<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 3, art. 4, p. 59-75, mar. *0*0
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2020.1*.3.4
</line>
</par><par>
<line>
Gest*o Societal e Avaliação de Desemp*n*o sob a Óti*a d* Servi**res de uma Auta**uia
</line>
<line>
Federal
</line>
<line>
*ndividual E*alua*i*n Process: * Content Anal**is fr*m the Pers*ect*ve of S*c*etal
</line>
<line>
Ma*agement in a Federal *ut*rchy
</line>
</par><par>
<line>
Diego de Ol***ira da Cun*a
</line>
<line>
Doutorado em A*ministra*ão pela Univ*rsidade do Grand* Ri*
</line>
<line>
Mestre em Admin*stração p*la *niversi**de do Gr*nd* Rio
</line>
<line>
Profess*r ** Escola N*cional de Saúde P*b*ica Sérgi* Arouca (Ensp/*iocruz)
</line>
<line>
E-mail: adm.d*ego*livei@gmail.c*m
</line>
<line>
Le*na*do Fe*reira Bez*rr*
</line>
<line>
D*utorado e* Adm*nistração pel* Universidade do Grande Rio
</line>
<line>
Mes*re em Avaliação *e*a *E*GR*NRIO
</line>
<line>
*-mai*: *eonardofbez@gma*l.*om
</line>
<line>
Ju*iana de Fát*ma Pinto
</line>
<line>
**u*ora em Administração pe*a Univ*r*idade Fed**a* de M*nas Gera*s (UFMG)
</line>
<line>
E-mai*: *ufapint*@gmail.c*m
</line>
<line>
Deborah *orae* Zouain
</line>
<line>
Do*tora em E*genha*ia de Prod**ão pela Un*versidade Fed*ral *o *io de Janeiro (UFRJ)
</line>
<line>
Pr*f*ssora d* Mestra** e Dout*rado em Administraçã* da Uni**rsidade do Grande Rio
</line>
<line>
E-ma*l: debora*zouain@gmail.com
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Univers*dad* Federal
</line>
<line>
d* Espírito Santo - Avenida
</line>
<line>
Avali*do pelo si**ema Triple Review: a) Desk Revie*
</line>
</par><par>
<line>
F**na*do Ferra**, 514, *ré*i* *dministr*tivo d* Centro
</line>
<line>
p*lo Editor-Ch*f*; e b) Doub*e Blind Review
</line>
</par><par>
<line>
de Artes, Ca*p*s *e Goiabeira*, CEP: 29075-910
</line>
<line>-</line>
<line>
(av*l**ç*o **ga por dois av*liadores da área).
</line>
</par><par>
<line>
V*tó*ia/ ES, *rasil.
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço: Deb*rah Mor*es Zouain
</line>
<line>
Revisão: Gramatical, Normati** e de Formatação
</line>
</par><par>
<line>
*niversidade do Grande Ri* - R*a da Lapa, *6, Centro,
</line>
</par><par>
</page><line>
C*P: *0*21-180, Rio de Janeiro/RJ, Brasil.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. O. Cunha, L. *. B*zerra, J. F. Pinho, D. M. Zou*in
</line>
<line>
60
</line>
</par><par>
<line>
RE*U*O
</line>
</par><par>
<line>
Este trabalho
</line>
<line>
compreen*eu a
</line>
<line>
*ercepção d*s s*rvidores d* um
</line>
<line>
órgão pú*lico fe*e*al,
</line>
</par><par>
<line>
**cal*z*d* *a Cidad* do R*o ** Jan*iro, *m *elaç*o à an*lise de des*m**nho ind*vidua*
</line>
</par><par>
<line>
(ADI). Os d**o* empíricos *oram produzidos por meio *a aplicação de um
</line>
<line>
questionário
</line>
</par><par>
<line>
ele*rônico semiestruturado. Fo* utilizada a técnica denominada a*álise *e conteúdo para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
trat*mento dos *ado* da per*u*ta ab*rta. Foram levantadas t**s ca*egorias pr*ncipais: atit*de,
</line>
<line>
credibilidade e metodologia. Os res**tados da pesquisa, * partir da leitura da *erten*e societal
</line>
</par><par>
<line>
(PAULA, 2*05), mostram que os servidores d*
</line>
<line>
instit*içã*, em geral, não acreditam *ue
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ava*iação de de*empenho se*a
</line>
<line>
um p*oces*o sign*ficativo e relevante n* aferição de seu
</line>
</par><par>
<line>
des*mp*nho, possibil*tando a crítica em re*ação à impor*ação das
</line>
<line>
ferra*entas de
</line>
<line>
gestã*
</line>
</par><par>
<line>
advindas da admini**ração privad* e implementa*as no serviço público.
</line>
<line>
*a*avras-*h*ve: Gestão de Pessoas. A*aliação d* Desempenho. Admin*str*ç** Pública.
</line>
<line>
Gestão *ociet*l.
</line>
<line>
ABSTRAC*
</line>
<line>
This wo*k included the percept*on *f *he e*ployees o* a federal public *ge*cy, lo*ated in the
</line>
</par><par>
<line>
c*ty *f Rio *e Janeir*, in *elation to the i**ividual **rformance
</line>
<line>
ana*y*is (ADI). Empi*ica*
</line>
</par><par>
<line>
da** were produced by *p*lying a semi-structured e*ectronic qu*stionnaire. T*e techni*ue
</line>
<line>
called c*nt*nt a*alysi* was used to tr*at ope* question data. Thre* main *at*gor*es were
</line>
<line>
rais*d: attit*de, cr*d*bility and m*t*od*l*gy. Th* results o* the resea*ch, from *he readin* of
</line>
<line>
the societal aspect (*AULA, 2005), s*ow that t*e institution's employ**s, in general, *o not
</line>
<line>
bel*eve that the performance evaluatio* is a signif*cant a** re*evant process *n gaugi** *ts
</line>
<line>
per*ormance, *llowing the criti*ism. r*g*rding t*e *mp*rta*ion o* m*nagement tools from
</line>
<line>
private adm*nistration an* *mplemented in th* public serv*ce.
</line>
<line>
K*yword*: *e*ple Manage*ent. Perfo*mance evaluati*n. P*blic Administration. Soci*tal
</line>
<line>
*anagem*nt.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 17, n. *, *rt. 4, p. 59-*5, mar. 202*
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gestão Soci*tal e A**liação de De*empen*o *** a *t*ca de *e*vidor*s de uma Auta*qui* Fe**ral
</line>
<line>
61
</line>
</par><par>
<line>
1 INT*ODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A reforma gerencial,
</line>
<line>
con*ec*da *ambém por Reforma da Adminis*ração Públi*a,
</line>
</par><par>
<line>
surgiu na Grã-Bretan*a *o i*íci* da década d* 19*0 (BR*S**R-PEREIRA, 1998). *o* sua
</line>
</par><par>
<line>
vez, no Brasil, ess* experiência denomi*ad* d* reform*sta *niciou-se **m o *d*ento
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
ref*r*a gerencial na Adm*nis*****o Públi*a Federal (APF),
</line>
<line>
norteado *elo Plano Diretor da
</line>
</par><par>
<line>
Reforma do Aparel** do Estado n** a*os
</line>
<line>
de 19*0 (SANO; AB*UC*O, 20*8) **rante
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
G*verno d* *residente *ernando Henrique Car*oso (FHC). Ess* *ov*m*nto *eformista
</line>
<line>
gerenc*al da Admi*istr*ção Pública **s Estados in*pirava-se na *niciativa *riv*da * b*sc*va
</line>
<line>
tornar os ges**r*s públicos mai* a**ônomos * resp*nsá*eis. Ent*e as s**s *rincipais
</line>
<line>
**racte**sticas destaca-se o f*co no re*ul*ado, ou sej*, o gestor públic* deve ser co*rado pelo
</line>
</par><par>
<line>
re*u*ta*o e n*o em segu*r reg*lamentos ríg**o*; * a valor*zação do desempen*o, na qu*l
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
A*ministraç*o Públ*c*
</line>
<line>
de** prem*ar os servidores por b*ns r*sultados e
</line>
<line>
pun*-l*s pe*os
</line>
</par><par>
<line>
re**ltados con*idera**s ins**isfatór*o* (BR*S*ER-PEREIRA, 1998).
</line>
<line>
Alin*ado com os concei**s *upra*it*dos, * Ad*inistração *úb*ic* Feder*l de***deu
</line>
</par><par>
<line>
para * êxito dess* nov* modelo gerencial o desenvolvimento de ferram*ntas *apazes
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mensurar a qualida*e do
</line>
<line>
serviço público p*estado à população. As*im, pode-s* citar três
</line>
</par><par>
<line>
import*nt** instru*e*tos le*ais pub*icados
</line>
<line>
p*st*r*o*ment* relacio*ado* a* esco*o desta
</line>
</par><par>
<line>
avaliaçã*: a Medida Provi*ória (**) n° 1.54* (*R*SIL, **97),
</line>
<line>
que c*i*u a grat*ficação de
</line>
</par><par>
<line>
desem*en*o e p*od*tivi*ad*; a Lei n° 11.784 (BRASIL, 2008), que inst*tui * *o*a sistemática
</line>
</par><par>
<line>
p*r* avaliaçã* *e Desempenho; e o D*creto
</line>
<line>
n° 7.133 (*RASIL, 2010), que e**abelec*u o*
</line>
</par><par>
<line>
c*itér*os e pro*ed*m*ntos ge*ais de avaliação d* desemp**ho e pag**ento *e 49 gratif*c*ções
</line>
</par><par>
<line>
de d*sempenho. T*dos esses
</line>
<line>
*ns*rumentos *onstitu*ram u* i*p*rtante m*rco legal
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
aval*ação de desempenho no serviço *úblico Fede*al, *ma
</line>
<line>
v*z qu*
</line>
<line>
norteara* as pol*tica*
</line>
</par><par>
<line>
desse tema ao longo da história rec*n*e.
</line>
</par><par>
<line>
A Comissão N*cional de Energi* Nucle** (CNEN),
</line>
<line>
*utarquia feder*l vi*culad* *o
</line>
</par><par>
<line>
Ministério da Ci*nci*, Tecnol**ia, Inovaçõe* Comunicaç*es, está entre a* i*stituições *m e
</line>
</par><par>
<line>
q*e * *rocesso *e avaliação foi al*erado
</line>
<line>
à luz *a leg*sl*ção *upracitada, g*ran** ass*m uma
</line>
</par><par>
<line>
mudança cu*tural n*sse p*ocess* p**a todos os gestores e servidores. Essa legis*ação trou*e
</line>
</par><par>
<line>
divers*s nov*dades ao p*o*ess*
</line>
<line>
avaliati*o da ins*it*ição, **ntr* elas alinha*ento *nt** o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pla*e*amento es*ra*égico e as metas individuais, na qual cada meta **s*ituciona* d*ve se*
</line>
</par><par>
<line>
desmembrada entre *s servidores * a par*i*ipa**o *e toda a equipe
</line>
<line>
d* *ra*alho no pr**e*so
</line>
</par><par>
<line>
*v*liativo (*NEN, *0*5).
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T*resina P*, v. 17, n. 3, *rt. 4, p. 59-75, mar. 2020
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. O. *unha, L. F. Bezer*a, J. F. Pinho, *. M. Zouain
</line>
<line>
*2
</line>
</par><par>
<line>
Apesa* *as alterações n* Adm*nistração *ública, uma busca *as bibliote*as ele**ônicas
</line>
<line>
SPELL e Scielo revelou a ausência de artigos cie**ífic*s pr*ocu*ados com a percepção dos
</line>
<line>
serv*dores *obre essas inovações na metodologi* da a*al*açã*. Des*a forma, a *esquisa tem a
</line>
</par><par>
<line>
fin**idad*
</line>
<line>
** preenc*er essa lacun*, *en*o norteada p*la seguinte *uestão-problem*: Qual
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
percepçã* dos servid*res d* CNEN sobre o pr*cesso de a*ali*ção de desem*enho indiv*dual
</line>
<line>
(ADI)?
</line>
<line>
Portan*o, o objet*vo d* presente trabalho é *ompree*de* * pe*cepção *os *ervidores da
</line>
</par><par>
<line>
*NEN *m relação à ADI, faze**o um
</line>
<line>
diálogo com a per*pe*tiva da vertente societ*l
</line>
</par><par>
<line>
(PAUL*, 2005).
</line>
<line>
Ass*m, e*te estudo pode
</line>
<line>
*on*ribuir
</line>
<line>
para área de Administraç*o Públ*ca a*
</line>
</par><par>
<line>
a*alis** a inte*a*ão
</line>
<line>
*os servidor** com o processo avalia*iv* e promover uma reflex*o *os
</line>
</par><par>
<line>
gestores da CNEN e d* *u*r*s institu**ões pú*licas.
</line>
<line>
2 REFERE*CI*L TEÓRIC*
</line>
<line>
O presente *efer*ncial teórico se divide em duas partes: a primeira parte *ef*re-se *o
</line>
<line>
esta*o *a arte da *va*iação de desempen*o e a seg**da foca na gestão *o*ietal * sua relação
</line>
<line>
c*m as ferram*ntas d* gestão.
</line>
<line>
2.* Avaliação de dese*pen*o
</line>
<line>
* av*liação de de*e*penho é u* composto de normas e p*ocedimentos que servem *e
</line>
<line>
i*sum* pa*a o diagnós*ico e gest*o de d*sempenho, alimentand* out*os sistemas de gest*o d*
</line>
</par><par>
<line>
pessoas
</line>
<line>
c*mo *istemas de incentivos, mov*menta*ão e alocação de pessoal, entre outr*s
</line>
</par><par>
<line>
(ODELIUS, 2000).
</line>
<line>
*e*tr* os objetivos pri*ci*ais da ava*ia*ão de desempen*o, des**c**-se: criar
</line>
<line>
oportunidades de d*scutir o desemp*nho entre os funcionários; dar f*rr*mentas p*ra o superior
</line>
<line>
identificar ponto* fortes * fra*os de se** sub*rdinado*; s*rvir de *as* par* programas
</line>
<line>
*specíf*c*s p*ra m*lhorar o desempe*ho; e dar subsídi*s para gratificações (BOHL*N*ER;
</line>
<line>
S*ELL, 201*).
</line>
<line>
O Se*viço *úblico F*deral te* a*ompanhado os citados conceitos *ob*e * des*mpenho
</line>
</par><par>
<line>
e a avali*ção de seus se*vi*o*es. *m re*açã* * es*as defini*ões * objetivos de avali*ção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
desempenho, pode-s* *estacar d*finição de ava*iaç** *e desemp*nh* expressa no Decret* a
</line>
<line>
n ° 7 .1 3 3 / * 0 1 0 :
</line>
<line>
Rev. FSA, *ere*ina, *. 17, *. 3, art. 4, p. *9-75, m*r. 2020 www4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gestão *ocieta* e Aval*ação de Desempenho so* a Ótica de Servidores de uma A*tarquia F*deral
</line>
<line>
63
</line>
</par><par>
<line>
Monitora*ento sistemá*ico * con*ínu* da atuação **dividual do se*vidor
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
institucional d*s órgãos e d** ent*dades
</line>
<line>
de *otação dos *er*idores *ntegra*tes dos
</line>
</par><par>
<line>
planos de car*os e de carreira* abran*i**s p*lo a*t. 1o, t**do como referênc*a as
</line>
<line>
**tas globais e intermediárias destas *nidades (BRASIL, 201*, p.7).
</line>
<line>
O Manual d* Orientaçã* para a Gestão *e *esempenh*, elab**ado pe*a *ecret*ria de
</line>
<line>
Gestão Pública (BR*S*L, ****) é um d*cumento que serve c*mo inst*um*nto complementar
</line>
<line>
à *egul*m*ntação sistemática para *va*iação de *es**pen*o, servindo como um guia p*ra os
</line>
<line>
*g*ntes participantes d* proce*so, se*am eles exec*t*re*, *ondu*ore* ou usuários. O referido
</line>
</par><par>
<line>
documento apre*enta *omo
</line>
<line>
principa*s obje*ivos da avalia**o d* desempenho no *erviço
</line>
</par><par>
<line>
público: *linhar os processos de trab*lho c** os objetivos institucionai*; d*r su*sídio* ao
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento de p*ogramas d*
</line>
<line>
capacitação; ident**icar lacun*s em relação adequação à
</line>
</par><par>
<line>
funcional; es*abelecer um diálogo entre *ervidores e equipe de tr*balho; e analisar os
</line>
<line>
pro*essos *e trabalho (BR*S*L, ***3).
</line>
<line>
2.2 *est*o societ*l e avaliação de desempenho
</line>
<line>
Ao longo do século XX, e* di*ersos países, houve uma *en*ativa, tanto nas discussões
</line>
</par><par>
<line>
d* *stado
</line>
<line>
q****o *a acad*m*a,
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*stabelecer u** distinçã* entre a *estão e*pr*sarial e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
públ*ca. Entretanto,
</line>
<line>
com a Refo*ma Ger*nc*al na Grã-Bretanh* e EUA no f*m *a déca*a de
</line>
</par><par>
<line>
1970, os conh*cimentos gerenciais utilizados na i*icia*iva p*ivada *orn*ram-se uma te*tativa
</line>
<line>
p*ep*nderante na esfera p*blica (PAULA, 2005).
</line>
<line>
Deste mo*o, en**nder o campo *a ad*inis*ra*ã* p*bli*a *a atualidade, *rincipalmen**
</line>
<line>
no que *onc**ne à gestão n*s institu*ções públicas b*asilei*as, dem*nda uma análise das
</line>
</par><par>
<line>
mudança* q** esta tem p*ssado *o longo d* seu c*r*o
</line>
<line>
de reformas (AGUIAR; SANTOS,
</line>
</par><par>
<line>
2*17). ** *aís a reforma de Esta*o
</line>
<line>
esteve orientada e*
</line>
<line>
t*rno das v*rtente* geren*i**
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
s*cietal. O *recho, a *eguir, ajuda a *onte***alizar *s objetivos macros *essas ve*tentes:
</line>
<line>
[...] se organ*zou em *o**o de duas orienta*ões po*í*icas: a vertente *erenci*l, que,
</line>
</par><par>
<line>
insp*rada no movimento *nternacional pela reforma *o Estado e implementa
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
admi*istração públi*a geren*ial; e a v*rte*te societal, qu* busc* n*vas form*s de
</line>
</par><par>
<line>
organização e adm*n*straçã* do Es*ad*
</line>
<line>
que incluem a par*icipação da socied*de,
</line>
</par><par>
</page><line>
pro*urando c*ns*ruir uma gestão públic* social (P*ULA, 2*0*, p. 23).
</line>
<line>
Essa* verte*tes, *egundo Tenório (2005), de*d* a d*cada de 19*0 vêm *oloca*do em
</line>
<line>
questionamento a qu*st*o burocráti*a *a adm*nistra*ão *úbl*ca. Assim, o autor com*nta o
</line>
<line>
entendiment* de Paula (2005) e* relação às duas t*máticas:
</line>
<line>
Rev. FS*, T*resina PI, v. 17, n. 3, *rt. 4, p. 59-75, ma*. 202* www4.fsane*.com.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. O. Cunha, L. F. Bezerr*, J. F. Pinho, D. M. *ouain
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
[...] a ver*ente empresar*al tem contrib*ído para melhorar a eficiência ge*encial do
</line>
<line>
setor *úblico na medida em que possui com clareza o mo**lo q** deseja
</line>
<line>
implementar, si*ua**o que *ão ocorreria com a vertente societal. Talvez, o que tenha
</line>
</par><par>
<line>
impedido a
</line>
<line>
ex*st*n*ia d* um maior númer* d* experiên*ias *ocietais, deva-se ao
</line>
</par><par>
<line>
próprio proce*so de elaboração de seus ´model*s". Não s*o *r*jetados a p*io*i, de
</line>
</par><par>
<line>
cima para
</line>
<line>
baixo *omo o faz o se**r empres*r*al, são prop*stas **scutidas sob as
</line>
</par><par>
<line>
cond*ç*es
</line>
<line>
históricas de cada sit*açã* institucional a ser refor*ada (T*NÓRIO,
</line>
</par><par>
<line>
2 * 0 5 , p . 1 3 ).
</line>
<line>
P*ula (2005, p. 22) considera três dimensões fundamentais para construir u*a gestão
</line>
<line>
pública de*ocráti*a: e*onômi*o-**na*cei*a, institucional-administrativa * soci*política. A
</line>
</par><par>
<line>
*rim*ir* e*taria
</line>
<line>
relacionada às finanç*s pú*l*ca* e aos **ve*timentos est*tais, **mo as
</line>
</par><par>
<line>
qu*stões fi*ca*s, trib*tárias e monetárias. A s*g**da, foco deste tra*alh*, visto que a*range o
</line>
<line>
debate sobre aval*aç*o d* desempenho individua*, concerne *os "problem*s de organização e
</line>
<line>
articulação *os ór*ãos qu* com*õem o aparato **tatal, as*im c*mo as dificuld*des de
</line>
<line>
planejam*nto, direção e *ontrol* das açõe* *statais e *uestão da profissio*aliz*çã* d*s
</line>
</par><par>
<line>
ser*id*res públicos". E, por *im, a últ**a ver*ente di*
</line>
<line>
*espeito à relaç*o e*tre *st*do
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
s*cie*ade,
</line>
<line>
*o sentido *e di*cutir os direi*os d*s cidadãos e a p*rt*cipação destes
</line>
<line>
*a gestão
</line>
</par><par>
<line>
p*blica. É a part*r *esse ínterim q*e discutiremos a av*liaçã* de desempenho n* CNEN.
</line>
<line>
2.3 Avaliação de **sempen*o ind**idual na CN*N
</line>
<line>
A Co*iss*o Naci*nal de Ener*ia N*cle*r - CNEN - é uma autarqui* d*
</line>
</par><par>
<line>
Adm*nis**ação *úb*ica *ederal que *nte*ra Sis**ma de P*ssoal Civil *a Admi*istr*ç** o
</line>
<line>
Federal. É vincu***a ao M*nistério ** Ciência, Te*nologia, Inovação e *omuni*aç*o * foi
</line>
<line>
cri*d* *ela Lei nº. *.118 (BRASI*, 1962), com im*ortância estratégica, tendo, *e acor*o com
</line>
</par><par>
<line>
o Dec**to
</line>
<line>
n° 8.8*6 (B*ASIL, 2016), as seguin*es fi*alid*des instituc*on*is:
</line>
<line>
colaborar na
</line>
</par><par>
<line>
fo*mulação da Políti** Nacional de Energi* Nuclear;
</line>
<line>
*xecut*r as ações *e pesquisa,
</line>
</par><par>
<line>
dese*volver e promov** a
</line>
<line>
utilização d* ener*i* *ucl*a* p**a fi*s pa***icos; e regulamen*ar,
</line>
</par><par>
<line>
licenciar, autorizar, **ntrolar e fisca*izar essa uti*ização. Se*
</line>
<line>
quadro
</line>
<line>
*e pessoal co*ta com
</line>
</par><par>
<line>
cerca de 1900 servi*ores que atua* *m todo o território nac*onal, distribuídos em 14 u*ida**s
</line>
<line>
situa*as em nove estados br*sileiros (CNEN, 2017).
</line>
<line>
Apes*r de o processo f*rma* de aval*ação de desempe*h* *ndividual n* CNEN ter sido
</line>
</par><par>
<line>
impleme*tado na
</line>
<line>
década
</line>
<line>
de 1980, desde 2014 este passou a ser *o*teado pelas dir*trizes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
meto**l*gi*s da L** nº 11.784 (BRASIL, 2008) e *o D*creto n° 7.133 (BRASIL, 2010). Es*a
</line>
<line>
leg*slação trou*e alter*ç*es no processo avaliativo da a*ta*quia, como o al*nh*m*nto entre *
</line>
</par><par>
<line>
planejament* *strat**i*o e as metas in*ividuais, na qual cada met* i*sti*ucion**
</line>
<line>
deve ser
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 3, *rt. 4, *. 59-75, m*r. 202* www4.f**n*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gestão Societal e Aval*a*ão de Dese*penho *o* a Ótica d* S*rvidores *e uma Autarq*ia Federa*
</line>
<line>
65
</line>
</par><par>
<line>
desmem*rada entre os servido*es e * ***ticipaç*o de toda equi*e de *ra*alho no processo a
</line>
<line>
ava*iativ*.
</line>
<line>
*essa forma, deixou de ser mais *ma atividade exclusiva d* *hefia i*ediata,
</line>
<line>
**m*n*ando assim o n*mero de a*ores q*e *ar*i*ipam do c**texto da avalia*ão. *alienta-*e,
</line>
</par><par>
<line>
também,
</line>
<line>
que atualmente o cit*do p*ocess* t*m c*mo principal car*c*erística o *oco
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
objeti**, na qual * gestor, j***amente com se*s **bor**nad*s, alinha
</line>
<line>
as metas *ns*itucionais
</line>
</par><par>
<line>
*om as metas ind*viduais propostas.
</line>
</par><par>
<line>
Outra m**ança na *e*odo*og*a da avaliação foi a sistemát*ca da avaliação 360º,
</line>
</par><par>
<line>
chamada de m*l*iplas fon*es, na qual n*o somente o sup*rior hierár**ico, mas
</line>
<line>
também o*
</line>
</par><par>
<line>
pares participa* da *vali*ção. Esse método é muito utiliz*d*, é considerado mais completo e
</line>
<line>
abrange*te os d*mais, além de di*p**ibilizar um ma*or *úmero ** a*ores nos f*edbacks *ara o
</line>
</par><par>
<line>
avali*do (BOHL**DER; *N*LL; 2010). Por ou*ro l*do, *e
</line>
<line>
acordo com Muzzio * *arbosa
</line>
</par><par>
<line>
(2019), os ser*idores têm
</line>
<line>
difíc*l trato com se*s pares, *m f*nção de sua p*rson*lidade
</line>
</par><par>
<line>
diferenc*ad*, em especial a autoconfiança, *ue pode *omprometer o desenrolar dos processos,
</line>
<line>
já que *á d*fi*uldade em aceitar opiniões divergentes, is*o pode gera* uma ans**dade no
</line>
<line>
processo de ADI.
</line>
</par><par>
<line>
A av*li*ção de desempe*h* ocor*e p*r ciclos, i*iciand* no primeiro d*a *e abril
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**da an*, se estende*do até o últ*m* dia do *ês d* março do ano subs*quente. Com*
</line>
</par><par>
<line>
observado, i*ici*lmente são publicadas as
</line>
<line>
metas instituc*ona*s. Por meio dessas metas
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
gestores pactuam o *lano de tr*b*lho indi*i*ual com s*us subordina*os, estipul**do as met*s
</line>
<line>
*ndiv*duais que irã* nortear suas *tividad*s no desdobramento do ciclo *valiativo. Ao fina*,
</line>
</par><par>
<line>
são *om*aradas as metas prop*stas no *it*do *la*o com o resultado obtido no
</line>
<line>
té*m*no
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
ciclo. N*s metas
</line>
<line>
institucionai* ess* com*a*ação é realiz*da *ela Coor*enação
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
Planeja*e*to Avaliaçã* da CNEN e, e
</line>
<line>
em relação à* *etas
</line>
<line>
indivi*uais, esse proc*sso
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
r*ali*ado pela chefia imediata e *u*ervis*ona*o pela
</line>
<line>
Coorden*ção *e Recursos Hu*anos
</line>
</par><par>
<line>
(C**N, 20*5). ***a-se n* ava*i*ção d* desempenho utili*ada no *NEN que a avaliação de
</line>
</par><par>
<line>
desempenho
</line>
<line>
individua* tem c*mo *odelo ferramen*as de ge*tão uti*iza*as
</line>
<line>
*a iniciativa
</line>
</par><par>
<line>
privad*. Consi*erando essa perspectiva, iniciamos a di*cussão sobre este instrumento * part**
</line>
<line>
da seção seguinte.
</line>
<line>
3 METODOLOGI*
</line>
</par><par>
<line>
Em relação aos métodos, este estudo apresenta carát*r qualitativo. *entre
</line>
<line>
*s vá*ias
</line>
</par><par>
</page><line>
t**ni*as d* *nálise d* dados nas *esquisas qualitativas, utilizou-se neste trabalho a anál*se de
</line>
<line>
Rev. FSA, T**esin* PI, v. 17, n. 3, art. 4, p. *9-75, mar. 2020 www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. O. **nha, L. F. Beze*ra, J. F. *inho, D. *. *ouai*
</line>
<line>
66
</line>
</par><par>
<line>
conteúdo. Uma téc*ica composta *or procedimentos sistemátic**, *s quais poss**ilitam o
</line>
<line>
levantamento de i*d*cador*s, permit*nd* a realização de inferên*ia de conhecimentos
</line>
<line>
(CAVALCANTE; C*LIXTO; PIN*EIRO, **14). Neste estudo *ptou-se pela utilização do
</line>
<line>
quest*onário com* instrumento da col*ta de dados.
</line>
<line>
Cabe *es**car, como delim*tação do estudo, que o q*estio*ário *rata d* percepção dos
</line>
<line>
servidor*s *eferentes à avaliaçã* de desempenho do 4º Ciclo Aval*at*vo, ocorrido *o perío*o
</line>
<line>
de 1° de abril de 2016 * 31 ** março de 2*17, * luz das res*ostas *a questão aberta ao final d*
</line>
<line>
q*es*ionár*o.
</line>
<line>
A *plicação do *uestionário foi a**ori*a*a pela Dire*ão d* CNEN em maio *e 2017.
</line>
<line>
O questionário *omp*eto foi envia*o por m*i* eletrônico a 1900 ser*ido*es da CNEN em
</line>
<line>
todas as suas unid*des. E*se *nstrume*to foi desen*olvido integr*lm*nte *o ambiente *o s*t*
</line>
<line>
surv*y monkey, pois dentre as opçõe* fo* o qu* se mo*t*ou com i*terface mai* amigável *os
</line>
</par><par>
<line>
respo*d*ntes e com a* *erramentas de
</line>
<line>
*isualização dos da*os mais fun*ion** e intuitiva,
</line>
</par><par>
<line>
facilitando * coleta e **álise dos *a*os. *oi soli*i*ado *os servidores q*e respondessem ao
</line>
<line>
questionário no per*odo *e 6 a 21 de setembro de 20**.
</line>
<line>
* ins*rume*to desta pesqui*a * um *ragmento do questionário encaminhado aos
</line>
<line>
se*v*dores da CNEN, analisando a p*rcepção des*es em *ela*ão ao processo de avaliaç*o de
</line>
</par><par>
<line>
de*empe*ho indiv*dual d*sta
</line>
<line>
autarq*ia. O **esti*nário t*t*li*o* 4 perg*ntas *echa*as
</line>
</par><par>
<line>
relacionadas ao per**l,
</line>
<line>
30 qu*s*ões fechadas, *esenvol*idas com bas* na Escala d* Likert
</line>
</par><par>
<line>
(1932), que expõe seu g*au de co*cor*ância co* a resp*ct*va afirma*iva nos seguint*s níveis:
</line>
<line>
"Concorda Tot*lmen*e", "Conco*da Parcialment*", "Discorda Parcialmente" e "*iscord*
</line>
</par><par>
<line>
*otal*ent*". E, por último, que é * *ragmento utilizado para este a*tigo, f*i *ma
</line>
<line>
questão
</line>
</par><par>
<line>
aberta, na qua* * servidor res*ondeu à seguinte pergunta: "Mediante as resp*stas acima, **iste
</line>
</par><par>
<line>
algum com*nt**io a respeito do p*ocesso de aval*a*ão
</line>
<line>
*e d**em*enho
</line>
<line>
*ndi*idu*l na CNE*
</line>
</par><par>
<line>
que d**a ser menc*o*ad*?". De um total de 1.*00 *erv*dores avalia*os no
</line>
<line>
período
</line>
</par><par>
<line>
considerad* neste estud*, 215 se*vidores res*o*deram a* questionário e,
</line>
<line>
de*t*o desses,
</line>
<line>
64
</line>
</par><par>
<line>
responde*a* a esta q*estão.
</line>
</par><par>
<line>
4 RE*ULTADOS E *ISCU**ÕES
</line>
</par><par>
<line>
*ar* ess* e**udo, também foram c*nsideradas as
</line>
<line>
pri*eiras quatro *ergunt*s
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
questi**ário, com a finalidade de co*hece* o per*il
</line>
<line>
do s*rvid*r respondente, most*a*do
</line>
</par><par>
</page><line>
dimensões **mo: unidade *e l*tação, faixa e*ári*, t*mpo ** servi*o na CNEN e escolaridade.
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina, v. 17, n. 3, *rt. 4, p. 5*-7*, m*r. 2020 www4.fsan*t.co*.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gestão Societal e Avaliaç*o de Desempenho s*b a Ótica de Serv**ores d* uma Autarqu*a F*deral
</line>
<line>
67
</line>
</par><par>
<line>
4.1 Per*il do* Respon*entes
</line>
</par><par>
<line>
A CNEN é aut*rq*ia com atuação *acio**l e c*nta com u*idades em *ove e**ado*
</line>
</par><par>
<line>
brasileiros. Co* relação
</line>
<line>
à unid**e de lotaçã*, os respondentes
</line>
<line>
pertencem às *eguin*es
</line>
</par><par>
<line>
*nida*es: Sede e Di*tri*os, Institut* de Radiopro*eção e Dosimetria (*RD), Insti*uto de
</line>
</par><par>
<line>
*ng**haria Nuclear (IE*); In**itut* de Pesquisa En**géticas e Nuc*eares (IPEN); Centro
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
D*senvo*vimento *a Tecnologi* Nuclear (C*TN); Centro *egional de C*ênci*s N*clea*es do
</line>
<line>
No*des** (CRC*-N*); Ce*tro Regio*al d* Ciências Nuc*eares do Centro Oeste (CRCN-CO)
</line>
<line>
e Laboratór*o de P*ço de Caldas (LAPOC).
</line>
<line>
Quanto ao te*po d* **rviço presta*o na autarquia estudada, os resultados revelaram
</line>
</par><par>
<line>
que os serv*dores respo*dent*s
</line>
<line>
têm *m *em*o elevado de ca*a, uma vez qu* dos 64
</line>
</par><par>
<line>
**spond*ntes, 2* têm m*is de 30 anos de serviço e 25 *ossu*m mais de ** anos de serviço.
</line>
</par><par>
<line>
Foi ob*erva*o também qu* os *ervidores da CNEN, em s*a grande maio*ia,
</line>
<line>
s* o
</line>
</par><par>
<line>
alt*mente qualificad*s,
</line>
<line>
*isto que dos 64 servid*res r*spondentes, *9 apresentam * *rau
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mestre e 21 são douto**s, pe*fazendo um *ota* de 77% do t*tal dos res*ondentes. É rel*v*nte,
</line>
<line>
tam*ém, *e observar que *ome*te *m *er*idor não ti*ha ensino *up*rio*.
</line>
<line>
4.2 Res*lt*d*s da pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
Nesta subseção são
</line>
<line>
apre*en**dos *s *rocedimentos té*nicos de
</line>
<line>
p*squisa * análise de
</line>
</par><par>
<line>
conteúdo das respostas apresent*das pelos servidor*s da CNEN na pergun*a aberta.
</line>
</par><par>
<line>
Co* o *bje*i*o de apresentar **
</line>
<line>
res*lt*dos *btidos com a a*lic*ção do q**stioná**o
</line>
</par><par>
<line>
*berto aos servidores da CNEN, as respostas foram clas**ficadas em *rês c*tegori*s: atitude,
</line>
</par><par>
<line>
cred*bilidade * me*odo**gia, não d*finidas * *riori, observou-se as categor*as conforme
</line>
<line>
su a
</line>
</par><par>
<line>
ho*ogeneidade, exaustã*, exc*u*ão, objet*vidade e pertinência com o ass**t* e obje*ivo
</line>
<line>
a**rdado (BAR*IN, 20*6).
</line>
<line>
4.2.1 Atitude
</line>
<line>
Ap** * an*lise te*át*ca dos *uestionários, *oi po**ível ava*iar a atitude d*s se**ido*e*,
</line>
<line>
pri*cipalmente os gestores, ao utiliz*r es*a f*rr*menta d* *v**i*ção de desempenh*. A
</line>
<line>
primeira categ*r** * a *t*tude, a s*guir do*s exemplos que fora* enquadrados *es*a categoria:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *7, n. 3, art. 4, p. 59-75, mar. 20*0
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. O. Cunha, *. F. Bezerra, J. F. Pinho, *. M. Zouain
</line>
<line>
68
</line>
</par><par>
<line>
E*
</line>
<line>
geral
</line>
<line>
*
</line>
<line>
avaliado*
</line>
<line>
*ica
</line>
<line>
refém
</line>
<line>
de pr*b*emas
</line>
<line>
*ess*ais,
</line>
<line>
tem
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
**i*ião pré-conc*bida ou des*onh*c* su* equipe, o q** dificu*ta uma
</line>
</par><par>
<line>
av*li*ção justa. Já o*
</line>
<line>
avaliad*s,
</line>
<line>
di*nte
</line>
<line>
*o
</line>
<line>
expost*,
</line>
<line>
reagem
</line>
<line>
desde
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
indiferen*a ao proces*o até discuss*es *aloros*s. (Respondente *)
</line>
</par><par>
<line>
A fala
</line>
<line>
*o Resp*nd*nt* 4 demo*stra que, **nforme a*ordado por P*ula (2005), que
</line>
</par><par>
<line>
não existe n*ut*alidade, *omo de*endem *lgu*s estudio*os n*s técnicas * prá*icas
</line>
<line>
*d*ini*t**ti*as, vi*t* *ue a* intençõe* * va*ores dos gerentes di*e*ionam o p**cesso *ecisó**o
</line>
<line>
e administrativo.
</line>
<line>
N*o avalia pr*ticamente *ada, já que, quase *emp**, a amizade se
</line>
<line>
impõe à execução do trab*lh*. (*espondente 57)
</line>
<line>
O *oncei*o do sist*ma de avalia*ão é muito bom, mas não é uti**z*do
</line>
<line>
de form* apropriada - o *roblema é cult*ral. (Re*pondente 98)
</line>
</par><par>
<line>
Ainda nã* é
</line>
<line>
feita *o* a se*iedade que o processo re*uer.
</line>
</par><par>
<line>
(*espo*dente 12*)
</line>
</par><par>
<line>
Em
</line>
<line>
ge*al
</line>
<line>
o
</line>
<line>
*vali*dor
</line>
<line>
fica
</line>
<line>
refém
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*roblemas
</line>
<line>
pess*ais,
</line>
<line>
t*m
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
opinião *r*-con*ebida ou desc*nh*ce sua equipe, o q*e difi**l** uma
</line>
</par><par>
<line>
avaliação just*.
</line>
<line>
Já
</line>
<line>
os
</line>
<line>
avaliados,
</line>
<line>
di*nte
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
expo*to,
</line>
<line>
reagem
</line>
<line>
desde
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
indif*renç* ao processo até discus*ões calorosas. (Re*p*ndente 4)
</line>
<line>
"Ai*da e*iste u* cor*orativi*mo inevit*vel no processo av*liativo.
</line>
</par><par>
<line>
Entretanto
</line>
<line>
é um *
</line>
<line>
ferr*menta
</line>
<line>
que
</line>
<line>
pode
</line>
<line>
ap*rar as
</line>
<line>
arestas mais
</line>
</par><par>
<line>
e*identes.
</line>
<line>
Des*a
</line>
<line>
*orma,
</line>
<line>
ac*edit* que o
</line>
<line>
pro*esso
</line>
<line>
s*ja
</line>
<line>
bastante
</line>
</par><par>
<line>
r*levant*". (Respond*nte 150)
</line>
</par><par>
<line>
Ainda exis*e um c*rpora*ivismo inevitáv*l no
</line>
<line>
processo a**liativo.
</line>
</par><par>
<line>
Entretan*o
</line>
<line>
é um a
</line>
<line>
ferramenta
</line>
<line>
que
</line>
<line>
p*de
</line>
<line>
ap*rar *s
</line>
<line>
arestas mais
</line>
</par><par>
<line>
evidentes.
</line>
<line>
Dessa
</line>
<line>
forma,
</line>
<line>
acredito que o
</line>
<line>
processo
</line>
<line>
seja
</line>
<line>
*astant*
</line>
</par><par>
<line>
relevan*e. (*espondente 23)
</line>
<line>
As falas a*re*entada* acima d*monst*a* uma das **mitações da n*va admini*t*ação
</line>
</par><par>
<line>
púb*ica apontada p*r Paula
</line>
<line>
(2005) que a inade**aç*o d* utilização da* *écnicas e prát*cas é
</line>
</par><par>
<line>
ad*ind*s da ini*iativa privada
</line>
<line>
no serviç* púb*ico. N*s*e sen*i*o,
</line>
<line>
p*demos question*r até
</line>
</par><par>
<line>
mesmo a questão da pr**ut*vidade, vi*to que *oa p*rte da adminis*ração *ública, * nes*e cas*
</line>
<line>
consideran*o o *NEN, não te* co*o objeti*o o lucro *a orga*iza*ão, como ocor*e na *sfer*
</line>
<line>
p*ivada. A resposta do Respondent* 23 traz à baila que as a*ali*ções geram res*ltados muitas
</line>
<line>
vezes super*ic*ais devido a fatores p*líticos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 17, n. 3, art. 4, p. 5*-7*, mar. 2020
</line>
<line>
www4.*sa*et.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*estão Societ*l * Av*lia*ã* *e D*sempen*o sob * Ótica de Servidores de uma Aut*rq*ia Federa*
</line>
<line>
69
</line>
</par><par>
<line>
*esde modo, nota-se qu* * *r**eira *e*posta f*ca *m conf*itos *ntre o avalia**r e *ua
</line>
<line>
**ui*e de trabalho, *ois m*it*s veze*, o avaliador é refém d* processo *valiativo, dev*do ao
</line>
</par><par>
<line>
número escas*o de serv*dor*s, vá*ios mecanismos de defesa em caso e
</line>
<line>
de no*as baixas,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
gestor, mesmo convict* de su* n*ta,
</line>
<line>
opta por s*r benev*lente
</line>
<line>
*o
</line>
<line>
atr*buir
</line>
<line>
pontu**ão a seus
</line>
</par><par>
<line>
subordinado*, com receio de r*presari*s. Por outro lado, os s*rvidores, ao serem avaliados, *e
</line>
<line>
sentem *c*a*os e vítima* de p*rseg*ição. Nesse s*ntido, cor*o*ora-se com Aguiar e *antos
</line>
</par><par>
<line>
(2017) qu*
</line>
<line>
não há *ma completa rup*ura en*re * m*de*o ge**n**al e burocrátic*. O que se
</line>
</par><par>
<line>
percebe * um entr*laçamen*o **tre
</line>
<line>
esses modelos fazend* do trabalho um local par*
</line>
</par><par>
<line>
emerg*nc*a de conflitos.
</line>
</par><par>
<line>
4.2.2 Credibilidade
</line>
</par><par>
<line>
Outro tema recorrente n* f*la dos ent*evi*tad*s foi a
</line>
<line>
*r*di*ilidad*, no sentido de
</line>
</par><par>
<line>
avaliar a e*icá*ia do **strumento. *sses *ess*lta*am que o proces*o não tem o efeito de*e*ado
</line>
<line>
na instituição.
</line>
<line>
Ainda em *elação à cre*ibilida*e ** proce*so, ob*erva-se um consenso *ue a a**liação
</line>
<line>
é ***nas proform*, ou s*ja, apenas pa*a cumprir um requis*to legal da legislação, ab*ixo
</line>
<line>
respostas que r*t*ficam esse entendimento:
</line>
</par><par>
<line>
* processo de ava*iaçã* é me*amente *ara cumprir o
</line>
<line>
pr*cesso, mas
</line>
</par><par>
<line>
não leva em conta ** a*i*i*ades do serv*dor e* **ol da *nstitui*ão e a
</line>
<line>
ge*ência *ão av*lia r*a*men*e o t*abalho do servidor. (Respondente
</line>
<line>
17)
</line>
</par><par>
<line>
**o sinto que o processo de a**liação representa a realidade
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
instituição. Creio que po* u*a qu*stão política as avaliações t*ndem a
</line>
</par><par>
<line>
ser mu*to su*erfic*ai*. *endo as*im, fica
</line>
<line>
b*m di*íci* ter
</line>
<line>
um resu*ta*o
</line>
</par><par>
<line>
correto do si**ema. [...] (Respondent* 25)
</line>
</par><par>
<line>
Na minha percepção, essa avali*ção
</line>
<line>
é real*zada apenas para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
cump*imen*o ** *ma formalidade leg*l. (Respon*ente 167)
</line>
</par><par>
<line>
*nfelizme*te * ferrame*ta é e*carada como um m*io de aumento
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
perda sa*arial. * maiori* do* se*vidor*s não *e impo*ta com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
resultad*, desde que
</line>
<line>
o *a*or do salário não se** impactado. A
</line>
</par><par>
<line>
finalidade maior que é da* *m fe*dback sobr*
</line>
<line>
o q**
</line>
<line>
deve ser
</line>
</par><par>
<line>
melh*rada nã* *em a devida valorização. (Re*p**dente 156)
</line>
<line>
* problema *ão é a ferra*e*ta utilizada, mas como e quem utiliza. Se
</line>
<line>
*osse adequadamente util*zada, * avaliaç** *eria *e grande valia para
</line>
</par><par>
</page><line>
o CRCN, por*m que v*mos é o simples "cumprir" de cronogram*. o
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *7, n. 3, art. 4, *. *9-75, mar. 2020 www4.fsa*et.com.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. O. Cunha, L. F. Bezerra, J. F. Pinho, D. M. Zouain
</line>
<line>
*0
</line>
</par><par>
<line>
**ande gam* dos ser*i**res *tingem 100% *e sua* avaliações e qual
</line>
<line>
o signific*do disso? (*es**nd*nte 14*)
</line>
</par><par>
<line>
"Não funciona. Foi feito apena* para atend** a l*gislaçã*, mas
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
prática, *ão ser*e p*ra nada. Nã* t*mos gesto*e* t*einados. As *hefias
</line>
<line>
são apenas pess**s qu* estão nos seus cargos po* qu*stões
</line>
<line>
polí**c*s/am**a*es, se* tre*namen*o *m gestão. Assim, não há co*o
</line>
</par><par>
<line>
uma avali*ção *e *esempenh* cump*ir seu papel
</line>
<line>
*fetivame*te."
</line>
</par><par>
<line>
(Responde*te *7)
</line>
</par><par>
<line>
Nota-se nas explanações ac*ma que po* *ezes as ferram*n*as de gestão não são
</line>
<line>
efi*ientes n* *etor público. En*retanto, como carrega um "status" ao c*ntrário, a *ova
</line>
<line>
ad**nistraç*o públi*a pos*u* *iversos limites, *even*o su* ade*uação no ser*i*o *úblico ser
</line>
<line>
questio*ada (PA**A *005).
</line>
<line>
O processo avaliativo, como demonstrado anteri*rmente, foi *pli*ado de forma
</line>
<line>
out*r*ada **lo* ó*gãos d* regulamentação, sua imple*entação gerou conflitos e prob*emas
</line>
<line>
r*lacionad*s * *r*di*i*i*ade da avaliação. Muitos **gão* apena* cumprem *s aspectos *egais,
</line>
<line>
c*m o obj*tivo exclusiv* da manutenção da respect*va grati*icaçã* dos servidores. Pe*cebe-se
</line>
</par><par>
<line>
que os *espon*e*tes 17,*67 e ** *onsideram
</line>
<line>
que * avaliação o*orre apena* para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
cumprimento d* uma obri*ação leg*l e o resultado do c*clo avaliativo não é uti*iza*o.
</line>
<line>
4.2.3 Metodol*gia
</line>
</par><par>
<line>
N* categori* Me*od*lo*ia procurou-se
</line>
<line>
analisar a in*eração *os
</line>
<line>
process*s
</line>
</par><par>
<line>
colabo*ativos, na in*vação e na pr*moção das capacidades *e autonomia dos *ervi*ores. Ao
</line>
</par><par>
<line>
se t*atar da Metod*logia *o pro*esso, obser**-se um c*nflito em r*lação à a*oç**
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
aval*ação 360* graus e a r*gidez na formul**ão de
</line>
<line>
critérios, pois **itos servidores não
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
sentem co*fort*veis em *valiar e *er aval*ad** por se*s pares, como s* o*se*va **s respostas
</line>
<line>
a seguir:
</line>
<line>
N* av*liação s*multâne* (pares) de d*versos se*vidores ao meu redor,
</line>
<line>
não me parece muito ad*quado. Al**mas pessoas que eu *va*iei, não
</line>
<line>
tin*am ideia *e qual e*a o se* serviço e seu de*emp**ho.
</line>
<line>
(Re*pon*en*e 31)
</line>
<line>
P**cisamos rever urgent**ente a sistemática e a c*municaçã* entr*
</line>
<line>
*esto* e avali**o pa*a que as avaliações de dese**enho sejam
</line>
</par><par>
<line>
realm*nte *nst*ume*to de
</line>
<line>
feedback para melhoria dos pro*essos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
tr**alho. (Respon*ente 1**)
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, **resina, v. 17, *. 3, ar*. 4, p. 59-75, mar. 2020
</line>
<line>
www*.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G**tão *ocie**l e Ava*iação d* D*sempenho sob a Ótica de Serv**ore* de uma Autarquia Federal
</line>
<line>
71
</line>
</par><par>
<line>
Geralm**te *s f*rrame*tas d* a*al**ção são be* el*bor*das
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
o*er*cem condi*õ*s dos a*alia*ores serem jus**s, mas na pr*tica não
</line>
<line>
fu*cionam. (Res*ondente 12)
</line>
</par><par>
<line>
É m *i t o
</line>
<line>
int*ressante
</line>
<line>
a
</line>
<line>
ava*ia*ão
</line>
<line>
3*0
</line>
<line>
graus, porém
</line>
<line>
não
</line>
<line>
acho
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
critérios
</line>
<line>
d* *valiação
</line>
<line>
abra***ntes
</line>
<line>
à realidade
</line>
<line>
e
</line>
<line>
n*m o grupo *e
</line>
</par><par>
<line>
trabalho,
</line>
<line>
con**dero
</line>
<line>
que
</line>
<line>
t*n*a *o*dições
</line>
<line>
*e *valiar
</line>
<line>
*o*egas e
</line>
<line>
*er
</line>
</par><par>
<line>
av*liado por eles. (Res*ond**te 81)
</line>
<line>
R*ssalta-se que * segunda questão narra proble*as relacionados à siste*át*ca e forma
</line>
<line>
de comunic*ção entr* *esto**s e subordina*os, para qu* ess* instru*ento cumpra s*u pa*el.
</line>
<line>
Es** f*la, assim *omo *s dem*is apresentad*s acima, retrata uma questão a*ont*da po* Paula
</line>
</par><par>
<line>
(2*05) em relação ao* sistemas *dmini*trativos n* gestão púb**ca. *s*im,
</line>
<line>
na *erspecti*a *a
</line>
</par><par>
<line>
au*ora, a*guns aut*r*s ao ab*rda* o gerencialismo afast*m-se da co*plexidade sociopo*ítica,
</line>
</par><par>
<line>
lim*t*ndo também a anál**e so*re a*
</line>
<line>
especific*dad*s e car*cterísticas pol*ticas
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
administração públic*. Diante
</line>
<line>
do exposto, *ornam-se comum as inquietações
</line>
<line>
em relação
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
ADI, co*o cit*do abai*o:
</line>
</par><par>
<line>
É
</line>
<line>
m ui t o
</line>
<line>
inte*es*ante
</line>
<line>
a
</line>
<line>
avaliação
</line>
<line>
36*
</line>
<line>
graus, *orém
</line>
<line>
não
</line>
<line>
acho
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
critér**s
</line>
<line>
de a*aliação
</line>
<line>
abrang*ntes
</line>
<line>
à realida*e
</line>
<line>
*
</line>
<line>
nem o gr*po de
</line>
</par><par>
<line>
trabalho,
</line>
<line>
con*ide*o
</line>
<line>
que
</line>
<line>
tenha condiç*es
</line>
<line>
de
</line>
<line>
av*liar
</line>
<line>
colegas e
</line>
<line>
ser
</line>
</par><par>
<line>
avaliado por ele*. (Respondente *).
</line>
<line>
* *TI deveri* lev*r em conside*ação as metas do seto*, q** deveri*m
</line>
<line>
esta* *linhada* às metas d* Coor**naç*o, da Diret*ri* * da Instituição.
</line>
<line>
Mas es*as me*as não estão definida*, então o P*I descr*ve a*ividades e
</line>
</par><par>
<line>
estas são **pe*idas a cada período, sem preocupação com o fato
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
serem ou não real*zadas. (Respond*nte 97).
</line>
</par><par>
<line>
Ao analisar a pri*eira quest*o, observa-se o pr*ble*a d* equipes de t*abalho não se
</line>
</par><par>
<line>
conhecerem profissionalmente, i*so ocorre algumas vezes
</line>
<line>
por questõ** técnicas, pois, **mo
</line>
</par><par>
<line>
a* *ar*fas são *em específicas, n*o h* muit* *nt*ração, poré*, em grand* *arte, *sse *r*b*ema
</line>
</par><par>
<line>
*co*re
</line>
<line>
por *ue*t*es de r*lacionamento sinergia nas equip*s de trabalh*. É trazi*a pelo e
</line>
</par><par>
<line>
segu*do respon*ente a questão
</line>
<line>
do alinhament* da* metas individ*ais *om a* m*ta*
</line>
</par><par>
<line>
*nstituc*on*is. O termo *TI
</line>
<line>
refe*e-se ao Pl*no de Trabalh* Individ*al e todo* o* servidores
</line>
</par><par>
<line>
e*tão vinculados * um e, at**lmente, as m*tas inc*uídas nesse documento são *p*n*s taref*s,
</line>
</par><par>
<line>
copiada* anualmente e sem um **az*
</line>
<line>
deter*in*d*. Esse fato
</line>
<line>
demons*ra *ue não * *ossí*el
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, T*resina PI, v. 1*, n. 3, a**. 4, p. 59-75, mar. 2020
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.b*/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. *. *unha, L. F. Beze*ra, J. F. Pin*o, *. M. Z*uain
</line>
<line>
72
</line>
</par><par>
<line>
m*ns*r*r os res*ltados d*s servi*ore*, observ*ndo se o que foi pactuado no início *o ci*lo foi
</line>
<line>
entr*gue a* fi*a*, ratifi*a*do * crít*ca em r*lação à simples importação dos princípios das
</line>
<line>
ferramentas *e *estão *a inicia*iva privada *ara a adm*nistração pública.
</line>
<line>
5 CONSIDER**ÕES FIN*IS
</line>
<line>
A par*ir da análi** *a* três ca*egorias: Ati*ude, Cr*dibilidade e M*todologi*, os
</line>
</par><par>
<line>
resultados obtido* apontam
</line>
<line>
q*e *s servidores da CNEN, em ge*al, não
</line>
<line>
acre*itam *ue
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
avaliação
</line>
<line>
de desempe*ho se*a um *ro*esso
</line>
<line>
significativo e relevante na aferiç*o de seu
</line>
</par><par>
<line>
d**em*enho, não se mostr*ndo um* ferrament* impor*a*te no processo de ap*imor*mento de
</line>
<line>
*uas a*ivi*ades laborais.
</line>
</par><par>
<line>
**be r*ss*lta* que no *roce*so *val*ativ* as autarquias federa** do País,
</line>
<line>
entre elas
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
CN*N, são o*riga*as a cumpri* *igidame*te o
</line>
<line>
*s**po da *egislaçã* r*g**adora *elat**a
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
r*ali*ação de avaliaçõ*s
</line>
<line>
de desem*enho in*i*iduais *e se*s servid*r*s. Esse fato t**na
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
proce*s* ba*tan*e burocratizado, não permiti*d* ao* se*s cond*tores a n*ces*ária liberdade
</line>
</par><par>
<line>
p*ra, em fun*ão de seu* conheciment*s pro*is*ionais,
</line>
<line>
conduzir*m a avaliação da
</line>
<line>
fo**a qu*
</line>
</par><par>
<line>
considerarem mais
</line>
<line>
correta* e
</line>
<line>
a**quad*s às necessidades de suas *nst**uições. Tal fato es*á
</line>
</par><par>
<line>
alinhado com o d*fendido por Pa*la (2005), no
</line>
<line>
s*ntido *e
</line>
<line>
que a* *errament*s de gestão
</line>
</par><par>
<line>
advi*das *a iniciat*va p**vad* *or vezes não atend*m à nece*sid*de da adm*nistr*ç*o públi**
</line>
<line>
* *ampouco promo*em a auto*omia *o* gestor**, como d*fendido *o PDRAE.
</line>
<line>
Deste modo, como coloca Paula (2005), e*iste um* div*rg**c*a em termos dos
</line>
<line>
inte*e*ses dos gerentes na administração pública e as metas estipuladas pelo *stad*,
</line>
</par><par>
<line>
c*n*ideran** q*e autono*ia *es*e* p*r vezes ten*e se orientar para um posicionamento
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
individu*lista, c*m*rometendo o olhar globa* e integrado d* Gov**n*.
</line>
<line>
Ressalta-s* que *o CNEN o model* *eren*i*l orienta as alte**ç*e* na fo*ma de
</line>
</par><par>
<line>
realização d*
</line>
<line>
avali*ção de desemp*nho, *ntretan*o práti*as persona*istas a*nda são
</line>
</par><par>
<line>
v*sualizadas dentro da institu*ção, c*mo destacado *a* *alas d*s participantes. *ssim, como
</line>
<line>
obs*rvado por Paula (2005), a ver*ent* societal ainda p*eci*a a*adurece* na esfera feder*l e,
</line>
<line>
como fo* ev*den*iado nest* ar*ig*, também nas autarquias.
</line>
</par><par>
<line>
* con*ribu*ção des*e *rtigo está em entender a av*liação
</line>
<line>
d* de*empe*h*, no âmbito
</line>
</par><par>
<line>
públi*o, a partir *e outra perspe*tiva *ue não seja a do mains*ream, correlac*onando a crí*ica
</line>
</par><par>
<line>
des*a ferramenta per*pectiv* crít*ca. Como s*ge*tão d* estudo futur*, **de-se analis*r à
</line>
</par><par>
<line>
out*as ferr*mentas de g*stão implementadas
</line>
<line>
*a adm*nist**ção
</line>
<line>
públi*a à lu* da vertente
</line>
</par><par>
</page><line>
societal, vi*to q*e este cam*o *e estu*o ai*d* ca*ece de *studos.
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*e*ina, v. 17, n. 3, art. 4, p. 59-*5, mar. 2*20 www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*estão Soc*etal e *valiaç*o de Desemp*nho sob a Ó*ica de Ser*idores de uma *utarquia Federal
</line>
<line>
73
</line>
</par><par>
<line>
REFERÊ*CIAS
</line>
</par><par>
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*rocedi*ento* *era*s serem observado* *a*a a **alização a
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d*s a*ali**õe* *e desempenho
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in*ividual e ins*i*uc*onal * o p*gam*nto das gratifi*açõe* de des*m*e*ho (...). *iário Ofici*l
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da
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União,
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Brasília,
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cargos *m c**issão e *ubsti*ui car*os em
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estabelece d*retrizes par* * Reforma Admi*istrativa e dá outras
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cria a C*miss*o *acional *e Ene*gia Nuclear, e dá outr*s
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provi*ências. Diário
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Oficia*
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d*
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De*empenho e
</line>
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Produti*ida*e - GDP
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das ativid**es de finanças, controle,
</line>
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or*ame***
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e
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plan*j*mento, de Desempenh* Diplo*ático - *DD, de Desempenho de Atividade de
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Chan*elaria - GD* e de Desem*enho de Ati*idad* de Ciência e Tec*ologia - GDCT, e
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dá
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outras providências.
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</line>
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<line>
de abril de 2015. Dispõ* s*bre critérios e
</line>
<line>
proced*m*ntos específicos das
</line>
<line>
avaliações de
</line>
</par><par>
<line>
d*semp*n** ins*i*u*io*al * in*ividual destinadas a* p*ga*ento *a Gratificação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Desempenho de Ativi*ad*
</line>
<line>
de Ciência e Tecnologia no âmbito d* Comissã* *acional
</line>
<line>
de
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<line>
SANO, H.; *BRUCIO, F. L. Pr*messas e resulta*o* d* Nova Ges**o Pública no *rasil: o
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<line>
em*resas,
</line>
<line>
São
</line>
<line>
*aulo,
</line>
<line>
v.
</line>
<line>
48,
</line>
<line>
n.
</line>
<line>
3 .,
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20*8.
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TENÓRIO, F. G. P*efáci*. In: P*ULA, A*a Paula Paes de. Por uma n**a *estão pública:
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limit*s * po*en*ialidades da experi*nci* contemporânea. Rio de Jan*i*o: Editora FGV, 20*5.
</line>
</par><par>
<line>
*omo Re*erenciar este Artigo, conforme ABNT:
</line>
<line>
C*NHA, D. O; B*ZER*A, L. F; PINHO, J. F; ZOUAIN, D. M. G**t** So*ietal e Avaliação de
</line>
<line>
De**mpenh* sob a *tica de *ervi*ores *e uma *utarquia *ederal. Rev. FSA, *eresina, v.17, n. 3, art.
</line>
<line>
4, p. 59-75, m*r. *020.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição d*s Autores
</line>
<line>
D. O. Cunha
</line>
<line>
L. F. *ezerra
</line>
<line>
*. F. Pinh*
</line>
<line>
D. M. Zo*ai*
</line>
</par><par>
<line>
1) concep*ão * p*anejament*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) *nálise e i*t*r*retação dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) elabor*ção do **scunho o* na revisão crític* *o *onteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) pa*ticipação na aprovaçã* da *ers*o final do man*s**i*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, *eresin* P*, v. 17, n. 3, art. 4, p. 59-75, mar. 2*20
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r*vi*ta
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)