<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 6, art. 14, p. 259-278, *u*. 20*0 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*0.17.6.14 </line>
</par>
<par>
<line> * Outro Lado do Cuidado: Experiênc*a* e Perform*nc*s de Ho**ns Cuidadores ** Pessoas </line>
<line> com *ranstornos *enta*s *o Espaço D*méstico </line>
<line> The O**er Si*e of Care: E*per*ences *n* Perfor*ances of Male Caregi*er* of People With </line>
<line> M***al Disord*rs in the Home </line>
</par>
<par>
<line> Na*ra Danyel*e Batista da *ilva </line>
<line> Mestra em Po*ít*cas Públicas pe*a Univers*da*e Federa* *o Rio de *an*iro </line>
<line> Assiste*t* *ocial da *refeitura Munic*p*l de Teres*na </line>
<line> E-mail: dan*i_campelo@hotmail.*om </line>
<line> J*ão Paulo Sale* Mac*do </line>
<line> *outo* em Psicol*gi* p*la Univer*ida*e Federal do Ri* Grande do Norte </line>
<line> Professor da Un*versidade Fede*a* d* P*au* </line>
<line> Emai*: pma**do@ufpi.edu.br </line>
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<column>
<row> End*r*ço: Na*ra Danyell* Batista ** S*lva </row>
<row> Universidade Feder*l do Pi*u*. Programa ** P*s- </row>
<row> Gr*duação e* Políticas **blicas. C*mpus Un*versitár*o </row>
<row> Min*stro Petr*nio Port*lla. CE*: 64.049-550, **resina, </row>
<row> Pi*uí. Brasil. </row>
<row> Ende*eço: *o*o Paulo Sales Macedo </row>
<row> *n*versid*de Fede**l do Pi*uí. Programa de Pós- </row>
<row> Gra*uação ** Políticas Públicas. Camp*s Univer*itário </row>
<row> Ministro Petrôni* Porte*l*. CEP: 64.049-*50, Teresi*a, </row>
<row> Pi*u*. Bra*il. </row>
</column>
<column>
<row> Editor-Che*e: Dr. Tonny Kerley de Al*ncar </row>
<row> Rodr*gue* </row>
<row> A*tigo r*cebido em 05/03/2020. Ú*tima versã* re**bida </row>
<row> em *9/03/20*0. Apro*a*o em 2*/03/2020. </row>
<row> Avaliado p*lo s*stema Triple Re*iew: a) Desk Review </row>
<row> *e** Ed*tor-Chefe; * b) Double Bli*d Re*iew (avaliaç*o </row>
<row> cega por d*is avaliadores da área). </row>
<row> Revis*o: G*am*tical, Normativa e de Formata*ão </row>
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<line> N. D. B. *ilv*, J. P. S. Macedo </line>
<line> 260 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> O obj*tivo desta *esq*isa é anal*sar as formas de cuidado desem*enhadas, n* *spaço </line>
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<line> doméstico, por homens cu*d**or*s de pess**s co* </line>
<line> tr*n**ornos men*ais </line>
<line> be* como per*eber </line>
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<line> como as *a*culini*ades são construídas, a pa*t*r *as práticas *e cuidado desen*o**i*a* *m cada </line>
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<line> contex*o. O estudo, de natur*za *uali*ativa, é f*uto de uma *esquis* de campo realizada </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> quatro Centros d* *tenção Psicoss*cial (CAPS) do tipo II, na cap*t*l </line>
<line> do esta*o do Piauí, </line>
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<line> *e*e*ina. Participaram da pesquisa *5 homens *u*dadores. Como instru*entos d* c*leta foram </line>
<line> realizadas en*rev*stas do tip* se*iestrutur*das e aplic*do ques*i*ná**o so*i*d**ográfi*o. A </line>
<line> a*á**se f*i re*l*zada *or me*o do método *n**ise de c*nteúd* que res**t*u em três ca*egorias </line>
<line> de análise: a) o per*il do homem que cuida; b) a masculinid*de e o cuidado; c) a análise das </line>
<line> *asculinidades não tradicionais. *onclu*mos que a masculinida*e, aqui per*ebi*a no pl*r*l, </line>
</par>
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<line> qua*do associada ao contex** do c*idado, ofer*a </line>
<line> um espaço co*plexo que respinga na </line>
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<line> necessidade de c**tínua desconstru*ão e expansão concei*ual qu* vai além do campo t*órico. </line>
<line> O perfil de masculinida*e desse* hom*ns poderia ser definid* em suas *iversidad*s, como frut* </line>
<line> das n*cess*dades *e cuidado. A masculinid*de, mesmo que por mui*os, *ntendida a pa*tir do </line>
</par>
<par>
<line> modelo tradic*onal, é ressi*nificada no co*idiano. Nesse s*ntido, a </line>
<line> incorporaç** </line>
<line> da </line>
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<par>
<line> complexid*de da temátic* e das demandas </line>
<line> desses *o*os suj*i*os pode </line>
<line> contribuir pa*a </line>
<line> a </line>
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<line> reconf*guração dos servi*os </line>
<line> p*b**cos de assistên*ia e cu*dado às pe*soas co* transtornos </line>
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<line> mentais. </line>
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<line> P*la*r*s-Ch*ve: Cuidad*. Gênero. Masculin*da*e. </line>
<line> ABS*RACT </line>
<line> The obj*ct*ve of *his is to *na*yze the forms of **re perfo**ed by male care*i*ers of peop*e </line>
</par>
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<line> wi*h m**tal disorders in *h* domestic space, </line>
<line> as well as *o understan* how masculin*ties </line>
<line> are </line>
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<line> *onstructe* fr*m th* care p*actices deve*oped i* each context. The st*dy, of *ua*ita*ive nature, </line>
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<line> i* the res*lt of * f*eld researc* </line>
<line> c*rr*e* out i* 04 (four) Ty*e II Psych*social *are Cente*s </line>
</par>
<par>
<line> (CAPS), in the capital of *he state of *iauí, Ter*sina. Fifteen male care**vers partic*pated in *he </line>
</par>
<par>
<line> research. As research instrument*, semi-struc*ured i**er*iews were cond*cted an* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *ociod*mograph*c questionnaire w*s app*i*d. The an*l*si* was *arri*d *ut using the content </line>
<line> analysis me*hod, which resu**ed in three categ*ries of anal*sis: *) the pr**i*e of the man *ho </line>
</par>
<par>
<line> cares; b) *asculinity and *ar*; </line>
<line> finally, c) the analysis of n*n-tr*dition*l masculini*ies. We </line>
</par>
<par>
<line> conc**de that *asculin*ty, per*eived here in the plural. When as*ociat** with the con*ext of </line>
<line> *a**, *t *f*ers a *o*plex s*ace that ref*ect* th* *eed for con*inuous deconstruction and </line>
<line> con*ep*ua* expansion that goes beyond t*e theoretic*l field. The masculini*y *ro*ile *f these </line>
<line> men *ou*d be *e**ned in their di*e*sity, as a result of th* care needs. Masculin*ty, *v*n thoug* </line>
<line> by m*ny, unders**od *r*m the tradi*i*nal model, is re-sig*ifi** ** *veryda* life. In this sense, </line>
<line> the i*corporation of the complexity of the t**me, and the d**a*ds of th*se new su*je*ts, c*n </line>
<line> **ntrib*t* to the r**onfigurat*on of public assistan*e and care s**vi*e* for *eople with mental </line>
<line> *isorders. </line>
<line> *eywo*ds: Care. Gend**. Masculinit*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 17, n. 6, a*t. 14, *. 25*-2*8, j*n. 2020 </line>
<line> www4.fsan**.c*m.br/revista </line>
</par>
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<line> O O*t** Lado do *uida*o: Ex*eriênc*as e P**f*rmances de **mens C**dadores de Pessoas c*m Trans*or*os </line>
<line> 261 </line>
</par>
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<line> 1 IN*RODUÇÃO </line>
</par>
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<line> Os estu*os sobre ho*ens demonst*a* fo*te t*ndência *ara t*mas como a sex**l**ade </line>
<line> mas*ulina, a paternida*e e a vi*lên*ia (BENTO, 20*5, p. 13). S*g*nd* *evis*o sistemática </line>
<line> sobre o* est*dos de masculi*i*ade * cuid**o feitos po* Silva * *aced* (*019, p. 322): </line>
<line> * d*sc*s*ão de masculinidade * cuidado, enquant* *b*rdag*m a*iad* ao *eminismo </line>
</par>
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<line> co*ce*tu*l da ca*ego*** gênero. D*r credibil*dad* para os </line>
<line> dilemas envolvidos na </line>
</par>
<par>
<line> construção das m*scul*nidades e trazer essas inqui*tações para contesta* "papéis" </line>
<line> estabelecido* por uma d*visão sociossexu*l d* *rabalh* é, *em dúv*da, uma e*colha </line>
<line> di*íc*l, *e *evar*os em con*a a r*d*zida *rodução teórica *cerca da temát*ca </line>
<line> (AR**LHA e* *l., *998, *.*9), recon*e*e a impo*tância do movime*to *o de*at* e </line>
<line> amp*ia*ão. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Bento (2015, </line>
<line> p. 16), esse fo*te a**o*undamento da di*c*ssão refl**iu entre </line>
</par>
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<line> tantos c*mpos o "inter*sse no meio acad**ico. Exe*pl* d*sso é *riação *o c*r*o a </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> gr*duação \Estudos do *omem e d* *asculi**dade\, *a faculdad* H*bart e Wi*liam Smith, *o </line>
<line> Estado d* No*a York.". A pr*meira sí*tese *l*b*l com pes*uisas sobr* home*s e masculinidade </line>
</par>
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<line> foi publica*a em 2005 (CON*EL*, 201*). Já n* Brasil, es*e </line>
<line> camp* aind* não está </line>
<line> bem </line>
</par>
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<line> delimitado, mas se </line>
<line> apre*e*ta como férti*. masculinidade é *ntend**a com* prática social * </line>
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<line> (CON*ELL, </line>
<line> 19**). Com a amplitude do *eba*e sobre **nero, precis* reafirmar *ue "a é </line>
</par>
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<line> masculin*d*de tem sido d*scu*i** cada vez *ais" (CECCHETTO, 200*, p. 51), de form* que </line>
<line> c*nt*mpl* uma discussã* mai* *bra*gente e que não s* limita *m rep*oduzi* e**encialismos </line>
<line> baseados em diferenças sexua*s. Nesse se*tindo, nã* pode*os falar d* m*scu*inidade, m*s das </line>
<line> pr*ti*as qu* *ão d*sempenhada* em di*er**tes co*t*xtos nas q*ai* os homens são socialmente </line>
</par>
<par>
<line> construídos. A </line>
<line> prát**a *nquanto c*t*gori* relacional nos pro*orciona a pos*ibil*d*de </line>
<line> d* </line>
</par>
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<line> *x*lorar diferent** ca*pos de aná**s*. </line>
<line> Pa*a *onnell (2*16, p. *7): </line>
</par>
<par>
<line> * gên*ro, po*e-se dize*, é espe*ificamente uma quest*o de corporifi*ação </line>
<line> soc*al. </line>
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<line> Tecnicame*te, o gêner* pode ser *efinid* *omo a estrutura *e pr*ticas refl*xivas do </line>
<line> corpo po* meio das qua*s corp** sexuais são posicionados na história. </line>
<line> Segundo a ideolo**a pat*iar*al, "c*be às mulheres o cuidado corp*ral, ma*erial e afetivo </line>
<line> para com os membros s*cia*s q*e co*viv*" (CISNE, 20*4, p. 106). Patriarca**, a par*** de uma </line>
</par>
<par>
<line> p*rspectiva fe**ni*ta, é definid* por Delphy (2*09, p. 171) como "uma *ormação social </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> que homen* detê* o poder, ou aind*, mais simp*esm*nte, o poder é *os homens. E*e é, assim, </line>
<line> quase s*nônimo d* \dom*nação masculina\ ou d* opress*o d** mu*heres". H*st*ricamente se </line>
<line> *ev. F*A, Teresina PI, v. 17, n. 6, **t. 14, p. 259-278, jun. 2020 *ww*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
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<par>
<line> N. D. *. Silva, *. P. S. Maced* </line>
<line> 26* </line>
</par>
<par>
<line> espera dos hom*ns * função de provedor econômico do *ar, ent*eta*t*, nem t**os os h*m*ns </line>
<line> *orresponde* *u vivem o perfil de mas*ul*nidade que detém o pod*r. * é com a crítica ao </line>
<line> mode** h*g*mônico do* *adrõe* de uma masculi*id*de sempr* dominante *ue en*ergamos </line>
<line> como o poder transita entre cada uma dessas rea*id*des (S*BRAL, 2*0*). </line>
<line> Em difer*nt*s contextos, o gêne*o, enqua**o conceito socia*m*nte co*struído, torn* a </line>
<line> discussã* cada v*z mais ab*angente. As contri*uiç*e* no *ampo dos est*d*s de gêne*o, no trato </line>
</par>
<par>
<line> da masculin*dade, encabeçados pelo m*vi*ent* fe*inista, com *rigem par*icul*rmente </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> década de 19*0 (ME*RADO; LYRA, 2012), abri* es*aço para a *up*ração das pesquisas </line>
<line> basea*as em d*cotomias que segregavam as catego*ias. </line>
<line> Segundo Ol*v*ir* (2007, p. 124): </line>
<line> Os papé*s s*xuais fam*li*res estão asso*iado* * v**ores e normas, bem como a funç*es </line>
</par>
<par>
<line> que são atrib*ídas separadamente ao homem </line>
<line> e à *ul*er. Esses *apéis são </line>
</par>
<par>
<line> marcadamente diferen*es </line>
<line> e as f*nçõ*s mais v**ori*adas, são *m *eral, aq*el*s </line>
</par>
<par>
<line> de*envolvida* pelo ho*e*. De*se m*do, os papeis fami*iares - masculin* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> feminino- estão relacion*d*s de *orma co*ple*a uma *osição d* status, q*e *a a </line>
<line> sociedade de urbano-industri*l é *e*ini*a de acordo com a *rofissão, o re*di*e*to * </line>
<line> o es*ilo ** vi*a. </line>
<line> O cuidad* é pe*cebido enquanto de*dobramento das condiçõ** de cada co*posição </line>
</par>
<par>
<line> famil*ar, a***al, o </line>
<line> gêne*o é *ategoria </line>
<line> teórica i*portan*e para anál*se, m*s nã* so*ente el*. </line>
</par>
<par>
<line> Ness* sentido, torna-se i*teressante mergulh*rmos na* multi*acetas do cuidado par* pensá-lo </line>
</par>
<par>
<line> por meio de um novo vi*s, </line>
<line> assim ap*oveitando a ferti*idade do camp* de e*tud* sob*e </line>
</par>
<par>
<line> masculin**ades, bem como a *scassez de pesquisas em *aúde menta*, *m es*ecial do *uidado, </line>
<line> e di*ec*onar es*e olhar *ara a realidade dos h*mens cuidadore*. No cam*n**r d*sse *stud*, </line>
<line> *dentramos as for*as d* *uidado doméstico realizado por home*s às pessoas com tra*stornos </line>
</par>
<par>
<line> men*ais acompa*hados em Cent*o* de Atençã* Psic**socia* d* tipo I* (CAPS </line>
<line> II), com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> questionam*n*o ** **mo e e* que contextos os ho*ens pro*ag*nizam o cuidado às p*ssoa* </line>
<line> c*m transtornos mentais no *sp*ço domés*ic*. </line>
<line> *s es*udos sobre participaçã* masc*l*na na esfera doméstic* do cui*ado, s*gundo </line>
</par>
<par>
<line> pesqu*s* bi**iogr*fic* realizada, tendem a situar </line>
<line> o </line>
<line> cuidado às *rian*as menores </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> c*mpart*lhamento de at**id*des doméstica* (SILVA; MACEDO, 20*9). O </line>
<line> estudo </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> masculinidad*s </line>
<line> com * *ecorte sobre cuidado </line>
<line> em saúd* m*nta* apres*nta-se como uma área </line>
</par>
<par>
<line> care*te de estu*os (SILVA; MACEDO, 201*). * campo de es*udo passou a ganhar espaço </line>
<line> por contra*or-se aos padrões que defin*am o conceito de masculi*idade hegemônica. (BENT*, </line>
<line> 2015). N* momento em qu* s* q***tio*ou e*se conce*to, excludente e dominante, percebemos </line>
<line> as possibi*id*des de se rediscutir o s*je*to "homem" enquanto corpo soci** que est* ***u*do por </line>
<line> *e*. FSA, *eresina, v. 17, n. *, *rt. 14, p. 259-*78, jun. 2*20 www4.*sa*et.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Outro Lado do Cuidado: *xperi*nc*as e Performance* de Homen* C*idado*es de Pessoas co* Transtornos </line>
<line> 263 </line>
</par>
<par>
<line> detrás da ideia de ma*culi*idad*. Logo, i*clu*r o contexto *e pessoa* co* transtornos mentai* </line>
<line> na relação de cuidado dom*sti** vivenciada *or h*mens * um* p*s*ibi*i*ade nova de ex*lorar </line>
<line> e debat** essas *ate**rias. </line>
<line> As conc*usões aqu* reunidas apres*ntam-se *omo re*evantes pela novidade de es*i**ar </line>
<line> a figur* do hom*m cuidad*r, que *p*esenta questões interessan*es ***a a discussão de mode*os </line>
<line> não tradicionais *e *asculin*dades, p*r veze*, c**fu*didos de*tro dos *erviços. Quan*o </line>
</par>
<par>
<line> dir***onamos * olhar para </line>
<line> esses pe*sonagen* "não comuns", há ai*da a po*s**ilidade de </line>
</par>
<par>
<line> inici*rmos u*a *eflexão sobre a *rganiz*ção dos se*viços em saúde men*al, no sentido </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> atenção aos *uidadores e sobre a fragili*ade das discuss*es de gê*ero jun*o a e*sa temática no </line>
<line> *otid*a*o das ins*ituições, fatores que *o*tribue* para *nt*nder a relevânci* social do estudo. </line>
<line> Be*to (201*, p. 12), ao es*ud*r masculinidades, enfa*iza que "a* ciên*i*s sociai* no Bra*il a*nda </line>
<line> não forjaram uma só*i*a t*adição ac*dêmi*a, epis*emológica, em torno da que*tã*". Desse </line>
<line> modo, s*t*ar o h*mem e as *if*ren*es práticas de masc*linidades no proc*sso de cuidado *m </line>
<line> saúde mental sã* as apostas des*a *esquisa para co*tribuir com * abe*tura de nov*s deb**es </line>
<line> para um campo pouco exp*orado nas c*ência* *ocia*s e da saúde em g*ral. </line>
<line> No tocante * incorporação da temática de masc*linidade no âmb*to de produção </line>
</par>
<par>
<line> acadêmica, </line>
<line> Connell (2015, p. 92) </line>
<line> des**ca q** "periódicos </line>
<line> acadêmico* fo**m cri*dos </line>
<line> para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa especializada, muitas conferências ocorreram e *á c*d* vez *ais literatur* </line>
<line> i*ternacio*al". D*sse modo, cabe a nós pesquisadores *rticular formas de trabalhar * tema n* </line>
<line> s*n*ido de torn*-lo *til para o atual mom*nto em que vi**nciamos *s *uestões de *êner*. </line>
<line> *s pontuações aqui ap*e*entadas são fruto de uma d*sse*tação de mestrado e tem com* </line>
</par>
<par>
<line> obje*ivo dis*utir as *ráticas de cuidado desempenhadas por homens, </line>
<line> bem como analisar as </line>
</par>
<par>
<line> per*ormances de mascul*nidade* cr*adas p*l** fo*mas *ue esses homens encontram </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> de*empe*har o cuida*o. </line>
</par>
<par>
<line> 2 M*TO*O*OGIA </line>
</par>
<par>
<line> A discussão a ser aprese*tad* t*m c*mo ba** um *studo de natu*eza q**litati*a, </line>
<line> apoiad* em *ma pes*uisa do tipo descritiv* e **ploratória, cons*der*ndo a escas*a produção de </line>
<line> estudos na á*ea *a m*sculinidade e do cuida*o. A invest*gação foi o*ientada inicialmente por </line>
</par>
<par>
<line> uma f*se de *evant*men*o de material **bliográ*ico * por uma fase em*írica, de setemb*o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> outubro de *018, jun*o aos Cen**os de Aten*ão Psicossocial (CAP*), loca*iz*d*s na c*pi*al </line>
</par>
<par>
<line> piauiense. O est*do </line>
<line> foi a**ovad* em prim**ra instância pe*o c*mit* </line>
<line> de *tica *a Fu*daç*o </line>
</par>
<par>
<line> Municip*l de *aúde do Muníci*io d* Teresina, em 21 *e j*nho de 2018. A pes*uisa foi a*nda </line>
<line> Rev. FSA, Te*e*ina PI, v. 17, n. 6, ar*. 14, p. 259-278, jun. 2020 *ww4.fs*net.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. D. B. Silva, J. P. S. Maced* </line>
<line> *64 </line>
</par>
<par>
<line> subm*tida ** Comitê de É*ica d* Uni*ersid*de Federal *o Pi*uí, e* 30 de junho do mesmo </line>
</par>
<par>
<line> a*o, *ece*end* </line>
<line> *arec*r a*rov*do pelo núm*ro 2.*69.006. * *studo *steve </line>
<line> em con*ormid*de </line>
</par>
<par>
<line> co* o* *rincípios ético* ** Reso*ução do Co**elho Nacio*al de Saúde de nº 466/*2, que t*at* </line>
<line> d*s Diret*i**s e Normas *egulamen*adoras de P*squisas envolvendo Seres Hu*anos e *a </line>
<line> Resoluç** nº 510/*01*. </line>
</par>
<par>
<line> O estudo foi viabil*zado *om a c*ntribuição d* </line>
<line> ho*ens cuidadores de *essoas com </line>
</par>
<par>
<line> transt**nos mentais acompa*hados em </line>
<line> *uatro *entros de *tenção Psicoss*cial de Teresin* </line>
</par>
<par>
<line> (*I). Dentro dos cr*téri*s, **rti*i*a**m ho*ens </line>
<line> ***esentados </line>
<line> como a *rincipal referência do </line>
</par>
<par>
<line> **idado, não remun*rados e que es*ivessem e*ercend* a função há p*lo menos dois anos. </line>
<line> A </line>
</par>
<par>
<line> seleç*o dos possíve** participantes foi rea*izada junto às equipes da* uni**des. O co*vite para </line>
<line> participa*ão foi realizado via con*ato telefônico, *end* as entr*vistas realiza*a* *o espaço fís*co </line>
<line> das próprias unida*es, mediante agendamento de acordo com a viabilid*d* dos entrevista*os. </line>
<line> Participa**m *a p*squi** 15 homens cuidadores, *ep*esentando 39,4% dentro do un*vers* pré- </line>
<line> selecio*ado, com *e*taque para a particularidade *e u* dos centros, n* qu*l *ão foi rea*izada </line>
<line> nenhum* *ntrev**t*, mesmo com cin*o participantes possíve*s. </line>
</par>
<par>
<line> *ara *roduç** dos dados, adotamos o diário </line>
<line> de c*mpo, </line>
<line> *onsid*rand* que es** </line>
</par>
<par>
<line> p*ssibilitou ressaltar aspectos do cot*d*ano por me*o do ol*a* da pesqu*s*. Além diss*, foram </line>
<line> reali*adas entr*vistas do *ipo semiestruturada*, ori****das por u* roteiro flex*vel, *ni*iado a </line>
</par>
<par>
<line> partir </line>
<line> de uma pe*gunta **ral. Logo </line>
<line> depois, as perguntas *e organizaram em três pri**ipais </line>
</par>
<par>
<line> b*ocos: 1) f**m*s * sentidos do p*oviment* do cui*a*o; 2) * c*tidiano * *xigências rela*io*ados </line>
<line> ao d*sempenho do cuidador e um blo*o fi*al rel*c*on*do aos aspectos q*e *s envolve; 3) *s </line>
</par>
<par>
<line> questões de **sculin*dades e o ***dado, propria*e**e di**s (Fi*ura 1.). No momento </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> en*revista, foi *plicado ainda *m questionário sociodemo**áfico p*r* car*ct*rização do perfil </line>
<line> dos sujeit*s, composto por 12 itens, (sexo, idad*, e*tado civi*, escolarid*de, religião, </line>
<line> na*uralidade, c**posição famili*r, grau de parente*co *om a p*ssoa cuidada, ocupação, dados </line>
<line> s*b*es familiares, renda, e residência), comp*ement*do por três ite*s **ferentes a inf*rm*ções </line>
<line> d* *e*soa que re*ebia cui*ado (sexo do *suário, **mpo *e *ratamento e o *iag*ós*ico da PTM). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te**sina, v. 17, n. 6, art. 14, p. *59-278, jun. 2020 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.b*/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> O O*tro Lado do C*idad*: Experiências e P*rf*rmances de Homens Cuidadore* de Pess*as com Transtornos </row>
<row> Quadro 1 - Questões da Entre*is*a. </row>
<row> P*rguntas da entrevista </row>
<row> Formas e sentidos do *uidado </row>
<row> Par* você, o q** é cuidado? </row>
</column>
<column>
<row> 265 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Quais ativid*de* você realiza n* s*u cot*di*no de cuid*do à pes*oa com transt*r*o </line>
<line> mental? </line>
</par>
<par>
<line> C**idia*o e exigênc*as do cuida*o </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> *lguém *e au*ilia nesse cuida*o? </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Quais ati*idades você *eal*za além de prover cuidados ao seu familia*? </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Qua*s maiores dificuldades e limitações ao exer*er tal ati*i*ade? </line>
</par>
<par>
<line> Masc*l*nidades * cuidado </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Por q*e você cuid*? </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> * que você *e*sa so*re o fato de ho*ens exercend* cuidado? </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> *ara você o fato de ser homem, m*da alguma coisa co* rel*çã* ao seu modo de exerce* </line>
<line> cuidad*? </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: *ut*res, 2019. </line>
<line> As particularidade* d* tr*tar a tem*tica de masculinidade *o un*ver*o *a saúde menta*, </line>
<line> ex*lica a es*olha pe** entrevi*t* semiestrut*rada. De forma aberta, f**am tratados *emas </line>
<line> complexo* com os *uid*dores. As entrevistas fora* d*versa*, se p*nsarmos no tem*o de </line>
<line> *uração, desde *ntrev**tas *á***as de *0 mi* a*é aqu*las com mais de 1ho*a de du*ação. </line>
</par>
<par>
<line> Após as entrevistas, bem como suas trans*riçõ*s, f*i realizada a </line>
<line> an*lise do *ateria* </line>
</par>
<par>
<line> pro*uz*do, apoiada na anális* de con*eúdo cujo método "é balizado por duas fro*teiras: de um </line>
<line> lado a fronteira da *ingu**tica tradicional e do outro o te*ritório da interpretação do sentido das </line>
<line> palavras (h*rmenêutica)." (CA*POS, 20*4, p. 6*2). Nes** as*ect*, * sentido *ado por ca*a </line>
</par>
<par>
<line> um </line>
<line> dos entrevistados constitui fator relevante, afinal, *nalisar o </line>
<line> con**údo v*i além do </line>
</par>
<par>
<line> signi*icado primário das palavras. </line>
<line> As an*lises * *ategoriza*ões d*s entr**ista* e outras informaçõ*s obtidas ao l*ngo da </line>
<line> pesquisa levaram a eixo* **incipais de **ploração de sentidos, que f*r*m orga*izadas e* tr*s </line>
<line> categorias: a) o perfil d* homem que cuida; b) a masculinidade * o cuidado; *or fi*, *) a análise </line>
<line> das ma*culinidades não tradicionais. E*sas catego*ias podem ser sinte*izadas a partir *as **las </line>
<line> dos partic*pantes da pesquisa, co*o cons*a no q*adro a*aixo: </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. 1*, n. 6, art. 14, p. 259-278, jun. 2*20 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. *. B. S*lva, J. P. S. Mace*o </line>
<line> 266 </line>
<line> Qu*dro 2 - Assuntos Chave </line>
</par>
<par>
<line> *ss**tos chave </line>
<line> *xp*riências d*s cuid*dores </line>
</par>
<par>
<line> Particularidades p*s*oa*s dos c*id*dores </line>
<line> Condi*ão de saúde do cuid**or; "A*h* que deixei *e do*mir direito *esde o meu transplant*, e el* passa a noite *om as l*z*s ligadas, ele não apag*. Meu *ransplante foi em Fortaleza... E *í qua*do *oltei a c*da semana um *ilho ia com a fa*íl*a in*eira lá pra *as* e *uida*a da gente..." (IRMÃO, 66anos.) Idade* av*nça*as e a* d*ficuld*des inerent*s a esse pr*cesso; "Às *e*es a pessoa **nsa que é porqu* a gente é pavio curt*, é ignorant*, mas **o é minha filha porque é um* coisa qu* *esgasta m*i*o a *ente, qu* v*i co*sumindo e você n*o tem mais paciência". (PAI, 65 anos)" Relaçã* de p*oximidade com a pessoa ***dad*; Ah, eu *uido porque eu a*o. *u c*ido porque eu gosto, é meu filho. Eu cuido porque *u *reciso dele. Não é ele que pre*isa de mim nã*, sou e* que *reciso dele. Eu preciso qu* ele ex*sta, q*e ele est*ja com*go."(PAI, 55 an*s) Di**renç* entre o *e*o d*s *uidad*res. "N* caso *o banho que eu falei, se e* *udess* d*va o banho nel*... Assim te* aquela barr*ira, tu sabe *o que tô falando. Aí pra não f*car um n*góc*o meio, eu *aço qu*st*o de não en*rar nesse meio e *eixo mais pra mãe dela." (*AI, 65 *nos) </line>
</par>
<par>
<line> Con*ições materiai* e imateriais para exerce* o cuida** </line>
<line> Dile*a en*re as tarefas de p**vedor de cuidado x provedor fin*nceir*; "O*ha eu não viajo, eu não vou **a lugar nenhu*... só do trabalho, eu já cheguei cansado e vim co*rendo pra p**ar ela, eu que te*ho **e vim buscar" (IRMÃ*, 65 anos) Preval*n*ia *e t**ba*hos i*for*ais *om horá*ios f**xíveis. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. F*A, T*resina, v. 17, n. 6, a*t. 1*, p. 25*-278, jun. 2020 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *utro Lado do *uidad*: Experiênci*s * Perfor*ances de Homens Cu*d*dores de Pessoas com *r*nstorn*s </line>
<line> 267 </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> "Como *u te falo v*cê cu**ar d* um* pes*o* *ssim é abdicar de m*itas coisas mesmo... *uestão de opo*tunida*e melhor de **prego de não poder trabalh*r o di* todo, *orque *u sem*re tenho que tirar u* t*mpo pra está e* *asa. Ai ness* pe*íodo da tarde * o me*h*r pr* *uidar *ela". (IRMÃO, 36 anos) </line>
</par>
<par>
<line> O conceito de cu*dado </line>
<line> Ativida*e de am*r * r*speito; Ativida*e so**al*ente inerente à família; "Cuidado * carinho, é amor, é a *esponsabilida**, faz pa*te da famíli* né ?" (*rmão, 38 anos) At*vida*e perig*sa. "É perigoso por*ue *os tem que cuid*r del*, *em q*e deixar *udo no pon*o, res**vad*, no horário do al*oço nos tem que ** lá, eu né?! Eu p*incipalmente." (PAI, 69 anos) </line>
</par>
<par>
<line> Masc*linid*de* não t*adicionai* </line>
<line> Noç*o de igualda*e entre os gê*eros; "Não tem muito* homens n*o. Tem, m*s n** é muito. Às vezes t*m p**conc*ito, tem homem q** acha que é mac*ão e aí na família tem m*lher e *cha que n*o precisa fa*er. Tem uma* coisas na *abeça, mas is*o não *xi*te nã* se foss* por **so n* r*st*urante nã* tin*a cozinheiro *omem e tudo. Toda profissão tem, mas é porqu* tem g*nte diferente do outro." (IRMÃO, 3* ano*) **rfil não hege*ônico de masculinidade; "Eu sou paciente, tem homens paciente... *em todo mund* é igu*l... Tod* m*nd* é diferente" (IR*ÃO. 53 anos) T*nsion**ento e*tre a m*scul*nidade tradicional x as fu*ções *o cuidad*. "*cho sim, a mulher tem ma*s jei*o. É mais cui*ad*sa, e o homem não. Eu sou c*idador, não vo* diz*r que *ou uma exceção, mas *a*o o básico." (PAI, 72 anos) </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: A*tores, 2019. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresin* *I, v. 17, n. 6, art. 14, p. 259-278, jun. 2**0 </line>
<line> ww*4.fsanet.co*.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. D. *. Silva, J. P. S. M*cedo </line>
<line> 268 </line>
</par>
<par>
<line> 3 RESU*T*DOS E DI*CU*SÃO </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 O perfil *os h*me*s *ui*adores: imp*icações p*ss*ais *rente *o e*e*cício do cuidado </line>
<line> Entre os entrevista*os, **sta*o*-se a figura do irm*o como pri*cipal c*idador (53,3%), </line>
<line> seguido dos pais (40%). Esses foram os *rincipais vínculo* familiares desve*ados, sendo *u* </line>
<line> tod*s *s cuidadores er** suj*it*s da *amília consa*guí*ea. Os pa** se apre**n*aram como os </line>
<line> sujeitos de idade mais elevada e os irmão* *omo repres*ntan*es dos m*is jovens. Ness* cenário, </line>
</par>
<par>
<line> e*fa*iza**s a </line>
<line> curio*idade do **ntato com apenas um companhe*ro como </line>
<line> cuidador. A *aixa </line>
</par>
<par>
<line> etária dos entr*vis*a*os está c*ncentrada nas idades de 52 a 77 **o*, repre*enta**o um total *e </line>
<line> 80% d*s sujeitos. Cinc* **le* aprese*ta* idade* entre 50 e 57 an*s. Cer** de 20% dos *ujeitos </line>
<line> estão *a fa**a de *0 * 38 a*os. A grande maioria dos cuidadore* são *es*oa* casada* (*0%), </line>
<line> **r*sentando-se entr* eles apenas um pa* d***r*i*do, dado *mporta*te para pensarmos o *ocal </line>
<line> de cuida*o d*sse pai que, mesmo compartilhand* a companhia feminin* no âmbito do lar, *i*da </line>
</par>
<par>
<line> *ssim se apres*nta como o princip*l </line>
<line> cuidador. C*incid*ntemente, ** entrevistado* s*ltei*os, </line>
</par>
<par>
<line> t*dos eram ir**o* das pessoas *uidadas. Ap*nas *m *dm*tiu que a f**ção de c*idador p*de *er </line>
<line> vista como *ma dific*lda*e po* parte de *ma possível companheira, *final, a pre*ença da irmã </line>
<line> s*ri* uma con*tante no relac*oname*to. Mes*o o *nt*evist*do tendo **ito a res*alva, ele afi*ma </line>
<line> que esse não é motivo d* se* status c*vil de *oltei*o. Se*uindo na d*lim*tação do pe*fil *esse* </line>
</par>
<par>
<line> c*ida*o**s, d*stac*m** a ex*ressiva m**or*a de </line>
<line> pessoas católic*s (*3,3%), mesmo **m </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> gra*de mai**ia assumidamente cr*stãs. Desta*amos dois c*idadores que al*gar** não </line>
<line> possuírem ou simpatizarem com n*nh** tipo de religiã* ou cre*ça. </line>
<line> Captu*amos nessa a*álise parte do recorte ge**c*onal, tend* em vista que o *erfil dos </line>
<line> cuid*dores *etermina assim uma r*alidad* d*fer*nte do cuidar. Com destaq*e ne*se se*mento </line>
<line> da* ques*ões *erac*onais que envolv*m as relações d* cuid*do, entretant*, m*is d* que isso, no </line>
<line> at*al *ontexto em que v*vemos, **c* * questionamento de *ensar quem são os c*idad*res d* </line>
<line> futuro. Afinal, como con*equê*cia do envelhecimento, *á o agravamento e/*u *urgimento *e </line>
<line> do*nças. A *dad* avançad*, mais do qu* o reflexo do proce*so no qual esses cuidado*es e s*as </line>
<line> masculinidad*s foram moldadas, ind*cam mudança* e *justes *os ar*anjos de *uidad*s, a partir </line>
<line> do p*ocesso *e envelh*cimento desses cu*dado*es e de *uas limitações f*sicas. </line>
<line> O aspect* *eracional, de form* cuidadosa, traz consig* aspe*tos *ue precisam ser </line>
<line> pontuados aqui. Não há como generalizar o perfil do* nossos *uidador*s, *u afirmar que o fato </line>
<line> dos e*tr*vistad*s mais n*vos se*e* mais ab**tos ou com pen*amentos m*i* moderno*. Afinal, </line>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 17, n. 6, art. 14, p. 2**-27*, ju*. 2020 www4.fsan**.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Outro L*do d* Cuidad*: Experiências e Performa*ces *e Hom*n* Cuid*d*re* de Pessoas com T*anstornos </line>
<line> 269 </line>
</par>
<par>
<line> os pais cui**do*es se most*aram b*m ab*rtos e sem difi*uldad*s, com re*açã* a mac*ismo e </line>
<line> preco*ce*to, ao dese*pe*harem as *tividad*s do cu*dad*. </line>
</par>
<par>
<line> Desse unive*so, </line>
<line> p*rceb*m*s que as configurações de cuida*o se desenham em sua </line>
</par>
<par>
<column>
<row> ma*ori*, 60%, na relação d* homens cuidando de outros *om*ns. As ações de cuidado *artem </row>
<row> em 86,6% de um cu*dador que reside n* m*sma casa que a *es*oa cuidada. Qu*nd* não residem </row>
<row> n* m*sm* imó*e*, *s c*sas se l*cali*am no mesmo bairro, ou até na mes*a r*a. Durante *s </row>
<row> e*trevistas, foram re***z**as pe*g*ntas pa*a d*finir*os me*hor quem eram ** cu*da**re*, </row>
<row> sintetizada* na ta*el* a segu*r. </row>
<row> Tabela 1 - Perfil dos *uidadore* </row>
</column>
<par>
<line> Característi*as N </line>
<line> % </line>
</par>
<par>
<line> Idade </line>
</par>
</par>
<par>
<line> 30 - 40 </line>
<line> 3 </line>
<line> 20 </line>
</par>
<par>
<line> *0 - 59 </line>
<line> 5 </line>
<line> 3 3 ,3 </line>
</par>
<par>
<line> *0 -70 </line>
</par>
<par>
<line> *0 - 80 </line>
<line> * </line>
<line> 2 6 ,6 </line>
<line> 3 </line>
<line> 20 </line>
</par>
<par>
<line> Estado Civil </line>
</par>
<par>
<line> Solteiro </line>
<line> 3 </line>
<line> 20 </line>
</par>
<par>
<line> Casa*o </line>
<line> 9 </line>
<line> 60 </line>
</par>
<par>
<line> Divorciado </line>
<line> 3 </line>
<line> 20 </line>
</par>
<par>
<line> Religião </line>
</par>
<par>
<line> Ca*ólic* </line>
</par>
<par>
<line> E*angélico </line>
</par>
<par>
<line> Se* religi*o </line>
<line> 12 </line>
<line> 80 </line>
<line> * </line>
<line> 6 ,6 </line>
<line> 2 </line>
<line> 1 * ,3 </line>
</par>
<par>
<line> Total </line>
<line> 15 </line>
<line> 1** </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Autores, 2019. </line>
</par>
<par>
<line> No *scopo analisa*o, os pais *e idade mais avança*as se apresentavam em condiç*o de </line>
<line> apos*n*a*oria, o que i*ent*, de ce*to modo, a exi*ência e a i*p*rtância do trabal*o para a figur* </line>
<line> mascu*ina, que é histor*camen*e a*s*ci*da à **g**a do provedor fi*anceiro. Sobre a *orma de </line>
<line> *rovimen*o **nanceiro das famílias po* parte das pessoas cuida*as, a gr*nd* maioria, na faixa </line>
<line> etária de mais idade, é aposentada. Destac*m*s ainda pr*fis*ion*is lib*r*is *omo fot*grafo, </line>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 17, *. 6, art. **, p. 259-278, ju*. 2020 *ww4.*san*t.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. D. B. Silva, J. P. S. Maced* </line>
<line> 2*0 </line>
</par>
<par>
<line> mototaxista, "faz tudo" e emp*esário. As qu*stões ac*r** do tra*alho * adequação das funç*es </line>
<line> la**rais ser** *ebruçadas n* dim*nsão das prá*icas de cuidados e a*ranjos estabelecidos pe*os </line>
</par>
<par>
<line> mesmos. Os arranj*s *ão </line>
<line> desde dispensar traba*hos formais </line>
<line> até *vita* rea*izar co*cursos </line>
</par>
<par>
<line> público* melhores para não deixar a **n*ã* d* cuidador. Do* entr***stad*s, apenas </line>
<line> *m </line>
<line> era </line>
</par>
<par>
<line> fu*cioná*io pú*lico. *s *ema*s, em *rabalhos autônomos informais, apr**entavam e </line>
<line> esse </line>
</par>
<par>
<line> aspecto co** positivo, tendo em vista que assim os horários de trabalhos *r*m or*anizados por </line>
<line> eles mesmos. </line>
<line> Mais *o que levant*r os a*pecto* ma**riais/o*jetivos *ara *ese*penho da fu*çã*, não </line>
<line> podemos es**ecer ainda das e*igências físicas e psicológica* que també* devem ser postas em </line>
<line> pau*a, qua*d* **nsamos em quem e com* será des*mpenhad* o cuidado. *s p*is em ida*es </line>
<line> av*nçadas mencion*ram problemas de saúde, f*lta de *orça fí*ic* pa*a cont*nção *as cri*es e </line>
<line> ausência de o*tros cuida*o*es para si mesmos. Ma** do que o esforço físico, percebemos um* </line>
<line> *ran*e demanda d* es**rço psicológ*co e men**l para lidar com as questõe* d* *uidado. </line>
<line> Ou*ro aspect* interessa*t* evidenciado na pesquisa relaciona-se * pensar a </line>
<line> particularidad* do cu*dado qua*** este * vivenciado por pessoas de se*o dife*entes. Nesse </line>
<line> sentindo, o sexo do cuida*or apresenta-se como u* fator re**vante para desenhar * cuidado. Os </line>
</par>
<par>
<line> *ab*s existentes colocam-se como barreira* i**ostas ao* cuidad*r**, tai* como o medo </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> ser*m acusadas, as </line>
<line> especulações d*s vizinh*s </line>
<line> q**nd* </line>
<line> o </line>
<line> cuid*dor é uma pessoa do sexo </line>
</par>
<par>
<line> mascu*ino. Os irmã** cu*dadores *ntrevistados *a pesq*is* citaram s*t*ações des*o*f*rtáveis </line>
<line> vi*idas quando questiona**s so*re as tarefas de higiene. *nt*e os pais, to**s *enc**n*ram n*o </line>
<line> ve* probl*m* em desempenhar tais ta*efas, afina*, par*e* da ressal*a de "s*u o pai". Entre *s </line>
<line> entrevi*tados, apena* um *rmão relatou não desempenh*r tarefa* *e higiene e diz *u* não as </line>
<line> faria de jeito ne*hum, asse**ando seu pensam*nto que "não seria certo" e que, se caso *osse </line>
<line> prec*so, ped**ia ou con*ratari* algu*m **ra fazê-las. Ressa*tamo* que *sse *epoimento f*i *o </line>
<line> *rmão entrevistado *e idad* *a*s avançada. Esses posicionamentos refletem que a fo*ma como </line>
<line> ele* enx*rgam e vivencia* s*tua**es *f*rmado*as de "papéis", baseados em co*dições </line>
<line> tradicionais de gênero, *ão fat*res que ta*b** s*o a*r*g*dos, ou não, na forma de cui**r. </line>
<line> 3.2 *efini*ões e per*epções do c*idado. </line>
<line> N*ssa di*cussão, concei*ualmente comuns nas fala*, percebe*os que, *esmo o cuidado </line>
<line> sen*o entendido d* forma* p*recid*s, é v***nciado a parti* de dinâmica* bem partic*lares. A </line>
<line> ideia princi*al parte *a constr*ção ideológica de *ue esse cuidado deve ser *ese*penhado pelo </line>
<line> *amil*ar, que tem *un*ão *ia*te dos olhos dos pais (quando *rmãos c*idadores) e *o geral d*ante </line>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 17, *. 6, art. 14, p. 259-278, jun. 202* www4.fsanet.com.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Outro *ado do Cuidad*: Exper*ênci*s e Perform**ces de *omens Cuid*dores de *es**as com T*anstorn*s </line>
<line> 271 </line>
</par>
<par>
<line> da co*unidade. Mesmo c** a </line>
<line> romantização do cu**ado, esses cuidadores admitem as </line>
</par>
<par>
<line> *ific*ldades *, princip*lmente, * pe**go ine*ente à função, *o* re*at** de agressões físicas </line>
</par>
<par>
<line> *iv*nciadas *os momen*os de surt* psicótic*s das pessoas cuidadas. É nessa situação </line>
<line> qu * </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> cuidad* * apresentado por u* ho*em como ati*idade pe*igosa. </line>
</par>
<par>
<line> É *nter*ssante lembrar *m qu* *onte*to o* es*udos **bre masculinidades f**am </line>
<line> aprofundados. A part*r do momen*o que ** ente*de que n** tod*s os homens vivem os </line>
<line> privil**ios inerentes à f*gur* mas*uli*a, entendemos o quão importante é des*acar essa </line>
<line> d**inição. A par*icula**da*e d* **mpo da pesq*isa *ão pode ser deixada *e *ado. O cuidado às </line>
<line> pess**s co* tran**ornos *entais *e *iferenciará, sem dúvidas, se * *esm* pesquisa fosse feita </line>
</par>
<par>
<line> no campo </line>
<line> do cu**ad* </line>
<line> de *orma m*nos e*p*cí**ca. Entret*nt*, </line>
<line> ouv*r um cu*da*or falar d* </line>
</par>
<par>
<line> a*ivida*e com* perigosa, nos m**tra como o* arranjos p*ra operaci*nalizar esse *uidado </line>
<line> *ssenta-se para *lé* do g*nero. </line>
<line> Com relação ao ent*ndimento e o* *entidos do cui***o, não podemos estab*lecer um* </line>
<line> definição est**que do mes*o, *f*n*l, cada s*n*ido tra* c*nsigo *ma su*jetividade do lug*r do </line>
<line> **idado*: o irmão que de*e respeitar a memória dos pais; * marido que não pode aban*on*r a </line>
<line> esposa, pois prome*eu peran** a igr**a; o pai que ale*a a respon*abi*idade e*quanto genit*r. </line>
</par>
<par>
<line> En*im, ca** s*tuação e*vol*e par*icularidades *ue </line>
<line> se encontram no sentindo c*mum </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> pro*orcion*r o alívio do sof*imento de *eus fa*iliares. Há *m conceito **óx*m* sobr* o que </line>
<line> eles *n*end*m com* cuidado. *e*mo sua* fal*s apresentando pontos *omuns, a d*nâmica de </line>
<line> cada cuid*dor varia, *e*do em vista, princ**alm*nte, * relação de *rox*midad* e respeito entre </line>
<line> *mbos. Entretanto, apesar da não h*mogeneidade do co*ceito, as contribuições dos cuidadores, </line>
</par>
<par>
<line> se pensad*s em </line>
<line> c*njunto, *embram defin*çã* de Ayres (2009, p. 42), qu* delim*ta seu a </line>
</par>
<par>
<line> entendimento d* *uida*o como: </line>
</par>
<par>
<line> Uma compr*ensão filosóf*c* e uma at*tude prática fren*e ao *entido que as açõe* de </line>
<line> saúd* adquirem nas diversas situações e* que se reclam* **a ação ter*pêu*ica, isto </line>
<line> é, um* interação entre doi* o* *ais suj*itos v**ando o al*vio de um s*frim**to o* o </line>
<line> alcance *e u* *em-estar, sempre media*a por *aberes especificame*te volta*os para </line>
<line> *ssa *inalidade. </line>
<line> Há nesse s**ti*do a possibilidade de entender o cuidado como uma atividade que </line>
</par>
<par>
<line> e*volve necessi*ades e disposição daqu*le que cuid*. As </line>
<line> práticas soc*ais *e c*idado </line>
<line> são </line>
</par>
<par>
<line> ma*cadas por mudanças e </line>
<line> permanências, especialme*te considerando o lugar </line>
<line> social </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ec**ômico que cada **ida**r d*sempen*a dentro da famíl*a e *ambé* *o m*rcado de tr*balho </line>
<line> no **al es*á in*e*i*o. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FS*, Teres*na *I, *. 17, n. 6, a*t. 14, p. 259-278, jun. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. D. B. Silv*, J. P. S. Macedo </line>
<line> 2*2 </line>
</par>
<par>
<line> O cuidad* é ainda definido a partir de u* co*junto de sinôn*mos *ens*d*s a **rtir da </line>
<line> p*la*ra "atençã*", que dim*nsiona a *omplexidade *e ativid*des que e*v*lvem cada cas*. A </line>
<line> atenção exigi*a por c**a pessoa en*olve as*ectos que se intensificam *o* c*nta do d*agnóstic* </line>
</par>
<par>
<line> de cada usuário bem </line>
<line> **mo *a </line>
<line> próp*ia *e*ação de </line>
<line> proximid*de *om o cu**ador. *o g*ral, o </line>
</par>
<par>
<line> en*endimento d* cui**do envolve uma </line>
<line> exi*ência que aco*tece *ia i**eiro e que nã* se o </line>
</par>
<par>
<line> rest*i*ge *penas a u*a a*i*idade e* si, mas um* rotina *iár*a que co*eça cedo. As práticas de </line>
<line> cuidado, em *era*, são caract*riza*as * p*rtir de *x*er*ênci*s femi*inas de exercê-las. E, dessa </line>
<line> forma, são pensadas, em geral, no espa*o *omést*co e nos a*azeres do la*. </line>
<line> As exper*ências ouvidas na pesquisa en**lvem cu*dados q*e se estend** *m *odos os </line>
<line> *mbitos de vi*a das p*ssoas com tran*tornos me*tais. Mas quando quest*onados so*r* as </line>
<line> atividades exercidas, *uidar do ou*ro é e*plicado a partir de exper*ênci*s di*er*as, mas que se </line>
<line> esbarram nas questões de higi*ne e ativ**ad*s tipicamente ca*acter*zadas como *omést*c*s. </line>
<line> Nas práticas vivi*as, há *quelas q*e des*mpe*ham todos os ti**s de *ti*ida*es, com* </line>
<line> ativ*da*es d* lar e *té mesmo as questões d* *igiene. E aqueles que a*uam po*tual*ente e são </line>
<line> r**ponsáve*s po* a**vida*es mais es*e*í**cas. O c*idad* * pro*ido, *ntão, na forma obj*tiva e </line>
<line> sub*etiva. C*r*asco (20*1) ap*nta que p*r* os homens o t**po do cuid*d* é r*sid*al, pontual </line>
<line> e minoritário. Ess* n*o f*i a *ealid*de conhe*ida. *o geral, o grau de d*pendênc*a das pes*oas </line>
</par>
<par>
<line> cuidadas *eter*in* as exigências </line>
<line> de*se cuidado. Mas há n* *eal*dade desses cuidadores um </line>
</par>
<par>
<line> p*ov**ento *e cuidado que não se limit* e qu* *xige atenção 24 ho*as e impactam nos *iferentes </line>
<line> esp*ços sociai* e de vi*a em qu* *sse cuida*or se estabelec*. </line>
<line> Há n*ssa dedic*ção **a di**culdade de perceb*r o que é * cui*ado. Enqu*nto há </line>
</par>
<par>
<line> *u*dador q** **tende que a ati*idade </line>
<line> nã* limi*a*a, é </line>
<line> há os **e </line>
<line> não </line>
<line> p*rcebem a *xtensão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> responsabilidade da função. Qua*do um cu*dad*r a**r*a passar o dia com te*e*one ligado, </line>
<line> mesmo durante o trabalho, essa é uma ação de cuidado. Quando es*e pre*i*a *ispens** e*pregos </line>
<line> d* te*po *n*e*ral ou viaj*r para buscar novo emprego, essa ação também é de cu*dado. Me*m* </line>
</par>
<par>
<line> os cuidadores, no geral, c*mparando sua *orm* *e *uidar e est*bel*cendo suas aç**s </line>
<line> com* </line>
</par>
<par>
<line> i*suficientes, o cu**a*o *rovi*o por eles é consta*te, poi* abrange desd* miu*ezas no d*a-a- </line>
<line> dia, a*é mesmo sup*ração d*s barrei*as pessoais para limpar, banha* e rea*izar ativida*e* *ais </line>
<line> pr*ticas. </line>
</par>
<par>
<line> Para eles, c*idar </line>
<line> não é fác*l, </line>
<line> mas é </line>
<line> algo que está mais r*lac*onado com dispos*ção </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> de*icação, d* que simplesmen*e a respon*ab*liz*ção pelo s*xo. *es*e aspecto, percebemos u*a </line>
</par>
<par>
<line> bu*ca pe*o recon*e*imento </line>
<line> dos provimentos </line>
<line> de *eus </line>
<line> cuid*do*. Não </line>
<line> a*e*as por </line>
<line> parte da </line>
</par>
<par>
<line> e*trutura i*stitucional d* CAPS, *as também pelos loca*s sociais e geo*ráficos que *cupam </line>
<line> e* outros momentos *e suas v*das. </line>
<line> R*v. FSA, Ter*si*a, v. 17, *. 6, art. 14, p. 259-2**, *un. 2020 www4.*sanet.*om.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Outr* Lado do Cuidado: Expe*iênc*as e P**formance* de Ho*ens Cuidadores de Pesso*s co* Transtor*o* </line>
<line> 273 </line>
</par>
<par>
<line> 3.3 * pro*e*so *e cons*rução e desconst*u*ão da masculinida*e dos c*idadores </line>
</par>
<par>
<line> Na análise que *ers* sobre as q*estõe* de gêne*o que atrav*ssam a for*ação do "se*" </line>
<line> masculino de *ada um dos sujeitos, a partir *o reconh*ci*ento individ*al dos mesmos, h* uma </line>
<line> identificação pessoal com o universo por el*s compreendido como mascu*inidade. De modo </line>
<line> que nessa *imensão, partindo da real*dade dos entre*i*tados, perce*e**s o fogo cruzado no </line>
<line> qua* muito cu*dadores se encon*r*m: re**onder ao *ue s* espera d* universo masculin*, ao </line>
<line> passo que, n*ce*sit** pro*e* o *u***do, naturaliz**o como *n*verso alheio e *ouco co*cili*vel </line>
<line> com a ma*c*li**d*de hegemô*ica tradi*i*n*l. E ne*se se*ti*do, os h*mens po* nós c**hec*dos </line>
<line> não se enquadr** e* mo**los fixos. </line>
<line> O c*id*do e**ge **rformances, prá*icas e "jeitos". * d*pl*, quem *ui*a e q*em recebe </line>
<line> o cuid*do, co*stitu*-s* d* pa*ticularida*es multiplicadas por dois, tu*o é e* dobro. O mascul*no </line>
</par>
<par>
<line> qu*ndo convive com o masculino resu*ta em t*ocas e re*on*igurações </line>
<line> de masculin*da*es. O </line>
</par>
<par>
<line> feminino quando *uidado pelo m*sculino exige descons*ruções * r*alinhamentos das pr*ticas. </line>
</par>
<par>
<line> Essa </line>
<line> an*l*se fa* ainda mais </line>
<line> sen*ido qua**o nos *em*ramos da a*ir*ação *e *ani*l W*lzer- </line>
</par>
<par>
<line> Lang: "para c*m*re**der as </line>
<line> re**ões **sculinas ao no*o questi*na**nto dos </line>
<line> *rivil*gios </line>
</par>
<par>
<line> c*ncedidos aos </line>
<line> homens, precisamos desconstruir o masculino r*ve*and*-* *omo </line>
<line> gê*ero </line>
</par>
<par>
<line> permeado també* p**as re*a*õ*s socia*s de *exo" (p. 117, *004). </line>
<line> A prática cotidiana d* </line>
</par>
<par>
<line> c*i*ad* libera a me*odia para que a perfor**nce *e *uem </line>
<line> c*ida </line>
<line> s*ja cria*a. Estu*os sobre </line>
</par>
<par>
<line> paternidade e mas*u*inidad*, indi*am </line>
<line> que a saí*a </line>
<line> da* </line>
<line> mul*ere* para o mercad* de *rab*lho </line>
</par>
<par>
<line> causa *ovos </line>
<line> ar*an*os domésticos * novas formas de *elação entre* *omens e mulhe*es. </line>
</par>
<par>
<line> (BENTO, 2015). </line>
</par>
<par>
<line> A masculinidade dos </line>
<line> cuidadores é vive**iada e percebida de forma qu* comp*ov* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> multipl*cidade da mesma, * </line>
<line> que faz dess*s homens um </line>
<line> gr*po social, tendo em vista suas </line>
</par>
<par>
<line> *onfigur*ções *ão hegemônicas (WELZER-*ANG, 2004). Nas di**rsas nuan*es a**esentadas, </line>
<line> **rcebemos que: os hom*ns cuidador*s cho*am; os *spec*os físicos ne* s*m*re s*o fa*ores de </line>
<line> privil*gio; o s*lêncio esp*rado se torna *arreir* para a construç*o das s**s práticas, afinal, com </line>
<line> quem ** po*e tirar *s d*vidas, *e o lugar do cuidador h*mem é em silêncio?. Se a fun*ão d* </line>
<line> home* é prove* financeiramente a casa, c*mo *a*e* isso se as políticas não incorporam * figu*a </line>
<line> *o homem c*mo cu*dador que precisa ta*bém sup*ir as necessidades do "*a*e" d**tro do la*? </line>
<line> Quando os hom*ns não se apresen**m em situação de do**n*ção ou não conseguem cumprir </line>
</par>
<par>
<line> todas as "f*nções" espe*adas. Tais ques*ões variam tamb*m a *artir da </line>
<line> fo*ma como e*es </line>
</par>
<par>
<line> pró*rios int*r**liz*m essas questões (S*OTT, *998). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere**na PI, v. 17, n. 6, art. 14, p. 259-278, j*n. 20** </line>
<line> *ww4.fs*n*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. D. B. *ilva, J. *. S. Mace*o </line>
<line> 274 </line>
</par>
<par>
<line> Se levarmos em conta as definições estabelecidas por Robert Bran**n e Deborah David </line>
<line> (1*7*) citada por *erenice Bento (p. *1, 2*15), a *es*uisa nos mos*ra que os c*idadores </line>
<line> *esquisado* apre*entam coincidê*cias e contradições que se estabelecem nas *ar*cte*ísticas </line>
<line> definida* pel** aut*res americano*. Send*: </line>
<line> 1) No Sissy Stuff, *s irmã*s que demonstram proble**s com *elaçã* à necessi*ade d* </line>
</par>
<par>
<line> auxili*r as irmãs com as </line>
<line> questõe* *e higi*ne, afinal, Sissy Stuf* diz res*eito </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> repúd*o e desvalorização do feminino; </line>
</par>
<par>
<line> 2) B* a Big Wheel, diz respeit* à me*áfor* do poder ma*culin* está </line>
<line> diretamente ao </line>
</par>
<par>
<line> g*au de riqueza e be**; nes** *specto, percebemos uma dificuldade d*s cuidadores </line>
</par>
<par>
<line> d* acessar ou *onst*uir </line>
<line> bens. Nesse sent*ndo, os </line>
<line> cu*dadores da *e*qui*a não </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> enquadram nesse *sp*cto, ma* dão indicativos de so*riment* por nã* co*respo*der </line>
<line> a essa dimen*ã*; </line>
<line> 3) Be a S*urdy Oak: *essa c*racterística, *spera-se **e os *omens não demonstrem </line>
</par>
<par>
<line> *entimentos e </line>
<line> que *e mantenh** rese*vados. P**emo* obs*rvar que es** </line>
</par>
<par>
<line> "exigên*ia" causa ** sofri*ento, a** mesmo de s*úde, nesses cu*dadores. O* </line>
<line> próp**os serviços, *o*o *s reu*iõe* de família, não se ap*esentam como espa*o </line>
<line> confortável p*ra a expressão de sentimentos. Nessa dimensã*, d*stacamos os pais </line>
<line> cuida*o*es que alegaram evitar chorar na fren*e dos *i**os, p*r* n*o p*ss*r i*agem </line>
<line> de fraco. </line>
<line> 4) Give Em *e*l s*ria o "*rrisque-se" acima de tudo. Use a agressiv*da*e. Não </line>
</par>
<par>
<line> verificamos aspecto entre os *uidador** entrevistad** que fossem *o *ncontr* </line>
<line> desse </line>
</par>
<par>
<line> comp*rta*ento. Afinal, * transto*no me**al das pess*as que *ecebiam *uida*os </line>
<line> *xigi* mais * jeito, a med*ação e a c**ma, ao i*vés de força *ísica. *o*am relatados </line>
<line> ainda m*it*s casos *e agre*sões sofrida* p*r parte dos cuida**re*. </line>
<line> V*sualiz*mo*, c*m os rela*os e percepções dos cu*dadores entrev**t*dos, **a *usc* do </line>
</par>
<par>
<line> hom*m para d**tro de si, que, nas palavra* de Bento (2015, </line>
<line> *. 13*), é "um movimento </line>
</par>
<par>
<line> centrípeto, *e valoriz*çã* da intimida*e, a *art*r da ree*trutu*ação da subjetividad*." Ou s*ja, </line>
<line> h* uma mov*ment*ção na reor*aniz**ão das *dentid*des de *êner*. A *ealidade *o c*idado </line>
<line> c*loca es*es homens em situações que exigem es*a* re**i*nific*ções. </line>
<line> No *rocesso d* análise das narrativas, percebemos que *erguntar a e*s*s *ome*s por </line>
</par>
<par>
<line> que d*sempenh** </line>
<line> o cuidado foi um interessante m*canismo p*ra </line>
<line> *ntender c*mo eles </line>
</par>
<par>
<line> reconhece* su*s *as*ulinidades. *o l**g* do contato com o* cuidador*s, acredit*mos poder </line>
<line> Rev. FSA, Te*e*ina, v. 17, n. *, *rt. 1*, p. 259-27*, jun. 20*0 w*w*.*sane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Outro Lad* *o Cu*dado: Experiências e *e*fo*mances de *omens Cuid*d*res de Pessoas com Transt*rnos </line>
<line> 27* </line>
</par>
<par>
<line> deixarmos em aberto uma nova categ*ria: ma*culinidade do cuidado, q*e *e co*strói e se </line>
<line> recon*trói a partir de pr*ticas e aç*es reai* *o cuidado, e n*o com* al*o que poderia de*ominar </line>
<line> o que se esti*u*a ou se *spera do homem que cuida. * masculinid*de do cuidado é fr*t* d* uma </line>
<line> nece**idade que em *uitos casos é estabel*cida porque "n*o te* outro j*ito". </line>
<line> Tais *onstataç*es i*dic*r*m um mov*me*to por par*e dos cuidado*es q*anto à equid*de </line>
<line> *ntre os g*n*ro*. Rediscuti* os lugares *e *omens e mulheres na respo*sabil*dad* do cu*dado </line>
<line> é uma forma de evid**c*ar a necessidade de a *e*át*ca *er incorporada na ag*nda *ública de </line>
<line> discussão. O exe*p*o desses cuidad*r*s nos m*stra que há uma ressignificação da </line>
<line> ma*culini*ade, *ferecendo para nós a po**i**li*ade de visibilizar um m**elo qu* se di*tancia </line>
<line> *a mas*ulin*dade *radicion*l influenciad* fortemente por uma hetero*o*matividade domina*te, </line>
<line> de uma sociedade p*ofunda*ente m*rcad* po* raízes p*tr*a*cais. </line>
<line> 4 CONC*US*O </line>
<line> *ste artig* o*e*ece aos estudos de cuidado em s*úde me**al um nov* olhar para esfera </line>
</par>
<par>
<line> ** c*idado. Con**a*am*s, não somente pelas fal*s d*s cu*dadores mas </line>
<line> p*l* *l*ar </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> pesqui**dora e o </line>
<line> *o*tato com as equipes té*nicas, que há uma natur*li*aç*o do espa*o </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> cui*ado co*o *m "não </line>
<line> lug*r" do h*mem. Essa sensação *e não per*en*imento é tamb*m </line>
</par>
<par>
<line> v*vencia*a pelos pr*prios c*idador*s. Em *elato, um dos pais entrev*stados di*se que, por se* o </line>
<line> único homem na r*união d* f**ília, ti*ha vergonha d* **la*. Ao *uvi-los, perceb*mos *ue * </line>
</par>
<par>
<line> cuidador, de fato, prec*sa </line>
<line> de cuidados, </line>
<line> orien*ações e um </line>
<line> espa*o i*tegrativo </line>
<line> *ara levar as </line>
</par>
<par>
<line> d*mandas parti*ul*res da sua form* de *uidar. </line>
<line> O **r*il de masculinidade d*sses hom*ns p*d**ia ser definido em suas divers*dad*s </line>
<line> c*mo fruto da* necessidades de cu*dado. A masculinida*e, mesmo que por muitos é *ntendida </line>
<line> a partir do mo*el* tra*icional, são ressignificad*s no cotidiano. E como afirmam *onnell e </line>
<line> Pearse (2**5, p. 157) "estrutur* * *udança não são opostos, mas sim parte d* mesma dinâmica </line>
<line> de nossa vida social". Ne*se sentindo, o mod* de agir e de s* co*por*ar desses cui*adores se </line>
<line> moldam cot*dianamente de **ordo c*m ** exigências p**t*s p**a função, ou melhor, * estrutura </line>
<line> social *o*dic*ona * p*átic* (CONNELL; PEARSE, 2015, *.1*7). A de*co*str*ção do mod*lo </line>
<line> tradicio*al de "ser ho*em", nem sempre ocorr* de f*rma natura*. Há aque*es que se apre*enta* </line>
<line> c*mo proveniente* de me*os não tradicionais, perceb*d* nos relatos que in*icam o processo de </line>
</par>
<par>
<line> *escont*nuidade ** **õe* de pen**ment*s alinh*dos ao model* patriarcal e </line>
<line> do *ui*a*o, que </line>
</par>
<par>
<line> f*ram a*q*iridos. </line>
</par>
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<line> *ev. FSA, T*r*sina PI, *. 17, n. 6, art. *4, p. *59-27*, ju*. 2020 </line>
<line> www*.fsanet.*om.br/revist* </line>
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<page>
<par>
<line> N. D. B. Silva, J. P. *. *a*edo </line>
<line> 2*6 </line>
</par>
<par>
<line> Nesse sentid*, ob*e*vamo* que o h**em tende a d*sempenh*r o *uidado por di*e*en*e* </line>
<line> situaç*es, no *er*l, pela aus*ncia de uma fi**r* **minin*. Mas semp*e ***empenhando su*s </line>
<line> atividades de*tro de uma cont*nua c*mpara*ão ao qu* poderíam*s *h*mar *e "*eito ** mulher </line>
<line> c*ida*". Nas entrevist**, quando qu*stionados sobre a forma que cuidav*m, comumente suas </line>
<line> falas pausada* d*ixavam a entender: "eu faç* as**m, não sei se é o *e*to". </line>
<line> De fato, os homens guardam, aparentemente, característica* que lhes dão *r*vilégios. </line>
<line> Fo**a físic*, port* p**soal, a ideia de um "p*pel" imp*rtante dent*o *o co*texto fa*il*ar. </line>
</par>
<par>
<line> Entretanto, da*o o g*a* *e *omp****timento </line>
<line> psíqu*c* </line>
<line> em cada caso, tais *spectos são </line>
</par>
<par>
<line> faci*me*te </line>
<line> con*i*erados nulos. Nem *empre força f*si** serve de suporte p*ra conter uma * </line>
</par>
<par>
<line> crise. Dai a co*statação na prá*ica quando Rache* Gouveia Pass*s (201*) f*la do c*idado, </line>
<line> defi*indo-o como: contex*ual, relaciona* * ex*sten*ial. E enquanto re*acional, destacamos qu* </line>
</par>
<par>
<line> "*s formas * intens*dade </line>
<line> de*se cuidado variam </line>
<line> porque s*mos mais vu*ne*áveis em alguns </line>
</par>
<par>
<line> m*ment*s da vida, como na infância e *a *el***e, e porq*e som*s desigualmente vu*ne*áveis </line>
<line> duran*e * vida adulta, devido a condi*ões físic*s e**ec*a*s, a enfermidade* e *at*r*s sociais" </line>
<line> (BIROLI, 2018 p. 53). Contextua*, pois as con*ições ma**riais també* se a*resen*am com* </line>
<line> aspectos relevantes ao se *nalisa* as *ondições em que o cu*dado é de fato ope*acionalizado, </line>
<line> sem falar, d*s diferenças (de idade, sexo, re*i*ião) entre quem cuid* e *ue* é cuid*do(a). </line>
<line> Cabe ressaltar ainda *ue os resultados de*s* pesq*i*a não podem ser *istos co*o fixos, </line>
<line> * campo * a*plo e complexo. * an*l*se ex*ge mergulhos, ma* ain*a não existe *m leque *ã* </line>
<line> divers* de *on*es e refere*c*ais a s*r*m *xplo*ados. *esse s*ntid*, reiteramos a re*evân*ia e* </line>
</par>
<par>
<line> contrib*ir c*m </line>
<line> um a n*va </line>
<line> na*rat**a para a lit*r*tura </line>
<line> local, partir da aná*ise a </line>
<line> do cuida** em </line>
</par>
<par>
<line> saúde m*ntal. Apesa* de*ta importante *o*trib*içã*, o escopo da pes*uisa se apr*s*nta ba*tan** </line>
<line> peq*eno para generalizações. </line>
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<line> N. D. B. Silva, J. P. S. Macedo </line>
<line> 278 </line>
</par>
<par>
<line> Contribu*ção dos *utores </line>
<line> N. D. B. Silva </line>
<line> J . P. * . Mac*do </line>
</par>
<par>
<line> 1) conc*pção e planejamen*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) a*álise e in*erpretaçã* d*s dados. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) elab**ação do rascunho ou n* r*visão crític* do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) *art*c*paçã* na aprovação *a versão fin*l do m*nuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, *eresin*, v. 17, n. 6, art. 14, p. 259-278, jun. 2020 </line>
<line> www4.f*a*e*.com.br/re*ista </line>
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