<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 3, art. 4, p. 59-75, mar. *0*0 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2020.1*.3.4 </line>
</par>
<par>
<line> Gest*o Societal e Avaliação de Desemp*n*o sob a Óti*a d* Servi**res de uma Auta**uia </line>
<line> Federal </line>
<line> *ndividual E*alua*i*n Process: * Content Anal**is fr*m the Pers*ect*ve of S*c*etal </line>
<line> Ma*agement in a Federal *ut*rchy </line>
</par>
<par>
<line> Diego de Ol***ira da Cun*a </line>
<line> Doutorado em A*ministra*ão pela Univ*rsidade do Grand* Ri* </line>
<line> Mestre em Admin*stração p*la *niversi**de do Gr*nd* Rio </line>
<line> Profess*r ** Escola N*cional de Saúde P*b*ica Sérgi* Arouca (Ensp/*iocruz) </line>
<line> E-mail: adm.d*ego*livei@gmail.c*m </line>
<line> Le*na*do Fe*reira Bez*rr* </line>
<line> D*utorado e* Adm*nistração pel* Universidade do Grande Rio </line>
<line> Mes*re em Avaliação *e*a *E*GR*NRIO </line>
<line> *-mai*: *eonardofbez@gma*l.*om </line>
<line> Ju*iana de Fát*ma Pinto </line>
<line> **u*ora em Administração pe*a Univ*r*idade Fed**a* de M*nas Gera*s (UFMG) </line>
<line> E-mai*: *ufapint*@gmail.c*m </line>
<line> Deborah *orae* Zouain </line>
<line> Do*tora em E*genha*ia de Prod**ão pela Un*versidade Fed*ral *o *io de Janeiro (UFRJ) </line>
<line> Pr*f*ssora d* Mestra** e Dout*rado em Administraçã* da Uni**rsidade do Grande Rio </line>
<line> E-ma*l: debora*zouain@gmail.com </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Endereç*: Diego *e *liveira d* Cunha </row>
<row> Uni*ers*d*de d* Grande Rio - Ru* da Lapa, 86, Centro, </row>
<row> CEP: 2*021-180, Ri* de J*n*iro/RJ, *rasil. </row>
<row> Endereço: Leon*rdo Ferrei*a B**erra </row>
<row> Un*versi*ade do *r*nde R*o - Rua da Lapa, 86, Cen*ro, </row>
<row> C*P: 20021-180, Rio d* Janeiro/RJ, Brasi*. </row>
<row> E**er*ço: Julian* de Fátima Pi*to </row>
</column>
<column>
<row> E*itor-Chefe: D*. Tonny Kerl*y de Alencar </row>
<row> Rodrigues </row>
<row> Artig* re*eb*do em 27/11/2019. Última versão </row>
<row> *ecebi*a em *2/12/2019. Aprovado em 13/12/2*19. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Univers*dad* Federal </line>
<line> d* Espírito Santo - Avenida </line>
<line> Avali*do pelo si**ema Triple Review: a) Desk Revie* </line>
</par>
<par>
<line> F**na*do Ferra**, 514, *ré*i* *dministr*tivo d* Centro </line>
<line> p*lo Editor-Ch*f*; e b) Doub*e Blind Review </line>
</par>
<par>
<line> de Artes, Ca*p*s *e Goiabeira*, CEP: 29075-910 </line>
<line>-</line>
<line> (av*l**ç*o **ga por dois av*liadores da área). </line>
</par>
<par>
<line> V*tó*ia/ ES, *rasil. </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: Deb*rah Mor*es Zouain </line>
<line> Revisão: Gramatical, Normati** e de Formatação </line>
</par>
<par>
<line> *niversidade do Grande Ri* - R*a da Lapa, *6, Centro, </line>
</par>
<par>
<line> C*P: *0*21-180, Rio de Janeiro/RJ, Brasil. </line>
</par>
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<line> *. O. Cunha, L. *. B*zerra, J. F. Pinho, D. M. Zou*in </line>
<line> 60 </line>
</par>
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<line> RE*U*O </line>
</par>
<par>
<line> Este trabalho </line>
<line> compreen*eu a </line>
<line> *ercepção d*s s*rvidores d* um </line>
<line> órgão pú*lico fe*e*al, </line>
</par>
<par>
<line> **cal*z*d* *a Cidad* do R*o ** Jan*iro, *m *elaç*o à an*lise de des*m**nho ind*vidua* </line>
</par>
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<line> (ADI). Os d**o* empíricos *oram produzidos por meio *a aplicação de um </line>
<line> questionário </line>
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<line> ele*rônico semiestruturado. Fo* utilizada a técnica denominada a*álise *e conteúdo para </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> trat*mento dos *ado* da per*u*ta ab*rta. Foram levantadas t**s ca*egorias pr*ncipais: atit*de, </line>
<line> credibilidade e metodologia. Os res**tados da pesquisa, * partir da leitura da *erten*e societal </line>
</par>
<par>
<line> (PAULA, 2*05), mostram que os servidores d* </line>
<line> instit*içã*, em geral, não acreditam *ue </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ava*iação de de*empenho se*a </line>
<line> um p*oces*o sign*ficativo e relevante n* aferição de seu </line>
</par>
<par>
<line> des*mp*nho, possibil*tando a crítica em re*ação à impor*ação das </line>
<line> ferra*entas de </line>
<line> gestã* </line>
</par>
<par>
<line> advindas da admini**ração privad* e implementa*as no serviço público. </line>
<line> *a*avras-*h*ve: Gestão de Pessoas. A*aliação d* Desempenho. Admin*str*ç** Pública. </line>
<line> Gestão *ociet*l. </line>
<line> ABSTRAC* </line>
<line> This wo*k included the percept*on *f *he e*ployees o* a federal public *ge*cy, lo*ated in the </line>
</par>
<par>
<line> c*ty *f Rio *e Janeir*, in *elation to the i**ividual **rformance </line>
<line> ana*y*is (ADI). Empi*ica* </line>
</par>
<par>
<line> da** were produced by *p*lying a semi-structured e*ectronic qu*stionnaire. T*e techni*ue </line>
<line> called c*nt*nt a*alysi* was used to tr*at ope* question data. Thre* main *at*gor*es were </line>
<line> rais*d: attit*de, cr*d*bility and m*t*od*l*gy. Th* results o* the resea*ch, from *he readin* of </line>
<line> the societal aspect (*AULA, 2005), s*ow that t*e institution's employ**s, in general, *o not </line>
<line> bel*eve that the performance evaluatio* is a signif*cant a** re*evant process *n gaugi** *ts </line>
<line> per*ormance, *llowing the criti*ism. r*g*rding t*e *mp*rta*ion o* m*nagement tools from </line>
<line> private adm*nistration an* *mplemented in th* public serv*ce. </line>
<line> K*yword*: *e*ple Manage*ent. Perfo*mance evaluati*n. P*blic Administration. Soci*tal </line>
<line> *anagem*nt. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 17, n. *, *rt. 4, p. 59-*5, mar. 202* </line>
<line> www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
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<line> Gestão Soci*tal e A**liação de De*empen*o *** a *t*ca de *e*vidor*s de uma Auta*qui* Fe**ral </line>
<line> 61 </line>
</par>
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<line> 1 INT*ODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A reforma gerencial, </line>
<line> con*ec*da *ambém por Reforma da Adminis*ração Públi*a, </line>
</par>
<par>
<line> surgiu na Grã-Bretan*a *o i*íci* da década d* 19*0 (BR*S**R-PEREIRA, 1998). *o* sua </line>
</par>
<par>
<line> vez, no Brasil, ess* experiência denomi*ad* d* reform*sta *niciou-se **m o *d*ento </line>
<line> da </line>
</par>
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<line> ref*r*a gerencial na Adm*nis*****o Públi*a Federal (APF), </line>
<line> norteado *elo Plano Diretor da </line>
</par>
<par>
<line> Reforma do Aparel** do Estado n** a*os </line>
<line> de 19*0 (SANO; AB*UC*O, 20*8) **rante </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> G*verno d* *residente *ernando Henrique Car*oso (FHC). Ess* *ov*m*nto *eformista </line>
<line> gerenc*al da Admi*istr*ção Pública **s Estados in*pirava-se na *niciativa *riv*da * b*sc*va </line>
<line> tornar os ges**r*s públicos mai* a**ônomos * resp*nsá*eis. Ent*e as s**s *rincipais </line>
<line> **racte**sticas destaca-se o f*co no re*ul*ado, ou sej*, o gestor públic* deve ser co*rado pelo </line>
</par>
<par>
<line> re*u*ta*o e n*o em segu*r reg*lamentos ríg**o*; * a valor*zação do desempen*o, na qu*l </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> A*ministraç*o Públ*c* </line>
<line> de** prem*ar os servidores por b*ns r*sultados e </line>
<line> pun*-l*s pe*os </line>
</par>
<par>
<line> re**ltados con*idera**s ins**isfatór*o* (BR*S*ER-PEREIRA, 1998). </line>
<line> Alin*ado com os concei**s *upra*it*dos, * Ad*inistração *úb*ic* Feder*l de***deu </line>
</par>
<par>
<line> para * êxito dess* nov* modelo gerencial o desenvolvimento de ferram*ntas *apazes </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mensurar a qualida*e do </line>
<line> serviço público p*estado à população. As*im, pode-s* citar três </line>
</par>
<par>
<line> import*nt** instru*e*tos le*ais pub*icados </line>
<line> p*st*r*o*ment* relacio*ado* a* esco*o desta </line>
</par>
<par>
<line> avaliaçã*: a Medida Provi*ória (**) n° 1.54* (*R*SIL, **97), </line>
<line> que c*i*u a grat*ficação de </line>
</par>
<par>
<line> desem*en*o e p*od*tivi*ad*; a Lei n° 11.784 (BRASIL, 2008), que inst*tui * *o*a sistemática </line>
</par>
<par>
<line> p*r* avaliaçã* *e Desempenho; e o D*creto </line>
<line> n° 7.133 (*RASIL, 2010), que e**abelec*u o* </line>
</par>
<par>
<line> c*itér*os e pro*ed*m*ntos ge*ais de avaliação d* desemp**ho e pag**ento *e 49 gratif*c*ções </line>
</par>
<par>
<line> de d*sempenho. T*dos esses </line>
<line> *ns*rumentos *onstitu*ram u* i*p*rtante m*rco legal </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> aval*ação de desempenho no serviço *úblico Fede*al, *ma </line>
<line> v*z qu* </line>
<line> norteara* as pol*tica* </line>
</par>
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<line> desse tema ao longo da história rec*n*e. </line>
</par>
<par>
<line> A Comissão N*cional de Energi* Nucle** (CNEN), </line>
<line> *utarquia feder*l vi*culad* *o </line>
</par>
<par>
<line> Ministério da Ci*nci*, Tecnol**ia, Inovaçõe* Comunicaç*es, está entre a* i*stituições *m e </line>
</par>
<par>
<line> q*e * *rocesso *e avaliação foi al*erado </line>
<line> à luz *a leg*sl*ção *upracitada, g*ran** ass*m uma </line>
</par>
<par>
<line> mudança cu*tural n*sse p*ocess* p**a todos os gestores e servidores. Essa legis*ação trou*e </line>
</par>
<par>
<line> divers*s nov*dades ao p*o*ess* </line>
<line> avaliati*o da ins*it*ição, **ntr* elas alinha*ento *nt** o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pla*e*amento es*ra*égico e as metas individuais, na qual cada meta **s*ituciona* d*ve se* </line>
</par>
<par>
<line> desmembrada entre *s servidores * a par*i*ipa**o *e toda a equipe </line>
<line> d* *ra*alho no pr**e*so </line>
</par>
<par>
<line> *v*liativo (*NEN, *0*5). </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, T*resina P*, v. 17, n. 3, *rt. 4, p. 59-75, mar. 2020 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
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<line> D. O. *unha, L. F. Bezer*a, J. F. Pinho, *. M. Zouain </line>
<line> *2 </line>
</par>
<par>
<line> Apesa* *as alterações n* Adm*nistração *ública, uma busca *as bibliote*as ele**ônicas </line>
<line> SPELL e Scielo revelou a ausência de artigos cie**ífic*s pr*ocu*ados com a percepção dos </line>
<line> serv*dores *obre essas inovações na metodologi* da a*al*açã*. Des*a forma, a *esquisa tem a </line>
</par>
<par>
<line> fin**idad* </line>
<line> ** preenc*er essa lacun*, *en*o norteada p*la seguinte *uestão-problem*: Qual </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> percepçã* dos servid*res d* CNEN sobre o pr*cesso de a*ali*ção de desem*enho indiv*dual </line>
<line> (ADI)? </line>
<line> Portan*o, o objet*vo d* presente trabalho é *ompree*de* * pe*cepção *os *ervidores da </line>
</par>
<par>
<line> *NEN *m relação à ADI, faze**o um </line>
<line> diálogo com a per*pe*tiva da vertente societ*l </line>
</par>
<par>
<line> (PAUL*, 2005). </line>
<line> Ass*m, e*te estudo pode </line>
<line> *on*ribuir </line>
<line> para área de Administraç*o Públ*ca a* </line>
</par>
<par>
<line> a*alis** a inte*a*ão </line>
<line> *os servidor** com o processo avalia*iv* e promover uma reflex*o *os </line>
</par>
<par>
<line> gestores da CNEN e d* *u*r*s institu**ões pú*licas. </line>
<line> 2 REFERE*CI*L TEÓRIC* </line>
<line> O presente *efer*ncial teórico se divide em duas partes: a primeira parte *ef*re-se *o </line>
<line> esta*o *a arte da *va*iação de desempen*o e a seg**da foca na gestão *o*ietal * sua relação </line>
<line> c*m as ferram*ntas d* gestão. </line>
<line> 2.* Avaliação de dese*pen*o </line>
<line> * av*liação de de*e*penho é u* composto de normas e p*ocedimentos que servem *e </line>
<line> i*sum* pa*a o diagnós*ico e gest*o de d*sempenho, alimentand* out*os sistemas de gest*o d* </line>
</par>
<par>
<line> pessoas </line>
<line> c*mo *istemas de incentivos, mov*menta*ão e alocação de pessoal, entre outr*s </line>
</par>
<par>
<line> (ODELIUS, 2000). </line>
<line> *e*tr* os objetivos pri*ci*ais da ava*ia*ão de desempen*o, des**c**-se: criar </line>
<line> oportunidades de d*scutir o desemp*nho entre os funcionários; dar f*rr*mentas p*ra o superior </line>
<line> identificar ponto* fortes * fra*os de se** sub*rdinado*; s*rvir de *as* par* programas </line>
<line> *specíf*c*s p*ra m*lhorar o desempe*ho; e dar subsídi*s para gratificações (BOHL*N*ER; </line>
<line> S*ELL, 201*). </line>
<line> O Se*viço *úblico F*deral te* a*ompanhado os citados conceitos *ob*e * des*mpenho </line>
</par>
<par>
<line> e a avali*ção de seus se*vi*o*es. *m re*açã* * es*as defini*ões * objetivos de avali*ção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> desempenho, pode-s* *estacar d*finição de ava*iaç** *e desemp*nh* expressa no Decret* a </line>
<line> n ° 7 .1 3 3 / * 0 1 0 : </line>
<line> Rev. FSA, *ere*ina, *. 17, *. 3, art. 4, p. *9-75, m*r. 2020 www4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gestão *ocieta* e Aval*ação de Desempenho so* a Ótica de Servidores de uma A*tarquia F*deral </line>
<line> 63 </line>
</par>
<par>
<line> Monitora*ento sistemá*ico * con*ínu* da atuação **dividual do se*vidor </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> institucional d*s órgãos e d** ent*dades </line>
<line> de *otação dos *er*idores *ntegra*tes dos </line>
</par>
<par>
<line> planos de car*os e de carreira* abran*i**s p*lo a*t. 1o, t**do como referênc*a as </line>
<line> **tas globais e intermediárias destas *nidades (BRASIL, 201*, p.7). </line>
<line> O Manual d* Orientaçã* para a Gestão *e *esempenh*, elab**ado pe*a *ecret*ria de </line>
<line> Gestão Pública (BR*S*L, ****) é um d*cumento que serve c*mo inst*um*nto complementar </line>
<line> à *egul*m*ntação sistemática para *va*iação de *es**pen*o, servindo como um guia p*ra os </line>
<line> *g*ntes participantes d* proce*so, se*am eles exec*t*re*, *ondu*ore* ou usuários. O referido </line>
</par>
<par>
<line> documento apre*enta *omo </line>
<line> principa*s obje*ivos da avalia**o d* desempenho no *erviço </line>
</par>
<par>
<line> público: *linhar os processos de trab*lho c** os objetivos institucionai*; d*r su*sídio* ao </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento de p*ogramas d* </line>
<line> capacitação; ident**icar lacun*s em relação adequação à </line>
</par>
<par>
<line> funcional; es*abelecer um diálogo entre *ervidores e equipe de tr*balho; e analisar os </line>
<line> pro*essos *e trabalho (BR*S*L, ***3). </line>
<line> 2.2 *est*o societ*l e avaliação de desempenho </line>
<line> Ao longo do século XX, e* di*ersos países, houve uma *en*ativa, tanto nas discussões </line>
</par>
<par>
<line> d* *stado </line>
<line> q****o *a acad*m*a, </line>
<line> de </line>
<line> *stabelecer u** distinçã* entre a *estão e*pr*sarial e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> públ*ca. Entretanto, </line>
<line> com a Refo*ma Ger*nc*al na Grã-Bretanh* e EUA no f*m *a déca*a de </line>
</par>
<par>
<line> 1970, os conh*cimentos gerenciais utilizados na i*icia*iva p*ivada *orn*ram-se uma te*tativa </line>
<line> p*ep*nderante na esfera p*blica (PAULA, 2005). </line>
<line> Deste mo*o, en**nder o campo *a ad*inis*ra*ã* p*bli*a *a atualidade, *rincipalmen** </line>
<line> no que *onc**ne à gestão n*s institu*ções públicas b*asilei*as, dem*nda uma análise das </line>
</par>
<par>
<line> mudança* q** esta tem p*ssado *o longo d* seu c*r*o </line>
<line> de reformas (AGUIAR; SANTOS, </line>
</par>
<par>
<line> 2*17). ** *aís a reforma de Esta*o </line>
<line> esteve orientada e* </line>
<line> t*rno das v*rtente* geren*i** </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> s*cietal. O *recho, a *eguir, ajuda a *onte***alizar *s objetivos macros *essas ve*tentes: </line>
<line> [...] se organ*zou em *o**o de duas orienta*ões po*í*icas: a vertente *erenci*l, que, </line>
</par>
<par>
<line> insp*rada no movimento *nternacional pela reforma *o Estado e implementa </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> admi*istração públi*a geren*ial; e a v*rte*te societal, qu* busc* n*vas form*s de </line>
</par>
<par>
<line> organização e adm*n*straçã* do Es*ad* </line>
<line> que incluem a par*icipação da socied*de, </line>
</par>
<par>
<line> pro*urando c*ns*ruir uma gestão públic* social (P*ULA, 2*0*, p. 23). </line>
<line> Essa* verte*tes, *egundo Tenório (2005), de*d* a d*cada de 19*0 vêm *oloca*do em </line>
<line> questionamento a qu*st*o burocráti*a *a adm*nistra*ão *úbl*ca. Assim, o autor com*nta o </line>
<line> entendiment* de Paula (2005) e* relação às duas t*máticas: </line>
<line> Rev. FS*, T*resina PI, v. 17, n. 3, *rt. 4, p. 59-75, ma*. 202* www4.fsane*.com.b*/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. O. Cunha, L. F. Bezerr*, J. F. Pinho, D. M. *ouain </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> [...] a ver*ente empresar*al tem contrib*ído para melhorar a eficiência ge*encial do </line>
<line> setor *úblico na medida em que possui com clareza o mo**lo q** deseja </line>
<line> implementar, si*ua**o que *ão ocorreria com a vertente societal. Talvez, o que tenha </line>
</par>
<par>
<line> impedido a </line>
<line> ex*st*n*ia d* um maior númer* d* experiên*ias *ocietais, deva-se ao </line>
</par>
<par>
<line> próprio proce*so de elaboração de seus ´model*s". Não s*o *r*jetados a p*io*i, de </line>
</par>
<par>
<line> cima para </line>
<line> baixo *omo o faz o se**r empres*r*al, são prop*stas **scutidas sob as </line>
</par>
<par>
<line> cond*ç*es </line>
<line> históricas de cada sit*açã* institucional a ser refor*ada (T*NÓRIO, </line>
</par>
<par>
<line> 2 * 0 5 , p . 1 3 ). </line>
<line> P*ula (2005, p. 22) considera três dimensões fundamentais para construir u*a gestão </line>
<line> pública de*ocráti*a: e*onômi*o-**na*cei*a, institucional-administrativa * soci*política. A </line>
</par>
<par>
<line> *rim*ir* e*taria </line>
<line> relacionada às finanç*s pú*l*ca* e aos **ve*timentos est*tais, **mo as </line>
</par>
<par>
<line> qu*stões fi*ca*s, trib*tárias e monetárias. A s*g**da, foco deste tra*alh*, visto que a*range o </line>
<line> debate sobre aval*aç*o d* desempenho individua*, concerne *os "problem*s de organização e </line>
<line> articulação *os ór*ãos qu* com*õem o aparato **tatal, as*im c*mo as dificuld*des de </line>
<line> planejam*nto, direção e *ontrol* das açõe* *statais e *uestão da profissio*aliz*çã* d*s </line>
</par>
<par>
<line> ser*id*res públicos". E, por *im, a últ**a ver*ente di* </line>
<line> *espeito à relaç*o e*tre *st*do </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> s*cie*ade, </line>
<line> *o sentido *e di*cutir os direi*os d*s cidadãos e a p*rt*cipação destes </line>
<line> *a gestão </line>
</par>
<par>
<line> p*blica. É a part*r *esse ínterim q*e discutiremos a av*liaçã* de desempenho n* CNEN. </line>
<line> 2.3 Avaliação de **sempen*o ind**idual na CN*N </line>
<line> A Co*iss*o Naci*nal de Ener*ia N*cle*r - CNEN - é uma autarqui* d* </line>
</par>
<par>
<line> Adm*nis**ação *úb*ica *ederal que *nte*ra Sis**ma de P*ssoal Civil *a Admi*istr*ç** o </line>
<line> Federal. É vincu***a ao M*nistério ** Ciência, Te*nologia, Inovação e *omuni*aç*o * foi </line>
<line> cri*d* *ela Lei nº. *.118 (BRASI*, 1962), com im*ortância estratégica, tendo, *e acor*o com </line>
</par>
<par>
<line> o Dec**to </line>
<line> n° 8.8*6 (B*ASIL, 2016), as seguin*es fi*alid*des instituc*on*is: </line>
<line> colaborar na </line>
</par>
<par>
<line> fo*mulação da Políti** Nacional de Energi* Nuclear; </line>
<line> *xecut*r as ações *e pesquisa, </line>
</par>
<par>
<line> dese*volver e promov** a </line>
<line> utilização d* ener*i* *ucl*a* p**a fi*s pa***icos; e regulamen*ar, </line>
</par>
<par>
<line> licenciar, autorizar, **ntrolar e fisca*izar essa uti*ização. Se* </line>
<line> quadro </line>
<line> *e pessoal co*ta com </line>
</par>
<par>
<line> cerca de 1900 servi*ores que atua* *m todo o território nac*onal, distribuídos em 14 u*ida**s </line>
<line> situa*as em nove estados br*sileiros (CNEN, 2017). </line>
<line> Apes*r de o processo f*rma* de aval*ação de desempe*h* *ndividual n* CNEN ter sido </line>
</par>
<par>
<line> impleme*tado na </line>
<line> década </line>
<line> de 1980, desde 2014 este passou a ser *o*teado pelas dir*trizes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> meto**l*gi*s da L** nº 11.784 (BRASIL, 2008) e *o D*creto n° 7.133 (BRASIL, 2010). Es*a </line>
<line> leg*slação trou*e alter*ç*es no processo avaliativo da a*ta*quia, como o al*nh*m*nto entre * </line>
</par>
<par>
<line> planejament* *strat**i*o e as metas in*ividuais, na qual cada met* i*sti*ucion** </line>
<line> deve ser </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 3, *rt. 4, *. 59-75, m*r. 202* www4.f**n*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gestão Societal e Aval*a*ão de Dese*penho *o* a Ótica d* S*rvidores *e uma Autarq*ia Federa* </line>
<line> 65 </line>
</par>
<par>
<line> desmem*rada entre os servido*es e * ***ticipaç*o de toda equi*e de *ra*alho no processo a </line>
<line> ava*iativ*. </line>
<line> *essa forma, deixou de ser mais *ma atividade exclusiva d* *hefia i*ediata, </line>
<line> **m*n*ando assim o n*mero de a*ores q*e *ar*i*ipam do c**texto da avalia*ão. *alienta-*e, </line>
</par>
<par>
<line> também, </line>
<line> que atualmente o cit*do p*ocess* t*m c*mo principal car*c*erística o *oco </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> objeti**, na qual * gestor, j***amente com se*s **bor**nad*s, alinha </line>
<line> as metas *ns*itucionais </line>
</par>
<par>
<line> *om as metas ind*viduais propostas. </line>
</par>
<par>
<line> Outra m**ança na *e*odo*og*a da avaliação foi a sistemát*ca da avaliação 360º, </line>
</par>
<par>
<line> chamada de m*l*iplas fon*es, na qual n*o somente o sup*rior hierár**ico, mas </line>
<line> também o* </line>
</par>
<par>
<line> pares participa* da *vali*ção. Esse método é muito utiliz*d*, é considerado mais completo e </line>
<line> abrange*te os d*mais, além de di*p**ibilizar um ma*or *úmero ** a*ores nos f*edbacks *ara o </line>
</par>
<par>
<line> avali*do (BOHL**DER; *N*LL; 2010). Por ou*ro l*do, *e </line>
<line> acordo com Muzzio * *arbosa </line>
</par>
<par>
<line> (2019), os ser*idores têm </line>
<line> difíc*l trato com se*s pares, *m f*nção de sua p*rson*lidade </line>
</par>
<par>
<line> diferenc*ad*, em especial a autoconfiança, *ue pode *omprometer o desenrolar dos processos, </line>
<line> já que *á d*fi*uldade em aceitar opiniões divergentes, is*o pode gera* uma ans**dade no </line>
<line> processo de ADI. </line>
</par>
<par>
<line> A av*li*ção de desempe*h* ocor*e p*r ciclos, i*iciand* no primeiro d*a *e abril </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **da an*, se estende*do até o últ*m* dia do *ês d* março do ano subs*quente. Com* </line>
</par>
<par>
<line> observado, i*ici*lmente são publicadas as </line>
<line> metas instituc*ona*s. Por meio dessas metas </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> gestores pactuam o *lano de tr*b*lho indi*i*ual com s*us subordina*os, estipul**do as met*s </line>
<line> *ndiv*duais que irã* nortear suas *tividad*s no desdobramento do ciclo *valiativo. Ao fina*, </line>
</par>
<par>
<line> são *om*aradas as metas prop*stas no *it*do *la*o com o resultado obtido no </line>
<line> té*m*no </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> ciclo. N*s metas </line>
<line> institucionai* ess* com*a*ação é realiz*da *ela Coor*enação </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> Planeja*e*to Avaliaçã* da CNEN e, e </line>
<line> em relação à* *etas </line>
<line> indivi*uais, esse proc*sso </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> r*ali*ado pela chefia imediata e *u*ervis*ona*o pela </line>
<line> Coorden*ção *e Recursos Hu*anos </line>
</par>
<par>
<line> (C**N, 20*5). ***a-se n* ava*i*ção d* desempenho utili*ada no *NEN que a avaliação de </line>
</par>
<par>
<line> desempenho </line>
<line> individua* tem c*mo *odelo ferramen*as de ge*tão uti*iza*as </line>
<line> *a iniciativa </line>
</par>
<par>
<line> privad*. Consi*erando essa perspectiva, iniciamos a di*cussão sobre este instrumento * part** </line>
<line> da seção seguinte. </line>
<line> 3 METODOLOGI* </line>
</par>
<par>
<line> Em relação aos métodos, este estudo apresenta carát*r qualitativo. *entre </line>
<line> *s vá*ias </line>
</par>
<par>
<line> t**ni*as d* *nálise d* dados nas *esquisas qualitativas, utilizou-se neste trabalho a anál*se de </line>
<line> Rev. FSA, T**esin* PI, v. 17, n. 3, art. 4, p. *9-75, mar. 2020 www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. O. **nha, L. F. Beze*ra, J. F. *inho, D. *. *ouai* </line>
<line> 66 </line>
</par>
<par>
<line> conteúdo. Uma téc*ica composta *or procedimentos sistemátic**, *s quais poss**ilitam o </line>
<line> levantamento de i*d*cador*s, permit*nd* a realização de inferên*ia de conhecimentos </line>
<line> (CAVALCANTE; C*LIXTO; PIN*EIRO, **14). Neste estudo *ptou-se pela utilização do </line>
<line> quest*onário com* instrumento da col*ta de dados. </line>
<line> Cabe *es**car, como delim*tação do estudo, que o q*estio*ário *rata d* percepção dos </line>
<line> servidor*s *eferentes à avaliaçã* de desempenho do 4º Ciclo Aval*at*vo, ocorrido *o perío*o </line>
<line> de 1° de abril de 2016 * 31 ** março de 2*17, * luz das res*ostas *a questão aberta ao final d* </line>
<line> q*es*ionár*o. </line>
<line> A *plicação do *uestionário foi a**ori*a*a pela Dire*ão d* CNEN em maio *e 2017. </line>
<line> O questionário *omp*eto foi envia*o por m*i* eletrônico a 1900 ser*ido*es da CNEN em </line>
<line> todas as suas unid*des. E*se *nstrume*to foi desen*olvido integr*lm*nte *o ambiente *o s*t* </line>
<line> surv*y monkey, pois dentre as opçõe* fo* o qu* se mo*t*ou com i*terface mai* amigável *os </line>
</par>
<par>
<line> respo*d*ntes e com a* *erramentas de </line>
<line> *isualização dos da*os mais fun*ion** e intuitiva, </line>
</par>
<par>
<line> facilitando * coleta e **álise dos *a*os. *oi soli*i*ado *os servidores q*e respondessem ao </line>
<line> questionário no per*odo *e 6 a 21 de setembro de 20**. </line>
<line> * ins*rume*to desta pesqui*a * um *ragmento do questionário encaminhado aos </line>
<line> se*v*dores da CNEN, analisando a p*rcepção des*es em *ela*ão ao processo de avaliaç*o de </line>
</par>
<par>
<line> de*empe*ho indiv*dual d*sta </line>
<line> autarq*ia. O **esti*nário t*t*li*o* 4 perg*ntas *echa*as </line>
</par>
<par>
<line> relacionadas ao per**l, </line>
<line> 30 qu*s*ões fechadas, *esenvol*idas com bas* na Escala d* Likert </line>
</par>
<par>
<line> (1932), que expõe seu g*au de co*cor*ância co* a resp*ct*va afirma*iva nos seguint*s níveis: </line>
<line> "Concorda Tot*lmen*e", "Conco*da Parcialment*", "Discorda Parcialmente" e "*iscord* </line>
</par>
<par>
<line> *otal*ent*". E, por último, que é * *ragmento utilizado para este a*tigo, f*i *ma </line>
<line> questão </line>
</par>
<par>
<line> aberta, na qua* * servidor res*ondeu à seguinte pergunta: "Mediante as resp*stas acima, **iste </line>
</par>
<par>
<line> algum com*nt**io a respeito do p*ocesso de aval*a*ão </line>
<line> *e d**em*enho </line>
<line> *ndi*idu*l na CNE* </line>
</par>
<par>
<line> que d**a ser menc*o*ad*?". De um total de 1.*00 *erv*dores avalia*os no </line>
<line> período </line>
</par>
<par>
<line> considerad* neste estud*, 215 se*vidores res*o*deram a* questionário e, </line>
<line> de*t*o desses, </line>
<line> 64 </line>
</par>
<par>
<line> responde*a* a esta q*estão. </line>
</par>
<par>
<line> 4 RE*ULTADOS E *ISCU**ÕES </line>
</par>
<par>
<line> *ar* ess* e**udo, também foram c*nsideradas as </line>
<line> pri*eiras quatro *ergunt*s </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> questi**ário, com a finalidade de co*hece* o per*il </line>
<line> do s*rvid*r respondente, most*a*do </line>
</par>
<par>
<line> dimensões **mo: unidade *e l*tação, faixa e*ári*, t*mpo ** servi*o na CNEN e escolaridade. </line>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 17, n. 3, *rt. 4, p. 5*-7*, m*r. 2020 www4.fsan*t.co*.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gestão Societal e Avaliaç*o de Desempenho s*b a Ótica de Serv**ores d* uma Autarqu*a F*deral </line>
<line> 67 </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 Per*il do* Respon*entes </line>
</par>
<par>
<line> A CNEN é aut*rq*ia com atuação *acio**l e c*nta com u*idades em *ove e**ado* </line>
</par>
<par>
<line> brasileiros. Co* relação </line>
<line> à unid**e de lotaçã*, os respondentes </line>
<line> pertencem às *eguin*es </line>
</par>
<par>
<line> *nida*es: Sede e Di*tri*os, Institut* de Radiopro*eção e Dosimetria (*RD), Insti*uto de </line>
</par>
<par>
<line> *ng**haria Nuclear (IE*); In**itut* de Pesquisa En**géticas e Nuc*eares (IPEN); Centro </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> D*senvo*vimento *a Tecnologi* Nuclear (C*TN); Centro *egional de C*ênci*s N*clea*es do </line>
<line> No*des** (CRC*-N*); Ce*tro Regio*al d* Ciências Nuc*eares do Centro Oeste (CRCN-CO) </line>
<line> e Laboratór*o de P*ço de Caldas (LAPOC). </line>
<line> Quanto ao te*po d* **rviço presta*o na autarquia estudada, os resultados revelaram </line>
</par>
<par>
<line> que os serv*dores respo*dent*s </line>
<line> têm *m *em*o elevado de ca*a, uma vez qu* dos 64 </line>
</par>
<par>
<line> **spond*ntes, 2* têm m*is de 30 anos de serviço e 25 *ossu*m mais de ** anos de serviço. </line>
</par>
<par>
<line> Foi ob*erva*o também qu* os *ervidores da CNEN, em s*a grande maio*ia, </line>
<line> s* o </line>
</par>
<par>
<line> alt*mente qualificad*s, </line>
<line> *isto que dos 64 servid*res r*spondentes, *9 apresentam * *rau </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mestre e 21 são douto**s, pe*fazendo um *ota* de 77% do t*tal dos res*ondentes. É rel*v*nte, </line>
<line> tam*ém, *e observar que *ome*te *m *er*idor não ti*ha ensino *up*rio*. </line>
<line> 4.2 Res*lt*d*s da pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> Nesta subseção são </line>
<line> apre*en**dos *s *rocedimentos té*nicos de </line>
<line> p*squisa * análise de </line>
</par>
<par>
<line> conteúdo das respostas apresent*das pelos servidor*s da CNEN na pergun*a aberta. </line>
</par>
<par>
<line> Co* o *bje*i*o de apresentar ** </line>
<line> res*lt*dos *btidos com a a*lic*ção do q**stioná**o </line>
</par>
<par>
<line> *berto aos servidores da CNEN, as respostas foram clas**ficadas em *rês c*tegori*s: atitude, </line>
</par>
<par>
<line> cred*bilidade * me*odo**gia, não d*finidas * *riori, observou-se as categor*as conforme </line>
<line> su a </line>
</par>
<par>
<line> ho*ogeneidade, exaustã*, exc*u*ão, objet*vidade e pertinência com o ass**t* e obje*ivo </line>
<line> a**rdado (BAR*IN, 20*6). </line>
<line> 4.2.1 Atitude </line>
<line> Ap** * an*lise te*át*ca dos *uestionários, *oi po**ível ava*iar a atitude d*s se**ido*e*, </line>
<line> pri*cipalmente os gestores, ao utiliz*r es*a f*rr*menta d* *v**i*ção de desempenh*. A </line>
<line> primeira categ*r** * a *t*tude, a s*guir do*s exemplos que fora* enquadrados *es*a categoria: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *7, n. 3, art. 4, p. 59-75, mar. 20*0 </line>
<line> www4.fsanet.co*.b*/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. O. Cunha, *. F. Bezerra, J. F. Pinho, *. M. Zouain </line>
<line> 68 </line>
</par>
<par>
<line> E* </line>
<line> geral </line>
<line> * </line>
<line> avaliado* </line>
<line> *ica </line>
<line> refém </line>
<line> de pr*b*emas </line>
<line> *ess*ais, </line>
<line> tem </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> **i*ião pré-conc*bida ou des*onh*c* su* equipe, o q** dificu*ta uma </line>
</par>
<par>
<line> av*li*ção justa. Já o* </line>
<line> avaliad*s, </line>
<line> di*nte </line>
<line> *o </line>
<line> expost*, </line>
<line> reagem </line>
<line> desde </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> indiferen*a ao proces*o até discuss*es *aloros*s. (Respondente *) </line>
</par>
<par>
<line> A fala </line>
<line> *o Resp*nd*nt* 4 demo*stra que, **nforme a*ordado por P*ula (2005), que </line>
</par>
<par>
<line> não existe n*ut*alidade, *omo de*endem *lgu*s estudio*os n*s técnicas * prá*icas </line>
<line> *d*ini*t**ti*as, vi*t* *ue a* intençõe* * va*ores dos gerentes di*e*ionam o p**cesso *ecisó**o </line>
<line> e administrativo. </line>
<line> N*o avalia pr*ticamente *ada, já que, quase *emp**, a amizade se </line>
<line> impõe à execução do trab*lh*. (*espondente 57) </line>
<line> O *oncei*o do sist*ma de avalia*ão é muito bom, mas não é uti**z*do </line>
<line> de form* apropriada - o *roblema é cult*ral. (Re*pondente 98) </line>
</par>
<par>
<line> Ainda nã* é </line>
<line> feita *o* a se*iedade que o processo re*uer. </line>
</par>
<par>
<line> (*espo*dente 12*) </line>
</par>
<par>
<line> Em </line>
<line> ge*al </line>
<line> o </line>
<line> *vali*dor </line>
<line> fica </line>
<line> refém </line>
<line> de </line>
<line> *roblemas </line>
<line> pess*ais, </line>
<line> t*m </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> opinião *r*-con*ebida ou desc*nh*ce sua equipe, o q*e difi**l** uma </line>
</par>
<par>
<line> avaliação just*. </line>
<line> Já </line>
<line> os </line>
<line> avaliados, </line>
<line> di*nte </line>
<line> d* </line>
<line> expo*to, </line>
<line> reagem </line>
<line> desde </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> indif*renç* ao processo até discus*ões calorosas. (Re*p*ndente 4) </line>
<line> "Ai*da e*iste u* cor*orativi*mo inevit*vel no processo av*liativo. </line>
</par>
<par>
<line> Entretanto </line>
<line> é um * </line>
<line> ferr*menta </line>
<line> que </line>
<line> pode </line>
<line> ap*rar as </line>
<line> arestas mais </line>
</par>
<par>
<line> e*identes. </line>
<line> Des*a </line>
<line> *orma, </line>
<line> ac*edit* que o </line>
<line> pro*esso </line>
<line> s*ja </line>
<line> bastante </line>
</par>
<par>
<line> r*levant*". (Respond*nte 150) </line>
</par>
<par>
<line> Ainda exis*e um c*rpora*ivismo inevitáv*l no </line>
<line> processo a**liativo. </line>
</par>
<par>
<line> Entretan*o </line>
<line> é um a </line>
<line> ferramenta </line>
<line> que </line>
<line> p*de </line>
<line> ap*rar *s </line>
<line> arestas mais </line>
</par>
<par>
<line> evidentes. </line>
<line> Dessa </line>
<line> forma, </line>
<line> acredito que o </line>
<line> processo </line>
<line> seja </line>
<line> *astant* </line>
</par>
<par>
<line> relevan*e. (*espondente 23) </line>
<line> As falas a*re*entada* acima d*monst*a* uma das **mitações da n*va admini*t*ação </line>
</par>
<par>
<line> púb*ica apontada p*r Paula </line>
<line> (2005) que a inade**aç*o d* utilização da* *écnicas e prát*cas é </line>
</par>
<par>
<line> ad*ind*s da ini*iativa privada </line>
<line> no serviç* púb*ico. N*s*e sen*i*o, </line>
<line> p*demos question*r até </line>
</par>
<par>
<line> mesmo a questão da pr**ut*vidade, vi*to que *oa p*rte da adminis*ração *ública, * nes*e cas* </line>
<line> consideran*o o *NEN, não te* co*o objeti*o o lucro *a orga*iza*ão, como ocor*e na *sfer* </line>
<line> p*ivada. A resposta do Respondent* 23 traz à baila que as a*ali*ções geram res*ltados muitas </line>
<line> vezes super*ic*ais devido a fatores p*líticos. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 17, n. 3, art. 4, p. 5*-7*, mar. 2020 </line>
<line> www4.*sa*et.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *estão Societ*l * Av*lia*ã* *e D*sempen*o sob * Ótica de Servidores de uma Aut*rq*ia Federa* </line>
<line> 69 </line>
</par>
<par>
<line> *esde modo, nota-se qu* * *r**eira *e*posta f*ca *m conf*itos *ntre o avalia**r e *ua </line>
<line> **ui*e de trabalho, *ois m*it*s veze*, o avaliador é refém d* processo *valiativo, dev*do ao </line>
</par>
<par>
<line> número escas*o de serv*dor*s, vá*ios mecanismos de defesa em caso e </line>
<line> de no*as baixas, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> gestor, mesmo convict* de su* n*ta, </line>
<line> opta por s*r benev*lente </line>
<line> *o </line>
<line> atr*buir </line>
<line> pontu**ão a seus </line>
</par>
<par>
<line> subordinado*, com receio de r*presari*s. Por outro lado, os s*rvidores, ao serem avaliados, *e </line>
<line> sentem *c*a*os e vítima* de p*rseg*ição. Nesse s*ntido, cor*o*ora-se com Aguiar e *antos </line>
</par>
<par>
<line> (2017) qu* </line>
<line> não há *ma completa rup*ura en*re * m*de*o ge**n**al e burocrátic*. O que se </line>
</par>
<par>
<line> percebe * um entr*laçamen*o **tre </line>
<line> esses modelos fazend* do trabalho um local par* </line>
</par>
<par>
<line> emerg*nc*a de conflitos. </line>
</par>
<par>
<line> 4.2.2 Credibilidade </line>
</par>
<par>
<line> Outro tema recorrente n* f*la dos ent*evi*tad*s foi a </line>
<line> *r*di*ilidad*, no sentido de </line>
</par>
<par>
<line> avaliar a e*icá*ia do **strumento. *sses *ess*lta*am que o proces*o não tem o efeito de*e*ado </line>
<line> na instituição. </line>
<line> Ainda em *elação à cre*ibilida*e ** proce*so, ob*erva-se um consenso *ue a a**liação </line>
<line> é ***nas proform*, ou s*ja, apenas pa*a cumprir um requis*to legal da legislação, ab*ixo </line>
<line> respostas que r*t*ficam esse entendimento: </line>
</par>
<par>
<line> * processo de ava*iaçã* é me*amente *ara cumprir o </line>
<line> pr*cesso, mas </line>
</par>
<par>
<line> não leva em conta ** a*i*i*ades do serv*dor e* **ol da *nstitui*ão e a </line>
<line> ge*ência *ão av*lia r*a*men*e o t*abalho do servidor. (Respondente </line>
<line> 17) </line>
</par>
<par>
<line> **o sinto que o processo de a**liação representa a realidade </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> instituição. Creio que po* u*a qu*stão política as avaliações t*ndem a </line>
</par>
<par>
<line> ser mu*to su*erfic*ai*. *endo as*im, fica </line>
<line> b*m di*íci* ter </line>
<line> um resu*ta*o </line>
</par>
<par>
<line> correto do si**ema. [...] (Respondent* 25) </line>
</par>
<par>
<line> Na minha percepção, essa avali*ção </line>
<line> é real*zada apenas para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> cump*imen*o ** *ma formalidade leg*l. (Respon*ente 167) </line>
</par>
<par>
<line> *nfelizme*te * ferrame*ta é e*carada como um m*io de aumento </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> perda sa*arial. * maiori* do* se*vidor*s não *e impo*ta com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> resultad*, desde que </line>
<line> o *a*or do salário não se** impactado. A </line>
</par>
<par>
<line> finalidade maior que é da* *m fe*dback sobr* </line>
<line> o q** </line>
<line> deve ser </line>
</par>
<par>
<line> melh*rada nã* *em a devida valorização. (Re*p**dente 156) </line>
<line> * problema *ão é a ferra*e*ta utilizada, mas como e quem utiliza. Se </line>
<line> *osse adequadamente util*zada, * avaliaç** *eria *e grande valia para </line>
</par>
<par>
<line> o CRCN, por*m que v*mos é o simples "cumprir" de cronogram*. o </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *7, n. 3, art. 4, *. *9-75, mar. 2020 www4.fsa*et.com.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. O. Cunha, L. F. Bezerra, J. F. Pinho, D. M. Zouain </line>
<line> *0 </line>
</par>
<par>
<line> **ande gam* dos ser*i**res *tingem 100% *e sua* avaliações e qual </line>
<line> o signific*do disso? (*es**nd*nte 14*) </line>
</par>
<par>
<line> "Não funciona. Foi feito apena* para atend** a l*gislaçã*, mas </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> prática, *ão ser*e p*ra nada. Nã* t*mos gesto*e* t*einados. As *hefias </line>
<line> são apenas pess**s qu* estão nos seus cargos po* qu*stões </line>
<line> polí**c*s/am**a*es, se* tre*namen*o *m gestão. Assim, não há co*o </line>
</par>
<par>
<line> uma avali*ção *e *esempenh* cump*ir seu papel </line>
<line> *fetivame*te." </line>
</par>
<par>
<line> (Responde*te *7) </line>
</par>
<par>
<line> Nota-se nas explanações ac*ma que po* *ezes as ferram*n*as de gestão não são </line>
<line> efi*ientes n* *etor público. En*retanto, como carrega um "status" ao c*ntrário, a *ova </line>
<line> ad**nistraç*o públi*a pos*u* *iversos limites, *even*o su* ade*uação no ser*i*o *úblico ser </line>
<line> questio*ada (PA**A *005). </line>
<line> O processo avaliativo, como demonstrado anteri*rmente, foi *pli*ado de forma </line>
<line> out*r*ada **lo* ó*gãos d* regulamentação, sua imple*entação gerou conflitos e prob*emas </line>
<line> r*lacionad*s * *r*di*i*i*ade da avaliação. Muitos **gão* apena* cumprem *s aspectos *egais, </line>
<line> c*m o obj*tivo exclusiv* da manutenção da respect*va grati*icaçã* dos servidores. Pe*cebe-se </line>
</par>
<par>
<line> que os *espon*e*tes 17,*67 e ** *onsideram </line>
<line> que * avaliação o*orre apena* para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> cumprimento d* uma obri*ação leg*l e o resultado do c*clo avaliativo não é uti*iza*o. </line>
<line> 4.2.3 Metodol*gia </line>
</par>
<par>
<line> N* categori* Me*od*lo*ia procurou-se </line>
<line> analisar a in*eração *os </line>
<line> process*s </line>
</par>
<par>
<line> colabo*ativos, na in*vação e na pr*moção das capacidades *e autonomia dos *ervi*ores. Ao </line>
</par>
<par>
<line> se t*atar da Metod*logia *o pro*esso, obser**-se um c*nflito em r*lação à a*oç** </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> aval*ação 360* graus e a r*gidez na formul**ão de </line>
<line> critérios, pois **itos servidores não </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> sentem co*fort*veis em *valiar e *er aval*ad** por se*s pares, como s* o*se*va **s respostas </line>
<line> a seguir: </line>
<line> N* av*liação s*multâne* (pares) de d*versos se*vidores ao meu redor, </line>
<line> não me parece muito ad*quado. Al**mas pessoas que eu *va*iei, não </line>
<line> tin*am ideia *e qual e*a o se* serviço e seu de*emp**ho. </line>
<line> (Re*pon*en*e 31) </line>
<line> P**cisamos rever urgent**ente a sistemática e a c*municaçã* entr* </line>
<line> *esto* e avali**o pa*a que as avaliações de dese**enho sejam </line>
</par>
<par>
<line> realm*nte *nst*ume*to de </line>
<line> feedback para melhoria dos pro*essos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tr**alho. (Respon*ente 1**) </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FS*, **resina, v. 17, *. 3, ar*. 4, p. 59-75, mar. 2020 </line>
<line> www*.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G**tão *ocie**l e Ava*iação d* D*sempenho sob a Ótica de Serv**ore* de uma Autarquia Federal </line>
<line> 71 </line>
</par>
<par>
<line> Geralm**te *s f*rrame*tas d* a*al**ção são be* el*bor*das </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> o*er*cem condi*õ*s dos a*alia*ores serem jus**s, mas na pr*tica não </line>
<line> fu*cionam. (Res*ondente 12) </line>
</par>
<par>
<line> É m *i t o </line>
<line> int*ressante </line>
<line> a </line>
<line> ava*ia*ão </line>
<line> 3*0 </line>
<line> graus, porém </line>
<line> não </line>
<line> acho </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> critérios </line>
<line> d* *valiação </line>
<line> abra***ntes </line>
<line> à realidade </line>
<line> e </line>
<line> n*m o grupo *e </line>
</par>
<par>
<line> trabalho, </line>
<line> con**dero </line>
<line> que </line>
<line> t*n*a *o*dições </line>
<line> *e *valiar </line>
<line> *o*egas e </line>
<line> *er </line>
</par>
<par>
<line> av*liado por eles. (Res*ond**te 81) </line>
<line> R*ssalta-se que * segunda questão narra proble*as relacionados à siste*át*ca e forma </line>
<line> de comunic*ção entr* *esto**s e subordina*os, para qu* ess* instru*ento cumpra s*u pa*el. </line>
<line> Es** f*la, assim *omo *s dem*is apresentad*s acima, retrata uma questão a*ont*da po* Paula </line>
</par>
<par>
<line> (2*05) em relação ao* sistemas *dmini*trativos n* gestão púb**ca. *s*im, </line>
<line> na *erspecti*a *a </line>
</par>
<par>
<line> au*ora, a*guns aut*r*s ao ab*rda* o gerencialismo afast*m-se da co*plexidade sociopo*ítica, </line>
</par>
<par>
<line> lim*t*ndo também a anál**e so*re a* </line>
<line> especific*dad*s e car*cterísticas pol*ticas </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> administração públic*. Diante </line>
<line> do exposto, *ornam-se comum as inquietações </line>
<line> em relação </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> ADI, co*o cit*do abai*o: </line>
</par>
<par>
<line> É </line>
<line> m ui t o </line>
<line> inte*es*ante </line>
<line> a </line>
<line> avaliação </line>
<line> 36* </line>
<line> graus, *orém </line>
<line> não </line>
<line> acho </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> critér**s </line>
<line> de a*aliação </line>
<line> abrang*ntes </line>
<line> à realida*e </line>
<line> * </line>
<line> nem o gr*po de </line>
</par>
<par>
<line> trabalho, </line>
<line> con*ide*o </line>
<line> que </line>
<line> tenha condiç*es </line>
<line> de </line>
<line> av*liar </line>
<line> colegas e </line>
<line> ser </line>
</par>
<par>
<line> avaliado por ele*. (Respondente *). </line>
<line> * *TI deveri* lev*r em conside*ação as metas do seto*, q** deveri*m </line>
<line> esta* *linhada* às metas d* Coor**naç*o, da Diret*ri* * da Instituição. </line>
<line> Mas es*as me*as não estão definida*, então o P*I descr*ve a*ividades e </line>
</par>
<par>
<line> estas são **pe*idas a cada período, sem preocupação com o fato </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> serem ou não real*zadas. (Respond*nte 97). </line>
</par>
<par>
<line> Ao analisar a pri*eira quest*o, observa-se o pr*ble*a d* equipes de t*abalho não se </line>
</par>
<par>
<line> conhecerem profissionalmente, i*so ocorre algumas vezes </line>
<line> por questõ** técnicas, pois, **mo </line>
</par>
<par>
<line> a* *ar*fas são *em específicas, n*o h* muit* *nt*ração, poré*, em grand* *arte, *sse *r*b*ema </line>
</par>
<par>
<line> *co*re </line>
<line> por *ue*t*es de r*lacionamento sinergia nas equip*s de trabalh*. É trazi*a pelo e </line>
</par>
<par>
<line> segu*do respon*ente a questão </line>
<line> do alinhament* da* metas individ*ais *om a* m*ta* </line>
</par>
<par>
<line> *nstituc*on*is. O termo *TI </line>
<line> refe*e-se ao Pl*no de Trabalh* Individ*al e todo* o* servidores </line>
</par>
<par>
<line> e*tão vinculados * um e, at**lmente, as m*tas inc*uídas nesse documento são *p*n*s taref*s, </line>
</par>
<par>
<line> copiada* anualmente e sem um **az* </line>
<line> deter*in*d*. Esse fato </line>
<line> demons*ra *ue não * *ossí*el </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, T*resina PI, v. 1*, n. 3, a**. 4, p. 59-75, mar. 2020 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.b*/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. *. *unha, L. F. Beze*ra, J. F. Pin*o, *. M. Z*uain </line>
<line> 72 </line>
</par>
<par>
<line> m*ns*r*r os res*ltados d*s servi*ore*, observ*ndo se o que foi pactuado no início *o ci*lo foi </line>
<line> entr*gue a* fi*a*, ratifi*a*do * crít*ca em r*lação à simples importação dos princípios das </line>
<line> ferramentas *e *estão *a inicia*iva privada *ara a adm*nistração pública. </line>
<line> 5 CONSIDER**ÕES FIN*IS </line>
<line> A par*ir da análi** *a* três ca*egorias: Ati*ude, Cr*dibilidade e M*todologi*, os </line>
</par>
<par>
<line> resultados obtido* apontam </line>
<line> q*e *s servidores da CNEN, em ge*al, não </line>
<line> acre*itam *ue </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> avaliação </line>
<line> de desempe*ho se*a um *ro*esso </line>
<line> significativo e relevante na aferiç*o de seu </line>
</par>
<par>
<line> d**em*enho, não se mostr*ndo um* ferrament* impor*a*te no processo de ap*imor*mento de </line>
<line> *uas a*ivi*ades laborais. </line>
</par>
<par>
<line> **be r*ss*lta* que no *roce*so *val*ativ* as autarquias federa** do País, </line>
<line> entre elas </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> CN*N, são o*riga*as a cumpri* *igidame*te o </line>
<line> *s**po da *egislaçã* r*g**adora *elat**a </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> r*ali*ação de avaliaçõ*s </line>
<line> de desem*enho in*i*iduais *e se*s servid*r*s. Esse fato t**na </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> proce*s* ba*tan*e burocratizado, não permiti*d* ao* se*s cond*tores a n*ces*ária liberdade </line>
</par>
<par>
<line> p*ra, em fun*ão de seu* conheciment*s pro*is*ionais, </line>
<line> conduzir*m a avaliação da </line>
<line> fo**a qu* </line>
</par>
<par>
<line> considerarem mais </line>
<line> correta* e </line>
<line> a**quad*s às necessidades de suas *nst**uições. Tal fato es*á </line>
</par>
<par>
<line> alinhado com o d*fendido por Pa*la (2005), no </line>
<line> s*ntido *e </line>
<line> que a* *errament*s de gestão </line>
</par>
<par>
<line> advi*das *a iniciat*va p**vad* *or vezes não atend*m à nece*sid*de da adm*nistr*ç*o públi** </line>
<line> * *ampouco promo*em a auto*omia *o* gestor**, como d*fendido *o PDRAE. </line>
<line> Deste modo, como coloca Paula (2005), e*iste um* div*rg**c*a em termos dos </line>
<line> inte*e*ses dos gerentes na administração pública e as metas estipuladas pelo *stad*, </line>
</par>
<par>
<line> c*n*ideran** q*e autono*ia *es*e* p*r vezes ten*e se orientar para um posicionamento </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> individu*lista, c*m*rometendo o olhar globa* e integrado d* Gov**n*. </line>
<line> Ressalta-s* que *o CNEN o model* *eren*i*l orienta as alte**ç*e* na fo*ma de </line>
</par>
<par>
<line> realização d* </line>
<line> avali*ção de desemp*nho, *ntretan*o práti*as persona*istas a*nda são </line>
</par>
<par>
<line> v*sualizadas dentro da institu*ção, c*mo destacado *a* *alas d*s participantes. *ssim, como </line>
<line> obs*rvado por Paula (2005), a ver*ent* societal ainda p*eci*a a*adurece* na esfera feder*l e, </line>
<line> como fo* ev*den*iado nest* ar*ig*, também nas autarquias. </line>
</par>
<par>
<line> * con*ribu*ção des*e *rtigo está em entender a av*liação </line>
<line> d* de*empe*h*, no âmbito </line>
</par>
<par>
<line> públi*o, a partir *e outra perspe*tiva *ue não seja a do mains*ream, correlac*onando a crí*ica </line>
</par>
<par>
<line> des*a ferramenta per*pectiv* crít*ca. Como s*ge*tão d* estudo futur*, **de-se analis*r à </line>
</par>
<par>
<line> out*as ferr*mentas de g*stão implementadas </line>
<line> *a adm*nist**ção </line>
<line> públi*a à lu* da vertente </line>
</par>
<par>
<line> societal, vi*to q*e este cam*o *e estu*o ai*d* ca*ece de *studos. </line>
<line> Rev. FSA, Te*e*ina, v. 17, n. 3, art. 4, p. 59-*5, mar. 2*20 www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *estão Soc*etal e *valiaç*o de Desemp*nho sob a Ó*ica de Ser*idores de uma *utarquia Federal </line>
<line> 73 </line>
</par>
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<line> REFERÊ*CIAS </line>
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<line> e </line>
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<line> *rocedi*ento* *era*s serem observado* *a*a a **alização a </line>
<line> d*s a*ali**õe* *e desempenho </line>
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<line> in*ividual e ins*i*uc*onal * o p*gam*nto das gratifi*açõe* de des*m*e*ho (...). *iário Ofici*l </line>
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<line> C*NHA, D. O; B*ZER*A, L. F; PINHO, J. F; ZOUAIN, D. M. G**t** So*ietal e Avaliação de </line>
<line> De**mpenh* sob a *tica de *ervi*ores *e uma *utarquia *ederal. Rev. FSA, *eresina, v.17, n. 3, art. </line>
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<line> Contribuição d*s Autores </line>
<line> D. O. Cunha </line>
<line> L. F. *ezerra </line>
<line> *. F. Pinh* </line>
<line> D. M. Zo*ai* </line>
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<line> 1) concep*ão * p*anejament*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) *nálise e i*t*r*retação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) elabor*ção do **scunho o* na revisão crític* *o *onteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) pa*ticipação na aprovaçã* da *ers*o final do man*s**i*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, *eresin* P*, v. 17, n. 3, art. 4, p. 59-75, mar. 2*20 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*vi*ta </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)