<document>
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<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 6, art. 1, p. 3-20, jun. 2*2*
</line>
<line>
IS*N Impresso: 1806-*356 ISSN E*etrôn*co: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2020.17.*.1
</line>
</par><par>
<line>
A Imag*m como Sombra do Desejo: Estrutur* M*tico-Simb*li*a em Id**os Asilados
</line>
<line>
Im**e as a Shadow *f Desire: Myt*ic-Sy*b*lic Struc*ure in Nursin* *ome R*sidents
</line>
</par><par>
<line>
H*loi*a Junc*l*us Prei* Moraes
</line>
<line>
Doutora em Co*un*cação Social pe** *ontifíci* Universidade C*tólica do *io Grande do *ul
</line>
<line>
Professora da *ni*ersidade do Sul *e Santa Ca*ar*na
</line>
<line>
E-mail: **loisap*ei*@hotmail.com
</line>
<line>
*u**a Liene B*essan
</line>
<line>
Mestre em C*ê*cias da Li*guagem pela *niversidade do Su* de S*nta Catarina
</line>
<line>
*rof*ss*ra do *entro Uni*er*i*ário Barr*ga V*rde
</line>
<line>
E-mail: luiz*lienebressan@gmail.com.br
</line>
<line>
Ana C*roline Voltoli*i *e*n*nd*s
</line>
<line>
Mes*re e* *iências da Lingu*g*m pel* Universid*de do Sul ** S*nta Catarina
</line>
<line>
E-mail: anac*rolin*.v*ltolini@h**m*il.c*m
</line>
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H. J. P. Moraes, L. L. Bressan, A. C. V. *ernandes
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4
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<line>
*ESU*O
</line>
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<line>
Apresen*amos uma inquietação que perp*ssa estes **ês pilares: identificação de u*a **tr*tura
</line>
<line>
mít**o-si*bó*i** em idosos *silad*s, a parti* de uma cultu*a*álise d* grupos inspirada no AT-
</line>
<line>
9 p*l* u*ilização de *scas semântica*. P**c*b**os que a teori* do imaginário nos *er*ite
</line>
<line>
t*ansitar *or imagen*-símbol*s que estruturam o cotidiano e, aqui, ide**ificar as paisa*ens nas
</line>
<line>
quais se sustenta* a* narrati*as de idos*s *s*lados na cidade de Tubarão, est*do de San*a
</line>
</par><par>
<line>
*atarina, Brasil. A ima*em é a so*b*a de
</line>
<line>
um
</line>
<line>
desejo: o retorno ao *ass*do, lugar de
</line>
</par><par>
<line>
*nf*entamento * aconchego, *heio de *o*ên**a de *i*a. **rtimos *o pr*s**pos*o da* e*trut*ras
</line>
<line>
a*tropológi*a* *o imagi*ário (D*RAND, 20**), d* que há rubr*cas semânticas diretora* que
</line>
<line>
constituem uma grade de leitur* para a referenciação simbó*ica das produções imaginárias.
</line>
<line>
Pa*avras-*have: Imaginário. Idos*s Asilado*. His*ória d* V*das. E*trutura Mítico-Simból**a.
</line>
<line>
AB*TRACT
</line>
<line>
We pr*sent a concer* that permeates these three pillars: id**tification of a my*hic-symbolic
</line>
<line>
struct*re in t*e elderly asylum f*om a group-based group analysi* inspir*d by *he AT-9 through
</line>
</par><par>
<line>
t he us e
</line>
<line>
o* semant*c baits. We r*alize that *he
</line>
<line>
th*ory o* the im*ginary allows
</line>
<line>
us to nav*gate
</line>
</par><par>
<line>
through image*-sy*bols that str*cture the daily life *nd, here, to id*ntify
</line>
<line>
the land*capes in
</line>
</par><par>
<line>
which *he narratives of th* *lderly in the *ity of Tubarã*, state of Santa Catari*a, *razil, *r*
</line>
<line>
sustained. The image i* the shado* of a desire: the ret*rn t* t** past, place of co*front*tion and
</line>
<line>
c*ziness, *ull of life power. We sta*t f*o* the *ssumptio* of the anthropol*gi*al st*uctures of
</line>
</par><par>
<line>
t*e i*agin*ry (DURAN*, 20*2) that there are **rection** semantic rubr*c* that const*tut*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
r**ding grid for the *y*bolic reference of imagi*ary product*ons.
</line>
</par><par>
<line>
Keywords: *maginar*. Senior Cit*ze*s. Hi*tory o* Lives. Mythic*l-Symb*lic Structure.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Ter*si*a, v. 1*, n. 6, art. 1, p. 3-20, *un. 2020
</line>
<line>
*ww4.f*a*et.com.br/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A *o*ític* Externa B*asileira *os Anos *0: Nazismo, *acionalismo e o Jogo In*ernaciona*
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRO*UÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Este artigo faz um* *iscussão so*re o imag*nário1, a memória e as relações de afe*o, tendo com*
</line>
<line>
corpu* *e i*vestigação id*sos asi***os2 da *idade de *ubarão, Santa Cata*ina, a*r*vés de u*a
</line>
<line>
*çã* de p*squi*a *or escuta. Buscamos identificar *epresentaçõe* *magético-simból*cas que
</line>
</par><par>
<line>
emer*em d* unive**o* estrutura*tes do gru*o
</line>
<line>
escutado que d*mo*stram as maneiras de e
</line>
</par><par>
<line>
pens*r, se* e senti*. Assim, temos *omo objeti** identi*icar o su*orte i*agético, desvendando,
</line>
<line>
através d*s narr**ivas dos ido*os às p*s***s*d*ras, a* i*agens *ue lhes são p*egn*nt**.
</line>
<line>
Partimos d* pressuposto das estruturas an*ro*ol*gicas do imaginário (DURAND, 2*12),
</line>
</par><par>
<line>
de que há r*bricas semânticas di*e*or*s
</line>
<line>
qu* constitue* um* gra*e ** leitura para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*e*erenciação simbóli*a das produções imag*ná*i*s. Assim, *uer*amos sabe* *om* o* idosos
</line>
<line>
asi*a*os constituem sua *erc***** em rela*ão à convivência no Asi*o que têm por moradia,
</line>
<line>
bem como suas simb**izações so**e *ida e mo*te, passa*o, p*ese*t* * futur* e, *inda, so**e a
</line>
<line>
express*o de sentimentos como *feto, solid** e m*d*.
</line>
<line>
"Viv*r muito, ou mais, não * o mais imp*rtan*e, o que inter**sa é viver be*!"
</line>
</par><par>
<line>
(LOUREIRO, 20*0, p. 38). Estar *elh* é
</line>
<line>
u* p*iv*légio, apesar
</line>
<line>
do* *r*ndes desafios
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
**velhec*ment*. Est* contin*um qu* *o*eça a acont**er des** a concepção e vai se e*tenden*o
</line>
<line>
n* correr do *empo é um proces*o de tomada *e consciênc*a "*u a *cei*ação do i*gres*o na
</line>
<line>
etapa de v**a **nsider*da como velhice nã* é algo *atu*al e espont*neo, a p*s*oa **sta a *e
</line>
<line>
aceitar como idosa" (L*URE*RO, 2000, p. 21). Se a *c*ita*ão da **lhice já se *onsti**i um
</line>
<line>
g**nde desa*i*, ma*s *omplexo ainda é esta* asilado, longe do **n*ívio *am*lia*, af*stado dos
</line>
<line>
te*po* e l*gares *egi***ados na m*mória. Como *anç*r âncoras que se prendam aos afetos já
</line>
<line>
vividos? P*nsam*s sobre qual imaginário pode*os falar de um grupo de *dosos asilados que se
</line>
</par><par>
<line>
*ncontra *onge da sua famíli*, di**ante do* s*us amo*es, tend* cortado* os
</line>
<line>
*í*c*los q*e
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
liga*a pa*a *ora d* situação asilar * que têm a sua li*erda** mini**z*da p**as regr*s *o asilo
</line>
<line>
(*OUREIRO, 2009).
</line>
<line>
Est*mo* rod*ad*s de s*mb*los que se (re)significam constan*eme**e, *ois nos ensina
</line>
<line>
D*r*nd (2012) qu* * imaginário se ap*esenta como *m dinamismo org**izador * es*e * fato*
</line>
<line>
de cert* ho*o*eneida*e na representaçã*, que se t**na o fun**ment* de toda a vi*a *síquica.
</line>
<line>
*s trocas pu*sionais e *s i*timações *o meio, fo*mado*a* d* trajeto *ntropológ*co se *ovem
</line>
</par><par>
</page><line>
1 Nossas pesquisas na per*pectiva do I*ag*nár*o e C*tidiano i*iciar*m-se e* 2016 e seus resultados parciais
</line>
<line>
po*e* ser observad*s em MORAES e BRES*AN (201**; 2016*; 2017; 2018a; 2018*) ent*e outr** (vide
</line>
<line>
pesquisa.uni*ul.b*/imagin**io)
</line>
<line>
2 Idosos q*e moram no A*rigo dos Velhi*h*s da cidade e* tem*o **tegral.
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. *7, n. 6, art. 1, p. 3-*0, jun. *02* www*.fsanet.com.br/*evi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. J. *. Moraes, L. L. Bress*n, A. C. V. Fe*nand*s
</line>
<line>
6
</line>
</par><par>
<line>
nes*a* *uas polaridades que, antes de serem opostas, *ão comple*entares * dial*gam com as
</line>
<line>
*e*óri*s as quais *retend*mo* mobi**zar * discutir na *scut* da* *istór*a* de vidas d* gr*po
</line>
<line>
de asilados.
</line>
<line>
Como técnica de investigação, u**l*zamos a en*r*vist* semiestruturada c*m oito idosos,
</line>
<line>
*endo *u* o ro**i*o foi baseado no **st* arquetíp**o *T-9, *r*posto po* Y. Du*a*d (ci*ado p*r
</line>
</par><par>
<line>
PAULA C*RVALH*, s/d), cujas iscas semânt*cas, como verem*s adiant*, serviram
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
e*tímulos p*ra defla*rar pro**sso de imaginaç*o e b*sca de raíz*s comuns na funçã* o
</line>
<line>
imaginati*a, já qu* "* imaginário constitui o conector obrigatório pelo qua* *e for*a qu*lqu*r
</line>
<line>
representação humana" (DURA*D, 2001, *. 41).
</line>
<line>
2 REFERENCIAL TEÓRICO
</line>
<line>
2.1 Velhice *nst*tu*ion*liz*da: os dev*neios do passado * * perm***ncia da *spera
</line>
<line>
Envelh**er * um fenômeno *ue está rela*ionado à vida de *odos os seres vi*os e, na
</line>
</par><par>
<line>
espé*ie hu*ana, atrelado à* suas cond*çõe*
</line>
<line>
de vida, de tr*balho, de la*er, de convivênc*a
</line>
</par><par>
<line>
famili*r. Sã* muitos os fatores qu* estão r*la**on*dos à ve*hi*e e à forma com* lid*mos com
</line>
<line>
esse tempo. A **ganização Mundial d* Sa*de - OMS, por exemplo, consi*era 65 *nos o lim*te
</line>
<line>
*nicial dessa f*se; *á a Organização das Nações Unida* - ONU co*sid*r* os 60 **os o ma*c*
</line>
</par><par>
<line>
de*sa tênue fro**eira. Mas a terceira id*de *eria mesmo demarcada
</line>
<line>
*p*nas por números? A
</line>
</par><par>
<line>
idad* *r*n*lógica é u* *arco s*ficiente para *et*rminar a *hegada do e*velh*cimento?
</line>
<line>
Papaléo Netto (2002, p.10) tece alguns argumentos *ob*e ess* assun*o:
</line>
<line>
* envelhe*im*nto (processo), a vel*ice (fas* *a vida) e o velho ou *d*so (res*ltado
</line>
<line>
final) c*nstituem u* conju*to cujos *omponentes estão *nti*a*en*e relaciona*o*.
</line>
<line>
[...] o envelh*cimento é conceituad* como um processo dinâmi*o e *rog*es*ivo, no
</line>
<line>
qual *á modific*ções *orfológicas, funcion*is, b*oquímicas e psicol*gi*as que
</line>
<line>
det*rm*nam perda da capacidade de *dapta*ão do indivíduo ao meio ambiente,
</line>
<line>
oc*sionando maio* v*ln*rabilidade e mai*r i*cidência *e p*ocessos patol*gico* *u*
</line>
</par><par>
<line>
*erminam por levá-lo à morte. [...] À* manifestações *omáticas
</line>
<line>
da velhice, que é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
últi*a f*se do cic*o da vida, as quais são caracteriz*das por *edu*ão da ca**cid*de
</line>
<line>
funci*n*l, calví*ie * red*ção da capa*idade d* t*ab*lho * da resistência, e*tre outras,
</line>
<line>
asso*iam-se à perda dos papéis so*i*is, s*lidão e *erd*s psi*ológica*, motoras *
</line>
<line>
a*etivas.
</line>
<line>
O autor citado (PAPALÉO NE*O, 2*0*) tra* uma definição b*stante ampla,
</line>
</par><par>
<line>
*nv*l*en*o de*de a**ec*os físico*, soc*ais e emocionais. Po* este viés, prevalece a vi**o
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
</page><line>
envel*ecimento no se* asp***o biológ*co * suas consequência* no âmbi*o individu*l/pe*soa*.
</line>
<line>
Es*udos ap*ntam *ue o envelhecimen*o populacional é hoj* uma rea*idade *undial. No Brasil,
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina, v. 17, n. 6, art. 1, p. 3-20, ju*. 2020 www4.*sanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Política E*ter*a Br*sil*ira nos Ano* *0: Nazismo, Naci*nalismo e o Jogo Interna*ional
</line>
<line>
7
</line>
</par><par>
<line>
est**a-se *ue haver* 25 milhões *e i*osos em *020. Seg*ndo as
</line>
<line>
projeções est*tísticas
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Org*nizaç*o **nd*al d* Saúd* (*985), entre 1950 e 2*25, a **pulação de idosos no Brasil será
</line>
<line>
a sét*ma maior do mundo, co* mais de 32 mi*hões de pes*oas com 60 ano* o* mais.
</line>
<line>
Vive* mais **gnifi*a *aior p*anejamento de estratég*a* d* ***egra*ão entre idoso,
</line>
<line>
famí*ia e/ou, i*st*tuição e profissio*ais e*p*cializados. Carvalho Fil*o (2*07, p. 105) a*ir**
</line>
</par><par>
<line>
que * processo
</line>
<line>
de
</line>
<line>
envelhecim*nto "p*d* ser conceituado como *m proc*sso d*nâmico
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pro*r*ss**o, no q*al h* alterações morfológicas, funcionais * bioq*ímicas que vã* alter*ando
</line>
</par><par>
<line>
progress**am*nte o organism*,
</line>
<line>
tornando-o mais *uscetível às agressões int*ínse**s e
</line>
</par><par>
<line>
extrínsecas".
</line>
</par><par>
<line>
O envelhecim*n*o no*malme*te se associa a sentimen*os destru*ivos, sensação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
in**ilidade, ag*avando conflitos internos no idoso. E*ses conflitos
</line>
<line>
estão relac*onados
</line>
<line>
às
</line>
</par><par>
<line>
mudanças físi*as, mas também psicológ*cas e s*ciais. Há
</line>
<line>
difi*u*d***s de *omp*eensão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*daptação a novos papéis, falta de planejamento do *ut*ro, afetividade mal res*lv*da, perdas. O
</line>
</par><par>
<line>
idoso necessita d* *spaços ** (**)
</line>
<line>
a*rendi*a*em q*e lhe
</line>
<line>
permita
</line>
<line>
**a existên*ia
</line>
<line>
saud*vel.
</line>
</par><par>
<line>
Seg*nd* Néri (2001, p. 60) "t*ata-se de preparar e de of*recer *ei*s à pessoa para qu* possa
</line>
<line>
en*e*hecer *em, cuidando não *penas do aspecto físico, social e econ*mico, *as ta*bém da*
</line>
<line>
que*tões de vida *nterior".
</line>
<line>
*ut*o aspecto a ser consi*erado é a questão da morte *a ve**ice. Torres c*rro*ora c*m
</line>
<line>
n*s*a *isc*s*ão ao afirmar *ue:
</line>
<line>
Em relação * *elhic*, ela ** apodera de n*s de surpr*sa e através da v*lhice d* outro.
</line>
<line>
*ssim, devemos assumir uma re*l**ade que é i*egave*mente no*sa, em*o*a só nos
</line>
<line>
atinja de fora e perma*eç* **ra nós como inatingí*el. [] Portanto, a morte c*m *
</line>
<line>
outro, nã* comigo. *inha m*r**li*ade não é *bjeto d* minha experi*ncia ***erna. Nã*
</line>
<line>
a ignoro, levo-a em co*ta na prá*ica, mas não a sin*o (TORR*S, **96, p. 65).
</line>
<line>
Assim, a per*epção *e *ossa própria ve*hice se *á a partir *o outro. É pelo outr* que
</line>
<line>
não a ignoramos por comp*eto, mas não a assumimos em pl*nitude. A condiç*o de est*r "velho"
</line>
<line>
* uma *as faces teneb*osas *o *empo, mot*vadora de muitas de no*s*s atitu*es im*gi*ativas,
</line>
<line>
como vere*os.
</line>
<line>
Umas das grandes *ueixa* na velhi*e é * solidão, sentimento de *xtrema c*mple*i*ade
</line>
</par><par>
<line>
e ang*stian*e
</line>
<line>
qu* produz
</line>
<line>
uma sensação de *a*-es*ar perman*nte. A *essoa *ue se sente
</line>
<line>
s ó,
</line>
</par><par>
<line>
mesmo
</line>
<line>
que ro*ea*a por
</line>
<line>
outras
</line>
<line>
*e*soas, *em a con*ta*te i*pressão que lhe fal*a suporte,
</line>
</par><par>
<line>
princip*lmente o afeto, * acolhimento.
</line>
</par><par>
<line>
Est*diosos como Pe*p*au et al (apud FRE*TAS, 2011)
</line>
<line>
pro*ura*am definir * soli**o,
</line>
</par><par>
</page><line>
apontando três aspecto* a ela relac*onado*: * soli*ão é uma experi*ncia subjetiv* que pode não
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 6, art. 1, p. 3-20, jun. *020 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. J. P. Moraes, L. L. Br**san, *. *. V. Fernandes
</line>
<line>
8
</line>
</par><par>
<line>
estar
</line>
<line>
rel*ci**ada c*m isolamento objetivo; esta experiência subjetiva é psicologicame*te *
</line>
</par><par>
<line>
d*sag*adável para o i*d*víduo; a so*idã* resulta de alguma forma de relaci*namento deficiente.
</line>
<line>
Essas per*epçõe* s*b*e a solidão *em *empre são compreen*idas. Os mais **vens pen*a* que
</line>
</par><par>
<line>
a solid*o é um **ntimento próprio da *e*ceira idade e que o envelh*cim*nto traz consigo
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
isolame*to e a *olidão. *utro es*udioso, Pinhel (2011), define a solidão como um sentimento
</line>
<line>
de angústia, ab*ndono, isolamento; é *ma pala*ra *e um si*n**ic*do t*o amplo que se torna
</line>
<line>
difícil a sua d*fini*ão face à ex*rem* co*p*exidade.
</line>
<line>
Também complexo é co*pre*n*er *omo s* *en*e um idoso que *ive e* *brigos
</line>
</par><par>
<line>
*oletivo*, lo*ais em *ue a solidão está
</line>
<line>
perme*d* *e tantas outras s*lid*es, de tanto*
</line>
<line>
outros
</line>
</par><par>
<line>
sentimentos de is*la*en*o e de abandono. Nesse se*tido, expe*ienciar a s*lidão pode ocorrer
</line>
<line>
pela perda d* algu*m que s* ama, *or um sentime**o de excl*são *u pela falta de *aços sociais.
</line>
<line>
A s*lidão pode le*ar o ido*o a um est**io mais pr*fundo, o isolamento. M*ia (20*2, p.*1*) diz
</line>
<line>
q*e "o *ulgar de isolamen*o remet* *ara a*astame**o". Este pode ser f*si*o, qu*nd* se tr*ta d*
</line>
</par><par>
<line>
um
</line>
<line>
a*astament*, ou p*icológico, qua*do o
</line>
<line>
*stado psíquic* fa* sentir-se moral*ente só ou
</line>
</par><par>
<line>
*erdido (MAIA, 2*0*).
</line>
<line>
Tanto o isolam*nto físico quanto o *solam*nto psicológic* produzem a sensação ** mal-
</line>
<line>
est*r, de v**er se senti*do in*til, *esval*rizado, em u* pri*eir* plano por si mesmo e d*p*is
</line>
<line>
p*la f**ília * pe*a so*iedade, cuj* for*a de pe**eber a *elhice não é *colhe*ora, n*m **ntil e
</line>
<line>
terna.
</line>
<line>
No en***to, há *utros asp**tos que dev*m ser considerados *o enve*he*e* e que po*e*
</line>
<line>
*inimizar *s impacto* da solidão * do isolamento. O bom desenvol*iment* da afetiv**ade e a
</line>
<line>
*nt*gração do idoso na s*cied*de sã* fundamentai*, de *cordo com Paschoa* (2007), para que
</line>
<line>
o ido** tenha autonomia e o *áximo de *ndepe*dência. Ca*e dizer, ainda qu* brevemente, que
</line>
</par><par>
<line>
** espaços de Asi*os, se*u**o Vi*i*a (**96), s*o in***tuições que
</line>
<line>
tute*am um indivíduo,
</line>
</par><par>
<line>
retiran**-o do meio social *m que vive, par* colocá-lo *ob repr*sentação so*ial da instituição.
</line>
</par><par>
<line>
Apesa*
</line>
<line>
do estabelec**ento do instituto
</line>
<line>
de tu*ela que têm os asilos, Oliv*ira * *ortes (1*99)
</line>
</par><par>
<line>
destacam a import*ncia do contato dos asil*dos com a comuni*ade, *vitand* o isolamento
</line>
<line>
de*t** numa realid*de fechada. Há inúmera* causas para a inserção de idosos em Abrigos, que
</line>
</par><par>
<line>
vã* d*sde a exigência *e cuidadores **p*ci*is, ab**dono ou rejeição fami*ia*, ausência
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
recursos fina*ceir*s, inexistên*ia de pa*e*tes de primeiro grau, entre out*os (*APALÉO
</line>
<line>
NETTO, *99*, p. *06).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. 17, n. *, *rt. 1, p. 3-**, j*n. 2020
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Polít*c* Ext*rna Br**ileira nos Anos 30: Nazismo, Naci*nal*smo e o *ogo I*terna**o*al
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
<line>
A escuta sensível3 de suas históri*s *e vida, de s*as per*e*ções do p*s*ado e do
</line>
<line>
pr*sente, como a *ue nos pro*usemos a f*zer, precisa ser valor*da d* ***ma terna * acolhedora,
</line>
<line>
p*is m*it*s vezes os idosos enco*tram-s* *m momento de fragilidade fís*ca e emocional.
</line>
<line>
Afirmamos **so leva*do em co**i*e*ação os estud*s de Terr* (2007, p. *2) *ue *n*atizam q**
</line>
<line>
o abrigo "trata-s* de *m espaço *essignificado, no mais das ve*es n*gativ*m*nt*, onde a doença
</line>
<line>
e a i*s*nidade men*al se confund** com a so*idão e a t***teza pela aus*n**a do **nví*io com
</line>
<line>
os que lhes *or*m". Para a pesq*isadora, estar *estes tipos de ambientes é **a perma*ê*cia
</line>
<line>
*em *im ou de expectativa de morte, *hegando mesmo a desejá-la, como vi*o* também co*
</line>
<line>
nossos ent*evistados. Eli*s, em A solidã* *os moribundos (2*01), sugere que iso*ar *doso* do
</line>
</par><par>
<line>
convívio social seria livr*r-*e
</line>
<line>
do "vírus da morte", já que os mesmos são i*entif*cados
</line>
</par><par>
<line>
socialm*n** com a mesma.
</line>
</par><par>
<line>
A mu*an*a para * *s*lo é muito *aior do q*e de ambien*e físic*: *erd*-s* referência,
</line>
</par><par>
<line>
s*u lu*ar *o
</line>
<line>
mundo e as constru**es materiais e fís*cas que marcaram *ma vida. É uma
</line>
</par><par>
<line>
c*ndição *ns*itucionali*ada (T*RRA, 2007, p. 30), deix*nd* de ter um caráter
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
privacid*de/inti*idade para ter/ser institucional. Falamos em r*mp*me*to com laços de seu
</line>
<line>
contexto. A autora se util*za do conce*to de mo**e civil cunhado por Goffma*n: a*esar de se
</line>
<line>
esta* v*vo, pe*de-*e o direit* à cidad*nia. Há uma res*r*ção de con**vênc*a, de experi*ncias, de
</line>
<line>
pa*s*gens. C*m "o s*rgimento dos asi*os, a velhic* ganha um lug*r, ma* perde simbolicamente
</line>
<line>
o seu lugar na vida. * loc*lização da velhice no asilo não parece ser ap*nas geogr*f*ca, mas
</line>
<line>
re*r*sentati*a" (GROISMAN ap*d TERRA, 200*, *. 29).
</line>
<line>
Esta t*m*ém é a *ealidade do g*upo de idosos *ue parti*ipou de nossa pesquisa e, por
</line>
<line>
*sso, compreendemo*, nes*e e*tudo, que a escuta afe*iva aju*a o *do*o a *anifestar o sentimento
</line>
<line>
de ab*n*on*. A ativid*de possibilita ao idos* ele*ar a *u* autoimagem e *ut*estima,
</line>
</par><par>
<line>
e*tabele**ndo uma t*o*a
</line>
<line>
permanent* de afeto,
</line>
<line>
carinho, idei**, sentimento*, conhecimento*,
</line>
</par><par>
<line>
propo*cio*ando-lhe a oportunidade de *e*tir-se *til, *ntegrado e par*ici*ativo. É por es*a
</line>
<line>
ambi**cia *u* **s mot*vam*s * pesq*isar o suporte ima*ético *estes sujeitos em determinado
</line>
<line>
ambiente, par*indo *a p*emissa de que o i*aginár*o tem fo*ça o*ga*izadora, a partir de u*a
</line>
<line>
estr*turação identificada nas narrativas e *stimuladas por meio das iscas s*mânt**as.
</line>
</par><par>
</page><line>
3 Chamamos a nossa escuta de s*nsível por se fazer de maneira acolhedora, respeita*do o tempo, as fa*has de
</line>
<line>
*emó*ia, as **oç*es a**indas da *onversa c*m os idosos. Tal como Silva (2018) nos direciona, enquanto
</line>
<line>
pes*uisadores de **agin*rios, na busca d*s sentidos que parecem aninharem-*e em se**lhanças, pe*corr*mos um
</line>
<line>
**minh* das sensações. São e*sas sensibil*dades que procuramos (des)cobr** *m nossa anál**e.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 6, *r*. 1, p. 3-20, *un. 2020 w*w4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. J. P. *oraes, L. L. Bressan, A. C. V. Fernandes
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
*.2 Imagens-*ímbo**s que estrutura* o cotidiano
</line>
</par><par>
<line>
Nossa base conceitu*l para as di*cussões é a antropo*ogia do imaginá*io, **oposta por
</line>
<line>
G. Du*and (2012) que nos coloc* frent* a um r*gular*zador de comportamento*, e*pecialmente
</line>
<line>
por se co*ocarem como "estruturas de sen*ib*lidade, pois *ão moti*adoras tanto pelo as*ec**
</line>
</par><par>
<line>
racional, *on*eitual das *magen* quanto por sua dimensão se*s*ve*, poéti*a,
</line>
<line>
a*etual"
</line>
</par><par>
<line>
(FERRE*RA-SANTOS; ALMEIDA, **12, p. *9). *homas (1998, *.15 a*ud GODINHO, 2*03,
</line>
</par><par>
<line>
p.141) esclarece que
</line>
<line>
"* ima*inário não é
</line>
<line>
a*sim
</line>
<line>
um* c*leção de imagens adic*ona*as, um
</line>
</par><par>
<line>
corpus, mas uma rede onde o *enti*o e*tá na rel*ção".
</line>
<line>
O imagin*rio, como teori* an*rop*lógica, dis*ut* v*rias *uestões que expressam a
</line>
<line>
traj*tó*ia h*mana, *s*ecialm*nte aquelas *igadas ao* modos pe*o* quais o hom** lida com o
</line>
<line>
medo *a morte e a angústia *o passar do *emp*. *ão os chamados semblante* do tempo, **triz
</line>
</par><par>
<line>
de to*a *ti*ude ima*i*ati*a. Assim, é pelo im*ginário que se
</line>
<line>
estrutura e orienta a vi*a,
</line>
</par><par>
<line>
in*ividual ou em grupo, lut***o ou *onvi*endo com este me*o, *uf*mizando-o. O imaginário
</line>
<line>
é arma que dispomos, con*c*ente ou não, de nos posiciona*mos frente à *ngús*ia e*istencial.
</line>
</par><par>
<line>
Figura-se como *m conj*nto r*laciona* de
</line>
<line>
ima*ens com pot*nci* *rgan*zadora *e *çõ*s,
</line>
</par><par>
<line>
*ensam*ntos, *emór*as, visões de mundo, sent**entos. *r*ta-se de equil*bração a*tropológic*,
</line>
<line>
como expre*sa Paula de Carvalho (sd, mim*o) por me*o do *ogo das f*nções *a i*aginação
</line>
<line>
*imbólica.
</line>
<line>
Críti*o às categorizações e*iste*tes, bas*adas em conheci*entos exteriores às imag*ns,
</line>
</par><par>
<line>
Dura**
</line>
<line>
(2012) *roc*rou estabelecer **lações entre
</line>
<line>
as imagens por uma
</line>
<line>
*lassi*i*ação não
</line>
</par><par>
<line>
reducionista. P**a o autor (2012), *evem-se abordar as imagens, identificando-a* a partir do*
</line>
<line>
*ignificados q*e s* *onstroem no âmag* da própria ima*e*, qu* se **es*ntif*cam *m cu*turas
</line>
<line>
d* loca** diversos * t*mp*ralidades. Est*s i*age*s estão em mov*mento entre as estrutura* do
</line>
<line>
imaginár*o, quer *elo enfrent*m*nto ou p*lo aconchego. Assi*, a *ompreensão das imag*n*
</line>
<line>
(pela su* força sim*ólica e nã* pela **a fo*ma) *stá *n**rada em três estru*uras: heroica (tema
</line>
<line>
*e combate), mís*ica (atm*sfera de re**uso) e sintética (combate e r*pous* orga*izado*
</line>
</par><par>
<line>
diac*ônica ou sincronic*m*nte), e são capa**s de
</line>
<line>
nos aux*li*r na interpre*açã* s*mbó**ca em
</line>
</par><par>
<line>
d*da cultura (MORAES, 2016).
</line>
</par><par>
</page><line>
As estrut*ras são aport*das em *o*s *egimes de image*: Diu**o (e*trutura heroica) e
</line>
<line>
Noturno (estru*uras mística e si*tética). Em cada u* *estes *egimes, o est*di*so percebe dua*
</line>
<line>
inte*ções na *ase da organizaç*o d* universo, cria*do po**rid*des opos*as como um *ogo d*
</line>
<line>
*orç*s entre o bem e o m*l, o alto e o baix*, * esquerda e * direita, etc... a outra intenção s*ria
</line>
<line>
a u*iã* dest*s polarida*es o*ostas que se *omplementa* e se harmonizam. Da* polarid*des
</line>
<line>
Re*. FS*, *eresina, v. 17, n. 6, ar*. 1, p. *-*0, jun. *020 www4.fsane*.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Política Externa Bra*ileir* nos Anos *0: Nazismo, Na*ionalism* e o Jogo In*ernacional
</line>
<line>
*1
</line>
</par><par>
<line>
opo*ta*, surg*ria o qu* Dur**d no*e*u c*mo regime *iur*o das imagens, *inalizadas pela luz
</line>
<line>
que permitem as dist*nçõe* pelo debate. Na segunda polari*ade, ***á o regime not*rno cuja
</line>
<line>
noite é sua maior representação e que unifica e conc*lia os opost*s, tal *omo j* a*re*entado e
</line>
<line>
discu*ido em Mora*s e Bre**an (201*b; 2017).
</line>
<line>
*ssim, *urand (2012, p. 67) destaca que "*eman*icament* *alando, pode-se dizer q*e
</line>
<line>
não *á luz sem tr*va* enquanto o inverso nã* é verdadeiro; * noi*e tem *ma existência sim*ó*ica
</line>
<line>
autônoma. O Regime *iurn* da imagem de*ine-se, portan**, de maneira geral, como regi** da
</line>
<line>
a*títese". Log*, os s*mbolos r*lacionado* ao regime diur*o, *onform* a s*gnificação
</line>
<line>
pr*dom*na*t*, re*etem mais a *deias de a*ce*são, *eroís*o, p*d*r, iluminação, razão. O RD
</line>
<line>
caracteriza-s* po* *çõe* d* separar e pelas a*itudes bé*icas de *eróis violentos. O pesquisador
</line>
<line>
afirma que "to*o o sentido do Regim* Diurno do imaginá*io é pensam*n*o \co*t*a\ as trevas; é
</line>
</par><par>
<line>
pen**men*o c*ntr* semantismo d*s tr*vas, da a**malida** o* da queda, o
</line>
<line>
ou seja, contra
</line>
</par><par>
<line>
Cronos, o tempo mortal" (DURAND, **12. p. 188).
</line>
</par><par>
<line>
Mor*e e so*riment* existencial p*oduzem im*ge*s re**cionada* ao tempo * *ua
</line>
<line>
fugacidade, mas é no Regime *iurno (RD) que estão *resentes o simbolis*o da* t*evas e os
</line>
<line>
*imbolismos da queda. Também en**o*am os s*mbol** ascensio*ais, e*petaculares, di***ti*os
</line>
<line>
que e*pr*ssam e*truturas esqu*zomo**as heroi*as do imaginár*o in**vid*a* e co*etivo.
</line>
<line>
No Regime Noturno (RN), que exp*ess*m a* do*inante* *i**s*ivas e copulativ*s, as
</line>
<line>
imagens se fo*m** * p*r*ir da id*ia de ac*modação, de aconche*o, buscando co*ci*iar as lutas
</line>
<line>
e a necessidade de ac*lhimento, pois a imag*nação consola o *o*em *a fugacidade *o tempo
</line>
<line>
(DURAND, 201*).
</line>
</par><par>
<line>
Com esta est*utura*ão, Durand **opõe que há cer*a *onve*gên*ia, isomorf**m*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
totalidad* das imagen*
</line>
<line>
exp*e*sa* pelo ser h**ano. "Das
</line>
<line>
*rimeira* re*resentações, *assando
</line>
</par><par>
</page><line>
*ela* ant*gas mito*ogias às narrativas cont*mporâneas, *odemos encon*ra* matriz*s: arquétipos
</line>
<line>
e *ímbol*s que s*o m*bi*izado* pelos mi**s" (MORAES; *RESSAN, 2017, *.140). Há,
</line>
<line>
portanto, um proce*so *e trocas *ntre o *ue é pr*pri* da espéci* hum*na, da sua su*jet*vida*e
</line>
<line>
* do m*i* *m q*e viv*: é * *ue c*amamos de **aj*to antropológico. Na* p*óprias p**avras *e
</line>
<line>
Dura** (2012, p. 41), "a incessant* troca que e*iste ao nív*l do imaginário *ntr* *s pulsões
</line>
<line>
subjetivas e assimilador*s e ** intimações obj*tivas *ue emana* do meio cósm*co e social".
</line>
<line>
Esta é uma noçã* *h*ve para a n*ssa análise, u*a vez que perce*emos q*e as pressões do meio
</line>
<line>
*ociocu*t*ral *icam muito restritas em *mbi*nte a*ilar, não *aven*o es*ímul*s de atualização *,
</line>
<line>
portanto, uma r*ferê*cia simbólic* u*âni*e, recorrente * pr*gnante ao passa*o, como **r**os
</line>
<line>
adiante.
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 17, n. 6, ar*. 1, p. 3-2*, jun. 2*20 www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. J. P. Moraes, L. L. Bressan, A. C. *. Fernandes
</line>
<line>
12
</line>
</par><par>
<line>
Nes*e *entido, a te*ria *o imag*nár*o e o conc*ito de tra*eto antropológic* auxiliam a
</line>
<line>
pensar o enve*heci*ento dos idosos q*e vivem em asilos, via *otência do d*v*neio po*tico, *
</line>
<line>
partir d* metáf*ra utilizada *or Éric* Veríssi*o, quando uma perso*agem *o clás*ico romance
</line>
<line>
Olha* os Lírios do Ca**o assim se pronunc*a:
</line>
<line>
[...] a vida é como uma trave*sia t*ans*tlântica [...] os passageiros são das mais várias
</line>
<line>
espécies. Uns passam a *iagem a *e preocu*a* para o desembarque no po*to *o seu
</line>
<line>
de*tino, ou*ros nã* t*m nenhu** esperança no *orto de ch*g*da e proc*ram passar
</line>
<line>
da m*lhor maneira possível * *ra*es*ia (VERÍSSIMO, 1**3, p. 96/97).
</line>
<line>
A trave*sia seg*e, ch*ia de si*bolismos.
</line>
<line>
3 RESULTADOS E D*SCU*SÕES
</line>
<line>
*.1 *oluç*e* (se*pre) simbólicas: *esultados e discussões d* *ul*uranális* de gru*o co*
</line>
<line>
as iscas semân*icas
</line>
</par><par>
<line>
E*tão, com*ree*dend* a vida
</line>
<line>
como e*sa *ravessia, *la*oramos n*sso perc*rso
</line>
</par><par>
<line>
me*odo*ógico a part*r da *scut* s*nsível de oito entrevistados q*e vivem no abrigo asil*r em
</line>
<line>
*ubarão, Santa C*tarina, a fim de conhecer o u*iv*rso mítico-simbólico, *u seja, a estrutura d*
</line>
<line>
seu imaginário. Se*e*ionamos aque*es *ue estavam há *ai* tempo no Asil*.
</line>
<line>
O *T-9 *oi u* i**tr*mento e*peri*ental criado por Yves Durand d*st*nado a tes*ar *
</line>
</par><par>
<line>
existência das est***u**s ant*o*ológic*s, d* Gilbe*t Dur*nd,
</line>
<line>
como raíze* *om*ns * *od*s os
</line>
</par><par>
<line>
homens na *unçã* da *magin*ção. Nas palavras de P*ula
</line>
<line>
de Car*alho (s/d, p.2), "essa*
</line>
</par><par>
<line>
constantes da ima*inação s*mbó*ica *ue são os arquétipos, refratados sócio-*ulturalmente em
</line>
<line>
imagens simból*cas i*t*grando as gr*ndes co*figur*ções *e suas pres**tificações, que são os
</line>
<line>
*itos e os unive*sos míti*os". Consideramos qu* estas constantes formam "pro*ocolos
</line>
</par><par>
<line>
i*a*é*ico-simból*cos *e sol*ções e
</line>
<line>
vetor*s configu*a*do um comportamen*o e uma ação
</line>
</par><par>
<line>
at*avés d*s estruturas id*ntifi*ad*s * de *uas **t**zes transforma*ionais" e que for*m, como
</line>
</par><par>
<line>
t*cnica de *e**uisa, identificadas de mo*o esquemático
</line>
<line>
através d* desen*o, d* relato e do
</line>
</par><par>
<line>
questionário. Tem-se aí uma sondagem de como o in*i*íduo ou gr*po
</line>
<line>
l*da c*m a ang*s*ia
</line>
</par><par>
<line>
*rigina*, tal como um "capital simb*lic* de pr**entificaç*o de v*vên*ias *imbólicas (...) e as
</line>
</par><par>
<line>
*oluções, sempre sim*ó*icas" (PAULA DE CARVALHO, s/d, p. 2) *ara a experi*ncia
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
*i**ncias.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FS*, Teresina, v. 17, n. 6, art. *, p. 3-20, **n. 2020
</line>
<line>
ww**.*sanet.com.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Polític* Externa Brasileir* nos Anos 30: Nazismo, Nacio*alismo e o Jogo Inte*n*cional
</line>
<line>
13
</line>
</par><par>
<line>
Assim, utilizaç*o a
</line>
<line>
de iscas semâ*tica*
</line>
<line>
que *ervem d* estímulos para *eflagrar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
processo
</line>
<line>
de ima**n*ç*o *em caráter f*ncio*** e sem*ntico: qu*da mons*ro lig*m-se e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
situ*ç*o ex*ste*cial; o refúgio simboliza proteção * *conchego; o elemento cícl**o, arquétipos
</line>
</par><par>
<line>
sintéticos, ligados à análise; a espada, respos*a
</line>
<line>
*ero*ca diante da angústia existen*ial e da
</line>
</par><par>
<line>
mort*, usad* contr* o M**stro; e a *ersonag*m. Os *omp*ementos à p*rs*nagem, água, fog*
</line>
<line>
* animal, ajudari*m a projetar o sujeito, fazer face *os sembla*tes.
</line>
<line>
Dado o ambiente e as *ondi*õ** *ognitivo-emociona*s dos ido*os sujei*os da pesq*is*,
</line>
</par><par>
<line>
optamos *or um* culturanálise *ualitativa, consciente* da inc*dência *o a*bi*nte so*re
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
r*aliza*ão de suas produç*es imaginá*i*s, através
</line>
<line>
de uma esc**a sensível e tendo as iscas
</line>
</par><par>
<line>
semântica* *omo *stímulos
</line>
<line>
d* na**ação. Assim, a p*rtir da* *alas e suas imagens, buscam*s
</line>
</par><par>
<line>
**entifica* o suporte *magético c*m* força organizadora do imaginário e do *otidiano do grupo
</line>
<line>
de asil*dos. P*rece-nos *** o arq*etípico passa a ser não a imag*m em si, *as a maneira como
</line>
<line>
é combinada, em que o *mbiente forja a estru*uração d** representações ima*ético-simb*li*as
</line>
<line>
e demonstram a maneira de pensar, ser * s**tir.
</line>
<line>
Os da*os fora* c**eta*os a partir *e ent*evista semiestruturada, ins*irada na* is**s
</line>
<line>
s*mânti*as do teste AT-9 proposto por Y*es Durand (c**ad* por PAUL* DE CARVALHO,
</line>
</par><par>
<line>
s/d), *mbora *ão *eguindo
</line>
<line>
a* e*apas de se* t*s*e projetiv*. A partir das narrativa*, *rut* da
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresi** PI, v. 17, *. 6, art. 1, p. 3-20, *un. 2020
</line>
<line>
w*w4.**anet.co*.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. J. P. Mora*s, L. L. Bressan, A. C. V. **rnandes
</line>
<line>
14
</line>
</par><par>
<line>
Os dados r**olhidos sobre as representaçõe* das i*agens r*latadas, *s funçõ*s, o* *apéis
</line>
<line>
*ue represent*m * ex*st**cia dos entrevistado* e o* simboli*mos atri*uídos pel*s idosos s*o os
</line>
<line>
elementos que servem de base para noss* análise. ** fazerem seus rela*os *ndividuai* a partir
</line>
<line>
*as isca* semâ*ticas, os idosos *e re**rira* a ca*a u* dos e**mentos, conforme apre**ntamos
</line>
<line>
no quadro acima.
</line>
</par><par>
<line>
* primeiro *leme**o, que*a, cuja f**ção *e relaciona ao ato de viver, **ouxe os a
</line>
<line>
símbolo* que *mpl*cam *s relacionamentos familiares, ora l*mbrados co** positivos, m*s, em
</line>
</par><par>
<line>
su* *ai*ri*, **ocam lembr*nça* ruins. O elemento tr*u*e à memória aquilo qu*
</line>
<line>
*oi
</line>
</par><par>
<line>
d*sagr**ável, d*fícil d* s*perar. Os símbolos são casam**tos *nfelizes, morte de filhos, falta de
</line>
<line>
r**on*ec*mento *o amb*e*te ** trabalho. *ss*m, co*preen*em*s que:
</line>
<line>
A pol*r*zação *ític* e sua orientaç** temática *ositiva ou *egativa, a i*tegração
</line>
<line>
est*utural, * organização d*s p*lar*zações, a elaboração di*cursiva, vão **finir a partir
</line>
<line>
** *esenho e do discurs* o tema ex*stencial e/ ou s**bólico, ve*c*l*d* pelo su*e*to-
</line>
<line>
auto* d* ação (D*RAND, *988, p.82-83).
</line>
<line>
O segund* ele**nto a e*pada vem asso*iado aos instrumentos de trab*lho com os
</line>
<line>
quais empreen*er*m a luta pela vida. Tra*uzem-se e* *erra**ntas como: a va*a de pesca*, o
</line>
</par><par>
<line>
ar*do e os b*is
</line>
<line>
para arar a *err*, os
</line>
<line>
in**r*mentos d* ped*eiro,
</line>
<line>
*ardineiro car*inteiro, e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
caminhão para tra*spo*tar, o *ogão e o *orno para cozin*ar e os ins*rumen*os de limpe*a. Estes
</line>
</par><par>
<line>
sím**lo* e*tão c*nectados *o *egi*e Diu*no
</line>
<line>
que "te* a *er com *
</line>
<line>
dom*nante postural,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
tecno*ogia das *rmas, a sociologia d* soberano *a*o e do guerreiro, o* *itu*is d* elevação e *a
</line>
<line>
pu*ifica*ão" (DURAND, 2012, p. 5*). Foram estas espadas que garant*ram o ser/estar no
</line>
<line>
m*ndo, contribuindo para que as estruturas heroica* do im*ginári* individual e *ol*tivo se
</line>
<line>
manifestas*em.
</line>
<line>
A do*inante postural, situa** no re*ime diurno das i*agens, aciona o *d*ário e a
</line>
<line>
*maginária da puri*ica*ão, da luta, do comba*e, da gue*ra, da análise, despertando,
</line>
<line>
assim, si*bolismos her***os (esquiz*mor*os), represen*ados por armas, espad*,
</line>
<line>
f**cha e gl*dio (LO**EIRO,200*, p.17).
</line>
<line>
Nesse *enti**, a po*tural dom*na**e se expressa nos obje*os de *rabalho com os quais
</line>
<line>
v*nceram o* desafi*s im*ostos no dia a dia e re**nt*m a um passado de utilidade, potência de
</line>
<line>
vida e enfrentamento.
</line>
<line>
O ele*ento refúgio v*m expresso na palavra "c*sa" e também *o "abrigo asilar". *ara
</line>
</par><par>
<line>
* ab*igo, as
</line>
<line>
palav*as se relacionam com cuidados, alimentação, con*orto no sentido da
</line>
</par><par>
</page><line>
satisfação do pl**o biológico, co** ali**nt*ção e co*trole de saúde. Qu*nd* se re**re* à casa,
</line>
<line>
apar*ce a memó**a afe*iva, * l*g*r da* al*grias, *o a*o*chego, *o vivido e do que já não existe.
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina, v. *7, n. 6, art. *, p. 3-20, jun. 202* www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Política Ex*er*a Brasileira n*s An*s 30: *a*is**, Naciona*is*o e o Jogo I*ternac*onal
</line>
<line>
15
</line>
</par><par>
<line>
D* certa forma, a *scuta pe*mitiu co*v*rsar sobre as *magens da memór*a: "[...] há do** tipos
</line>
<line>
de me*órias: m*mória sem vida própria e me*ó*i* com vid* própria. A* memórias sem vida
</line>
<line>
p**pr*a são i*er*e*. [...] Sua existência é *em*lhant* * das f*rr*mentas *uardadas nu*a ca**a
</line>
</par><par>
<line>
[...] À espera de que as *hamemos" (ALVE*, 2005, *. 13). F**am essas mem*rias
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
*h*ma*os ao faz*rm*s * entrev*sta com o* idosos *sil*dos. As m*mórias do lar estão em uma
</line>
<line>
caixa, sa*vag*ardadas do *mbie*te *m *ue vive*. E*se *efúg*o (o asi*o) é negado à memória
</line>
<line>
afetiva.
</line>
<line>
O passado conserva-se e, além de co*s*rvar-s*, atua no p*esente, mas n*o de form*
</line>
<line>
homogênea. De um lado o corpo gu**da esqu*mas de c*mportamen** *e *ue se va*e
</line>
<line>
muitas vez*s auto*aticamente na *ua ação so*re as coisas: trata-se d* memória-
</line>
<line>
h*b*to, memória dos mecanismo* motores. De *utro *ado, ocorrem lembranças
</line>
<line>
i*depe*des *e q*aisquer hábitos: lembranças isoladas, sin*ulares, q** co*stituíram
</line>
<line>
autên*icas r*ssurreiçõ*s do pa*s*do (BOSI, 1994, p. 48).
</line>
<line>
O pa*sado * acionad* com a* mem*rias singular**, o pr*se*te t*az o gr*nde m*ns*ro: a
</line>
<line>
*olid*o asilar. Apesar de for**rem um grupo que se apo*a mutu*ment* e que é bem a**istido
</line>
</par><par>
<line>
p*los *r**issi*nais que l* a*u**, solid*o já s* *
</line>
<line>
tor*ou m*lancolia. No pass*do reside* as
</line>
</par><par>
<line>
aleg*i*s, as lut*s, a f*mília qu* c*nstruíram, p**s para o
</line>
<line>
im*g*ná*io h*roico, "o refúgio será
</line>
</par><par>
<line>
sempre u* l*ga*
</line>
<line>
de \*efúgi* contra\ u* per*go, enquanto para * imaginá*io místi*o, ele (o
</line>
</par><par>
<line>
refúgi*) é uma *ma*em
</line>
<line>
de recipiente, *ímbolo de bem-esta* * da v*da em paz, conforme um
</line>
</par><par>
<line>
sentid* ar**etip*l" (LOUREIRO, 2004, p.24). É no pa*sad* *ue está a imagem do *conchego,
</line>
<line>
muito r*lacionada aos *omentos de *feto e *essoa* *o seio fam*liar que deixam *aud*de pela
</line>
<line>
au*ênc** de c**tato e intimidade *o prese*te.
</line>
<line>
A*sim, enfr*ntar o *o*stro da ****dão implica re*guardar *s exp*r*ências **vidas * que
</line>
</par><par>
<line>
fica*am inscritas na memória de cada um; a partir *este ac*mul* vi**n*iado, sobrevivem
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
s*l*dão, às vezes monologando com o já vivido, com a intenção de reconstruir e *xami*a* s*u
</line>
<line>
conte**o *assado, m*di*do *e*a* experiênc*as do presente, sem a pretensão, contudo, de
</line>
<line>
estabel*cer pro*a* para confirmar ou refut*r verdades.
</line>
<line>
Em *ela**o *o elemento *ícl*co, as narrati**s se r*f*rem à vida antes d* *s*l* e lá q*e
</line>
<line>
reside a vida. É ne*te gir* ao passado qu* se r*produz o *stímul* que sopra o *lento, p*is algo
</line>
<line>
c*clico pode se localizar em um m*cro u*iverso heroi*o, **stico *u sintético que s* caracteriza
</line>
<line>
*ela harmonia dos contrár*os. E*sa harmonia de co*trá*io* faz com q*e tempo-espaço-m*mória
</line>
<line>
do j* vi*ido *eja o moto* qu* os *antêm conectados ao un*ver*o. São *s memór*a* preservadas
</line>
</par><par>
<line>
que estabele*em víncu*o p*ssív*l *om realidade. Mu*to embora, *aire o desejo, e*
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 17, n. *, art. 1, p. 3-20, jun. 2*20
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. J. P. Morae*, L. L. Bres*an, A. C. *. Fernand*s
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
deva*eio, de voltar * ** tempo já viv*do: de u*o da esp*da em ato he*oico para um refúgio
</line>
<line>
*scol*ido. É * *esejo de u* reto*no.
</line>
</par><par>
<line>
O elemento personage* apa*ece como a*u*le que, *m da*o *om*nto, fo* o
</line>
<line>
herói,
</line>
</par><par>
<line>
pessoas d* b*m que auxiliaram
</line>
<line>
n* traje*ória. Ao criar narrativa, * per*onagem ti*ha a
</line>
<line>
um *
</line>
</par><par>
<line>
caract*rística re*orrente e *regnante: *ínculo afeti*o. O amparo, suporte, gestos de *feição e
</line>
<line>
*er*ura marcam as *magens de cada *ersonagem.
</line>
<line>
Os elementos água e fogo foram narrad*s a partir de seu poder de de*truição. Sobre o
</line>
<line>
elemento *gua lembraram de uma gran*e enchente oco*r*da na região *m **74.
</line>
<line>
A água, de acordo com *urand (20*2), está referenci*d* nos **mbolos n*cto*orfos. "O
</line>
</par><par>
<line>
m*do da água, seus
</line>
<line>
aspe*tos tenebros*s,
</line>
<line>
c*rac**rís*i*a* i***ietantes (águ* *egra, h*s*il),
</line>
</par><par>
<line>
mortuária, c*nvite a *orre*, convite a u*a *ia**m *em retorn*, lembra a f*t*l*dade"
</line>
</par><par>
<line>
(*OURE*RO, *004, p.2*). Nesse
</line>
<line>
s*ntid*, *emb*ança a
</line>
<line>
da água nos r**e*e a* *eu
</line>
<line>
poder
</line>
</par><par>
<line>
des*ru*ivo, **e n** se pode control*r.
</line>
<line>
Já o fogo tam*é* fo* narr*do * par*ir de seu poder d*stru*ivo: "as*i*t*r a* incêndio de
</line>
<line>
*ma casa, ver seu corpo ser quei*ado *elas chamas". Ne*se el*mento, a narrativa que
</line>
<line>
prevalece* sobre * fogo foi * se* semantismo angustian*e d* destruição, de fim, de *renúncio
</line>
<line>
de m*rte.
</line>
<line>
O animal é o estímul* que pod* r*meter a uma estrutur* heroica com a *e*rese*tação de
</line>
</par><par>
<line>
anima*s que, ju**o com * es*ada,
</line>
<line>
servi*am *omo â*c*ras *ue *ustentaram o he*ó*
</line>
<line>
em **a
</line>
</par><par>
<line>
jornad*. * for** animal se cons*ituiu co*o e**mento i*pulsi*nador *as conquistas. Os animais
</line>
<line>
lembrados nas narrativas foram ca*al*, boi, ***co e ga*inhas. O cavalo simb*l**a o fi*h* d*
</line>
<line>
noite e *o mi*tério, o s*u significado está ligad* a* f*go * à água; é des*ruidor e triunfante,
</line>
<line>
n**rie*t* e asf*xian*e. Foi le*brado *omo força, pujança e auxili*r *o trans*orte * nos trabal*os
</line>
</par><par>
<line>
a*rár*os. O *oi simboliza *on*ade, *alma e for*a pacif*ca*ora. O
</line>
<line>
boi repre*enta também
</line>
</par><par>
<line>
cap*cidade de tra**lho e sacrifí*io. O boi é um auxiliar precioso do trabalho humano. O p**co
</line>
<line>
tem simbologia ambivale*te: é a*so*iado à ign*rância, gula, lux*ria, egoísmo, *as se associa
</line>
<line>
*ambém à abundância e à prospe*idade. A n*rrat*va dos idosos apresent* polaridade po**tiva,
</line>
<line>
liga*a à a**ndância e à* *elebrações. Por fim, *s galinhas s*mbol*zam o* cuid*dos maternos,
</line>
</par><par>
<line>
*r*t*ção * con*orto, visto ser, *uitas *ezes repre*entada
</line>
<line>
acomp*nhada p*los seus pintin*os
</line>
</par><par>
</page><line>
(RON**KER, 1997). Os animais reforç** o e*preend*me*to her*ico de posição frente * vida.
</line>
<line>
Complementam, nos c*so d*s ent*evista*os, a espada.
</line>
<line>
Em uma análise *er*l *a* escutas, pudemos perceber que o pres*nte (t*m*o) aprese*ta-
</line>
<line>
se *omo um semblante do t*mpo, já q*e a morte não assusta m*i* pe** falta de *otivação em
</line>
<line>
r*lação à vida. O pre**nte, pela falta de a**t*vidade, é um monstro atual, que sufoca, po*s não
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina, v. 17, n. *, art. 1, p. 3-20, jun. 20*0 w*w4.fsanet.c*m.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Po*ítica Ex*e**a Br*sileira nos Anos 3*: Naz*smo, Nacionalis** e o Jogo Internacional
</line>
<line>
17
</line>
</par><par>
<line>
s*nte* **is pos*i*ilidade de luta. Os s*mbolo* de ref*gio
</line>
<line>
estão ligados a
</line>
<line>
um
</line>
<line>
lugar
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
acolhimento, onde havia afeto e ficou no p**sado. A espada é sem*r* uma ferram*nta utilitária
</line>
<line>
*ue *ava *en*ido à vida e, s*mbolicam*nte, à jorn*da das pers*nage*s, colocando-as e* posição
</line>
<line>
de autores (heróis) e não de espectad*re*. Hoj*, são espectadores *e um* *ela *o passado. O
</line>
<line>
fut*ro é s* uma espera, com u* fio de *sperança pela volta ao p**sado, *e que a*guém venh*
</line>
<line>
tirá-*os da oc*osidade e da solidão.
</line>
<line>
O pr**ente é, *ntão, só um lugar de es*era. O as*lo, a i*stituc*onalização da velhice, que
</line>
<line>
supre o *iológico, mas não o afet*vo. S*o his*órias isol*das qu* habitam um mesmo espa*o.
</line>
<line>
Paira uma trist**a de ***idão (coletiva pela sua recorrência), s*m a ternura do c*mpartilha*ento
</line>
<line>
* sem afeto. Nenhum sí*bolo de t*rnura liga*o *o pr*sent* e à presença no asi*o f*i expr*ssado.
</line>
<line>
4 CONSIDERAÇÕE* FINAIS
</line>
<line>
*.1 A ima*em *omo so*bra do desejo: te*e*do alg*mas conc*usões
</line>
</par><par>
<line>
*elas
</line>
<line>
narrativ*s dos oit* *dos*s asilados, via
</line>
<line>
escuta *ensível e ancora*as nas isc**
</line>
</par><par>
<line>
semâ*ticas, p**emo* per*eber que há ** imagin*rio que a**a como *orça o**anizador*, é uma
</line>
<line>
matriz q*e articul* os pr**ocolos imag*t*c*-simb*lic*s orquestrados pel* experiência. Há um
</line>
<line>
*ncadeamento na*rativo, individual e coletivo, de construção *i*bólica, recorrente e pr*g*ante.
</line>
</par><par>
<line>
O enfrentamento e o aconchego se *ompl*t**am, p*r*u* ha*ia *ot*ncia. Emergiu
</line>
<line>
aí uma
</line>
</par><par>
<line>
es*r*tu*a sin*ética.
</line>
</par><par>
<line>
Ao encadear sua própria narrati*a, o *arrador-personagem não vê só as coi*as em si,
</line>
<line>
m** o significad* *as coisas. C*m* nos ale*tou Bachel*rd, o *lhar voltad* para a fo*ma e n**
</line>
<line>
à forma sim*ólica. *s result*dos p*ov*cam a *efle*ão, não só so*re Imagi**rio, ma* sobre a
</line>
<line>
vida. *osso p*p*l, como pesquisadore* do *ensíve*, de faz*r refletir as *o*es que somos capa**s
</line>
<line>
d* c*rar ou, a* me*o*, apazigu*r, acalentar. Os result*dos podem provo**r *efl**õ*s e s*bsidi*r
</line>
<line>
o cuid**o com os idosos, criando p*áticas de aca*en*o e aconchego, carências re*orrentes *a
</line>
<line>
d*mensão simb*li*a e a*etiva. P*nsar e* uma amplitude de estí*ulo* de a*biente*, vivê*cias
</line>
<line>
e rela*ões, o **e se co*figura *m cons*dera* o *olo do tra*et* antrop*lógico.
</line>
<line>
* visão de mundo entre vida e morte, em u*a *nt**e*e posi*iva e ne*ativa, per*e aí seu
</line>
</par><par>
<line>
valor (não sem trazer sofrimento).
</line>
<line>
*
</line>
<line>
tempo
</line>
<line>
cícli*o - *a*sad*, presente * futuro - é
</line>
</par><par>
</page><line>
**terminante. Sendo o passado det*ntor das i*ag*ns de enfr*ntamento e aconch*go; * p*es*nte,
</line>
<line>
o monstr* de**n*mador, de espera, *e angústi*; e o futuro, *omo desejo de morte, *i*da que
</line>
<line>
co* *m fi* de espe*ança d* re*o**o ao p*ssado, guardado na memóri* *fet*va. O asilo é o lugar
</line>
<line>
Re*. F*A, T*resina PI, *. 17, n. 6, art. 1, p. *-2*, jun. 2020 www4.fsanet.com.b*/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. J. P. Moraes, L. L. Bressan, A. C. V. Fernande*
</line>
<line>
18
</line>
</par><par>
<line>
que * e
</line>
<line>
convive com o monstro, u* a*som*ro, porque mater*aliza tudo que tra* sofrimen*o:
</line>
</par><par>
<line>
aband**o familiar, f*lta d* af*tividade, de aco*chego, de produtivi*a*e. Este * o suporte
</line>
<line>
imagético rec*rrente e pre*nante: o mito da te*r* p*ometida, * *usca de um lu*ar de descanso
</line>
</par><par>
<line>
que per*e seu lugar de *ste*ia e ape*as uma hi*tória par* con*ar é
</line>
<line>
(*O*AES; BRE*SA*,
</line>
</par><par>
<line>
2018).
</line>
</par><par>
<line>
Se pu*éssemos dest*car *m sentido da* im*gens nar*a*as *eria uma so*bra: o que fa*
</line>
<line>
l*gação cíclica entre os te*pos, qu* col*ca o n*rrador na angústia do p**s*nte, gera desânimo
</line>
<line>
em *e*aç*o a* futuro (muitas vezes *té d*sejando a Morte para encu*t*r o sofrimento) e *i*a sua
</line>
<line>
m*mória afetiva ao passado. A imagem é, po*s, a somb*a de *m desejo: afeto, carinho, **n**to,
</line>
<line>
*ernura, acalento. Uma so**ra que *ssom*ra, a lem*rar d* aban*ono, a *resentif*car o presente,
</line>
<line>
* mostrar a paralisia da per*o*agem que ainda quer*a ser/estar herói. A co*tinuar * trave*sia,
</line>
<line>
q*er*ndo não e*ta* s*zinho.
</line>
<line>
REFE*ÊN*I*S
</line>
<line>
ALVES, R. O *e*h* que acordou menino. São Paulo: P*aneta, **05.
</line>
<line>
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H. J. P. Moraes
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L. L. Bressan
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A. C. V. Ferna*des
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1) concepção e plan**am*nt*.
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X
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X
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2) a*álise e interpretação dos dados.
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*
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X
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X
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<line>
3) ela*o*ação do ras*unho ou na revisão crítica *o *onteúdo.
</line>
<line>
X
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<line>
X
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X
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<line>
4) participação na ap*ova*ão d* versão *inal do man*scrito.
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*
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X
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X
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w*w4.fsanet.*o*.br/**vista
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)