p*oduç*o *os ú*t**os *inco *n**, obs*rva-se que ** um* variedade de </line>
</par>
<par>
<line> método* </line>
<line> e *erspect**as a re*peito ** tema </line>
<line> qu e </line>
<line> contemplam *esde os pes*uisadores </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> Psicologia, Ad*ini**ração e Medicina, ressaltando a natu*ez* *iversificada d*sse tó*ico. </line>
<line> Em re*ação à natur*za do estudo, verificou-se **e * maioria t*atou de revis*o de </line>
<line> literatur* e de pe*quisa com desenho, o q*e indic* a *ece*sidade de mais estudos e*pír*cos, </line>
</par>
<par>
<line> c*m coleta *e dad*s e q*e </line>
<line> bus*uem entender as v*riáveis que in*luen*iam e promove* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *eli*idade no trab*lh*. </line>
</par>
<par>
<line> Verificou-se qu* na mai**i* *os estudos a nature*a da pesquisa foi q*anti*ativ*, </line>
<line> através do método surv*y, sen*o esse amplamente util*zado nas ciência* h*manas e soc*ais *, </line>
<line> espec*fic*mente, no* estudos a*alisados que pude*am ajudar a compreender *s pre*itores da </line>
<line> felici*ade no contexto labo*al. </line>
<line> Em relaçã* a* perfil *a amo*tra, perc*beu-se *ue poucos est*dos der*m detalh*s sobre </line>
<line> os setores (*úbli*o ou pr*vado) em que ocorr*m as pesquisas, * *ue demonstra uma l*mitação </line>
<line> do estudo e rec*mend*-se q*e em pesquisas futuras essas informações sejam mais detalhadas </line>
<line> p*ra uma m*ior comp*e*nsão da amostra. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*re*ina, v. 19, *. 12, art. 1*, p. 280-2*4, *ez. 2022 </line>
<line> **w4.fsanet.com.*r/revista </line>
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<line> * F*licidad* no Contexto do *rabalho: Uma Revisão Si**em*ti*a </line>
<line> 291 </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONSIDE**ÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> Da*a a rele*ânc*a do tem* felicidade no trabalho, a*res*ntad* n* pres*n*e e*tudo, </line>
</par>
<par>
<line> buscou-se </line>
<line> a*alisar as produções cien**fi*as nas mod*lidad*s de *rtigos cientí*icos e* </line>
</par>
<par>
<line> periód*cos, *isse*tações e tes*s, d*sponívei* na* bases de </line>
<line> *ados ele*rônic*s Go*gle </line>
</par>
<par>
<line> Acadêmi*o, Sc*ELO, P*P*IC e Spell, publicadas entre os a*os 2017 e 2021, com obje*ivo *e </line>
<line> caracteriza* tal produção. Os resultado* en*ontrados permitem al*umas consideraçõe*. </line>
<line> Embora tenham sid* r*gistradas pr*du*ões com múlti*la *utoria nas ob*a* an*lis*d**, </line>
<line> as *arceri*s ent*e instituições foram pouco ob*er*adas (meno* da *etade das produçõe* **o </line>
<line> ** múlt*p*as inst*tu*ções), e*sa pa*ceria deve se* *st*mu**da * expandida, vi*to qu* as </line>
<line> *antag*ns do estabelecimen*o de conta*os entre autor*s/instituições e u*a maior d*ver*ida*e </line>
<line> de áreas do conhecimento podem favor*cer os estudos e práticas relati*as ao *e*a felicidad* </line>
<line> no trab*lho. </line>
<line> Ai*da so*re as parce**as estabelecidas, cit*-se o estabelec*mento de *arcerias </line>
<line> internac*onais, tendo destaque as parc*rias com *o*t*gal e Equad*r, qu* é imp*rtante para * </line>
<line> intercâm*i* de metodologias e *ecursos. Cont*tou-se * predomínio das *egiõe* Su*e*te * Sul </line>
<line> **m* *olos que concen*ram as sedes de r*vistas * das inst*t**ções às quais os autores </line>
</par>
<par>
<line> e*contram-se vinculados, t*ndo pr*fe*sor/pesquisador Narbal Silva (UFSC) com o maior o </line>
<line> número de m*t*riais pub*ica*os s*bre o t*m* fe*icidad* no trabalho. </line>
<line> Por fim, ente*de-s* que é **sencial id*ntif*car *s pr*fissões que es*ão mais associadas </line>
</par>
<par>
<line> * f*licidade no trabalho para q*e se possa pe*sar futu*a**nte em *stud*s experimentais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> q*ase-e**eriment*** para conhec*r os *reditores e *atores associados * assim elaborar </line>
<line> estratég*as de intervenção p*r* aumentar os níveis de fel*cidade dentro d* cont*xto *aboral. </line>
</par>
<par>
<line> *evando em consi*eração os resultados do pr**e*t* e*tudo, tendo c*mo re***ênci* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> produç*o cient*fica p*blic*da </line>
<line> en*r* os a*os 2*17 e 2021, observou-se </line>
<line> que a temática </line>
</par>
<par>
<line> **licidade no </line>
<line> trabalho ain** carece de mais pesquisas. Contudo, espera-se que este trabal*o </line>
</par>
<par>
<line> *oss* contribuir com a literatura p*ra a compree*são d* tema, d* co** ele é es*udado pe*os </line>
<line> p*squ*sadores, an*li*ando seus pont** fortes e as lacu*as que possam ser investigadas. </line>
<line> R*FERÊNCIA* </line>
<line> ALEXANDRE, N. C. O impacto *a fel*c***de e do capital psic*lógico p*sitivo n*s </line>
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<line> T. M. C. MONTEIR*, A. V. PAULA, A Felici*ade no Context* do Trabalh*: Uma Re*isão </line>
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<line> Contribuição do* Autore* </line>
<line> T. M. C. *onteiro </line>
<line> *. V. Paul* </line>
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<line> 1) *oncepç** * *lanejamento. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
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<line> 2) anális* e int*r*retaçã* *os dad*s. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) ela*oração do rascunho ou na revisão crítica d* conteú*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> *) pa**i*ipação na aprovaçã* d* versão final do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 12, art. 14, p. 280-294, de*. 2022 </line>
<line> *w*4.*sanet.c**.b*/revista </line>
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