<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 6, art. 14, p. 259-278, *u*. 20*0
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*0.17.6.14
</line>
</par><par>
<line>
* Outro Lado do Cuidado: Experiênc*a* e Perform*nc*s de Ho**ns Cuidadores ** Pessoas
</line>
<line>
com *ranstornos *enta*s *o Espaço D*méstico
</line>
<line>
The O**er Si*e of Care: E*per*ences *n* Perfor*ances of Male Caregi*er* of People With
</line>
<line>
M***al Disord*rs in the Home
</line>
</par><par>
<line>
Na*ra Danyel*e Batista da *ilva
</line>
<line>
Mestra em Po*ít*cas Públicas pe*a Univers*da*e Federa* *o Rio de *an*iro
</line>
<line>
Assiste*t* *ocial da *refeitura Munic*p*l de Teres*na
</line>
<line>
E-mail: dan*i_campelo@hotmail.*om
</line>
<line>
J*ão Paulo Sale* Mac*do
</line>
<line>
*outo* em Psicol*gi* p*la Univer*ida*e Federal do Ri* Grande do Norte
</line>
<line>
Professor da Un*versidade Fede*a* d* P*au*
</line>
<line>
Emai*: pma**do@ufpi.edu.br
</line>
</par><par>
</par>
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<par>
<line>
N. D. B. *ilv*, J. P. S. Macedo
</line>
<line>
260
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O obj*tivo desta *esq*isa é anal*sar as formas de cuidado desem*enhadas, n* *spaço
</line>
</par><par>
<line>
doméstico, por homens cu*d**or*s de pess**s co*
</line>
<line>
tr*n**ornos men*ais
</line>
<line>
be* como per*eber
</line>
</par><par>
<line>
como as *a*culini*ades são construídas, a pa*t*r *as práticas *e cuidado desen*o**i*a* *m cada
</line>
</par><par>
<line>
contex*o. O estudo, de natur*za *uali*ativa, é f*uto de uma *esquis* de campo realizada
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
quatro Centros d* *tenção Psicoss*cial (CAPS) do tipo II, na cap*t*l
</line>
<line>
do esta*o do Piauí,
</line>
</par><par>
<line>
*e*e*ina. Participaram da pesquisa *5 homens *u*dadores. Como instru*entos d* c*leta foram
</line>
<line>
realizadas en*rev*stas do tip* se*iestrutur*das e aplic*do ques*i*ná**o so*i*d**ográfi*o. A
</line>
<line>
a*á**se f*i re*l*zada *or me*o do método *n**ise de c*nteúd* que res**t*u em três ca*egorias
</line>
<line>
de análise: a) o per*il do homem que cuida; b) a masculinid*de e o cuidado; c) a análise das
</line>
<line>
*asculinidades não tradicionais. *onclu*mos que a masculinida*e, aqui per*ebi*a no pl*r*l,
</line>
</par><par>
<line>
qua*do associada ao contex** do c*idado, ofer*a
</line>
<line>
um espaço co*plexo que respinga na
</line>
</par><par>
<line>
necessidade de c**tínua desconstru*ão e expansão concei*ual qu* vai além do campo t*órico.
</line>
<line>
O perfil de masculinida*e desse* hom*ns poderia ser definid* em suas *iversidad*s, como frut*
</line>
<line>
das n*cess*dades *e cuidado. A masculinid*de, mesmo que por mui*os, *ntendida a pa*tir do
</line>
</par><par>
<line>
modelo tradic*onal, é ressi*nificada no co*idiano. Nesse s*ntido, a
</line>
<line>
incorporaç**
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
complexid*de da temátic* e das demandas
</line>
<line>
desses *o*os suj*i*os pode
</line>
<line>
contribuir pa*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
reconf*guração dos servi*os
</line>
<line>
p*b**cos de assistên*ia e cu*dado às pe*soas co* transtornos
</line>
</par><par>
<line>
mentais.
</line>
</par><par>
<line>
P*la*r*s-Ch*ve: Cuidad*. Gênero. Masculin*da*e.
</line>
<line>
ABS*RACT
</line>
<line>
The obj*ct*ve of *his is to *na*yze the forms of **re perfo**ed by male care*i*ers of peop*e
</line>
</par><par>
<line>
wi*h m**tal disorders in *h* domestic space,
</line>
<line>
as well as *o understan* how masculin*ties
</line>
<line>
are
</line>
</par><par>
<line>
*onstructe* fr*m th* care p*actices deve*oped i* each context. The st*dy, of *ua*ita*ive nature,
</line>
</par><par>
<line>
i* the res*lt of * f*eld researc*
</line>
<line>
c*rr*e* out i* 04 (four) Ty*e II Psych*social *are Cente*s
</line>
</par><par>
<line>
(CAPS), in the capital of *he state of *iauí, Ter*sina. Fifteen male care**vers partic*pated in *he
</line>
</par><par>
<line>
research. As research instrument*, semi-struc*ured i**er*iews were cond*cted an*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*ociod*mograph*c questionnaire w*s app*i*d. The an*l*si* was *arri*d *ut using the content
</line>
<line>
analysis me*hod, which resu**ed in three categ*ries of anal*sis: *) the pr**i*e of the man *ho
</line>
</par><par>
<line>
cares; b) *asculinity and *ar*;
</line>
<line>
finally, c) the analysis of n*n-tr*dition*l masculini*ies. We
</line>
</par><par>
<line>
conc**de that *asculin*ty, per*eived here in the plural. When as*ociat** with the con*ext of
</line>
<line>
*a**, *t *f*ers a *o*plex s*ace that ref*ect* th* *eed for con*inuous deconstruction and
</line>
<line>
con*ep*ua* expansion that goes beyond t*e theoretic*l field. The masculini*y *ro*ile *f these
</line>
<line>
men *ou*d be *e**ned in their di*e*sity, as a result of th* care needs. Masculin*ty, *v*n thoug*
</line>
<line>
by m*ny, unders**od *r*m the tradi*i*nal model, is re-sig*ifi** ** *veryda* life. In this sense,
</line>
<line>
the i*corporation of the complexity of the t**me, and the d**a*ds of th*se new su*je*ts, c*n
</line>
<line>
**ntrib*t* to the r**onfigurat*on of public assistan*e and care s**vi*e* for *eople with mental
</line>
<line>
*isorders.
</line>
<line>
*eywo*ds: Care. Gend**. Masculinit*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 17, n. 6, a*t. 14, *. 25*-2*8, j*n. 2020
</line>
<line>
www4.fsan**.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O O*t** Lado do *uida*o: Ex*eriênc*as e P**f*rmances de **mens C**dadores de Pessoas c*m Trans*or*os
</line>
<line>
261
</line>
</par><par>
<line>
1 IN*RODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Os estu*os sobre ho*ens demonst*a* fo*te t*ndência *ara t*mas como a sex**l**ade
</line>
<line>
mas*ulina, a paternida*e e a vi*lên*ia (BENTO, 20*5, p. 13). S*g*nd* *evis*o sistemática
</line>
<line>
sobre o* est*dos de masculi*i*ade * cuid**o feitos po* Silva * *aced* (*019, p. 322):
</line>
<line>
* d*sc*s*ão de masculinidade * cuidado, enquant* *b*rdag*m a*iad* ao *eminismo
</line>
</par><par>
<line>
co*ce*tu*l da ca*ego*** gênero. D*r credibil*dad* para os
</line>
<line>
dilemas envolvidos na
</line>
</par><par>
<line>
construção das m*scul*nidades e trazer essas inqui*tações para contesta* "papéis"
</line>
<line>
estabelecido* por uma d*visão sociossexu*l d* *rabalh* é, *em dúv*da, uma e*colha
</line>
<line>
di*íc*l, *e *evar*os em con*a a r*d*zida *rodução teórica *cerca da temát*ca
</line>
<line>
(AR**LHA e* *l., *998, *.*9), recon*e*e a impo*tância do movime*to *o de*at* e
</line>
<line>
amp*ia*ão.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Bento (2015,
</line>
<line>
p. 16), esse fo*te a**o*undamento da di*c*ssão refl**iu entre
</line>
</par><par>
<line>
tantos c*mpos o "inter*sse no meio acad**ico. Exe*pl* d*sso é *riação *o c*r*o a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
gr*duação \Estudos do *omem e d* *asculi**dade\, *a faculdad* H*bart e Wi*liam Smith, *o
</line>
<line>
Estado d* No*a York.". A pr*meira sí*tese *l*b*l com pes*uisas sobr* home*s e masculinidade
</line>
</par><par>
<line>
foi publica*a em 2005 (CON*EL*, 201*). Já n* Brasil, es*e
</line>
<line>
camp* aind* não está
</line>
<line>
bem
</line>
</par><par>
<line>
delimitado, mas se
</line>
<line>
apre*e*ta como férti*. masculinidade é *ntend**a com* prática social *
</line>
</par><par>
<line>
(CON*ELL,
</line>
<line>
19**). Com a amplitude do *eba*e sobre **nero, precis* reafirmar *ue "a é
</line>
</par><par>
<line>
masculin*d*de tem sido d*scu*i** cada vez *ais" (CECCHETTO, 200*, p. 51), de form* que
</line>
<line>
c*nt*mpl* uma discussã* mai* *bra*gente e que não s* limita *m rep*oduzi* e**encialismos
</line>
<line>
baseados em diferenças sexua*s. Nesse se*tindo, nã* pode*os falar d* m*scu*inidade, m*s das
</line>
<line>
pr*ti*as qu* *ão d*sempenhada* em di*er**tes co*t*xtos nas q*ai* os homens são socialmente
</line>
</par><par>
<line>
construídos. A
</line>
<line>
prát**a *nquanto c*t*gori* relacional nos pro*orciona a pos*ibil*d*de
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*x*lorar diferent** ca*pos de aná**s*.
</line>
<line>
Pa*a *onnell (2*16, p. *7):
</line>
</par><par>
<line>
* gên*ro, po*e-se dize*, é espe*ificamente uma quest*o de corporifi*ação
</line>
<line>
soc*al.
</line>
</par><par>
<line>
Tecnicame*te, o gêner* pode ser *efinid* *omo a estrutura *e pr*ticas refl*xivas do
</line>
<line>
corpo po* meio das qua*s corp** sexuais são posicionados na história.
</line>
<line>
Segundo a ideolo**a pat*iar*al, "c*be às mulheres o cuidado corp*ral, ma*erial e afetivo
</line>
<line>
para com os membros s*cia*s q*e co*viv*" (CISNE, 20*4, p. 106). Patriarca**, a par*** de uma
</line>
</par><par>
<line>
p*rspectiva fe**ni*ta, é definid* por Delphy (2*09, p. 171) como "uma *ormação social
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
</page><line>
que homen* detê* o poder, ou aind*, mais simp*esm*nte, o poder é *os homens. E*e é, assim,
</line>
<line>
quase s*nônimo d* \dom*nação masculina\ ou d* opress*o d** mu*heres". H*st*ricamente se
</line>
<line>
*ev. F*A, Teresina PI, v. 17, n. 6, **t. 14, p. 259-278, jun. 2020 *ww*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. D. *. Silva, *. P. S. Maced*
</line>
<line>
26*
</line>
</par><par>
<line>
espera dos hom*ns * função de provedor econômico do *ar, ent*eta*t*, nem t**os os h*m*ns
</line>
<line>
*orresponde* *u vivem o perfil de mas*ul*nidade que detém o pod*r. * é com a crítica ao
</line>
<line>
mode** h*g*mônico do* *adrõe* de uma masculi*id*de sempr* dominante *ue en*ergamos
</line>
<line>
como o poder transita entre cada uma dessas rea*id*des (S*BRAL, 2*0*).
</line>
<line>
Em difer*nt*s contextos, o gêne*o, enqua**o conceito socia*m*nte co*struído, torn* a
</line>
<line>
discussã* cada v*z mais ab*angente. As contri*uiç*e* no *ampo dos est*d*s de gêne*o, no trato
</line>
</par><par>
<line>
da masculin*dade, encabeçados pelo m*vi*ent* fe*inista, com *rigem par*icul*rmente
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
década de 19*0 (ME*RADO; LYRA, 2012), abri* es*aço para a *up*ração das pesquisas
</line>
<line>
basea*as em d*cotomias que segregavam as catego*ias.
</line>
<line>
Segundo Ol*v*ir* (2007, p. 124):
</line>
<line>
Os papé*s s*xuais fam*li*res estão asso*iado* * v**ores e normas, bem como a funç*es
</line>
</par><par>
<line>
que são atrib*ídas separadamente ao homem
</line>
<line>
e à *ul*er. Esses *apéis são
</line>
</par><par>
<line>
marcadamente diferen*es
</line>
<line>
e as f*nçõ*s mais v**ori*adas, são *m *eral, aq*el*s
</line>
</par><par>
<line>
de*envolvida* pelo ho*e*. De*se m*do, os papeis fami*iares - masculin*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
feminino- estão relacion*d*s de *orma co*ple*a uma *osição d* status, q*e *a a
</line>
<line>
sociedade de urbano-industri*l é *e*ini*a de acordo com a *rofissão, o re*di*e*to *
</line>
<line>
o es*ilo ** vi*a.
</line>
<line>
O cuidad* é pe*cebido enquanto de*dobramento das condiçõ** de cada co*posição
</line>
</par><par>
<line>
famil*ar, a***al, o
</line>
<line>
gêne*o é *ategoria
</line>
<line>
teórica i*portan*e para anál*se, m*s nã* so*ente el*.
</line>
</par><par>
<line>
Ness* sentido, torna-se i*teressante mergulh*rmos na* multi*acetas do cuidado par* pensá-lo
</line>
</par><par>
<line>
por meio de um novo vi*s,
</line>
<line>
assim ap*oveitando a ferti*idade do camp* de e*tud* sob*e
</line>
</par><par>
<line>
masculin**ades, bem como a *scassez de pesquisas em *aúde menta*, *m es*ecial do *uidado,
</line>
<line>
e di*ec*onar es*e olhar *ara a realidade dos h*mens cuidadore*. No cam*n**r d*sse *stud*,
</line>
<line>
*dentramos as for*as d* *uidado doméstico realizado por home*s às pessoas com tra*stornos
</line>
</par><par>
<line>
men*ais acompa*hados em Cent*o* de Atençã* Psic**socia* d* tipo I* (CAPS
</line>
<line>
II), com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
questionam*n*o ** **mo e e* que contextos os ho*ens pro*ag*nizam o cuidado às p*ssoa*
</line>
<line>
c*m transtornos mentais no *sp*ço domés*ic*.
</line>
<line>
*s es*udos sobre participaçã* masc*l*na na esfera doméstic* do cui*ado, s*gundo
</line>
</par><par>
<line>
pesqu*s* bi**iogr*fic* realizada, tendem a situar
</line>
<line>
o
</line>
<line>
cuidado às *rian*as menores
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
c*mpart*lhamento de at**id*des doméstica* (SILVA; MACEDO, 20*9). O
</line>
<line>
estudo
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
masculinidad*s
</line>
<line>
com * *ecorte sobre cuidado
</line>
<line>
em saúd* m*nta* apres*nta-se como uma área
</line>
</par><par>
</page><line>
care*te de estu*os (SILVA; MACEDO, 201*). * campo de es*udo passou a ganhar espaço
</line>
<line>
por contra*or-se aos padrões que defin*am o conceito de masculi*idade hegemônica. (BENT*,
</line>
<line>
2015). N* momento em qu* s* q***tio*ou e*se conce*to, excludente e dominante, percebemos
</line>
<line>
as possibi*id*des de se rediscutir o s*je*to "homem" enquanto corpo soci** que est* ***u*do por
</line>
<line>
*e*. FSA, *eresina, v. 17, n. *, *rt. 14, p. 259-*78, jun. 2*20 www4.*sa*et.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Outro Lado do Cuidado: *xperi*nc*as e Performance* de Homen* C*idado*es de Pessoas co* Transtornos
</line>
<line>
263
</line>
</par><par>
<line>
detrás da ideia de ma*culi*idad*. Logo, i*clu*r o contexto *e pessoa* co* transtornos mentai*
</line>
<line>
na relação de cuidado dom*sti** vivenciada *or h*mens * um* p*s*ibi*i*ade nova de ex*lorar
</line>
<line>
e debat** essas *ate**rias.
</line>
<line>
As conc*usões aqu* reunidas apres*ntam-se *omo re*evantes pela novidade de es*i**ar
</line>
<line>
a figur* do hom*m cuidad*r, que *p*esenta questões interessan*es ***a a discussão de mode*os
</line>
<line>
não tradicionais *e *asculin*dades, p*r veze*, c**fu*didos de*tro dos *erviços. Quan*o
</line>
</par><par>
<line>
dir***onamos * olhar para
</line>
<line>
esses pe*sonagen* "não comuns", há ai*da a po*s**ilidade de
</line>
</par><par>
<line>
inici*rmos u*a *eflexão sobre a *rganiz*ção dos se*viços em saúde men*al, no sentido
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
atenção aos *uidadores e sobre a fragili*ade das discuss*es de gê*ero jun*o a e*sa temática no
</line>
<line>
*otid*a*o das ins*ituições, fatores que *o*tribue* para *nt*nder a relevânci* social do estudo.
</line>
<line>
Be*to (201*, p. 12), ao es*ud*r masculinidades, enfa*iza que "a* ciên*i*s sociai* no Bra*il a*nda
</line>
<line>
não forjaram uma só*i*a t*adição ac*dêmi*a, epis*emológica, em torno da que*tã*". Desse
</line>
<line>
modo, s*t*ar o h*mem e as *if*ren*es práticas de masc*linidades no proc*sso de cuidado *m
</line>
<line>
saúde mental sã* as apostas des*a *esquisa para co*tribuir com * abe*tura de nov*s deb**es
</line>
<line>
para um campo pouco exp*orado nas c*ência* *ocia*s e da saúde em g*ral.
</line>
<line>
No tocante * incorporação da temática de masc*linidade no âmb*to de produção
</line>
</par><par>
<line>
acadêmica,
</line>
<line>
Connell (2015, p. 92)
</line>
<line>
des**ca q** "periódicos
</line>
<line>
acadêmico* fo**m cri*dos
</line>
<line>
para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa especializada, muitas conferências ocorreram e *á c*d* vez *ais literatur*
</line>
<line>
i*ternacio*al". D*sse modo, cabe a nós pesquisadores *rticular formas de trabalhar * tema n*
</line>
<line>
s*n*ido de torn*-lo *til para o atual mom*nto em que vi**nciamos *s *uestões de *êner*.
</line>
<line>
*s pontuações aqui ap*e*entadas são fruto de uma d*sse*tação de mestrado e tem com*
</line>
</par><par>
<line>
obje*ivo dis*utir as *ráticas de cuidado desempenhadas por homens,
</line>
<line>
bem como analisar as
</line>
</par><par>
<line>
per*ormances de mascul*nidade* cr*adas p*l** fo*mas *ue esses homens encontram
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
de*empe*har o cuida*o.
</line>
</par><par>
<line>
2 M*TO*O*OGIA
</line>
</par><par>
<line>
A discussão a ser aprese*tad* t*m c*mo ba** um *studo de natu*eza q**litati*a,
</line>
<line>
apoiad* em *ma pes*uisa do tipo descritiv* e **ploratória, cons*der*ndo a escas*a produção de
</line>
<line>
estudos na á*ea *a m*sculinidade e do cuida*o. A invest*gação foi o*ientada inicialmente por
</line>
</par><par>
<line>
uma f*se de *evant*men*o de material **bliográ*ico * por uma fase em*írica, de setemb*o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
outubro de *018, jun*o aos Cen**os de Aten*ão Psicossocial (CAP*), loca*iz*d*s na c*pi*al
</line>
</par><par>
<line>
piauiense. O est*do
</line>
<line>
foi a**ovad* em prim**ra instância pe*o c*mit*
</line>
<line>
de *tica *a Fu*daç*o
</line>
</par><par>
</page><line>
Municip*l de *aúde do Muníci*io d* Teresina, em 21 *e j*nho de 2018. A pes*uisa foi a*nda
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*e*ina PI, v. 17, n. 6, ar*. 14, p. 259-278, jun. 2020 *ww4.fs*net.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. D. B. Silva, J. P. S. Maced*
</line>
<line>
*64
</line>
</par><par>
<line>
subm*tida ** Comitê de É*ica d* Uni*ersid*de Federal *o Pi*uí, e* 30 de junho do mesmo
</line>
</par><par>
<line>
a*o, *ece*end*
</line>
<line>
*arec*r a*rov*do pelo núm*ro 2.*69.006. * *studo *steve
</line>
<line>
em con*ormid*de
</line>
</par><par>
<line>
co* o* *rincípios ético* ** Reso*ução do Co**elho Nacio*al de Saúde de nº 466/*2, que t*at*
</line>
<line>
d*s Diret*i**s e Normas *egulamen*adoras de P*squisas envolvendo Seres Hu*anos e *a
</line>
<line>
Resoluç** nº 510/*01*.
</line>
</par><par>
<line>
O estudo foi viabil*zado *om a c*ntribuição d*
</line>
<line>
ho*ens cuidadores de *essoas com
</line>
</par><par>
<line>
transt**nos mentais acompa*hados em
</line>
<line>
*uatro *entros de *tenção Psicoss*cial de Teresin*
</line>
</par><par>
<line>
(*I). Dentro dos cr*téri*s, **rti*i*a**m ho*ens
</line>
<line>
***esentados
</line>
<line>
como a *rincipal referência do
</line>
</par><par>
<line>
**idado, não remun*rados e que es*ivessem e*ercend* a função há p*lo menos dois anos.
</line>
<line>
A
</line>
</par><par>
<line>
seleç*o dos possíve** participantes foi rea*izada junto às equipes da* uni**des. O co*vite para
</line>
<line>
participa*ão foi realizado via con*ato telefônico, *end* as entr*vistas realiza*a* *o espaço fís*co
</line>
<line>
das próprias unida*es, mediante agendamento de acordo com a viabilid*d* dos entrevista*os.
</line>
<line>
Participa**m *a p*squi** 15 homens cuidadores, *ep*esentando 39,4% dentro do un*vers* pré-
</line>
<line>
selecio*ado, com *e*taque para a particularidade *e u* dos centros, n* qu*l *ão foi rea*izada
</line>
<line>
nenhum* *ntrev**t*, mesmo com cin*o participantes possíve*s.
</line>
</par><par>
<line>
*ara *roduç** dos dados, adotamos o diário
</line>
<line>
de c*mpo,
</line>
<line>
*onsid*rand* que es**
</line>
</par><par>
<line>
p*ssibilitou ressaltar aspectos do cot*d*ano por me*o do ol*a* da pesqu*s*. Além diss*, foram
</line>
<line>
reali*adas entr*vistas do *ipo semiestruturada*, ori****das por u* roteiro flex*vel, *ni*iado a
</line>
</par><par>
<line>
partir
</line>
<line>
de uma pe*gunta **ral. Logo
</line>
<line>
depois, as perguntas *e organizaram em três pri**ipais
</line>
</par><par>
<line>
b*ocos: 1) f**m*s * sentidos do p*oviment* do cui*a*o; 2) * c*tidiano * *xigências rela*io*ados
</line>
<line>
ao d*sempenho do cuidador e um blo*o fi*al rel*c*on*do aos aspectos q*e *s envolve; 3) *s
</line>
</par><par>
<line>
questões de **sculin*dades e o ***dado, propria*e**e di**s (Fi*ura 1.). No momento
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
en*revista, foi *plicado ainda *m questionário sociodemo**áfico p*r* car*ct*rização do perfil
</line>
<line>
dos sujeit*s, composto por 12 itens, (sexo, idad*, e*tado civi*, escolarid*de, religião,
</line>
<line>
na*uralidade, c**posição famili*r, grau de parente*co *om a p*ssoa cuidada, ocupação, dados
</line>
<line>
s*b*es familiares, renda, e residência), comp*ement*do por três ite*s **ferentes a inf*rm*ções
</line>
<line>
d* *e*soa que re*ebia cui*ado (sexo do *suário, **mpo *e *ratamento e o *iag*ós*ico da PTM).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te**sina, v. 17, n. 6, art. 14, p. *59-278, jun. 2020
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.b*/revist*
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
</line>
<line>
Quais ativid*de* você realiza n* s*u cot*di*no de cuid*do à pes*oa com transt*r*o
</line>
<line>
mental?
</line>
</par><par>
<line>
C**idia*o e exigênc*as do cuida*o
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
*lguém *e au*ilia nesse cuida*o?
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Quais ati*idades você *eal*za além de prover cuidados ao seu familia*?
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Qua*s maiores dificuldades e limitações ao exer*er tal ati*i*ade?
</line>
</par><par>
<line>
Masc*l*nidades * cuidado
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Por q*e você cuid*?
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
* que você *e*sa so*re o fato de ho*ens exercend* cuidado?
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
*ara você o fato de ser homem, m*da alguma coisa co* rel*çã* ao seu modo de exerce*
</line>
<line>
cuidad*?
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: *ut*res, 2019.
</line>
<line>
As particularidade* d* tr*tar a tem*tica de masculinidade *o un*ver*o *a saúde menta*,
</line>
<line>
ex*lica a es*olha pe** entrevi*t* semiestrut*rada. De forma aberta, f**am tratados *emas
</line>
<line>
complexo* com os *uid*dores. As entrevistas fora* d*versa*, se p*nsarmos no tem*o de
</line>
<line>
*uração, desde *ntrev**tas *á***as de *0 mi* a*é aqu*las com mais de 1ho*a de du*ação.
</line>
</par><par>
<line>
Após as entrevistas, bem como suas trans*riçõ*s, f*i realizada a
</line>
<line>
an*lise do *ateria*
</line>
</par><par>
<line>
pro*uz*do, apoiada na anális* de con*eúdo cujo método "é balizado por duas fro*teiras: de um
</line>
<line>
lado a fronteira da *ingu**tica tradicional e do outro o te*ritório da interpretação do sentido das
</line>
<line>
palavras (h*rmenêutica)." (CA*POS, 20*4, p. 6*2). Nes** as*ect*, * sentido *ado por ca*a
</line>
</par><par>
<line>
um
</line>
<line>
dos entrevistados constitui fator relevante, afinal, *nalisar o
</line>
<line>
con**údo v*i além do
</line>
</par><par>
</page><line>
signi*icado primário das palavras.
</line>
<line>
As an*lises * *ategoriza*ões d*s entr**ista* e outras informaçõ*s obtidas ao l*ngo da
</line>
<line>
pesquisa levaram a eixo* **incipais de **ploração de sentidos, que f*r*m orga*izadas e* tr*s
</line>
<line>
categorias: a) o perfil d* homem que cuida; b) a masculinidade * o cuidado; *or fi*, *) a análise
</line>
<line>
das ma*culinidades não tradicionais. E*sas catego*ias podem ser sinte*izadas a partir *as **las
</line>
<line>
dos partic*pantes da pesquisa, co*o cons*a no q*adro a*aixo:
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. 1*, n. 6, art. 14, p. 259-278, jun. 2*20 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. *. B. S*lva, J. P. S. Mace*o
</line>
<line>
266
</line>
<line>
Qu*dro 2 - Assuntos Chave
</line>
</par><par>
<line>
*ss**tos chave
</line>
<line>
*xp*riências d*s cuid*dores
</line>
</par><par>
<line>
Particularidades p*s*oa*s dos c*id*dores
</line>
<line>
Condi*ão de saúde do cuid**or; "A*h* que deixei *e do*mir direito *esde o meu transplant*, e el* passa a noite *om as l*z*s ligadas, ele não apag*. Meu *ransplante foi em Fortaleza... E *í qua*do *oltei a c*da semana um *ilho ia com a fa*íl*a in*eira lá pra *as* e *uida*a da gente..." (IRMÃO, 66anos.) Idade* av*nça*as e a* d*ficuld*des inerent*s a esse pr*cesso; "Às *e*es a pessoa **nsa que é porqu* a gente é pavio curt*, é ignorant*, mas **o é minha filha porque é um* coisa qu* *esgasta m*i*o a *ente, qu* v*i co*sumindo e você n*o tem mais paciência". (PAI, 65 anos)" Relaçã* de p*oximidade com a pessoa ***dad*; Ah, eu *uido porque eu a*o. *u c*ido porque eu gosto, é meu filho. Eu cuido porque *u *reciso dele. Não é ele que pre*isa de mim nã*, sou e* que *reciso dele. Eu preciso qu* ele ex*sta, q*e ele est*ja com*go."(PAI, 55 an*s) Di**renç* entre o *e*o d*s *uidad*res. "N* caso *o banho que eu falei, se e* *udess* d*va o banho nel*... Assim te* aquela barr*ira, tu sabe *o que tô falando. Aí pra não f*car um n*góc*o meio, eu *aço qu*st*o de não en*rar nesse meio e *eixo mais pra mãe dela." (*AI, 65 *nos)
</line>
</par><par>
<line>
Con*ições materiai* e imateriais para exerce* o cuida**
</line>
<line>
Dile*a en*re as tarefas de p**vedor de cuidado x provedor fin*nceir*; "O*ha eu não viajo, eu não vou **a lugar nenhu*... só do trabalho, eu já cheguei cansado e vim co*rendo pra p**ar ela, eu que te*ho **e vim buscar" (IRMÃ*, 65 anos) Preval*n*ia *e t**ba*hos i*for*ais *om horá*ios f**xíveis.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. F*A, T*resina, v. 17, n. 6, a*t. 1*, p. 25*-278, jun. 2020
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O *utro Lado do *uidad*: Experiênci*s * Perfor*ances de Homens Cu*d*dores de Pessoas com *r*nstorn*s
</line>
<line>
267
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
"Como *u te falo v*cê cu**ar d* um* pes*o* *ssim é abdicar de m*itas coisas mesmo... *uestão de opo*tunida*e melhor de **prego de não poder trabalh*r o di* todo, *orque *u sem*re tenho que tirar u* t*mpo pra está e* *asa. Ai ness* pe*íodo da tarde * o me*h*r pr* *uidar *ela". (IRMÃO, 36 anos)
</line>
</par><par>
<line>
O conceito de cu*dado
</line>
<line>
Ativida*e de am*r * r*speito; Ativida*e so**al*ente inerente à família; "Cuidado * carinho, é amor, é a *esponsabilida**, faz pa*te da famíli* né ?" (*rmão, 38 anos) At*vida*e perig*sa. "É perigoso por*ue *os tem que cuid*r del*, *em q*e deixar *udo no pon*o, res**vad*, no horário do al*oço nos tem que ** lá, eu né?! Eu p*incipalmente." (PAI, 69 anos)
</line>
</par><par>
<line>
Masc*linid*de* não t*adicionai*
</line>
<line>
Noç*o de igualda*e entre os gê*eros; "Não tem muito* homens n*o. Tem, m*s n** é muito. Às vezes t*m p**conc*ito, tem homem q** acha que é mac*ão e aí na família tem m*lher e *cha que n*o precisa fa*er. Tem uma* coisas na *abeça, mas is*o não *xi*te nã* se foss* por **so n* r*st*urante nã* tin*a cozinheiro *omem e tudo. Toda profissão tem, mas é porqu* tem g*nte diferente do outro." (IRMÃO, 3* ano*) **rfil não hege*ônico de masculinidade; "Eu sou paciente, tem homens paciente... *em todo mund* é igu*l... Tod* m*nd* é diferente" (IR*ÃO. 53 anos) T*nsion**ento e*tre a m*scul*nidade tradicional x as fu*ções *o cuidad*. "*cho sim, a mulher tem ma*s jei*o. É mais cui*ad*sa, e o homem não. Eu sou c*idador, não vo* diz*r que *ou uma exceção, mas *a*o o básico." (PAI, 72 anos)
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: A*tores, 2019.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresin* *I, v. 17, n. 6, art. 14, p. 259-278, jun. 2**0
</line>
<line>
ww*4.fsanet.co*.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. D. *. Silva, J. P. S. M*cedo
</line>
<line>
268
</line>
</par><par>
<line>
3 RESU*T*DOS E DI*CU*SÃO
</line>
</par><par>
<line>
3.1 O perfil *os h*me*s *ui*adores: imp*icações p*ss*ais *rente *o e*e*cício do cuidado
</line>
<line>
Entre os entrevista*os, **sta*o*-se a figura do irm*o como pri*cipal c*idador (53,3%),
</line>
<line>
seguido dos pais (40%). Esses foram os *rincipais vínculo* familiares desve*ados, sendo *u*
</line>
<line>
tod*s *s cuidadores er** suj*it*s da *amília consa*guí*ea. Os pa** se apre**n*aram como os
</line>
<line>
sujeitos de idade mais elevada e os irmão* *omo repres*ntan*es dos m*is jovens. Ness* cenário,
</line>
</par><par>
<line>
e*fa*iza**s a
</line>
<line>
curio*idade do **ntato com apenas um companhe*ro como
</line>
<line>
cuidador. A *aixa
</line>
</par><par>
<line>
etária dos entr*vis*a*os está c*ncentrada nas idades de 52 a 77 **o*, repre*enta**o um total *e
</line>
<line>
80% d*s sujeitos. Cinc* **le* aprese*ta* idade* entre 50 e 57 an*s. Cer** de 20% dos *ujeitos
</line>
<line>
estão *a fa**a de *0 * 38 a*os. A grande maioria dos cuidadore* são *es*oa* casada* (*0%),
</line>
<line>
**r*sentando-se entr* eles apenas um pa* d***r*i*do, dado *mporta*te para pensarmos o *ocal
</line>
<line>
de cuida*o d*sse pai que, mesmo compartilhand* a companhia feminin* no âmbito do lar, *i*da
</line>
</par><par>
<line>
*ssim se apres*nta como o princip*l
</line>
<line>
cuidador. C*incid*ntemente, ** entrevistado* s*ltei*os,
</line>
</par><par>
<line>
t*dos eram ir**o* das pessoas *uidadas. Ap*nas *m *dm*tiu que a f**ção de c*idador p*de *er
</line>
<line>
vista como *ma dific*lda*e po* parte de *ma possível companheira, *final, a pre*ença da irmã
</line>
<line>
s*ri* uma con*tante no relac*oname*to. Mes*o o *nt*evist*do tendo **ito a res*alva, ele afi*ma
</line>
<line>
que esse não é motivo d* se* status c*vil de *oltei*o. Se*uindo na d*lim*tação do pe*fil *esse*
</line>
</par><par>
<line>
c*ida*o**s, d*stac*m** a ex*ressiva m**or*a de
</line>
<line>
pessoas católic*s (*3,3%), mesmo **m
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
gra*de mai**ia assumidamente cr*stãs. Desta*amos dois c*idadores que al*gar** não
</line>
<line>
possuírem ou simpatizarem com n*nh** tipo de religiã* ou cre*ça.
</line>
<line>
Captu*amos nessa a*álise parte do recorte ge**c*onal, tend* em vista que o *erfil dos
</line>
<line>
cuid*dores *etermina assim uma r*alidad* d*fer*nte do cuidar. Com destaq*e ne*se se*mento
</line>
<line>
da* ques*ões *erac*onais que envolv*m as relações d* cuid*do, entretant*, m*is d* que isso, no
</line>
<line>
at*al *ontexto em que v*vemos, **c* * questionamento de *ensar quem são os c*idad*res d*
</line>
<line>
futuro. Afinal, como con*equê*cia do envelhecimento, *á o agravamento e/*u *urgimento *e
</line>
<line>
do*nças. A *dad* avançad*, mais do qu* o reflexo do proce*so no qual esses cuidado*es e s*as
</line>
<line>
masculinidad*s foram moldadas, ind*cam mudança* e *justes *os ar*anjos de *uidad*s, a partir
</line>
<line>
do p*ocesso *e envelh*cimento desses cu*dado*es e de *uas limitações f*sicas.
</line>
<line>
O aspect* *eracional, de form* cuidadosa, traz consig* aspe*tos *ue precisam ser
</line>
<line>
pontuados aqui. Não há como generalizar o perfil do* nossos *uidador*s, *u afirmar que o fato
</line>
<line>
dos e*tr*vistad*s mais n*vos se*e* mais ab**tos ou com pen*amentos m*i* moderno*. Afinal,
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina, v. 17, n. 6, art. 14, p. 2**-27*, ju*. 2020 www4.fsan**.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Outro L*do d* Cuidad*: Experiências e Performa*ces *e Hom*n* Cuid*d*re* de Pessoas com T*anstornos
</line>
<line>
269
</line>
</par><par>
<line>
os pais cui**do*es se most*aram b*m ab*rtos e sem difi*uldad*s, com re*açã* a mac*ismo e
</line>
<line>
preco*ce*to, ao dese*pe*harem as *tividad*s do cu*dad*.
</line>
</par><par>
<line>
Desse unive*so,
</line>
<line>
p*rceb*m*s que as configurações de cuida*o se desenham em sua
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
30 - 40
</line>
<line>
3
</line>
<line>
20
</line>
</par><par>
<line>
*0 - 59
</line>
<line>
5
</line>
<line>
3 3 ,3
</line>
</par><par>
<line>
*0 -70
</line>
</par><par>
<line>
*0 - 80
</line>
<line>
*
</line>
<line>
2 6 ,6
</line>
<line>
3
</line>
<line>
20
</line>
</par><par>
<line>
Estado Civil
</line>
</par><par>
<line>
Solteiro
</line>
<line>
3
</line>
<line>
20
</line>
</par><par>
<line>
Casa*o
</line>
<line>
9
</line>
<line>
60
</line>
</par><par>
<line>
Divorciado
</line>
<line>
3
</line>
<line>
20
</line>
</par><par>
<line>
Religião
</line>
</par><par>
<line>
Ca*ólic*
</line>
</par><par>
<line>
E*angélico
</line>
</par><par>
<line>
Se* religi*o
</line>
<line>
12
</line>
<line>
80
</line>
<line>
*
</line>
<line>
6 ,6
</line>
<line>
2
</line>
<line>
1 * ,3
</line>
</par><par>
<line>
Total
</line>
<line>
15
</line>
<line>
1**
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Autores, 2019.
</line>
</par><par>
</page><line>
No *scopo analisa*o, os pais *e idade mais avança*as se apresentavam em condiç*o de
</line>
<line>
apos*n*a*oria, o que i*ent*, de ce*to modo, a exi*ência e a i*p*rtância do trabal*o para a figur*
</line>
<line>
mascu*ina, que é histor*camen*e a*s*ci*da à **g**a do provedor fi*anceiro. Sobre a *orma de
</line>
<line>
*rovimen*o **nanceiro das famílias po* parte das pessoas cuida*as, a gr*nd* maioria, na faixa
</line>
<line>
etária de mais idade, é aposentada. Destac*m*s ainda pr*fis*ion*is lib*r*is *omo fot*grafo,
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. 17, *. 6, art. **, p. 259-278, ju*. 2020 *ww4.*san*t.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. D. B. Silva, J. P. S. Maced*
</line>
<line>
2*0
</line>
</par><par>
<line>
mototaxista, "faz tudo" e emp*esário. As qu*stões ac*r** do tra*alho * adequação das funç*es
</line>
<line>
la**rais ser** *ebruçadas n* dim*nsão das prá*icas de cuidados e a*ranjos estabelecidos pe*os
</line>
</par><par>
<line>
mesmos. Os arranj*s *ão
</line>
<line>
desde dispensar traba*hos formais
</line>
<line>
até *vita* rea*izar co*cursos
</line>
</par><par>
<line>
público* melhores para não deixar a **n*ã* d* cuidador. Do* entr***stad*s, apenas
</line>
<line>
*m
</line>
<line>
era
</line>
</par><par>
<line>
fu*cioná*io pú*lico. *s *ema*s, em *rabalhos autônomos informais, apr**entavam e
</line>
<line>
esse
</line>
</par><par>
<line>
aspecto co** positivo, tendo em vista que assim os horários de trabalhos *r*m or*anizados por
</line>
<line>
eles mesmos.
</line>
<line>
Mais *o que levant*r os a*pecto* ma**riais/o*jetivos *ara *ese*penho da fu*çã*, não
</line>
<line>
podemos es**ecer ainda das e*igências físicas e psicológica* que també* devem ser postas em
</line>
<line>
pau*a, qua*d* **nsamos em quem e com* será des*mpenhad* o cuidado. *s p*is em ida*es
</line>
<line>
av*nçadas mencion*ram problemas de saúde, f*lta de *orça fí*ic* pa*a cont*nção *as cri*es e
</line>
<line>
ausência de o*tros cuida*o*es para si mesmos. Ma** do que o esforço físico, percebemos um*
</line>
<line>
*ran*e demanda d* es**rço psicológ*co e men**l para lidar com as questõe* d* *uidado.
</line>
<line>
Ou*ro aspect* interessa*t* evidenciado na pesquisa relaciona-se * pensar a
</line>
<line>
particularidad* do cu*dado qua*** este * vivenciado por pessoas de se*o dife*entes. Nesse
</line>
<line>
sentindo, o sexo do cuida*or apresenta-se como u* fator re**vante para desenhar * cuidado. Os
</line>
</par><par>
<line>
*ab*s existentes colocam-se como barreira* i**ostas ao* cuidad*r**, tai* como o medo
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
ser*m acusadas, as
</line>
<line>
especulações d*s vizinh*s
</line>
<line>
q**nd*
</line>
<line>
o
</line>
<line>
cuid*dor é uma pessoa do sexo
</line>
</par><par>
</page><line>
mascu*ino. Os irmã** cu*dadores *ntrevistados *a pesq*is* citaram s*t*ações des*o*f*rtáveis
</line>
<line>
vi*idas quando questiona**s so*re as tarefas de higiene. *nt*e os pais, to**s *enc**n*ram n*o
</line>
<line>
ve* probl*m* em desempenhar tais ta*efas, afina*, par*e* da ressal*a de "s*u o pai". Entre *s
</line>
<line>
entrevi*tados, apena* um *rmão relatou não desempenh*r tarefa* *e higiene e diz *u* não as
</line>
<line>
faria de jeito ne*hum, asse**ando seu pensam*nto que "não seria certo" e que, se caso *osse
</line>
<line>
prec*so, ped**ia ou con*ratari* algu*m **ra fazê-las. Ressa*tamo* que *sse *epoimento f*i *o
</line>
<line>
*rmão entrevistado *e idad* *a*s avançada. Esses posicionamentos refletem que a fo*ma como
</line>
<line>
ele* enx*rgam e vivencia* s*tua**es *f*rmado*as de "papéis", baseados em co*dições
</line>
<line>
tradicionais de gênero, *ão fat*res que ta*b** s*o a*r*g*dos, ou não, na forma de cui**r.
</line>
<line>
3.2 *efini*ões e per*epções do c*idado.
</line>
<line>
N*ssa di*cussão, concei*ualmente comuns nas fala*, percebe*os que, *esmo o cuidado
</line>
<line>
sen*o entendido d* forma* p*recid*s, é v***nciado a parti* de dinâmica* bem partic*lares. A
</line>
<line>
ideia princi*al parte *a constr*ção ideológica de *ue esse cuidado deve ser *ese*penhado pelo
</line>
<line>
*amil*ar, que tem *un*ão *ia*te dos olhos dos pais (quando *rmãos c*idadores) e *o geral d*ante
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina, v. 17, *. 6, art. 14, p. 259-278, jun. 202* www4.fsanet.com.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Outro *ado do Cuidad*: Exper*ênci*s e Perform**ces de *omens Cuid*dores de *es**as com T*anstorn*s
</line>
<line>
271
</line>
</par><par>
<line>
da co*unidade. Mesmo c** a
</line>
<line>
romantização do cu**ado, esses cuidadores admitem as
</line>
</par><par>
<line>
*ific*ldades *, princip*lmente, * pe**go ine*ente à função, *o* re*at** de agressões físicas
</line>
</par><par>
<line>
*iv*nciadas *os momen*os de surt* psicótic*s das pessoas cuidadas. É nessa situação
</line>
<line>
qu *
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
cuidad* * apresentado por u* ho*em como ati*idade pe*igosa.
</line>
</par><par>
<line>
É *nter*ssante lembrar *m qu* *onte*to o* es*udos **bre masculinidades f**am
</line>
<line>
aprofundados. A part*r do momen*o que ** ente*de que n** tod*s os homens vivem os
</line>
<line>
privil**ios inerentes à f*gur* mas*uli*a, entendemos o quão importante é des*acar essa
</line>
<line>
d**inição. A par*icula**da*e d* **mpo da pesq*isa *ão pode ser deixada *e *ado. O cuidado às
</line>
<line>
pess**s co* tran**ornos *entais *e *iferenciará, sem dúvidas, se * *esm* pesquisa fosse feita
</line>
</par><par>
<line>
no campo
</line>
<line>
do cu**ad*
</line>
<line>
de *orma m*nos e*p*cí**ca. Entret*nt*,
</line>
<line>
ouv*r um cu*da*or falar d*
</line>
</par><par>
<line>
a*ivida*e com* perigosa, nos m**tra como o* arranjos p*ra operaci*nalizar esse *uidado
</line>
<line>
*ssenta-se para *lé* do g*nero.
</line>
<line>
Com relação ao ent*ndimento e o* *entidos do cui***o, não podemos estab*lecer um*
</line>
<line>
definição est**que do mes*o, *f*n*l, cada s*n*ido tra* c*nsigo *ma su*jetividade do lug*r do
</line>
<line>
**idado*: o irmão que de*e respeitar a memória dos pais; * marido que não pode aban*on*r a
</line>
<line>
esposa, pois prome*eu peran** a igr**a; o pai que ale*a a respon*abi*idade e*quanto genit*r.
</line>
</par><par>
<line>
En*im, ca** s*tuação e*vol*e par*icularidades *ue
</line>
<line>
se encontram no sentindo c*mum
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
pro*orcion*r o alívio do sof*imento de *eus fa*iliares. Há *m conceito **óx*m* sobr* o que
</line>
<line>
eles *n*end*m com* cuidado. *e*mo sua* fal*s apresentando pontos *omuns, a d*nâmica de
</line>
<line>
cada cuid*dor varia, *e*do em vista, princ**alm*nte, * relação de *rox*midad* e respeito entre
</line>
<line>
*mbos. Entretanto, apesar da não h*mogeneidade do co*ceito, as contribuições dos cuidadores,
</line>
</par><par>
<line>
se pensad*s em
</line>
<line>
c*njunto, *embram defin*çã* de Ayres (2009, p. 42), qu* delim*ta seu a
</line>
</par><par>
<line>
entendimento d* *uida*o como:
</line>
</par><par>
<line>
Uma compr*ensão filosóf*c* e uma at*tude prática fren*e ao *entido que as açõe* de
</line>
<line>
saúd* adquirem nas diversas situações e* que se reclam* **a ação ter*pêu*ica, isto
</line>
<line>
é, um* interação entre doi* o* *ais suj*itos v**ando o al*vio de um s*frim**to o* o
</line>
<line>
alcance *e u* *em-estar, sempre media*a por *aberes especificame*te volta*os para
</line>
<line>
*ssa *inalidade.
</line>
<line>
Há nesse s**ti*do a possibilidade de entender o cuidado como uma atividade que
</line>
</par><par>
<line>
e*volve necessi*ades e disposição daqu*le que cuid*. As
</line>
<line>
práticas soc*ais *e c*idado
</line>
<line>
são
</line>
</par><par>
<line>
ma*cadas por mudanças e
</line>
<line>
permanências, especialme*te considerando o lugar
</line>
<line>
social
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ec**ômico que cada **ida**r d*sempen*a dentro da famíl*a e *ambé* *o m*rcado de tr*balho
</line>
<line>
no **al es*á in*e*i*o.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, Teres*na *I, *. 17, n. 6, a*t. 14, p. 259-278, jun. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. D. B. Silv*, J. P. S. Macedo
</line>
<line>
2*2
</line>
</par><par>
<line>
O cuidad* é ainda definido a partir de u* co*junto de sinôn*mos *ens*d*s a **rtir da
</line>
<line>
p*la*ra "atençã*", que dim*nsiona a *omplexidade *e ativid*des que e*v*lvem cada cas*. A
</line>
<line>
atenção exigi*a por c**a pessoa en*olve as*ectos que se intensificam *o* c*nta do d*agnóstic*
</line>
</par><par>
<line>
de cada usuário bem
</line>
<line>
**mo *a
</line>
<line>
próp*ia *e*ação de
</line>
<line>
proximid*de *om o cu**ador. *o g*ral, o
</line>
</par><par>
<line>
en*endimento d* cui**do envolve uma
</line>
<line>
exi*ência que aco*tece *ia i**eiro e que nã* se o
</line>
</par><par>
<line>
rest*i*ge *penas a u*a a*i*idade e* si, mas um* rotina *iár*a que co*eça cedo. As práticas de
</line>
<line>
cuidado, em *era*, são caract*riza*as * p*rtir de *x*er*ênci*s femi*inas de exercê-las. E, dessa
</line>
<line>
forma, são pensadas, em geral, no espa*o *omést*co e nos a*azeres do la*.
</line>
<line>
As exper*ências ouvidas na pesquisa en**lvem cu*dados q*e se estend** *m *odos os
</line>
<line>
*mbitos de vi*a das p*ssoas com tran*tornos me*tais. Mas quando quest*onados so*r* as
</line>
<line>
atividades exercidas, *uidar do ou*ro é e*plicado a partir de exper*ênci*s di*er*as, mas que se
</line>
<line>
esbarram nas questões de higi*ne e ativ**ad*s tipicamente ca*acter*zadas como *omést*c*s.
</line>
<line>
Nas práticas vivi*as, há *quelas q*e des*mpe*ham todos os ti**s de *ti*ida*es, com*
</line>
<line>
ativ*da*es d* lar e *té mesmo as questões d* *igiene. E aqueles que a*uam po*tual*ente e são
</line>
<line>
r**ponsáve*s po* a**vida*es mais es*e*í**cas. O c*idad* * pro*ido, *ntão, na forma obj*tiva e
</line>
<line>
sub*etiva. C*r*asco (20*1) ap*nta que p*r* os homens o t**po do cuid*d* é r*sid*al, pontual
</line>
<line>
e minoritário. Ess* n*o f*i a *ealid*de conhe*ida. *o geral, o grau de d*pendênc*a das pes*oas
</line>
</par><par>
<line>
cuidadas *eter*in* as exigências
</line>
<line>
de*se cuidado. Mas há n* *eal*dade desses cuidadores um
</line>
</par><par>
<line>
p*ov**ento *e cuidado que não se limit* e qu* *xige atenção 24 ho*as e impactam nos *iferentes
</line>
<line>
esp*ços sociai* e de vi*a em qu* *sse cuida*or se estabelec*.
</line>
<line>
Há n*ssa dedic*ção **a di**culdade de perceb*r o que é * cui*ado. Enqu*nto há
</line>
</par><par>
<line>
*u*dador q** **tende que a ati*idade
</line>
<line>
nã* limi*a*a, é
</line>
<line>
há os **e
</line>
<line>
não
</line>
<line>
p*rcebem a *xtensão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
responsabilidade da função. Qua*do um cu*dad*r a**r*a passar o dia com te*e*one ligado,
</line>
<line>
mesmo durante o trabalho, essa é uma ação de cuidado. Quando es*e pre*i*a *ispens** e*pregos
</line>
<line>
d* te*po *n*e*ral ou viaj*r para buscar novo emprego, essa ação também é de cu*dado. Me*m*
</line>
</par><par>
<line>
os cuidadores, no geral, c*mparando sua *orm* *e *uidar e est*bel*cendo suas aç**s
</line>
<line>
com*
</line>
</par><par>
<line>
i*suficientes, o cu**a*o *rovi*o por eles é consta*te, poi* abrange desd* miu*ezas no d*a-a-
</line>
<line>
dia, a*é mesmo sup*ração d*s barrei*as pessoais para limpar, banha* e rea*izar ativida*e* *ais
</line>
<line>
pr*ticas.
</line>
</par><par>
<line>
Para eles, c*idar
</line>
<line>
não é fác*l,
</line>
<line>
mas é
</line>
<line>
algo que está mais r*lac*onado com dispos*ção
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
de*icação, d* que simplesmen*e a respon*ab*liz*ção pelo s*xo. *es*e aspecto, percebemos u*a
</line>
</par><par>
<line>
bu*ca pe*o recon*e*imento
</line>
<line>
dos provimentos
</line>
<line>
de *eus
</line>
<line>
cuid*do*. Não
</line>
<line>
a*e*as por
</line>
<line>
parte da
</line>
</par><par>
</page><line>
e*trutura i*stitucional d* CAPS, *as também pelos loca*s sociais e geo*ráficos que *cupam
</line>
<line>
e* outros momentos *e suas v*das.
</line>
<line>
R*v. FSA, Ter*si*a, v. 17, *. 6, art. 14, p. 259-2**, *un. 2020 www4.*sanet.*om.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Outr* Lado do Cuidado: Expe*iênc*as e P**formance* de Ho*ens Cuidadores de Pesso*s co* Transtor*o*
</line>
<line>
273
</line>
</par><par>
<line>
3.3 * pro*e*so *e cons*rução e desconst*u*ão da masculinida*e dos c*idadores
</line>
</par><par>
<line>
Na análise que *ers* sobre as q*estõe* de gêne*o que atrav*ssam a for*ação do "se*"
</line>
<line>
masculino de *ada um dos sujeitos, a partir *o reconh*ci*ento individ*al dos mesmos, h* uma
</line>
<line>
identificação pessoal com o universo por el*s compreendido como mascu*inidade. De modo
</line>
<line>
que nessa *imensão, partindo da real*dade dos entre*i*tados, perce*e**s o fogo cruzado no
</line>
<line>
qua* muito cu*dadores se encon*r*m: re**onder ao *ue s* espera d* universo masculin*, ao
</line>
<line>
passo que, n*ce*sit** pro*e* o *u***do, naturaliz**o como *n*verso alheio e *ouco co*cili*vel
</line>
<line>
com a ma*c*li**d*de hegemô*ica tradi*i*n*l. E ne*se se*ti*do, os h*mens po* nós c**hec*dos
</line>
<line>
não se enquadr** e* mo**los fixos.
</line>
<line>
O c*id*do e**ge **rformances, prá*icas e "jeitos". * d*pl*, quem *ui*a e q*em recebe
</line>
<line>
o cuid*do, co*stitu*-s* d* pa*ticularida*es multiplicadas por dois, tu*o é e* dobro. O mascul*no
</line>
</par><par>
<line>
qu*ndo convive com o masculino resu*ta em t*ocas e re*on*igurações
</line>
<line>
de masculin*da*es. O
</line>
</par><par>
<line>
feminino quando *uidado pelo m*sculino exige descons*ruções * r*alinhamentos das pr*ticas.
</line>
</par><par>
<line>
Essa
</line>
<line>
an*l*se fa* ainda mais
</line>
<line>
sen*ido qua**o nos *em*ramos da a*ir*ação *e *ani*l W*lzer-
</line>
</par><par>
<line>
Lang: "para c*m*re**der as
</line>
<line>
re**ões **sculinas ao no*o questi*na**nto dos
</line>
<line>
*rivil*gios
</line>
</par><par>
<line>
c*ncedidos aos
</line>
<line>
homens, precisamos desconstruir o masculino r*ve*and*-* *omo
</line>
<line>
gê*ero
</line>
</par><par>
<line>
permeado també* p**as re*a*õ*s socia*s de *exo" (p. 117, *004).
</line>
<line>
A prática cotidiana d*
</line>
</par><par>
<line>
c*i*ad* libera a me*odia para que a perfor**nce *e *uem
</line>
<line>
c*ida
</line>
<line>
s*ja cria*a. Estu*os sobre
</line>
</par><par>
<line>
paternidade e mas*u*inidad*, indi*am
</line>
<line>
que a saí*a
</line>
<line>
da*
</line>
<line>
mul*ere* para o mercad* de *rab*lho
</line>
</par><par>
<line>
causa *ovos
</line>
<line>
ar*an*os domésticos * novas formas de *elação entre* *omens e mulhe*es.
</line>
</par><par>
<line>
(BENTO, 2015).
</line>
</par><par>
<line>
A masculinidade dos
</line>
<line>
cuidadores é vive**iada e percebida de forma qu* comp*ov*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
multipl*cidade da mesma, *
</line>
<line>
que faz dess*s homens um
</line>
<line>
gr*po social, tendo em vista suas
</line>
</par><par>
<line>
*onfigur*ções *ão hegemônicas (WELZER-*ANG, 2004). Nas di**rsas nuan*es a**esentadas,
</line>
<line>
**rcebemos que: os hom*ns cuidador*s cho*am; os *spec*os físicos ne* s*m*re s*o fa*ores de
</line>
<line>
privil*gio; o s*lêncio esp*rado se torna *arreir* para a construç*o das s**s práticas, afinal, com
</line>
<line>
quem ** po*e tirar *s d*vidas, *e o lugar do cuidador h*mem é em silêncio?. Se a fun*ão d*
</line>
<line>
home* é prove* financeiramente a casa, c*mo *a*e* isso se as políticas não incorporam * figu*a
</line>
<line>
*o homem c*mo cu*dador que precisa ta*bém sup*ir as necessidades do "*a*e" d**tro do la*?
</line>
<line>
Quando os hom*ns não se apresen**m em situação de do**n*ção ou não conseguem cumprir
</line>
</par><par>
<line>
todas as "f*nções" espe*adas. Tais ques*ões variam tamb*m a *artir da
</line>
<line>
fo*ma como e*es
</line>
</par><par>
<line>
pró*rios int*r**liz*m essas questões (S*OTT, *998).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere**na PI, v. 17, n. 6, art. 14, p. 259-278, j*n. 20**
</line>
<line>
*ww4.fs*n*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. D. B. *ilva, J. *. S. Mace*o
</line>
<line>
274
</line>
</par><par>
<line>
Se levarmos em conta as definições estabelecidas por Robert Bran**n e Deborah David
</line>
<line>
(1*7*) citada por *erenice Bento (p. *1, 2*15), a *es*uisa nos mos*ra que os c*idadores
</line>
<line>
*esquisado* apre*entam coincidê*cias e contradições que se estabelecem nas *ar*cte*ísticas
</line>
<line>
definida* pel** aut*res americano*. Send*:
</line>
<line>
1) No Sissy Stuff, *s irmã*s que demonstram proble**s com *elaçã* à necessi*ade d*
</line>
</par><par>
<line>
auxili*r as irmãs com as
</line>
<line>
questõe* *e higi*ne, afinal, Sissy Stuf* diz res*eito
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
repúd*o e desvalorização do feminino;
</line>
</par><par>
<line>
2) B* a Big Wheel, diz respeit* à me*áfor* do poder ma*culin* está
</line>
<line>
diretamente ao
</line>
</par><par>
<line>
g*au de riqueza e be**; nes** *specto, percebemos uma dificuldade d*s cuidadores
</line>
</par><par>
<line>
d* acessar ou *onst*uir
</line>
<line>
bens. Nesse sent*ndo, os
</line>
<line>
cu*dadores da *e*qui*a não
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
enquadram nesse *sp*cto, ma* dão indicativos de so*riment* por nã* co*respo*der
</line>
<line>
a essa dimen*ã*;
</line>
<line>
3) Be a S*urdy Oak: *essa c*racterística, *spera-se **e os *omens não demonstrem
</line>
</par><par>
<line>
*entimentos e
</line>
<line>
que *e mantenh** rese*vados. P**emo* obs*rvar que es**
</line>
</par><par>
<line>
"exigên*ia" causa ** sofri*ento, a** mesmo de s*úde, nesses cu*dadores. O*
</line>
<line>
próp**os serviços, *o*o *s reu*iõe* de família, não se ap*esentam como espa*o
</line>
<line>
confortável p*ra a expressão de sentimentos. Nessa dimensã*, d*stacamos os pais
</line>
<line>
cuida*o*es que alegaram evitar chorar na fren*e dos *i**os, p*r* n*o p*ss*r i*agem
</line>
<line>
de fraco.
</line>
<line>
4) Give Em *e*l s*ria o "*rrisque-se" acima de tudo. Use a agressiv*da*e. Não
</line>
</par><par>
<line>
verificamos aspecto entre os *uidador** entrevistad** que fossem *o *ncontr*
</line>
<line>
desse
</line>
</par><par>
<line>
comp*rta*ento. Afinal, * transto*no me**al das pess*as que *ecebiam *uida*os
</line>
<line>
*xigi* mais * jeito, a med*ação e a c**ma, ao i*vés de força *ísica. *o*am relatados
</line>
<line>
ainda m*it*s casos *e agre*sões sofrida* p*r parte dos cuida**re*.
</line>
<line>
V*sualiz*mo*, c*m os rela*os e percepções dos cu*dadores entrev**t*dos, **a *usc* do
</line>
</par><par>
<line>
hom*m para d**tro de si, que, nas palavra* de Bento (2015,
</line>
<line>
*. 13*), é "um movimento
</line>
</par><par>
<line>
centrípeto, *e valoriz*çã* da intimida*e, a *art*r da ree*trutu*ação da subjetividad*." Ou s*ja,
</line>
<line>
h* uma mov*ment*ção na reor*aniz**ão das *dentid*des de *êner*. A *ealidade *o c*idado
</line>
<line>
c*loca es*es homens em situações que exigem es*a* re**i*nific*ções.
</line>
<line>
No *rocesso d* análise das narrativas, percebemos que *erguntar a e*s*s *ome*s por
</line>
</par><par>
<line>
que d*sempenh**
</line>
<line>
o cuidado foi um interessante m*canismo p*ra
</line>
<line>
*ntender c*mo eles
</line>
</par><par>
</page><line>
reconhece* su*s *as*ulinidades. *o l**g* do contato com o* cuidador*s, acredit*mos poder
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*e*ina, v. 17, n. *, *rt. 1*, p. 259-27*, jun. 20*0 w*w*.*sane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Outro Lad* *o Cu*dado: Experiências e *e*fo*mances de *omens Cuid*d*res de Pessoas com Transt*rnos
</line>
<line>
27*
</line>
</par><par>
<line>
deixarmos em aberto uma nova categ*ria: ma*culinidade do cuidado, q*e *e co*strói e se
</line>
<line>
recon*trói a partir de pr*ticas e aç*es reai* *o cuidado, e n*o com* al*o que poderia de*ominar
</line>
<line>
o que se esti*u*a ou se *spera do homem que cuida. * masculinid*de do cuidado é fr*t* d* uma
</line>
<line>
nece**idade que em *uitos casos é estabel*cida porque "n*o te* outro j*ito".
</line>
<line>
Tais *onstataç*es i*dic*r*m um mov*me*to por par*e dos cuidado*es q*anto à equid*de
</line>
<line>
*ntre os g*n*ro*. Rediscuti* os lugares *e *omens e mulheres na respo*sabil*dad* do cu*dado
</line>
<line>
é uma forma de evid**c*ar a necessidade de a *e*át*ca *er incorporada na ag*nda *ública de
</line>
<line>
discussão. O exe*p*o desses cuidad*r*s nos m*stra que há uma ressignificação da
</line>
<line>
ma*culini*ade, *ferecendo para nós a po**i**li*ade de visibilizar um m**elo qu* se di*tancia
</line>
<line>
*a mas*ulin*dade *radicion*l influenciad* fortemente por uma hetero*o*matividade domina*te,
</line>
<line>
de uma sociedade p*ofunda*ente m*rcad* po* raízes p*tr*a*cais.
</line>
<line>
4 CONC*US*O
</line>
<line>
*ste artig* o*e*ece aos estudos de cuidado em s*úde me**al um nov* olhar para esfera
</line>
</par><par>
<line>
** c*idado. Con**a*am*s, não somente pelas fal*s d*s cu*dadores mas
</line>
<line>
p*l* *l*ar
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
pesqui**dora e o
</line>
<line>
*o*tato com as equipes té*nicas, que há uma natur*li*aç*o do espa*o
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
cui*ado co*o *m "não
</line>
<line>
lug*r" do h*mem. Essa sensação *e não per*en*imento é tamb*m
</line>
</par><par>
<line>
v*vencia*a pelos pr*prios c*idador*s. Em *elato, um dos pais entrev*stados di*se que, por se* o
</line>
<line>
único homem na r*união d* f**ília, ti*ha vergonha d* **la*. Ao *uvi-los, perceb*mos *ue *
</line>
</par><par>
<line>
cuidador, de fato, prec*sa
</line>
<line>
de cuidados,
</line>
<line>
orien*ações e um
</line>
<line>
espa*o i*tegrativo
</line>
<line>
*ara levar as
</line>
</par><par>
<line>
d*mandas parti*ul*res da sua form* de *uidar.
</line>
<line>
O **r*il de masculinidade d*sses hom*ns p*d**ia ser definido em suas divers*dad*s
</line>
<line>
c*mo fruto da* necessidades de cu*dado. A masculinida*e, mesmo que por muitos é *ntendida
</line>
<line>
a partir do mo*el* tra*icional, são ressignificad*s no cotidiano. E como afirmam *onnell e
</line>
<line>
Pearse (2**5, p. 157) "estrutur* * *udança não são opostos, mas sim parte d* mesma dinâmica
</line>
<line>
de nossa vida social". Ne*se sentindo, o mod* de agir e de s* co*por*ar desses cui*adores se
</line>
<line>
moldam cot*dianamente de **ordo c*m ** exigências p**t*s p**a função, ou melhor, * estrutura
</line>
<line>
social *o*dic*ona * p*átic* (CONNELL; PEARSE, 2015, *.1*7). A de*co*str*ção do mod*lo
</line>
<line>
tradicio*al de "ser ho*em", nem sempre ocorr* de f*rma natura*. Há aque*es que se apre*enta*
</line>
<line>
c*mo proveniente* de me*os não tradicionais, perceb*d* nos relatos que in*icam o processo de
</line>
</par><par>
<line>
*escont*nuidade ** **õe* de pen**ment*s alinh*dos ao model* patriarcal e
</line>
<line>
do *ui*a*o, que
</line>
</par><par>
<line>
f*ram a*q*iridos.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, T*r*sina PI, *. 17, n. 6, art. *4, p. *59-27*, ju*. 2020
</line>
<line>
www*.fsanet.*om.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. D. B. Silva, J. P. *. *a*edo
</line>
<line>
2*6
</line>
</par><par>
<line>
Nesse sentid*, ob*e*vamo* que o h**em tende a d*sempenh*r o *uidado por di*e*en*e*
</line>
<line>
situaç*es, no *er*l, pela aus*ncia de uma fi**r* **minin*. Mas semp*e ***empenhando su*s
</line>
<line>
atividades de*tro de uma cont*nua c*mpara*ão ao qu* poderíam*s *h*mar *e "*eito ** mulher
</line>
<line>
c*ida*". Nas entrevist**, quando qu*stionados sobre a forma que cuidav*m, comumente suas
</line>
<line>
falas pausada* d*ixavam a entender: "eu faç* as**m, não sei se é o *e*to".
</line>
<line>
De fato, os homens guardam, aparentemente, característica* que lhes dão *r*vilégios.
</line>
<line>
Fo**a físic*, port* p**soal, a ideia de um "p*pel" imp*rtante dent*o *o co*texto fa*il*ar.
</line>
</par><par>
<line>
Entretanto, da*o o g*a* *e *omp****timento
</line>
<line>
psíqu*c*
</line>
<line>
em cada caso, tais *spectos são
</line>
</par><par>
<line>
faci*me*te
</line>
<line>
con*i*erados nulos. Nem *empre força f*si** serve de suporte p*ra conter uma *
</line>
</par><par>
<line>
crise. Dai a co*statação na prá*ica quando Rache* Gouveia Pass*s (201*) f*la do c*idado,
</line>
<line>
defi*indo-o como: contex*ual, relaciona* * ex*sten*ial. E enquanto re*acional, destacamos qu*
</line>
</par><par>
<line>
"*s formas * intens*dade
</line>
<line>
de*se cuidado variam
</line>
<line>
porque s*mos mais vu*ne*áveis em alguns
</line>
</par><par>
<line>
m*ment*s da vida, como na infância e *a *el***e, e porq*e som*s desigualmente vu*ne*áveis
</line>
<line>
duran*e * vida adulta, devido a condi*ões físic*s e**ec*a*s, a enfermidade* e *at*r*s sociais"
</line>
<line>
(BIROLI, 2018 p. 53). Contextua*, pois as con*ições ma**riais també* se a*resen*am com*
</line>
<line>
aspectos relevantes ao se *nalisa* as *ondições em que o cu*dado é de fato ope*acionalizado,
</line>
<line>
sem falar, d*s diferenças (de idade, sexo, re*i*ião) entre quem cuid* e *ue* é cuid*do(a).
</line>
<line>
Cabe ressaltar ainda *ue os resultados de*s* pesq*i*a não podem ser *istos co*o fixos,
</line>
<line>
* campo * a*plo e complexo. * an*l*se ex*ge mergulhos, ma* ain*a não existe *m leque *ã*
</line>
<line>
divers* de *on*es e refere*c*ais a s*r*m *xplo*ados. *esse s*ntid*, reiteramos a re*evân*ia e*
</line>
</par><par>
<line>
contrib*ir c*m
</line>
<line>
um a n*va
</line>
<line>
na*rat**a para a lit*r*tura
</line>
<line>
local, partir da aná*ise a
</line>
<line>
do cuida** em
</line>
</par><par>
<line>
saúde m*ntal. Apesa* de*ta importante *o*trib*içã*, o escopo da pes*uisa se apr*s*nta ba*tan**
</line>
<line>
peq*eno para generalizações.
</line>
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*ev. **A, Teresina *I, v. 17, n. 6, art. 14, *. 259-278, jun. 202*
</line>
<line>
*ww4.fsan*t.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
N. D. B. Silva, J. P. S. Macedo
</line>
<line>
278
</line>
</par><par>
<line>
Contribu*ção dos *utores
</line>
<line>
N. D. B. Silva
</line>
<line>
J . P. * . Mac*do
</line>
</par><par>
<line>
1) conc*pção e planejamen*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) a*álise e in*erpretaçã* d*s dados.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) elab**ação do rascunho ou n* r*visão crític* do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) *art*c*paçã* na aprovação *a versão fin*l do m*nuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, *eresin*, v. 17, n. 6, art. 14, p. 259-278, jun. 2020
</line>
<line>
www4.f*a*e*.com.br/re*ista
</line>
</par>Refbacks
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)