<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 7, art. 11, p. 219-238, *u*. 20*0 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*0.17.7.11 </line>
</par>
<par>
<line> *mpacto de um Polo Gerador de Viag*n* no Nível d* Se*viço d* *otatória em um* *apital </line>
<line> Nord*stina </line>
<line> Impac* of a T*a*el Genera*or Polo in the **tati*g Service *eve* in a No*t*east Ca*ital </line>
</par>
<par>
<line> André Saker de M*ra*s </line>
<line> Especialista ** *obilidad* Urbana e Trânsi*o pela Fac*ldade Futur* </line>
<line> Gerente de Engen*ar*a do Departamen*o Municip*l d* Trânsit* * Transp*rt* de Timon/MA </line>
<line> E-*a**: andresa*er76@gmail.com </line>
<line> Fr*n*isco de Ta*so Ribeiro C*selli </line>
<line> Doutor em Ci*nci*s Ambientais *ela *ni*ersi*ade Feder*l d* P*auí </line>
<line> Profe*sor *niversidade F*deral do Piauí </line>
<line> E-mail: tarso.case*li@ufpi.edu.br </line>
<line> An*e*s*n *en*es An*rad* </line>
<line> *acharel em Engen*a*ia de *rodução pe*a Univer**d*de Federal do Piauí </line>
<line> E-mai*: ander*o*@ufpi.edu.b* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *n*ere*o: André S*ker de Mora** </row>
<row> Prefeit*ra Muni*ipal de Ti*on - Pç*. São José, S/* - </row>
<row> Centro, C*P 6563*-000, Brasi*. </row>
<row> *ndereço: F*ancisco de Tar*o Ri*e*ro Caselli </row>
<row> Universi*a*e Feder*l do Pia** - UFPI C*mpus </row>
<row> Universitário M*nistr* *etrônio Portella Bairro *ninga - </row>
</column>
<column>
<row> Ed*tor-Chefe: Dr. Tonny Kerley *e Alen*a* </row>
<row> Rodrigue* </row>
<row> Artigo re*ebi*o *m 14/*4/2020. Última *ersão </row>
<row> recebida em 29/0*/2020. Apro*ado *m *0/04/20*0. </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> Teresina - PI -CEP: 640*9-550, Brasi*. </row>
<row> En**reço: An*erson *endes *n*rade </row>
<row> *niversidade Fede*al d* Piauí - UFPI Camp*s </row>
<row> Universitário *i**st*o Petrôni* Portella Ba*rro *ninga - </row>
<row> Teres*na - PI -CEP: 64*49-550, Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> Avaliado pelo s*st*ma *riple Review: Desk Review a) </row>
<row> pe*o Edit*r-Ch*fe; e b) Double Blind Review </row>
<row> (a*aliação ce*a po* dois aval*adores da área). </row>
<row> Revisão: Gramat*cal, Norma**va e de Formatação </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. Moraes, F. T. *. C**el*i, A. M. Andr**e </line>
<line> 22* </line>
</par>
<par>
<line> RE*U** </line>
</par>
<par>
<line> O present* traba*ho busca *nalisar com* u*a rotat*ria numa metrópole do Nor*e*t* é afetada </line>
<line> pe*o aumento do trá*e** g*r**o por alocaçã* de um polo gerador *e v*agen* em sua ár*a. O </line>
</par>
<par>
<line> trabal*o conto* com levantamento bibliográfico sobr* * tema e utilizou *mostragem </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> observação i* l*co obede*endo à met*d*l*gia do Departamento Nacional *e Infrae*t*utura de </line>
</par>
<par>
<line> Transporte* </line>
<line> -DNIT, re*l*zando a </line>
<line> contagem do númer* de v*ículos nos *ua*ro pontos d* </line>
</par>
<par>
<line> rótula, con*orme mo*t*a, a**tan*o *s **acas </line>
<line> do* veí*u**s qu* </line>
<line> ent*a*am e s*íam </line>
<line> d* rotatória </line>
</par>
<par>
<line> *a**ndo uma *inha d* segmen**ç*o a cada 15 m*nutos. Os dados foram tabu*ados e analisados </line>
</par>
<par>
<line> com auxílio do MS *xcel ®. Os resultados mostrar*m que, em se mantendo a taxa </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> cresc*mento *tual de 7% para frota, o n*vel de ser*iço *m horá*i* </line>
<line> de pi*o irá cair de forma </line>
</par>
<par>
<line> acen**ada *hegando ao *ior nível em 2*22. Também se observou que o não respeit* *s regras </line>
<line> de conduç*o também causa atras*s e con*litos reduzindo a *egurança no tráfego da rotató*ia. </line>
<line> As pr*pos*as sugeridas são a aloc*ção de m*canismos a*xiliares d* redu*ão de *empo c*mo </line>
<line> semáforos e campanh* educativa para man*er * nível de serv*ço. </line>
<line> Palavras-chave: Tr*fego. Rotató*ia. Nível de Ser*iço. </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> T*e </line>
<line> present work seek* *o analyze how * roundabout i* a metropolis in the No*t*east i* </line>
</par>
<par>
<line> a*fected by the increas* in traffi* generated by the a*loc*t**n of a pole that g*nerat*s trips in </line>
<line> *ts area. *he work included a bibl*og*a*hic *urvey on t*e subject and use* sa*plin* and </line>
</par>
<par>
<line> observa*io* in lo*o, follow*ng </line>
<line> *he methodology </line>
<line> ** the Nati**al Department *f *ransport </line>
</par>
<par>
<line> I*fra*tr**ture - NDIT, counti*g *he number of vehicles in t*e four point* of the spine, a* </line>
</par>
<par>
<line> shown by *oting the l*ce*se p*ates o* the vehicles *hat th*y entered and left t*e rou*da*out </line>
<line> *aking a segm*ntatio* line *v*ry 15 minute*. T*e d*t* were *abulated *nd analyz*d with t*e </line>
<line> aid of MS *xcel ®. The results showe* that if the *urrent g*owth rate of 7% for the fl**t is </line>
<line> maintai*ed, the se*vice level during peak hours will dr*p sharply r*achin* *he *orst level in </line>
<line> 2*22. It ha* **so bee* observe* that failure to re*pect *r*ving ru*e* al*o ca*ses d*l*ys and </line>
<line> conflicts reducing traff*c safety at the **undabout. The sug*ested propo*als *re the **l*cation </line>
</par>
<par>
<line> of a*xiliary t*me-saving mecha*is*s such as traffic lights </line>
<line> an* an e*ucatio*al campaign *o </line>
</par>
<par>
<line> maintain **e level *f servic*. </line>
</par>
<par>
<line> Keywo*ds: Traffic. Roundabout. Service *evel. </line>
</par>
<par>
<line> R**. FSA, Teresin*, v. 17, n. 7, *r*. **, p. *1*-238, j*l. *020 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.*r/re*is** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Política *xterna Brasileira nos Anos 30: N*zi*mo, *acionalismo e o Jogo Interna*ional </line>
<line> 221 </line>
</par>
<par>
<line> 1 I*TRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Um dos maior*s *es*fio* no desenvo*vi*ent* d** cidades é o pla*e*amento da </line>
<line> mobilidad* dentro desta, uma vez *ue *l* diz res*eit* ao desloc**en*o *e pessoas e *e*ursos </line>
<line> necessário* par* * ***cionam*nto social. Nesse senti*o, os grandes centros urbanos que </line>
<line> possu** maior conc**t*ação de *essoas e*fr*nta* m**ores d*f*culdad** na gestão d*ste. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Machado e *iccinini (2**8), a *o*cen*ração cada vez mai*r </line>
<line> da popul*ção </line>
<line> e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> utilização ** transporte *ndividual s*o um proble*a na *or*u*aç*o das políticas **b*icas de </line>
<line> mobili*a** no mund*. </line>
<line> Segu*do d*dos da A*soci**ã* Nacional d** Detra**/ADN, o Brasil apresen*ou um </line>
<line> co*si*erável cr*scimento em sua *rota total *e veículos a*t*mo*ore*, apresen*ando *ma média </line>
</par>
<par>
<line> de 4,4 **b**antes </line>
<line> p*r </line>
<line> automóvel na déc*da de 2*10 c*ntra 4,7 </line>
<line> na </line>
<line> d*cada a*t*ri** </line>
</par>
<par>
<line> (AND,2*20). Incluindo nessa re*lid*de estão as gra*d*s ci*ades **asileiras *omo Te**sina/** </line>
<line> e, segund* d*do* d* IBEG (2020), temos uma f*ota estimada em 4**.9*6 veí*ul*s co* um* </line>
<line> proporção a*ro*im*da de u* veí***o para ca*a 1,8 habita*te, o* seja, maior que a média </line>
<line> nacional, constituindo u* enor*e desafio para os governos e o*ganismo de gestão. Est* fato </line>
<line> aliado ao cresci*ento hor*zontal das cidade* oc**ionam u* m*ior nú*ero de d*slocame*to* </line>
<line> d* p*ssoa* que util*zam *e* veíc*lo particular pa*a obter acesso *os se**iços **e * cid**e </line>
<line> ofere*e. </line>
<line> *lguns d*s componentes de *ai*r im*ac*o são *s P*los Geradores de Viagens </line>
</par>
<par>
<line> (PGV\s), em*ree**i*entos que geram *m *umento su**tancial do tráfe*o na </line>
<line> sua regi*o </line>
</par>
<par>
<line> (MENDES; SORRAT**I, </line>
<line> 2014). E*te *u*ento *e tráfe*o p*d* ocasio*ar um impacto </line>
</par>
<par>
<line> nega*ivo par* * qualid**e de v*da da </line>
<line> popul*ç*o se </line>
<line> a mal*a viária de *cesso </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> e*pr*endiment* não apre*enta* c*p*cidade p*ra atender * esse *umento de demanda sem </line>
<line> diminui*ão da qualid*de *e se*viç*. </line>
</par>
<par>
<line> As altera*ões no *luxo *o trânsito decorrentes </line>
<line> dos PGV\s qu* a*etam as vias e </line>
<line> *uas </line>
</par>
<par>
<line> intersecçõe* torna* *eces*ária a </line>
<line> utilizaç*o de *ecani**os de orientação, d*rec*onamen** </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> controle d* trânsito c*mo sinalizaçõ*s *orizontais * ver*i**is, sinai* semafóricos, </line>
<line> inte*secções, en*re ou*ro*. Na c*asse interse*ção, **mos *s rótulas ou rot*tórias *rban*s. </line>
<line> As ró*u**s têm sido amplamente empregadas em todo mu*do devido * sua prat*cida*e </line>
</par>
<par>
<line> e result*d*s sa*isfatóri*s (SORRA*IN*, et </line>
<line> al., **02). E*tretanto, a </line>
<line> o*ção d* ut**izar u*a </line>
</par>
<par>
<line> *ótula dev* se* tomada baseada em um estudo do comportamento ** f*uxo atual * f*turo *ara </line>
<line> que esta cumpra *quilo para qu* foi c*n*ebi** a *urto e longo pra**. </line>
<line> Re*. FSA, Teres**a *I, v. *7, *. 7, art. 11, p. *19-2*8, *un. 2*20 ww*4.fsanet.*om.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. Moraes, F. T. R. Ca*elli, A. M. Andrad* </line>
<line> 222 </line>
</par>
<par>
<line> Dian*e do exposto, o *resente t*abalho p*opõe-se **alisar a capaci*ade *e uma rótul* </line>
</par>
<par>
<line> de recebimento d* um </line>
<line> empreend*mento **mercial caracterizado como um PGV em suas </line>
</par>
<par>
<line> intermediaç**s, a fi* de c*ass*ficar o nível de serviço atua* e faze* uma projeção no decorrer </line>
<line> dos anos co* o au*en*o de *rot*. De forma * alertar sobre a n**essi***e da uti*ização de </line>
<line> med**as *itigadoras *reviamente * instalação do P*V. </line>
<line> A necessidade *e deixar ci*nte a *refeitura de T*resina- Pi*uí p*ra obtenção *e </line>
</par>
<par>
<line> licencia*ento do empreen*imento j*nto *o Departamento de Tr*nsito M*ni**pa*, sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ua*idade de serv*ço o*erecido por uma rót**a, possibilita infer*r m*didas que minimizam os </line>
<line> i*pacto* negativ*s f*turos, (como con*es*ionamento) que a construção de um *GV na s*a </line>
<line> ár*a *e inf**ência *c*si*nará ao níve* *e serviço oferecido p*r e*a. </line>
<line> 2. REFERENCIAL TEÓRI*O </line>
<line> *.1 Gestão do Tráfego </line>
</par>
<par>
<line> A E**e*h*ria de Trá**go é </line>
<line> um* ciência </line>
<line> cujo </line>
<line> o*je*o de estu*o é a mobili*ade, </line>
</par>
<par>
<line> p*ssuindo como objetivo garantir </line>
<line> que pessoas e mercador*as *hegu*m ao se* </line>
<line> d*stino em </line>
</par>
<par>
<line> *em*o hábil com um níve* de segu**nça adequado (FER*E*RA; LEI*E, 2017) </line>
</par>
<par>
<line> A depen*er do volum* de </line>
<line> trâ*sito em </line>
<line> d*terminados ponto* com* </line>
<line> i*te*secções, são </line>
</par>
<par>
<line> *e*essária* medidas de justes par* manter a qualidade e seg*ra*ça c*mo *emáforos, v*adutos, </line>
<line> ro*atór*as, entre outros. As rot*tór*as apresentam a van*ag*m na reduç*o d* filas e atrasos por </line>
</par>
<par>
<line> facili*ar a </line>
<line> co*versão por evitar conflitos entre *s veículos que *r*fe*am em sentidos op*st*s </line>
</par>
<par>
<line> (NERIS; FE*RA*; LAROCCA, 2019). </line>
</par>
<par>
<line> O* proj**o* *e sistemas de regulação do t*ânsito devem at*nder à demanda atual </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> futura de*tr* parâmet*os estipulados </line>
<line> de forma a garant*r que um* alt*ração n* *roj*to não </line>
</par>
<par>
<line> se*a *ecessá*ia * cur*o e médio pr*zo. Para *t*ng*r es*e objetivo, é prec*so conhecer o ní*el de </line>
<line> serviço de uma via, ess*n*ial *ara gar*nti* que o *rojeto s*ja capaz *e *tender à demanda </line>
</par>
<par>
<line> mantendo a qual*da*e *o tr*fego, asseguran*o segurança e *co*o*ia *os </line>
<line> u*uár**s </line>
</par>
<par>
<line> (E*PINDOLA; T*IXE*RA, 2018). </line>
</par>
<par>
<line> Em </line>
<line> geral, ess*s estimativas são </line>
<line> basea**s em metod*logias determ*nís***as da </line>
</par>
<par>
<line> qua*ti*ade de veículos que *azem us* de uma via d* cir*ula*ão, *em como * estu*o das leis </line>
<line> básicas *o estudo de tráfego (P*REIRA e* al., 201*). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. *, art. 11, p. 219-238, jul. 2020 </line>
<line> www4.f*anet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Polític* Externa Bras*lei*a no* Ano* 30: Nazismo, **cionalismo e o *ogo Internacional </line>
<line> 223 </line>
</par>
<par>
<line> D* acordo com **IT (2*05), </line>
<line> as pes*uisas de tr*fe*o viári* possib*litam o </line>
</par>
<par>
<line> conheciment* da quantidade d* veícu*o* *ue *raf*gam e* *m determinado se*men** de uma </line>
<line> via, em um determinado período, n*s condições atuais. </line>
<line> *.2 Rótulas de *rânsito </line>
<line> Se*undo Neris e F*r*az (2014), um* rota**ria/ró*u*a cont*ibui para a segurança vi*r*a </line>
<line> ****izad* em intersecções on*e os veí*ul*s se movem, contorna*do um* i*ha central e podem </line>
<line> realiz*r a* ações de *as**gem *ireta; conversão à direi*a ou à *s*uerda e retorno. Trueb*ood e </line>
<line> D*le (20*3) apontam qu* e*te **spos*tiv* também pode melhorar a fluidez do tráf*go po* </line>
<line> permitir o es*oamen*o mais rápido q** ou*ros tipos. </line>
<line> Tecn*camente as rota*órias são mecanismos de int*rsec**o onde os veículos transitam </line>
</par>
<par>
<line> *m *orn* de uma *inha central </line>
<line> em sentido *nti-horár*o com </line>
<line> uma ilha centr** em formato </line>
</par>
<par>
<line> *ircular e tem um tempo de fluxo menor q*e os semáforos (DA SILVA et a*., 2019) </line>
<line> Estas também apres*ntam desvantagens com* neces*idade de maio* e*p*** fís*co p*ra </line>
<line> serem *mplantadas e têm maior custo de implantação. Coel*o (2*12) destaca que um dos </line>
</par>
<par>
<line> po*to* críticos em sua implantação * * </line>
<line> dimens****m*nto do *r*jet* que deve ser p**visto </line>
</par>
<par>
<line> com *ase na p*evisão *ut*ra final, porqu* devido à sua natureza mu*to dif*ci*mente podem ser </line>
<line> a*teradas *e*ois de *onstruídas. </line>
<line> A es*olha pelo tipo de intersecção irá dep*nder *e um r*goros* est*do de viabil*dade </line>
<line> e, op*an*o-se por esta modalid*de, pode apresentar mais d* uma **pologia. </line>
<line> 2.3 T*pol*gia d*s R*t*l*s </line>
<line> Pa*a * Roundabouts: *n Informatio**l Guid* / Rot**órias: um gui* de inform*ções - </line>
<line> RIG (2010), as *otatór*as são *lassificadas de acordo com * t**anho e o am*iente *ara </line>
<line> dete*mina* a* especificações de desempen*o e ***ign, sendo subdividi*as em seis categoria* </line>
<line> l*vando em *onside*ação o *m**en*e, número *e faixa* e tamanho sen*o ele*: </line>
</par>
<par>
<line> **nirrot*tórias: possuem can*eiro cen*ral </line>
<line> transitáve* e são u*i**zadas principal*ente e* </line>
</par>
<par>
<line> a*bientes urbano* de baix* velocida*e, média de 50km/h, po*suem menores custos, projet* e </line>
<line> implantação. Elas possuem *lha central tot*lmente *ransit*vel, *as seu desenho *isa q*e *s </line>
<line> veícul*s não precisem atrave*s*r a linh* cent*al. *ão recomendadas *uando não há caminh*. </line>
<line> para a*ocar uma *ot*tória tradicional de p*sta únic*. </line>
<line> Rev. F*A, *eresina *I, v. 17, n. *, art. *1, p. 219-238, jun. 2020 www4.*s*ne*.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. Morae*, F. T. R. Caselli, A. M. Andrade </line>
<line> 22* </line>
</par>
<par>
<line> Ro*atória de Fa*x* Únic*: se cara*te*iza *or ter uma faixa úni*a de entrada e saíd* de </line>
<line> veículos. Po*sui diâmetros ma*ores que a mini * p*rmite velocida*es um pouco m*ior*s nas </line>
</par>
<par>
<line> vias d* entr**as, circulação e saída e, em *eral, sua </line>
<line> il*a cent**l é in*ransponível e </line>
<line> *lhas </line>
</par>
<par>
<line> divisóri*s elevadas. O tamanho desta rotató*ia é muito influ*nciado pela escolha do design </line>
<line> veículo e faixa ** pas**gem disponível. </line>
<line> Multi F*ix**: esta* possuem pelo menos uma entrada com duas ou mais faixas e podem ter </line>
<line> núm*ro* d*fer*ntes de faixas * n*cessitam *e vi*s circulatórias mais amplas para *comodar os </line>
<line> veículos que trans*tam la*o * l*do no traje*o c*rcular. As demais ca*acterístic** são simi*a*es </line>
<line> ao de pis*a úni**, sendo que as velocid*d*s médias iguais ou mais al*as q*e as mais simples. </line>
<line> A Tabela 1 *ostr* um ress*mo das c*racterísticas destes projetos. </line>
<line> Tabela 1-Caracterísicas das rotatór*as segundo RIG (2010) </line>
<line> *ipolog*a d* Rotat*r** </line>
</par>
<par>
<column>
<row> It*ns d* Projeto </row>
<row> Velocidade máx. de acesso </row>
<row> (*m/h) </row>
<row> Qu*ntidade má*. de f*ix* d* </row>
<row> acesso por ramo de aproximaç*o </row>
<row> Di*m*tr* inte**o p*drão (m) </row>
<row> Config*raçã* *lha cen*ral </row>
<row> Volu*e d* servi*o diário padrão </row>
<row> para in*e**ecções de até 4 ra*os. </row>
<row> (v*ículos/dia) </row>
</column>
<column>
<row> *ini </row>
<row> 25 a 30 </row>
<row> 1 </row>
<row> 13 a 27 </row>
<row> totalme*te </row>
<row> *ra*sponível </row>
<row> 15 mil </row>
</column>
<column>
<row> Faixa *nica </row>
<row> 30 a 4* </row>
<row> 1 </row>
<row> 27 a 55 </row>
<row> ele*ada não transponível </row>
<row> 25 mil </row>
</column>
<column>
<row> Mu*ti Fa*xas </row>
<row> 40 * 50 </row>
<row> * </row>
<row> 45 a 90 </row>
<row> elevad* *ão trans*oní*el </row>
<row> 45 mil (caso *uas </row>
<row> faixas) </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Font*: Adaptado de S*uza (201*) </line>
<line> No Brasi* * classifi*ação adotada é do Dep*rtam*nt* N*cion*l d* Infraestrutura d* </line>
<line> Transp**tes - D*IT (2005) ** dois tipos: Rótu*a C*nve*ci*nal, q*and* a pr*oridade d* </line>
</par>
<par>
<line> trá*ego são os do ra*o de *cesso e Rótula *od*rna, quando a pri*ridade do *ráfego é </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> qu*m *ircula na rota*ória. Quanto à estru*ura, am*as apresentam d*sign similar como mo**ra a </line>
<line> Fig*ra 1: </line>
</par>
<par>
<line> R**. FSA, Teresi*a, v. 17, *. 7, ar*. 11, p. 21*-238, jul. 202* </line>
<line> www*.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Po*í*ica *xte**a Bra*il*ira *os Anos 30: N*zis*o, Naci**alism* e o Jogo Inte*nacio*al </line>
<line> 22* </line>
</par>
<par>
<line> F**ura 1 - Design de Ro***ória </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Adap**do de DNIT (2*05) </line>
</par>
<par>
<line> A diferença entr* as cla*si*i*ações r*s**e no fato d* que o DNIT (*005) consid*ra o </line>
</par>
<par>
<line> sentido do fluxo para dif*renci*ção do tip* * a do RI* (20*0) considera o desig* do pr*jeto. </line>
<line> *esta forma, el*s n*o se contradizem. D*ste modo, teremos s**s classificações n* geral: sã* </line>
</par>
<par>
<line> as trê* (3) do RIG qu* podem </line>
<line> assumir u*a das duas (2) do DN** para efeito </line>
<line> de *stud*. </line>
</par>
<par>
<line> C**hec*n*o ** tip*log***, é preciso saber q*ais critérios são neces**rios para avali*ção do </line>
<line> tipo e i*plantaçã* de uma r*tula viária *ue pode ser definida como *otatória mod**na. </line>
<line> 2.4 Critérios para Im*lantação de Intersecçõe* </line>
<line> A im**antaçã* das intersecções de*e obedecer a critérios t*cnicos de estud* par* se </line>
<line> esti*ar seu tamanho e *i** escolhido, e*tre os principais cri*érios que são descritos pelo </line>
<line> Highway Capacity Ma*u*l /Manual de Capa*idade de Rodo**a* - HC* (2010) ** conjunto </line>
</par>
<par>
<line> com o Manual *e P*ojeto de Intersecções (DNI*, 2005) </line>
<line> *ue uma adapt*ção do H*M. * </line>
</par>
<par>
<line> Segundo estes manuais, são est*s o* principais c*it*r*os: </line>
</par>
<par>
<line> Contag*ns Volumétri**s: têm c**o *bjetivo quan*ificar e diferenciar cad* t*po d* veícu** que </line>
<line> passa por um determinado se*men*o de um* via, e* uma de**r*inada unidade de tempo, no </line>
<line> sentido de se* m*vimento. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T*r*sina PI, v. *7, *. 7, art. 11, p. 2*9-238, jun. 202* </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. Moraes, F. T. R. Cas*lli, *. *. **drade </line>
<line> 22* </line>
</par>
<par>
<line> Pesquisas de *rig*m e *estino: esse tipo de pe*quisa ** rotatória permite a identif*cação dos </line>
<line> mesmos element** da cont*gem vol**é*r*ca, além de pos*ibilita* o conh*c*me*t* de orige* </line>
<line> * destino de um ve*cu*o em uma r*tatória. </line>
<line> A capacidade de uma v*a é u* parâm*t*o q*e mede o quanto de *r*fego ela su*orta. </line>
<line> De acord* *om Depa*tamento ***ional de Infr*e**rut**a de *ransportes - DNIT (*00*), a </line>
<line> capacidad* de uma rótula e*tá relacionada com a ilha c**tral, en*r*das * sa*das da intersecção, </line>
<line> pista par* tráfego circulatório e travess*a* de pedest*es. </line>
<line> Capacid*de Básica de En*rada (Gi) </line>
<line> Segu**o DNIT (2005), a cap*cidade básica de *ad* entr*da (i) da rotatória pode ser </line>
<line> enco*t*ada pela seguinte equação 1: </line>
<line> (1) </line>
<line> = capacida*e bási*a da entrada i, e* U**/h; </line>
<line> = fluxo de tráf*go *a pist* *o*atória, em *CP/h; </line>
<line> = núme*o de faixas *e tráfe** na p*s*a rotatória a*tes *a e*trada i; </line>
<line> = número de fa**as de tráfego na en*rada; </line>
<line> = valor médio *o intervalo m*nimo en*re *eículos na r*tató*ia, aceitável por *eí*ulos na </line>
<line> entrada aguardando a *portun*dade de se inserir na rotatória, em segundos; </line>
<line> = va*or *éd*o do intervalo entre dois veículos sucessi*os da entra*a, que en**am no mesmo </line>
<line> intervalo de ve*cu*os da rotatóri*, e* segu*do*; </line>
<line> = valor mín*mo do in*ervalo entre *e*culos da r**atór*a, em segund*s. </line>
</par>
<par>
<line> Os </line>
<line> valore* a*otado* de </line>
<line> , </line>
<line> , </line>
<line> s*rão de </line>
<line> 4 ,1 ; </line>
<line> 2 ,9 ; </line>
<line> 2,1 seg*ndos. Valor*s </line>
</par>
<par>
<line> recomenda*os p*ra o Brasil. </line>
<line> Outros fatores importantes s*o: Fa*or pedestre, Capacidade de Entrada e Residua*. De </line>
<line> acordo *o* Marcuss* e *olek (201*), para toda ent*ada (i) da rót**a determ*n*-se o F*tor de </line>
<line> Pedest*e (fi) tendo com* unidade * número de pedestres por hor* (Fg/h). O Fator de Pede*tre* </line>
</par>
<par>
<line> re*utor (fi) leva em consi*eração * nú*er* de *aixas da entrada e da pista de *i*cu*ação </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> r*tatória. Usam-se difere*tes *ráf*c*s, por exemplo *m g*áfico pa*a uma fa**a de entr*d* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> outro para *uas faixas de entrada ** rotatória. O *ráfico (1) apres*nta os *alo*es do Fator de </line>
<line> Pedestre par* 2 *aixas *e tr*fego. </line>
<line> Rev. FSA, Te*esi*a, v. 17, n. 7, art. 11, *. 219-23*, *ul. 2*2* **w4.fs*net.*o*.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Política Ex*erna B*asileira nos Anos 30: Nazismo, Nacionalismo e * Jogo *nt*rnacional </line>
<line> 227 </line>
</par>
<par>
<line> G*áfico 1 - *ator de *edu*ão (*i) para duas faixas pa*a entr*da e tráfego na </line>
<line> rótula </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Adaptado de *anual de Projeto de Interseçõe* do DN** (2005; p.197) </line>
<line> De posse dos valores d* Capacidade Básica de Entrada e Fator de Pedestres, é *ossível </line>
<line> calcu*ar a Ca*aci*ade d* *nt*ada (*), *ela equa*ão 2: </line>
<line> (2) </line>
<line> Onde: *i = capacidade de entrada i (ucp/h); </line>
<line> Gi = capacidade básica (ucp/h); </line>
<line> f* = fator de pede**re. </line>
<line> Po* fim, é possível *alcular a Capacidade Residual qu* deter**na a capaci*ade d* via. </line>
<line> Se * *alor *or positivo, a via nã* está operand* na sua capacidade máxima; se fo* **gativo, a </line>
</par>
<par>
<line> via **tá operando com um fluxo al*m *a sua c*pacidad* má*ima, e, caso seja </line>
<line> zero, está </line>
</par>
<par>
<line> *perando na sua capacidade máxima. * partir de*se pa**metro, verifica-*e o tempo médio de </line>
<line> espera e o nível *e serviço d* rótula. A equação 3 d*monstra o cálcu*o. </line>
<line> (3) </line>
<line> **de: Ri = capacida*e residual da entrada (*) (ucp/h); </line>
<line> C* = capa*idade *a entrada (i) (ucp/h); </line>
<line> Zi = fluxo *a *ntrada (i) (ucp/h). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. 17, n. 7, art. 11, p. 219-238, *un. *020 </line>
<line> www4.fsa*et.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. Moraes, F. T. *. Ca**lli, A. M. And*ad* </line>
<line> 228 </line>
</par>
<par>
<line> Tempo M*dio de *spera (TMS) e Nível de Serviç* (N*) </line>
</par>
<par>
<line> O T*mpo Mé*io *e Espera é o t*mpo necessário pa** um v*í*ulo de uma e*tra*a (i) se </line>
<line> inseri* no fluxo da pista de ci*cul*ção da rotató*ia. O gr*f*co (2) é usado para se det*rmi*ar o </line>
<line> TMS. </line>
<line> Gráfico 2 - Tempo Médio d* Espe*a </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Adap*ado de DNIT (2*05) </line>
<line> A Tabela 1 at*ib*i va*ores mensu*ad*s *m nív*l ordinal em categorias de qu*li*ade *o </line>
<line> nív*l *e servi*o oferecido. </line>
<line> *abela 1 - Ní*el de Ser*i*o em função ** TMS </line>
<line> Tempo Médi* de Espera TME (s) Níve* de Serviço (*S) </line>
</par>
<par>
<line> 1* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 20 </line>
<line> B </line>
</par>
<par>
<line> 30 </line>
<line> C </line>
</par>
<par>
<line> 45 </line>
<line> D </line>
</par>
<par>
<line> > 45 </line>
<line> E </line>
</par>
<par>
<line> Ri < 0 </line>
<line> F </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Adapt**o de DNIT (2*0*) </line>
</par>
<par>
<line> 2.5 *olos Ge*a*ore* de Viagens </line>
</par>
<par>
<line> Um do* fatores críticos </line>
<line> no projeto de gestão *os t*ânsito são Polos Gerad***s de </line>
</par>
<par>
<line> *iage* - PGV ou Polos Ger*d*re* de Tráfego - (PGT), empreendimentos que produzem </line>
<line> *e*. FSA, Teresina, v. 17, n. 7, art. 11, p. 2*9-238, jul. 202* www4.*san*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Polític* Exter*a Bra*ileira n*s Anos *0: Nazismo, N*cio**lism* e o Jogo *n*er*a*ional </line>
<line> *29 </line>
</par>
<par>
<line> gr*nde q*antidade de viagens ro**neira* o* não, causando *eflexos *egativos, co*o </line>
<line> congesti*namentos na circulação vi*ria ao e*tor*o ou até m*smo de *od* a região, s*gundo a </line>
<line> definiç*o do Departamento Nac*onal *e Trâns*to - DENATRAN e Fa*uldade Getúlio Vargas </line>
<line> - FG* (2001). </line>
<line> Ne**e sen*ido, * trabalho tem com **co analisar o impacto da constr*ção de *m *ovo </line>
<line> empreendimento na Z**al Leste da Ci*ade que se enquadra como PGT. </line>
<line> 3 PROCEDIMENTO* METODOLÓG**OS </line>
<line> O projeto em *ná**se é um edifício c*mercial situa*o *a A*. Un**er*itár*a, ZC* / 139, </line>
<line> *airro I*inga, **na Leste, p*ó*im* à interseção e*tr* a re*erida Avenid* e a Av. Raul Lopes. </line>
<line> As caract*rísticas fu*ciona*s do projeto (*r*nde atr*tor de pessoas par* s*as atividades - com </line>
<line> ne*e*sidade *e mais de 8* vagas de e*taci**ame*to). </line>
<line> * col*t* *e dados ocorreu na *ltima semana de ju*ho de 2019, nos *orário* de 06:00 </line>
<line> às 2*:*0 na rótula da interseção d* Aven*da Un*versi*ária *om Avenida Raul Lop*s, *ividida </line>
<line> em tr** picos (manh*, ta*de, noite). Os ob*erv*d*res **tão lo*ados posicionalmente conforme </line>
<line> * Figura 01. </line>
</par>
<par>
<line> Fig*ra 01 - R*t*l* com posicionam*nto **vo *GV </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborada pelos autore* a partir do Googl* Earth® sem escal* (*020) </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresin* PI, *. 17, n. 7, art. 11, p. 21*-238, j*n. 2020 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/r*vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. Moraes, F. T. *. Case**i, A. M. *ndrade </line>
<line> 2*0 </line>
</par>
<par>
<line> A contag*m foi **ita *os quatro ponto* da rótula, conf**me mostra a *igura 01. Em </line>
<line> cada ponto situara*-se 2 ob*er*ador*s que anota*am a* placas dos v*ículos que e*travam na </line>
</par>
<par>
<line> rotatór*a e dela s*íam, fa*en** uma linha de segm*nt**ão a c*da 15 minutos. A **gura </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> mostra * esquema demonstrati*o dos m*vimento* analisados. </line>
</par>
<par>
<line> *igura 2 - Fl*xo de tráf*go em uma rót*la mo*er*a </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Adapt*do d* *NIT (*0*5) </line>
</par>
<par>
<line> C*m o auxíli* do s*ftware compu*acional MS Excel®, foi possível quantific*r os </line>
<line> m*vimentos do fluxo de tráfego (K*) os v***ulos que estã* na rotatória e passam em frente ao </line>
</par>
<par>
<line> respectivo acesso i e "Zi" os *eículos que *sam o *cess* i *ar* adentrar ao tr*fego </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> rot*tória. **m base *os dad*s col*tados, foram estimados: Cap*cida*e Básica ** Entrada </line>
<line> (Gi), Fator pede*tre (f*) Tempo Médi* de *spera (TMS), Nível de Ser*iço (NS) e, a part*r </line>
<line> de*tes, f*ram realizadas si*u*ações matemáticas co* ajud* da função So*ver do MS Exce*®. </line>
<line> *. RESULTADOS E DISCUSSÕES </line>
<line> 4.* *rot* Veicular d* Ter*sina/PI </line>
<line> A *apital do e*tado do Piauí a*r*sentou *m e*orme crescime*to d* su* f*ot*, pois esta </line>
<line> s*ltou de 17.*01* par* 49.294* ve*c*los entre os anos de 2006 e 2017, um aume*to ** ord*m </line>
<line> *e 65%, segundo dado* do IBGE (20*0). O dest*que fica para os ciclomotores que segundo </line>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 17, n. 7, *rt. 11, p. 219-238, jul. 2*20 www4.fsa*e*.com.*r/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Políti** Ext*rn* Bra*ileira nos An*s 30: *azismo, **cional**m* e o Jogo Internacional </line>
<line> 231 </line>
</par>
<par>
<line> Brasil (2003) são os veículo* *e duas ou tr*s rod*s, cujo m*tor não exceda *0cc que ti*er*m </line>
<line> um **mento de *ais de du**ntas vezes em seu número. O Grá*ico 3 mostra o cres*imento do </line>
<line> número tot*l de *e*culos em *eresina ao longo do tempo. </line>
</par>
<par>
<line> Gráf**o * - Evolu*ão da **ota veicu*ar de *eresina/PI (2006-***7) </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Aut*re* basea*o em IBGE (2020) </line>
<line> E*tre 2**6 e 2011 a *axa de crescim*nto **i ig*a* ou s*perior a 10% tendo destaque </line>
<line> para o a*o de *00* co* cresci**n** d* 28% da frota. A part*r de 2006, o cresci*e*** m*d*o </line>
</par>
<par>
<line> da fro*a ficou *m torno de 6%. Apesar </line>
<line> d* redução da ta*a d* crescimento, esta </line>
<line> ainda </line>
</par>
<par>
<line> apresen*a uma tendência posi*iva ao longo dos *n*s, i*dicando que e*tudos de mobilida*e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> planejam*nto do *ráfego da **dade devem ser *e*liza*os c*nstanteme**e. </line>
</par>
<par>
<line> *o caso da int*rsecção em *stu*o, * im*lantação ** um novo *GV nas pr*xi*idades </line>
<line> pode e*evar a ci*cul*ção *e veícul*s, levando a redução do nív*l de serviç* e, para averig*ar </line>
<line> *sta hip*tese, foram rea*izado* os est*do* té*nicos. </line>
<line> *.2 Circul**ão na rót*la na situaç*o atual </line>
<line> Com os dados obti*os, *sou-se um* adapt*ção de *ma p*anilha pr*pos*a pelo Manu*l </line>
<line> de *roje*o *e In*e**eç*es do *N** (200*), que consi**ra *alores como origem e *e*tino par* </line>
<line> *s movi*entos "*" * "K" na hora pico (hora co* maior volu*e de unidad* de carro passei*) </line>
<line> na r**atória que foi no intervalo de 18:00h *s 1*:*0h. A Tabela 4 apr*senta *s valore*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 17, n. 7, art. 11, p. 219-23*, *u*. 2020 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. Morae*, F. T. R. Ca*elli, A. M. Andrade </line>
<line> 232 </line>
</par>
<par>
<line> T*bela 4 - M*t*iz o*igem destino para movim*nto* "Z" e "K" </line>
<line> D*stino </line>
<line> To*al do *ces*o zi T*tal do arco ki </line>
</par>
<par>
<line> 1 </line>
<line> 2 </line>
<line> 3 </line>
<line> * </line>
<line> 1 </line>
<line> 0 </line>
<line> 262 </line>
<line> 719 </line>
<line> 50 </line>
<line> 10*1 </line>
<line> 700 </line>
<line> * </line>
<line> 367 </line>
<line> 0 </line>
<line> 533 </line>
<line> 450 </line>
<line> 1*5* </line>
<line> 800 </line>
</par>
<par>
<line> *rigem </line>
<line> 3 </line>
<line> 249 </line>
<line> 59* </line>
<line> 0 </line>
<line> 1*2 </line>
<line> 1000 </line>
<line> 867 </line>
<line> 4 </line>
<line> 100 </line>
<line> 7* </line>
<line> 31 </line>
<line> 0 </line>
<line> 20* </line>
<line> *2** </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Autores (2020) </line>
<line> *s volumes de tráfe*o na r*tula *ntes de cada entrada, K1, *2, K3, K* foram obtidos </line>
<line> pelas ex*ressões: </line>
<line> K1 = O3D2 + O*D* + O4D3 </line>
</par>
<par>
<line> K2 </line>
<line> =O 3 </line>
</par>
<par>
<line> 4 </line>
<line> * </line>
<line> +O </line>
<line> 1 </line>
<line> D +* D </line>
</par>
<par>
<line> 3 </line>
<line> 1 </line>
<line> 4 </line>
</par>
<par>
<line> K* = O1D* + O2D4 + O2D* </line>
<line> K4 = 02D1 + O3*1 + O3D2 </line>
<line> Os moviment*s de retorno (OiDi) foram d*scon*iderados por seu *aixo volume. </line>
<line> Com os da*os obtidos e *o* a obser*ação *n loco qu* tanto * pista circul*ção qua*to </line>
<line> as int*rseções de acesso * rota*ória p*ssuíam duas faix*s, usou-se uma ad**tação de uma </line>
<line> plani*ha proposta pelo Manua* de Pr*jet* de Interseções do DNIT (2005), para o cálculo de </line>
<line> valores da Capacidad* Básica, *apacida*e *esidual, Tempo Médio de E*pe*a. Para e*eito </line>
</par>
<par>
<line> si*plifi*a*or de cá**ulos, cada veí*ulo foi </line>
<line> co*s*derado c*mo uma unidade *e carro </line>
<line> passeio </line>
</par>
<par>
<line> (ucp) e pa** o F*to* Pedestre o val** tomado foi 1. </line>
</par>
<par>
<line> Ta*ela 5 - Cá*cul* do TMS </line>
<line> C*pacidade </line>
<line> Tempo </line>
</par>
<par>
<line> Acesso ou *ces*o Zi A*c* Ki Fa*o* Ca*acidade </line>
<line> Residu*l Ri </line>
<line> Médio de </line>
</par>
<par>
<line> Arco </line>
<line> (ucp/h) </line>
<line> (ucp/*) </line>
<line> *ed*stre (f) </line>
<line> Ci (u*p/h) </line>
<line> (ucp/*) </line>
<line> Esp*ra (s) </line>
</par>
<par>
<line> 1 </line>
<line> 1031 </line>
<line> 700 </line>
<line> 1 </line>
<line> *413 </line>
<line> 38* </line>
<line> 10 </line>
</par>
<par>
<line> 2 </line>
<line> 13*0 </line>
<line> 80* </line>
<line> 1 </line>
<line> 129* </line>
<line> -59 </line>
<line> > 45 </line>
</par>
<par>
<line> 3 </line>
<line> 1000 </line>
<line> 8*7 </line>
<line> 1 </line>
<line> *214 </line>
<line> 214 </line>
<line> 2* </line>
</par>
<par>
<line> 4 </line>
<line> 2*1 </line>
<line> 1215 </line>
<line> 1 </line>
<line> 8*0 </line>
<line> 659 </line>
<line> 10 </line>
</par>
<par>
<line> *onte: A*tor*s (2020) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Ter*sina, *. 1*, n. 7, art. 11, p. 219-238, jul. 2020 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A P*lít*ca Externa Bra*ileira nos Anos 30: Nazismo, *ac*onalismo e o Jogo Inte*nacional </line>
<line> 233 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Com o t*mpo médio de esper* e *apacidade re*id*al calculado*, ch*ga-se ao nível *e </row>
<row> *er*iço *e **da *cesso o* arco *os pontos da rótula. A Tabela 6 a*re*enta a cla*si*icação de </row>
<row> cada pont* ** p**íodo. </row>
<row> *a*ela 6 - Ní*ei* de ser*iços *os pontos da r**at*ri* </row>
</column>
<par>
<column>
<row> *ce*so ou arco </row>
<row> 1 </row>
<row> 2 </row>
<row> 3 </row>
<row> * </row>
</column>
<column>
<row> Níve* de *erviç* </row>
<row> A </row>
<row> F </row>
<row> B </row>
<row> A </row>
<row> Fonte: Autores (2*20) </row>
</column>
</par>
<column>
<row> 4.3 Prev*são Circulaçã* na rótula no futur* </row>
<row> Para as A*áli*es d* capacidade da rótula, foram considera*as as projeções de tráfego </row>
<row> para u* hori*o*te de 3 anos (2*22). Adot*u-se um *resc*mento anua* *a frota de 7% (média </row>
<row> util*zada nas metod*logias) a*sumido para o cálcu*o dos volumes de tráfego no an* horizon*e. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> * T*bela 7,8,9 ap*ese*ta os </line>
<line> *alores para * TMS com o a*r*scimo </line>
<line> da frota com *eus </line>
</par>
<par>
<line> respecti*os nív*is de serviço </line>
<line> pe*os seg*in*e* an*s, ca** a* *ondições de fun*ionamento </line>
</par>
<par>
<line> cont*nuem da *ótula se* a**erações. </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 7 - Cálculo *o TMS 2020 com nível de se*viço </line>
</par>
<par>
<line> C*pa*idade </line>
<line> Tempo </line>
<line> Nível de </line>
</par>
<par>
<line> Acesso ou </line>
<line> Acesso Zi </line>
<line> Arco Ki </line>
<line> Fator </line>
<line> Capa*i*ade </line>
<line> Resid*al R* </line>
<line> Méd*o de </line>
<line> Se*v*ço </line>
</par>
<par>
<line> *rco </line>
<line> (ucp/*) </line>
<line> (ucp/h) </line>
<line> Pedestre (f) </line>
<line> Ci (ucp/h) </line>
<line> (u*p/h) </line>
<line> E*pera (*) </line>
<line> *S </line>
</par>
<par>
<line> 1 </line>
<line> 1103 </line>
<line> 749 </line>
<line> * </line>
<line> 1353 </line>
<line> *49 </line>
<line> *0 </line>
<line> B </line>
</par>
<par>
<line> 2 </line>
<line> *445 </line>
<line> 856 </line>
<line> 1 </line>
<line> 1226 </line>
<line> -2*8 </line>
<line> > 45 </line>
<line> F </line>
</par>
<par>
<line> 3 </line>
<line> 1070 </line>
<line> 928 </line>
<line> 1 </line>
<line> 114* </line>
<line> 7* </line>
<line> 45 </line>
<line> D </line>
</par>
<par>
<line> 4 </line>
<line> 215 </line>
<line> 1300 </line>
<line> 1 </line>
<line> 785 </line>
<line> 569 </line>
<line> 10 </line>
<line> A </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Autore* (2020) </line>
<line> Con*o**e espe*ado, o *ível de serviço vai *aind* *om o aume*** gradativo d* fro*a </line>
<line> conforme m*stra a Tabela 8. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 17, n. 7, art. 11, *. 219-238, jun. 2020 </line>
<line> www*.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. Mor*es, F. T. R. Caselli, A. *. Andr*de </line>
<line> 2*4 </line>
</par>
<par>
<line> Tabel* 8 - Cálculo do TMS *021 </line>
<line> Capacidade </line>
<line> Tempo </line>
<line> Níve* *e </line>
</par>
<par>
<line> *c*s*o ou </line>
<line> Acesso Z </line>
<line> * </line>
<line> Arco ** </line>
<line> *ator *apacida*e </line>
<line> Resid*al Ri </line>
<line> M*dio d* </line>
<line> Serv*ç* </line>
</par>
<par>
<line> Arc* </line>
<line> (ucp/*) </line>
<line> (ucp/h) </line>
<line> Pedestre (f) </line>
<line> Ci (ucp/h) </line>
<line> (ucp/h) </line>
<line> Espera (*) </line>
<line> *S </line>
</par>
<par>
<line> 1 </line>
<line> 1180 </line>
<line> 801 </line>
<line> 1 </line>
<line> 1290 </line>
<line> 109 </line>
<line> 30 </line>
<line> C </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> *546 </line>
<line> 916 </line>
<line> 1 </line>
<line> 1159 </line>
<line> -386 </line>
<line> > 45 </line>
<line> F </line>
</par>
<par>
<line> 3 </line>
<line> 1145 </line>
<line> 993 </line>
<line> 1 </line>
<line> 1077 </line>
<line> -68 </line>
<line> > 45 </line>
<line> F </line>
</par>
<par>
<line> 4 </line>
<line> 230 </line>
<line> 1391 </line>
<line> 1 </line>
<line> 709 </line>
<line> 47* </line>
<line> *0 </line>
<line> A </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Autores (2020) </line>
</par>
<par>
<line> Por meio da Ta*ela 9 podemo* obse*var qu* </line>
<line> há </line>
<line> **a degra*ação ráp*da d* nív*l de </line>
</par>
<par>
<line> serviç* on*e apenas a entr**a 4 permanece in*lterada. </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 9 - Cálculo do TMS 2*22 </line>
<line> Capaci*ade </line>
<line> Tempo </line>
<line> Nível de </line>
</par>
<par>
<line> Aces*o ou </line>
<line> A*e*** Zi </line>
<line> Arco Ki </line>
<line> Fator Cap*cidade </line>
<line> R*sidual R* </line>
<line> Médio de </line>
<line> S*rv*ço </line>
</par>
<par>
<line> Arco </line>
<line> (u*p/h) </line>
<line> (uc*/h) </line>
<line> Pedestre (f) </line>
<line> Ci (u*p/h) </line>
<line> (ucp/h) </line>
<line> Espera (s) </line>
<line> NS </line>
</par>
<par>
<line> 1 </line>
<line> 1263 </line>
<line> *58 </line>
<line> 1 </line>
<line> 12*5 </line>
<line> -38 </line>
<line> > 45 </line>
<line> F </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> 16*4 </line>
<line> 9*0 </line>
<line> 1 </line>
<line> 109* </line>
<line> -564 </line>
<line> > 4* </line>
<line> F </line>
</par>
<par>
<line> 3 </line>
<line> 122* </line>
<line> 1062 </line>
<line> 1 </line>
<line> 1006 </line>
<line> -219 </line>
<line> > 45 </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 4 </line>
<line> 246 </line>
<line> 1488 </line>
<line> 1 </line>
<line> *3* </line>
<line> 387 </line>
<line> 10 </line>
<line> A </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Auto**s (2020) </line>
</par>
<par>
<line> Prevista a degradação do nível ** ser*iço entre o* an** de 2020 e 2022 *o acess* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> que respectivamente caem </line>
<line> *e * *nde os tem*os de espe*a são </line>
<line> peque*o* para C, onde </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> tempos de espera começam * ser consideráveis até F, o*de ac*ntecem d***ras e *á </line>
</par>
<par>
<line> sobrecarga da rotatória qu* só é al*viada com a </line>
<line> redução do trânsito. Situ*ção similar tem </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> aces*o 3 que in**ialmente tem classe * em que mesm* co* paradas para entrada, o fluxo de </line>
<line> veícul*s **rmanece *stável * c** par* F. </line>
<line> Uma expli*ação *ara a manutenção do nível de s*rviços d* en**ad* 4 está *elacionada </line>
</par>
<par>
<line> à </line>
<line> natureza desta </line>
<line> *ue liga os b**rr*s ao Camp*s da Universid*de Fed*ra* do Piauí. E*s* </line>
</par>
<par>
<line> entrada a*r*s*nta baixo f*uxo porque não se apres**ta c*mo opção prioritária pa*a o*tros </line>
<line> ponto*, *p*ese**a*do el*vaç*o do tr*f*go apenas nos horários *e pico. </line>
<line> Com o* res*l*ados obti*os, é p*ssível afir*ar que a ro*atória está *om * nível de </line>
<line> serviço aquém do de*ejado na **trada 2, tendo n*v*l de saturação já prese*te nos ho**rios de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 17, n. 7, art. 11, p. 219-238, jul. 202* </line>
<line> www4.fsan*t.com.b*/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A *olític* Exte*n* *rasileira nos An*s 30: N*zis*o, Na*ionalismo e * J*g* Internacional </line>
<line> 235 </line>
</par>
<par>
<line> *ico. O t**p* de espera elevado para acesso à rótula devido ao con*estioname*to c*usa o </line>
<line> irritação *o* usu**io* m*toris*as, diminuindo a qualidade *e vida. </line>
</par>
<par>
<line> O relatório ainda demons*ra que *a projeçã* d* *e*po *o* a* condições atuais </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> rótu** apr*senta*á conges*ionamento *os horá*ios de *ico em todas as *ntradas, com exceção </line>
<line> da sa*da 4. O aum*nto da *spera nos horário* de pico e o cre*cimen*o *a frot* são ***blemas </line>
<line> espera*os, segundo o *CM (2010). Ess* informação é muito i*portant* para o pl*nejamento </line>
</par>
<par>
<line> do tráf*go, porque </line>
<line> durante o proj*to é *ossível esta*elec*r </line>
<line> um maior *im*te *e s*turação </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> rotatória, de for*a a </line>
<line> evit*r que haja </line>
<line> e*sa reduç*o do nível de *erviço e tam*ém estabelecer </line>
</par>
<par>
<line> previa*ente as medidas *e mit*gação que p*dem ser tomad*s quan*o iss* acontecer ** forma </line>
<line> * soluciona* de modo m*is **icient* o proble*a. </line>
</par>
<par>
<line> O estudo *e Neris e Ferraz (**14) aponta a possibil**ade de uso de semáforos </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> proxi*idad*s das en*radas da *otatór*a, d* *orma a *erar atrasos *r*gr*ma**s para gerar </line>
</par>
<par>
<line> interval* de *empo par* que os de*ais condu*ores conc*uam o movimento de forma </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> aumentar a segur*nça e flu**ez. </line>
</par>
<par>
<line> Outro fator que *on*ribui para *eduzir o *ível de *ervi*o na rotatória d*tec**do </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> *bse*va*ão in **co foi que alguns moto**stas não respeitam as r*gras de us* da ro**tóri*, em </line>
<line> espe**al n*s horários de maior movime**o: início da manhã, *eio *ia e *ina* da tarde. Tal </line>
<line> fenômeno também foi obs*rvado em es**do de Carles*o et al (**19). * au***to do tempo *e </line>
<line> es*era leva a que os con*u*ores desobedeçam às **rma* de co**ução c*m intui*o *e reduzir o </line>
</par>
<par>
<line> tempo </line>
<line> de viagem. U** pro*osta </line>
<line> para atenuar esses problemas **o c*mp*nhas e*ucat*v*s </line>
</par>
<par>
<line> a**adas à fis*al*zaç*o do tr*ns*to. </line>
<line> 5 CONSI*E*AÇÕES *INAI* </line>
<line> O uso de inters**ções são u* important* instrumen*o de controle * orient*ção do </line>
</par>
<par>
<line> tráfego, *en*o as *ótulas ou </line>
<line> rotatórias u* tipo empreg**o amplamente e* **nas urbanas </line>
</par>
<par>
<line> devido *ua efici*ncia no contro** de priori*a*e * p*omoção *e *eguran*a. *ndepe*dent* do </line>
</par>
<par>
<line> tipo de interse*ção, **tas </line>
<line> so*rem influênc*a do </line>
<line> aumento ou não do fluxo de v*ículos, o que </line>
</par>
<par>
<line> implica red*çã* do nível de serviço o*erecido. </line>
<line> * *stud* *nalisou o imp*cto de um n*vo p*lo gera*or de viagens - *GV, a*ocad* *a* </line>
</par>
<par>
<line> proximi*ade* de um* rotatório na Z*na Leste da cidade </line>
<line> de Teresin*/PI. O* resu*tados </line>
</par>
<par>
<line> i*dicaram que há u*a redução *radat*va do </line>
<line> nível *e serviço a* *on*o *o tem*o, devido a* </line>
</par>
<par>
<line> i*cre*ento *o fluxo d* v*ículo* dev*do o PGV aliado à taxa de *rescime*to da frota com base </line>
<line> *os dados l*v*ntados. </line>
<line> Rev. FSA, Te**sin* PI, v. *7, n. 7, art. 11, p. *19-2*8, jun. 2*20 www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. Moraes, F. T. R. Casell*, A. M. Andrade </line>
<line> 236 </line>
</par>
<par>
<line> Com* uma proposta de mitigação e correção, foi levanta*a a po*sibili*ade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> implan*aç*o de dispositivos d* contr*le auxiliares, como mos**ados *ela literatura * manuais </line>
<line> técni*o* estuda*os. Para superar o c*mpo*tamento de desres*eito às *ormas de trânsito, são </line>
<line> sugeridas aç*es de educaçã* ** trânsito * age*tes de fisca*ização no local. </line>
<line> REFE*Ê**IAS </line>
</par>
<par>
<line> AND, *ssoci**ão Nacio*al dos Det*ans B**sil *á tem 1 car*o a **da 4 habitantes, </line>
<line> diz </line>
</par>
<par>
<line> De*atra*. Março 2020. Disponíve* em: http://w*w.and.or*.br/b*asil-ja-tem-1-carro-a-c**a-4- </line>
<line> *abitantes-diz-denatran Acesso em: 26 mar. 2020. </line>
<line> BRASIL. CÓDIGO DE TRÂ*SITO DE TRÂNSI*O. Lei N. º 9.503, de 23 de set*mbro de </line>
<line> 199*. 2003. </line>
</par>
<par>
<line> CARLESSO, G. * et a*. Di*gnóstico do *rânsito na área central de xanxerê/sc e estudo </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> capacidade da rotatória </line>
<line> instalad* </line>
<line> *a interseção e**re a **a o*avo bil*c e a avenida </line>
</par>
<par>
<line> bras*l. S*miná**o d* Iniciação *ientífi**, Semi*ári* I*t*gra*o d* Ensin*, Pe*q*isa e </line>
</par>
<par>
<line> E*tensão </line>
<line> e </line>
<line> Mostra </line>
<line> Universitária. </line>
<line> Di*ponível </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> h*tps://por*alperiodic*s.unoesc.e*u.br/siepe/article/view/22616 *ce*so em: 15 de mar. d* </line>
<line> 202*. </line>
<line> COE*H*, D. M. **álise e s*ge*tões para *rojeto* geométr*cos de rótula* moderna* em </line>
<line> vias u*b*nas. 2012. 109 f. *issertação (Mes*rado e* *ransporte*) - Univer*idade Federal do </line>
</par>
<par>
<line> R io </line>
<line> de </line>
<line> Jan*i*o, </line>
<line> * io </line>
<line> de </line>
<line> Ja*eiro, </line>
<line> 2012. </line>
<line> *isponível </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> http://o**di*.ufrj.b*/60/*e*es/coppe_m/Marcel*Da*ielCo**ho.pd* Ac*sso em 0* de jan. de </line>
<line> 202*. </line>
<line> DA S**VA, O. H et al. Análise *e Capacidade *e Flu*o De **tatória Na C*dade De </line>
<line> M*r*ng*, ParanÁ. R*vi*t* Tecnol*gica, v. 28, *. 1, p. 1-13, 2*19. D*sponív*l em: </line>
<line> http://periodicos.uem.br/ojs/ind*x.ph*/RevTecnol/*rtic*e/v*e*/34097/7*1*75*4895* </line>
<line> Acess* em 10 de mar. de 2020. </line>
</par>
<par>
<line> DENATRAN/FGV. Manual de procedimentos par* o *ratam*nto de pó*os geradore* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tráfe*o. 1. ed. Brasília: [s.n.], 2001. </line>
</par>
<par>
<line> Departa**nto Nac*onal de *nfraestru***a *e Trans*ortes - DNIT. M*nual d* projeto </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> int*rseções. 2.*d. - Rio de Janeiro, 2005. </line>
</par>
<par>
<line> E*PINDOLA, A. *; O*IVEIRA TEIXEIRA, M. A. Análi*e da capaci*ade </line>
<line> v*ária </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> determinação do ní*el de *erv*ço *o trecho norte da rodovia al-101 pelo métod* do </line>
<line> hcm </line>
</par>
<par>
<line> 20**. Re*ista de Engenhar*a e Tec*ologia, v. 10, *. 3, p. ági*a* 171-182, 2018. Dispon*vel </line>
<line> e*: https://re*ista*.app*.uepg.br/index.p**/ret/*rt*cle/*iew/12*01/20*20*210*65 Ac*sso em </line>
<line> 15 de jan. de 2020. </line>
<line> **RREIRA, L; LEITE, A. Logís*ica em*resa*ial e engen**ria de tr*feg*, 1. **. Lond*ina: </line>
<line> [ s .n .] , 2 0 1 * . </line>
<line> R*v. **A, Tere*ina, v. **, n. 7, a*t. 11, *. 219-238, jul. 2020 w*w4.fsanet.*om.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Pol*tic* Externa *r*sileira nos **os 30: Nazi*m*, Na*ion*lismo e o Jogo Internacional </line>
<line> *3* </line>
</par>
<par>
<line> In*ti*uto Br*sileiro *e Ge*grafia e Estatís*ica - IBGE. *BGE Cida*es. </line>
</par>
<par>
<line> https://cida*es.ib*e.g*v.br/brasil/pi/ter*sina/pesquisa/22/2**20 A*esso em: </line>
<line> 15 de mar. de </line>
</par>
<par>
<line> 2020. </line>
</par>
<par>
<line> MACH*DO, *; *ICCI*INI, L. S. Os desafios para a e*eti**dade da implement*ção dos </line>
<line> planos de *obilidade urb*na: uma revi*ão sis*emáti**. Revista B*asileira de Ges*ão </line>
</par>
<par>
<line> U*bana, v. </line>
<line> 10, n. *, 201*. *isp**ível em: http://www.sc*elo.br/s*iel*.php?pid=S*175- </line>
</par>
<par>
<line> 33*9*018005****04&script=sci_a*stract&t*ng=pt *c*sso em 3* *e fev. D* 2020. </line>
<line> MAN*AL, Highway Capacity. Highway capacity man*al. Wash*ngt*n, D*, *. 2, *010. </line>
<line> MARCUSSO, L. G; SOL*K, *. J. Proposta de remodelação de uma interseção </line>
<line> rodoviária na cidade de Cu*itib*/P* c*m foco n* *e*urança d*s u*uá*i*s * na </line>
<line> capacid*de de tráfego. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. *nivers*d*de Tecnológica </line>
</par>
<par>
<line> Federal </line>
<line> *o Paraná. Disp*nív** e*: http://repos*tor*o.roca.utfpr.e**.br/js*u*/handle/1/11279 </line>
</par>
<par>
<line> Ac**s* e* 20 de *ez. de 2019. </line>
<line> MENDES E. *; SORRA*INI, J. A. Polo ge*ado* de viage*s: análi*e de um term*nal urb*no </line>
<line> de pas*ageiros anexo a um centro come*cial. *ournal of Tra*s**rt Lit*rature.vol.8no.3 </line>
</par>
<par>
<line> M*naus </line>
<line> J ul y </line>
<line> 201*. </line>
<line> Disponível </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> http://www.sc*elo.*r/scielo.php?scri*t=sc*_ar*text&pid=*2238- </line>
<line> 103120140*0300013&l*g=e*&nrm=*so&tlng=pt *ce*so *m 10 de fev. de 2020. </line>
<line> NERIS, *. F; FE*RAZ, A. *. P. Análi*e *peracional de fluxo em pel*tão em in*er*eçõe* d* </line>
</par>
<par>
<line> t i po </line>
<line> rotatória. *ngenierí* de Transporte, *. 18, n. 1, *014. Disponível em: </line>
</par>
<par>
<line> ht*p://www.ingenier*adetranspo*te.org/i*dex.php/sochitra*/articl*/view/*54 Acess* em *7 </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> j*n. de 2020. </line>
</par>
<par>
<line> NERI*, *. *; FERRAZ, A. C.P; L*ROCCA, *. P. C. Apli*ação de mét*dos determinístico* </line>
<line> para * obte**ão de gap c*ític* em rotatórias urbanas b*asi*eiras. Tra*s*ortes, *. 27, n. *, p. </line>
</par>
<par>
<line> *01-*10, </line>
<line> 201*. Disponível em: ht*p*://revistatranspor*es.org.*r/anpet/article/view/186*/791 </line>
</par>
<par>
<line> *cesso em 1* de jan. *e 2020. </line>
<line> P*REIRA, D. M; RA*TON, Eduar*o; BLASI, Gi*za Fernandes; *t al. Apostila de sistemas </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> *ranspor*es. </line>
<line> *uritiba: </line>
<line> [ s .n .] , </line>
<line> 20*3. </line>
<line> Disponível </line>
<line> e*: </line>
</par>
<par>
<line> http://www.dtt.ufpr.br/Sistemas/Arquivos/apostila-*istemas-2013.pdf Acesso em *8 de </line>
<line> dez. </line>
</par>
<par>
<line> de 2019. </line>
</par>
<par>
<line> Research s*onsored </line>
<line> by </line>
<line> the American A*sociation of S*a*e Highway an* T**nsportation </line>
</par>
<par>
<line> Officia*s Rounda*outs: An informat*o*al g**de. Trans*ort*tion Res*arch Board, </line>
<line> 2010. </line>
</par>
<par>
<line> Dis*onível em: htt*s://n*cto.**g/do*s/*s*g/***rprpt672.pdf **esso e* 1* de dez. de 2019. </line>
<line> S*RRATIN*, J. A.; MA*ÊDO, M. H.; SILV*, A. *. Av**i*ção do des*mpenho e c*p*c*dade </line>
</par>
<par>
<line> *e rót*la* urban*s estud* de ca**. Ciê*cia e Engenharia, v. **, n. - </line>
<line> *, p. </line>
<line> 1*-*6, </line>
<line> 2002. </line>
</par>
<par>
<line> Dispo*ív*l </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> **tp*://*ww.researchgat*.net/profile/J*s*_So*rati*i/p*bli*ation/28655692*_Perf*rmanc*_m* </line>
<line> a*ur*s_and_capaci*y_analysis_of_urban_roundabo*ts_- </line>
<line> _S*udy_case/links/*9a95*39a6fdcc239841605d/Performan*e-meas*res-and-c*pa*ity-analysis- </line>
<line> of-urban-r*un*abouts-Study-case.pd* Acesso em 10 d* fev. de 2020. </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. *7, *. 7, art. 11, p. 219-238, jun. 2*20 www4.fsane*.c*m.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. S. Morae*, F. T. R. Cas**li, A. M. *nd*ade </line>
<line> 238 </line>
</par>
<par>
<line> SO*ZA, *. V. J. S. A*á*ise *e d*sempenho de uma *n*er**ção não s**afo**zada em nível </line>
</par>
<par>
<line> (r*tatória) *ti**zando m*cross*mulaç*o estudo de </line>
<line> caso: anel viário da UFRJ 2012. 112 f. </line>
</par>
<par>
<line> Dissertação (Me*tr*do e* **anspo*tes) Universidade F*d**al do *i* e *aneiro, *io d* </line>
</par>
<par>
<line> Janeiro, </line>
<line> *012. </line>
<line> Disponível </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> http://mo*o*r*fi*s.poli.ufrj.*r/monografias/monopo**100*0*49.pd* Aces*o em </line>
<line> 10 f*v. de </line>
</par>
<par>
<line> 20*0. </line>
</par>
<par>
<line> Trueblood, M; Dale, J. (2003) Si*u*ating R*unda*outs With V*SSI*. 2nd *rba* Street </line>
<line> Sympo*iu*. 28-3* Julho 200*, Anahei*, Ca*ifornia. </line>
</par>
<par>
<line> Como R*ferenciar este *rtigo, confor** ABNT: </line>
<line> MORAES, A. *; CASELLI, F. T. R; ANDRADE, A. M. Impacto de um Polo Gerador de **agens no </line>
<line> Nível de Serviço de *otat*ri* em uma Cap*tal Nordestina. *ev. FSA, Teres*na, v.17, n. 7, art. 1*, p. </line>
<line> 219-238, jul. 2020. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuiç*o dos Aut*res </line>
<line> A. *. Moraes </line>
<line> F. T. R. Caselli </line>
<line> A. M. A*drade </line>
</par>
<par>
<line> 1) concep**o e planej*men**. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) anális* * interpretação dos *ados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) el*bora*ão do *ascu*ho ou na revis*o *r*tic* do c*nteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) pa*ticip*ção na apro*ação da versã* final d* manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, **resina, v. 17, n. 7, art. 11, p. 219-23*, *ul. *020 </line>
<line> www*.fs*net.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
</document>

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)