<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 3, art. 9, p. 150-165, m*r. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.17.3.9
</line>
</par><par>
<line>
Cr*anças e Velhice: Intergeraciona*i*ade e Abor*ag*m do Te** no Ensino Fund**ental
</line>
<line>
Child*en and Elder*y: Int*r*eneratio*ality and Add**ssin* the Issue *n El*menta*y *chool
</line>
</par><par>
<line>
J*liana Archiza Yamas*ir*
</line>
<line>
Doutora em Educ***o Especia* pelo Programa d* Pós-Gradu*ção em Educa*ão Especial da UF*Ca*
</line>
<line>
Email: julianay*mashiro8*@gm*il.com
</line>
<line>
Th**ita Ros* Tr*ndade
</line>
<line>
Gradu*d* *m Terapi* Ocupacional pel* U*SCar
</line>
<line>
Emai*: thalita-tri*dade@hotmail.com
</line>
<line>
T*elm* Simões Matsu*ura
</line>
<line>
*ós-*outo*ado pela U*iv*r*ità Degli *tud* di Perugia, Itá*ia
</line>
<line>
Doutora em Saúde Mental pela *niversidade de *ã* P*u*o
</line>
<line>
P*ofes*ora **tular do Departa*e*to de *erapia Ocu*acional ** U*iversidade Federal de S*o Carl*s
</line>
<line>
*mail: thel**m*tsu*ura@gmai*.com
</line>
</par><par>
<line>
Endere**: Juliana *rchiza *amashiro
</line>
<line>
*dito*-Chefe: Dr. T*nny Kerl*y de Al*ncar
</line>
</par><par>
<line>
Univ**sidade Ru* Ennes Bueno, 70, *q Fe*r, *ão Carlos
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
*P - *EP 1356*-760, SP, B**sil.
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço:
</line>
<line>
Thalita Rosa Tr*ndade
</line>
<line>
**tigo recebido em 26/11/201*. Última
</line>
<line>
v*rsão
</line>
</par><par>
<line>
Rod. Washington Luís, *m 235 - M*r*dia Estud*ntil -
</line>
<line>
rece*ida *m *7/12/*019. Aprovado *m 18/12/2019.
</line>
</par><par>
<line>
Apartamen*o 01, Bloco *3 - Sã* C*rlos - C*P 13565-
</line>
</par><par>
<line>
905, SP, Brasil.
</line>
<line>
*valiado pe*o s**tema Tr*ple Re*iew: a) D*s* Revi*w
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
Thelma *imõ*s Matsukura
</line>
<line>
pel* Editor-Chefe; e b) D*u**e B*ind Revie*
</line>
</par><par>
<line>
Universida*e Fe*eral de São C*rlos - Rod. Wa*hington
</line>
<line>
(avaliação cega por d*is *va*iadores da área).
</line>
</par><par>
<line>
Luís, km 235 - Sã* Carlo* - CEP *3565-905, SP, Brasil.
</line>
<line>
Revisão: *ramatical, *orm*tiva e de F*rmatação
</line>
</par><par>
</page><line>
Apoio e financiamen*o: Conselh* *acional de Desenvolvimento C*e**íf*co e Tecn**ógi*o (C*P*).
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*rianças e *elhic*: Interge*acionalida*e * Aborda*em do Tema no Ensino Funda*e*t*l
</line>
<line>
151
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
*om o aumento de e*p**t*t**a de
</line>
<line>
vida, o núm*ro de famílias e de *on*ivên*ias
</line>
</par><par>
<line>
mult*geracion*is se am*liou sobremaneira
</line>
<line>
nos últimos anos. Em **lação à infânci*,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
educação gerontológic*, e* diferen*es âmbito*, é *p*ntada como ferramenta releva*te
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
m*l*or visão e formação d* crianç* s*bre a velhice. O presente e*tud* objetivou *om*reender
</line>
<line>
so*re a conviv*ncia e r*l*ci**ame*t*s **terger*cio*a** ent*e cr*a*ças d* ensi*o fundamen*a*
</line>
</par><par>
<line>
* pessoa* idosa* e, ident**i*ar
</line>
<line>
possíve*s
</line>
<line>
práticas
</line>
<line>
escolares vol*adas ao tema, sob a ótica
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
alunos. T*atou-se de estudo qualitati*o, que contou com a participação de *0 cria*ças do
</line>
<line>
ensino fundame*tal de uma *sco*a públ*c* do in*erior do estado de São P**lo. A* crianças
</line>
<line>
f*ram distribu*das em dois grupos de faixa etária: 7 ano* * 11 anos. Para a cole*a de dados foi
</line>
</par><par>
<line>
utiliz*do um
</line>
<line>
Q*estionário Semie*truturado que abordou as opin*ões das *ria*ças sobre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Envelhecim*nto Pes*oas Idosas *, e
</line>
<line>
também, so*re a
</line>
<line>
a*orda*em da t*mática na escola. Os
</line>
</par><par>
<line>
res*ltados sobre o rela*io*amento inter*eracional sugerem q*e a convivên*ia entre crian*as e
</line>
<line>
idosos fic* menos frequente co* * passar do tem*o. Além disso, v*rificou-se que os alun*s
</line>
</par><par>
<line>
*e ambo* o* grupos apresentam dú*idas sobr* a
</line>
<line>
velhice e indica* que * t**a é pouco
</line>
</par><par>
<line>
aborda*o na es*ola. A part*r dos re*ultados, discute-se
</line>
<line>
sob*e o* r*lac*onamento*
</line>
</par><par>
<line>
intergeraciona*s e *
</line>
<line>
nece*sidade de
</line>
<line>
im*le*enta*ão de açõ*s d* educação geron**lógica n*
</line>
</par><par>
<line>
*ontexto escol*r, *onsideran*o qu* as **smas são potente* n*o só para a aproximação da*
</line>
<line>
gerações, co*o também para * exercíc*o da conviv*nc*a co* a dive*sidade desde * infân*ia.
</line>
<line>
Palavras-Chave: E*ucaç*o G*ron*ológica. Rel*cionam*ntos *n*ergeracion*i*. Cr*a*ças.
</line>
<line>
A*STRACT
</line>
</par><par>
<line>
Wi*h the incr*ase
</line>
<line>
in l*fe expect*ncy, the number of famil*es and mult*generat*onal
</line>
</par><par>
<line>
coexistence has i**reased
</line>
<line>
grea*ly in rec*nt years. In relation to childhood, ge*ontologic*l
</line>
</par><par>
<line>
educ**io*, in different a*eas, is p***ted ou* as a rele*ant tool for bette* visi*n *nd form*t*on *f
</line>
<line>
th* chil* a*out old age. This study aimed to un*erstand the co**istence and inte*generation*l
</line>
</par><par>
<line>
re*ation**i*s between e*ementary *chool children *nd *he elderly and to
</line>
<line>
identify *oss*ble
</line>
</par><par>
<line>
sch*ol practice* focused on **e theme, *rom the s*udent*' perspective. This was a qualita*ive
</line>
<line>
st**y, which invo*ved th* p***i*i*atio* o* 20 ele*entary scho*l ch*ld**n from a pub*ic school
</line>
</par><par>
<line>
in the interior of the *ta*e o* São Paulo. The children were d*vided
</line>
<line>
into t*o age groups:
</line>
<line>
7
</line>
</par><par>
<line>
years an* 1* ye*rs. F*r
</line>
<line>
data coll*ct*on w*
</line>
<line>
u**d a Semi-Struct*r*d Questionnaire tha*
</line>
</par><par>
<line>
addressed the opini*ns *f *hildre*
</line>
<line>
on A*ing and El**rl* a*d also on th* a*proach of the
</line>
</par><par>
<line>
subj*ct i* ****ol. Resu*ts on intergeneration*l relationships suggest that coexist**ce between
</line>
<line>
**i*dren an* the elde*ly *eco*e* *ess fr*q*ent ove* *ime. Also, it *as found that the stud*nts
</line>
</par><par>
<line>
of both **ou*s *ave *oubts about old ag* and indic*te th*t the topic i* *oorly
</line>
<line>
addre*sed in
</line>
</par><par>
<line>
schoo*. Based on th* res*lt*, i* is *iscussed about **t*rgenerationa* r**ations*ips a*d th* need
</line>
</par><par>
<line>
to *mple**n*
</line>
<line>
gerontolo**cal ed**ation actions in the *chool c*nt*xt is high*ighted,
</line>
</par><par>
<line>
conside*ing that th*y are powerf*l *ot *nly *or the ap*roxi*ation of gene**t**ns, but a*so for
</line>
<line>
the exercis* of liv*ng w*th diversi*y sinc* c*il**ood.
</line>
<line>
K*ywords: Gerontologic*l Ed*cation. Interg*n*rat*onal **lationshi*s. Chil**en.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *SA, Teres*n* PI, *. 1*, n. 3, art. 9, p. 150-165, mar. 2*20
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.*r/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. *. Yam*sh*ro, T. R. Trinda*e, T. *. Ma*sukur*
</line>
<line>
152
</line>
</par><par>
<line>
* **TRODUÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
Atualment*, viv*ncia-se o fenômeno do envelhecimento populaci*nal n* mundo. Com
</line>
</par><par>
<line>
esse aumento
</line>
<line>
da lon*evidade, a convivênci* com idosos tem se
</line>
<line>
torn*do mais c*mum e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
papel de avó* ex**cido po* m*is tem*o (SOUZA, *
</line>
<line>
2014). Com* af*r*a *live*ra "O sécu*o
</line>
</par><par>
<line>
XX* s*rá o s*culo dos avós" (OLI*EIRA, 2009, p. 14). N*ste c**text*, *u*ge a **eocupa*ã*
</line>
<line>
em anal*sar a relação avó*-ne*os, n*ma *ocie*ad* que perpassa por constantes mod*fic**õ*s e
</line>
<line>
novos arranj*s *amiliare* (*OUZA, 2014).
</line>
<line>
Pesqui*adores da ár*a apontam que co**iver e d*al*g*r com *s avós p*om*v* o
</line>
<line>
apren*izado e a valoriza*ão de su* *ultura * *alor*s (MENDES; AL*E*, 2004). Ele* também
</line>
<line>
exe*cem um pap*l i*prescind*vel na vi*a dos *e*o* e da famí*ia ao agir c*mo in*ermediários
</line>
<line>
entre o passado, o *resente e o f*tu*o (SC*MID*, 2007).
</line>
</par><par>
<line>
Cont*do, aut*res i*dicam que tal relação é mutuamente
</line>
<line>
*m*ortante
</line>
<line>
para *odos
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
envolvid*s (SCHM**T, 200*; YAMASHIRO; MATS*KUR*, 2015). S** esta perspectiva,
</line>
<line>
*pro*imar ge**ções é objet*vo do traba*ho social que b*s*a quebrar ba*rei*a* *eracion*is,
</line>
</par><par>
<line>
eliminar preco*ceitos, ven*er
</line>
<line>
di*cr*min*ções e promov*r ao
</line>
<line>
**xim* os benefícios d*s
</line>
</par><par>
<line>
relac*onam*ntos i*t**geracionais (DIAS; SILVA, 2003; NERI, 1995).
</line>
<line>
O pro*esso cons*itutivo *a cri*nça sobre * v*ver * envelhec*r está d*re*amen**
</line>
</par><par>
<line>
rel*cionado com * que o*or** a sua v*l*a, conform* o c*ntexto em
</line>
<line>
que está inserida
</line>
</par><par>
<line>
(MAZUTTI; SCORTEGA**A, *006). Desta *o*ma, o f*to de conviver com u* idoso,
</line>
<line>
mesmo n*o sen*o *ami**a*, pode influenci** a a*itude da c**a*ça *m *elação à *elh*c* e te*as
</line>
<line>
re*acionad*s ao en*elhecimento (LUCHESI; *AVARINI; VIANA, *012).
</line>
</par><par>
<line>
Segu*do Mazutti e S*ortegagn* (2006), jun*o
</line>
<line>
ao con**xto familiar te*os o *ontexto
</line>
</par><par>
<line>
es*olar, no qual a cri*nça inicia s*as rel**ões com o mundo. É no contexto escolar como um
</line>
<line>
todo e també* *a sal* de a*la, q*e ocorrem as trocas de signif*cativ*s interações que
</line>
</par><par>
<line>
promovem
</line>
<line>
o desenvo*vim*nt* das *ria*ças atra*és da aprendizag**, adqu***ndo
</line>
</par><par>
<line>
con*ecimento e sa**re* (MÜHL; ESQUIN*ANI, 2004).
</line>
<line>
O es*udo realizado p*r Yamashiro e Ma*sukura (201*), apon*ou que os avós
</line>
<line>
r*presenta* imp*rtante font* de ajuda in*trumental, prát*ca e emoc*ona* ao neto. Da mesma
</line>
</par><par>
<line>
form*, os
</line>
<line>
neto*
</line>
<line>
fo**ec*m varia*os *ipos de auxíl*o ao* avós, por meio de prá**cas de apoio
</line>
</par><par>
<line>
instrum*nt*l ou mesmo por meio do exe*cício *a conver*a e *a escuta. As aut*ra* observam
</line>
</par><par>
<line>
assim, que tais
</line>
<line>
relacio*ament*s in*l*enci** no des*n*ol*imento saud**el e bem-estar
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
ambas *s g*rações e apontam para * n*cessidade de estudos **c*o*ais que ab**dem so*re os
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*es*na, v. 17, n. 3, *rt. 9, p. 150-16*, mar. 2*20 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Crianças e Velhice: Interg*ra*iona*idade * A*ordagem *o T*ma no Ensino Funda*ental
</line>
<line>
1**
</line>
</par><par>
<line>
diferentes aspe*t*s pres*ntes nos rela*ionamento* inter*eracion*is, dando destaque *ara
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
p*rt*cipação de c*i*nças.
</line>
</par><par>
<line>
Con*iderando a necessida*e de
</line>
<line>
aprofundamento sob*e t*ma e *
</line>
<line>
co*preendend* que
</line>
</par><par>
<line>
avanç*r no c*nhecimento
</line>
<line>
que se tem *obr* relacionamentos i*te*geracion*is * convivência
</line>
</par><par>
<line>
com idosos e c*iança* pode contribuir para a identifica*ão dos process*s *re*entes na cultura
</line>
<line>
* na *ealidade *oc*al, que impacta* nest** r**ações para ambas as geraçõe*, o presente estu*o
</line>
<line>
se debruça sobre a convivênci* e o* relacio*amentos intergeracionais entr* crianç*s do *nsino
</line>
<line>
f**dam*ntal e id*s*s. Neste *en*ido, *sse estudo *bjetiv*u *om*ree*der sobre a convi*ência
</line>
</par><par>
<line>
e relacio*amentos
</line>
<line>
intergeracionai* e*tre *riança* do
</line>
<line>
e*sino *undamen*al e pess*a* idosas e,
</line>
</par><par>
<line>
também, identificar pos*ív*i* prá*icas escolares *oltadas ao te*a v*l*ic* e en*elh**im*nto,
</line>
<line>
sob a ó*ica *os alunos.
</line>
<line>
2 METODOL*GIA
</line>
<line>
O presente estudo, an**rado em pe*quisa mais amp*a1, t** *aráter e*pl*ratório e
</line>
<line>
adotou ab*rdagem *ualitativ*.
</line>
<line>
A pe*qui*a o*teve ap*ovaç*o junto ao Comitê d* Ética em Pesquisa co* Seres
</line>
<line>
H*manos *a Universidade Feder*l de Sã Carlos - UFSCar (Número d* Parecer 1.*19.257).
</line>
<line>
Participar*m do estudo, po* con*eni*nci*, 20 alunos d* *nsino regular *undamental de
</line>
<line>
uma escol* municipal, ** uma *idade de *rande port* do *nterio* do esta*o de São Paulo. Os
</line>
<line>
part*cipantes foram *ividi*o* *m d*is g*upos: **7 - composto por 14 *ria**as com 7 anos de
</line>
<line>
idade e, GC11 - composto p*r 6 crianças com 11 a*os de idade.
</line>
</par><par>
<line>
O* critérios *dotados para *
</line>
<line>
i*clusão ne*te es**do for*m: *er mat*iculado no ensino
</line>
</par><par>
<line>
funda*e*t** **blic*, aceitar participa* do estu*o e *eceber autorizaçã* dos p*i*
</line>
<line>
para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
participação por m*io *a assina*ur* *o te*mo de consentimento liv*e e es*l*recido e do termo
</line>
<line>
de as*entim*nto.
</line>
<line>
P*ra a coleta d* d*do* *oi ut*liz*do um questionário composto por quest*es ab*rtas e
</line>
<line>
fechad*s, que o*jetivou carac**ri*ar os particip*ntes e identifi*ar questões relacionadas a*
</line>
<line>
conv**io e relacionamentos da cria*ç* com *dosos, *entre outras.
</line>
</par><par>
<line>
Os dados fo*am analis*dos descritivamen** e por meio d* Técnica do Discurso
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Sujeito Colet*vo - DSC (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 201*). Tal técnica prevê a form*ção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
DSCs, que são disc*rsos-s*ntese
</line>
<line>
enunci*d*s ** *rim*ira *essoa do *ingular,
</line>
<line>
os quais
</line>
</par><par>
</page><line>
representam a fala ou o depoimen*o d* uma coletividade (LEFÈ*RE *t al, 2002).
</line>
<line>
1 Pesquisa de Doutor**o desen****i*a junt* a* Pro*rama de Pós-Gr**uação em E*ucação *specia* da
</line>
<line>
*niversidade F*deral de São Carlos (PPGE*s/UFSC*r), f*nanciada pela CA*ES.
</line>
<line>
Rev. FS*, T*resin* PI, v. 17, n. 3, art. 9, p. 1*0-165, mar. 2020 www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. A. Y*mash*ro, T. R. T*ind*de, T. S. Matsuk*ra
</line>
<line>
154
</line>
</par><par>
<line>
Te*-se *omo operadores do DS* as Expressões-chave (ECH), I*eia* *entrais (IC)
</line>
</par><par>
<line>
e/*u An*orag*ns (*C), *u* são, *e*pectivament*: segmentos do **scurs* que **velam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
essê*cia da sen*ença (ECH); descri*ão sint*tica e *recisa do sentido das ECH, ou *e**, o que o
</line>
</par><par>
<line>
ent*evist*do quis d*zer (I*)
</line>
<line>
e; *ma afirmação, expressão que r*ve** *ma dada teoria ou
</line>
</par><par>
<line>
ide*logia (AC) (LEFÈVRE; LEF*V*E, 2010). Co* esses o*erado*e* *om*õe-se um o*
</line>
<line>
vários *SCs a partir d*s fal** *os part*cipantes.
</line>
<line>
3 RESULTA*OS E DISC*SSÃO
</line>
<line>
Com relaçã* às pes*o** com quem as crian*as coa*i*am, observou-se q*e algum*s
</line>
<line>
família* apresentam compo*ição multigeracional. No gr*po das crianças mais novas (G*7),
</line>
<line>
por exemplo, qu*tro rel*taram m*rar *om avôs/avós e; n* grup* G*11, duas d*las fizeram o
</line>
<line>
mesmo re*a*o.
</line>
</par><par>
<line>
Como v*rifi*ad* no presente estu*o, pesquisas têm apo*tado q*e, atualm*nt*,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
comum encontrar a coa*itação d* uma f*m*lia com t*ês
</line>
<line>
ou q*atr* gerações, (HERÉDIA;
</line>
</par><par>
<line>
CASS*R*; CO*TELLETTI, *007; S*UZA, 20*6). Esse fato implica mudan*as *a
</line>
<line>
configura*ã* fami*iar, tra*en*o co*sigo desafios refe*entes às relações *ntergeracion*is e que
</line>
</par><par>
<line>
envolvem *ontos
</line>
<line>
positiv*s * negativos como, *poio entre a* ger*ções, cuida*os, tr**as,
</line>
</par><par>
<line>
aprendizados, mas tamb*m conflito* devid* *s dif*rentes experi*ncias cultura*s, compor-
</line>
<line>
tamentais, de atitudes e v*lores entre as g*rações (CAMARANO; KANSO; MELLO, 2004).
</line>
</par><par>
<line>
Schmidt (200*) *fir** que família é o lugar do *ec**heci*ento a
</line>
<line>
da diferença, do
</line>
</par><par>
<line>
aprendizado de unir-se e separar-se, a sede das pr*me*r*s tr*cas afetivo-em*c*onais,
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
c*nst*ução da identidade (SCHMIDT, 2007).
</line>
</par><par>
<line>
A*sim, dada a importância da famí*ia par* a *o*stituição *a c*iança, mostra-se
</line>
</par><par>
<line>
imp*escindível **e formas *l*ernativas *e edu**ção gerontológica s*j*m
</line>
<line>
direcionadas para
</line>
</par><par>
<line>
dife*ent*s faixas etárias com o intu*to de
</line>
<line>
*ortale*er os la*os e potencializar/aprimorar os
</line>
</par><par>
<line>
relacionamentos intergeracionais *amiliares (HERÉDIA, *ASSARA; *OR*ELLET*I, **07;
</line>
<line>
*AMA*ANO, KANSO; MELLO, 2004; LUCHESI; PAVA*INI; V*ANA, 2012).
</line>
<line>
As *ria*ça* p*rticipantes deste estudo fo*am q*e*ti*nada* *ob*e quantos ano* uma
</line>
</par><par>
<line>
p**soa dev*
</line>
<line>
ter para *om*çar a s*r considerada idosa no *r**il. Em ambos os gru*os, a*
</line>
</par><par>
</page><line>
crianças i*dicaram que o início dest* fa*e s* dá entre 60 a 70 anos. Tal *ado suger* que tanto
</line>
<line>
a* crianças mais novas quanto as m*is ve*has po*sue* compreensão **bre da id*de p*ra que
</line>
<line>
uma pess*a seja consider*da idosa, de ac*rdo com * legisla**o do Brasi* (Lei nº 10.741,
</line>
<line>
2003).
</line>
<line>
Rev. *SA, Te*es*n*, v. 17, n. *, ar*. 9, p. 150-165, mar. 2020 *ww4.fsa**t.com.*r/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Crianças e Velh*ce: *nte*ge*acio*ali*ade * Abordage* do T*ma no Ensino Fu*dam*ntal
</line>
<line>
155
</line>
</par><par>
<line>
Contu*o, a*esar desta obse*vação em a*bos os grupos *e *articipantes, *bservou-se,
</line>
</par><par>
<line>
ainda, qu* esse n*o um conhecimen*o é
</line>
<line>
comum para todas a* *riança* part**ipantes, co*o
</line>
</par><par>
<line>
ilu*tra * DSC a s*guir:
</line>
</par><par>
<line>
"Tenho *úvi*a so*re saber a idade cert* q*e co*eça * *doso". (*SC
</line>
<line>
*as c*ianças do G*7).
</line>
<line>
A l*terat**a apon*a que as cria*ças po*em se* i**luenciadas a res***der t*l questão
</line>
</par><par>
<line>
**seando-se e*
</line>
<line>
uma percepção corp*ral at*el*d* ao sens* c**um, usando *arcadore*
</line>
</par><par>
<line>
identitár*os para delimitar quem é idos*: "Cabel*s brancos, **gas, us* de *engala, óculos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
den*adur* são, p*ra elas, marca* do *orpo-velho." (RAMOS,
</line>
<line>
2*09, p. 243), e alguns
</line>
<line>
de**es
</line>
</par><par>
<line>
marcos relacion*dos ao de*línio *ísico do e*velhecimento.
</line>
</par><par>
<line>
E*sas representa**es são constru*das a* l**go d*s *e**çõe* e, po***nto, variam
</line>
</par><par>
<line>
confo*me fatores sociais, cult**ais políticos, a*ém das experi*ncias viv*ncias p*ssoais
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
(MA*UTTI; SCORTEGAGNA, 2006).
</line>
</par><par>
<line>
Ad*mais, o DSC sug**e a necessidade de
</line>
<line>
ampl*ar
</line>
<line>
o conhecimento que cri*nça*
</line>
</par><par>
<line>
*ossuem *cerca da velhice e do *nvelhecimento. Sobre o
</line>
<line>
a*sunto, a literat*ra d*
</line>
<line>
área te*
</line>
</par><par>
<line>
apontado para o *u**to
</line>
<line>
as
</line>
<line>
prátic*s de educação geronto*ógicas são
</line>
<line>
positivas para a melhora
</line>
</par><par>
<line>
do conhecime*t* das crianças co* relação à vel**c* e a*s ido**s e também para as atit*de*
</line>
<line>
das mesmas para com tal ger*ção (O*IVEIRA et al., *015; COT*L*; GLOVER, 2007;
</line>
<line>
DUNHAM; CASADONTE, *00*).
</line>
<line>
Acerca de con*iv*r*m ou não co* pessoas idos**, o rela** d*s crianças pa*ticipantes
</line>
</par><par>
<line>
revelou que t*ê* cri*nças
</line>
<line>
d* *C7 não conhecem idosos. Nestes c*sos,
</line>
<line>
*ais pa*tici*antes
</line>
</par><par>
<line>
**l*taram também nunca terem aprendido so*r* esse tema *a esco*a. *inda que *ã* se tenha
</line>
</par><par>
<line>
o*jetivado bu*car corre*ações, hip*tetiza-se que tal fato *ode
</line>
<line>
*** *nfluenc*ado na
</line>
</par><par>
<line>
concep*ão/i*en*ificação que elas têm *a velh**e.
</line>
</par><par>
<line>
Dentre as crianças que afir*am ter contato e/ou conviv** com ido*os, os av**
</line>
</par><par>
<line>
m*t*rnos (n=9) e os bi*avôs
</line>
<line>
gan*aram d*s*aq*e *o GC7, enq**nto no grupo GC1*,
</line>
<line>
av*s
</line>
</par><par>
<line>
matern*s (n=3), paternos (n=3), e também outr*s pe*soas (n=*) f*ra* citadas.
</line>
<line>
É import*n*e destacar *esses result**os o qua*to as cri***as parecem es*a* *imi**das *
</line>
<line>
convivência ape*as *om os avós ou *dosos integra*tes do próprio grupo famil**r, o que a*o*ta
</line>
<line>
p*ra * necessidade de ampliação de *onvivências intergeracionais *a*a além do a*biente
</line>
<line>
fam*liar, por meio d* existência ** ações sociais e *ducativas. De qua*qu*r for*a, a literatura
</line>
</par><par>
<line>
sustenta que o c*n*ívio positivo e favorável com os
</line>
<line>
avós f*vorec* convívio e ati*u**s em o
</line>
</par><par>
</page><line>
relação a *ut*os ido**s, *ontribui*do para a *iminuição *e ester**tip*s *egativos rel*cio*ad*s
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina P*, *. 17, n. 3, art. 9, p. 150-165, *ar. 2020 www4.fsan*t.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. A. Yam*sh*ro, T. R. Trinda*e, T. S. M*tsukura
</line>
<line>
156
</line>
</par><par>
<line>
à ida*e, r*fletindo em uma
</line>
<line>
convivência *ais pac*fica e positiva, resultado de atitudes
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
tole*ân*ia * colaboração intergeracional (POSTIGO; HON*UBIA, 2010).
</line>
<line>
O*tro res**tado referente à convivên*ia *as crianças co* s*us av*s a*onta que,
</line>
</par><par>
<line>
e*bora em *mbos os grupo* a *aioria
</line>
<line>
da* *rian*as tenha re*atado esta*e*ecer c*nta*o
</line>
</par><par>
<line>
frequente
</line>
<line>
(diár*a, semanal e *uinzenalme*te),
</line>
<line>
o*servou-se que no grupo das crianças mais
</line>
</par><par>
<line>
n*vas *ssa prevalência parece ser ainda maior. Hipo*etiza-se q*e *om o aume*t* da idade *s
</line>
</par><par>
<line>
crianças pr*cisem
</line>
<line>
de me**s superv*s*o dos *vós, seu reper*ório de inter*sses
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
r*lacionamentos com pares
</line>
<line>
da *esma idade possa s*r ma*or, *ua autonomia, intere*ses
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
de*ej*s e*pa*didos e, tais fatores associa*o* po*sam faze*
</line>
<line>
parte dos motivos da me*or
</line>
</par><par>
<line>
f*equ*n*ia de contato *os *etos mai* velhos **m os avós.
</line>
</par><par>
<line>
*o*tudo, há de se *estacar que a frequên**a e a intimid*de nos contato*, mesmo *ue à
</line>
<line>
*istância, fortalecem as re*a*ões fa*ili*res e podem dim*nui* os impactos g*rados **las
</line>
<line>
*i***gênc*as i*t*rger*cionais, que podem *parec*r porque as gerações têm diferentes padrões
</line>
<line>
*ocia*s e *ulturais (SCHMI*T, 2007; W*ITES, 20*7; WE*NE*, BENITEZ, 2013).
</line>
<line>
Os enco*tros s*o ainda importantes para o fortalecime*to dos relacionamentos e para a
</line>
<line>
*roca **ocional (LEMOS; SANTOS; PONTES, 20*9).
</line>
<line>
Ainda que não tenha sido foco no presente estudo, de*taca-se que ade*trar n* cas* dos
</line>
<line>
a**s v*rtu**mente po*e ser uma f*rma muito utilizada pelas crianças na atualidade. Esse me*o
</line>
</par><par>
<line>
possibilit* * vivê*cia de uma inti*idade à distância e de
</line>
<line>
um novo t i po
</line>
<line>
*e rela**onamento
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*upor*e entr* *s ger*ções, sendo uma poss*bilidade de r*mediar a escassez de contato q***do
</line>
<line>
avós e net** se encontram distantes ge*g*afica*ente (ROS*NM*YR; KOCKEIS, 1963;
</line>
</par><par>
<line>
WILDING, *006; RAMOS, 2014). Diante
</line>
<line>
disso, estud*s futuros *oder**m contribuir pa*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
compreensão do alcance deste *ipo de cont*to.
</line>
</par><par>
<line>
Com relação à qua*idade dos relac*on**entos estabel*cidos entre as
</line>
<line>
difere*tes
</line>
</par><par>
<line>
ge*açõe*,
</line>
<line>
obser*a-se que todas as criança* d* GC7 avaliam ter um rel*cionamento positivo
</line>
</par><par>
</page><line>
("muito bo*" ou "*om") com seus a*ós, enqu*nto no grupo das cria*ça* *ais velha* (GC*1),
</line>
<line>
o relacio*ament* foi descrito de forma posi*i*a, m*s tamb*m d* forma negat*va, como "muito
</line>
<line>
difí**l".
</line>
<line>
Es*e *esultado s*ma à *iteratura q*e aponta a ocorrência *e di*tanciamento *e cria*ç*s
</line>
<line>
mais velhas e idosos *m co*paração às mais novas (ARRAIS e* al, 20*2). H*potetiz*-se que
</line>
<line>
na ida*e dos particip*nt*s de *1 anos, o iní*io *e *uest*es relacionadas à adolescên*ia *ode
</line>
<line>
*star *u*gindo e *sso pode inf*uenciar n*s relaci*n*mentos com ** avós.
</line>
<line>
A seguir, a*ravés de DSCs, apres*nta-se a opi*ião **s participantes do estud* quanto
</line>
<line>
a** motivos p*r* de*crever*m * rel*cionamento man*ido com os avós de forma positiva:
</line>
<line>
Rev. FS*, Ter*sina, v. 17, n. 3, art. 9, p. 150-16*, **r. 20*0 www*.fsanet.com.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*rianças e Velhice: Intergeracionalidade e Ab*r*agem do Tema no Ensino Funda*ental
</line>
<line>
157
</line>
</par><par>
<line>
"Me*s
</line>
<line>
avó* são *uito legais, me amam e eu
</line>
<line>
am* eles. M*ito a*or,
</line>
</par><par>
<line>
atenç*o e cui*ados! Sempr* me v**itam * vão na m*n*a c*s* para m*
</line>
</par><par>
<line>
dar u* beij*. Também, às vezes, nós vam**
</line>
<line>
na cas* d*les e nos
</line>
</par><par>
<line>
dive*timos!". (DS* das criança* do GC7)
</line>
</par><par>
<line>
"Todo* os dias pela manhã, minha av* vai na m*nha *asa. Meus *vós
</line>
<line>
me *ra*am muito b*m. Eles são muito *ons comigo!". (DSC das
</line>
<line>
cri*nças *o GC11)
</line>
</par><par>
<line>
O *elato das crian*as reforça o bom relacion*mento e**abel*cid* com os avós
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
evid**cia o bom tratamento que recebe* em um c*n*ívio baseado em afeto. É v**to também,
</line>
</par><par>
<line>
a im*ortância que elas dão às visitas dos avós,
</line>
<line>
be* como, sua co**anhia, o que rev*la
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*firma a qualidad* da relação est*b*le*id*.
</line>
</par><par>
<line>
*eg*ndo T*ral*o (20*5), a
</line>
<line>
rela*ão en**e avós net*s *od* ser entendida *om* uma *
</line>
</par><par>
<line>
relação de ap*io mútuo ou codependênci* afetiva e fi*ancei*a. Os avós con*r*buem co* apoio
</line>
</par><par>
<line>
emocional e *i*anceiro, exercem as f*n*ões de a*onselham*nto e
</line>
<line>
de es*abel**ime*to *e
</line>
</par><par>
<line>
re*r** e limites, contrar*ando o senso comum *obre a permis*ividad* excessiva **s mesmos.
</line>
<line>
Em concordância c*m tai* apon*ament*s da l*teratura, verifica-*e *or meio dos DS** que se
</line>
<line>
segu*m, r*latos refere*tes *s *ues**es afe*ivas e financeiras:
</line>
<line>
"Todos os dias *eu avô me dá di*heiro. * m*n*a avó sempre lev*
</line>
<line>
bal* * me *á presentes, e também dá presente* antes do nosso
</line>
<line>
an*versário". (DSC da* *rianç*s do GC11).
</line>
</par><par>
<line>
Val* de*tacar também q*e, a re*ação da* crianças de sete *no*
</line>
<line>
com seus avós
</line>
</par><par>
<line>
e*iden**a tr*ços de af*tividade *om a v**ori*ação dos encont*os, do tratamen** que recebe* e
</line>
<line>
o amor mútuo, conforme aprese*tado e* DS* ante*ior. Já segu*do o *elato das cr*anças de 11
</line>
<line>
a*os, a relação mostr*-se també* envol*id* *om recursos mate*ia** e fin*nceiros como f**ma
</line>
<line>
de demonst*ação de afeto. Essas di*erenç*s parece* sugerir que * relacion*mento ent*e netos
</line>
<line>
e seu* avós *ud* com a *ransiç*o da **fân*i* pa*a o início *a ad*lescência. De *cordo com
</line>
</par><par>
<line>
Tarallo (2015), ao
</line>
<line>
alcançar
</line>
<line>
certa *dade *s netos tendem afastar-se dos a*ós, c***ndo, a
</line>
</par><par>
<line>
também n*sse momento, a educação para as relações intergeracionais.
</line>
<line>
O *elato dos pa*tici*ante* r*ve*ou ainda que o r*lacioname*to com ** outro* idoso* se
</line>
</par><par>
<line>
ba*eia em um convívio consequ*nte d* vizinha**a. Hipotetiza-se
</line>
<line>
que ta*s rel*cionament*s
</line>
</par><par>
<line>
n*o sejam estreitos
</line>
<line>
com* os relaciona*ent*s
</line>
<line>
com *s avós, mas positiv*s, * partir do relato
</line>
</par><par>
<line>
das c*ianç*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
"Por atençã*. Sou educado". (D** das crianças do GC7)
</line>
<line>
"Porque **o me*s vizinhos". (*SC d*s crianç*s do GC7)
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina PI, *. 1*, n. 3, art. 9, *. 15*-165, mar. 2020 ww*4.fs*ne*.c*m.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. A. *amashiro, *. R. T*ind*de, T. S. M*ts*k*ra
</line>
<line>
158
</line>
</par><par>
<line>
"Eu cumprimento e respeito, mesm* qu**do m* d*o uns puxões de
</line>
<line>
or*lha às vez*s". (DSC da* crianças do GC11)
</line>
<line>
"Porque eu gosto deles! São le*ais comigo!" (DSC das c*ianças do
</line>
<line>
GC11)
</line>
<line>
Sob*e o relacio*a*ent* d*s crianças com i**sos *ue *ão f*zem parte do n*cle*
</line>
</par><par>
<line>
famili**, tem-se o **t*do internacional que contou com participação de 380 **ianças e a
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
idos*s, que at*aram como volu*tários ju*to *s sa**s de aula* destas c**anças, o qual apontou
</line>
</par><par>
<line>
que a par*icipação dos idos*s (não familiares) no a*bie*t* escolar *avoreceu mudança de a
</line>
<line>
atitude* *a*s posi*ivas **r parte da* cria*ças com relação * **lh*ce. Dest* fo*ma, os a*tores
</line>
<line>
concluí*am qu* * interaç*o intergeraci*nal ** con*e*to e*colar pode favorecer as mudanças
</line>
<line>
*e at*tu*es *e crian**s **m *elação à velhice *inda que os objet*v** *r*m*rdiais *a inter*ção
</line>
<line>
não sejam esses (*UNHAM; CASADO*TE, *009).
</line>
<line>
Com relação à existência de d*álogos estabelecid*s entre as crian*a* e s*us pais sobre
</line>
<line>
* velhice ou sobre p*ssoas idosa*, parti*ipantes d* *mbos os grupos *e*atar*m co*versar com
</line>
<line>
** p*is quando o t*ma surge em *rog*a*as *e TV ou ain** relata*am não co*ve*sar com os
</line>
<line>
pai* sobre o a*sun*o.
</line>
<line>
Ta* resulta*o sugere que o papel da tel*visão pare*e exercer imp*rt*nte inf*uência para
</line>
</par><par>
<line>
qu* o assu*to sej* de*at*do ent*e as
</line>
<line>
cria**as e seus *ais. A partir *estes achados, reflete-s*
</line>
</par><par>
<line>
so*re o quan*o esse *eio de *omu*icação po*e se* útil quant* às a*itud*s *pre*e**ad*s pel*s
</line>
<line>
**fer*ntes faix** et*rias acerca da velhi*e, * forma de **r, lida* e inte**gir com essas pessoa*.
</line>
<line>
Desta form*, importa de*tacar para os ri*cos **volvidos na abordagem do tema por es*e m**o
</line>
<line>
de comunicaçã*.
</line>
<line>
Pratt (*005) sust*nta que as cr*anças aprenderão sobre a **l*ice se for*m ensinadas o*
</line>
</par><par>
<line>
não, já que escu*am e vi*enciam experiência* em seu d*a-*-dia. * questão é o que
</line>
<line>
elas
</line>
</par><par>
<line>
apre*der*o, já q*e podem n*o sab*r di*ting*ir o que é fato e fi*ção, pois ainda *ão fo*maram
</line>
</par><par>
<line>
esse
</line>
<line>
pa*e* crí*ico. Por isso a *mp*rtância de
</line>
<line>
que m*ios de **m**icação e outros pas*em
</line>
</par><par>
<line>
informações fi*edig*as ac*rca da velhice e do enve*hece*, para que as crianças co*struam
</line>
<line>
uma opini*o *entrada na *eal*dade.
</line>
<line>
O*tro *specto r*velado ne*te estudo foi a fal*a de diálogo domiciliar *obre * tema.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, ainda *ue literatura apont* que é a
</line>
<line>
no con*e*to fami*iar e *omicili*r
</line>
<line>
que o*orre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
formaç*o de
</line>
<line>
val*res (RIBE*RO; BÉSSIA, 2015) bem *omo, o *ontat* com a história da
</line>
</par><par>
<line>
*essoa idosa (WA**ES,
</line>
<line>
2007; MARANGONI; *LIVEIRA,
</line>
<line>
2010), este assu*to nã*
</line>
<line>
est*
</line>
</par><par>
<line>
presente nas conversas de todas as famílias deste estudo. Tal dado *eforça *ecessid*d* a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
importância de
</line>
<line>
qu e
</line>
<line>
as *am*lias se*am escl*recid*s *cerca d* *niverso da ve*hice e ten*a*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 17, n. 3, a*t. 9, p. 150-165, mar. 2020
</line>
<line>
www*.*sa*et.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C**anças e Velhic*: Interg*rac*onalid*de e Abordagem do Tema no E*sin* Fund*m*ntal
</line>
<line>
*5*
</line>
</par><par>
<line>
es*ímulos e elemen*os para dialogar sobre o a**un*o, para tan*o, prát*cas *ociais e educa*ivas
</line>
<line>
d*vem ser *eal*zada* para que tai* es*ímulos po*sa* ocorrer *e forma c*rreta * ass*rtiva.
</line>
<line>
Com re*açã* ao co*t*to com o tema velhice/ envelheci*ento no ambiente esco*ar, o*
</line>
</par><par>
<line>
participante* do estudo responderam ao q*es*ionamento
</line>
<line>
sobre quan*as vezes aprendera* na
</line>
</par><par>
<line>
escola algo rel*c*onado ao tema *es*e último ano. N* GC*, a maioria das *r*an*as (n=*)
</line>
<line>
r**at*u nunca *er ap*endido sobre o assunto na esco*a. N* GC11, entr*ta*to, algumas criança*
</line>
<line>
**c**rara* t*r apren*id* ao men*s uma *ez (n=4) ou duas v**es (*=2) s**re * assunto nest*
</line>
<line>
últi*o a*o.
</line>
<line>
Com e*ses resultados perc*be-se que o *úmero de crian*as que não aprende*am sobre
</line>
<line>
* con*eúd* na escola é preocupante no GC7, ou seja, n* 2º e 3º ano do ensino público
</line>
<line>
fund*ment*l. *nquanto no G*11 toda* as cri*nças *eclararam ** ter entrado em contat* com o
</line>
<line>
tema ao me*os uma ve*. Assim, o conteúdo pa*ece estar presente, ainda que *e forma p*r*a *
</line>
<line>
restrita, e* out*os an*s que não os i*iciais. Ta* a*irmação pode, aind*, ser melhor il*strad* a
</line>
<line>
partir dos DSC* produ*id*s *re*te a* *u**tionamento sob*e o que as crianç*s parti*ipantes
</line>
<line>
*p**nderam na escola sobre es*e tema, conforme apresen*ados a *eg*ir.
</line>
<line>
"Nós temos que respeitar os idosos. Amar e acima de tudo re*p*itar".
</line>
<line>
(DSC d*s cr*anç*s do GC*)
</line>
<line>
"E*ve*hecime*to a pessoa nasce, fica ve*ho e *orre. **es vão
</line>
<line>
cres*endo * fic*ndo *elhos". (DSC das c*ianças do GC7)
</line>
</par><par>
<line>
"É muit* b*m
</line>
<line>
as crianças conviverem co* os idosos". (DS*
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
cria*ç** do GC7)
</line>
<line>
"*ue to*os envelhecem, e que *emos **e ter mui** *aciência po*que
</line>
<line>
*lguns idoso* estão com problema* e ficam muito carentes. Ta*bém
</line>
</par><par>
<line>
respeitar e sab*r
</line>
<line>
*iver sem preconceito". (DSC *as crianças do
</line>
</par><par>
<line>
G*11)
</line>
</par><par>
<line>
"Qu*nto *ais o te*po passa, mais el* envelhece". (DSC das criança*
</line>
<line>
*o *C*1)
</line>
<line>
*s conteúdos *bord***s mos*ram tema* superf*ciais * rela*iona*o* ao s*nso *omum,
</line>
<line>
mostrando o quanto a educação **rontológica é essencial.
</line>
<line>
**serva-se também que os DSCs das crianças mais novas (GC7) têm u*a *erc*pção
</line>
<line>
mais positiva e afetuosa. *as crianças *ais v*lhas (G*11) **ordam p*ntos neg*tiv*s e p*uco
</line>
<line>
da troc* in*ergeracional.
</line>
<line>
**ste estudo, obse*va-se que a partir do relato dos al*nos parti*ipantes, a abordagem
</line>
</par><par>
<line>
re*liza*a ***re o tema na escola é *eita de f*rma esca*sa e parec*
</line>
<line>
nã* contemp*ar de *orma
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 17, n. 3, art. 9, p. 150-1*5, mar. 2*20
</line>
<line>
www4.*sa*et.*om.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. A. Yam*shiro, T. R. Trindad*, T. S. Matsuku*a
</line>
<line>
*60
</line>
</par><par>
<line>
fidedigna os asp**tos atrelados à velhice e ao envelhec**. Acr*dita-se que, *ar**r das a
</line>
<line>
dúvida* trazid** pelas crianças, seja possí*e* *ue a escol* desperte *ma visão po*i*iva perante
</line>
<line>
a velhice e a pessoa idosa, e *s sensibilize.
</line>
</par><par>
<line>
Vale ressa*tar a*nda que, o***rvou-*e a partir
</line>
<line>
do relato das crian*as, o qu*nto as
</line>
</par><par>
<line>
mesmas valorizam este tipo de *prendizado; o quanto t*is conhe**mentos são importan*es
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
influe*ci*m num convívio mais positivo com os ido*o* *o seu red*r.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, *s **had*s do presen*e est*do coincidem com a literatur*, que apon*a q**
</line>
<line>
po*co tem *ido feito a respeito da educa*ão geronto**gi*a nas cas*s, escolas e com*nidad*s,
</line>
<line>
r*ssaltand*-s* a importâ*c*a *a escola co*o ambiente propício e p**ent* para a realização de
</line>
<line>
tal *bo*dagem (MCGU**E; *LEI*; *O*PER, 2*05; L*CHESI, *0*1).
</line>
<line>
Os resultados do pres*nte estudo * a li*e*atura sus*enta* a necessida*e da educa*ão
</line>
</par><par>
<line>
gerontol*gi*a que acarretará mudanças n* âmbito e**olar e na
</line>
<line>
socie*a*e. A qualidade dos
</line>
</par><par>
<line>
conte*dos apre**idos e das exper*ências vividas pelos alunos vai de*erminar a *ualid**e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
suas *elaçõe* com s*u **ndo (BOTH, 2006).
</line>
</par><par>
<line>
Ref*rçan*o so*re a *ertinência *a *d*cação gerontológi*a, apre**n*am-se a seguir, os
</line>
<line>
resultados advindos do questionam*nto feito a*s pa*ticipantes sob*e *s dú**da* q*e as
</line>
<line>
cr*anças possuem acerca dos i*osos e da velhice, onde as crianç*s do pr*sente est*d* *e*at*m
</line>
<line>
*u*stionamentos de nature** div*rsa, co*o se obse*va nos disc*rsos a s*guir:
</line>
<line>
"T*nho dúvida sob*e saber como cuidar deles." (*SC das cr*anças *o
</line>
<line>
GC7)
</line>
</par><par>
<line>
"Eu gostaria d* saber como de*e ser a *i*a daqu*les ***sos que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
famíl*a abandona p*rque ficou *elho ou doente. Se ele* prefere* ficar
</line>
</par><par>
<line>
lo*ge ou reencontrar *om essas pessoas." (DSC
</line>
<line>
das *ria*ças
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
GC11).
</line>
</par><par>
<line>
Mo*tra-s* nesses DS*s a *ur*os*dade sobre essa fase da vida, *nde os p*rticipant*s
</line>
</par><par>
<line>
aprese*tam questio*amentos per*inentes aos cuidados a
</line>
<line>
*erem oferecido*, à lon*evidade
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
c*racterístic*s da ve*hice *omo perceb**o em su*s falas.
</line>
</par><par>
<line>
Qua*do lhes p*rg**tado so*re se gos*ariam de s*ber mais sobre o* *dosos ou sobre o
</line>
<line>
enve**ecimento, as crianças apontam:
</line>
<line>
"Sa*er se *ão feli*es". (DSC da* crianç*s d* *C7)
</line>
<line>
"Sab*r como vão fic*n*o v*lh**hos e até quando eles v*ve*". (DSC
</line>
<line>
das c*ianças d* GC7)
</line>
</par><par>
<line>
"Saber *omo lidar *om
</line>
<line>
uma pessoa idosa". (DSC
</line>
<line>
das crianças
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
GC7)
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Te**sina, v. 17, n. 3, art. 9, p. 1*0-1*5, mar. 2020
</line>
<line>
w*w4.fsane*.com.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Crianças e Velh*ce: I**erge*aci*na*idad* * Abordagem do Tema no E**ino Fundamental
</line>
<line>
161
</line>
</par><par>
<line>
"So*re o idoso, *ois t**os qu* saber e**uta* o que os idosos têm
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
nos ens**ar e aprender com *les". (*SC d*s cr*anças do GC11).
</line>
</par><par>
<line>
Mais uma vez observa-se *ue as crian**s apresenta* varia**s t*po* ** curiosida*es
</line>
<line>
q*e poderiam ser dial*g*das não só na escola, m** tam*ém co* *s pais *u com os *r*prios
</line>
<line>
idosos. Tais afirmaçõ** ref*rçam o desejo que têm de aprender.
</line>
</par><par>
<line>
Pe**eb*-se, *inda, q*e os q*e*ti**amentos m*da* ao l*ngo do *em*o, como vis*o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
parti* das f*las dos dois gr**os. As cria*ças mais no*as (GC7) traz*m questões re*aciona*as
</line>
<line>
ao cuidado f*si*o e e*ocional do idoso, enqua*to as crianç** mais velhas (GC**) *razem
</line>
<line>
também uma pr*ocupaçã* da esfera soci**.
</line>
<line>
Sobre o li*a* c*m/*uidar d* i*oso, a li*e*atura *raz q*e o cuidado inform*l ge**lment*
</line>
<line>
é estabeleci*o por meio do contrato interge*acional, no qual os idoso* qu* cuidaram dos seus
</line>
</par><par>
<line>
fi*hos neto* *sper** ser cuidados *or eles na *elh*ce. Logo, * e
</line>
<line>
função de cu*dar * de se*
</line>
</par><par>
<line>
*u*dado mot*vad* pelo *
</line>
<line>
sentimento de *eciprocidade, de responsabi*ida*e, de g*atidão * de
</line>
</par><par>
<line>
afeto (WEGNER; *ENITEZ, 20*3; TARA*LO, 2015).
</line>
<line>
Qua*to às quest**s e*o*iona*s trazida* p*las *rian*as, hipot*t*za-se q*e as *úvidas
</line>
<line>
sejam derivada* do víncu*o emocional que a re*ação de av*s*dade possui. Como **ont*m
</line>
</par><par>
<line>
We*ner e Benit*z
</line>
<line>
(20*3), nos l*res multigeraci*nais o
</line>
<line>
bem-estar dos avós
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
signi*icativamente afe*ado pela qualidade das relações
</line>
<line>
com seus filhos e *etos, *endo os
</line>
</par><par>
<line>
*ínculos emoc*on*is mais importante* que a p*oximidade física e a op**tuni*ade de interaçã*.
</line>
<line>
Já com relação *s *uestõe* físicas, Gvozd e De*lar*za (2013) abordam qu* o idoso *
</line>
</par><par>
<line>
vi s t o
</line>
<line>
pelos mais jovens com uma vis*o de incapaci***e física
</line>
<line>
e *oen*a. Essas
</line>
<line>
visõ*s
</line>
</par><par>
<line>
influenciam na for*a**o da cri*nça e o **do como e*a encara a *elhi**. Con*udo, a lite*at**a
</line>
<line>
aponta para a contri*uiçã* das trocas intergera*ionais p*ra uma c*nce*ção positiva do
</line>
<line>
enve**ec*r (MAZUTTI; SCORTEGAGNA, 2006).
</line>
<line>
No âmbito social, segundo Tarallo (201*) os avós tendem * influenciar na social*zação
</line>
<line>
de se*s netos, e consti*ui-s* um *lemento ess*ncial para a troca intergeracional. Esse âmbit* é
</line>
</par><par>
<line>
influenciado por fatores que
</line>
<line>
pot**cializam ou re**zem * *po*tunida*e
</line>
<line>
de interação so*ia*,
</line>
</par><par>
<line>
pode**o s*r fatores d* várias d**ensõ*s. As *ú*i*as c*ra*teriz*da* n*sse ca*po somam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
esta compreensão.
</line>
</par><par>
<line>
As cri*nças demons*ram pos*uir dúvidas *e diferen*es naturezas, o que aponta par* a
</line>
</par><par>
<line>
n*cessidade da a*ord*gem *o *em* *os difer*nt*s context*s de
</line>
<line>
viv*ncia das *rianças, o que
</line>
</par><par>
<line>
*avorece*ia a
</line>
<line>
apre*d*zagem
</line>
<line>
e poder*a contribuir pa*a rela**onamentos *a
</line>
<line>
diver*idade.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Reali e Tanc*e*i (*005), esc*la e famíl*a, como primeiros ce**ri*s
</line>
<line>
de at*aç*o
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina P*, v. 1*, n. 3, art. *, *. 150-1*5, m*r. 2020 w*w4.fsanet.co*.br/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. A. Yamashiro, *. R. Trindade, T. S. *atsu*ura
</line>
<line>
**2
</line>
</par><par>
<line>
infantil, c*mpartil*a* da *arefa de *re*a*ar as cr*anças pa*a a inse*ção *rítica, *articipativa e
</line>
<line>
produtiva na soci*dad*, o que inclu* as qu*st*e* relaci*n*da* ao ve*ho e ao *nvelhecer.
</line>
<line>
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
Os resultados revelaram *u* as cri*nças mai* velhas pare*em apres*ntar mais
</line>
<line>
dificuldades de rel**ioname*to com i*osos, embor* **m*ém o ten*am descrito, *m sua
</line>
<line>
m*ioria, como alg* positivo. *erificou-se também qu*, a convivê*c*a entre crianças e idosos
</line>
</par><par>
<line>
*arece fica* meno* frequente
</line>
<line>
com passar do t*mpo. N*o o
</line>
<line>
o*st*nte, independentemente da
</line>
</par><par>
<line>
idade, todas as c*ianças p**ti*ipantes indicar*m que p*ssuem dúvi*as sob*e *
</line>
<line>
velhice.
</line>
</par><par>
<line>
Ressalta-s* a rel*vância d* inve*tim*nto de ações ed**ati*as *obr* o
</line>
<line>
tema *a mai* te*ra
</line>
</par><par>
<line>
i*ade,
</line>
<line>
p*ra que essas mudanças **orridas ao longo do cr*scime*to
</line>
<line>
da* crianças p**sam ser
</line>
</par><par>
<line>
a*enu*d** ou me*hor elabo*a*a* *elos e*volv**os.
</line>
<line>
E*te e*tudo fornece ele*entos par* somar s*b*e a impo*tân*ia de prá*i*as educativ**
</line>
<line>
sobre o te*a, *ar* que * criança compreenda com maio* p*of*nd*dade q*em é a pes*oa i*osa
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
para estimu*ar e pote*cializa* o convívio in*erge*ac*onal, valorizand* esse laço afetivo,
</line>
</par><par>
<line>
**erc*tando a convivência com a di*er**dade.
</line>
</par><par>
<line>
* om o
</line>
<line>
engajamento contínu* das **vas tecnologias e *s informações as *uais
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
crianç*s são vulne*áveis, *omo a i**luência d* mídia, é impresc*ndí*el que açõ*s em
</line>
</par><par>
<line>
**fer**tes
</line>
<line>
contextos, em e*pecial *a fa*ília e
</line>
<line>
na *scola, *o*sam max****ar o diálogo e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ivência *e rel*c*onamen**s dive*sos, incl*indo aí os intergeracionais.
</line>
</par><par>
<line>
Aponta-se a re*evânci* de i*ve**i* em elementos que fo*n*çam subsídios para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
reflexão e compreensão mais positiva sobre a velh*ce, de *o*o *
</line>
<line>
amplia* * c*ncepção *as
</line>
</par><par>
<line>
*ri*n*a*, favorecen*o
</line>
<line>
sua construção de mundo e do que o compõe, de forma *avorec*r *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
convivência com respe*to e tolerânc*a à d**e*ença.
</line>
</par><par>
<line>
REFER*NCI*S
</line>
<line>
ARRAIS, A. R. et **. O lug*r *os avós na config**a*ã* fami*iar com netos adol*scent*s. Rev.
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**RÉDIA
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*. B. *.; CASARA M. B.; CORT*LLETTI *. A. Imp*ctos da lon*e*id**e
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*a
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*EFÈVRE et al. Assis**n*ia **blica à Saúd* no *ras**:
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es**do de seis ancor*gens. Saúde
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e
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S*c*ed*de.
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Como Refere*ciar este *rtigo, c**forme ABNT:
</line>
<line>
Y*MASH*RO, *. A; TRINDADE, T. R; MA*SUKURA T. S. Crianças * V*lhice:
</line>
<line>
*ntergeracionalidade e *bordagem do *ema no Ensino Fun*a*e*tal. Rev. F**, Teresina, v.1*, n. 3,
</line>
<line>
art. 9, p. 150-165, mar. 20*0.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuiç*o do* Autore*
</line>
<line>
J. A. Yamas*iro
</line>
<line>
T. R. Tri*dad*
</line>
<line>
T. S. M*t*ukura
</line>
</par><par>
<line>
1) *on*epção e pl*nejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
2) an*lise e inter*re*ação dos *a*os.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elabor*ção do rasc*n*o ou na revisão crítica do *onteú*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
4) par*icipação na aprovação ** v*rsão final do manusc*i*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
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R*v. FSA, Teresina PI, v. 17, *. 3, ar*. 9, p. 150-165, mar. 2020
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www4.fs*n*t.com.br/revista
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)