<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 7, art. 11, p. 219-238, *u*. 20*0
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*0.17.7.11
</line>
</par><par>
<line>
*mpacto de um Polo Gerador de Viag*n* no Nível d* Se*viço d* *otatória em um* *apital
</line>
<line>
Nord*stina
</line>
<line>
Impac* of a T*a*el Genera*or Polo in the **tati*g Service *eve* in a No*t*east Ca*ital
</line>
</par><par>
<line>
André Saker de M*ra*s
</line>
<line>
Especialista ** *obilidad* Urbana e Trânsi*o pela Fac*ldade Futur*
</line>
<line>
Gerente de Engen*ar*a do Departamen*o Municip*l d* Trânsit* * Transp*rt* de Timon/MA
</line>
<line>
E-*a**: andresa*er76@gmail.com
</line>
<line>
Fr*n*isco de Ta*so Ribeiro C*selli
</line>
<line>
Doutor em Ci*nci*s Ambientais *ela *ni*ersi*ade Feder*l d* P*auí
</line>
<line>
Profe*sor *niversidade F*deral do Piauí
</line>
<line>
E-mail: tarso.case*li@ufpi.edu.br
</line>
<line>
An*e*s*n *en*es An*rad*
</line>
<line>
*acharel em Engen*a*ia de *rodução pe*a Univer**d*de Federal do Piauí
</line>
<line>
E-mai*: ander*o*@ufpi.edu.b*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
A. S. Moraes, F. T. *. C**el*i, A. M. Andr**e
</line>
<line>
22*
</line>
</par><par>
<line>
RE*U**
</line>
</par><par>
<line>
O present* traba*ho busca *nalisar com* u*a rotat*ria numa metrópole do Nor*e*t* é afetada
</line>
<line>
pe*o aumento do trá*e** g*r**o por alocaçã* de um polo gerador *e v*agen* em sua ár*a. O
</line>
</par><par>
<line>
trabal*o conto* com levantamento bibliográfico sobr* * tema e utilizou *mostragem
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
observação i* l*co obede*endo à met*d*l*gia do Departamento Nacional *e Infrae*t*utura de
</line>
</par><par>
<line>
Transporte*
</line>
<line>
-DNIT, re*l*zando a
</line>
<line>
contagem do númer* de v*ículos nos *ua*ro pontos d*
</line>
</par><par>
<line>
rótula, con*orme mo*t*a, a**tan*o *s **acas
</line>
<line>
do* veí*u**s qu*
</line>
<line>
ent*a*am e s*íam
</line>
<line>
d* rotatória
</line>
</par><par>
<line>
*a**ndo uma *inha d* segmen**ç*o a cada 15 m*nutos. Os dados foram tabu*ados e analisados
</line>
</par><par>
<line>
com auxílio do MS *xcel ®. Os resultados mostrar*m que, em se mantendo a taxa
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
cresc*mento *tual de 7% para frota, o n*vel de ser*iço *m horá*i*
</line>
<line>
de pi*o irá cair de forma
</line>
</par><par>
<line>
acen**ada *hegando ao *ior nível em 2*22. Também se observou que o não respeit* *s regras
</line>
<line>
de conduç*o também causa atras*s e con*litos reduzindo a *egurança no tráfego da rotató*ia.
</line>
<line>
As pr*pos*as sugeridas são a aloc*ção de m*canismos a*xiliares d* redu*ão de *empo c*mo
</line>
<line>
semáforos e campanh* educativa para man*er * nível de serv*ço.
</line>
<line>
Palavras-chave: Tr*fego. Rotató*ia. Nível de Ser*iço.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
T*e
</line>
<line>
present work seek* *o analyze how * roundabout i* a metropolis in the No*t*east i*
</line>
</par><par>
<line>
a*fected by the increas* in traffi* generated by the a*loc*t**n of a pole that g*nerat*s trips in
</line>
<line>
*ts area. *he work included a bibl*og*a*hic *urvey on t*e subject and use* sa*plin* and
</line>
</par><par>
<line>
observa*io* in lo*o, follow*ng
</line>
<line>
*he methodology
</line>
<line>
** the Nati**al Department *f *ransport
</line>
</par><par>
<line>
I*fra*tr**ture - NDIT, counti*g *he number of vehicles in t*e four point* of the spine, a*
</line>
</par><par>
<line>
shown by *oting the l*ce*se p*ates o* the vehicles *hat th*y entered and left t*e rou*da*out
</line>
<line>
*aking a segm*ntatio* line *v*ry 15 minute*. T*e d*t* were *abulated *nd analyz*d with t*e
</line>
<line>
aid of MS *xcel ®. The results showe* that if the *urrent g*owth rate of 7% for the fl**t is
</line>
<line>
maintai*ed, the se*vice level during peak hours will dr*p sharply r*achin* *he *orst level in
</line>
<line>
2*22. It ha* **so bee* observe* that failure to re*pect *r*ving ru*e* al*o ca*ses d*l*ys and
</line>
<line>
conflicts reducing traff*c safety at the **undabout. The sug*ested propo*als *re the **l*cation
</line>
</par><par>
<line>
of a*xiliary t*me-saving mecha*is*s such as traffic lights
</line>
<line>
an* an e*ucatio*al campaign *o
</line>
</par><par>
<line>
maintain **e level *f servic*.
</line>
</par><par>
<line>
Keywo*ds: Traffic. Roundabout. Service *evel.
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, Teresin*, v. 17, n. 7, *r*. **, p. *1*-238, j*l. *020
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.*r/re*is**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Política *xterna Brasileira nos Anos 30: N*zi*mo, *acionalismo e o Jogo Interna*ional
</line>
<line>
221
</line>
</par><par>
<line>
1 I*TRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Um dos maior*s *es*fio* no desenvo*vi*ent* d** cidades é o pla*e*amento da
</line>
<line>
mobilidad* dentro desta, uma vez *ue *l* diz res*eit* ao desloc**en*o *e pessoas e *e*ursos
</line>
<line>
necessário* par* * ***cionam*nto social. Nesse senti*o, os grandes centros urbanos que
</line>
<line>
possu** maior conc**t*ação de *essoas e*fr*nta* m**ores d*f*culdad** na gestão d*ste.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Machado e *iccinini (2**8), a *o*cen*ração cada vez mai*r
</line>
<line>
da popul*ção
</line>
<line>
e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
utilização ** transporte *ndividual s*o um proble*a na *or*u*aç*o das políticas **b*icas de
</line>
<line>
mobili*a** no mund*.
</line>
<line>
Segu*do d*dos da A*soci**ã* Nacional d** Detra**/ADN, o Brasil apresen*ou um
</line>
<line>
co*si*erável cr*scimento em sua *rota total *e veículos a*t*mo*ore*, apresen*ando *ma média
</line>
</par><par>
<line>
de 4,4 **b**antes
</line>
<line>
p*r
</line>
<line>
automóvel na déc*da de 2*10 c*ntra 4,7
</line>
<line>
na
</line>
<line>
d*cada a*t*ri**
</line>
</par><par>
<line>
(AND,2*20). Incluindo nessa re*lid*de estão as gra*d*s ci*ades **asileiras *omo Te**sina/**
</line>
<line>
e, segund* d*do* d* IBEG (2020), temos uma f*ota estimada em 4**.9*6 veí*ul*s co* um*
</line>
<line>
proporção a*ro*im*da de u* veí***o para ca*a 1,8 habita*te, o* seja, maior que a média
</line>
<line>
nacional, constituindo u* enor*e desafio para os governos e o*ganismo de gestão. Est* fato
</line>
<line>
aliado ao cresci*ento hor*zontal das cidade* oc**ionam u* m*ior nú*ero de d*slocame*to*
</line>
<line>
d* p*ssoa* que util*zam *e* veíc*lo particular pa*a obter acesso *os se**iços **e * cid**e
</line>
<line>
ofere*e.
</line>
<line>
*lguns d*s componentes de *ai*r im*ac*o são *s P*los Geradores de Viagens
</line>
</par><par>
<line>
(PGV\s), em*ree**i*entos que geram *m *umento su**tancial do tráfe*o na
</line>
<line>
sua regi*o
</line>
</par><par>
<line>
(MENDES; SORRAT**I,
</line>
<line>
2014). E*te *u*ento *e tráfe*o p*d* ocasio*ar um impacto
</line>
</par><par>
<line>
nega*ivo par* * qualid**e de v*da da
</line>
<line>
popul*ç*o se
</line>
<line>
a mal*a viária de *cesso
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
e*pr*endiment* não apre*enta* c*p*cidade p*ra atender * esse *umento de demanda sem
</line>
<line>
diminui*ão da qualid*de *e se*viç*.
</line>
</par><par>
<line>
As altera*ões no *luxo *o trânsito decorrentes
</line>
<line>
dos PGV\s qu* a*etam as vias e
</line>
<line>
*uas
</line>
</par><par>
<line>
intersecçõe* torna* *eces*ária a
</line>
<line>
utilizaç*o de *ecani**os de orientação, d*rec*onamen**
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
controle d* trânsito c*mo sinalizaçõ*s *orizontais * ver*i**is, sinai* semafóricos,
</line>
<line>
inte*secções, en*re ou*ro*. Na c*asse interse*ção, **mos *s rótulas ou rot*tórias *rban*s.
</line>
<line>
As ró*u**s têm sido amplamente empregadas em todo mu*do devido * sua prat*cida*e
</line>
</par><par>
<line>
e result*d*s sa*isfatóri*s (SORRA*IN*, et
</line>
<line>
al., **02). E*tretanto, a
</line>
<line>
o*ção d* ut**izar u*a
</line>
</par><par>
</page><line>
*ótula dev* se* tomada baseada em um estudo do comportamento ** f*uxo atual * f*turo *ara
</line>
<line>
que esta cumpra *quilo para qu* foi c*n*ebi** a *urto e longo pra**.
</line>
<line>
Re*. FSA, Teres**a *I, v. *7, *. 7, art. 11, p. *19-2*8, *un. 2*20 ww*4.fsanet.*om.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. S. Moraes, F. T. R. Ca*elli, A. M. Andrad*
</line>
<line>
222
</line>
</par><par>
<line>
Dian*e do exposto, o *resente t*abalho p*opõe-se **alisar a capaci*ade *e uma rótul*
</line>
</par><par>
<line>
de recebimento d* um
</line>
<line>
empreend*mento **mercial caracterizado como um PGV em suas
</line>
</par><par>
<line>
intermediaç**s, a fi* de c*ass*ficar o nível de serviço atua* e faze* uma projeção no decorrer
</line>
<line>
dos anos co* o au*en*o de *rot*. De forma * alertar sobre a n**essi***e da uti*ização de
</line>
<line>
med**as *itigadoras *reviamente * instalação do P*V.
</line>
<line>
A necessidade *e deixar ci*nte a *refeitura de T*resina- Pi*uí p*ra obtenção *e
</line>
</par><par>
<line>
licencia*ento do empreen*imento j*nto *o Departamento de Tr*nsito M*ni**pa*, sobre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ua*idade de serv*ço o*erecido por uma rót**a, possibilita infer*r m*didas que minimizam os
</line>
<line>
i*pacto* negativ*s f*turos, (como con*es*ionamento) que a construção de um *GV na s*a
</line>
<line>
ár*a *e inf**ência *c*si*nará ao níve* *e serviço oferecido p*r e*a.
</line>
<line>
2. REFERENCIAL TEÓRI*O
</line>
<line>
*.1 Gestão do Tráfego
</line>
</par><par>
<line>
A E**e*h*ria de Trá**go é
</line>
<line>
um* ciência
</line>
<line>
cujo
</line>
<line>
o*je*o de estu*o é a mobili*ade,
</line>
</par><par>
<line>
p*ssuindo como objetivo garantir
</line>
<line>
que pessoas e mercador*as *hegu*m ao se*
</line>
<line>
d*stino em
</line>
</par><par>
<line>
*em*o hábil com um níve* de segu**nça adequado (FER*E*RA; LEI*E, 2017)
</line>
</par><par>
<line>
A depen*er do volum* de
</line>
<line>
trâ*sito em
</line>
<line>
d*terminados ponto* com*
</line>
<line>
i*te*secções, são
</line>
</par><par>
<line>
*e*essária* medidas de justes par* manter a qualidade e seg*ra*ça c*mo *emáforos, v*adutos,
</line>
<line>
ro*atór*as, entre outros. As rot*tór*as apresentam a van*ag*m na reduç*o d* filas e atrasos por
</line>
</par><par>
<line>
facili*ar a
</line>
<line>
co*versão por evitar conflitos entre *s veículos que *r*fe*am em sentidos op*st*s
</line>
</par><par>
<line>
(NERIS; FE*RA*; LAROCCA, 2019).
</line>
</par><par>
<line>
O* proj**o* *e sistemas de regulação do t*ânsito devem at*nder à demanda atual
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
futura de*tr* parâmet*os estipulados
</line>
<line>
de forma a garant*r que um* alt*ração n* *roj*to não
</line>
</par><par>
<line>
se*a *ecessá*ia * cur*o e médio pr*zo. Para *t*ng*r es*e objetivo, é prec*so conhecer o ní*el de
</line>
<line>
serviço de uma via, ess*n*ial *ara gar*nti* que o *rojeto s*ja capaz *e *tender à demanda
</line>
</par><par>
<line>
mantendo a qual*da*e *o tr*fego, asseguran*o segurança e *co*o*ia *os
</line>
<line>
u*uár**s
</line>
</par><par>
<line>
(E*PINDOLA; T*IXE*RA, 2018).
</line>
</par><par>
<line>
Em
</line>
<line>
geral, ess*s estimativas são
</line>
<line>
basea**s em metod*logias determ*nís***as da
</line>
</par><par>
<line>
qua*ti*ade de veículos que *azem us* de uma via d* cir*ula*ão, *em como * estu*o das leis
</line>
<line>
básicas *o estudo de tráfego (P*REIRA e* al., 201*).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. *, art. 11, p. 219-238, jul. 2020
</line>
<line>
www4.f*anet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Polític* Externa Bras*lei*a no* Ano* 30: Nazismo, **cionalismo e o *ogo Internacional
</line>
<line>
223
</line>
</par><par>
<line>
D* acordo com **IT (2*05),
</line>
<line>
as pes*uisas de tr*fe*o viári* possib*litam o
</line>
</par><par>
<line>
conheciment* da quantidade d* veícu*o* *ue *raf*gam e* *m determinado se*men** de uma
</line>
<line>
via, em um determinado período, n*s condições atuais.
</line>
<line>
*.2 Rótulas de *rânsito
</line>
<line>
Se*undo Neris e F*r*az (2014), um* rota**ria/ró*u*a cont*ibui para a segurança vi*r*a
</line>
<line>
****izad* em intersecções on*e os veí*ul*s se movem, contorna*do um* i*ha central e podem
</line>
<line>
realiz*r a* ações de *as**gem *ireta; conversão à direi*a ou à *s*uerda e retorno. Trueb*ood e
</line>
<line>
D*le (20*3) apontam qu* e*te **spos*tiv* também pode melhorar a fluidez do tráf*go po*
</line>
<line>
permitir o es*oamen*o mais rápido q** ou*ros tipos.
</line>
<line>
Tecn*camente as rota*órias são mecanismos de int*rsec**o onde os veículos transitam
</line>
</par><par>
<line>
*m *orn* de uma *inha central
</line>
<line>
em sentido *nti-horár*o com
</line>
<line>
uma ilha centr** em formato
</line>
</par><par>
<line>
*ircular e tem um tempo de fluxo menor q*e os semáforos (DA SILVA et a*., 2019)
</line>
<line>
Estas também apres*ntam desvantagens com* neces*idade de maio* e*p*** fís*co p*ra
</line>
<line>
serem *mplantadas e têm maior custo de implantação. Coel*o (2*12) destaca que um dos
</line>
</par><par>
<line>
po*to* críticos em sua implantação * *
</line>
<line>
dimens****m*nto do *r*jet* que deve ser p**visto
</line>
</par><par>
<line>
com *ase na p*evisão *ut*ra final, porqu* devido à sua natureza mu*to dif*ci*mente podem ser
</line>
<line>
a*teradas *e*ois de *onstruídas.
</line>
<line>
A es*olha pelo tipo de intersecção irá dep*nder *e um r*goros* est*do de viabil*dade
</line>
<line>
e, op*an*o-se por esta modalid*de, pode apresentar mais d* uma **pologia.
</line>
<line>
2.3 T*pol*gia d*s R*t*l*s
</line>
<line>
Pa*a * Roundabouts: *n Informatio**l Guid* / Rot**órias: um gui* de inform*ções -
</line>
<line>
RIG (2010), as *otatór*as são *lassificadas de acordo com * t**anho e o am*iente *ara
</line>
<line>
dete*mina* a* especificações de desempen*o e ***ign, sendo subdividi*as em seis categoria*
</line>
<line>
l*vando em *onside*ação o *m**en*e, número *e faixa* e tamanho sen*o ele*:
</line>
</par><par>
<line>
**nirrot*tórias: possuem can*eiro cen*ral
</line>
<line>
transitáve* e são u*i**zadas principal*ente e*
</line>
</par><par>
</page><line>
a*bientes urbano* de baix* velocida*e, média de 50km/h, po*suem menores custos, projet* e
</line>
<line>
implantação. Elas possuem *lha central tot*lmente *ransit*vel, *as seu desenho *isa q*e *s
</line>
<line>
veícul*s não precisem atrave*s*r a linh* cent*al. *ão recomendadas *uando não há caminh*.
</line>
<line>
para a*ocar uma *ot*tória tradicional de p*sta únic*.
</line>
<line>
Rev. F*A, *eresina *I, v. 17, n. *, art. *1, p. 219-238, jun. 2020 www4.*s*ne*.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. Morae*, F. T. R. Caselli, A. M. Andrade
</line>
<line>
22*
</line>
</par><par>
<line>
Ro*atória de Fa*x* Únic*: se cara*te*iza *or ter uma faixa úni*a de entrada e saíd* de
</line>
<line>
veículos. Po*sui diâmetros ma*ores que a mini * p*rmite velocida*es um pouco m*ior*s nas
</line>
</par><par>
<line>
vias d* entr**as, circulação e saída e, em *eral, sua
</line>
<line>
il*a cent**l é in*ransponível e
</line>
<line>
*lhas
</line>
</par><par>
<line>
divisóri*s elevadas. O tamanho desta rotató*ia é muito influ*nciado pela escolha do design
</line>
<line>
veículo e faixa ** pas**gem disponível.
</line>
<line>
Multi F*ix**: esta* possuem pelo menos uma entrada com duas ou mais faixas e podem ter
</line>
<line>
núm*ro* d*fer*ntes de faixas * n*cessitam *e vi*s circulatórias mais amplas para *comodar os
</line>
<line>
veículos que trans*tam la*o * l*do no traje*o c*rcular. As demais ca*acterístic** são simi*a*es
</line>
<line>
ao de pis*a úni**, sendo que as velocid*d*s médias iguais ou mais al*as q*e as mais simples.
</line>
<line>
A Tabela 1 *ostr* um ress*mo das c*racterísticas destes projetos.
</line>
<line>
Tabela 1-Caracterísicas das rotatór*as segundo RIG (2010)
</line>
<line>
*ipolog*a d* Rotat*r**
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Font*: Adaptado de S*uza (201*)
</line>
<line>
No Brasi* * classifi*ação adotada é do Dep*rtam*nt* N*cion*l d* Infraestrutura d*
</line>
<line>
Transp**tes - D*IT (2005) ** dois tipos: Rótu*a C*nve*ci*nal, q*and* a pr*oridade d*
</line>
</par><par>
<line>
trá*ego são os do ra*o de *cesso e Rótula *od*rna, quando a pri*ridade do *ráfego é
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
qu*m *ircula na rota*ória. Quanto à estru*ura, am*as apresentam d*sign similar como mo**ra a
</line>
<line>
Fig*ra 1:
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, Teresi*a, v. 17, *. 7, ar*. 11, p. 21*-238, jul. 202*
</line>
<line>
www*.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Po*í*ica *xte**a Bra*il*ira *os Anos 30: N*zis*o, Naci**alism* e o Jogo Inte*nacio*al
</line>
<line>
22*
</line>
</par><par>
<line>
F**ura 1 - Design de Ro***ória
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Adap**do de DNIT (2*05)
</line>
</par><par>
<line>
A diferença entr* as cla*si*i*ações r*s**e no fato d* que o DNIT (*005) consid*ra o
</line>
</par><par>
<line>
sentido do fluxo para dif*renci*ção do tip* * a do RI* (20*0) considera o desig* do pr*jeto.
</line>
<line>
*esta forma, el*s n*o se contradizem. D*ste modo, teremos s**s classificações n* geral: sã*
</line>
</par><par>
<line>
as trê* (3) do RIG qu* podem
</line>
<line>
assumir u*a das duas (2) do DN** para efeito
</line>
<line>
de *stud*.
</line>
</par><par>
<line>
C**hec*n*o ** tip*log***, é preciso saber q*ais critérios são neces**rios para avali*ção do
</line>
<line>
tipo e i*plantaçã* de uma r*tula viária *ue pode ser definida como *otatória mod**na.
</line>
<line>
2.4 Critérios para Im*lantação de Intersecçõe*
</line>
<line>
A im**antaçã* das intersecções de*e obedecer a critérios t*cnicos de estud* par* se
</line>
<line>
esti*ar seu tamanho e *i** escolhido, e*tre os principais cri*érios que são descritos pelo
</line>
<line>
Highway Capacity Ma*u*l /Manual de Capa*idade de Rodo**a* - HC* (2010) ** conjunto
</line>
</par><par>
<line>
com o Manual *e P*ojeto de Intersecções (DNI*, 2005)
</line>
<line>
*ue uma adapt*ção do H*M. *
</line>
</par><par>
<line>
Segundo estes manuais, são est*s o* principais c*it*r*os:
</line>
</par><par>
<line>
Contag*ns Volumétri**s: têm c**o *bjetivo quan*ificar e diferenciar cad* t*po d* veícu** que
</line>
<line>
passa por um determinado se*men*o de um* via, e* uma de**r*inada unidade de tempo, no
</line>
<line>
sentido de se* m*vimento.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, T*r*sina PI, v. *7, *. 7, art. 11, p. 2*9-238, jun. 202*
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. S. Moraes, F. T. R. Cas*lli, *. *. **drade
</line>
<line>
22*
</line>
</par><par>
<line>
Pesquisas de *rig*m e *estino: esse tipo de pe*quisa ** rotatória permite a identif*cação dos
</line>
<line>
mesmos element** da cont*gem vol**é*r*ca, além de pos*ibilita* o conh*c*me*t* de orige*
</line>
<line>
* destino de um ve*cu*o em uma r*tatória.
</line>
<line>
A capacidade de uma v*a é u* parâm*t*o q*e mede o quanto de *r*fego ela su*orta.
</line>
<line>
De acord* *om Depa*tamento ***ional de Infr*e**rut**a de *ransportes - DNIT (*00*), a
</line>
<line>
capacidad* de uma rótula e*tá relacionada com a ilha c**tral, en*r*das * sa*das da intersecção,
</line>
<line>
pista par* tráfego circulatório e travess*a* de pedest*es.
</line>
<line>
Capacid*de Básica de En*rada (Gi)
</line>
<line>
Segu**o DNIT (2005), a cap*cidade básica de *ad* entr*da (i) da rotatória pode ser
</line>
<line>
enco*t*ada pela seguinte equação 1:
</line>
<line>
(1)
</line>
<line>
= capacida*e bási*a da entrada i, e* U**/h;
</line>
<line>
= fluxo de tráf*go *a pist* *o*atória, em *CP/h;
</line>
<line>
= núme*o de faixas *e tráfe** na p*s*a rotatória a*tes *a e*trada i;
</line>
<line>
= número de fa**as de tráfego na en*rada;
</line>
<line>
= valor médio *o intervalo m*nimo en*re *eículos na r*tató*ia, aceitável por *eí*ulos na
</line>
<line>
entrada aguardando a *portun*dade de se inserir na rotatória, em segundos;
</line>
<line>
= va*or *éd*o do intervalo entre dois veículos sucessi*os da entra*a, que en**am no mesmo
</line>
<line>
intervalo de ve*cu*os da rotatóri*, e* segu*do*;
</line>
<line>
= valor mín*mo do in*ervalo entre *e*culos da r**atór*a, em segund*s.
</line>
</par><par>
<line>
Os
</line>
<line>
valore* a*otado* de
</line>
<line>
,
</line>
<line>
,
</line>
<line>
s*rão de
</line>
<line>
4 ,1 ;
</line>
<line>
2 ,9 ;
</line>
<line>
2,1 seg*ndos. Valor*s
</line>
</par><par>
<line>
recomenda*os p*ra o Brasil.
</line>
<line>
Outros fatores importantes s*o: Fa*or pedestre, Capacidade de Entrada e Residua*. De
</line>
<line>
acordo *o* Marcuss* e *olek (201*), para toda ent*ada (i) da rót**a determ*n*-se o F*tor de
</line>
<line>
Pedest*e (fi) tendo com* unidade * número de pedestres por hor* (Fg/h). O Fator de Pede*tre*
</line>
</par><par>
<line>
re*utor (fi) leva em consi*eração * nú*er* de *aixas da entrada e da pista de *i*cu*ação
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
r*tatória. Usam-se difere*tes *ráf*c*s, por exemplo *m g*áfico pa*a uma fa**a de entr*d*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
outro para *uas faixas de entrada ** rotatória. O *ráfico (1) apres*nta os *alo*es do Fator de
</line>
<line>
Pedestre par* 2 *aixas *e tr*fego.
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esi*a, v. 17, n. 7, art. 11, *. 219-23*, *ul. 2*2* **w4.fs*net.*o*.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Política Ex*erna B*asileira nos Anos 30: Nazismo, Nacionalismo e * Jogo *nt*rnacional
</line>
<line>
227
</line>
</par><par>
<line>
G*áfico 1 - *ator de *edu*ão (*i) para duas faixas pa*a entr*da e tráfego na
</line>
<line>
rótula
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Adaptado de *anual de Projeto de Interseçõe* do DN** (2005; p.197)
</line>
<line>
De posse dos valores d* Capacidade Básica de Entrada e Fator de Pedestres, é *ossível
</line>
<line>
calcu*ar a Ca*aci*ade d* *nt*ada (*), *ela equa*ão 2:
</line>
<line>
(2)
</line>
<line>
Onde: *i = capacidade de entrada i (ucp/h);
</line>
<line>
Gi = capacidade básica (ucp/h);
</line>
<line>
f* = fator de pede**re.
</line>
<line>
Po* fim, é possível *alcular a Capacidade Residual qu* deter**na a capaci*ade d* via.
</line>
<line>
Se * *alor *or positivo, a via nã* está operand* na sua capacidade máxima; se fo* **gativo, a
</line>
</par><par>
<line>
via **tá operando com um fluxo al*m *a sua c*pacidad* má*ima, e, caso seja
</line>
<line>
zero, está
</line>
</par><par>
<line>
*perando na sua capacidade máxima. * partir de*se pa**metro, verifica-*e o tempo médio de
</line>
<line>
espera e o nível *e serviço d* rótula. A equação 3 d*monstra o cálcu*o.
</line>
<line>
(3)
</line>
<line>
**de: Ri = capacida*e residual da entrada (*) (ucp/h);
</line>
<line>
C* = capa*idade *a entrada (i) (ucp/h);
</line>
<line>
Zi = fluxo *a *ntrada (i) (ucp/h).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 17, n. 7, art. 11, p. 219-238, *un. *020
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. S. Moraes, F. T. *. Ca**lli, A. M. And*ad*
</line>
<line>
228
</line>
</par><par>
<line>
Tempo M*dio de *spera (TMS) e Nível de Serviç* (N*)
</line>
</par><par>
<line>
O T*mpo Mé*io *e Espera é o t*mpo necessário pa** um v*í*ulo de uma e*tra*a (i) se
</line>
<line>
inseri* no fluxo da pista de ci*cul*ção da rotató*ia. O gr*f*co (2) é usado para se det*rmi*ar o
</line>
<line>
TMS.
</line>
<line>
Gráfico 2 - Tempo Médio d* Espe*a
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Adap*ado de DNIT (2*05)
</line>
<line>
A Tabela 1 at*ib*i va*ores mensu*ad*s *m nív*l ordinal em categorias de qu*li*ade *o
</line>
<line>
nív*l *e servi*o oferecido.
</line>
<line>
*abela 1 - Ní*el de Ser*i*o em função ** TMS
</line>
<line>
Tempo Médi* de Espera TME (s) Níve* de Serviço (*S)
</line>
</par><par>
<line>
1*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
20
</line>
<line>
B
</line>
</par><par>
<line>
30
</line>
<line>
C
</line>
</par><par>
<line>
45
</line>
<line>
D
</line>
</par><par>
<line>
> 45
</line>
<line>
E
</line>
</par><par>
<line>
Ri < 0
</line>
<line>
F
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Adapt**o de DNIT (2*0*)
</line>
</par><par>
<line>
2.5 *olos Ge*a*ore* de Viagens
</line>
</par><par>
<line>
Um do* fatores críticos
</line>
<line>
no projeto de gestão *os t*ânsito são Polos Gerad***s de
</line>
</par><par>
</page><line>
*iage* - PGV ou Polos Ger*d*re* de Tráfego - (PGT), empreendimentos que produzem
</line>
<line>
*e*. FSA, Teresina, v. 17, n. 7, art. 11, p. 2*9-238, jul. 202* www4.*san*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Polític* Exter*a Bra*ileira n*s Anos *0: Nazismo, N*cio**lism* e o Jogo *n*er*a*ional
</line>
<line>
*29
</line>
</par><par>
<line>
gr*nde q*antidade de viagens ro**neira* o* não, causando *eflexos *egativos, co*o
</line>
<line>
congesti*namentos na circulação vi*ria ao e*tor*o ou até m*smo de *od* a região, s*gundo a
</line>
<line>
definiç*o do Departamento Nac*onal *e Trâns*to - DENATRAN e Fa*uldade Getúlio Vargas
</line>
<line>
- FG* (2001).
</line>
<line>
Ne**e sen*ido, * trabalho tem com **co analisar o impacto da constr*ção de *m *ovo
</line>
<line>
empreendimento na Z**al Leste da Ci*ade que se enquadra como PGT.
</line>
<line>
3 PROCEDIMENTO* METODOLÓG**OS
</line>
<line>
O projeto em *ná**se é um edifício c*mercial situa*o *a A*. Un**er*itár*a, ZC* / 139,
</line>
<line>
*airro I*inga, **na Leste, p*ó*im* à interseção e*tr* a re*erida Avenid* e a Av. Raul Lopes.
</line>
<line>
As caract*rísticas fu*ciona*s do projeto (*r*nde atr*tor de pessoas par* s*as atividades - com
</line>
<line>
ne*e*sidade *e mais de 8* vagas de e*taci**ame*to).
</line>
<line>
* col*t* *e dados ocorreu na *ltima semana de ju*ho de 2019, nos *orário* de 06:00
</line>
<line>
às 2*:*0 na rótula da interseção d* Aven*da Un*versi*ária *om Avenida Raul Lop*s, *ividida
</line>
<line>
em tr** picos (manh*, ta*de, noite). Os ob*erv*d*res **tão lo*ados posicionalmente conforme
</line>
<line>
* Figura 01.
</line>
</par><par>
<line>
Fig*ra 01 - R*t*l* com posicionam*nto **vo *GV
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborada pelos autore* a partir do Googl* Earth® sem escal* (*020)
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresin* PI, *. 17, n. 7, art. 11, p. 21*-238, j*n. 2020
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. S. Moraes, F. T. *. Case**i, A. M. *ndrade
</line>
<line>
2*0
</line>
</par><par>
<line>
A contag*m foi **ita *os quatro ponto* da rótula, conf**me mostra a *igura 01. Em
</line>
<line>
cada ponto situara*-se 2 ob*er*ador*s que anota*am a* placas dos v*ículos que e*travam na
</line>
</par><par>
<line>
rotatór*a e dela s*íam, fa*en** uma linha de segm*nt**ão a c*da 15 minutos. A **gura
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
<line>
mostra * esquema demonstrati*o dos m*vimento* analisados.
</line>
</par><par>
<line>
*igura 2 - Fl*xo de tráf*go em uma rót*la mo*er*a
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Adapt*do d* *NIT (*0*5)
</line>
</par><par>
<line>
C*m o auxíli* do s*ftware compu*acional MS Excel®, foi possível quantific*r os
</line>
<line>
m*vimentos do fluxo de tráfego (K*) os v***ulos que estã* na rotatória e passam em frente ao
</line>
</par><par>
<line>
respectivo acesso i e "Zi" os *eículos que *sam o *cess* i *ar* adentrar ao tr*fego
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
rot*tória. **m base *os dad*s col*tados, foram estimados: Cap*cida*e Básica ** Entrada
</line>
<line>
(Gi), Fator pede*tre (f*) Tempo Médi* de *spera (TMS), Nível de Ser*iço (NS) e, a part*r
</line>
<line>
de*tes, f*ram realizadas si*u*ações matemáticas co* ajud* da função So*ver do MS Exce*®.
</line>
<line>
*. RESULTADOS E DISCUSSÕES
</line>
<line>
4.* *rot* Veicular d* Ter*sina/PI
</line>
<line>
A *apital do e*tado do Piauí a*r*sentou *m e*orme crescime*to d* su* f*ot*, pois esta
</line>
<line>
s*ltou de 17.*01* par* 49.294* ve*c*los entre os anos de 2006 e 2017, um aume*to ** ord*m
</line>
<line>
*e 65%, segundo dado* do IBGE (20*0). O dest*que fica para os ciclomotores que segundo
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina, v. 17, n. 7, *rt. 11, p. 219-238, jul. 2*20 www4.fsa*e*.com.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Políti** Ext*rn* Bra*ileira nos An*s 30: *azismo, **cional**m* e o Jogo Internacional
</line>
<line>
231
</line>
</par><par>
<line>
Brasil (2003) são os veículo* *e duas ou tr*s rod*s, cujo m*tor não exceda *0cc que ti*er*m
</line>
<line>
um **mento de *ais de du**ntas vezes em seu número. O Grá*ico 3 mostra o cres*imento do
</line>
<line>
número tot*l de *e*culos em *eresina ao longo do tempo.
</line>
</par><par>
<line>
Gráf**o * - Evolu*ão da **ota veicu*ar de *eresina/PI (2006-***7)
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Aut*re* basea*o em IBGE (2020)
</line>
<line>
E*tre 2**6 e 2011 a *axa de crescim*nto **i ig*a* ou s*perior a 10% tendo destaque
</line>
<line>
para o a*o de *00* co* cresci**n** d* 28% da frota. A part*r de 2006, o cresci*e*** m*d*o
</line>
</par><par>
<line>
da fro*a ficou *m torno de 6%. Apesar
</line>
<line>
d* redução da ta*a d* crescimento, esta
</line>
<line>
ainda
</line>
</par><par>
<line>
apresen*a uma tendência posi*iva ao longo dos *n*s, i*dicando que e*tudos de mobilida*e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
planejam*nto do *ráfego da **dade devem ser *e*liza*os c*nstanteme**e.
</line>
</par><par>
<line>
*o caso da int*rsecção em *stu*o, * im*lantação ** um novo *GV nas pr*xi*idades
</line>
<line>
pode e*evar a ci*cul*ção *e veícul*s, levando a redução do nív*l de serviç* e, para averig*ar
</line>
<line>
*sta hip*tese, foram rea*izado* os est*do* té*nicos.
</line>
<line>
*.2 Circul**ão na rót*la na situaç*o atual
</line>
<line>
Com os dados obti*os, *sou-se um* adapt*ção de *ma p*anilha pr*pos*a pelo Manu*l
</line>
<line>
de *roje*o *e In*e**eç*es do *N** (200*), que consi**ra *alores como origem e *e*tino par*
</line>
<line>
*s movi*entos "*" * "K" na hora pico (hora co* maior volu*e de unidad* de carro passei*)
</line>
<line>
na r**atória que foi no intervalo de 18:00h *s 1*:*0h. A Tabela 4 apr*senta *s valore*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 17, n. 7, art. 11, p. 219-23*, *u*. 2020
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. S. Morae*, F. T. R. Ca*elli, A. M. Andrade
</line>
<line>
232
</line>
</par><par>
<line>
T*bela 4 - M*t*iz o*igem destino para movim*nto* "Z" e "K"
</line>
<line>
D*stino
</line>
<line>
To*al do *ces*o zi T*tal do arco ki
</line>
</par><par>
<line>
1
</line>
<line>
2
</line>
<line>
3
</line>
<line>
*
</line>
<line>
1
</line>
<line>
0
</line>
<line>
262
</line>
<line>
719
</line>
<line>
50
</line>
<line>
10*1
</line>
<line>
700
</line>
<line>
*
</line>
<line>
367
</line>
<line>
0
</line>
<line>
533
</line>
<line>
450
</line>
<line>
1*5*
</line>
<line>
800
</line>
</par><par>
<line>
*rigem
</line>
<line>
3
</line>
<line>
249
</line>
<line>
59*
</line>
<line>
0
</line>
<line>
1*2
</line>
<line>
1000
</line>
<line>
867
</line>
<line>
4
</line>
<line>
100
</line>
<line>
7*
</line>
<line>
31
</line>
<line>
0
</line>
<line>
20*
</line>
<line>
*2**
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Autores (2020)
</line>
<line>
*s volumes de tráfe*o na r*tula *ntes de cada entrada, K1, *2, K3, K* foram obtidos
</line>
<line>
pelas ex*ressões:
</line>
<line>
K1 = O3D2 + O*D* + O4D3
</line>
</par><par>
<line>
K2
</line>
<line>
=O 3
</line>
</par><par>
<line>
4
</line>
<line>
*
</line>
<line>
+O
</line>
<line>
1
</line>
<line>
D +* D
</line>
</par><par>
<line>
3
</line>
<line>
1
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
K* = O1D* + O2D4 + O2D*
</line>
<line>
K4 = 02D1 + O3*1 + O3D2
</line>
<line>
Os moviment*s de retorno (OiDi) foram d*scon*iderados por seu *aixo volume.
</line>
<line>
Com os da*os obtidos e *o* a obser*ação *n loco qu* tanto * pista circul*ção qua*to
</line>
<line>
as int*rseções de acesso * rota*ória p*ssuíam duas faix*s, usou-se uma ad**tação de uma
</line>
<line>
plani*ha proposta pelo Manua* de Pr*jet* de Interseções do DNIT (2005), para o cálculo de
</line>
<line>
valores da Capacidad* Básica, *apacida*e *esidual, Tempo Médio de E*pe*a. Para e*eito
</line>
</par><par>
<line>
si*plifi*a*or de cá**ulos, cada veí*ulo foi
</line>
<line>
co*s*derado c*mo uma unidade *e carro
</line>
<line>
passeio
</line>
</par><par>
<line>
(ucp) e pa** o F*to* Pedestre o val** tomado foi 1.
</line>
</par><par>
<line>
Ta*ela 5 - Cá*cul* do TMS
</line>
<line>
C*pacidade
</line>
<line>
Tempo
</line>
</par><par>
<line>
Acesso ou *ces*o Zi A*c* Ki Fa*o* Ca*acidade
</line>
<line>
Residu*l Ri
</line>
<line>
Médio de
</line>
</par><par>
<line>
Arco
</line>
<line>
(ucp/h)
</line>
<line>
(ucp/*)
</line>
<line>
*ed*stre (f)
</line>
<line>
Ci (u*p/h)
</line>
<line>
(ucp/*)
</line>
<line>
Esp*ra (s)
</line>
</par><par>
<line>
1
</line>
<line>
1031
</line>
<line>
700
</line>
<line>
1
</line>
<line>
*413
</line>
<line>
38*
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
2
</line>
<line>
13*0
</line>
<line>
80*
</line>
<line>
1
</line>
<line>
129*
</line>
<line>
-59
</line>
<line>
> 45
</line>
</par><par>
<line>
3
</line>
<line>
1000
</line>
<line>
8*7
</line>
<line>
1
</line>
<line>
*214
</line>
<line>
214
</line>
<line>
2*
</line>
</par><par>
<line>
4
</line>
<line>
2*1
</line>
<line>
1215
</line>
<line>
1
</line>
<line>
8*0
</line>
<line>
659
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
*onte: A*tor*s (2020)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Ter*sina, *. 1*, n. 7, art. 11, p. 219-238, jul. 2020
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A P*lít*ca Externa Bra*ileira nos Anos 30: Nazismo, *ac*onalismo e o Jogo Inte*nacional
</line>
<line>
233
</line>
</par><par>
</par>
<column>
<row>
4.3 Prev*são Circulaçã* na rótula no futur*
</row>
<row>
Para as A*áli*es d* capacidade da rótula, foram considera*as as projeções de tráfego
</row>
<row>
para u* hori*o*te de 3 anos (2*22). Adot*u-se um *resc*mento anua* *a frota de 7% (média
</row>
<row>
util*zada nas metod*logias) a*sumido para o cálcu*o dos volumes de tráfego no an* horizon*e.
</row>
</column><par>
<line>
* T*bela 7,8,9 ap*ese*ta os
</line>
<line>
*alores para * TMS com o a*r*scimo
</line>
<line>
da frota com *eus
</line>
</par><par>
<line>
respecti*os nív*is de serviço
</line>
<line>
pe*os seg*in*e* an*s, ca** a* *ondições de fun*ionamento
</line>
</par><par>
<line>
cont*nuem da *ótula se* a**erações.
</line>
</par><par>
<line>
Tabela 7 - Cálculo *o TMS 2020 com nível de se*viço
</line>
</par><par>
<line>
C*pa*idade
</line>
<line>
Tempo
</line>
<line>
Nível de
</line>
</par><par>
<line>
Acesso ou
</line>
<line>
Acesso Zi
</line>
<line>
Arco Ki
</line>
<line>
Fator
</line>
<line>
Capa*i*ade
</line>
<line>
Resid*al R*
</line>
<line>
Méd*o de
</line>
<line>
Se*v*ço
</line>
</par><par>
<line>
*rco
</line>
<line>
(ucp/*)
</line>
<line>
(ucp/h)
</line>
<line>
Pedestre (f)
</line>
<line>
Ci (ucp/h)
</line>
<line>
(u*p/h)
</line>
<line>
E*pera (*)
</line>
<line>
*S
</line>
</par><par>
<line>
1
</line>
<line>
1103
</line>
<line>
749
</line>
<line>
*
</line>
<line>
1353
</line>
<line>
*49
</line>
<line>
*0
</line>
<line>
B
</line>
</par><par>
<line>
2
</line>
<line>
*445
</line>
<line>
856
</line>
<line>
1
</line>
<line>
1226
</line>
<line>
-2*8
</line>
<line>
> 45
</line>
<line>
F
</line>
</par><par>
<line>
3
</line>
<line>
1070
</line>
<line>
928
</line>
<line>
1
</line>
<line>
114*
</line>
<line>
7*
</line>
<line>
45
</line>
<line>
D
</line>
</par><par>
<line>
4
</line>
<line>
215
</line>
<line>
1300
</line>
<line>
1
</line>
<line>
785
</line>
<line>
569
</line>
<line>
10
</line>
<line>
A
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Autore* (2020)
</line>
<line>
Con*o**e espe*ado, o *ível de serviço vai *aind* *om o aume*** gradativo d* fro*a
</line>
<line>
conforme m*stra a Tabela 8.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina PI, v. 17, n. 7, art. 11, *. 219-238, jun. 2020
</line>
<line>
www*.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. S. Mor*es, F. T. R. Caselli, A. *. Andr*de
</line>
<line>
2*4
</line>
</par><par>
<line>
Tabel* 8 - Cálculo do TMS *021
</line>
<line>
Capacidade
</line>
<line>
Tempo
</line>
<line>
Níve* *e
</line>
</par><par>
<line>
*c*s*o ou
</line>
<line>
Acesso Z
</line>
<line>
*
</line>
<line>
Arco **
</line>
<line>
*ator *apacida*e
</line>
<line>
Resid*al Ri
</line>
<line>
M*dio d*
</line>
<line>
Serv*ç*
</line>
</par><par>
<line>
Arc*
</line>
<line>
(ucp/*)
</line>
<line>
(ucp/h)
</line>
<line>
Pedestre (f)
</line>
<line>
Ci (ucp/h)
</line>
<line>
(ucp/h)
</line>
<line>
Espera (*)
</line>
<line>
*S
</line>
</par><par>
<line>
1
</line>
<line>
1180
</line>
<line>
801
</line>
<line>
1
</line>
<line>
1290
</line>
<line>
109
</line>
<line>
30
</line>
<line>
C
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
*546
</line>
<line>
916
</line>
<line>
1
</line>
<line>
1159
</line>
<line>
-386
</line>
<line>
> 45
</line>
<line>
F
</line>
</par><par>
<line>
3
</line>
<line>
1145
</line>
<line>
993
</line>
<line>
1
</line>
<line>
1077
</line>
<line>
-68
</line>
<line>
> 45
</line>
<line>
F
</line>
</par><par>
<line>
4
</line>
<line>
230
</line>
<line>
1391
</line>
<line>
1
</line>
<line>
709
</line>
<line>
47*
</line>
<line>
*0
</line>
<line>
A
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Autores (2020)
</line>
</par><par>
<line>
Por meio da Ta*ela 9 podemo* obse*var qu*
</line>
<line>
há
</line>
<line>
**a degra*ação ráp*da d* nív*l de
</line>
</par><par>
<line>
serviç* on*e apenas a entr**a 4 permanece in*lterada.
</line>
</par><par>
<line>
Tabela 9 - Cálculo do TMS 2*22
</line>
<line>
Capaci*ade
</line>
<line>
Tempo
</line>
<line>
Nível de
</line>
</par><par>
<line>
Aces*o ou
</line>
<line>
A*e*** Zi
</line>
<line>
Arco Ki
</line>
<line>
Fator Cap*cidade
</line>
<line>
R*sidual R*
</line>
<line>
Médio de
</line>
<line>
S*rv*ço
</line>
</par><par>
<line>
Arco
</line>
<line>
(u*p/h)
</line>
<line>
(uc*/h)
</line>
<line>
Pedestre (f)
</line>
<line>
Ci (u*p/h)
</line>
<line>
(ucp/h)
</line>
<line>
Espera (s)
</line>
<line>
NS
</line>
</par><par>
<line>
1
</line>
<line>
1263
</line>
<line>
*58
</line>
<line>
1
</line>
<line>
12*5
</line>
<line>
-38
</line>
<line>
> 45
</line>
<line>
F
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
16*4
</line>
<line>
9*0
</line>
<line>
1
</line>
<line>
109*
</line>
<line>
-564
</line>
<line>
> 4*
</line>
<line>
F
</line>
</par><par>
<line>
3
</line>
<line>
122*
</line>
<line>
1062
</line>
<line>
1
</line>
<line>
1006
</line>
<line>
-219
</line>
<line>
> 45
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
4
</line>
<line>
246
</line>
<line>
1488
</line>
<line>
1
</line>
<line>
*3*
</line>
<line>
387
</line>
<line>
10
</line>
<line>
A
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Auto**s (2020)
</line>
</par><par>
<line>
Prevista a degradação do nível ** ser*iço entre o* an** de 2020 e 2022 *o acess*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
que respectivamente caem
</line>
<line>
*e * *nde os tem*os de espe*a são
</line>
<line>
peque*o* para C, onde
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
tempos de espera começam * ser consideráveis até F, o*de ac*ntecem d***ras e *á
</line>
</par><par>
<line>
sobrecarga da rotatória qu* só é al*viada com a
</line>
<line>
redução do trânsito. Situ*ção similar tem
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
aces*o 3 que in**ialmente tem classe * em que mesm* co* paradas para entrada, o fluxo de
</line>
<line>
veícul*s **rmanece *stável * c** par* F.
</line>
<line>
Uma expli*ação *ara a manutenção do nível de s*rviços d* en**ad* 4 está *elacionada
</line>
</par><par>
<line>
à
</line>
<line>
natureza desta
</line>
<line>
*ue liga os b**rr*s ao Camp*s da Universid*de Fed*ra* do Piauí. E*s*
</line>
</par><par>
<line>
entrada a*r*s*nta baixo f*uxo porque não se apres**ta c*mo opção prioritária pa*a o*tros
</line>
<line>
ponto*, *p*ese**a*do el*vaç*o do tr*f*go apenas nos horários *e pico.
</line>
<line>
Com o* res*l*ados obti*os, é p*ssível afir*ar que a ro*atória está *om * nível de
</line>
<line>
serviço aquém do de*ejado na **trada 2, tendo n*v*l de saturação já prese*te nos ho**rios de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 17, n. 7, art. 11, p. 219-238, jul. 202*
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A *olític* Exte*n* *rasileira nos An*s 30: N*zis*o, Na*ionalismo e * J*g* Internacional
</line>
<line>
235
</line>
</par><par>
<line>
*ico. O t**p* de espera elevado para acesso à rótula devido ao con*estioname*to c*usa o
</line>
<line>
irritação *o* usu**io* m*toris*as, diminuindo a qualidade *e vida.
</line>
</par><par>
<line>
O relatório ainda demons*ra que *a projeçã* d* *e*po *o* a* condições atuais
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
rótu** apr*senta*á conges*ionamento *os horá*ios de *ico em todas as *ntradas, com exceção
</line>
<line>
da sa*da 4. O aum*nto da *spera nos horário* de pico e o cre*cimen*o *a frot* são ***blemas
</line>
<line>
espera*os, segundo o *CM (2010). Ess* informação é muito i*portant* para o pl*nejamento
</line>
</par><par>
<line>
do tráf*go, porque
</line>
<line>
durante o proj*to é *ossível esta*elec*r
</line>
<line>
um maior *im*te *e s*turação
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
rotatória, de for*a a
</line>
<line>
evit*r que haja
</line>
<line>
e*sa reduç*o do nível de *erviço e tam*ém estabelecer
</line>
</par><par>
<line>
previa*ente as medidas *e mit*gação que p*dem ser tomad*s quan*o iss* acontecer ** forma
</line>
<line>
* soluciona* de modo m*is **icient* o proble*a.
</line>
</par><par>
<line>
O estudo *e Neris e Ferraz (**14) aponta a possibil**ade de uso de semáforos
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
proxi*idad*s das en*radas da *otatór*a, d* *orma a *erar atrasos *r*gr*ma**s para gerar
</line>
</par><par>
<line>
interval* de *empo par* que os de*ais condu*ores conc*uam o movimento de forma
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
aumentar a segur*nça e flu**ez.
</line>
</par><par>
<line>
Outro fator que *on*ribui para *eduzir o *ível de *ervi*o na rotatória d*tec**do
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
*bse*va*ão in **co foi que alguns moto**stas não respeitam as r*gras de us* da ro**tóri*, em
</line>
<line>
espe**al n*s horários de maior movime**o: início da manhã, *eio *ia e *ina* da tarde. Tal
</line>
<line>
fenômeno também foi obs*rvado em es**do de Carles*o et al (**19). * au***to do tempo *e
</line>
<line>
es*era leva a que os con*u*ores desobedeçam às **rma* de co**ução c*m intui*o *e reduzir o
</line>
</par><par>
<line>
tempo
</line>
<line>
de viagem. U** pro*osta
</line>
<line>
para atenuar esses problemas **o c*mp*nhas e*ucat*v*s
</line>
</par><par>
<line>
a**adas à fis*al*zaç*o do tr*ns*to.
</line>
<line>
5 CONSI*E*AÇÕES *INAI*
</line>
<line>
O uso de inters**ções são u* important* instrumen*o de controle * orient*ção do
</line>
</par><par>
<line>
tráfego, *en*o as *ótulas ou
</line>
<line>
rotatórias u* tipo empreg**o amplamente e* **nas urbanas
</line>
</par><par>
<line>
devido *ua efici*ncia no contro** de priori*a*e * p*omoção *e *eguran*a. *ndepe*dent* do
</line>
</par><par>
<line>
tipo de interse*ção, **tas
</line>
<line>
so*rem influênc*a do
</line>
<line>
aumento ou não do fluxo de v*ículos, o que
</line>
</par><par>
<line>
implica red*çã* do nível de serviço o*erecido.
</line>
<line>
* *stud* *nalisou o imp*cto de um n*vo p*lo gera*or de viagens - *GV, a*ocad* *a*
</line>
</par><par>
<line>
proximi*ade* de um* rotatório na Z*na Leste da cidade
</line>
<line>
de Teresin*/PI. O* resu*tados
</line>
</par><par>
<line>
i*dicaram que há u*a redução *radat*va do
</line>
<line>
nível *e serviço a* *on*o *o tem*o, devido a*
</line>
</par><par>
</page><line>
i*cre*ento *o fluxo d* v*ículo* dev*do o PGV aliado à taxa de *rescime*to da frota com base
</line>
<line>
*os dados l*v*ntados.
</line>
<line>
Rev. FSA, Te**sin* PI, v. *7, n. 7, art. 11, p. *19-2*8, jun. 2*20 www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. S. Moraes, F. T. R. Casell*, A. M. Andrade
</line>
<line>
236
</line>
</par><par>
<line>
Com* uma proposta de mitigação e correção, foi levanta*a a po*sibili*ade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
implan*aç*o de dispositivos d* contr*le auxiliares, como mos**ados *ela literatura * manuais
</line>
<line>
técni*o* estuda*os. Para superar o c*mpo*tamento de desres*eito às *ormas de trânsito, são
</line>
<line>
sugeridas aç*es de educaçã* ** trânsito * age*tes de fisca*ização no local.
</line>
<line>
REFE*Ê**IAS
</line>
</par><par>
<line>
AND, *ssoci**ão Nacio*al dos Det*ans B**sil *á tem 1 car*o a **da 4 habitantes,
</line>
<line>
diz
</line>
</par><par>
<line>
De*atra*. Março 2020. Disponíve* em: http://w*w.and.or*.br/b*asil-ja-tem-1-carro-a-c**a-4-
</line>
<line>
*abitantes-diz-denatran Acesso em: 26 mar. 2020.
</line>
<line>
BRASIL. CÓDIGO DE TRÂ*SITO DE TRÂNSI*O. Lei N. º 9.503, de 23 de set*mbro de
</line>
<line>
199*. 2003.
</line>
</par><par>
<line>
CARLESSO, G. * et a*. Di*gnóstico do *rânsito na área central de xanxerê/sc e estudo
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
capacidade da rotatória
</line>
<line>
instalad*
</line>
<line>
*a interseção e**re a **a o*avo bil*c e a avenida
</line>
</par><par>
<line>
bras*l. S*miná**o d* Iniciação *ientífi**, Semi*ári* I*t*gra*o d* Ensin*, Pe*q*isa e
</line>
</par><par>
<line>
E*tensão
</line>
<line>
e
</line>
<line>
Mostra
</line>
<line>
Universitária.
</line>
<line>
Di*ponível
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
h*tps://por*alperiodic*s.unoesc.e*u.br/siepe/article/view/22616 *ce*so em: 15 de mar. d*
</line>
<line>
202*.
</line>
<line>
COE*H*, D. M. **álise e s*ge*tões para *rojeto* geométr*cos de rótula* moderna* em
</line>
<line>
vias u*b*nas. 2012. 109 f. *issertação (Mes*rado e* *ransporte*) - Univer*idade Federal do
</line>
</par><par>
<line>
R io
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Jan*i*o,
</line>
<line>
* io
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Ja*eiro,
</line>
<line>
2012.
</line>
<line>
*isponível
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
http://o**di*.ufrj.b*/60/*e*es/coppe_m/Marcel*Da*ielCo**ho.pd* Ac*sso em 0* de jan. de
</line>
<line>
202*.
</line>
<line>
DA S**VA, O. H et al. Análise *e Capacidade *e Flu*o De **tatória Na C*dade De
</line>
<line>
M*r*ng*, ParanÁ. R*vi*t* Tecnol*gica, v. 28, *. 1, p. 1-13, 2*19. D*sponív*l em:
</line>
<line>
http://periodicos.uem.br/ojs/ind*x.ph*/RevTecnol/*rtic*e/v*e*/34097/7*1*75*4895*
</line>
<line>
Acess* em 10 de mar. de 2020.
</line>
</par><par>
<line>
DENATRAN/FGV. Manual de procedimentos par* o *ratam*nto de pó*os geradore*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
tráfe*o. 1. ed. Brasília: [s.n.], 2001.
</line>
</par><par>
<line>
Departa**nto Nac*onal de *nfraestru***a *e Trans*ortes - DNIT. M*nual d* projeto
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
int*rseções. 2.*d. - Rio de Janeiro, 2005.
</line>
</par><par>
<line>
E*PINDOLA, A. *; O*IVEIRA TEIXEIRA, M. A. Análi*e da capaci*ade
</line>
<line>
v*ária
</line>
<line>
e
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MORAES, A. *; CASELLI, F. T. R; ANDRADE, A. M. Impacto de um Polo Gerador de **agens no
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Nível de Serviço de *otat*ri* em uma Cap*tal Nordestina. *ev. FSA, Teres*na, v.17, n. 7, art. 1*, p.
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219-238, jul. 2020.
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<line>
Contribuiç*o dos Aut*res
</line>
<line>
A. *. Moraes
</line>
<line>
F. T. R. Caselli
</line>
<line>
A. M. A*drade
</line>
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<line>
1) concep**o e planej*men**.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) anális* * interpretação dos *ados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) el*bora*ão do *ascu*ho ou na revis*o *r*tic* do c*nteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) pa*ticip*ção na apro*ação da versã* final d* manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, **resina, v. 17, n. 7, art. 11, p. 219-23*, *ul. *020
</line>
<line>
www*.fs*net.co*.br/revista
</line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)