<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 1, art. 8, p. 157-176, j*n. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.17.1.8 </line>
</par>
<par>
<line> Ca*ga de Trabalho em Motoristas: Aná*i*e Sistêmi*a d* Liter**ura Utilizand* * Proknow-C </line>
<line> Dr*ver\s Worklo*ds: Sy*t*mic Liter*ture Analysi* *sing *roknow-C </line>
</par>
<par>
<line> K*zia *ayoko *a*sui Per*ira </line>
<line> Mestra em Engenh*ri* de Produção e Si***mas pela U*iversidade Tec*ológica F*deral do Par*ná </line>
<line> Professora da *ni*ersidade Feder*l da Grand* Do*rados </line>
<line> Em**l: kezia*mp@*mail.com </line>
<line> Sér*i* *uiz Riba* Pessa </line>
<line> Doutor em E*g*nharia de *rodução pel* Universidade Fed*ral *o Rio Grande d* Sul </line>
<line> *ro*esso* da Univer*id*d* Tecnológ*ca F*deral do Paran*- Campus Pato Branco </line>
<line> Email: slpes*a@utfpr.edu.br </line>
</par>
<par>
<line> En*e*e*o: *ez*a Say*ko M**sui Pereira </line>
<line> Edit*r-*hefe: *r. Tonny Ker*ey de Ale**a* </line>
</par>
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<line> Via do Conhecimento, km0*. Pato B*a*co, Paraná - </line>
<line> **d*igu*s </line>
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<line> Brasil. </line>
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<line> *ndereço: Sé**io Luiz R*bas Pes*a </line>
<line> Artigo r*cebi*o em 03/07/2*19. Últim* </line>
<line> versã* </line>
</par>
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<line> Via do Con**cimento k* 01 - Engenharia *ecâ*i*a </line>
<line> recebida em 24/07/20*9. *provad* em 25/07/**19. </line>
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<par>
<line> Fra*on 85503390 - Pato Bran*o, PR - Br**il. </line>
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<line> Avaliado pelo sistema *riple Re*iew: Desk Review a) </line>
<line> pelo Edi*or-Che*e; * b) Double B*ind Revie* </line>
<line> (ava*i*ção *ega por dois a*aliadores da área). </line>
<line> Rev*são: Grama*ica*, N*rmati*a e de Formatação </line>
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<line> K. S. M. *ereira, S. L. R. *es**, </line>
<line> 158 </line>
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<line> RES*MO </line>
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<line> O se*or de t*a*spor*e apresenta-se com* uma *rea preocupant* em termos de risc* </line>
<line> à </line>
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<line> **gu*ança e ao </line>
<line> d*sempenho do *rab*lhador. A ina*equação da *arga de trabalho pode ser </line>
</par>
<par>
<line> cap*z d* tr*zer prejuízo à realização da* taref*s. Po* isso, a necessidade de real*zar uma </line>
<line> rev*são *e literat*ra sobre o tema carga de trabal*o em motor**tas. Utilizou-se o PROKNOW- </line>
<line> C, par* a **le*ão de art**os p*ra *o**ação de um *ortfó*io, análi*e bibliomét*i*a e revi*ão </line>
<line> sistêmica. Os resultad*s *d*ntificam qu* o nível de carga *e **a*a**o experiment*da pelos </line>
</par>
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<line> condutor*s e*tá as*ociado a*s fatores </line>
<line> *essoai*, como idade, tempo de serviço, pressão de </line>
</par>
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<line> **mpo e das condiç*es de trabalho. As metodol*g*as em des*aque fora* o *A*A TLX para </line>
<line> avaliação da carga d* trabalh* s*bjetiva e análise po* método* l*gadas à biomecânica. A par*ir </line>
<line> d*s conhecim*nt*s adquirid*s sobre o te*a, busca-*e *ni**ar u*a *e**uisa no *ema *a**a de </line>
<line> *rab*l*o em m*tori*tas. </line>
<line> Palavr*s-**ave: Car*a de Tr*balho. T**n*portes. Rev*são. </line>
<line> ABSTRACT </line>
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<line> The transpo*t sector presents itself as a worry*ng area in terms </line>
<line> of safety ri*k and worker </line>
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<line> performance. The inad*quacy *f the workload may be a*le to impa*r th* achie*e*ent o* the </line>
<line> task. Therefore, the **ed t* conduct a l*terature rev*ew on the topic workload on drivers. </line>
</par>
<par>
<line> PRO**OW-C was used to </line>
<line> sel*ct </line>
<line> articles for port*olio f*rmation, </line>
<line> bibliome*ric analysis and </line>
</par>
<par>
<line> systemic rev*ew. The r*sul*s identify that the lev*l of wor*load exper*enced by dr*vers *s </line>
</par>
<par>
<line> ass*ciate* with </line>
<line> personal factors *uch as age, length </line>
<line> of *er*ice, time pres*ure and working </line>
</par>
<par>
<line> cond*tions. The mo*t </line>
<line> important me*hodologies we*e NASA TLX for evalu**ion of the </line>
</par>
<par>
<line> sub*ective workl*ad and </line>
<line> analysis by met*o*s link*d *o biomechanics. Based *n the </line>
</par>
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<line> know*edge acquired on t*e su*j**t, it is sought to *tart a *esearch o* the top*c of workload on </line>
<line> driver*. </line>
<line> Ke*w*rds: *orkload. T*ansports. Review. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, Te*esina, v. 17, n. 1, *rt. *, p. 157-*76, jan. 20*0 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/**vista </line>
</par>
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<par>
<line> Ca**a de Trabalho e* M*toristas: A*áli*e S**têmica da Litera*u*a Utilizando o Proknow-C </line>
<line> 1*9 </line>
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<line> 1 INTRODUÇ*O </line>
</par>
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<line> O setor tran*portado* caracteri*a-s* por *xecut*r </line>
<line> atividades *ue pro*iciam </line>
</par>
<par>
<line> instrumento* </line>
<line> de di*se*ina*ão de políti*as </line>
<line> econ*mica*, d*vido à ligaç*o *os *r*balh*dores </line>
</par>
<par>
<line> com *s </line>
<line> demais a*entes d* cadeia pr*dutiva, sendo que o dese*penho </line>
<line> dess* ramo ref*ete na </line>
</par>
<par>
<line> economia nacion** (CNT, 2016a). De *cordo co* a Confederação Nacional dos Transp*rtes </line>
</par>
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<line> (CNT, 20*6b), ent** os *nos de 2001 a </line>
<line> 20*6 </line>
<line> houve ** *resci*ento de 8*,3% na frota </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> camin*ões q*e *ircula* p*r t*do o *erri*ó*io nacional. </line>
<line> Nesse contexto, apes*r da relevânci* *o setor para a eco*omia, os trab*lha*ores d**s* </line>
<line> ramo estão *ujeitos a *ondições e risc*s n* trabalho. Conforme o Minis*éri* da Prev*dência </line>
</par>
<par>
<line> Soci*l (2013), os </line>
<line> se**iços de *ranspor*es, arm*zenagem e correios apresentar*m núme**s </line>
</par>
<par>
<line> elevados d* acide*t** *í*i*os da *u*ção (8,0*%), trajeto (8,33%) * doe*ça* (*,73%), tendo </line>
<line> co*o base os incidentes totais do s*to* de *erviços (Ministério da previ*ência socia*, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> Nesse contexto, o </line>
<line> *a*o d* tra*sporte apr*se*ta í*d**es preocupant*s *m termos de riscos à </line>
</par>
<par>
<line> s*úde e segurança dos p*of*s*ionais, *m es*ecial os m**or*s*as, que exec*t*m </line>
<line> atividades </line>
</par>
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<line> para*ela*, *** *brange* desde a condução do veí*ulo, como também o controle de velocida** </line>
</par>
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<line> e análise d* *o*a </line>
<line> de </line>
<line> des*ino, ajus*an*o o r*t** </line>
<line> de tra*a*ho para **cançar as m*tas (Young, </line>
</par>
<par>
<line> Birrell & Sta*ton, 2011). </line>
</par>
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<line> Os **nd*t*res *stão expostos a ri*cos assoc*ados *os fatores f**icos, </line>
<line> distúr*ios </line>
</par>
<par>
<line> musculo*squelétic*s, ps*co*ó*ic*s, sociais e de so**e*arga de trabal*o **sica e m*ntal (*i </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> B*i, 2009). E*tes </line>
<line> d**e*cadeiam ou**os ele**ntos como, por exempl*, a falta *e a*enção </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> so*olência, sendo f*ntes de err* ao exercer a*i*id*des *e direçã* (Berg*sa et al., 2008) </line>
<line> A**m **sso, dep*ndendo do context* de tra*alh*, alguns con*utore* l*da* *om </line>
</par>
<par>
<line> pr*cessos de entrega </line>
<line> de m*rca*orias. Os locai* d* des*arre**mento de </line>
<line> pr*dutos ** sua </line>
</par>
<par>
<line> m**oria não *ã* pr*j*tados para estacion*r caminhões, a </line>
<line> ent**g* é rea*iz*da e* vi* pública, </line>
</par>
<par>
<line> alé* da* di*iculd*des ** *escarga *e mercador*as m*nuais (Wioland, 2013). </line>
<line> Como apresentado, existem d*vers*s variáveis que influenciam *a carga de trabalho </line>
<line> do* motoristas, seja pela* condiçõ*s de trabalho, exig*nc**s das ta*e*as, sej* pela to*ada de </line>
</par>
<par>
<line> de*is*o. * </line>
<line> e*tudo </line>
<line> *obre a ca*ga d* t*abal*o em termos ergon*micos </line>
<line> envolve * rela**o dos </line>
</par>
<par>
<line> **f*rço* *o traba*h*dor par* que a tarefa seja *xe*uta*a (G*érin *t a*., 2001). </line>
</par>
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<line> Assim, a carga de trabalho re*ere-** u* conjunto de esf*r*os que o pr**issional a </line>
</par>
<par>
<line> exerc* </line>
<line> para atende* às exigências d* *arefa, e*te* o*iund*s de </line>
<line> fat*re* </line>
<line> i*ternos * externos ao </line>
</par>
<par>
<line> colab*rador, s**do que o **ncei*o abrange o* e*forços f*sicos, os co*nitivos e *s p*íquicos d* </line>
<line> trabalh* (Wisn*r, *9*7). </line>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, *. 17, n. 1, *rt. 8, p. 157-176, jan. 2020 www4.fsan*t.com.br/revi*ta </line>
</par>
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<par>
<line> *. S. M. P*rei*a, S. L. R. Pess*, </line>
<line> 160 </line>
</par>
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<line> Ne*se co*texto, a carga de trabalho é o reflex* d* rigidez do se*viço sobre o indi*íduo </line>
</par>
<par>
<line> q** pode *fetar de </line>
<line> divers*s fo*mas o </line>
<line> s** desempenho confo*me o *ipo de o**pação. A </line>
</par>
<par>
<line> mens*ração busc* averiguar se u*a *arefa está b*m di*e**ionada e *e necessário, reaj*stá-la </line>
<line> por m*io de *nt*rve*ções (Vidal, 20*1). As**m, po*sibilita ident*ficar d* que f*rma o t*a**lho </line>
</par>
<par>
<line> é tensionado, podendo haver uma sobreca*ga </line>
<line> ou subc*rga, conf*rme a *xperiênc*a *e ca*a </line>
</par>
<par>
<line> indivíd*o no mom*nt* em qu* *á um *esarranjo n* capa*id**e do tr*b*lho as exi*ên*ias e </line>
<line> para executá-lo (Azevedo, 2010). </line>
<line> Consideran** a *brangênc*a *e aná*ise da carga de trab*lho que englo*a os e*f*rço* </line>
<line> *í*icos e subjetiv** da *arefa, bem **m* o r*c*nhecime*to d*s *rag*lida*es nas co*diçõe* de </line>
<line> trabalho a que os co*dutores estão *xpostos *m termos de sa*de e segur*nça, exis*e uma </line>
</par>
<par>
<line> im**rtância na anál*se d*s fatores q*e atenuam </line>
<line> os risc*s psicossoc*ais e/o* *ísicos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> motoristas (Wioland, 2013). </line>
</par>
<par>
<line> Sendo assim, tomando **mo ba*e os *lev*dos índices de doenças e acid*ntes q*e </line>
<line> envolvem esses profissionais e a i*por*ân*ia e* dia*nostica* os impactos que a **brec***a de </line>
</par>
<par>
<line> tra*alho pode ger** em </line>
<line> *ermos de dec*ínio no dese*penho da função, *á uma relevânci* no </line>
</par>
<par>
<line> aprofun*amen*o de estudos so*re esse te*a po* meio da cons*rução de um *eferencial teó*ico </line>
<line> que p*rmi*a identificar os fat*res ass*ci**os * carga d* tr*balho em moto*ist*s e as condições </line>
<line> do a**iente, observando o c*nt*xto de estudo para o emba*ament* de pesqu*sa* futuras. </line>
<line> Este a*ti*o possui como objetivo geral rea*izar u* map*a*ento **s publ*c*çõ*s sobre </line>
<line> carg* *e trabalho em motoris*as, *ara o levantamento bi*l*ográfico foi utiliza** c*m* método </line>
<line> de **visão *e literatura o *RO*NOW-C (Kno*ledge Deve*opme*t Process-Constructivist). A </line>
</par>
<par>
<line> partir deste objetivo, pret*nd*-se co*strui* u* </line>
<line> portfól*o b*bliográfico </line>
<line> com r*conhec**ento </line>
</par>
<par>
<line> científico, *e*tacar *s principais *utores, per*ódico* e palavr*s chave, bem como re*liz*r *ma </line>
<line> *nálise de co*t*údo dos a*tigos do portfólio. A p*esente pesquisa foi est*ut*rad* da *eguinte </line>
<line> ma*eira: intr*duçã* e referencial teóric*, mét*do de revisão, resul*ad*s, discuss*es. </line>
<line> * METODOLOGIA </line>
<line> 2.1 Método de r*visão </line>
</par>
<par>
<line> *ara o levantamento bibliográfico *oi utilizado p*r* a r*visão de literat*ra </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> PROKNOW-C(*no*ledge Develop*ent P**c**s-Constructivist) (Ensslin e* al., 2010) que </line>
<line> cons*ste em um sequenciamento de eta*as *strutur*das com a finalidade de obter um p*rtfóli* </line>
<line> Rev. *SA, Tere**na, v. *7, n. 1, art. 8, *. 1*7-176, ja*. 20*0 ww*4.fsanet.co*.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ca*ga d* Trabalho em Moto*istas: Análise S*stêmica da Literatura Uti*i*and* o Prokn*w-C </line>
<line> 1*1 </line>
</par>
<par>
<line> bib*iográfi*o, que est*j* alinhado com o tema de estudo e qu* ha*a </line>
<line> *m re*onhecimento </line>
</par>
<par>
<line> ci*ntífico. </line>
</par>
<par>
<line> A pri*ei*a *ta*a </line>
<line> co*sis**u e* busca nas *ase* de dados, filtragem * seleção dos </line>
</par>
<par>
<line> artigos do p**tfólio bi*liográfico do* art***s associ*do* ao tema de carga de t*abalho *m </line>
<line> motorist*s. Ap*s es*a e*apa foi *eita * bibliometria que *onsiste na análise d* quanti*ade de </line>
<line> *itações, palavras-cha*e mais utilizadas, relevânci* dos autor*s e revistas. A terc*ira etapa </line>
</par>
<par>
<line> con*ist* </line>
<line> em r*ali*ar uma anál**e sistêmica, an*lisando o conteúdo dos a*tigos do po**fól*o </line>
</par>
<par>
<line> atravé* de lentes q*e n*rteiam * revisã* de </line>
<line> literatura e as pr*ncipais ferram*ntas u*i**za*as </line>
</par>
<par>
<line> p*los a**ores. </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 Seleção d* art**os científicos na base </line>
</par>
<par>
<line> A seleção dos a*tigos para compor o *ortfólio bi*liográfic* se deu nos mes*s *e Abril </line>
<line> e M*io de **17, ten*o *omo re*trição artigos dos últi*o* d** **os da* bases de dados </line>
</par>
<par>
<line> Scop*s, Scien*eD*rect e Web of Scienc*. A bas* W*b of Science possui publi*aç*es </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> div*rs** áre*s da ciência, e dá origem a* Jour*a* Citation Reports® (JCR), *ue lis*a o fa*or </line>
<line> de impact* d* re**stas *ien*íficas (Lacerda, Ensslin e Ensslin, 2014). </line>
</par>
<par>
<line> *á a ba*e </line>
<line> Scopus tamb*m </line>
<line> poss*i vasto banco </line>
<line> d* </line>
<line> *ad*s com publicaç*es das mais </line>
</par>
<par>
<line> dive*sas áreas da ciência e utili*a do S**mago Journal Rank (SJR) (Guerre*o-*ote* e Moya- </line>
<line> *negón, 2012), para obter o f*tor de ava*iação de determina** periódico. </line>
<line> *ra a realização das buscas nas bases d*finiram-se dois eixos de pe*quisa: (i) carga de </line>
</par>
<par>
<line> trabalh* e (ii) motoristas de tran*porte, *uja inserção *a* p***vra*-cha*e se dera* na </line>
<line> língua </line>
</par>
<par>
<line> inglesa. Assim, foram determinadas pala*ra*-chave para cada um dess*s e*xos, sendo para </line>
</par>
<par>
<line> carga de traba**o: workl***, *o*k load, *o*kfo*ce, e </line>
<line> o segundo **xo de moto*istas d* </line>
</par>
<par>
<line> transp*rt*s: driver, condu*tor e motorist. Essas pal*vras-c*av* apresentaram 9 c*mbinaçõ*s, </line>
<line> *endo u*a ampla abrangê*cia para a pesquisa. A busca resultou e* 3793 *ubli*ações *, apó* </line>
<line> a escolha de *ois arti*os *leatórios, houve uma *dequada aderência na esc*lha **s palavras. </line>
<line> N*sta *tapa *o P*O*N*W-C e*p*rtaram-se os a*tigos das bas** para o *oft**re </line>
</par>
<par>
<line> Mendeley, *omo supor*e para o gerenci*mento d*s </line>
<line> publ*cações. Assim, por meio </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> pro*r**a, houve a e*clusã* dos arti*os du*l*cados, restando um total de 25*0 p***icações. </line>
</par>
<par>
<line> Realizou-se * leitura dos títulos *a*a verifi*ar se ha*ia ali*h**en*o </line>
<line> com tem* o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pes*uisa. Destes, f*ram e***uídos 2*91 artigos, restand* 299 arti*os com títulos a*inhad*s * </line>
</par>
<par>
<line> *esquisa. Após ess* etapa, *e*ificou-se </line>
<line> a </line>
<line> quan*idade d* citações *om a inserção dos </line>
<line> t * t ul os </line>
</par>
<par>
<line> dos artigos no campo d* pesquisa do site Google Aca*êmico. O artigo m*is cita*o apres*nto* </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. *7, *. 1, art. 8, p. 1*7-176, jan. 2020 www4.fsa*e*.com.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> K. S. *. Pereira, S. L. R. Pess*, </line>
<line> 162 </line>
</par>
<par>
<line> 301 citações, co* 96,10% t*ve-se uma *in*a de corte de 5 citações, *om repre*enta*ã* de 123 </line>
<line> ar*igos e *ais *76 com menos de 5 citaçõ*s. *ep*is da leit*ra do* resum*s dos artigos com </line>
<line> represe*ta*ividade, o re*o*itór*o A foi f*rm*do c*m 46 artigos. Foram l*dos 89 resumos com </line>
<line> *enos de dois an*s de publicação, e*contrando 9 ar*i*os, e prosseguiu-*e analisand* se o* 87 </line>
<line> resumos *esta**es tinham autores no banc* de autores, *orman** entã* o repositório * com 12 </line>
<line> artigos. *ssim, o repositório C foi formado c*m 58 artigos. Ao t*do foram lidos 47 artigos na </line>
</par>
<par>
<line> íntegra constitu** um p**tfólio final composto *or ** arti*os. O Quadro 1 apresenta os e </line>
<line> artigos presentes no portfólio bibliogr*fi*o. </line>
<line> *uad*o 1 - Portfólio B*b*iográfic* </line>
</par>
<par>
<line> Tít*lo </line>
<line> Autor </line>
</par>
<par>
<line> Exploratory study of fat*gue in light and short haul tra*sport *r*v*rs in NSW, Au*tr*lia. </line>
<line> Friswell e Will*amson (2008) </line>
</par>
<par>
<line> W**k charac*e*istics ass*ciat** with injury among li*h*/short-haul transport dri*ers </line>
<line> *riswell e Williamson (2010) </line>
</par>
<par>
<line> *ge an* incons*stency *n driving performance </line>
<line> Bunce et. al (2012) </line>
</par>
<par>
<line> Occupational conditions and t*e risk of the use of a*phetam*ne* by tru*k **iv*rs </line>
<line> O*iveira et al. (2015) </line>
</par>
<par>
<line> Mental workload *hen d*iving in a s*mul*to*: E*fects of age and driving comp*exi*y </line>
<line> *an*in et **. (20*8) </line>
</par>
<par>
<line> A method to a*sess **e drive* mental w*rk*oad: Th* driving activity load *n**x (DALI) </line>
<line> Pauzie (200*) </line>
</par>
<par>
<line> Sta*ing awake: t*uck drivers' vulnerabili*y i* Ri* Grande do Sul, Southern *razil </line>
<line> Kna*th (2011) </line>
</par>
<par>
<line> Dif*erences of drivers' reaction ti*es ac*ordin* to a*e and mental w**kload(re*er) </line>
<line> M*kishita e Mats*naga (2008) </line>
</par>
<par>
<line> Facto*s affecting t*e perce*tion of w**le- body vi*ration of occupatio*al dr*ve*s: *n ana*ys*s of posture and ma*ual mat**ials *andlin* *nd musculoskel*ta* dis*rd*rs </line>
<line> Ra*fle *t al. (*016) </line>
</par>
<par>
<line> The He*vy V*hicle Study: a c*se-c*ntrol study in*es*igating risk fa*tors for c*ash in long di*t*nce heavy vehi*le drivers in Austr*lia </line>
<line> St*venson et al.(201*) </line>
</par>
<par>
<line> Driver performance **fects o* simu**aneous vis*al an* cog*itive *istractio* and *dap*ation behavior </line>
<line> Kabe* e* al. (2*12) </line>
</par>
<par>
<line> F**igue *nd *olu*tary Utili*ati*n of Au**matio* in Simulate* Drivi*g </line>
<line> Neu*a**r et al. (2012) </line>
</par>
<par>
<line> Effec* ** driv*ng experi**ce on visua* </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 1, art. *, p. 1*7-*76, jan. 2*2* </line>
<line> *ww4.fsane*.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Carga d* Trabalho em Motoristas: Anál*se Sis*êmica da L**eratu*a U*ilizando o Proknow-* </line>
<line> 163 </line>
</par>
<par>
<line> b*havi*r and driving *er*ormance under dif*erent driving con**tions </line>
<line> Nabatilan et *l. (2012) </line>
</par>
<par>
<line> St*te of s*ience: men*al workload in e*gonomics State ** science: menta* work*o** in e*g*n**ics </line>
<line> *oun* ** al. (2015) </line>
</par>
<par>
<line> Putting m*nd and body back togethe*: * human-systems a*proach to the *ntegrati*n of the *hysical and *ognitive dimensions of t*sk design and **erations (da referênci*) </line>
<line> Marras e Hancock (2013) </line>
</par>
<par>
<line> Pre*ict**s of sev*re trunk postures am*ng short-haul truck driv*rs during non-dr*vin* tasks: A* exploratory in*e**igation inv*lving video-assessme*t and driver behavioural self-monitoring </line>
<line> Olsona, *a*nb e Buckerta (20*9) </line>
</par>
<par>
<line> Delivery dr**e*s a*d low-**ck pain: A study of the e*po*ures to posture demands, ma*ual m*terials han*ling an* w*ole-body vibration </line>
<line> Okunribid*a, M*gnussonb e Po*e (2*0*) </line>
</par>
<par>
<line> 3 RESULTA*OS E DISCUSSÕ** </line>
<line> 3.1 Aná**s* Bibliométri*a </line>
<line> A primeira etapa aprese*t* os p*riódi**s de maior relevância encontra*os n* portf*lio </line>
<line> e *as ref**ê*cias bibliográficas. Houve destaque p*r* a revista *ccide*t *nalysis *n* </line>
<line> preventi*n (5 portfóli* e 44 refer*ncias) e Er*onomics (3 portfólio e *2 na* ***erência*). </line>
</par>
<par>
<line> A Saúde Públi*a te*e d*staque no portfólio c*m </line>
<line> 2 art**os. Os periódicos com </line>
</par>
<par>
<line> relevân*ia nas referências foram * *uman Fa*tors (30), **p*i*d Ergonomics(*0), </line>
</par>
<par>
<line> Intern*ciona* J*ur*a* Industr**l Ergonomics (11), *ra*sportat*on Research Part F </line>
<line> (10), </line>
</par>
<par>
<line> Cogniti*n te*hnolo*y & *or* (3), IET Intelligen* T*ansport </line>
<line> Sy*tems(2) e BMC Pu**ic </line>
</par>
<par>
<line> Heal*h(2). A FIGU** * apresenta a r*l**ão g**al d* periódicos. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, T*resina PI, v. 1*, n. 1, art. 8, p. 157-17*, jan. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> K. *. M. *ere*ra, *. L. R. Pessa, </line>
<line> 164 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 1 - Relevân*ia dos periódicos presentes nos *r*igos e ref*rências do *ortfólio. </line>
</par>
<par>
<line> (Font*: Dados da pes**isa) </line>
<line> Nesta etapa *nalisaram-se os a*to*es do *ortfólio, sendo destaque para *n* </line>
<line> Williamson com 3 artigos e Young, M.S; Han*ock, P.A * Rena Friswell *o* *ois artigos. </line>
<line> Em *el*ção ao* *u*ores na re*erência *eve destaq*e també* *ara *a*cock, P. A.(21); You*g, </line>
<line> M.; S.(*); Wi*kens, C. D(8) e Brookhui*, * A (8). </line>
<line> Em relação às pr*ncipais palavra*-chave aprese*tadas f*ra* workload (4), d*iver (*), </line>
<line> conductor (2), dest*ca*do-se também a palavra transp*rt (6). A re*evância por autor e </line>
<line> referência do portfólio é *lu*tr*da na FIGURA 2. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 1, art. 8, p. 1*7-176, jan. 20*0 </line>
<line> www4.f**net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Carga de *ra*alho em Motori*t*s: Aná*is* Sistêmic* da Lite*atura Utiliz*n*o o Prokno*-* </line>
<line> 165 </line>
</par>
<par>
<line> F*gura 2 - Núme*o de public*ç*es por *uto* e referências do *ortfólio b*bliográfic* </line>
</par>
<par>
<line> (Fon*e: Dados da pesquisa) </line>
</par>
<par>
<line> 3.2 Revisão sistêmica </line>
</par>
<par>
<line> *sta *tapa buscou-se avaliar conteúdo dos artigos *o portfól*o, *or meio d* l*ntes o </line>
<line> me*odológicas. D*finiram-se ** seguint*s *ópic*s de análise d*s artigos: Met*dologia </line>
<line> *plicada, características d*s motoristas e o pa*s, co*ce*tos sobre carga de tr*balho, c*nt*xt* </line>
<line> de *studo e ferramentas aplicad*s, *ar*áveis e c*ntextos de análise, res*lta*os. </line>
<line> 3.*.1 *rimeira lent*: me*odologi* aplica** </line>
<line> Como pri*e*ra lente, bus*ou-se descobrir a meto**logia aplic*da nos artigos. *essa </line>
<line> f*rma, *oram expressivos os métod*s *e estu*o de *aso (Friswell & W*lli*mson, 2010; </line>
<line> Ols*na, Hah** e Bu*k***a, 200*; Raf*l*r, et a*., 2016; Stevenson et *l., 2010), *imulação </line>
</par>
<par>
<line> (Bunce et al., 2012; Cantin et al., 2009; Ka*er et </line>
<line> *l, 2*12, Makishita & Ma*sunaga, *008; </line>
</par>
<par>
<line> Nab*til*n e* al., 2012; Neubauer et a*., 2012; P*uzie, 2008), Survey (oliveira, 2015; Friswel* </line>
<line> e Williamson, 2008) e revisão de l*tera**ra (Marras e Hancock, 2014; Young e* al,. 2015). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 1, art. 8, p. 157-176, jan. 20*0 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> K. S. M. P**ei*a, S. L. *. *essa, </line>
<line> 166 </line>
</par>
<par>
<line> *.2.2 Segund* lente: características dos motoristas e país </line>
</par>
<par>
<line> Caracterís*icas dos moto**stas: *otoristas de c*minhão em frete leve e de </line>
<line> curta </line>
</par>
<par>
<line> dis*ância (**iswell & Wil*iams*n, 2008; **iswe*l & Williamson, 2010; O*unribidoa, </line>
</par>
<par>
<line> Ma*nussonb & Pope, </line>
<line> 2006; Olsona, Hahn* & **ckerta, 2009). **toristas de caminhão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ca*g* pesad* e longa d*st*ncia (Oliveira, 2015; Knau*h et al., 2011; Stevenson et al., 2010). </line>
<line> Mo*oristas d* máqu**as (Raffler et al., *016). Motoristas de veículos médi*s em cenári*s de </line>
</par>
<par>
<line> simulação em ro*ovias (Bunce et.a*.; Ca**in et </line>
<line> al., 2009; Ka*er et al., 2012; Makishit* & </line>
</par>
<par>
<line> Matsu*aga, 2*08; Nab*tilan </line>
<line> et al., 2012; Neubaue* e* al., 2012; Pauzie, 2008). </line>
</par>
<par>
<line> Os *rincipais países de realizaç*o d*s pesquisas *oram Au*trália (Friswell e </line>
<line> Wi*li**son, 2008; F*is*ell e Willi*mson, 2*10; Stevenson et al., 2010), Bra*i* (Kn*uth et. </line>
<line> *l., 2*11), Reino Uni*o (Bunce et al., 2012; O**nri*i*oa, Magnuss*nb & P*pe, 2006), </line>
<line> Malá*ia (Cantin et al., 2009), Fr*nça (*auzie, 2008), Al*manha (*a*fler et al., 2016), Estado* </line>
<line> Uni*os (Kaber et al, 2012; Nabatilan e* al., 20*2; N*ubauer e* al., 2012; Olso*a, Hahnb & </line>
<line> Bucker*a, 2*09; Y*ung et al., 20*5). </line>
<line> 3.*.3 *once*tos e contextos sobre carga d* tr*bal*o </line>
<line> A ca*g* de trab*lho, conceit*almente, e*volve o e*t*ndimento d* *ermo "esforço", o* </line>
</par>
<par>
<line> seja, o quanto é </line>
<line> nece*sário para *roc**sar e alocar recursos adi*ionais, </line>
<line> q** compense* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ea*ização *a* tar*fas </line>
<line> demandadas </line>
<line> (*asali & Wierwille, 1984; Shingledecker, 1*82). E*tá </line>
</par>
<par>
<line> associada à </line>
<line> parte da ***aci*ade l*mitada necessá*i* pa*a realizar uma tarefa individual, que </line>
</par>
<par>
<line> envolve * q*antidade de recursos que o o*erador está *ispo*to o* é capaz de alocar. </line>
</par>
<par>
<line> A aborda*em clá*sica, *m termos *e carg* </line>
<line> de trabalh*, </line>
<line> con**dera *uase </line>
</par>
<par>
<line> ex*l*si*a*ente q*e há u*a int*ração entre a cognição ** opera*o* e o ambiente, o* as </line>
<line> habil*dades físic*s da pessoa * seu meio ambiente. Porém, o a*tor elu*ida *ue atual*ente, a </line>
</par>
<par>
<line> *bo*dagem em t*rmos da sistemá*ica que o ser humano de*e ope*ar </line>
<line> ao ex*cutar uma taref*, </line>
</par>
<par>
<line> busca a não distinção ent*e siste**s de c*rát*r exclusivament* *ental ou físico, visto que o </line>
</par>
<par>
<line> ser h*mano é *o*stituído de mente e corp* *omo um todo (Ma*ras & Hancock, 2014), </line>
<line> pela </line>
</par>
<par>
<line> integração dos aspec*os físicos * *ognitivos da r*sp**ta humana ( Hancoc* & Diaz, 2001). </line>
</par>
<par>
<line> Em re*a*ão * ca**a d* trab*lho *ent*l, prime*rame**e interli*a * si*temática </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tr*ba*ho e *s tarefas e, po* outro, a motivação, habili*ade e estado *o cola*orador (Reid *t *l., </line>
<line> 1981; W*erwille & Eggemeie*, 1*93). É definida confor*e *s pecul*aridades *as tarefa* do </line>
<line> tr**alh*do* e, at* c**to ponto, do contex*o ambiental em que *corre a análi*e de des*mpenho </line>
<line> (You** et al., 2015). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 17, n. 1, *rt. 8, p. *57-176, *an. 20*0 www4.fsanet.com.br/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Carga de **abalho em M*to*istas: Anális* Sis*ê*ica ** Liter*tura Utilizando o Proknow-C </line>
<line> 167 </line>
</par>
<par>
<line> A *arga de traba*ho men*a* r*produz o grau de *ecu**os *e atenção desprendido pelo </line>
</par>
<par>
<line> indi*íduo para </line>
<line> cumpri* as metas e padrõ** de per*ormance sub*et*va, </line>
<line> que pode rec*ber </line>
</par>
<par>
<line> i*terfer*ncias conforme a *em*ndas de tarefa*, ferr**ent*s extern*s e experi*ncia (**ung * </line>
<line> Stanton, 2005). </line>
<line> Em *eoria, a carga d* *rabalho é m*dida em três regiões que avanç*m de um* su*carg* </line>
</par>
<par>
<line> para a sobr*car*a. </line>
<line> Na primeir* região, elev*ndo-se a carga de </line>
<line> tr*balho há </line>
<line> *m melh*r </line>
</par>
<par>
<line> d**empenho pela dis*on**ilid*de de recursos. ** região centr*l o desempenho perman*ce em </line>
</par>
<par>
<line> s*u melhor *stado const*nte, mesmo *om o </line>
<line> aumen*o da carga de *raba*ho. *aven*o pouco </line>
</par>
<par>
<line> *ecu**os e *x*ed*nte de dem*nda *m relação à of*rta, a elevação da carga de trabalho leva a </line>
<line> *m col*pso no desempenho na região de *obr***rga (Young et a*., 2015). </line>
<line> Desta forma, a preocupação é estabelecer um trade off (eq*ilíbrio) ent*e o qu* </line>
<line> o ind*v*du* é capaz de real*zar e a dema*da de t**efas, b*m como *ompr*ender os métodos de </line>
<line> gerenc*amen*o de sobr**argas de tarefas e mod*los q*e priorize* o d*sempenho. </line>
<line> Assim, o comp*rtamento cog*iti*o e fí*ico do ser humano d*n*ro do sistema, bem </line>
<line> como * cont*xto ambient*l em que um ind**íduo executa tarefas deve **r pe*sado em rel*ção </line>
<line> *o impact* sobre o des*mpenho humano. * d*safio é *on*iderar a inter*ção *om*m-*is*ema, </line>
</par>
<par>
<line> para pr*jetar cad* fa*or q*e inte*ag* d* modo simultâneo na percepção </line>
<line> do i ndi *í d** </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> r*l*ção ao meio ambie*te e carga *e traba*ho associada (Marras & Hancock, 2014). </line>
<line> A resposta *umana sobre uma tar*fa envolve todos o* fatores do *m*ien*e * o </line>
<line> entendimento ** con*ex*o do *rabalho. A ofe*ta d* mais re**rsos ao **a*alhador na execução </line>
</par>
<par>
<line> da tarefa uma estratégia é </line>
<line> que au**lia em cond*ções *e sobre*arga (Hancock & K*ueger, </line>
</par>
<par>
<line> 201*) Po*ém, c** o fornec*mento de **is recursos </line>
<line> que a </line>
<line> capacidade *ognitiva, a tarefa </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> efetuada, mas não de f*rma *e*feita. </line>
</par>
<par>
<line> 3.2.* Quarta lente: Métodos e ferram**t*s </line>
</par>
<par>
<line> Nest* lent* *ão elenca*os os *étodos e ferram***as *tiliza*os *ara av*liar a carga de </line>
</par>
<par>
<line> *raba**o, que pel*s estudos dist*ngu**am-s* e* car*a de trabalho mental e </line>
<line> carga de tra*alh* </line>
</par>
<par>
<line> fí*ic*. </line>
</par>
<par>
<line> Para a c**g* *e *rabalho mental: N*SA TLX (Hart e Stav*l***, 1*8*; Bunce e* al., </line>
<line> 2012; *riswell e Williams*n, 2008; Kaber e* al., *012; Nabatilan et al, 2012; Neubaue* et al., </line>
<line> 2012), classific*ção visual anal*g*ca *e carga de tra*alho global (Frisw*ll & Williams*n, </line>
<line> 2008), *he drivin* *ctivity load i*d*x (DAL*) (Pau*ie, 2008), com* *e*ramenta de a*aliação </line>
<line> da *arg* d* tr*balho em m**orista* com a rea*iz*ção de tarefa* secundá*ias. </line>
<line> *ev. F*A, Teresi*a PI, v. 17, n. 1, art. 8, p. 157-176, ja*. 2020 www4.f*anet.com.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> K. S. M. Pe*eira, S. L. R. Pessa, </line>
<line> *68 </line>
</par>
<par>
<line> Par* a aval*aç*o d* carga *e trabal** física: S*stema CUELA *om tecnologia </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> sensor *ne*cial/cin*mátic* com si*tem* de regist*o da *ostura ang*lar (*affl*r *t al., </line>
<line> *0**), </line>
</par>
<par>
<line> Qu*stio*á**o de *nformaçõ** su*jetivas sobre carga* d* trabalh* *ísica* (vibra**o, postura </line>
<line> estranha) (R*ffler et al., *016). </line>
<line> Lista d* verificação do *ond**or: verificação de informação de par*da, **rramentas </line>
<line> usad*s, vari*veis sit*acionais, em*urrar/puxar/elevar em pos**r*s graves d* tronco (flexã*, </line>
</par>
<par>
<line> torção, rotaçã*) (Olson*, Hahnb & Buckerta, 2009). *isposi*i*o co* </line>
<line> imagens </line>
<line> gráficas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> demo*str*ções *e postur* seve*a, ve*são c*mputadorizada c*m programa Pur*ue Mo*entary </line>
<line> Asses*m*nt F*rramenta TM (O*so*a, Hahnb & buckert*, 2009). </line>
<line> M**o**s de vídeo-pontuaçã*: Sistema de câmera *ensí*el ao *ovimento para gravar </line>
</par>
<par>
<line> e*ento* de trabalho, </line>
<line> procedime*tos de pontuação *e *xperiment*ção *ocado* em p*editore* </line>
</par>
<par>
<line> potencia*s de sobrevivênci* de posturas graves do tr*nco (O*sona, Hahnb & bucke*ta, 2009). </line>
<line> Medidas de vi*ração do cor*o *nteiro (*BV) em *ondiçõe* reais (*kunribidoa, </line>
</par>
<par>
<line> M*gnusso*b & Pope, 20*6). Questionário nó*dico </line>
<line> *e sint*mas musculoesqu*léticos (dor </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> **sconforto nas </line>
<line> áre*s </line>
<line> da coluna vertebral: l*mbar, *orá*ico, </line>
<line> pescoço e/ou ombro braço) </line>
</par>
<par>
<line> (Raffler, et. al, 2016) Testes clínicos </line>
<line> de a*uidade </line>
<line> *isual e t*s*e Melbourne (Cantin et </line>
<line> a l ., </line>
</par>
<par>
<line> *00*). Anális* </line>
<line> de </line>
<line> dema*das de *i*túrbio* *usculoesque*éticos: li*i*ações fu*cionais </line>
</par>
<par>
<line> passi*as nas áreas da coluna v**te*ra* (Raffler et al., 2**6), intensidade *e dor el*vad* nos 12 </line>
</par>
<par>
<line> m*ses anteriores associad*s um* pont*a*ão de *o* $ 5 (e*cala Von Korff)(R*ffler et a </line>
<line> a l ., </line>
</par>
<par>
<line> 2016), informa**o d* saúde mus*uloes*uel*tica nos últim*s 12 me*es, freq*ênc*a de p*stura </line>
<line> senta*a e *arregame*to *e peso (Ok*nribido*, Magnu*son* & Pope, 2006). </line>
</par>
<par>
<line> De*tre *utro* m*todos utilizados em paralelo c*m a </line>
<line> análise da </line>
<line> carga de *rab*lho, </line>
</par>
<par>
<line> destacara*-se: </line>
<line> questionário para aval*ar * risco de desenvolvim*nto de dependência, </line>
</par>
<par>
<line> *ssociado ao uso de *n*etaminas e ou*ra* drogas (ASSIS*-WH*, versão 3.1)(Oli*e*ra, *015), </line>
</par>
<par>
<line> *s**es*e emoci*nal (I*ventário de Sintomas de Estre*se *ara Adult*s </line>
<line> d* Lipp - ISSL)( </line>
</par>
<par>
<line> OLIVEIRA, ***5), **anst*r*os psiq*iá*ricos (*ini I*ternational **ur*ps**hi*tric Intervi*w </line>
<line> Plu* -MI*I Plus)(*liveira, 2015), Qualid*de de sono (*ndice de Quali*ade de Sono de </line>
</par>
<par>
<line> Pitt*burgh - PS*I (Ol*vei*a, 2015), Escala de sonolência Epworth </line>
<line> (Ep*orth Sleepiness Scale </line>
</par>
<par>
<line> - ESSE) </line>
<line> (Oliv*ira, 2*1*; Stevenson </line>
<line> e* al., </line>
<line> 2010). *istem* STIS*M Drive 2.0 b* *ystems </line>
</par>
<par>
<line> Technology In*. para cenários *e conduç*o (Neubauer et al., 201*), dispositivo de diagnóstico </line>
<line> *low Wiza*d *a*a uso duran*e o s*no (St*venson et al., *010), Multi*a*iable Índice de </line>
<line> Pr*dição da Apne*a (Stev*nson et al., 2010), A*L OLHO-*RA* S*ri* 6 pa** d**ector ocular </line>
<line> de *ovimento da cab*ça com o *imulado* d* *ondução (Kaber et al., 2012). D*ndee Stress </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 1*, n. 1, *rt. 8, p. 157-176, jan. 2020 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Carga de Tr*b*lho em Mot*ris*as: A*álise *i*tê*ica da L*teratura Utilizando o P*okn*w-C </line>
<line> 16* </line>
</par>
<par>
<line> *tate Quest*onna*re, o *SSQ *valia escalas *e humor, motivação e *o*nição em </line>
<line> configurações de d*sempenho Ag*upados (K*b** et al., 2*12). </line>
<line> 3.2.* Quinta lente: variá*eis d* *studo e d* **ndições de t*aba*ho investig*dos </line>
<line> Em todas as pesq*isas houve distinção por *ategorias de idade, *e*o e experiência. Em </line>
</par>
<par>
<line> pesqui*as a campo, as var*ávei* rel*cionad*s </line>
<line> ao perfil dos m*toristas foram: Nível </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ed**a*ã* (O*iveira, 2015; </line>
<line> *risw*** e Wil*iamson, </line>
<line> 2*08; Knau*h et </line>
<line> al., *011), </line>
<line> e*tado *i*il </line>
</par>
<par>
<line> (O*ive*ra, 2015; Friswell & Williamson, </line>
<line> 2008; K**uth et </line>
<line> al., 2011), </line>
<line> ter filhos (F**swell & </line>
</par>
<par>
<line> Williamson, 2008; Kauth et al., 2011), distâncias percorr*d*s (Ca*tin et al., 2009; Oliveira, </line>
</par>
<par>
<line> 2015; Fr*swell & Willi*mson, *008; Kn*ut* *t al., 201*; Stevens*n et *l., 20*0), tempo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> s*rv*ço (Cantin et al.., **09; Oliveira, 201*; Friswell & Williamson, 2008; Steve*son et al., </line>
<line> 2*10). jornada de trabalho (*anti* e* **., 2009; Oliveira, 2015; *riswell & *illiams*n, 2008; </line>
<line> Fri*we*l & willia*son, 2*10; Stevenson et *l., 2010; Oliveira, 2015; Fri*well & w*lliams*n, </line>
<line> 2*08; *teven*on et *l., 2010), *empo de deslocam*nto (Friswe*l & *illiamson, 2008; Fri**ell </line>
</par>
<par>
<line> & Williamson, 2010; Okunribidoa, Mag**sso*b & Pope, </line>
<line> 2006), *at**eza do empreg* </line>
</par>
<par>
<line> (empreg**o, próprio)(Oliveira, 2015; Fr*s**ll & Willia*son, 2008; F*iswell & Wil*i*mson, </line>
<line> 2010; Knauth et al., 2011), principal r*nda da família (Stevenson *t al., 2*10). </line>
<line> Dentr* ** fato*es associadas ao contexto de *rabal*o: carga transportada e tipo de </line>
<line> veícu*o (Friswell & Williamso*, 2008; Ste**nson et al., 2010), manus*io manual d* ma*eriais </line>
<line> (Friswell & Williamson, 2010; Okun*i**doa, Magn*ssonb & P*p*, *006; *lsona, Hahn* & </line>
</par>
<par>
<line> Buck*rta, 2009; Raffler </line>
<line> et. al, 2016), en*olvimen*o e* *ci*entes (*tevenson </line>
<line> et al., 2010). </line>
</par>
<par>
<line> bem como, o*eração do v**cu*o, pressã* de </line>
<line> tempo, confl*tos in*er*essoais e *o*dições </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *s*r*da </line>
<line> (Friswel* & Williamson, 2010). tipos ** tar*fas de frete, </line>
<line> previsibil*da*e de trabal** </line>
</par>
<par>
<line> (F*isw**l & *illi*mso*, 2008), u*o *e ferramentas para man*seio de car*as (O*s*na, Hahnb </line>
</par>
<par>
<line> & B*cker*a, 2009). dific*ldades co* o movimento *e m*rcadorias e acesso aos </line>
<line> loca*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> entr**a (Friswell & Wil*i*mson, 2010; Olsona, Hahnb & *uckerta, **09). </line>
</par>
<par>
<line> Em relação ao *omportamento do motorista, os fato*es mais </line>
<line> ev*denci**os foram </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> falta d* usar *i**o de segurança, es*acio*ame*to e *ltrapassag*m *l*gal, desobedecer a s*nais </line>
<line> d* *r*nsito (Bergasa, 2008). Além de eventos de condução inse*ura (Friswe*l & Wi*liamson, </line>
<line> 2008; Fr*s*ell & **ll*a*son, 20*0). </line>
</par>
<par>
<line> Nos artigos identificar*m-se questões de ocorrência de l*são no *rabalho (F*i**e*l </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *i*l*amson, 2010), problemas mu**ulo*squel*ticos (Ca*tin et </line>
<line> al., 20*9; Olson*, Hahnb & </line>
</par>
<par>
<line> *uckerta, 2009; R*ffler </line>
<line> et al., </line>
<line> 2016), vibraçõe* (Okunrib*doa, Ma*nussonb & Pope, 2006; </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresi*a PI, v. 1*, n. *, art. 8, p. *57-1**, *an. 2020 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> K. S. M. Pe*eira, S. L. R. Pessa, </line>
<line> 170 </line>
</par>
<par>
<line> Ra*fler et a*., 2016), </line>
<line> pos*ura (Okunribidoa, M*gnussonb & Pope, 2006; Olso*a, Ha*nb & </line>
</par>
<par>
<line> Buckerta, 2*09; Ra*fler et </line>
<line> al., *01*), ex*er*ência de sonolência (Olivei*a, 2015; F*iswell & </line>
</par>
<par>
<line> Wil*iamson, 2*08), fadiga (Fr*swell & Willi*mson, 2008; Friswell & Wil*iamson, 2010; </line>
<line> Ste*enso* et al., 2010), e*tresse (Olive*ra, 201*) e uso *e substânc**s para *ermanecer </line>
<line> *cordado (*li**ira, 201*; Knauth e* al., 2011; St*venson et al., 201*). </line>
<line> *entre os estudos rea**zados em cenários de simulação e* rodo*ias, a in*ensidad* da </line>
</par>
<par>
<line> carg* de </line>
<line> **abalh* foi </line>
<line> avaliada *m *if*re**es contextos em termo* de *emandas *entais. O* </line>
</par>
<par>
<line> fatores l*gados à po*ição segura (distância lateral e do veícul* da frent*) (*unce et al., 2012) e </line>
</par>
<par>
<line> te*po *e reação do* </line>
<line> conduto*es (Cant*n et a*., 2009), foram aval*ado* *ompa*and* as </line>
</par>
<par>
<line> *ifer**ças de carga de trabal** mental entre condutor*s jovens e *ntig**. </line>
<line> Em re*ação à i**era*ão com tarefas secundária*, *s estudos analis*ram *ato*es c*m ou </line>
</par>
<par>
<line> sem utilização de dispositivos, *omo mapa de **pel, sistema *e orie**aç*o e ***iloto a </line>
<line> hum*no d*ndo instruções ao c*n*utor para encontrar **a ro*a (Pau**e, 2008). *em como *s </line>
<line> *iferenças de condução com o **o de *elefone celular (Nabatilan et al., 20**; (Pa*zi*, 2008). </line>
<line> A*ém do *o*po**amento do *on*uto* em rel*çã* à desaten*ã* visua* e cog*itiva, envolve**o </line>
<line> o desemp*nho com dis*ositivos d* navegação (Ka*er et al., *012) </line>
<line> Outros con*ex*os d* estudo em simulação an*lisaram o im**cto na fadiga e ***resse </line>
<line> (Neubauer et a*., 2012), bem *omo o desempen** de conduç*o * c*m*ortame*t* visual *o* </line>
<line> motor*stas *sando um sistema d* ras**eamen*o do olho e err* de condução (Nabatilan et al., </line>
<line> 20*2). </line>
<line> 3.2.6 Sexta lente: result*do* apresentados nos ar*igos do p**tfól** </line>
</par>
<par>
<line> Em relação às *esquisas *eal*zadas </line>
<line> e* cenários sim*lad*s, hou** d*ferença* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> d*semp*nho </line>
<line> comparand* a carga de trabalho e idade. Os *oto*ista* idosos *presentaram a </line>
</par>
<par>
<line> i*consistê*cia de </line>
<line> *erformanc* em relação **s m*i* jove*s em condi*õ*s ma*s ráp*das </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> es*r*da, dis*ânc*a segura e posição da vi* lateral *m condução urbana e *odoviári* (B*nce et </line>
</par>
<par>
<line> al, 2012). Est**os s*mil*res aprese*tar*m esse *esmo contexto em *omplexas manobras </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ultrapas*agem (Cantin et al.,2*09) e tempo de reação das pessoas com mais idade (Mak*shit* </line>
<line> e Matsu*aga. 2008), send* qu* ambos apresentara* uma ma*or carga de trabalho me**al pa*a </line>
</par>
<par>
<line> condutores ma*s </line>
<line> velhos em com*a*ação ao* mais jovens (Bunce *t al., *012; Cantin et </line>
<line> a l ., </line>
</par>
<par>
<line> 20*9; Makis*ita </line>
<line> e& Matsunaga, 2008). Em se tratando *a execução de ***efa secun*ári*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> condução, a *istração visual e co*n**iva do m*toris** geraram *m aumento *a car** </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> t*abalho (Ka*er ** al., 2012; Nabatilan et a*., 2012) </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 17, n. 1, *rt. 8, p. 157-*76, jan. 2*20 w*w4.fsanet.com.br/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C*rga de Trabalho em Motoristas: Análise Sistêmica da Literatura U*ilizando o Pro*now-C </line>
<line> 171 </line>
</par>
<par>
<line> Os resultados *om o uso de s*stema de orient*ção *ur*nte a conduç*o gerou uma </line>
<line> menor carga de trabalho em relação a* uso de mapas de papel, e de igual modo **m copiloto </line>
</par>
<par>
<line> ass**iad* *o u*o de sis*emas na </line>
<line> busca de u*a r*ta. A c**ga *e trabalho *oi mais a**a </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> *est*i*ã* de t*mp* e asso*ia*a *o </line>
<line> níve* </line>
<line> de complexidade </line>
<line> da tarefa, o estud* identifico* </line>
</par>
<par>
<line> também *ue um sistem* de orient*ção bem projetado, com mensag*ns *isuais e de voz, </line>
<line> *uxi*ia o *o*or**ta na ori*nt*ção de rot*s (Pauzi*, 2008). </line>
<line> Em s* tratando dos *otorist*s de cami*h*o de longa dis*ância, houve rel*to fre**ente </line>
<line> de uso *e subst*ncias para permanecer aco*d*d* para aq*eles que d*rigem mais horas se* </line>
</par>
<par>
<line> *es*anso (O*iv*i*a, 2015; Knauth et a*., 20*1; Vida*, *001). A*ém </line>
<line> *isso, a m*ior renda do </line>
</par>
<par>
<line> *oto**sta implicou aume*to de carga de *raba*ho, </line>
<line> e**resse físic* e emocio*a* (Kn*uth et al., </line>
</par>
<par>
<line> *01*). </line>
</par>
<par>
<line> O* motori*tas </line>
<line> de ca*inhão e* cur*a </line>
<line> distâ*cia apresentaram diversas variá*eis </line>
</par>
<par>
<line> *ntrínseca* às de*an*a* de </line>
<line> trab*l*o m*ntal * físic*, essas atenuadas conforme o contexto </line>
</par>
<par>
<line> ambiental e organizaç*o *o trab*lho. A car*a de </line>
<line> trabalh* e o estre*se foram positivamente </line>
</par>
<par>
<line> relac**nados à *requên*ia de fadig* * *l*vada jo*nada de trab*lho di*rio, apresenta*do maior </line>
<line> í*dice nos níveis gerai* NASA TLX e *s*ala de estresse (Friswell & *illiamson, *008). </line>
</par>
<par>
<line> A *adiga e a carga de trabalh* most*am-s* co*o consequência do ambiente </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> trabalho so*re press**, um* vez </line>
<line> que os motori*tas re*lizam vári*s </line>
<line> para*a* de frete em </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> crono*rama *ixo de tr*balh*. A al*a demanda do of**io e * pr*ssã* do tem*o pod* ex*lic*r as </line>
<line> e*tratégias de gerenci**ento de fadiga (uso de v*ntila*ão, es*utar músic*, *entre ou*ros) *u* </line>
</par>
<par>
<line> *ermi*em a conti*u*d**e do tr*balh* *o mo*ori*ta, em detrimento *a dificul*ade </line>
<line> de p*u*a </line>
</par>
<par>
<line> para d*sca*so (Frisw*l* & Williamson, **08). </line>
</par>
<par>
<line> No caso *a* ta*efa* dos motoristas em depósitos, * q*an*id*de de </line>
<line> e*tregas f*i </line>
</par>
<par>
<line> di*etamente propor*ional à f*diga e à c*rga de </line>
<line> trabal*o; est*s p*dem estar associ*dos </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> múltiplas at**ida*es, aquém da tarefa de conduç*o, c**o o ma*useio manual de mercador*as, </line>
<line> a**sso e estacioname*to ao local de car*a/descarga e at*ndimento a *lient*s e /ou g**entes </line>
<line> (Fri*well & Williamso*, 200*; Friswell & *ill**mso*, *010). </line>
</par>
<par>
<line> Em termos de ca*ga físi*a </line>
<line> de *otorist*s de ca*i*hão de c**** distância, hou*e </line>
</par>
<par>
<line> preval*ncia </line>
<line> *e *atores </line>
<line> ** risco *m posiçõ*s severas </line>
<line> do tronco e lesões nas costas. Em </line>
</par>
<par>
<line> a*ividad*s se* ma**s*io </line>
<line> de mercadorias, a* </line>
<line> p*sturas graves foram correlacionadas </line>
</par>
<par>
<line> positivamente com a entrada e sa*da ir*e*u*ar do ca**n*ão, opera*õe* de *n*a*xe do veícu*o </line>
<line> para descarga e uso de suporte para manuseio (pal*tes) (Ols*n*, Hahnb & Buckerta, 2009). </line>
</par>
<par>
<line> Em p*radas de carg*/des**r*a, </line>
<line> as postur*s </line>
<line> gr*ves e esforço* *ísic*s *oram relatados </line>
</par>
<par>
<line> n** a*i*idad*s de manusear, empu*rar, pu*ar e carregar *arg*s manuai* (Friswe*l & </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina P*, v. 17, n. 1, ar*. 8, p. 157-176, jan. 2020 www4.fsanet.*om.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> K. S. M. Pe*e**a, S. L. R. P*ssa, </line>
<line> 172 </line>
</par>
<par>
<line> Williams*n, 2010; Okunri*idoa, Magnussonb & Pope, 200*; Ols*na, Hahnb & Buckert*, </line>
</par>
<par>
<line> 200*). Ho*ve uma re*ução da gravida*e de postu*a c*m o u*o de palet*s e *ss*stência </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> clientes co* emp*lhad*iras (Ol*o*a, Hahnb & Buckerta, 2009). </line>
</par>
<par>
<line> Em se *ratando *os *isco* d* lesões relatad*s em pesqu*sa, as partes do *orpo *ue mais </line>
</par>
<par>
<line> acometeram o* condutores co*centraram-s* na part* posterior dos me*bros (46%), </line>
<line> *mbro* </line>
</par>
<par>
<line> (17%) e as mã*s/d*dos (1*%) e foram mais f***uentemente *elata*as as </line>
<line> le*ões articu*ares </line>
</par>
<par>
<line> (45%) ou contusão/e*maga*ento **nores (29%) (F*iswe*l & Williamson, 2010). </line>
<line> Os </line>
</par>
<par>
<line> res*lta*os relati*o* à post*ra n* m*me*to de c*ndução não apres*n*aram grande desco*forto, </line>
</par>
<par>
<line> *as a exposição ocupacio*al r*latada fo* atenu*da pela *uração pro*ongada da *ondução </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *anuseio manu*l. </line>
</par>
<par>
<line> Quanto às percepções de vi*rações h*uv* diferenças e* relação idade * </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> altura </line>
<line> dos indivíduos; postura (Inclinação </line>
<line> do t*onco e da cabeça) e distúrbi*s </line>
</par>
<par>
<line> musculoesqueléticos (Q*eixas de saúde em coluna </line>
<line> t*rácica, coluna *e*vical E ombr*-b**ço. </line>
</par>
<par>
<line> (Raffler et al., 2016) </line>
</par>
<par>
<line> A *atureza *o trabalho </line>
<line> de mot*r*sta* </line>
<line> *nvolve n*anc*s associ*das ao impacto dos </line>
</par>
<par>
<line> c*ntextos de tr*ba*ho e* *ela*ã* à *a*** física e ment** dos co*d*tores. Dentre o* pontos </line>
</par>
<par>
<line> *elev*ntes dos ar*i*os ** p*rtfólio, p*de-se perc*b*r *ue o m*todo *e a*álise *ubjeti*a </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> c**ga d* trabalho mental c** a *pl**ação do NASA *LX *pre**nt**-se eficiente e r*levante </line>
<line> com a *p*ic*ção e* ci*co e*tudos. Porém ess*s pes*uisas *o*a* re*lizadas por *eio de </line>
<line> simulação em cenários *odo*iários, sendo q*e a an*lise em condições reais de traba*ho pod* </line>
<line> agregar *al*r aos resultados dos es*ud*s. </line>
<line> Pesquisas sobre a c*rga de trabal*o física em condutores *e curta *i*tância foram </line>
</par>
<par>
<line> avalia*as em termos d* c*nstr*ngimentos </line>
<line> ass*ciados * *ostu*as, *istúrbio* mu*culo </line>
</par>
<par>
<line> *s*uel*ti*os e movimentaç*o *e c**ga. Não fo**m co**tatadas pesqu*sas que a*al**am as du*s </line>
</par>
<par>
<line> vert*ntes d* carga de trabalho associadas às demandas física e mental de *ot*ris***, e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> int*ração desses eleme*t** com o *e*f*l do ind*víd*o e as con*ições de trabalho. </line>
</par>
<par>
<line> 4. CONSI*E*A*ÕE* FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> O pr*sente artigo teve com* *ina*i*ade r*aliz*r uma re*isão d* literatura acerca do </line>
<line> tema *a*ga de tr*balh* em motoris*as. P*ra i*so r*alizou-se uma *el*ção *e artigos *m bases </line>
</par>
<par>
<line> *ie*tíficas, análi*e bibliométric* e revisão sis**mica do portf*lio selecionado, por meio </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> método Proknow-C. Dessa f**ma, conforme </line>
<line> os objetivos </line>
<line> da *esqu*sa, * método ap*icado </line>
</par>
<par>
<line> pos s i bi l * t ou </line>
<line> encontr*r um portfóli* de artigos alinhado ao tema e *om repre*enta*ividade </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 17, n. 1, art. 8, p. 1**-176, jan. 20*0 </line>
<line> ww**.fsanet.com.**/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Carga de Tr*balho em Mot*rist*s: Aná*ise S*stêmica da Li*e*a*ura *til*zando o Prokno*-C </line>
<line> 173 </line>
</par>
<par>
<line> c*entífica, b*m como destac*r as pri*cipais palavra*-chave, **tores e periódicos. A revis** </line>
<line> si*têmica *er*itiu u*a análise aprofundad* do conteúdo dos artigos *o po*tfól*o, atrav*s de </line>
</par>
<par>
<line> lentes conceituais, i*en*i*i*ando os aspectos relevantes </line>
<line> dos est*dos e *p*rtunida*es de </line>
</par>
<par>
<line> *esquisa. </line>
</par>
<par>
<line> Em termos de *esulta*os dos estudos, pode-se *d*nt**icar que * ambiente e </line>
</par>
<par>
<line> or*anização do trab**ho, bem como as ques**e* associadas aos contextos de </line>
<line> condução *as </line>
</par>
<par>
<line> estrada* são fatores qu* interferiram n* ní*el de carga *e trabal*o dos m*torista*. E* *ela*ão </line>
<line> à carga de traba*ho f*sica, foram expr**sivas as questões associa*as à* **ndiçõ*s *e </line>
</par>
<par>
<line> carga/descarga e m*nusei* </line>
<line> de mat*riais, e seus </line>
<line> efeitos na </line>
<line> postura e atenuação de distúrbios </line>
</par>
<par>
<line> musculoesqu**éticos entre os co*d*tores. </line>
<line> As va*iáveis associa*as *s di*er*nças de idad*, tempo de e*periênci*, efeitos de *eaçã* </line>
</par>
<par>
<line> do motorista, di*trações e interferência de uso de disposit*vo* sec*ndários e/ou supor*e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **tas *presentaram c*rrel*ção com os nívei* de car*a de trabalho mental em c**diçõ*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> si*ulação. De*tre a* sugest*es de pesquisas futuras, **de-se a*alisar a </line>
<line> carga de tra*alho </line>
</par>
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<line> me*tal d* motori*tas em contexto real </line>
<line> de trabalho, d*vido a apenas um dos art*gos </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> por*fólio ter e*se tip* de viés. </line>
</par>
<par>
<line> Há limitações *a pesquisa com a b**ca d* **tigos em apenas três bases de dados, </line>
<line> co*tudo em estudo *uturo espe*a-se a*pliar a abrangênci* dessas b*ses cientí*i*as. P*r fim, * </line>
</par>
<par>
<line> partir dos </line>
<line> conhec*me*tos ad*uiridos </line>
<line> sobre o tema, p*etende-*e </line>
<line> inic*ar *ma pes*uisa com </line>
<line> o </line>
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<line> *) con*epção e p*anejamento. </line>
<line> X </line>
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<line> 2) análise e interpretaç*o dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
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<line> 3) elabora**o d* ra*cunh* ou na revisão crítica do conteúd*. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
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<line> 4) part*c*pação na ap*ovação da versão final do m*n*scrito. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)