<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 3, art. 9, p. 150-165, m*r. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.17.3.9 </line>
</par>
<par>
<line> Cr*anças e Velhice: Intergeraciona*i*ade e Abor*ag*m do Te** no Ensino Fund**ental </line>
<line> Child*en and Elder*y: Int*r*eneratio*ality and Add**ssin* the Issue *n El*menta*y *chool </line>
</par>
<par>
<line> J*liana Archiza Yamas*ir* </line>
<line> Doutora em Educ***o Especia* pelo Programa d* Pós-Gradu*ção em Educa*ão Especial da UF*Ca* </line>
<line> Email: julianay*mashiro8*@gm*il.com </line>
<line> Th**ita Ros* Tr*ndade </line>
<line> Gradu*d* *m Terapi* Ocupacional pel* U*SCar </line>
<line> Emai*: thalita-tri*dade@hotmail.com </line>
<line> T*elm* Simões Matsu*ura </line>
<line> *ós-*outo*ado pela U*iv*r*ità Degli *tud* di Perugia, Itá*ia </line>
<line> Doutora em Saúde Mental pela *niversidade de *ã* P*u*o </line>
<line> P*ofes*ora **tular do Departa*e*to de *erapia Ocu*acional ** U*iversidade Federal de S*o Carl*s </line>
<line> *mail: thel**m*tsu*ura@gmai*.com </line>
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<line> Endere**: Juliana *rchiza *amashiro </line>
<line> *dito*-Chefe: Dr. T*nny Kerl*y de Al*ncar </line>
</par>
<par>
<line> Univ**sidade Ru* Ennes Bueno, 70, *q Fe*r, *ão Carlos </line>
<line> Rodrigues </line>
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<line> *P - *EP 1356*-760, SP, B**sil. </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: </line>
<line> Thalita Rosa Tr*ndade </line>
<line> **tigo recebido em 26/11/201*. Última </line>
<line> v*rsão </line>
</par>
<par>
<line> Rod. Washington Luís, *m 235 - M*r*dia Estud*ntil - </line>
<line> rece*ida *m *7/12/*019. Aprovado *m 18/12/2019. </line>
</par>
<par>
<line> Apartamen*o 01, Bloco *3 - Sã* C*rlos - C*P 13565- </line>
</par>
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<line> 905, SP, Brasil. </line>
<line> *valiado pe*o s**tema Tr*ple Re*iew: a) D*s* Revi*w </line>
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<line> Endereço: </line>
<line> Thelma *imõ*s Matsukura </line>
<line> pel* Editor-Chefe; e b) D*u**e B*ind Revie* </line>
</par>
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<line> Universida*e Fe*eral de São C*rlos - Rod. Wa*hington </line>
<line> (avaliação cega por d*is *va*iadores da área). </line>
</par>
<par>
<line> Luís, km 235 - Sã* Carlo* - CEP *3565-905, SP, Brasil. </line>
<line> Revisão: *ramatical, *orm*tiva e de F*rmatação </line>
</par>
<par>
<line> Apoio e financiamen*o: Conselh* *acional de Desenvolvimento C*e**íf*co e Tecn**ógi*o (C*P*). </line>
</par>
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<line> *rianças e *elhic*: Interge*acionalida*e * Aborda*em do Tema no Ensino Funda*e*t*l </line>
<line> 151 </line>
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<line> RESUMO </line>
</par>
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<line> *om o aumento de e*p**t*t**a de </line>
<line> vida, o núm*ro de famílias e de *on*ivên*ias </line>
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<par>
<line> mult*geracion*is se am*liou sobremaneira </line>
<line> nos últimos anos. Em **lação à infânci*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> educação gerontológic*, e* diferen*es âmbito*, é *p*ntada como ferramenta releva*te </line>
<line> para </line>
</par>
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<line> m*l*or visão e formação d* crianç* s*bre a velhice. O presente e*tud* objetivou *om*reender </line>
<line> so*re a conviv*ncia e r*l*ci**ame*t*s **terger*cio*a** ent*e cr*a*ças d* ensi*o fundamen*a* </line>
</par>
<par>
<line> * pessoa* idosa* e, ident**i*ar </line>
<line> possíve*s </line>
<line> práticas </line>
<line> escolares vol*adas ao tema, sob a ótica </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> alunos. T*atou-se de estudo qualitati*o, que contou com a participação de *0 cria*ças do </line>
<line> ensino fundame*tal de uma *sco*a públ*c* do in*erior do estado de São P**lo. A* crianças </line>
<line> f*ram distribu*das em dois grupos de faixa etária: 7 ano* * 11 anos. Para a cole*a de dados foi </line>
</par>
<par>
<line> utiliz*do um </line>
<line> Q*estionário Semie*truturado que abordou as opin*ões das *ria*ças sobre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Envelhecim*nto Pes*oas Idosas *, e </line>
<line> também, so*re a </line>
<line> a*orda*em da t*mática na escola. Os </line>
</par>
<par>
<line> res*ltados sobre o rela*io*amento inter*eracional sugerem q*e a convivên*ia entre crian*as e </line>
<line> idosos fic* menos frequente co* * passar do tem*o. Além disso, v*rificou-se que os alun*s </line>
</par>
<par>
<line> *e ambo* o* grupos apresentam dú*idas sobr* a </line>
<line> velhice e indica* que * t**a é pouco </line>
</par>
<par>
<line> aborda*o na es*ola. A part*r dos re*ultados, discute-se </line>
<line> sob*e o* r*lac*onamento* </line>
</par>
<par>
<line> intergeraciona*s e * </line>
<line> nece*sidade de </line>
<line> im*le*enta*ão de açõ*s d* educação geron**lógica n* </line>
</par>
<par>
<line> *ontexto escol*r, *onsideran*o qu* as **smas são potente* n*o só para a aproximação da* </line>
<line> gerações, co*o também para * exercíc*o da conviv*nc*a co* a dive*sidade desde * infân*ia. </line>
<line> Palavras-Chave: E*ucaç*o G*ron*ológica. Rel*cionam*ntos *n*ergeracion*i*. Cr*a*ças. </line>
<line> A*STRACT </line>
</par>
<par>
<line> Wi*h the incr*ase </line>
<line> in l*fe expect*ncy, the number of famil*es and mult*generat*onal </line>
</par>
<par>
<line> coexistence has i**reased </line>
<line> grea*ly in rec*nt years. In relation to childhood, ge*ontologic*l </line>
</par>
<par>
<line> educ**io*, in different a*eas, is p***ted ou* as a rele*ant tool for bette* visi*n *nd form*t*on *f </line>
<line> th* chil* a*out old age. This study aimed to un*erstand the co**istence and inte*generation*l </line>
</par>
<par>
<line> re*ation**i*s between e*ementary *chool children *nd *he elderly and to </line>
<line> identify *oss*ble </line>
</par>
<par>
<line> sch*ol practice* focused on **e theme, *rom the s*udent*' perspective. This was a qualita*ive </line>
<line> st**y, which invo*ved th* p***i*i*atio* o* 20 ele*entary scho*l ch*ld**n from a pub*ic school </line>
</par>
<par>
<line> in the interior of the *ta*e o* São Paulo. The children were d*vided </line>
<line> into t*o age groups: </line>
<line> 7 </line>
</par>
<par>
<line> years an* 1* ye*rs. F*r </line>
<line> data coll*ct*on w* </line>
<line> u**d a Semi-Struct*r*d Questionnaire tha* </line>
</par>
<par>
<line> addressed the opini*ns *f *hildre* </line>
<line> on A*ing and El**rl* a*d also on th* a*proach of the </line>
</par>
<par>
<line> subj*ct i* ****ol. Resu*ts on intergeneration*l relationships suggest that coexist**ce between </line>
<line> **i*dren an* the elde*ly *eco*e* *ess fr*q*ent ove* *ime. Also, it *as found that the stud*nts </line>
</par>
<par>
<line> of both **ou*s *ave *oubts about old ag* and indic*te th*t the topic i* *oorly </line>
<line> addre*sed in </line>
</par>
<par>
<line> schoo*. Based on th* res*lt*, i* is *iscussed about **t*rgenerationa* r**ations*ips a*d th* need </line>
</par>
<par>
<line> to *mple**n* </line>
<line> gerontolo**cal ed**ation actions in the *chool c*nt*xt is high*ighted, </line>
</par>
<par>
<line> conside*ing that th*y are powerf*l *ot *nly *or the ap*roxi*ation of gene**t**ns, but a*so for </line>
<line> the exercis* of liv*ng w*th diversi*y sinc* c*il**ood. </line>
<line> K*ywords: Gerontologic*l Ed*cation. Interg*n*rat*onal **lationshi*s. Chil**en. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. *SA, Teres*n* PI, *. 1*, n. 3, art. 9, p. 150-165, mar. 2*20 </line>
<line> www4.fsanet.co*.*r/*evis*a </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> J. *. Yam*sh*ro, T. R. Trinda*e, T. *. Ma*sukur* </line>
<line> 152 </line>
</par>
<par>
<line> * **TRODUÇÃ* </line>
</par>
<par>
<line> Atualment*, viv*ncia-se o fenômeno do envelhecimento populaci*nal n* mundo. Com </line>
</par>
<par>
<line> esse aumento </line>
<line> da lon*evidade, a convivênci* com idosos tem se </line>
<line> torn*do mais c*mum e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> papel de avó* ex**cido po* m*is tem*o (SOUZA, * </line>
<line> 2014). Com* af*r*a *live*ra "O sécu*o </line>
</par>
<par>
<line> XX* s*rá o s*culo dos avós" (OLI*EIRA, 2009, p. 14). N*ste c**text*, *u*ge a **eocupa*ã* </line>
<line> em anal*sar a relação avó*-ne*os, n*ma *ocie*ad* que perpassa por constantes mod*fic**õ*s e </line>
<line> novos arranj*s *amiliare* (*OUZA, 2014). </line>
<line> Pesqui*adores da ár*a apontam que co**iver e d*al*g*r com *s avós p*om*v* o </line>
<line> apren*izado e a valoriza*ão de su* *ultura * *alor*s (MENDES; AL*E*, 2004). Ele* também </line>
<line> exe*cem um pap*l i*prescind*vel na vi*a dos *e*o* e da famí*ia ao agir c*mo in*ermediários </line>
<line> entre o passado, o *resente e o f*tu*o (SC*MID*, 2007). </line>
</par>
<par>
<line> Cont*do, aut*res i*dicam que tal relação é mutuamente </line>
<line> *m*ortante </line>
<line> para *odos </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> envolvid*s (SCHM**T, 200*; YAMASHIRO; MATS*KUR*, 2015). S** esta perspectiva, </line>
<line> *pro*imar ge**ções é objet*vo do traba*ho social que b*s*a quebrar ba*rei*a* *eracion*is, </line>
</par>
<par>
<line> eliminar preco*ceitos, ven*er </line>
<line> di*cr*min*ções e promov*r ao </line>
<line> **xim* os benefícios d*s </line>
</par>
<par>
<line> relac*onam*ntos i*t**geracionais (DIAS; SILVA, 2003; NERI, 1995). </line>
<line> O pro*esso cons*itutivo *a cri*nça sobre * v*ver * envelhec*r está d*re*amen** </line>
</par>
<par>
<line> rel*cionado com * que o*or** a sua v*l*a, conform* o c*ntexto em </line>
<line> que está inserida </line>
</par>
<par>
<line> (MAZUTTI; SCORTEGA**A, *006). Desta *o*ma, o f*to de conviver com u* idoso, </line>
<line> mesmo n*o sen*o *ami**a*, pode influenci** a a*itude da c**a*ça *m *elação à *elh*c* e te*as </line>
<line> re*acionad*s ao en*elhecimento (LUCHESI; *AVARINI; VIANA, *012). </line>
</par>
<par>
<line> Segu*do Mazutti e S*ortegagn* (2006), jun*o </line>
<line> ao con**xto familiar te*os o *ontexto </line>
</par>
<par>
<line> es*olar, no qual a cri*nça inicia s*as rel**ões com o mundo. É no contexto escolar como um </line>
<line> todo e també* *a sal* de a*la, q*e ocorrem as trocas de signif*cativ*s interações que </line>
</par>
<par>
<line> promovem </line>
<line> o desenvo*vim*nt* das *ria*ças atra*és da aprendizag**, adqu***ndo </line>
</par>
<par>
<line> con*ecimento e sa**re* (MÜHL; ESQUIN*ANI, 2004). </line>
<line> O es*udo realizado p*r Yamashiro e Ma*sukura (201*), apon*ou que os avós </line>
<line> r*presenta* imp*rtante font* de ajuda in*trumental, prát*ca e emoc*ona* ao neto. Da mesma </line>
</par>
<par>
<line> form*, os </line>
<line> neto* </line>
<line> fo**ec*m varia*os *ipos de auxíl*o ao* avós, por meio de prá**cas de apoio </line>
</par>
<par>
<line> instrum*nt*l ou mesmo por meio do exe*cício *a conver*a e *a escuta. As aut*ra* observam </line>
</par>
<par>
<line> assim, que tais </line>
<line> relacio*ament*s in*l*enci** no des*n*ol*imento saud**el e bem-estar </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ambas *s g*rações e apontam para * n*cessidade de estudos **c*o*ais que ab**dem so*re os </line>
<line> Rev. FSA, Te*es*na, v. 17, n. 3, *rt. 9, p. 150-16*, mar. 2*20 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Crianças e Velhice: Interg*ra*iona*idade * A*ordagem *o T*ma no Ensino Funda*ental </line>
<line> 1** </line>
</par>
<par>
<line> diferentes aspe*t*s pres*ntes nos rela*ionamento* inter*eracion*is, dando destaque *ara </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> p*rt*cipação de c*i*nças. </line>
</par>
<par>
<line> Con*iderando a necessida*e de </line>
<line> aprofundamento sob*e t*ma e * </line>
<line> co*preendend* que </line>
</par>
<par>
<line> avanç*r no c*nhecimento </line>
<line> que se tem *obr* relacionamentos i*te*geracion*is * convivência </line>
</par>
<par>
<line> com idosos e c*iança* pode contribuir para a identifica*ão dos process*s *re*entes na cultura </line>
<line> * na *ealidade *oc*al, que impacta* nest** r**ações para ambas as geraçõe*, o presente estu*o </line>
<line> se debruça sobre a convivênci* e o* relacio*amentos intergeracionais entr* crianç*s do *nsino </line>
<line> f**dam*ntal e id*s*s. Neste *en*ido, *sse estudo *bjetiv*u *om*ree*der sobre a convi*ência </line>
</par>
<par>
<line> e relacio*amentos </line>
<line> intergeracionai* e*tre *riança* do </line>
<line> e*sino *undamen*al e pess*a* idosas e, </line>
</par>
<par>
<line> também, identificar pos*ív*i* prá*icas escolares *oltadas ao te*a v*l*ic* e en*elh**im*nto, </line>
<line> sob a ó*ica *os alunos. </line>
<line> 2 METODOL*GIA </line>
<line> O presente estudo, an**rado em pe*quisa mais amp*a1, t** *aráter e*pl*ratório e </line>
<line> adotou ab*rdagem *ualitativ*. </line>
<line> A pe*qui*a o*teve ap*ovaç*o junto ao Comitê d* Ética em Pesquisa co* Seres </line>
<line> H*manos *a Universidade Feder*l de Sã Carlos - UFSCar (Número d* Parecer 1.*19.257). </line>
<line> Participar*m do estudo, po* con*eni*nci*, 20 alunos d* *nsino regular *undamental de </line>
<line> uma escol* municipal, ** uma *idade de *rande port* do *nterio* do esta*o de São Paulo. Os </line>
<line> part*cipantes foram *ividi*o* *m d*is g*upos: **7 - composto por 14 *ria**as com 7 anos de </line>
<line> idade e, GC11 - composto p*r 6 crianças com 11 a*os de idade. </line>
</par>
<par>
<line> O* critérios *dotados para * </line>
<line> i*clusão ne*te es**do for*m: *er mat*iculado no ensino </line>
</par>
<par>
<line> funda*e*t** **blic*, aceitar participa* do estu*o e *eceber autorizaçã* dos p*i* </line>
<line> para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> participação por m*io *a assina*ur* *o te*mo de consentimento liv*e e es*l*recido e do termo </line>
<line> de as*entim*nto. </line>
<line> P*ra a coleta d* d*do* *oi ut*liz*do um questionário composto por quest*es ab*rtas e </line>
<line> fechad*s, que o*jetivou carac**ri*ar os particip*ntes e identifi*ar questões relacionadas a* </line>
<line> conv**io e relacionamentos da cria*ç* com *dosos, *entre outras. </line>
</par>
<par>
<line> Os dados fo*am analis*dos descritivamen** e por meio d* Técnica do Discurso </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Sujeito Colet*vo - DSC (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 201*). Tal técnica prevê a form*ção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> DSCs, que são disc*rsos-s*ntese </line>
<line> enunci*d*s ** *rim*ira *essoa do *ingular, </line>
<line> os quais </line>
</par>
<par>
<line> representam a fala ou o depoimen*o d* uma coletividade (LEFÈ*RE *t al, 2002). </line>
<line> 1 Pesquisa de Doutor**o desen****i*a junt* a* Pro*rama de Pós-Gr**uação em E*ucação *specia* da </line>
<line> *niversidade F*deral de São Carlos (PPGE*s/UFSC*r), f*nanciada pela CA*ES. </line>
<line> Rev. FS*, T*resin* PI, v. 17, n. 3, art. 9, p. 1*0-165, mar. 2020 www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. A. Y*mash*ro, T. R. T*ind*de, T. S. Matsuk*ra </line>
<line> 154 </line>
</par>
<par>
<line> Te*-se *omo operadores do DS* as Expressões-chave (ECH), I*eia* *entrais (IC) </line>
</par>
<par>
<line> e/*u An*orag*ns (*C), *u* são, *e*pectivament*: segmentos do **scurs* que **velam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> essê*cia da sen*ença (ECH); descri*ão sint*tica e *recisa do sentido das ECH, ou *e**, o que o </line>
</par>
<par>
<line> ent*evist*do quis d*zer (I*) </line>
<line> e; *ma afirmação, expressão que r*ve** *ma dada teoria ou </line>
</par>
<par>
<line> ide*logia (AC) (LEFÈVRE; LEF*V*E, 2010). Co* esses o*erado*e* *om*õe-se um o* </line>
<line> vários *SCs a partir d*s fal** *os part*cipantes. </line>
<line> 3 RESULTA*OS E DISC*SSÃO </line>
<line> Com relaçã* às pes*o** com quem as crian*as coa*i*am, observou-se q*e algum*s </line>
<line> família* apresentam compo*ição multigeracional. No gr*po das crianças mais novas (G*7), </line>
<line> por exemplo, qu*tro rel*taram m*rar *om avôs/avós e; n* grup* G*11, duas d*las fizeram o </line>
<line> mesmo re*a*o. </line>
</par>
<par>
<line> Como v*rifi*ad* no presente estu*o, pesquisas têm apo*tado q*e, atualm*nt*, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> comum encontrar a coa*itação d* uma f*m*lia com t*ês </line>
<line> ou q*atr* gerações, (HERÉDIA; </line>
</par>
<par>
<line> CASS*R*; CO*TELLETTI, *007; S*UZA, 20*6). Esse fato implica mudan*as *a </line>
<line> configura*ã* fami*iar, tra*en*o co*sigo desafios refe*entes às relações *ntergeracion*is e que </line>
</par>
<par>
<line> envolvem *ontos </line>
<line> positiv*s * negativos como, *poio entre a* ger*ções, cuida*os, tr**as, </line>
</par>
<par>
<line> aprendizados, mas tamb*m conflito* devid* *s dif*rentes experi*ncias cultura*s, compor- </line>
<line> tamentais, de atitudes e v*lores entre as g*rações (CAMARANO; KANSO; MELLO, 2004). </line>
</par>
<par>
<line> Schmidt (200*) *fir** que família é o lugar do *ec**heci*ento a </line>
<line> da diferença, do </line>
</par>
<par>
<line> aprendizado de unir-se e separar-se, a sede das pr*me*r*s tr*cas afetivo-em*c*onais, </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> c*nst*ução da identidade (SCHMIDT, 2007). </line>
</par>
<par>
<line> A*sim, dada a importância da famí*ia par* a *o*stituição *a c*iança, mostra-se </line>
</par>
<par>
<line> imp*escindível **e formas *l*ernativas *e edu**ção gerontológica s*j*m </line>
<line> direcionadas para </line>
</par>
<par>
<line> dife*ent*s faixas etárias com o intu*to de </line>
<line> *ortale*er os la*os e potencializar/aprimorar os </line>
</par>
<par>
<line> relacionamentos intergeracionais *amiliares (HERÉDIA, *ASSARA; *OR*ELLET*I, **07; </line>
<line> *AMA*ANO, KANSO; MELLO, 2004; LUCHESI; PAVA*INI; V*ANA, 2012). </line>
<line> As *ria*ça* p*rticipantes deste estudo fo*am q*e*ti*nada* *ob*e quantos ano* uma </line>
</par>
<par>
<line> p**soa dev* </line>
<line> ter para *om*çar a s*r considerada idosa no *r**il. Em ambos os gru*os, a* </line>
</par>
<par>
<line> crianças i*dicaram que o início dest* fa*e s* dá entre 60 a 70 anos. Tal *ado suger* que tanto </line>
<line> a* crianças mais novas quanto as m*is ve*has po*sue* compreensão **bre da id*de p*ra que </line>
<line> uma pess*a seja consider*da idosa, de ac*rdo com * legisla**o do Brasi* (Lei nº 10.741, </line>
<line> 2003). </line>
<line> Rev. *SA, Te*es*n*, v. 17, n. *, ar*. 9, p. 150-165, mar. 2020 *ww4.fsa**t.com.*r/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Crianças e Velh*ce: *nte*ge*acio*ali*ade * Abordage* do T*ma no Ensino Fu*dam*ntal </line>
<line> 155 </line>
</par>
<par>
<line> Contu*o, a*esar desta obse*vação em a*bos os grupos *e *articipantes, *bservou-se, </line>
</par>
<par>
<line> ainda, qu* esse n*o um conhecimen*o é </line>
<line> comum para todas a* *riança* part**ipantes, co*o </line>
</par>
<par>
<line> ilu*tra * DSC a s*guir: </line>
</par>
<par>
<line> "Tenho *úvi*a so*re saber a idade cert* q*e co*eça * *doso". (*SC </line>
<line> *as c*ianças do G*7). </line>
<line> A l*terat**a apon*a que as cria*ças po*em se* i**luenciadas a res***der t*l questão </line>
</par>
<par>
<line> **seando-se e* </line>
<line> uma percepção corp*ral at*el*d* ao sens* c**um, usando *arcadore* </line>
</par>
<par>
<line> identitár*os para delimitar quem é idos*: "Cabel*s brancos, **gas, us* de *engala, óculos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> den*adur* são, p*ra elas, marca* do *orpo-velho." (RAMOS, </line>
<line> 2*09, p. 243), e alguns </line>
<line> de**es </line>
</par>
<par>
<line> marcos relacion*dos ao de*línio *ísico do e*velhecimento. </line>
</par>
<par>
<line> E*sas representa**es são constru*das a* l**go d*s *e**çõe* e, po***nto, variam </line>
</par>
<par>
<line> confo*me fatores sociais, cult**ais políticos, a*ém das experi*ncias viv*ncias p*ssoais </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> (MA*UTTI; SCORTEGAGNA, 2006). </line>
</par>
<par>
<line> Ad*mais, o DSC sug**e a necessidade de </line>
<line> ampl*ar </line>
<line> o conhecimento que cri*nça* </line>
</par>
<par>
<line> *ossuem *cerca da velhice e do *nvelhecimento. Sobre o </line>
<line> a*sunto, a literat*ra d* </line>
<line> área te* </line>
</par>
<par>
<line> apontado para o *u**to </line>
<line> as </line>
<line> prátic*s de educação geronto*ógicas são </line>
<line> positivas para a melhora </line>
</par>
<par>
<line> do conhecime*t* das crianças co* relação à vel**c* e a*s ido**s e também para as atit*de* </line>
<line> das mesmas para com tal ger*ção (O*IVEIRA et al., *015; COT*L*; GLOVER, 2007; </line>
<line> DUNHAM; CASADONTE, *00*). </line>
<line> Acerca de con*iv*r*m ou não co* pessoas idos**, o rela** d*s crianças pa*ticipantes </line>
</par>
<par>
<line> revelou que t*ê* cri*nças </line>
<line> d* *C7 não conhecem idosos. Nestes c*sos, </line>
<line> *ais pa*tici*antes </line>
</par>
<par>
<line> **l*taram também nunca terem aprendido so*r* esse tema *a esco*a. *inda que *ã* se tenha </line>
</par>
<par>
<line> o*jetivado bu*car corre*ações, hip*tetiza-se que tal fato *ode </line>
<line> *** *nfluenc*ado na </line>
</par>
<par>
<line> concep*ão/i*en*ificação que elas têm *a velh**e. </line>
</par>
<par>
<line> Dentre as crianças que afir*am ter contato e/ou conviv** com ido*os, os av** </line>
</par>
<par>
<line> m*t*rnos (n=9) e os bi*avôs </line>
<line> gan*aram d*s*aq*e *o GC7, enq**nto no grupo GC1*, </line>
<line> av*s </line>
</par>
<par>
<line> matern*s (n=3), paternos (n=3), e também outr*s pe*soas (n=*) f*ra* citadas. </line>
<line> É import*n*e destacar *esses result**os o qua*to as cri***as parecem es*a* *imi**das * </line>
<line> convivência ape*as *om os avós ou *dosos integra*tes do próprio grupo famil**r, o que a*o*ta </line>
<line> p*ra * necessidade de ampliação de *onvivências intergeracionais *a*a além do a*biente </line>
<line> fam*liar, por meio d* existência ** ações sociais e *ducativas. De qua*qu*r for*a, a literatura </line>
</par>
<par>
<line> sustenta que o c*n*ívio positivo e favorável com os </line>
<line> avós f*vorec* convívio e ati*u**s em o </line>
</par>
<par>
<line> relação a *ut*os ido**s, *ontribui*do para a *iminuição *e ester**tip*s *egativos rel*cio*ad*s </line>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, *. 17, n. 3, art. 9, p. 150-165, *ar. 2020 www4.fsan*t.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. A. Yam*sh*ro, T. R. Trinda*e, T. S. M*tsukura </line>
<line> 156 </line>
</par>
<par>
<line> à ida*e, r*fletindo em uma </line>
<line> convivência *ais pac*fica e positiva, resultado de atitudes </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tole*ân*ia * colaboração intergeracional (POSTIGO; HON*UBIA, 2010). </line>
<line> O*tro res**tado referente à convivên*ia *as crianças co* s*us av*s a*onta que, </line>
</par>
<par>
<line> e*bora em *mbos os grupo* a *aioria </line>
<line> da* *rian*as tenha re*atado esta*e*ecer c*nta*o </line>
</par>
<par>
<line> frequente </line>
<line> (diár*a, semanal e *uinzenalme*te), </line>
<line> o*servou-se que no grupo das crianças mais </line>
</par>
<par>
<line> n*vas *ssa prevalência parece ser ainda maior. Hipo*etiza-se q*e *om o aume*t* da idade *s </line>
</par>
<par>
<line> crianças pr*cisem </line>
<line> de me**s superv*s*o dos *vós, seu reper*ório de inter*sses </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> r*lacionamentos com pares </line>
<line> da *esma idade possa s*r ma*or, *ua autonomia, intere*ses </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> de*ej*s e*pa*didos e, tais fatores associa*o* po*sam faze* </line>
<line> parte dos motivos da me*or </line>
</par>
<par>
<line> f*equ*n*ia de contato *os *etos mai* velhos **m os avós. </line>
</par>
<par>
<line> *o*tudo, há de se *estacar que a frequên**a e a intimid*de nos contato*, mesmo *ue à </line>
<line> *istância, fortalecem as re*a*ões fa*ili*res e podem dim*nui* os impactos g*rados **las </line>
<line> *i***gênc*as i*t*rger*cionais, que podem *parec*r porque as gerações têm diferentes padrões </line>
<line> *ocia*s e *ulturais (SCHMI*T, 2007; W*ITES, 20*7; WE*NE*, BENITEZ, 2013). </line>
<line> Os enco*tros s*o ainda importantes para o fortalecime*to dos relacionamentos e para a </line>
<line> *roca **ocional (LEMOS; SANTOS; PONTES, 20*9). </line>
<line> Ainda que não tenha sido foco no presente estudo, de*taca-se que ade*trar n* cas* dos </line>
<line> a**s v*rtu**mente po*e ser uma f*rma muito utilizada pelas crianças na atualidade. Esse me*o </line>
</par>
<par>
<line> possibilit* * vivê*cia de uma inti*idade à distância e de </line>
<line> um novo t i po </line>
<line> *e rela**onamento </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *upor*e entr* *s ger*ções, sendo uma poss*bilidade de r*mediar a escassez de contato q***do </line>
<line> avós e net** se encontram distantes ge*g*afica*ente (ROS*NM*YR; KOCKEIS, 1963; </line>
</par>
<par>
<line> WILDING, *006; RAMOS, 2014). Diante </line>
<line> disso, estud*s futuros *oder**m contribuir pa*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> compreensão do alcance deste *ipo de cont*to. </line>
</par>
<par>
<line> Com relação à qua*idade dos relac*on**entos estabel*cidos entre as </line>
<line> difere*tes </line>
</par>
<par>
<line> ge*açõe*, </line>
<line> obser*a-se que todas as criança* d* GC7 avaliam ter um rel*cionamento positivo </line>
</par>
<par>
<line> ("muito bo*" ou "*om") com seus a*ós, enqu*nto no grupo das cria*ça* *ais velha* (GC*1), </line>
<line> o relacio*ament* foi descrito de forma posi*i*a, m*s tamb*m d* forma negat*va, como "muito </line>
<line> difí**l". </line>
<line> Es*e *esultado s*ma à *iteratura q*e aponta a ocorrência *e di*tanciamento *e cria*ç*s </line>
<line> mais velhas e idosos *m co*paração às mais novas (ARRAIS e* al, 20*2). H*potetiz*-se que </line>
<line> na ida*e dos particip*nt*s de *1 anos, o iní*io *e *uest*es relacionadas à adolescên*ia *ode </line>
<line> *star *u*gindo e *sso pode inf*uenciar n*s relaci*n*mentos com ** avós. </line>
<line> A seguir, a*ravés de DSCs, apres*nta-se a opi*ião **s participantes do estud* quanto </line>
<line> a** motivos p*r* de*crever*m * rel*cionamento man*ido com os avós de forma positiva: </line>
<line> Rev. FS*, Ter*sina, v. 17, n. 3, art. 9, p. 150-16*, **r. 20*0 www*.fsanet.com.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *rianças e Velhice: Intergeracionalidade e Ab*r*agem do Tema no Ensino Funda*ental </line>
<line> 157 </line>
</par>
<par>
<line> "Me*s </line>
<line> avó* são *uito legais, me amam e eu </line>
<line> am* eles. M*ito a*or, </line>
</par>
<par>
<line> atenç*o e cui*ados! Sempr* me v**itam * vão na m*n*a c*s* para m* </line>
</par>
<par>
<line> dar u* beij*. Também, às vezes, nós vam** </line>
<line> na cas* d*les e nos </line>
</par>
<par>
<line> dive*timos!". (DS* das criança* do GC7) </line>
</par>
<par>
<line> "Todo* os dias pela manhã, minha av* vai na m*nha *asa. Meus *vós </line>
<line> me *ra*am muito b*m. Eles são muito *ons comigo!". (DSC das </line>
<line> cri*nças *o GC11) </line>
</par>
<par>
<line> O *elato das crian*as reforça o bom relacion*mento e**abel*cid* com os avós </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> evid**cia o bom tratamento que recebe* em um c*n*ívio baseado em afeto. É v**to também, </line>
</par>
<par>
<line> a im*ortância que elas dão às visitas dos avós, </line>
<line> be* como, sua co**anhia, o que rev*la </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *firma a qualidad* da relação est*b*le*id*. </line>
</par>
<par>
<line> *eg*ndo T*ral*o (20*5), a </line>
<line> rela*ão en**e avós net*s *od* ser entendida *om* uma * </line>
</par>
<par>
<line> relação de ap*io mútuo ou codependênci* afetiva e fi*ancei*a. Os avós con*r*buem co* apoio </line>
</par>
<par>
<line> emocional e *i*anceiro, exercem as f*n*ões de a*onselham*nto e </line>
<line> de es*abel**ime*to *e </line>
</par>
<par>
<line> re*r** e limites, contrar*ando o senso comum *obre a permis*ividad* excessiva **s mesmos. </line>
<line> Em concordância c*m tai* apon*ament*s da l*teratura, verifica-*e *or meio dos DS** que se </line>
<line> segu*m, r*latos refere*tes *s *ues**es afe*ivas e financeiras: </line>
<line> "Todos os dias *eu avô me dá di*heiro. * m*n*a avó sempre lev* </line>
<line> bal* * me *á presentes, e também dá presente* antes do nosso </line>
<line> an*versário". (DSC da* *rianç*s do GC11). </line>
</par>
<par>
<line> Val* de*tacar também q*e, a re*ação da* crianças de sete *no* </line>
<line> com seus avós </line>
</par>
<par>
<line> e*iden**a tr*ços de af*tividade *om a v**ori*ação dos encont*os, do tratamen** que recebe* e </line>
<line> o amor mútuo, conforme aprese*tado e* DS* ante*ior. Já segu*do o *elato das cr*anças de 11 </line>
<line> a*os, a relação mostr*-se també* envol*id* *om recursos mate*ia** e fin*nceiros como f**ma </line>
<line> de demonst*ação de afeto. Essas di*erenç*s parece* sugerir que * relacion*mento ent*e netos </line>
<line> e seu* avós *ud* com a *ransiç*o da **fân*i* pa*a o início *a ad*lescência. De *cordo com </line>
</par>
<par>
<line> Tarallo (2015), ao </line>
<line> alcançar </line>
<line> certa *dade *s netos tendem afastar-se dos a*ós, c***ndo, a </line>
</par>
<par>
<line> também n*sse momento, a educação para as relações intergeracionais. </line>
<line> O *elato dos pa*tici*ante* r*ve*ou ainda que o r*lacioname*to com ** outro* idoso* se </line>
</par>
<par>
<line> ba*eia em um convívio consequ*nte d* vizinha**a. Hipotetiza-se </line>
<line> que ta*s rel*cionament*s </line>
</par>
<par>
<line> n*o sejam estreitos </line>
<line> com* os relaciona*ent*s </line>
<line> com *s avós, mas positiv*s, * partir do relato </line>
</par>
<par>
<line> das c*ianç*s. </line>
</par>
<par>
<line> "Por atençã*. Sou educado". (D** das crianças do GC7) </line>
<line> "Porque **o me*s vizinhos". (*SC d*s crianç*s do GC7) </line>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, *. 1*, n. 3, art. 9, *. 15*-165, mar. 2020 ww*4.fs*ne*.c*m.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. A. *amashiro, *. R. T*ind*de, T. S. M*ts*k*ra </line>
<line> 158 </line>
</par>
<par>
<line> "Eu cumprimento e respeito, mesm* qu**do m* d*o uns puxões de </line>
<line> or*lha às vez*s". (DSC da* crianças do GC11) </line>
<line> "Porque eu gosto deles! São le*ais comigo!" (DSC das c*ianças do </line>
<line> GC11) </line>
<line> Sob*e o relacio*a*ent* d*s crianças com i**sos *ue *ão f*zem parte do n*cle* </line>
</par>
<par>
<line> famili**, tem-se o **t*do internacional que contou com participação de 380 **ianças e a </line>
<line> 1* </line>
</par>
<par>
<line> idos*s, que at*aram como volu*tários ju*to *s sa**s de aula* destas c**anças, o qual apontou </line>
</par>
<par>
<line> que a par*icipação dos idos*s (não familiares) no a*bie*t* escolar *avoreceu mudança de a </line>
<line> atitude* *a*s posi*ivas **r parte da* cria*ças com relação * **lh*ce. Dest* fo*ma, os a*tores </line>
<line> concluí*am qu* * interaç*o intergeraci*nal ** con*e*to e*colar pode favorecer as mudanças </line>
<line> *e at*tu*es *e crian**s **m *elação à velhice *inda que os objet*v** *r*m*rdiais *a inter*ção </line>
<line> não sejam esses (*UNHAM; CASADO*TE, *009). </line>
<line> Com relação à existência de d*álogos estabelecid*s entre as crian*a* e s*us pais sobre </line>
<line> * velhice ou sobre p*ssoas idosa*, parti*ipantes d* *mbos os grupos *e*atar*m co*versar com </line>
<line> ** p*is quando o t*ma surge em *rog*a*as *e TV ou ain** relata*am não co*ve*sar com os </line>
<line> pai* sobre o a*sun*o. </line>
<line> Ta* resulta*o sugere que o papel da tel*visão pare*e exercer imp*rt*nte inf*uência para </line>
</par>
<par>
<line> qu* o assu*to sej* de*at*do ent*e as </line>
<line> cria**as e seus *ais. A partir *estes achados, reflete-s* </line>
</par>
<par>
<line> so*re o quan*o esse *eio de *omu*icação po*e se* útil quant* às a*itud*s *pre*e**ad*s pel*s </line>
<line> **fer*ntes faix** et*rias acerca da velhi*e, * forma de **r, lida* e inte**gir com essas pessoa*. </line>
<line> Desta form*, importa de*tacar para os ri*cos **volvidos na abordagem do tema por es*e m**o </line>
<line> de comunicaçã*. </line>
<line> Pratt (*005) sust*nta que as cr*anças aprenderão sobre a **l*ice se for*m ensinadas o* </line>
</par>
<par>
<line> não, já que escu*am e vi*enciam experiência* em seu d*a-*-dia. * questão é o que </line>
<line> elas </line>
</par>
<par>
<line> apre*der*o, já q*e podem n*o sab*r di*ting*ir o que é fato e fi*ção, pois ainda *ão fo*maram </line>
</par>
<par>
<line> esse </line>
<line> pa*e* crí*ico. Por isso a *mp*rtância de </line>
<line> que m*ios de **m**icação e outros pas*em </line>
</par>
<par>
<line> informações fi*edig*as ac*rca da velhice e do enve*hece*, para que as crianças co*struam </line>
<line> uma opini*o *entrada na *eal*dade. </line>
<line> O*tro *specto r*velado ne*te estudo foi a fal*a de diálogo domiciliar *obre * tema. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, ainda *ue literatura apont* que é a </line>
<line> no con*e*to fami*iar e *omicili*r </line>
<line> que o*orre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> formaç*o de </line>
<line> val*res (RIBE*RO; BÉSSIA, 2015) bem *omo, o *ontat* com a história da </line>
</par>
<par>
<line> *essoa idosa (WA**ES, </line>
<line> 2007; MARANGONI; *LIVEIRA, </line>
<line> 2010), este assu*to nã* </line>
<line> est* </line>
</par>
<par>
<line> presente nas conversas de todas as famílias deste estudo. Tal dado *eforça *ecessid*d* a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> importância de </line>
<line> qu e </line>
<line> as *am*lias se*am escl*recid*s *cerca d* *niverso da ve*hice e ten*a* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 17, n. 3, a*t. 9, p. 150-165, mar. 2020 </line>
<line> www*.*sa*et.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C**anças e Velhic*: Interg*rac*onalid*de e Abordagem do Tema no E*sin* Fund*m*ntal </line>
<line> *5* </line>
</par>
<par>
<line> es*ímulos e elemen*os para dialogar sobre o a**un*o, para tan*o, prát*cas *ociais e educa*ivas </line>
<line> d*vem ser *eal*zada* para que tai* es*ímulos po*sa* ocorrer *e forma c*rreta * ass*rtiva. </line>
<line> Com re*açã* ao co*t*to com o tema velhice/ envelheci*ento no ambiente esco*ar, o* </line>
</par>
<par>
<line> participante* do estudo responderam ao q*es*ionamento </line>
<line> sobre quan*as vezes aprendera* na </line>
</par>
<par>
<line> escola algo rel*c*onado ao tema *es*e último ano. N* GC*, a maioria das *r*an*as (n=*) </line>
<line> r**at*u nunca *er ap*endido sobre o assunto na esco*a. N* GC11, entr*ta*to, algumas criança* </line>
<line> **c**rara* t*r apren*id* ao men*s uma *ez (n=4) ou duas v**es (*=2) s**re * assunto nest* </line>
<line> últi*o a*o. </line>
<line> Com e*ses resultados perc*be-se que o *úmero de crian*as que não aprende*am sobre </line>
<line> * con*eúd* na escola é preocupante no GC7, ou seja, n* 2º e 3º ano do ensino público </line>
<line> fund*ment*l. *nquanto no G*11 toda* as cri*nças *eclararam ** ter entrado em contat* com o </line>
<line> tema ao me*os uma ve*. Assim, o conteúdo pa*ece estar presente, ainda que *e forma p*r*a * </line>
<line> restrita, e* out*os an*s que não os i*iciais. Ta* a*irmação pode, aind*, ser melhor il*strad* a </line>
<line> partir dos DSC* produ*id*s *re*te a* *u**tionamento sob*e o que as crianç*s parti*ipantes </line>
<line> *p**nderam na escola sobre es*e tema, conforme apresen*ados a *eg*ir. </line>
<line> "Nós temos que respeitar os idosos. Amar e acima de tudo re*p*itar". </line>
<line> (DSC d*s cr*anç*s do GC*) </line>
<line> "E*ve*hecime*to a pessoa nasce, fica ve*ho e *orre. **es vão </line>
<line> cres*endo * fic*ndo *elhos". (DSC das c*ianças do GC7) </line>
</par>
<par>
<line> "É muit* b*m </line>
<line> as crianças conviverem co* os idosos". (DS* </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> cria*ç** do GC7) </line>
<line> "*ue to*os envelhecem, e que *emos **e ter mui** *aciência po*que </line>
<line> *lguns idoso* estão com problema* e ficam muito carentes. Ta*bém </line>
</par>
<par>
<line> respeitar e sab*r </line>
<line> *iver sem preconceito". (DSC *as crianças do </line>
</par>
<par>
<line> G*11) </line>
</par>
<par>
<line> "Qu*nto *ais o te*po passa, mais el* envelhece". (DSC das criança* </line>
<line> *o *C*1) </line>
<line> *s conteúdos *bord***s mos*ram tema* superf*ciais * rela*iona*o* ao s*nso *omum, </line>
<line> mostrando o quanto a educação **rontológica é essencial. </line>
<line> **serva-se também que os DSCs das crianças mais novas (GC7) têm u*a *erc*pção </line>
<line> mais positiva e afetuosa. *as crianças *ais v*lhas (G*11) **ordam p*ntos neg*tiv*s e p*uco </line>
<line> da troc* in*ergeracional. </line>
<line> **ste estudo, obse*va-se que a partir do relato dos al*nos parti*ipantes, a abordagem </line>
</par>
<par>
<line> re*liza*a ***re o tema na escola é *eita de f*rma esca*sa e parec* </line>
<line> nã* contemp*ar de *orma </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 17, n. 3, art. 9, p. 150-1*5, mar. 2*20 </line>
<line> www4.*sa*et.*om.br/r*vist* </line>
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<par>
<line> J. A. Yam*shiro, T. R. Trindad*, T. S. Matsuku*a </line>
<line> *60 </line>
</par>
<par>
<line> fidedigna os asp**tos atrelados à velhice e ao envelhec**. Acr*dita-se que, *ar**r das a </line>
<line> dúvida* trazid** pelas crianças, seja possí*e* *ue a escol* desperte *ma visão po*i*iva perante </line>
<line> a velhice e a pessoa idosa, e *s sensibilize. </line>
</par>
<par>
<line> Vale ressa*tar a*nda que, o***rvou-*e a partir </line>
<line> do relato das crian*as, o qu*nto as </line>
</par>
<par>
<line> mesmas valorizam este tipo de *prendizado; o quanto t*is conhe**mentos são importan*es </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> influe*ci*m num convívio mais positivo com os ido*o* *o seu red*r. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, *s **had*s do presen*e est*do coincidem com a literatur*, que apon*a q** </line>
<line> po*co tem *ido feito a respeito da educa*ão geronto**gi*a nas cas*s, escolas e com*nidad*s, </line>
<line> r*ssaltand*-s* a importâ*c*a *a escola co*o ambiente propício e p**ent* para a realização de </line>
<line> tal *bo*dagem (MCGU**E; *LEI*; *O*PER, 2*05; L*CHESI, *0*1). </line>
<line> Os resultados do pres*nte estudo * a li*e*atura sus*enta* a necessida*e da educa*ão </line>
</par>
<par>
<line> gerontol*gi*a que acarretará mudanças n* âmbito e**olar e na </line>
<line> socie*a*e. A qualidade dos </line>
</par>
<par>
<line> conte*dos apre**idos e das exper*ências vividas pelos alunos vai de*erminar a *ualid**e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> suas *elaçõe* com s*u **ndo (BOTH, 2006). </line>
</par>
<par>
<line> Ref*rçan*o so*re a *ertinência *a *d*cação gerontológi*a, apre**n*am-se a seguir, os </line>
<line> resultados advindos do questionam*nto feito a*s pa*ticipantes sob*e *s dú**da* q*e as </line>
<line> cr*anças possuem acerca dos i*osos e da velhice, onde as crianç*s do pr*sente est*d* *e*at*m </line>
<line> *u*stionamentos de nature** div*rsa, co*o se obse*va nos disc*rsos a s*guir: </line>
<line> "T*nho dúvida sob*e saber como cuidar deles." (*SC das cr*anças *o </line>
<line> GC7) </line>
</par>
<par>
<line> "Eu gostaria d* saber como de*e ser a *i*a daqu*les ***sos que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> famíl*a abandona p*rque ficou *elho ou doente. Se ele* prefere* ficar </line>
</par>
<par>
<line> lo*ge ou reencontrar *om essas pessoas." (DSC </line>
<line> das *ria*ças </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> GC11). </line>
</par>
<par>
<line> Mo*tra-s* nesses DS*s a *ur*os*dade sobre essa fase da vida, *nde os p*rticipant*s </line>
</par>
<par>
<line> aprese*tam questio*amentos per*inentes aos cuidados a </line>
<line> *erem oferecido*, à lon*evidade </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> c*racterístic*s da ve*hice *omo perceb**o em su*s falas. </line>
</par>
<par>
<line> Qua*do lhes p*rg**tado so*re se gos*ariam de s*ber mais sobre o* *dosos ou sobre o </line>
<line> enve**ecimento, as crianças apontam: </line>
<line> "Sa*er se *ão feli*es". (DSC da* crianç*s d* *C7) </line>
<line> "Sab*r como vão fic*n*o v*lh**hos e até quando eles v*ve*". (DSC </line>
<line> das c*ianças d* GC7) </line>
</par>
<par>
<line> "Saber *omo lidar *om </line>
<line> uma pessoa idosa". (DSC </line>
<line> das crianças </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> GC7) </line>
</par>
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<line> *ev. FSA, Te**sina, v. 17, n. 3, art. 9, p. 1*0-1*5, mar. 2020 </line>
<line> w*w4.fsane*.com.br/r*vist* </line>
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<line> Crianças e Velh*ce: I**erge*aci*na*idad* * Abordagem do Tema no E**ino Fundamental </line>
<line> 161 </line>
</par>
<par>
<line> "So*re o idoso, *ois t**os qu* saber e**uta* o que os idosos têm </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> nos ens**ar e aprender com *les". (*SC d*s cr*anças do GC11). </line>
</par>
<par>
<line> Mais uma vez observa-se *ue as crian**s apresenta* varia**s t*po* ** curiosida*es </line>
<line> q*e poderiam ser dial*g*das não só na escola, m** tam*ém co* *s pais *u com os *r*prios </line>
<line> idosos. Tais afirmaçõ** ref*rçam o desejo que têm de aprender. </line>
</par>
<par>
<line> Pe**eb*-se, *inda, q*e os q*e*ti**amentos m*da* ao l*ngo do *em*o, como vis*o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> parti* das f*las dos dois gr**os. As cria*ças mais no*as (GC7) traz*m questões re*aciona*as </line>
<line> ao cuidado f*si*o e e*ocional do idoso, enqua*to as crianç** mais velhas (GC**) *razem </line>
<line> também uma pr*ocupaçã* da esfera soci**. </line>
<line> Sobre o li*a* c*m/*uidar d* i*oso, a li*e*atura *raz q*e o cuidado inform*l ge**lment* </line>
<line> é estabeleci*o por meio do contrato interge*acional, no qual os idoso* qu* cuidaram dos seus </line>
</par>
<par>
<line> fi*hos neto* *sper** ser cuidados *or eles na *elh*ce. Logo, * e </line>
<line> função de cu*dar * de se* </line>
</par>
<par>
<line> *u*dado mot*vad* pelo * </line>
<line> sentimento de *eciprocidade, de responsabi*ida*e, de g*atidão * de </line>
</par>
<par>
<line> afeto (WEGNER; *ENITEZ, 20*3; TARA*LO, 2015). </line>
<line> Qua*to às quest**s e*o*iona*s trazida* p*las *rian*as, hipot*t*za-se q*e as *úvidas </line>
<line> sejam derivada* do víncu*o emocional que a re*ação de av*s*dade possui. Como **ont*m </line>
</par>
<par>
<line> We*ner e Benit*z </line>
<line> (20*3), nos l*res multigeraci*nais o </line>
<line> bem-estar dos avós </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> signi*icativamente afe*ado pela qualidade das relações </line>
<line> com seus filhos e *etos, *endo os </line>
</par>
<par>
<line> *ínculos emoc*on*is mais importante* que a p*oximidade física e a op**tuni*ade de interaçã*. </line>
<line> Já com relação *s *uestõe* físicas, Gvozd e De*lar*za (2013) abordam qu* o idoso * </line>
</par>
<par>
<line> vi s t o </line>
<line> pelos mais jovens com uma vis*o de incapaci***e física </line>
<line> e *oen*a. Essas </line>
<line> visõ*s </line>
</par>
<par>
<line> influenciam na for*a**o da cri*nça e o **do como e*a encara a *elhi**. Con*udo, a lite*at**a </line>
<line> aponta para a contri*uiçã* das trocas intergera*ionais p*ra uma c*nce*ção positiva do </line>
<line> enve**ec*r (MAZUTTI; SCORTEGAGNA, 2006). </line>
<line> No âmbito social, segundo Tarallo (201*) os avós tendem * influenciar na social*zação </line>
<line> de se*s netos, e consti*ui-s* um *lemento ess*ncial para a troca intergeracional. Esse âmbit* é </line>
</par>
<par>
<line> influenciado por fatores que </line>
<line> pot**cializam ou re**zem * *po*tunida*e </line>
<line> de interação so*ia*, </line>
</par>
<par>
<line> pode**o s*r fatores d* várias d**ensõ*s. As *ú*i*as c*ra*teriz*da* n*sse ca*po somam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> esta compreensão. </line>
</par>
<par>
<line> As cri*nças demons*ram pos*uir dúvidas *e diferen*es naturezas, o que aponta par* a </line>
</par>
<par>
<line> n*cessidade da a*ord*gem *o *em* *os difer*nt*s context*s de </line>
<line> viv*ncia das *rianças, o que </line>
</par>
<par>
<line> *avorece*ia a </line>
<line> apre*d*zagem </line>
<line> e poder*a contribuir pa*a rela**onamentos *a </line>
<line> diver*idade. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Reali e Tanc*e*i (*005), esc*la e famíl*a, como primeiros ce**ri*s </line>
<line> de at*aç*o </line>
</par>
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<line> **2 </line>
</par>
<par>
<line> infantil, c*mpartil*a* da *arefa de *re*a*ar as cr*anças pa*a a inse*ção *rítica, *articipativa e </line>
<line> produtiva na soci*dad*, o que inclu* as qu*st*e* relaci*n*da* ao ve*ho e ao *nvelhecer. </line>
<line> 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS </line>
<line> Os resultados revelaram *u* as cri*nças mai* velhas pare*em apres*ntar mais </line>
<line> dificuldades de rel**ioname*to com i*osos, embor* **m*ém o ten*am descrito, *m sua </line>
<line> m*ioria, como alg* positivo. *erificou-se também qu*, a convivê*c*a entre crianças e idosos </line>
</par>
<par>
<line> *arece fica* meno* frequente </line>
<line> com passar do t*mpo. N*o o </line>
<line> o*st*nte, independentemente da </line>
</par>
<par>
<line> idade, todas as c*ianças p**ti*ipantes indicar*m que p*ssuem dúvi*as sob*e * </line>
<line> velhice. </line>
</par>
<par>
<line> Ressalta-s* a rel*vância d* inve*tim*nto de ações ed**ati*as *obr* o </line>
<line> tema *a mai* te*ra </line>
</par>
<par>
<line> i*ade, </line>
<line> p*ra que essas mudanças **orridas ao longo do cr*scime*to </line>
<line> da* crianças p**sam ser </line>
</par>
<par>
<line> a*enu*d** ou me*hor elabo*a*a* *elos e*volv**os. </line>
<line> E*te e*tudo fornece ele*entos par* somar s*b*e a impo*tân*ia de prá*i*as educativ** </line>
<line> sobre o te*a, *ar* que * criança compreenda com maio* p*of*nd*dade q*em é a pes*oa i*osa </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> para estimu*ar e pote*cializa* o convívio in*erge*ac*onal, valorizand* esse laço afetivo, </line>
</par>
<par>
<line> **erc*tando a convivência com a di*er**dade. </line>
</par>
<par>
<line> * om o </line>
<line> engajamento contínu* das **vas tecnologias e *s informações as *uais </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> crianç*s são vulne*áveis, *omo a i**luência d* mídia, é impresc*ndí*el que açõ*s em </line>
</par>
<par>
<line> **fer**tes </line>
<line> contextos, em e*pecial *a fa*ília e </line>
<line> na *scola, *o*sam max****ar o diálogo e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ivência *e rel*c*onamen**s dive*sos, incl*indo aí os intergeracionais. </line>
</par>
<par>
<line> Aponta-se a re*evânci* de i*ve**i* em elementos que fo*n*çam subsídios para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> reflexão e compreensão mais positiva sobre a velh*ce, de *o*o * </line>
<line> amplia* * c*ncepção *as </line>
</par>
<par>
<line> *ri*n*a*, favorecen*o </line>
<line> sua construção de mundo e do que o compõe, de forma *avorec*r * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> convivência com respe*to e tolerânc*a à d**e*ença. </line>
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<line> Contribuiç*o do* Autore* </line>
<line> J. A. Yamas*iro </line>
<line> T. R. Tri*dad* </line>
<line> T. S. M*t*ukura </line>
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<line> 1) *on*epção e pl*nejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
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<line> 2) an*lise e inter*re*ação dos *a*os. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elabor*ção do rasc*n*o ou na revisão crítica do *onteú*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 4) par*icipação na aprovação ** v*rsão final do manusc*i*o. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
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<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 17, *. 3, ar*. 9, p. 150-165, mar. 2020 </line>
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