<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 3, art. 15, p. 247-264, *a*. 20*0
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*0.17.3.15
</line>
</par><par>
<line>
*s Efeitos da Atuação do Ministér*o *úblico na* Fu*daçõe* *rivadas
</line>
<line>
The Ef**cts of Publi* Ministry Ac*ivit*e* on Non-Pro*it Organizat**ns
</line>
</par><par>
<line>
Gu*omar de Ol*vei*a Pass*s
</line>
<line>
*outora *m Sociologia pela Un*ve*sidade de Brasí***
</line>
<line>
Professo*a da Universida*e Federal *o Piauí
</line>
<line>
E-mai*: guiomar@ufpi.edu.*r
</line>
<line>
M*ria de Oliveira *ousa Port*la*a
</line>
<line>
Mestra** em Polí*ic*s Públicas p*l* *niversi*ade Federal do Pi*u*
</line>
<line>
Bacharel *m Direito pe*o Centro de Ensino *nif*cado de Teres*na
</line>
<line>
E-*ai*: mapo*telada5@h*tm*i*.com
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
G. O. Passos, M. O. S. Porte*ada
</line>
<line>
248
</line>
</par><par>
<line>
RE*UMO
</line>
</par><par>
<line>
*s*uda-se, *qui, a atuação do Mini*tério Públ*co ** contro*e das f*ndaçõ*s *riva*as sem fins
</line>
</par><par>
<line>
lucrat*vos *o Piauí, examina*do como ele age so*r* *s f*ndações, c*mo estas
</line>
<line>
ate*dem *s
</line>
</par><par>
<line>
disposiçõ*s minister*ais e o que isso produz. A atenç*o v*lt*-se para a conformidade
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
or*aniza*ões *s
</line>
<line>
estruturas
</line>
<line>
normativas, c*mpreenden*o-a c*mo efeito *a atuação ministerial
</line>
</par><par>
<line>
nas fun*ações. Par* *sso, vale-se de documentos prod*z**os *elo Mini**éri* Pú*l**o do Piauí
</line>
<line>
* pelas *undaçõe* para atende* à *egisla*ão e normativas. Constato*-s* q*e a ação mini*terial
</line>
</par><par>
<line>
compree*d*
</line>
<line>
*r*e**ações, na fase *nicial
</line>
<line>
da constit*iç*o da f*ndação, e *provação
</line>
<line>
*os
</line>
</par><par>
<line>
docu*entos instituidores, acompanhamento **s atividades, ap*eciação sobre atos prati*a*os
</line>
</par><par>
<line>
pelos *dministr*d*r*s e providências voltadas par* a extinç*o. *á ação das fundações *e a
</line>
<line>
expr*s*a pelo amoldamento das es*rut*ras organi*ac*onais às ex*gências da *egisla*ã* e p**a
</line>
</par><par>
<line>
pa*r*n**ação de *roc*d**ent*s e a*õ*s, em c*nfor*idade
</line>
<line>
com m*d**os ou si*temát*cas
</line>
</par><par>
<line>
est**e*ecidas. Por*anto, as
</line>
<line>
determinações do *elamento
</line>
<line>
ministerial nas fundaçõ*s
</line>
<line>
impõem
</line>
</par><par>
<line>
padrões para confe*ir legitimação institucional qu* faz co* que as organizações f*ndaciona*s
</line>
<line>
ad*tem as *e*mas e*truturas, procediment** e pr*ticas. Isso *corre por mei* das imposições
</line>
<line>
da legislação e da adoç** de modelos organi*acionais já estabel*cidos * legitimados a fim *e
</line>
</par><par>
<line>
atender às expectativas cul*urais e *oci*is que a legislação exi*e para
</line>
<line>
q*alificaçã*,
</line>
</par><par>
<line>
certifica*ão e e*tabe*ecime*to de parcerias. Conclu*u-se que a atuação do *in*stério Públi*o
</line>
<line>
do Piauí faz com que *s fundações *enham estrutu*as e procedime*tos similares, isto *, *ejam
</line>
<line>
isomórf*cas por meio d* coerção ou da adoção d* m*delos *r*anizacionais já esta*elecidos *
</line>
<line>
legitimados.
</line>
<line>
Pala*ras-*h**e: Ministério Pú*lico. F*ndações P*ivadas. *elamento. Isomorfismo.
</line>
<line>
*BS*R*CT
</line>
<line>
I* is a study *bout the acting o* th* Braz*lian State o* Pi*uí Pu*lic Mini*tr* (PM) to exert
</line>
</par><par>
<line>
cont**l over th*
</line>
<line>
*on-profit orga*i*ations (NPO) *n th*t S**te, emphasizing t*e *roceedings
</line>
</par><par>
<line>
adopted by th* PM and how th* NPO comply wi*h the leg*slation of *he *M. It *tiliz*s data
</line>
<line>
provid*d by do*uments released by *he PM *nd *he N*O. It was foun* that th* proc*e*ings of
</line>
</par><par>
<line>
t he P *
</line>
<line>
c*ns*s* of or*entation* and
</line>
<line>
appro*al of do*uments
</line>
<line>
on *he phase of constituti*n the
</line>
</par><par>
<line>
NPO, in*luding s*rveillance of their ac**vities, appr*isal of t*e conducts of their managers and
</line>
<line>
pro*eeding reg*rding **e e*tinction of th* NPO. It w** *oted t*at actin* of the NPO consist *f
</line>
<line>
com*l*ing wit* t*e l*gis*atio* p*ovided by the PM and standardiza*ion of their pr**eedings.
</line>
</par><par>
<line>
Thus, the *urveillanc* by t*e PM ov** t*e NPO
</line>
<line>
impos* standard* in order to lega*iz*
</line>
<line>
their
</line>
</par><par>
<line>
activities, which ma*es t*e NPO ad*pt those sta*dards. This **curs by
</line>
<line>
* he i m pos * t i on o*
</line>
</par><par>
<line>
legislation and
</line>
<line>
the adoption o* organ**ational mod*ls tha* c***l* w*th so*i*l and c*ltural
</line>
</par><par>
<line>
expe*tat*on* *hat the leg*slation requires in
</line>
<line>
order to qu*li*y, c*rtificate
</line>
<line>
and create
</line>
</par><par>
<line>
partne*ships. It con*ludes that the acting *f *he *M re*ult in simi*ar *roc*e**ngs and models
</line>
<line>
*d*pted by the NPO, makin* them isomorphic.
</line>
<line>
Key*or*s: *ublic M*nis*ry. Non-pro**t O*g*nizations. *u*veillance. Isomor*his*.
</line>
</par><par>
</page><line>
***. *SA, Tere*ina, v. 17, n. 3, art. 15, p. 247-26*, mar. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os E**itos da Atu**ã* do Mini*tério Pú*li*o na* F**daçõe* P*ivadas
</line>
<line>
**9
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODU*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
Aborda-se a atuação *o Ministér** Pú*l*co n* controle das fund*ções priv*das s*m
</line>
</par><par>
<line>
fins lucra**vos
</line>
<line>
no Piauí, *xaminando o* efeitos
</line>
<line>
pr*voc*do*
</line>
<line>
p*lo *elamento minis**r*al
</line>
</par><par>
<line>
estabeleci*o ** art.
</line>
<line>
66
</line>
<line>
d* Códi*o Ci*il (Lei
</line>
<line>
n* 10.40*/*0*2). Essa atua**o já co**tava no
</line>
</par><par>
<line>
Código Civil *e 1916 (L*i
</line>
<line>
n*
</line>
<line>
3.071, de 1º *e janeiro
</line>
<line>
de 191*), ao estabel*cer, no art. 26:
</line>
</par><par>
<line>
"*e*ar* pel*s fundaç*es o M*nistério Púb**c* *o Estad*, onde situadas", não *endo, p*r
</line>
</par><par>
<line>
co*seguinte, u*a
</line>
<line>
inov*ç*o d* *ódig* vigente, pelo contrár*o, es*a é uma atuação *u* já
</line>
</par><par>
<line>
f*ncou **ízes, o que n*o sign**ica q** seja con*e*su*l * seu escopo (BRASIL, 20*2).
</line>
<line>
Para uns, como Fe**e*ra (19*6), P*che*o (2*12) e Hülse (20*5, p. *01), * atuaç*o
</line>
</par><par>
<line>
co***ste num m*sto de fisc*liz*ção e acompanhamento
</line>
<line>
em que se associa a verifi*ação
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
observância do cumpriment*
</line>
<line>
da legislação, normas * estatutos com "aconse*hamento,
</line>
</par><par>
<line>
*ecomendações de a*õe* * provid*n*ias" (PA*HECO, 20*2, p. 22).
</line>
<line>
A in*en*ã* é *xami*ar o alca*ce d*s *inal*dades a que se pro*useram no ato d*
</line>
<line>
cria**o, ou s**a, *ma a**ação "re*t*ita em c*nformidade com a *eg*sla*ão *igen*e", v*sto que
</line>
<line>
a vontade do instituidor *a fu**a*ão prevalece so*r* a vontade ** Ministério Públ*co, não lhe
</line>
<line>
ca*endo interferi* *m sua ad*in*s*raçã* (HÜLSE, 2*15, *. 1*1). Nesse *ntendimento, vela* é
</line>
</par><par>
<line>
fisca**zar con**nua e
</line>
<line>
*ermanente*e*te, tendo *m
</line>
<line>
vista afe*ir a confo*mi*ade dos at*s
</line>
</par><par>
<line>
pratic*dos c*m * l*gislaçã* e com os int*ntos *xpressos nos documentos inst*tuidores.
</line>
</par><par>
<line>
Pa*a
</line>
<line>
o*tro*, com* Palma (200*), Paes
</line>
<line>
(2*18) e S*ntos (2008), é uma
</line>
<line>
atribuição
</line>
</par><par>
<line>
"excessi*a*ente abrange*te", pois "permite q*e o Pro**tor d* Justiça Cível d* Fun*ações
</line>
</par><par>
<line>
**ssa intervir nos
</line>
<line>
ó*gão* fundac**nais"
</line>
<line>
(PALMA, 2*03, p.141
</line>
<line>
apu* PATZLAFF,
</line>
<line>
2013,
</line>
<line>
*.
</line>
</par><par>
<line>
3*). Conforme Pa*s (20*8, *. *32), essa i*tervenção "transb*rda o mero c*ntro*e; s*u pa*el
</line>
</par><par>
<line>
essencial *efe**-se
</line>
<line>
à *olaboração par* o desen*olvi*ento d* u** relação plenamente
</line>
</par><par>
<line>
simbiótica entre a fun*ação priv*da e comu*idad* na a
</line>
<line>
qual e*t* ins*rida". É uma *tuação,
</line>
</par><par>
<line>
*om* cons**tou *antos (2008), e* estu*o s**re a cu*a*oria de
</line>
<line>
fu*da*ões em Anápolis, que
</line>
</par><par>
<line>
não se limita "ao simplismo ** f*scalizaç*o, *as si* de um VELAMENTO pró-*tivo, capaz
</line>
</par><par>
<line>
de *rodu*i* rea* *n*eresse o
</line>
<line>
pela id**ti*icação da **g*it*d* que tais *nti*a*es a*rese*tam
</line>
</par><par>
<line>
para * desen*olvimento social"
</line>
<line>
(SAN*OS, 2008, p. 14). Sig*ifica "cu*dar diligent*mente,
</line>
</par><par>
<line>
ate*tar para * efetiv* *umprimento dos *esi*eratos pro*ugnados pelos in*tituidores"
</line>
<line>
(*ANTOS, **08, p. 29).
</line>
<line>
O que se questiona neste texto é: Como age o Ministé**o Púb*ico *o Pi*uí sobre as
</line>
<line>
fundações? Como as *undaç*es atendem às disposições minister*ais? * qu* ess* ate*dimento
</line>
</par><par>
<line>
*roduz nas fundaç**s? Est* **o
</line>
<line>
tem si*o uma abordag** co*um nos estud*s da temátic*,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. 17, n. 3, art. 15, p. *47-264, mar. 2*20
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. O. *ass*s, M. O. S. Portel*da
</line>
<line>
250
</line>
</par><par>
<line>
vez
</line>
<line>
q*e têm se voltado *ara os pr*ced*mentos utilizados n* atuaçã* fi**al*zatóri*,
</line>
<line>
po*
</line>
</par><par>
<line>
exemplo, na an*lis*
</line>
<line>
do Sistema de Cadas**o de Prestação de Con*a - S*CAP sob diferentes
</line>
</par><par>
<line>
ótic*s: acco*ntabili*y, e*idenciação, av*li*ção e transparência (TORRES, 2006; *ACHEC*,
</line>
<line>
201*; P*TZLA**, 2013).
</line>
</par><par>
<line>
N* P*au*, o velamento **s fundações privadas *em *ido uma competência
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
P*omotoria de Justiça d* *u*d*ções e Ent**ades d* Interesse Soc*al (*JFEIS), cr*ada pela Le*
</line>
</par><par>
<line>
Esta*ual nº
</line>
<line>
5 .4 0 1 , d e
</line>
<line>
14 de j ul ho
</line>
<line>
de 2004, em conformidade com a Le* Or*ânic* do
</line>
</par><par>
<line>
Min*s*ério Púb*ic* do Estado do Piauí (*ei Comp**mentar nº 12, de 18 *e *ezemb*o de 1993),
</line>
<line>
com a*uação tipi*ament* extraju*icial.
</line>
<line>
Neste estud*, a at*n*ão *olta-se para * a*uação ta*to ministerial como d*s fundações,
</line>
</par><par>
<line>
analisando *om* est*s s*
</line>
<line>
conformam
</line>
<line>
*s normati*as
</line>
<line>
es*abelecidas pelo Mini*tér*o Público.
</line>
</par><par>
<line>
Trata-se, p*r c*nseguint*, de
</line>
<line>
*m estudo da conformidade d*s orga*izações às estruturas
</line>
</par><par>
<line>
normativas, *ompreendendo-* c*mo *feito da
</line>
<line>
atuação *in*sterial n*s e*tidades priva*as
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**t**eza jurídica fundacional.
</line>
</par><par>
<line>
E*sa é uma perspec*iva de análise que tem por base e*tu*os, como o *e Dimaggio e
</line>
</par><par>
<line>
Powell (2005) e
</line>
<line>
o
</line>
<line>
de Mey*r e Rowa* (197*, p. 346), qu* *pon*am a conf*r*idade
</line>
<line>
d*s
</line>
</par><par>
<line>
e*tru*uras organ*zacion*i* ao* val*res vigentes no a*biente. Segundo *ssa perspectiva, dizem
</line>
</par><par>
<line>
Car*a*ho, V*eira e L*pes
</line>
<line>
(*999, p. *),
</line>
<line>
o ambien*e
</line>
<line>
consis*e *m determinadas "relações
</line>
</par><par>
<line>
intero*ga*i*ati*as", sendo, por con*eguinte como "*m f*t*r c*jas *nfl**nc*as nas est*utu*as
</line>
<line>
organizacionai* determinam algumas das **racterís*icas das organ*zaç***".
</line>
<line>
Na persp*ct*va institucional, q*e alarg*u os elemen*os c*nsi*er*dos na a*ális* das
</line>
</par><par>
<line>
relações orga*ização-ambiente, o se*undo é f*rmado *anto por "fluxos e
</line>
<line>
inte*câmbios
</line>
</par><par>
<line>
técnicos" como por "um *istema
</line>
<line>
de *renças e de
</line>
<line>
normas *nstituciona*iza*as". P*r
</line>
</par><par>
<line>
co*seguinte, e**stem dois tipo* de ambiente: o técnico e o *nstitucio**l. O p*imeiro "e*volve
</line>
</par><par>
<line>
tecn*lo*ias
</line>
<line>
com*lexas e *rocas de
</line>
<line>
produtos ou *erviços em um me*cado n* q**l a*
</line>
</par><par>
<line>
org*niza**es buscam eficiê*cia * *fetividade nos processos de trabalh*" (PACHECO, 2001,
</line>
<line>
p. 2), e o s*gundo "envol*e regras e v*lores social*e*te aceito* a par**r do es*a*eleci*ento de
</line>
<line>
estruturas e pro*e*s** **rret*s a fim de receber su*orte e l*gi*imidade do ambient*"
</line>
</par><par>
<line>
(PACH*C*, 2001, p.
</line>
<line>
2). Em um, como observa* Ca*valho, Vi*ir* * Lop*s (1999),
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
racionalidade s* volt* p*ra a
</line>
<line>
eficiência e a efi*ácia, n*
</line>
<line>
outr*, busca-se a le*i*im**ade
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
org*nização. Ambos, contudo, influenciam as *stru*uras organiz*ciona*s e, inclusive, c**o
</line>
</par><par>
</page><line>
d*zem Carvalho, V*eira Lopes (1999, *.6), "determinam algumas das ca*acte**sticas das e
</line>
<line>
organizações".
</line>
<line>
Re*. F*A, Te*esina, *. 17, n. 3, art. 15, p. 247-264, mar. 2*20 www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O* *feitos da A*uação do Ministério Público nas Fund*ções Privadas
</line>
<line>
251
</line>
</par><par>
<line>
Desse mo*o, é uma perspectiva de an*lise que insere, na inte*preta*ão da realida*e
</line>
<line>
*r***iza*ion*l, as infl*ências das "pressões normativas do estado e de out*os *rganismos
</line>
<line>
reguladore*" (CA*VALHO; VIEIRA; LOPES, 1999, p. 10) s**re suas ****u*uras e
</line>
<line>
*r*ced*mentos.
</line>
<line>
Anali**m-se, a part*r dessa *erspec*iv*, os efeitos da a*uação do Ministério Púb*ico no
</line>
<line>
*el*mento das fundaç*es, valen*o-*e, para *sso, de fontes do*umentais, constituídas pela
</line>
</par><par>
<line>
legisla*ão, no*mati*as e in*tru*entais disp*níveis n* si*e oficial
</line>
<line>
do órgão, re*ativas
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
constituição, à p*est**ão de
</line>
<line>
contas *as f*ndaç*es * p*l*s do*u*entos por ela*
</line>
<line>
produzidos
</line>
</par><par>
<line>
p**a
</line>
<line>
aten*er à **gislação, al*m de norma*ivas, tais como e*tatuto*, estud*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
viabilidade
</line>
</par><par>
<line>
econômica e *i**nceira, at*s e rel*tórios.
</line>
</par><par>
<line>
O* docu*e*tos, depois de selecionados, f*ra* **alisados, com o fim
</line>
<line>
de *scolher
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
mais sign*f*cativos *ara a re*onstr*ç** da *tuação d* Minist*rio Público s*bre a* **ndaçõe* e
</line>
</par><par>
<line>
para o exame das re*ções des*as às determina*ões mi*i**eriais. A análise *ue for*m *
</line>
<line>
submetidos con*istiu d*: identifi*ação dos procedim*ntos e determinações do Min*stério
</line>
<line>
Público na constitu*ção das fundaçõ*s e dos a*os e açõ*s de*as decorrente*; inte*p*etação d*s
</line>
<line>
informações, tendo e* v*sta des*elar *s c*nteúdos manifes*os e latentes e, com i*so, det*ctar
</line>
</par><par>
<line>
o co*te*do e sentidos dos proce*imentos, *eter*i*ações, at*s e açõ*s, be* como
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
contornos adqu*r*do* pelas fun*açõe* em dec*rrência da atuação minis*er*al.
</line>
</par><par>
<line>
Os result*d*s est*o expos*os *m qu*tro seções, incluin*o esta introdução
</line>
<line>
*ue é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
primeira. * segunda seção ab*rda a atuação m*n*sterial, eviden*iando como a*e so*re as
</line>
</par><par>
<line>
funda*ões e
</line>
<line>
**mo estas instituições at*ndem às dis*osiçõ** lega*s decorrentes *o
</line>
<line>
controle
</line>
</par><par>
<line>
min*sterial. Na terceira, analisam-se, c*m base na teoria *eoinstitucionalista, os efeitos
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
atuação m**ist**ial e o isomorfismo pre*om**ante
</line>
<line>
*essa relação. Na quarta seção,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
conclusão, são analisados os efeitos d* at*a*ão m*nisterial nas *u*dações.
</line>
<line>
2 R*FER*NCIAL TEÓRICO
</line>
<line>
2.1 Atuação do minis*ério público e atendimento de *uas de*e*m*nações pel*s f*ndações
</line>
</par><par>
<line>
A Constitu*ção Federal
</line>
<line>
** 1988, no a*t. *27,
</line>
<line>
caput, in*umbe ** Ministério Público *
</line>
</par><par>
</page><line>
d*fesa da ordem jurídica e d*s in*eresses sociais e individ*ais i*dispon*veis e, n* artigo 129,
</line>
<line>
estabelece que são suas funções institucionais:
</line>
<line>
I - promove*, privativamente, a a*ão pena* pú*lica, n* f**ma *a le*;
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 3, art. 15, p. 2*7-264, *ar. 2020 www*.fsa*et.*o*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. O. Passos, M. O. S. Port*lad*
</line>
<line>
2*2
</line>
</par><par>
<line>
I* - zela* *el* efetivo resp*ito d** Podere* Público* do* servi*os de relevância e
</line>
</par><par>
<line>
públ*c* *os
</line>
<line>
direitos asse*ura*os nesta Co*stituição, promovendo as *ed*da*
</line>
</par><par>
<line>
necessárias a sua gara*tia;
</line>
<line>
III - pr*mover o inq*érito civil e a ação civil públi*a, par* a prot*ção *o patrimônio
</line>
<line>
**blico e s*cia*, do meio ambien*e e de outros int*resses difus*s e cole*ivos;
</line>
</par><par>
<line>
IV - p**mover a aç*o de
</line>
<line>
inconstitucion*lida*e o* r*pres*nt*ção para fins de
</line>
</par><par>
<line>
in*ervenç** da Un*ão e dos **tados, nos casos *re*ist*s n*sta C*nst*tui*ão;
</line>
<line>
V - defen*er j*dicialmente o* dir*itos e interes*es *as populações i*dígenas;
</line>
</par><par>
<line>
V* - expedir noti*i*ações nos
</line>
<line>
proc*dimentos administ*ativo* de sua competên*ia,
</line>
</par><par>
<line>
requisitando inf**mações * docu**ntos para i*stru*-los, *a form* da lei
</line>
<line>
comp*eme*tar *espectiva;
</line>
<line>
VII - exerc*r * con*rol* *xter*o d* ati*idade poli*ial, *a form* *a lei c*mplementar
</line>
<line>
*encio*ada n* a**igo anterior;
</line>
</par><par>
<line>
VII* - **quis*tar
</line>
<line>
dilig**cias inves*igatórias e a insta*ração *e i*q*érito p*l**ial,
</line>
</par><par>
<line>
indic*dos os fun*amentos ju*ídicos de suas manifestaçõe* proce*suais;
</line>
</par><par>
<line>
IX - e**rcer o*tr*s funções
</line>
<line>
que lhe fo*em co*feri*as, desde que c*mp*tíveis com
</line>
</par><par>
<line>
sua fin*lidade, sendo-lhe v**ada a representaçã* judicia* e a con*ultoria j*rídica de
</line>
<line>
entid*des públicas (BR**IL, 1988).
</line>
<line>
Nas fun*ões e*t**ele*i*a* *os i*cis** *I e III, conforme P*es (2018, p. 623), repousa o
</line>
<line>
fu**amento das ativ*dades de fisc*lização d*s funda*ões, "pessoas *urídicas de direito
</line>
<line>
priv*do, que nascem, **vem e extinguem-se sob a *ista do Ministério Públi*o".
</line>
<line>
As **zões di*so, acrescenta o auto* (PAES, 2018), são o comprome*imento do
</line>
<line>
patri*ôni* para fi*s sociais, o cará*e* *ratuito e se* fins lucrativos dos s*rviços prestados à
</line>
<line>
sociedade, a estrutura organi*a*ional voltada p*ra o alcance d** f*na*idad** e do recebimento
</line>
<line>
de be*ef*cios e isenções tributári*s.
</line>
<line>
No P*auí, a Promot*ria de J*s*iça de Fundações e Entidades d* In*eresse Socia*
</line>
<line>
(PJ*E*S), conform* o art. 46, da Lei **mplem**t*r 12/1993 (Lei O*gânica do Ministério
</line>
<line>
Púb*i*o do *iauí), t** as seguintes atribuições no ve*ame*to das *unda*ões:
</line>
</par><par>
<line>
I
</line>
<line>
- a**o*ar minutas das escrituras de institui*ã* de fundaç*es e re*p*ctivas
</line>
</par><par>
<line>
a*t*rações, ve*ificando se *tendem ao* requisit*s legais e se bastam os *ens *** *ins
</line>
<line>
a que *e destinam, fi*cal*za*do seu registro;
</line>
</par><par>
<line>
II - ela*orar o* *statutos das fundações se nã* o fizer aquele a quem inst**uidor o
</line>
<line>
*onferi* * e*c*rgo;
</line>
<line>
III - fisca*izar o fu*ciona*e*to *a* fundaçõ**, salvaguardand* a s*a estrut*ra
</line>
<line>
jurídica e estatutária e p*omo*er a ex*i*çã* nos casos previs*o* em lei;
</line>
<line>
IV - ap*ovar a presta**o de con*as dos ad***istradores o* t**our**ros *as fundações,
</line>
<line>
req*er*ndo-a judici*lmente quando *ão o fizerem em tempo hábil;
</line>
<line>
* - *isitar *e*ula*me*te as fundações sob fiscaliz*ção;
</line>
<line>
VI - fiscalizar a aplicação ou *t*lização d*s bens e rec*rsos destinad*s às fundaçõ**;
</line>
</par><par>
<line>
VII - promover a a*ulação
</line>
<line>
de atos pr*ti*ados *elos administradores das fun*a*ões,
</line>
</par><par>
<line>
quando não observadas as normas es*atutá*ias ou
</line>
<line>
disposi*õ** legais, requer*nd*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
sequ**t*o dos bens *rregula*mente alie*ados e o**ras *e*idas cautela*es;
</line>
<line>
V*II - *equerer a remoção d** administradores *as fundações, qua*do negligent*s ou
</line>
</par><par>
<line>
inf*éi*,
</line>
<line>
e
</line>
<line>
a nomeação *e adm*nistradores pro*is*rios, se de modo diverso não
</line>
</par><par>
<line>
di*pusere* os respectivos estatutos ou regimentos;
</line>
<line>
IX - ex*mi*ar *alanços e demonstrativos de resultados da* fundações;
</line>
<line>
* - fiscal**ar todas as fundações inst*tu*das pelo Estad* e *unic*pi*;
</line>
</par><par>
<line>
XI
</line>
<line>
- requer*r prest*ções de conta* d*s
</line>
<line>
adminis**ador*s
</line>
<line>
ou tesour*iros de
</line>
<line>
hos*i*ais,
</line>
</par><par>
<line>
as*los, *ssociações bene*icentes, fu*dações e de q*alq*er instituição de utilidade
</line>
</par><par>
<line>
pública, que *enh*m recebido
</line>
<line>
ou recebam legados ou subvenção
</line>
<line>
d* União, Est*d*
</line>
</par><par>
<line>
ou do Mun*c*pio;
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. 1*, n. 3, art. 15, p. 2**-264, mar. 2*2*
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os Efei*os da Atu*ção do Ministério Público n*s Fundações Priva*as
</line>
<line>
2*3
</line>
</par><par>
<line>
X*I - requisitar inform*ções e c*pi*s a*tê*ticas das atas, convenientes * f*sc*lização
</line>
<line>
*as fundações;
</line>
</par><par>
<line>
XI I I
</line>
<line>
- prom*ver * ver*f*cação de que t*at* o artigo *0, parág**fo
</line>
<line>
único, *o *ódigo
</line>
</par><par>
<line>
Civil*;
</line>
<line>
XIV - promover, na forma ** lei, cassaçã* de declaração *e util*dad* pública de a
</line>
<line>
sociedade, ass*c*ação o* fun*ação;
</line>
</par><par>
<line>
XV - fiscal*zar * promover, nos *ermos ** lei, * d***oluç*o da* s*cied*des
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
associaçõe* benef*centes;
</line>
</par><par>
<line>
XVI - exercer outras atribuições que l*e cou*er*m, em conformida*e com a
</line>
<line>
l*gislaç*o pe*ti*ente [...] (PIAUÍ, 1993).
</line>
<line>
As at*ibuiç*es, por conseguinte, contemplam o velame*to em todas as etapas do \ciclo
</line>
</par><par>
<line>
vi*al\ da* *undações, isto é, do nascimento o* criação à morte ou extinção. O
</line>
<line>
que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Promotoria faz, em *ada momento, é o *eguin*e:
</line>
</par><par>
<line>
a) n* nasc**en*o ou **iação:
</line>
</par><par>
<line>
Or*entações *ormais
</line>
<line>
e informais
</line>
<line>
sobre as exigências da legislação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
di*ponibilizaç**, por m*io do sítio ele*rônico do órgão, de modelos de
</line>
<line>
esta*uto
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**ndação, ata *e ins*ituiç** de fu*dação, ata de associ*ção, estudo de *iabilidade, de
</line>
<line>
escritura de co***ituição de f**dação;
</line>
<line>
Exame preliminar da* m*nutas *e escrit*ra, *e estatuto e a viabilida*e econômica;
</line>
<line>
elaboração do estatu*o da funda*ão ca** o instituidor n*o o tenha feito; promoção de
</line>
<line>
dilig*ncias e alt*rações julgadas ne*essárias ao ate*di**nto da legisla*ão;
</line>
<line>
Análise e apreciaç*o dos a*os co*stitu*ivos, mediante expediçã* d* portaria,
</line>
</par><par>
<line>
tornando a e*tidade apta a promover o regis*ro
</line>
<line>
*o
</line>
<line>
cartório d* Regist*o Civil das
</line>
</par><par>
<line>
Pessoas J*rí**cas, fase e* qu* adquirirá *erson*lidade jurídica.
</line>
<line>
Nessa fas*, a* fu*daçõe*:
</line>
<line>
Cu*dam da elabo*ação do estatuto d* *cor*o *om a vontad* do i*stituidor e *om os
</line>
<line>
requisitos lega*s (Có*igo Civil - Lei *º 10.40*/2*02 e Lei de Registros P*bli*os - Lei
</line>
<line>
nº 6.015, de 31 de dezembro *e 197*) (BR*SIL, 2002; *RASIL, 1973);
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
§
</line>
<line>
1
</line>
<line>
o
</line>
<line>
Aquele que *iver direi*o à p**se provisória, mas não
</line>
<line>
pud*r presta* * garantia *x*gi*a
</line>
<line>
neste *r*igo, *erá
</line>
</par><par>
<line>
excluído, ma*tendo-se os bens
</line>
<line>
que lhe
</line>
<line>
deviam caber so* a ad*inistração do curador, ** *e ou*ro he*deiro
</line>
</par><par>
<line>
designad* p*lo *uiz, e que preste essa garantia.
</line>
</par><par>
<line>
§
</line>
<line>
2o Os ascendent*s, *s descendentes e o cônjuge, u*a vez
</line>
<line>
provad* a sua *ual*dade de herdeiros, poderã*,
</line>
</par><par>
<line>
indep*nden*emente d* garan*ia, entrar n* pos** dos b*ns do au*e*te.
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FSA, Te*esin* PI, v. 1*, n. 3, art. 15, p. 247-264, mar. 20**
</line>
<line>
www4.f*a*et.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. O. Pas*os, M. O. S. Porte*ada
</line>
<line>
254
</line>
</par><par>
<line>
Red*gem o Estudo de Viabilidad* Econôm*ca, d* acordo c*m as or*en*ações do
</line>
<line>
M*nistério Públi*o;
</line>
<line>
Encaminham os docum*ntos *labora*os junto com o tr*nslado da escritura públ*ca
</line>
</par><par>
<line>
de in**itui*ão d* fundação ou do te**amento ao Ministério Público p*ra exa*e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
aprovação;
</line>
</par><par>
<line>
Adotam as pro**dências conf*rme as apreciações do Ministério Público: c*rreções,
</line>
<line>
qu**do solicitada* re**sões pontuais; aj*izamento de aç*o *e s*pr**en*o jud*cia* de
</line>
<line>
a*rovaçã* esta**tária, qua*d* ho*ver indeferim*nt*; e re*istro no Cart*rio de Pessoas
</line>
<line>
Jurídicas, *o prazo de 30 *ias, qu*ndo da aprov*ç*o. Nesse *aso, procede-se do
</line>
<line>
s*g*inte modo:
</line>
<line>
1. Apresent*ç*o do req*erimento *irigido a* Regi**ro C*vi* das *e**oas Jurídicas,
</line>
<line>
ass*nado pelo represe*tante legal, c*m a indi*ação da res**ência do requerente (Art. 12*, da
</line>
<line>
Le* 6.015/*3), inst*uído *om:
</line>
<line>
Ata da primeira r*u*ião da admini**ração;
</line>
<line>
Rela*ão *a diretoria d* fun*a*ão (d**laran*o o nome, nacionalidade, estado ci*il,
</line>
<line>
profissão, *úmero *o *G * CPF dos membros, *e ac**do *om o art. 46, II do
</line>
<line>
CC/2002);
</line>
<line>
Estatuto e* duas vias, assina*o e rubricado pe** repre*entante leg*l;
</line>
<line>
E*emplar do Diár*o Ofi*ial que *eu publicidade à *or*aria de aprova*ão.
</line>
<line>
2. E**ami*hamento *a certidã* expe**da p*lo cartório ao ó*gão do Ministé**o Público,
</line>
<line>
p*ra juntada ao processo de cria*ão das *un*açõe*;
</line>
<line>
3. Integral*zaç*o do patrimô*io dotado à f*ndação, com transc*ição nos *espec*iv**
</line>
<line>
registros ou por *ei* *e dep*sito em instit**ções finance*ras habilitadas, se a d*tação
</line>
<line>
*nvolver *uantia em di*heiro;
</line>
<line>
4. En*aminhame*to ao órgão d* Mini*té*io Pú*lico do *omp**van*e *e d*pósito,
</line>
<line>
de*tro *o prazo estip*lado, da resolução de aprovação;
</line>
<line>
5. Remessa *o exa*e do Ministério Público de cóp*as d* **gulamento, re*imento
</line>
<line>
interno.
</line>
<line>
Ilustra-se, abaixo, a sequência de ações do Min*stério Públ*co e r*açõe* d*s f*ndações
</line>
<line>
no pro*esso de cri*ção de**as ent*dades.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FS*, Teresina, v. 17, n. 3, art. 15, p. 247-*64, ma*. 2020
</line>
<line>
www*.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O* Efei*os da Atuaç*o d* Ministério Público n*s Fundações P*iva*as
</line>
<line>
25*
</line>
</par><par>
<line>
Figura 1
</line>
</par><par>
<line>
CRIAÇÃO D*S *UNDAÇÕES
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elabo*ação *as autoras a *artir de info**ações disponibilizadas n* *íti* eletrônic* do M*nistéri* Público
</line>
<line>
do *iauí.
</line>
</par><par>
<line>
Legenda:
</line>
<line>
- M*n*stério *úb*ico
</line>
<line>
- Fundações *riv*da*
</line>
</par><par>
<line>
b) *o d*senvolvim*nto das aç*es:
</line>
</par><par>
<line>
*com*anham*nt* e *iscalização
</line>
<line>
por meio de visitas regu*ar** par* a*estar o
</line>
</par><par>
<line>
cumprime*to da vont*de do
</line>
<line>
in*tituidor, a utilização do patrimônio
</line>
<line>
confor*e as
</line>
</par><par>
<line>
finalidades, a p*eservação da estr*tura juríd*c*-est*t*tária; orientaç**s so*re *s
</line>
<line>
pr*cedimentos c*ntá*eis, fin**ceiros * *d*inistrativos;
</line>
</par><par>
<line>
Aplicação de medidas cautelares ou pu**tivas, tais *omo: s*questr*
</line>
<line>
de bem
</line>
</par><par>
<line>
irregul*rmente al*en*do, a**lação de *tos prat**ados pelos administradores, *emoções
</line>
<line>
de gestor*s fundacionais, cass*ção *e *eclaraç*o de utilidade pública;
</line>
</par><par>
<line>
Exame d**
</line>
<line>
p*estaç*es de **ntas por m*io de *elatório circu***an*iado
</line>
<line>
da*
</line>
</par><par>
<line>
at*vidad*s, balanço patr*moni**, declara*ão de Imposto d* Ren**, inv*n*ári*
</line>
<line>
patrimonial, relação das contas b*ncá*ia*, có*ias de c**t**t*s e convênios com *utras
</line>
</par><par>
<line>
entidades *r***d*s *u com o p*der púb*ico, relação das açõ*s judiciais e
</line>
<line>
*ut*as
</line>
</par><par>
<line>
pendências;
</line>
</par><par>
<line>
Emissão de
</line>
<line>
parece* relativo às prestaç*es apresentada*, i*di*ando: aprovaç*o,
</line>
</par><par>
<line>
quando emite Ate*tado de Regu*arida*e -
</line>
<line>
ATRE, não **rovação, quand* i*dica*a
</line>
</par><par>
<line>
ne*essidade d* *e*lização de a*ditoria ou *e me*i*as *xtrajudi**ais e/ou *udiciai* em
</line>
<line>
*ace das funda*ões;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Exam*
</line>
<line>
do p*did* de alien*ção
</line>
<line>
de bens imóveis, aceit*ção de doaç*es com
</line>
</par><par>
<line>
encarg*s, e*présti*os, mediante ga*antia *eal e a*te*aç*o de es*atuto;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Ac**panhame*to da aplica*ão de
</line>
<line>
bens patrimoniais *dv*ndos de f*ndaçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
exti*tas *
</line>
<line>
que sejam *eap*icados em o*tra *unda*ã* com *s **sm*s fin* o*
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, Teresin* *I, v. *7, n. 3, art. 15, p. 247-264, ma*. 2*20
</line>
<line>
www4.f**net.co*.br/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. O. Passos, M. O. S. Port*lada
</line>
<line>
256
</line>
</par><par>
<line>
co*vertidos e* títulos da dívi*a pú**ica, no aguardo de suficiência (PIAUÍ, *01*).
</line>
</par><par>
<line>
*s fundações, por *eu tur*o:
</line>
</par><par>
<line>
Encami*ham dados e i*formações referentes às **a* atividad*s na forma
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
p*estação de con*as, por *eio do Sistema de Cad*stro de *r*sta*ão de Contas (SICAP)
</line>
<line>
- módul* col*tor. S*o enviad*s à Pr*mot*ria d* Justiça respons*vel pela fisca*izaç*o
</line>
<line>
os seguinte* d*cum*ntos comprob*tó*ios:
</line>
</par><par>
<line>
1.
</line>
<line>
DIPJ (Decla*ação d* *e**imento de Pessoa Ju*ídica) e DIRF (Decla*ação
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
Imp*sto de Renda na Fonte) do *no da *restação de contas;
</line>
</par><par>
<line>
2.
</line>
<line>
GF*P (Guia de Recolhi*e*to
</line>
<line>
do FGTS e *e In*ormaç*es à *revidên*ia Social)
</line>
</par><par>
<line>
*om RE (Recibo de Ent*ega) dos meses de janeiro * deze*bro do ano da pres*ação de contas;
</line>
</par><par>
<line>
3.
</line>
<line>
RAIS (*elação Anua* d* Inform*ções *ociais) c*m rela*ão de todo o pe*soal ou
</line>
</par><par>
<line>
*AIS nega*iva (quando a funda*ão nã* teve e*pregados durant* o ano-base);
</line>
</par><par>
<line>
4.
</line>
<line>
Liv**s obrigatórios re*istrados nos órgãos co*pete*tes;
</line>
</par><par>
<line>
*.
</line>
<line>
Balanço patrimonial e demais demonstrações obrigatórias, bem co*o balan*ete
</line>
</par><par>
<line>
anal*t*co antes do encerrament*, em *ezembr*, do ano d* prest*ç*o de con**s;
</line>
</par><par>
<line>
6.
</line>
<line>
Apresenta*ão de comp*o*ação do R*latório
</line>
<line>
do Tri*unal de Contas e
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
mani**st*çã* dos órgãos adm**istrativos co*petent*s, se *eceber *ecursos públicos;
</line>
</par><par>
<line>
7.
</line>
<line>
Relat*rio *as at*v*dade* d*se*volvidas pela f*ndação, transmitindo noç** ex*ta
</line>
</par><par>
<line>
da cons*cução *os f*ns fundaciona*s;
</line>
</par><par>
<line>
8.
</line>
<line>
Par*cer do C*nse*ho Fi*cal, comprov*nd*-se a regul*ri*ade de su* convoca*ão;
</line>
</par><par>
<line>
9.
</line>
<line>
Co*tra*os,
</line>
<line>
convênio* e te*mos d*
</line>
<line>
p*rcerias celebrados com
</line>
<line>
entida*es do setor
</line>
</par><par>
<line>
público e p*iva*o, se houver;
</line>
</par><par>
<line>
10.
</line>
<line>
E*tratos bancários de todas *s i*stituições financei*as com quem a fundaç*o
</line>
</par><par>
<line>
opera;
</line>
</par><par>
<line>
11.
</line>
<line>
Relação *e *ens móveis e i*óv*is
</line>
<line>
que compõe* o a*ivo permanen*e
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
p*opr*e**de *a funda*ão, be* como os contratos de arrendam*nt* ou locaçã*;
</line>
</par><par>
<line>
12.
</line>
<line>
*olha de
</line>
<line>
pagamento c** *e**ção d* e*pregad*s, c*rgos, s*lári*s e horários
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*ra*al**, se *ouver;
</line>
</par><par>
<line>
13.
</line>
<line>
Livr*s con*áb*is, Diá*io e Razão;
</line>
</par><par>
<line>
14.
</line>
<line>
Relação *e funcion*rios de cada co*vênio e projetos c*m os devi*os s*lár*os, se
</line>
</par><par>
<line>
houver;
</line>
</par><par>
<line>
15.
</line>
<line>
Certidão Negativa de Dé*ito (CND): Receita Federal, Previdê*cia, S*c*etaria
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Ter*sina, v. *7, n. 3, a*t. 15, p. 247-26*, *ar. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os E*eitos da *tuação do Ministér*o Público nas Fundações Priv*das
</line>
<line>
257
</line>
</par><par>
<line>
F*z*n*a e Caixa Ec*nôm*ca Fe*eral (PIAUÍ, 2*17).
</line>
</par><par>
<line>
Encami*h*m para exame prévi* do Ministéri* Públi*o as atas de elei*ão e po*se
</line>
</par><par>
<line>
*o* di*ige**e* * documentos ref*rentes à aliena*ão
</line>
<line>
de be*s imóvei*, a**itação de
</line>
</par><par>
<line>
doações com enc*rgos, empréstimos media*te gar*nt*a real e alterações estatutárias;
</line>
<line>
Comunicam ao Ministéri* P*blico, no p*azo *e 15 (*uinze) *i*s, q*alquer *lteração
</line>
<line>
de dados cadas*rai* da en**dade.
</line>
<line>
Ilust*a-se, n* Fig*ra 2, *baixo, a sequên*ia de ações interli*a*as do Ministério e das
</line>
<line>
funda*ões no proce*so de pre*t**ão de c*ntas:
</line>
<line>
*igura 2
</line>
<line>
PRESTAÇÃO D* CONT** DAS
</line>
<line>
FUND***ES
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Ela*ora*ão das autor*s a partir de inform*ções disponibilizadas n* sítio eletrônico d* M*nistério Público
</line>
<line>
do Piau*. Ato PGJ nº 666/20*7 (PIA*Í, 20*7).
</line>
</par><par>
<line>
Legen*a:
</line>
<line>
- Ministério Pú*lico
</line>
<line>
- Fundações Privadas
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. F*A, *e*esina PI, v. 17, *. 3, art. **, *. 247-2*4, mar. 202*
</line>
<line>
www4.fs*net.co*.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. O. *ass*s, M. O. *. Portelada
</line>
<line>
258
</line>
</par><par>
<line>
c) na extinção ou mort*:
</line>
</par><par>
<line>
* atuação fiscalizatória **de ensejar a extinção da fundação
</line>
<line>
se constatar ilicitude,
</line>
</par><par>
<line>
f*n*lid*de impossível ou inútil e o pra*o de sua exis*ênci* venci*o (B**SIL, 200*). A
</line>
<line>
finali*açã* pod* ser feita p*la *ia administra**va ou judicial e *equerida tanto pelo Ministério
</line>
<line>
*úblico, em *ace de sua ação fiscali*atór*a, ***nto por qualquer in*eressad*, inclusi*e pelas
</line>
<line>
fu*da*ões. A seq*ênci* de ações, quando *equerida administrati*ament* por del*be*aç*o do
</line>
</par><par>
<line>
Co*selh* Diret*vo ou do Conselho *e Curadore*
</line>
<line>
d*s fundações, encont**-se demonstrada na
</line>
</par><par>
<line>
Figura 3.
</line>
</par><par>
<line>
Figura 3
</line>
<line>
EX**NÇÃ* DAS FUNDAÇ*ES
</line>
</par><par>
<line>
**nte: Elaboraç*o das au**ras a partir de informaçõe* d**ponibili*adas no sí*io do Minis*é*io Público do Piauí
</line>
<line>
MP/PI, Ato PGJ nº 666/2*17, Lei complementar nº 12/*3 (PIA*Í, 2017).
</line>
</par><par>
<line>
Le***da:
</line>
<line>
- Mi*istério Público
</line>
<line>
- Fundações P*ivada*
</line>
</par><par>
<line>
A atuação do Ministério Público, por*anto, conforme as atri*uições q** lhe são
</line>
<line>
conferidas p*la legisla*ão, *e dá por meio de orientações, de exame pr*v** e anális* dos ato*
</line>
</par><par>
<line>
c**sti*utivos, da p*esta*ão
</line>
<line>
de contas, das alterações e*tatutár*as, ** ex*inção * das medidas
</line>
</par><par>
<line>
que afetam o patr*mônio da en**da*e, tais co*o: alienação, do*ções, e*pr*stimos, ap*i*ações
</line>
</par><par>
<line>
fin*n*e*ras; da apli*ação de medidas
</line>
<line>
cautel**es o* punitivas e do acompanh*me*to e
</line>
</par><par>
<line>
fiscal**a*ão d** a*ivid*des *esenv*l*idas no decorrer das fa*es da exist*nci* d*s fundaçõ*s,
</line>
<line>
des*e a criação a*é a extinç*o.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*si*a, v. 17, n. 3, art. 15, p. 247-264, mar. 20*0
</line>
<line>
www4.fs**et.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*s Efeitos da Atuação do *inistér** Público nas Fun*ações Privadas
</line>
<line>
259
</line>
</par><par>
<line>
As fundações, po* sua vez, at*ndem à* *rientaç*es e det*rmin*ç**s da legislação e *o
</line>
<line>
Min*sté*io P*blico, por me*o *a *laboração do estat*to, do e**u*o de viabilidade econômica,
</line>
</par><par>
<line>
de atas,
</line>
<line>
com base nos mode*os indicad*s; da *rganização da e*t*utu** ad*i*istra*iva; da
</line>
</par><par>
<line>
prestação de
</line>
<line>
contas
</line>
<line>
*o Sistema de Cadastro de Presta*ão de C*ntas - SICA*; d* *n*io *e
</line>
</par><par>
<line>
*o*umentos contábeis, fina**eir*s; da re*uisição *e exame, aná*ise e ap*ovaçã* da realização
</line>
</par><par>
<line>
*e atividades patrimonia*s (aliena*ão, emp*éstimos, doações, a*licações
</line>
<line>
fin*nceir*s);
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
aten*ime*** às demandas su*citadas no a*ompanhame*to e fiscalização de *uas ativ*dades.
</line>
<line>
Qu*l o efeito desse at*ndimento é o que se exami*a a s*guir.
</line>
<line>
3 RESULT*DOS E *ISCUSSÕE*
</line>
<line>
3.1 *s e*ei*os da atuação ministerial n*s funda*ões
</line>
<line>
Os proc*dimento* estabeleci*os em difere*tes fases do velamento *inisterial par* as
</line>
</par><par>
<line>
fu*dações, sej* na constitui*ão, sej*
</line>
<line>
na pr*stação de c**tas, qu*ndo descum*ridos
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
*gn**ados im*licam sa*ções ou nu*idades, previst** nos incisos VII, VIII, **V e XV do art.
</line>
</par><par>
<line>
46 da Lei nº 12/1993, e do
</line>
<line>
*rt. 9º *o Ato PG* nº 666/20*7. Já, qua*do **mprid*s, são
</line>
</par><par>
<line>
homolog*d*s e *te**ados, ensejando a emis*ão *e docume*tos, como * portaria *e aprovaç*o
</line>
<line>
da instituição e o Atestado de Regularid*de - ATRE.
</line>
</par><par>
<line>
A* *undações, portant*, am*ldam-se ao f*rmato
</line>
<line>
le*itimad*; cons*quentemente, su*s
</line>
</par><par>
<line>
es**utur*s, pr*ce*imen**s de criação, de presta**o de contas e até de exti*ção tende* a se
</line>
<line>
a**emel*ar, cons**tui*do o que se denomina por iso**rfismo. Essa é uma *ece*sid*de, d*do
</line>
<line>
que o velamento ministerial lhes *mpõe deter**nados padrõ*s para **es *on***ir legitim*ção
</line>
<line>
*nstitucional, seja *m *ace da legislação, se** par* aten**r às ex*ectati*a* culturais. Em
</line>
<line>
relação à legi**açã*, precisam atender:
</line>
</par><par>
<line>
à Lei nº 10.406/200* (*ód*go *ivil), q*e pre*ê * ve**mento min*st*ria*, as
</line>
</par><par>
<line>
fin*li*ades e os p*i*cípio* basi*ares de criaçã* *as fundaç*es (BRASIL, 2*02);
</line>
</par><par>
<line>
à Lei nº 1*/1993 (Lei Orgâ*ica do M*nistério Públ*co *o Pi*uí), especificamente no
</line>
</par><par>
<line>
*rt. 46 que ver** sobre as atrib***ões da Promotoria d* Justiça *e Fundações
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
E**idades de *n*e*e*se Soci*l (*JFEIS) n* v*lamen*o das *undações (PIAUÍ, 19*3);
</line>
</par><par>
<line>
à L** nº 6.01*/73 (Lei de Regi*tros Públicos), no Art. 120, incis* II que versa sobre
</line>
</par><par>
<line>
a orga*iz*ção e discriminação *os órgão* *a adm**istração da e*tidade
</line>
<line>
fu*dac*onal
</line>
</par><par>
<line>
(BR*SIL, 1973);
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Te*esin* *I, *. 17, n. 3, art. *5, p. 2*7-264, *ar. 2020
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. O. Passos, M. *. S. Po*tela*a
</line>
<line>
260
</line>
</par><par>
<line>
ao *to PGJ Nº 666/201*, que norma*iza e p*droniza a p*estação de **nt*s *o
</line>
<line>
âmb*to do Mini*t*rio *úbli*o do Piau* (P*AUÍ, 20*7).
</line>
</par><par>
<line>
A l*gislação, por consegui*te,
</line>
<line>
atua c*mo um mecanismo de i*omorfism* d* tipo
</line>
</par><par>
<line>
coercitivo, **uel*
</line>
<line>
que *corre por m*io d* impos*ções legais, dado *ue, sem a submissão às
</line>
</par><par>
<line>
determina*ões e normativas e*anadas do Ministério Público, não seriam institu*iona*izadas.
</line>
</par><par>
<line>
*esse caso, com* de*ominaram Carvalho, *ieira *opes (1999, p. 10), trata-se d* *ma e
</line>
</par><par>
<line>
c*nformação às
</line>
<line>
no*mas instituci*n*is, send*
</line>
<line>
o isomorfismo dec*rre*te das "pressões
</line>
</par><par>
<line>
no*mativa* do Estado".
</line>
</par><par>
<line>
Em relação às expectativ*s culturais, q** *s fundaçõ*s pr*cisam atend*r para
</line>
<line>
que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Ministér*o **blico l*es
</line>
<line>
con**ra legit*midade in*titu**ona*, também é u*a i**osição da
</line>
</par><par>
<line>
legislação, *endo *equeridas nas qualif*cações, c*rtific*çõe* e parcerias com o Est**o.
</line>
</par><par>
<line>
A *ualificação de uma
</line>
<line>
entidade como organização social, prevista p*la Lei nº
</line>
</par><par>
<line>
9.637/9*, exige, além da "natureza *ocial dos s*us objetivos" (le*ra a, *o i*ciso I do art. *º) e
</line>
<line>
da finalidade não lucrativa (letra b, do incis* I do art. 2º), que tenha, no órgão "de deli**ração
</line>
<line>
superio* * de d**eç*o, um con*elho de administ*aç*o" (let** c, d* inciso I do *rt. 2º) e qu* *sse
</line>
<line>
t*nha, *n*r* seu* in*egran*es, "*e*bros d* comunidade, de notória capacidad* profission*l e
</line>
<line>
idon*idade moral" (*etra d, do i*ciso I do art. 2º). As entidades c*as*ificadas como *sso*iaç*e*
</line>
<line>
ci**s devem p*ev*r, em seus e*tatuto*, a aceita*ão de novos as*ociados. *ão exigê*c*as legais
</line>
<line>
cuj* cumprimento de*ende d* *tendiment* das exp*ctativas culturais (BRASI*, 1*9*).
</line>
<line>
Na qual*ficação c*mo Organização da S**ie*ade Ci*il *e *nteresse Públic* - Os*ip, a
</line>
<line>
Le* *º 9.79*/99, *ue poss*bilita dedu*ão d* *mposto de Renda da* pessoas jurí*icas *oad**as,
</line>
<line>
remunera*ão dos me*b*os *a admini*tr*ç*o da org*nização, *em a per*a de *enefíc*o fiscal,
</line>
</par><par>
<line>
e celebração
</line>
<line>
de Termos de *arc*ira com o Po*er Pú*li*o, *xige co*p*ov*ção d* atuaç*o a
</line>
</par><par>
<line>
regular da entidade em
</line>
<line>
atividades voltadas para objetiv*s *e cunh* social, n* mínimo de
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
<line>
(t*ês) anos (a*t. 1º), configuradas por meio da "e**cução d*reta de *rojetos, pr***a*as, plan*s
</line>
<line>
de ações co*relat*s"; "da doação de r*cursos fí*icos, humanos e financ*iros", "da pr*s*ação de
</line>
<line>
serviços interme*iários de a*oio a *utras organizações sem f*ns lu*rat*vo* e a órgãos do setor
</line>
<line>
público que atuem em áre*s afins"(a**. 3º, *arágrafo único) p*ra def*rimento da *ualif*c*ção
</line>
<line>
junto ao Minist*rio d* Justiça, * quem *omp*te a concessão ** out*rg* (BRA*IL, 199*).
</line>
</par><par>
<line>
Adem*is, *xig* que o* objetivos sociais te**am, pelo menos, uma
</line>
<line>
das f*nalid*des
</line>
</par><par>
<line>
v*ltadas, den**e outras, *ara *r**oção *a cultura, *e*e** e cons*rvaç** do
</line>
<line>
p*tri*ônio
</line>
</par><par>
<line>
histórico e *rtístico, *o volun*a*iado, da *tic*, da paz, da *i*adania, dos d**eitos hum*n*s, d*
</line>
</par><par>
<line>
dem*cracia e
</line>
<line>
de outros valores
</line>
<line>
un*v*rs*is (*rt. 3º, i*cisos II, *II, X*). Outra exigência *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, *. 17, n. 3, art. 15, p. 2*7-264, *ar. *020
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os Efe**os d* Atuação do Ministério Públ*co **s Fun*ações Privadas
</line>
<line>
261
</line>
</par><par>
<line>
parti*ipa**o nos Conselhos de *olíticas Públic*s
</line>
<line>
das áreas cor*espondent*s de at*ação
</line>
</par><par>
<line>
e**stentes, n*s respectivos n*vei* de govern*, nas **ses ** consulta
</line>
<line>
prévia e *iscali*açã*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Termo *e Parc*r*a (art. 10, § ** * *rt. 11, Caput, § 3º) (B*ASIL, 199*). São e*i*ências **e
</line>
</par><par>
<line>
dema*dam
</line>
<line>
uma a*uação voltada para o interesse social, o qu* supõe c*rre*po**e*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
necessidades soc*a*s.
</line>
<line>
A certificação como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEA*) e a is*n*ã*
</line>
<line>
do reco**i*ento das *on*ri*u*ç*es para a Se*uridade Social, regulamentadas pela Lei nº
</line>
</par><par>
<line>
12.101/*009, exi*e* reconhecimento do
</line>
<line>
cará*er beneficen*e de
</line>
<line>
**s*stência so*ial, *ue
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
tenham **ns lu*r*tivos, atuem nas á**a* d* assi*tência social, saú*e ou ed*cação (art. 1º),
</line>
</par><par>
<line>
a*end*m todos q*e preci*arem, vale d*zer, não
</line>
<line>
*irijam s*as atividades para seus sócio*. São
</line>
</par><par>
<line>
e*igências que *e**erem a*endimento de exp*ctativas cul*urais (BRASIL, 2009).
</line>
<line>
Desse m*do, a* fundações, seja p*ra e*is*irem, sej* para usufruíre* de regime*to
</line>
<line>
*urí*ico espec*fi*o (O*, OSCIP, OSCs), de benefíci*s fi*cais, *eja par* c*ptar recursos
</line>
</par><par>
<line>
privados ou *úblicos, *re*isam *t*nder às expecta*ivas soci*is que as legis*açõe* e
</line>
<line>
normas
</line>
</par><par>
<line>
demandam. Is*o faz com que ad*tem modelos *rganiz*cionais já estab*lecido* e leg*timados,
</line>
<line>
*on*igur*ndo um isomor***mo do tipo mi*ético.
</line>
</par><par>
<line>
*ortant*, a atuação d* Ministério Público *unto *s fun**ções
</line>
<line>
leva *o iso*orfismo,
</line>
</par><par>
<line>
pois lhes impõe *adr*es
</line>
<line>
para lh*s *onfer*r le*i*im*dade i*stitucional, que* d* modo
</line>
</par><par>
<line>
coercitivo, p*r meio *a legislação,
</line>
<line>
quer de mod* mim*tico, por m*io de m*delos
</line>
</par><par>
<line>
o*ganizacio*ais estab*lecidos e *egitimados p*ra atenderem expectativas *ulturai*.
</line>
<line>
5 C*NSIDERAÇÕES *INAIS
</line>
</par><par>
<line>
Este tex*o
</line>
<line>
abordou o efeito da atuação do Ministério Públ*co no velamento das
</line>
</par><par>
<line>
fundaç*es privadas sem fins lucr*tivos, com base em referen*iais teóricos * f*ntes
</line>
</par><par>
<line>
docume*t**s. Os primeiros consta* dos estu*os que abordam
</line>
<line>
a
</line>
<line>
c*n*orm**ão das
</line>
</par><par>
<line>
or*ani*ações às *struturas normati*as, tomando-as *om* exp**ssõ*s *o* v***res vigentes **
</line>
<line>
ambie*t*; os outros são c*nstitu*dos p*la legisla*ã*, no**a*ivas e ins*rumentai* d*s*onív*is
</line>
<line>
no *it* ofici*l do Min*stér** Púb*ico do Piauí, relat**o* à c**stituição e * pr*sta**o d* *ontas
</line>
</par><par>
<line>
das funda*ões, e pelos do*u*en*os po*
</line>
<line>
el*s
</line>
<line>
pr*duzidos
</line>
<line>
para at*nder * legis*a*ã*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
n*rmativas.
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
a*enção se voltou tanto para o M*nis*ério Público
</line>
<line>
c*mo
</line>
<line>
pa*a as fundações,
</line>
<line>
aquele
</line>
</par><par>
<line>
para a ação, *stas p*ra a reaç*o. A *ção, por força da legisl*çã*, compreende desde
</line>
</par><par>
<line>
or*entações
</line>
<line>
na f*se inicial
</line>
<line>
da constitu*ção da f*n*ação e aprovação dos *ocumentos
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. F*A, Ter*sina PI, v. 17, n. 3, a*t. 15, p. 24*-*64, ma*. 20*0
</line>
<line>
www4.fsa*et.*om.br/*e*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. O. *assos, M. O. S. Porte*a*a
</line>
<line>
2**
</line>
</par><par>
<line>
institu**ore* *té o acompanha*ento das *ti**dades, a*recia*ão sob*e atos praticados pelos
</line>
<line>
administradores e providências vo*ta*as p*** a exti*ção.
</line>
<line>
Já a reação se ex*r**sa, pr*m*i*o pelo a*old*mento da* estruturas organizacio*a*s *s
</line>
</par><par>
<line>
e*igências d* legislação, depois pe** pad*o*izaç*o de p*ocedim*ntos e *ções,
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
conformidade com m*d*los
</line>
<line>
ou s*stem*ticas esta*ele*ida* qua*to
</line>
<line>
à prestaçã* de *ont*s,
</line>
</par><par>
<line>
registr*, contro*e d* atividades e u*o dos bens e patr*mônio.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, s**s estruturas * procedimentos tornam-se similares, isto
</line>
<line>
é, isomorfa*. *s
</line>
</par><par>
<line>
determinações do
</line>
<line>
velamen*o min*st*rial impõ*m padrões
</line>
<line>
para l*es conferir *egitimação
</line>
</par><par>
<line>
i*stitucional, o que faz com que *s organi*açõe* fundacionais adotem a* mesmas estrut**as,
</line>
</par><par>
<line>
proced*men**s e prática*. *sso ocorre, primeir*, por meio da c*erçã*, isto *, das
</line>
<line>
i*posições
</line>
</par><par>
<line>
da l*g*s*açã* e, se*undo, por
</line>
<line>
meio d*
</line>
<line>
adoçã*
</line>
<line>
de modelos *rganizacion*is já
</line>
<line>
es*abelecidos e
</line>
</par><par>
<line>
le*itima**s a fim de atender
</line>
<line>
às expect**iv*s cultu*ai* e soci*is que a legislação
</line>
<line>
ex*ge para
</line>
</par><par>
<line>
qualificação, ce*tif*caçã* e estab*lecimento de parcerias.
</line>
<line>
P*r c*n*e*uinte, a atuação do Ministério Públi*o do P*a*í faz com *ue as *undações
</line>
<line>
tenham est*uturas * procedimentos simil*r*s, i**o é, sejam *somórficas p*r meio da coerção **
</line>
<line>
da adoção de model** o*ganizacionais já estabelecidos e leg*timados.
</line>
<line>
RE*ERÊNCIAS
</line>
<line>
BRAS*L. Lei nº 6.015, de 3* de *ezembro de *973. Disp*e sobr* os regis*r** púb*icos e dá
</line>
</par><par>
<line>
outras
</line>
<line>
pr*vid*ncias. Diário
</line>
<line>
Of**ial
</line>
<line>
[da] República
</line>
<line>
Federati*a do
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***sil.
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BR*SIL. **i n. 9.*37, de 15 de maio *e 199*. Dispõe sobre a q*alifi*ação de entidades como
</line>
<line>
o**aniz*ções s*ciais, a cr*ação *o Progr*ma Nacional de Publiciz**ão, a ex*inção dos órgãos
</line>
</par><par>
<line>
e en*idades *ue me*ciona e * absorção de suas atividades por o*ganizações sociais, dá *
</line>
</par><par>
<line>
out*as
</line>
<line>
pr*vidências. *iário
</line>
<line>
*ficial
</line>
<line>
[da] República
</line>
<line>
F*derativa do
</line>
<line>
Bras**,
</line>
<line>
Bra***ia, DF,
</line>
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maio
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jur*dicas *e d*reito *rivado, sem fins *u*rativ*s, como Or*aniza*ões
</line>
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da Socieda*e Civil
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d*
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n*vemb*o de 2*09. Dispõe s*bre a cer**ficaç*o das
</line>
</par><par>
<line>
entida*es ben*f*centes de assistênc*a s*cial; re*ula
</line>
<line>
os *rocedimento* d* isenção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
contr**ui*õ*s para a *eg*r*dade soc*al; altera Lei no 8.742, d* de dezembro de 1**3;
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
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7
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re**g* dis*ositi*os das L**s n 8.212, de 24 de julho de 1*91, 9.429, de 26 d* de*embro de
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os
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São
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Pa**o,
</line>
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v.
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<line>
45,
</line>
<line>
n. 2,
</line>
<line>
p.
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74-8*,
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abr.
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(Mes*r**o em Ciê*cias Contábe**) - *ro*ra*a de Pós-gradua*ão d* Un*versidade Federal do
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f. Dissertação (Me*trado em Ciências C*ntábeis) - Programa de Pó*-graduação da
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Universi*ad* do V*le dos Sinos - UNISINOS, São Le*poldo, 2012.
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análise **e*ca ** amplitude dos mec*nismos de prestaç*o *e
</line>
<line>
co*tas *m *ma pe*spectiva
</line>
</par><par>
<line>
pluridime*s*onal. *01*. 142 *. Disserta*ão (Mestrado *m Desenvol*imento Regional)
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
Pr*gra*a de Pós-gra*uação d* Universidad* Tecn*l*gica Federal do *aran*, Pato Branco,
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*o
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Mini**ério
</line>
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*úblico
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*o
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Estado
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do
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do terc*iro *etor:
</line>
<line>
a
</line>
<line>
experiê**ia da cura*oria de fundações em Anápolis. 2008. *41 f.
</line>
</par><par>
<line>
Dissertação (Mestrado em so*i*dade, tecnologia e meio a*bi**te) - Programa d* P*s-
</line>
<line>
graduação do Centro Universitário de Anápolis. Anápolis, 2*08.
</line>
</par><par>
<line>
TORRES, F. R. *p*endizagem e **stituc*onal*z**ão de práticas de
</line>
<line>
c*ntrole *xterno:
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pap*l *e vi*itas téc*ic*s do Tribunal de C*nta* d* *n*ão. 2***. *44 f. Dissertaç*o (*estrado
</line>
<line>
em Admin*stração) - Program* de *ós-gra*u*ção da Faculdade *e Economia, Ad*in**tração,
</line>
<line>
Contabili*ade e Ciência *a Informação * Documentação (F*CE), Brasília, 2006.
</line>
<line>
*omo Referenc*ar es*e *rtigo, *onforme AB*T:
</line>
<line>
PASSOS, G. O; PORTEL*DA, M. O. S. Os Efeit** da *tuaç*o do Ministério P*blico nas Fundações
</line>
<line>
Pr**adas. Rev. *SA, Tere*ina, v.17, *. 3, art. 15, p. 247-264, mar. 2020.
</line>
</par><par>
<line>
Co*tribuição *os *utores
</line>
<line>
G. O. Passos
</line>
<line>
*. O. S. Po*telada
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e plane*a*en**.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) anál*se e i*terpretação dos da*os.
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboraçã* d* rascunho ou na revisão crí*ica do con*eú**.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) p*rticipação na a*r*va*ã* da versão final do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresin*, v. 17, n. 3, ar*. *5, p. 247-264, ma*. 202*
</line>
<line>
www4.f*anet.c*m.br/revista
</line>
</par>Refbacks
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This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)