<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 1, art. 9, p. 177-194, j*n. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.17.1.9 </line>
</par>
<par>
<line> Co*strução e Análise de um Procedim*n*o Avaliat*vo *e Trei**mento: Modelo K**kpatrick </line>
<line> Co*struction a*d Ana*y*is of an Ev*luating Trai**ng Pr*cedure: Ki*kpa*rick M*d*l </line>
</par>
<par>
<line> Veron*ca Bertollo Rusciol*ll* </line>
<line> Graduada em Eng***aria de Pr*dução pela Univ*rsidade F*deral do Esp*rito Santo </line>
<line> E-mail: *er*nicabertollo@h*tmail.com </line>
<line> *hi*go Padov**i Xavie* </line>
<line> Do*tor em Engen*a**a Químic* pela Universida*e *ederal de *berlândia </line>
<line> U*iversidade Feder*l do *spírito Sant* </line>
<line> E-ma*l: t*iago.*.xavier@uf*s.b* </line>
<line> W*llington *onç*lves </line>
<line> Doutor em *ngenharia de Produção pela Uni*ersidade Metod*s*a *e *ir*cica*a </line>
<line> Pr**essor na Univers*d*de Fe*eral do Esp*rito San** </line>
<line> E-*ail: wellington.goncalv*s@ufes.*r </line>
<line> *odrigo Ra**o* de F*eitas </line>
<line> Do*tor em Aqui**ltura pe*a Unive*sidade Fe*eral *o Espírit* Santo </line>
<line> E-m*il: rod*igo.r.frei**s@ufes.br </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: Veroni*a Be*t*llo Rusciolelli </line>
</par>
<par>
<line> Cen*r* Univer*itário **rte do *spírito Santo, </line>
</par>
<par>
<line> Depart*mento ** Engenharias e Tecnologi* (DETEC). </line>
</par>
<par>
<line> Ro*ovia BR 101 Norte, Km 60. Lit*râneo. *9*32540 - </line>
<line> Edi*or-Chefe: D*. Ton*y *erl*y de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> S*o Mateus, ES - Brasil </line>
<line> Rod*igues </line>
</par>
<par>
<line> End*reç*: T*iago P*dovani Xavier </line>
</par>
<par>
<line> Centr* Universit*ri* *orte do *spíri*o Sant*, </line>
<line> A*tigo *ecebido em 12/07/20*9. Úl*ima </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Depa*tamento de Engen*a**as * Tecnolog*a (DETEC). </row>
<row> Rodo*ia B* 101 Norte, Km *0. Litorâne*. 29932540 - </row>
<row> São Mateus, ES - Brasi*. </row>
<row> En*er*ço: Wellington Gonçalves </row>
<row> Cen*ro Uni*ers*tário Norte do Espírito Sa*to, </row>
<row> Departa*ent* de Engenh*rias e Tecnologia (DETEC). </row>
</column>
<column>
<row> receb*da em 30/07/**19. Aprovado em 31/07/2019. </row>
<row> Avali*d* *el* sistema **ipl* Re*i**: a) Desk Rev*ew </row>
<row> pel* Editor-C*efe; e b) Doubl* B*ind Rev*ew </row>
<row> (avaliação cega por doi* a*a*iadores da á*ea). </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rodovia BR 10* N**t*, K* *0. Litorâneo. 2*932540 - </line>
<line> Revisão: Gr*ma*ical, *ormativ* </line>
<line> e de Forma*ação </line>
</par>
<par>
<line> Sã* Mateus, ES - Brasil </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: </line>
<line> Rodrigo Ran**w de Freitas </line>
</par>
<par>
<line> Cen*ro Universitário Norte d* E*pírito S*nto, </line>
<line> Depar*a*e*to de Engenharias e Tecnologi* (DETEC). </line>
<line> Ro*o*ia BR 101 Norte, Km 60. L*torâne*. 2*932540 - </line>
<line> São Mateus, ES - Bras*l </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> V. B. *usciolell*, T. P. *avier, W. Gon*alves, R. R. Fr*itas </line>
<line> 17* </line>
</par>
<par>
<line> R*SU** </line>
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<line> Os i*v*s**mentos *m pr*g**mas *e tr*i*amen*o e de*envolvime*t* *êm aume*tando </line>
</par>
<par>
<line> *onstan**m*nte nas </line>
<line> org*nizações. Junto </line>
<line> com eles, c*esce a preocupação </line>
<line> das empresas em </line>
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<line> *nalisar os resultados de se*s programas. O </line>
<line> presente estudo tem *bjeti*o de construir um o </line>
</par>
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<line> mod*lo de aval*açã* dos re*u*tado* de treinamentos, propo**os p*ra a área de *cabamento de </line>
</par>
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<line> *obinas de </line>
<line> uma empresa de Papel e Celulo**, utilizando a meto*ologia Kirkpatrick, * qual </line>
</par>
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<line> p*opõe a divisão da a*aliação em 4 </line>
<line> níveis, sendo eles: *eação, A*ren*izagem, </line>
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<line> Comportamento * Result*dos. O model* final é apr*sent*do e p*de gui*r </line>
<line> outros estudos na </line>
</par>
<par>
<line> cri*ção de outros model*s, p*rém </line>
<line> os indica*ores e dados deverão *er adaptado* para cada </line>
</par>
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<line> situ*ção organizac*onal, considerando **as particula*idades. </line>
<line> Palav*as-chave: Treinamento. *f*tivid*d*. Modelo. Avaliação. Kir*patrick. </line>
<line> A*STRACT </line>
<line> Investmen*s in *r**ning and develo*ment p*ograms ar* steadi*y increasing in organi*at*o*s. </line>
<line> Al*ng with th*m, the concern of c*mp*nies *n analyzing *he *esul*s of thei* pr*grams grows. </line>
<line> Thi* *tudy has **e objective of *u*lding an ev*lua*io* *odel of training *e*ults, proposed for </line>
</par>
<par>
<line> the Coi* Finishing a*ea of a Pulp an* Paper co*pany, using </line>
<line> *he *irk*atric* methodology, </line>
</par>
<par>
<line> *hich </line>
<line> p*oposes the divisio* of th* ev*lua*ion into 4 le*els, whi*h are: *e*ction, Learn*n*, </line>
</par>
<par>
<line> Be*a*ior </line>
<line> a*d Results. *he </line>
<line> final m*del is p*esented, a*d may </line>
<line> guide </line>
<line> other studi*s in the </line>
</par>
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<line> cre*tion of t*eir own models, however, **dicators an* data sho*ld </line>
<line> be adapted to each </line>
</par>
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<line> organizationa* situation, *onsid**in* their particu*aritie*. </line>
</par>
<par>
<line> **yword*: Trainin*. Effectiveness. Mo*el. Ev*l*ation. K*r*pa*ric*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, *eresina, v. 17, n. 1, art. 9, p. 177-194, jan. 2*20 </line>
<line> www4.fsanet.**m.br/revista </line>
</par>
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<line> Cons*rução e Anál*se d* um Pro**d*mento Aval*ativo de T*einamento: Mode*o K*rkpatrick </line>
<line> 179 </line>
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<par>
<line> 1 INTRODUÇÃ* </line>
</par>
<par>
<line> A di*âmica d* "mundo dos ne*ócios" exig* *ada vez *ais que </line>
<line> a* organ*zações se </line>
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<line> adaptem às condições *mpost** pelo ambien*e em qu* e***o *n*erid*s (*ORGHI, *008). Por </line>
</par>
<par>
<line> isso, *rog*am** de Treinam*nto Desenvolvimento (T&D) tornar*m-s* e </line>
<line> e*senciais para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> garantia da c*mpetitivid*de e sobrevivência, mu*t*s v*zes *or meio da f*rm*ção *e ** perfil </line>
<line> profis*i*nal cada vez mais com*lexo e abrangente, al*m d* i*úmeras *utr*s vantage**, en*r* </line>
<line> as quais se *e*tacam: aumento da p*odu*****ade, mel*oria na qualidade dos r*sultados, </line>
</par>
<par>
<line> redução de custos, otimizaçã* *a eficiênc**, r*dução d* índice d* </line>
<line> ac*den*e*, *elhor*a *o </line>
</par>
<par>
<line> clima **ganizacio*al, aumento da motivaç*o pessoal, c**di*õ*s de *ompetitividade m*is </line>
<line> vantaj*sa da*a a capacida** de oferecer *elhores pro*utos e serv*ços, *tc. (*A*CE*O et al. </line>
<line> 2014). </line>
<line> Para **i*venato (1996), po* e**mplo, os *rein*men*os deve* visa* *o*mar, prepar** e </line>
</par>
<par>
<line> apri**rar continuamente a* pessoa* de *cordo </line>
<line> com *s </line>
<line> necessidades *tuais futu*as e </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> negóc*o, *ev*ndo </line>
<line> *m </line>
<line> conta a* expe*tativas e asp**a**es pess*ais. Marras (2000) de*ine </line>
</par>
<par>
<line> tr*ina*ento como u* proce*s* de **simi*ação cultural a curto *raz*, que objetiva r*p*ssa* ou </line>
<line> re**clar conhe*iment**, habi**dades ou *t*tu*e* relacionadas diret*mente à execução ** </line>
<line> t*refa* ou * sua *ti*ização no tr*ba*ho *m etap*s. </line>
<line> As ***ciativa* de T&D devem *er v*stas, portanto, como elementos primordiais par* a </line>
<line> est*atégia organizacional, ou se*a, devem estar alinhad*s com os objetivos cen*rais da á*ea </line>
</par>
<par>
<line> foco, de forma qu* </line>
<line> po**am cont*i*uir co* o alcan*e deles. P*ré*, e* m*itos </line>
<line> *os casos, *s </line>
</par>
<par>
<line> es*o*ços d* investigação de *feitos de prog*amas ** TD&E s* *n*err** com a in*e*tigaçã* </line>
<line> do impacto do tre*na*ent* ap*nas n* de*empenho dos indivíduos (ABBAD; ME*ESE*, </line>
<line> *0*9), sem contar com *n*lises mai* *obustas. </line>
<line> Segundo * pesquisa "O R*trato do Treina**nto no B*as*l *013/2*14", real*za*a *ela </line>
</par>
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<line> ABT* - Associação Brasi*eira de **einame**o </line>
<line> e De*envolvime*t* - feita </line>
<line> co* 193 </line>
</par>
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<line> organi*ações dos *ai* diversos *egmento*, apen*s *% d*termina* </line>
<line> a relação e*tre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *nvestimento feito e o resulta*o gerado pel* pr*gra*a de *reinamen*o. A mai*ria (5*%) </line>
<line> realiza apenas a avaliação de reaç*o (*º nível) como c*itério de impact*. </line>
<line> Consi**rand* o pioneirismo q*ant* à elab**ação de sistemas d* ava*iação d* </line>
<line> *esultados d*s treiname*tos organizac*o*ais, apresen*a-se * m**elo de Do*ald L. Kirkpatrick, </line>
</par>
<par>
<line> *m dos precu*sore* na *lab*ração de sist*mas ** </line>
<line> ava*iação de result*dos dos *rein*mento* </line>
</par>
<par>
<line> o**anizacionais (KANAANE; ORTIGOSO, 2001), sendo *tualment* amplame*te ut*lizado </line>
<line> em *a*s am*ientes. Ci*a-se o se* pr*meir* *rti*o sobre o tem*, "Tech*iq**s for e*a*uating </line>
<line> Re*. FS*, Teresina PI, v. 17, n. 1, art. 9, p. 177-194, jan. 2020 www4.f**n*t.com.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. B. *usciolelli, T. P. Xavi*r, W. Gonçalves, *. R. Fre*t*s </line>
<line> 18* </line>
</par>
<par>
<line> *r*ining programs", **bl*cado em 19**, n* Jo*r*al of AST* (Ame*i*an S*ciet* of Train*ng </line>
<line> and *evelopment), onde suge*e a existência *e quatro *íveis de aval*ação de pr*gramas d* </line>
<line> educaç** em organizaçõe*, que, *e aplicado* todos em sequênc*a, constitue*-se num* *orma </line>
<line> eficaz para avaliação. </line>
<line> Mesmo com o reconhecimento ** que é *mpo*tan*e se avaliar os impactos até o *ível </line>
</par>
<par>
<line> f*nal da </line>
<line> avaliação, ainda existe uma gr*nde *if*cul*ade *m conseg*ir alcançar esse* </line>
</par>
<par>
<line> *esul***os. Com o *xposto, o pres**te *studo almej* a construçã* de um modelo de a*aliação </line>
<line> de trei*amento, a pa*tir d* metodologia p*oposta po* Kir*patrick, par* a área de Ac*bamento </line>
<line> de Bobi*as de uma *mpr*sa de grande porte no *etor de *ap** e C*lulose. </line>
<line> * FU*DAMENTAÇÃO T*ÓRI*A </line>
<line> 2.1 Etapas dos prog**mas de treinamentos </line>
<line> * tr*inamento, o desenvolvim*nto e a *ducação (*D&E) *recisam ser co*ce*idos </line>
<line> pelas organizações como um *istem* int*g*ado p** subsi*t*ma* que realiza* *valiações antes </line>
</par>
<par>
<line> e dep*is *e </line>
<line> TD&E, que efetuam seu p*a*ejamento e execução e **e *a*têm entre ** um </line>
</par>
<par>
<line> con*tante fluxo de *nf*rmações * produtos (B*RGES-*NDRADE; ABBAD; MOURÃO, </line>
</par>
<par>
<line> 2012). Esse sistema é composto por to*as </line>
<line> *s eta*as do p*o*rama de t*ei*amentos, sugerido </line>
</par>
<par>
<line> *or Carv**ho (1993) (Figura 1). </line>
</par>
<par>
<line> F*g*ra 1 - Et*pas do progra*a de treina*entos. </line>
</par>
<par>
<line> *onte: CAR*ALHO (1993, p.155). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, T*r*si*a, v. 17, n. 1, art. 9, *. 1*7-194, jan. *020 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Construção e Aná*is* de u* Pr*cedimento *valiativ* de Tr*inamento: Modelo Kirk*atr*ck </line>
<line> 181 </line>
</par>
<par>
<line> As etapas do p*oc*sso estão *nf*cadas aqui seguindo uma te*poral*dade: </line>
<line> levantamento de necessidade*, planejamento, *r*gr*mação, execução e *va*iação, ent*et*nto, </line>
<line> esta últim* perp**s* *or todas as demais (LIMA, 2007). *or fim, os treina*os retomam suas </line>
</par>
<par>
<line> tarefas, coloca*do *m prátic* o conhecimento </line>
<line> adquirido. A aval*ação Ki*kpa*rick é </line>
<line> a**ica*a </line>
</par>
<par>
<line> levand* </line>
<line> e* consid*ra*ão t*das essas e*apas de *m </line>
<line> *ro*ram* de treinamentos, *u seja, </line>
</par>
<par>
<line> envolve t*do o ciclo. </line>
<line> Pode-se consider*r * fas* de leva*tam*nto d*s necess*dades de *r*inamento como a de </line>
<line> grande import*nc*a, *ma v*z que, caso seja f*ita de forma i*de*i*a, t*das *s et**as </line>
<line> *ubsequen*es s*rão em vão. Como expo*to por, Marras (2000), esse d**gnóstico, *ue orienta a </line>
</par>
<par>
<line> el*bor***o do plan* de </line>
<line> *reinamento, é feito *om base *os </line>
<line> gaps de c*nhe*ime*to*, </line>
</par>
<par>
<line> identi*icad*s na análise inici*l. Além disso, tais nec*ssidad*s são l*vantadas levando-se </line>
<line> e* </line>
</par>
<par>
<line> consideração não apenas o </line>
<line> es*ágio atua* em que se encontra * empresa, mas t*mbé* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> a*ord* com os </line>
<line> obje**vos </line>
<line> que se dese*a </line>
<line> alcançar a médios long*s prazos (SA**EDA; * </line>
</par>
<par>
<line> CALCENA; *UGOBONI, 20*4). P*r isso, é *mpresc*ndível que a avaliaç*o de treinament* </line>
</par>
<par>
<line> seja d*v**am*nte *plic**a, a fim de garanti* que **dos os esforços estejam </line>
<line> voltados aos </line>
</par>
<par>
<line> *bjetivos corretos *m todas as fa*es do progr*ma. </line>
</par>
<par>
<line> Conforme P*i*ips e Phil*ps (20**), a área *e *valia*ão vem ganhando destaqu*, </line>
<line> p*i****alme*te por conta da exig*ncia de *xe*utivos e gestores q*anto * d*monstrativos sobre </line>
<line> a con*ri*uição do* pr**ram*s de TD&E para os negócios, *o aum*n*o da livre concorrênc*a e, </line>
</par>
<par>
<line> pri*cipa*mente, à freq*ê*ci* *om </line>
<line> qu* </line>
<line> est*s programas não </line>
<line> atendem às expectativ*s </line>
</par>
<par>
<line> emp*esariais. A fi* de man*er o status ent** ob*ido, à área de TD&* cabe a demonstr*ção de </line>
</par>
<par>
<line> como os programas des*nvol**dos em seu </line>
<line> âmbito contribuem *a*a o d*sempe*ho das </line>
</par>
<par>
<line> organizações (ABB*D; MENESES, *009). Este é o foco </line>
<line> pre**ndido no ní*el de resultados, </line>
</par>
<par>
<column>
<row> conforme o modelo de *valiação proposto por Kir*patrick há mais de 30 ano*. </row>
</column>
<par>
<line> 2 .2 </line>
<line> O Modelo de Avaliaçã* Kirkp*trick </line>
<line> Segund* L*m* (**07), a *val*ação de p*ogramas educacionais aplicados em </line>
</par>
</par>
<par>
<line> organizaçõe* é u* assunto </line>
<line> ainda bastant* po*êmico, sobretudo por conta do **to </line>
<line> grau </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> **b*etivi*a*e, </line>
<line> co*binando-se em **ltiplas n*ances e *erando *ra*des dificulda*es </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> avaliação. </line>
</par>
<par>
<line> Borghi (2*08) acr*di*a que a preocupaç*o da comu*i*ade ac*dêmica e de prof*ssionais </line>
<line> com o desafio de mensurar os *esul*ados *os pro*ram*s de treinam*nto teve *ní*io na década </line>
</par>
<par>
<line> de 50, qua*do, em </line>
<line> 1959, Donald Kirkpat*ick **blicou seu p*ime*ro ar*ig* s*b*e te*a, * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, v. 17, n. 1, ar*. *, p. 177-1*4, ja*. *020 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. B. Ruscio*elli, T. P. *avier, *. Gonçalves, R. R. Freitas </line>
<line> 182 </line>
</par>
<par>
<line> "Te*h**ques for e*aluat*ng train*ng pr*g*ams", no Journal of ASTD (Americ*n S***etyof </line>
</par>
<par>
<line> Training and D*velopment). Após os es*u*os </line>
<line> pione*ros de K*rkpat*i**, as *esquisa* sobre o </line>
</par>
<par>
<line> *ssunto se tor*aram ***s rigor*sas e confiáveis. </line>
</par>
<par>
<line> Ki*kpatric* (1998; apud SILVA, *010) pr*p** quatro níveis de </line>
<line> *valia*ã* de </line>
</par>
<par>
<line> treinamento* (Figura *): </line>
</par>
<par>
<line> 1) Reação: a*alia o conteúdo do *reinamento, o material didá*ico utilizado, a carga </line>
</par>
<par>
<line> horár*a, seus instruto*es e os r*cursos *til*zados de manei*a a of*r*cer info*mações </line>
<line> valiosas </line>
</par>
<par>
<line> aos r*s*onsáve*s pel*s t*einamentos, a fim *e melhorar suas pró*imas r*alizaçõ*s o* até </line>
<line> mesmo a eliminar pr*gramas q*e não *t*ngem seu* objet*vos; </line>
</par>
<par>
<line> *) Aprendizagem: Papel im*o*ta*te de veri*icar *e os co*hecimentos oferecidos </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> tr*inamento fo*a* de fa*o absor*id*s, se *ouve melhorias nas *abilidades dos pa*ticipantes e </line>
</par>
<par>
<line> s* suas atitudes fo*am </line>
<line> modificada* e* função do conte*do apresent*do. P*ra Kirkpat*ick, </line>
</par>
<par>
<line> p**o menos um desses quesito* (conhecime*tos, ha**lida*es e atitudes) d*ve ser modific*do </line>
<line> para que a mudança de comportam*nto do particip*nte no trabalho realmente aconteça. Para </line>
</par>
<par>
<line> que e**a et**a seja avaliada da form* co**eta, é *undamental </line>
<line> que os idealizadores dos </line>
</par>
<par>
<line> programas tenham determinado *re*i*men*e quais os obje*i*os do trei*ame*to, ou seja, quais </line>
</par>
<par>
<line> os conhecimentos, *abilidades e atitudes os trei*andos *e*e*iam aprese*ta* ao final </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> treinam*nto. </line>
</par>
<par>
<line> 3) Mudanç* *e Compor*a*ento: Esse n*vel </line>
<line> d* *valiação busca resp*s*as para o que </line>
</par>
<par>
<line> acontece </line>
<line> dep*is q*e os participantes deixam *s sal*s de aul* e volta* a seus trabalhos. Ou </line>
</par>
<par>
<line> seja, verifica se o participante, de volta ao seu pos*o de trabalho, coloc* em prát*ca * conte*d* </line>
<line> *pr*ndi*o; </line>
<line> 4) Resultados: Verifica se a aplic*ção d* conteúdo n* tra*al*o *oi capaz de causar </line>
<line> impactos p*sit*v*s n* resu**ad* da organizaç*o. O ní**l de ava*iação de *es*ltado*, segundo </line>
</par>
<par>
<line> Kirkpatrick, é * m**s importante e o m*is d*fícil </line>
<line> de re*lizar. Avaliar os resulta*os *ig*ifica </line>
</par>
<par>
<line> apurar que mudan*as ocorre*am nas orga*izações em função da participa*ão do* funci*nár*os </line>
<line> nos progra**s de trei*ame*to. </line>
</par>
<par>
<line> Kirkpatric* </line>
<line> deixa claro que * processo ava*iativo *e torna m**s complex* à medida </line>
</par>
<par>
<line> que se avanç* nos q*at*o *ívei* ac*ma expostos (Figur* 2). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, *eres*na, v. 17, n. *, *rt. 9, p. 177-194, jan. *02* </line>
<line> www*.fs*net.c*m.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> Constr*ção * Análise de um P*oce*imento Avalia*iv* de Treinamento: *odelo Kir*patrick </row>
<row> Figu*a * - Níveis de aval*ação de treinament*s prop*stos por Kirkpa*rick </row>
<row> O treinamento t**e impac*o nos </row>
<row> **sultados d* negó*io? </row>
<row> E*tão ap*icando os n*vos </row>
<row> *onh*cimentos no trabalh*? </row>
</column>
<column>
<row> 1*3 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Ap*end**am o c*nt*údo? </line>
<line> *s colabora*ore* gosta**m do </line>
<line> tr*inamento? </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Pró*ria. </line>
</par>
<par>
<line> 2 .* </line>
<line> O **ocedimento Prop***o </line>
</par>
<par>
<line> O es*udo foi re**izado em um* empresa de Papel e C*lulos*. A a*l*cação d*s** estudo </line>
</par>
<par>
<line> se*á realiza*a na área </line>
<line> do *apel, mais especificadament* no Aca*amento de **binha*, qu* </line>
</par>
<par>
<line> conta com 45 colabo*ador*s, de 5 *argos difere*te*, trabalhando no re*ime de escalas 6 po* *, </line>
<line> ou seja, trabalham p*r 6 dias a*terna*do os horá*ios, e folgam 4 di*s. Esse setor é re**onsável </line>
<line> pelo b*bina*e**o de *o*o * *ape* que * **rovado pelo seto* de Qualidade, gerando bo**nas </line>
<line> menores de d*ferentes tam*nhos, e que *eguirã* para o proce*so de acabamento do papel, *u, </line>
</par>
<par>
<line> se for o caso, </line>
<line> **nda da bobina em si para * </line>
<line> cliente final. No acabame*to d* *apel, ci*co </line>
</par>
<par>
<line> bobinas são desen*oladas simultaneament* criando cadern*s de *inco fo*has que aliment*m * </line>
</par>
<par>
<line> *áquina de co*te circular longitud*nal e transversal, com contagem de número de folha* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> cada bloco. </line>
</par>
<par>
<line> A emp*esa foi escol**d* pa*a o es**do principalmente pe*o f*to de a autora fazer parte </line>
</par>
<par>
<line> d* equi*e, inicialme*te </line>
<line> como *s*agiária e então como colabora*or* efetiva da ár*a </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> R*cursos Hu*anos, aumenta**o, port**t*, o conhecimen*o das atividades </line>
<line> prática* d* </line>
</par>
<par>
<line> Tre*namen**s desenvolvidas pela empresa, a*sim *omo pe*o con*ecime**o *a base de dados </line>
<line> para os devidos levanta*e*tos neces*ários. </line>
<line> *u*nto à nat*r*za deste t*abalho, ela p*de ser cla*sificada *omo estudo de caso úni*o, </line>
<line> qu* ** *ostrou a*equado por pe*mit*r o *studo de fenômenos em *rofun**dade dentro de um </line>
<line> determinad* contexto. O estudo de caso * *m estud* de natu**z* e*pírica que in*estiga u* </line>
<line> Rev. FS*, T*re*i*a PI, v. 17, n. *, *rt. 9, p. 177-194, jan. *02* www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. B. Rusciole*li, T. *. Xavie*, W. *on*alves, R. R. Freitas </line>
<line> *8* </line>
</par>
<par>
<line> determina*o fenômeno, ge**lmente *ontempo***eo, dentro de u* c**tex** rea* de vida, </line>
<line> quando as *ro*teiras entr* o fenômeno e o c*ntexto em que ele se insere **o são cl*r*men*e </line>
<line> d*finidas (MIGUEL, 2007). </line>
<line> Miguel (2*07) ainda faz uma proposta de cont*ú*o e sequên*ia para a co*dução de um </line>
</par>
<par>
<line> est*do de caso co**orme pode ser </line>
<line> vi*ta na Figura 3. Com* o p*esen*e trabalho faz uma </line>
</par>
<par>
<line> proposta de *r*cedimento a ser seguido com base no Mod*lo Kir*patrick, se enc*n**a na fase </line>
<line> de "Pla*ej*r os Ca**s" * planeja o *este pil*to, a ser fei*o quand* * pro*e*imento for ap*ica*o </line>
<line> n* empresa estudada. </line>
<line> F**ura 3 - Condução do E*tudo de Caso. </line>
</par>
<par>
<line> Font*: MIGUEL (2007, p. *16-229). </line>
</par>
<par>
<line> P*ra *in (2015), o est*do de *aso é uma investi*aç*o empírica que investiga </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> f*nômeno *ontemporâneo dentro de seu contexto </line>
<line> da vida r*al *de*uado, e compreende um </line>
</par>
<par>
<line> método abrangente, com * </line>
<line> lógica do p*anejam**to, da coleta e </line>
<line> da análise de *ad*s. Martins </line>
</par>
<par>
<line> (2008) *e*salt* qu*, mediante *m mergu*ho profundo e *x*ustivo em ** obje*o delimita*o, o </line>
<line> estudo d* c*so pos*ibi*ita a integração * uma realid*de social, nã* con*eguida plenamente por </line>
<line> um simples levant*men*o amostral ou uma avaliação inteiramente qu*ntitativ*. </line>
</par>
<par>
<line> N*sta pesq*i*a, será ut*lizada a abor*agem </line>
<line> quali**tiva, que, *a*a Lle*ellyn </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> North*ott (2007), cent*a-se na id*ntificação das caracterís*icas de situações, *ven*os </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> organizações. Já par* Olivei*a (2*06), * ab*rdagem qualitativa permite *p*ee*der a rea*idade </line>
<line> e compreender os *enô*eno* e *s processos q*e s* manifes*am no co**diano do *r*balho, ou </line>
<line> sej*, possibilita entende* * descrever t*do o contexto d* ocorr*nci* dos fenômenos. </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, v. 17, n. *, art. *, p. 177-194, jan. 20*0 ww*4.fsanet.com.b*/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Con*t***ão e A*áli*e *e um P*ocedimento Avali*tivo d* Treinamento: Modelo Kirkpatrick </line>
<line> 185 </line>
</par>
<par>
<line> A pesqu*sa po*e s*r caracterizad* também *or meio *a ob*er*ação direta. Conform* </line>
<line> Vícto*a (2000), observar significa "examinar" com *odos os sentidos um evento, um gr*po de </line>
<line> **ssoas, um indivíduo dentro de um *ontexto, com o objetivo de descrevê-lo. Essa observaç*o </line>
<line> se enquadra n* nível *e Co*port**en*o, da **álise. </line>
<line> Pa*a o levant*mento das necessidades de treinamento, foram aplicadas p*ovas de </line>
<line> conte**o téc*ico para os col*boradores. As questões com menor í*dice d* *certos </line>
<line> evi*enci*ram os **ps de *onhecimentos da ár*a, e assim fora* definidos os tópicos dos </line>
<line> trei***entos, que se**o conduzidos pela própria *m*resa. </line>
<line> A*ós a real*za*ão dos treinamentos, ser* aplicado o modelo de avaliação pr*posto </line>
<line> nes*e est**o, baseado nos qu*tro níveis da metodologia Kirkp*trick. Cada *valiação terá </line>
</par>
<par>
<line> como *esultado dados </line>
<line> *ri**rios, que, segun*o Churchill (2003), são a*ueles *olet*dos </line>
</par>
<par>
<line> es*ecificamente para uma d*t*rminada investigaçã* e melhor explanados a seguir: </line>
</par>
<par>
<line> - R*aç*o, correspon*e ao pri*eiro nível de avalia*ão ** Kirkpatr*ck * refere-se </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *atisf*ção do participante com a q*a*id*de do t*ei*amento e do d*sempenho do instr**or, </line>
<line> s*n*o aplicado *m qu*stionário p*ra a avaliação de reaç*es. </line>
<line> - A*rendizagem, n*ste es*u*o, corresponde ao segu*do n*vel de Avaliação Kirkpatrick </line>
<line> * está *el*cionado *o grau de ass*milação dos co*te*dos *nsinados n* tr*i*amen*o, medido </line>
<line> em termos de escores *bt*dos *elo c*l*borado* em uma prova *e conteúd* técnico *p*icada </line>
<line> pelo **strutor no fin*l do treinamento. </line>
<line> - Co*portament*, é o t**ceiro nível, e leva em cont* o desemp**ho dos ind*v*du*s no </line>
</par>
<par>
<line> car*o </line>
<line> *e at*ação antes e dep*is do treinamento, ou se houve transfer*nci* do conhecimento </line>
</par>
<par>
<line> adqui***o pa*a o tr*balho efetivam*n*e r*alizado. Para esse nível de avaliação, será sug*r*do, </line>
</par>
<par>
<line> como forma de </line>
<line> coleta de da*os, a realiza*ão de *ntr*vistas periódicas e apli*ação d* </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> qu*stionár*o que s*ja respond*do p**os pr*prios t*e*na*o* e dema*s col*bora*ores que possam </line>
<line> relata* *ossív*i* mudanças no c*mportam*nto dos aval*ados, como s*pervisores, </line>
<line> subordinados * colega* de t*abalho. </line>
<line> - R*sulta*os, *uarto e úl*imo nível, que, se*undo Kirkpatrick, é o m*is im*ortant* e o </line>
</par>
<par>
<line> mais difícil *e realizar, no </line>
<line> qual se veri*ica a ap**caçã* do c*nteúdo no trabal** se ele foi e </line>
</par>
<par>
<line> capaz de causar impa*tos fa*o*áveis no resultado da or**nização. No tr*balho em questão, o </line>
</par>
<par>
<line> impacto será verificado *omente na á**a de Acabament* de **binas, com </line>
<line> utiliz*ção de </line>
</par>
<par>
<line> indicad*r*s q*e </line>
<line> c**pa*em os *esu*tad*s da áre* </line>
<line> em um **smo perío*o *e t*mpo antes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> dep*is *o tr*inamento. A es*olha </line>
<line> da análise somente n* área em ques*ão, </line>
<line> e nã* </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> organiza*ã* como um *odo, se deu por cont* d* dificuldade em mens*r*r os imp*ctos gera*s </line>
<line> na empre*a, uma **z qu* os *rei*a**ntos serão especí*icos. </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, v. 17, n. 1, ar*. 9, p. 177-1*4, jan. 2020 w**4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. B. R*scio*elli, *. P. Xavi*r, W. Go*çalves, R. R. Freitas </line>
<line> 1*6 </line>
</par>
<par>
<line> *ara Carvalho (**88), "a pesqui*a d* necessidade *e tr*i*ame**o cons*itui a etapa </line>
<line> inicial que viabili*a o processo d* forma*ã*. É * partir desse le*ant**en*o que se processam </line>
<line> as demais fase* essenciais ao si*tema de formaçã*. " *onclu*-se então que * Le*antamento </line>
<line> das *eces*idades *e Treinamento (LN*) po*e ser caracter*zado **mo u* diagnós*ico prévi*, </line>
<line> que t**rá c*areza para quai* os melhores ca**nhos de cap*citação que a empresa pode tom*r. </line>
<line> Além *is*o, é um* etapa cruc*al p*ra a empresa *onseguir at*ngir os objetivos *eais ao s* </line>
</par>
<par>
<line> ofere*er * </line>
<line> *reinamento, func*on**do </line>
<line> co*o uma estratég** com início, me*o e fim, </line>
<line> voltada </line>
</par>
<par>
<line> para re*ultad*s especí*icos. Ainda, d* acordo co* Borges-An*rade (1985), a </line>
<line> o*gani*aç*o </line>
</par>
<par>
<line> pod* utiliz*r-se ** LNT *o*o i*strument* par* discutir seu* segmentos internos, seus papéis </line>
<line> e o que de*e ser *udado. Por exemplo, para Castro * Bor***-Andrade et al., (*012), o LNT </line>
<line> pode: </line>
<line> fornecer subsídios para a tomada de decisões s*bre o progra*a de t*eina*e*to; </line>
<line> *ontribuir par* o avanço ci*ntífi** acerc* do tre*name*to e de sua eficácia; </line>
<line> aument*r a vi*ibilida** e a credibilidade do s*stem* de treinam*nt*. </line>
<line> A definição dos tópic*s de treiname*tos *esse *studo, derivados d*s *aps observados </line>
</par>
<par>
<line> nas av*liaç*es aplicada*, tornou possí**l elaborar o planejamento </line>
<line> **s tr*inamentos * ser*m </line>
</par>
<par>
<line> realiz*dos, que, con*orme Carvalho (*9*3), terá c*mo *uestões </line>
<line> princ*pai* as *u*st*es </line>
</par>
<par>
<line> demonst*adas na Qu*dr* 1. Se*do que *s r*s*ostas esperadas nortearão a abordag*m p**a as </line>
</par>
<par>
<line> *o*etas de dados de c*da nível d* Avalia*ão Kirkpatrick, funcionando exatamente com* </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> norte para o dime*sionamento dos pr*blemas. </line>
</par>
<par>
<line> Qua*r* 1 - Le*a*tamento das nec**sid*de* de t*einamento (LN*) </line>
</par>
<par>
<line> PER*UNTAS </line>
<line> R**POSTAS **P*RADAS </line>
</par>
<par>
<line> Quem deve ser treinado? </line>
<line> Treinandos </line>
</par>
<par>
<line> Quem vai tre**ar? </line>
<line> Treinad*r ou i*struto*. </line>
</par>
<par>
<line> Em que treinar? </line>
<line> *ssunto ou *on*eúd* *o treina*ento. </line>
</par>
<par>
<line> Ond* *reinar? </line>
<line> Local físico, órgão ou *ntidade. </line>
</par>
<par>
<line> Como trei*ar? </line>
<line> Métodos de treina*ent* e/*u recurs*s necessários. </line>
</par>
<par>
<line> Quando treinar? </line>
<line> **o*a do tr*inam**to e horár*o. </line>
</par>
<par>
<line> Qua*to treinar? </line>
<line> Volu**, *ur*ção ou i*te*sidad*. </line>
</par>
<par>
<line> Para que trein*r? </line>
<line> Obj**ivos ou r*sultados espe*ado*. </line>
</par>
<par>
<line> *ont*: C*RVA*HO (1993, p. 175). </line>
<line> 3 RESULTADOS E DISCUS*ÕES </line>
<line> *eg*nd* Chiave**t* (*0*4), o treinamento é *m processo cícli*o ***p*s*o de qua*ro </line>
<line> etap*s, sendo o LNT a prime*ra delas: </line>
</par>
<par>
<line> 1. </line>
<line> Lev*nt*mento das necessidades de trein*mento; </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 17, n. 1, art. 9, p. 17*-1*4, j*n. 2020 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> *onstrução e *nális* de um Proc**imento Avalia*i*o de T*ein*mento: Mode** K*rkpatrick </row>
</column>
<par>
<line> 2. </line>
<line> *rogramaçã* do t*e*na*ento para **ender à* necessi*ad*s; </line>
</par>
<par>
<line> 3. </line>
<line> Implement*ção e exe*uçã* dos *rograma* de treinamento; </line>
</par>
<par>
<line> 4. </line>
<line> Avaliaç*o dos resul*ados do trein*me*to. </line>
</par>
<column>
<row> 187 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> P*demos conclui* que o L*T nort*ar* to*o o res*ante do p**cesso de *reinamento *m </line>
<line> uma organização. Para M*si* (1999), se f*r real*zado d* for*a errônea *u se* critério, t*do o </line>
<line> *esta*t* do c*c** se*á com*r**eti*o, pois est**á d*recionado para um ob*e*ivo que n** refle*e </line>
<line> as re**s necessidades da in*tituição, a*arretando *esperdício de r*cur**s. </line>
<line> Para fins do presente trabalho, ser* en**tizado o 4º item, *om um m*delo con*eitual </line>
<line> para * avaliação, por níveis, dos **s*ltados do* treinamento* que foram leva*tados *omo </line>
<line> necessidades pr*ncipai*, a *im d* entender quais ganhos e*es t*aria* para a em*resa. </line>
<line> *.1 O p*imei*o nível - reação </line>
<line> Pa*a o primeiro ní*el da *valiação Kir*p*tri*k, o de Reação, s*rá *plicado um </line>
<line> ques*ionár** c**tendo 4 itens. O prim*iro solicita uma a*alia*ão ge*al do treinamento, </line>
<line> cons*dera*do uma escala de Excele*te, Muito bom, Bom, R*g*lar e Ruim, a*ém d* um esp*ço </line>
<line> p*ra comen*ários e su*estões. O segundo i*em questiona sobre o des*mpen*o do instrutor </line>
<line> du*ante o treinamento, u*ilizando a m*s*a escal*, nos s*guintes *uesit*s: </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Cumpriment* dos obj*tivos pr*postos; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Em manter a *ula v*va e in*eressante; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Comun*cação com a tur**; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Utilização dos re*ursos audiovisuais; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Re*acio*ame*to com a turma. </line>
<line> O terceiro item avalia a opinião do </line>
<line> participante ace*ca de as*ectos ge*a*s do </line>
<line> treinamento, sendo e*es: </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> *s objet*vos do c*rso fo*a* bem com**icados; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> O curs* foi bem or*a*izado; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> As *nstalações e r*cursos audiovisuais e**av*m a*equados à exec**ão do programa; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> *urante * cur*o houve *bertura para que a turma d*scu*isse *s*unto* r*le*antes; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> De uma man*ira geral, o treinamento f** im*ortante p*ra meu *ia a *ia no trabalho. </line>
<line> *ais qu*sitos e*tar*o ass*ciados à seg*in*e escala: D*sc*rdo tota*mente (1), D*scord* </line>
</par>
<par>
<line> (2), Nã* concordo ne* dis*ordo (*), C*ncordo (4) e Concordo totalmente (*). Por fim, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na P*, v. 17, n. 1, art. 9, p. 17*-194, jan. 2020 www4.fsanet.co*.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. B. Rusciolell*, T. P. Xavier, W. Gonçalv*s, R. R. Freitas </line>
<line> 188 </line>
</par>
<par>
<line> úl*i*o item será: " Qu*is *ão suas suges*õe* para melhori* d* cu*so p*r* *ue *le se to*ne ma*s </line>
<line> efetivo? ", deixando um espaço e* ab*rto para o *ar*icipante escrever *** r**post*. </line>
<line> 3.* O segun*o n*vel - ap*endi*agem </line>
<line> Para a av**ia*ão ** ní*el de Aprendi*agem, *ma *dapta*ão sugerida é a utili*ação de </line>
<line> gr*pos de control*, como proposto por *irkpatr*ck, q*e co*siste na comparação entre grupos </line>
</par>
<par>
<line> de co*aboradores </line>
<line> que receberam o trei*amen*o * os que ainda *ão rece*eram. T*is </line>
</par>
<par>
<line> co*parações d**erão </line>
<line> ser feitas </line>
<line> entre *s avaliações q*e já fora* aplicadas antes do </line>
</par>
<par>
<line> *reinamento, na etapa de levan*amento d*s *a*s, com prova* téc*icas *bordando os *esmos </line>
</par>
<par>
<line> tóp*c*s após a realizaçã* deles, a fim de *ossib*litar a certifi*ação d* </line>
<line> qu * </line>
<line> o* re*ult**o* </line>
<line> *os </line>
</par>
<par>
<line> grupos trein*dos realmente s*jam por *onta do p*o**ama de treinamento. As dif*renças </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> resultados e*tre os *ru*os poderão ser correlacionadas </line>
<line> então pela aprendizagem *f*tiva </line>
</par>
<par>
<line> prov*nie*te d* trein*m*nt* oferec*do. </line>
</par>
<par>
<line> 3.3 O terceiro nível - co*por*amen** </line>
</par>
<par>
<line> Na avaliaç*o de C*mpo*tam*nto, terceiro n*vel, será sugerido, c*m* forma de coleta de </line>
</par>
<par>
<line> dados, a re*lização de </line>
<line> e*trevist*s **riódi*as ao* próprios treinado* e </line>
<line> dem**s colabo***ores </line>
</par>
<par>
<line> que pos*am r*latar possí*eis mudanças no com*ortamento dos avaliados, *omo supervisores e </line>
</par>
<par>
<line> *u*ordinados. Tais entrevis*as serão </line>
<line> de curt*-dura*ão, m*ximo de *5 minutos, no pró*rio </line>
</par>
<par>
<line> ambiente de trabalho, c**t*n*o *om question*ment** *obre *plicaçõ*s práti*as </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> c*nhec*ment* </line>
<line> a*qui*ido *os treinamentos. Aos colegas de tra**lho, será indagado se </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> col**orador contribuiu de alguma forma no dia a dia do trabalho c*m *s as*untos ensinados, </line>
<line> buscando con*ribuir para * melh*r dese*pr**ho da eq*ipe como *m to*o. Va*e ressalta* qu* </line>
</par>
<par>
<line> o objetivo é nã* *ransmitir uma i*eia de "interrogatório", ou seja, in*trutor se*á o mais o </line>
<line> discreto poss*vel p*r* **e a entrevista seja *ista com* uma conv*rsa rotin*ir* no traba*ho. </line>
<line> 3.4 * quarto nível - re*ultados </line>
<line> Finalmente, o úl*imo ní*el, de Re*ul*ad*s, será *vali*do com * utilização de </line>
<line> in*icadores, q*e *starão ligados dir**amente aos assuntos abordados nos tr**nam*ntos, sendo </line>
<line> *le*: </line>
</par>
<par>
<line> *. </line>
<line> Funcionamen*o </line>
<line> da Mes* *entralizadora - </line>
<line> centraliz* a* *obinas pa*a conferê*cia </line>
</par>
<par>
<line> automá*i*a de largura. Se colaborador o </line>
<line> não tiver </line>
<line> *onhecimento sobre seu fu*cion*mento </line>
</par>
<par>
<line> Re*. **A, Ter*sina, v. 17, n. 1, art. 9, p. 177-194, jan. 2*20 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Construção e A*álise de um Procedime*to Avali**ivo de Treinamento: M*delo Kirkp*tr*ck </line>
<line> 189 </line>
</par>
<par>
<line> correto, pode desativá-la ou admi*i**rá-la ind*vidame*t* * ass*m a largura *as bo*inas não </line>
</par>
<par>
<line> será conferida, pode*do causa* re**am*ções d* clientes com não conformida*es. Também </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> **m e*sa largu*a que será sele*ionad* o e*voltório, *u* serve com* u*a *roteção pa*a que a </line>
<line> bobina não seja d**ifi*ada na logística. </line>
</par>
<par>
<line> 2. </line>
<line> Curva *e A*ívio da Bob**a*eir* - *e*ine q*al s*rá a "pr*s*ão" que o rolo de </line>
<line> carga </line>
</par>
<par>
<line> co*ocará para *onf*c*ão da bobi*a. Se a *urva de alív*o for sele*ionada erro*ea*ente, causará </line>
<line> irregularida*es no bob**amento. </line>
<line> 3. Funci*n*mento da Prensa de Disc*s - quando * *eita a colagem d*s discos nas bordas </line>
<line> das bobinas, par* proteção *ontra **pactos o* atrito* na su* l**ística até o cons*mido* fin*l. </line>
</par>
<par>
<line> Es*es </line>
<line> discos po*s*e* </line>
<line> um tipo de cola que, a* entra* *m *ontato com a prensa quente, </line>
</par>
<par>
<line> possibilita a colagem na *obina. Mas e*sa t*mperatura da pr*n*a é c**tr*l*da por *m sensor </line>
</par>
<par>
<line> que pode variar mu*to, por </line>
<line> não </line>
<line> pos s ui r m ui t a </line>
<line> precis*o da su* medição. É *m**r*an*e *u* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> colaborador entenda o **u fu*ciona*ento e su*s restriçõ*s. </line>
</par>
<par>
<line> 4. </line>
<line> Func*oname*to do Conjunto *andem da Bobinadeira - é o C*njunto T*ndem d* </line>
</par>
<par>
<line> bobinaneira que s*para, </line>
<line> cortand*, o rolo *u*bo (med*ndo *,** metros e pesan*o 13,5 </line>
</par>
<par>
<line> tonela*as) em vária* bobinas menores, de a*ordo com *s solici*ações dos cliente*. Os ajustes </line>
<line> para os corte* são *eitos pelos o*erad*res. Caso t*is *ju*te* sejam feitos de maneira err*nea, </line>
</par>
<par>
<line> as b*binas sair*o com tam*nhos inadeq*ados, ou até m*smo, coladas, pois o cort* não </line>
<line> será </line>
</par>
<par>
<line> assert*vo, po*endo levar *té mesmo ao re*ugo. </line>
</par>
<par>
<line> Os *ados *evantados * *espei*o de cada In*icador p*ra ** treina*entos se*ão: se ele j* </line>
<line> existe; qual a fr**uência da coleta de d**os; por quanto tempo os dados serã* cole*ados; co*o </line>
</par>
<par>
<line> a melho*ia será *va**ada; e q*al o nível de a*e*ua*ão. **ses Indicadores e </line>
<line> os d*do* </line>
</par>
<par>
<line> relacio*ados a </line>
<line> el*s estão ap*esentado* nos Quadros 2 </line>
<line> e 3. No Quadro 2, a seguir, se </line>
</par>
<par>
<line> enco*tram os I**icadores relacio*ad*s ao Item 1 - F*ncionam*nto da M*sa Ce*tralizadora: </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, **resi*a PI, *. 17, *. 1, art. *, *. 177-194, jan. 2020 </line>
<line> www4.f**net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. B. Ru*ciolelli, *. P. Xav**r, W. Go*çalves, *. *. Fre*tas </line>
<line> 190 </line>
</par>
<par>
<line> Quadro 2 - Indicador** de resultados do* tre*nam*nto* </line>
</par>
<par>
<line> Treinamento </line>
<line> Mesa Centralizadora </line>
<line> M*sa Central**adora </line>
<line> Mesa C*ntral**ad*ra </line>
</par>
<par>
<line> ***icador </line>
<line> Núm*ro d* reclamações de cli*n*es em função de largu** err*da. </line>
<line> Me** Centr*lizado*a *uncionando em automático. </line>
<line> T**o de *nvoltório coerente com a largura d* *ob*na. </line>
</par>
<par>
<line> *xiste </line>
<line> *im. </line>
<line> Si*. </line>
<line> S*m. </line>
</par>
<par>
<line> F**quência </line>
<line> L*va*tam*nto de *ad*s antes e d*p*is do t*eina*ento. </line>
<line> 1 vez por t**no. </line>
<line> 1 vez po* turno. </line>
</par>
<par>
<line> Dura*ão </line>
<line> 1 ano ant*s do treiname*to / 1 ano *epois do trein*me*to. </line>
<line> 3 *eses antes e após o trei*amento. </line>
<line> 3 mes** antes e após o t***namento. </line>
</par>
<par>
<line> Como avali*r a melho*ia </line>
<line> Redução no n**ero de rec*a*a*õ*s por fo*m*to troc*d* (largu*a). </line>
<line> Aum*nto do tempo de fun*ion**ento e* automático </line>
<line> R*dução dos desvios na escolha d* tipo de envoltório. </line>
</par>
<par>
<line> Níve* de *dequação </line>
<line> Médio, pois *xistem o**ras i**luências na o*orrência *e fo*mato tr*cado (largura). </line>
<line> *lto, *mbor* *x*stam fat*res *ue po*sam fazer com q*e o funcionamento não esteja *m au*omát*co e que *ão dependam do o*erador. </line>
<line> Mu*to alt*. Depende fo*temente do **mp*r*amen*o dos oper*d*res. </line>
</par>
<par>
<line> *onte: *rópria. </line>
</par>
<par>
<line> J* n* Quadr* 3, te*emos os Indicadores re*acionad*s aos outros três it*ns dos </line>
<line> tre*n*mentos: </line>
<line> Quadro 3 - I**ica*ore* de resulta*os d*s trei*amentos - Continu*ção </line>
</par>
<par>
<line> Treinamento </line>
<line> Curva de Alívi* da Bobinadeira </line>
<line> Pr*nsa de Discos </line>
<line> Funcionamento do Conjunto Tandem </line>
</par>
<par>
<line> I*dica*or </line>
<line> Esco*ha correta da *ur*a de alívio. </line>
<line> Tempera*ura da *rensa de Discos </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Existe </line>
<line> **m. </line>
<line> Sim. </line>
<line> *im. </line>
</par>
<par>
<line> Frequência </line>
<line> S*mpre que ocorr*m *alhas d*rivadas da curva d* alí*io, denominadas "Fi*has". </line>
<line> 1 ve* por turno. </line>
<line> À medida em que ocorrem as *erdas. </line>
</par>
<par>
<line> Duraçã* </line>
<line> * *eses ante* / 3 me*es depois do *reinamento. </line>
<line> 1 mês ant*s ** treina*ento / 1 **ses após * treiname*to. </line>
<line> 3 m**es a*tes do tre*na**nto / 3 meses após o trei*amen*o. </line>
</par>
<par>
<line> Como avaliar a melho*ia </line>
<line> Aumen*o da uti*iza*ão de curva de alívio **eq*ada. </line>
<line> Adequação da temperatura à faixa ideal de trabalho </line>
<line> Redução d* número de bobi*as grudadas. </line>
</par>
<par>
<line> Nível de ad*quação </line>
<line> Mui*o alto. Depende f*rte*en*e do comport*mento dos operadores. </line>
<line> Baixo, pois depende do fun*ionamento do equipamento e da prec**ão da medição (q** sab**os *ão ser a*ta). </line>
<line> Alto. Existem o*tr*s fat**es *ue interfe*em na oco**ênci* de b*b*n*s gr*da*as, mas * oc*r*ência *este problema está ligada à atuaç*o dos operad*res. </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Própria. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teres*na, v. 17, n. 1, art. 9, p. 177-194, jan. 202* </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C*n*tr**ão e Anál*se *e um Proce*imento *valiati*o de Treiname*to: Model* Kirkpat*i*k </line>
<line> 191 </line>
</par>
<par>
<line> 3.5 O etap*s para aplicaçã* do mod**o Kirkpatr*ck de av*liação </line>
</par>
<par>
<line> Apresentados todo* o* m*todos q*e serão ut*lizados para a aval**çã* de cad* um *o* </line>
<line> níveis de avalia*ão, *onclu*-*e que *e f*z neces*ário, para co*str**ão de um modelo de </line>
</par>
<par>
<line> a*aliação: (a) ide*tifi*ar a**es de treina*ento pot*n*ia*mente ca*az*s *e influ*nciar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> d*sempen*o da *rganiz*ção, (b) elaboração e aplicação de </line>
<line> qu*sti*nários par* aval*ar </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> s*tisfaç*o *os *rein*dos qu*nto ao programa, (c) elaboração e aplicação de </line>
<line> provas sobre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> co*h*cimen*o técnic* abordado no *reiname*to, (d) </line>
<line> entrevistas periódicas </line>
<line> c** todos </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> atingi*os pelo pro***m* (treina*os e seus col*gas de *rabalho) para a*aliar mud*nças </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> comportament*, (e) selecio*a* indicadores para a avali*ção da efet*vida*e do treinamento, (f) </line>
</par>
<par>
<line> compar*r res*lta*os *e tais indicadores </line>
<line> antes e depois do progr*ma, a fim d* *de*tificar </line>
</par>
<par>
<line> evidênc*as de e*etividade. </line>
</par>
<par>
<line> *ale re*s*ltar que o modelo ex*osto *ode vari*r mui*o pa*a cada realida** </line>
<line> org*ni*aci*nal, um* vez q*e t*m um* rela*ão muito direta com to** o conteúdo técnico </line>
</par>
<par>
<line> en*olvid* nos t*einamento*. *or isso, c*da e*p**sa pr*cisa leva*t*r **as nec*ssid**es </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> aco*do com suas avali*ções inte*nas e, a p*r*ir diss*, seg*ir o pass* a *asso expost* </line>
<line> *ara </line>
</par>
<par>
<line> criaç*o *e u* mod*lo que esteja condizente com *e*s o*je*ivos. </line>
</par>
<par>
<line> 4 *ONSIDER*ÇÕE* FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> O modelo d* avaliaç*o de trei*amentos para * área *e A*abamento </line>
<line> de Bobi*as foi </line>
</par>
<par>
<line> elaborado c** bas* na metodologia de Kirkpatr*ck, **apta*do-se às características </line>
<line> *spe**ficas da área e com * objetivo de evid*nciar o caminh* que a empre*a deve *omar p**a </line>
<line> testar a *fetividade do p*ogr*ma propos*o. </line>
</par>
<par>
<line> A v**são **nal conta com </line>
<line> ques*ionári*s, pa*a as aval*ações *e *eação, e****vistas </line>
</par>
<par>
<line> inform*is, para o *ível *e *omport**ento, u*a avalia*ão de conhecimento técnico, a ser </line>
</par>
<par>
<line> elaborad* pela em*res* e u**l*zando-se da metodol*g*a de grupos de controle e análise </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> indicadores, para o último nível. À me*ida q*e *e *umenta* *s </line>
<line> *íveis, di*ic*ld*d* d* a </line>
</par>
<par>
<line> avaliaçã* cresce simultaneamente. Por isso, é muito difícil *ue as em*r*sas construam </line>
<line> modelos d* avaliação qu* con**m*lem a metod*log*a por complet*. *sper*-s* que o protótipo </line>
</par>
<par>
<line> a**e*e*tado *eja satisfatório *ara ev*denciar </line>
<line> os im*act*s e ganho* dos tre*namentos p*ra </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> set*r e que po*sa servir de guia para que outr*s est*dos possam se *a**ar na c*nstrução dos </line>
<line> seu* modelos próp*ios, considerando a reali*ade *e cada organizaç*o. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FS*, Teresin* PI, v. 17, n. 1, art. 9, p. 1*7-194, jan. 2*20 </line>
<line> *ww4.*sanet.com.*r/r*vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> V. B. Rusciolelli, T. P. Xa*ier, *. Gonç*lves, R. R. *r*itas </line>
<line> 192 </line>
</par>
<par>
<line> Sugere-se, para est*dos futu*os *a áre*, a *plicação do mod*lo aqui ex*osto, após as </line>
<line> re*liza*ões dos treinamento*, para que se pos*a testar sua *fetivi*ade e mensurar os *esulta*os </line>
<line> ob*idos par* a e*pres*. </line>
</par>
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<line> Como Re*erencia* *ste Artigo, co**orme ABNT: </line>
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<line> R*S*IOLELL*, V. B; XAVIER, T. *; GON*ALVES, W; FREI*AS, R. R. Con*truç** e Análise d* </line>
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<line> Co*tr*buição *os Aut*res </line>
<line> V. B. Ruscio*e*li </line>
<line> T. P. Xavier </line>
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<line> *. R. Freit*s </line>
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<line> 1) *o*cepção e *lanejamento. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
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<line> 2) anál*se e interpreta**o *os d**o*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
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<line> 3) elab*ração d* *ascunho ou na revisão cr*tica do conte*do. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) participação na apro*ação da ve*sã* final do man*sc*ito. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. *SA, Ter*sina, v. 17, n. 1, art. 9, p. 177-1*4, ja*. 202* </line>
<line> www4.fs*net.c*m.br/revist* </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)