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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
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<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 3, art. 11, p. 182-195, *a*. 20*0 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*0.17.3.11 </line>
<line> *ulheres de/em Atenas? Um imaginár*o *e mulher n* at*alida** </line>
<line> Mulheres of/in **enas? An imag*nary of woma* nowa*a*s </line>
</par>
<par>
<line> Elaine P*reira Daróz </line>
<line> D**tora *m Estudos *e Li*guage* p*la Univ*rsidade Federal Flu*in*nse </line>
<line> Pesquisado** *a Faculda*e de Filosofia, C*ências e L*tras da Univ*rsidade de São Pa*lo </line>
<line> *-mail: lainedaro*@gmail.com </line>
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<line> *nd*reço: Ela**e Perei*a D*róz </line>
<line> Editor-C*e**: Dr. Tonny *erley de Alencar </line>
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<line> *a*uldade de *ilosofia, Ci*ncias e Letras da </line>
<line> R*dri*ues. </line>
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<par>
<line> Universi*ade *e S*o Pau*o - Av. Bande*ra*t*s, 3900, </line>
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<line> Mon*e Al*gre, CEP: 14040-9*1, Ribeirão Preto-SP, </line>
<line> Artigo rece*ido em 07/12/2019. *l*i*a </line>
<line> *er*ão </line>
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<line> Br*sil. </line>
<line> **cebida em 19/12/20*9. *prov*do em 20/12/2*19. </line>
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<line> Avali**o *elo sistema Triple Revi*w: Desk *e*iew a) </line>
<line> pelo **i*or-C*efe; e b) Do*ble Blind R**iew </line>
<line> (aval*ação ce*a por dois *vali*dores da á*ea). </line>
<line> Revis*o: Gram*tical, Nor**tiva e de F*rmatação </line>
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<line> Apoi* e fi*a*ciamento: Fapesp, Fun*a*ão de Am*aro à Pe**uisa d* Estado de São Paulo. </line>
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<line> Mu*heres **/em Atenas? Um imaginário d* mulher n* atualidade </line>
<line> 183 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> Fi*iados * A*álise </line>
<line> do d*scurso de *inh* p*che*tiana, propom*s neste trabalho uma r*flexão </line>
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<line> ac*rca *o *apel d* memória na </line>
<line> legitima*ão de deter*in**os sent*dos so*re a mu*h*r na </line>
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<line> a*ualidade. Assim, do* vas*s gregos, tomamo* </line>
<line> os discursos sob*e * *ul*er atenie*se nesses </line>
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<line> ob*eto*, visto que po*sibilitam *m imaginário do feminino nes*a o*ga*ização social. </line>
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<line> Propomos, aind*, uma ar*icu*ação desse imaginário com *s dizeres q*e ma*erializa* </line>
<line> na </line>
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<line> música Mulheres de Atenas, l*vando em c**sideração os modos de circula*ã* *es*es </line>
<line> dizer**/sen*id*s * *s seus efe*tos no* sujeito* contemporâ*e*s. </line>
<line> Palav*as-chave: Memória. Mulher. A*á*i*e do Discurs*. </line>
<line> ABSTRACT: </line>
<line> Affil*a**d *o **e analysis of *he pecheutian dis*ou*se, we *ropose i* this pape* a refle*tion on </line>
<line> the role of memory in the legiti**tion of certain *eanings about women toda*. T*us, from </line>
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<line> t*e Greek ve*s*l*, we </line>
<line> take the discourses about t*e Atheni*n *oman in these object*, since </line>
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<line> t*e* enable an imaginary of th* fem*nine in thi* so*ial organi*ation. We al*o propo*e </line>
<line> *n </line>
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<line> a**icu*a*i** of this *mag*n**y wi*h th* s*ying* that *aterializ* i* *he Wome* of Ath*ns musi*, </line>
<line> *a*ing into co*sideration the modes of c*rculation of these sayings / meanin*s and their </line>
<line> effects on conte*porary subjects. </line>
<line> Keywords: Memory, *oman. D*scourse Analysis. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresi*a PI, *. 17, n. 3, a*t. *1, p. 18*-195, mar. 2020 </line>
<line> www4.fsane*.*om.b*/revista </line>
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<line> E. P. *aróz </line>
<line> 184 </line>
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<line> 1 INT*ODUÇÃO </line>
<line> La jarre peut-elle être plus bel** que l\eau? 1 </line>
<line> Paul Élu*rd </line>
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<line> Os vasos, de utilid*de na G*écia Antiga a obje*os de valor na atualidade, mate*ializa* </line>
<line> dis*ursos sobre a mulher, re*ulariz*ndo prátic*s no seio so*ial p*r mei* de cód*gos sociais. </line>
<line> O sistema d* normas e condutas s*mp*e esteve pres*nte na história da hu*anidade. Na </line>
<line> G*écia Antiga, qu*r em sua forma j*rídica, quer sob diz**es cotidiano*, ele estava </line>
<line> in*rinsecamente ligado * v*lores, *o*tumes, ética e moral, a f*m de padro*izar os </line>
<line> comportam*nto* t**os como aceitáv*is, ou n*o, do cidad*o. </line>
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<par>
<line> A padr*nização de comportame*to *s*ava *uitas vez*s </line>
<line> relacionada ao *ên*ro, vi*to </line>
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<line> que, em uma* da* cida*es-estad* de *ais notoriedad* * época, a p**missividade à *u*her era </line>
<line> inv*rsa*en** proporcional à d*s *omens. Enquanto as mulher*s se recatav*m à discrição *o </line>
<line> ginece*, se bem-nasc*da*, ou e* ativi*ades rurais e *e comé*cio, no caso das que o*upav*m a </line>
</par>
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<line> *ama*a economica*ente in*erio*2, *s homens </line>
<line> ocu*a*am * Á*ora c*m os seus e*bates </line>
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<line> pol*ticos. A* pinturas *os vasos de cerâmica sã* uma mostra *esses di*eres sobre os lugares </line>
<line> q** a mulher, e o h*mem, ocup*vam (ou deviam ocupar) naquela estrut*ra social. </line>
</par>
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<line> N*ma </line>
<line> abo**ag*m discursiva d* linha p***eutia*a, à </line>
<line> qual n*s filiamos, consid*ra-se </line>
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<line> *u* é traba*h* da *deo*ogia * s*bredeterminação desses lugare* pré-estabelec**os na estrutura </line>
<line> s*cial, a fim de *olo*ar os s**e*tos a respo*der às dem*ndas da ideolog*a v*gente. No entanto, </line>
<line> o autor af*rma *ue, embo*a haja um rit*al próprio ** reprod*ção-natu*aliza*ão desses sentidos </line>
</par>
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<line> operando </line>
<line> no *ujeit* *m </line>
<line> efeito de e*idênc*a, ***e *i*ual s*m*re fal*a (PÊCHEUX, [19*5] </line>
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<line> 20*0). A **lha pode se *ealizar, assim, pelo processo </line>
<line> po*is*êm*co inerente à língua, e ao </line>
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<line> disc*rso, portant*, no jogo de memória/atu*l*da*e. </line>
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<line> Se*do assim, ne*te *rab*l** empreendemos *m *esto de análise </line>
<line> acer*a de duas </line>
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<line> pinturas so*re *s *ulhere* ate*ienses, da**da* d* aproximad*m*nte século IV-V a.C </line>
<line> e </line>
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<line> *ate*****zadas e* vasos de cerâmica, bem c*mo a música Mulheres de Atenas, cantada **r </line>
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<line> Chico Bua**u* em 1976, *isponív*l n* int*r**t, a fim *e *efleti**os sobre o l*gar e </line>
<line> da </line>
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<line> memória na reg*larização ** im*g*nár*o feminino que, pen*amos, ress*a em c*rta medida n* </line>
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<column>
<row> * </row>
<row> 2 </row>
</column>
<column>
<row> Tradução l*vre da autor* em portugu*s do *ra*i*: "Po*e o vaso ser mais **l* que a água?" </row>
<row> Vale *i**r que me*mo as *ulh*res que *ossu**m *oder aquis**ivo me**r, precisando trabal*ar para * su*tento, </row>
</column>
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<line> exe*ciam, de um modo g*ral, ativid*des conside*a*as *emi*inas (MOS*É, 198*), obedecendo, a**i*, * certa </line>
<line> p*dronização de com*ortam*nto. </line>
<line> *ev. FSA, Tere*ina, v. 1*, n. *, ar*. *1, p. 18*-195, mar. 2020 www4.fsan*t.co*.br/revista </line>
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<line> Mul*e*es d*/em At**as? Um imagi*ário d* *ulhe* *a atuali*a*e </line>
<line> 1*5 </line>
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<line> *tualidade. Consider*ndo as diferente* *o*diçõ*s d* pro*uç*o </line>
<line> em que esse* di*er*s sobr* </line>
<line> a </line>
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<line> mu***r foram c*nstituído*, int*ressa-nos pensar aqui os modos de circulação de*ses s*ntidos e </line>
<line> os seus efeitos nos s*jeitos contemporâne*s. </line>
<line> 2 REFERENCIAL TEÓRI*O </line>
<line> 2.1 DO BA*RO AO VASO: A MULHER *TE**ENSE NA *R*CIA AN*IGA </line>
<line> Den*re os diz*re* m*i* anti*os sobre * mul*e* disp*níveis na litera*ura, está o rela*o </line>
<line> bíb**co ju**i*o-cr**tão que *s*egura a *rigem do primeir* ho*em, A*ão, *eito *o b*rro, e da </line>
<line> mulher, Eva, a partir de sua *ost**a (*ÍBLIA, Gênesis 2:*2). *odavia, nã* * essa a primeira </line>
<line> v*z que a mulhe* é discursiviza** na hist*ri* d* huma*idade. I*ua*m*nte do b*rro, os vasos </line>
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<line> de cer*mica </line>
<line> gr**os cons**tuem *ormas de di*e* sobre </line>
<line> a m*lher, regul*rizando u*a m*mória </line>
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<line> sob*e o femin*no co*d*z*nte com o *eu tempo. </line>
<line> Se*a no s*rviço doméstico, comercial, na* cerimônias *el*gio*as d*ntre outr*s, os va*os </line>
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<line> de *erâmica gregos ganharam notoried*d*, sendo estuda*os até </line>
<line> os dias atu*is em d**eren*es </line>
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<line> áreas do sabe*. As i*agens **ntidas nesses vas*s er*m confe**ionadas por *rtesãos a p*rtir </line>
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<line> de difere*t*s técnicas e *rop*s**os, tinha* </line>
<line> uma temática eclé*ica, varian*o des*e </line>
<line> a*ima*s </line>
<line> e </line>
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<line> deuses mit*lóg**os à* figuras </line>
<line> humana*. Nesta v*ried*de de p*s**bilidades, muitas dessas </line>
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<line> imagens eram </line>
<line> enco*endadas p*la elite *ara i*primir o s*u *odo *e vida ou, a* menos, </line>
<line> a </line>
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<line> *ep*esen**ção *o que gostar*am qu* al* *osse r*t*atado. Não *ug*am a essa regra as pinturas de </line>
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<line> mulheres </line>
<line> que, de u* *o*o geral, ma*e*iali*avam um ideal de com*ortamento re*ueri*o </line>
<line> *a </line>
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<line> mu**e*, tendo como padr**iz*ção a elit* *r*ga (*E*RARI, 200*). Ace*c* </line>
<line> dis*o, Bal*assare </line>
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<line> (1*88, 107) *firma que "a escolha a v*lorização </line>
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<line> p. </line>
<line> e </line>
<line> d* </line>
<line> alguns [...] m*mentos revel*m-nos </line>
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<line> que e*ses regi*tros sã* *egulados por um *ódi*o que dá ace*so e expressão so*ente a algun* </line>
<line> compo**amentos, através de uma seleção cultural e formal [...]". Sendo **sim, q*ant* mai*r </line>
</par>
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<line> fosse a </line>
<line> expressividade da c*mada s*cial [a ser] representada a estrutura *oci*l a *ue e </line>
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<line> *epr*sentava, *aior poder de per**asão * </line>
<line> **se padr*o de comporta**nt* essas image*s </line>
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<line> produziam. </line>
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<line> *entre </line>
<line> as cidade*-estado de maior *otoriedad*, dest*camos Atenas, c*nsiderad* no </line>
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<line> p*ríodo cláss*co, o princi*al centro urban* e modelo *e de*ocracia da Grécia An*iga. Des*a </line>
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<line> f**ta, *ão inúm*ro* os vasos </line>
<line> de ce*âmi*a que reproduzem </line>
<line> um **posto modus vivendi *es*a </line>
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<line> sociedade, implicando *ele um *odelo co*po*tamental de mu*he*es e homens atenienses. </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina *I, v. 1*, n. *, art. 1*, *. 182-19*, m*r. 2*20 www4.fsan**.com.br/revista </line>
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<line> E. P. Daró* </line>
<line> 18* </line>
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<line> Dentre os ofícios ace*t*veis às atenienses da **i*e *stava a pr**ica de *ança, tendo </line>
<line> com* in*trutor, d* um modo ger*l, uma *igura masculina. Isso porque a música obtinha um </line>
<line> papel e*uc*tivo *a soci*d*de grega, * a s*a aprendizagem, se*undo Du** e Perrot (2002), era </line>
<line> *e *aráte* majoritaria*ente mascu*ino. </line>
<line> A d*versida*e dos instrumento* mus*c*is * serem apree*d*dos, bem c*mo a </line>
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<line> pluralidade de </line>
<line> ce*imônias - por exemplo os a*lo*, uti*iz*dos nas fes*as dionis*acas; *o </line>
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<line> contrário, a lira e a c*tar*, </line>
<line> utilizadas soment* em *erimônia* re*igiosas; a trombeta para </line>
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<line> co*unica*ão de guerras e mensagens; as flauta*, em atividades *a*to*is, além dos timba*es * </line>
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<line> tímpanos * a h*rpa - nos dizem d* noto**e**de </line>
<line> do papel do musicista nes*a organização </line>
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<line> s*cial. Sendo assim, as atenienses *us*cistas c*nfiguravam uma transgressão da *orma de </line>
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<line> *omp*rtamen** naq*ela soci*d*de. Face *ma *dea*ização de c*mporta*e*to* par* </line>
<line> aquela </line>
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<line> organiza*ão social, os vas*s não raramente retratava* c*nas *m que os *ome*s toc*vam </line>
</par>
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<line> inst*umentos; * p*ntura de </line>
<line> mulheres musicistas - </line>
<line> co*o n* F*gur* 1, a seguir - se tor*ava, </line>
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<line> assim, uma *xc*e*cê*cia * reg**. </line>
<line> Fi*ura 1 - Mulh*res *usicistas </line>
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<line> Fonte: </line>
<line> ht*ps://www.google.com/search?*=*ULHERES+M*SICISTAS+VASO*+GRE***&tbm=isc </line>
<line> h&*ou*ce=univ&sa=X&ved=2ahU*Ewi6- </line>
<line> oq*o5zmAhUvF*kGH*ADA*oQ*AR6BAg*EAE&b*w=1024&bih=674#imgr*=dQuAxPEZext- </line>
<line> zM:&spf=1*754722*4066 </line>
<line> S* o ensino era designad* aos homens, a dança, por sua vez, *ra uma ati*idade </line>
</par>
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<line> essencialm*nte feminina, *ign*fic*da c*mo um passa**mpo das mulher*s, possibilitando </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> regu*arização </line>
<line> d* *ma m*mória do *izer acerc* de *ma harm*nia dom*stica, bem como de </line>
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<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 17, *. 3, art. 1*, p. **2-1*5, ma*. 2020 </line>
<line> **w4.fsanet.com.br/r*vis** </line>
</par>
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<line> Mulheres de/em Atenas? Um imaginário d* mulher na atualida*e </line>
<line> 187 </line>
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<line> uma sub*issão da mu*her, visto que, *e *m modo ger*l, não **oviam * s*u sust*nto e </line>
<line> tampouco atuavam n*s *t****ades *olíticas. </line>
<line> Assim, out*a trans*re*são feminina, mater*aliz*d* em vasos de cerâmica, se re*er* à </line>
<line> tragéd*a á**ca e* que Clitemnestra incit* o seu *m*nte a matar o seu marid*, a fim d* obte* </line>
<line> vantagens p*l*ti**s (Fig*ra 2). </line>
<line> *igura 2 - Clitemnestra e a morte de seu ma*ido </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: </line>
<line> https://www.*oogle.*om/search?biw=1**4&b*h=674&tbm=isch&s*=1&ei=wm3mXZX </line>
<line> 9M9*A5OUP9Li7mAw&q=clitemnest*a+e+eg**to+kill+agamenon+c%C3%A9ramiq*e </line>
<line> +*tti*ue&oq=c*itemnestra+e+egisto+kil*+agamenon+*%C3%A9ramique+attiq**&gs_l </line>
<line> =img.3...13*215.141431..141776...1.0..1.385.1935.10j6j0*1......0....1..gws-wiz- </line>
<line> img.OLpd- </line>
<line> xyVkLA&*ed=0ahUKEwiV5smC1ZnmA*VUILkGHXTcDsMQ4dUDC*Y&uact=*#i </line>
<line> mgrc=2_L6xxd*y*f***:&spf=*575*8261092* </line>
</par>
<par>
<line> Na imagem impressa (Figura 2), Clitemnestra, rainha *a Á*ica3, atua diretamente </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> a*sassinato de seu marido, Agam**non, líd** **s *xérci*o* gre*os. Embora não **nha sido </line>
<line> e*a quem t*vesse d*sf*rido o golpe qu* o levou à morte, Clitemne*tra in*it* Egisto, seu </line>
<line> 3 Átic* (ou Attik*) é *ma reg*ão administrat*va e histórica de Atenas, uma das princ*pais *idad*s-esta*o da </line>
<line> *récia antig*, modelo i*ôn*co da democracia no m*ndo antigo, cujas bases re*soa*, *m certa medi*a, na </line>
<line> *onte*po*a*e*dad*. </line>
<line> R*v. FSA, Teresin* PI, v. 17, n. 3, art. 1*, *. 182-19*, mar. **20 www4.fsan*t.com.br/re*ista </line>
</par>
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<par>
<line> E. P. Daróz </line>
<line> 18* </line>
</par>
<par>
<line> amante, * fazê-l* de forma covarde. Na tragédi*, A**mêmnon, ho*em val*nte no mu*do do* </line>
<line> g*egos, é pego de surpresa em seu *et***o da guerra de Troia e, *evemente envolto em *m *ino </line>
<line> mant*, é morto *em ter *i** ch*nce de de*esa. </line>
</par>
<par>
<line> A pa*ticipação </line>
<line> de *lite***stra na *ena do crime, aponta*do um pél*kus - arma </line>
</par>
<par>
<line> geralm*nte ut*l**ada como instrum*nto de *a*a, e por sacerdot*s, para a*ater pres* </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> sacrifício a*s deuses - </line>
<line> revela não apenas a *rotagonização da rainha no *to, como também </line>
</par>
<par>
<line> e*põe soc*alment* uma *elação, consid*rada *o*ialment* escusa, entre ela e Egi*t*. Tal fei*o </line>
<line> per*it*u que Clitemnest*a continuasse a gov*rnar o *eu povo - o *ue *á fazia ocasionalment* </line>
</par>
<par>
<line> na ausên*ia do *e* marido e* momen*os d* guerra - agora na </line>
<line> compan*i* de *eu amante </line>
</par>
<par>
<line> *gist*; um hom*m aparentemente sensíve*, qu* se dedicava *s*enci*lmente *ns*rum*ntos a </line>
<line> musicais e, po*tanto, ligado à esf*ra do prazer. </line>
<line> A c*na retrata, assim, *ma dupla ilici*u*e de Clitemnest*a - sua atuaçã* no c*ime do </line>
<line> mari*o e su* *elação libidinosa com Eg*sto - face os *adrõe* *e com*ortamento des*jados à </line>
<line> mulher *teniense. Ao mesmo tempo, expõe a ap*rente fragilid*de de um homem grego, ao se </line>
</par>
<par>
<line> manter recluso no amb**nte **méstico, eximindo-se da* ob**gaçõ*s de defesa da polis </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> posição significada aos homens </line>
<line> gregos - ser e </line>
<line> coma*da*o </line>
<line> *or u*a mulher que, em*o*a </line>
</par>
<par>
<line> rainha, e*a ta*bém sua amante. </line>
</par>
<par>
<line> Os registros imagé*icos remanescentes </line>
<line> da Grécia *ntiga, *m *s*ecial os va*os </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> cerâmica gregos, c*mpõem </line>
<line> um arc**ouço de d*s*ursividad*s, pro**zindo um efeito de </line>
</par>
<par>
<line> un*d*de cultural que ressoa, em </line>
<line> *ert* medida, na </line>
<line> contemporaneid*de. Pr*sentes *os dias </line>
</par>
<par>
<line> *tuais, esses registros constituem </line>
<line> fontes </line>
<line> históricas que possibilit*m </line>
<line> a compreensão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> a*gumas e*pe*ifici*a**s d* soc*edade grega. </line>
<line> Os vasos gregos, no dec*rrer *os tempos, e*tra*ol*r*m os usos cotidianos e/ou obje*os </line>
<line> d* o*na*enta**o n* Grécia antig*. A sua **levânc*a na cult*ra *ciden*al se marca, inclusive, </line>
<line> n* p**cificação desse* obj*tos no merc*do de antiguidades, torna*do-*e p*ças valiosas, como </line>
<line> afir*a Francis*o (2012). Send* assim, materializados em image*s pin*adas n*sse* objetos </line>
<line> hoje **liosos, t*is d*scursos atuam *omo redes de mem*ria para os su*eitos c*ntempor**eos, </line>
</par>
<par>
<line> permi*indo-nos pensar </line>
<line> acer*a dos *en*i*os qu* </line>
<line> re*erberam na atuali*ade, por **io de </line>
<line> *m a </line>
</par>
<par>
<line> memó**a do dizer, em det*im*nto* de *utro* que *ão s*lenciado* ao l*ngo dos tempos. </line>
<line> *egu*do Pêcheux ([198*] 19*0), as redes de mem*ria são re*ultantes de p*o*essos de </line>
</par>
<par>
<line> deses*ruturação-reestru*uraçã* </line>
<line> na trajetória </line>
<line> d*s sentidos ao longo d** tempos. *sso p**que, </line>
</par>
<par>
<line> segund* o aut*r, é n* batim*nto </line>
<line> contín*o en*re a*ualidade e memória q*e *s se*tid** são </line>
</par>
<par>
<line> r*to*ado* e, assim, sem*re p*ssíve** de se t*rnarem outr*s, </line>
<line> vist* que s* i**crevem </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> condiç*** de pr*dução esp**íficas de s*u tempo. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 1*, n. 3, *r*. 11, p. 182-*9*, *ar. 2020 </line>
<line> ww*4.fsanet.c*m.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Mulheres de/em Atenas? Um imag*nário *e mulher n* *tuali*ad* </line>
<line> 189 </line>
</par>
<par>
<line> A pensar nos efe*tos d*ssas *iscursivida*es *ue se materializa* nesses vasos para ** </line>
<line> sujeitos contempo*âneos, pr*pomos *ma anális* do discurso ace*ca da música Mul**res de </line>
</par>
<par>
<line> Atenas, d* Chic* B**rqu*, v*s** </line>
<line> que, * nos** *ensar, possibili*am um imaginário de mulh** </line>
</par>
<par>
<line> na atualidade. </line>
</par>
<par>
<line> 3 *ESULTADOS E D*SCUSSÕES </line>
<line> *.1 Mulhe*es de Atenas: *m imaginário do feminino *ue ressoa na a**alidade </line>
<line> Ao estabelece* o quadro epistemológico *a An**ise do d*scurso, Pêcheux aten*ou para </line>
<line> o papel da exteri*ridade na relaç*o qu* se cons*itui entre o suj*i** e a língua, tr*zendo as suas </line>
</par>
<par>
<line> marcas n* processo discursivo. Para tanto, a </line>
<line> noção de condiç*e* de produção é um </line>
<line> *os </line>
</par>
<par>
<line> pressupos**s </line>
<line> *as*lare* </line>
<line> *a Análise de discurso, *is*o que Pêcheux ([1975] 2010) </line>
<line> col*ca </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> *ogo as relaç*es entr* s*jeitos numa determinação his*ór*ca específic* e a* s*tuações e* que </line>
<line> se encont**m envo**i*os na produçã* do dizer. </line>
</par>
<par>
<line> Nessa relação, co*t*xto * </line>
<line> sócio-**stórico interfere na regulari*açã* dos se*tido* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sere* *e*roduzidos, como também as posições que *s *ujeitos o*upam p*s*ibilita* d*ferentes </line>
<line> *feitos de se*tidos. Iss* porque, se*undo Pêcheux ([1981] 200*), é pe** **trelaça*ento entre </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> l*ngu* e a *istória que os sentid*s são a**alizados, sendo </line>
<line> sempre passí*eis de se tornarem </line>
</par>
<par>
<line> outros. **ndo ass*m, toman** e* </line>
<line> a*enção às cond*ções de p*oduçã* e*pe*í*icas </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> **zeres/sentidos *ob*e a mulhe* </line>
<line> ateniense que se materializ*ram *os vas*s *e c*râmica aqui </line>
</par>
<par>
<line> anal*s*dos, nos ate*emos nos sent**os </line>
<line> que s* marcam n** *equências di*c**siv** (SD) </line>
</par>
<par>
<line> p*esentes na músic* de *hico Buarqu*, cantada por el* em 1976, e ainda disponível ** mídia </line>
<line> o*l*ne4, *m a*usão a essas mulheres. </line>
<line> SD: Mulh*res de Atenas </line>
</par>
<par>
<line> Mirem-se no exemplo </line>
<line> *i*em-se no ex*mplo </line>
</par>
<par>
<line> Daque*as mulheres de *tenas </line>
<line> Daque**s mulheres de At*nas: </line>
</par>
<par>
<line> Vivem pros se*s m*rido* </line>
<line> Geram pros seus maridos </line>
</par>
<par>
<line> Orgul*o * raça de Atenas </line>
<line> Os novos filhos de Atena* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 4 </row>
</column>
<column>
<row> Em es*ecial em um dos *a**is de vídeos di*po*íveis ** r*de mundia* de compu*adores, You*ube, pod**os </row>
</column>
</par>
<par>
<line> o*s*rvar a relevâ*cia *es*a temática na atual**ade, </line>
<line> visto que o cli*e musical conta c*m uma vasta li*ta de </line>
</par>
<par>
<line> es*ec*adores ao lo*go do* anos. Para maiore* in*ormações, sugerimos uma aten*ão espe*ial em </line>
<line> <https://www.youtube </line>
<line> https://www.youtube.com/*es*lt*?search_query=mulheres+de+atenas+chico+buar*ue.com/resu*ts?sear**_query </line>
<line> =mulheres+de+atenas+c*ic*+buarque>. Acess* e* 14 no* 20*9. </line>
<line> Rev. FSA, T*resina *I, v. 17, n. 3, art. 11, *. 1*2-195, mar. 2**0 www*.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. *. D*róz </line>
<line> 19* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Qua*do amadas, se perf*mam </row>
<row> Se banh*m com leite, s* arr*mam </row>
<row> Suas melenas </row>
<row> Quando fustigadas não c*ora* </row>
<row> Se ajoelham, pedem imploram </row>
<row> Mais duras penas; *adenas </row>
<row> Mi*e*-se no exe*p*o </row>
<row> Daquel*s mulheres de *tenas </row>
<row> Sofr** pros seu* m*rido* </row>
<row> Poder e força *e Atenas </row>
<row> Quan*o eles em*arcam soldados </row>
<row> Elas tecem l*ngos bordados </row>
<row> Mil *uar*nt*nas </row>
<row> E quando eles vol*am, sede*to* </row>
<row> Qu*re* arrancar, violentos </row>
<row> Carícia* p*en*s, obscen*s </row>
<row> Mirem-se no exemplo </row>
<row> Da*uel*s mu*h*res de Atenas </row>
<row> *es*em-se pro* marido* </row>
<row> *ravos gu*r*eiros de Ate*as </row>
</column>
<column>
<row> Elas não têm gosto o* *ontade </row>
<row> Nem d*feito, nem qual*dade </row>
<row> T*m me*o apenas </row>
<row> Não tem sonhos, só t*m </row>
<row> *ressá*ios </row>
<row> * seu homem, mare*, nau*rágios </row>
<row> Linda* siren**, mor*n** </row>
<row> *irem-*e no *x*mplo </row>
<row> *aquelas mulheres *e Aten*s </row>
<row> Temem por seus maridos </row>
<row> Heróis e amantes de A*enas </row>
<row> *s j*vens viúvas mar*adas </row>
<row> E a* gestan*es a*an*onadas </row>
<row> Não fazem cen*s </row>
<row> Vest*m-se de negro, se encolhem </row>
<row> Se conformam e s* recolhem </row>
<row> Às suas novenas, seren*s </row>
<row> Mir**-se no exemplo </row>
<row> Daquelas mulhere* de Atenas </row>
<row> Secam por seus maridos </row>
<row> Orgulho e raça de At*nas </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Quando ele* se ent*pem *e vin** </line>
<line> Co*tum** buscar u* carinho </line>
<line> D* outras falenas </line>
<line> Mas no fim da noite, aos pedaços </line>
<line> Quase sempr* voltam pros b**ços </line>
<line> D* suas pequenas, *elenas </line>
<line> Na música, observamos que o *iscur** no imperat*vo - "Mi*em-se" - c**voca *s </line>
<line> mulheres contemp*râneas a sere* imaginariamente como as aten***ses, comumen** </line>
</par>
<par>
<line> significadas como recata*a* e subm*ssas ao m*ri*o. Sob </line>
<line> esse contexto, a can*ão reitera os </line>
</par>
<par>
<line> sentidos para o casa*ento como * luga* *a realização fe*inina, e ressalta a resiliência </line>
<line> d*sejada à mu*her que está sempre *ronta a satisfa*er * *eu companheir* e a cumprir o papel </line>
</par>
<par>
<line> que *he é hi*tori*ament* cabido: a </line>
<line> procriação. Out*o *tributo </line>
<line> desejado </line>
<line> às a*enienses, e </line>
</par>
<par>
<line> reproduzidos na ca*çã*, é a beleza fe*inina, t*ndo como </line>
<line> padrão esté*ic* *elena que, *el* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. *7, n. 3, art. 11, p. 182-195, mar. 2020 </line>
<line> *w*4.f*anet.c*m.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Mul*eres de/em Atenas? U* *mag*n*rio de mulh*r na *tualidade </line>
<line> 1*1 </line>
</par>
<par>
<line> mitologia, foi consi*era*a a mulher mai* bonit* d* Grécia, supostamente *esp*nsável pela </line>
<line> Guerra de Troia. </line>
</par>
<par>
<line> Fa*e uma *id* de alien*ção, dedicad* ao prazer masc*li*o e a *armonia no *ar, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> a*sênc*a do companheiro é, mais uma ve*, mo*ivo *e rec*t*, lament* e se consola* na </line>
<line> religi*sidade; d*a*te desses a**ibutos, a mulhe* é significada, assi*, como virtu*sa. </line>
<line> E* *lusão aos homens atenien*es - "bravo*, *uerreiro*, v*le*tes" - em s*a* lut*s para </line>
<line> estabele*imento do seu povo, a música reitera, ain*a, a b*aveza e a força bruta su***tam*nte </line>
<line> c*nstitutiva do h*m*m. P*r essa via, observamos que a canção, em certa med*d*, possibilita a </line>
<line> reprodução d*s sentidos a*erca *a va*orização masculina em vi*ta de s*a pos*ção comu*ente </line>
<line> s*gnificada *e pr**edor *a famíl*a, *os*a *uma em *etri*ento *e uma posição inferior**ada, </line>
<line> vi*t* que subservi*nte, à mul*er na estrut*ra social. </line>
<line> S*gundo Pêcheux ([1983]1999), os *entido* são *strutur*dos nu*a r*lação ent*e </line>
<line> atualidade e m*mória, fazendo com que *s sen*idos in*rentes à ideolo*ia dominante sejam </line>
</par>
<par>
<line> repro*uzidos, **quan*o se*tidos </line>
<line> outros são **lenciados. A posição da (e para a) m*lher n* </line>
</par>
<par>
<line> s*io social não ficou alhe** a essas quest*es ideológicas. </line>
</par>
<par>
<line> No início do século XX, as lut*s feminist** por equidade d* di**itos, aliadas </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> ne*essidade da </line>
<line> en*r*da </line>
<line> *as **lh*res n* mer*ado *e traba*ho pa** suprir as *e*an*as </line>
</par>
<par>
<line> inerentes a* pe*íod* de guerras no *enário mundial, possibil*taram uma no*a reco*figuração </line>
</par>
<par>
<line> d* l*gar da m*lher no </line>
<line> seio socia*. N* entanto, justamente *o </line>
<line> *ós-guer*a - momento *e </line>
</par>
<par>
<line> reconst*ução **s na*õe* - flo*e**em os discursos ac*rca da mulher dona *e casa, dando v*zão </line>
<line> ao d*to baby boo**. </line>
<line> Ao longo dos tempos, a desco*tinu*dade *a mulh*r no m*rcado de trabalho, m*i*as </line>
</par>
<par>
<line> vezes em </line>
<line> de**cordo </line>
<line> com a* qu*stões famili*res, *e*erm**ou </line>
<line> alg*ns fatores que </line>
</par>
<par>
<line> comprometeram a a*censão femin*na nes*e *u*do competitivo, *ma v** qu* muitas mulheres </line>
</par>
<par>
<line> se limitavam (e m*itas ainda se lim*tam) </line>
<line> ao trabalho **m temp* parcial par* </line>
<line> at*nder aos </line>
</par>
<par>
<line> filho*, serv*ços dom*sticos, marido. Co*di*ão essa que a co*oca, p** con*eguinte, *m situaçã* </line>
</par>
<par>
<line> de in**rde*endência ao hom*m, reiterando o **pel mascul*no </line>
<line> de provedor da família, como </line>
</par>
<par>
<line> *firma *il*eira (*016); prátic*s qu* têm em sua gê*ese resquíc*os do autoritaris*o ineren*e a </line>
<line> uma *oc**dade patriarcal. </line>
</par>
<par>
<line> * ca**ão Mu*heres de Atena* *oi constituí*a em um </line>
<line> período contur*ado da *olítica </line>
</par>
<par>
<line> *rasileira, R*gime dita*orial mil*tar, cujo </line>
<line> con*role *os *izer*s, e prát*cas, **opo*c*on*vam </line>
</par>
<par>
<line> discu*sos *etafóricos p*stos em </line>
<line> circulação por meio de panfletos, *orna*s até festivais e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 5 </row>
</column>
<column>
<row> Termo des*gna** *elo aumento c*nsiderável de nascimentos, em especial nos EUA, após a Segund* Guerra </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Mund*al. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, T*r*si*a PI, v. 17, n. 3, art. 1*, p. 182-195, ma*. 2020 </line>
<line> w**4.fsan*t.com.b*/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. P. Daróz </line>
<line> 192 </line>
</par>
<par>
<line> música. </line>
<line> S ob </line>
<line> e*se co*texto, </line>
<line> va** ressaltar que há disc*ssõe* </line>
<line> acerca de </line>
<line> u* a </line>
</par>
<par>
<line> c*ntraidentificação6 *o cantor (e com*osi*or) </line>
<line> a e*ses sentidos sobr* a *ulher, por ele </line>
</par>
<par>
<line> cantado*, send* a música mar*ada, assim, por **eitos de sentidos inerent** à ir*nia. </line>
<line> Segund* Pêc*eux ([1983] *999, p.33), ess* suposto contr*l* total s*br* o que se diz e </line>
</par>
<par>
<line> se *az é *ma *l*sã* necessári* ao sujeit* pr*gmá*ico fa*e a*s *nseios de </line>
<line> um "mundo </line>
</par>
<par>
<line> semanticamente </line>
<line> es*ab**iza*o", </line>
<line> *ujos sentidos se *arcam por *ma </line>
<line> apar*nte univocidade </line>
</par>
<par>
<line> discursiva. Ilusão esta res*ltante da interpel*ção ideológica co*stitutiva *o*o co*d*ção para </line>
<line> ser suj**to, p*od*zin*o um efeito de *bvi*dade do* *entido* *o* sujeitos discursivos. </line>
<line> Sendo assim, em nosso trabalho **teressa-no* pens*r aqui n*o só os modos de </line>
<line> *onstitui*ão * for**lação do* dizeres, **s também o modo pelo qual esse* dizeres-sentidos </line>
</par>
<par>
<line> *irculam e produzem </line>
<line> d*fer*n*es efeit*s nos sujeitos discursivos, </line>
<line> vi**o *ue, com* corr**ora </line>
</par>
<par>
<line> Orlan*i (200*), é no nível da cir***aç*o que a m*mó*ia se a*ualiza, fazend* inte**ir num jo*o </line>
<line> ininterrupt* ent** os s*j*ito* e os sentidos. </line>
<line> Na atualidade, a inte*net *os*ib*lita qu* *a* *e*rodução alcançe *roporcionais </line>
</par>
<par>
<line> in*m***n*v*is, a pen*ar no pú*lico variado, </line>
<line> produ*indo diferen*es *feitos nos </line>
<line> sujeitos a </line>
</par>
<par>
<line> depender d* idade, condição soci*econômica, aces*o * cu*tura, </line>
<line> dentre o*tros fatores. Isso </line>
</par>
<par>
<line> *orque há um e*eito d* linearid**e dos dizeres a*i *m cir*ula*ão, proporc**n*do pelo que </line>
</par>
<par>
<line> O*landi (2006) *esi*n* um* memória m**álica, q*e possib*li*a a distribui*ão </line>
<line> em sér*e de </line>
</par>
<par>
<line> *ete*minados *rodutos (e sentidos), sem ha*er uma estr*tificação em *eu *rocess*, resultando </line>
</par>
<par>
<line> da*i uma t*ssitu*a </line>
<line> d* di*eres c*nstituí** por rede* de filiaçõe*, em apagamento </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> histor*ci*ade iner*nte a e*ses di*cur*os, a esses *uje*tos e esses *ent*dos. </line>
</par>
<par>
<line> D*s*e os *r**ór*ios, a *ú**ca e*erce gran** po*er de </line>
<line> persuasão aos s*j*itos </line>
</par>
<par>
<line> dis**rsivo*. Muita* *ezes seduzidos pela *adência ri*mada da mús*ca, os sujeitos </line>
<line> s*o </line>
</par>
<par>
<line> co**ocados a identificar-se com aqueles *en**dos, reproduzin*o-os. Co*sideram*s que </line>
<line> Mulher*s de Atenas, em circulação ** m*dia onlin*, proporciona *ue os dizeres n*la con*idos </line>
<line> sejam atualiza*os, resu*t*ndo *m processos de identifi*açã*, ou nã*, dos sent*dos a*i </line>
<line> ma*eria*izados. </line>
</par>
<par>
<line> 6 Discurs*vamente pensa*a, a co*traidentifi*a*ão s* realiza quan*o o *ujeito, desde-se*pre in**r**lado </line>
<line> ideologicame*te, confronta dete*mina*os sa*eres da ideologia domi*ante *m sua tomada de posição *o discurso </line>
<line> (INDUR*K*, 2000). </line>
<line> Rev. FS*, Ter*sina, v. *7, n. 3, *rt. 11, p. 18*-195, mar. 20*0 www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Mulheres de/em A*enas? *m imaginário de m*lher na atualidade </line>
<line> 1*3 </line>
</par>
<par>
<line> 4 CONSIDER*Ç*ES FINA*S </line>
</par>
<par>
<line> Os v*sos </line>
<line> greg*s acab*ram por compo* algo do *maginár*o sobre a Grécia an*iga, </line>
</par>
<par>
<line> g*ralme*te significada c*mo berço da civ**ização ocidental, *endo como </line>
<line> base alguns </line>
</par>
<par>
<line> e*emen*os a*tigos, recuperados e preservados nos dias atuais. </line>
</par>
<par>
<line> Dentre os objeto* antigo*, os vasos *r*gos são hoje objetos de c*le*ão, obje*os de ar*e, </line>
<line> font*s *e histó**cas, e concebi*os como pa*r*mônio da *umanidade; val*osos, sobretudo, </line>
<line> como ob**to* di*cursivos que n** auxiliam na co*preens*o do *assado. *o entanto, os modos </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> circ*laç*o des*e* vaso* d* </line>
<line> ce*âmicas em museu* do mundo inteiro possibi**ta*am efeito* </line>
</par>
<par>
<line> de sen*ido* acerca de uma c*ltura *uposta*ent* homo*ênea. </line>
</par>
<par>
<line> A mera </line>
<line> r*pr*dução des*es *izeres /s*ntidos, d*stanc*ado* do contexto *m qu* fora* </line>
</par>
<par>
<line> p*oduzidos, contribui para um ima*inário de povo que, por *eio *e uma memória, r*ssoa nos </line>
<line> dias atuais acerc* de *odos pré-determinado* de ser sujeito na at*alidade. Sob uma ap*r*nte </line>
</par>
<par>
<line> linearid*de, *manam desses *iz*res sentidos </line>
<line> *c*rc* de u*a **iv*cidade *iscu*siva; é o que </line>
</par>
<par>
<line> comumente ocorre n*s d*zeres ace*ca *a mulher ateniense: ***m**sa ao* s*us mari*os </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> reclu*a no a*biente domés**co. </line>
</par>
<par>
<line> *s a**li*es dos vasos, a*ui em*re*ndida*, nos permitiram uma d*snatural*zação </line>
<line> desses d*scursos sobre a mu*her aten*ens* que, *aterializados nesses objetos discur*ivos, </line>
<line> produzem novos modos de ser *ulhe*. A* retratar es*as ativ*dades, *s art*sãos promo**m um </line>
<line> esgarçamento de s*ntidos acerca *a posiçã* da mulher ateniens* sempre submissa, recatada e </line>
<line> p*onta a se*v*r *s seus home*s. </line>
</par>
<par>
<line> Os *asos *e musicista* feminina* d*nunciam uma relaç*o de tensão na* </line>
<line> práti*as </line>
</par>
<par>
<line> sociais, intr*nseca *o l*g*r q*e a m**h** deve (e pode) ocup*r naquela organ*zação s*cial fac* </line>
<line> u** resistência a sistema de *egras ilusoriamente ho*ogêne* na *récia Antiga, abrindo </line>
<line> possibilidades para uma ressignif*c*ção da mul*er n* soc*edade *t*ni*nse, ass*m como traz à </line>
<line> tona as ques*ões *e gên**o. </line>
</par>
<par>
<line> A atuação *e Cli*emn*str* na cena do crim*, </line>
<line> por sua vez, vai de en*o*tro ao </line>
</par>
<par>
<line> imaginário de mulher *ubmissa ao m*rido; ant*s, * *la que, *inda *ue por meios ilícit*s par* </line>
</par>
<par>
<line> *queles </line>
<line> p***ões sociais - * por *eio de um com*ortamento imagina*iamente masculino </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> conso*ida a sua participa*ã* na esfera pública. Da mesm* sorte, a imagem r*trat*da n* vaso </line>
</par>
<par>
<line> ab*e possibilidad*s para uma reconfiguração ** p*s*ç*o masculina *a fig*** de Eg*sto </line>
<line> cuja </line>
</par>
<par>
<line> *ubmiss*o à sua *mant* refl*t* uma *osi*ão supostamente </line>
<line> fragilizada, vist* *ue não foi </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> guerra - ofício **lorizado aos gregos - além de ser comandado por uma mulher. </line>
<line> Re*. F*A, Te*esina PI, v. 17, n. 3, art. 11, p. 182-195, m*r. 2020 www4.f*anet.*om.br/r*vi**a </line>
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<par>
<line> E. P. Dar*z </line>
<line> 194 </line>
</par>
<par>
<line> Com* vim*s na* análises, o* va*os </line>
<line> gregos regi**ram situações e* que mulheres </line>
</par>
<par>
<line> atenienses resist*ram à domi*ação masculina, possib*lita*d* **a reconfiguração d* posição </line>
<line> *a mulher *teniense *aq*ela soci*dade. *o entanto, obser*amos nos dizeres acerca *as </line>
</par>
<par>
<line> ate*ienses *et*ma*os nos *ias </line>
<line> a*uais, f*gura-se, sobretud*, o imaginár*o *e feminino cuja </line>
</par>
<par>
<line> fra**lidade, beleza e subserviência const**uem *s seus mais *el**antes atribu*os. Sent**os </line>
<line> esses ancorados numa re*a**o de super*oridade d* homem em re*a*ão à mulher na atualidade. </line>
<line> Em sua obra As *ormas do silêncio no movi*ento *os senti***, Orla*di (2007) aponta </line>
</par>
<par>
<line> para o silênci* const*tutivo, o que emerge em face </line>
<line> de uma esc*lha </line>
<line> de </line>
<line> palavras pré- </line>
</par>
<par>
<line> de*erminad* </line>
<line> *deologicamente por *eio </line>
<line> de fili*çõ*s a determinados </line>
<line> sentidos. Para a autor*, </line>
</par>
<par>
<line> p**a se dize* X, é prec*s* *ala* Y, ou seja, pa*a que *eterminados sentidos sejam *itos, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> co*st**ut*vo da o*dem da língua que sentidos ou*ros sejam s**en*iados. </line>
</par>
<par>
<line> Ao *mpreendermos *ma aná*is* discursi*a *cerca dos *e*t*dos sobre a *ulher que se </line>
<line> materiali** nos *izeres que se materiali*am *m Mulheres ** A*ena*, *u*camo* uma *eflex*o </line>
<line> *cerca do papel da memór*a na regula*iza*ã* /legitima*ão de *m imaginári* do femini*o que </line>
<line> ressoa *m n*ssos dias, tendo em vista os m*dos de ci**ulação desses *i*eres e os seus efeitos </line>
<line> n*s sujeit** contemporâneo*. Nesse gesto, buscamos, ainda, um repe*sar dos di*curso* *obre </line>
</par>
<par>
<line> a mu*her nat*rali*a**s, na medida em </line>
<line> que *stão, </line>
<line> *e um *odo *eral, intima*e*t* ligados a </line>
</par>
<par>
<line> questões *ntima*, *n*rentes à sua subjetividade, num mundo em que, ainda, ho*ens detêm o </line>
</par>
<par>
<line> *ode* da palavra insi*t*m e </line>
<line> e* *in*m*zar as *emandas femininas </line>
<line> para, as*im, assujeitá-las. </line>
</par>
<par>
<line> Dessa forma, pe*samos *esnatura*i**r *s s*n*i*os sobre a mulher, conceb**os a *artir *e uma </line>
</par>
<par>
<line> ide*lização e q*e perdu*am aos *ias </line>
<line> atuais, par* </line>
<line> assim deslocarmos das qu*stões fe*inina* </line>
</par>
<par>
<line> nos objetos discu*sivos, para o o*jeto d*s *uestõ*s ac***a do feminino n* atualidade. </line>
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<line> Como Referenciar e*te *rtigo, conforme ABNT: </line>
<line> *ARÓZ, E. P. M**here* *e/em Atenas? Um *maginári* de m*lher na *tualidade. Re*. FSA, *eres**a, </line>
<line> *.17, n. 3, art. *1, p. 1*2-195, *ar. 2020. </line>
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<line> Contri*uição dos Autores </line>
<line> E. P. Daróz </line>
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<line> 1) c*nce*ção e *laneja*ento. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise * interpre*ação d*s dados. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) e*aboração d* *as*u*ho ou *a revisão *r*tic* do co*teúdo. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) *a*ticip*ção *a aprovação da versão f*nal do ma*uscrito. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. *7, *. 3, art. 11, p. 182-195, m**. 202* </line>
<line> www*.fsanet.com.*r/re*ista </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)