<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 3, art. 10, p. 166-181, *a*. 20*0
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*0.17.3.10
</line>
</par><par>
<line>
* Logística Reversa de Pneus: Estu*o *e Caso de u*a E*presa ** Reciclagem
</line>
<line>
Th* *everse Tire *ogistics: Ca*e Stu*y *f a Recycl*ng Company
</line>
</par><par>
<line>
Ma**os de *liveira M*rai*
</line>
<line>
Pós-Do*t*rado em *ngenharia de Produç*o p*la Universidad* **ulista UN*P
</line>
<line>
Doutor em Enge*haria de P*odução pela *niversidade Pau*is*a UNIP
</line>
<line>
Professo* do Serviç* Na*ional de **rendiz*ge* Industrial *E**I
</line>
<line>
E-mail: m*rcostecnologia@*g.*om.br
</line>
<line>
Gabr*el Alves Mor*is
</line>
<line>
Consultor em Ge*tão *a Qualidade
</line>
<line>
E-*ail: *mo*cons*ltoria@gm*il.*o*
</line>
<line>
Pedro Lui* de O*iveira Costa N*to
</line>
<line>
Doutor em Engenharia de Prod*ção pela Univer*i*a*e *e S*o Pau*o US*
</line>
<line>
*rofessor na Univ*r*idad* Paulista U*IP
</line>
<line>
E-mail: **d*oluiz@plocn.com
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: Marco* d* Oliveira **r*is
</line>
<line>
E*itor-Che*e: Dr. Tonny K**ley de Al*ncar
</line>
</par><par>
<line>
Un*versidad* Paul*sta UNIP - R*a Dr. Bace*ar 131*,
</line>
<line>
Rodrigue*
</line>
</par><par>
<line>
*ila Cleme*tino - CEP: 04026-*02, S*o *aulo - SP,
</line>
</par><par>
<line>
Brasil.
</line>
<line>
Artig* r*cebido *m 07/10/2**9. Últi*a
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Gab*iel Al**s Morais
</line>
<line>
recebida em 19/12/*019. Apro*ado em 20/12/2019.
</line>
</par><par>
<line>
Rua das Es*adas, 6* -, S*o Paulo - CE* 04473-010, *P,
</line>
</par><par>
<line>
Sã* P*ulo - *P, Brasil.
</line>
<line>
Aval*ado pelo sistema Trip*e Review: D*sk R*v*ew a)
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço: Pedro Luiz de O*iveira Cos*a N**o
</line>
<line>
pelo E*itor-C*efe; e b) *o*ble B*ind Review
</line>
</par><par>
<line>
Univer*ida*e Paulista UNIP - *ua Dr. Bacelar 131*,
</line>
<line>
(a**li*ção cega p*r dois avali*dor*s da área).
</line>
</par><par>
<line>
Vil* Clementin* - CEP: 04026-002, São Paulo - SP,
</line>
</par><par>
</page><line>
Bra*il.
</line>
<line>
*ev*são: Gramatical,
</line>
<line>
Normativa e d* Forma*açã*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Logística Reversa de Pne*s: Estudo de *aso *e uma Empr*sa de Reciclagem
</line>
<line>
167
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Co* a adoção d*
</line>
<line>
*ovas metodologias na busca pe*a **es*rvação a**ien*al *
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*ustentab*lidad* organiz*cional, o uso *a *ogísti*a reversa nas organizaçõ*s *a*sa a ser cada
</line>
</par><par>
<line>
*ez mais difundi*a **r* a**iliar na
</line>
<line>
gest*o dos resíduos ger*do* prin*ipalmen*e após
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ut*lizaçã* de produtos de bens e consumo, sejam ele* *ólidos, líquido* ou gasosos gerados nas
</line>
<line>
in*ú*trias. A l*gística r*v*r*a torna-se uma ferramenta de ex*rema rel*v*ncia para o meio
</line>
</par><par>
<line>
ambi*nte com* f*rma de gerenciamento dos *esí*uos, dando a *le* a destinaç*o correta.
</line>
<line>
N*
</line>
</par><par>
<line>
presen*e *rt**o fo* u*i**zada a m*tod*l**ia d* est*d* de ca*o, o qu* possibili*o* *nalisa* uma
</line>
<line>
or*anizaç** q*e implemen*a e utiliza a logística re*ersa em suas operações para gerar r*nda,
</line>
<line>
realizar ações sociais *em como auxiliar nas questões de m*io amb*ente, reduzindo o acúm*lo
</line>
<line>
de mate*iai* desca*t*dos i*regularmente e que afe**m o e*o sistema.
</line>
<line>
P*lavra Chave: L*gística Reversa. Reciclagem de Pneus. M**o Ambiente
</line>
<line>
ABSTRA*T
</line>
</par><par>
<line>
With the adoption
</line>
<line>
o* new me*hodologies in the *ursuit of environmental pres*rvatio* and
</line>
</par><par>
<line>
*rganizational sustai*abilit*, the use of r*verse logi*tics *n org*nizat*ons is becoming more
</line>
<line>
wi*espread, helping to *an*ge waste gene*ated mainly after th* use of solid *nd liquid good*
</line>
<line>
and consumpti*n products. or gaseo** generated in *he industrie*. Reverse logistics be*o*es
</line>
<line>
a to*l *f extreme relevance t* the envir*nment as a way of wa*te m*n**ement, giving th*m
</line>
<line>
the c*rrect des*inatio*. In this article we used *he *a*e st*dy method*logy which allow*d u*
</line>
<line>
to an*lyze an orga*iz*tion *hat impl*me*ts and uses reve**e logist**s in its operat*o*s,
</line>
<line>
generati*g in*om*, *ocial actions as *e*l as helping in environme*tal issues r*ducing the
</line>
<line>
ac*umulati*n of irregu*ar*y di*posed *aterials aff*cting *he environment. eco *yste*.
</line>
<line>
Ke* Wor*: Reverse Log*stics. T*re Re*y*ling. Enviro*m*nt.
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FSA, T*resina PI, *. 17, n. 10, p. 16*-181, mar. *020
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. O. M*rais, G. A. Mor*is, P. L. O. Co*ta Neto.
</line>
<line>
168
</line>
</par><par>
<line>
1. INTRODUÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
*m dos grande* problem*s
</line>
<line>
da atualidade está relacionado ao *escarte
</line>
<line>
in*orret* *os
</line>
</par><par>
<line>
*esíduos, princ*palmen** *s
</line>
<line>
indu*trializ*dos e, em especial,
</line>
<line>
o* pneu* u*ilizad*s *os *eíc*los
</line>
</par><par>
<line>
d* u* modo geral, proporcionando gran*es volumes de m**eriais e alto tem*o de degrada*ão,
</line>
<line>
p*ssand* * s*r um assunt* de extrem* relevância e di*cu*são nos dias de hoje.
</line>
<line>
Para Si*ão (2*11), após * revolução i*dustrial, a* *rganiz*ções se p*eocup*vam
</line>
<line>
apenas na produção, em como p*oduzi* * o quanto pro*uzir, p*r* **r * m*ior l*c*o e o me*or
</line>
</par><par>
<line>
custo pos*íve*. Co**avam como s* os recursos naturais fossem il*mi*ad*s, não tinham e
</line>
</par><par>
<line>
nenhum control* a respeito d*s resíduos produzido*, o*
</line>
<line>
co*sid*rando como *ma *nev*t**el
</line>
</par><par>
<line>
consequênc*a. *
</line>
<line>
partir de
</line>
<line>
então, ente*de-se que
</line>
<line>
os problema* ec*l*gicos n*o de*em
</line>
<line>
ser
</line>
</par><par>
<line>
tra**do* d* forma isol*d*, mas sim de forma si*têm***, **is
</line>
<line>
são i*terligados, afetando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*adeia produtiva e a sociedade como um t**o.
</line>
</par><par>
<line>
A logísti** r*versa d* pneus va*ia *esd* a **ivida*e *e simpl** revenda at* processos
</line>
</par><par>
<line>
que abrang*m inúmeras
</line>
<line>
**ap*s *omo: *oleta, inspeção, se*aração, re*anuf*tura ou
</line>
</par><par>
<line>
reci**agem, com vis*as à recuper*ção susten*áve* do* m*sm*s, contribuindo **m *s questões
</line>
<line>
de p*e**rvação *mbie*tal * de saúd* públ**a.
</line>
<line>
*or meio do a**ílio d** ferramentas gerenc*ais adm*ni*trativas, * atuação da logí*tica
</line>
</par><par>
<line>
e, prin*ipalmente d* l*gí*tic* reversa,
</line>
<line>
*ossi*ilita reduzi* *s **pactos *egativos que os
</line>
</par><par>
<line>
pr*dutos *á ut*lizados po*sam ca*s*r a* *iste*a.
</line>
<line>
A problemática da pr*duç*o excessiva de *e*ídu*s sól**os contrib*i para * *ispo**ção
</line>
</par><par>
<line>
inad*q*ad*
</line>
<line>
d*stes em lugares não a*ropriados para d**c*rte a*et*ndo
</line>
<line>
* me*o ambiente,
</line>
</par><par>
<line>
p*in*ip*lment* qua*** não há
</line>
<line>
ad*rência pel*s ge*tores industriais de programas de
</line>
</par><par>
<line>
reaproveit*ment*
</line>
<line>
e atendimento
</line>
<line>
a normas que es*abeleçam diretrizes *ara a
</line>
<line>
disposição
</line>
</par><par>
<line>
adeq*ada de re*íduos
</line>
<line>
gerados ind*pe**enteme*t* de sua *ase de c*ncepção (*NO*E;
</line>
</par><par>
<line>
*A*HADO; *IBEIRO 2*16).
</line>
<line>
C*m* o des*arte inadequado *e pneus consti*ui, at**lmen**, u* dos **is grav*s
</line>
<line>
*roblem*s ambientais e de *aú*e pú*li*a no p*ís. * estimado que no Brasil 100 milhõ*s de
</line>
<line>
**e*s velhos estão e*p*lhados em **erros, terrenos b*ldios, rios, r*as e lagos, e a cad* *no,
</line>
<line>
deze*as *e *ilhõ*s de pne*s n*v*s são fa*ricados no país co* um agra**nte, lev**do-se *m
</line>
<line>
consider*ç*o o índic* muito baix* de retorn* de*tes mater*ais para * seu r*u*o,
</line>
<line>
*otencia*izando cad* vez m*is negativamente os impactos *mbientais (A*IP, *017).
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, Teresin*, v. 17, n. 3, *rt. 10, *. 166-181, mar. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Logísti*a Reversa de Pneu*: Estud* *e Cas* de uma Empresa d* Rec*clage*
</line>
<line>
*69
</line>
</par><par>
<line>
2. REFERENCIAL T*ÓRI*O
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Log**tica empres*rial
</line>
</par><par>
<line>
O proc*sso logístico * o *lanejament* com * o**etivo de *ntregar ao client* o produto
</line>
</par><par>
<line>
e/*u ser*iç* na q*alidade e
</line>
<line>
no t*mpo **sej*do ao menor cust* possív*l. Os g*nhos
</line>
</par><par>
<line>
e*t**ordinários resultantes do domínio das ati*idades lo*ísticas *stão *roporcio*a*do
</line>
<line>
a*terações *esse se*or, * um ma**r nú*ero de empre*as ut*li** a logí*t*ca como fa*or
</line>
<line>
*stratégico competitivo (BALLOU, 2009).
</line>
</par><par>
<line>
A logíst**a *mpresari*l * o pro*esso
</line>
<line>
de gerenciar e*trategicame*te a a*u*siç**,
</line>
</par><par>
<line>
m*vimentação e ar**ze*agem de ma**r*ai*, p*ças (prod*tos *e*iac*bado*,
</line>
<line>
acabado* e
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
fl*xos de informações co*relatas), atrav*s
</line>
<line>
da orga*ização e seus
</line>
<line>
*anais de m*rketing,
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
m odo a
</line>
<line>
**der maximizar a* luc*atividade* presentes e futu*as por meio d* atend**ento
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
pedidos a baixo custo. (OLIVEIRA et al., 2006).
</line>
</par><par>
<line>
Ballo* (*009) c*nce*tua *ogística empresarial como u*a das s*luções para
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
problemas organizac*ona*s, o*de é *oss*vel iden*ificar o planeja**nto, a ***hora e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*acilidade co* *ue *s atividade* são desempe*hadas visando o *ucro. Significa *ue a logíst*ca
</line>
</par><par>
<line>
em*resarial nasc* para sati*faz*r o cliente e *onsequent*mente para atin*ir o suce*so
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
empresa. [...] a logística *mpresa*ia* *st*da como * ad*inistração p*de p*over um melhor
</line>
</par><par>
<line>
níve* *e rentabilidade nos *er*iços de distribuição ao* clien*es consu*id*res, através e
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
pl*nejamento, organização e contro*es efe*ivo* p*ra as **ivida*e* de *ovimentaçã*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
armazenagem que visa* fa*ilitar o fluxo de prod*t*s (BALLOU, 2009).
</line>
</par><par>
<line>
Segundo **i*g (*010), as ati**dades *ue envolvem a l*gí*tica pod*m ser divid*das e*
</line>
</par><par>
<line>
dois grupos, sendo
</line>
<line>
elas atividades primárias secundár*as. *s ati*idade* p*imárias *ão *s e
</line>
</par><par>
<line>
mais críticas p*ra o cum**imento da logíst*c*, forne*em o maior cus*o total log*stico, *nde
</line>
</par><par>
<line>
estã* alencados os tran*por*e*, ge*tão
</line>
<line>
de
</line>
<line>
estoq*e* e os
</line>
<line>
proc*ssamentos de pedidos. *á as
</line>
</par><par>
<line>
secundárias desenv*lv*m a f*nç*o de apoio à* atividad*s pri*árias para a obtenção *os n*veis
</line>
<line>
de bens e servi*os *equisita*os *elos clientes externos, qu* são o a*mazenamento, manuseio
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
materiai*, embalagem de p*o*eç*o, programação de *ro*utos e man*te*ção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
informa*ões.
</line>
</par><par>
<line>
W**k* (*010), afirma que a evolução da *ogística ocorr*u pela incorporação de
</line>
</par><par>
<line>
pressup*st*s de outr*s disciplinas administrativas * de enge*har*as, o que * *ran*formou
</line>
<line>
e*
</line>
</par><par>
<line>
u*a matér*a m*lti*uncional q*e perme*a
</line>
<line>
*iv*rsa*
</line>
<line>
áreas da empresa, *om as quais inte*age
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
colabora. Com isso, o se* c*nce*to pode *er i*vest*gado sob *iversas
</line>
<line>
*t*cas dentro do
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. 17, *. 1*, p. 16*-181, mar. 2020
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/*ev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. *. Mor*is, G. *. *or*is, P. L. O. Cos*a Ne*o.
</line>
<line>
170
</line>
</par><par>
<line>
ambiente orga*izacional proporciona**o uma maio* interação dep*rta***tal e pes*oa* na
</line>
<line>
organização.
</line>
<line>
O ge*enciam*nto logíst*co p*rmi*e q*e as org*niza*ões se adequem as s*as operações
</line>
<line>
em meio *s mudan*as no c*clo de vida dos produt*s. É possível perceber que cad* vez mais
</line>
<line>
o* produtos estão co* a vida útil me*or e *om b*ixo *usto de man**enção, tornand*-os mais
</line>
<line>
descartáveis.
</line>
</par><par>
<line>
Is*o contribu* *ara *urgimen*o de novos p*od*tos e o d*senvol*imento de novas o
</line>
<line>
tec*ologias, porém f*zendo *o* *ue *aja *ada v** mais um número ma*or d* *rodutos
</line>
<line>
obsoletos. Nesse sentido, as e*presas precisam de*envolver fe*ramentas d* gerenciamen*o
</line>
<line>
*ogístico *ever**, efici*n*es e ef*cazes que permitam mini*i*a* ***es tr*nstornos.
</line>
<line>
2.2 Logíst*ca reve*sa
</line>
</par><par>
<line>
*ogística reversa é
</line>
<line>
*m ter*o *tilizado nos ambientes i*du*triais e *ue **z pa*te do
</line>
</par><par>
<line>
cotidiano da socie*ade, j* q*e se destina a retorna*
</line>
<line>
às org*niza*ões os produ*o* qu* *ão
</line>
</par><par>
<line>
at*nde* as especificações técnicas ou mesmo a* expe*tativas dos c*iente* e, portanto, dev**
</line>
<line>
fa*er o percurso \r*verso\ das ativi*ades relacionadas à distri*uiçã* *té o processo produtivo,
</line>
<line>
poss*b*lit*ndo a r*utilização do material *m novos pr*cessos. Guarnieri (2**1) entende q*e a
</line>
</par><par>
<line>
logística
</line>
<line>
reversa é uma
</line>
<line>
estratégi* que
</line>
<line>
promove o retorno dos r*síduos após
</line>
<line>
sua venda e
</line>
</par><par>
<line>
c*nsumo ao mercado
</line>
<line>
produ*ivo
</line>
<line>
e/o* de negócios, p*i*, d***or e* ate*ros sani*ários
</line>
</par><par>
<line>
controlados e lixões não é suficiente para *me*izar os atuais problem*s a*bientais.
</line>
<line>
Atualmente, é possí**l obser*** *u* o aume*t* da c*nsciência ec**ógica por *arte do*
</line>
</par><par>
<line>
consum*do*es e da socieda*e na busca por empresas
</line>
<line>
q*e redu*am *eus impactos no m*io
</line>
</par><par>
<line>
ambie*t* tem le*ado algumas org*nizações a adotarem medidas, como pro*etos *e log*stica
</line>
<line>
*eve*sa, visando c*municar *o p*blico-alvo uma image* institucional ecologic*men** correta
</line>
<line>
e ag*ega*do va*or * m*r*a (CA*I*O, 2014).
</line>
<line>
A logís*ica reversa p**erá se* imp**mentada em d*versos se*ores por meio de *cordos
</line>
</par><par>
<line>
*etori*is, regulamentos expedidos *e** poder púb*ico e
</line>
<line>
t*rmos de c*mpro*i*so, bem como
</line>
</par><par>
<line>
pela política da o*ga***ação para
</line>
<line>
o fim
</line>
<line>
de res*onsabilizar, de form* c*mpartil*ada,
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
u*uário* (o* *ro*utores) p*lo
</line>
<line>
cicl*
</line>
<line>
de vida dos pr*duto*. **vaes (20*5) aponta
</line>
<line>
que,
</line>
</par><par>
<line>
indepe*denteme*te do tipo de ind*stria
</line>
<line>
*u **mercialização, a *ircul*ç*o reversa de
</line>
<line>
ben*
</line>
</par><par>
<line>
materi*is está se *ornando uma cresc*nte necessidade.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 17, n. 3, art. 10, p. 166-181, ma*. 2020
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A *ogí*tica Reversa d* Pneu*: E*tudo de C*so de uma Empresa de Re*i*lagem
</line>
<line>
1*1
</line>
</par><par>
<line>
A lo*ís*ica reversa poss*i o objetivo de reap*oveit*r os bens *e c*nsumos já utilizados
</line>
<line>
o* realocá-*os em *o*ais próp*ios, qu*ndo *ão for possível a sua re*t*li*ação e até *esmo
</line>
<line>
*erar r*nda.
</line>
<line>
Nesse sentido, a logís*ic* reversa vem *a*hand* cada ve* ma*s es*aço entre as
</line>
<line>
empres*s que se sentem pre*sionadas a ado*arem atitudes su*tentáveis a fi* d* se encaixarem
</line>
</par><par>
<line>
n* mercado atu*l e d*
</line>
<line>
aderirem m*dida* *trativas e diferenciada* para se des*acare*
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
con*orrência (MAZU*, 2015). Buscar ad*quar-se ao processo de logística r*versa possibil*ta
</line>
</par><par>
<line>
à organização agregar valor logístico, eco**mic* * até mesmo social, além d*
</line>
<line>
po**r, em
</line>
</par><par>
<line>
a*guns casos, reduzir a compra de matéria prima "virgem",
</line>
<line>
substituindo em *ar*e*
</line>
<line>
pel*
</line>
</par><par>
<line>
material reci*l*do.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse s*nti*o, Leite (2009) menciona que essa nov* linha de preocupação com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sus*entab*l*d*de
</line>
<line>
ambient*l t*m se convertido em u* importante **tor de in*e*tivo
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
estr*tura**o de canais
</line>
<line>
de distri*u*ção reversos. A Figura 1 - po*sib*lita identificar as fases
</line>
</par><par>
<line>
*pera*ionais *o proce*so logístico como um todo.
</line>
<line>
Figura 1 - Ciclo logístico
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Leite (2009).
</line>
<line>
Co* a finalidade de red*zir os i*pa*tos ca*s**os *ela *eração destes resíduos, estão
</line>
<line>
sen*o cri*das políti*as p*bl*c*s para instituir o gerenciam*nto *d*qu*do do* *es*duos gerados.
</line>
</par><par>
<line>
*m dos **is rece*tes
</line>
<line>
inst*um*ntos e*tabelecido pelo poder *ú**ico no Brasil par* alc*nçar
</line>
</par><par>
<line>
este o*jetivo é a Política Nacio*al *e R*síduos Sólidos, atravé* da Lei 12.3*5 de agosto
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
2010 (VALDUGA, 2015).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina P*, v. 17, n. 1*, p. 16*-181, mar. 2020 w**4.fsanet.*om.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. O. Mor*is, G. A. Morais, P. L. O. *osta Neto.
</line>
<line>
172
</line>
</par><par>
<line>
* import*nte dest**ar que exi*tem algumas decisõe*
</line>
<line>
gere*ci*i* que e*vo*vem
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
processo de l*gístic* *ever*a nas or**nizações, dentr* el*s: qu*is *ipos *e ma*eri*is podem s*r
</line>
</par><par>
<line>
en*iados no senti*o in*erso da
</line>
<line>
cadeia *e s*primentos; o que *e pode rec*perar, recicl*r *u
</line>
</par><par>
<line>
reutilizar
</line>
<line>
e *omo o
</line>
<line>
valor econômi*o e eco*ógico é determi*ado ao longo do proce**o
</line>
</par><par>
<line>
(GRANT, *013).
</line>
<line>
N**se sentido, *eite (*009) *encio*a que essa n*va l*nha *e preocupação com a
</line>
</par><par>
<line>
s*s*ent*bil**ade a*bi*nta* tem se
</line>
<line>
conv*rti*o
</line>
<line>
em um **porta*te fator de i*centi*o
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
es*r**uração de canais ** *istr*buição re**rsos.
</line>
<line>
Os pro*essos de implantaç*o dos s*st*m*s de log*s**ca revers* permitem *lcançar
</line>
<line>
be*efícios ambientais e econôm*cos, ta*s como red**ão do v*lu*e de descarte, econo*ia de
</line>
</par><par>
<line>
*nerg*a nos process*s
</line>
<line>
d* produção a
</line>
<line>
partir *a matéria prima
</line>
<line>
pu**, diminuição da polu*ção,
</line>
</par><par>
<line>
dimi*uição *a contenç*o de resíduos, au*ento da consciê**ia
</line>
<line>
ecológica e
</line>
<line>
*imin*i**o de
</line>
</par><par>
<line>
*n*i** de m*ter***s para aterros (CA*LEFI, 2017).
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Novae* (*015), a logística *eversa visa r*aproveit*r os ben* de consumos
</line>
</par><par>
<line>
*iversos quando aproveit*mento, a incin**ação e o depósito em loc*is seguros não são o
</line>
<line>
possí*eis, **idando *ara que seus compone*tes não contaminem o sol* e os aquíferos
</line>
</par><par>
<line>
s*per*iciais * subterrâneos. A*s**, há o
</line>
<line>
aumento *a preservação ambien*al e uma maior
</line>
</par><par>
<line>
consciência ecológica.
</line>
</par><par>
<line>
2.3. Logístic* R*versa Pós-Venda
</line>
</par><par>
<line>
* Logística Re**r*a d* pós-v**da é entendida como o r*to*no dos bens por razões
</line>
<line>
moti*adas *entro da pró*ria cad*i* logística direta ou indireta, *st* é, varejistas, *ab*i*antes e
</line>
</par><par>
<line>
di*tribuidores, **m a pos**b*lidade de reu*o ou de reciclagem
</line>
<line>
do mate*i*l, pe*mitin**, além
</line>
</par><par>
<line>
de ganhos financeiros, gan*os r*lacio*ados *o meio
</line>
<line>
**b*ente e ao produto de forma geral,
</line>
</par><par>
<line>
uma vez *u* a organiz*ção ut*l*za esta f*r*amenta pa*a agregar va*or à mesma.
</line>
<line>
* Logístic* Reversa de pós-venda é * áre* ***ecífica *e atuação da l*gís*ic* reversa
</line>
<line>
que se ocupa d* plane**mento, da operação e do contro*e do fluxo físico e das inf**mações
</line>
<line>
*ogísti**s *o*respondente* de bens d* pós-ve*d*, se* u*o ou com p**co uso, que por
</line>
<line>
di*er*ntes mot*vos retornam pelos elos da ca*eia *e dist*i*ui*ão direta (LEITE, 2*0*).
</line>
</par><par>
<line>
Ainda segu*do o mesmo aut**, a logís*ica reve***
</line>
<line>
de pós-venda c*n**ibu* *o
</line>
</par><par>
<line>
ge*enciamento do re*or*o dos produt*s, reduzindo os *xcessos
</line>
<line>
de mercadorias ut**izadas,
</line>
</par><par>
</page><line>
*q*aci*na*do seu retorno e realocando o* estoques excedentes do cliente, *u*iliando t*mbém
</line>
<line>
na red*ção dos custos.
</line>
<line>
*ev. FSA, Teres**a, v. 17, n. 3, art. 10, p. 1*6-181, mar. 2020 www*.fs*net.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Logística Rever*a *e Pneus: Estudo de Caso de uma Empresa de *ecicl*gem
</line>
<line>
173
</line>
</par><par>
<line>
2.4 Logí*t**a reversa de pó*-co*sumo
</line>
</par><par>
<line>
L**t* (2009) afir*a que os
</line>
<line>
b*ns de pós-co*sumo sã* *s be*s
</line>
<line>
*e consumo
</line>
</par><par>
<line>
pro*ria*en*e dito ou seus mater**is constituintes *ue podem ser envi*dos a destino* finais
</line>
<line>
*om*, por exemplo, * inci*eração ou aterro* sa*itários considerados meios *e estoc*gem ou o
</line>
<line>
retorno ao ciclo produtivo por meio do* ca*ai* de desmanche, reciclagem ou reuso.
</line>
<line>
Bens desc*rtáveis "sã* os bens **e apresentam duração de vi*a ú*il média de alg*m*s
</line>
<line>
sem*na*, rarament* superi*r a seis meses" (*E*TE 2009). Sã* *xemp*os desta ca*egoria:
</line>
<line>
pro*u*os, emb*lag*ns, brinquedos, ma*eriais par* escritório, *rti*os cirúrgicos, pilhas de
</line>
<line>
equipamentos el*trô*icos, fraldas, jornais, revistas, pneus e etc.
</line>
<line>
Fi*ura 2 - Logí*t*ca rever*a *ós-venda * Pós-consumo. F*nte Adapta** de Leite (*0*9).
</line>
</par><par>
<line>
Par* Tadeu et al. (20*2) o conceito d* Logísti*a Reversa engloba a essênci*
</line>
</par><par>
<line>
tradicional de lo*íst*ca *mpresarial, porém ag*egando
</line>
<line>
*m c*nj*nt* de operações e ações
</line>
</par><par>
<line>
ligadas *u* pe*mitem um* maior interação em tod* a ca*eia *r*dutiva da org*ni*ação, des*e
</line>
</par><par>
<line>
a redu**o dos ins*m*s primários *té a destinação final **rreta de pro*utos, materiai*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Te*esina PI, v. 17, n. 10, p. 166-181, ma*. 2*20 www*.fsa*et.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. O. *orais, G. A. Mora*s, P. L. O. C**ta N*t*.
</line>
<line>
**4
</line>
</par><par>
<line>
emb*lag*n* com o *eu consecutivo re*íduo, r*ciclagem e produção de energia, possibilita*do
</line>
<line>
ga*ho* para a organiza*ão bem c*mo para * soc*ed*de como um todo.
</line>
<line>
2.5 Log*stica *eversa de pneus
</line>
<line>
A expansão da logística *eversa se deve ao aumento da qua*tida** de leis que proíbem
</line>
</par><par>
<line>
o descarte i*adequado de produtos e incentivam a reciclagem de r*cipientes, ou s*ja,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
lo*íst*ca re**rs* con**ui o cicl*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
vida do *roduto, pois tem por finalidade fazer com o
</line>
</par><par>
<line>
mesmo tenha a de*tinação fina* *orre*a, consequente*ente favorecendo as questões soc*ais e
</line>
<line>
a**ientais (SA*TOS; B*TINHA; **AL, 20*3).
</line>
<line>
Um dos grandes pro*lemas ambien*ais na atualidade está no desc***e dos pneus, v**to
</line>
<line>
que cada vez mais veícul*s *ão pro*uzidos a*me*tando exponencialment* o descarte irregular
</line>
<line>
deste produ*o.
</line>
</par><par>
<line>
De modo g*ral,
</line>
<line>
o **rcado
</line>
<line>
de produç*o de pneus é dominado
</line>
<line>
por um conju*to
</line>
</par><par>
<line>
específ*co de empresas mult*nacionais resp*ns**eis pela
</line>
<line>
desti*ação final (SILVA
</line>
<line>
et al.,
</line>
</par><par>
<line>
*004).
</line>
</par><par>
<line>
Em *ompa*ação a* terceiro trimestre de 2*1*, as vendas de pneus de p*sseio
</line>
</par><par>
<line>
aumentaram em 10,3% em 201*, im*ulsionado p*las exp*rtações e
</line>
<line>
venda a mon*ad**as.
</line>
</par><par>
<line>
Neste a*o, 1.*54.967 pneu* foram *omercializados para o mer*a*o e*terno *on*ra os
</line>
<line>
1.207.20* de 2016, um crescim**to d* 2*,3% (ANIP, 2017).
</line>
<line>
*s pn*us de carga t*veram um aumento gera* de v*ndas de 9,7%, com *estaq*e *ara a
</line>
<line>
comercializaçã* par* montadoras, que cresceu passa*do de *93.*57 unida*es comercia*izadas
</line>
<line>
no ano p*ss*do p*ra 250.506, r*pr*s*ntan*o um aumento de 29,3% no período (*NI*, 201*).
</line>
<line>
A imp*r*ância d* questão da d*stinação *e pneus é *ã* grande que **i criada em 200*
</line>
<line>
pelos seus princip*is fabrica*tes (**idgestone, Goodyear, Mich*lin, Pire**ie a Conti*e*ta*), a
</line>
</par><par>
<line>
Recic*a*ip, e*tidade sem fins *ucrativos cuja missão é
</line>
<line>
administrar o *roc*sso de coleta
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
destina*** de p*eus i*servíveis em to*a* as *egiões do Brasil (RECICLANIP, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
A Figura 3 il*s*ra as fases do ciclo de vida d*
</line>
<line>
pneu desde s*a pro*uçã* até sua
</line>
</par><par>
<line>
destinação final, *endo c*iado *m
</line>
<line>
novo
</line>
<line>
pr*duto q*e retroali*ent* *oda a *adeia e* q*e s*
</line>
</par><par>
<line>
e*tá ins*rida.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FS*, Teresina, v. 17, n. 3, art. 10, p. **6-181, m*r. *020
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Logí*tica Rever*a de Pneus: Estudo de Caso de *ma Empr*sa d* Recicla*em
</line>
<line>
175
</line>
</par><par>
<line>
*ig*ra 3 - Ciclo *e vida do Pneu.
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Adaptado RECICLAN*P (201*).
</line>
<line>
É relev*nte mencionar q*e uma das formas mais comu*s de rea**ovei*ar p*eus ao fim
</line>
<line>
de sua v**a útil é como combustível em ind*stria* d* cimento, possibilitand* *ma redução na*
</line>
<line>
questões energéticas e de prevenção ambie*tal. As prin**pais destinaç*es ** pneus ao final de
</line>
<line>
*ua vida útil sã*: c*mb*st**el *lter*ati*o em *ornos d* cime**eiras, pro*u*ão *e percintas,
</line>
<line>
so*a d* cal*ados e artefa*os de borracha (tapetes de *utomóveis, p*so de q*adras espor*i*as e
</line>
</par><par>
<line>
asf*lto-borracha)
</line>
<line>
bem
</line>
<line>
c*m*,
</line>
<line>
recentemente,
</line>
<line>
a
</line>
<line>
fabr*c*ção
</line>
<line>
de
</line>
<line>
p*odutos
</line>
<line>
ar*esanais
</line>
</par><par>
<line>
(R*CICL**IP, 2*16).
</line>
<line>
*. MET*D**OGIA
</line>
<line>
Para Gil (1999), * pesquisa tem um ca*áter pragmát*co, é um p*ocesso for**l e
</line>
</par><par>
<line>
sistemático de desenvo*vime*to do *étodo *ient*fico. O objetivo fun*a*ental da pesq**sa
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
descob*ir *espostas par* pro*l*mas **diant* o emprego de procedimentos cien*íficos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teres*n* P*, v. 17, n. 10, p. 166-181, *ar. 2**0
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. O. Morai*, G. A. Morais, P. L. O. Cos*a Neto.
</line>
<line>
176
</line>
</par><par>
<line>
A pesq**sa exp*oratória é i*di*ada em situaçõ*s que *e visa p*oporcionar maio*
</line>
</par><par>
<line>
fa*iliaridade co* o pro**ema *om vista* a
</line>
<line>
torná-lo
</line>
<line>
*xplí**to o* a construir hip*teses.
</line>
</par><par>
<line>
Assume, e* *eral, as for*as de pesquisas bibliográfic*s e est*do* de
</line>
<line>
ca*o (SILVA;
</line>
</par><par>
<line>
MEN*ZES, *001).
</line>
</par><par>
<line>
Sendo as*im, pesquisa *ibliográfica, de a*ordo com *il apu* Si**a e Menezes (2001),
</line>
<line>
é "*la**rada * partir de mate**al já publica*o, constituído princi*almen*e de livr*s, artigos de
</line>
<line>
*eriódico* e atualme*te com mater*al di*po*ibil*zado na *nte**et."
</line>
<line>
S*g*nd* Yin (2005) d*fin* "estudo de cas*" com base nas características do
</line>
<line>
fenômen* em es*udo e com base em um conjunto de *ara***rísticas ass*ciadas ao processo de
</line>
</par><par>
<line>
recolhimento
</line>
<line>
de dados e às estratégia* de análise d*s mes*os. Pa*a *ss* autor, o estudo
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
caso é um p*ocess* *e inve*tigaç*o emp*rica com o qual se pretende *stud*r um fenô**no
</line>
<line>
contemporâneo no c*ntex*o real em qu* es*e ocorre, sendo partic*larmente ade*uad* ao se*
</line>
<line>
uso quando as fron*e*ras entre o fenômeno e* estu*o e o context* em que ele oco**e não são
</line>
<line>
claramente evide**es.
</line>
<line>
4. *ESULTADOS * DIS*USSÃO
</line>
</par><par>
<line>
A e*presa obje*o desta pesqui*a *isa o re*pr*veitamento de
</line>
<line>
*neu* in*t*li*ados que
</line>
</par><par>
<line>
es*ejam espa*ha*os p*lo mun*cí*i* de São Paulo ou recolhidos de borrach*ri**, cen*r*s
</line>
<line>
automotivos, et*., permitin*o assim *oletar matéria prima para a realização de se*s produtos.
</line>
</par><par>
<line>
Constit*ída em 1982, empres* vem atuand* n* mer*a*o de reciclagem ** pne*s a
</line>
<line>
*nse*víveis e resí*uos *e borra**a, de for** a *tender as legislações ambientais existentes no
</line>
<line>
paí* *om forte ap*lo pa*a as que*tões que envol*em o meio a*bi*nte ** maneira *eral.
</line>
</par><par>
<line>
Vis**do não somente as questões fi*anceiras, a organi*ação se preocupa com
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
fom*n*o às ques*ões ambientais de preservaçã* * i*centi*o a es** assunto, p*omov*ndo em
</line>
</par><par>
<line>
escolas e
</line>
<line>
***un*dades u* fa*or de e*trema relevân*ia co* * foco na c*nscientizaçã*
</line>
</par><par>
<line>
amb**nta* d*s cr*anças de comunidades carentes. Ne*te c*nt*xt*, logíst**a **v*rsa é uma a
</line>
</par><par>
<line>
altern*tiva sustentáve* e
</line>
<line>
***c*e*te para *s empre*as que
</line>
<line>
trabalham
</line>
<line>
no *amo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
reapro*ei*amento de pneus.
</line>
</par><par>
<line>
Os materiais
</line>
<line>
col*tados em
</line>
<line>
diversos po*tos são separad*s * "de*montados"; são
</line>
</par><par>
</page><line>
*eparados borrach* e material m*tálic* para que s* *ossa realizar * t*itur*ção *a borracha **m
</line>
<line>
*aver risco d* qualquer t*po d* c*nt*minação d** materi*is, confo*me *dentificado *as
</line>
<line>
Figur*s 4 e *.
</line>
<line>
Rev. *SA, Teres*na, v. 17, n. 3, art. 10, p. 166-181, ma*. 2020 www4.f*anet.com.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Logí*tica Reversa d* Pneus: *studo *e C*so *e uma E*presa de **ciclage*
</line>
<line>
177
</line>
</par><par>
<line>
Figura 4 - *orracha triturada
</line>
<line>
Figu*a 5 - *rame est*utura*
</line>
</par><par>
<line>
Os mat*ria*s, após ser*m se*arados, seg*em p*ra de*t*naç*e*
</line>
<line>
*if*rent*s **ndi*entes
</line>
</par><par>
<line>
com ** su*s aplicações:
</line>
</par><par>
<line>
Borrac*a *riturad*: *grega*a ao pr**esso de produção de m*nta asfált*ca,
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
compo*ição de
</line>
<line>
outros e*eme**os de borracha, sapatos e como matéri* pr**a
</line>
</par><par>
<line>
para utilizaç*o em ar*esanato* de modo gera*.
</line>
</par><par>
<line>
Arame
</line>
<line>
estrutural: destin**o *eralment* para a indúst*ia siderúrgic*
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
com*osição de novos mate*iais me*á*ico* sendo utilizado no proc*sso *e fus*o,
</line>
<line>
permit*ndo u* men*r uso *e novas matérias *rimas e econom*a de e*ergia,
</line>
<line>
contri*u*ndo *ara uma menor *xp*oração dos recu*sos na**r**s.
</line>
</par><par>
<line>
A Figura 6 identif*ca processo desde * cheg*da do *aterial coletado até a *ua o
</line>
<line>
d*stinação final dentro *a organização.
</line>
</par><par>
</page><line>
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1*8
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<line>
Figura 6 - Proces*o interno.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: os au*ores.
</line>
<line>
A organ*z*ção ain*a fab*ica algu*s brin*uedos e eleme*tos dec*rativos *om alguns
</line>
<line>
dos pneu* reco*hidos, *endo estes doado* a instituiçõe* *e caridade e a esco*as de níveis
</line>
<line>
fundament*is pa*a a c*nscientização das crianças. Servindo, ainda, como elemento integr*dor
</line>
<line>
ent*e a socie*a*e e o meio ambiente. As Fig*ra* 7 e 8 ide*tifica* algun* d*stes it**s.
</line>
<line>
Figura 7 - Flo*eira Figu*a * - Gangorr*
</line>
</par><par>
<line>
Os itens comer*ializados são de baixo **st*, po*ém de alto
</line>
<line>
valo* *gregado quand*
</line>
</par><par>
</page><line>
compar*do a *uestõe* de meio ambiente onde sim*les *ções *o*em es*i*ul*r o bem-estar e o
</line>
<line>
c*nvívio com alguns produt**.
</line>
<line>
Re*. FSA, Teres*na, v. 17, *. 3, ar*. 10, p. 166-181, mar. *020 ww*4.fsane*.com.*r/rev*sta
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A Logíst*ca *eversa de *ne*s: Estudo *e Caso de *ma Emp*esa *e Reciclage*
</line>
<line>
179
</line>
</par><par>
<line>
*. CONS*D*RAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
Os cuidados com o *eio ambiente tornara*-se p*ioridade para *lgumas empresas e até
</line>
<line>
mesm* pa*a alguns países, espec*ficamente as que de*envolvem ativida*e* com produtos *ue,
</line>
</par><par>
<line>
*e não
</line>
<line>
tiverem
</line>
<line>
*es*ino final cor*e*o, p*dem *e* *ér*os prob*emas *mbientais. A logística
</line>
</par><par>
<line>
revers* fu*ciona com* um* estratégia positi**, *c**ca do *u* pode se* fe*to com *ater*ais tão
</line>
<line>
nociv** ao *ei* *mb*ente.
</line>
<line>
A questã* da ut*li*ação r*cional dos produtos * matérias *rimas passa a s*r de
</line>
<line>
fundamental i*portânc*a pa*a o f*turo das próximas gerações, onde um sim*les ato gerado,
</line>
<line>
hoje, pode benefic*ar mu*t*s gerações e, *rincip*lment*, a con*trução de u* *eio ambiente
</line>
</par><par>
<line>
cada vez *ais agradável
</line>
<line>
*em abrir *ão das tecnologias *ue estão sendo utilizadas e a* que
</line>
</par><par>
<line>
estã* p*r *ir.
</line>
</par><par>
<line>
Elabora* man*iras *e executar a *ogística *e*ersa dos materiai* passa a ser o g*ande
</line>
</par><par>
<line>
d*safio da
</line>
<line>
humani*ade pa*a o* p*óx*mos **o*, *nde os
</line>
<line>
produtos *stão com o ciclo *e vida
</line>
</par><par>
<line>
m*nor e em m*i**es quantidades. As questõ*s financeiras também de*em ser *ev*das em
</line>
<line>
consideração, porém, não podem ser encaradas como de *u*damental *mpo*tân*ia.
</line>
<line>
REF*R*NC*AS
</line>
</par><par>
<line>
ANIP,
</line>
<line>
*ssociação
</line>
<line>
Nacional
</line>
<line>
da
</line>
<line>
I*dús*ria
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d*
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*neumático*,
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*ontribuição d** Autores
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M. *. Morais
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G. A. M*rais
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P. L. O. Co*ta Neto
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1) conc*pção e p*anejamento.
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<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
2) a*áli*e e interpretação dos d*dos.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) ela**ração do rascu*** ou na revisão críti*a do cont*údo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
49) part**ipação na *p*o*a*ão da ve*s*o final *o *anusc*ito.
</line>
<line>
X
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*
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X
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)