<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 6, art. 9, p. 161-181, j*n. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.17.6.9
</line>
</par><par>
<line>
Ed*cação, Mídias Sociais & Comunicaç*o *rganizac*on*l nos I**titutos Feder**s: Um
</line>
<line>
Mapeame*to Sistemát*co
</line>
<line>
Ed*c*tion, Soci*l Media & Organ**atio*al Commun*cat*on in F*d*ral Ins*itutes: A Systematic
</line>
<line>
*ap*ing
</line>
</par><par>
<line>
Álvaro Itaú** *chalcher *ereira
</line>
<line>
Doutor e* Engenhar*a e Ciência d* Alimentos pela U*iv*rsidade Estadu*l Paulist* Jú*io de Mes**ita Fil*o
</line>
<line>
P*ofessor do I*s**tuto Fed*ral de Educação, C*ê*cia e Tecn*logia do Mar*nhão
</line>
<line>
E-mail: alvaro.*ere*ra@ifma.edu.br
</line>
<line>
*ran*is*o Ade*ton Alves *ib*i*o
</line>
<line>
Doutor e* Bio*ecnologia pel* (RENORBIO/UFPI)
</line>
<line>
Docente efetivo *o Instituto Fed*r*l *e *du*ação, *iên**a e Tecnologia do *a*anhã*
</line>
<line>
E-mail: adel*on@ifma.e**.b*
</line>
<line>
Layane Bastos dos Santo*
</line>
<line>
Mestr*d* pelo Inst**u*o Fe*eral de E*ucação, Ciê**ia e Tecn*logia d* Maranhão
</line>
<line>
*radu*ção em Psi*ologia p*la Uni*ersidade **tadual do *iauí
</line>
<line>
Professo*a pe*o *nstituto Federal do *a*anhão, C*mpus Ca**as
</line>
<line>
E-ma*l: layane.santos@ifto.e*u.br
</line>
<line>
Ma**on Rangel Abreu Ferreira
</line>
<line>
*estrand* em Educação Profissiona* e Tecn*l*gica pelo *nstituto *ede*a* de E*ucação, Ciênc*a e Tecnologia do Mara*hão
</line>
<line>
Jorna*ist* d* Insti*uto Federal de Educa*ão, Ciência * Te**ologia *o Mara*hão
</line>
<line>
E-m*i*: mayc*n.ferreira@ifma.ed*.br
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
A. I. S. *ereir*, F. *. A. Rib*iro, L. B. Santos, M. R. A. Ferre**a
</line>
<line>
16*
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
A ed*cação profis*ional e
</line>
<line>
tecnológica, bem como os Instit**os Federais de Edu*ação
</line>
</par><par>
<line>
Profissional e *ecnol*gica que oferecem *ssa modalidade de ensino, têm s* expand*do c*da vez
</line>
</par><par>
<line>
mais e ganhado es*aço na s*ciedade br*sileira. Ao *esmo *empo,
</line>
<line>
*ais in*tituições têm
</line>
</par><par>
<line>
aumenta*o seus quadros e dad* re*evância a sua* novas funções, dentr* elas, comuni*ar
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
informar a *ociedade, com o *so das suas mídias s**iais. Nesse co*texto, o prese*te artigo
</line>
<line>
objetiva tr*b*lhar o *o*ceito de comunicação *rganizac*onal, as ações de co*uni*a**o ao longo
</line>
</par><par>
<line>
nos In*titut*s
</line>
<line>
Federai*, sua fun*ão estratégica e infor*at*v* den*ro das org*nizações
</line>
</par><par>
<line>
educac*on*is, be* como
</line>
<line>
o papel *as *ídia*
</line>
<line>
sociais *o p*anejamento est**tégico p**a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
fortalecim*n*o da imagem *nst*tu**onal e sua missão *a*a com a educação brasilei*a. Utilizou-
</line>
</par><par>
<line>
s*, como metodol*gia,
</line>
<line>
a
</line>
<line>
pes*uisa bibli*gr*fic* o méto*o de mapeamen*o sist*mático e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
literat*ra. An*li*ou-s* a natureza o*eracio*al e d* p*ssoal da com*n*ca*ã* orga*izaciona* e das
</line>
<line>
mídi*s socia*s dos Inst*tutos Federais, sua com*nicação, re*acionam*ntos internos e extern**.
</line>
<line>
Concluiu-se *ue exist* uma clara necessidade de providenc*ar polític*s de co**ni*ação para
</line>
</par><par>
<line>
faze* frente *** possí*eis prob*emas existentes n*sse â*b*to, dent*o *es*as
</line>
<line>
i*stit*i*ões,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
amenizá-los de forma eficaz.
</line>
</par><par>
<line>
*alavras-chave: **ucação Profissi*nal e Tecnol*gic*. Mapea**n*o Sistemát*co. Políti*as de
</line>
<line>
Comunicaç*o. M*dias Sociais. Organizaçõe* Edu*aciona*s.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
T*e professi**al and t*chnolog*cal ed*cation, as well as the Federal In*titut** of Professi*nal
</line>
<line>
an* T***n*l*gica* E*ucati*n that offer *his *od**ity of educ*tion, have been expanding more
</line>
<line>
a*d m*re *pace in the Brazilian societ*. At the same t*me, such institutions *a*e i*cre*sed their
</line>
</par><par>
<line>
c*dr*s an* g**en relevance t* t*eir new functions, am*ng them to communica*e a*d
</line>
<line>
*nform
</line>
</par><par>
<line>
s*cie*y, mainly t**ou*h *heir socia* m*dia. In this contex*, the *****nt arti*le aims to work on
</line>
<line>
the co*cept of organizational communicatio*, *he actions ** c*mmunic*tion alo*g t*e FI*, i**
</line>
<line>
strat*g*c and in**rmative fu*ction within the educ*tional org**iz*t*ons, *s well as the role o*
</line>
<line>
social me*ia in *he strategi* *lanning for *he strength*ning of the *nst*tu*i*na* image and its
</line>
<line>
mi**i*n to Brazilian *d**ation. A* a met*odo*ogy, bib*iogr**h*cal resear** and th* *ethod of
</line>
</par><par>
<line>
systematic
</line>
<line>
*iterat*re *apping we*e used. The opera*ional and p*rsonnel nat*r* of
</line>
</par><par>
<line>
*rga*ization*l com*unication an* *o**al medi* of the federal ins*itute*, the*r communic*tion,
</line>
<line>
i*t*rn** and e*ternal relationship* wer* analyzed. It wa* c*ncl*ded t**t there is a *lear n**d to
</line>
</par><par>
<line>
p**vide
</line>
<line>
com*u*ic*t*on policies to
</line>
<line>
addre*s possible probl**s
</line>
<line>
*n thi* fi*ld w*th*n these
</line>
</par><par>
<line>
i ns t * t u* i o*s
</line>
<line>
and
</line>
<line>
t*
</line>
<line>
mit***te
</line>
<line>
them
</line>
<line>
e*ficiently.
</line>
</par><par>
<line>
*eyw*rds: Professional and Technological Educatio*. Syst*matic Mapping. Communicatio*
</line>
<line>
Policies. Social medi*. Educational Organiz*tions.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina, v. 17, n. *, ar*. *, p. 161-18*, j*n. 2020
</line>
<line>
*ww4.fsa*et.com.br/*ev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*duca*ão, Mídia* Soc*a*s & Com*nicação Organiz*cional nos Ins*itut** Fede**i*:
</line>
<line>
163
</line>
</par><par>
<line>
* *NTRODU*Ã*
</line>
</par><par>
<line>
A histó*ia recente dos In*ti*uto* Fe*erai* de *ducação, Ciência e Tecnologia re*ist**, a*
</line>
<line>
longo de dez ano* d* existênc** comemorados em 2*18, a oferta d* formação profi**ional e
</line>
<line>
*ec*o*ógic* em larg* es*a*a, levan*o educação de qual*dade de **rma exp**sion*da, para
</line>
<line>
div*r*as regiõ*s do país. Co*sequente*en*e, após sua *riação e *xpan*ã* e* rede, for*m
</line>
<line>
criados d*vers*s cargos e atribuições, dentre *les, os cargo* re*aci*nad*s à comuni*ação e, *or
</line>
</par><par>
<line>
co*seguinte, as políticas e atribuiçõ*s *m comunicaçã* organizacional. *esse
</line>
<line>
c**ário *e
</line>
</par><par>
<line>
expansão e con*tan*es mud**ças no âmbito inst*tuc*onal, a c**unicação as*ume o impor*ante
</line>
<line>
papel de c*n*olidar a ima*em i*s**tuciona*, por meio da difusã* da missão, d* visã* e d*s
</line>
<line>
va*ores assumid*s pe**s or*anizações educ*cionai*.
</line>
<line>
Cont*do, cha*a * *tenção para o fato de as instituições que in*egram a Re*e Federa* de
</line>
<line>
Ed*cação Pro*i*sio*al, Cientí*ica e Te*no*ógic* (*FEP*T), conforme l*vant*me**o real*z*do
</line>
</par><par>
<line>
por map*am*nto sistemático em vários artigos, dissertaç**s * teses nes*e *stud*, em
</line>
<line>
s ua
</line>
</par><par>
<line>
maioria, não p*ssuem
</line>
<line>
políti*as
</line>
<line>
de *o*uni**ç*o claramente de**ni*as, e uma bo* *a*te, *ã*
</line>
</par><par>
<line>
foram co*str*í*as c*leti*amente. D*ante d*ssa realidade, em cons*quência, essas *nstitui*ões
</line>
<line>
enfrenta* a dificul*ade de ge*ir o pro**sso de comunica*ão d* uma estrut*ra multicampi e c*m
</line>
<line>
públicos d* inter**ses variados.
</line>
<line>
Nesse contexto, a discussão sobre o papel d** asse*sor*as d* comunicação, dos setores
</line>
</par><par>
<line>
de c*munic*ção e dos próprios
</line>
<line>
comunicadores
</line>
<line>
no* Ins*it*tos *ede*ais, espe*ificamente
</line>
</par><par>
<line>
enqu**to se***es e
</line>
<line>
pes*oas envolvid** ne*se contexto *e comunicaç*o interna e exte*na da
</line>
</par><par>
<line>
organizaç*o, é um tema r*cent* que vem
</line>
<line>
desper*ando o int*res*e de
</line>
<line>
pesquis*dores e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
p*ofissionais qu* atuam di*eta*ente na gestão estra*égica d*s a**es *e comun*ca*ão. Isso
</line>
<line>
porqu* bus*am aprimorar o trab**ho desenvolvido.
</line>
<line>
Dia*te *esse quadro, a presente p*squis* teve por *bj*tivo realizar *ma *evisão teórica
</line>
<line>
acerca dos princ*pais e*tud*s *eali**dos so*r* o t*ma. Levando e* *onta as palavras de Ma*os
</line>
<line>
(*009, p. 25), "a história das *r*anizações tem demons**a*o *ue os prob**mas de *omunicação
</line>
</par><par>
<line>
sã* os
</line>
<line>
*rincipa*s responsá*eis p*los erros operacionais, desacertos de gestão e conflit*s
</line>
</par><par>
<line>
i*terp*ssoai*". D*sse modo, *st* artigo trabalha o *onceit* *e comunicação or*a*izaci*nal, as
</line>
<line>
ações d* comunicaç*o nos I*s, sua fun*ão estratégica e i*for*a*iv* dentro das o*g*nizaçõe*
</line>
</par><par>
<line>
educacionais, bem com* o papel das mídias socia*s
</line>
<line>
n* pla*ej*mento estr*tégico pa*a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
fo*talecimento da image* ins*itucional.
</line>
</par><par>
</page><line>
Utiliza*am-*e como met*do*ogia as pesquisas bibliog*áfica* e o método de mapeamento
</line>
<line>
sistemáti*o de literatur*. A*al*sou-se a natureza *pe*acional e *e p*ssoal da comun*caçã*
</line>
<line>
*e*. *SA, Teresina PI, v. 17, n. 6, art. 9, p. 1*1-181, jun. 2020 ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. I. S. Pere*ra, *. A. A. Ribei*o, L. B. Santos, M. R. A. Ferreira
</line>
<line>
164
</line>
</par><par>
<line>
orga*izacio*al e *as mídi** soc*ais dos i*s*itutos *ed*rai*, sua comuni*ação, re*a*io*ame*tos
</line>
<line>
internos e ex*ernos, além da ne*essidade de providenciar *o*íti*as de co*uni*ação *ara faze*
</line>
<line>
frente a*s *ossíveis problemas existentes *es*e *mbi*o dentro dessas *nstituições * am*n*zá-*os
</line>
<line>
d* for** ef*caz.
</line>
<line>
As pri*cip*is referências bib*iográficas foram focad** nas áreas *e comunicação
</line>
</par><par>
<line>
*rga***acional, *om*nicação instituci*nal nas *nstituiçõ*s ed*cat*va* e o
</line>
<line>
pape* das m*dias
</line>
</par><par>
<line>
sociais ness*s instituições públ*cas edu*acion*is, como pontes para co*struir estratégias de
</line>
<line>
ação. O *resente a*tigo irá se dividi* em várias seç*es. N* pri*eir* parte, serã* *presentados o
</line>
<line>
*onceito de comunicação *rganizaci**al e * seu pape* nos Instit*to* Federa*s. Poste*iormente,
</line>
<line>
serão disp*stos os respect*vos ob*e**vo* e re*urso* *etodológicos. Em *egu**a, realizar-se-á
</line>
<line>
uma revisão da literat*ra sobre a Rede Fede*al de Educaç*o Profissi*nal e Tecnoló*i*a e o uso
</line>
<line>
da* mídi** socia*s *nquan*o estratégias de comuni*a*ã* ***ses e*paços. Por fim, refle*ir-se-á
</line>
</par><par>
<line>
s*br* a relevância do
</line>
<line>
est*do do *s* institucional da comuni*aç*o em mídi*s s**iai* em
</line>
</par><par>
<line>
instituições educac*onai*, c*mo modelo de interaçã* capaz *e res*onder ao com*r*mi**o soc*al
</line>
<line>
q*e a missão dos Institutos Federais pre*oniz*.
</line>
<line>
2 METODOLOGI*
</line>
<line>
A meto*ologia de pesq**sa * a atividade bá*ica da ciência p*ra a construção da
</line>
<line>
realidad*; trat*-*e de um conjunto de técnicas, p*d*ndo *er car*cterizada como o caminh* do
</line>
<line>
pensam*nto a ser seguido (MI**YO, 2003).
</line>
</par><par>
<line>
Qua*to às técnicas e procedimentos utili*ados, este estudo está fund*mentado
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
referências *ibliográficas, visand*
</line>
<line>
ilust*ar conceitos * f*r***ent*s qu* facilit*rão
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
entendimento da comunicação
</line>
<line>
organizacion*l e *as mídias sociais nos I*st*tutos Federais.
</line>
</par><par>
<line>
Dessa forma, a **se inic*** *a *esqui*a *aut*u-se no levant**ento de ma*erial b*bliogr*fi*o. As
</line>
<line>
referênci*s, portanto, foram obtida* por me*o d* fichamento e arq*ivament* d* infor*ações, a
</line>
</par><par>
<line>
partir d* material já publicado, constituído
</line>
<line>
p*inci*alme*te de l*vro*,
</line>
<line>
artigos de p*riódico*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
m*terial disponibili*ado na internet (TRIVIÑOS, *009).
</line>
<line>
**r meio de um m*pea*ento *is*e*á*ico *e *iteratura, pr*sseguiu-se co* *
</line>
<line>
ident*fic**ão e explora*ão dos por*ais online de pe*iódico* cient*ficos, fazendo as buscas por
</line>
</par><par>
<line>
*e** de palavr*s-chav*
</line>
<line>
relacio*adas *o *ema. Verificou-se a produção c*en***ica oriunda de
</line>
</par><par>
</page><line>
disse*tações, teses e artig*s *isponív*is ness*s pági*a*. * mo*elo adot*do ness* estudo
</line>
<line>
prete*de da* ** pesqui*ador a confiança, po* meio de t*l mapeamento si*temát*c*, *evido ao
</line>
<line>
conheci*ento o*t*do na pesquisa, p*ra real*zar conex*es entre as fontes * as teorias existentes.
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina, v. 17, n. 6, art. 9, p. 161-1*1, jun. 2020 www4.f*anet.co*.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E*ucação, Mídias *ocia*s & *omunica*ão Organizacional no* I*stitut*s Fed*ra*s:
</line>
<line>
165
</line>
</par><par>
<line>
Além disso, o *odelo permite a rep*icaçã* e valida*ão *ara outras investigaç*es, evita*do
</line>
<line>
pe*q*isas sob *mostr*gem *nviesada (BECKER, 2015).
</line>
<line>
O *a*ea*ento sist*máti*o de li*eratura é forma de pesqui*a b*seada em evi*ê*cias. *
</line>
</par><par>
<line>
partir *el*s, é p*ssível criar argum*ntos e conexões
</line>
<line>
pa*a a geração de n*vas hipóteses
</line>
</par><par>
<line>
(CO*PER, 2016). Tal cl*s*ificação permi*e ligações v*sua*s, ou seja, o m*pa do* *esultados
</line>
<line>
(PETERSEN et al., *008). Tal map*ament* * um co*junto concret* de dados e conh*cimentos
</line>
<line>
sobre um determinado as*unto. Nas palavr*s de Eco e Sebeok (2008), ele é o "procedimento
</line>
</par><par>
<line>
de ad**ar u** hipótese ou uma propos*çã* *ue co*duziria a uma
</line>
<line>
predição daquilo que
</line>
</par><par>
<line>
pareceriam ser fatos surpreende*te*", c*nst*tuindo, assim, u* a*gumento d* ori*em para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa.
</line>
</par><par>
<line>
No quadro abaix*, resume-se o protocolo de mapea*ento s*s*e*ático util*za*o nesse
</line>
</par><par>
<line>
estudo:
</line>
<line>
Quad*o 1 - Protocol* *e mapeam*n*o sistemát*co ut**izado nesse estudo
</line>
</par><par>
<line>
O*j*tivo
</line>
<line>
Identificar quais t*mát*cas têm sido pesquisadas
</line>
<line>
s*bre
</line>
</par><par>
<line>
c*munica*ão em mí*ias sociais em instituições
</line>
<line>
educacionais, como modelo de interação c*paz de
</line>
<line>
responder ao *omprom*ss* socia* q** a m*ssã* dos
</line>
<line>
Institutos Federais preconi*am.
</line>
</par><par>
<line>
Qu*stões de Pe*qui*a
</line>
<line>
Q*a*s as temáticas mais recorren*es n*s *ro*uçõe*
</line>
<line>
*ie*tíficas sobr* o uso **s mídia* sociais *om* lócus
</line>
<line>
*e pesquisa nos Institu*o* *ederais.
</line>
</par><par>
<line>
Bases de *ado*
</line>
<line>
Scopus, Web *f Science,Scielo, em Revis*as *e
</line>
</par><par>
<line>
P*ogramas de Pós-Graduaç*o em Comun*cação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
DOA* - Directory of open Acess Journa*s.
</line>
</par><par>
<line>
Cri*érios *e In*lusão
</line>
<line>
Artigo* *ompleto*, art*gos escritos e* Português, entr*
</line>
</par><par>
<line>
os anos de 200* a
</line>
<line>
2018, q*e aborde* *uestões
</line>
</par><par>
<line>
r*lacionadas ao uso da *omun*ca*ã* orga*iz*cional em
</line>
<line>
institu*ções ed**acio*ais e mí**as sociais, em es*ec*al,
</line>
<line>
n*s I*stit*tos *ede*ais.
</line>
</par><par>
<line>
Crité*ios *e Exclusão
</line>
<line>
Art*gos *uplicados, art*go* incompletos,
</line>
<line>
ar*igos
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
id*oma diverso d* p*rtuguês, artig*s que não tratem de
</line>
<line>
i*stitu*ções educacion*is, nem dos instituto* *ederai*.
</line>
</par><par>
<line>
Stri** de busca
</line>
<line>
Mí*ias
</line>
<line>
s*cia*s
</line>
<line>
nos I*stitutos F*der*is d* Educação
</line>
</par><par>
</page><line>
Tecnológi*a.
</line>
<line>
*ont*: Ada**ado d* Ro*ha, N*scimento & N*sci*ento (2**8)
</line>
<line>
Pode*os notar que * mapea*ento *i**emático de liter***ra te*e como rec**te o períod*
</line>
<line>
incluso entre 2008 * 2018, e* fo*t*s como S*o**s, Web of Sc*ence, Scie*o, artigos e* Revistas
</line>
<line>
de Programas de Pós *radua*ão em Comu**cação * DO*J - Directory of open *cess *ourn*ls.
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*si*a PI, v. 17, n. 6, art. 9, p. 16*-181, jun. 2020 www4.f**net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. S. Pereir*, F. A. A. Ri*eiro, L. B. Sa*tos, M. R. A. Ferreir*
</line>
<line>
166
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
1º
</line>
<line>
filtro:
</line>
<line>
13 Produções
</line>
</par><par>
<line>
*E*EÇÃO FINAL
</line>
<line>
12 Pr*duções
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: **a*ta*o de R**ha, Nascimento & Nascim*nt* (2018)
</line>
<line>
Constatou-se, portant*, a nec*ssidade de f*rtalec*m*nto de uma comunidade de
</line>
<line>
pesqu*sa *obre essa tem*ti*a, *á que apen*s 12 artigos f**am enc**t*ados, o que dem*nstra a
</line>
<line>
clara necessidad* d* mai* pesqu**as e produções que versem sobre *sso. *ão, por*anto, *oucas
</line>
<line>
** p*oduções científicas que versam acerc* d* estudo da *omuni*a*ão organ*z*cional e d*s
</line>
<line>
mídias soc*ais nos In*titutos F*derais.
</line>
<line>
3 REFERENCIAL *EÓR***
</line>
<line>
*.1 Comuni*ação organiz*cio*al
</line>
<line>
*.1.1 Conceitos
</line>
<line>
A palavr* comun**ação vem do latim "communicar*", que significa partilhar, **rnar
</line>
<line>
co*um. A com**i*a*ão é, pois, fund*mental p*ra o de*e*vo*v*mento hu**no, é imprescind*ve*
</line>
<line>
para a so*revivência e desenvolvimen*o da* organ*z*çõ*s:
</line>
<line>
As comunicaçõe* s*o básicas p*ra existênci* *e todo i*divíduo ***erno e de toda
</line>
<line>
*r**niz**ão, d* qualquer tamanh*. [...] Da *esma forma, a *rganização ne*essita
</line>
<line>
saber o que acontec* *ntre os *r*pos *ue * influenciam para poder atin*ir, de modo
</line>
<line>
objetivo, os diversos p*b*icos de se* interesse (*RANÇA, 2008, p. 3)
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresi**, v. 17, n. 6, art. 9, p. 161-*81, jun. 2020 www4.f*an*t.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Educação, Mídias Soc*a*s & Comunicação Organizacional nos Ins*ituto* Federais:
</line>
<line>
167
</line>
</par><par>
<line>
S*g**do Chiavenato (*00*, p. 142), c**u*icação "é a *roca de i*formações *ntre
</line>
</par><par>
<line>
in**víd*o*. Significa to*nar *om*m uma mensagem ou in**rmação, em qualque* nível
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
interaç*o humana. Ela c*nstitu* um *os processo* fund*mentais da exper*ên*ia humana e da
</line>
<line>
organização so*ial". Gil (*014, p. 73), a respeito do processo de comunicação, *ei*a c*aro que:
</line>
</par><par>
<line>
"a comunicação vai
</line>
<line>
além
</line>
<line>
do simples at* de informa*. Requer **ntonia
</line>
<line>
com o interlocutor
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
ta*bém o esclarec*m*nto p*r p*rte deste *cerca d*s efeitos pro*u*idos pela **nsag*m".
</line>
<line>
Nesse ínt*rim, temos a* p*lavra* de T*ayer (1972, p. 120), o q*al versa: "É a
</line>
<line>
*omunicação *ue o*orre dentro da organização e a comunicaç*o en*re ela e seu meio ambiente
</line>
<line>
que definem e deter*inam as co*d*ções de s*a *xistênc*a e a direção d* seu movime**o". Já
</line>
</par><par>
<line>
Wolt*n (*006, p. *3) afirma
</line>
<line>
que c*municação "É a *empre a b*sca da relação e do
</line>
</par><par>
<line>
comparti*hamento". Para Marc*nde* Fi*ho, por sua vez, "comuni*ação é a*te* um *ro*esso,
</line>
<line>
um acontecimento, um enc*n*ro *eliz ent*e duas intencionalida*es [...]" (2*04, p. *5).
</line>
<line>
*oodman e Hirs*h (2*10) afirm*m que o p**el da com*n*cação mudou *as
</line>
</par><par>
<line>
organizações,
</line>
<line>
assi* *omo naturez* das a
</line>
<line>
organiza*ões mo*ifi*ou-se em resposta a uma
</line>
</par><par>
<line>
expl*s*o de no*as t*cnologias de c*mun*cação. "A comun*cação * *ais *o***exa, e*tra*é*ica
</line>
<line>
e *ital para a saúde d* organ*zação do que era antes, e só vai ganhar importâ*cia n* ec*nomia
</line>
<line>
baseada n* inform*ção" (GOO*MAN; *IR*CH, 2010, p. 17).
</line>
</par><par>
<line>
Para Ferr*ira (20*4), comunicar quer dizer
</line>
<line>
associar,
</line>
<line>
estabe*ecer comunicação
</line>
<line>
entre;
</line>
</par><par>
<line>
ligar,
</line>
<line>
u*ir, co**artilhar, tornar comum. Informa*, nesse caso, não
</line>
<line>
é o
</line>
<line>
principal objetivo
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
comunicaçã* dentro das org*nizaç*es e *im in**gr*r os **us funci*nários co* as ações
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
empresa, suas lideranças, crenças, fazendo
</line>
<line>
os s e *s
</line>
<line>
funcionári** se se*tirem parte do *odo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
valorizados. Putnam, Phillip* e Chap**n, quando fa*am de *omuni**ção d*ntro de instituiçõ*s
</line>
<line>
de qualquer *atureza, afirmam que "talvez ne***m outro conc**to esteja tão presente no e*t*do
</line>
<line>
das *rganiza*õe* quanto o designado pelo *ermo comunicação. Essa onipresen*a faz com q*e
</line>
<line>
o se**ido de comunica*ão torne-se ardilosamente impre*iso" (2004, p. 7*).
</line>
</par><par>
<line>
Quando a comunicaç*o é abordada no c*nt**to
</line>
<line>
de uma organ*zação,
</line>
<line>
denomina-se
</line>
</par><par>
<line>
com*nicaç*o emp*esari*l, institucional, corpor*t*va ou organizacional. *s nomenclaturas
</line>
<line>
variam de aco*do *om os autore* (BUENO, 2*09; PIMENTA, 2002; RABA*A; B**BOSA;
</line>
</par><par>
<line>
SODR*, 19*7), mas levam * um ent*ndimento comum. De maneira *e*al,
</line>
<line>
*ntend*-se
</line>
</par><par>
<line>
*omunicação *mpresarial ou com**ica*ã*
</line>
<line>
organizac*ona* como o "conju*to integrado
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
ações, *str*tégias, plano*, polít*c*s e produtos planejad*s e d*senvolvidos por uma organiza*ão
</line>
<line>
pa*a e*tabelec*r a relação p*rmanente e sis*em*tic* com todos o* se*s *úbli*os de interesse"
</line>
<line>
(BUENO, 2009, p. 3-*).
</line>
<line>
Re*. FSA, *eres*n* PI, v. 17, n. *, art. 9, p. 161-18*, jun. 2020 w*w4.fsane*.c*m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. I. S. Pereira, F. A. A. *ibeiro, L. B. Santos, M. R. *. Ferreira
</line>
<line>
1*8
</line>
</par><par>
<line>
De **ordo com Wilson Bueno (200*), a comuni**ção organ*z*ci*nal vem *a*han*o
</line>
<line>
relevância de*tro das empresas e instituições. Assim, *em g*nhado destaque nos org***gra*as,
</line>
<line>
si*uando-se nas pri*e*ra* e mais altas casas dos quadros de recursos hum*n*s, sendo objeto de
</line>
<line>
projetos e *olíticas in*titu*ion*is. Nesse sentido, Marchio*i (2011) *firm* que a com*nicaç*o
</line>
</par><par>
<line>
adquiriu *oto**edad* na gest*o
</line>
<line>
*rg*n*zacio*al gr*ças a* seu caráter estratégi**, de
</line>
</par><par>
<line>
com*e*itividade.
</line>
</par><par>
<line>
Ba*dissera (*010), por seu t*rno, compre*nde a comunicação organiz*cional
</line>
<line>
*omo
</line>
</par><par>
<line>
*rocesso *e cons*ru*ão e dispu*a de sentidos no *mbito das relações or*aniz*cionai*.
</line>
<line>
A
</line>
</par><par>
<line>
comunicação i*terna é um processo colet*vo de su**itos *ue t*cem a cultura org**izacional.
</line>
</par><par>
<line>
Olha-se para a comuni*ação c*m* processo de transmissã*, *iferentemen*e de olhar
</line>
<line>
para a comunicação como um proces*o de criaçã* *e conheciment*, co**
</line>
<line>
estimuladora de *iálogo, como um* c*mu*ic**ão *ue aj*da a *ons*ruir a r*alid**e
</line>
<line>
organiz*c*on*l. (MARCHIORI, 20*8, p. *)
</line>
</par><par>
<line>
Kun*ch entende qu* a comunicação organizac*onal "design* todo o *rabalho
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
c*m*nicaçã* levado a efeito pe*a* organizações em ger*l" (*003, p. 14*-150). A auto*a tem
</line>
<line>
uma p*rspe**iva *nt*gra*a ** comunicação, prop*ndo que todas as or*anizações co*cebam a
</line>
<line>
*ua comunic**ão a partir de uma perspect*va in*egra*a. Essa *omun*cação integrada ab*a*geria
</line>
</par><par>
<line>
a comun**ação insti*uc*onal, a comuni*açã* m*rca**lógic*, a comunicação interna e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
comuni*ação adminis*rativ*, c*n*tituindo o mix, o *omp**to *a comunicação organizacional.
</line>
<line>
A *omunicação orga*izacional dent** dos In*titutos Fed*ra*s pauta-se no co*ceit* de
</line>
</par><par>
<line>
comu*icação pública. D* ac*rdo com Duarte
</line>
<line>
(*010), a **mun*cação pú*lica real*zada **s
</line>
</par><par>
<line>
or*anizações
</line>
<line>
públ*cas deve se bas**r nos objet*vos de interesse coletivo e é a*icerç*da *os
</line>
</par><par>
<line>
pr*ceitos de c*dad*nia, democra*ia, particip*ção, transparênci*, diálogo *
</line>
<line>
comun*ca**o.
</line>
<line>
A
</line>
</par><par>
<line>
comunicação n*ss** órgã*s deve ser espa** de interação
</line>
<line>
*os diversos atores so*iais q*e
</line>
</par><par>
<line>
transi*am nestas in*tituiçõe*.
</line>
</par><par>
<line>
Os IFs pos*uem a preocu*ação *e
</line>
<line>
o*erec*r ensin*
</line>
<line>
de q**lid*d* e s*rvir à soc*eda*e,
</line>
</par><par>
<line>
"promovendo * desenvolvimento na perspectiva de
</line>
<line>
uma s*cied*de inclusiva e democrática"
</line>
</par><par>
<line>
(BR*SIL, ***8). Para isso, el*s buscam inovar em todos os seus processos, não somente no
</line>
<line>
pro*esso de ensi*o-apr*ndiz*g*m. A *omunicação ta*bém tem sid* inclu**a ness* proce*so de
</line>
<line>
*esponsabilidade para com * miss*o social **s Institutos. Após exp*anar *revemente *ob*e o
</line>
</par><par>
<line>
processo de consti*uição e
</line>
<line>
expan*ão
</line>
<line>
d*s Ins*itutos Federais, d*s*orreremos sobre o
</line>
<line>
pap*l
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
c*municação n*ssas institu**ões.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 6, **t. 9, p. *61-181, jun. 2*20
</line>
<line>
w*w4.fsane*.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Educação, Mí*i*s Socia*s & C*municação Org*niz*ci*n*l n*s Institut*s Federai*:
</line>
<line>
16*
</line>
</par><par>
<line>
3.2 E*pansã* da *e*e federal de educação profissional, c*en**fic* e *ecnológica (RFEP*T)
</line>
<line>
Em 2008, c*m a prom*lgação da Lei nº 11.892/2008, o Ministério da Ed*cação criou
</line>
<line>
um novo *odelo de educação *rofission*l * tec*o*ógica, a partir d* *nte*ra*ão d*s Centros
</line>
<line>
Fed*rai* de Educ**ão Tecn**ó*ica (CEFETs), das Escolas Técnicas Federais e das Escol**
</line>
<line>
Agrotécni*as: os *nstitu*os Federais de *ducação, C*ên*ia e **cnologi* (BRASIL, 2**0). O
</line>
<line>
artigo 2º da Lei nº 11.892/20*8 menciona que.
</line>
</par><par>
<line>
Os I*stitutos Federais s*o in*t*tuições *e educação superior, básica pr**i*siona*, e
</line>
</par><par>
<line>
plu**curricul*res m*lticampi, espec***iz*dos na o*er*a de ed*cação profiss*onal *
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
tecnoló*ica nas difere*tes **dal*d*des *e ensino, com base na conjugação de
</line>
<line>
*onh*ci*en*os técn**o* * t*cnológicos com a* suas práticas pe*a***i*a*, nos ter*os
</line>
<line>
dest* Lei. (BRASIL, 2008)
</line>
<line>
Os I*stitutos Fed*ra*s de Educação, Ciência e Tecnolog*a atuam em todos os ní*eis e
</line>
<line>
modalidad*s *a e*ucação profi*sional - do ensino t*cnico à pós-g*aduaç*o - e têm com* *oco
</line>
<line>
a justiça s*c*al, a e*uid*de, a compet**i*idade econô*ica e a gera*ão d* n*va* tecnolog**s.
</line>
</par><par>
<line>
Além d*sso, deve* bu*car responde*, de forma *gil * ráp*da, às dem*ndas
</line>
<line>
por formação
</line>
</par><par>
<line>
profis*ional, por d*fusão de conh*ci*entos c*entíficos e te*nológ*cos e o*er*ce* supor*e aos
</line>
<line>
arr**jos prod*tivos locai* (BRASIL, 2010).
</line>
<line>
Os Institut*s F*derais t*m as se*uinte* fin*lidades e *ara*terística*:
</line>
<line>
I - of*rtar *d*caç*o **of*ssio*a* * tec*ológica, e* *od*s os seus níveis e mod*l*dades,
</line>
</par><par>
<line>
fo**ando e
</line>
<line>
*ualif**ando cidadãos com vi*tas na atua*ão profiss*onal nos divers*s
</line>
</par><par>
<line>
se**res da economia, com ênfase no desenv*lv**ento socioecon*mico l*cal, regi*nal
</line>
<line>
e nacion*l;
</line>
</par><par>
<line>
II - desenvolver educaçã* *r*fissiona* e tecnológic* como processo *ducat*vo a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
investigativo *e geraç*o * ada*tação de soluções técni*as e *ecno*ógicas à* dema*das
</line>
<line>
*ocia*s e peculiaridad*s regionais;
</line>
</par><par>
<line>
II* - prom*ver a integra*ã* e a v*rticalizaçã* da
</line>
<line>
*ducação básica * educa**o
</line>
</par><par>
<line>
**ofissional e educa*ão superior, otimi*ando *nfra*strutura física, os qua*ros d* a
</line>
<line>
pessoal e os recursos *e gestão;
</line>
<line>
IV - orien*a* sua oferta *orm*tiva e* ben*fício da *onsolida*ão e fortalecimen*o dos
</line>
<line>
arranjos produtiv*s, soc*ais e culturais l*cais, identificados *om base no ma*e*mento
</line>
<line>
d*s pot*ncialid*des de *esenvolvime*to soci*econômi*o e cultural no âmb*to de
</line>
<line>
*tuaçã* do Instituto Fed*ral;
</line>
<line>
V - constitu**-se em centro de exc*lência na oferta do ens*no de *iên*ias, em geral, e
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
ciências aplicadas,
</line>
<line>
em particular,
</line>
<line>
estimulando o d*senvol*imento d* e*pírito
</line>
</par><par>
</page><line>
crítico, voltado * in*estiga*ão empí*ica;
</line>
<line>
VI - *u*lifica*-*e como centro *e referên*i* no apoio * oferta do ensi*o de ciências
</line>
<line>
nas insti**iç*es *úblicas de ens**o, oferecendo c*pacita*ão t*cnica e *tualização
</line>
<line>
pedagógica a*s do*ente* d*s red*s *úb*icas de ensino;
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 6, ar*. *, p. 1*1-181, jun. 2*20 www*.fsa*et.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. I. S. P*reira, F. *. A. Ri*eiro, *. B. Santos, M. R. A. *er*eira
</line>
<line>
170
</line>
</par><par>
<line>
V*I - d*senvolv*r progra*as de e*ten*ão e de divul*açã* cien*í*ica e tecnológica;
</line>
</par><par>
<line>
VIII - realiza* e estimular a pesquis* apl*cada, a produçã*
</line>
<line>
cultural, o
</line>
</par><par>
<line>
empreendedori*mo, * cooperativismo e o de*envolvimento cien*ífico e tecnológi*o;
</line>
<line>
*X - promover a p*od*ção, o desenvo*vi*ento e a trans*e*ên*ia d* t**no*ogias s*ciai*,
</line>
<line>
notadamente as voltadas à pre*er*ação do me*o a*biente. (BRASIL, 2008)
</line>
<line>
***e-** dize*, c*nforme *rr*da (201*), que a *xpansão e int**io*iz**ão *a Rede Federa*
</line>
<line>
de Ed*ca*ão Pro*issional e Tecnológ*ca podem c*ntribuir para * democratização d* educaçã*
</line>
<line>
e o f*men*o ao desenvolvimento local e regional.
</line>
<line>
* interiorização dos Institutos *eder*i* está viabil*zando q*e popu*açõe* rurais, ant**
</line>
<line>
apartadas do acesso a *m ensino públi*o de qual*dade, passem a ter co*tato com outra
</line>
</par><par>
<line>
realidade edu*acional. *s*o *egurament* pro*orci*nará a este
</line>
<line>
c*ntingent*
</line>
</par><par>
<line>
p*pulacional um out*o referencia* de edu*ação pública (AR*UDA, 20*0, p. *)
</line>
<line>
A*ua*men**, a **EPCT é composta *or 589 campi dis*ribuíd*s em toda* a* *egiões do
</line>
<line>
Brasil e oferec* 11.264 cursos, com 1.031.79* aluno* ma*riculados (BRASIL, 2018).
</line>
<line>
3.3 O papel da Comunicação Organiza*i*nal nos In*tit*tos *edera*s
</line>
<line>
* Re*e Feder*l de Educação Profissio*al e *ecno**gica (RFEPT) *stá p*ese*te e* todos
</line>
<line>
os estad*s brasileiros e ofe*e*e cursos nos níveis técnico, *uperior de t*cnologi*, l**encia*uras,
</line>
<line>
*acharelados, pós-gr*duaç** (especia***ação, mestra*o e d*utorado). "Tid* no seu início como
</line>
<line>
i*strumento de política vo*tado para as \classe* d*sprovidas', a Rede Federal *onfigura-se hoj*
</line>
<line>
como *mpo*tante e*trutura para qu* todas as pessoas tenham ef**i*o *c*sso às conqu*stas
</line>
<line>
***ntíf*cas e tec*ológic*s" (BRAS*L, 201*).
</line>
<line>
Ness* c*nte*to, e* que a educação profissional e tecn**ógica vem ganhando cada v**
</line>
</par><par>
<line>
mais
</line>
<line>
espaço, a comunicação organizacional adquire lugar d* d*sta*ue. Por
</line>
<line>
isso, é relevante
</line>
</par><par>
<line>
compre*nder os proc*ssos *omuni*ac**nais qu* estão en*olv*dos *os
</line>
<line>
process*s d*
</line>
</par><par>
<line>
comunicação
</line>
<line>
o**anizacional de*tro desses espaços educacionai*, já que "edu*ação e a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
comunicação s*o dua* á***s extremamente abr*ngentes *ue perme*am todas a* ra*ificaçõ*s da
</line>
<line>
c*nfiguração soc*al" (MATTERLART; MATTERLA*T, 1999, *. 9).
</line>
</par><par>
<line>
Desse *od*, en*atiza*os qu* a comu*icação entre as i*stituiçõe* d* ensino e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sociedad*,
</line>
<line>
*omo as da Rede Federal de Educação Pro**ssi*nal e Tecno*óg**a, configura-s*
</line>
</par><par>
</page><line>
como um* *ecessidade legal de trans*a**ncia rela*ivamente *s atividad*s *o ensino, pesquisa e
</line>
<line>
extensão dessas in*tituições (BRASIL, 1996; DE*ORS, 1*98). Afina*, * *or me*o dos canais
</line>
<line>
de comunicação q*e a soc*edade pode conhecer suas ações e pro*etos.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, *. 17, n. 6, art. *, *. 161-181, jun. 2020 www4.*sanet.com.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Educação, Mídias Sociais & Comunic*ç** Organiz*cional *o* *nst*tutos Fede*ais:
</line>
<line>
1*1
</line>
</par><par>
<line>
Isso corrobora
</line>
<line>
com o dispos*o por Tor*ua** (20*0, p. 17), q*e defende, a partir da
</line>
</par><par>
<line>
perspec*iva organi**ci*nal, o car*ter educativo *a comu*ic*ção:
</line>
<line>
O olha* s*stêmico e *n*e*rado apont* alternativas para pot**cia*izar os instrumentos
</line>
<line>
de *om*nicação di**o*íve** n*s org*niz*ções, a*r*buindo-lhes objetivos *ue
</line>
</par><par>
<line>
transce*dem * i*formação * o env*lvimento e e*fatizam a *ducação e ob*en*ão de
</line>
</par><par>
<line>
conhecimento pelos pú*licos re**ptores.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse s*n*ido, o autor sublinha qu* os conte**os abordados de*tro da comunicação
</line>
<line>
organizaciona* nos IFs de*em ult**passar o* fatos d* coti*i**o da organização * abra*ger *utr*s
</line>
<line>
aspectos q*e *e*meiam a vida. As mens*gens d**e* propiciar a compreensão dos contextos e
</line>
<line>
integrar a *omunidade *om u* mundo em perman*n*e mu**nç*.
</line>
<line>
S*gundo *ueno (2003), para se construi* de forma efetiva na organizaçã*, mesmo *m
</line>
<line>
institu*ç**s *du*a*i*nais, a comunicação orga**zac*onal p*ecisa qu* sejam segu*das alg*mas
</line>
<line>
co*dições: a) todos *s colaboradores podem e d*vem part*cipar *os processos comu*icacionais;
</line>
</par><par>
<line>
b) * comun*c*ção
</line>
<line>
de*e se* **ecutada de for*a que as pess*as sintam-s* estimuladas (e não
</line>
</par><par>
<line>
co*strangi*as) a part*cipar do processo; *) ética e responsabilida*e de*em estar pres*ntes *a
</line>
<line>
comunic*çã*; d) d*ve *er focada no processo globa* de gest*o empresar*al.
</line>
<line>
Para t*nto, a comuni*ação organi*acional dentro dos Ins*itutos Federai* deve
</line>
</par><par>
<line>
*ompreende*
</line>
<line>
um grande e co*plexo *onju*to de ativi**des, aç*es, estraté*ias, prod*to*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
proces*os desen*olvidos p*la
</line>
<line>
instituição, **nto aos stakeholder* (*úblicos de interesse
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
consumido*es, em*regado*, formado*es de op*ni**, class* política ou e*p*es*ri**, acionistas,
</line>
<line>
comunida*e, j*rnalist*s) ou à opi*ião públi*a. Ou seja, "a *omunicação é um processo
</line>
<line>
multidisciplin*r e abran**nte" (TORQUATO, 2010, *. 35).
</line>
<line>
*s públicos, *úblicos-*lvo ou s*akeh*lders são os gru*os c** os qu*is a* or*aniz**ões
</line>
<line>
buscam se relacio**r e que a comunicação or*anizacio*al te**a ati*gir. A co**eta *ercepção da
</line>
<line>
organização p** esse público pas*a, po*s, ne*ess*riamente, pelo trabalho da comunica*ão. No
</line>
</par><par>
<line>
caso d** Institutos *edera**, po*em
</line>
<line>
*** considera*os c*mo públicos-alvo os *s*udantes,
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
servidor**,
</line>
<line>
aut*rida**s, comu*idade r*g*onal, fornecedores e impren**. A pa*tir dessas
</line>
</par><par>
<line>
definições, percebe-se q** as *çõ*s e os p*ojet*s *e c**unicação * se*em i*plant*do* dentro
</line>
</par><par>
<line>
do* I*stitu*os Fe*erais devem se*
</line>
<line>
*estinado* promover a *ntegração *a instituiçã* com a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
c*munidade, bem c*mo *oss*bilitar, estimular e va*orizar a par**cipação dos di***sos segmentos
</line>
<line>
nas i*iciativ*s e decisões in**ituciona*s.
</line>
<line>
*e*s* forma, o *a*el da co*u*icaçã* orga*izacional nessas *nst**uiçõe* educacionai*
</line>
<line>
também assume a função de prom*ver a inclusão social de*se *úblico e compartilh*r o saber,
</line>
<line>
**v. FSA, **resina PI, v. 17, *. 6, art. 9, p. 16*-181, *un. 2020 *ww4.fsanet.co*.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. I. *. Pereira, *. A. A. R*beir*, L. B. Santos, M. R. A. F*rreira
</line>
<line>
172
</line>
</par><par>
<line>
incorporando o co*pro*isso *om a rea*ização social e *rofissio*al dos *ducandos. O *etor de
</line>
</par><par>
<line>
com**ic*ç*o de c*da instit*t* dev* inst*urar
</line>
<line>
con*i*ões pa*a qu* comunicação entre a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
i*stituiç*o e seus públicos es*ratégico* a*cance um novo
</line>
<line>
pat**ar, f*rta*ecendo
</line>
<line>
o de*ate
</line>
</par><par>
<line>
*emocr*tico e consolida*do o papel da educação como prop*ciadora da ascens*o social para o
</line>
<line>
desenvolvimento do país.
</line>
</par><par>
<line>
A educaçã*, pois, *e const*tui como o pro*es*o fundamental para * const*ução
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
afirmação da cid**ania * a
</line>
<line>
comunicação e*erge como plat*f*rma
</line>
<line>
par* instrumentalizá-*a,
</line>
</par><par>
<line>
fa*orecendo a equida*e, a just*ça social, por meio do seu dever de tr*nsparência n* **etivação
</line>
<line>
*o se*viço que pre*ta à sociedade, em uma *n**ituiçã* públi** de educa*ão. A parti*ipaç** dos
</line>
<line>
*egmentos *oc**is, a integração com a c*muni*ade e valorização do s*r humano *evem se*
</line>
<line>
ref*etidas na comunicaç** e n*rtear seus objetivos, suas práticas, instrumentos e ações.
</line>
<line>
A consc*ência crítica *iante da realidade e o p*tencial tr*nsformador de c*da c*da*ão,
</line>
<line>
almejado* através das políticas empreendidas pelos Ins*itutos Federais, precisam ser refl**idos
</line>
<line>
nas ações ** com**ic*ção de c*da campus:
</line>
<line>
A parti*ip*ção, a **lo*ização do c*dadão, o i**enti*o de *n*c*ati*as *oltad*s p*r* a
</line>
<line>
cons*rução do conhecimento evidencia* que a comuni*ação em *ma institui*ão
</line>
<line>
educac*onal reveste-se de caracterí*ti*as que a difere *e ou*ras *r*an**ações co*o
</line>
<line>
s*permerca*os e ind*strias, p*r exemplo. (MAT*ERLART; M*TTERLAR*, 1*99,
</line>
<line>
p. 99)
</line>
</par><par>
<line>
Isso po*to, ressalta-se
</line>
<line>
q*e o ent**dimento da *ntríns*ca relação educação versu*
</line>
</par><par>
<line>
c*m*nicaçã* e a interd*pendência dessa re**çã* com os *re*s*postos filosófi*os * pedag**icos
</line>
</par><par>
<line>
*ue *onstit*em as políti*as d* *ducação Profissi*nal e Tecnoló*ica d*vem **mpre
</line>
<line>
nortea*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
formul*ç*o d* uma polí*ic* d* comuni*ação, con*izente *om o* valore* e conceitos que regem
</line>
</par><par>
<line>
a vida da ins*itu*ção educac*onal, *nt*g*ando e
</line>
<line>
n*r*ea*do to*as as a*ões, as campanhas e
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
instrumentos de comunicação, estrateg*c*mente *erados p*ra a consecu*ão dos ob*etivos
</line>
<line>
traçados pelos Instit**os Fede*ais.
</line>
</par><par>
<line>
Des*a forma,
</line>
<line>
con***í*os que, p*ra atingir o* objet*vos
</line>
<line>
estratégi*os vincul*dos
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
obtenção de conh*cimento, a*o*o, participação e formaçã* de
</line>
<line>
uma imag*m pos*tiva pelos
</line>
</par><par>
<line>
públicos, a com*nica*ão
</line>
<line>
o*ga*izacional nas instituições federais de e*ucação t**no*ógica
</line>
</par><par>
<line>
também dev* aprop*iar-se da co*cepçã* d* comunicação na edu*ação
</line>
<line>
*ara
</line>
<line>
nort*ar su*s
</line>
</par><par>
<line>
pr*ticas. Em sínte**, a co*un*caç*o, em um* inst*tu*ção *duca*ional, tem um compromi**o
</line>
<line>
com a ação educativa.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, *eres*na, v. 17, n. 6, ar*. *, p. 161-181, *un. 2*2*
</line>
<line>
*ww4.f*anet.com.b*/r*v**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Edu*ação, **dia* Soc*ais & Comunicação *rganizac*onal no* I*stitut*s Fe*erais:
</line>
<line>
17*
</line>
</par><par>
<line>
4 *ESULTADOS E **SCUSSÕES
</line>
</par><par>
<line>
*.1 *íd*as s*ciais como estratégia de com*n*ca*ão *os ins*itutos f*der*is (IFs)
</line>
</par><par>
<line>
O cenário d* mudança* sociais * políticas pr*voca*o p*la popularizaçã* das
</line>
</par><par>
<line>
Tecnologias d* *nfo*mação e Comunicação (TICs)
</line>
<line>
tr*ux*
</line>
<line>
*efle*os também para as
</line>
</par><par>
<line>
organiz*çõe*, *ejam elas pública* ou
</line>
<line>
privadas. A inf*rmação, antes r*strita ao i*terio* dos
</line>
</par><par>
<line>
am**entes org*nizacionais, pa*sa a *er cada ve* mai* *ema**ada pela sociedad*, que ass*me
</line>
</par><par>
<line>
u* papel at*vo na r*c*pção do*
</line>
<line>
***dutos e serviç*s a ela of*reci*o*. Essa mu**nça de
</line>
</par><par>
<line>
*aradigm* reconfigura o modo de atuação e a própria i*entida*e de*sa* *r*anizações, conform*
</line>
<line>
a*irma Felice (2010, p. 318):
</line>
<line>
As empresas, as instituições, os governos, as unive*sida*e*, o* atores **l*ticos es*ão
</line>
</par><par>
<line>
*en*o *r*fundament* alterados pela rede. Nas organizações, na
</line>
<line>
cultura * nos
</line>
</par><par>
<line>
pro*e*sos inovadores as tradi*ionais hiera*qui** p*liticamen*e
</line>
<line>
e s*cialmente
</line>
</par><par>
<line>
co**olid*d*s estão sendo pro**e*s*vame*te substituídas p*r form*s colaborati*as d*
</line>
<line>
experiê*cias de *rabalho em *ede. Par* todos os *ipos de instituição e organiz*ções, *
</line>
<line>
mutação iden*i**ria e a *eterogênese tor*am-se as práti*as fundamentais e consta*tes
</line>
<line>
*o interior de um c*ntí*uo *rocesso *e adaptação aos *ovos terr*tó*ios *nterativ*s,
</line>
<line>
d*nâ*icos e instáveis das re*es d*gita*s.
</line>
<line>
De aco*d* com Ventura (2012), a imagem d* uma orga*iz*ção é *m *rocesso
</line>
</par><par>
<line>
cumula*ivo, isto é, *e forma gradat*va, os
</line>
<line>
*úblicos internos e e*ternos vão con*truindo sua
</line>
</par><par>
<line>
*ercepç*o acerca daquilo *ue a org*niza*ão trans*it*. Ness* perspectiva, ***-se necessár*o
</line>
<line>
pens*r em est*atégias de *omunicação organiz*cion*l cap**es de form*r uma *ercepção
</line>
<line>
positiva acer*a do* aspectos *d*ntitá*ios *a *rg*nizaç*o.
</line>
</par><par>
<line>
A Imagem de qual*u*r organização pas*a, sobr*tudo, por tudo aquilo que
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
tra*smitido p*ra o ex*erior, p*ra todos os *eus públi*os (intern*s e externos), e *ue
</line>
<line>
permanece ao longo do tem*o. A image* se*do a percepçã* que os público* possuem
</line>
<line>
na sua mente de uma organização e que é fo*mada através de tudo o que a *rganização
</line>
</par><par>
<line>
transmite a p*rtir
</line>
<line>
de todos os meios, é um *rocesso cumul*t*vo. O
</line>
<line>
"recepto*" v**
</line>
</par><par>
<line>
acumulando percepçõ*s e infor*ações provenien*e* de m**erial qu* a or*anizaçã*
</line>
</par><par>
<line>
intencionalmente *omunica como *is*ão, v**ão, o*j*t*v**, *alores cultu**is
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
co*p*rtamentos, bem *omo tod*s os e*ementos qu* f*ze* *a*te da iden*idade
</line>
<line>
org*n*z*cion*l. A id*nt*dade r*sulta d* inte**ção *ntre aquilo com qu* * o*ga**zação
</line>
<line>
nasce*, aq*ilo ** qu* * organização se *onverteu e aq*i*o q*e a or*an*zaç*o decide
</line>
<line>
ser. (VEN*URA, 2*12, p. 33)
</line>
<line>
*o *e*or *úblico, as te*nologias de informação e com*nic*ção podem cont*ibui* para
</line>
</par><par>
<line>
alcançar o paradigma de "gov*rno el*trônico" (*-go*), que pode ser entendido *om* "[...]
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
transição entre um* forma de gove*nar fortemente segmen*ada, hie*a*quizada e burocráti*a, que
</line>
<line>
Rev. FSA, T*r*sina *I, v. 17, n. 6, art. 9, p. 1*1-181, ju*. *020 w*w4.*sanet.com.*r/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. S. Pe*ei*a, F. A. A. Ribeiro, L. B. *a*to*, *. R. A. Ferre**a
</line>
<line>
17*
</line>
</par><par>
<line>
*inda caracter*za o dia a *ia ** imensa *aiori* das or*anizações públicas e privadas, para um
</line>
<line>
Estado mais horizont*l, c*lab***tivo, f*exível e inovador [...]" (A*U**; CARL*S, *0*5, p.
</line>
<line>
309). P*ra D*niz et al. (*009), o governo eletrônico *r*p*e u*a mudança n* maneira como o
</line>
<line>
govern* *tin*e *s seu* obje*ivos pa*a cump*imento do papel do Estado, p*r *eio das *ICs.
</line>
</par><par>
<line>
[...] I*so inclui a *elh*ria *os p*ocessos da ad*in*str*ção públi*a, aumen*o d*
</line>
</par><par>
<line>
eficiência, me*hor governança, *laboração e m**itoramento d*s políticas públicas,
</line>
</par><par>
<line>
integração entre
</line>
<line>
governos, e d**ocracia eletrônica, repres*ntad* pe*o aumento *a
</line>
</par><par>
<line>
transparênci*, da particip*ção democrát*ca e accountability dos gove*nos [...] (DINI*
</line>
<line>
et al., *009, p. 27)
</line>
<line>
A inserção soci*l cada vez maio* *as TICs e, e*pec**lmente, das **dias sociais,
</line>
<line>
relac*ona-se també* com o *resc*ment* do consumo de *n*e*net. *e ac*rdo com a Pesqu*sa
</line>
<line>
Nac*onal por Am*stra de Domic*lios Co*tínua (Pnad Cont*nua), re**izada pelo Instituto
</line>
<line>
Bras**ei*o de Geo*ra*ia e Es*atística (IBGE), o Brasi* fechou 2016 com 116 milh*es d* pess*as
</line>
<line>
cone*tadas à internet, o equiva*en*e * 6*,7% da população com idade acima de 10 a*os (IB*E,
</line>
<line>
*018). Um es*udo s*bre o uso de Internet * redes s*ciais no mundo em 2017 *r*mo**do pela
</line>
<line>
a*ência We are s*cial e pela plata**rma Hootsuite rev**o* que o Brasil é o terceiro no ranking
</line>
<line>
de q*em passa ma*s tempo na Inte*net: os brasilei*os *astam, em mé*ia, 9 hora*. Em rel*ção às
</line>
<line>
mí*i** soc*ais, os brasileiro* gas*am, em média, 3 hor** e 39 minutos todos os dias. O *stu**
</line>
<line>
*ambém *p*nta que 62% da nossa p*pulaç*o, o equ*valente a 130 milhões de pessoas, utilizam
</line>
<line>
as mídias sociais. Desses, 120 **lhões realizam o a*e*so através *e seus celulare*. Es*e nú*er*
</line>
<line>
representa *7% do total *a populaç*o brasilei*a (COE*HO, 2018).
</line>
<line>
Os dados *e consumo de Internet e de mídias sociais no *ra*il m*stram um campo fér*il
</line>
<line>
p**a at*ação dos Insti*utos *ederais, a fim de *e cria* canais de diálogo com a s**ieda*e civi*,
</line>
</par><par>
<line>
bem como p*ra cu*prir a n*cessidade legal de tran**arênc*a relativa às
</line>
<line>
ações d* ensino,
</line>
</par><par>
<line>
*esqu*sa, exte*são e inovação, que caracterizam a *issão e os objetivos da *ede *eder*l de
</line>
</par><par>
<line>
Educaç*o Prof*ssional
</line>
<line>
e Tecnológic*. A criação e o
</line>
<line>
us o
</line>
<line>
d**ses ***anismos de comunicação
</line>
</par><par>
<line>
devem se paut*r numa perspec*iva inclus*va e d*alógica.
</line>
<line>
Como o foco *o proces*o de comuni*a*ão é * prom*ção do relacionam*nt*, os
</line>
<line>
ins*rumentos a serem adot*dos dev*m segu*r e*sa per*pectiva inclus*v*, englo*ando
</line>
<line>
tan*o suas *otencialidad*s de divu**açã* e disseminação das in*ormações, que
</line>
<line>
gar*ntem tran**arên*ia às aç**s pú*lic*s, como suas **tencia*idades d* *artic*pação
</line>
</par><par>
<line>
**etiva por *eio de reuniõ*s e encont*os, pr**enciais ou v*r*u*is, qu* via*ilizem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
troca de in*ormações e a expre*são das opiniõe*. (NOVELLI, 2006, p. 89)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 6, art. 9, *. 1*1-181, jun. 2020
</line>
<line>
www4.fsan*t.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Educação, Mídias Sociai* & Comu*i**ção *r*a*iz*ci*na* nos Institutos Feder*i*:
</line>
<line>
17*
</line>
</par><par>
<line>
Dent*e os mecanismos de comunicação que se a*re*entam como possibilidades
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
inte*locução **s Institutos **derais com *e*s públi*os, as mídia* soc*ais constit*em
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
ins*rume**o capaz de e*tabel*cer ou ap*imor*r e*se re*acio*amento. Mas, *final, o q** são
</line>
<line>
mí*ias sociais? * conce*t* é sinônimo de "redes s*ci*is" ou nã*? De aco*do com Steine*
</line>
<line>
(2*06), as redes socia** po*e* ser car*ct*r*zadas co*o um conjunto de atore* que estão ligad**
</line>
<line>
e*tre ** p*r me*o de re*ações, c**stituindo vínculos dir*tos e indiret*s e*tre seus integrantes
</line>
</par><par>
<line>
(pess*as,
</line>
<line>
instit*iç*es, agentes d* me*cad* e outra* forma* de organização). Dessa *orm*,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
"re*e socia*" não s*ria algo re*trit* *o ambi*nte dig*tal, ma* iner*n*e às relaç*es *ociais. *ssa
</line>
<line>
é a m*sma perspectiva defendida por Recu*r* (20**):
</line>
<line>
[...] A* redes *ociais *ão metáfo*as para os grupos sociais. Já a "mídia soci*l" (sem
</line>
<line>
entrar, *q*i, *o mé*ito do ter*o), é um con**nto de dinâmicas da rede social. *xplico:
</line>
<line>
Sã* as *inâmicas *e criação de conte*do, *i*us*o de informa*ão * *r*cas dentro dos
</line>
<line>
g*upos soci*is estabe*ecidos nas platafo*m*s online (**mo s*tes de r*de soc*al) *u*
</line>
<line>
*arac*eriza aquilo que chamamo* *oje *e mídia social. São as *ç*es *ue emerge*
</line>
<line>
dentro das *e*es sociais, pela interaçã* entre a* pessoas, com base no capital social
</line>
</par><par>
<line>
*onstr*ído e percebido que vão i*i*iar *ovimentos
</line>
<line>
de di*usão
</line>
<line>
de informaçõ*s,
</line>
</par><par>
<line>
constru*ão e com**rtilhament* de co*te*do, mobilização * ação social. E isso o*o*re
</line>
</par><par>
<line>
pri*cipalmente porque as re*es sociais
</line>
<line>
a*abam criando e ma*t*n*o, atravé* *as
</line>
</par><par>
<line>
ferramen*as da Internet, canais *ais permanen*eme*te aber*os de inf*rmação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
c*nta*o.
</line>
</par><par>
<line>
As *í*ias soc*ai*
</line>
<line>
podem ser *istas como um* esp*cie de
</line>
<line>
"ágora *ir*ual", "um no*o
</line>
</par><par>
<line>
*sp*ço público *m que os
</line>
<line>
cid*d*os podem discutir uma
</line>
<line>
gam* de ass*nto*,
</line>
<line>
por m*io
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
formação de uma co**n*dade de interesses e *f*ti*id*des (ABIAHY, 2013). O Man*al
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Orientação para Atuação *m *ídias Sociais,
</line>
<line>
d* S*creta*ia de Comunicação Social
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Presidên*ia da Re*úbl*ca, que estabelece dire**i**s p*ra a atuação dos órgãos * *ntida*es
</line>
<line>
in*egrant*s do S*com n* ambi*nte virtu*l, define as míd*as sociais como "[...] sistemas o*l*ne
</line>
</par><par>
<line>
que permitem a in*eração social, a part*r do com*artil*amen*o e *a criaçã* co*a*orativa
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*nf*r*ação nos m*i* d*versos formatos. [...]" (BRASIL, 2014, p. *). O docu**nto ress*lta uma
</line>
<line>
caracterí**i*a que as di**i*gu* das mídias tradiciona*s: a* míd*as sociais sã* c**s*ituídas a pa**ir
</line>
<line>
de um *r*cesso colaborativo, q*e rompe com as antigas *ie*ar*uias de c*nt*ole *a info*m*ção
</line>
<line>
e que *ai se*do construído por *eio da in*er*ção e do diálo*o.
</line>
<line>
A* possib*litar a pl*ralida*e de pon*os d* vista e o princípio da tr*nsparênc*a, as mídias
</line>
</par><par>
<line>
s*ciais podem cont*ibuir
</line>
<line>
p*r* *ue os In*titutos Fede***s c*nc*etizem os prec*ito*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*omunicação Pública. D* acordo com Duarte (20*9), a comunicaçã* pú*lica acont*ce no
</line>
<line>
espaço f*rmado pelos f*ux*s de informaçã* e i*teraçã* *n*re agentes públicos e *tores so*iai*
</line>
</par><par>
<line>
(g**erno, Estado e sociedade civil) *m te*as *e interess* público. Ela trata
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. 17, n. 6, art. 9, p. 161-181, jun. 2*20 www4.fsanet.com.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. I. *. Pereira, F. A. A. Ribeiro, L. B. Sant*s, M. R. A. Ferreira
</line>
<line>
176
</line>
</par><par>
<line>
compartil*amento, negociaç**s, conflitos e ac***os para que os interesses públicos po*sam ser
</line>
<line>
atendidos. O autor destaca aind* que o cidadão dev* ser o centro *o p*oce*so comunicat*vo,
</line>
<line>
partindo-se dele a *efinição da fo**a e dos *o**eúdos a serem **m*ni**dos.
</line>
<line>
O Manual de Ori*ntação para Atuaç*o *m Mí*ias *o*iais *ambém destaca a
</line>
<line>
nece*s*dade *e s* uti*izar corr*tamente ess*s ferramen*as. Uma das sugestõe* é qu*, antes de
</line>
<line>
cr*ar uma c*nta em mídia s*cial, * i*stituição prec*sa co*hecer o seu público-alvo, con*t*uir um
</line>
</par><par>
<line>
planejamen*o de comunicação e *rienta* os profi****na*s resp**sáve*s (BRASI*, 2014).
</line>
<line>
O
</line>
</par><par>
<line>
docum*nto aponta que o *la*e*ament* de mí*i*s socia*s deve r*s*onder q*atro per*un*as: 1) O
</line>
<line>
*uê?: * o moment* de defi*ição do que s*rá comunica** e *os co*teúdos a serem *ub*i*ados
</line>
<line>
*as míd**s sociais - T*itter, Fa*eb*ok, Youtube e d*m*is *a*ais; 2) Po* quê?: é * de*inição de
</line>
<line>
*om que e o que f**a*; **sa ide*tificar *s ***as de maior rel*vância para o pú*lico e deixar
</line>
</par><par>
<line>
c*ara a *ingua*em e o fo*mato dos
</line>
<line>
c*n*e*dos; *) C*mo?: a e**ipe elen*a os *ormatos
</line>
</par><par>
<line>
dispo**veis e des*jáveis para falar com os públicos d* interesse e o tipo de conteúdo a*e*uado
</line>
<line>
para cada perfil de *su**io; 4) Onde?: é a de*i*ição de quais canais são ideais para a replicação
</line>
<line>
ou reprodu*ão de forma a*e*uada a cada t**o de con*eúdo (*R**IL, 2014).
</line>
<line>
Outro aspe*to que d*ve ser obser*a*o pe*os Insti*ut*s Federais é o aco*pan*a**n*o e
</line>
<line>
m****oramento do tr*b*lho envolvendo m*dias sociais. Sil*a (2*10) con*e*tua o termo
</line>
</par><par>
<line>
monit*ramento como "*ol**a, armazenamento, c*assificação, *ategorizaçã*,
</line>
<line>
adição
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
infor*ações e
</line>
<line>
análise d* menções onli*e púb*i*as a de*erminado(s) *ermo(s) previament*
</line>
</par><par>
<line>
definido(s) e se** em*ssor*s". Um dos objetivo* desse processo é ident**icar e an*lisar r*ações
</line>
<line>
e *entimentos ligados a enti*ades e camp*nh*s; conhecer melho* os pú*licos de interesse da
</line>
<line>
orga*i*aç**; * pensar *m açõ*s responsivas para * am*iente virtu*l.
</line>
<line>
* CONSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
O pr*cesso de e*pa**ão *a *ede Federal de E*u*aç*o *rofissional, Científica
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Tecnológ*ca visto no* últimos **os contribu*u pa*a ampl*ar o al*ance da educação profissi*nal
</line>
<line>
e te*no*ógica e das ações e p*ojetos desenvol*idos pelos Institutos Fe*erais, que vêm assumindo
</line>
<line>
um im*o*tante protagonism* n* fo*mação *e jovens e estudantes e no *esenvolvimento so*i*l
</line>
<line>
e ec*n*mico das regiõ*s onde es*ão situ*dos.
</line>
</par><par>
<line>
Te*d* em vista que os *ns*i*utos *ederais precis*m es*abelecer po*tes com
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
c*munida*e e *or*alecer sua *m*gem in*t*t*cion*l, tor*a-se ca*a vez *ais necessário *ormu*ar
</line>
<line>
p*líticas *e co*unica*ão, qu* dev** ser constr*í*as coletivamente pelos *egmentos que
</line>
</par><par>
<line>
**nstituem
</line>
<line>
* âmbito
</line>
<line>
de a*ua*ão dessas orga*i*açõe*. Nes*a perspectiva, * comunicaç*o
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, *ere**na, v. *7, n. 6, art. 9, p. 161-181, jun. 2020
</line>
<line>
w**4.fsanet.c*m.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Educa*ão, Mídias So*ia*s & **munic*ção O*ganizacional *os Institutos Federais:
</line>
<line>
177
</line>
</par><par>
<line>
*epresen*a um elemento capaz de fortalecer * vín*ulo da organizaçã* com a s**ied**e,
</line>
<line>
sobretudo em se tratando de a*ões d* ensino, pesquisa, exten*ã* e inovação, *ue ca*ac*erizam
</line>
<line>
a *t*ação e a mis*ão *nsti*ucio*a* *os Ins**tutos Federais.
</line>
<line>
Num c*nár*o marcado pelo c*escimento do consumo *e internet e popula*ização das
</line>
</par><par>
<line>
*ídia* soc*ais, e*sas ferr*menta* pod*m - e d*vem - ser
</line>
<line>
pensa*as co** estr*tég*as de
</line>
</par><par>
<line>
comu*ica**o organizacional, com o *ropósito d*
</line>
<line>
div*lgar a*ões *n*ti*ucionais e,
</line>
</par><par>
<line>
p*incipalme*te, est*belec*r um canal de diálogo e *nte*ação com os stakeholders (*úb*icos *e
</line>
</par><par>
<line>
i*teress*). As míd*as s*ci**s são um caminho possível p*ra ass*g*r*r a transpar*ncia e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
abertura da* organiza*ões públic*s, aind* *ais qu*ndo s* pensa em *ns*ituiçõe* educa*io***s e
</line>
<line>
que q*eiram *ssumir um co*promisso com a partic*pação *ocial e com a *emocratiza*ão da
</line>
<line>
comunicação.
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e
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Tecnologia,
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e
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dá
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Contrib*ição dos *utores
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A. I. S. Pe*eira
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*. A. A. *ibeiro
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L. B. Santos
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M. *. *. Ferr*ir*
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1) concepçã* e planejamen*o.
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*) análise e in*erpretação dos dados.
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3) elaboração do rascunho o* *a r*visão crítica do conte*do.
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4) *articipaç*o *a aprovaç*o da versão fina* do *a*usc*ito.
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*
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Rev. FSA, Teresin* PI, *. 17, n. *, art. 9, p. 161-181, j*n. 2020
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www4.fsanet.com.**/revista
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