Textos Multimodais: A Produção do Gênero Anúncio de Campanha Comunitária em Foco / Multimodal Texts: The Production of the Community Campaign and Genre in Focus
Abstract
Nos dias atuais, as temáticas da leitura e da produção de textos escritos são elementos propulsores de um amplo quantitativo de discussões acadêmicas no âmbito das Ciências Educacionais e das Ciências da Linguagem. Essas discussões vêm, continuamente, ressaltando a relevância das habilidades de ler e de produzir textos nas rotinas cotidianas. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a aplicação de uma sequência didática voltada à produção de gêneros multimodais, mais especificamente, ao gênero anúncio de campanha comunitária. Decorrente disso, efetuamos algumas reflexões alusivas à relevância da realização do trabalho com gêneros multimodais, com vistas a promover a perspectiva do letramento e dos multiletramentos. Os resultados demonstram que as produções dos alunos materializam diversas características constitutivas do gênero anúncio de campanha comunitária, bem como materializam o entrelaçamento de diferentes recursos semióticos, o que deflagra a perspectiva da multimodalidade discursiva. Em termos de considerações finais, ressaltamos a relevância do emprego de sequências didáticas na efetivação de situações didáticas que envolvam não apenas os gêneros discursivos e suas características constitutivas, como também de outros conteúdos. Nesse sentido, é de suma importância levar gêneros multimodais para as rotinas educacionais, promovendo contato desses sujeitos com distintos modos semióticos através de um trabalho didático previamente planejado, sistemático e sequencial.
Palavras-chave: Textos Multimodais. Produção de Texto. Ensino. Sequência Didática.
ABSTRACT
In the present day, the themes of reading and the production of written texts are propelling elements of a wide range of academic discussions in the context of Educational Sciences and Language Sciences. These discussions continually come highlighting the relevance of reading and writing skills in everyday routines. This work aims to reflect on the application of a didactic sequence focused on the production of multimodal genres, most specifically the community campaign announcement genre. As a result, we made some reflections alluding to the relevance of working with multimodal genres in order to promote the perspective of literacy and multi-lessons. The results show that students' productions materialize several constitutive characteristics of the community campaign announcement genre, as well as materialize the intertwining of different semiotic resources, which triggers the perspective of discursive multimodality. In terms of final considerations, we highlight the relevance of the use of didactic sequences in the realization of didactic situations that involve not only the discursive genres and their constitutive characteristics, as well as other content. In this sense, it is very important to bring multimodal genres to educational routines, promoting contact of these subjects in different semiotic ways through a previously planned, systematic and sequential didactic work.
Keywords: Multimodal Texts. Text Production. Teaching. Following Teaching.
References
ALBUQUERQUE, E. B. C. Mudanças didáticas e pedagógicas no ensino de Língua Portuguesa: apropriações de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Secretaria de Educação Básica. Brasília, MEC/SEB, 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1998.
_____. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997.
COSTA-HÜBES, T. C.. Reflexões linguísticas sobre metodologia e prática de ensino em Língua Portuguesa. Confluência, v. 1, p. 129-146, Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: http://llp.bibliopolis.info/confluencia/pdf/742.pdf. Acesso em: 15 jan. 2017.
DIONISIO, A. P., VASCONCELOS, L. J., SOUZA, M. M. Multimodalidades e Leituras: funcionamento cognitivo, recursos semióticos, convenções visuais. Recife: Pipa Comunicação, 2014.
ELIAS, V. M. Estudos do texto, multimodalidade e argumentação: perspectivas. ReVEL, edição especial vol. 14, n. 12, 2016. Disponível em: http://www.revel.inf.br/files/5468c9d9679da7cfe81f9c8725fecc11.pdf. Acesso em:
KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Ler e Escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.
_____. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
LOPES-ROSSI, M. G. Aspectos teóricos e sequências didáticas para a produção escrita de gêneros discursivos. Letras & Letras, v. 31, n. 3, p. 132-157, 2015. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/30598. Acesso em: 28 fev. 2019.
LUNA, T. S. A constituição da autoria em crônicas. In: Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE, 2012, Natal. Anais da XXIV Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste – GELNE. Natal: EDUFRN, 2012. p. 1-13.
LUNA, T. S.; MARCUSCHI, B. Letramentos Literários: o que se avalia no Exame Nacional do Ensino Médio?. Educação em Revista, v. 31, p. 195-224, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982015000300195&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 18 dez. 2019.
MARCUSCHI, B. Escrevendo na escola para a vida. In: RANGEL, E. O.; ROJO, R. (Orgs.). Coleção Explorando o Ensino: Língua Portuguesa. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010, p. 65-84.
MAYER, R. Multimedia learning. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.
ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
SANTOS, C. F. Formação em Serviço do Professor e as Mudanças no Ensino de Língua Portuguesa. Educação Temática Digital - ETD, Campinas, SP, vol.3, nº. 2, p.27-37, jun. 2002. Disponível em: http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/1794. Acesso em: 16 set. 2019.
SIGNORINI, I. Complexidade linguística e ensino de Língua Portuguesa. In: MARÇALO, M. J.; LIMA-HERNANDES, M. C.; Esteves, E.; FONSECA, M. C.; GONÇALVES, O.; VILELA, A. L.; SILVA, A. A. (Org.). Língua Portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas. Évora, PT: Universidade de Évora, 2010, p. 17-32. Disponível em: http://www.simelp2009.uevora.pt/pdf/slg14/06.pdf. Acesso em: 01 out. 2019.
SILVA, A.; MELO, K. L. R. Produção de Textos: uma atividade social e cognitiva. In: LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P. (Orgs.). Produção de Textos na Escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 29-44.
SILVA, S. P. Concepções de Linguagem subjacentes ao Trabalho Pedagógico do Ensino da Produção de Texto: um olhar histórico. Tabuleiro de Letras, v. n.º 12, p. 130-145, 2018a. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/4995. Acesso em: 10 dez. 2019.
_____. O Anúncio Publicitário no Ensino Médio: uma proposta de sequência didática. Diálogos, v. n.º 20, p. 372-409, 2018b. Disponível em: http://www.revistadialogos.com.br/Dialogos_20/Dial_20_Silvio.pdf. Acesso em: 11 dez. 2019.
_____. Compreensão de Texto na Coleção Português Linguagens – Ensino Médio (1994-2013): evolução histórica e perspectivas atuais em debate. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Linguística e Ensino – Universidade Federal da Paraíba - UFPB, 2017.
SOUZA, F. E. B. O ensino de Língua Portuguesa e os projetos de letramento: uma proposta de atividades com foco na questão alimentar a partir do gênero anúncio de campanha comunitária. 2017. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9153. Acesso em: 20 dez. 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2020.17.6.11
Refbacks
- There are currently no refbacks.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)