<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 9, art. 8, p. 161-174, s*t. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.17.9.8
</line>
</par><par>
<line>
Di*logismo e Perspectiva Dialétic*-D*alógica: U* Ol*ar Met**ológico no Faz** Científico
</line>
<line>
*ialogism an* Dial*c*ic-Dialog*cal Perspect**e: A Me*hodologi*al L*ok at t*e *cienti*ic
</line>
<line>
Development
</line>
</par><par>
<line>
Carl*s E*uardo da Silva F***eira
</line>
<line>
Dout*r pelo Programa *e Pós-Grad*ação em Ling*ística e Língua P*rt*guesa pela UNES*
</line>
<line>
E-mail: kar*os*duardoo@**h
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ço: *arlos Eduar*o ** Silva Fe*reira
</line>
<line>
Editor-Che*e: *r. Tonny Ke*ley de Alenc*r
</line>
</par><par>
<line>
Av. José Bonifáci*, 197* - Centro, Arara*uar* - SP,
</line>
<line>
*odri*ues
</line>
</par><par>
<line>
14801-*50, *r*sil.
</line>
<line>
Artig* rec*bido em 20/04/20*0. Última
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
recebida em 18/0*/2020. Aprovado e* 1*/0*/2*20.
</line>
</par><par>
</page><line>
*vali*do p**o sistema Triple *e*iew: D*sk Review a)
</line>
<line>
*elo Edit**-C*efe; e b) Double Blind Revi*w
</line>
<line>
(aval*a*ão cega po* *o*s av*liadore* da área).
</line>
<line>
Rev**ão: Grama*ical, No*mativa e d* Form*tação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. E. S. *erreira
</line>
<line>
*62
</line>
</par><par>
<line>
RES*MO
</line>
</par><par>
<line>
Este ar**go propõe *rabalhar refl*xõe* e *onceitos desenvolv*d*s a part*r da ópt**a bakh*iniana
</line>
</par><par>
<line>
dos estudos di*cursi**s, a fim de apontar importa*tes proc*ssos no fazer
</line>
<line>
ciência qua*do
</line>
</par><par>
<line>
tom*m*s olhares *ue centra*ize* r*des *ialógicas co*o um modo metodológic* de produç*o
</line>
</par><par>
<line>
de *e*tidos. *ebates sobre
</line>
<line>
enunci*ção, sujeit*, al**ridade, *ialog*smo, va*o*es id*ológicos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ressig*ifi*ação vão
</line>
<line>
consti*uindo este traba*h*, * me*ida
</line>
<line>
que va*os caminhan*o no *bjetivo
</line>
</par><par>
<line>
de d*r contorno* à importância da perspectiv* di*ló*ica nos diversos campos de at*vidad*s da
</line>
<line>
*nteração social, principa*mente na es*era *ientífic*, lugar ao qual direcionamos no*sos
</line>
<line>
dizer**.
</line>
<line>
Palavras-chave: Dialogismo. Fa*e* *iê*cia. Dial**ism*.
</line>
<line>
AB*T**CT
</line>
<line>
This ar*icle p*oposes t* work reflec*i*ns and c*ncepts developed from th* B*k*tinian opti*s
</line>
<line>
of discursive *t**i*s, ** order to poin* out important pro*es*es in *cientif*c develop*ent whe*
</line>
<line>
we take a look that centralizes networ** of dialogues as * methodological way of pr*d*cing
</line>
<line>
mea*ing. Debat*s *b*ut enunciation, subject, alter*ty, dialo*i*m, ideological value* and
</line>
<line>
res*g*ification are constitut*ng t*is work as w* mo*e towards t*e goal of gi*ing sha*e *o t**
</line>
</par><par>
<line>
imp*r*a**e of dia*ect*c**-dia*ogi* p*rspe*tive *n the vario*s **elds
</line>
<line>
of *ocial *nterac**o*
</line>
</par><par>
<line>
activitie*, especially in the scient*fic sphere, place to which we direct *ur utterances.
</line>
<line>
Keywords: Dia*ogism. Scientific Development. Di*logis*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. *, art. 8, p. 161-*74, s*t. 2020
</line>
<line>
*w*4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Dialo**smo * Perspecti*a Dialético-D*alógica: Um Olhar Metodológico no Faze* *ientífico
</line>
<line>
163
</line>
</par><par>
<line>
1 IN*RODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
1.1 Como nasc*m os se*tidos? Por que e com* significamos?
</line>
</par><par>
<line>
A produção de um *nuncia*o (um *contecimento, uma mate*ialida*e expressa)
</line>
<line>
*ão
</line>
</par><par>
<line>
pode ser *stud*da ou *esmo i*terpretada fora de seu *ontexto sócio-hist*ri*o, isso porque
</line>
<line>
*stão agregados valo*es sob forma* historicamen*e em diálogo (co*relação conflituo** ou
</line>
</par><par>
<line>
harmonios*) de diferente* grupos. Nesse sentido, *s*udar a* r*lações
</line>
<line>
entre eu e outr*
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
promove* redes de interpre*açõ*s **unciativas sob *nunci*dos em rel*ções di*lógicas. O
</line>
</par><par>
<line>
analista con*ri*u*rá c*m seu exce*ente
</line>
<line>
de visão fre*te *os co*ejamentos i*te*pret*tivos
</line>
<line>
qu*
</line>
</par><par>
<line>
de*ejar colocar em **na.
</line>
</par><par>
<line>
A idei* *akhtiniana de * s*r humano se* cin*in** com os aprendiza*o* do/com o
</line>
<line>
outro mostra-nos q*e o tal indiv*duo não é senã*, também, f*rmas relac*on*is d*s outr*s que
</line>
</par><par>
<line>
se dão em *m. É ess* sistema radicular-*ivot*nt*,
</line>
<line>
par*doxo, comple*ificad* com
</line>
<line>
q*e *s
</line>
</par><par>
<line>
acontecim*n*os *i*gula*es das nos*as intera*ões lid*m.
</line>
<line>
Para iss*, reconhecer a alterida*e é condiçã* para rec*nstruir os sentidos de **ver,
</line>
<line>
compart*lhando a* responsabilidades de nossas respo*tas ao noss* perte**im*nto ao humano
</line>
<line>
e* proces** *onsta*te de se f*zer. A linguagem é u*a ati*i*ade con*t*tu*iva *as co*s*iências
</line>
<line>
humanas e a certeza de qu* os sistemas li**uísticos nunca e*tão prontos * aca*ados, m** v*o
</line>
<line>
se constr*indo na hi*tória, deve nos l*va* a retomar sistematicamen*e as *nuncia*ões,
</line>
</par><par>
<line>
buscand*
</line>
<line>
detectar n**as mesm*s os elem*ntos i*dicadores de
</line>
<line>
caminhos a
</line>
<line>
percor*er
</line>
</par><par>
<line>
(GER**DI, 2010). A imu*abili*a** *o *a*sado *b*e as po*tas para pro*eçõ*s
</line>
<line>
d* *m futuro
</line>
</par><par>
<line>
nã* fixo, não imóvel, nem imutável.
</line>
</par><par>
<line>
A F*lo*of*a, como campo de estudos siste*áticos, poss*i como centralidade u*a
</line>
</par><par>
<line>
*ov*men*ação
</line>
<line>
do pen*am*nto, *u **ja,
</line>
<line>
esquematiz* j*gos sobre o
</line>
<line>
"pensar do *ensar". A
</line>
</par><par>
<line>
atitude filo*óf*c* diz res*eit* ao questi**am*n*o investig*t*vo da existência d*s se***
</line>
</par><par>
<line>
**manos
</line>
<line>
e* suas culturas. É
</line>
<line>
nesse d*álogo constante de explicitações de n**sos
</line>
</par><par>
<line>
desdob**m*ntos qu* o ato de e*is*ir v*i **nhand* e*paço. Qu**emos, assim, *o decorrer deste
</line>
</par><par>
<line>
arti*o, trazer pa** es*a *ena *ue
</line>
<line>
se monta elemen*os que nos *açam *ompreender, **b uma
</line>
</par><par>
<line>
determ*nada óptica, *ue express*vid*de* e*pr*gadas num dado m**e*to
</line>
<line>
histórico e/*u
</line>
</par><par>
<line>
**mporal, *u ent*o o c*njunto *ue
</line>
<line>
fo**a *m enunciad* (* dito
</line>
<line>
v**balmente, os gestos,
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
desenh*s
</line>
<line>
e*c.: uma comb*natória exposi*iva que se e*pressa), poss*e* ex*rap*lações
</line>
</par><par>
<line>
s*gnif*cativas entr* * d**o/feito
</line>
<line>
* significado dos a*os. Iss* nos *oca sobre a *deia o
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. **A, Ter*sina PI, v. 17, n. 9, art. 8, p. 16*-174, *et. 2020
</line>
<line>
www4.fs*n*t.co*.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. E. S. Fer*eira
</line>
<line>
1**
</line>
</par><par>
<line>
atri**ições de *a*or*s *obilizados para pro*uções de sentido*: *e*açõe* en*re s*je*tos,
</line>
<line>
ideolog*as, *iá*ogo, re*sig***icação.
</line>
<line>
2 *EFERENCIA* TEÓ*ICO
</line>
</par><par>
<line>
Bakhtin, ao lado
</line>
<line>
de um conjunto de pensadore*, arti*tas e teóricos, estabelece um
</line>
</par><par>
<line>
*rupo intelectual de p*squisas nas Ciências *umanas. O* escritos dele, em c*nj**ção
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
*s*e grup* - o nomea*o Círcul* de *a*h*in -, ab*rdam uma *ari*d*de
</line>
<line>
de *ssuntos, dando
</line>
</par><par>
<line>
ba*e a trabalhos
</line>
<line>
d* estu**osos **s*eri**es, num
</line>
<line>
g*a*de núme*o de diferentes t*ad*çõe* (o
</line>
</par><par>
<line>
m*rxis*o, a *emiótica, vertentes na Análise d* Dis**r*o, estruturalis*o, * crítica r**igiosa) e
</line>
<line>
em disci*linas tão di*ersas como Crít**a liter*ri*, H*stór*a, Filos*fi*, S*ciolog*a,
</line>
<line>
Antropologia, Mú*ica e Ps**ologia. **bora *akhtin fos*e *tuante n*s debates s*bre estét*ca *
</line>
<line>
literatu*a, que gan*aram *u*a* na União *oviética n* déca*a de 1920, sua posição de destaq*e
</line>
<line>
não se torn*u b*m co*hec*da até sua "*edesc*bert*" por estudiosos russos na década de *9*0.
</line>
<line>
O ser humano *xpressa-se. Essa c*ndiçã* *sico*sociobiológic* tem *or bas* *ma
</line>
<line>
regulação entr* jog*s que es**bilizam sen*idos possí*eis em um deter*i*ado tempo e e*paç*,
</line>
</par><par>
<line>
d**tro de um* situação discurs*va,
</line>
<line>
em certo
</line>
<line>
*êner* di*cur*ivo, de certos *odo* *e di*er.
</line>
</par><par>
<line>
Configuram-s*, assim, e*emen*os de u*a **tureza interacional, de base dialógica, dia*ética,
</line>
<line>
de c*nfronto*, de em*ates entr* f*rma* expressi*as e emp*ri*mo. É n** rel*ções na natu*eza
</line>
<line>
s*ci** que os *s*aços do co*fr*nto eu x outro se darão.
</line>
</par><par>
<line>
Dessa forma, nós nos cons**t*ímos e nos *r*nsfo*mamos sempre pela r*lação
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
out*o, uma *e* que, **m* nos mostra Amor** (20*4), a alteri**d* fu*d*-se na rel*ção *n*re o
</line>
</par><par>
<line>
*ujei*o e seu ou*ro, ou m*lhor, seus outros. A rel*ção eu-outro-ou*ros, em
</line>
<line>
co*textos sócio-
</line>
</par><par>
<line>
*istórico-*ulturai*, instau** a possibilidad* da a*pliação do* horizontes dos s*jeitos,
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
de*dobra**nto dos lugares
</line>
<line>
enunciativos, na multiplicidade de voz**, na co*fig*raç*o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
polifonia entre o que é di*o e o co*o se diz, em que "a palavra se dirige e ne*se g*st* o ou*ro
</line>
<line>
j* está pos*o" (BAKHTIN/VOLÓCH**OV, 19** [*929], p. 11*). É nesse cenár** di*cursivo
</line>
</par><par>
<line>
que *ozes, ou fios *nunciativos, or*anizam os mais v*riados
</line>
<line>
enu*ciad*s, referencian*o
</line>
</par><par>
<line>
determi*ada* expressivi*ades a um gr*po social ou a um* determi*ada *emática.
</line>
<line>
Analogamen*e, Emers*n (2**0, p. *9), ao dis*ut*r os conceito* de d*álogo e
</line>
</par><par>
<line>
alteridade (**abalhados no
</line>
<line>
círcul* ba*htiniano), quando da cons*ituiç*o de subj*ti*idades,
</line>
</par><par>
<line>
salien*a q*e "as palavras não podem ser
</line>
<line>
conce*idas s*m as *o*es qu* *s fala*" e *or*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
contexto **cial, histórico, cultu*al * político da situação *e *nteração. No enunciad* "*e*p*e
</line>
</par><par>
<line>
estão pr**entes *cos e lembranç*s d* outros e*unciados, c*m que *le conta,
</line>
<line>
que ele refuta,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 9, art. 8, p. 161-*74, *et. 20*0 www4.*s*net.com.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Dialogismo e *erspec**va Dialético-Dia*ó*ica: Um *lhar Metodol*gico no Faz*r Cien*ífico
</line>
<line>
16*
</line>
</par><par>
<line>
confirma, complet*, pre*s*põ* e assim por d*a*te" (FIORI*, 2008 p. 21).
</line>
</par><par>
<line>
Este jogo exp*sto no excerto sobre o en*ob*rto - *eb*ina - e o expo*to - luz - põe
</line>
</par><par>
<line>
*m que*tão o trabalho
</line>
<line>
dialét*co-d*alógico da busca da *st*bilizaçã* do* sentidos. Sendo o
</line>
</par><par>
<line>
signo ide*lógic*, a trama discursiva é puro caos, devi*, polifônico. In*e*pr*tar, nesse sentid*,
</line>
<line>
é e*tabiliza* pr*visoriamente *ma po**i**lidade. Enunciar é estabili*ar expressivam*nte
</line>
<line>
valores. Dessa forma, podemo* in*estigar *ontos de referência e certos val*res que *uje*tos
</line>
<line>
exp**ssa* por meio *a* vozes q*e n*s ch*gam. Amplia*do isso, *o*a i*ter*retação é única,
</line>
<line>
p*is carrega um am*lgama de valores singular*s, *om e*tonaçõ*s pe*ulia*es.
</line>
<line>
Sendo *ssim, a bu*c* de sentidos está condicionada d*al*g*cam*nte por valores
</line>
<line>
*os sujeitos d*nt*o *e u* con*tru** so*ial, no emb*te e*tre eu e outro, entre * natureza natural
</line>
</par><par>
<line>
e a nat**eza socia*, subjetivismo * obj***vismo. O c*te*amento discursivo *nstaur*do
</line>
<line>
pelo
</line>
</par><par>
<line>
tra*alh* psi*os*ociobi*lógi*o para uma estabil*zação
</line>
<line>
provisória do* sentid*s, num p*rto de
</line>
</par><par>
<line>
passagens (GERA*DI, 2003), coloca-nos a entender *ue o acont*cimento do ato enu*ciativo
</line>
<line>
únic*, sin*ula* e ir*epetível, m** resultado de u*a trama de dizeres, é elem*nto fundan** par*
</line>
</par><par>
<line>
entende*mos mecani*mo* de estr*turaçã* e funcionamento lin*uísticos. As pal*vras -
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
t**mo *nte*dido **ntro do conceito *o cí**ulo bakhtiniano referente a um turno *u a um
</line>
<line>
argumento da t*ama de dizer*s - ganham co*po material p*r* a realiza*ão da **press*v*dade
</line>
</par><par>
<line>
d*s sujeitos. Isso
</line>
<line>
nos faz e*t*n*** *ue in*erpretar voltar-se *ara val*re* introjetados é
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
re*sign*f*cados pelos sujeitos, per*it*ndo, num d*te**ina*o tempo e espaço, uma poss*vel
</line>
<line>
a*c*ragem.
</line>
</par><par>
<line>
O Círculo compr*ende q*e dia*ogismo e alt*r*da** são f*nda*entos
</line>
<line>
de
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
binomia complexa que cons*itui * revela relaç*es dia*ógicas entre e*-*ut*o. Jobim e Souza *
</line>
<line>
Albuquerque (20*2) marcam isso dizendo que:
</line>
<line>
Di*logi**o e alteridade, na obra de Bakh*i*, são *oncei*os que não podem ser
</line>
<line>
pens*dos separ*damente. Alteridad*, *a sua conce*ção, não se limita à consciência
</line>
<line>
da exi*tência do outro, nem tampou*o se reduz ao diferente, m*s comporta também
</line>
</par><par>
<line>
o est*anham*nto e o perten*i*e***. O ou*ro é * lugar da *usca
</line>
<line>
de sentido, mas
</line>
</par><par>
<line>
também, simultaneamente, da in*om*letude e da provisorie*ad*. Essa perspectiva
</line>
<line>
apresenta * *ondiçã* ** *n*cabam*n*o pe*manente do su**ito, o vir-a-*er da
</line>
</par><par>
<line>
co*dição d*
</line>
<line>
ho*em no mundo, ass*m como também denuncia a *recár*a c*ndição
</line>
</par><par>
<line>
das teori*s que bus*a*, atrav*s de uma linguag*m instrumental, representar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
totali*ade d* expe*iênci* do h*mem no mundo. * mundo co*he*ido teoricamente
</line>
<line>
nã* é o mundo inteiro (p. 111, gri*os d** autoras).
</line>
<line>
Qua*do u* prof*ss*r *i* ou q*a*do alguém diz, *or exemplo, di* *e algu* lug**
</line>
<line>
social. Um di*er nunca p*ssui álibi para *ua exis*ência. *ão é possível, nessa perspec*i**,
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina *I, v. 17, n. 9, a*t. 8, p. 1*1-*74, set. 2020 www4.fsanet.com.br/*ev***a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. E. S. Ferreira
</line>
<line>
166
</line>
</par><par>
<line>
an*lisar um enunciado s*n*o este "ne*tro" de i*eolog*a*. * id*ologia é *ma
</line>
<line>
form*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
compreens*o das ***lidade* possíveis. É como se *ouvesse *ma lente orgâni*a que d*r**iona
</line>
</par><par>
<line>
os contatos *ompre*n*ivos entre o ser *onsigo * com o outr* (alteridade). Quand*
</line>
<line>
temos
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pergunta "Por que um p*ofessor de Ciências necess*ta, também, de for*ação
</line>
<line>
fi*osófic*?",
</line>
</par><par>
<line>
pod*mos fazer diál*gos c*m *ma memór*a do passado construí*a * reforç*da po* id*ologias
</line>
</par><par>
<line>
em circu*ação nas sociedade*. O pape*
</line>
<line>
do anali*ta *o discurso é tecer fios *ue remon*am
</line>
</par><par>
<line>
tr*m*s discur*ivas q*e re*acionam sujeito, tempo * e*pa*o entre si, *nali*ando c*mo rastros
</line>
<line>
históricos re*le*em e refrata* a*os do* sujeit*s n*s pr*cessos de lutas ide*lógicas.
</line>
<line>
O ensinar, * aprender e o us* das formas lingu*sticas passam *e*essariamente p*lo
</line>
</par><par>
<line>
sujeito, o *gen*e das relaç*es so**ais e o responsável pela c*mposição e *elo
</line>
<line>
es**lo do*
</line>
</par><par>
<line>
discursos. Ess* sujeito se val* do conhecimento de enunciados an*eriores para fo*mular suas
</line>
<line>
falas e redigir seus textos. Além di**o, um **unciado sempre é modul*do **lo fa*ante para o
</line>
<line>
contexto social, histórico, cultural e ideológico. É um con*ta*t* age*ciamento de se*t*dos.
</line>
<line>
Inter-*ela*ões sobre língua e linguagem pode* nos suscitar o levantamento d*
</line>
<line>
atenç*o *a*a o trabalh* nã* só de recorte de ens*no de língua, **s trazem * c*na aspecto* que
</line>
</par><par>
<line>
c**tralizem sujeitos, n*s *ais diversas
</line>
<line>
atividades *oci*is, como ponto de atribuiçã*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
se*tidos, e*tenden*o que uma concepção de linguagem leva a um posicionamento sobre como
</line>
<line>
n*s posicionamos no m*ndo, com* no* entre*e**os *m jo*os discursivos, como
</line>
<line>
aprendemos, c*mo en*inamos.
</line>
<line>
A id*olo*ia * o *aterial social particular d*s si*n*s, e *s sig**s, p*r sua vez, só
</line>
<line>
po*em ap**ecer nu* terreno *nt*rindi*idual, eles devem estar *o**almente ligados * per*encer
</line>
<line>
a um m*smo grupo. Dessa maneira, B*kh*in (*992) aponta que a consci*ncia indi*idual deve
</line>
<line>
*er explicada a partir de um meio *deol*gico, e *ão o *ontrário.
</line>
</par><par>
<line>
Ini**almente, *
</line>
<line>
imp*rtante ressal*ar que Bakhtin c*nsidera as Ci*ncias H*manas
</line>
</par><par>
<line>
ma** dialógic*s,
</line>
<line>
por serem as "ciênci*s do e*pí*i*o", cuj* ob*eto é "o homem e sua
</line>
</par><par>
<line>
e*pecifi**dade", *nde ele, * *omem, só pode ser *st*dad* de*tro d* tex*o (BA*HTIN, 2000,
</line>
<line>
*. 334), *oção essa que u*tra*assa o sentido *e t*xto apenas como *scrito e c*ntra-se em tex*o
</line>
</par><par>
<line>
*omo materiali*ade
</line>
<line>
das expressivi*ades h*manas. Já as Ciên*ias da Natureza
</line>
<line>
estã* *endo
</line>
</par><par>
<line>
co*side**das pelo ex*erto *omo "*ma for*a monológi*a do *onh*cimento" (BAKHTIN,
</line>
<line>
200*, p. *03).
</line>
</par><par>
<line>
N* ent**to, au*or *ão c*ncebe uma t*tal *epara**o o
</line>
<line>
met*dológica
</line>
<line>
en*re ess*s
</line>
</par><par>
<line>
dua* c**ncias. Atribuir s** *m dis*urso mono**gico e dial*gico, no discurso ci*ntífi*o, p*d*
</line>
</par><par>
<line>
nos ser *p**entement*
</line>
<line>
contradi*ório, sobre*udo quando se trata de reflex*es adv*ndas do
</line>
</par><par>
<line>
Cí**ulo. To*av*a, ao adentramos um p*uco m*is
</line>
<line>
no *ensamento do *ír*ulo bakhtiniano,
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, v. 17, *. *, art. 8, p. 161-174, set. 20*0
</line>
<line>
www4.fs*net.co*.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Dialogismo e Pe*spectiva Dialé**co-Dialógica: U* Olha* M**odo*ó*i** no F*zer ***ntífico
</line>
<line>
167
</line>
</par><par>
<line>
pode*os passar a compreender **e essa análise t*ata de moment*s distint*s (mas nã*
</line>
<line>
estanques) q*e compõem o todo do ato da c*iação cientí**ca.
</line>
<line>
Marília Amorim (2004, *. 151), no importante livro O *esq**sador e *eu outro,
</line>
</par><par>
<line>
interpreta *ue o monologismo, pelas r*flexões do Círc*lo, p*de ser c*mpreendido com*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
"**quecimento *a alteridade, que está *a origem de seu dizer", sendo, também, "uma etapa na
</line>
<line>
vid* c*iativa do autor". * autora (p. 16) co**c*-no* fren** a uma interpretação, m*rc*ndo que
</line>
</par><par>
<line>
o discurso científ*co ap*esenta
</line>
<line>
níve*s dialó*i*os e níveis monológicos. No ato *a c*iação
</line>
</par><par>
<line>
cientí*ic* i*stauram-s* dois momento*: *o mono**g*smo e do dialo*ismo.
</line>
<line>
Em Para uma filosofi* d* ato [*tico/r**ponsável] (1993), assim se pronunc*a
</line>
<line>
Ba*htin:
</line>
</par><par>
<line>
O *undo *omo o c**t*údo do pensamento científico é
</line>
<line>
um mund* p*rticular: *
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
mun*o *utônomo, *a* não um mun*o separado; é *ntes um mu*do que se i*corpora
</line>
<line>
no evento uni*ári* * **ico do Se* através da me*ita*ão *e uma consciência
</line>
</par><par>
<line>
res*onsáv**, em
</line>
<line>
uma ação real. Mas evento ún*co do Ser não é mais algo qu* *
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
pensa*o, mas al**
</line>
<line>
q*e *, alguma coisa *ue está s*ndo
</line>
<line>
re*l * in*s*apavelm**te
</line>
</par><par>
<line>
completado a*ra*és de mim * de outros (completado inter a*ia, t*mbém n* m*nh*
</line>
</par><par>
<line>
ação de conhecer); *l* é realment* experimenta**, afirma*o de uma
</line>
<line>
m***ira
</line>
</par><par>
<line>
emociona*-v**iti**, e a c*gnição constitu* ap*nas um momen*o desse experi*entar-
</line>
<line>
afirmar.(...) Toda a razão **órica e* s*a to*al*dade é apenas um momento da ra*ão
</line>
<line>
prática, isto é, a razão da orien*a*ão moral ú*ica do suje*to, no interior *o evento do
</line>
<line>
S** único (p. 12,13, gri*os da obra).
</line>
</par><par>
<line>
Estamo* en*ende*do que, quando o Círculo fala so*r* o caráter monológico
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
discurso cien*ífico, *á uma referênc*a * *specificidad* de*se dis**r*o. Ao
</line>
<line>
"recon*ecê-lo,
</line>
</par><par>
<line>
ne*sa
</line>
<line>
diferen*a, signi**ca
</line>
<line>
j*s*amente
</line>
<line>
deixa* esp*ço
</line>
<line>
*ara outras modalid**es discursivas"
</line>
</par><par>
<line>
(AM*RIM, 2004, p.
</line>
<line>
147-148). * autora enfat*za,
</line>
<line>
aind*, qu* ao nos posic*onar*os
</line>
<line>
num a
</line>
</par><par>
<line>
perspect*va *ialógica, isso não significa *ecusar *odo texto monológico, visto que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
monologismo "*em *ua *rodutividade, sua potência
</line>
<line>
de dizer". Haveri*, assim,
</line>
<line>
um
</line>
<line>
pl*no
</line>
</par><par>
<line>
mono**gico do texto/discurso cie*tí*ico onde há mar*a* advi*da* de um proc*sso
</line>
<line>
int*rpretativo n*c*ssário pa** uma c*nstrução d* \objeto\ de e*t*do, ou, m*lho*, momento de
</line>
</par><par>
<line>
exoto*ia. Amorim
</line>
<line>
d*z que (p. 151) "o m*nol*gismo como
</line>
<line>
esquecimento da alteridade,
</line>
<line>
q* e
</line>
</par><par>
<line>
es*á na origem de seu dizer, é também uma etapa na v*da criati*a *o autor", i*t* é dizer q*e,
</line>
</par><par>
<line>
na atividad* linguísti** de enunc*a*ão, eu * outro se dilu*m por conta do *rocesso
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
subjetivação de um enunci*dor.
</line>
</par><par>
<line>
Coloca Bakhti* (200*) qu*:
</line>
</par><par>
</page><line>
por mais monológico *ue seja *m e*un*ia*o (uma obra científica ou filo*ó*ic*, por
</line>
<line>
exem*lo), por mais que se conce*tre *o se* o*jeto, ele não p*de *eixar de *er
</line>
<line>
Rev. F**, Teresin* P*, v. 17, n. 9, art. 8, p. *61-174, set. 2020 www4.fs**et.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. E. S. Ferrei*a
</line>
<line>
168
</line>
<line>
t*mbé*, em certo grau, uma resposta *o *ue já f*i di*o sobre o mesmo *bje*o, sobre
</line>
</par><par>
<line>
o mesm* probl**a. (...) As *o***idad*s di*l*gica* preenchem um enun*iado
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*evemos levá-las em conta se quisermos até o fi* o est*lo *o enunciado. Poi* nosso
</line>
</par><par>
<line>
p*óprio p*nsa*en*o - nos âmbitos
</line>
<line>
da filo*ofia,
</line>
<line>
d*s ciências, das artes nasce -
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
forma-se em i*teração e em luta com o pensamen*o alh**o, o que não pode deixar de
</line>
<line>
reflet*r nas formas de expressão verbal do nosso pensament* (p. 317, grifos da *bra).
</line>
</par><par>
<line>
Te*os e* Bakh**n (1*93):
</line>
</par><par>
<line>
U** teoria p*ecisa ent*ar em comunhão não com construções teóricas e vida
</line>
<line>
imagin*da, mas com o ev**to re*lmente existe*te do ser moral - com a razão
</line>
</par><par>
<line>
prática, * isso r**ponsavelm*nte c*mplet**o por *uem é
</line>
<line>
quer que conhe*a, na
</line>
</par><par>
<line>
medida em *ue ele aceita a responsabilid*** por cada ato **tegral da cognição, isto
</line>
<line>
é, n* m*dida e* que o ato *e c*gnição esteja incluído *omo minha ação, com todo o
</line>
</par><par>
<line>
seu conte*do, na unid*de da **nha responsabi*idade, na qual e pela qual eu
</line>
</par><par>
<line>
realm*nte vivo - ex*cuto ações (p. 12, grif*s do autor).
</line>
</par><par>
<line>
Dessa *ef**xão, destacamo* esse conjunto de prát*cas ac*dêmi*as que *tua num jogo
</line>
</par><par>
<line>
ético de dis*r*buição
</line>
<line>
e referenciaç*o de vozes. O que as Ciências Hum*na*
</line>
<line>
também
</line>
</par><par>
<line>
conf*guram c*mo traço metodológi*o é * *ntensa re*le*ão de sua ci*culaç*o de dizeres. Essa
</line>
<line>
configur*ç*o d* citaç*o n*o se restrin*e às Humanidades, m** sim *t*a como étic* na a*itude
</line>
<line>
de exp*icitações nos discur*os c*entífico-aca*êmico* a *espeito de trabalhos * cam*os atuantes
</line>
<line>
nos quais os tomam*s par* in*estir um *orizonte in*erpretativo.
</line>
<line>
3 *ES*LTA*OS E DISCUS*ÕE*
</line>
<line>
3.* Uma e*piral se montando
</line>
<line>
A palavra "d*al*tic*" tem r*i* grega: o *refixo "dia" i*dica reci*rocidad* o* troca,
</line>
<line>
e "dia**gein" indica a a*ão de trocar palavr*s ou razões, *onv**sar ou discutir. Daí o nome
</line>
<line>
*ialecti**, uma arte d* d*sc*ssão.
</line>
<line>
A c*m*ree*são dialética d*s acontecimentos no mundo posiciona-s* com* um
</line>
<line>
ângulo de olhagens s***e as *nunc*ações. Assim, a po*i*ão *ialética tradicional, assim como
</line>
<line>
muito traba*h*da na história da filosofia, *rincipalme*te co* Heg*l, transcorre num process*
</line>
<line>
com um* tría*e entre t*se, ant*tese e sínt*se.
</line>
<line>
P**a Heg*l, a dial*t*ca *a *istór*a exi*te co*o fio condutor de todas ** coisa*. O*
</line>
</par><par>
<line>
eventos na hi*tória nã* se encontra* separados. *ssa abordagem traz
</line>
<line>
em cena * perspe*tiv*
</line>
</par><par>
</page><line>
do mater*alism* hi*tórico-di*lético, yuma vez *ue este, a nosso ver, faz *om qu* nos
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina, v. 17, *. 9, art. 8, p. 161-174, set. 2020 ww*4.fsane*.*om.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Dialogismo e P**spectiva Dialético-Dialógica: *m Olha* M*todológico no Fazer Cie**ífico
</line>
<line>
169
</line>
</par><par>
<line>
sen*ibilizemos com cenários presentes, pergun*ando-nos so**e gêneses de de*er**nadas
</line>
</par><par>
<line>
condições *ociais. Essa ma*r*z f*lo**fi*a eng*ndr*
</line>
<line>
uma *olític* esca**tória das *e*as
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
acontecimen*o. S*mos *onvidados a e*veredarmos em/por caminh*s onde o "dito" *
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
"expl*cito" não se c*n*irmam, o* seja, há uma contra*i*ão essencial que sur*e *as dife*entes
</line>
<line>
per*pectivas * dos d**ers*s a*sei*s **staurados nas ord*ns da vivência soc*al. Para
</line>
<line>
exemp*ificar *stes dizer**: não há, no Brasil, programas *e tel*visã* em red* aber*a
</line>
</par><par>
<line>
veiculando
</line>
<line>
em um g*a*de período de
</line>
<line>
**as program*çõ*s diárias dis*uss*e* sob** polít*cas
</line>
</par><par>
<line>
reflexivas e há, de um outro la*o, um grande pe*íodo d* t*m*o para o noticia*ent* *e m*rtes,
</line>
</par><par>
<line>
tragédias
</line>
<line>
e prisões. Que val*res estão
</line>
<line>
expost*s aos traçarmos **se cen*rio? Que
</line>
</par><par>
<line>
desd*br*mentos esses v*lore* exerce* nas vivências de *ad* sujeito
</line>
<line>
na soc*edad*? *uem
</line>
</par><par>
<line>
*ssiste à* programa*ões? P** quê? *ue políticas do *otidiano esse* *alores car*egam e nos
</line>
<line>
são trazidos?
</line>
<line>
Os acon*ecime*to* do mu*do, dessa fo*ma, s*o situados e *ompreendid*s por uma
</line>
<line>
visão his*órica qu* const*tu* *s formas materia*s p**síve*s das interaçõ**. Um acontecim*nto
</line>
<line>
não urge espontan*ament*, mas sim é *ngendrado p*r meio de j*gos dialé*icos.
</line>
</par><par>
<line>
Podemo* ente*de* que e*se cont*nuo
</line>
<line>
**aba*h* de *das e vind*s qu* constroem
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
m*ndo enquanto material perceptivo é oper*do po* meio da ressignificação, conc*ito
</line>
<line>
***rgente no Cír*ulo de Bakhtin.
</line>
<line>
Para o Círculo, no embate entre um dado/já-dito e *m novo temos *quil* que s*
</line>
</par><par>
<line>
c*ns*rva e
</line>
<line>
aquilo qu* se
</line>
<line>
altera. A
</line>
<line>
*ondiç** essen*ial, po*
</line>
<line>
assi* dizer, do diálogo é a sua
</line>
</par><par>
<line>
con*radi*ão, posic**nada por conta da refr*ção d*s olhares n*s s*ngularidades dos mom*ntos
</line>
<line>
de inter*ção. *sse p*ocesso da ressign*f*cação/mudança pode se* imag*ticamente
</line>
<line>
c*mpreendido p**a figura espiral. A espiral **ali*a seu movim*nto *e constr*ção a parti* de
</line>
</par><par>
<line>
um
</line>
<line>
ponto de p*r*ida. Rea*iz*rá um
</line>
<line>
percurso *e ex*an*ã*, de *ompreensã*,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
descen*ra*iza*ão, de b*sc* d* produção
</line>
<line>
de sentidos. E, ao realizar um *et**no a *m*
</line>
</par><par>
<line>
centralização, n*o mais vol*a a um me*mo ponto, pois este já não é mais o mesmo, mas sim
</line>
</par><par>
<line>
*m diálogo do que era *o que se apropriou *as andança*. A *ial*t*ca não é, e
</line>
<line>
portan**,
</line>
</par><par>
<line>
cir*ul*r, ma* sim espirala*a. O d*álogo, p**tanto, e* *u* constituição, é sempre um
</line>
<line>
ato
</line>
</par><par>
<line>
singular de colocar em m**imento ess* proc*sso de p*odução de sent*dos.
</line>
</par><par>
<line>
Conci*ia* o di**ogismo b*khtinia** com esse eixo dialético é, sen*o, aquilo que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Círc*lo compreende sobre *nte*a*ão human* no interior das atividades so**a*s e de a*ivid**es
</line>
<line>
de cons*ruçã* de si. A dialétic* **kh*iniana *me*ge do d*álogo e nele se *rolo**a, coloca*do
</line>
<line>
sujeitos e t*xto* *m um *e*man*nte itinerário dialógico.
</line>
<line>
Rev. FSA, *ere*in* PI, *. 17, n. 9, ar*. *, p. **1-*74, set. 2020 www4.f*anet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *. *. F*r*eira
</line>
<line>
17*
</line>
</par><par>
<line>
O fazer *iência passa centr*lmente pelo v*és *a explicitação de olhares e da
</line>
</par><par>
<line>
ar*umentação.
</line>
</par><par>
<line>
Embora ev*dente que qualq*e* ci*ncia é humana, *ois vem de ativida*es humanas d*
</line>
</par><par>
<line>
conhe*imento, o t**mo
</line>
<line>
"ciências hu*a*as" de*ign* as ciência* *u* possuem o pr*prio ser
</line>
</par><par>
<line>
hu*ano *o*o o*jeto de an**ise. A si*uação de*sa* ciências con*igura ar*anj*s es*eciais.
</line>
<line>
P*imeiramente, porque a col*cação do ho*em como objet* de *studo c*entífico é um
</line>
<line>
f*co eng*ndrad* so*en*e no sé*ulo XIX. A** esse pon*o, cabia à Fil*sofia tudo quanto se
</line>
<line>
ref*re*ciava ao *umano.
</line>
<line>
*elo mo*ivo *e surgire* apó* as ciência* mat*máti*a* e na*u**is *erem *m**ega*as
</line>
</par><par>
<line>
como de**ni*ão para um ideal de ci*n*ificida**, metod*logia * *onhecimento cientí*ico,
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
huma*idades, com* processo/grupo *mpl* *ientífico, tenderam - forçosamente - a "*mi**r" e
</line>
</par><par>
<line>
copiar o
</line>
<line>
para*igma e*trutura*-metodológi*o que aquelas ciências ha**a* postulad*
</line>
</par><par>
<line>
paradigmati*amente, estuda*do o ho*em como objeto natur*l - no sen*i*o de *atureza -,
</line>
<line>
matematizado e *xpe*imen*al. Dessa *anei*a, "pa*a gan*ar respeitabili*ade científic*, as
</line>
<line>
di*ciplinas con*e*ida* como ciência* hu*anas procurara* estud** s** objeto empregando
</line>
<line>
*onceito, métodos e *écni*as pr*postos pelas ciências *a nat*reza" (CHAUI, 2010, p. 312).
</line>
<line>
So*re a ideia da form*ç*o da base do *onc*ito de *iên*ia, anali*emos dois *extos
</line>
<line>
inspirados *a discussão da gênese ci*ntíf*ca:
</line>
<line>
A ciência é uma *orma sistematicame*te organiza*a *o pensa*ento *bjetivo. (...) *a
</line>
</par><par>
<line>
magi* -
</line>
<line>
considerada *m conju*to de prá*icas destinado a a*rove*tar os *oderes
</line>
</par><par>
<line>
sobrenat*rais - a ciência **ria conservado um* aparência de mistério * grav*dad*
</line>
<line>
ritual, traço que ainda hoje surpreende a maioria dos espíritos. Do *eitice*ro ao
</line>
</par><par>
<line>
cie*t*sta há
</line>
<line>
apenas um pequeno *as*o, fácil *e trans*or, qua*d* consid**ados os
</line>
</par><par>
<line>
"milag*es" da ciên*i* moderna. *uanto mais esc*pam aos nossos sentido* *s f*rç*s
</line>
</par><par>
<line>
naturais das **ais ela se
</line>
<line>
apro*eita (on*as h*rtzian*s, eletricidade, emissões
</line>
</par><par>
<line>
*let*ônic*s), *ais
</line>
<line>
p *r *ce
</line>
<line>
*la realizar os s*nhos dos mágicos. [...] A ciênci*,
</line>
</par><par>
<line>
*nt*etanto, ap*nas
</line>
<line>
po*erá *er magia aos
</line>
<line>
ol*os de e*pectad*res, *ois a*enas
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
libe*ta*do da magi* qu* a ciênci* propria*ente d*ta
</line>
<line>
p*de desenvol*er-s*
</line>
</par><par>
<line>
(GRAN*E* apud CHAUI, 2010, p. 306).
</line>
</par><par>
<line>
Hoje, quase *s vésperas da entrada *lor*osa do século X*I, pouca gente, talvez,
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
dê c*nt* de que a ciência já se a*ropriou do lugar ou*rora ocupado pela *a*ia ou
</line>
</par><par>
<line>
pela rel*gi*o. A ciência é h*je * religião do
</line>
<line>
h*m*m m*der*o, **e s* consid*ra
</line>
</par><par>
<line>
\il*minado\. Enquanto a tecnologia *he *ornece in*es*antemente novos in***t**
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
eng*n*os \mila*ro*os\, a fi*ção c*entífica man**m a*es* * pr*messa de pers*ecti*as
</line>
<line>
*ada ve* melhores e mais incr*veis, e a ch*mada literatu*a de divulgação ca*a vez
</line>
<line>
mai* pro*min*nte nos jornais e revistas de consumo e* massa cumpre a sua
</line>
<line>
missão de leva* aos q*a*ro cantos do *undo a p*lavra *a \raz*o científi**\. Tão
</line>
<line>
inquestionável s* tem tornado o p*estígio *a ciência entre os l*igos nos dias de hoje
</line>
<line>
que qual*uer gest* q*e *ossa ser in*erp*etad* como uma ame*ça a sua he*e*onia
</line>
</par><par>
<line>
corre o risco
</line>
<line>
*e ser taxado d* blasf*mia,
</line>
<line>
ou, no mínimo, *ubmet*do *o *id*cul*
</line>
</par><par>
</page><line>
*ú**ico (RAJAGOPALA*, 1991, p. 12).
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresin*, v. 17, n. 9, ar*. 8, *. *61-174, set. 2020 www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Dialogis*o e Per*pe*tiva Dialético-Dialógica: Um Olhar Metodológico no Fazer *i*ntífico
</line>
<line>
1*1
</line>
</par><par>
<line>
Ta*to u* quant* o*tr* texto e*põe a ligação da gênese i*ves*igat**a da ciênci* com
</line>
</par><par>
<line>
o* rum*s do *deal mágico
</line>
<line>
do *star no mundo. Na
</line>
<line>
ver*a*e, todo o
</line>
<line>
questionamento hum*no
</line>
</par><par>
<line>
provém de *elações *r**nizad*ras/o*denadoras que tent*m atr**uir aos d***rsos fenôme*os
</line>
</par><par>
<line>
(f*sicos, quími*os, biológicos, ling*ísticos...) uma espécie de ex*licação
</line>
<line>
estabiliz*n*e
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
conflitos de si: como *u, ser no mundo, in*isto *ign*ficado *ara os aconteci*entos? Pensar na
</line>
</par><par>
<line>
questão va**r*t*v* dos pontos d* vist* **uiva*e a inves*igar
</line>
<line>
qu*stões *rofu*dame*t*
</line>
</par><par>
<line>
arr*iga*as
</line>
<line>
nos sujeitos suas inter-relaçõe*, *om ideologias em debate n** lugar e num e
</line>
</par><par>
<line>
momento histórico, nas condições de circulaçã* e *nte*dição ou não de discursos nas d*versas
</line>
<line>
esfe*as so*iais d* in**rações. *omar ess*s ol*are* significa, *e m*do investigat**o, vislumbrar
</line>
<line>
um *to ético, no que se refere à reflex*o e refraç*o de olhares de um sujei*o-aut*r-
</line>
<line>
***nunciador na dinâm*ca da are*a que são *s discurs*s, o* seja, é pr*move* novos sentidos
</line>
<line>
*o entremeio das reverbe*ações.
</line>
<line>
*uma dic*to*ia *perac*onal *ntre s*nso comum x ciênc*a desenvol*e*am-se passos
</line>
</par><par>
<line>
que del**itariam um campo do outro e, além disso, **sso*s
</line>
<line>
que se del*mi**riam a cada
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
*estes. E**uanto o senso comum expres*o ** opiniões * sentimen*os individ*a*s, tende é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
uma análise qualitativa dos *feitos em nossos sentido* e des*jos, é ora ***ivid*alizante (pelos
</line>
</par><par>
<line>
sentidos),
</line>
<line>
ora *enera*izante (opinião sem ideia
</line>
<line>
de passado *ransformador), tem vín*ulo com
</line>
</par><par>
<line>
o* *ábitos, preconceito* e tradiçõe* cr*stalizadas, a atitude científica é obj*t**a,
</line>
<line>
quanti*ativa,
</line>
</par><par>
<line>
b*s** pad*onizações, * homo*ênea, generalizadora, é difer*nciador* (nã* *eú*e por
</line>
<line>
s*melhanças aparentes, mas dis*ingue igua**), ap*nas esta*elece relaçõe* causa*s a*ós
</line>
</par><par>
<line>
invest*g*ções da na*u*e*a ou da estr*tura do
</line>
<line>
fato
</line>
<line>
na relação **m se*elhantes e diferentes,
</line>
</par><par>
<line>
s*rp*eende-se co* *
</line>
<line>
r*gul**i*ade,
</line>
<line>
d*sti*gue-se *a *agia, é resultante de um *rabalho di*o
</line>
</par><par>
<line>
ra*i*nal.
</line>
</par><par>
<line>
Parti*do da *deia de que a *xpressiv*dade é const*tu*nte do ser humano e, para tant*,
</line>
</par><par>
<line>
os sujei**s se expressam * i*terpretam interações *as expre**ões/manifestaç*es
</line>
<line>
por meio
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
processos de entendi*entos psi*ossoc**biologi*amente *m con*t**ção, podemos toma* que a
</line>
<line>
*reo*upa*ão formaliz*d* p*ra pesquisas que fo*aliza*/*e*ortam ações dos sujeitos torna-se
</line>
<line>
um exercício meto*ológico de *m fa*er científico, n*o *ais **lc*d* num mo*elo exclusivista
</line>
<line>
laborat*rial que legitima um pesquisad*r.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresin* P*, *. 1*, n. 9, *r*. 8, *. 161-174, set. 2020
</line>
<line>
www4.fsa**t.co*.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. E. S. F*rreira
</line>
<line>
172
</line>
</par><par>
<line>
* CONSID*RAÇÕE* FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
4.1 Para (*ão) encerrar
</line>
</par><par>
<line>
Podemos dize* que, no de*envol*imento de reflexõ*s no campo cie*tífic*, n*o pode*os
</line>
<line>
n***r a existência *e diálogos e *s particip*ções daqueles que pe*quisam c*m as inve*tigações e
</line>
<line>
atuaçõ*s que já se fizeram/que se *aze*. Ou seja, cada l*gar m*todológi*o t*m s*as *ções mais
</line>
<line>
realizáveis e, em i*stânci*s mais prof*ndas, pod*mos configu*ar relações *e que cada sujeito tem
</line>
<line>
s*as hipóteses e a*uaçõ*s na compet*ncia linguís*ica, af*nal, o* estudos da* *ais di*erentes ár*as
</line>
<line>
da Lin*uí**ica vêm *atifica*do há temp*s a centralidad* *o \falante\, dos sujeit**.
</line>
<line>
Não é apenas contextualizar par* que s* deline*e um trab*lho mer*me**e espe*ulativo,
</line>
</par><par>
<line>
mas s*m *ue
</line>
<line>
*aj* *ma organicidade dess* re*lexão. Na *rática, h* um enorme *onflito,
</line>
<line>
p*i s
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
discurso deste texto que escrevo, por e*emplo, ao
</line>
<line>
**trar (migrar) na esf*ra *scolar, enc*ntrará
</line>
</par><par>
<line>
e*bates e*pecí*icos dessa esfe*a.
</line>
</par><par>
<line>
Ma*, *o con*rár*o d* uma l**tura polarizada entr* *eoria e prática, ainda a*sim, ao
</line>
<line>
nos
</line>
</par><par>
<line>
*nteg**rmos *uma per**ect*va como esta, dialógica, nós **s posicionaremo* cen*ral*ent* para as
</line>
<line>
lutas dos acontecimentos da *ida. Não tem** uma teoria d*scola** da *rá***. A análise d*
</line>
<line>
dis*urso que realizamo* s* volta profundament* *ara *ma co**epção *etodol*g*ca, ou seja, num
</line>
<line>
modo que nos en**min*a para o trabalho das instâncias do **st*ve*.
</line>
<line>
É de fu*dame*t*l i**ortância *es*alt*r que, c*mo * ciência t*m*ém é um *esen*olar
</line>
<line>
sócio-his**rico, ela t*az consigo *deologias, *stratégias e *aradig*as no embate.
</line>
<line>
De*sa *ane*ra, podemos compreende* que a perspe**iva dialético-***lógica bakhtinian*,
</line>
<line>
no nosso *onto de vista, c**oca-nos a l*r * m*n*o munid*s *e uma fi*a *ensib*lida*e atenciosa a
</line>
</par><par>
<line>
efei*os d* *roduç*o
</line>
<line>
de sentidos *as relações ideológicas inte*subjetivas, que são
</line>
<line>
dinâ*ic*s,
</line>
</par><par>
<line>
complexas, sistêmi*as. Conce**mos, n**se parâmetro, *ue, sendo o* pro*essos i*terpretativ*s
</line>
<line>
as*imét**c*s uns aos *utr*s pel* diferença sub*etivo-relacional de cada suj*ito, *nten*emos qu* os
</line>
</par><par>
<line>
sujeitos
</line>
<line>
enf*entam um "p*oblem* de constru*r, no fluxo d** in*t*bili*ades, uma e*t*bil*dade,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
confess*-l* ao Out*o co*o uma posição provisór*a que per*ite propor uma hipó*ese"
</line>
<line>
(GERAL*I, *003, p. 259). Há de se r**sal*ar, p*rém, que é ne*sa c*ndiçã* instabilizante *ue nós,
</line>
</par><par>
<line>
sujeitos,
</line>
<line>
nos instauramo* como sujeitos, lev*ndo-nos a entender, assim, que a estabilização,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
aca*amen*o é semp*e provisório, *el*ção essa que permit* o desd*bramento espaço-tempo**l dos
</line>
</par><par>
<line>
*ujeitos, atrela*do potencialm*n*e uma me*ória do passado, um *res*nte presentifica*o uma e
</line>
<line>
m*mória de futuro, constituintes de u* projeto de di***. Podemos a*ali*ar que a noçã* de leitura
</line>
</par><par>
<line>
utilizad* p** Gerald* no tre**o suprac*tado
</line>
<line>
não d*z res**ito *penas à le*tu** da palavra escrita,
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T*resina, v. 17, n. 9, art. 8, p. 16*-174, set. 2*20
</line>
<line>
www4.*san*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Dial**is*o e Perspectiva Dialético-Dialógica: Um Olhar Metodológico no Fa*er Científico
</line>
<line>
*73
</line>
</par><par>
<line>
mas sim a uma ativida*e maior, glo*al, de posiciona*ent* de *i na relação *om o Outro, numa
</line>
<line>
leitura de mundo(s).
</line>
<line>
Nossas palavr*s estão imbricadas com a palavra do **tro. A produção **
</line>
</par><par>
<line>
con**ci*ento ci*ntífico ocorre,
</line>
<line>
d*ce*to, na **de *e relações *ociais. P**tant*, é ne*e*s*rio
</line>
</par><par>
<line>
*ar*ar que, *is*o* estes *ntornos, o plano da construção dos *iscursos ci*ntífic*s é embasado
</line>
<line>
*m encontr*s e confrontos de discursos, a*to*es, leitores, te*tos, *eor*a*. Fo**amos, ass*m,
</line>
<line>
u* tecido de *ozes, ma*cado int*gralmente pe*as relaç*es dialó*i*as e pela alte*idade.
</line>
<line>
REFERÊNC*AS
</line>
</par><par>
<line>
AMO**M, M. Vozes si*êncio n* texto de pesquisa em Ciênc*a* H*manas. C*dernos de *
</line>
<line>
Pesquisa, n. 116, julh*/ *00*.
</line>
<line>
_____. O pesq*is*d*r e seu outro: Bakh*in *as ciê**ias h*ma*as. São P*ulo: Musa Edi*ora,
</line>
<line>
**04.
</line>
<line>
BAKHTIN, M. M Esté*ica da criaçã* verb*l. Sã* *aulo: Martin* Fontes, 2*0*.
</line>
<line>
_____. Pa*a uma fil*so*i* do ato r*sponsáv*l. Trad. a*s cu*dados d* Valdemir Miotello &
</line>
<line>
Carlos Albert* Far*co. São Carl*s: Ped*o & J*ã* Editor*s, *01*.
</line>
<line>
BAKH*IN, M. M./V*LOCHINOV, V. N. Marxismo de filosofia da linguagem. Problemas
</line>
</par><par>
<line>
f*n*ament*is do mét*do
</line>
<line>
sociológ*co na ciê*cia da linguagem. Trad. Michel L**ud Yara *
</line>
</par><par>
</page><line>
Frates*hi Vieira, 6 **. *ã* Paulo: H*citec, 1992 [1*29].
</line>
<line>
CHA*I, M. Iniciação à *ilosofia. *ão Paulo: Ática, 2010.
</line>
<line>
EM*RSON, C. Pal*v*a exterior e fala interio*: Bakhtin, Vy*otsk* e a internalização da
</line>
<line>
lin*uage*. In: R*BE*RO, A. P. G.; SACRAMENTO, I. (Orgs.). Mikahil Bakhtin:
</line>
<line>
l*nguagem **lt*ra e mídia. São Car*os: Ped*o & João Edit*res, 20*0, *. 65-92.
</line>
<line>
FIORIN, J. L. Intr*duçã* ao pensa*ento *e Ba*htin. São Paulo: **ica, *00*.
</line>
<line>
GER*LDI, J. W. *epoi* do \*how\, *omo e*contrar encantament*? *adernos de Estudos
</line>
<line>
Li*guíst*cos. C*mpinas, (44): 2**-261, Jan./J*n. 20*3.
</line>
<line>
_____. * *ula c*mo aconte*i*e**o. São C*rlos: **dro & *oão *ditores, 2010.
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresi*a PI, v. 17, *. 9, *rt. 8, p. 16*-174, *et. 2020 w*w*.fsanet.com.b*/*evista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
C. E. *. F*rr*ira
</line>
<line>
*74
</line>
</par><par>
<line>
JOBIM E SOUZA, S; ALBUQUERQU*, E. *. P. A *es*uisa e* Ciência* Hum*nas: uma
</line>
<line>
leitura b*khtinia*a. Bakhti*iana, São Paul*, 7 (2): 10*-12*, Jul./Dez. 2012.
</line>
<line>
RAJA*OPALAN, K. Prefácio. **: COR*CINI, Maria José Rodrigues F*ri*. *m faz*r
</line>
<line>
persuasivo: o discurso s*bje**vo da ciência. Camp*nas: Pontes, 1991.
</line>
</par><par>
<line>
C*mo Referencia* este Artig*, confo*me ABN*:
</line>
<line>
*ERREIRA, C. *. S. Dialogismo e P*rsp*ctiva Dia*éti**-Dia**gica: Um Olhar Meto*ológic* no
</line>
<line>
F*zer Cien*ífico. *e*. FSA, Ter****a, v.17, n. 9, art. 8, p. 1*1-174, set. *020.
</line>
</par><par>
<line>
C*n*ribuiç** dos Au*ores
</line>
<line>
C. E. S. *erreira
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) aná*ise e in*erp*et**ã* dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elabor*ç*o do rascunho ou revisão crítica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participação na aprova*ão da *e*s*o final ** m*nuscrit*.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. F*A, *e*esina, v. 17, n. *, art. 8, p. 161-174, set. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par>Refbacks
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)