Impacto da Rede Social na Motivação para Adesão à Prática de Corrida de Rua Impact of Social / Networking on the Motivation for Adherence to the Practice of Street Racing

Eryclis Eduardo Miguel Nunes, Priscila Carneiro Valim-Rogatto, Ana Alice Vilas Boas

Abstract


Objetivo: Analisar o comportamento pré e pós-competitivo de corredores de rua pertencentes a uma equipe de corrida da cidade de Lavras-MG por meio do aplicativo WhatsApp®. Metodologia: Participaram da pesquisa 60 corredores, de ambos os sexos, com a faixa etária de 19 a 70 anos de uma equipe de corrida de rua da cidade de Lavras-MG e que pertenciam a um grupo de mensagens no aplicativo. O WhatsApp® foi utilizado como ferramenta para analisar as mensagens no período de dois meses. Resultados: Observamos que os principais assuntos do grupo no aplicativo eram encontros para treino de corrida e divulgação dos resultados da corrida. Conclusão: No período pós-competitivo, houve maior troca de mensagens quando comparado com o período pré-competitivo, devido ao compartilhamento de comemorações das vitórias ou sucessos ao fim das competições.

 

Palavras-chave: WhatsApp. Comportamento Humano. Corrida de Rua.

 

ABSTRACT

Objective: To analyze the pre and post competitive behavior of street runners belonging to a race team in the city of Lavras-MG through the WhatsApp® application. Methodology: Sixty male and female runners from the age of 19 to 70 years of a street racing team from the city of Lavras-MG who belonged to a group of messages in the application participated in the study. WhatsApp® was used as a tool to analyze the messages within a period of two months. Results: It was observed that the main subjects of the group in the application were meetings for training of race and divulgation of the results of the race. Conclusion: In the post-competitive period there was a greater exchange of messages when compared to the pre-competitive period, due to the sharing of celebrations of the victories or successes to the end of the competitions.

 

Keywords: WhatsApp. Human Behavior. Street Racing.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2020.17.6.13

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