<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 3, art. 11, p. 182-195, *a*. 20*0
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*0.17.3.11
</line>
<line>
*ulheres de/em Atenas? Um imaginár*o *e mulher n* at*alida**
</line>
<line>
Mulheres of/in **enas? An imag*nary of woma* nowa*a*s
</line>
</par><par>
<line>
Elaine P*reira Daróz
</line>
<line>
D**tora *m Estudos *e Li*guage* p*la Univ*rsidade Federal Flu*in*nse
</line>
<line>
Pesquisado** *a Faculda*e de Filosofia, C*ências e L*tras da Univ*rsidade de São Pa*lo
</line>
<line>
*-mail: lainedaro*@gmail.com
</line>
</par><par>
<line>
*nd*reço: Ela**e Perei*a D*róz
</line>
<line>
Editor-C*e**: Dr. Tonny *erley de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
*a*uldade de *ilosofia, Ci*ncias e Letras da
</line>
<line>
R*dri*ues.
</line>
</par><par>
<line>
Universi*ade *e S*o Pau*o - Av. Bande*ra*t*s, 3900,
</line>
</par><par>
<line>
Mon*e Al*gre, CEP: 14040-9*1, Ribeirão Preto-SP,
</line>
<line>
Artigo rece*ido em 07/12/2019. *l*i*a
</line>
<line>
*er*ão
</line>
</par><par>
<line>
Br*sil.
</line>
<line>
**cebida em 19/12/20*9. *prov*do em 20/12/2*19.
</line>
</par><par>
<line>
Avali**o *elo sistema Triple Revi*w: Desk *e*iew a)
</line>
<line>
pelo **i*or-C*efe; e b) Do*ble Blind R**iew
</line>
<line>
(aval*ação ce*a por dois *vali*dores da á*ea).
</line>
<line>
Revis*o: Gram*tical, Nor**tiva e de F*rmatação
</line>
</par><par>
</page><line>
Apoi* e fi*a*ciamento: Fapesp, Fun*a*ão de Am*aro à Pe**uisa d* Estado de São Paulo.
</line>
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<par>
<line>
Mu*heres **/em Atenas? Um imaginário d* mulher n* atualidade
</line>
<line>
183
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Fi*iados * A*álise
</line>
<line>
do d*scurso de *inh* p*che*tiana, propom*s neste trabalho uma r*flexão
</line>
</par><par>
<line>
ac*rca *o *apel d* memória na
</line>
<line>
legitima*ão de deter*in**os sent*dos so*re a mu*h*r na
</line>
</par><par>
<line>
a*ualidade. Assim, do* vas*s gregos, tomamo*
</line>
<line>
os discursos sob*e * *ul*er atenie*se nesses
</line>
</par><par>
<line>
ob*eto*, visto que po*sibilitam *m imaginário do feminino nes*a o*ga*ização social.
</line>
</par><par>
<line>
Propomos, aind*, uma ar*icu*ação desse imaginário com *s dizeres q*e ma*erializa*
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
música Mulheres de Atenas, l*vando em c**sideração os modos de circula*ã* *es*es
</line>
<line>
dizer**/sen*id*s * *s seus efe*tos no* sujeito* contemporâ*e*s.
</line>
<line>
Palav*as-chave: Memória. Mulher. A*á*i*e do Discurs*.
</line>
<line>
ABSTRACT:
</line>
<line>
Affil*a**d *o **e analysis of *he pecheutian dis*ou*se, we *ropose i* this pape* a refle*tion on
</line>
<line>
the role of memory in the legiti**tion of certain *eanings about women toda*. T*us, from
</line>
</par><par>
<line>
t*e Greek ve*s*l*, we
</line>
<line>
take the discourses about t*e Atheni*n *oman in these object*, since
</line>
</par><par>
<line>
t*e* enable an imaginary of th* fem*nine in thi* so*ial organi*ation. We al*o propo*e
</line>
<line>
*n
</line>
</par><par>
<line>
a**icu*a*i** of this *mag*n**y wi*h th* s*ying* that *aterializ* i* *he Wome* of Ath*ns musi*,
</line>
<line>
*a*ing into co*sideration the modes of c*rculation of these sayings / meanin*s and their
</line>
<line>
effects on conte*porary subjects.
</line>
<line>
Keywords: Memory, *oman. D*scourse Analysis.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresi*a PI, *. 17, n. 3, a*t. *1, p. 18*-195, mar. 2020
</line>
<line>
www4.fsane*.*om.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. P. *aróz
</line>
<line>
184
</line>
</par><par>
<line>
1 INT*ODUÇÃO
</line>
<line>
La jarre peut-elle être plus bel** que l\eau? 1
</line>
<line>
Paul Élu*rd
</line>
</par><par>
<line>
Os vasos, de utilid*de na G*écia Antiga a obje*os de valor na atualidade, mate*ializa*
</line>
<line>
dis*ursos sobre a mulher, re*ulariz*ndo prátic*s no seio so*ial p*r mei* de cód*gos sociais.
</line>
<line>
O sistema d* normas e condutas s*mp*e esteve pres*nte na história da hu*anidade. Na
</line>
<line>
G*écia Antiga, qu*r em sua forma j*rídica, quer sob diz**es cotidiano*, ele estava
</line>
<line>
in*rinsecamente ligado * v*lores, *o*tumes, ética e moral, a f*m de padro*izar os
</line>
<line>
comportam*nto* t**os como aceitáv*is, ou n*o, do cidad*o.
</line>
</par><par>
<line>
A padr*nização de comportame*to *s*ava *uitas vez*s
</line>
<line>
relacionada ao *ên*ro, vi*to
</line>
</par><par>
<line>
que, em uma* da* cida*es-estad* de *ais notoriedad* * época, a p**missividade à *u*her era
</line>
<line>
inv*rsa*en** proporcional à d*s *omens. Enquanto as mulher*s se recatav*m à discrição *o
</line>
<line>
ginece*, se bem-nasc*da*, ou e* ativi*ades rurais e *e comé*cio, no caso das que o*upav*m a
</line>
</par><par>
<line>
*ama*a economica*ente in*erio*2, *s homens
</line>
<line>
ocu*a*am * Á*ora c*m os seus e*bates
</line>
</par><par>
<line>
pol*ticos. A* pinturas *os vasos de cerâmica sã* uma mostra *esses di*eres sobre os lugares
</line>
<line>
q** a mulher, e o h*mem, ocup*vam (ou deviam ocupar) naquela estrut*ra social.
</line>
</par><par>
<line>
N*ma
</line>
<line>
abo**ag*m discursiva d* linha p***eutia*a, à
</line>
<line>
qual n*s filiamos, consid*ra-se
</line>
</par><par>
<line>
*u* é traba*h* da *deo*ogia * s*bredeterminação desses lugare* pré-estabelec**os na estrutura
</line>
<line>
s*cial, a fim de *olo*ar os s**e*tos a respo*der às dem*ndas da ideolog*a v*gente. No entanto,
</line>
<line>
o autor af*rma *ue, embo*a haja um rit*al próprio ** reprod*ção-natu*aliza*ão desses sentidos
</line>
</par><par>
<line>
operando
</line>
<line>
no *ujeit* *m
</line>
<line>
efeito de e*idênc*a, ***e *i*ual s*m*re fal*a (PÊCHEUX, [19*5]
</line>
</par><par>
<line>
20*0). A **lha pode se *ealizar, assim, pelo processo
</line>
<line>
po*is*êm*co inerente à língua, e ao
</line>
</par><par>
<line>
disc*rso, portant*, no jogo de memória/atu*l*da*e.
</line>
</par><par>
<line>
Se*do assim, ne*te *rab*l** empreendemos *m *esto de análise
</line>
<line>
acer*a de duas
</line>
</par><par>
<line>
pinturas so*re *s *ulhere* ate*ienses, da**da* d* aproximad*m*nte século IV-V a.C
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ate*****zadas e* vasos de cerâmica, bem c*mo a música Mulheres de Atenas, cantada **r
</line>
</par><par>
<line>
Chico Bua**u* em 1976, *isponív*l n* int*r**t, a fim *e *efleti**os sobre o l*gar e
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
memória na reg*larização ** im*g*nár*o feminino que, pen*amos, ress*a em c*rta medida n*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
exe*ciam, de um modo g*ral, ativid*des conside*a*as *emi*inas (MOS*É, 198*), obedecendo, a**i*, * certa
</line>
<line>
p*dronização de com*ortam*nto.
</line>
<line>
*ev. FSA, Tere*ina, v. 1*, n. *, ar*. *1, p. 18*-195, mar. 2020 www4.fsan*t.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Mul*e*es d*/em At**as? Um imagi*ário d* *ulhe* *a atuali*a*e
</line>
<line>
1*5
</line>
</par><par>
<line>
*tualidade. Consider*ndo as diferente* *o*diçõ*s d* pro*uç*o
</line>
<line>
em que esse* di*er*s sobr*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
mu***r foram c*nstituído*, int*ressa-nos pensar aqui os modos de circulação de*ses s*ntidos e
</line>
<line>
os seus efeitos nos s*jeitos contemporâne*s.
</line>
<line>
2 REFERENCIAL TEÓRI*O
</line>
<line>
2.1 DO BA*RO AO VASO: A MULHER *TE**ENSE NA *R*CIA AN*IGA
</line>
<line>
Den*re os diz*re* m*i* anti*os sobre * mul*e* disp*níveis na litera*ura, está o rela*o
</line>
<line>
bíb**co ju**i*o-cr**tão que *s*egura a *rigem do primeir* ho*em, A*ão, *eito *o b*rro, e da
</line>
<line>
mulher, Eva, a partir de sua *ost**a (*ÍBLIA, Gênesis 2:*2). *odavia, nã* * essa a primeira
</line>
<line>
v*z que a mulhe* é discursiviza** na hist*ri* d* huma*idade. I*ua*m*nte do b*rro, os vasos
</line>
</par><par>
<line>
de cer*mica
</line>
<line>
gr**os cons**tuem *ormas de di*e* sobre
</line>
<line>
a m*lher, regul*rizando u*a m*mória
</line>
</par><par>
<line>
sob*e o femin*no co*d*z*nte com o *eu tempo.
</line>
<line>
Se*a no s*rviço doméstico, comercial, na* cerimônias *el*gio*as d*ntre outr*s, os va*os
</line>
</par><par>
<line>
de *erâmica gregos ganharam notoried*d*, sendo estuda*os até
</line>
<line>
os dias atu*is em d**eren*es
</line>
</par><par>
<line>
áreas do sabe*. As i*agens **ntidas nesses vas*s er*m confe**ionadas por *rtesãos a p*rtir
</line>
</par><par>
<line>
de difere*t*s técnicas e *rop*s**os, tinha*
</line>
<line>
uma temática eclé*ica, varian*o des*e
</line>
<line>
a*ima*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
deuses mit*lóg**os à* figuras
</line>
<line>
humana*. Nesta v*ried*de de p*s**bilidades, muitas dessas
</line>
</par><par>
<line>
imagens eram
</line>
<line>
enco*endadas p*la elite *ara i*primir o s*u *odo *e vida ou, a* menos,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ep*esen**ção *o que gostar*am qu* al* *osse r*t*atado. Não *ug*am a essa regra as pinturas de
</line>
</par><par>
<line>
mulheres
</line>
<line>
que, de u* *o*o geral, ma*e*iali*avam um ideal de com*ortamento re*ueri*o
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
mu**e*, tendo como padr**iz*ção a elit* *r*ga (*E*RARI, 200*). Ace*c*
</line>
<line>
dis*o, Bal*assare
</line>
</par><par>
<line>
(1*88, 107) *firma que "a escolha a v*lorização
</line>
</par><par>
<line>
p.
</line>
<line>
e
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
alguns [...] m*mentos revel*m-nos
</line>
</par><par>
<line>
que e*ses regi*tros sã* *egulados por um *ódi*o que dá ace*so e expressão so*ente a algun*
</line>
<line>
compo**amentos, através de uma seleção cultural e formal [...]". Sendo **sim, q*ant* mai*r
</line>
</par><par>
<line>
fosse a
</line>
<line>
expressividade da c*mada s*cial [a ser] representada a estrutura *oci*l a *ue e
</line>
</par><par>
<line>
*epr*sentava, *aior poder de per**asão *
</line>
<line>
**se padr*o de comporta**nt* essas image*s
</line>
</par><par>
<line>
produziam.
</line>
</par><par>
<line>
*entre
</line>
<line>
as cidade*-estado de maior *otoriedad*, dest*camos Atenas, c*nsiderad* no
</line>
</par><par>
<line>
p*ríodo cláss*co, o princi*al centro urban* e modelo *e de*ocracia da Grécia An*iga. Des*a
</line>
</par><par>
<line>
f**ta, *ão inúm*ro* os vasos
</line>
<line>
de ce*âmi*a que reproduzem
</line>
<line>
um **posto modus vivendi *es*a
</line>
</par><par>
</page><line>
sociedade, implicando *ele um *odelo co*po*tamental de mu*he*es e homens atenienses.
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina *I, v. 1*, n. *, art. 1*, *. 182-19*, m*r. 2*20 www4.fsan**.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. P. Daró*
</line>
<line>
18*
</line>
</par><par>
<line>
Dentre os ofícios ace*t*veis às atenienses da **i*e *stava a pr**ica de *ança, tendo
</line>
<line>
com* in*trutor, d* um modo ger*l, uma *igura masculina. Isso porque a música obtinha um
</line>
<line>
papel e*uc*tivo *a soci*d*de grega, * a s*a aprendizagem, se*undo Du** e Perrot (2002), era
</line>
<line>
*e *aráte* majoritaria*ente mascu*ino.
</line>
<line>
A d*versida*e dos instrumento* mus*c*is * serem apree*d*dos, bem c*mo a
</line>
</par><par>
<line>
pluralidade de
</line>
<line>
ce*imônias - por exemplo os a*lo*, uti*iz*dos nas fes*as dionis*acas; *o
</line>
</par><par>
<line>
contrário, a lira e a c*tar*,
</line>
<line>
utilizadas soment* em *erimônia* re*igiosas; a trombeta para
</line>
</par><par>
<line>
co*unica*ão de guerras e mensagens; as flauta*, em atividades *a*to*is, além dos timba*es *
</line>
</par><par>
<line>
tímpanos * a h*rpa - nos dizem d* noto**e**de
</line>
<line>
do papel do musicista nes*a organização
</line>
</par><par>
<line>
s*cial. Sendo assim, as atenienses *us*cistas c*nfiguravam uma transgressão da *orma de
</line>
</par><par>
<line>
*omp*rtamen** naq*ela soci*d*de. Face *ma *dea*ização de c*mporta*e*to* par*
</line>
<line>
aquela
</line>
</par><par>
<line>
organiza*ão social, os vas*s não raramente retratava* c*nas *m que os *ome*s toc*vam
</line>
</par><par>
<line>
inst*umentos; * p*ntura de
</line>
<line>
mulheres musicistas -
</line>
<line>
co*o n* F*gur* 1, a seguir - se tor*ava,
</line>
</par><par>
<line>
assim, uma *xc*e*cê*cia * reg**.
</line>
<line>
Fi*ura 1 - Mulh*res *usicistas
</line>
</par><par>
<line>
Fonte:
</line>
<line>
ht*ps://www.google.com/search?*=*ULHERES+M*SICISTAS+VASO*+GRE***&tbm=isc
</line>
<line>
h&*ou*ce=univ&sa=X&ved=2ahU*Ewi6-
</line>
<line>
oq*o5zmAhUvF*kGH*ADA*oQ*AR6BAg*EAE&b*w=1024&bih=674#imgr*=dQuAxPEZext-
</line>
<line>
zM:&spf=1*754722*4066
</line>
<line>
S* o ensino era designad* aos homens, a dança, por sua vez, *ra uma ati*idade
</line>
</par><par>
<line>
essencialm*nte feminina, *ign*fic*da c*mo um passa**mpo das mulher*s, possibilitando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
regu*arização
</line>
<line>
d* *ma m*mória do *izer acerc* de *ma harm*nia dom*stica, bem como de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, v. 17, *. 3, art. 1*, p. **2-1*5, ma*. 2020
</line>
<line>
**w4.fsanet.com.br/r*vis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Mulheres de/em Atenas? Um imaginário d* mulher na atualida*e
</line>
<line>
187
</line>
</par><par>
<line>
uma sub*issão da mu*her, visto que, *e *m modo ger*l, não **oviam * s*u sust*nto e
</line>
<line>
tampouco atuavam n*s *t****ades *olíticas.
</line>
<line>
Assim, out*a trans*re*são feminina, mater*aliz*d* em vasos de cerâmica, se re*er* à
</line>
<line>
tragéd*a á**ca e* que Clitemnestra incit* o seu *m*nte a matar o seu marid*, a fim d* obte*
</line>
<line>
vantagens p*l*ti**s (Fig*ra 2).
</line>
<line>
*igura 2 - Clitemnestra e a morte de seu ma*ido
</line>
</par><par>
<line>
F*nte:
</line>
<line>
https://www.*oogle.*om/search?biw=1**4&b*h=674&tbm=isch&s*=1&ei=wm3mXZX
</line>
<line>
9M9*A5OUP9Li7mAw&q=clitemnest*a+e+eg**to+kill+agamenon+c%C3%A9ramiq*e
</line>
<line>
+*tti*ue&oq=c*itemnestra+e+egisto+kil*+agamenon+*%C3%A9ramique+attiq**&gs_l
</line>
<line>
=img.3...13*215.141431..141776...1.0..1.385.1935.10j6j0*1......0....1..gws-wiz-
</line>
<line>
img.OLpd-
</line>
<line>
xyVkLA&*ed=0ahUKEwiV5smC1ZnmA*VUILkGHXTcDsMQ4dUDC*Y&uact=*#i
</line>
<line>
mgrc=2_L6xxd*y*f***:&spf=*575*8261092*
</line>
</par><par>
<line>
Na imagem impressa (Figura 2), Clitemnestra, rainha *a Á*ica3, atua diretamente
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
</page><line>
a*sassinato de seu marido, Agam**non, líd** **s *xérci*o* gre*os. Embora não **nha sido
</line>
<line>
e*a quem t*vesse d*sf*rido o golpe qu* o levou à morte, Clitemne*tra in*it* Egisto, seu
</line>
<line>
3 Átic* (ou Attik*) é *ma reg*ão administrat*va e histórica de Atenas, uma das princ*pais *idad*s-esta*o da
</line>
<line>
*récia antig*, modelo i*ôn*co da democracia no m*ndo antigo, cujas bases re*soa*, *m certa medi*a, na
</line>
<line>
*onte*po*a*e*dad*.
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresin* PI, v. 17, n. 3, art. 1*, *. 182-19*, mar. **20 www4.fsan*t.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. P. Daróz
</line>
<line>
18*
</line>
</par><par>
<line>
amante, * fazê-l* de forma covarde. Na tragédi*, A**mêmnon, ho*em val*nte no mu*do do*
</line>
<line>
g*egos, é pego de surpresa em seu *et***o da guerra de Troia e, *evemente envolto em *m *ino
</line>
<line>
mant*, é morto *em ter *i** ch*nce de de*esa.
</line>
</par><par>
<line>
A pa*ticipação
</line>
<line>
de *lite***stra na *ena do crime, aponta*do um pél*kus - arma
</line>
</par><par>
<line>
geralm*nte ut*l**ada como instrum*nto de *a*a, e por sacerdot*s, para a*ater pres*
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
sacrifício a*s deuses -
</line>
<line>
revela não apenas a *rotagonização da rainha no *to, como também
</line>
</par><par>
<line>
e*põe soc*alment* uma *elação, consid*rada *o*ialment* escusa, entre ela e Egi*t*. Tal fei*o
</line>
<line>
per*it*u que Clitemnest*a continuasse a gov*rnar o *eu povo - o *ue *á fazia ocasionalment*
</line>
</par><par>
<line>
na ausên*ia do *e* marido e* momen*os d* guerra - agora na
</line>
<line>
compan*i* de *eu amante
</line>
</par><par>
<line>
*gist*; um hom*m aparentemente sensíve*, qu* se dedicava *s*enci*lmente *ns*rum*ntos a
</line>
<line>
musicais e, po*tanto, ligado à esf*ra do prazer.
</line>
<line>
A c*na retrata, assim, *ma dupla ilici*u*e de Clitemnest*a - sua atuaçã* no c*ime do
</line>
<line>
mari*o e su* *elação libidinosa com Eg*sto - face os *adrõe* *e com*ortamento des*jados à
</line>
<line>
mulher *teniense. Ao mesmo tempo, expõe a ap*rente fragilid*de de um homem grego, ao se
</line>
</par><par>
<line>
manter recluso no amb**nte **méstico, eximindo-se da* ob**gaçõ*s de defesa da polis
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
posição significada aos homens
</line>
<line>
gregos - ser e
</line>
<line>
coma*da*o
</line>
<line>
*or u*a mulher que, em*o*a
</line>
</par><par>
<line>
rainha, e*a ta*bém sua amante.
</line>
</par><par>
<line>
Os registros imagé*icos remanescentes
</line>
<line>
da Grécia *ntiga, *m *s*ecial os va*os
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
cerâmica gregos, c*mpõem
</line>
<line>
um arc**ouço de d*s*ursividad*s, pro**zindo um efeito de
</line>
</par><par>
<line>
un*d*de cultural que ressoa, em
</line>
<line>
*ert* medida, na
</line>
<line>
contemporaneid*de. Pr*sentes *os dias
</line>
</par><par>
<line>
*tuais, esses registros constituem
</line>
<line>
fontes
</line>
<line>
históricas que possibilit*m
</line>
<line>
a compreensão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
a*gumas e*pe*ifici*a**s d* soc*edade grega.
</line>
<line>
Os vasos gregos, no dec*rrer *os tempos, e*tra*ol*r*m os usos cotidianos e/ou obje*os
</line>
<line>
d* o*na*enta**o n* Grécia antig*. A sua **levânc*a na cult*ra *ciden*al se marca, inclusive,
</line>
<line>
n* p**cificação desse* obj*tos no merc*do de antiguidades, torna*do-*e p*ças valiosas, como
</line>
<line>
afir*a Francis*o (2012). Send* assim, materializados em image*s pin*adas n*sse* objetos
</line>
<line>
hoje **liosos, t*is d*scursos atuam *omo redes de mem*ria para os su*eitos c*ntempor**eos,
</line>
</par><par>
<line>
permi*indo-nos pensar
</line>
<line>
acer*a dos *en*i*os qu*
</line>
<line>
re*erberam na atuali*ade, por **io de
</line>
<line>
*m a
</line>
</par><par>
<line>
memó**a do dizer, em det*im*nto* de *utro* que *ão s*lenciado* ao l*ngo dos tempos.
</line>
<line>
*egu*do Pêcheux ([198*] 19*0), as redes de mem*ria são re*ultantes de p*o*essos de
</line>
</par><par>
<line>
deses*ruturação-reestru*uraçã*
</line>
<line>
na trajetória
</line>
<line>
d*s sentidos ao longo d** tempos. *sso p**que,
</line>
</par><par>
<line>
segund* o aut*r, é n* batim*nto
</line>
<line>
contín*o en*re a*ualidade e memória q*e *s se*tid** são
</line>
</par><par>
<line>
r*to*ado* e, assim, sem*re p*ssíve** de se t*rnarem outr*s,
</line>
<line>
vist* que s* i**crevem
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
condiç*** de pr*dução esp**íficas de s*u tempo.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 1*, n. 3, *r*. 11, p. 182-*9*, *ar. 2020
</line>
<line>
ww*4.fsanet.c*m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Mulheres de/em Atenas? Um imag*nário *e mulher n* *tuali*ad*
</line>
<line>
189
</line>
</par><par>
<line>
A pensar nos efe*tos d*ssas *iscursivida*es *ue se materializa* nesses vasos para **
</line>
<line>
sujeitos contempo*âneos, pr*pomos *ma anális* do discurso ace*ca da música Mul**res de
</line>
</par><par>
<line>
Atenas, d* Chic* B**rqu*, v*s**
</line>
<line>
que, * nos** *ensar, possibili*am um imaginário de mulh**
</line>
</par><par>
<line>
na atualidade.
</line>
</par><par>
<line>
3 *ESULTADOS E D*SCUSSÕES
</line>
<line>
*.1 Mulhe*es de Atenas: *m imaginário do feminino *ue ressoa na a**alidade
</line>
<line>
Ao estabelece* o quadro epistemológico *a An**ise do d*scurso, Pêcheux aten*ou para
</line>
<line>
o papel da exteri*ridade na relaç*o qu* se cons*itui entre o suj*i** e a língua, tr*zendo as suas
</line>
</par><par>
<line>
marcas n* processo discursivo. Para tanto, a
</line>
<line>
noção de condiç*e* de produção é um
</line>
<line>
*os
</line>
</par><par>
<line>
pressupos**s
</line>
<line>
*as*lare*
</line>
<line>
*a Análise de discurso, *is*o que Pêcheux ([1975] 2010)
</line>
<line>
col*ca
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
*ogo as relaç*es entr* s*jeitos numa determinação his*ór*ca específic* e a* s*tuações e* que
</line>
<line>
se encont**m envo**i*os na produçã* do dizer.
</line>
</par><par>
<line>
Nessa relação, co*t*xto *
</line>
<line>
sócio-**stórico interfere na regulari*açã* dos se*tido*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sere* *e*roduzidos, como também as posições que *s *ujeitos o*upam p*s*ibilita* d*ferentes
</line>
<line>
*feitos de se*tidos. Iss* porque, se*undo Pêcheux ([1981] 200*), é pe** **trelaça*ento entre
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
l*ngu* e a *istória que os sentid*s são a**alizados, sendo
</line>
<line>
sempre passí*eis de se tornarem
</line>
</par><par>
<line>
outros. **ndo ass*m, toman** e*
</line>
<line>
a*enção às cond*ções de p*oduçã* e*pe*í*icas
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
**zeres/sentidos *ob*e a mulhe*
</line>
<line>
ateniense que se materializ*ram *os vas*s *e c*râmica aqui
</line>
</par><par>
<line>
anal*s*dos, nos ate*emos nos sent**os
</line>
<line>
que s* marcam n** *equências di*c**siv** (SD)
</line>
</par><par>
<line>
p*esentes na músic* de *hico Buarqu*, cantada por el* em 1976, e ainda disponível ** mídia
</line>
<line>
o*l*ne4, *m a*usão a essas mulheres.
</line>
<line>
SD: Mulh*res de Atenas
</line>
</par><par>
<line>
Mirem-se no exemplo
</line>
<line>
*i*em-se no ex*mplo
</line>
</par><par>
<line>
Daque*as mulheres de *tenas
</line>
<line>
Daque**s mulheres de At*nas:
</line>
</par><par>
<line>
Vivem pros se*s m*rido*
</line>
<line>
Geram pros seus maridos
</line>
</par><par>
<line>
Orgul*o * raça de Atenas
</line>
<line>
Os novos filhos de Atena*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
o*s*rvar a relevâ*cia *es*a temática na atual**ade,
</line>
<line>
visto que o cli*e musical conta c*m uma vasta li*ta de
</line>
</par><par>
</page><line>
es*ec*adores ao lo*go do* anos. Para maiore* in*ormações, sugerimos uma aten*ão espe*ial em
</line>
<line>
<https://www.youtube
</line>
<line>
https://www.youtube.com/*es*lt*?search_query=mulheres+de+atenas+chico+buar*ue.com/resu*ts?sear**_query
</line>
<line>
=mulheres+de+atenas+c*ic*+buarque>. Acess* e* 14 no* 20*9.
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina *I, v. 17, n. 3, art. 11, *. 1*2-195, mar. 2**0 www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. *. D*róz
</line>
<line>
19*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Quando ele* se ent*pem *e vin**
</line>
<line>
Co*tum** buscar u* carinho
</line>
<line>
D* outras falenas
</line>
<line>
Mas no fim da noite, aos pedaços
</line>
<line>
Quase sempr* voltam pros b**ços
</line>
<line>
D* suas pequenas, *elenas
</line>
<line>
Na música, observamos que o *iscur** no imperat*vo - "Mi*em-se" - c**voca *s
</line>
<line>
mulheres contemp*râneas a sere* imaginariamente como as aten***ses, comumen**
</line>
</par><par>
<line>
significadas como recata*a* e subm*ssas ao m*ri*o. Sob
</line>
<line>
esse contexto, a can*ão reitera os
</line>
</par><par>
<line>
sentidos para o casa*ento como * luga* *a realização fe*inina, e ressalta a resiliência
</line>
<line>
d*sejada à mu*her que está sempre *ronta a satisfa*er * *eu companheir* e a cumprir o papel
</line>
</par><par>
<line>
que *he é hi*tori*ament* cabido: a
</line>
<line>
procriação. Out*o *tributo
</line>
<line>
desejado
</line>
<line>
às a*enienses, e
</line>
</par><par>
<line>
reproduzidos na ca*çã*, é a beleza fe*inina, t*ndo como
</line>
<line>
padrão esté*ic* *elena que, *el*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. *7, n. 3, art. 11, p. 182-195, mar. 2020
</line>
<line>
*w*4.f*anet.c*m.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Mul*eres de/em Atenas? U* *mag*n*rio de mulh*r na *tualidade
</line>
<line>
1*1
</line>
</par><par>
<line>
mitologia, foi consi*era*a a mulher mai* bonit* d* Grécia, supostamente *esp*nsável pela
</line>
<line>
Guerra de Troia.
</line>
</par><par>
<line>
Fa*e uma *id* de alien*ção, dedicad* ao prazer masc*li*o e a *armonia no *ar,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
a*sênc*a do companheiro é, mais uma ve*, mo*ivo *e rec*t*, lament* e se consola* na
</line>
<line>
religi*sidade; d*a*te desses a**ibutos, a mulhe* é significada, assi*, como virtu*sa.
</line>
<line>
E* *lusão aos homens atenien*es - "bravo*, *uerreiro*, v*le*tes" - em s*a* lut*s para
</line>
<line>
estabele*imento do seu povo, a música reitera, ain*a, a b*aveza e a força bruta su***tam*nte
</line>
<line>
c*nstitutiva do h*m*m. P*r essa via, observamos que a canção, em certa med*d*, possibilita a
</line>
<line>
reprodução d*s sentidos a*erca *a va*orização masculina em vi*ta de s*a pos*ção comu*ente
</line>
<line>
s*gnificada *e pr**edor *a famíl*a, *os*a *uma em *etri*ento *e uma posição inferior**ada,
</line>
<line>
vi*t* que subservi*nte, à mul*er na estrut*ra social.
</line>
<line>
S*gundo Pêcheux ([1983]1999), os *entido* são *strutur*dos nu*a r*lação ent*e
</line>
<line>
atualidade e m*mória, fazendo com que *s sen*idos in*rentes à ideolo*ia dominante sejam
</line>
</par><par>
<line>
repro*uzidos, **quan*o se*tidos
</line>
<line>
outros são **lenciados. A posição da (e para a) m*lher n*
</line>
</par><par>
<line>
s*io social não ficou alhe** a essas quest*es ideológicas.
</line>
</par><par>
<line>
No início do século XX, as lut*s feminist** por equidade d* di**itos, aliadas
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
ne*essidade da
</line>
<line>
en*r*da
</line>
<line>
*as **lh*res n* mer*ado *e traba*ho pa** suprir as *e*an*as
</line>
</par><par>
<line>
inerentes a* pe*íod* de guerras no *enário mundial, possibil*taram uma no*a reco*figuração
</line>
</par><par>
<line>
d* l*gar da m*lher no
</line>
<line>
seio socia*. N* entanto, justamente *o
</line>
<line>
*ós-guer*a - momento *e
</line>
</par><par>
<line>
reconst*ução **s na*õe* - flo*e**em os discursos ac*rca da mulher dona *e casa, dando v*zão
</line>
<line>
ao d*to baby boo**.
</line>
<line>
Ao longo dos tempos, a desco*tinu*dade *a mulh*r no m*rcado de trabalho, m*i*as
</line>
</par><par>
<line>
vezes em
</line>
<line>
de**cordo
</line>
<line>
com a* qu*stões famili*res, *e*erm**ou
</line>
<line>
alg*ns fatores que
</line>
</par><par>
<line>
comprometeram a a*censão femin*na nes*e *u*do competitivo, *ma v** qu* muitas mulheres
</line>
</par><par>
<line>
se limitavam (e m*itas ainda se lim*tam)
</line>
<line>
ao trabalho **m temp* parcial par*
</line>
<line>
at*nder aos
</line>
</par><par>
<line>
filho*, serv*ços dom*sticos, marido. Co*di*ão essa que a co*oca, p** con*eguinte, *m situaçã*
</line>
</par><par>
<line>
de in**rde*endência ao hom*m, reiterando o **pel mascul*no
</line>
<line>
de provedor da família, como
</line>
</par><par>
<line>
*firma *il*eira (*016); prátic*s qu* têm em sua gê*ese resquíc*os do autoritaris*o ineren*e a
</line>
<line>
uma *oc**dade patriarcal.
</line>
</par><par>
<line>
* ca**ão Mu*heres de Atena* *oi constituí*a em um
</line>
<line>
período contur*ado da *olítica
</line>
</par><par>
<line>
*rasileira, R*gime dita*orial mil*tar, cujo
</line>
<line>
con*role *os *izer*s, e prát*cas, **opo*c*on*vam
</line>
</par><par>
<line>
discu*sos *etafóricos p*stos em
</line>
<line>
circulação por meio de panfletos, *orna*s até festivais e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Mund*al.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T*r*si*a PI, v. 17, n. 3, art. 1*, p. 182-195, ma*. 2020
</line>
<line>
w**4.fsan*t.com.b*/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. P. Daróz
</line>
<line>
192
</line>
</par><par>
<line>
música.
</line>
<line>
S ob
</line>
<line>
e*se co*texto,
</line>
<line>
va** ressaltar que há disc*ssõe*
</line>
<line>
acerca de
</line>
<line>
u* a
</line>
</par><par>
<line>
c*ntraidentificação6 *o cantor (e com*osi*or)
</line>
<line>
a e*ses sentidos sobr* a *ulher, por ele
</line>
</par><par>
<line>
cantado*, send* a música mar*ada, assim, por **eitos de sentidos inerent** à ir*nia.
</line>
<line>
Segund* Pêc*eux ([1983] *999, p.33), ess* suposto contr*l* total s*br* o que se diz e
</line>
</par><par>
<line>
se *az é *ma *l*sã* necessári* ao sujeit* pr*gmá*ico fa*e a*s *nseios de
</line>
<line>
um "mundo
</line>
</par><par>
<line>
semanticamente
</line>
<line>
es*ab**iza*o",
</line>
<line>
*ujos sentidos se *arcam por *ma
</line>
<line>
apar*nte univocidade
</line>
</par><par>
<line>
discursiva. Ilusão esta res*ltante da interpel*ção ideológica co*stitutiva *o*o co*d*ção para
</line>
<line>
ser suj**to, p*od*zin*o um efeito de *bvi*dade do* *entido* *o* sujeitos discursivos.
</line>
<line>
Sendo assim, em nosso trabalho **teressa-no* pens*r aqui n*o só os modos de
</line>
<line>
*onstitui*ão * for**lação do* dizeres, **s também o modo pelo qual esse* dizeres-sentidos
</line>
</par><par>
<line>
*irculam e produzem
</line>
<line>
d*fer*n*es efeit*s nos sujeitos discursivos,
</line>
<line>
vi**o *ue, com* corr**ora
</line>
</par><par>
<line>
Orlan*i (200*), é no nível da cir***aç*o que a m*mó*ia se a*ualiza, fazend* inte**ir num jo*o
</line>
<line>
ininterrupt* ent** os s*j*ito* e os sentidos.
</line>
<line>
Na atualidade, a inte*net *os*ib*lita qu* *a* *e*rodução alcançe *roporcionais
</line>
</par><par>
<line>
in*m***n*v*is, a pen*ar no pú*lico variado,
</line>
<line>
produ*indo diferen*es *feitos nos
</line>
<line>
sujeitos a
</line>
</par><par>
<line>
depender d* idade, condição soci*econômica, aces*o * cu*tura,
</line>
<line>
dentre o*tros fatores. Isso
</line>
</par><par>
<line>
*orque há um e*eito d* linearid**e dos dizeres a*i *m cir*ula*ão, proporc**n*do pelo que
</line>
</par><par>
<line>
O*landi (2006) *esi*n* um* memória m**álica, q*e possib*li*a a distribui*ão
</line>
<line>
em sér*e de
</line>
</par><par>
<line>
*ete*minados *rodutos (e sentidos), sem ha*er uma estr*tificação em *eu *rocess*, resultando
</line>
</par><par>
<line>
da*i uma t*ssitu*a
</line>
<line>
d* di*eres c*nstituí** por rede* de filiaçõe*, em apagamento
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
histor*ci*ade iner*nte a e*ses di*cur*os, a esses *uje*tos e esses *ent*dos.
</line>
</par><par>
<line>
D*s*e os *r**ór*ios, a *ú**ca e*erce gran** po*er de
</line>
<line>
persuasão aos s*j*itos
</line>
</par><par>
<line>
dis**rsivo*. Muita* *ezes seduzidos pela *adência ri*mada da mús*ca, os sujeitos
</line>
<line>
s*o
</line>
</par><par>
<line>
co**ocados a identificar-se com aqueles *en**dos, reproduzin*o-os. Co*sideram*s que
</line>
<line>
Mulher*s de Atenas, em circulação ** m*dia onlin*, proporciona *ue os dizeres n*la con*idos
</line>
<line>
sejam atualiza*os, resu*t*ndo *m processos de identifi*açã*, ou nã*, dos sent*dos a*i
</line>
<line>
ma*eria*izados.
</line>
</par><par>
</page><line>
6 Discurs*vamente pensa*a, a co*traidentifi*a*ão s* realiza quan*o o *ujeito, desde-se*pre in**r**lado
</line>
<line>
ideologicame*te, confronta dete*mina*os sa*eres da ideologia domi*ante *m sua tomada de posição *o discurso
</line>
<line>
(INDUR*K*, 2000).
</line>
<line>
Rev. FS*, Ter*sina, v. *7, n. 3, *rt. 11, p. 18*-195, mar. 20*0 www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Mulheres de/em A*enas? *m imaginário de m*lher na atualidade
</line>
<line>
1*3
</line>
</par><par>
<line>
4 CONSIDER*Ç*ES FINA*S
</line>
</par><par>
<line>
Os v*sos
</line>
<line>
greg*s acab*ram por compo* algo do *maginár*o sobre a Grécia an*iga,
</line>
</par><par>
<line>
g*ralme*te significada c*mo berço da civ**ização ocidental, *endo como
</line>
<line>
base alguns
</line>
</par><par>
<line>
e*emen*os a*tigos, recuperados e preservados nos dias atuais.
</line>
</par><par>
<line>
Dentre os objeto* antigo*, os vasos *r*gos são hoje objetos de c*le*ão, obje*os de ar*e,
</line>
<line>
font*s *e histó**cas, e concebi*os como pa*r*mônio da *umanidade; val*osos, sobretudo,
</line>
<line>
como ob**to* di*cursivos que n** auxiliam na co*preens*o do *assado. *o entanto, os modos
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
circ*laç*o des*e* vaso* d*
</line>
<line>
ce*âmicas em museu* do mundo inteiro possibi**ta*am efeito*
</line>
</par><par>
<line>
de sen*ido* acerca de uma c*ltura *uposta*ent* homo*ênea.
</line>
</par><par>
<line>
A mera
</line>
<line>
r*pr*dução des*es *izeres /s*ntidos, d*stanc*ado* do contexto *m qu* fora*
</line>
</par><par>
<line>
p*oduzidos, contribui para um ima*inário de povo que, por *eio *e uma memória, r*ssoa nos
</line>
<line>
dias atuais acerc* de *odos pré-determinado* de ser sujeito na at*alidade. Sob uma ap*r*nte
</line>
</par><par>
<line>
linearid*de, *manam desses *iz*res sentidos
</line>
<line>
*c*rc* de u*a **iv*cidade *iscu*siva; é o que
</line>
</par><par>
<line>
comumente ocorre n*s d*zeres ace*ca *a mulher ateniense: ***m**sa ao* s*us mari*os
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
reclu*a no a*biente domés**co.
</line>
</par><par>
<line>
*s a**li*es dos vasos, a*ui em*re*ndida*, nos permitiram uma d*snatural*zação
</line>
<line>
desses d*scursos sobre a mu*her aten*ens* que, *aterializados nesses objetos discur*ivos,
</line>
<line>
produzem novos modos de ser *ulhe*. A* retratar es*as ativ*dades, *s art*sãos promo**m um
</line>
<line>
esgarçamento de s*ntidos acerca *a posiçã* da mulher ateniens* sempre submissa, recatada e
</line>
<line>
p*onta a se*v*r *s seus home*s.
</line>
</par><par>
<line>
Os *asos *e musicista* feminina* d*nunciam uma relaç*o de tensão na*
</line>
<line>
práti*as
</line>
</par><par>
<line>
sociais, intr*nseca *o l*g*r q*e a m**h** deve (e pode) ocup*r naquela organ*zação s*cial fac*
</line>
<line>
u** resistência a sistema de *egras ilusoriamente ho*ogêne* na *récia Antiga, abrindo
</line>
<line>
possibilidades para uma ressignif*c*ção da mul*er n* soc*edade *t*ni*nse, ass*m como traz à
</line>
<line>
tona as ques*ões *e gên**o.
</line>
</par><par>
<line>
A atuação *e Cli*emn*str* na cena do crim*,
</line>
<line>
por sua vez, vai de en*o*tro ao
</line>
</par><par>
<line>
imaginário de mulher *ubmissa ao m*rido; ant*s, * *la que, *inda *ue por meios ilícit*s par*
</line>
</par><par>
<line>
*queles
</line>
<line>
p***ões sociais - * por *eio de um com*ortamento imagina*iamente masculino
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
conso*ida a sua participa*ã* na esfera pública. Da mesm* sorte, a imagem r*trat*da n* vaso
</line>
</par><par>
<line>
ab*e possibilidad*s para uma reconfiguração ** p*s*ç*o masculina *a fig*** de Eg*sto
</line>
<line>
cuja
</line>
</par><par>
<line>
*ubmiss*o à sua *mant* refl*t* uma *osi*ão supostamente
</line>
<line>
fragilizada, vist* *ue não foi
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
</page><line>
guerra - ofício **lorizado aos gregos - além de ser comandado por uma mulher.
</line>
<line>
Re*. F*A, Te*esina PI, v. 17, n. 3, art. 11, p. 182-195, m*r. 2020 www4.f*anet.*om.br/r*vi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. P. Dar*z
</line>
<line>
194
</line>
</par><par>
<line>
Com* vim*s na* análises, o* va*os
</line>
<line>
gregos regi**ram situações e* que mulheres
</line>
</par><par>
<line>
atenienses resist*ram à domi*ação masculina, possib*lita*d* **a reconfiguração d* posição
</line>
<line>
*a mulher *teniense *aq*ela soci*dade. *o entanto, obser*amos nos dizeres acerca *as
</line>
</par><par>
<line>
ate*ienses *et*ma*os nos *ias
</line>
<line>
a*uais, f*gura-se, sobretud*, o imaginár*o *e feminino cuja
</line>
</par><par>
<line>
fra**lidade, beleza e subserviência const**uem *s seus mais *el**antes atribu*os. Sent**os
</line>
<line>
esses ancorados numa re*a**o de super*oridade d* homem em re*a*ão à mulher na atualidade.
</line>
<line>
Em sua obra As *ormas do silêncio no movi*ento *os senti***, Orla*di (2007) aponta
</line>
</par><par>
<line>
para o silênci* const*tutivo, o que emerge em face
</line>
<line>
de uma esc*lha
</line>
<line>
de
</line>
<line>
palavras pré-
</line>
</par><par>
<line>
de*erminad*
</line>
<line>
*deologicamente por *eio
</line>
<line>
de fili*çõ*s a determinados
</line>
<line>
sentidos. Para a autor*,
</line>
</par><par>
<line>
p**a se dize* X, é prec*s* *ala* Y, ou seja, pa*a que *eterminados sentidos sejam *itos,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
co*st**ut*vo da o*dem da língua que sentidos ou*ros sejam s**en*iados.
</line>
</par><par>
<line>
Ao *mpreendermos *ma aná*is* discursi*a *cerca dos *e*t*dos sobre a *ulher que se
</line>
<line>
materiali** nos *izeres que se materiali*am *m Mulheres ** A*ena*, *u*camo* uma *eflex*o
</line>
<line>
*cerca do papel da memór*a na regula*iza*ã* /legitima*ão de *m imaginári* do femini*o que
</line>
<line>
ressoa *m n*ssos dias, tendo em vista os m*dos de ci**ulação desses *i*eres e os seus efeitos
</line>
<line>
n*s sujeit** contemporâneo*. Nesse gesto, buscamos, ainda, um repe*sar dos di*curso* *obre
</line>
</par><par>
<line>
a mu*her nat*rali*a**s, na medida em
</line>
<line>
que *stão,
</line>
<line>
*e um *odo *eral, intima*e*t* ligados a
</line>
</par><par>
<line>
questões *ntima*, *n*rentes à sua subjetividade, num mundo em que, ainda, ho*ens detêm o
</line>
</par><par>
<line>
*ode* da palavra insi*t*m e
</line>
<line>
e* *in*m*zar as *emandas femininas
</line>
<line>
para, as*im, assujeitá-las.
</line>
</par><par>
<line>
Dessa forma, pe*samos *esnatura*i**r *s s*n*i*os sobre a mulher, conceb**os a *artir *e uma
</line>
</par><par>
<line>
ide*lização e q*e perdu*am aos *ias
</line>
<line>
atuais, par*
</line>
<line>
assim deslocarmos das qu*stões fe*inina*
</line>
</par><par>
<line>
nos objetos discu*sivos, para o o*jeto d*s *uestõ*s ac***a do feminino n* atualidade.
</line>
<line>
*EFERÊNCIA*
</line>
<line>
BALDASSARE, I. Tomba e *telle ne*le lekyt*os a fondo bianco. A*nali dell'Istituto
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Como Referenciar e*te *rtigo, conforme ABNT:
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<line>
*ARÓZ, E. P. M**here* *e/em Atenas? Um *maginári* de m*lher na *tualidade. Re*. FSA, *eres**a,
</line>
<line>
*.17, n. 3, art. *1, p. 1*2-195, *ar. 2020.
</line>
</par><par>
<line>
Contri*uição dos Autores
</line>
<line>
E. P. Daróz
</line>
</par><par>
<line>
1) c*nce*ção e *laneja*ento.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise * interpre*ação d*s dados.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) e*aboração d* *as*u*ho ou *a revisão *r*tic* do co*teúdo.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) *a*ticip*ção *a aprovação da versão f*nal do ma*uscrito.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina PI, v. *7, *. 3, art. 11, p. 182-195, m**. 202*
</line>
<line>
www*.fsanet.com.*r/re*ista
</line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)