<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 3, art. 10, p. 166-181, *a*. 20*0 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*0.17.3.10 </line>
</par>
<par>
<line> * Logística Reversa de Pneus: Estu*o *e Caso de u*a E*presa ** Reciclagem </line>
<line> Th* *everse Tire *ogistics: Ca*e Stu*y *f a Recycl*ng Company </line>
</par>
<par>
<line> Ma**os de *liveira M*rai* </line>
<line> Pós-Do*t*rado em *ngenharia de Produç*o p*la Universidad* **ulista UN*P </line>
<line> Doutor em Enge*haria de P*odução pela *niversidade Pau*is*a UNIP </line>
<line> Professo* do Serviç* Na*ional de **rendiz*ge* Industrial *E**I </line>
<line> E-mail: m*rcostecnologia@*g.*om.br </line>
<line> Gabr*el Alves Mor*is </line>
<line> Consultor em Ge*tão *a Qualidade </line>
<line> E-*ail: *mo*cons*ltoria@gm*il.*o* </line>
<line> Pedro Lui* de O*iveira Costa N*to </line>
<line> Doutor em Engenharia de Prod*ção pela Univer*i*a*e *e S*o Pau*o US* </line>
<line> *rofessor na Univ*r*idad* Paulista U*IP </line>
<line> E-mail: **d*oluiz@plocn.com </line>
</par>
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<line> Endereç*: Marco* d* Oliveira **r*is </line>
<line> E*itor-Che*e: Dr. Tonny K**ley de Al*ncar </line>
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<line> Un*versidad* Paul*sta UNIP - R*a Dr. Bace*ar 131*, </line>
<line> Rodrigue* </line>
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<par>
<line> *ila Cleme*tino - CEP: 04026-*02, S*o *aulo - SP, </line>
</par>
<par>
<line> Brasil. </line>
<line> Artig* r*cebido *m 07/10/2**9. Últi*a </line>
<line> versão </line>
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<par>
<line> Endereço: Gab*iel Al**s Morais </line>
<line> recebida em 19/12/*019. Apro*ado em 20/12/2019. </line>
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<par>
<line> Rua das Es*adas, 6* -, S*o Paulo - CE* 04473-010, *P, </line>
</par>
<par>
<line> Sã* P*ulo - *P, Brasil. </line>
<line> Aval*ado pelo sistema Trip*e Review: D*sk R*v*ew a) </line>
</par>
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<line> En*ereço: Pedro Luiz de O*iveira Cos*a N**o </line>
<line> pelo E*itor-C*efe; e b) *o*ble B*ind Review </line>
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<par>
<line> Univer*ida*e Paulista UNIP - *ua Dr. Bacelar 131*, </line>
<line> (a**li*ção cega p*r dois avali*dor*s da área). </line>
</par>
<par>
<line> Vil* Clementin* - CEP: 04026-002, São Paulo - SP, </line>
</par>
<par>
<line> Bra*il. </line>
<line> *ev*são: Gramatical, </line>
<line> Normativa e d* Forma*açã* </line>
</par>
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<line> A Logística Reversa de Pne*s: Estudo de *aso *e uma Empr*sa de Reciclagem </line>
<line> 167 </line>
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<line> RESUMO </line>
</par>
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<line> Co* a adoção d* </line>
<line> *ovas metodologias na busca pe*a **es*rvação a**ien*al * </line>
<line> d* </line>
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<line> *ustentab*lidad* organiz*cional, o uso *a *ogísti*a reversa nas organizaçõ*s *a*sa a ser cada </line>
</par>
<par>
<line> *ez mais difundi*a **r* a**iliar na </line>
<line> gest*o dos resíduos ger*do* prin*ipalmen*e após </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ut*lizaçã* de produtos de bens e consumo, sejam ele* *ólidos, líquido* ou gasosos gerados nas </line>
<line> in*ú*trias. A l*gística r*v*r*a torna-se uma ferramenta de ex*rema rel*v*ncia para o meio </line>
</par>
<par>
<line> ambi*nte com* f*rma de gerenciamento dos *esí*uos, dando a *le* a destinaç*o correta. </line>
<line> N* </line>
</par>
<par>
<line> presen*e *rt**o fo* u*i**zada a m*tod*l**ia d* est*d* de ca*o, o qu* possibili*o* *nalisa* uma </line>
<line> or*anizaç** q*e implemen*a e utiliza a logística re*ersa em suas operações para gerar r*nda, </line>
<line> realizar ações sociais *em como auxiliar nas questões de m*io amb*ente, reduzindo o acúm*lo </line>
<line> de mate*iai* desca*t*dos i*regularmente e que afe**m o e*o sistema. </line>
<line> P*lavra Chave: L*gística Reversa. Reciclagem de Pneus. M**o Ambiente </line>
<line> ABSTRA*T </line>
</par>
<par>
<line> With the adoption </line>
<line> o* new me*hodologies in the *ursuit of environmental pres*rvatio* and </line>
</par>
<par>
<line> *rganizational sustai*abilit*, the use of r*verse logi*tics *n org*nizat*ons is becoming more </line>
<line> wi*espread, helping to *an*ge waste gene*ated mainly after th* use of solid *nd liquid good* </line>
<line> and consumpti*n products. or gaseo** generated in *he industrie*. Reverse logistics be*o*es </line>
<line> a to*l *f extreme relevance t* the envir*nment as a way of wa*te m*n**ement, giving th*m </line>
<line> the c*rrect des*inatio*. In this article we used *he *a*e st*dy method*logy which allow*d u* </line>
<line> to an*lyze an orga*iz*tion *hat impl*me*ts and uses reve**e logist**s in its operat*o*s, </line>
<line> generati*g in*om*, *ocial actions as *e*l as helping in environme*tal issues r*ducing the </line>
<line> ac*umulati*n of irregu*ar*y di*posed *aterials aff*cting *he environment. eco *yste*. </line>
<line> Ke* Wor*: Reverse Log*stics. T*re Re*y*ling. Enviro*m*nt. </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FSA, T*resina PI, *. 17, n. 10, p. 16*-181, mar. *020 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
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<par>
<line> M. O. M*rais, G. A. Mor*is, P. L. O. Co*ta Neto. </line>
<line> 168 </line>
</par>
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<line> 1. INTRODUÇÃ* </line>
</par>
<par>
<line> *m dos grande* problem*s </line>
<line> da atualidade está relacionado ao *escarte </line>
<line> in*orret* *os </line>
</par>
<par>
<line> *esíduos, princ*palmen** *s </line>
<line> indu*trializ*dos e, em especial, </line>
<line> o* pneu* u*ilizad*s *os *eíc*los </line>
</par>
<par>
<line> d* u* modo geral, proporcionando gran*es volumes de m**eriais e alto tem*o de degrada*ão, </line>
<line> p*ssand* * s*r um assunt* de extrem* relevância e di*cu*são nos dias de hoje. </line>
<line> Para Si*ão (2*11), após * revolução i*dustrial, a* *rganiz*ções se p*eocup*vam </line>
<line> apenas na produção, em como p*oduzi* * o quanto pro*uzir, p*r* **r * m*ior l*c*o e o me*or </line>
</par>
<par>
<line> custo pos*íve*. Co**avam como s* os recursos naturais fossem il*mi*ad*s, não tinham e </line>
</par>
<par>
<line> nenhum control* a respeito d*s resíduos produzido*, o* </line>
<line> co*sid*rando como *ma *nev*t**el </line>
</par>
<par>
<line> consequênc*a. * </line>
<line> partir de </line>
<line> então, ente*de-se que </line>
<line> os problema* ec*l*gicos n*o de*em </line>
<line> ser </line>
</par>
<par>
<line> tra**do* d* forma isol*d*, mas sim de forma si*têm***, **is </line>
<line> são i*terligados, afetando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *adeia produtiva e a sociedade como um t**o. </line>
</par>
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<line> A logísti** r*versa d* pneus va*ia *esd* a **ivida*e *e simpl** revenda at* processos </line>
</par>
<par>
<line> que abrang*m inúmeras </line>
<line> **ap*s *omo: *oleta, inspeção, se*aração, re*anuf*tura ou </line>
</par>
<par>
<line> reci**agem, com vis*as à recuper*ção susten*áve* do* m*sm*s, contribuindo **m *s questões </line>
<line> de p*e**rvação *mbie*tal * de saúd* públ**a. </line>
<line> *or meio do a**ílio d** ferramentas gerenc*ais adm*ni*trativas, * atuação da logí*tica </line>
</par>
<par>
<line> e, prin*ipalmente d* l*gí*tic* reversa, </line>
<line> *ossi*ilita reduzi* *s **pactos *egativos que os </line>
</par>
<par>
<line> pr*dutos *á ut*lizados po*sam ca*s*r a* *iste*a. </line>
<line> A problemática da pr*duç*o excessiva de *e*ídu*s sól**os contrib*i para * *ispo**ção </line>
</par>
<par>
<line> inad*q*ad* </line>
<line> d*stes em lugares não a*ropriados para d**c*rte a*et*ndo </line>
<line> * me*o ambiente, </line>
</par>
<par>
<line> p*in*ip*lment* qua*** não há </line>
<line> ad*rência pel*s ge*tores industriais de programas de </line>
</par>
<par>
<line> reaproveit*ment* </line>
<line> e atendimento </line>
<line> a normas que es*abeleçam diretrizes *ara a </line>
<line> disposição </line>
</par>
<par>
<line> adeq*ada de re*íduos </line>
<line> gerados ind*pe**enteme*t* de sua *ase de c*ncepção (*NO*E; </line>
</par>
<par>
<line> *A*HADO; *IBEIRO 2*16). </line>
<line> C*m* o des*arte inadequado *e pneus consti*ui, at**lmen**, u* dos **is grav*s </line>
<line> *roblem*s ambientais e de *aú*e pú*li*a no p*ís. * estimado que no Brasil 100 milhõ*s de </line>
<line> **e*s velhos estão e*p*lhados em **erros, terrenos b*ldios, rios, r*as e lagos, e a cad* *no, </line>
<line> deze*as *e *ilhõ*s de pne*s n*v*s são fa*ricados no país co* um agra**nte, lev**do-se *m </line>
<line> consider*ç*o o índic* muito baix* de retorn* de*tes mater*ais para * seu r*u*o, </line>
<line> *otencia*izando cad* vez m*is negativamente os impactos *mbientais (A*IP, *017). </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, Teresin*, v. 17, n. 3, *rt. 10, *. 166-181, mar. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*v*sta </line>
</par>
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<line> A Logísti*a Reversa de Pneu*: Estud* *e Cas* de uma Empresa d* Rec*clage* </line>
<line> *69 </line>
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<line> 2. REFERENCIAL T*ÓRI*O </line>
</par>
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<line> 2.1 Log**tica empres*rial </line>
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<line> O proc*sso logístico * o *lanejament* com * o**etivo de *ntregar ao client* o produto </line>
</par>
<par>
<line> e/*u ser*iç* na q*alidade e </line>
<line> no t*mpo **sej*do ao menor cust* possív*l. Os g*nhos </line>
</par>
<par>
<line> e*t**ordinários resultantes do domínio das ati*idades lo*ísticas *stão *roporcio*a*do </line>
<line> a*terações *esse se*or, * um ma**r nú*ero de empre*as ut*li** a logí*t*ca como fa*or </line>
<line> *stratégico competitivo (BALLOU, 2009). </line>
</par>
<par>
<line> A logíst**a *mpresari*l * o pro*esso </line>
<line> de gerenciar e*trategicame*te a a*u*siç**, </line>
</par>
<par>
<line> m*vimentação e ar**ze*agem de ma**r*ai*, p*ças (prod*tos *e*iac*bado*, </line>
<line> acabado* e </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> fl*xos de informações co*relatas), atrav*s </line>
<line> da orga*ização e seus </line>
<line> *anais de m*rketing, </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> m odo a </line>
<line> **der maximizar a* luc*atividade* presentes e futu*as por meio d* atend**ento </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> pedidos a baixo custo. (OLIVEIRA et al., 2006). </line>
</par>
<par>
<line> Ballo* (*009) c*nce*tua *ogística empresarial como u*a das s*luções para </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> problemas organizac*ona*s, o*de é *oss*vel iden*ificar o planeja**nto, a ***hora e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *acilidade co* *ue *s atividade* são desempe*hadas visando o *ucro. Significa *ue a logíst*ca </line>
</par>
<par>
<line> em*resarial nasc* para sati*faz*r o cliente e *onsequent*mente para atin*ir o suce*so </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> empresa. [...] a logística *mpresa*ia* *st*da como * ad*inistração p*de p*over um melhor </line>
</par>
<par>
<line> níve* *e rentabilidade nos *er*iços de distribuição ao* clien*es consu*id*res, através e </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> pl*nejamento, organização e contro*es efe*ivo* p*ra as **ivida*e* de *ovimentaçã* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> armazenagem que visa* fa*ilitar o fluxo de prod*t*s (BALLOU, 2009). </line>
</par>
<par>
<line> Segundo **i*g (*010), as ati**dades *ue envolvem a l*gí*tica pod*m ser divid*das e* </line>
</par>
<par>
<line> dois grupos, sendo </line>
<line> elas atividades primárias secundár*as. *s ati*idade* p*imárias *ão *s e </line>
</par>
<par>
<line> mais críticas p*ra o cum**imento da logíst*c*, forne*em o maior cus*o total log*stico, *nde </line>
</par>
<par>
<line> estã* alencados os tran*por*e*, ge*tão </line>
<line> de </line>
<line> estoq*e* e os </line>
<line> proc*ssamentos de pedidos. *á as </line>
</par>
<par>
<line> secundárias desenv*lv*m a f*nç*o de apoio à* atividad*s pri*árias para a obtenção *os n*veis </line>
<line> de bens e servi*os *equisita*os *elos clientes externos, qu* são o a*mazenamento, manuseio </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> materiai*, embalagem de p*o*eç*o, programação de *ro*utos e man*te*ção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> informa*ões. </line>
</par>
<par>
<line> W**k* (*010), afirma que a evolução da *ogística ocorr*u pela incorporação de </line>
</par>
<par>
<line> pressup*st*s de outr*s disciplinas administrativas * de enge*har*as, o que * *ran*formou </line>
<line> e* </line>
</par>
<par>
<line> u*a matér*a m*lti*uncional q*e perme*a </line>
<line> *iv*rsa* </line>
<line> áreas da empresa, *om as quais inte*age </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> colabora. Com isso, o se* c*nce*to pode *er i*vest*gado sob *iversas </line>
<line> *t*cas dentro do </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. 17, *. 1*, p. 16*-181, mar. 2020 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/*ev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. *. Mor*is, G. *. *or*is, P. L. O. Cos*a Ne*o. </line>
<line> 170 </line>
</par>
<par>
<line> ambiente orga*izacional proporciona**o uma maio* interação dep*rta***tal e pes*oa* na </line>
<line> organização. </line>
<line> O ge*enciam*nto logíst*co p*rmi*e q*e as org*niza*ões se adequem as s*as operações </line>
<line> em meio *s mudan*as no c*clo de vida dos produt*s. É possível perceber que cad* vez mais </line>
<line> o* produtos estão co* a vida útil me*or e *om b*ixo *usto de man**enção, tornand*-os mais </line>
<line> descartáveis. </line>
</par>
<par>
<line> Is*o contribu* *ara *urgimen*o de novos p*od*tos e o d*senvol*imento de novas o </line>
<line> tec*ologias, porém f*zendo *o* *ue *aja *ada v** mais um número ma*or d* *rodutos </line>
<line> obsoletos. Nesse sentido, as e*presas precisam de*envolver fe*ramentas d* gerenciamen*o </line>
<line> *ogístico *ever**, efici*n*es e ef*cazes que permitam mini*i*a* ***es tr*nstornos. </line>
<line> 2.2 Logíst*ca reve*sa </line>
</par>
<par>
<line> *ogística reversa é </line>
<line> *m ter*o *tilizado nos ambientes i*du*triais e *ue **z pa*te do </line>
</par>
<par>
<line> cotidiano da socie*ade, j* q*e se destina a retorna* </line>
<line> às org*niza*ões os produ*o* qu* *ão </line>
</par>
<par>
<line> at*nde* as especificações técnicas ou mesmo a* expe*tativas dos c*iente* e, portanto, dev** </line>
<line> fa*er o percurso \r*verso\ das ativi*ades relacionadas à distri*uiçã* *té o processo produtivo, </line>
<line> poss*b*lit*ndo a r*utilização do material *m novos pr*cessos. Guarnieri (2**1) entende q*e a </line>
</par>
<par>
<line> logística </line>
<line> reversa é uma </line>
<line> estratégi* que </line>
<line> promove o retorno dos r*síduos após </line>
<line> sua venda e </line>
</par>
<par>
<line> c*nsumo ao mercado </line>
<line> produ*ivo </line>
<line> e/o* de negócios, p*i*, d***or e* ate*ros sani*ários </line>
</par>
<par>
<line> controlados e lixões não é suficiente para *me*izar os atuais problem*s a*bientais. </line>
<line> Atualmente, é possí**l obser*** *u* o aume*t* da c*nsciência ec**ógica por *arte do* </line>
</par>
<par>
<line> consum*do*es e da socieda*e na busca por empresas </line>
<line> q*e redu*am *eus impactos no m*io </line>
</par>
<par>
<line> ambie*t* tem le*ado algumas org*nizações a adotarem medidas, como pro*etos *e log*stica </line>
<line> *eve*sa, visando c*municar *o p*blico-alvo uma image* institucional ecologic*men** correta </line>
<line> e ag*ega*do va*or * m*r*a (CA*I*O, 2014). </line>
<line> A logís*ica reversa p**erá se* imp**mentada em d*versos se*ores por meio de *cordos </line>
</par>
<par>
<line> *etori*is, regulamentos expedidos *e** poder púb*ico e </line>
<line> t*rmos de c*mpro*i*so, bem como </line>
</par>
<par>
<line> pela política da o*ga***ação para </line>
<line> o fim </line>
<line> de res*onsabilizar, de form* c*mpartil*ada, </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> u*uário* (o* *ro*utores) p*lo </line>
<line> cicl* </line>
<line> de vida dos pr*duto*. **vaes (20*5) aponta </line>
<line> que, </line>
</par>
<par>
<line> indepe*denteme*te do tipo de ind*stria </line>
<line> *u **mercialização, a *ircul*ç*o reversa de </line>
<line> ben* </line>
</par>
<par>
<line> materi*is está se *ornando uma cresc*nte necessidade. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 17, n. 3, art. 10, p. 166-181, ma*. 2020 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A *ogí*tica Reversa d* Pneu*: E*tudo de C*so de uma Empresa de Re*i*lagem </line>
<line> 1*1 </line>
</par>
<par>
<line> A lo*ís*ica reversa poss*i o objetivo de reap*oveit*r os bens *e c*nsumos já utilizados </line>
<line> o* realocá-*os em *o*ais próp*ios, qu*ndo *ão for possível a sua re*t*li*ação e até *esmo </line>
<line> *erar r*nda. </line>
<line> Nesse sentido, a logís*ic* reversa vem *a*hand* cada ve* ma*s es*aço entre as </line>
<line> empres*s que se sentem pre*sionadas a ado*arem atitudes su*tentáveis a fi* d* se encaixarem </line>
</par>
<par>
<line> n* mercado atu*l e d* </line>
<line> aderirem m*dida* *trativas e diferenciada* para se des*acare* </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> con*orrência (MAZU*, 2015). Buscar ad*quar-se ao processo de logística r*versa possibil*ta </line>
</par>
<par>
<line> à organização agregar valor logístico, eco**mic* * até mesmo social, além d* </line>
<line> po**r, em </line>
</par>
<par>
<line> a*guns casos, reduzir a compra de matéria prima "virgem", </line>
<line> substituindo em *ar*e* </line>
<line> pel* </line>
</par>
<par>
<line> material reci*l*do. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse s*nti*o, Leite (2009) menciona que essa nov* linha de preocupação com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sus*entab*l*d*de </line>
<line> ambient*l t*m se convertido em u* importante **tor de in*e*tivo </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> estr*tura**o de canais </line>
<line> de distri*u*ção reversos. A Figura 1 - po*sib*lita identificar as fases </line>
</par>
<par>
<line> *pera*ionais *o proce*so logístico como um todo. </line>
<line> Figura 1 - Ciclo logístico </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Leite (2009). </line>
<line> Co* a finalidade de red*zir os i*pa*tos ca*s**os *ela *eração destes resíduos, estão </line>
<line> sen*o cri*das políti*as p*bl*c*s para instituir o gerenciam*nto *d*qu*do do* *es*duos gerados. </line>
</par>
<par>
<line> *m dos **is rece*tes </line>
<line> inst*um*ntos e*tabelecido pelo poder *ú**ico no Brasil par* alc*nçar </line>
</par>
<par>
<line> este o*jetivo é a Política Nacio*al *e R*síduos Sólidos, atravé* da Lei 12.3*5 de agosto </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> 2010 (VALDUGA, 2015). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina P*, v. 17, n. 1*, p. 16*-181, mar. 2020 w**4.fsanet.*om.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. O. Mor*is, G. A. Morais, P. L. O. *osta Neto. </line>
<line> 172 </line>
</par>
<par>
<line> * import*nte dest**ar que exi*tem algumas decisõe* </line>
<line> gere*ci*i* que e*vo*vem </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> processo de l*gístic* *ever*a nas or**nizações, dentr* el*s: qu*is *ipos *e ma*eri*is podem s*r </line>
</par>
<par>
<line> en*iados no senti*o in*erso da </line>
<line> cadeia *e s*primentos; o que *e pode rec*perar, recicl*r *u </line>
</par>
<par>
<line> reutilizar </line>
<line> e *omo o </line>
<line> valor econômi*o e eco*ógico é determi*ado ao longo do proce**o </line>
</par>
<par>
<line> (GRANT, *013). </line>
<line> N**se sentido, *eite (*009) *encio*a que essa n*va l*nha *e preocupação com a </line>
</par>
<par>
<line> s*s*ent*bil**ade a*bi*nta* tem se </line>
<line> conv*rti*o </line>
<line> em um **porta*te fator de i*centi*o </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> es*r**uração de canais ** *istr*buição re**rsos. </line>
<line> Os pro*essos de implantaç*o dos s*st*m*s de log*s**ca revers* permitem *lcançar </line>
<line> be*efícios ambientais e econôm*cos, ta*s como red**ão do v*lu*e de descarte, econo*ia de </line>
</par>
<par>
<line> *nerg*a nos process*s </line>
<line> d* produção a </line>
<line> partir *a matéria prima </line>
<line> pu**, diminuição da polu*ção, </line>
</par>
<par>
<line> dimi*uição *a contenç*o de resíduos, au*ento da consciê**ia </line>
<line> ecológica e </line>
<line> *imin*i**o de </line>
</par>
<par>
<line> *n*i** de m*ter***s para aterros (CA*LEFI, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Novae* (*015), a logística *eversa visa r*aproveit*r os ben* de consumos </line>
</par>
<par>
<line> *iversos quando aproveit*mento, a incin**ação e o depósito em loc*is seguros não são o </line>
<line> possí*eis, **idando *ara que seus compone*tes não contaminem o sol* e os aquíferos </line>
</par>
<par>
<line> s*per*iciais * subterrâneos. A*s**, há o </line>
<line> aumento *a preservação ambien*al e uma maior </line>
</par>
<par>
<line> consciência ecológica. </line>
</par>
<par>
<line> 2.3. Logístic* R*versa Pós-Venda </line>
</par>
<par>
<line> * Logística Re**r*a d* pós-v**da é entendida como o r*to*no dos bens por razões </line>
<line> moti*adas *entro da pró*ria cad*i* logística direta ou indireta, *st* é, varejistas, *ab*i*antes e </line>
</par>
<par>
<line> di*tribuidores, **m a pos**b*lidade de reu*o ou de reciclagem </line>
<line> do mate*i*l, pe*mitin**, além </line>
</par>
<par>
<line> de ganhos financeiros, gan*os r*lacio*ados *o meio </line>
<line> **b*ente e ao produto de forma geral, </line>
</par>
<par>
<line> uma vez *u* a organiz*ção ut*l*za esta f*r*amenta pa*a agregar va*or à mesma. </line>
<line> * Logístic* Reversa de pós-venda é * áre* ***ecífica *e atuação da l*gís*ic* reversa </line>
<line> que se ocupa d* plane**mento, da operação e do contro*e do fluxo físico e das inf**mações </line>
<line> *ogísti**s *o*respondente* de bens d* pós-ve*d*, se* u*o ou com p**co uso, que por </line>
<line> di*er*ntes mot*vos retornam pelos elos da ca*eia *e dist*i*ui*ão direta (LEITE, 2*0*). </line>
</par>
<par>
<line> Ainda segu*do o mesmo aut**, a logís*ica reve*** </line>
<line> de pós-venda c*n**ibu* *o </line>
</par>
<par>
<line> ge*enciamento do re*or*o dos produt*s, reduzindo os *xcessos </line>
<line> de mercadorias ut**izadas, </line>
</par>
<par>
<line> *q*aci*na*do seu retorno e realocando o* estoques excedentes do cliente, *u*iliando t*mbém </line>
<line> na red*ção dos custos. </line>
<line> *ev. FSA, Teres**a, v. 17, n. 3, art. 10, p. 1*6-181, mar. 2020 www*.fs*net.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Logística Rever*a *e Pneus: Estudo de Caso de uma Empresa de *ecicl*gem </line>
<line> 173 </line>
</par>
<par>
<line> 2.4 Logí*t**a reversa de pó*-co*sumo </line>
</par>
<par>
<line> L**t* (2009) afir*a que os </line>
<line> b*ns de pós-co*sumo sã* *s be*s </line>
<line> *e consumo </line>
</par>
<par>
<line> pro*ria*en*e dito ou seus mater**is constituintes *ue podem ser envi*dos a destino* finais </line>
<line> *om*, por exemplo, * inci*eração ou aterro* sa*itários considerados meios *e estoc*gem ou o </line>
<line> retorno ao ciclo produtivo por meio do* ca*ai* de desmanche, reciclagem ou reuso. </line>
<line> Bens desc*rtáveis "sã* os bens **e apresentam duração de vi*a ú*il média de alg*m*s </line>
<line> sem*na*, rarament* superi*r a seis meses" (*E*TE 2009). Sã* *xemp*os desta ca*egoria: </line>
<line> pro*u*os, emb*lag*ns, brinquedos, ma*eriais par* escritório, *rti*os cirúrgicos, pilhas de </line>
<line> equipamentos el*trô*icos, fraldas, jornais, revistas, pneus e etc. </line>
<line> Fi*ura 2 - Logí*t*ca rever*a *ós-venda * Pós-consumo. F*nte Adapta** de Leite (*0*9). </line>
</par>
<par>
<line> Par* Tadeu et al. (20*2) o conceito d* Logísti*a Reversa engloba a essênci* </line>
</par>
<par>
<line> tradicional de lo*íst*ca *mpresarial, porém ag*egando </line>
<line> *m c*nj*nt* de operações e ações </line>
</par>
<par>
<line> ligadas *u* pe*mitem um* maior interação em tod* a ca*eia *r*dutiva da org*ni*ação, des*e </line>
</par>
<par>
<line> a redu**o dos ins*m*s primários *té a destinação final **rreta de pro*utos, materiai* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Te*esina PI, v. 17, n. 10, p. 166-181, ma*. 2*20 www*.fsa*et.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. O. *orais, G. A. Mora*s, P. L. O. C**ta N*t*. </line>
<line> **4 </line>
</par>
<par>
<line> emb*lag*n* com o *eu consecutivo re*íduo, r*ciclagem e produção de energia, possibilita*do </line>
<line> ga*ho* para a organiza*ão bem c*mo para * soc*ed*de como um todo. </line>
<line> 2.5 Log*stica *eversa de pneus </line>
<line> A expansão da logística *eversa se deve ao aumento da qua*tida** de leis que proíbem </line>
</par>
<par>
<line> o descarte i*adequado de produtos e incentivam a reciclagem de r*cipientes, ou s*ja, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> lo*íst*ca re**rs* con**ui o cicl* </line>
<line> de </line>
<line> vida do *roduto, pois tem por finalidade fazer com o </line>
</par>
<par>
<line> mesmo tenha a de*tinação fina* *orre*a, consequente*ente favorecendo as questões soc*ais e </line>
<line> a**ientais (SA*TOS; B*TINHA; **AL, 20*3). </line>
<line> Um dos grandes pro*lemas ambien*ais na atualidade está no desc***e dos pneus, v**to </line>
<line> que cada vez mais veícul*s *ão pro*uzidos a*me*tando exponencialment* o descarte irregular </line>
<line> deste produ*o. </line>
</par>
<par>
<line> De modo g*ral, </line>
<line> o **rcado </line>
<line> de produç*o de pneus é dominado </line>
<line> por um conju*to </line>
</par>
<par>
<line> específ*co de empresas mult*nacionais resp*ns**eis pela </line>
<line> desti*ação final (SILVA </line>
<line> et al., </line>
</par>
<par>
<line> *004). </line>
</par>
<par>
<line> Em *ompa*ação a* terceiro trimestre de 2*1*, as vendas de pneus de p*sseio </line>
</par>
<par>
<line> aumentaram em 10,3% em 201*, im*ulsionado p*las exp*rtações e </line>
<line> venda a mon*ad**as. </line>
</par>
<par>
<line> Neste a*o, 1.*54.967 pneu* foram *omercializados para o mer*a*o e*terno *on*ra os </line>
<line> 1.207.20* de 2016, um crescim**to d* 2*,3% (ANIP, 2017). </line>
<line> *s pn*us de carga t*veram um aumento gera* de v*ndas de 9,7%, com *estaq*e *ara a </line>
<line> comercializaçã* par* montadoras, que cresceu passa*do de *93.*57 unida*es comercia*izadas </line>
<line> no ano p*ss*do p*ra 250.506, r*pr*s*ntan*o um aumento de 29,3% no período (*NI*, 201*). </line>
<line> A imp*r*ância d* questão da d*stinação *e pneus é *ã* grande que **i criada em 200* </line>
<line> pelos seus princip*is fabrica*tes (**idgestone, Goodyear, Mich*lin, Pire**ie a Conti*e*ta*), a </line>
</par>
<par>
<line> Recic*a*ip, e*tidade sem fins *ucrativos cuja missão é </line>
<line> administrar o *roc*sso de coleta </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> destina*** de p*eus i*servíveis em to*a* as *egiões do Brasil (RECICLANIP, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> A Figura 3 il*s*ra as fases do ciclo de vida d* </line>
<line> pneu desde s*a pro*uçã* até sua </line>
</par>
<par>
<line> destinação final, *endo c*iado *m </line>
<line> novo </line>
<line> pr*duto q*e retroali*ent* *oda a *adeia e* q*e s* </line>
</par>
<par>
<line> e*tá ins*rida. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FS*, Teresina, v. 17, n. 3, art. 10, p. **6-181, m*r. *020 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Logí*tica Rever*a de Pneus: Estudo de Caso de *ma Empr*sa d* Recicla*em </line>
<line> 175 </line>
</par>
<par>
<line> *ig*ra 3 - Ciclo *e vida do Pneu. </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Adaptado RECICLAN*P (201*). </line>
<line> É relev*nte mencionar q*e uma das formas mais comu*s de rea**ovei*ar p*eus ao fim </line>
<line> de sua v**a útil é como combustível em ind*stria* d* cimento, possibilitand* *ma redução na* </line>
<line> questões energéticas e de prevenção ambie*tal. As prin**pais destinaç*es ** pneus ao final de </line>
<line> *ua vida útil sã*: c*mb*st**el *lter*ati*o em *ornos d* cime**eiras, pro*u*ão *e percintas, </line>
<line> so*a d* cal*ados e artefa*os de borracha (tapetes de *utomóveis, p*so de q*adras espor*i*as e </line>
</par>
<par>
<line> asf*lto-borracha) </line>
<line> bem </line>
<line> c*m*, </line>
<line> recentemente, </line>
<line> a </line>
<line> fabr*c*ção </line>
<line> de </line>
<line> p*odutos </line>
<line> ar*esanais </line>
</par>
<par>
<line> (R*CICL**IP, 2*16). </line>
<line> *. MET*D**OGIA </line>
<line> Para Gil (1999), * pesquisa tem um ca*áter pragmát*co, é um p*ocesso for**l e </line>
</par>
<par>
<line> sistemático de desenvo*vime*to do *étodo *ient*fico. O objetivo fun*a*ental da pesq**sa </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> descob*ir *espostas par* pro*l*mas **diant* o emprego de procedimentos cien*íficos. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teres*n* P*, v. 17, n. 10, p. 166-181, *ar. 2**0 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. O. Morai*, G. A. Morais, P. L. O. Cos*a Neto. </line>
<line> 176 </line>
</par>
<par>
<line> A pesq**sa exp*oratória é i*di*ada em situaçõ*s que *e visa p*oporcionar maio* </line>
</par>
<par>
<line> fa*iliaridade co* o pro**ema *om vista* a </line>
<line> torná-lo </line>
<line> *xplí**to o* a construir hip*teses. </line>
</par>
<par>
<line> Assume, e* *eral, as for*as de pesquisas bibliográfic*s e est*do* de </line>
<line> ca*o (SILVA; </line>
</par>
<par>
<line> MEN*ZES, *001). </line>
</par>
<par>
<line> Sendo as*im, pesquisa *ibliográfica, de a*ordo com *il apu* Si**a e Menezes (2001), </line>
<line> é "*la**rada * partir de mate**al já publica*o, constituído princi*almen*e de livr*s, artigos de </line>
<line> *eriódico* e atualme*te com mater*al di*po*ibil*zado na *nte**et." </line>
<line> S*g*nd* Yin (2005) d*fin* "estudo de cas*" com base nas características do </line>
<line> fenômen* em es*udo e com base em um conjunto de *ara***rísticas ass*ciadas ao processo de </line>
</par>
<par>
<line> recolhimento </line>
<line> de dados e às estratégia* de análise d*s mes*os. Pa*a *ss* autor, o estudo </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> caso é um p*ocess* *e inve*tigaç*o emp*rica com o qual se pretende *stud*r um fenô**no </line>
<line> contemporâneo no c*ntex*o real em qu* es*e ocorre, sendo partic*larmente ade*uad* ao se* </line>
<line> uso quando as fron*e*ras entre o fenômeno e* estu*o e o context* em que ele oco**e não são </line>
<line> claramente evide**es. </line>
<line> 4. *ESULTADOS * DIS*USSÃO </line>
</par>
<par>
<line> A e*presa obje*o desta pesqui*a *isa o re*pr*veitamento de </line>
<line> *neu* in*t*li*ados que </line>
</par>
<par>
<line> es*ejam espa*ha*os p*lo mun*cí*i* de São Paulo ou recolhidos de borrach*ri**, cen*r*s </line>
<line> automotivos, et*., permitin*o assim *oletar matéria prima para a realização de se*s produtos. </line>
</par>
<par>
<line> Constit*ída em 1982, empres* vem atuand* n* mer*a*o de reciclagem ** pne*s a </line>
<line> *nse*víveis e resí*uos *e borra**a, de for** a *tender as legislações ambientais existentes no </line>
<line> paí* *om forte ap*lo pa*a as que*tões que envol*em o meio a*bi*nte ** maneira *eral. </line>
</par>
<par>
<line> Vis**do não somente as questões fi*anceiras, a organi*ação se preocupa com </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> fom*n*o às ques*ões ambientais de preservaçã* * i*centi*o a es** assunto, p*omov*ndo em </line>
</par>
<par>
<line> escolas e </line>
<line> ***un*dades u* fa*or de e*trema relevân*ia co* * foco na c*nscientizaçã* </line>
</par>
<par>
<line> amb**nta* d*s cr*anças de comunidades carentes. Ne*te c*nt*xt*, logíst**a **v*rsa é uma a </line>
</par>
<par>
<line> altern*tiva sustentáve* e </line>
<line> ***c*e*te para *s empre*as que </line>
<line> trabalham </line>
<line> no *amo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> reapro*ei*amento de pneus. </line>
</par>
<par>
<line> Os materiais </line>
<line> col*tados em </line>
<line> diversos po*tos são separad*s * "de*montados"; são </line>
</par>
<par>
<line> *eparados borrach* e material m*tálic* para que s* *ossa realizar * t*itur*ção *a borracha **m </line>
<line> *aver risco d* qualquer t*po d* c*nt*minação d** materi*is, confo*me *dentificado *as </line>
<line> Figur*s 4 e *. </line>
<line> Rev. *SA, Teres*na, v. 17, n. 3, art. 10, p. 166-181, ma*. 2020 www4.f*anet.com.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Logí*tica Reversa d* Pneus: *studo *e C*so *e uma E*presa de **ciclage* </line>
<line> 177 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 4 - *orracha triturada </line>
<line> Figu*a 5 - *rame est*utura* </line>
</par>
<par>
<line> Os mat*ria*s, após ser*m se*arados, seg*em p*ra de*t*naç*e* </line>
<line> *if*rent*s **ndi*entes </line>
</par>
<par>
<line> com ** su*s aplicações: </line>
</par>
<par>
<line> Borrac*a *riturad*: *grega*a ao pr**esso de produção de m*nta asfált*ca, </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> compo*ição de </line>
<line> outros e*eme**os de borracha, sapatos e como matéri* pr**a </line>
</par>
<par>
<line> para utilizaç*o em ar*esanato* de modo gera*. </line>
</par>
<par>
<line> Arame </line>
<line> estrutural: destin**o *eralment* para a indúst*ia siderúrgic* </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> com*osição de novos mate*iais me*á*ico* sendo utilizado no proc*sso *e fus*o, </line>
<line> permit*ndo u* men*r uso *e novas matérias *rimas e econom*a de e*ergia, </line>
<line> contri*u*ndo *ara uma menor *xp*oração dos recu*sos na**r**s. </line>
</par>
<par>
<line> A Figura 6 identif*ca processo desde * cheg*da do *aterial coletado até a *ua o </line>
<line> d*stinação final dentro *a organização. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. F*A, Teresina *I, v. 1*, n. 10, p. 1*6-18*, mar. 2020 </line>
<line> *ww4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. O. M*rais, G. A. Morais, P. L. O. Costa *eto. </line>
<line> 1*8 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 6 - Proces*o interno. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: os au*ores. </line>
<line> A organ*z*ção ain*a fab*ica algu*s brin*uedos e eleme*tos dec*rativos *om alguns </line>
<line> dos pneu* reco*hidos, *endo estes doado* a instituiçõe* *e caridade e a esco*as de níveis </line>
<line> fundament*is pa*a a c*nscientização das crianças. Servindo, ainda, como elemento integr*dor </line>
<line> ent*e a socie*a*e e o meio ambiente. As Fig*ra* 7 e 8 ide*tifica* algun* d*stes it**s. </line>
<line> Figura 7 - Flo*eira Figu*a * - Gangorr* </line>
</par>
<par>
<line> Os itens comer*ializados são de baixo **st*, po*ém de alto </line>
<line> valo* *gregado quand* </line>
</par>
<par>
<line> compar*do a *uestõe* de meio ambiente onde sim*les *ções *o*em es*i*ul*r o bem-estar e o </line>
<line> c*nvívio com alguns produt**. </line>
<line> Re*. FSA, Teres*na, v. 17, *. 3, ar*. 10, p. 166-181, mar. *020 ww*4.fsane*.com.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Logíst*ca *eversa de *ne*s: Estudo *e Caso de *ma Emp*esa *e Reciclage* </line>
<line> 179 </line>
</par>
<par>
<line> *. CONS*D*RAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> Os cuidados com o *eio ambiente tornara*-se p*ioridade para *lgumas empresas e até </line>
<line> mesm* pa*a alguns países, espec*ficamente as que de*envolvem ativida*e* com produtos *ue, </line>
</par>
<par>
<line> *e não </line>
<line> tiverem </line>
<line> *es*ino final cor*e*o, p*dem *e* *ér*os prob*emas *mbientais. A logística </line>
</par>
<par>
<line> revers* fu*ciona com* um* estratégia positi**, *c**ca do *u* pode se* fe*to com *ater*ais tão </line>
<line> nociv** ao *ei* *mb*ente. </line>
<line> A questã* da ut*li*ação r*cional dos produtos * matérias *rimas passa a s*r de </line>
<line> fundamental i*portânc*a pa*a o f*turo das próximas gerações, onde um sim*les ato gerado, </line>
<line> hoje, pode benefic*ar mu*t*s gerações e, *rincip*lment*, a con*trução de u* *eio ambiente </line>
</par>
<par>
<line> cada vez *ais agradável </line>
<line> *em abrir *ão das tecnologias *ue estão sendo utilizadas e a* que </line>
</par>
<par>
<line> estã* p*r *ir. </line>
</par>
<par>
<line> Elabora* man*iras *e executar a *ogística *e*ersa dos materiai* passa a ser o g*ande </line>
</par>
<par>
<line> d*safio da </line>
<line> humani*ade pa*a o* p*óx*mos **o*, *nde os </line>
<line> produtos *stão com o ciclo *e vida </line>
</par>
<par>
<line> m*nor e em m*i**es quantidades. As questõ*s financeiras também de*em ser *ev*das em </line>
<line> consideração, porém, não podem ser encaradas como de *u*damental *mpo*tân*ia. </line>
<line> REF*R*NC*AS </line>
</par>
<par>
<line> ANIP, </line>
<line> *ssociação </line>
<line> Nacional </line>
<line> da </line>
<line> I*dús*ria </line>
<line> d* </line>
<line> *neumático*, </line>
<line> 2 017. </line>
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