<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 9, art. 8, p. 161-174, s*t. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.17.9.8 </line>
</par>
<par>
<line> Di*logismo e Perspectiva Dialétic*-D*alógica: U* Ol*ar Met**ológico no Faz** Científico </line>
<line> *ialogism an* Dial*c*ic-Dialog*cal Perspect**e: A Me*hodologi*al L*ok at t*e *cienti*ic </line>
<line> Development </line>
</par>
<par>
<line> Carl*s E*uardo da Silva F***eira </line>
<line> Dout*r pelo Programa *e Pós-Grad*ação em Ling*ística e Língua P*rt*guesa pela UNES* </line>
<line> E-mail: kar*os*duardoo@**h </line>
</par>
<par>
<line> Ender*ço: *arlos Eduar*o ** Silva Fe*reira </line>
<line> Editor-Che*e: *r. Tonny Ke*ley de Alenc*r </line>
</par>
<par>
<line> Av. José Bonifáci*, 197* - Centro, Arara*uar* - SP, </line>
<line> *odri*ues </line>
</par>
<par>
<line> 14801-*50, *r*sil. </line>
<line> Artig* rec*bido em 20/04/20*0. Última </line>
<line> versão </line>
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<line> recebida em 18/0*/2020. Aprovado e* 1*/0*/2*20. </line>
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<line> *vali*do p**o sistema Triple *e*iew: D*sk Review a) </line>
<line> *elo Edit**-C*efe; e b) Double Blind Revi*w </line>
<line> (aval*a*ão cega po* *o*s av*liadore* da área). </line>
<line> Rev**ão: Grama*ical, No*mativa e d* Form*tação </line>
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<line> C. E. S. *erreira </line>
<line> *62 </line>
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<line> RES*MO </line>
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<line> Este ar**go propõe *rabalhar refl*xõe* e *onceitos desenvolv*d*s a part*r da ópt**a bakh*iniana </line>
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<line> dos estudos di*cursi**s, a fim de apontar importa*tes proc*ssos no fazer </line>
<line> ciência qua*do </line>
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<line> tom*m*s olhares *ue centra*ize* r*des *ialógicas co*o um modo metodológic* de produç*o </line>
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<line> de *e*tidos. *ebates sobre </line>
<line> enunci*ção, sujeit*, al**ridade, *ialog*smo, va*o*es id*ológicos </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> ressig*ifi*ação vão </line>
<line> consti*uindo este traba*h*, * me*ida </line>
<line> que va*os caminhan*o no *bjetivo </line>
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<line> de d*r contorno* à importância da perspectiv* di*ló*ica nos diversos campos de at*vidad*s da </line>
<line> *nteração social, principa*mente na es*era *ientífic*, lugar ao qual direcionamos no*sos </line>
<line> dizer**. </line>
<line> Palavras-chave: Dialogismo. Fa*e* *iê*cia. Dial**ism*. </line>
<line> AB*T**CT </line>
<line> This ar*icle p*oposes t* work reflec*i*ns and c*ncepts developed from th* B*k*tinian opti*s </line>
<line> of discursive *t**i*s, ** order to poin* out important pro*es*es in *cientif*c develop*ent whe* </line>
<line> we take a look that centralizes networ** of dialogues as * methodological way of pr*d*cing </line>
<line> mea*ing. Debat*s *b*ut enunciation, subject, alter*ty, dialo*i*m, ideological value* and </line>
<line> res*g*ification are constitut*ng t*is work as w* mo*e towards t*e goal of gi*ing sha*e *o t** </line>
</par>
<par>
<line> imp*r*a**e of dia*ect*c**-dia*ogi* p*rspe*tive *n the vario*s **elds </line>
<line> of *ocial *nterac**o* </line>
</par>
<par>
<line> activitie*, especially in the scient*fic sphere, place to which we direct *ur utterances. </line>
<line> Keywords: Dia*ogism. Scientific Development. Di*logis*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. *, art. 8, p. 161-*74, s*t. 2020 </line>
<line> *w*4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
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<line> Dialo**smo * Perspecti*a Dialético-D*alógica: Um Olhar Metodológico no Faze* *ientífico </line>
<line> 163 </line>
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<line> 1 IN*RODUÇÃO </line>
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<line> 1.1 Como nasc*m os se*tidos? Por que e com* significamos? </line>
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<line> A produção de um *nuncia*o (um *contecimento, uma mate*ialida*e expressa) </line>
<line> *ão </line>
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<line> pode ser *stud*da ou *esmo i*terpretada fora de seu *ontexto sócio-hist*ri*o, isso porque </line>
<line> *stão agregados valo*es sob forma* historicamen*e em diálogo (co*relação conflituo** ou </line>
</par>
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<line> harmonios*) de diferente* grupos. Nesse sentido, *s*udar a* r*lações </line>
<line> entre eu e outr* </line>
<line> é </line>
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<line> promove* redes de interpre*açõ*s **unciativas sob *nunci*dos em rel*ções di*lógicas. O </line>
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<line> analista con*ri*u*rá c*m seu exce*ente </line>
<line> de visão fre*te *os co*ejamentos i*te*pret*tivos </line>
<line> qu* </line>
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<par>
<line> de*ejar colocar em **na. </line>
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<line> A idei* *akhtiniana de * s*r humano se* cin*in** com os aprendiza*o* do/com o </line>
<line> outro mostra-nos q*e o tal indiv*duo não é senã*, também, f*rmas relac*on*is d*s outr*s que </line>
</par>
<par>
<line> se dão em *m. É ess* sistema radicular-*ivot*nt*, </line>
<line> par*doxo, comple*ificad* com </line>
<line> q*e *s </line>
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<line> acontecim*n*os *i*gula*es das nos*as intera*ões lid*m. </line>
<line> Para iss*, reconhecer a alterida*e é condiçã* para rec*nstruir os sentidos de **ver, </line>
<line> compart*lhando a* responsabilidades de nossas respo*tas ao noss* perte**im*nto ao humano </line>
<line> e* proces** *onsta*te de se f*zer. A linguagem é u*a ati*i*ade con*t*tu*iva *as co*s*iências </line>
<line> humanas e a certeza de qu* os sistemas li**uísticos nunca e*tão prontos * aca*ados, m** v*o </line>
<line> se constr*indo na hi*tória, deve nos l*va* a retomar sistematicamen*e as *nuncia*ões, </line>
</par>
<par>
<line> buscand* </line>
<line> detectar n**as mesm*s os elem*ntos i*dicadores de </line>
<line> caminhos a </line>
<line> percor*er </line>
</par>
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<line> (GER**DI, 2010). A imu*abili*a** *o *a*sado *b*e as po*tas para pro*eçõ*s </line>
<line> d* *m futuro </line>
</par>
<par>
<line> nã* fixo, não imóvel, nem imutável. </line>
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<line> A F*lo*of*a, como campo de estudos siste*áticos, poss*i como centralidade u*a </line>
</par>
<par>
<line> *ov*men*ação </line>
<line> do pen*am*nto, *u **ja, </line>
<line> esquematiz* j*gos sobre o </line>
<line> "pensar do *ensar". A </line>
</par>
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<line> atitude filo*óf*c* diz res*eit* ao questi**am*n*o investig*t*vo da existência d*s se*** </line>
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<par>
<line> **manos </line>
<line> e* suas culturas. É </line>
<line> nesse d*álogo constante de explicitações de n**sos </line>
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<line> desdob**m*ntos qu* o ato de e*is*ir v*i **nhand* e*paço. Qu**emos, assim, *o decorrer deste </line>
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<line> arti*o, trazer pa** es*a *ena *ue </line>
<line> se monta elemen*os que nos *açam *ompreender, **b uma </line>
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<line> determ*nada óptica, *ue express*vid*de* e*pr*gadas num dado m**e*to </line>
<line> histórico e/*u </line>
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<line> **mporal, *u ent*o o c*njunto *ue </line>
<line> fo**a *m enunciad* (* dito </line>
<line> v**balmente, os gestos, </line>
<line> o* </line>
</par>
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<line> desenh*s </line>
<line> e*c.: uma comb*natória exposi*iva que se e*pressa), poss*e* ex*rap*lações </line>
</par>
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<line> s*gnif*cativas entr* * d**o/feito </line>
<line> * significado dos a*os. Iss* nos *oca sobre a *deia o </line>
<line> *e </line>
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<par>
<line> *ev. **A, Ter*sina PI, v. 17, n. 9, art. 8, p. 16*-174, *et. 2020 </line>
<line> www4.fs*n*t.co*.br/re**sta </line>
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<line> C. E. S. Fer*eira </line>
<line> 1** </line>
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<line> atri**ições de *a*or*s *obilizados para pro*uções de sentido*: *e*açõe* en*re s*je*tos, </line>
<line> ideolog*as, *iá*ogo, re*sig***icação. </line>
<line> 2 *EFERENCIA* TEÓ*ICO </line>
</par>
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<line> Bakhtin, ao lado </line>
<line> de um conjunto de pensadore*, arti*tas e teóricos, estabelece um </line>
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<line> *rupo intelectual de p*squisas nas Ciências *umanas. O* escritos dele, em c*nj**ção </line>
<line> com </line>
</par>
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<line> *s*e grup* - o nomea*o Círcul* de *a*h*in -, ab*rdam uma *ari*d*de </line>
<line> de *ssuntos, dando </line>
</par>
<par>
<line> ba*e a trabalhos </line>
<line> d* estu**osos **s*eri**es, num </line>
<line> g*a*de núme*o de diferentes t*ad*çõe* (o </line>
</par>
<par>
<line> m*rxis*o, a *emiótica, vertentes na Análise d* Dis**r*o, estruturalis*o, * crítica r**igiosa) e </line>
<line> em disci*linas tão di*ersas como Crít**a liter*ri*, H*stór*a, Filos*fi*, S*ciolog*a, </line>
<line> Antropologia, Mú*ica e Ps**ologia. **bora *akhtin fos*e *tuante n*s debates s*bre estét*ca * </line>
<line> literatu*a, que gan*aram *u*a* na União *oviética n* déca*a de 1920, sua posição de destaq*e </line>
<line> não se torn*u b*m co*hec*da até sua "*edesc*bert*" por estudiosos russos na década de *9*0. </line>
<line> O ser humano *xpressa-se. Essa c*ndiçã* *sico*sociobiológic* tem *or bas* *ma </line>
<line> regulação entr* jog*s que es**bilizam sen*idos possí*eis em um deter*i*ado tempo e e*paç*, </line>
</par>
<par>
<line> d**tro de um* situação discurs*va, </line>
<line> em certo </line>
<line> *êner* di*cur*ivo, de certos *odo* *e di*er. </line>
</par>
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<line> Configuram-s*, assim, e*emen*os de u*a **tureza interacional, de base dialógica, dia*ética, </line>
<line> de c*nfronto*, de em*ates entr* f*rma* expressi*as e emp*ri*mo. É n** rel*ções na natu*eza </line>
<line> s*ci** que os *s*aços do co*fr*nto eu x outro se darão. </line>
</par>
<par>
<line> Dessa forma, nós nos cons**t*ímos e nos *r*nsfo*mamos sempre pela r*lação </line>
<line> com </line>
</par>
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<line> out*o, uma *e* que, **m* nos mostra Amor** (20*4), a alteri**d* fu*d*-se na rel*ção *n*re o </line>
</par>
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<line> *ujei*o e seu ou*ro, ou m*lhor, seus outros. A rel*ção eu-outro-ou*ros, em </line>
<line> co*textos sócio- </line>
</par>
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<line> *istórico-*ulturai*, instau** a possibilidad* da a*pliação do* horizontes dos s*jeitos, </line>
<line> no </line>
</par>
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<line> de*dobra**nto dos lugares </line>
<line> enunciativos, na multiplicidade de voz**, na co*fig*raç*o </line>
<line> da </line>
</par>
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<line> polifonia entre o que é di*o e o co*o se diz, em que "a palavra se dirige e ne*se g*st* o ou*ro </line>
<line> j* está pos*o" (BAKHTIN/VOLÓCH**OV, 19** [*929], p. 11*). É nesse cenár** di*cursivo </line>
</par>
<par>
<line> que *ozes, ou fios *nunciativos, or*anizam os mais v*riados </line>
<line> enu*ciad*s, referencian*o </line>
</par>
<par>
<line> determi*ada* expressivi*ades a um gr*po social ou a um* determi*ada *emática. </line>
<line> Analogamen*e, Emers*n (2**0, p. *9), ao dis*ut*r os conceito* de d*álogo e </line>
</par>
<par>
<line> alteridade (**abalhados no </line>
<line> círcul* ba*htiniano), quando da cons*ituiç*o de subj*ti*idades, </line>
</par>
<par>
<line> salien*a q*e "as palavras não podem ser </line>
<line> conce*idas s*m as *o*es qu* *s fala*" e *or* </line>
<line> do </line>
</par>
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<line> contexto **cial, histórico, cultu*al * político da situação *e *nteração. No enunciad* "*e*p*e </line>
</par>
<par>
<line> estão pr**entes *cos e lembranç*s d* outros e*unciados, c*m que *le conta, </line>
<line> que ele refuta, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 9, art. 8, p. 161-*74, *et. 20*0 www4.*s*net.com.b*/re*ista </line>
</par>
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<par>
<line> Dialogismo e *erspec**va Dialético-Dia*ó*ica: Um *lhar Metodol*gico no Faz*r Cien*ífico </line>
<line> 16* </line>
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<line> confirma, complet*, pre*s*põ* e assim por d*a*te" (FIORI*, 2008 p. 21). </line>
</par>
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<line> Este jogo exp*sto no excerto sobre o en*ob*rto - *eb*ina - e o expo*to - luz - põe </line>
</par>
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<line> *m que*tão o trabalho </line>
<line> dialét*co-d*alógico da busca da *st*bilizaçã* do* sentidos. Sendo o </line>
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<line> signo ide*lógic*, a trama discursiva é puro caos, devi*, polifônico. In*e*pr*tar, nesse sentid*, </line>
<line> é e*tabiliza* pr*visoriamente *ma po**i**lidade. Enunciar é estabili*ar expressivam*nte </line>
<line> valores. Dessa forma, podemo* in*estigar *ontos de referência e certos val*res que *uje*tos </line>
<line> exp**ssa* por meio *a* vozes q*e n*s ch*gam. Amplia*do isso, *o*a i*ter*retação é única, </line>
<line> p*is carrega um am*lgama de valores singular*s, *om e*tonaçõ*s pe*ulia*es. </line>
<line> Sendo *ssim, a bu*c* de sentidos está condicionada d*al*g*cam*nte por valores </line>
<line> *os sujeitos d*nt*o *e u* con*tru** so*ial, no emb*te e*tre eu e outro, entre * natureza natural </line>
</par>
<par>
<line> e a nat**eza socia*, subjetivismo * obj***vismo. O c*te*amento discursivo *nstaur*do </line>
<line> pelo </line>
</par>
<par>
<line> tra*alh* psi*os*ociobi*lógi*o para uma estabil*zação </line>
<line> provisória do* sentid*s, num p*rto de </line>
</par>
<par>
<line> passagens (GERA*DI, 2003), coloca-nos a entender *ue o acont*cimento do ato enu*ciativo </line>
<line> únic*, sin*ula* e ir*epetível, m** resultado de u*a trama de dizeres, é elem*nto fundan** par* </line>
</par>
<par>
<line> entende*mos mecani*mo* de estr*turaçã* e funcionamento lin*uísticos. As pal*vras - </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> t**mo *nte*dido **ntro do conceito *o cí**ulo bakhtiniano referente a um turno *u a um </line>
<line> argumento da t*ama de dizer*s - ganham co*po material p*r* a realiza*ão da **press*v*dade </line>
</par>
<par>
<line> d*s sujeitos. Isso </line>
<line> nos faz e*t*n*** *ue in*erpretar voltar-se *ara val*re* introjetados é </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> re*sign*f*cados pelos sujeitos, per*it*ndo, num d*te**ina*o tempo e espaço, uma poss*vel </line>
<line> a*c*ragem. </line>
</par>
<par>
<line> O Círculo compr*ende q*e dia*ogismo e alt*r*da** são f*nda*entos </line>
<line> de </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> binomia complexa que cons*itui * revela relaç*es dia*ógicas entre e*-*ut*o. Jobim e Souza * </line>
<line> Albuquerque (20*2) marcam isso dizendo que: </line>
<line> Di*logi**o e alteridade, na obra de Bakh*i*, são *oncei*os que não podem ser </line>
<line> pens*dos separ*damente. Alteridad*, *a sua conce*ção, não se limita à consciência </line>
<line> da exi*tência do outro, nem tampou*o se reduz ao diferente, m*s comporta também </line>
</par>
<par>
<line> o est*anham*nto e o perten*i*e***. O ou*ro é * lugar da *usca </line>
<line> de sentido, mas </line>
</par>
<par>
<line> também, simultaneamente, da in*om*letude e da provisorie*ad*. Essa perspectiva </line>
<line> apresenta * *ondiçã* ** *n*cabam*n*o pe*manente do su**ito, o vir-a-*er da </line>
</par>
<par>
<line> co*dição d* </line>
<line> ho*em no mundo, ass*m como também denuncia a *recár*a c*ndição </line>
</par>
<par>
<line> das teori*s que bus*a*, atrav*s de uma linguag*m instrumental, representar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> totali*ade d* expe*iênci* do h*mem no mundo. * mundo co*he*ido teoricamente </line>
<line> nã* é o mundo inteiro (p. 111, gri*os d** autoras). </line>
<line> Qua*do u* prof*ss*r *i* ou q*a*do alguém diz, *or exemplo, di* *e algu* lug** </line>
<line> social. Um di*er nunca p*ssui álibi para *ua exis*ência. *ão é possível, nessa perspec*i**, </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina *I, v. 17, n. 9, a*t. 8, p. 1*1-*74, set. 2020 www4.fsanet.com.br/*ev***a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. E. S. Ferreira </line>
<line> 166 </line>
</par>
<par>
<line> an*lisar um enunciado s*n*o este "ne*tro" de i*eolog*a*. * id*ologia é *ma </line>
<line> form* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> compreens*o das ***lidade* possíveis. É como se *ouvesse *ma lente orgâni*a que d*r**iona </line>
</par>
<par>
<line> os contatos *ompre*n*ivos entre o ser *onsigo * com o outr* (alteridade). Quand* </line>
<line> temos </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pergunta "Por que um p*ofessor de Ciências necess*ta, também, de for*ação </line>
<line> fi*osófic*?", </line>
</par>
<par>
<line> pod*mos fazer diál*gos c*m *ma memór*a do passado construí*a * reforç*da po* id*ologias </line>
</par>
<par>
<line> em circu*ação nas sociedade*. O pape* </line>
<line> do anali*ta *o discurso é tecer fios *ue remon*am </line>
</par>
<par>
<line> tr*m*s discur*ivas q*e re*acionam sujeito, tempo * e*pa*o entre si, *nali*ando c*mo rastros </line>
<line> históricos re*le*em e refrata* a*os do* sujeit*s n*s pr*cessos de lutas ide*lógicas. </line>
<line> O ensinar, * aprender e o us* das formas lingu*sticas passam *e*essariamente p*lo </line>
</par>
<par>
<line> sujeito, o *gen*e das relaç*es so**ais e o responsável pela c*mposição e *elo </line>
<line> es**lo do* </line>
</par>
<par>
<line> discursos. Ess* sujeito se val* do conhecimento de enunciados an*eriores para fo*mular suas </line>
<line> falas e redigir seus textos. Além di**o, um **unciado sempre é modul*do **lo fa*ante para o </line>
<line> contexto social, histórico, cultural e ideológico. É um con*ta*t* age*ciamento de se*t*dos. </line>
<line> Inter-*ela*ões sobre língua e linguagem pode* nos suscitar o levantamento d* </line>
<line> atenç*o *a*a o trabalh* nã* só de recorte de ens*no de língua, **s trazem * c*na aspecto* que </line>
</par>
<par>
<line> c**tralizem sujeitos, n*s *ais diversas </line>
<line> atividades *oci*is, como ponto de atribuiçã* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> se*tidos, e*tenden*o que uma concepção de linguagem leva a um posicionamento sobre como </line>
<line> n*s posicionamos no m*ndo, com* no* entre*e**os *m jo*os discursivos, como </line>
<line> aprendemos, c*mo en*inamos. </line>
<line> A id*olo*ia * o *aterial social particular d*s si*n*s, e *s sig**s, p*r sua vez, só </line>
<line> po*em ap**ecer nu* terreno *nt*rindi*idual, eles devem estar *o**almente ligados * per*encer </line>
<line> a um m*smo grupo. Dessa maneira, B*kh*in (*992) aponta que a consci*ncia indi*idual deve </line>
<line> *er explicada a partir de um meio *deol*gico, e *ão o *ontrário. </line>
</par>
<par>
<line> Ini**almente, * </line>
<line> imp*rtante ressal*ar que Bakhtin c*nsidera as Ci*ncias H*manas </line>
</par>
<par>
<line> ma** dialógic*s, </line>
<line> por serem as "ciênci*s do e*pí*i*o", cuj* ob*eto é "o homem e sua </line>
</par>
<par>
<line> e*pecifi**dade", *nde ele, * *omem, só pode ser *st*dad* de*tro d* tex*o (BA*HTIN, 2000, </line>
<line> *. 334), *oção essa que u*tra*assa o sentido *e t*xto apenas como *scrito e c*ntra-se em tex*o </line>
</par>
<par>
<line> *omo materiali*ade </line>
<line> das expressivi*ades h*manas. Já as Ciên*ias da Natureza </line>
<line> estã* *endo </line>
</par>
<par>
<line> co*side**das pelo ex*erto *omo "*ma for*a monológi*a do *onh*cimento" (BAKHTIN, </line>
<line> 200*, p. *03). </line>
</par>
<par>
<line> N* ent**to, au*or *ão c*ncebe uma t*tal *epara**o o </line>
<line> met*dológica </line>
<line> en*re ess*s </line>
</par>
<par>
<line> dua* c**ncias. Atribuir s** *m dis*urso mono**gico e dial*gico, no discurso ci*ntífi*o, p*d* </line>
</par>
<par>
<line> nos ser *p**entement* </line>
<line> contradi*ório, sobre*udo quando se trata de reflex*es adv*ndas do </line>
</par>
<par>
<line> Cí**ulo. To*av*a, ao adentramos um p*uco m*is </line>
<line> no *ensamento do *ír*ulo bakhtiniano, </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 17, *. *, art. 8, p. 161-174, set. 20*0 </line>
<line> www4.fs*net.co*.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Dialogismo e Pe*spectiva Dialé**co-Dialógica: U* Olha* M**odo*ó*i** no F*zer ***ntífico </line>
<line> 167 </line>
</par>
<par>
<line> pode*os passar a compreender **e essa análise t*ata de moment*s distint*s (mas nã* </line>
<line> estanques) q*e compõem o todo do ato da c*iação cientí**ca. </line>
<line> Marília Amorim (2004, *. 151), no importante livro O *esq**sador e *eu outro, </line>
</par>
<par>
<line> interpreta *ue o monologismo, pelas r*flexões do Círc*lo, p*de ser c*mpreendido com* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> "**quecimento *a alteridade, que está *a origem de seu dizer", sendo, também, "uma etapa na </line>
<line> vid* c*iativa do autor". * autora (p. 16) co**c*-no* fren** a uma interpretação, m*rc*ndo que </line>
</par>
<par>
<line> o discurso científ*co ap*esenta </line>
<line> níve*s dialó*i*os e níveis monológicos. No ato *a c*iação </line>
</par>
<par>
<line> cientí*ic* i*stauram-s* dois momento*: *o mono**g*smo e do dialo*ismo. </line>
<line> Em Para uma filosofi* d* ato [*tico/r**ponsável] (1993), assim se pronunc*a </line>
<line> Ba*htin: </line>
</par>
<par>
<line> O *undo *omo o c**t*údo do pensamento científico é </line>
<line> um mund* p*rticular: * </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> mun*o *utônomo, *a* não um mun*o separado; é *ntes um mu*do que se i*corpora </line>
<line> no evento uni*ári* * **ico do Se* através da me*ita*ão *e uma consciência </line>
</par>
<par>
<line> res*onsáv**, em </line>
<line> uma ação real. Mas evento ún*co do Ser não é mais algo qu* * </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> pensa*o, mas al** </line>
<line> q*e *, alguma coisa *ue está s*ndo </line>
<line> re*l * in*s*apavelm**te </line>
</par>
<par>
<line> completado a*ra*és de mim * de outros (completado inter a*ia, t*mbém n* m*nh* </line>
</par>
<par>
<line> ação de conhecer); *l* é realment* experimenta**, afirma*o de uma </line>
<line> m***ira </line>
</par>
<par>
<line> emociona*-v**iti**, e a c*gnição constitu* ap*nas um momen*o desse experi*entar- </line>
<line> afirmar.(...) Toda a razão **órica e* s*a to*al*dade é apenas um momento da ra*ão </line>
<line> prática, isto é, a razão da orien*a*ão moral ú*ica do suje*to, no interior *o evento do </line>
<line> S** único (p. 12,13, gri*os da obra). </line>
</par>
<par>
<line> Estamo* en*ende*do que, quando o Círculo fala so*r* o caráter monológico </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> discurso cien*ífico, *á uma referênc*a * *specificidad* de*se dis**r*o. Ao </line>
<line> "recon*ecê-lo, </line>
</par>
<par>
<line> ne*sa </line>
<line> diferen*a, signi**ca </line>
<line> j*s*amente </line>
<line> deixa* esp*ço </line>
<line> *ara outras modalid**es discursivas" </line>
</par>
<par>
<line> (AM*RIM, 2004, p. </line>
<line> 147-148). * autora enfat*za, </line>
<line> aind*, qu* ao nos posic*onar*os </line>
<line> num a </line>
</par>
<par>
<line> perspect*va *ialógica, isso não significa *ecusar *odo texto monológico, visto que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> monologismo "*em *ua *rodutividade, sua potência </line>
<line> de dizer". Haveri*, assim, </line>
<line> um </line>
<line> pl*no </line>
</par>
<par>
<line> mono**gico do texto/discurso cie*tí*ico onde há mar*a* advi*da* de um proc*sso </line>
<line> int*rpretativo n*c*ssário pa** uma c*nstrução d* \objeto\ de e*t*do, ou, m*lho*, momento de </line>
</par>
<par>
<line> exoto*ia. Amorim </line>
<line> d*z que (p. 151) "o m*nol*gismo como </line>
<line> esquecimento da alteridade, </line>
<line> q* e </line>
</par>
<par>
<line> es*á na origem de seu dizer, é também uma etapa na v*da criati*a *o autor", i*t* é dizer q*e, </line>
</par>
<par>
<line> na atividad* linguísti** de enunc*a*ão, eu * outro se dilu*m por conta do *rocesso </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> subjetivação de um enunci*dor. </line>
</par>
<par>
<line> Coloca Bakhti* (200*) qu*: </line>
</par>
<par>
<line> por mais monológico *ue seja *m e*un*ia*o (uma obra científica ou filo*ó*ic*, por </line>
<line> exem*lo), por mais que se conce*tre *o se* o*jeto, ele não p*de *eixar de *er </line>
<line> Rev. F**, Teresin* P*, v. 17, n. 9, art. 8, p. *61-174, set. 2020 www4.fs**et.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. E. S. Ferrei*a </line>
<line> 168 </line>
<line> t*mbé*, em certo grau, uma resposta *o *ue já f*i di*o sobre o mesmo *bje*o, sobre </line>
</par>
<par>
<line> o mesm* probl**a. (...) As *o***idad*s di*l*gica* preenchem um enun*iado </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *evemos levá-las em conta se quisermos até o fi* o est*lo *o enunciado. Poi* nosso </line>
</par>
<par>
<line> p*óprio p*nsa*en*o - nos âmbitos </line>
<line> da filo*ofia, </line>
<line> d*s ciências, das artes nasce - </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> forma-se em i*teração e em luta com o pensamen*o alh**o, o que não pode deixar de </line>
<line> reflet*r nas formas de expressão verbal do nosso pensament* (p. 317, grifos da *bra). </line>
</par>
<par>
<line> Te*os e* Bakh**n (1*93): </line>
</par>
<par>
<line> U** teoria p*ecisa ent*ar em comunhão não com construções teóricas e vida </line>
<line> imagin*da, mas com o ev**to re*lmente existe*te do ser moral - com a razão </line>
</par>
<par>
<line> prática, * isso r**ponsavelm*nte c*mplet**o por *uem é </line>
<line> quer que conhe*a, na </line>
</par>
<par>
<line> medida em *ue ele aceita a responsabilid*** por cada ato **tegral da cognição, isto </line>
<line> é, n* m*dida e* que o ato *e c*gnição esteja incluído *omo minha ação, com todo o </line>
</par>
<par>
<line> seu conte*do, na unid*de da **nha responsabi*idade, na qual e pela qual eu </line>
</par>
<par>
<line> realm*nte vivo - ex*cuto ações (p. 12, grif*s do autor). </line>
</par>
<par>
<line> Dessa *ef**xão, destacamo* esse conjunto de prát*cas ac*dêmi*as que *tua num jogo </line>
</par>
<par>
<line> ético de dis*r*buição </line>
<line> e referenciaç*o de vozes. O que as Ciências Hum*na* </line>
<line> também </line>
</par>
<par>
<line> conf*guram c*mo traço metodológi*o é * *ntensa re*le*ão de sua ci*culaç*o de dizeres. Essa </line>
<line> configur*ç*o d* citaç*o n*o se restrin*e às Humanidades, m** sim *t*a como étic* na a*itude </line>
<line> de exp*icitações nos discur*os c*entífico-aca*êmico* a *espeito de trabalhos * cam*os atuantes </line>
<line> nos quais os tomam*s par* in*estir um *orizonte in*erpretativo. </line>
<line> 3 *ES*LTA*OS E DISCUS*ÕE* </line>
<line> 3.* Uma e*piral se montando </line>
<line> A palavra "d*al*tic*" tem r*i* grega: o *refixo "dia" i*dica reci*rocidad* o* troca, </line>
<line> e "dia**gein" indica a a*ão de trocar palavr*s ou razões, *onv**sar ou discutir. Daí o nome </line>
<line> *ialecti**, uma arte d* d*sc*ssão. </line>
<line> A c*m*ree*são dialética d*s acontecimentos no mundo posiciona-s* com* um </line>
<line> ângulo de olhagens s***e as *nunc*ações. Assim, a po*i*ão *ialética tradicional, assim como </line>
<line> muito traba*h*da na história da filosofia, *rincipalme*te co* Heg*l, transcorre num process* </line>
<line> com um* tría*e entre t*se, ant*tese e sínt*se. </line>
<line> P**a Heg*l, a dial*t*ca *a *istór*a exi*te co*o fio condutor de todas ** coisa*. O* </line>
</par>
<par>
<line> eventos na hi*tória nã* se encontra* separados. *ssa abordagem traz </line>
<line> em cena * perspe*tiv* </line>
</par>
<par>
<line> do mater*alism* hi*tórico-di*lético, yuma vez *ue este, a nosso ver, faz *om qu* nos </line>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 17, *. 9, art. 8, p. 161-174, set. 2020 ww*4.fsane*.*om.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Dialogismo e P**spectiva Dialético-Dialógica: *m Olha* M*todológico no Fazer Cie**ífico </line>
<line> 169 </line>
</par>
<par>
<line> sen*ibilizemos com cenários presentes, pergun*ando-nos so**e gêneses de de*er**nadas </line>
</par>
<par>
<line> condições *ociais. Essa ma*r*z f*lo**fi*a eng*ndr* </line>
<line> uma *olític* esca**tória das *e*as </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> acontecimen*o. S*mos *onvidados a e*veredarmos em/por caminh*s onde o "dito" * </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> "expl*cito" não se c*n*irmam, o* seja, há uma contra*i*ão essencial que sur*e *as dife*entes </line>
<line> per*pectivas * dos d**ers*s a*sei*s **staurados nas ord*ns da vivência soc*al. Para </line>
<line> exemp*ificar *stes dizer**: não há, no Brasil, programas *e tel*visã* em red* aber*a </line>
</par>
<par>
<line> veiculando </line>
<line> em um g*a*de período de </line>
<line> **as program*çõ*s diárias dis*uss*e* sob** polít*cas </line>
</par>
<par>
<line> reflexivas e há, de um outro la*o, um grande pe*íodo d* t*m*o para o noticia*ent* *e m*rtes, </line>
</par>
<par>
<line> tragédias </line>
<line> e prisões. Que val*res estão </line>
<line> expost*s aos traçarmos **se cen*rio? Que </line>
</par>
<par>
<line> desd*br*mentos esses v*lore* exerce* nas vivências de *ad* sujeito </line>
<line> na soc*edad*? *uem </line>
</par>
<par>
<line> *ssiste à* programa*ões? P** quê? *ue políticas do *otidiano esse* *alores car*egam e nos </line>
<line> são trazidos? </line>
<line> Os acon*ecime*to* do mu*do, dessa fo*ma, s*o situados e *ompreendid*s por uma </line>
<line> visão his*órica qu* const*tu* *s formas materia*s p**síve*s das interaçõ**. Um acontecim*nto </line>
<line> não urge espontan*ament*, mas sim é *ngendrado p*r meio de j*gos dialé*icos. </line>
</par>
<par>
<line> Podemo* ente*de* que e*se cont*nuo </line>
<line> **aba*h* de *das e vind*s qu* constroem </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> m*ndo enquanto material perceptivo é oper*do po* meio da ressignificação, conc*ito </line>
<line> ***rgente no Cír*ulo de Bakhtin. </line>
<line> Para o Círculo, no embate entre um dado/já-dito e *m novo temos *quil* que s* </line>
</par>
<par>
<line> c*ns*rva e </line>
<line> aquilo qu* se </line>
<line> altera. A </line>
<line> *ondiç** essen*ial, po* </line>
<line> assi* dizer, do diálogo é a sua </line>
</par>
<par>
<line> con*radi*ão, posic**nada por conta da refr*ção d*s olhares n*s s*ngularidades dos mom*ntos </line>
<line> de inter*ção. *sse p*ocesso da ressign*f*cação/mudança pode se* imag*ticamente </line>
<line> c*mpreendido p**a figura espiral. A espiral **ali*a seu movim*nto *e constr*ção a parti* de </line>
</par>
<par>
<line> um </line>
<line> ponto de p*r*ida. Rea*iz*rá um </line>
<line> percurso *e ex*an*ã*, de *ompreensã*, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> descen*ra*iza*ão, de b*sc* d* produção </line>
<line> de sentidos. E, ao realizar um *et**no a *m* </line>
</par>
<par>
<line> centralização, n*o mais vol*a a um me*mo ponto, pois este já não é mais o mesmo, mas sim </line>
</par>
<par>
<line> *m diálogo do que era *o que se apropriou *as andança*. A *ial*t*ca não é, e </line>
<line> portan**, </line>
</par>
<par>
<line> cir*ul*r, ma* sim espirala*a. O d*álogo, p**tanto, e* *u* constituição, é sempre um </line>
<line> ato </line>
</par>
<par>
<line> singular de colocar em m**imento ess* proc*sso de p*odução de sent*dos. </line>
</par>
<par>
<line> Conci*ia* o di**ogismo b*khtinia** com esse eixo dialético é, sen*o, aquilo que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Círc*lo compreende sobre *nte*a*ão human* no interior das atividades so**a*s e de a*ivid**es </line>
<line> de cons*ruçã* de si. A dialétic* **kh*iniana *me*ge do d*álogo e nele se *rolo**a, coloca*do </line>
<line> sujeitos e t*xto* *m um *e*man*nte itinerário dialógico. </line>
<line> Rev. FSA, *ere*in* PI, *. 17, n. 9, ar*. *, p. **1-*74, set. 2020 www4.f*anet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. *. *. F*r*eira </line>
<line> 17* </line>
</par>
<par>
<line> O fazer *iência passa centr*lmente pelo v*és *a explicitação de olhares e da </line>
</par>
<par>
<line> ar*umentação. </line>
</par>
<par>
<line> Embora ev*dente que qualq*e* ci*ncia é humana, *ois vem de ativida*es humanas d* </line>
</par>
<par>
<line> conhe*imento, o t**mo </line>
<line> "ciências hu*a*as" de*ign* as ciência* *u* possuem o pr*prio ser </line>
</par>
<par>
<line> hu*ano *o*o o*jeto de an**ise. A si*uação de*sa* ciências con*igura ar*anj*s es*eciais. </line>
<line> P*imeiramente, porque a col*cação do ho*em como objet* de *studo c*entífico é um </line>
<line> f*co eng*ndrad* so*en*e no sé*ulo XIX. A** esse pon*o, cabia à Fil*sofia tudo quanto se </line>
<line> ref*re*ciava ao *umano. </line>
<line> *elo mo*ivo *e surgire* apó* as ciência* mat*máti*a* e na*u**is *erem *m**ega*as </line>
</par>
<par>
<line> como de**ni*ão para um ideal de ci*n*ificida**, metod*logia * *onhecimento cientí*ico, </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> huma*idades, com* processo/grupo *mpl* *ientífico, tenderam - forçosamente - a "*mi**r" e </line>
</par>
<par>
<line> copiar o </line>
<line> para*igma e*trutura*-metodológi*o que aquelas ciências ha**a* postulad* </line>
</par>
<par>
<line> paradigmati*amente, estuda*do o ho*em como objeto natur*l - no sen*i*o de *atureza -, </line>
<line> matematizado e *xpe*imen*al. Dessa *anei*a, "pa*a gan*ar respeitabili*ade científic*, as </line>
<line> di*ciplinas con*e*ida* como ciência* hu*anas procurara* estud** s** objeto empregando </line>
<line> *onceito, métodos e *écni*as pr*postos pelas ciências *a nat*reza" (CHAUI, 2010, p. 312). </line>
<line> So*re a ideia da form*ç*o da base do *onc*ito de *iên*ia, anali*emos dois *extos </line>
<line> inspirados *a discussão da gênese ci*ntíf*ca: </line>
<line> A ciência é uma *orma sistematicame*te organiza*a *o pensa*ento *bjetivo. (...) *a </line>
</par>
<par>
<line> magi* - </line>
<line> considerada *m conju*to de prá*icas destinado a a*rove*tar os *oderes </line>
</par>
<par>
<line> sobrenat*rais - a ciência **ria conservado um* aparência de mistério * grav*dad* </line>
<line> ritual, traço que ainda hoje surpreende a maioria dos espíritos. Do *eitice*ro ao </line>
</par>
<par>
<line> cie*t*sta há </line>
<line> apenas um pequeno *as*o, fácil *e trans*or, qua*d* consid**ados os </line>
</par>
<par>
<line> "milag*es" da ciên*i* moderna. *uanto mais esc*pam aos nossos sentido* *s f*rç*s </line>
</par>
<par>
<line> naturais das **ais ela se </line>
<line> apro*eita (on*as h*rtzian*s, eletricidade, emissões </line>
</par>
<par>
<line> *let*ônic*s), *ais </line>
<line> p *r *ce </line>
<line> *la realizar os s*nhos dos mágicos. [...] A ciênci*, </line>
</par>
<par>
<line> *nt*etanto, ap*nas </line>
<line> po*erá *er magia aos </line>
<line> ol*os de e*pectad*res, *ois a*enas </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> libe*ta*do da magi* qu* a ciênci* propria*ente d*ta </line>
<line> p*de desenvol*er-s* </line>
</par>
<par>
<line> (GRAN*E* apud CHAUI, 2010, p. 306). </line>
</par>
<par>
<line> Hoje, quase *s vésperas da entrada *lor*osa do século X*I, pouca gente, talvez, </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> dê c*nt* de que a ciência já se a*ropriou do lugar ou*rora ocupado pela *a*ia ou </line>
</par>
<par>
<line> pela rel*gi*o. A ciência é h*je * religião do </line>
<line> h*m*m m*der*o, **e s* consid*ra </line>
</par>
<par>
<line> \il*minado\. Enquanto a tecnologia *he *ornece in*es*antemente novos in***t** </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> eng*n*os \mila*ro*os\, a fi*ção c*entífica man**m a*es* * pr*messa de pers*ecti*as </line>
<line> *ada ve* melhores e mais incr*veis, e a ch*mada literatu*a de divulgação ca*a vez </line>
<line> mai* pro*min*nte nos jornais e revistas de consumo e* massa cumpre a sua </line>
<line> missão de leva* aos q*a*ro cantos do *undo a p*lavra *a \raz*o científi**\. Tão </line>
<line> inquestionável s* tem tornado o p*estígio *a ciência entre os l*igos nos dias de hoje </line>
<line> que qual*uer gest* q*e *ossa ser in*erp*etad* como uma ame*ça a sua he*e*onia </line>
</par>
<par>
<line> corre o risco </line>
<line> *e ser taxado d* blasf*mia, </line>
<line> ou, no mínimo, *ubmet*do *o *id*cul* </line>
</par>
<par>
<line> *ú**ico (RAJAGOPALA*, 1991, p. 12). </line>
<line> Rev. FSA, *eresin*, v. 17, n. 9, ar*. 8, *. *61-174, set. 2020 www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Dialogis*o e Per*pe*tiva Dialético-Dialógica: Um Olhar Metodológico no Fazer *i*ntífico </line>
<line> 1*1 </line>
</par>
<par>
<line> Ta*to u* quant* o*tr* texto e*põe a ligação da gênese i*ves*igat**a da ciênci* com </line>
</par>
<par>
<line> o* rum*s do *deal mágico </line>
<line> do *star no mundo. Na </line>
<line> ver*a*e, todo o </line>
<line> questionamento hum*no </line>
</par>
<par>
<line> provém de *elações *r**nizad*ras/o*denadoras que tent*m atr**uir aos d***rsos fenôme*os </line>
</par>
<par>
<line> (f*sicos, quími*os, biológicos, ling*ísticos...) uma espécie de ex*licação </line>
<line> estabiliz*n*e </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> conflitos de si: como *u, ser no mundo, in*isto *ign*ficado *ara os aconteci*entos? Pensar na </line>
</par>
<par>
<line> questão va**r*t*v* dos pontos d* vist* **uiva*e a inves*igar </line>
<line> qu*stões *rofu*dame*t* </line>
</par>
<par>
<line> arr*iga*as </line>
<line> nos sujeitos suas inter-relaçõe*, *om ideologias em debate n** lugar e num e </line>
</par>
<par>
<line> momento histórico, nas condições de circulaçã* e *nte*dição ou não de discursos nas d*versas </line>
<line> esfe*as so*iais d* in**rações. *omar ess*s ol*are* significa, *e m*do investigat**o, vislumbrar </line>
<line> um *to ético, no que se refere à reflex*o e refraç*o de olhares de um sujei*o-aut*r- </line>
<line> ***nunciador na dinâm*ca da are*a que são *s discurs*s, o* seja, é pr*move* novos sentidos </line>
<line> *o entremeio das reverbe*ações. </line>
<line> *uma dic*to*ia *perac*onal *ntre s*nso comum x ciênc*a desenvol*e*am-se passos </line>
</par>
<par>
<line> que del**itariam um campo do outro e, além disso, **sso*s </line>
<line> que se del*mi**riam a cada </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> *estes. E**uanto o senso comum expres*o ** opiniões * sentimen*os individ*a*s, tende é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> uma análise qualitativa dos *feitos em nossos sentido* e des*jos, é ora ***ivid*alizante (pelos </line>
</par>
<par>
<line> sentidos), </line>
<line> ora *enera*izante (opinião sem ideia </line>
<line> de passado *ransformador), tem vín*ulo com </line>
</par>
<par>
<line> o* *ábitos, preconceito* e tradiçõe* cr*stalizadas, a atitude científica é obj*t**a, </line>
<line> quanti*ativa, </line>
</par>
<par>
<line> b*s** pad*onizações, * homo*ênea, generalizadora, é difer*nciador* (nã* *eú*e por </line>
<line> s*melhanças aparentes, mas dis*ingue igua**), ap*nas esta*elece relaçõe* causa*s a*ós </line>
</par>
<par>
<line> invest*g*ções da na*u*e*a ou da estr*tura do </line>
<line> fato </line>
<line> na relação **m se*elhantes e diferentes, </line>
</par>
<par>
<line> s*rp*eende-se co* * </line>
<line> r*gul**i*ade, </line>
<line> d*sti*gue-se *a *agia, é resultante de um *rabalho di*o </line>
</par>
<par>
<line> ra*i*nal. </line>
</par>
<par>
<line> Parti*do da *deia de que a *xpressiv*dade é const*tu*nte do ser humano e, para tant*, </line>
</par>
<par>
<line> os sujei**s se expressam * i*terpretam interações *as expre**ões/manifestaç*es </line>
<line> por meio </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> processos de entendi*entos psi*ossoc**biologi*amente *m con*t**ção, podemos toma* que a </line>
<line> *reo*upa*ão formaliz*d* p*ra pesquisas que fo*aliza*/*e*ortam ações dos sujeitos torna-se </line>
<line> um exercício meto*ológico de *m fa*er científico, n*o *ais **lc*d* num mo*elo exclusivista </line>
<line> laborat*rial que legitima um pesquisad*r. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresin* P*, *. 1*, n. 9, *r*. 8, *. 161-174, set. 2020 </line>
<line> www4.fsa**t.co*.br/rev*sta </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> C. E. S. F*rreira </line>
<line> 172 </line>
</par>
<par>
<line> * CONSID*RAÇÕE* FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 Para (*ão) encerrar </line>
</par>
<par>
<line> Podemos dize* que, no de*envol*imento de reflexõ*s no campo cie*tífic*, n*o pode*os </line>
<line> n***r a existência *e diálogos e *s particip*ções daqueles que pe*quisam c*m as inve*tigações e </line>
<line> atuaçõ*s que já se fizeram/que se *aze*. Ou seja, cada l*gar m*todológi*o t*m s*as *ções mais </line>
<line> realizáveis e, em i*stânci*s mais prof*ndas, pod*mos configu*ar relações *e que cada sujeito tem </line>
<line> s*as hipóteses e a*uaçõ*s na compet*ncia linguís*ica, af*nal, o* estudos da* *ais di*erentes ár*as </line>
<line> da Lin*uí**ica vêm *atifica*do há temp*s a centralidad* *o \falante\, dos sujeit**. </line>
<line> Não é apenas contextualizar par* que s* deline*e um trab*lho mer*me**e espe*ulativo, </line>
</par>
<par>
<line> mas s*m *ue </line>
<line> *aj* *ma organicidade dess* re*lexão. Na *rática, h* um enorme *onflito, </line>
<line> p*i s </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> discurso deste texto que escrevo, por e*emplo, ao </line>
<line> **trar (migrar) na esf*ra *scolar, enc*ntrará </line>
</par>
<par>
<line> e*bates e*pecí*icos dessa esfe*a. </line>
</par>
<par>
<line> Ma*, *o con*rár*o d* uma l**tura polarizada entr* *eoria e prática, ainda a*sim, ao </line>
<line> nos </line>
</par>
<par>
<line> *nteg**rmos *uma per**ect*va como esta, dialógica, nós **s posicionaremo* cen*ral*ent* para as </line>
<line> lutas dos acontecimentos da *ida. Não tem** uma teoria d*scola** da *rá***. A análise d* </line>
<line> dis*urso que realizamo* s* volta profundament* *ara *ma co**epção *etodol*g*ca, ou seja, num </line>
<line> modo que nos en**min*a para o trabalho das instâncias do **st*ve*. </line>
<line> É de fu*dame*t*l i**ortância *es*alt*r que, c*mo * ciência t*m*ém é um *esen*olar </line>
<line> sócio-his**rico, ela t*az consigo *deologias, *stratégias e *aradig*as no embate. </line>
<line> De*sa *ane*ra, podemos compreende* que a perspe**iva dialético-***lógica bakhtinian*, </line>
<line> no nosso *onto de vista, c**oca-nos a l*r * m*n*o munid*s *e uma fi*a *ensib*lida*e atenciosa a </line>
</par>
<par>
<line> efei*os d* *roduç*o </line>
<line> de sentidos *as relações ideológicas inte*subjetivas, que são </line>
<line> dinâ*ic*s, </line>
</par>
<par>
<line> complexas, sistêmi*as. Conce**mos, n**se parâmetro, *ue, sendo o* pro*essos i*terpretativ*s </line>
<line> as*imét**c*s uns aos *utr*s pel* diferença sub*etivo-relacional de cada suj*ito, *nten*emos qu* os </line>
</par>
<par>
<line> sujeitos </line>
<line> enf*entam um "p*oblem* de constru*r, no fluxo d** in*t*bili*ades, uma e*t*bil*dade, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> confess*-l* ao Out*o co*o uma posição provisór*a que per*ite propor uma hipó*ese" </line>
<line> (GERAL*I, *003, p. 259). Há de se r**sal*ar, p*rém, que é ne*sa c*ndiçã* instabilizante *ue nós, </line>
</par>
<par>
<line> sujeitos, </line>
<line> nos instauramo* como sujeitos, lev*ndo-nos a entender, assim, que a estabilização, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> aca*amen*o é semp*e provisório, *el*ção essa que permit* o desd*bramento espaço-tempo**l dos </line>
</par>
<par>
<line> *ujeitos, atrela*do potencialm*n*e uma me*ória do passado, um *res*nte presentifica*o uma e </line>
<line> m*mória de futuro, constituintes de u* projeto de di***. Podemos a*ali*ar que a noçã* de leitura </line>
</par>
<par>
<line> utilizad* p** Gerald* no tre**o suprac*tado </line>
<line> não d*z res**ito *penas à le*tu** da palavra escrita, </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, T*resina, v. 17, n. 9, art. 8, p. 16*-174, set. 2*20 </line>
<line> www4.*san*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Dial**is*o e Perspectiva Dialético-Dialógica: Um Olhar Metodológico no Fa*er Científico </line>
<line> *73 </line>
</par>
<par>
<line> mas sim a uma ativida*e maior, glo*al, de posiciona*ent* de *i na relação *om o Outro, numa </line>
<line> leitura de mundo(s). </line>
<line> Nossas palavr*s estão imbricadas com a palavra do **tro. A produção ** </line>
</par>
<par>
<line> con**ci*ento ci*ntífico ocorre, </line>
<line> d*ce*to, na **de *e relações *ociais. P**tant*, é ne*e*s*rio </line>
</par>
<par>
<line> *ar*ar que, *is*o* estes *ntornos, o plano da construção dos *iscursos ci*ntífic*s é embasado </line>
<line> *m encontr*s e confrontos de discursos, a*to*es, leitores, te*tos, *eor*a*. Fo**amos, ass*m, </line>
<line> u* tecido de *ozes, ma*cado int*gralmente pe*as relaç*es dialó*i*as e pela alte*idade. </line>
<line> REFERÊNC*AS </line>
</par>
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<line> AMO**M, M. Vozes si*êncio n* texto de pesquisa em Ciênc*a* H*manas. C*dernos de * </line>
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<line> Carlos Albert* Far*co. São Carl*s: Ped*o & J*ã* Editor*s, *01*. </line>
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<line> sociológ*co na ciê*cia da linguagem. Trad. Michel L**ud Yara * </line>
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<line> C*mo Referencia* este Artig*, confo*me ABN*: </line>
<line> *ERREIRA, C. *. S. Dialogismo e P*rsp*ctiva Dia*éti**-Dia**gica: Um Olhar Meto*ológic* no </line>
<line> F*zer Cien*ífico. *e*. FSA, Ter****a, v.17, n. 9, art. 8, p. 1*1-174, set. *020. </line>
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<line> C*n*ribuiç** dos Au*ores </line>
<line> C. E. S. *erreira </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção e planejamento. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) aná*ise e in*erp*et**ã* dos dados. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elabor*ç*o do rascunho ou revisão crítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação na aprova*ão da *e*s*o final ** m*nuscrit*. </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> R*v. F*A, *e*esina, v. 17, n. *, art. 8, p. 161-174, set. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
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