<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
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<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 3, art. 15, p. 247-264, *a*. 20*0 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*0.17.3.15 </line>
</par>
<par>
<line> *s Efeitos da Atuação do Ministér*o *úblico na* Fu*daçõe* *rivadas </line>
<line> The Ef**cts of Publi* Ministry Ac*ivit*e* on Non-Pro*it Organizat**ns </line>
</par>
<par>
<line> Gu*omar de Ol*vei*a Pass*s </line>
<line> *outora *m Sociologia pela Un*ve*sidade de Brasí*** </line>
<line> Professo*a da Universida*e Federal *o Piauí </line>
<line> E-mai*: guiomar@ufpi.edu.*r </line>
<line> M*ria de Oliveira *ousa Port*la*a </line>
<line> Mestra** em Polí*ic*s Públicas p*l* *niversi*ade Federal do Pi*u* </line>
<line> Bacharel *m Direito pe*o Centro de Ensino *nif*cado de Teres*na </line>
<line> E-*ai*: mapo*telada5@h*tm*i*.com </line>
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<column>
<row> Ender*ço: G*iomar de Olive*ra Passos </row>
<row> Rua Tersandro Paz, 261*, Apt. 102, bairro P*ç*r*a, *EP </row>
<row> *4.015-*15 - B**sil. </row>
<row> Endereço: Mar*a *e Oli*eira Sousa *ortelad* </row>
<row> *u* Frei Segismundo, 2735, ba*rro Pi*a*á, </row>
<row> CEP: 64.00*-*3*, Ter*sina/PI, B*asil. </row>
</column>
<column>
<row> Edito*-*hefe: Dr. T*nny Ker*ey de Alen*ar </row>
<row> Ro*rigues. </row>
<row> Ar*igo rece*ido em *1/10/2019. Ú**ima versã* </row>
<row> recebida em 04/*1/20*9. *provado em 05/11/2019. </row>
<row> *v*liado p*lo sist**a Trip*e Review: a) Desk Review </row>
<row> *elo Ed**or-Chefe; e b) Double Blind R*view </row>
<row> (ava*iação cega por dois avali*dores *a *rea). </row>
<row> Revis*o: Gramati*al, N*r*ati*a e de Formata*ão </row>
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<line> G. O. Passos, M. O. S. Porte*ada </line>
<line> 248 </line>
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<line> RE*UMO </line>
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<line> *s*uda-se, *qui, a atuação do Mini*tério Públ*co ** contro*e das f*ndaçõ*s *riva*as sem fins </line>
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<line> lucrat*vos *o Piauí, examina*do como ele age so*r* *s f*ndações, c*mo estas </line>
<line> ate*dem *s </line>
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<line> disposiçõ*s minister*ais e o que isso produz. A atenç*o v*lt*-se para a conformidade </line>
<line> das </line>
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<line> or*aniza*ões *s </line>
<line> estruturas </line>
<line> normativas, c*mpreenden*o-a c*mo efeito *a atuação ministerial </line>
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<line> nas fun*ações. Par* *sso, vale-se de documentos prod*z**os *elo Mini**éri* Pú*l**o do Piauí </line>
<line> * pelas *undaçõe* para atende* à *egisla*ão e normativas. Constato*-s* q*e a ação mini*terial </line>
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<line> compree*d* </line>
<line> *r*e**ações, na fase *nicial </line>
<line> da constit*iç*o da f*ndação, e *provação </line>
<line> *os </line>
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<line> docu*entos instituidores, acompanhamento **s atividades, ap*eciação sobre atos prati*a*os </line>
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<line> pelos *dministr*d*r*s e providências voltadas par* a extinç*o. *á ação das fundações *e a </line>
<line> expr*s*a pelo amoldamento das es*rut*ras organi*ac*onais às ex*gências da *egisla*ã* e p**a </line>
</par>
<par>
<line> pa*r*n**ação de *roc*d**ent*s e a*õ*s, em c*nfor*idade </line>
<line> com m*d**os ou si*temát*cas </line>
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<line> est**e*ecidas. Por*anto, as </line>
<line> determinações do *elamento </line>
<line> ministerial nas fundaçõ*s </line>
<line> impõem </line>
</par>
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<line> padrões para confe*ir legitimação institucional qu* faz co* que as organizações f*ndaciona*s </line>
<line> ad*tem as *e*mas e*truturas, procediment** e pr*ticas. Isso *corre por mei* das imposições </line>
<line> da legislação e da adoç** de modelos organi*acionais já estabel*cidos * legitimados a fim *e </line>
</par>
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<line> atender às expectativas cul*urais e *oci*is que a legislação exi*e para </line>
<line> q*alificaçã*, </line>
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<line> certifica*ão e e*tabe*ecime*to de parcerias. Conclu*u-se que a atuação do *in*stério Públi*o </line>
<line> do Piauí faz com que *s fundações *enham estrutu*as e procedime*tos similares, isto *, *ejam </line>
<line> isomórf*cas por meio d* coerção ou da adoção d* m*delos *r*anizacionais já esta*elecidos * </line>
<line> legitimados. </line>
<line> Pala*ras-*h**e: Ministério Pú*lico. F*ndações P*ivadas. *elamento. Isomorfismo. </line>
<line> *BS*R*CT </line>
<line> I* is a study *bout the acting o* th* Braz*lian State o* Pi*uí Pu*lic Mini*tr* (PM) to exert </line>
</par>
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<line> cont**l over th* </line>
<line> *on-profit orga*i*ations (NPO) *n th*t S**te, emphasizing t*e *roceedings </line>
</par>
<par>
<line> adopted by th* PM and how th* NPO comply wi*h the leg*slation of *he *M. It *tiliz*s data </line>
<line> provid*d by do*uments released by *he PM *nd *he N*O. It was foun* that th* proc*e*ings of </line>
</par>
<par>
<line> t he P * </line>
<line> c*ns*s* of or*entation* and </line>
<line> appro*al of do*uments </line>
<line> on *he phase of constituti*n the </line>
</par>
<par>
<line> NPO, in*luding s*rveillance of their ac**vities, appr*isal of t*e conducts of their managers and </line>
<line> pro*eeding reg*rding **e e*tinction of th* NPO. It w** *oted t*at actin* of the NPO consist *f </line>
<line> com*l*ing wit* t*e l*gis*atio* p*ovided by the PM and standardiza*ion of their pr**eedings. </line>
</par>
<par>
<line> Thus, the *urveillanc* by t*e PM ov** t*e NPO </line>
<line> impos* standard* in order to lega*iz* </line>
<line> their </line>
</par>
<par>
<line> activities, which ma*es t*e NPO ad*pt those sta*dards. This **curs by </line>
<line> * he i m pos * t i on o* </line>
</par>
<par>
<line> legislation and </line>
<line> the adoption o* organ**ational mod*ls tha* c***l* w*th so*i*l and c*ltural </line>
</par>
<par>
<line> expe*tat*on* *hat the leg*slation requires in </line>
<line> order to qu*li*y, c*rtificate </line>
<line> and create </line>
</par>
<par>
<line> partne*ships. It con*ludes that the acting *f *he *M re*ult in simi*ar *roc*e**ngs and models </line>
<line> *d*pted by the NPO, makin* them isomorphic. </line>
<line> Key*or*s: *ublic M*nis*ry. Non-pro**t O*g*nizations. *u*veillance. Isomor*his*. </line>
</par>
<par>
<line> ***. *SA, Tere*ina, v. 17, n. 3, art. 15, p. 247-26*, mar. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
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<line> Os E**itos da Atu**ã* do Mini*tério Pú*li*o na* F**daçõe* P*ivadas </line>
<line> **9 </line>
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<line> 1 INTRODU*ÃO </line>
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<line> Aborda-se a atuação *o Ministér** Pú*l*co n* controle das fund*ções priv*das s*m </line>
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<line> fins lucra**vos </line>
<line> no Piauí, *xaminando o* efeitos </line>
<line> pr*voc*do* </line>
<line> p*lo *elamento minis**r*al </line>
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<line> estabeleci*o ** art. </line>
<line> 66 </line>
<line> d* Códi*o Ci*il (Lei </line>
<line> n* 10.40*/*0*2). Essa atua**o já co**tava no </line>
</par>
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<line> Código Civil *e 1916 (L*i </line>
<line> n* </line>
<line> 3.071, de 1º *e janeiro </line>
<line> de 191*), ao estabel*cer, no art. 26: </line>
</par>
<par>
<line> "*e*ar* pel*s fundaç*es o M*nistério Púb**c* *o Estad*, onde situadas", não *endo, p*r </line>
</par>
<par>
<line> co*seguinte, u*a </line>
<line> inov*ç*o d* *ódig* vigente, pelo contrár*o, es*a é uma atuação *u* já </line>
</par>
<par>
<line> f*ncou **ízes, o que n*o sign**ica q** seja con*e*su*l * seu escopo (BRASIL, 20*2). </line>
<line> Para uns, como Fe**e*ra (19*6), P*che*o (2*12) e Hülse (20*5, p. *01), * atuaç*o </line>
</par>
<par>
<line> co***ste num m*sto de fisc*liz*ção e acompanhamento </line>
<line> em que se associa a verifi*ação </line>
<line> *a </line>
</par>
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<line> observância do cumpriment* </line>
<line> da legislação, normas * estatutos com "aconse*hamento, </line>
</par>
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<line> *ecomendações de a*õe* * provid*n*ias" (PA*HECO, 20*2, p. 22). </line>
<line> A in*en*ã* é *xami*ar o alca*ce d*s *inal*dades a que se pro*useram no ato d* </line>
<line> cria**o, ou s**a, *ma a**ação "re*t*ita em c*nformidade com a *eg*sla*ão *igen*e", v*sto que </line>
<line> a vontade do instituidor *a fu**a*ão prevalece so*r* a vontade ** Ministério Públ*co, não lhe </line>
<line> ca*endo interferi* *m sua ad*in*s*raçã* (HÜLSE, 2*15, *. 1*1). Nesse *ntendimento, vela* é </line>
</par>
<par>
<line> fisca**zar con**nua e </line>
<line> *ermanente*e*te, tendo *m </line>
<line> vista afe*ir a confo*mi*ade dos at*s </line>
</par>
<par>
<line> pratic*dos c*m * l*gislaçã* e com os int*ntos *xpressos nos documentos inst*tuidores. </line>
</par>
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<line> Pa*a </line>
<line> o*tro*, com* Palma (200*), Paes </line>
<line> (2*18) e S*ntos (2008), é uma </line>
<line> atribuição </line>
</par>
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<line> "excessi*a*ente abrange*te", pois "permite q*e o Pro**tor d* Justiça Cível d* Fun*ações </line>
</par>
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<line> **ssa intervir nos </line>
<line> ó*gão* fundac**nais" </line>
<line> (PALMA, 2*03, p.141 </line>
<line> apu* PATZLAFF, </line>
<line> 2013, </line>
<line> *. </line>
</par>
<par>
<line> 3*). Conforme Pa*s (20*8, *. *32), essa i*tervenção "transb*rda o mero c*ntro*e; s*u pa*el </line>
</par>
<par>
<line> essencial *efe**-se </line>
<line> à *olaboração par* o desen*olvi*ento d* u** relação plenamente </line>
</par>
<par>
<line> simbiótica entre a fun*ação priv*da e comu*idad* na a </line>
<line> qual e*t* ins*rida". É uma *tuação, </line>
</par>
<par>
<line> *om* cons**tou *antos (2008), e* estu*o s**re a cu*a*oria de </line>
<line> fu*da*ões em Anápolis, que </line>
</par>
<par>
<line> não se limita "ao simplismo ** f*scalizaç*o, *as si* de um VELAMENTO pró-*tivo, capaz </line>
</par>
<par>
<line> de *rodu*i* rea* *n*eresse o </line>
<line> pela id**ti*icação da **g*it*d* que tais *nti*a*es a*rese*tam </line>
</par>
<par>
<line> para * desen*olvimento social" </line>
<line> (SAN*OS, 2008, p. 14). Sig*ifica "cu*dar diligent*mente, </line>
</par>
<par>
<line> ate*tar para * efetiv* *umprimento dos *esi*eratos pro*ugnados pelos in*tituidores" </line>
<line> (*ANTOS, **08, p. 29). </line>
<line> O que se questiona neste texto é: Como age o Ministé**o Púb*ico *o Pi*uí sobre as </line>
<line> fundações? Como as *undaç*es atendem às disposições minister*ais? * qu* ess* ate*dimento </line>
</par>
<par>
<line> *roduz nas fundaç**s? Est* **o </line>
<line> tem si*o uma abordag** co*um nos estud*s da temátic*, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, v. 17, n. 3, art. 15, p. *47-264, mar. 2*20 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. O. *ass*s, M. O. S. Portel*da </line>
<line> 250 </line>
</par>
<par>
<line> vez </line>
<line> q*e têm se voltado *ara os pr*ced*mentos utilizados n* atuaçã* fi**al*zatóri*, </line>
<line> po* </line>
</par>
<par>
<line> exemplo, na an*lis* </line>
<line> do Sistema de Cadas**o de Prestação de Con*a - S*CAP sob diferentes </line>
</par>
<par>
<line> ótic*s: acco*ntabili*y, e*idenciação, av*li*ção e transparência (TORRES, 2006; *ACHEC*, </line>
<line> 201*; P*TZLA**, 2013). </line>
</par>
<par>
<line> N* P*au*, o velamento **s fundações privadas *em *ido uma competência </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> P*omotoria de Justiça d* *u*d*ções e Ent**ades d* Interesse Soc*al (*JFEIS), cr*ada pela Le* </line>
</par>
<par>
<line> Esta*ual nº </line>
<line> 5 .4 0 1 , d e </line>
<line> 14 de j ul ho </line>
<line> de 2004, em conformidade com a Le* Or*ânic* do </line>
</par>
<par>
<line> Min*s*ério Púb*ic* do Estado do Piauí (*ei Comp**mentar nº 12, de 18 *e *ezemb*o de 1993), </line>
<line> com a*uação tipi*ament* extraju*icial. </line>
<line> Neste estud*, a at*n*ão *olta-se para * a*uação ta*to ministerial como d*s fundações, </line>
</par>
<par>
<line> analisando *om* est*s s* </line>
<line> conformam </line>
<line> *s normati*as </line>
<line> es*abelecidas pelo Mini*tér*o Público. </line>
</par>
<par>
<line> Trata-se, p*r c*nseguint*, de </line>
<line> *m estudo da conformidade d*s orga*izações às estruturas </line>
</par>
<par>
<line> normativas, *ompreendendo-* c*mo *feito da </line>
<line> atuação *in*sterial n*s e*tidades priva*as </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **t**eza jurídica fundacional. </line>
</par>
<par>
<line> E*sa é uma perspec*iva de análise que tem por base e*tu*os, como o *e Dimaggio e </line>
</par>
<par>
<line> Powell (2005) e </line>
<line> o </line>
<line> de Mey*r e Rowa* (197*, p. 346), qu* *pon*am a conf*r*idade </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> e*tru*uras organ*zacion*i* ao* val*res vigentes no a*biente. Segundo *ssa perspectiva, dizem </line>
</par>
<par>
<line> Car*a*ho, V*eira e L*pes </line>
<line> (*999, p. *), </line>
<line> o ambien*e </line>
<line> consis*e *m determinadas "relações </line>
</par>
<par>
<line> intero*ga*i*ati*as", sendo, por con*eguinte como "*m f*t*r c*jas *nfl**nc*as nas est*utu*as </line>
<line> organizacionai* determinam algumas das **racterís*icas das organ*zaç***". </line>
<line> Na persp*ct*va institucional, q*e alarg*u os elemen*os c*nsi*er*dos na a*ális* das </line>
</par>
<par>
<line> relações orga*ização-ambiente, o se*undo é f*rmado *anto por "fluxos e </line>
<line> inte*câmbios </line>
</par>
<par>
<line> técnicos" como por "um *istema </line>
<line> de *renças e de </line>
<line> normas *nstituciona*iza*as". P*r </line>
</par>
<par>
<line> co*seguinte, e**stem dois tipo* de ambiente: o técnico e o *nstitucio**l. O p*imeiro "e*volve </line>
</par>
<par>
<line> tecn*lo*ias </line>
<line> com*lexas e *rocas de </line>
<line> produtos ou *erviços em um me*cado n* q**l a* </line>
</par>
<par>
<line> org*niza**es buscam eficiê*cia * *fetividade nos processos de trabalh*" (PACHECO, 2001, </line>
<line> p. 2), e o s*gundo "envol*e regras e v*lores social*e*te aceito* a par**r do es*a*eleci*ento de </line>
<line> estruturas e pro*e*s** **rret*s a fim de receber su*orte e l*gi*imidade do ambient*" </line>
</par>
<par>
<line> (PACH*C*, 2001, p. </line>
<line> 2). Em um, como observa* Ca*valho, Vi*ir* * Lop*s (1999), </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> racionalidade s* volt* p*ra a </line>
<line> eficiência e a efi*ácia, n* </line>
<line> outr*, busca-se a le*i*im**ade </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> org*nização. Ambos, contudo, influenciam as *stru*uras organiz*ciona*s e, inclusive, c**o </line>
</par>
<par>
<line> d*zem Carvalho, V*eira Lopes (1999, *.6), "determinam algumas das ca*acte**sticas das e </line>
<line> organizações". </line>
<line> Re*. F*A, Te*esina, *. 17, n. 3, art. 15, p. 247-264, mar. 2*20 www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O* *feitos da A*uação do Ministério Público nas Fund*ções Privadas </line>
<line> 251 </line>
</par>
<par>
<line> Desse mo*o, é uma perspectiva de an*lise que insere, na inte*preta*ão da realida*e </line>
<line> *r***iza*ion*l, as infl*ências das "pressões normativas do estado e de out*os *rganismos </line>
<line> reguladore*" (CA*VALHO; VIEIRA; LOPES, 1999, p. 10) s**re suas ****u*uras e </line>
<line> *r*ced*mentos. </line>
<line> Anali**m-se, a part*r dessa *erspec*iv*, os efeitos da a*uação do Ministério Púb*ico no </line>
<line> *el*mento das fundaç*es, valen*o-*e, para *sso, de fontes do*umentais, constituídas pela </line>
</par>
<par>
<line> legisla*ão, no*mati*as e in*tru*entais disp*níveis n* si*e oficial </line>
<line> do órgão, re*ativas </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> constituição, à p*est**ão de </line>
<line> contas *as f*ndaç*es * p*l*s do*u*entos por ela* </line>
<line> produzidos </line>
</par>
<par>
<line> p**a </line>
<line> aten*er à **gislação, al*m de norma*ivas, tais como e*tatuto*, estud* </line>
<line> de </line>
<line> viabilidade </line>
</par>
<par>
<line> econômica e *i**nceira, at*s e rel*tórios. </line>
</par>
<par>
<line> O* docu*e*tos, depois de selecionados, f*ra* **alisados, com o fim </line>
<line> de *scolher </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> mais sign*f*cativos *ara a re*onstr*ç** da *tuação d* Minist*rio Público s*bre a* **ndaçõe* e </line>
</par>
<par>
<line> para o exame das re*ções des*as às determina*ões mi*i**eriais. A análise *ue for*m * </line>
<line> submetidos con*istiu d*: identifi*ação dos procedim*ntos e determinações do Min*stério </line>
<line> Público na constitu*ção das fundaçõ*s e dos a*os e açõ*s de*as decorrente*; inte*p*etação d*s </line>
<line> informações, tendo e* v*sta des*elar *s c*nteúdos manifes*os e latentes e, com i*so, det*ctar </line>
</par>
<par>
<line> o co*te*do e sentidos dos proce*imentos, *eter*i*ações, at*s e açõ*s, be* como </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> contornos adqu*r*do* pelas fun*açõe* em dec*rrência da atuação minis*er*al. </line>
</par>
<par>
<line> Os result*d*s est*o expos*os *m qu*tro seções, incluin*o esta introdução </line>
<line> *ue é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> primeira. * segunda seção ab*rda a atuação m*n*sterial, eviden*iando como a*e so*re as </line>
</par>
<par>
<line> funda*ões e </line>
<line> **mo estas instituições at*ndem às dis*osiçõ** lega*s decorrentes *o </line>
<line> controle </line>
</par>
<par>
<line> min*sterial. Na terceira, analisam-se, c*m base na teoria *eoinstitucionalista, os efeitos </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> atuação m**ist**ial e o isomorfismo pre*om**ante </line>
<line> *essa relação. Na quarta seção, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> conclusão, são analisados os efeitos d* at*a*ão m*nisterial nas *u*dações. </line>
<line> 2 R*FER*NCIAL TEÓRICO </line>
<line> 2.1 Atuação do minis*ério público e atendimento de *uas de*e*m*nações pel*s f*ndações </line>
</par>
<par>
<line> A Constitu*ção Federal </line>
<line> ** 1988, no a*t. *27, </line>
<line> caput, in*umbe ** Ministério Público * </line>
</par>
<par>
<line> d*fesa da ordem jurídica e d*s in*eresses sociais e individ*ais i*dispon*veis e, n* artigo 129, </line>
<line> estabelece que são suas funções institucionais: </line>
<line> I - promove*, privativamente, a a*ão pena* pú*lica, n* f**ma *a le*; </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 3, art. 15, p. 2*7-264, *ar. 2020 www*.fsa*et.*o*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. O. Passos, M. O. S. Port*lad* </line>
<line> 2*2 </line>
</par>
<par>
<line> I* - zela* *el* efetivo resp*ito d** Podere* Público* do* servi*os de relevância e </line>
</par>
<par>
<line> públ*c* *os </line>
<line> direitos asse*ura*os nesta Co*stituição, promovendo as *ed*da* </line>
</par>
<par>
<line> necessárias a sua gara*tia; </line>
<line> III - pr*mover o inq*érito civil e a ação civil públi*a, par* a prot*ção *o patrimônio </line>
<line> **blico e s*cia*, do meio ambien*e e de outros int*resses difus*s e cole*ivos; </line>
</par>
<par>
<line> IV - p**mover a aç*o de </line>
<line> inconstitucion*lida*e o* r*pres*nt*ção para fins de </line>
</par>
<par>
<line> in*ervenç** da Un*ão e dos **tados, nos casos *re*ist*s n*sta C*nst*tui*ão; </line>
<line> V - defen*er j*dicialmente o* dir*itos e interes*es *as populações i*dígenas; </line>
</par>
<par>
<line> V* - expedir noti*i*ações nos </line>
<line> proc*dimentos administ*ativo* de sua competên*ia, </line>
</par>
<par>
<line> requisitando inf**mações * docu**ntos para i*stru*-los, *a form* da lei </line>
<line> comp*eme*tar *espectiva; </line>
<line> VII - exerc*r * con*rol* *xter*o d* ati*idade poli*ial, *a form* *a lei c*mplementar </line>
<line> *encio*ada n* a**igo anterior; </line>
</par>
<par>
<line> VII* - **quis*tar </line>
<line> dilig**cias inves*igatórias e a insta*ração *e i*q*érito p*l**ial, </line>
</par>
<par>
<line> indic*dos os fun*amentos ju*ídicos de suas manifestaçõe* proce*suais; </line>
</par>
<par>
<line> IX - e**rcer o*tr*s funções </line>
<line> que lhe fo*em co*feri*as, desde que c*mp*tíveis com </line>
</par>
<par>
<line> sua fin*lidade, sendo-lhe v**ada a representaçã* judicia* e a con*ultoria j*rídica de </line>
<line> entid*des públicas (BR**IL, 1988). </line>
<line> Nas fun*ões e*t**ele*i*a* *os i*cis** *I e III, conforme P*es (2018, p. 623), repousa o </line>
<line> fu**amento das ativ*dades de fisc*lização d*s funda*ões, "pessoas *urídicas de direito </line>
<line> priv*do, que nascem, **vem e extinguem-se sob a *ista do Ministério Públi*o". </line>
<line> As **zões di*so, acrescenta o auto* (PAES, 2018), são o comprome*imento do </line>
<line> patri*ôni* para fi*s sociais, o cará*e* *ratuito e se* fins lucrativos dos s*rviços prestados à </line>
<line> sociedade, a estrutura organi*a*ional voltada p*ra o alcance d** f*na*idad** e do recebimento </line>
<line> de be*ef*cios e isenções tributári*s. </line>
<line> No P*auí, a Promot*ria de J*s*iça de Fundações e Entidades d* In*eresse Socia* </line>
<line> (PJ*E*S), conform* o art. 46, da Lei **mplem**t*r 12/1993 (Lei O*gânica do Ministério </line>
<line> Púb*i*o do *iauí), t** as seguintes atribuições no ve*ame*to das *unda*ões: </line>
</par>
<par>
<line> I </line>
<line> - a**o*ar minutas das escrituras de institui*ã* de fundaç*es e re*p*ctivas </line>
</par>
<par>
<line> a*t*rações, ve*ificando se *tendem ao* requisit*s legais e se bastam os *ens *** *ins </line>
<line> a que *e destinam, fi*cal*za*do seu registro; </line>
</par>
<par>
<line> II - ela*orar o* *statutos das fundações se nã* o fizer aquele a quem inst**uidor o </line>
<line> *onferi* * e*c*rgo; </line>
<line> III - fisca*izar o fu*ciona*e*to *a* fundaçõ**, salvaguardand* a s*a estrut*ra </line>
<line> jurídica e estatutária e p*omo*er a ex*i*çã* nos casos previs*o* em lei; </line>
<line> IV - ap*ovar a presta**o de con*as dos ad***istradores o* t**our**ros *as fundações, </line>
<line> req*er*ndo-a judici*lmente quando *ão o fizerem em tempo hábil; </line>
<line> * - *isitar *e*ula*me*te as fundações sob fiscaliz*ção; </line>
<line> VI - fiscalizar a aplicação ou *t*lização d*s bens e rec*rsos destinad*s às fundaçõ**; </line>
</par>
<par>
<line> VII - promover a a*ulação </line>
<line> de atos pr*ti*ados *elos administradores das fun*a*ões, </line>
</par>
<par>
<line> quando não observadas as normas es*atutá*ias ou </line>
<line> disposi*õ** legais, requer*nd* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> sequ**t*o dos bens *rregula*mente alie*ados e o**ras *e*idas cautela*es; </line>
<line> V*II - *equerer a remoção d** administradores *as fundações, qua*do negligent*s ou </line>
</par>
<par>
<line> inf*éi*, </line>
<line> e </line>
<line> a nomeação *e adm*nistradores pro*is*rios, se de modo diverso não </line>
</par>
<par>
<line> di*pusere* os respectivos estatutos ou regimentos; </line>
<line> IX - ex*mi*ar *alanços e demonstrativos de resultados da* fundações; </line>
<line> * - fiscal**ar todas as fundações inst*tu*das pelo Estad* e *unic*pi*; </line>
</par>
<par>
<line> XI </line>
<line> - requer*r prest*ções de conta* d*s </line>
<line> adminis**ador*s </line>
<line> ou tesour*iros de </line>
<line> hos*i*ais, </line>
</par>
<par>
<line> as*los, *ssociações bene*icentes, fu*dações e de q*alq*er instituição de utilidade </line>
</par>
<par>
<line> pública, que *enh*m recebido </line>
<line> ou recebam legados ou subvenção </line>
<line> d* União, Est*d* </line>
</par>
<par>
<line> ou do Mun*c*pio; </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 1*, n. 3, art. 15, p. 2**-264, mar. 2*2* </line>
<line> www4.*sanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Efei*os da Atu*ção do Ministério Público n*s Fundações Priva*as </line>
<line> 2*3 </line>
</par>
<par>
<line> X*I - requisitar inform*ções e c*pi*s a*tê*ticas das atas, convenientes * f*sc*lização </line>
<line> *as fundações; </line>
</par>
<par>
<line> XI I I </line>
<line> - prom*ver * ver*f*cação de que t*at* o artigo *0, parág**fo </line>
<line> único, *o *ódigo </line>
</par>
<par>
<line> Civil*; </line>
<line> XIV - promover, na forma ** lei, cassaçã* de declaração *e util*dad* pública de a </line>
<line> sociedade, ass*c*ação o* fun*ação; </line>
</par>
<par>
<line> XV - fiscal*zar * promover, nos *ermos ** lei, * d***oluç*o da* s*cied*des </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> associaçõe* benef*centes; </line>
</par>
<par>
<line> XVI - exercer outras atribuições que l*e cou*er*m, em conformida*e com a </line>
<line> l*gislaç*o pe*ti*ente [...] (PIAUÍ, 1993). </line>
<line> As at*ibuiç*es, por conseguinte, contemplam o velame*to em todas as etapas do \ciclo </line>
</par>
<par>
<line> vi*al\ da* *undações, isto é, do nascimento o* criação à morte ou extinção. O </line>
<line> que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Promotoria faz, em *ada momento, é o *eguin*e: </line>
</par>
<par>
<line> a) n* nasc**en*o ou **iação: </line>
</par>
<par>
<line> Or*entações *ormais </line>
<line> e informais </line>
<line> sobre as exigências da legislação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> di*ponibilizaç**, por m*io do sítio ele*rônico do órgão, de modelos de </line>
<line> esta*uto </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **ndação, ata *e ins*ituiç** de fu*dação, ata de associ*ção, estudo de *iabilidade, de </line>
<line> escritura de co***ituição de f**dação; </line>
<line> Exame preliminar da* m*nutas *e escrit*ra, *e estatuto e a viabilida*e econômica; </line>
<line> elaboração do estatu*o da funda*ão ca** o instituidor n*o o tenha feito; promoção de </line>
<line> dilig*ncias e alt*rações julgadas ne*essárias ao ate*di**nto da legisla*ão; </line>
<line> Análise e apreciaç*o dos a*os co*stitu*ivos, mediante expediçã* d* portaria, </line>
</par>
<par>
<line> tornando a e*tidade apta a promover o regis*ro </line>
<line> *o </line>
<line> cartório d* Regist*o Civil das </line>
</par>
<par>
<line> Pessoas J*rí**cas, fase e* qu* adquirirá *erson*lidade jurídica. </line>
<line> Nessa fas*, a* fu*daçõe*: </line>
<line> Cu*dam da elabo*ação do estatuto d* *cor*o *om a vontad* do i*stituidor e *om os </line>
<line> requisitos lega*s (Có*igo Civil - Lei *º 10.40*/2*02 e Lei de Registros P*bli*os - Lei </line>
<line> nº 6.015, de 31 de dezembro *e 197*) (BR*SIL, 2002; *RASIL, 1973); </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> *rt. 30. Os herdei*os, *ara *e imitirem *a p*s*e dos *ens do ausente, darão garanti*s d* res*itui*ã* deles, </row>
<row> m*diante penh*res ou hip*tecas eq*i*alentes ao* *uinhões respe*tivos. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> § </line>
<line> 1 </line>
<line> o </line>
<line> Aquele que *iver direi*o à p**se provisória, mas não </line>
<line> pud*r presta* * garantia *x*gi*a </line>
<line> neste *r*igo, *erá </line>
</par>
<par>
<line> excluído, ma*tendo-se os bens </line>
<line> que lhe </line>
<line> deviam caber so* a ad*inistração do curador, ** *e ou*ro he*deiro </line>
</par>
<par>
<line> designad* p*lo *uiz, e que preste essa garantia. </line>
</par>
<par>
<line> § </line>
<line> 2o Os ascendent*s, *s descendentes e o cônjuge, u*a vez </line>
<line> provad* a sua *ual*dade de herdeiros, poderã*, </line>
</par>
<par>
<line> indep*nden*emente d* garan*ia, entrar n* pos** dos b*ns do au*e*te. </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FSA, Te*esin* PI, v. 1*, n. 3, art. 15, p. 247-264, mar. 20** </line>
<line> www4.f*a*et.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. O. Pas*os, M. O. S. Porte*ada </line>
<line> 254 </line>
</par>
<par>
<line> Red*gem o Estudo de Viabilidad* Econôm*ca, d* acordo c*m as or*en*ações do </line>
<line> M*nistério Públi*o; </line>
<line> Encaminham os docum*ntos *labora*os junto com o tr*nslado da escritura públ*ca </line>
</par>
<par>
<line> de in**itui*ão d* fundação ou do te**amento ao Ministério Público p*ra exa*e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> aprovação; </line>
</par>
<par>
<line> Adotam as pro**dências conf*rme as apreciações do Ministério Público: c*rreções, </line>
<line> qu**do solicitada* re**sões pontuais; aj*izamento de aç*o *e s*pr**en*o jud*cia* de </line>
<line> a*rovaçã* esta**tária, qua*d* ho*ver indeferim*nt*; e re*istro no Cart*rio de Pessoas </line>
<line> Jurídicas, *o prazo de 30 *ias, qu*ndo da aprov*ç*o. Nesse *aso, procede-se do </line>
<line> s*g*inte modo: </line>
<line> 1. Apresent*ç*o do req*erimento *irigido a* Regi**ro C*vi* das *e**oas Jurídicas, </line>
<line> ass*nado pelo represe*tante legal, c*m a indi*ação da res**ência do requerente (Art. 12*, da </line>
<line> Le* 6.015/*3), inst*uído *om: </line>
<line> Ata da primeira r*u*ião da admini**ração; </line>
<line> Rela*ão *a diretoria d* fun*a*ão (d**laran*o o nome, nacionalidade, estado ci*il, </line>
<line> profissão, *úmero *o *G * CPF dos membros, *e ac**do *om o art. 46, II do </line>
<line> CC/2002); </line>
<line> Estatuto e* duas vias, assina*o e rubricado pe** repre*entante leg*l; </line>
<line> E*emplar do Diár*o Ofi*ial que *eu publicidade à *or*aria de aprova*ão. </line>
<line> 2. E**ami*hamento *a certidã* expe**da p*lo cartório ao ó*gão do Ministé**o Público, </line>
<line> p*ra juntada ao processo de cria*ão das *un*açõe*; </line>
<line> 3. Integral*zaç*o do patrimô*io dotado à f*ndação, com transc*ição nos *espec*iv** </line>
<line> registros ou por *ei* *e dep*sito em instit**ções finance*ras habilitadas, se a d*tação </line>
<line> *nvolver *uantia em di*heiro; </line>
<line> 4. En*aminhame*to ao órgão d* Mini*té*io Pú*lico do *omp**van*e *e d*pósito, </line>
<line> de*tro *o prazo estip*lado, da resolução de aprovação; </line>
<line> 5. Remessa *o exa*e do Ministério Público de cóp*as d* **gulamento, re*imento </line>
<line> interno. </line>
<line> Ilustra-se, abaixo, a sequência de ações do Min*stério Públ*co e r*açõe* d*s f*ndações </line>
<line> no pro*esso de cri*ção de**as ent*dades. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FS*, Teresina, v. 17, n. 3, art. 15, p. 247-*64, ma*. 2020 </line>
<line> www*.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O* Efei*os da Atuaç*o d* Ministério Público n*s Fundações P*iva*as </line>
<line> 25* </line>
</par>
<par>
<line> Figura 1 </line>
</par>
<par>
<line> CRIAÇÃO D*S *UNDAÇÕES </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elabo*ação *as autoras a *artir de info**ações disponibilizadas n* *íti* eletrônic* do M*nistéri* Público </line>
<line> do *iauí. </line>
</par>
<par>
<line> Legenda: </line>
<line> - M*n*stério *úb*ico </line>
<line> - Fundações *riv*da* </line>
</par>
<par>
<line> b) *o d*senvolvim*nto das aç*es: </line>
</par>
<par>
<line> *com*anham*nt* e *iscalização </line>
<line> por meio de visitas regu*ar** par* a*estar o </line>
</par>
<par>
<line> cumprime*to da vont*de do </line>
<line> in*tituidor, a utilização do patrimônio </line>
<line> confor*e as </line>
</par>
<par>
<line> finalidades, a p*eservação da estr*tura juríd*c*-est*t*tária; orientaç**s so*re *s </line>
<line> pr*cedimentos c*ntá*eis, fin**ceiros * *d*inistrativos; </line>
</par>
<par>
<line> Aplicação de medidas cautelares ou pu**tivas, tais *omo: s*questr* </line>
<line> de bem </line>
</par>
<par>
<line> irregul*rmente al*en*do, a**lação de *tos prat**ados pelos administradores, *emoções </line>
<line> de gestor*s fundacionais, cass*ção *e *eclaraç*o de utilidade pública; </line>
</par>
<par>
<line> Exame d** </line>
<line> p*estaç*es de **ntas por m*io de *elatório circu***an*iado </line>
<line> da* </line>
</par>
<par>
<line> at*vidad*s, balanço patr*moni**, declara*ão de Imposto d* Ren**, inv*n*ári* </line>
<line> patrimonial, relação das contas b*ncá*ia*, có*ias de c**t**t*s e convênios com *utras </line>
</par>
<par>
<line> entidades *r***d*s *u com o p*der púb*ico, relação das açõ*s judiciais e </line>
<line> *ut*as </line>
</par>
<par>
<line> pendências; </line>
</par>
<par>
<line> Emissão de </line>
<line> parece* relativo às prestaç*es apresentada*, i*di*ando: aprovaç*o, </line>
</par>
<par>
<line> quando emite Ate*tado de Regu*arida*e - </line>
<line> ATRE, não **rovação, quand* i*dica*a </line>
</par>
<par>
<line> ne*essidade d* *e*lização de a*ditoria ou *e me*i*as *xtrajudi**ais e/ou *udiciai* em </line>
<line> *ace das funda*ões; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Exam* </line>
<line> do p*did* de alien*ção </line>
<line> de bens imóveis, aceit*ção de doaç*es com </line>
</par>
<par>
<line> encarg*s, e*présti*os, mediante ga*antia *eal e a*te*aç*o de es*atuto; </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Ac**panhame*to da aplica*ão de </line>
<line> bens patrimoniais *dv*ndos de f*ndaçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> exti*tas * </line>
<line> que sejam *eap*icados em o*tra *unda*ã* com *s **sm*s fin* o* </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, Teresin* *I, v. *7, n. 3, art. 15, p. 247-264, ma*. 2*20 </line>
<line> www4.f**net.co*.br/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. O. Passos, M. O. S. Port*lada </line>
<line> 256 </line>
</par>
<par>
<line> co*vertidos e* títulos da dívi*a pú**ica, no aguardo de suficiência (PIAUÍ, *01*). </line>
</par>
<par>
<line> *s fundações, por *eu tur*o: </line>
</par>
<par>
<line> Encami*ham dados e i*formações referentes às **a* atividad*s na forma </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> p*estação de con*as, por *eio do Sistema de Cad*stro de *r*sta*ão de Contas (SICAP) </line>
<line> - módul* col*tor. S*o enviad*s à Pr*mot*ria d* Justiça respons*vel pela fisca*izaç*o </line>
<line> os seguinte* d*cum*ntos comprob*tó*ios: </line>
</par>
<par>
<line> 1. </line>
<line> DIPJ (Decla*ação d* *e**imento de Pessoa Ju*ídica) e DIRF (Decla*ação </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Imp*sto de Renda na Fonte) do *no da *restação de contas; </line>
</par>
<par>
<line> 2. </line>
<line> GF*P (Guia de Recolhi*e*to </line>
<line> do FGTS e *e In*ormaç*es à *revidên*ia Social) </line>
</par>
<par>
<line> *om RE (Recibo de Ent*ega) dos meses de janeiro * deze*bro do ano da pres*ação de contas; </line>
</par>
<par>
<line> 3. </line>
<line> RAIS (*elação Anua* d* Inform*ções *ociais) c*m rela*ão de todo o pe*soal ou </line>
</par>
<par>
<line> *AIS nega*iva (quando a funda*ão nã* teve e*pregados durant* o ano-base); </line>
</par>
<par>
<line> 4. </line>
<line> Liv**s obrigatórios re*istrados nos órgãos co*pete*tes; </line>
</par>
<par>
<line> *. </line>
<line> Balanço patrimonial e demais demonstrações obrigatórias, bem co*o balan*ete </line>
</par>
<par>
<line> anal*t*co antes do encerrament*, em *ezembr*, do ano d* prest*ç*o de con**s; </line>
</par>
<par>
<line> 6. </line>
<line> Apresenta*ão de comp*o*ação do R*latório </line>
<line> do Tri*unal de Contas e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> mani**st*çã* dos órgãos adm**istrativos co*petent*s, se *eceber *ecursos públicos; </line>
</par>
<par>
<line> 7. </line>
<line> Relat*rio *as at*v*dade* d*se*volvidas pela f*ndação, transmitindo noç** ex*ta </line>
</par>
<par>
<line> da cons*cução *os f*ns fundaciona*s; </line>
</par>
<par>
<line> 8. </line>
<line> Par*cer do C*nse*ho Fi*cal, comprov*nd*-se a regul*ri*ade de su* convoca*ão; </line>
</par>
<par>
<line> 9. </line>
<line> Co*tra*os, </line>
<line> convênio* e te*mos d* </line>
<line> p*rcerias celebrados com </line>
<line> entida*es do setor </line>
</par>
<par>
<line> público e p*iva*o, se houver; </line>
</par>
<par>
<line> 10. </line>
<line> E*tratos bancários de todas *s i*stituições financei*as com quem a fundaç*o </line>
</par>
<par>
<line> opera; </line>
</par>
<par>
<line> 11. </line>
<line> Relação *e *ens móveis e i*óv*is </line>
<line> que compõe* o a*ivo permanen*e </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> p*opr*e**de *a funda*ão, be* como os contratos de arrendam*nt* ou locaçã*; </line>
</par>
<par>
<line> 12. </line>
<line> *olha de </line>
<line> pagamento c** *e**ção d* e*pregad*s, c*rgos, s*lári*s e horários </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *ra*al**, se *ouver; </line>
</par>
<par>
<line> 13. </line>
<line> Livr*s con*áb*is, Diá*io e Razão; </line>
</par>
<par>
<line> 14. </line>
<line> Relação *e funcion*rios de cada co*vênio e projetos c*m os devi*os s*lár*os, se </line>
</par>
<par>
<line> houver; </line>
</par>
<par>
<line> 15. </line>
<line> Certidão Negativa de Dé*ito (CND): Receita Federal, Previdê*cia, S*c*etaria </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Ter*sina, v. *7, n. 3, a*t. 15, p. 247-26*, *ar. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os E*eitos da *tuação do Ministér*o Público nas Fundações Priv*das </line>
<line> 257 </line>
</par>
<par>
<line> F*z*n*a e Caixa Ec*nôm*ca Fe*eral (PIAUÍ, 2*17). </line>
</par>
<par>
<line> Encami*h*m para exame prévi* do Ministéri* Públi*o as atas de elei*ão e po*se </line>
</par>
<par>
<line> *o* di*ige**e* * documentos ref*rentes à aliena*ão </line>
<line> de be*s imóvei*, a**itação de </line>
</par>
<par>
<line> doações com enc*rgos, empréstimos media*te gar*nt*a real e alterações estatutárias; </line>
<line> Comunicam ao Ministéri* P*blico, no p*azo *e 15 (*uinze) *i*s, q*alquer *lteração </line>
<line> de dados cadas*rai* da en**dade. </line>
<line> Ilust*a-se, n* Fig*ra 2, *baixo, a sequên*ia de ações interli*a*as do Ministério e das </line>
<line> funda*ões no proce*so de pre*t**ão de c*ntas: </line>
<line> *igura 2 </line>
<line> PRESTAÇÃO D* CONT** DAS </line>
<line> FUND***ES </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Ela*ora*ão das autor*s a partir de inform*ções disponibilizadas n* sítio eletrônico d* M*nistério Público </line>
<line> do Piau*. Ato PGJ nº 666/20*7 (PIA*Í, 20*7). </line>
</par>
<par>
<line> Legen*a: </line>
<line> - Ministério Pú*lico </line>
<line> - Fundações Privadas </line>
</par>
<par>
<line> R**. F*A, *e*esina PI, v. 17, *. 3, art. **, *. 247-2*4, mar. 202* </line>
<line> www4.fs*net.co*.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. O. *ass*s, M. O. *. Portelada </line>
<line> 258 </line>
</par>
<par>
<line> c) na extinção ou mort*: </line>
</par>
<par>
<line> * atuação fiscalizatória **de ensejar a extinção da fundação </line>
<line> se constatar ilicitude, </line>
</par>
<par>
<line> f*n*lid*de impossível ou inútil e o pra*o de sua exis*ênci* venci*o (B**SIL, 200*). A </line>
<line> finali*açã* pod* ser feita p*la *ia administra**va ou judicial e *equerida tanto pelo Ministério </line>
<line> *úblico, em *ace de sua ação fiscali*atór*a, ***nto por qualquer in*eressad*, inclusi*e pelas </line>
<line> fu*da*ões. A seq*ênci* de ações, quando *equerida administrati*ament* por del*be*aç*o do </line>
</par>
<par>
<line> Co*selh* Diret*vo ou do Conselho *e Curadore* </line>
<line> d*s fundações, encont**-se demonstrada na </line>
</par>
<par>
<line> Figura 3. </line>
</par>
<par>
<line> Figura 3 </line>
<line> EX**NÇÃ* DAS FUNDAÇ*ES </line>
</par>
<par>
<line> **nte: Elaboraç*o das au**ras a partir de informaçõe* d**ponibili*adas no sí*io do Minis*é*io Público do Piauí </line>
<line> MP/PI, Ato PGJ nº 666/2*17, Lei complementar nº 12/*3 (PIA*Í, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> Le***da: </line>
<line> - Mi*istério Público </line>
<line> - Fundações P*ivada* </line>
</par>
<par>
<line> A atuação do Ministério Público, por*anto, conforme as atri*uições q** lhe são </line>
<line> conferidas p*la legisla*ão, *e dá por meio de orientações, de exame pr*v** e anális* dos ato* </line>
</par>
<par>
<line> c**sti*utivos, da p*esta*ão </line>
<line> de contas, das alterações e*tatutár*as, ** ex*inção * das medidas </line>
</par>
<par>
<line> que afetam o patr*mônio da en**da*e, tais co*o: alienação, do*ções, e*pr*stimos, ap*i*ações </line>
</par>
<par>
<line> fin*n*e*ras; da apli*ação de medidas </line>
<line> cautel**es o* punitivas e do acompanh*me*to e </line>
</par>
<par>
<line> fiscal**a*ão d** a*ivid*des *esenv*l*idas no decorrer das fa*es da exist*nci* d*s fundaçõ*s, </line>
<line> des*e a criação a*é a extinç*o. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*si*a, v. 17, n. 3, art. 15, p. 247-264, mar. 20*0 </line>
<line> www4.fs**et.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *s Efeitos da Atuação do *inistér** Público nas Fun*ações Privadas </line>
<line> 259 </line>
</par>
<par>
<line> As fundações, po* sua vez, at*ndem à* *rientaç*es e det*rmin*ç**s da legislação e *o </line>
<line> Min*sté*io P*blico, por me*o *a *laboração do estat*to, do e**u*o de viabilidade econômica, </line>
</par>
<par>
<line> de atas, </line>
<line> com base nos mode*os indicad*s; da *rganização da e*t*utu** ad*i*istra*iva; da </line>
</par>
<par>
<line> prestação de </line>
<line> contas </line>
<line> *o Sistema de Cadastro de Presta*ão de C*ntas - SICA*; d* *n*io *e </line>
</par>
<par>
<line> *o*umentos contábeis, fina**eir*s; da re*uisição *e exame, aná*ise e ap*ovaçã* da realização </line>
</par>
<par>
<line> *e atividades patrimonia*s (aliena*ão, emp*éstimos, doações, a*licações </line>
<line> fin*nceir*s); </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> aten*ime*** às demandas su*citadas no a*ompanhame*to e fiscalização de *uas ativ*dades. </line>
<line> Qu*l o efeito desse at*ndimento é o que se exami*a a s*guir. </line>
<line> 3 RESULT*DOS E *ISCUSSÕE* </line>
<line> 3.1 *s e*ei*os da atuação ministerial n*s funda*ões </line>
<line> Os proc*dimento* estabeleci*os em difere*tes fases do velamento *inisterial par* as </line>
</par>
<par>
<line> fu*dações, sej* na constitui*ão, sej* </line>
<line> na pr*stação de c**tas, qu*ndo descum*ridos </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> *gn**ados im*licam sa*ções ou nu*idades, previst** nos incisos VII, VIII, **V e XV do art. </line>
</par>
<par>
<line> 46 da Lei nº 12/1993, e do </line>
<line> *rt. 9º *o Ato PG* nº 666/20*7. Já, qua*do **mprid*s, são </line>
</par>
<par>
<line> homolog*d*s e *te**ados, ensejando a emis*ão *e docume*tos, como * portaria *e aprovaç*o </line>
<line> da instituição e o Atestado de Regularid*de - ATRE. </line>
</par>
<par>
<line> A* *undações, portant*, am*ldam-se ao f*rmato </line>
<line> le*itimad*; cons*quentemente, su*s </line>
</par>
<par>
<line> es**utur*s, pr*ce*imen**s de criação, de presta**o de contas e até de exti*ção tende* a se </line>
<line> a**emel*ar, cons**tui*do o que se denomina por iso**rfismo. Essa é uma *ece*sid*de, d*do </line>
<line> que o velamento ministerial lhes *mpõe deter**nados padrõ*s para **es *on***ir legitim*ção </line>
<line> *nstitucional, seja *m *ace da legislação, se** par* aten**r às ex*ectati*a* culturais. Em </line>
<line> relação à legi**açã*, precisam atender: </line>
</par>
<par>
<line> à Lei nº 10.406/200* (*ód*go *ivil), q*e pre*ê * ve**mento min*st*ria*, as </line>
</par>
<par>
<line> fin*li*ades e os p*i*cípio* basi*ares de criaçã* *as fundaç*es (BRASIL, 2*02); </line>
</par>
<par>
<line> à Lei nº 1*/1993 (Lei Orgâ*ica do M*nistério Públ*co *o Pi*uí), especificamente no </line>
</par>
<par>
<line> *rt. 46 que ver** sobre as atrib***ões da Promotoria d* Justiça *e Fundações </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> E**idades de *n*e*e*se Soci*l (*JFEIS) n* v*lamen*o das *undações (PIAUÍ, 19*3); </line>
</par>
<par>
<line> à L** nº 6.01*/73 (Lei de Regi*tros Públicos), no Art. 120, incis* II que versa sobre </line>
</par>
<par>
<line> a orga*iz*ção e discriminação *os órgão* *a adm**istração da e*tidade </line>
<line> fu*dac*onal </line>
</par>
<par>
<line> (BR*SIL, 1973); </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Te*esin* *I, *. 17, n. 3, art. *5, p. 2*7-264, *ar. 2020 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. O. Passos, M. *. S. Po*tela*a </line>
<line> 260 </line>
</par>
<par>
<line> ao *to PGJ Nº 666/201*, que norma*iza e p*droniza a p*estação de **nt*s *o </line>
<line> âmb*to do Mini*t*rio *úbli*o do Piau* (P*AUÍ, 20*7). </line>
</par>
<par>
<line> A l*gislação, por consegui*te, </line>
<line> atua c*mo um mecanismo de i*omorfism* d* tipo </line>
</par>
<par>
<line> coercitivo, **uel* </line>
<line> que *corre por m*io d* impos*ções legais, dado *ue, sem a submissão às </line>
</par>
<par>
<line> determina*ões e normativas e*anadas do Ministério Público, não seriam institu*iona*izadas. </line>
</par>
<par>
<line> *esse caso, com* de*ominaram Carvalho, *ieira *opes (1999, p. 10), trata-se d* *ma e </line>
</par>
<par>
<line> c*nformação às </line>
<line> no*mas instituci*n*is, send* </line>
<line> o isomorfismo dec*rre*te das "pressões </line>
</par>
<par>
<line> no*mativa* do Estado". </line>
</par>
<par>
<line> Em relação às expectativ*s culturais, q** *s fundaçõ*s pr*cisam atend*r para </line>
<line> que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Ministér*o **blico l*es </line>
<line> con**ra legit*midade in*titu**ona*, também é u*a i**osição da </line>
</par>
<par>
<line> legislação, *endo *equeridas nas qualif*cações, c*rtific*çõe* e parcerias com o Est**o. </line>
</par>
<par>
<line> A *ualificação de uma </line>
<line> entidade como organização social, prevista p*la Lei nº </line>
</par>
<par>
<line> 9.637/9*, exige, além da "natureza *ocial dos s*us objetivos" (le*ra a, *o i*ciso I do art. *º) e </line>
<line> da finalidade não lucrativa (letra b, do incis* I do art. 2º), que tenha, no órgão "de deli**ração </line>
<line> superio* * de d**eç*o, um con*elho de administ*aç*o" (let** c, d* inciso I do *rt. 2º) e qu* *sse </line>
<line> t*nha, *n*r* seu* in*egran*es, "*e*bros d* comunidade, de notória capacidad* profission*l e </line>
<line> idon*idade moral" (*etra d, do i*ciso I do art. 2º). As entidades c*as*ificadas como *sso*iaç*e* </line>
<line> ci**s devem p*ev*r, em seus e*tatuto*, a aceita*ão de novos as*ociados. *ão exigê*c*as legais </line>
<line> cuj* cumprimento de*ende d* *tendiment* das exp*ctativas culturais (BRASI*, 1*9*). </line>
<line> Na qual*ficação c*mo Organização da S**ie*ade Ci*il *e *nteresse Públic* - Os*ip, a </line>
<line> Le* *º 9.79*/99, *ue poss*bilita dedu*ão d* *mposto de Renda da* pessoas jurí*icas *oad**as, </line>
<line> remunera*ão dos me*b*os *a admini*tr*ç*o da org*nização, *em a per*a de *enefíc*o fiscal, </line>
</par>
<par>
<line> e celebração </line>
<line> de Termos de *arc*ira com o Po*er Pú*li*o, *xige co*p*ov*ção d* atuaç*o a </line>
</par>
<par>
<line> regular da entidade em </line>
<line> atividades voltadas para objetiv*s *e cunh* social, n* mínimo de </line>
<line> 3 </line>
</par>
<par>
<line> (t*ês) anos (a*t. 1º), configuradas por meio da "e**cução d*reta de *rojetos, pr***a*as, plan*s </line>
<line> de ações co*relat*s"; "da doação de r*cursos fí*icos, humanos e financ*iros", "da pr*s*ação de </line>
<line> serviços interme*iários de a*oio a *utras organizações sem f*ns lu*rat*vo* e a órgãos do setor </line>
<line> público que atuem em áre*s afins"(a**. 3º, *arágrafo único) p*ra def*rimento da *ualif*c*ção </line>
<line> junto ao Minist*rio d* Justiça, * quem *omp*te a concessão ** out*rg* (BRA*IL, 199*). </line>
</par>
<par>
<line> Adem*is, *xig* que o* objetivos sociais te**am, pelo menos, uma </line>
<line> das f*nalid*des </line>
</par>
<par>
<line> v*ltadas, den**e outras, *ara *r**oção *a cultura, *e*e** e cons*rvaç** do </line>
<line> p*tri*ônio </line>
</par>
<par>
<line> histórico e *rtístico, *o volun*a*iado, da *tic*, da paz, da *i*adania, dos d**eitos hum*n*s, d* </line>
</par>
<par>
<line> dem*cracia e </line>
<line> de outros valores </line>
<line> un*v*rs*is (*rt. 3º, i*cisos II, *II, X*). Outra exigência * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, *. 17, n. 3, art. 15, p. 2*7-264, *ar. *020 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Os Efe**os d* Atuação do Ministério Públ*co **s Fun*ações Privadas </line>
<line> 261 </line>
</par>
<par>
<line> parti*ipa**o nos Conselhos de *olíticas Públic*s </line>
<line> das áreas cor*espondent*s de at*ação </line>
</par>
<par>
<line> e**stentes, n*s respectivos n*vei* de govern*, nas **ses ** consulta </line>
<line> prévia e *iscali*açã* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Termo *e Parc*r*a (art. 10, § ** * *rt. 11, Caput, § 3º) (B*ASIL, 199*). São e*i*ências **e </line>
</par>
<par>
<line> dema*dam </line>
<line> uma a*uação voltada para o interesse social, o qu* supõe c*rre*po**e* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> necessidades soc*a*s. </line>
<line> A certificação como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEA*) e a is*n*ã* </line>
<line> do reco**i*ento das *on*ri*u*ç*es para a Se*uridade Social, regulamentadas pela Lei nº </line>
</par>
<par>
<line> 12.101/*009, exi*e* reconhecimento do </line>
<line> cará*er beneficen*e de </line>
<line> **s*stência so*ial, *ue </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> tenham **ns lu*r*tivos, atuem nas á**a* d* assi*tência social, saú*e ou ed*cação (art. 1º), </line>
</par>
<par>
<line> a*end*m todos q*e preci*arem, vale d*zer, não </line>
<line> *irijam s*as atividades para seus sócio*. São </line>
</par>
<par>
<line> e*igências que *e**erem a*endimento de exp*ctativas cul*urais (BRASIL, 2009). </line>
<line> Desse m*do, a* fundações, seja p*ra e*is*irem, sej* para usufruíre* de regime*to </line>
<line> *urí*ico espec*fi*o (O*, OSCIP, OSCs), de benefíci*s fi*cais, *eja par* c*ptar recursos </line>
</par>
<par>
<line> privados ou *úblicos, *re*isam *t*nder às expecta*ivas soci*is que as legis*açõe* e </line>
<line> normas </line>
</par>
<par>
<line> demandam. Is*o faz com que ad*tem modelos *rganiz*cionais já estab*lecido* e leg*timados, </line>
<line> *on*igur*ndo um isomor***mo do tipo mi*ético. </line>
</par>
<par>
<line> *ortant*, a atuação d* Ministério Público *unto *s fun**ções </line>
<line> leva *o iso*orfismo, </line>
</par>
<par>
<line> pois lhes impõe *adr*es </line>
<line> para lh*s *onfer*r le*i*im*dade i*stitucional, que* d* modo </line>
</par>
<par>
<line> coercitivo, p*r meio *a legislação, </line>
<line> quer de mod* mim*tico, por m*io de m*delos </line>
</par>
<par>
<line> o*ganizacio*ais estab*lecidos e *egitimados p*ra atenderem expectativas *ulturai*. </line>
<line> 5 C*NSIDERAÇÕES *INAIS </line>
</par>
<par>
<line> Este tex*o </line>
<line> abordou o efeito da atuação do Ministério Públ*co no velamento das </line>
</par>
<par>
<line> fundaç*es privadas sem fins lucr*tivos, com base em referen*iais teóricos * f*ntes </line>
</par>
<par>
<line> docume*t**s. Os primeiros consta* dos estu*os que abordam </line>
<line> a </line>
<line> c*n*orm**ão das </line>
</par>
<par>
<line> or*ani*ações às *struturas normati*as, tomando-as *om* exp**ssõ*s *o* v***res vigentes ** </line>
<line> ambie*t*; os outros são c*nstitu*dos p*la legisla*ã*, no**a*ivas e ins*rumentai* d*s*onív*is </line>
<line> no *it* ofici*l do Min*stér** Púb*ico do Piauí, relat**o* à c**stituição e * pr*sta**o d* *ontas </line>
</par>
<par>
<line> das funda*ões, e pelos do*u*en*os po* </line>
<line> el*s </line>
<line> pr*duzidos </line>
<line> para at*nder * legis*a*ã* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> n*rmativas. </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> a*enção se voltou tanto para o M*nis*ério Público </line>
<line> c*mo </line>
<line> pa*a as fundações, </line>
<line> aquele </line>
</par>
<par>
<line> para a ação, *stas p*ra a reaç*o. A *ção, por força da legisl*çã*, compreende desde </line>
</par>
<par>
<line> or*entações </line>
<line> na f*se inicial </line>
<line> da constitu*ção da f*n*ação e aprovação dos *ocumentos </line>
</par>
<par>
<line> Re*. F*A, Ter*sina PI, v. 17, n. 3, a*t. 15, p. 24*-*64, ma*. 20*0 </line>
<line> www4.fsa*et.*om.br/*e*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. O. *assos, M. O. S. Porte*a*a </line>
<line> 2** </line>
</par>
<par>
<line> institu**ore* *té o acompanha*ento das *ti**dades, a*recia*ão sob*e atos praticados pelos </line>
<line> administradores e providências vo*ta*as p*** a exti*ção. </line>
<line> Já a reação se ex*r**sa, pr*m*i*o pelo a*old*mento da* estruturas organizacio*a*s *s </line>
</par>
<par>
<line> e*igências d* legislação, depois pe** pad*o*izaç*o de p*ocedim*ntos e *ções, </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> conformidade com m*d*los </line>
<line> ou s*stem*ticas esta*ele*ida* qua*to </line>
<line> à prestaçã* de *ont*s, </line>
</par>
<par>
<line> registr*, contro*e d* atividades e u*o dos bens e patr*mônio. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, s**s estruturas * procedimentos tornam-se similares, isto </line>
<line> é, isomorfa*. *s </line>
</par>
<par>
<line> determinações do </line>
<line> velamen*o min*st*rial impõ*m padrões </line>
<line> para l*es conferir *egitimação </line>
</par>
<par>
<line> i*stitucional, o que faz com que *s organi*açõe* fundacionais adotem a* mesmas estrut**as, </line>
</par>
<par>
<line> proced*men**s e prática*. *sso ocorre, primeir*, por meio da c*erçã*, isto *, das </line>
<line> i*posições </line>
</par>
<par>
<line> da l*g*s*açã* e, se*undo, por </line>
<line> meio d* </line>
<line> adoçã* </line>
<line> de modelos *rganizacion*is já </line>
<line> es*abelecidos e </line>
</par>
<par>
<line> le*itima**s a fim de atender </line>
<line> às expect**iv*s cultu*ai* e soci*is que a legislação </line>
<line> ex*ge para </line>
</par>
<par>
<line> qualificação, ce*tif*caçã* e estab*lecimento de parcerias. </line>
<line> P*r c*n*e*uinte, a atuação do Ministério Públi*o do P*a*í faz com *ue as *undações </line>
<line> tenham est*uturas * procedimentos simil*r*s, i**o é, sejam *somórficas p*r meio da coerção ** </line>
<line> da adoção de model** o*ganizacionais já estabelecidos e leg*timados. </line>
<line> RE*ERÊNCIAS </line>
<line> BRAS*L. Lei nº 6.015, de 3* de *ezembro de *973. Disp*e sobr* os regis*r** púb*icos e dá </line>
</par>
<par>
<line> outras </line>
<line> pr*vid*ncias. Diário </line>
<line> Of**ial </line>
<line> [da] República </line>
<line> Federati*a do </line>
<line> ***sil. </line>
<line> Br*s*lia, DF, </line>
<line> 31 </line>
</par>
<par>
<line> dez. 1973. Di*ponív*l em: ht*p://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6015compilada.htm. </line>
<line> Acesso em: 3 out. 2**8. </line>
<line> BRASIL. Constitu*ç*o (1988). Diár*o Oficial [da] Rep*bl*ca F*de*ativa do Bra*il. Brasíl*a, </line>
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<line> 1) concepção e plane*a*en**. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
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<line> 2) anál*se e i*terpretação dos da*os. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboraçã* d* rascunho ou na revisão crí*ica do con*eú**. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) p*rticipação na a*r*va*ã* da versão final do manuscrito. </line>
<line> X </line>
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