<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 1, art. 8, p. 157-176, j*n. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.17.1.8
</line>
</par><par>
<line>
Ca*ga de Trabalho em Motoristas: Aná*i*e Sistêmi*a d* Liter**ura Utilizand* * Proknow-C
</line>
<line>
Dr*ver\s Worklo*ds: Sy*t*mic Liter*ture Analysi* *sing *roknow-C
</line>
</par><par>
<line>
K*zia *ayoko *a*sui Per*ira
</line>
<line>
Mestra em Engenh*ri* de Produção e Si***mas pela U*iversidade Tec*ológica F*deral do Par*ná
</line>
<line>
Professora da *ni*ersidade Feder*l da Grand* Do*rados
</line>
<line>
Em**l: kezia*mp@*mail.com
</line>
<line>
Sér*i* *uiz Riba* Pessa
</line>
<line>
Doutor em E*g*nharia de *rodução pel* Universidade Fed*ral *o Rio Grande d* Sul
</line>
<line>
*ro*esso* da Univer*id*d* Tecnológ*ca F*deral do Paran*- Campus Pato Branco
</line>
<line>
Email: slpes*a@utfpr.edu.br
</line>
</par><par>
<line>
En*e*e*o: *ez*a Say*ko M**sui Pereira
</line>
<line>
Edit*r-*hefe: *r. Tonny Ker*ey de Ale**a*
</line>
</par><par>
<line>
Via do Conhecimento, km0*. Pato B*a*co, Paraná -
</line>
<line>
**d*igu*s
</line>
</par><par>
<line>
Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: Sé**io Luiz R*bas Pes*a
</line>
<line>
Artigo r*cebi*o em 03/07/2*19. Últim*
</line>
<line>
versã*
</line>
</par><par>
<line>
Via do Con**cimento k* 01 - Engenharia *ecâ*i*a
</line>
<line>
recebida em 24/07/20*9. *provad* em 25/07/**19.
</line>
</par><par>
<line>
Fra*on 85503390 - Pato Bran*o, PR - Br**il.
</line>
</par><par>
</page><line>
Avaliado pelo sistema *riple Re*iew: Desk Review a)
</line>
<line>
pelo Edi*or-Che*e; * b) Double B*ind Revie*
</line>
<line>
(ava*i*ção *ega por dois a*aliadores da área).
</line>
<line>
Rev*são: Grama*ica*, N*rmati*a e de Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. S. M. *ereira, S. L. R. *es**,
</line>
<line>
158
</line>
</par><par>
<line>
RES*MO
</line>
</par><par>
<line>
O se*or de t*a*spor*e apresenta-se com* uma *rea preocupant* em termos de risc*
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
**gu*ança e ao
</line>
<line>
d*sempenho do *rab*lhador. A ina*equação da *arga de trabalho pode ser
</line>
</par><par>
<line>
cap*z d* tr*zer prejuízo à realização da* taref*s. Po* isso, a necessidade de real*zar uma
</line>
<line>
rev*são *e literat*ra sobre o tema carga de trabal*o em motor**tas. Utilizou-se o PROKNOW-
</line>
<line>
C, par* a **le*ão de art**os p*ra *o**ação de um *ortfó*io, análi*e bibliomét*i*a e revi*ão
</line>
<line>
sistêmica. Os resultad*s *d*ntificam qu* o nível de carga *e **a*a**o experiment*da pelos
</line>
</par><par>
<line>
condutor*s e*tá as*ociado a*s fatores
</line>
<line>
*essoai*, como idade, tempo de serviço, pressão de
</line>
</par><par>
<line>
**mpo e das condiç*es de trabalho. As metodol*g*as em des*aque fora* o *A*A TLX para
</line>
<line>
avaliação da carga d* trabalh* s*bjetiva e análise po* método* l*gadas à biomecânica. A par*ir
</line>
<line>
d*s conhecim*nt*s adquirid*s sobre o te*a, busca-*e *ni**ar u*a *e**uisa no *ema *a**a de
</line>
<line>
*rab*l*o em m*tori*tas.
</line>
<line>
Palavr*s-**ave: Car*a de Tr*balho. T**n*portes. Rev*são.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
The transpo*t sector presents itself as a worry*ng area in terms
</line>
<line>
of safety ri*k and worker
</line>
</par><par>
<line>
performance. The inad*quacy *f the workload may be a*le to impa*r th* achie*e*ent o* the
</line>
<line>
task. Therefore, the **ed t* conduct a l*terature rev*ew on the topic workload on drivers.
</line>
</par><par>
<line>
PRO**OW-C was used to
</line>
<line>
sel*ct
</line>
<line>
articles for port*olio f*rmation,
</line>
<line>
bibliome*ric analysis and
</line>
</par><par>
<line>
systemic rev*ew. The r*sul*s identify that the lev*l of wor*load exper*enced by dr*vers *s
</line>
</par><par>
<line>
ass*ciate* with
</line>
<line>
personal factors *uch as age, length
</line>
<line>
of *er*ice, time pres*ure and working
</line>
</par><par>
<line>
cond*tions. The mo*t
</line>
<line>
important me*hodologies we*e NASA TLX for evalu**ion of the
</line>
</par><par>
<line>
sub*ective workl*ad and
</line>
<line>
analysis by met*o*s link*d *o biomechanics. Based *n the
</line>
</par><par>
<line>
know*edge acquired on t*e su*j**t, it is sought to *tart a *esearch o* the top*c of workload on
</line>
<line>
driver*.
</line>
<line>
Ke*w*rds: *orkload. T*ansports. Review.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, Te*esina, v. 17, n. 1, *rt. *, p. 157-*76, jan. 20*0
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ca**a de Trabalho e* M*toristas: A*áli*e S**têmica da Litera*u*a Utilizando o Proknow-C
</line>
<line>
1*9
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇ*O
</line>
</par><par>
<line>
O setor tran*portado* caracteri*a-s* por *xecut*r
</line>
<line>
atividades *ue pro*iciam
</line>
</par><par>
<line>
instrumento*
</line>
<line>
de di*se*ina*ão de políti*as
</line>
<line>
econ*mica*, d*vido à ligaç*o *os *r*balh*dores
</line>
</par><par>
<line>
com *s
</line>
<line>
demais a*entes d* cadeia pr*dutiva, sendo que o dese*penho
</line>
<line>
dess* ramo ref*ete na
</line>
</par><par>
<line>
economia nacion** (CNT, 2016a). De *cordo co* a Confederação Nacional dos Transp*rtes
</line>
</par><par>
<line>
(CNT, 20*6b), ent** os *nos de 2001 a
</line>
<line>
20*6
</line>
<line>
houve ** *resci*ento de 8*,3% na frota
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
camin*ões q*e *ircula* p*r t*do o *erri*ó*io nacional.
</line>
<line>
Nesse contexto, apes*r da relevânci* *o setor para a eco*omia, os trab*lha*ores d**s*
</line>
<line>
ramo estão *ujeitos a *ondições e risc*s n* trabalho. Conforme o Minis*éri* da Prev*dência
</line>
</par><par>
<line>
Soci*l (2013), os
</line>
<line>
se**iços de *ranspor*es, arm*zenagem e correios apresentar*m núme**s
</line>
</par><par>
<line>
elevados d* acide*t** *í*i*os da *u*ção (8,0*%), trajeto (8,33%) * doe*ça* (*,73%), tendo
</line>
<line>
co*o base os incidentes totais do s*to* de *erviços (Ministério da previ*ência socia*, 2017).
</line>
</par><par>
<line>
Nesse contexto, o
</line>
<line>
*a*o d* tra*sporte apr*se*ta í*d**es preocupant*s *m termos de riscos à
</line>
</par><par>
<line>
s*úde e segurança dos p*of*s*ionais, *m es*ecial os m**or*s*as, que exec*t*m
</line>
<line>
atividades
</line>
</par><par>
<line>
para*ela*, *** *brange* desde a condução do veí*ulo, como também o controle de velocida**
</line>
</par><par>
<line>
e análise d* *o*a
</line>
<line>
de
</line>
<line>
des*ino, ajus*an*o o r*t**
</line>
<line>
de tra*a*ho para **cançar as m*tas (Young,
</line>
</par><par>
<line>
Birrell & Sta*ton, 2011).
</line>
</par><par>
<line>
Os **nd*t*res *stão expostos a ri*cos assoc*ados *os fatores f**icos,
</line>
<line>
distúr*ios
</line>
</par><par>
<line>
musculo*squelétic*s, ps*co*ó*ic*s, sociais e de so**e*arga de trabal*o **sica e m*ntal (*i
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
B*i, 2009). E*tes
</line>
<line>
d**e*cadeiam ou**os ele**ntos como, por exempl*, a falta *e a*enção
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
so*olência, sendo f*ntes de err* ao exercer a*i*id*des *e direçã* (Berg*sa et al., 2008)
</line>
<line>
A**m **sso, dep*ndendo do context* de tra*alh*, alguns con*utore* l*da* *om
</line>
</par><par>
<line>
pr*cessos de entrega
</line>
<line>
de m*rca*orias. Os locai* d* des*arre**mento de
</line>
<line>
pr*dutos ** sua
</line>
</par><par>
<line>
m**oria não *ã* pr*j*tados para estacion*r caminhões, a
</line>
<line>
ent**g* é rea*iz*da e* vi* pública,
</line>
</par><par>
<line>
alé* da* di*iculd*des ** *escarga *e mercador*as m*nuais (Wioland, 2013).
</line>
<line>
Como apresentado, existem d*vers*s variáveis que influenciam *a carga de trabalho
</line>
<line>
do* motoristas, seja pela* condiçõ*s de trabalho, exig*nc**s das ta*e*as, sej* pela to*ada de
</line>
</par><par>
<line>
de*is*o. *
</line>
<line>
e*tudo
</line>
<line>
*obre a ca*ga d* t*abal*o em termos ergon*micos
</line>
<line>
envolve * rela**o dos
</line>
</par><par>
<line>
**f*rço* *o traba*h*dor par* que a tarefa seja *xe*uta*a (G*érin *t a*., 2001).
</line>
</par><par>
<line>
Assim, a carga de trabalho re*ere-** u* conjunto de esf*r*os que o pr**issional a
</line>
</par><par>
<line>
exerc*
</line>
<line>
para atende* às exigências d* *arefa, e*te* o*iund*s de
</line>
<line>
fat*re*
</line>
<line>
i*ternos * externos ao
</line>
</par><par>
</page><line>
colab*rador, s**do que o **ncei*o abrange o* e*forços f*sicos, os co*nitivos e *s p*íquicos d*
</line>
<line>
trabalh* (Wisn*r, *9*7).
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina PI, *. 17, n. 1, *rt. 8, p. 157-176, jan. 2020 www4.fsan*t.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. S. M. P*rei*a, S. L. R. Pess*,
</line>
<line>
160
</line>
</par><par>
<line>
Ne*se co*texto, a carga de trabalho é o reflex* d* rigidez do se*viço sobre o indi*íduo
</line>
</par><par>
<line>
q** pode *fetar de
</line>
<line>
divers*s fo*mas o
</line>
<line>
s** desempenho confo*me o *ipo de o**pação. A
</line>
</par><par>
<line>
mens*ração busc* averiguar se u*a *arefa está b*m di*e**ionada e *e necessário, reaj*stá-la
</line>
<line>
por m*io de *nt*rve*ções (Vidal, 20*1). As**m, po*sibilita ident*ficar d* que f*rma o t*a**lho
</line>
</par><par>
<line>
é tensionado, podendo haver uma sobreca*ga
</line>
<line>
ou subc*rga, conf*rme a *xperiênc*a *e ca*a
</line>
</par><par>
<line>
indivíd*o no mom*nt* em qu* *á um *esarranjo n* capa*id**e do tr*b*lho as exi*ên*ias e
</line>
<line>
para executá-lo (Azevedo, 2010).
</line>
<line>
Consideran** a *brangênc*a *e aná*ise da carga de trab*lho que englo*a os e*f*rço*
</line>
<line>
*í*icos e subjetiv** da *arefa, bem **m* o r*c*nhecime*to d*s *rag*lida*es nas co*diçõe* de
</line>
<line>
trabalho a que os co*dutores estão *xpostos *m termos de sa*de e segur*nça, exis*e uma
</line>
</par><par>
<line>
im**rtância na anál*se d*s fatores q*e atenuam
</line>
<line>
os risc*s psicossoc*ais e/o* *ísicos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
motoristas (Wioland, 2013).
</line>
</par><par>
<line>
Sendo assim, tomando **mo ba*e os *lev*dos índices de doenças e acid*ntes q*e
</line>
<line>
envolvem esses profissionais e a i*por*ân*ia e* dia*nostica* os impactos que a **brec***a de
</line>
</par><par>
<line>
tra*alho pode ger** em
</line>
<line>
*ermos de dec*ínio no dese*penho da função, *á uma relevânci* no
</line>
</par><par>
<line>
aprofun*amen*o de estudos so*re esse te*a po* meio da cons*rução de um *eferencial teó*ico
</line>
<line>
que p*rmi*a identificar os fat*res ass*ci**os * carga d* tr*balho em moto*ist*s e as condições
</line>
<line>
do a**iente, observando o c*nt*xto de estudo para o emba*ament* de pesqu*sa* futuras.
</line>
<line>
Este a*ti*o possui como objetivo geral rea*izar u* map*a*ento **s publ*c*çõ*s sobre
</line>
<line>
carg* *e trabalho em motoris*as, *ara o levantamento bi*l*ográfico foi utiliza** c*m* método
</line>
<line>
de **visão *e literatura o *RO*NOW-C (Kno*ledge Deve*opme*t Process-Constructivist). A
</line>
</par><par>
<line>
partir deste objetivo, pret*nd*-se co*strui* u*
</line>
<line>
portfól*o b*bliográfico
</line>
<line>
com r*conhec**ento
</line>
</par><par>
<line>
científico, *e*tacar *s principais *utores, per*ódico* e palavr*s chave, bem como re*liz*r *ma
</line>
<line>
*nálise de co*t*údo dos a*tigos do portfólio. A p*esente pesquisa foi est*ut*rad* da *eguinte
</line>
<line>
ma*eira: intr*duçã* e referencial teóric*, mét*do de revisão, resul*ad*s, discuss*es.
</line>
<line>
* METODOLOGIA
</line>
<line>
2.1 Método de r*visão
</line>
</par><par>
<line>
*ara o levantamento bibliográfico *oi utilizado p*r* a r*visão de literat*ra
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
PROKNOW-C(*no*ledge Develop*ent P**c**s-Constructivist) (Ensslin e* al., 2010) que
</line>
<line>
cons*ste em um sequenciamento de eta*as *strutur*das com a finalidade de obter um p*rtfóli*
</line>
<line>
Rev. *SA, Tere**na, v. *7, n. 1, art. 8, *. 1*7-176, ja*. 20*0 ww*4.fsanet.co*.br/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ca*ga d* Trabalho em Moto*istas: Análise S*stêmica da Literatura Uti*i*and* o Prokn*w-C
</line>
<line>
1*1
</line>
</par><par>
<line>
bib*iográfi*o, que est*j* alinhado com o tema de estudo e qu* ha*a
</line>
<line>
*m re*onhecimento
</line>
</par><par>
<line>
ci*ntífico.
</line>
</par><par>
<line>
A pri*ei*a *ta*a
</line>
<line>
co*sis**u e* busca nas *ase* de dados, filtragem * seleção dos
</line>
</par><par>
<line>
artigos do p**tfólio bi*liográfico do* art***s associ*do* ao tema de carga de t*abalho *m
</line>
<line>
motorist*s. Ap*s es*a e*apa foi *eita * bibliometria que *onsiste na análise d* quanti*ade de
</line>
<line>
*itações, palavras-cha*e mais utilizadas, relevânci* dos autor*s e revistas. A terc*ira etapa
</line>
</par><par>
<line>
con*ist*
</line>
<line>
em r*ali*ar uma anál**e sistêmica, an*lisando o conteúdo dos a*tigos do po**fól*o
</line>
</par><par>
<line>
atravé* de lentes q*e n*rteiam * revisã* de
</line>
<line>
literatura e as pr*ncipais ferram*ntas u*i**za*as
</line>
</par><par>
<line>
p*los a**ores.
</line>
</par><par>
<line>
2.2 Seleção d* art**os científicos na base
</line>
</par><par>
<line>
A seleção dos a*tigos para compor o *ortfólio bi*liográfic* se deu nos mes*s *e Abril
</line>
<line>
e M*io de **17, ten*o *omo re*trição artigos dos últi*o* d** **os da* bases de dados
</line>
</par><par>
<line>
Scop*s, Scien*eD*rect e Web of Scienc*. A bas* W*b of Science possui publi*aç*es
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
div*rs** áre*s da ciência, e dá origem a* Jour*a* Citation Reports® (JCR), *ue lis*a o fa*or
</line>
<line>
de impact* d* re**stas *ien*íficas (Lacerda, Ensslin e Ensslin, 2014).
</line>
</par><par>
<line>
*á a ba*e
</line>
<line>
Scopus tamb*m
</line>
<line>
poss*i vasto banco
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
*ad*s com publicaç*es das mais
</line>
</par><par>
<line>
dive*sas áreas da ciência e utili*a do S**mago Journal Rank (SJR) (Guerre*o-*ote* e Moya-
</line>
<line>
*negón, 2012), para obter o f*tor de ava*iação de determina** periódico.
</line>
<line>
*ra a realização das buscas nas bases d*finiram-se dois eixos de pe*quisa: (i) carga de
</line>
</par><par>
<line>
trabalh* e (ii) motoristas de tran*porte, *uja inserção *a* p***vra*-cha*e se dera* na
</line>
<line>
língua
</line>
</par><par>
<line>
inglesa. Assim, foram determinadas pala*ra*-chave para cada um dess*s e*xos, sendo para
</line>
</par><par>
<line>
carga de traba**o: workl***, *o*k load, *o*kfo*ce, e
</line>
<line>
o segundo **xo de moto*istas d*
</line>
</par><par>
<line>
transp*rt*s: driver, condu*tor e motorist. Essas pal*vras-c*av* apresentaram 9 c*mbinaçõ*s,
</line>
<line>
*endo u*a ampla abrangê*cia para a pesquisa. A busca resultou e* 3793 *ubli*ações *, apó*
</line>
<line>
a escolha de *ois arti*os *leatórios, houve uma *dequada aderência na esc*lha **s palavras.
</line>
<line>
N*sta *tapa *o P*O*N*W-C e*p*rtaram-se os a*tigos das bas** para o *oft**re
</line>
</par><par>
<line>
Mendeley, *omo supor*e para o gerenci*mento d*s
</line>
<line>
publ*cações. Assim, por meio
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
pro*r**a, houve a e*clusã* dos arti*os du*l*cados, restando um total de 25*0 p***icações.
</line>
</par><par>
<line>
Realizou-se * leitura dos títulos *a*a verifi*ar se ha*ia ali*h**en*o
</line>
<line>
com tem* o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pes*uisa. Destes, f*ram e***uídos 2*91 artigos, restand* 299 arti*os com títulos a*inhad*s *
</line>
</par><par>
<line>
*esquisa. Após ess* etapa, *e*ificou-se
</line>
<line>
a
</line>
<line>
quan*idade d* citações *om a inserção dos
</line>
<line>
t * t ul os
</line>
</par><par>
</page><line>
dos artigos no campo d* pesquisa do site Google Aca*êmico. O artigo m*is cita*o apres*nto*
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. *7, *. 1, art. 8, p. 1*7-176, jan. 2020 www4.fsa*e*.com.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. S. *. Pereira, S. L. R. Pess*,
</line>
<line>
162
</line>
</par><par>
<line>
301 citações, co* 96,10% t*ve-se uma *in*a de corte de 5 citações, *om repre*enta*ã* de 123
</line>
<line>
ar*igos e *ais *76 com menos de 5 citaçõ*s. *ep*is da leit*ra do* resum*s dos artigos com
</line>
<line>
represe*ta*ividade, o re*o*itór*o A foi f*rm*do c*m 46 artigos. Foram l*dos 89 resumos com
</line>
<line>
*enos de dois an*s de publicação, e*contrando 9 ar*i*os, e prosseguiu-*e analisand* se o* 87
</line>
<line>
resumos *esta**es tinham autores no banc* de autores, *orman** entã* o repositório * com 12
</line>
<line>
artigos. *ssim, o repositório C foi formado c*m 58 artigos. Ao t*do foram lidos 47 artigos na
</line>
</par><par>
<line>
íntegra constitu** um p**tfólio final composto *or ** arti*os. O Quadro 1 apresenta os e
</line>
<line>
artigos presentes no portfólio bibliogr*fi*o.
</line>
<line>
*uad*o 1 - Portfólio B*b*iográfic*
</line>
</par><par>
<line>
Tít*lo
</line>
<line>
Autor
</line>
</par><par>
<line>
Exploratory study of fat*gue in light and short haul tra*sport *r*v*rs in NSW, Au*tr*lia.
</line>
<line>
Friswell e Will*amson (2008)
</line>
</par><par>
<line>
W**k charac*e*istics ass*ciat** with injury among li*h*/short-haul transport dri*ers
</line>
<line>
*riswell e Williamson (2010)
</line>
</par><par>
<line>
*ge an* incons*stency *n driving performance
</line>
<line>
Bunce et. al (2012)
</line>
</par><par>
<line>
Occupational conditions and t*e risk of the use of a*phetam*ne* by tru*k **iv*rs
</line>
<line>
O*iveira et al. (2015)
</line>
</par><par>
<line>
Mental workload *hen d*iving in a s*mul*to*: E*fects of age and driving comp*exi*y
</line>
<line>
*an*in et **. (20*8)
</line>
</par><par>
<line>
A method to a*sess **e drive* mental w*rk*oad: Th* driving activity load *n**x (DALI)
</line>
<line>
Pauzie (200*)
</line>
</par><par>
<line>
Sta*ing awake: t*uck drivers' vulnerabili*y i* Ri* Grande do Sul, Southern *razil
</line>
<line>
Kna*th (2011)
</line>
</par><par>
<line>
Dif*erences of drivers' reaction ti*es ac*ordin* to a*e and mental w**kload(re*er)
</line>
<line>
M*kishita e Mats*naga (2008)
</line>
</par><par>
<line>
Facto*s affecting t*e perce*tion of w**le- body vi*ration of occupatio*al dr*ve*s: *n ana*ys*s of posture and ma*ual mat**ials *andlin* *nd musculoskel*ta* dis*rd*rs
</line>
<line>
Ra*fle *t al. (*016)
</line>
</par><par>
<line>
The He*vy V*hicle Study: a c*se-c*ntrol study in*es*igating risk fa*tors for c*ash in long di*t*nce heavy vehi*le drivers in Austr*lia
</line>
<line>
St*venson et al.(201*)
</line>
</par><par>
<line>
Driver performance **fects o* simu**aneous vis*al an* cog*itive *istractio* and *dap*ation behavior
</line>
<line>
Kabe* e* al. (2*12)
</line>
</par><par>
<line>
F**igue *nd *olu*tary Utili*ati*n of Au**matio* in Simulate* Drivi*g
</line>
<line>
Neu*a**r et al. (2012)
</line>
</par><par>
<line>
Effec* ** driv*ng experi**ce on visua*
</line>
<line>
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 1, art. *, p. 1*7-*76, jan. 2*2*
</line>
<line>
*ww4.fsane*.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Carga d* Trabalho em Motoristas: Anál*se Sis*êmica da L**eratu*a U*ilizando o Proknow-*
</line>
<line>
163
</line>
</par><par>
<line>
b*havi*r and driving *er*ormance under dif*erent driving con**tions
</line>
<line>
Nabatilan et *l. (2012)
</line>
</par><par>
<line>
St*te of s*ience: men*al workload in e*gonomics State ** science: menta* work*o** in e*g*n**ics
</line>
<line>
*oun* ** al. (2015)
</line>
</par><par>
<line>
Putting m*nd and body back togethe*: * human-systems a*proach to the *ntegrati*n of the *hysical and *ognitive dimensions of t*sk design and **erations (da referênci*)
</line>
<line>
Marras e Hancock (2013)
</line>
</par><par>
<line>
Pre*ict**s of sev*re trunk postures am*ng short-haul truck driv*rs during non-dr*vin* tasks: A* exploratory in*e**igation inv*lving video-assessme*t and driver behavioural self-monitoring
</line>
<line>
Olsona, *a*nb e Buckerta (20*9)
</line>
</par><par>
<line>
Delivery dr**e*s a*d low-**ck pain: A study of the e*po*ures to posture demands, ma*ual m*terials han*ling an* w*ole-body vibration
</line>
<line>
Okunribid*a, M*gnussonb e Po*e (2*0*)
</line>
</par><par>
<line>
3 RESULTA*OS E DISCUSSÕ**
</line>
<line>
3.1 Aná**s* Bibliométri*a
</line>
<line>
A primeira etapa aprese*t* os p*riódi**s de maior relevância encontra*os n* portf*lio
</line>
<line>
e *as ref**ê*cias bibliográficas. Houve destaque p*r* a revista *ccide*t *nalysis *n*
</line>
<line>
preventi*n (5 portfóli* e 44 refer*ncias) e Er*onomics (3 portfólio e *2 na* ***erência*).
</line>
</par><par>
<line>
A Saúde Públi*a te*e d*staque no portfólio c*m
</line>
<line>
2 art**os. Os periódicos com
</line>
</par><par>
<line>
relevân*ia nas referências foram * *uman Fa*tors (30), **p*i*d Ergonomics(*0),
</line>
</par><par>
<line>
Intern*ciona* J*ur*a* Industr**l Ergonomics (11), *ra*sportat*on Research Part F
</line>
<line>
(10),
</line>
</par><par>
<line>
Cogniti*n te*hnolo*y & *or* (3), IET Intelligen* T*ansport
</line>
<line>
Sy*tems(2) e BMC Pu**ic
</line>
</par><par>
<line>
Heal*h(2). A FIGU** * apresenta a r*l**ão g**al d* periódicos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, T*resina PI, v. 1*, n. 1, art. 8, p. 157-17*, jan. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. *. M. *ere*ra, *. L. R. Pessa,
</line>
<line>
164
</line>
</par><par>
<line>
Figura 1 - Relevân*ia dos periódicos presentes nos *r*igos e ref*rências do *ortfólio.
</line>
</par><par>
<line>
(Font*: Dados da pes**isa)
</line>
<line>
Nesta etapa *nalisaram-se os a*to*es do *ortfólio, sendo destaque para *n*
</line>
<line>
Williamson com 3 artigos e Young, M.S; Han*ock, P.A * Rena Friswell *o* *ois artigos.
</line>
<line>
Em *el*ção ao* *u*ores na re*erência *eve destaq*e també* *ara *a*cock, P. A.(21); You*g,
</line>
<line>
M.; S.(*); Wi*kens, C. D(8) e Brookhui*, * A (8).
</line>
<line>
Em relação às pr*ncipais palavra*-chave aprese*tadas f*ra* workload (4), d*iver (*),
</line>
<line>
conductor (2), dest*ca*do-se também a palavra transp*rt (6). A re*evância por autor e
</line>
<line>
referência do portfólio é *lu*tr*da na FIGURA 2.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 1, art. 8, p. 1*7-176, jan. 20*0
</line>
<line>
www4.f**net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Carga de *ra*alho em Motori*t*s: Aná*is* Sistêmic* da Lite*atura Utiliz*n*o o Prokno*-*
</line>
<line>
165
</line>
</par><par>
<line>
F*gura 2 - Núme*o de public*ç*es por *uto* e referências do *ortfólio b*bliográfic*
</line>
</par><par>
<line>
(Fon*e: Dados da pesquisa)
</line>
</par><par>
<line>
3.2 Revisão sistêmica
</line>
</par><par>
<line>
*sta *tapa buscou-se avaliar conteúdo dos artigos *o portfól*o, *or meio d* l*ntes o
</line>
<line>
me*odológicas. D*finiram-se ** seguint*s *ópic*s de análise d*s artigos: Met*dologia
</line>
<line>
*plicada, características d*s motoristas e o pa*s, co*ce*tos sobre carga de tr*balho, c*nt*xt*
</line>
<line>
de *studo e ferramentas aplicad*s, *ar*áveis e c*ntextos de análise, res*lta*os.
</line>
<line>
3.*.1 *rimeira lent*: me*odologi* aplica**
</line>
<line>
Como pri*e*ra lente, bus*ou-se descobrir a meto**logia aplic*da nos artigos. *essa
</line>
<line>
f*rma, *oram expressivos os métod*s *e estu*o de *aso (Friswell & W*lli*mson, 2010;
</line>
<line>
Ols*na, Hah** e Bu*k***a, 200*; Raf*l*r, et a*., 2016; Stevenson et *l., 2010), *imulação
</line>
</par><par>
<line>
(Bunce et al., 2012; Cantin et al., 2009; Ka*er et
</line>
<line>
*l, 2*12, Makishita & Ma*sunaga, *008;
</line>
</par><par>
<line>
Nab*til*n e* al., 2012; Neubauer et a*., 2012; P*uzie, 2008), Survey (oliveira, 2015; Friswel*
</line>
<line>
e Williamson, 2008) e revisão de l*tera**ra (Marras e Hancock, 2014; Young e* al,. 2015).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 1, art. 8, p. 157-176, jan. 20*0
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. S. M. P**ei*a, S. L. *. *essa,
</line>
<line>
166
</line>
</par><par>
<line>
*.2.2 Segund* lente: características dos motoristas e país
</line>
</par><par>
<line>
Caracterís*icas dos moto**stas: *otoristas de c*minhão em frete leve e de
</line>
<line>
curta
</line>
</par><par>
<line>
dis*ância (**iswell & Wil*iams*n, 2008; **iswe*l & Williamson, 2010; O*unribidoa,
</line>
</par><par>
<line>
Ma*nussonb & Pope,
</line>
<line>
2006; Olsona, Hahn* & **ckerta, 2009). **toristas de caminhão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ca*g* pesad* e longa d*st*ncia (Oliveira, 2015; Knau*h et al., 2011; Stevenson et al., 2010).
</line>
<line>
Mo*oristas d* máqu**as (Raffler et al., *016). Motoristas de veículos médi*s em cenári*s de
</line>
</par><par>
<line>
simulação em ro*ovias (Bunce et.a*.; Ca**in et
</line>
<line>
al., 2009; Ka*er et al., 2012; Makishit* &
</line>
</par><par>
<line>
Matsu*aga, 2*08; Nab*tilan
</line>
<line>
et al., 2012; Neubaue* e* al., 2012; Pauzie, 2008).
</line>
</par><par>
<line>
Os *rincipais países de realizaç*o d*s pesquisas *oram Au*trália (Friswell e
</line>
<line>
Wi*li**son, 2008; F*is*ell e Willi*mson, 2*10; Stevenson et al., 2010), Bra*i* (Kn*uth et.
</line>
<line>
*l., 2*11), Reino Uni*o (Bunce et al., 2012; O**nri*i*oa, Magnuss*nb & P*pe, 2006),
</line>
<line>
Malá*ia (Cantin et al., 2009), Fr*nça (*auzie, 2008), Al*manha (*a*fler et al., 2016), Estado*
</line>
<line>
Uni*os (Kaber et al, 2012; Nabatilan e* al., 20*2; N*ubauer e* al., 2012; Olso*a, Hahnb &
</line>
<line>
Bucker*a, 2*09; Y*ung et al., 20*5).
</line>
<line>
3.*.3 *once*tos e contextos sobre carga d* tr*bal*o
</line>
<line>
A ca*g* de trab*lho, conceit*almente, e*volve o e*t*ndimento d* *ermo "esforço", o*
</line>
</par><par>
<line>
seja, o quanto é
</line>
<line>
nece*sário para *roc**sar e alocar recursos adi*ionais,
</line>
<line>
q** compense*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ea*ização *a* tar*fas
</line>
<line>
demandadas
</line>
<line>
(*asali & Wierwille, 1984; Shingledecker, 1*82). E*tá
</line>
</par><par>
<line>
associada à
</line>
<line>
parte da ***aci*ade l*mitada necessá*i* pa*a realizar uma tarefa individual, que
</line>
</par><par>
<line>
envolve * q*antidade de recursos que o o*erador está *ispo*to o* é capaz de alocar.
</line>
</par><par>
<line>
A aborda*em clá*sica, *m termos *e carg*
</line>
<line>
de trabalh*,
</line>
<line>
con**dera *uase
</line>
</par><par>
<line>
ex*l*si*a*ente q*e há u*a int*ração entre a cognição ** opera*o* e o ambiente, o* as
</line>
<line>
habil*dades físic*s da pessoa * seu meio ambiente. Porém, o a*tor elu*ida *ue atual*ente, a
</line>
</par><par>
<line>
*bo*dagem em t*rmos da sistemá*ica que o ser humano de*e ope*ar
</line>
<line>
ao ex*cutar uma taref*,
</line>
</par><par>
<line>
busca a não distinção ent*e siste**s de c*rát*r exclusivament* *ental ou físico, visto que o
</line>
</par><par>
<line>
ser h*mano é *o*stituído de mente e corp* *omo um todo (Ma*ras & Hancock, 2014),
</line>
<line>
pela
</line>
</par><par>
<line>
integração dos aspec*os físicos * *ognitivos da r*sp**ta humana ( Hancoc* & Diaz, 2001).
</line>
</par><par>
<line>
Em re*a*ão * ca**a d* trab*lho *ent*l, prime*rame**e interli*a * si*temática
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
tr*ba*ho e *s tarefas e, po* outro, a motivação, habili*ade e estado *o cola*orador (Reid *t *l.,
</line>
<line>
1981; W*erwille & Eggemeie*, 1*93). É definida confor*e *s pecul*aridades *as tarefa* do
</line>
<line>
tr**alh*do* e, at* c**to ponto, do contex*o ambiental em que *corre a análi*e de des*mpenho
</line>
<line>
(You** et al., 2015).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, *. 17, n. 1, *rt. 8, p. *57-176, *an. 20*0 www4.fsanet.com.br/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Carga de **abalho em M*to*istas: Anális* Sis*ê*ica ** Liter*tura Utilizando o Proknow-C
</line>
<line>
167
</line>
</par><par>
<line>
A *arga de traba*ho men*a* r*produz o grau de *ecu**os *e atenção desprendido pelo
</line>
</par><par>
<line>
indi*íduo para
</line>
<line>
cumpri* as metas e padrõ** de per*ormance sub*et*va,
</line>
<line>
que pode rec*ber
</line>
</par><par>
<line>
i*terfer*ncias conforme a *em*ndas de tarefa*, ferr**ent*s extern*s e experi*ncia (**ung *
</line>
<line>
Stanton, 2005).
</line>
<line>
Em *eoria, a carga d* *rabalho é m*dida em três regiões que avanç*m de um* su*carg*
</line>
</par><par>
<line>
para a sobr*car*a.
</line>
<line>
Na primeir* região, elev*ndo-se a carga de
</line>
<line>
tr*balho há
</line>
<line>
*m melh*r
</line>
</par><par>
<line>
d**empenho pela dis*on**ilid*de de recursos. ** região centr*l o desempenho perman*ce em
</line>
</par><par>
<line>
s*u melhor *stado const*nte, mesmo *om o
</line>
<line>
aumen*o da carga de *raba*ho. *aven*o pouco
</line>
</par><par>
<line>
*ecu**os e *x*ed*nte de dem*nda *m relação à of*rta, a elevação da carga de trabalho leva a
</line>
<line>
*m col*pso no desempenho na região de *obr***rga (Young et a*., 2015).
</line>
<line>
Desta forma, a preocupação é estabelecer um trade off (eq*ilíbrio) ent*e o qu*
</line>
<line>
o ind*v*du* é capaz de real*zar e a dema*da de t**efas, b*m como *ompr*ender os métodos de
</line>
<line>
gerenc*amen*o de sobr**argas de tarefas e mod*los q*e priorize* o d*sempenho.
</line>
<line>
Assim, o comp*rtamento cog*iti*o e fí*ico do ser humano d*n*ro do sistema, bem
</line>
<line>
como * cont*xto ambient*l em que um ind**íduo executa tarefas deve **r pe*sado em rel*ção
</line>
<line>
*o impact* sobre o des*mpenho humano. * d*safio é *on*iderar a inter*ção *om*m-*is*ema,
</line>
</par><par>
<line>
para pr*jetar cad* fa*or q*e inte*ag* d* modo simultâneo na percepção
</line>
<line>
do i ndi *í d**
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
r*l*ção ao meio ambie*te e carga *e traba*ho associada (Marras & Hancock, 2014).
</line>
<line>
A resposta *umana sobre uma tar*fa envolve todos o* fatores do *m*ien*e * o
</line>
<line>
entendimento ** con*ex*o do *rabalho. A ofe*ta d* mais re**rsos ao **a*alhador na execução
</line>
</par><par>
<line>
da tarefa uma estratégia é
</line>
<line>
que au**lia em cond*ções *e sobre*arga (Hancock & K*ueger,
</line>
</par><par>
<line>
201*) Po*ém, c** o fornec*mento de **is recursos
</line>
<line>
que a
</line>
<line>
capacidade *ognitiva, a tarefa
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
efetuada, mas não de f*rma *e*feita.
</line>
</par><par>
<line>
3.2.* Quarta lente: Métodos e ferram**t*s
</line>
</par><par>
<line>
Nest* lent* *ão elenca*os os *étodos e ferram***as *tiliza*os *ara av*liar a carga de
</line>
</par><par>
<line>
*raba**o, que pel*s estudos dist*ngu**am-s* e* car*a de trabalho mental e
</line>
<line>
carga de tra*alh*
</line>
</par><par>
<line>
fí*ic*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Para a c**g* *e *rabalho mental: N*SA TLX (Hart e Stav*l***, 1*8*; Bunce e* al.,
</line>
<line>
2012; *riswell e Williams*n, 2008; Kaber e* al., *012; Nabatilan et al, 2012; Neubaue* et al.,
</line>
<line>
2012), classific*ção visual anal*g*ca *e carga de tra*alho global (Frisw*ll & Williams*n,
</line>
<line>
2008), *he drivin* *ctivity load i*d*x (DAL*) (Pau*ie, 2008), com* *e*ramenta de a*aliação
</line>
<line>
da *arg* d* tr*balho em m**orista* com a rea*iz*ção de tarefa* secundá*ias.
</line>
<line>
*ev. F*A, Teresi*a PI, v. 17, n. 1, art. 8, p. 157-176, ja*. 2020 www4.f*anet.com.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. S. M. Pe*eira, S. L. R. Pessa,
</line>
<line>
*68
</line>
</par><par>
<line>
Par* a aval*aç*o d* carga *e trabal** física: S*stema CUELA *om tecnologia
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
sensor *ne*cial/cin*mátic* com si*tem* de regist*o da *ostura ang*lar (*affl*r *t al.,
</line>
<line>
*0**),
</line>
</par><par>
<line>
Qu*stio*á**o de *nformaçõ** su*jetivas sobre carga* d* trabalh* *ísica* (vibra**o, postura
</line>
<line>
estranha) (R*ffler et al., *016).
</line>
<line>
Lista d* verificação do *ond**or: verificação de informação de par*da, **rramentas
</line>
<line>
usad*s, vari*veis sit*acionais, em*urrar/puxar/elevar em pos**r*s graves d* tronco (flexã*,
</line>
</par><par>
<line>
torção, rotaçã*) (Olson*, Hahnb & Buckerta, 2009). *isposi*i*o co*
</line>
<line>
imagens
</line>
<line>
gráficas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
demo*str*ções *e postur* seve*a, ve*são c*mputadorizada c*m programa Pur*ue Mo*entary
</line>
<line>
Asses*m*nt F*rramenta TM (O*so*a, Hahnb & buckert*, 2009).
</line>
<line>
M**o**s de vídeo-pontuaçã*: Sistema de câmera *ensí*el ao *ovimento para gravar
</line>
</par><par>
<line>
e*ento* de trabalho,
</line>
<line>
procedime*tos de pontuação *e *xperiment*ção *ocado* em p*editore*
</line>
</par><par>
<line>
potencia*s de sobrevivênci* de posturas graves do tr*nco (O*sona, Hahnb & bucke*ta, 2009).
</line>
<line>
Medidas de vi*ração do cor*o *nteiro (*BV) em *ondiçõe* reais (*kunribidoa,
</line>
</par><par>
<line>
M*gnusso*b & Pope, 20*6). Questionário nó*dico
</line>
<line>
*e sint*mas musculoesqu*léticos (dor
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
**sconforto nas
</line>
<line>
áre*s
</line>
<line>
da coluna vertebral: l*mbar, *orá*ico,
</line>
<line>
pescoço e/ou ombro braço)
</line>
</par><par>
<line>
(Raffler, et. al, 2016) Testes clínicos
</line>
<line>
de a*uidade
</line>
<line>
*isual e t*s*e Melbourne (Cantin et
</line>
<line>
a l .,
</line>
</par><par>
<line>
*00*). Anális*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
dema*das de *i*túrbio* *usculoesque*éticos: li*i*ações fu*cionais
</line>
</par><par>
<line>
passi*as nas áreas da coluna v**te*ra* (Raffler et al., 2**6), intensidade *e dor el*vad* nos 12
</line>
</par><par>
<line>
m*ses anteriores associad*s um* pont*a*ão de *o* $ 5 (e*cala Von Korff)(R*ffler et a
</line>
<line>
a l .,
</line>
</par><par>
<line>
2016), informa**o d* saúde mus*uloes*uel*tica nos últim*s 12 me*es, freq*ênc*a de p*stura
</line>
<line>
senta*a e *arregame*to *e peso (Ok*nribido*, Magnu*son* & Pope, 2006).
</line>
</par><par>
<line>
De*tre *utro* m*todos utilizados em paralelo c*m a
</line>
<line>
análise da
</line>
<line>
carga de *rab*lho,
</line>
</par><par>
<line>
destacara*-se:
</line>
<line>
questionário para aval*ar * risco de desenvolvim*nto de dependência,
</line>
</par><par>
<line>
*ssociado ao uso de *n*etaminas e ou*ra* drogas (ASSIS*-WH*, versão 3.1)(Oli*e*ra, *015),
</line>
</par><par>
<line>
*s**es*e emoci*nal (I*ventário de Sintomas de Estre*se *ara Adult*s
</line>
<line>
d* Lipp - ISSL)(
</line>
</par><par>
<line>
OLIVEIRA, ***5), **anst*r*os psiq*iá*ricos (*ini I*ternational **ur*ps**hi*tric Intervi*w
</line>
<line>
Plu* -MI*I Plus)(*liveira, 2015), Qualid*de de sono (*ndice de Quali*ade de Sono de
</line>
</par><par>
<line>
Pitt*burgh - PS*I (Ol*vei*a, 2015), Escala de sonolência Epworth
</line>
<line>
(Ep*orth Sleepiness Scale
</line>
</par><par>
<line>
- ESSE)
</line>
<line>
(Oliv*ira, 2*1*; Stevenson
</line>
<line>
e* al.,
</line>
<line>
2010). *istem* STIS*M Drive 2.0 b* *ystems
</line>
</par><par>
</page><line>
Technology In*. para cenários *e conduç*o (Neubauer et al., 201*), dispositivo de diagnóstico
</line>
<line>
*low Wiza*d *a*a uso duran*e o s*no (St*venson et al., *010), Multi*a*iable Índice de
</line>
<line>
Pr*dição da Apne*a (Stev*nson et al., 2010), A*L OLHO-*RA* S*ri* 6 pa** d**ector ocular
</line>
<line>
de *ovimento da cab*ça com o *imulado* d* *ondução (Kaber et al., 2012). D*ndee Stress
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 1*, n. 1, *rt. 8, p. 157-176, jan. 2020 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Carga de Tr*b*lho em Mot*ris*as: A*álise *i*tê*ica da L*teratura Utilizando o P*okn*w-C
</line>
<line>
16*
</line>
</par><par>
<line>
*tate Quest*onna*re, o *SSQ *valia escalas *e humor, motivação e *o*nição em
</line>
<line>
configurações de d*sempenho Ag*upados (K*b** et al., 2*12).
</line>
<line>
3.2.* Quinta lente: variá*eis d* *studo e d* **ndições de t*aba*ho investig*dos
</line>
<line>
Em todas as pesq*isas houve distinção por *ategorias de idade, *e*o e experiência. Em
</line>
</par><par>
<line>
pesqui*as a campo, as var*ávei* rel*cionad*s
</line>
<line>
ao perfil dos m*toristas foram: Nível
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ed**a*ã* (O*iveira, 2015;
</line>
<line>
*risw*** e Wil*iamson,
</line>
<line>
2*08; Knau*h et
</line>
<line>
al., *011),
</line>
<line>
e*tado *i*il
</line>
</par><par>
<line>
(O*ive*ra, 2015; Friswell & Williamson,
</line>
<line>
2008; K**uth et
</line>
<line>
al., 2011),
</line>
<line>
ter filhos (F**swell &
</line>
</par><par>
<line>
Williamson, 2008; Kauth et al., 2011), distâncias percorr*d*s (Ca*tin et al., 2009; Oliveira,
</line>
</par><par>
<line>
2015; Fr*swell & Willi*mson, *008; Kn*ut* *t al., 201*; Stevens*n et *l., 20*0), tempo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
s*rv*ço (Cantin et al.., **09; Oliveira, 201*; Friswell & Williamson, 2008; Steve*son et al.,
</line>
<line>
2*10). jornada de trabalho (*anti* e* **., 2009; Oliveira, 2015; *riswell & *illiams*n, 2008;
</line>
<line>
Fri*we*l & willia*son, 2*10; Stevenson et *l., 2010; Oliveira, 2015; Fri*well & w*lliams*n,
</line>
<line>
2*08; *teven*on et *l., 2010), *empo de deslocam*nto (Friswe*l & *illiamson, 2008; Fri**ell
</line>
</par><par>
<line>
& Williamson, 2010; Okunribidoa, Mag**sso*b & Pope,
</line>
<line>
2006), *at**eza do empreg*
</line>
</par><par>
<line>
(empreg**o, próprio)(Oliveira, 2015; Fr*s**ll & Willia*son, 2008; F*iswell & Wil*i*mson,
</line>
<line>
2010; Knauth et al., 2011), principal r*nda da família (Stevenson *t al., 2*10).
</line>
<line>
Dentr* ** fato*es associadas ao contexto de *rabal*o: carga transportada e tipo de
</line>
<line>
veícu*o (Friswell & Williamso*, 2008; Ste**nson et al., 2010), manus*io manual d* ma*eriais
</line>
<line>
(Friswell & Williamson, 2010; Okun*i**doa, Magn*ssonb & P*p*, *006; *lsona, Hahn* &
</line>
</par><par>
<line>
Buck*rta, 2009; Raffler
</line>
<line>
et. al, 2016), en*olvimen*o e* *ci*entes (*tevenson
</line>
<line>
et al., 2010).
</line>
</par><par>
<line>
bem como, o*eração do v**cu*o, pressã* de
</line>
<line>
tempo, confl*tos in*er*essoais e *o*dições
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*s*r*da
</line>
<line>
(Friswel* & Williamson, 2010). tipos ** tar*fas de frete,
</line>
<line>
previsibil*da*e de trabal**
</line>
</par><par>
<line>
(F*isw**l & *illi*mso*, 2008), u*o *e ferramentas para man*seio de car*as (O*s*na, Hahnb
</line>
</par><par>
<line>
& B*cker*a, 2009). dific*ldades co* o movimento *e m*rcadorias e acesso aos
</line>
<line>
loca*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
entr**a (Friswell & Wil*i*mson, 2010; Olsona, Hahnb & *uckerta, **09).
</line>
</par><par>
<line>
Em relação ao *omportamento do motorista, os fato*es mais
</line>
<line>
ev*denci**os foram
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
falta d* usar *i**o de segurança, es*acio*ame*to e *ltrapassag*m *l*gal, desobedecer a s*nais
</line>
<line>
d* *r*nsito (Bergasa, 2008). Além de eventos de condução inse*ura (Friswe*l & Wi*liamson,
</line>
<line>
2008; Fr*s*ell & **ll*a*son, 20*0).
</line>
</par><par>
<line>
Nos artigos identificar*m-se questões de ocorrência de l*são no *rabalho (F*i**e*l
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*i*l*amson, 2010), problemas mu**ulo*squel*ticos (Ca*tin et
</line>
<line>
al., 20*9; Olson*, Hahnb &
</line>
</par><par>
<line>
*uckerta, 2009; R*ffler
</line>
<line>
et al.,
</line>
<line>
2016), vibraçõe* (Okunrib*doa, Ma*nussonb & Pope, 2006;
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresi*a PI, v. 1*, n. *, art. 8, p. *57-1**, *an. 2020
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. S. M. Pe*eira, S. L. R. Pessa,
</line>
<line>
170
</line>
</par><par>
<line>
Ra*fler et a*., 2016),
</line>
<line>
pos*ura (Okunribidoa, M*gnussonb & Pope, 2006; Olso*a, Ha*nb &
</line>
</par><par>
<line>
Buckerta, 2*09; Ra*fler et
</line>
<line>
al., *01*), ex*er*ência de sonolência (Olivei*a, 2015; F*iswell &
</line>
</par><par>
<line>
Wil*iamson, 2*08), fadiga (Fr*swell & Willi*mson, 2008; Friswell & Wil*iamson, 2010;
</line>
<line>
Ste*enso* et al., 2010), e*tresse (Olive*ra, 201*) e uso *e substânc**s para *ermanecer
</line>
<line>
*cordado (*li**ira, 201*; Knauth e* al., 2011; St*venson et al., 201*).
</line>
<line>
*entre os estudos rea**zados em cenários de simulação e* rodo*ias, a in*ensidad* da
</line>
</par><par>
<line>
carg* de
</line>
<line>
**abalh* foi
</line>
<line>
avaliada *m *if*re**es contextos em termo* de *emandas *entais. O*
</line>
</par><par>
<line>
fatores l*gados à po*ição segura (distância lateral e do veícul* da frent*) (*unce et al., 2012) e
</line>
</par><par>
<line>
te*po *e reação do*
</line>
<line>
conduto*es (Cant*n et a*., 2009), foram aval*ado* *ompa*and* as
</line>
</par><par>
<line>
*ifer**ças de carga de trabal** mental entre condutor*s jovens e *ntig**.
</line>
<line>
Em re*ação à i**era*ão com tarefas secundária*, *s estudos analis*ram *ato*es c*m ou
</line>
</par><par>
<line>
sem utilização de dispositivos, *omo mapa de **pel, sistema *e orie**aç*o e ***iloto a
</line>
<line>
hum*no d*ndo instruções ao c*n*utor para encontrar **a ro*a (Pau**e, 2008). *em como *s
</line>
<line>
*iferenças de condução com o **o de *elefone celular (Nabatilan et al., 20**; (Pa*zi*, 2008).
</line>
<line>
A*ém do *o*po**amento do *on*uto* em rel*çã* à desaten*ã* visua* e cog*itiva, envolve**o
</line>
<line>
o desemp*nho com dis*ositivos d* navegação (Ka*er et al., *012)
</line>
<line>
Outros con*ex*os d* estudo em simulação an*lisaram o im**cto na fadiga e ***resse
</line>
<line>
(Neubauer et a*., 2012), bem *omo o desempen** de conduç*o * c*m*ortame*t* visual *o*
</line>
<line>
motor*stas *sando um sistema d* ras**eamen*o do olho e err* de condução (Nabatilan et al.,
</line>
<line>
20*2).
</line>
<line>
3.2.6 Sexta lente: result*do* apresentados nos ar*igos do p**tfól**
</line>
</par><par>
<line>
Em relação às *esquisas *eal*zadas
</line>
<line>
e* cenários sim*lad*s, hou** d*ferença*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
d*semp*nho
</line>
<line>
comparand* a carga de trabalho e idade. Os *oto*ista* idosos *presentaram a
</line>
</par><par>
<line>
i*consistê*cia de
</line>
<line>
*erformanc* em relação **s m*i* jove*s em condi*õ*s ma*s ráp*das
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
es*r*da, dis*ânc*a segura e posição da vi* lateral *m condução urbana e *odoviári* (B*nce et
</line>
</par><par>
<line>
al, 2012). Est**os s*mil*res aprese*tar*m esse *esmo contexto em *omplexas manobras
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ultrapas*agem (Cantin et al.,2*09) e tempo de reação das pessoas com mais idade (Mak*shit*
</line>
<line>
e Matsu*aga. 2008), send* qu* ambos apresentara* uma ma*or carga de trabalho me**al pa*a
</line>
</par><par>
<line>
condutores ma*s
</line>
<line>
velhos em com*a*ação ao* mais jovens (Bunce *t al., *012; Cantin et
</line>
<line>
a l .,
</line>
</par><par>
<line>
20*9; Makis*ita
</line>
<line>
e& Matsunaga, 2008). Em se tratando *a execução de ***efa secun*ári*,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
condução, a *istração visual e co*n**iva do m*toris** geraram *m aumento *a car**
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
t*abalho (Ka*er ** al., 2012; Nabatilan et a*., 2012)
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina, v. 17, n. 1, *rt. 8, p. 157-*76, jan. 2*20 w*w4.fsanet.com.br/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C*rga de Trabalho em Motoristas: Análise Sistêmica da Literatura U*ilizando o Pro*now-C
</line>
<line>
171
</line>
</par><par>
<line>
Os resultados *om o uso de s*stema de orient*ção *ur*nte a conduç*o gerou uma
</line>
<line>
menor carga de trabalho em relação a* uso de mapas de papel, e de igual modo **m copiloto
</line>
</par><par>
<line>
ass**iad* *o u*o de sis*emas na
</line>
<line>
busca de u*a r*ta. A c**ga *e trabalho *oi mais a**a
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
*est*i*ã* de t*mp* e asso*ia*a *o
</line>
<line>
níve*
</line>
<line>
de complexidade
</line>
<line>
da tarefa, o estud* identifico*
</line>
</par><par>
<line>
também *ue um sistem* de orient*ção bem projetado, com mensag*ns *isuais e de voz,
</line>
<line>
*uxi*ia o *o*or**ta na ori*nt*ção de rot*s (Pauzi*, 2008).
</line>
<line>
Em s* tratando dos *otorist*s de cami*h*o de longa dis*ância, houve rel*to fre**ente
</line>
<line>
de uso *e subst*ncias para permanecer aco*d*d* para aq*eles que d*rigem mais horas se*
</line>
</par><par>
<line>
*es*anso (O*iv*i*a, 2015; Knauth et a*., 20*1; Vida*, *001). A*ém
</line>
<line>
*isso, a m*ior renda do
</line>
</par><par>
<line>
*oto**sta implicou aume*to de carga de *raba*ho,
</line>
<line>
e**resse físic* e emocio*a* (Kn*uth et al.,
</line>
</par><par>
<line>
*01*).
</line>
</par><par>
<line>
O* motori*tas
</line>
<line>
de ca*inhão e* cur*a
</line>
<line>
distâ*cia apresentaram diversas variá*eis
</line>
</par><par>
<line>
*ntrínseca* às de*an*a* de
</line>
<line>
trab*l*o m*ntal * físic*, essas atenuadas conforme o contexto
</line>
</par><par>
<line>
ambiental e organizaç*o *o trab*lho. A car*a de
</line>
<line>
trabalh* e o estre*se foram positivamente
</line>
</par><par>
<line>
relac**nados à *requên*ia de fadig* * *l*vada jo*nada de trab*lho di*rio, apresenta*do maior
</line>
<line>
í*dice nos níveis gerai* NASA TLX e *s*ala de estresse (Friswell & *illiamson, *008).
</line>
</par><par>
<line>
A *adiga e a carga de trabalh* most*am-s* co*o consequência do ambiente
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
trabalho so*re press**, um* vez
</line>
<line>
que os motori*tas re*lizam vári*s
</line>
<line>
para*a* de frete em
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
crono*rama *ixo de tr*balh*. A al*a demanda do of**io e * pr*ssã* do tem*o pod* ex*lic*r as
</line>
<line>
e*tratégias de gerenci**ento de fadiga (uso de v*ntila*ão, es*utar músic*, *entre ou*ros) *u*
</line>
</par><par>
<line>
*ermi*em a conti*u*d**e do tr*balh* *o mo*ori*ta, em detrimento *a dificul*ade
</line>
<line>
de p*u*a
</line>
</par><par>
<line>
para d*sca*so (Frisw*l* & Williamson, **08).
</line>
</par><par>
<line>
No caso *a* ta*efa* dos motoristas em depósitos, * q*an*id*de de
</line>
<line>
e*tregas f*i
</line>
</par><par>
<line>
di*etamente propor*ional à f*diga e à c*rga de
</line>
<line>
trabal*o; est*s p*dem estar associ*dos
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
múltiplas at**ida*es, aquém da tarefa de conduç*o, c**o o ma*useio manual de mercador*as,
</line>
<line>
a**sso e estacioname*to ao local de car*a/descarga e at*ndimento a *lient*s e /ou g**entes
</line>
<line>
(Fri*well & Williamso*, 200*; Friswell & *ill**mso*, *010).
</line>
</par><par>
<line>
Em termos de ca*ga físi*a
</line>
<line>
de *otorist*s de ca*i*hão de c**** distância, hou*e
</line>
</par><par>
<line>
preval*ncia
</line>
<line>
*e *atores
</line>
<line>
** risco *m posiçõ*s severas
</line>
<line>
do tronco e lesões nas costas. Em
</line>
</par><par>
<line>
a*ividad*s se* ma**s*io
</line>
<line>
de mercadorias, a*
</line>
<line>
p*sturas graves foram correlacionadas
</line>
</par><par>
<line>
positivamente com a entrada e sa*da ir*e*u*ar do ca**n*ão, opera*õe* de *n*a*xe do veícu*o
</line>
<line>
para descarga e uso de suporte para manuseio (pal*tes) (Ols*n*, Hahnb & Buckerta, 2009).
</line>
</par><par>
<line>
Em p*radas de carg*/des**r*a,
</line>
<line>
as postur*s
</line>
<line>
gr*ves e esforço* *ísic*s *oram relatados
</line>
</par><par>
<line>
n** a*i*idad*s de manusear, empu*rar, pu*ar e carregar *arg*s manuai* (Friswe*l &
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina P*, v. 17, n. 1, ar*. 8, p. 157-176, jan. 2020 www4.fsanet.*om.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. S. M. Pe*e**a, S. L. R. P*ssa,
</line>
<line>
172
</line>
</par><par>
<line>
Williams*n, 2010; Okunri*idoa, Magnussonb & Pope, 200*; Ols*na, Hahnb & Buckert*,
</line>
</par><par>
<line>
200*). Ho*ve uma re*ução da gravida*e de postu*a c*m o u*o de palet*s e *ss*stência
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
clientes co* emp*lhad*iras (Ol*o*a, Hahnb & Buckerta, 2009).
</line>
</par><par>
<line>
Em se *ratando *os *isco* d* lesões relatad*s em pesqu*sa, as partes do *orpo *ue mais
</line>
</par><par>
<line>
acometeram o* condutores co*centraram-s* na part* posterior dos me*bros (46%),
</line>
<line>
*mbro*
</line>
</par><par>
<line>
(17%) e as mã*s/d*dos (1*%) e foram mais f***uentemente *elata*as as
</line>
<line>
le*ões articu*ares
</line>
</par><par>
<line>
(45%) ou contusão/e*maga*ento **nores (29%) (F*iswe*l & Williamson, 2010).
</line>
<line>
Os
</line>
</par><par>
<line>
res*lta*os relati*o* à post*ra n* m*me*to de c*ndução não apres*n*aram grande desco*forto,
</line>
</par><par>
<line>
*as a exposição ocupacio*al r*latada fo* atenu*da pela *uração pro*ongada da *ondução
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*anuseio manu*l.
</line>
</par><par>
<line>
Quanto às percepções de vi*rações h*uv* diferenças e* relação idade *
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
altura
</line>
<line>
dos indivíduos; postura (Inclinação
</line>
<line>
do t*onco e da cabeça) e distúrbi*s
</line>
</par><par>
<line>
musculoesqueléticos (Q*eixas de saúde em coluna
</line>
<line>
t*rácica, coluna *e*vical E ombr*-b**ço.
</line>
</par><par>
<line>
(Raffler et al., 2016)
</line>
</par><par>
<line>
A *atureza *o trabalho
</line>
<line>
de mot*r*sta*
</line>
<line>
*nvolve n*anc*s associ*das ao impacto dos
</line>
</par><par>
<line>
c*ntextos de tr*ba*ho e* *ela*ã* à *a*** física e ment** dos co*d*tores. Dentre o* pontos
</line>
</par><par>
<line>
*elev*ntes dos ar*i*os ** p*rtfólio, p*de-se perc*b*r *ue o m*todo *e a*álise *ubjeti*a
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
c**ga d* trabalho mental c** a *pl**ação do NASA *LX *pre**nt**-se eficiente e r*levante
</line>
<line>
com a *p*ic*ção e* ci*co e*tudos. Porém ess*s pes*uisas *o*a* re*lizadas por *eio de
</line>
<line>
simulação em cenários *odo*iários, sendo q*e a an*lise em condições reais de traba*ho pod*
</line>
<line>
agregar *al*r aos resultados dos es*ud*s.
</line>
<line>
Pesquisas sobre a c*rga de trabal*o física em condutores *e curta *i*tância foram
</line>
</par><par>
<line>
avalia*as em termos d* c*nstr*ngimentos
</line>
<line>
ass*ciados * *ostu*as, *istúrbio* mu*culo
</line>
</par><par>
<line>
*s*uel*ti*os e movimentaç*o *e c**ga. Não fo**m co**tatadas pesqu*sas que a*al**am as du*s
</line>
</par><par>
<line>
vert*ntes d* carga de trabalho associadas às demandas física e mental de *ot*ris***, e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
int*ração desses eleme*t** com o *e*f*l do ind*víd*o e as con*ições de trabalho.
</line>
</par><par>
<line>
4. CONSI*E*A*ÕE* FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
O pr*sente artigo teve com* *ina*i*ade r*aliz*r uma re*isão d* literatura acerca do
</line>
<line>
tema *a*ga de tr*balh* em motoris*as. P*ra i*so r*alizou-se uma *el*ção *e artigos *m bases
</line>
</par><par>
<line>
*ie*tíficas, análi*e bibliométric* e revisão sis**mica do portf*lio selecionado, por meio
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
método Proknow-C. Dessa f**ma, conforme
</line>
<line>
os objetivos
</line>
<line>
da *esqu*sa, * método ap*icado
</line>
</par><par>
<line>
pos s i bi l * t ou
</line>
<line>
encontr*r um portfóli* de artigos alinhado ao tema e *om repre*enta*ividade
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 17, n. 1, art. 8, p. 1**-176, jan. 20*0
</line>
<line>
ww**.fsanet.com.**/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Carga de Tr*balho em Mot*rist*s: Aná*ise S*stêmica da Li*e*a*ura *til*zando o Prokno*-C
</line>
<line>
173
</line>
</par><par>
<line>
c*entífica, b*m como destac*r as pri*cipais palavra*-chave, **tores e periódicos. A revis**
</line>
<line>
si*têmica *er*itiu u*a análise aprofundad* do conteúdo dos artigos *o po*tfól*o, atrav*s de
</line>
</par><par>
<line>
lentes conceituais, i*en*i*i*ando os aspectos relevantes
</line>
<line>
dos est*dos e *p*rtunida*es de
</line>
</par><par>
<line>
*esquisa.
</line>
</par><par>
<line>
Em termos de *esulta*os dos estudos, pode-se *d*nt**icar que * ambiente e
</line>
</par><par>
<line>
or*anização do trab**ho, bem como as ques**e* associadas aos contextos de
</line>
<line>
condução *as
</line>
</par><par>
<line>
estrada* são fatores qu* interferiram n* ní*el de carga *e trabal*o dos m*torista*. E* *ela*ão
</line>
<line>
à carga de traba*ho f*sica, foram expr**sivas as questões associa*as à* **ndiçõ*s *e
</line>
</par><par>
<line>
carga/descarga e m*nusei*
</line>
<line>
de mat*riais, e seus
</line>
<line>
efeitos na
</line>
<line>
postura e atenuação de distúrbios
</line>
</par><par>
<line>
musculoesqu**éticos entre os co*d*tores.
</line>
<line>
As va*iáveis associa*as *s di*er*nças de idad*, tempo de e*periênci*, efeitos de *eaçã*
</line>
</par><par>
<line>
do motorista, di*trações e interferência de uso de disposit*vo* sec*ndários e/ou supor*e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**tas *presentaram c*rrel*ção com os nívei* de car*a de trabalho mental em c**diçõ*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
si*ulação. De*tre a* sugest*es de pesquisas futuras, **de-se a*alisar a
</line>
<line>
carga de tra*alho
</line>
</par><par>
<line>
me*tal d* motori*tas em contexto real
</line>
<line>
de trabalho, d*vido a apenas um dos art*gos
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
por*fólio ter e*se tip* de viés.
</line>
</par><par>
<line>
Há limitações *a pesquisa com a b**ca d* **tigos em apenas três bases de dados,
</line>
<line>
co*tudo em estudo *uturo espe*a-se a*pliar a abrangênci* dessas b*ses cientí*i*as. P*r fim, *
</line>
</par><par>
<line>
partir dos
</line>
<line>
conhec*me*tos ad*uiridos
</line>
<line>
sobre o tema, p*etende-*e
</line>
<line>
inic*ar *ma pes*uisa com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
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tema c*r*a de tr*balho em *otori*tas de transpo*tes de cu**a di*tância.
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Contribu*ção d*s Autore*
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K. S. M. Pereira
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S. L. R. Pessa
</line>
</par><par>
<line>
*) con*epção e p*anejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e interpretaç*o dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) elabora**o d* ra*cunh* ou na revisão crítica do conteúd*.
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) part*c*pação na ap*ovação da versão final do m*n*scrito.
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 1, a*t. 8, p. *57-1*6, jan. 20*0
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)