<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 6, art. 13, p. 244-258, *u*. 20*0 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*0.17.6.13 </line>
</par>
<par>
<line> *mpacto da Rede Social na Motivaç*o *ara Adesã* à P*ática ** Corrida de Rua </line>
<line> **pact of Soci*l Networkin* on th* M*tivation *or Adherence ** the P*actice of *tre*t Raci*g </line>
</par>
<par>
<line> *ryclis *duardo Miguel Nunes </line>
<line> *es*rado em Nutriçã* * *aúde pela *niversidade Fe*eral de La*ras </line>
<line> Graduaç*o em Educação Fís*ca *ela Universida*e Federal *e L*vras </line>
<line> E-ma**: erycli*ed*ardo25@hotm*i*.*om </line>
<line> Prisc*la Carneiro Vali*-R*gatto </line>
<line> Dou*ora em Ciênc*as pela Universid*de F*deral de São P*ulo </line>
<line> *-ma*l: lap*ex@yahoo.c*m.b* </line>
<line> A*a Alice Vi*as B*as </line>
<line> Doutora em A*ministração pela Universidad* de Reading </line>
<line> E-mai*: a*a.*l*ce@*fla.b* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> End**eço: Eryclis Edua*d* Migu*l Nunes </row>
<row> Av: D*utor Syl**o *enicucci, 1001, Kennedy, L*vras, </row>
<row> M*n*s Gerais, B**s*l. CE*: 37200-90*, Lavras/MG, </row>
<row> B**sil. </row>
<row> Ende*eço: Pri*cila Carn*iro V*lim-Rogat*o </row>
<row> Av: Dout*r Sylv*o Menicuc**, 1001, Kenn*dy, Lavras, </row>
<row> Mina* Ger*i*, Brasil. CEP: 37200-900, *a*ras/MG, </row>
<row> B*asil. </row>
<row> En**reço: A*a Alice Vilas Boas </row>
<row> Av: D*utor S**vio Menicucci, 1001, Kenne*y, Lavras, </row>
<row> *inas Gerais, Brasil. CEP: 37*00-900, *a*ras/MG, </row>
<row> Bra*il. </row>
</column>
<column>
<row> Editor-*hef*: D*. Ton*y Kerley de Al*ncar </row>
<row> Rodrigues </row>
<row> Artig* recebido *m 17/*2/*020. Úl*ima versão recebida </row>
<row> *m 12/03/2020. *pr**ado em 1*/03/202*. </row>
<row> Avali*d* pelo *istema Triple Rev*ew: a) *esk Review </row>
<row> pelo *ditor-Chefe; e b) Do*b** Bl*nd Review (*valiação </row>
<row> ce*a po* dois avalia*ores da áre*). </row>
<row> Revisão: Gramatical, Normati*a e *e F*rmatação </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Impacto da Rede Soc*al na M*tiv*ção para Adesão à Prática d* Corrida de *ua </line>
<line> 2*5 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O*jetivo: Analisar o comportame*to pré e pó*-*ompetitivo de corredores de r*a **rt*ncentes </line>
</par>
<par>
<line> * *ma e*ui*e ** </line>
<line> corrida d* cidad* de Lavra*-MG por meio d* a*licati*o WhatsApp®. </line>
</par>
<par>
<line> Metodologia: P*r*i*iparam da pe*quisa 60 corred*r**, d* a**os os sexos, co* a faixa etária </line>
<line> de 1* a 7* anos *e uma equ*pe de corr*da de ru* da cidade de Lavras-MG e que pertenciam * </line>
<line> *m grupo de mensa*ens no aplicativo. O Whats*p*® foi util*zado como *e*r*menta para </line>
<line> analisar as mensag*ns no per*o*o de dois meses. Resul*ados: Ob*e*vamos que os principais </line>
<line> a*sun*os do grupo *o a*licativo e*am encontr*s para t*e*no ** cor*i*a * *ivulga*ão d*s </line>
</par>
<par>
<line> **sul*ado* d* </line>
<line> corr*da. Co*clusão: No p*r**do pós-c*mpeti*ivo, hou** m*ior troca d* </line>
</par>
<par>
<line> mensagens quando compar*do com o período pré-competitivo, de*ido ao compartilhamento </line>
<line> de *omemorações das vitórias ou suce*sos ao *im das competições. </line>
<line> Pa*avras-cha*e: Wh*tsApp. *o*port*mento Humano. Corrida d* *ua. </line>
<line> A*STRACT </line>
<line> Obj*ctive: To anal*ze the pre and post competitive behavi** of street runners *elonging to a </line>
<line> race te*m in th* city of Lavras-MG t*rough the WhatsApp® applicati*n. Metho*olo*y: Sixty </line>
<line> male and female *unners *rom the age *f 19 to 70 ye*rs of * stre*t raci*g team from the city of </line>
<line> L*vras-MG who belonge* to * group of mess*ges in the applicati*n participa*ed in the study. </line>
<line> *hatsApp® was us*d as a tool to analyz* *he messages w*thin a period *f two months. Results: </line>
<line> I* w*s obse*v*d that the main subjec*s of the gr*up in the applicat*on w*r* *eetings for tra*ning </line>
<line> o* race and d*vulgat*on of the results of the *ac*. C*ncl*sion: In th* post-competitiv* pe*iod </line>
<line> t*ere was a gre*te* exch*nge of me*sa*es when compare* *o the pre-**mpetitive per*o*, due to </line>
<line> the s*ari*g o* *elebrations of t*e *ictories or successes to *he end of the *ompetitions. </line>
<line> *eywords: *hatsApp. Hu*an *eha*ior. St*eet Racing. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Te*esina PI, v. 17, n. 6, art. 1*, p. 244-*58, *un. 2*20 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. E. M. Nunes, P. C. V*l*m-R*g*tto, A. *. Vilas Boa* </line>
<line> 246 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTR*DUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A "*ede" é cons*derada como uma estrut*ra na qual a* pessoas *ão inseridas no intuit* </line>
<line> *e compartil*ar ou sim*lesmente fazer parte de algo. As rede* sociais sã* espaç** de *omum </line>
<line> interess*, objeti*** semel*antes, co*partilhamento de *onhe*i*ento, in*e*aç*o e c*muni*a*ão, </line>
<line> que visa impulsionar o relaci*namento entre **ssoas (MARTELETO, *001), e quem vê* </line>
<line> adq*irind* *m*ortância n*s vidas da* pessoas. </line>
<line> Confor*e o *ankeamento das redes soci*is m*is util*zadas no mun*o, o Faceboo*® * </line>
<line> um dos p*incipai* meios *e comunicação virtual atingin*o cerc* *e 2,6 bilhões *e usuá*i**, * </line>
<line> q*e * torn* l*der ab*oluto em rel*ção *os **mais meios. *m seguida, aparece o Youtube®, com </line>
<line> *pr*xi*adamente 1,5 bilhões de usuár*os. O WhatsAp*® aparece em terceira c*l*ca*ão, c*m </line>
<line> 1,3 bilhõe*. Em*ora *s **ês primeiros a*a*eçam na liderança, ou*ras redes sociais ta*bé* s*o </line>
<line> utili*ada* pelos usu**io*, e*tre as quai* a*arecem Wechat® (963 *ilh***); **® (850 mil*ões); </line>
<line> Instagram (700 milh*es); QZone (606 milhões); Tumbrl (368 milhõe*) * Sina Weibo (**1 </line>
<line> *ilhões) (*ELING, 20*7). </line>
<line> O* ter*o* *ede so*i*l e mídi* *ocial são p*onunciados com basta*te frequên**a e*t*e as </line>
<line> *essoas que usam ta*s termos c*mo si*ônimos. Na ve**ade, rede soc*al é um termo *lássico </line>
<line> ba*tan*e d*f*nd*do entre as pess**s *ue têm a intenç*o ** criar r*laci*nam*ntos co* o obj**i*o </line>
<line> de compar**lhar v**ores comuns. Assim, nã* necess*ri*mente pre*iso estar conec*ado à inter*et </line>
<line> para faze* p*rt* de u*a rede so*ial (T*MAÉL; ALCARÁ; C**A**, 2005). </line>
<line> O a*licativo para sma*tphon* Wha*sApp® foi cr*ado em *0*9 p** Jan K*um. O </line>
<line> objetivo, no iníci*, era *riar um aplica*i*o de *roca* *e mensagen* gratu**o e fá**l de usar *u*, </line>
<line> ao *e*mo tempo, pudesse uti*izar a lista de co**a*os da* pe*soa*, co*o o antigo SM*. Se*un*o </line>
<line> Souz*, Ara*** e Paula (2*15), o aplica*ivo * considerado uma mídia social, pois pode ser usa*o </line>
<line> com* ferramenta de interação, do p*nto de vista social e m*rcadológico. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo *resse (20*7), no mundo são </line>
<line> apro*im**amente * b*lhão d* usuári*s, sendo </line>
</par>
<par>
<line> q*e n* B*a*il sã* contabi*iza*o* cerc* de 100 milhões de *suários ativo*. O por**l faz **a </line>
<line> *omp**ação en*r* o Faceb*ok® e WhatsApp®, sen*o q*e o p*im*iro é *as*ante difundido e </line>
<line> conta com númer*s gi**n*escos de usuári*s *o país, mas * *egundo se dissem*nou em pouco </line>
<line> *empo, tornando-s* * aplica*iv* m*is ba*xado no *ra*i*. </line>
<line> A utili*ação do aplicativ* abrang* *s mais v**iada* formas de c*m*nicação, *odendo </line>
<line> ser *tilizado *m c*nversas e*tre amig*s, no a*b*e*te de tra*alho e até e* ambi*nte esportivo. </line>
<line> Desse modo, algu*as equipes d* co*rid* de r*a possuem *rupos *e con*ersa no WhatsApp®. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *7, *. 6, art. 13, p. 244-2*8, jun. 2020 www4.fs*net.co*.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Impacto da R*de S*cial n* *otivação para Ade*ão à *rática ** Corrida de R*a </line>
<line> 247 </line>
</par>
<par>
<line> Sendo *ssim, o profiss*o*al pode util*zar *e**e recurs* para ter um acompa*hamento do* trei*os </line>
<line> *xec*tados pelos s*us a**eta*. </line>
<line> A corrida de rua, *odalid*de es*ortiv* v**culada à CBAT - confederação brasileira de </line>
<line> a*letismo c*mporta t*nto a *ertente c*m*eti*iva quant* à verte*te *elac**nad* à saúde. O pon*o </line>
<line> mai* im**rtant* é *ue as corr*da* de rua estão ganhando números expressivos de **t*dos por </line>
<line> pa*t* dos p*ofissionais de Edu*ação Física (M*SSAR*L*A, 20**). </line>
<line> 2 *EFERENCIAL TEÓ**CO </line>
<line> *o Brasil, o**r*em *a*s de 250 c*rri*a* de r*a por *no, sendo *las di*ididas em </line>
<line> categorias: * ou 10 quilômet*os, meia-m*ratona (21 qui*ômetros), m*ratonas (*2 quilô**tros) </line>
<line> e ultramar*ton*s (acima de 4* quilômetros) (CBA*, 2019). Essas c*rrida* *ossuem diversos </line>
<line> significados para seus participante*, *entr* ele*, o la*er e a socialização, sendo ess* últim* </line>
<line> observado em muitos estudos como o m*is m*rc*nte *ara *queles q*e praticam essa m**alid*** </line>
<line> (SANFEL*CE et al., 2017; M**SS*R, 2017; BALBI*OTTI et al., 20*7). </line>
<line> Em um programa *e atividade fís*ca, as pesso*s bus*am o engajamen*o em um gru*o </line>
<line> pa*a que elas po*sam estabe*ecer interaçõe* e partil*ar e*periências, mesmo qu* seja em *ur** </line>
<line> ou *ongo pe*ío*o de tempo. Seg*ndo *offman e Harris (201*), * participação em um g*up* ou </line>
<line> comunidade faz com qu* a pess*a se sint* ma*s encorajada a *on*inuar praticando alguma </line>
<line> ativid*de fís*ca, a* m*smo t**po em q*e *ss*me uma ident**ade positiva através *e s*mples </line>
<line> objetos que rem*t*m a esse grupo, a exempl* *e *m* camiseta, ** boné, u* agasalho ou ou*ro* </line>
<line> tipos de *rodutos. </line>
<line> Ou*ro as*ecto importante dentro de um grupo é a coesão, que se mani*es*a na t*ndênc*a </line>
</par>
<par>
<line> *os grupo* de *icarem juntos per*anecer** unidos e com obje*i*os tra*ados (CARRON, e </line>
<line> *982). Quando *odos o* membros *ompreendem e acei*am s*u* pa*éis dentro d* u* grupo, a </line>
<line> c*esão é construída com *acilidade. Muitas pesso*s p*efe*em *xercitar-s* com outra* pess*as </line>
</par>
<par>
<line> ou fazer parte de um *rup*, pois, dessa forma, au*en*am a satis*aç*o, o </line>
<line> suporte social e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> compr*misso *om um programa de atividade física (*OFFMAN; HARRIS, *0*1). </line>
<line> N*s estudos de Balb*no*ti et al. (20*5), T*uccolo, Maduro * Feij* (*0**) Dumith, e </line>
<line> Domingues e Gigant* (2008), nos quais o* autores avaliaram, respectiva*en*e, o perfi* </line>
<line> motivacional de corredores de r*a, fator*s mo*ivacio**is n* adesão à *o*rida de *ua * mud*nças </line>
<line> de com*ortame*t*s e* ati*idade física, foi *erificado como *esultado que as pessoas es*ã* mai* </line>
<line> preocu*ada* com a *aúde, com * condici*n*mento físico e com o prazer. As pes*oa* q*e fo*am </line>
<line> estudadas re*ataram que a s*ci*l*za*ão o* con**çã* de perten*er a *lgum tipo de comuni*ade </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. **, n. 6, art. 13, p. *44-258, jun. 2020 *ww4.***net.com.b*/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. E. M. Nunes, P. C. Va*im-Roga*to, A. A. Vilas *oas </line>
<line> *48 </line>
</par>
<par>
<line> o* gr*po seri* como *m acréscimo na prá*ica e não um fator pri*ordial *ara pr*ticar alguma </line>
<line> ativida*e física (corrida, mountain bi*e, academi*, dança, entre outro*). </line>
</par>
<par>
<line> Lembramos qu* a co*pet*ção *az parte da **da do homem des*e os tempos </line>
<line> mais </line>
</par>
<par>
<line> antigos, *efere-se a u** dis*uta, luta *u conflito *m q*e as pes*oas têm * necessidade de supe*ar </line>
<line> obstáculos p*ra saí*e* *it*rio*as ou **mplesmente supe*ar a**eles que as desafiam (DE ROSE </line>
<line> JUNIOR, 20*8). Em uma competição *ncontramos *rês períod*s marcantes q*e *s </line>
</par>
<par>
<line> competi*ores </line>
<line> **ecisa*ã* enfre*tar: os períodos pré-comp*t*t***, *ompe*itivo e pós- </line>
</par>
<par>
<line> competi*ivo. Nes*e t*abalho, a ênfase foi *ada n*s *eríodos </line>
<line> que antecedem e s*ce*em uma </line>
</par>
<par>
<line> co*pe**ção * nos aspetos psicológic*s que *o*em sofrer alterações. </line>
<line> *a fase *ré-co*petitiva, o p*r*ic**ante *ode *xperimentar vários pensamentos </line>
<line> freq*ente*, que podem lev*-lo ao e*tresse, altera**es *o humor, desâni*o, dentre outros. *s </line>
<line> respostas do agente exter*o (com**tição) podem influenciar na p*r*epç*o do pa*ticipante sobre </line>
<line> aquela *ituação, p*dendo ocasionar re**ltados pos*tivos ou negativos (VERARDI et al., 2014). </line>
</par>
<par>
<line> *e acordo com Santos e Perei*a (1997), a Pré-competição é *m dos fatores </line>
<line> mais </line>
</par>
<par>
<line> dete*minan*es para que um* p*s*** con*iga *m bom des*mpenho, pois os níveis de ansiedade, </line>
<line> estímulos e im*ul*os são descarregados d* fo*ma contínua até que o partici**nte est*** *o *ocal </line>
<line> c*m*eti*do e/ou até mes** durante a *ompeti*ão. </line>
<line> Com b*se *a citação ante*ior, percebemos que exis*e uma l*ga*ão direta entre e*oções, </line>
<line> se*t*mento* e estado de humo*. Segundo Balbinotti et al. (2007), o profi*sion*l env*lvido *om </line>
<line> o *ompetidor p*ecisa co*he*er e administrar os f*tores psicológicos e, ass*m, po**rá minimizá- </line>
<line> *os e *oten*ia*i*a* os r*s*ltados posit*vos do atleta. **sse se*tid*, *offman e Har*is (2011) </line>
</par>
<par>
<line> de*tacam que o prof*ssiona*, usand* poucas palavras, pode </line>
<line> encor*j** ou desenc*rajar </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> competi*or, po*s *le o considera como principa* al***rce para o êxito em um* competição. </line>
</par>
<par>
<line> O que fic* c*aro na li*eratur* sobre * </line>
<line> c**po*tamento *a fase P*é-competitiv* é </line>
<line> que, </line>
</par>
<par>
<line> ***epende*te do nível de desem*enho do a*leta envolvido </line>
<line> *u do de*a**o proposto, ao ser </line>
</par>
<par>
<line> *epara*o *om uma competiç*o, a tend*ncia do pa*ticipante é aplic*r o máximo de esforço para </line>
<line> se* bem sucedido (BALBINOTTI et *l., 2007; DE ROSE JU*IOR, 200*). </line>
</par>
<par>
<line> Na fase *ós-c*mpetitiva, o pa*tici*a*te da com*etição tende a relaxa*, a </line>
<line> *liviar-*e e </line>
</par>
<par>
<line> re*up*rar-se da situaçã* estressante que pa*sou. Ne*sa fase, o *en*imento de dever cumpri*o e </line>
<line> satis*ação *ã* aqueles *ue tam*ém a *ucedem (BALBINOTTI et a*., 2*07; *ALBINOTT* et </line>
<line> al., *011). </line>
<line> As *erspectivas possuem dif*re*ças entre os *r*pos d* elite e *e a*ado*es. Enquanto o </line>
<line> prime*ro grupo busca a vi*ória e o melhor *esempenho frent* aos seus adver*á*ios, o segundo </line>
<line> bu*ca o prazer, a*toe*tima, condi*iona**nto físico, sociabilidad*, estética, d*ntre o**ras </line>
<line> R*v. FSA, Teresina, *. 17, n. 6, art. 13, p. 24*-258, jun. 2020 www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Impacto da R*de Social na Motivação para Adesão à Prática d* *orr**a de Rua </line>
<line> 249 </line>
</par>
<par>
<line> satisfaçõe* (BA**INOT*I et al., 2015; DUMITH, DOMINGUES; GIGANTE, 2008; </line>
<line> TRUCCOLO; MADURO; FEIJÓ, 200*; BA*B*NOT*I et al., 2007). Seg*n*o Rúbio (20*0), </line>
<line> o a*leta profissional ou de elite é aq*ele que tem uma representação *itori*s*, q*e produtos </line>
<line> *ue*em vincular sua ima*em a ele e, na m**oria dos *a*os, atinge a*tos g**hos financeiros. </line>
<line> A pa*t*r das citações e perspect*vas *os corredores de rua, o perí*do pó*-compet*tivo </line>
<line> pa*a muitos é animador, pois os recursos tecnológicos (fotos, mensagens, ví*eos, etc) fazem </line>
<line> com qu* a compe*iç*o sirv* c**o u* esp*ço de recordações de uma equipe/co*unid*de ou </line>
<line> grupo (*ALB*NO*T* et al., 2007; RÚBIO, 2000). </line>
</par>
<par>
<line> É import*nte </line>
<line> *e*ta*ar ne**e e*tudo os aspec*os do **mporta*ento hum*no * o uso </line>
</par>
<par>
<line> W*atsApp®, pois tal tecnol*g** pode ser </line>
<line> uma ferr*men*a que possi*ilita aos treinadores </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> a*om*an*amento de seus corredo*es de rua d*rante os pe*íodos pré e pós competitivo, por *eio </line>
<line> d* troca* de m*nsagem, image**, vídeos e *e ou*ras formas de i*teração. </line>
<line> Partin*o desses pres*uposto*, o objeti** desse est*do foi realizar uma a*ális* da* t*ocas </line>
<line> *e m*nsagens entre os u*uários ** grup* de corr**a de rua, utiliza*do * apl*ca*ivo W*ats*pp®, </line>
<line> p*ra identi*ica* possíveis com*ort*mentos e perce*çõ*s em relação às f*ses pré e p*s- </line>
<line> competitiv*. </line>
<line> 3 *ETODOLOGIA </line>
<line> A a*ostra foi composta *or 60 v*luntários, send* 42 homens (34±3,4 anos) e ** </line>
<line> mulher*s (32±2,* *nos). A colet* de da*os f*i feit* a partir do *éto*o ob*ervacional simples, </line>
</par>
<par>
<line> *o *ual * pes**isad*r n*o re*lizou qual*uer *ipo de **nifes*ação ou inte*ação c*m </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> p*r**cipantes da pesq***a. </line>
</par>
<par>
<line> O pe*quisador **z contato c*m o administrador d* grupo * re*p*nsável *e** equipe de </line>
<line> *orrida pa*a que pudes*e ser inserido no grupo do apl*cativ* WhatsApp®. ** segui*a, f*i feita </line>
</par>
<par>
<line> a apresenta*ão do </line>
<line> *esqu*sador e, conse*ue*temente, da </line>
<line> pesqui*a que o mesmo desen**lveu </line>
</par>
<par>
<line> com os integra*tes do gr*po de c*rrida de r*a, por meio do Wha*sApp®. A </line>
<line> pesquisa **i </line>
</par>
<par>
<line> aprovada pel* Comi*ê ** Éti*a *m **squ*sa c** *eres Humanos da U*iversidade Federal de </line>
<line> L**ras (CAAE: 865927*8.0.0000.5148). O* critério* de incl*são da amost*a determinaram que </line>
<line> os par*icipantes de**riam estar na faixa etá*ia de 19 a 70 anos e com mais *e um **o prati*ando </line>
<line> corrida de rua. </line>
<line> C*mo critério de exclusão, *stabelecemos q*alq*er desc*nforto com a par*i**pação na </line>
<line> pes*uisa, por algum fenôme*o por consequência de lesões articulares, e ou por *u*lquer motivo </line>
<line> qu* levasse o par**c*pa*te ao **andono da equipe de co*ri*a. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 6, *rt. 13, *. 244-258, jun. 2*20 www4.*s*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. E. M. Nunes, P. C. *al*m-Rogatto, A. A. V*la* B*as </line>
<line> 250 </line>
</par>
<par>
<line> A pe*quisa teve ab**dagem **a*itativa, pois *ontou com conteúdo textu*l, *ivi*ões e </line>
</par>
<par>
<line> a**ibuições de categorias para a a*áli*e dos </line>
<line> d*dos. D* acord* *o* Bardin (2011), </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> categorização de conteú*o *acilita o *grupa*e*to de inf*r*ações ace*ca daquilo q*e está sen*o </line>
<line> tratado, *ois o que é similar é po*to e* ***egorias *ara posterio*men*e r*alizar uma análise. A </line>
<line> c*leta d* *ados foi feita online, ou seja, *omente dentro do grupo do **licati*o Whats**p®, </line>
<line> *o *eríodo de 03/0* a 10/11/20*8, acom*a*ha*d* tanto a f**e pré-competiti*a q*anto a fa*e </line>
<line> pós-competitiva. </line>
<line> A competiç*o al*o dest* e*tu*o foi o XTERRA, eta*a *iradentes-*G (Brasil), que </line>
<line> f** realiz*da nos di** *9 e 30 de setem*r* *e 20**. Os c*rredores que com*us*ram a amostr* </line>
<line> desse estudo p*rticiparam das seguintes **ovas: 5 k* (2* pes*oa*); 7,5 km (18 pessoas); 21 km </line>
<line> (9 pessoa*) e 50 km (6 pessoas). As corridas acon*e*eram dura*te o dia, exc*to a prova de 5 </line>
<line> k*. Posteriorm**te ao período de *nálise das mensa*en*, o pes*uisador fez o uso de um dos </line>
</par>
<par>
<line> recu*s*s </line>
<line> do aplicativo WhatsApp®: O backup. Por m*io do </line>
<line> p*óprio aplicat*v*, * </line>
<line> possível </line>
</par>
<par>
<line> arqu*va* e salv** t*das as con*ersas qu* estão disp*stas no **do p*i*ado ou em grup*. Par* </line>
<line> mi*imizar os riscos, pe** fato de o material *onter nomes, foto*, vídeos e qual*uer tip* de *ado </line>
<line> que expo*ha a i*agem do particip*nt* ou de terceiros, tais informa*ões pes*oais não serão </line>
<line> apresentadas no presente estu*o. </line>
<line> P*r c*nta do grande volume de material, a análise d*s dados foi *ealiza** em duas </line>
<line> etapas. Em um primei*o m*mento, foi anal*s*do to*o o *onteúdo c*m o obje*ivo de mapear *s </line>
<line> *rincipai* *emát*cas, a frequ*ncia de men*a*ens co*par*ilhadas durante * período es*olhido e </line>
<line> de a*ont*r indicadores que permitissem a constit*içã* de um corpus para uma leitura qualitativa </line>
</par>
<par>
<line> e e* profundi*a*e. Após a </line>
<line> o*s*rvação, o *onteúdo text*al foi </line>
<line> dist**buído em *a*egor*as e </line>
</par>
<par>
<line> realizad* uma análise e*tatísti*a descritiva. O MICROSOFT EX*ELL® foi utilizado *ara </line>
</par>
<par>
<line> *al*ular soma, média e tot*l das me*sa*en*. Pa*a tanto, cada categoria foi ap*e*en*ada </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> po*centagem. Em seguida, de*tro *a se*a*a observada, </line>
<line> c*mo </line>
<line> *oi deter*inado, </line>
</par>
<par>
<line> a**mpanham*s, *m dia antes e *epois da competição, p**a descrever*os e analisarm*s esse* </line>
</par>
<par>
<line> mom*ntos, a partir de categoria* d* análi*e </line>
<line> da* interações </line>
<line> do *rup* investigado, *ia </line>
</par>
<par>
<line> Wha**App®. </line>
</par>
<par>
<line> *a** * anál*se q*a*itat*va das mensagens, o *étodo *tilizado foi à análise de conteúdo, </line>
</par>
<par>
<line> técnica q*e abr*ng* iniciativas </line>
<line> de *xplici*ação, si*tem*ti*ação e expressão de c*nteúd* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mensagens, com o objetivo de efetuar d*duções lógicas e justificadas * resp**to da origem das </line>
<line> mensagens (BARD*N, 2011). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 6, art. 13, p. 244-258, jun. 2020 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I*pact* *a R*de S**ial na Mo*ivação pa*a Adesão à Prática de Corrida de Rua </line>
<line> 251 </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESULTADOS E DISC*SSÃO </line>
</par>
<par>
<column>
<row> No perío** de 03/*9 a 10/11/2018, fo*am trocadas 884 mensagens no grup*. Duran** </row>
<row> a observaç*o de t*mátic** e de c*nteúdos nessa sema*a, foram mapea*as 13 categorias mais </row>
<row> recorre***s. O Quadro 1 r**resenta a quantidade de me*s*gens t*ocadas, a *at*gorização dos </row>
<row> assuntos *o grupo de corrida de rua e a frequê*cia em por*enta**m das mensagens. </row>
<row> *uadro 1 - Categorias e quantidade *e mensagen* trocadas no períod* analisado. </row>
</column>
<par>
<line> Cate*or**s </line>
<line> Frequência (P*rcentagem e Quantida*e) </line>
</par>
<par>
<line> 1. Enc*ntro *ara tr*inos de corrida </line>
<line> 12% ( 106) </line>
</par>
<par>
<line> 2. E*o*icons e emojis </line>
<line> 7% ( 62) </line>
</par>
<par>
<line> 3. Ex*eriência do cotidiano e do mom*nt* </line>
<line> 9% ( 81) </line>
</par>
<par>
<line> 4. Expres*ões que *ndicam risadas </line>
<line> 2% ( 18) </line>
</par>
<par>
<line> 5. *ma**ns e vídeo* </line>
<line> 12% ( *06) </line>
</par>
<par>
<line> 6. Notíci*s sobr* eventos de corrida </line>
<line> 2% ( 18) </line>
</par>
<par>
<line> 7. On*m*to*eias e *nt*rjeições </line>
<line> 5% ( 4*) </line>
</par>
<par>
<line> 8. Saudações </line>
<line> 8% ( 70) </line>
</par>
<par>
<line> 9. S**est*o * aconselha*ent* </line>
<line> 6% ( 53) </line>
</par>
<par>
<line> 10. Motiv*ção antes da corrida </line>
<line> 1*% ( 97) </line>
</par>
<par>
<line> 1*. Divulgação d*s resu*t*dos da corrida </line>
<line> 13% ( 114) </line>
</par>
<par>
<line> 1*. Fes*ejar o cumprimento da corrida </line>
<line> *1% ( 97) </line>
</par>
<par>
<line> 1*. Co*binaçõe* de próximas *rovas de corri*a </line>
<line> 2% ( *8) </line>
</par>
<par>
<line> To*al de categ*ri*s: *3 </line>
<line> Tot*l de mensagens = 884 </line>
</par>
<column>
<row> Rev. FSA, Ter*si*a PI, *. 17, n. 6, *r*. 13, p. 244-*58, jun. 2020 w*w4.fsanet.*om.br/rev*s*a </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. E. M. Nunes, *. *. Valim-Rogatto, *. A. Vilas Boas </line>
<line> 252 </line>
</par>
<par>
<line> A ca*egoria "Enc*ntr* *ara Treinos de Corrida" en*loba os c**vites ent*e </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> p*rticip*n*es </line>
<line> p*ra realizarem a*guma atividade em conjunto, nos quais e*es c*mbinavam </line>
</par>
<par>
<line> formas de des***ame*to, ho*pedagem em hoté*s * lo*ais para alimentação. Foram aqui </line>
<line> incluídas co*r*das locais, estaduais, nacio*ais e intern*cion*is. </line>
<line> A *ategoria "Emoticons e Emo*is" inc*uiu e*pressõe* que in*icavam ris*das, </line>
<line> **omat*peias e *n*er*e*ções, p*is sã* elem*ntos da comunicação in**rmal, b*m *omum no </line>
<line> âmbit* virtual. </line>
</par>
<par>
<line> * categoria "N*tícias sob*e Eventos de Corrida" conté* inform*çõe* que </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> pa*ticip*nt*s divulga*am para outros c*rredores sobre corri*as qu* iriam a*ontecer na cida*e, </line>
<line> estado ou país, assim com* detalh** sobr* qua*s deles particip**iam das corridas. </line>
</par>
<par>
<line> As categorias "*xperi*n*ia do Cotidiano e do mome**o" e "Sugestão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *conselhamento" representam momentos </line>
<line> em qu* os partici**ntes relatara* o d** a dia </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> seus trei*os, as dificuld*d*s, p*rs**ct*vas, d*vid*s e o* sucess*s. Sen** assim, o tr*i*ad*r </line>
<line> entrava ness*s d*scu*sões constru*ivas para sanar qualquer *ipo de quest*oname*to acerca do* </line>
<line> t*einos. </line>
</par>
<par>
<line> A* categorias "Sauda*õ*s" e "Imagens e vídeos" a*r*sentar*m-se junta*, pois </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> qua*tida** de m*ns*gen* d* "*om dia", "boa tarde" e "b*a noite" eram acomp*nhadas por </line>
</par>
<par>
<line> ví*eos e im*gens. Para a* *ivulgações de corridas, os *arti*ipan*es uti*izar*m recursos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> image* e *ídeo, com o int**to de despe*ta* o interesse d*s ou*r*s me**ros do *rupo. Nesse </line>
</par>
<par>
<line> aspecto, </line>
<line> os participa*tes sentiram-*e atra*d*s *uando a corrida *nvo**ia </line>
<line> *lguma marca </line>
</par>
<par>
<line> esportiva como Nike®, *didas®, Under Armo*r®, Asics®, Fila® ou </line>
<line> q**lquer *utra </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> segm*nt*. </line>
</par>
<par>
<line> A categoria "Mo*ivaç*o antes *a corrida" foi est*be*ecida incluin*o men**gen* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> trein*dor com a f*nali**de d* levar seguranç*, confiança, mot**ação e outr*s aspectos para </line>
<line> que cada corre*or pud*ss* dar o *eu máximo n*s co*ridas. </line>
<line> As cat*gorias "divu*gação dos Resulta*os da Cor*ida" e "F*st**ar o Cumprimento *a </line>
<line> C**rida" *ão as categori** mais marcant*s da equipe, porque os m*mbros *o grupo m*rcavam </line>
<line> enco*tros soci*is em bare* ou restaura*tes p*ra *este*arem um* eta** ou p*o*a v*ncida. </line>
</par>
<par>
<line> A ca*ego*ia "Combinaçõ*s de Próximas Provas" </line>
<line> contém informações *obre *uais </line>
</par>
<par>
<line> corridas o grupo iria par*ici***, bem como vota*ões dos corredores sobre quais competições </line>
<line> seriam ideais p*ra poderem c*mpet*r. Por*a*to, *s categorias l*stadas apa*ecem p**a marc*r </line>
<line> como * equi*e é vencedora e a união dos s*us pa*ticipan**s. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, *. 6, art. *3, p. 244-258, j*n. 2*20 www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Impact* da R*de So*ial na Motivação p*r* Adesão à Prática de Co*rida *e Rua </line>
<line> 253 </line>
</par>
<par>
<line> Os r*sultados mos**am o interesse entre os par**cip*ntes em div*lga* as corri*as, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> motiva*ão antes da com*e*ição e n* pó*-competição ma*cad* pe*a *iv*lgação dos *xitos dos </line>
<line> *or*edo*es. Por *ei* d*sses dados, buscamos compreender as i*te**çõe* d* equipe, a partir d* </line>
<line> um diálog* entre u*a perspectiva mais comunicacional. </line>
<line> Houve de*taque para três cat*gorias nas quais o *olume de me*s*gen* f*i mais alto </line>
<line> (mais ** 100 *en*age*s sobre o assu*to), e*tre ela*: "*ncontr* *a*a treino de corrida", </line>
<line> "Imagens e Vídeos" e a "Divulgação do* *esultados *a cor*ida". </line>
<line> Seg*ndo Balbinott* et al. (2015), *o q*e di* *espeito * categor** Encontro para treino de </line>
<line> corr*da, afirmam que ati*idades em conjunto p*opo*c*onam uma *aior motivação, nas quais os </line>
<line> pr**i*antes *e exe**ícios fís*cos e *e esportes cons***em *té obte* um *esemp*nho superior </line>
<line> q*ando **mparado *om o mesmo suje*to s**inh* </line>
<line> T*ucc*lo, Maduro e Feijó (2008), quanto à "Cat*gor*a I*ag*ns e víd**s", **p*icam que </line>
<line> os recur*os visuais, na mai*r** *a* s*tuaçõe*, têm o ob*etivo de chamar a at*nção das pess*as. </line>
<line> *ssas ferramentas estão ficando *uito comuns em redes *ociais, pois seu *s* po*sibilita uma </line>
<line> *ifusão e alcance m*is assertiv* ao com*arado com **xtos digitado*. </line>
<line> Q*anto * cat*goria "Divu**a*ão dos resul*ados da cor*ida", *e*un*o Massare**a (2008), </line>
<line> o *inal de u*a c*mpetição é a c*ance de c*da c*mpe*idor mos*rar seus resultados, pois *oda </line>
<line> prova d* corrida de ru* te* seus de*afios e dificu*dades; *endo a*si*, ca*a comp*tidor te* *ua </line>
<line> manei*a de express*r seu desempenho e mostr*r o *uanto va*eu o es*orço e*fre*tado. Essa *dei* </line>
</par>
<par>
<line> corrobora *om </line>
<line> o* resu*t*dos *e **zr*chi (2*0*), *ara *uem, além d* *or*ida de rua, </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> corredo*e* fazem o c**sumo d* </line>
<line> diver**s produtos ligados à *orrida de r*a (tênis, </line>
<line> bon*s, </line>
</par>
<par>
<line> mochilas de hi*rat**ão, suplementos, roupas e outros), como *ma **rma de mostrar q*e estã* </line>
<line> engajad*s no esporte. </line>
<line> *s grupos de conversa do Wh**s*pp® podem s*r um tipo de co*unicação ativ* que </line>
<line> pe*mite partilhas de de*isões e * c*iaç*o de vínculos sociais. O a*lic*tivo *ambém po*e ser </line>
<line> *sad* como *m canal mais rápi*o com o intuito *e din*mizar encont*o* ent*e os demais </line>
<line> us*ár*os. Dessa forma, p*demos **n**r mão desse meio par* compreender melh*r est* tipo *e </line>
</par>
<par>
<line> público, acompanhand* seus *ábitos, consumos e prát*cas. Podemos </line>
<line> dize* q*e o próprio </line>
</par>
<par>
<line> *hat*App® é u* </line>
<line> pro*uto </line>
<line> cult*ral. A conv*rgência midiátic* do dispositivo agrega v*lor </line>
</par>
<par>
<line> s*mbólico ao aplic*tivo </line>
<line> e o torna um obje*o </line>
<line> de consumo (*A*BINOTT* </line>
<line> et </line>
<line> a l ., * 0 1 5 ; </line>
</par>
<par>
<line> RASC*DO et a*., 2014; BALBINO*TI et al., *011). </line>
<line> Lase* (2004) observou que *s ind*víduo* frequentemente *eguram o celul**, mesmo </line>
</par>
<par>
<line> sem </line>
<line> usá-lo. Al*m </line>
<line> di s s o , os di s pos i t i vo* </line>
<line> cons*itu*m "tecnologias afetivas" e medeiam as </line>
</par>
<par>
<line> emoções e os laços sociais, ou s*ja, os us*ários po*s*em um relacionamento em*ci*nal com </line>
<line> *ev. FSA, T*resin* P*, v. 17, n. 6, a**. 13, p. 244-258, ju*. 2020 www4.*s*net.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. E. M. Nu*es, P. C. Valim-Rogatto, A. A. V**as *oa* </line>
<line> 254 </line>
</par>
<par>
<line> seus telef**es e sentem-se l*gados e*es. N* a </line>
<line> prese*te </line>
<line> estudo, os participant*s e t*eina*o* o </line>
</par>
<par>
<line> con*e*ui*m conversar ace*ca de suas planilhas e qua**o s*rgiam mui*as dúv*das * treinador </line>
<line> aco*panha*a os tre*nos * cons*quentement* um *rande núm*ro *e partic*pantes s* reuni* em </line>
<line> p*ol daquele q*e po*suía *l*uma dificuldade. Esse tipo de co*portamento justific* o fa*o de </line>
<line> que eles se *nquadrariam em uma equipe *e c*rrida, e não em um grupo *e corrida ROBBINS; </line>
<line> J*DGE; SOBRAL, 2010) </line>
</par>
<par>
<line> Do *e*mo modo, duran*e a* corridas de r*a, o* </line>
<line> participant*s *an*ava* a**ui*os de </line>
</par>
<par>
<line> áu*ios </line>
<line> p*ra a equipe, para saber se algué* es*ava em det*rm*nado ponto da cidad* **r* *e </line>
</par>
<par>
<line> enc*n*rarem e *az*rem um *ercu*so juntos </line>
<line> ou s**pl*sm**te *andavam as me*sage*s p*ra </line>
</par>
<par>
<line> diz*rem como estava send* difícil o *ercurso propo*to pelo treinador. *e acordo *om </line>
<line> S*NFE*ICE et al. (2017), a corrida de rua provoca e* seus participantes um estado de *ufor*a </line>
<line> *, consequent*mente, p*omove *ma ad*são daquel** que a praticam. </line>
</par>
<par>
<line> Das tre*e categorias l*stadas, </line>
<line> p*demos observar </line>
<line> uma *aior frequência sobre </line>
<line> aquel*s </line>
</par>
<par>
<line> que nor*e*v*m essa pesq*isa: * comp*rtamento pr* e pós-comp*t*ção. O comportamen*o pré- </line>
<line> competi*ão pre*isa ser bem trab*lhado *nt*e *s p*rti**p**tes, porque é o mo*ento em que o </line>
<line> suj*ito pre*isa esta* p**cologicamente e fisiolo*icamente equilibrado, p*is qua*qu*r alteração </line>
<line> pode fazer com que o desempenho seja comprome*i*o (SANFELI*E et *l., 20*7; SPEN*E, </line>
<line> *01*). </line>
<line> Da mesm* forma, o período pós-comp*tit*vo, po** ser um mome*to em *ue o *uje*to </line>
<line> comemore ma*s uma conquista, poi*, d*pois de uma longa maratona, m*ia maratona *u de outr* </line>
</par>
<par>
<line> p**curso, *ode s*r motivo de </line>
<line> comemor*ção c** fotos, </line>
<line> ví***s, áudio ou ou*ra f*rma de </line>
</par>
<par>
<line> extra*asamento (BALBINOT*I et al., 2015). </line>
<line> Os corredores *e rua que participa*a* da equipe puderam contri*uir positivame*te co* </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> pe*quisa, </line>
<line> p*i s </line>
<line> expressaram *aturalmente como se senti** a*t*s * depois da </line>
<line> co*peti***. </line>
</par>
<par>
<line> Vimo* que eles *ostrav*m mais *reoc*paçõ*s *ura*te a *ompetição. Depois </line>
<line> dela, </line>
</par>
<par>
<line> apresentav** receios, medos, dúvidas e a** o medo de lesões durante o percurso da competição. </line>
<line> Porém, o tr*i*ado* tentava minimizar tais preoc*pações por m*io de *onsel*os * *e suges*ões </line>
<line> aos p*rti*ipa*tes. </line>
</par>
<par>
<line> De acor*o </line>
<line> c*m Trucolo, Madu** e Feijó </line>
<line> (2008), é de *undamental importância </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> trein*dor estar *resente em todas as eta*as qu* s* **ferem à competição, *ois assi* a adesão </line>
</par>
<par>
<line> *os seus </line>
<line> al*no* ao espor*e e a </line>
<line> p*obabilidade de *xito serão grandes. Dumi*h, Domi*gues </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> G*ga*te (*008) mo*trar*m que o *reinador é uma fe*ramenta im*o*tante em qualquer t**o de </line>
<line> processo quando se refere ao espo**e de *lto rendim*nt* * até nível de a*adoris**. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 6, art. *3, *. *44-258, jun. *020 www4.f*anet.com.br/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Impacto da Rede Social na Motivaç*o para Adesão à Prática de *orri*a de Rua </line>
<line> 2** </line>
</par>
<par>
<line> *o ana*isar as mensagens por fase co*petit*va, observamos que os participantes *e </line>
<line> manifestavam mais p*lo aplic**ivo no período pós-co*petitivo, q*an*o comparado com o pré- </line>
<line> competitivo. Este *c**do pode s*r justi*i**do p*rque, ao fin*l das *ompetições, o desejo de </line>
<line> divul*ar os res*lt**os, *travé* de textos, fotos e vídeos, torn* mais forte * *at*r social. *lém </line>
<line> disso, pare*e mais *ro*minente p*r*ue eles es*ã* j*ntos como e*uipe no local da compet**ão e </line>
<line> * alegria e o sucesso são d*mi*antes ness* *a*e (SA**E*ICE e* al., 2*17; BAL*I*OTTI et </line>
<line> al., 2015; SPENCE, 2*14). </line>
<line> 5 CONSID*RAÇ*E* FINAIS </line>
<line> Ne*te es*udo, identif*camos o co*portamento *e u* grupo de corredores de rua n*s </line>
<line> fases p** e pós-competit*v*, utilizando o WhatsApp® *omo ferr**enta. No período *o estudo, </line>
<line> foi observado que, antes da *ompetiçã*, os cor**dores de *ua expr*ssav*m **segurança, medos </line>
<line> * traç*s de *nsi*dade. Nesse m*m*n*o, o papel do treinad*r é de s**a *mportância, pois através </line>
<line> de estratégias como texto*, vídeos, ima*ens, *ilmes e até mesm* r*uni**s p*d* propo*cionar </line>
</par>
<par>
<line> segurança, motivaç*es, fazendo com que os competido*es </line>
<line> man*enham o fo*o * *o*sa* </line>
</par>
<par>
<line> c*m*etir dando o melhor de si. **ós a *ompet*ção, os co*redores ex*ressav*m sens*ções de </line>
<line> conqui*ta, vitória e êxito por mai* uma corr*da con*luída. </line>
</par>
<par>
<line> Entre </line>
<line> as fas*s competitiv*s, foi o*s*rvado </line>
<line> *ue h***e maior troca d* mensagens </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> período pó*-competitivo, pois é n*sse mome*to que os *orredores expres*avam suas emoções, </line>
<line> atrav*s de *ensagens, fot*s e ví*eos, por ma*s u*a c*mp*tição finalizada. Foi també* nesse </line>
<line> m*mento que o* membros *o grupo esta*am juntos pa*a poderem interagir e d*monstrar a uniã* </line>
</par>
<par>
<line> que h* entre eles. *ensagens </line>
<line> sob*e enco*tro p*ra treinos ** corri*a, imagens e *ídeos </line>
</par>
<par>
<line> mo*iv**ionais * a divulg*ção dos re*ultados da corr**a foram as mais frequ**tes. Isso pode ser </line>
</par>
<par>
<line> justificado po* sere* os assu*tos mais *ratado* no **upo Wh*tsApp® durant* o *er*od* </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> estudo. </line>
</par>
<par>
<line> Até a finaliz*çã* desta pe*quisa, nã* foram enc*ntrados t*abalhos que tratassem </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> aplicativo What*App® e as s**s dinâmicas envol*en*o esse espo*te, consi*erando *s per*odos </line>
<line> pré e pós-co*pet**ivo. A *aio*ia *os ma**riais disponíveis na **teratura trata de comu*icação </line>
<line> me*iada **r com*utador ** por *elulares, mas ainda são esc**sos os estudos co* sma*tph*nes </line>
<line> * aplicativos de celular, em especial *om o WhatsA**®, indicando u*a lacu** na *it***tura e </line>
<line> a nec*ssi*ade de mais estudos *o*re o tema. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere**na P*, v. 17, n. *, *rt. 13, p. *44-258, j*n. *020 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. E. M. *unes, P. C. Valim-Rogatto, A. A. Vilas Boas </line>
<line> **6 </line>
</par>
<par>
<line> R*FE*ÊNCIA* </line>
<line> BALB*N*TT*, *. A. A. et al. Di*en*ões *otiva*io*ais de atl*t*s corr*dore* de longa </line>
<line> distâ**ia: um estu*o descriti*o-comparat*vo segundo o s*xo. Cole*ão Pesquisa em *du*açã* </line>
<line> Física, v. 12, n. 1, p. 165-172, 2*13. </line>
<line> BALBINOT**, M. A. A. et al. Perfi* **tivacionais de cor*edores d* rua com difere**es tempos </line>
<line> *e *r*t*ca. Revi*t* Brasil*i*a de Ci*ncia* do Esporte, v. 37, n. 1, p. *5-73, **15. </line>
</par>
<par>
<line> BAL*INOTTI, M. A. A.; </line>
<line> BA*BOSA, M. L. L.; SALDANHA, R. P. Estudos f*toriais e de </line>
</par>
<par>
<line> consistênc*a i*terna da Escala Balb*notti de **tivo* * Competitivi*ade no Esp*rte (*BMCE- </line>
<line> 18). *otriz: Journa* of P*ysic** E*ucation, *.17, n.*, p.318-*27. 2011. </line>
<line> BARDIN, *. Análise de conteúdo. São Paul*: Edi*ões 7*, 40-120. 2*11. </line>
</par>
<par>
<line> BELING, F. As </line>
<line> 10 *aiores re*es soc*ais - Atuali*ado [intern**]. 20*7. [*cess* em: 14 abr. </line>
</par>
<par>
<line> 2*1*]. Dis*onív*l em: www.o*i*inada*et.c*m.br/post/16064-quais-sa*-as-dez-ma*ores-redes- </line>
<line> sociais. </line>
<line> *ARRON, A. V. C*h*siveness in spor* *rou*s: In*erpretati*ns a*d cons*derations. Journ*l </line>
<line> of Sport Psychology, v. 4, n. 2, p. p12*-138. 1982. </line>
<line> CBAt [inte*net]. 2019 [citado 16 dezembro 2019]. Disponível em: ww*.cbat.*rg.br. </line>
<line> DE *OSE JUNIOR, D. A. *om*etição como fonte d* estre*se no esporte. Revista B**sile*ra </line>
<line> de Ciência e M*vimento, v.10, n.4, *.1*-26. 2008. </line>
<line> *UMITH, S. C.; DOMINGUE*, M. R.; G*GANTE, D. P. Estágio d* mudanç* de </line>
<line> comportamento para a prática de *tividade fís***: Uma revis*o de *iteratura. R*vista Brasileira </line>
<line> de *i**antrop*metri* * Desenvo*vimento H*mano, *. *0, n. 3, *.301-307. 20*8. </line>
<line> H**FMAN, S. J.; HARRIS, J. C.; Cine*iolo*ia: O estudo da ativida*e física. *orto Al*gre: </line>
<line> *rtmed, 168 - 190. 2011. </line>
<line> LA**N, A. *ffective technologies: emotions and mobile phones. Receiver Mag*zine, v. 11, </line>
<line> p.1-8. 20*4. </line>
<line> MARTELETO, R. M. Análise *e redes soc*ais: aplicação n*s es*ud*s de transfe*ência da </line>
<line> informação. Revista Ciência e Informa*ão, v.30, n.1, p. 71-81. 2001. </line>
<line> MASSARELLA, F. L. M**ivação intrín**ca e * *st*do ment*l flow em corredo*es *e rua </line>
<line> **rr*dores de ru*. [Dissert**ão de *est*a*o]. *amp*na*: Unive*si*a*e Esta*ual de </line>
<line> Campinas; 2008. </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 17, n. 6, art. *3, p. 244-2*8, jun. 2020 ww*4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Impacto da Rede S*ci*l na Motivação *ara *des*o * Pr**ica de Co*ri*a de Rua </line>
<line> 25* </line>
</par>
<par>
<line> MEISSN*R, G. R. et al. *ercepção de q*alidade *e </line>
<line> vida e v*r*áveis sociod*mográficas em </line>
</par>
<par>
<line> m*lhere* *raticante* de corr*da de rua. Revista Brasilei*a *e *ualida*e de Vida, v.*, n.2, p. </line>
<line> 1-11. 2017. </line>
<line> MIZRUC**, M. S. *nális* de *e*es sociais: avanç*s r*cente* * cont*ov*rsias a*uais. Revist* </line>
<line> de A**inistração de Emp*esas, v. 46, n.3, p.7*-86. 20*6. </line>
<line> PR**SE, F. WhatsAp*® alcança * b*lh*o de usuá*io* - A*ualiza*o [intern*t]. 2017. [A*ess* </line>
<line> em: 16 ab*. 2019]. Disponível em: www. g1.globo.co*/tec*ologia/not*cia/2*16/*2/*hatsap*- </line>
<line> a*ca*ca-1-b*lhao-d*-usuarios. </line>
</par>
<par>
<line> RASCADO, S. M. et al. Niveles de rendimiento y </line>
<line> factores *s*cológ*cos en </line>
<line> de*ortistas en </line>
</par>
<par>
<line> *ormació*: Reflexiones para entender la </line>
<line> **igenci* </line>
<line> psicol*gica del al** *e*dimien*o. Revista </line>
</par>
<par>
<line> Ib*ramer*cana del Psico*ogia del E*ercicio e Deportes, v.9, *.2, p.373-392. *0*4. </line>
</par>
<par>
<line> ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBR*L, F. Comport*ment* organizacional: </line>
<line> teoria </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ráti*a no *on*exto brasileiro. São Paulo: Pearson Prenti*e Hall, 18-**0. 2*10. </line>
</par>
<par>
<line> RÚBIO, K. O imagi*ário d* derrota no *sport* c*ntemporâneo. Psico*ogia * Socieda*e, v. 18, </line>
<line> *.1, p.8*-91. 2000. </line>
<line> SANFEL**E, R. e* al. *nál*se qua*itat*va *os f*tore* que levam à prática da **rrida de rua. </line>
<line> Revista B*asile*ra de *rescrição * *isiolog*a do *x**cíci*, v.11, n.64, p.8*-8*. 2**7. </line>
<line> SANT*S, S. G.; P**EIR*, S. A. P*rfil do nível de a*siedade-t*aço Pré-*o*petiti*a de *tletas </line>
<line> d* E*portes Cole**vos e Indi*i*ua*s do *stado do Paraná. Movimento, v. 6, *.2, *.3-1*. 19*7. </line>
<line> SOUZ*, J. L. A.; ARAÚ*O, D. C.; *AULA, D. A. Mídia soc*al Whats*pp®: uma an*lise </line>
<line> sobre as *nter*çõ*s sociais. Revist* Alterjor, v.11, n.1, p. 1**-165. *015. </line>
<line> SPENCE, N. C. F. M. O WhatsApp M*ss**ger c*mo recurso no ensino supe*ior: **rrativa de </line>
<line> uma exp*riência interdi*ciplinar. Revi*ta de Educa*ão do V*le do A**nos - Relva, *. 1, n. 1, </line>
<line> p. 1-12. 2014. </line>
</par>
<par>
<line> TO*AÉL, *. I.; ALCARÁ, A. *.; CHI**A, I. G. **s redes sociais à i*ovação. </line>
<line> *evi*ta </line>
</par>
<par>
<line> Ciênc*a e Inf*r*ação, v. 3*, *.*, *. 93-104. 2005. </line>
</par>
<par>
<line> TRU*COLO, A. B.; M*DURO, *. B. *.; FEIJÓ, E. *. </line>
<line> *atore* motivac*onais de adesão </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> grupos de corrida. Motriz: *ournal *f Ph*si**l *ducation, p. 108-114, 2*0*. </line>
<line> VERARDI, C. E. L. et al. Burnout e enfrentamento em jogadores de futebol: fase* Pré e *u*a*te </line>
<line> comp**i*ão. Revis*a B*as*l*i*a de Medici*a do Esporte, v.20, n.4, p.272-275.2014. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 17, n. 6, a*t. *3, p. 244-258, jun. 2020 www4.f*anet.com.br/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. E. *. Nunes, P. C. Va*im-R*gatto, A. A. Vila* *oas </line>
<line> 2*8 </line>
</par>
<par>
<line> *omo Referenciar **t* A*tigo, *onforme ABNT: </line>
<line> NUNE*, E. E. M; VA*IM-ROGATTO, P. C; *ILA* BOAS, A. A. I*pacto d* Rede Socia* na </line>
<line> Moti*ação par* Adesão à Prática de Corrida de *ua. Re*. FSA, Teresina, *.1*, *. 6, art. 1*, p. 244- </line>
<line> 258, jun. 2020. </line>
</par>
<par>
<line> *ontribuição *os Autores </line>
<line> E. E. M. Nunes </line>
<line> P. C. Va*im- R*gatto </line>
<line> A. A. Vilas Bo*s </line>
</par>
<par>
<line> 1) c*nc*pção e pl*nejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) a*álise e in*er*ret*ção dos da*os. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) *laboração do rascunho *u na *evis*o críti*a *o conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participa*ão na apr*va*ão da *e*são final do man*scrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 17, *. 6, art. 13, p. 244-258, jun. 2*20 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/revist* </line>
</par>
</page>
</document>

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)