<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 6, art. 9, p. 161-181, j*n. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.17.6.9 </line>
</par>
<par>
<line> Ed*cação, Mídias Sociais & Comunicaç*o *rganizac*on*l nos I**titutos Feder**s: Um </line>
<line> Mapeame*to Sistemát*co </line>
<line> Ed*c*tion, Soci*l Media & Organ**atio*al Commun*cat*on in F*d*ral Ins*itutes: A Systematic </line>
<line> *ap*ing </line>
</par>
<par>
<line> Álvaro Itaú** *chalcher *ereira </line>
<line> Doutor e* Engenhar*a e Ciência d* Alimentos pela U*iv*rsidade Estadu*l Paulist* Jú*io de Mes**ita Fil*o </line>
<line> P*ofessor do I*s**tuto Fed*ral de Educação, C*ê*cia e Tecn*logia do Mar*nhão </line>
<line> E-mail: alvaro.*ere*ra@ifma.edu.br </line>
<line> *ran*is*o Ade*ton Alves *ib*i*o </line>
<line> Doutor e* Bio*ecnologia pel* (RENORBIO/UFPI) </line>
<line> Docente efetivo *o Instituto Fed*r*l *e *du*ação, *iên**a e Tecnologia do *a*anhã* </line>
<line> E-mail: adel*on@ifma.e**.b* </line>
<line> Layane Bastos dos Santo* </line>
<line> Mestr*d* pelo Inst**u*o Fe*eral de E*ucação, Ciê**ia e Tecn*logia d* Maranhão </line>
<line> *radu*ção em Psi*ologia p*la Uni*ersidade **tadual do *iauí </line>
<line> Professo*a pe*o *nstituto Federal do *a*anhão, C*mpus Ca**as </line>
<line> E-ma*l: layane.santos@ifto.e*u.br </line>
<line> Ma**on Rangel Abreu Ferreira </line>
<line> *estrand* em Educação Profissiona* e Tecn*l*gica pelo *nstituto *ede*a* de E*ucação, Ciênc*a e Tecnologia do Mara*hão </line>
<line> Jorna*ist* d* Insti*uto Federal de Educa*ão, Ciência * Te**ologia *o Mara*hão </line>
<line> E-m*i*: mayc*n.ferreira@ifma.ed*.br </line>
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<column>
<row> E*dereço: Álvaro I*aúna Schalcher P*r**ra </row>
<row> *nstituto *ederal de Ed*caç*o, Ciência e T*cnologia d* </row>
<row> Maranhão, Departamento de En*in*. Po*oado Poraquê, </row>
<row> S/N. Zona Rural. 65*40080 - *odó, *A - Brasil. </row>
<row> Endereço: Francis*o Adelton A*ves *ibeiro </row>
<row> In*tituto Federal de Educação, Ci*ncia e Tec**logia do </row>
<row> Maranhão, Departamen*o ** En*ino. Povo**o Po*aq*ê, </row>
<row> */*. Zona Rura*, 65040*80 - Codó, M* - Brasil. </row>
<row> Ende*e*o: Layan* Bastos dos Santos </row>
<row> Instit*t* F*deral do Mar*nhão, Coordenaç*o **c*l ** </row>
<row> ProfEPT/IFMA, *º andar do Prédio a*ex* do Ca*pus </row>
<row> Mont* Castelo, A*enida G*túlio Vargas, nº 4, Monte </row>
<row> Castelo, São Luí* - *A. Brasil. </row>
<row> Endere*o: Maycon Rangel Abreu Fer*e*ra </row>
<row> Insti*uto Feder*l *o *aranhão, Departamento de </row>
<row> Comu*icação e *v*ntos. Avenida Colare* Moreir*, </row>
<row> 4*7, Renascença, 65076090 - Sã* Luí*, MA - Brasil </row>
</column>
<column>
<row> E*it*r-Chefe: Dr. T*nny Kerley *e Alenc*r </row>
<row> *od**gue* </row>
<row> A*t**o receb*do e* 2*/*3/20*0. Úl*i*a ver*ão re*ebida </row>
<row> em 14/*4/**20. Apro*ado em *5/04/202*. </row>
<row> *v*liado pelo *istema Triple Review: a) De*k Review </row>
<row> pelo Editor-Chefe; e b) Doubl* Blind Review (avaliação </row>
<row> ceg* por dois avaliadores da área). </row>
<row> Revi*ão: Gra*atical, Normativa e de *ormataçã* </row>
</column>
</par>
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<page>
<par>
<line> A. I. S. *ereir*, F. *. A. Rib*iro, L. B. Santos, M. R. A. Ferre**a </line>
<line> 16* </line>
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<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> A ed*cação profis*ional e </line>
<line> tecnológica, bem como os Instit**os Federais de Edu*ação </line>
</par>
<par>
<line> Profissional e *ecnol*gica que oferecem *ssa modalidade de ensino, têm s* expand*do c*da vez </line>
</par>
<par>
<line> mais e ganhado es*aço na s*ciedade br*sileira. Ao *esmo *empo, </line>
<line> *ais in*tituições têm </line>
</par>
<par>
<line> aumenta*o seus quadros e dad* re*evância a sua* novas funções, dentr* elas, comuni*ar </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> informar a *ociedade, com o *so das suas mídias s**iais. Nesse co*texto, o prese*te artigo </line>
<line> objetiva tr*b*lhar o *o*ceito de comunicação *rganizac*onal, as ações de co*uni*a**o ao longo </line>
</par>
<par>
<line> nos In*titut*s </line>
<line> Federai*, sua fun*ão estratégica e infor*at*v* den*ro das org*nizações </line>
</par>
<par>
<line> educac*on*is, be* como </line>
<line> o papel *as *ídia* </line>
<line> sociais *o p*anejamento est**tégico p**a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> fortalecim*n*o da imagem *nst*tu**onal e sua missão *a*a com a educação brasilei*a. Utilizou- </line>
</par>
<par>
<line> s*, como metodol*gia, </line>
<line> a </line>
<line> pes*uisa bibli*gr*fic* o méto*o de mapeamen*o sist*mático e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> literat*ra. An*li*ou-s* a natureza o*eracio*al e d* p*ssoal da com*n*ca*ã* orga*izaciona* e das </line>
<line> mídi*s socia*s dos Inst*tutos Federais, sua com*nicação, re*acionam*ntos internos e extern**. </line>
<line> Concluiu-se *ue exist* uma clara necessidade de providenc*ar polític*s de co**ni*ação para </line>
</par>
<par>
<line> faze* frente *** possí*eis prob*emas existentes n*sse â*b*to, dent*o *es*as </line>
<line> i*stit*i*ões, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> amenizá-los de forma eficaz. </line>
</par>
<par>
<line> *alavras-chave: **ucação Profissi*nal e Tecnol*gic*. Mapea**n*o Sistemát*co. Políti*as de </line>
<line> Comunicaç*o. M*dias Sociais. Organizaçõe* Edu*aciona*s. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> T*e professi**al and t*chnolog*cal ed*cation, as well as the Federal In*titut** of Professi*nal </line>
<line> an* T***n*l*gica* E*ucati*n that offer *his *od**ity of educ*tion, have been expanding more </line>
<line> a*d m*re *pace in the Brazilian societ*. At the same t*me, such institutions *a*e i*cre*sed their </line>
</par>
<par>
<line> c*dr*s an* g**en relevance t* t*eir new functions, am*ng them to communica*e a*d </line>
<line> *nform </line>
</par>
<par>
<line> s*cie*y, mainly t**ou*h *heir socia* m*dia. In this contex*, the *****nt arti*le aims to work on </line>
<line> the co*cept of organizational communicatio*, *he actions ** c*mmunic*tion alo*g t*e FI*, i** </line>
<line> strat*g*c and in**rmative fu*ction within the educ*tional org**iz*t*ons, *s well as the role o* </line>
<line> social me*ia in *he strategi* *lanning for *he strength*ning of the *nst*tu*i*na* image and its </line>
<line> mi**i*n to Brazilian *d**ation. A* a met*odo*ogy, bib*iogr**h*cal resear** and th* *ethod of </line>
</par>
<par>
<line> systematic </line>
<line> *iterat*re *apping we*e used. The opera*ional and p*rsonnel nat*r* of </line>
</par>
<par>
<line> *rga*ization*l com*unication an* *o**al medi* of the federal ins*itute*, the*r communic*tion, </line>
<line> i*t*rn** and e*ternal relationship* wer* analyzed. It wa* c*ncl*ded t**t there is a *lear n**d to </line>
</par>
<par>
<line> p**vide </line>
<line> com*u*ic*t*on policies to </line>
<line> addre*s possible probl**s </line>
<line> *n thi* fi*ld w*th*n these </line>
</par>
<par>
<line> i ns t * t u* i o*s </line>
<line> and </line>
<line> t* </line>
<line> mit***te </line>
<line> them </line>
<line> e*ficiently. </line>
</par>
<par>
<line> *eyw*rds: Professional and Technological Educatio*. Syst*matic Mapping. Communicatio* </line>
<line> Policies. Social medi*. Educational Organiz*tions. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 17, n. *, ar*. *, p. 161-18*, j*n. 2020 </line>
<line> *ww4.fsa*et.com.br/*ev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *duca*ão, Mídia* Soc*a*s & Com*nicação Organiz*cional nos Ins*itut** Fede**i*: </line>
<line> 163 </line>
</par>
<par>
<line> * *NTRODU*Ã* </line>
</par>
<par>
<line> A histó*ia recente dos In*ti*uto* Fe*erai* de *ducação, Ciência e Tecnologia re*ist**, a* </line>
<line> longo de dez ano* d* existênc** comemorados em 2*18, a oferta d* formação profi**ional e </line>
<line> *ec*o*ógic* em larg* es*a*a, levan*o educação de qual*dade de **rma exp**sion*da, para </line>
<line> div*r*as regiõ*s do país. Co*sequente*en*e, após sua *riação e *xpan*ã* e* rede, for*m </line>
<line> criados d*vers*s cargos e atribuições, dentre *les, os cargo* re*aci*nad*s à comuni*ação e, *or </line>
</par>
<par>
<line> co*seguinte, as políticas e atribuiçõ*s *m comunicaçã* organizacional. *esse </line>
<line> c**ário *e </line>
</par>
<par>
<line> expansão e con*tan*es mud**ças no âmbito inst*tuc*onal, a c**unicação as*ume o impor*ante </line>
<line> papel de c*n*olidar a ima*em i*s**tuciona*, por meio da difusã* da missão, d* visã* e d*s </line>
<line> va*ores assumid*s pe**s or*anizações educ*cionai*. </line>
<line> Cont*do, cha*a * *tenção para o fato de as instituições que in*egram a Re*e Federa* de </line>
<line> Ed*cação Pro*i*sio*al, Cientí*ica e Te*no*ógic* (*FEP*T), conforme l*vant*me**o real*z*do </line>
</par>
<par>
<line> por map*am*nto sistemático em vários artigos, dissertaç**s * teses nes*e *stud*, em </line>
<line> s ua </line>
</par>
<par>
<line> maioria, não p*ssuem </line>
<line> políti*as </line>
<line> de *o*uni**ç*o claramente de**ni*as, e uma bo* *a*te, *ã* </line>
</par>
<par>
<line> foram co*str*í*as c*leti*amente. D*ante d*ssa realidade, em cons*quência, essas *nstitui*ões </line>
<line> enfrenta* a dificul*ade de ge*ir o pro**sso de comunica*ão d* uma estrut*ra multicampi e c*m </line>
<line> públicos d* inter**ses variados. </line>
<line> Nesse contexto, a discussão sobre o papel d** asse*sor*as d* comunicação, dos setores </line>
</par>
<par>
<line> de c*munic*ção e dos próprios </line>
<line> comunicadores </line>
<line> no* Ins*it*tos *ede*ais, espe*ificamente </line>
</par>
<par>
<line> enqu**to se***es e </line>
<line> pes*oas envolvid** ne*se contexto *e comunicaç*o interna e exte*na da </line>
</par>
<par>
<line> organizaç*o, é um tema r*cent* que vem </line>
<line> desper*ando o int*res*e de </line>
<line> pesquis*dores e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> p*ofissionais qu* atuam di*eta*ente na gestão estra*égica d*s a**es *e comun*ca*ão. Isso </line>
<line> porqu* bus*am aprimorar o trab**ho desenvolvido. </line>
<line> Dia*te *esse quadro, a presente p*squis* teve por *bj*tivo realizar *ma *evisão teórica </line>
<line> acerca dos princ*pais e*tud*s *eali**dos so*r* o t*ma. Levando e* *onta as palavras de Ma*os </line>
<line> (*009, p. 25), "a história das *r*anizações tem demons**a*o *ue os prob**mas de *omunicação </line>
</par>
<par>
<line> sã* os </line>
<line> *rincipa*s responsá*eis p*los erros operacionais, desacertos de gestão e conflit*s </line>
</par>
<par>
<line> i*terp*ssoai*". D*sse modo, *st* artigo trabalha o *onceit* *e comunicação or*a*izaci*nal, as </line>
<line> ações d* comunicaç*o nos I*s, sua fun*ão estratégica e i*for*a*iv* dentro das o*g*nizaçõe* </line>
</par>
<par>
<line> educacionais, bem com* o papel das mídias socia*s </line>
<line> n* pla*ej*mento estr*tégico pa*a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> fo*talecimento da image* ins*itucional. </line>
</par>
<par>
<line> Utiliza*am-*e como met*do*ogia as pesquisas bibliog*áfica* e o método de mapeamento </line>
<line> sistemáti*o de literatur*. A*al*sou-se a natureza *pe*acional e *e p*ssoal da comun*caçã* </line>
<line> *e*. *SA, Teresina PI, v. 17, n. 6, art. 9, p. 1*1-181, jun. 2020 ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. I. S. Pere*ra, *. A. A. Ribei*o, L. B. Santos, M. R. A. Ferreira </line>
<line> 164 </line>
</par>
<par>
<line> orga*izacio*al e *as mídi** soc*ais dos i*s*itutos *ed*rai*, sua comuni*ação, re*a*io*ame*tos </line>
<line> internos e ex*ernos, além da ne*essidade de providenciar *o*íti*as de co*uni*ação *ara faze* </line>
<line> frente a*s *ossíveis problemas existentes *es*e *mbi*o dentro dessas *nstituições * am*n*zá-*os </line>
<line> d* for** ef*caz. </line>
<line> As pri*cip*is referências bib*iográficas foram focad** nas áreas *e comunicação </line>
</par>
<par>
<line> *rga***acional, *om*nicação instituci*nal nas *nstituiçõ*s ed*cat*va* e o </line>
<line> pape* das m*dias </line>
</par>
<par>
<line> sociais ness*s instituições públ*cas edu*acion*is, como pontes para co*struir estratégias de </line>
<line> ação. O *resente a*tigo irá se dividi* em várias seç*es. N* pri*eir* parte, serã* *presentados o </line>
<line> *onceito de comunicação *rganizaci**al e * seu pape* nos Instit*to* Federa*s. Poste*iormente, </line>
<line> serão disp*stos os respect*vos ob*e**vo* e re*urso* *etodológicos. Em *egu**a, realizar-se-á </line>
<line> uma revisão da literat*ra sobre a Rede Fede*al de Educaç*o Profissi*nal e Tecnoló*i*a e o uso </line>
<line> da* mídi** socia*s *nquan*o estratégias de comuni*a*ã* ***ses e*paços. Por fim, refle*ir-se-á </line>
</par>
<par>
<line> s*br* a relevância do </line>
<line> est*do do *s* institucional da comuni*aç*o em mídi*s s**iai* em </line>
</par>
<par>
<line> instituições educac*onai*, c*mo modelo de interaçã* capaz *e res*onder ao com*r*mi**o soc*al </line>
<line> q*e a missão dos Institutos Federais pre*oniz*. </line>
<line> 2 METODOLOGI* </line>
<line> A meto*ologia de pesq**sa * a atividade bá*ica da ciência p*ra a construção da </line>
<line> realidad*; trat*-*e de um conjunto de técnicas, p*d*ndo *er car*cterizada como o caminh* do </line>
<line> pensam*nto a ser seguido (MI**YO, 2003). </line>
</par>
<par>
<line> Qua*to às técnicas e procedimentos utili*ados, este estudo está fund*mentado </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> referências *ibliográficas, visand* </line>
<line> ilust*ar conceitos * f*r***ent*s qu* facilit*rão </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> entendimento da comunicação </line>
<line> organizacion*l e *as mídias sociais nos I*st*tutos Federais. </line>
</par>
<par>
<line> Dessa forma, a **se inic*** *a *esqui*a *aut*u-se no levant**ento de ma*erial b*bliogr*fi*o. As </line>
<line> referênci*s, portanto, foram obtida* por me*o d* fichamento e arq*ivament* d* infor*ações, a </line>
</par>
<par>
<line> partir d* material já publicado, constituído </line>
<line> p*inci*alme*te de l*vro*, </line>
<line> artigos de p*riódico* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> m*terial disponibili*ado na internet (TRIVIÑOS, *009). </line>
<line> **r meio de um m*pea*ento *is*e*á*ico *e *iteratura, pr*sseguiu-se co* * </line>
<line> ident*fic**ão e explora*ão dos por*ais online de pe*iódico* cient*ficos, fazendo as buscas por </line>
</par>
<par>
<line> *e** de palavr*s-chav* </line>
<line> relacio*adas *o *ema. Verificou-se a produção c*en***ica oriunda de </line>
</par>
<par>
<line> disse*tações, teses e artig*s *isponív*is ness*s pági*a*. * mo*elo adot*do ness* estudo </line>
<line> prete*de da* ** pesqui*ador a confiança, po* meio de t*l mapeamento si*temát*c*, *evido ao </line>
<line> conheci*ento o*t*do na pesquisa, p*ra real*zar conex*es entre as fontes * as teorias existentes. </line>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 17, n. 6, art. 9, p. 161-1*1, jun. 2020 www4.f*anet.co*.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E*ucação, Mídias *ocia*s & *omunica*ão Organizacional no* I*stitut*s Fed*ra*s: </line>
<line> 165 </line>
</par>
<par>
<line> Além disso, o *odelo permite a rep*icaçã* e valida*ão *ara outras investigaç*es, evita*do </line>
<line> pe*q*isas sob *mostr*gem *nviesada (BECKER, 2015). </line>
<line> O *a*ea*ento sist*máti*o de li*eratura é forma de pesqui*a b*seada em evi*ê*cias. * </line>
</par>
<par>
<line> partir *el*s, é p*ssível criar argum*ntos e conexões </line>
<line> pa*a a geração de n*vas hipóteses </line>
</par>
<par>
<line> (CO*PER, 2016). Tal cl*s*ificação permi*e ligações v*sua*s, ou seja, o m*pa do* *esultados </line>
<line> (PETERSEN et al., *008). Tal map*ament* * um co*junto concret* de dados e conh*cimentos </line>
<line> sobre um determinado as*unto. Nas palavr*s de Eco e Sebeok (2008), ele é o "procedimento </line>
</par>
<par>
<line> de ad**ar u** hipótese ou uma propos*çã* *ue co*duziria a uma </line>
<line> predição daquilo que </line>
</par>
<par>
<line> pareceriam ser fatos surpreende*te*", c*nst*tuindo, assim, u* a*gumento d* ori*em para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa. </line>
</par>
<par>
<line> No quadro abaix*, resume-se o protocolo de mapea*ento s*s*e*ático util*za*o nesse </line>
</par>
<par>
<line> estudo: </line>
<line> Quad*o 1 - Protocol* *e mapeam*n*o sistemát*co ut**izado nesse estudo </line>
</par>
<par>
<line> O*j*tivo </line>
<line> Identificar quais t*mát*cas têm sido pesquisadas </line>
<line> s*bre </line>
</par>
<par>
<line> c*munica*ão em mí*ias sociais em instituições </line>
<line> educacionais, como modelo de interação c*paz de </line>
<line> responder ao *omprom*ss* socia* q** a m*ssã* dos </line>
<line> Institutos Federais preconi*am. </line>
</par>
<par>
<line> Qu*stões de Pe*qui*a </line>
<line> Q*a*s as temáticas mais recorren*es n*s *ro*uçõe* </line>
<line> *ie*tíficas sobr* o uso **s mídia* sociais *om* lócus </line>
<line> *e pesquisa nos Institu*o* *ederais. </line>
</par>
<par>
<line> Bases de *ado* </line>
<line> Scopus, Web *f Science,Scielo, em Revis*as *e </line>
</par>
<par>
<line> P*ogramas de Pós-Graduaç*o em Comun*cação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> DOA* - Directory of open Acess Journa*s. </line>
</par>
<par>
<line> Cri*érios *e In*lusão </line>
<line> Artigo* *ompleto*, art*gos escritos e* Português, entr* </line>
</par>
<par>
<line> os anos de 200* a </line>
<line> 2018, q*e aborde* *uestões </line>
</par>
<par>
<line> r*lacionadas ao uso da *omun*ca*ã* orga*iz*cional em </line>
<line> institu*ções ed**acio*ais e mí**as sociais, em es*ec*al, </line>
<line> n*s I*stit*tos *ede*ais. </line>
</par>
<par>
<line> Crité*ios *e Exclusão </line>
<line> Art*gos *uplicados, art*go* incompletos, </line>
<line> ar*igos </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> id*oma diverso d* p*rtuguês, artig*s que não tratem de </line>
<line> i*stitu*ções educacion*is, nem dos instituto* *ederai*. </line>
</par>
<par>
<line> Stri** de busca </line>
<line> Mí*ias </line>
<line> s*cia*s </line>
<line> nos I*stitutos F*der*is d* Educação </line>
</par>
<par>
<line> Tecnológi*a. </line>
<line> *ont*: Ada**ado d* Ro*ha, N*scimento & N*sci*ento (2**8) </line>
<line> Pode*os notar que * mapea*ento *i**emático de liter***ra te*e como rec**te o períod* </line>
<line> incluso entre 2008 * 2018, e* fo*t*s como S*o**s, Web of Sc*ence, Scie*o, artigos e* Revistas </line>
<line> de Programas de Pós *radua*ão em Comu**cação * DO*J - Directory of open *cess *ourn*ls. </line>
<line> Rev. FSA, Ter*si*a PI, v. 17, n. 6, art. 9, p. 16*-181, jun. 2020 www4.f**net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. S. Pereir*, F. A. A. Ri*eiro, L. B. Sa*tos, M. R. A. Ferreir* </line>
<line> 166 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Verifica-se * *eguinte resul*ado, a*ó* *e ut*l*z**em o* cri***ios de inclusão e *xclusão, cujo </row>
<row> objetivo f** o de analisar a p*odução cient*fica sobr* comuni*ação organi*acional e mídias </row>
<row> sociais *os Instituto*: </row>
<row> *uadro 2 - Resultado da Bu*ca de Estudos Primários n*s Ba**s de Dad*s </row>
<row> BASE DE DADOS QUANT*DADE </row>
</column>
<par>
<column>
<row> Scielo </row>
<row> S co p u s </row>
<row> Revi*tas de Programa* de P*s </row>
<row> Gradu*ção em Comunica*ã* </row>
<row> *OAJ - Directo*y of open Acess </row>
<row> Journa*s </row>
<row> TOTAL: </row>
</column>
<column>
<row> 4 </row>
<row> 5 </row>
<row> 10 </row>
<row> 5 </row>
<row> 24 Produções </row>
</column>
</par>
</par>
<par>
<line> 1º </line>
<line> filtro: </line>
<line> 13 Produções </line>
</par>
<par>
<line> *E*EÇÃO FINAL </line>
<line> 12 Pr*duções </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: **a*ta*o de R**ha, Nascimento & Nascim*nt* (2018) </line>
<line> Constatou-se, portant*, a nec*ssidade de f*rtalec*m*nto de uma comunidade de </line>
<line> pesqu*sa *obre essa tem*ti*a, *á que apen*s 12 artigos f**am enc**t*ados, o que dem*nstra a </line>
<line> clara necessidad* d* mai* pesqu**as e produções que versem sobre *sso. *ão, por*anto, *oucas </line>
<line> ** p*oduções científicas que versam acerc* d* estudo da *omuni*a*ão organ*z*cional e d*s </line>
<line> mídias soc*ais nos In*titutos F*derais. </line>
<line> 3 REFERENCIAL *EÓR*** </line>
<line> *.1 Comuni*ação organiz*cio*al </line>
<line> *.1.1 Conceitos </line>
<line> A palavr* comun**ação vem do latim "communicar*", que significa partilhar, **rnar </line>
<line> co*um. A com**i*a*ão é, pois, fund*mental p*ra o de*e*vo*v*mento hu**no, é imprescind*ve* </line>
<line> para a so*revivência e desenvolvimen*o da* organ*z*çõ*s: </line>
<line> As comunicaçõe* s*o básicas p*ra existênci* *e todo i*divíduo ***erno e de toda </line>
<line> *r**niz**ão, d* qualquer tamanh*. [...] Da *esma forma, a *rganização ne*essita </line>
<line> saber o que acontec* *ntre os *r*pos *ue * influenciam para poder atin*ir, de modo </line>
<line> objetivo, os diversos p*b*icos de se* interesse (*RANÇA, 2008, p. 3) </line>
<line> R*v. FSA, Teresi**, v. 17, n. 6, art. 9, p. 161-*81, jun. 2020 www4.f*an*t.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Educação, Mídias Soc*a*s & Comunicação Organizacional nos Ins*ituto* Federais: </line>
<line> 167 </line>
</par>
<par>
<line> S*g**do Chiavenato (*00*, p. 142), c**u*icação "é a *roca de i*formações *ntre </line>
</par>
<par>
<line> in**víd*o*. Significa to*nar *om*m uma mensagem ou in**rmação, em qualque* nível </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> interaç*o humana. Ela c*nstitu* um *os processo* fund*mentais da exper*ên*ia humana e da </line>
<line> organização so*ial". Gil (*014, p. 73), a respeito do processo de comunicação, *ei*a c*aro que: </line>
</par>
<par>
<line> "a comunicação vai </line>
<line> além </line>
<line> do simples at* de informa*. Requer **ntonia </line>
<line> com o interlocutor </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> ta*bém o esclarec*m*nto p*r p*rte deste *cerca d*s efeitos pro*u*idos pela **nsag*m". </line>
<line> Nesse ínt*rim, temos a* p*lavra* de T*ayer (1972, p. 120), o q*al versa: "É a </line>
<line> *omunicação *ue o*orre dentro da organização e a comunicaç*o en*re ela e seu meio ambiente </line>
<line> que definem e deter*inam as co*d*ções de s*a *xistênc*a e a direção d* seu movime**o". Já </line>
</par>
<par>
<line> Wolt*n (*006, p. *3) afirma </line>
<line> que c*municação "É a *empre a b*sca da relação e do </line>
</par>
<par>
<line> comparti*hamento". Para Marc*nde* Fi*ho, por sua vez, "comuni*ação é a*te* um *ro*esso, </line>
<line> um acontecimento, um enc*n*ro *eliz ent*e duas intencionalida*es [...]" (2*04, p. *5). </line>
<line> *oodman e Hirs*h (2*10) afirm*m que o p**el da com*n*cação mudou *as </line>
</par>
<par>
<line> organizações, </line>
<line> assi* *omo naturez* das a </line>
<line> organiza*ões mo*ifi*ou-se em resposta a uma </line>
</par>
<par>
<line> expl*s*o de no*as t*cnologias de c*mun*cação. "A comun*cação * *ais *o***exa, e*tra*é*ica </line>
<line> e *ital para a saúde d* organ*zação do que era antes, e só vai ganhar importâ*cia n* ec*nomia </line>
<line> baseada n* inform*ção" (GOO*MAN; *IR*CH, 2010, p. 17). </line>
</par>
<par>
<line> Para Ferr*ira (20*4), comunicar quer dizer </line>
<line> associar, </line>
<line> estabe*ecer comunicação </line>
<line> entre; </line>
</par>
<par>
<line> ligar, </line>
<line> u*ir, co**artilhar, tornar comum. Informa*, nesse caso, não </line>
<line> é o </line>
<line> principal objetivo </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> comunicaçã* dentro das org*nizaç*es e *im in**gr*r os **us funci*nários co* as ações </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> empresa, suas lideranças, crenças, fazendo </line>
<line> os s e *s </line>
<line> funcionári** se se*tirem parte do *odo </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> valorizados. Putnam, Phillip* e Chap**n, quando fa*am de *omuni**ção d*ntro de instituiçõ*s </line>
<line> de qualquer *atureza, afirmam que "talvez ne***m outro conc**to esteja tão presente no e*t*do </line>
<line> das *rganiza*õe* quanto o designado pelo *ermo comunicação. Essa onipresen*a faz com q*e </line>
<line> o se**ido de comunica*ão torne-se ardilosamente impre*iso" (2004, p. 7*). </line>
</par>
<par>
<line> Quando a comunicaç*o é abordada no c*nt**to </line>
<line> de uma organ*zação, </line>
<line> denomina-se </line>
</par>
<par>
<line> com*nicaç*o emp*esari*l, institucional, corpor*t*va ou organizacional. *s nomenclaturas </line>
<line> variam de aco*do *om os autore* (BUENO, 2*09; PIMENTA, 2002; RABA*A; B**BOSA; </line>
</par>
<par>
<line> SODR*, 19*7), mas levam * um ent*ndimento comum. De maneira *e*al, </line>
<line> *ntend*-se </line>
</par>
<par>
<line> *omunicação *mpresarial ou com**ica*ã* </line>
<line> organizac*ona* como o "conju*to integrado </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ações, *str*tégias, plano*, polít*c*s e produtos planejad*s e d*senvolvidos por uma organiza*ão </line>
<line> pa*a e*tabelec*r a relação p*rmanente e sis*em*tic* com todos o* se*s *úbli*os de interesse" </line>
<line> (BUENO, 2009, p. 3-*). </line>
<line> Re*. FSA, *eres*n* PI, v. 17, n. *, art. 9, p. 161-18*, jun. 2020 w*w4.fsane*.c*m.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. I. S. Pereira, F. A. A. *ibeiro, L. B. Santos, M. R. *. Ferreira </line>
<line> 1*8 </line>
</par>
<par>
<line> De **ordo com Wilson Bueno (200*), a comuni**ção organ*z*ci*nal vem *a*han*o </line>
<line> relevância de*tro das empresas e instituições. Assim, *em g*nhado destaque nos org***gra*as, </line>
<line> si*uando-se nas pri*e*ra* e mais altas casas dos quadros de recursos hum*n*s, sendo objeto de </line>
<line> projetos e *olíticas in*titu*ion*is. Nesse sentido, Marchio*i (2011) *firm* que a com*nicaç*o </line>
</par>
<par>
<line> adquiriu *oto**edad* na gest*o </line>
<line> *rg*n*zacio*al gr*ças a* seu caráter estratégi**, de </line>
</par>
<par>
<line> com*e*itividade. </line>
</par>
<par>
<line> Ba*dissera (*010), por seu t*rno, compre*nde a comunicação organiz*cional </line>
<line> *omo </line>
</par>
<par>
<line> *rocesso *e cons*ru*ão e dispu*a de sentidos no *mbito das relações or*aniz*cionai*. </line>
<line> A </line>
</par>
<par>
<line> comunicação i*terna é um processo colet*vo de su**itos *ue t*cem a cultura org**izacional. </line>
</par>
<par>
<line> Olha-se para a comuni*ação c*m* processo de transmissã*, *iferentemen*e de olhar </line>
<line> para a comunicação como um proces*o de criaçã* *e conheciment*, co** </line>
<line> estimuladora de *iálogo, como um* c*mu*ic**ão *ue aj*da a *ons*ruir a r*alid**e </line>
<line> organiz*c*on*l. (MARCHIORI, 20*8, p. *) </line>
</par>
<par>
<line> Kun*ch entende qu* a comunicação organizac*onal "design* todo o *rabalho </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> c*m*nicaçã* levado a efeito pe*a* organizações em ger*l" (*003, p. 14*-150). A auto*a tem </line>
<line> uma p*rspe**iva *nt*gra*a ** comunicação, prop*ndo que todas as or*anizações co*cebam a </line>
<line> *ua comunic**ão a partir de uma perspect*va in*egra*a. Essa *omun*cação integrada ab*a*geria </line>
</par>
<par>
<line> a comun**ação insti*uc*onal, a comuni*açã* m*rca**lógic*, a comunicação interna e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> comuni*ação adminis*rativ*, c*n*tituindo o mix, o *omp**to *a comunicação organizacional. </line>
<line> A *omunicação orga*izacional dent** dos In*titutos Fed*ra*s pauta-se no co*ceit* de </line>
</par>
<par>
<line> comu*icação pública. D* ac*rdo com Duarte </line>
<line> (*010), a **mun*cação pú*lica real*zada **s </line>
</par>
<par>
<line> or*anizações </line>
<line> públ*cas deve se bas**r nos objet*vos de interesse coletivo e é a*icerç*da *os </line>
</par>
<par>
<line> pr*ceitos de c*dad*nia, democra*ia, particip*ção, transparênci*, diálogo * </line>
<line> comun*ca**o. </line>
<line> A </line>
</par>
<par>
<line> comunicação n*ss** órgã*s deve ser espa** de interação </line>
<line> *os diversos atores so*iais q*e </line>
</par>
<par>
<line> transi*am nestas in*tituiçõe*. </line>
</par>
<par>
<line> Os IFs pos*uem a preocu*ação *e </line>
<line> o*erec*r ensin* </line>
<line> de q**lid*d* e s*rvir à soc*eda*e, </line>
</par>
<par>
<line> "promovendo * desenvolvimento na perspectiva de </line>
<line> uma s*cied*de inclusiva e democrática" </line>
</par>
<par>
<line> (BR*SIL, ***8). Para isso, el*s buscam inovar em todos os seus processos, não somente no </line>
<line> pro*esso de ensi*o-apr*ndiz*g*m. A *omunicação ta*bém tem sid* inclu**a ness* proce*so de </line>
<line> *esponsabilidade para com * miss*o social **s Institutos. Após exp*anar *revemente *ob*e o </line>
</par>
<par>
<line> processo de consti*uição e </line>
<line> expan*ão </line>
<line> d*s Ins*itutos Federais, d*s*orreremos sobre o </line>
<line> pap*l </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> c*municação n*ssas institu**ões. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 6, **t. 9, p. *61-181, jun. 2*20 </line>
<line> w*w4.fsane*.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Educação, Mí*i*s Socia*s & C*municação Org*niz*ci*n*l n*s Institut*s Federai*: </line>
<line> 16* </line>
</par>
<par>
<line> 3.2 E*pansã* da *e*e federal de educação profissional, c*en**fic* e *ecnológica (RFEP*T) </line>
<line> Em 2008, c*m a prom*lgação da Lei nº 11.892/2008, o Ministério da Ed*cação criou </line>
<line> um novo *odelo de educação *rofission*l * tec*o*ógica, a partir d* *nte*ra*ão d*s Centros </line>
<line> Fed*rai* de Educ**ão Tecn**ó*ica (CEFETs), das Escolas Técnicas Federais e das Escol** </line>
<line> Agrotécni*as: os *nstitu*os Federais de *ducação, C*ên*ia e **cnologi* (BRASIL, 2**0). O </line>
<line> artigo 2º da Lei nº 11.892/20*8 menciona que. </line>
</par>
<par>
<line> Os I*stitutos Federais s*o in*t*tuições *e educação superior, básica pr**i*siona*, e </line>
</par>
<par>
<line> plu**curricul*res m*lticampi, espec***iz*dos na o*er*a de ed*cação profiss*onal * </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> tecnoló*ica nas difere*tes **dal*d*des *e ensino, com base na conjugação de </line>
<line> *onh*ci*en*os técn**o* * t*cnológicos com a* suas práticas pe*a***i*a*, nos ter*os </line>
<line> dest* Lei. (BRASIL, 2008) </line>
<line> Os I*stitutos Fed*ra*s de Educação, Ciência e Tecnolog*a atuam em todos os ní*eis e </line>
<line> modalidad*s *a e*ucação profi*sional - do ensino t*cnico à pós-g*aduaç*o - e têm com* *oco </line>
<line> a justiça s*c*al, a e*uid*de, a compet**i*idade econô*ica e a gera*ão d* n*va* tecnolog**s. </line>
</par>
<par>
<line> Além d*sso, deve* bu*car responde*, de forma *gil * ráp*da, às dem*ndas </line>
<line> por formação </line>
</par>
<par>
<line> profis*ional, por d*fusão de conh*ci*entos c*entíficos e te*nológ*cos e o*er*ce* supor*e aos </line>
<line> arr**jos prod*tivos locai* (BRASIL, 2010). </line>
<line> Os Institut*s F*derais t*m as se*uinte* fin*lidades e *ara*terística*: </line>
<line> I - of*rtar *d*caç*o **of*ssio*a* * tec*ológica, e* *od*s os seus níveis e mod*l*dades, </line>
</par>
<par>
<line> fo**ando e </line>
<line> *ualif**ando cidadãos com vi*tas na atua*ão profiss*onal nos divers*s </line>
</par>
<par>
<line> se**res da economia, com ênfase no desenv*lv**ento socioecon*mico l*cal, regi*nal </line>
<line> e nacion*l; </line>
</par>
<par>
<line> II - desenvolver educaçã* *r*fissiona* e tecnológic* como processo *ducat*vo a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> investigativo *e geraç*o * ada*tação de soluções técni*as e *ecno*ógicas à* dema*das </line>
<line> *ocia*s e peculiaridad*s regionais; </line>
</par>
<par>
<line> II* - prom*ver a integra*ã* e a v*rticalizaçã* da </line>
<line> *ducação básica * educa**o </line>
</par>
<par>
<line> **ofissional e educa*ão superior, otimi*ando *nfra*strutura física, os qua*ros d* a </line>
<line> pessoal e os recursos *e gestão; </line>
<line> IV - orien*a* sua oferta *orm*tiva e* ben*fício da *onsolida*ão e fortalecimen*o dos </line>
<line> arranjos produtiv*s, soc*ais e culturais l*cais, identificados *om base no ma*e*mento </line>
<line> d*s pot*ncialid*des de *esenvolvime*to soci*econômi*o e cultural no âmb*to de </line>
<line> *tuaçã* do Instituto Fed*ral; </line>
<line> V - constitu**-se em centro de exc*lência na oferta do ens*no de *iên*ias, em geral, e </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> ciências aplicadas, </line>
<line> em particular, </line>
<line> estimulando o d*senvol*imento d* e*pírito </line>
</par>
<par>
<line> crítico, voltado * in*estiga*ão empí*ica; </line>
<line> VI - *u*lifica*-*e como centro *e referên*i* no apoio * oferta do ensi*o de ciências </line>
<line> nas insti**iç*es *úblicas de ens**o, oferecendo c*pacita*ão t*cnica e *tualização </line>
<line> pedagógica a*s do*ente* d*s red*s *úb*icas de ensino; </line>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 6, ar*. *, p. 1*1-181, jun. 2*20 www*.fsa*et.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. I. S. P*reira, F. *. A. Ri*eiro, *. B. Santos, M. R. A. *er*eira </line>
<line> 170 </line>
</par>
<par>
<line> V*I - d*senvolv*r progra*as de e*ten*ão e de divul*açã* cien*í*ica e tecnológica; </line>
</par>
<par>
<line> VIII - realiza* e estimular a pesquis* apl*cada, a produçã* </line>
<line> cultural, o </line>
</par>
<par>
<line> empreendedori*mo, * cooperativismo e o de*envolvimento cien*ífico e tecnológi*o; </line>
<line> *X - promover a p*od*ção, o desenvo*vi*ento e a trans*e*ên*ia d* t**no*ogias s*ciai*, </line>
<line> notadamente as voltadas à pre*er*ação do me*o a*biente. (BRASIL, 2008) </line>
<line> ***e-** dize*, c*nforme *rr*da (201*), que a *xpansão e int**io*iz**ão *a Rede Federa* </line>
<line> de Ed*ca*ão Pro*issional e Tecnológ*ca podem c*ntribuir para * democratização d* educaçã* </line>
<line> e o f*men*o ao desenvolvimento local e regional. </line>
<line> * interiorização dos Institutos *eder*i* está viabil*zando q*e popu*açõe* rurais, ant** </line>
<line> apartadas do acesso a *m ensino públi*o de qual*dade, passem a ter co*tato com outra </line>
</par>
<par>
<line> realidade edu*acional. *s*o *egurament* pro*orci*nará a este </line>
<line> c*ntingent* </line>
</par>
<par>
<line> p*pulacional um out*o referencia* de edu*ação pública (AR*UDA, 20*0, p. *) </line>
<line> A*ua*men**, a **EPCT é composta *or 589 campi dis*ribuíd*s em toda* a* *egiões do </line>
<line> Brasil e oferec* 11.264 cursos, com 1.031.79* aluno* ma*riculados (BRASIL, 2018). </line>
<line> 3.3 O papel da Comunicação Organiza*i*nal nos In*tit*tos *edera*s </line>
<line> * Re*e Feder*l de Educação Profissio*al e *ecno**gica (RFEPT) *stá p*ese*te e* todos </line>
<line> os estad*s brasileiros e ofe*e*e cursos nos níveis técnico, *uperior de t*cnologi*, l**encia*uras, </line>
<line> *acharelados, pós-gr*duaç** (especia***ação, mestra*o e d*utorado). "Tid* no seu início como </line>
<line> i*strumento de política vo*tado para as \classe* d*sprovidas', a Rede Federal *onfigura-se hoj* </line>
<line> como *mpo*tante e*trutura para qu* todas as pessoas tenham ef**i*o *c*sso às conqu*stas </line>
<line> ***ntíf*cas e tec*ológic*s" (BRAS*L, 201*). </line>
<line> Ness* c*nte*to, e* que a educação profissional e tecn**ógica vem ganhando cada v** </line>
</par>
<par>
<line> mais </line>
<line> espaço, a comunicação organizacional adquire lugar d* d*sta*ue. Por </line>
<line> isso, é relevante </line>
</par>
<par>
<line> compre*nder os proc*ssos *omuni*ac**nais qu* estão en*olv*dos *os </line>
<line> process*s d* </line>
</par>
<par>
<line> comunicação </line>
<line> o**anizacional de*tro desses espaços educacionai*, já que "edu*ação e a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> comunicação s*o dua* á***s extremamente abr*ngentes *ue perme*am todas a* ra*ificaçõ*s da </line>
<line> c*nfiguração soc*al" (MATTERLART; MATTERLA*T, 1999, *. 9). </line>
</par>
<par>
<line> Desse *od*, en*atiza*os qu* a comu*icação entre as i*stituiçõe* d* ensino e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sociedad*, </line>
<line> *omo as da Rede Federal de Educação Pro**ssi*nal e Tecno*óg**a, configura-s* </line>
</par>
<par>
<line> como um* *ecessidade legal de trans*a**ncia rela*ivamente *s atividad*s *o ensino, pesquisa e </line>
<line> extensão dessas in*tituições (BRASIL, 1996; DE*ORS, 1*98). Afina*, * *or me*o dos canais </line>
<line> de comunicação q*e a soc*edade pode conhecer suas ações e pro*etos. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 17, n. 6, art. *, *. 161-181, jun. 2020 www4.*sanet.com.b*/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Educação, Mídias Sociais & Comunic*ç** Organiz*cional *o* *nst*tutos Fede*ais: </line>
<line> 1*1 </line>
</par>
<par>
<line> Isso corrobora </line>
<line> com o dispos*o por Tor*ua** (20*0, p. 17), q*e defende, a partir da </line>
</par>
<par>
<line> perspec*iva organi**ci*nal, o car*ter educativo *a comu*ic*ção: </line>
<line> O olha* s*stêmico e *n*e*rado apont* alternativas para pot**cia*izar os instrumentos </line>
<line> de *om*nicação di**o*íve** n*s org*niz*ções, a*r*buindo-lhes objetivos *ue </line>
</par>
<par>
<line> transce*dem * i*formação * o env*lvimento e e*fatizam a *ducação e ob*en*ão de </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento pelos pú*licos re**ptores. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse s*n*ido, o autor sublinha qu* os conte**os abordados de*tro da comunicação </line>
<line> organizaciona* nos IFs de*em ult**passar o* fatos d* coti*i**o da organização * abra*ger *utr*s </line>
<line> aspectos q*e *e*meiam a vida. As mens*gens d**e* propiciar a compreensão dos contextos e </line>
<line> integrar a *omunidade *om u* mundo em perman*n*e mu**nç*. </line>
<line> S*gundo *ueno (2003), para se construi* de forma efetiva na organizaçã*, mesmo *m </line>
<line> institu*ç**s *du*a*i*nais, a comunicação orga**zac*onal p*ecisa qu* sejam segu*das alg*mas </line>
<line> co*dições: a) todos *s colaboradores podem e d*vem part*cipar *os processos comu*icacionais; </line>
</par>
<par>
<line> b) * comun*c*ção </line>
<line> de*e se* **ecutada de for*a que as pess*as sintam-s* estimuladas (e não </line>
</par>
<par>
<line> co*strangi*as) a part*cipar do processo; *) ética e responsabilida*e de*em estar pres*ntes *a </line>
<line> comunic*çã*; d) d*ve *er focada no processo globa* de gest*o empresar*al. </line>
<line> Para t*nto, a comuni*ação organi*acional dentro dos Ins*itutos Federai* deve </line>
</par>
<par>
<line> *ompreende* </line>
<line> um grande e co*plexo *onju*to de ativi**des, aç*es, estraté*ias, prod*to* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> proces*os desen*olvidos p*la </line>
<line> instituição, **nto aos stakeholder* (*úblicos de interesse </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> consumido*es, em*regado*, formado*es de op*ni**, class* política ou e*p*es*ri**, acionistas, </line>
<line> comunida*e, j*rnalist*s) ou à opi*ião públi*a. Ou seja, "a *omunicação é um processo </line>
<line> multidisciplin*r e abran**nte" (TORQUATO, 2010, *. 35). </line>
<line> *s públicos, *úblicos-*lvo ou s*akeh*lders são os gru*os c** os qu*is a* or*aniz**ões </line>
<line> buscam se relacio**r e que a comunicação or*anizacio*al te**a ati*gir. A co**eta *ercepção da </line>
<line> organização p** esse público pas*a, po*s, ne*ess*riamente, pelo trabalho da comunica*ão. No </line>
</par>
<par>
<line> caso d** Institutos *edera**, po*em </line>
<line> *** considera*os c*mo públicos-alvo os *s*udantes, </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> servidor**, </line>
<line> aut*rida**s, comu*idade r*g*onal, fornecedores e impren**. A pa*tir dessas </line>
</par>
<par>
<line> definições, percebe-se q** as *çõ*s e os p*ojet*s *e c**unicação * se*em i*plant*do* dentro </line>
</par>
<par>
<line> do* I*stitu*os Fe*erais devem se* </line>
<line> *estinado* promover a *ntegração *a instituiçã* com a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c*munidade, bem c*mo *oss*bilitar, estimular e va*orizar a par**cipação dos di***sos segmentos </line>
<line> nas i*iciativ*s e decisões in**ituciona*s. </line>
<line> *e*s* forma, o *a*el da co*u*icaçã* orga*izacional nessas *nst**uiçõe* educacionai* </line>
<line> também assume a função de prom*ver a inclusão social de*se *úblico e compartilh*r o saber, </line>
<line> **v. FSA, **resina PI, v. 17, *. 6, art. 9, p. 16*-181, *un. 2020 *ww4.fsanet.co*.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. I. *. Pereira, *. A. A. R*beir*, L. B. Santos, M. R. A. F*rreira </line>
<line> 172 </line>
</par>
<par>
<line> incorporando o co*pro*isso *om a rea*ização social e *rofissio*al dos *ducandos. O *etor de </line>
</par>
<par>
<line> com**ic*ç*o de c*da instit*t* dev* inst*urar </line>
<line> con*i*ões pa*a qu* comunicação entre a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> i*stituiç*o e seus públicos es*ratégico* a*cance um novo </line>
<line> pat**ar, f*rta*ecendo </line>
<line> o de*ate </line>
</par>
<par>
<line> *emocr*tico e consolida*do o papel da educação como prop*ciadora da ascens*o social para o </line>
<line> desenvolvimento do país. </line>
</par>
<par>
<line> A educaçã*, pois, *e const*tui como o pro*es*o fundamental para * const*ução </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> afirmação da cid**ania * a </line>
<line> comunicação e*erge como plat*f*rma </line>
<line> par* instrumentalizá-*a, </line>
</par>
<par>
<line> fa*orecendo a equida*e, a just*ça social, por meio do seu dever de tr*nsparência n* **etivação </line>
<line> *o se*viço que pre*ta à sociedade, em uma *n**ituiçã* públi** de educa*ão. A parti*ipaç** dos </line>
<line> *egmentos *oc**is, a integração com a c*muni*ade e valorização do s*r humano *evem se* </line>
<line> ref*etidas na comunicaç** e n*rtear seus objetivos, suas práticas, instrumentos e ações. </line>
<line> A consc*ência crítica *iante da realidade e o p*tencial tr*nsformador de c*da c*da*ão, </line>
<line> almejado* através das políticas empreendidas pelos Ins*itutos Federais, precisam ser refl**idos </line>
<line> nas ações ** com**ic*ção de c*da campus: </line>
<line> A parti*ip*ção, a **lo*ização do c*dadão, o i**enti*o de *n*c*ati*as *oltad*s p*r* a </line>
<line> cons*rução do conhecimento evidencia* que a comuni*ação em *ma institui*ão </line>
<line> educac*onal reveste-se de caracterí*ti*as que a difere *e ou*ras *r*an**ações co*o </line>
<line> s*permerca*os e ind*strias, p*r exemplo. (MAT*ERLART; M*TTERLAR*, 1*99, </line>
<line> p. 99) </line>
</par>
<par>
<line> Isso po*to, ressalta-se </line>
<line> q*e o ent**dimento da *ntríns*ca relação educação versu* </line>
</par>
<par>
<line> c*m*nicaçã* e a interd*pendência dessa re**çã* com os *re*s*postos filosófi*os * pedag**icos </line>
</par>
<par>
<line> *ue *onstit*em as políti*as d* *ducação Profissi*nal e Tecnoló*ica d*vem **mpre </line>
<line> nortea* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> formul*ç*o d* uma polí*ic* d* comuni*ação, con*izente *om o* valore* e conceitos que regem </line>
</par>
<par>
<line> a vida da ins*itu*ção educac*onal, *nt*g*ando e </line>
<line> n*r*ea*do to*as as a*ões, as campanhas e </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> instrumentos de comunicação, estrateg*c*mente *erados p*ra a consecu*ão dos ob*etivos </line>
<line> traçados pelos Instit**os Fede*ais. </line>
</par>
<par>
<line> Des*a forma, </line>
<line> con***í*os que, p*ra atingir o* objet*vos </line>
<line> estratégi*os vincul*dos </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> obtenção de conh*cimento, a*o*o, participação e formaçã* de </line>
<line> uma imag*m pos*tiva pelos </line>
</par>
<par>
<line> públicos, a com*nica*ão </line>
<line> o*ga*izacional nas instituições federais de e*ucação t**no*ógica </line>
</par>
<par>
<line> também dev* aprop*iar-se da co*cepçã* d* comunicação na edu*ação </line>
<line> *ara </line>
<line> nort*ar su*s </line>
</par>
<par>
<line> pr*ticas. Em sínte**, a co*un*caç*o, em um* inst*tu*ção *duca*ional, tem um compromi**o </line>
<line> com a ação educativa. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, *eres*na, v. 17, n. 6, ar*. *, p. 161-181, *un. 2*2* </line>
<line> *ww4.f*anet.com.b*/r*v**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Edu*ação, **dia* Soc*ais & Comunicação *rganizac*onal no* I*stitut*s Fe*erais: </line>
<line> 17* </line>
</par>
<par>
<line> 4 *ESULTADOS E **SCUSSÕES </line>
</par>
<par>
<line> *.1 *íd*as s*ciais como estratégia de com*n*ca*ão *os ins*itutos f*der*is (IFs) </line>
</par>
<par>
<line> O cenário d* mudança* sociais * políticas pr*voca*o p*la popularizaçã* das </line>
</par>
<par>
<line> Tecnologias d* *nfo*mação e Comunicação (TICs) </line>
<line> tr*ux* </line>
<line> *efle*os também para as </line>
</par>
<par>
<line> organiz*çõe*, *ejam elas pública* ou </line>
<line> privadas. A inf*rmação, antes r*strita ao i*terio* dos </line>
</par>
<par>
<line> am**entes org*nizacionais, pa*sa a *er cada ve* mai* *ema**ada pela sociedad*, que ass*me </line>
</par>
<par>
<line> u* papel at*vo na r*c*pção do* </line>
<line> ***dutos e serviç*s a ela of*reci*o*. Essa mu**nça de </line>
</par>
<par>
<line> *aradigm* reconfigura o modo de atuação e a própria i*entida*e de*sa* *r*anizações, conform* </line>
<line> a*irma Felice (2010, p. 318): </line>
<line> As empresas, as instituições, os governos, as unive*sida*e*, o* atores **l*ticos es*ão </line>
</par>
<par>
<line> *en*o *r*fundament* alterados pela rede. Nas organizações, na </line>
<line> cultura * nos </line>
</par>
<par>
<line> pro*e*sos inovadores as tradi*ionais hiera*qui** p*liticamen*e </line>
<line> e s*cialmente </line>
</par>
<par>
<line> co**olid*d*s estão sendo pro**e*s*vame*te substituídas p*r form*s colaborati*as d* </line>
<line> experiê*cias de *rabalho em *ede. Par* todos os *ipos de instituição e organiz*ções, * </line>
<line> mutação iden*i**ria e a *eterogênese tor*am-se as práti*as fundamentais e consta*tes </line>
<line> *o interior de um c*ntí*uo *rocesso *e adaptação aos *ovos terr*tó*ios *nterativ*s, </line>
<line> d*nâ*icos e instáveis das re*es d*gita*s. </line>
<line> De aco*d* com Ventura (2012), a imagem d* uma orga*iz*ção é *m *rocesso </line>
</par>
<par>
<line> cumula*ivo, isto é, *e forma gradat*va, os </line>
<line> *úblicos internos e e*ternos vão con*truindo sua </line>
</par>
<par>
<line> *ercepç*o acerca daquilo *ue a org*niza*ão trans*it*. Ness* perspectiva, ***-se necessár*o </line>
<line> pens*r em est*atégias de *omunicação organiz*cion*l cap**es de form*r uma *ercepção </line>
<line> positiva acer*a do* aspectos *d*ntitá*ios *a *rg*nizaç*o. </line>
</par>
<par>
<line> A Imagem de qual*u*r organização pas*a, sobr*tudo, por tudo aquilo que </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> tra*smitido p*ra o ex*erior, p*ra todos os *eus públi*os (intern*s e externos), e *ue </line>
<line> permanece ao longo do tem*o. A image* se*do a percepçã* que os público* possuem </line>
<line> na sua mente de uma organização e que é fo*mada através de tudo o que a *rganização </line>
</par>
<par>
<line> transmite a p*rtir </line>
<line> de todos os meios, é um *rocesso cumul*t*vo. O </line>
<line> "recepto*" v** </line>
</par>
<par>
<line> acumulando percepçõ*s e infor*ações provenien*e* de m**erial qu* a or*anizaçã* </line>
</par>
<par>
<line> intencionalmente *omunica como *is*ão, v**ão, o*j*t*v**, *alores cultu**is </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> co*p*rtamentos, bem *omo tod*s os e*ementos qu* f*ze* *a*te da iden*idade </line>
<line> org*n*z*cion*l. A id*nt*dade r*sulta d* inte**ção *ntre aquilo com qu* * o*ga**zação </line>
<line> nasce*, aq*ilo ** qu* * organização se *onverteu e aq*i*o q*e a or*an*zaç*o decide </line>
<line> ser. (VEN*URA, 2*12, p. 33) </line>
<line> *o *e*or *úblico, as te*nologias de informação e com*nic*ção podem cont*ibui* para </line>
</par>
<par>
<line> alcançar o paradigma de "gov*rno el*trônico" (*-go*), que pode ser entendido *om* "[...] </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> transição entre um* forma de gove*nar fortemente segmen*ada, hie*a*quizada e burocráti*a, que </line>
<line> Rev. FSA, T*r*sina *I, v. 17, n. 6, art. 9, p. 1*1-181, ju*. *020 w*w4.*sanet.com.*r/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. S. Pe*ei*a, F. A. A. Ribeiro, L. B. *a*to*, *. R. A. Ferre**a </line>
<line> 17* </line>
</par>
<par>
<line> *inda caracter*za o dia a *ia ** imensa *aiori* das or*anizações públicas e privadas, para um </line>
<line> Estado mais horizont*l, c*lab***tivo, f*exível e inovador [...]" (A*U**; CARL*S, *0*5, p. </line>
<line> 309). P*ra D*niz et al. (*009), o governo eletrônico *r*p*e u*a mudança n* maneira como o </line>
<line> govern* *tin*e *s seu* obje*ivos pa*a cump*imento do papel do Estado, p*r *eio das *ICs. </line>
</par>
<par>
<line> [...] I*so inclui a *elh*ria *os p*ocessos da ad*in*str*ção públi*a, aumen*o d* </line>
</par>
<par>
<line> eficiência, me*hor governança, *laboração e m**itoramento d*s políticas públicas, </line>
</par>
<par>
<line> integração entre </line>
<line> governos, e d**ocracia eletrônica, repres*ntad* pe*o aumento *a </line>
</par>
<par>
<line> transparênci*, da particip*ção democrát*ca e accountability dos gove*nos [...] (DINI* </line>
<line> et al., *009, p. 27) </line>
<line> A inserção soci*l cada vez maio* *as TICs e, e*pec**lmente, das **dias sociais, </line>
<line> relac*ona-se també* com o *resc*ment* do consumo de *n*e*net. *e ac*rdo com a Pesqu*sa </line>
<line> Nac*onal por Am*stra de Domic*lios Co*tínua (Pnad Cont*nua), re**izada pelo Instituto </line>
<line> Bras**ei*o de Geo*ra*ia e Es*atística (IBGE), o Brasi* fechou 2016 com 116 milh*es d* pess*as </line>
<line> cone*tadas à internet, o equiva*en*e * 6*,7% da população com idade acima de 10 a*os (IB*E, </line>
<line> *018). Um es*udo s*bre o uso de Internet * redes s*ciais no mundo em 2017 *r*mo**do pela </line>
<line> a*ência We are s*cial e pela plata**rma Hootsuite rev**o* que o Brasil é o terceiro no ranking </line>
<line> de q*em passa ma*s tempo na Inte*net: os brasilei*os *astam, em mé*ia, 9 hora*. Em rel*ção às </line>
<line> mí*i** soc*ais, os brasileiro* gas*am, em média, 3 hor** e 39 minutos todos os dias. O *stu** </line>
<line> *ambém *p*nta que 62% da nossa p*pulaç*o, o equ*valente a 130 milhões de pessoas, utilizam </line>
<line> as mídias sociais. Desses, 120 **lhões realizam o a*e*so através *e seus celulare*. Es*e nú*er* </line>
<line> representa *7% do total *a populaç*o brasilei*a (COE*HO, 2018). </line>
<line> Os dados *e consumo de Internet e de mídias sociais no *ra*il m*stram um campo fér*il </line>
<line> p**a at*ação dos Insti*utos *ederais, a fim de *e cria* canais de diálogo com a s**ieda*e civi*, </line>
</par>
<par>
<line> bem como p*ra cu*prir a n*cessidade legal de tran**arênc*a relativa às </line>
<line> ações d* ensino, </line>
</par>
<par>
<line> *esqu*sa, exte*são e inovação, que caracterizam a *issão e os objetivos da *ede *eder*l de </line>
</par>
<par>
<line> Educaç*o Prof*ssional </line>
<line> e Tecnológic*. A criação e o </line>
<line> us o </line>
<line> d**ses ***anismos de comunicação </line>
</par>
<par>
<line> devem se paut*r numa perspec*iva inclus*va e d*alógica. </line>
<line> Como o foco *o proces*o de comuni*a*ão é * prom*ção do relacionam*nt*, os </line>
<line> ins*rumentos a serem adot*dos dev*m segu*r e*sa per*pectiva inclus*v*, englo*ando </line>
<line> tan*o suas *otencialidad*s de divu**açã* e disseminação das in*ormações, que </line>
<line> gar*ntem tran**arên*ia às aç**s pú*lic*s, como suas **tencia*idades d* *artic*pação </line>
</par>
<par>
<line> **etiva por *eio de reuniõ*s e encont*os, pr**enciais ou v*r*u*is, qu* via*ilizem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> troca de in*ormações e a expre*são das opiniõe*. (NOVELLI, 2006, p. 89) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 6, art. 9, *. 1*1-181, jun. 2020 </line>
<line> www4.fsan*t.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Educação, Mídias Sociai* & Comu*i**ção *r*a*iz*ci*na* nos Institutos Feder*i*: </line>
<line> 17* </line>
</par>
<par>
<line> Dent*e os mecanismos de comunicação que se a*re*entam como possibilidades </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> inte*locução **s Institutos **derais com *e*s públi*os, as mídia* soc*ais constit*em </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> ins*rume**o capaz de e*tabel*cer ou ap*imor*r e*se re*acio*amento. Mas, *final, o q** são </line>
<line> mí*ias sociais? * conce*t* é sinônimo de "redes s*ci*is" ou nã*? De aco*do com Steine* </line>
<line> (2*06), as redes socia** po*e* ser car*ct*r*zadas co*o um conjunto de atore* que estão ligad** </line>
<line> e*tre ** p*r me*o de re*ações, c**stituindo vínculos dir*tos e indiret*s e*tre seus integrantes </line>
</par>
<par>
<line> (pess*as, </line>
<line> instit*iç*es, agentes d* me*cad* e outra* forma* de organização). Dessa *orm*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> "re*e socia*" não s*ria algo re*trit* *o ambi*nte dig*tal, ma* iner*n*e às relaç*es *ociais. *ssa </line>
<line> é a m*sma perspectiva defendida por Recu*r* (20**): </line>
<line> [...] A* redes *ociais *ão metáfo*as para os grupos sociais. Já a "mídia soci*l" (sem </line>
<line> entrar, *q*i, *o mé*ito do ter*o), é um con**nto de dinâmicas da rede social. *xplico: </line>
<line> Sã* as *inâmicas *e criação de conte*do, *i*us*o de informa*ão * *r*cas dentro dos </line>
<line> g*upos soci*is estabe*ecidos nas platafo*m*s online (**mo s*tes de r*de soc*al) *u* </line>
<line> *arac*eriza aquilo que chamamo* *oje *e mídia social. São as *ç*es *ue emerge* </line>
<line> dentro das *e*es sociais, pela interaçã* entre a* pessoas, com base no capital social </line>
</par>
<par>
<line> *onstr*ído e percebido que vão i*i*iar *ovimentos </line>
<line> de di*usão </line>
<line> de informaçõ*s, </line>
</par>
<par>
<line> constru*ão e com**rtilhament* de co*te*do, mobilização * ação social. E isso o*o*re </line>
</par>
<par>
<line> pri*cipalmente porque as re*es sociais </line>
<line> a*abam criando e ma*t*n*o, atravé* *as </line>
</par>
<par>
<line> ferramen*as da Internet, canais *ais permanen*eme*te aber*os de inf*rmação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> c*nta*o. </line>
</par>
<par>
<line> As *í*ias soc*ai* </line>
<line> podem ser *istas como um* esp*cie de </line>
<line> "ágora *ir*ual", "um no*o </line>
</par>
<par>
<line> *sp*ço público *m que os </line>
<line> cid*d*os podem discutir uma </line>
<line> gam* de ass*nto*, </line>
<line> por m*io </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> formação de uma co**n*dade de interesses e *f*ti*id*des (ABIAHY, 2013). O Man*al </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Orientação para Atuação *m *ídias Sociais, </line>
<line> d* S*creta*ia de Comunicação Social </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Presidên*ia da Re*úbl*ca, que estabelece dire**i**s p*ra a atuação dos órgãos * *ntida*es </line>
<line> in*egrant*s do S*com n* ambi*nte virtu*l, define as míd*as sociais como "[...] sistemas o*l*ne </line>
</par>
<par>
<line> que permitem a in*eração social, a part*r do com*artil*amen*o e *a criaçã* co*a*orativa </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *nf*r*ação nos m*i* d*versos formatos. [...]" (BRASIL, 2014, p. *). O docu**nto ress*lta uma </line>
<line> caracterí**i*a que as di**i*gu* das mídias tradiciona*s: a* míd*as sociais sã* c**s*ituídas a pa**ir </line>
<line> de um *r*cesso colaborativo, q*e rompe com as antigas *ie*ar*uias de c*nt*ole *a info*m*ção </line>
<line> e que *ai se*do construído por *eio da in*er*ção e do diálo*o. </line>
<line> A* possib*litar a pl*ralida*e de pon*os d* vista e o princípio da tr*nsparênc*a, as mídias </line>
</par>
<par>
<line> s*ciais podem cont*ibuir </line>
<line> p*r* *ue os In*titutos Fede***s c*nc*etizem os prec*ito* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *omunicação Pública. D* acordo com Duarte (20*9), a comunicaçã* pú*lica acont*ce no </line>
<line> espaço f*rmado pelos f*ux*s de informaçã* e i*teraçã* *n*re agentes públicos e *tores so*iai* </line>
</par>
<par>
<line> (g**erno, Estado e sociedade civil) *m te*as *e interess* público. Ela trata </line>
<line> d* </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. 17, n. 6, art. 9, p. 161-181, jun. 2*20 www4.fsanet.com.br/re*is*a </line>
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<line> A. I. *. Pereira, F. A. A. Ribeiro, L. B. Sant*s, M. R. A. Ferreira </line>
<line> 176 </line>
</par>
<par>
<line> compartil*amento, negociaç**s, conflitos e ac***os para que os interesses públicos po*sam ser </line>
<line> atendidos. O autor destaca aind* que o cidadão dev* ser o centro *o p*oce*so comunicat*vo, </line>
<line> partindo-se dele a *efinição da fo**a e dos *o**eúdos a serem **m*ni**dos. </line>
<line> O Manual de Ori*ntação para Atuaç*o *m Mí*ias *o*iais *ambém destaca a </line>
<line> nece*s*dade *e s* uti*izar corr*tamente ess*s ferramen*as. Uma das sugestõe* é qu*, antes de </line>
<line> cr*ar uma c*nta em mídia s*cial, * i*stituição prec*sa co*hecer o seu público-alvo, con*t*uir um </line>
</par>
<par>
<line> planejamen*o de comunicação e *rienta* os profi****na*s resp**sáve*s (BRASI*, 2014). </line>
<line> O </line>
</par>
<par>
<line> docum*nto aponta que o *la*e*ament* de mí*i*s socia*s deve r*s*onder q*atro per*un*as: 1) O </line>
<line> *uê?: * o moment* de defi*ição do que s*rá comunica** e *os co*teúdos a serem *ub*i*ados </line>
<line> *as míd**s sociais - T*itter, Fa*eb*ok, Youtube e d*m*is *a*ais; 2) Po* quê?: é * de*inição de </line>
<line> *om que e o que f**a*; **sa ide*tificar *s ***as de maior rel*vância para o pú*lico e deixar </line>
</par>
<par>
<line> c*ara a *ingua*em e o fo*mato dos </line>
<line> c*n*e*dos; *) C*mo?: a e**ipe elen*a os *ormatos </line>
</par>
<par>
<line> dispo**veis e des*jáveis para falar com os públicos d* interesse e o tipo de conteúdo a*e*uado </line>
<line> para cada perfil de *su**io; 4) Onde?: é a de*i*ição de quais canais são ideais para a replicação </line>
<line> ou reprodu*ão de forma a*e*uada a cada t**o de con*eúdo (*R**IL, 2014). </line>
<line> Outro aspe*to que d*ve ser obser*a*o pe*os Insti*ut*s Federais é o aco*pan*a**n*o e </line>
<line> m****oramento do tr*b*lho envolvendo m*dias sociais. Sil*a (2*10) con*e*tua o termo </line>
</par>
<par>
<line> monit*ramento como "*ol**a, armazenamento, c*assificação, *ategorizaçã*, </line>
<line> adição </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> infor*ações e </line>
<line> análise d* menções onli*e púb*i*as a de*erminado(s) *ermo(s) previament* </line>
</par>
<par>
<line> definido(s) e se** em*ssor*s". Um dos objetivo* desse processo é ident**icar e an*lisar r*ações </line>
<line> e *entimentos ligados a enti*ades e camp*nh*s; conhecer melho* os pú*licos de interesse da </line>
<line> orga*i*aç**; * pensar *m açõ*s responsivas para * am*iente virtu*l. </line>
<line> * CONSIDERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> O pr*cesso de e*pa**ão *a *ede Federal de E*u*aç*o *rofissional, Científica </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Tecnológ*ca visto no* últimos **os contribu*u pa*a ampl*ar o al*ance da educação profissi*nal </line>
<line> e te*no*ógica e das ações e p*ojetos desenvol*idos pelos Institutos Fe*erais, que vêm assumindo </line>
<line> um im*o*tante protagonism* n* fo*mação *e jovens e estudantes e no *esenvolvimento so*i*l </line>
<line> e ec*n*mico das regiõ*s onde es*ão situ*dos. </line>
</par>
<par>
<line> Te*d* em vista que os *ns*i*utos *ederais precis*m es*abelecer po*tes com </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> c*munida*e e *or*alecer sua *m*gem in*t*t*cion*l, tor*a-se ca*a vez *ais necessário *ormu*ar </line>
<line> p*líticas *e co*unica*ão, qu* dev** ser constr*í*as coletivamente pelos *egmentos que </line>
</par>
<par>
<line> **nstituem </line>
<line> * âmbito </line>
<line> de a*ua*ão dessas orga*i*açõe*. Nes*a perspectiva, * comunicaç*o </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, *ere**na, v. *7, n. 6, art. 9, p. 161-181, jun. 2020 </line>
<line> w**4.fsanet.c*m.*r/r*vista </line>
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<par>
<line> Educa*ão, Mídias So*ia*s & **munic*ção O*ganizacional *os Institutos Federais: </line>
<line> 177 </line>
</par>
<par>
<line> *epresen*a um elemento capaz de fortalecer * vín*ulo da organizaçã* com a s**ied**e, </line>
<line> sobretudo em se tratando de a*ões d* ensino, pesquisa, exten*ã* e inovação, *ue ca*ac*erizam </line>
<line> a *t*ação e a mis*ão *nsti*ucio*a* *os Ins**tutos Federais. </line>
<line> Num c*nár*o marcado pelo c*escimento do consumo *e internet e popula*ização das </line>
</par>
<par>
<line> *ídia* soc*ais, e*sas ferr*menta* pod*m - e d*vem - ser </line>
<line> pensa*as co** estr*tég*as de </line>
</par>
<par>
<line> comu*ica**o organizacional, com o *ropósito d* </line>
<line> div*lgar a*ões *n*ti*ucionais e, </line>
</par>
<par>
<line> p*incipalme*te, est*belec*r um canal de diálogo e *nte*ação com os stakeholders (*úb*icos *e </line>
</par>
<par>
<line> i*teress*). As míd*as s*ci**s são um caminho possível p*ra ass*g*r*r a transpar*ncia e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> abertura da* organiza*ões públic*s, aind* *ais qu*ndo s* pensa em *ns*ituiçõe* educa*io***s e </line>
<line> que q*eiram *ssumir um co*promisso com a partic*pação *ocial e com a *emocratiza*ão da </line>
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<line> Contrib*ição dos *utores </line>
<line> A. I. S. Pe*eira </line>
<line> *. A. A. *ibeiro </line>
<line> L. B. Santos </line>
<line> M. *. *. Ferr*ir* </line>
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<line> 1) concepçã* e planejamen*o. </line>
<line> X </line>
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<line> *) análise e in*erpretação dos dados. </line>
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<line> 3) elaboração do rascunho o* *a r*visão crítica do conte*do. </line>
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<line> 4) *articipaç*o *a aprovaç*o da versão fina* do *a*usc*ito. </line>
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<line> Rev. FSA, Teresin* PI, *. 17, n. *, art. 9, p. 161-181, j*n. 2020 </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)