<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 7, art. 10, p. 200-218, *u*. 20*0
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*0.17.7.10
</line>
</par><par>
<line>
* Aderência do Docente de Ensino S*p*rior às Ca*re*ras nã* *radicionais
</line>
<line>
T** Adherence o* Higher Educ*tion *e*chers to N*n-Traditiona* *aree*s
</line>
</par><par>
<line>
Daniela *ari* Feltr*n *archin*
</line>
<line>
Mestra em Engenhari* de *rodução pela UN***P
</line>
<line>
Profess*ra da Fatec Amer*cana
</line>
<line>
E-mai*: daniela.mar*hini@fatec.sp.gov.*r
</line>
<line>
Y*da Cirera Oswal*o
</line>
<line>
Doutora *m P*icologi* *ela Uni*er*idade São Fr*n**sco (USF)
</line>
<line>
M*stra em Educação *e*a UNIMEP
</line>
<line>
P*ofessora da *nimep
</line>
<line>
E-mail: yeda@y*dao*waldo.com.br
</line>
</par><par>
<line>
E*der*ço: *anie*a Maria Fe*tr*n *archini
</line>
<line>
E*ito*-Chefe: Dr. Tonny *erley de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
FATEC America*a - Rua Emílio de M*n*z*s, */n, g*eba
</line>
<line>
R*dri**es
</line>
</par><par>
<line>
B. CEP: 13.469-111, *m*rica*a/SP, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: **d* Cirera Oswaldo
</line>
<line>
Artigo r*cebid* e* 23/04/2020. **t*ma
</line>
<line>
v*rsão
</line>
</par><par>
<line>
UNI*EP - Rodovia ** Açúcar, k* 156 (SP-3*8) - CEP
</line>
<line>
rece*ida e* 12/05/2020. *provado *m 13/05/*020.
</line>
</par><par>
<line>
13.423-**0 - Piracic*ba, SP, Brasil.
</line>
</par><par>
</page><line>
Av*lia*o *elo sistema Triple R*v*ew: Desk *eview a)
</line>
<line>
**lo Edi*or-Chefe; e b) Double Bli*d Revi**
</line>
<line>
(avaliação cega por dois a*aliador*s da área).
</line>
<line>
Revisão: Gramati*al, Nor*a*iva e de Fo*matação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A *der*n*ia d* Docente de En*ino Superior às Carre*ras não Tr*dic*o*ais
</line>
<line>
20*
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
A pesquisa re*lizada tev* co** objeti*o veri*icar s* o* doce*tes de ensino supe*ior *e
</line>
<line>
diferentes fa*uldades da regiã* d* *me*icana pos*uem o compor*ame*to de profis*ionais de
</line>
<line>
c*rreira sem fronteiras e carr*ir*s p*oteanas. Foi efetuada uma pes*uisa d*scr*tiva com análise
</line>
<line>
qualitat*va e quanti*ati*a, realiza*a através de pesquisa bibliog*áfica e pe**uisa de campo com
</line>
<line>
amostra sele*i**ad* de forma **ten*io*a* * não proba*ilíst*ca, por ti*icidade e ac*s*ibilid*de.
</line>
<line>
Foi possível verifica* q*e *s docentes p*ssuem o comport*m**t* d* *arreiras sem *ronteiras e
</line>
<line>
carre*ra* prot*anas, sen*o alguns f*tores m*is comuns que outros. Os comportamento* *a
</line>
<line>
carreira prot*ana de autodirecionamen*o * orienta*ão a valor*s * m*is presente nos docentes
</line>
</par><par>
<line>
de in*tituiçã* p*blica e naqueles que *e dedic*m *omente à
</line>
<line>
carreira docent*. Já
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*omportame*to *as carreir*s sem front*iras é m*i*r e**re o* d*c**tes que *eci*n** em m*is
</line>
<line>
d* u*a ins*itui*ão ou possu*m ** trabal*o fora *a carre**a *ocente. Tai* resultados refletem
</line>
<line>
o co*portamento dos docentes das insti*uições pesquisadas deixan*o como sugestão para
</line>
<line>
pesquisas fu*uras a *ealização da pesquis* ampliand* a am*stra.
</line>
<line>
P*l*vras-*have: Carreira Docente. **rre*ra Protean*. Carreira sem *ronteiras.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
The aim of this art**le was to verify wh*ther higher educati*n prof*ssors from differ*nt
</line>
</par><par>
<line>
colleges in the Americana\s *egion
</line>
<line>
h*ve t*e behavior
</line>
<line>
of boundary*ess car*er and prot*an
</line>
</par><par>
<line>
careers. * desc*ipti*e stud* was carried out with qu*litative and quant*ta*ive analysis, *arried
</line>
<line>
out through b*bliographi* research and f*eld research w*th a sample selecte* *ntentionall* and
</line>
<line>
non-proba*ilistic, by typicity a*d *ccess*b*lity. The study involv*d profess*rs who have
</line>
</par><par>
<line>
exclus*ve d*d**ation to their c*reers *nd others *ho have * parallel
</line>
<line>
career of pub*ic *n*
</line>
</par><par>
<line>
pri*ate insti*utions. It was pos*ib*e to
</line>
<line>
v*rify that th* pr*fess*rs have t*e b*havior of
</line>
</par><par>
<line>
bound**yless ca**ers and protei* c*reers, and s*me f*ct**s are more common *h*n others. The
</line>
<line>
behaviors of *he protean c*reer of self-t*rgeting *nd orienta*io* to v*lues i* more present *n
</line>
<line>
teac*ers of public insti*utio*s a*d in *hose who ded*cate th*msel*e* only to teac*i*g c*r*er.
</line>
<line>
Th* behavior *f boundar*less ca*eers is hi*her among professors w*o teach in m*re than o*e
</line>
<line>
institution or have w**k outside th* teachin* career. These results reflect the be*avior of th*
</line>
<line>
profe**or* of the institu*ions su***yed, le*ving as a *uggestion for fut*re re*e*rch the
</line>
<line>
*e*li*ati*n of t*e *esearch expanding the sample.
</line>
<line>
Ke*words: Teachin* *areer. Proan Care*r. Boundaryl*ss C*reer.
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. F*A, Teresina *I, v. 17, n. 7, ar*. 10, p. 200-218, jun. 2*20
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. *. F. Ma*chini, Y. *. Oswaldo
</line>
<line>
202
</line>
</par><par>
<line>
* INTRODUÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
*s organ*zações v*m sofr*ndo grandes transformações no* últim**
</line>
<line>
anos
</line>
</par><par>
<line>
impuls*onada*, p***c*p*lmen*e, *elas a*terações te*nol*gi**s iniciada* nos anos 1990
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
intensificadas *pó* os *nos 2000, devido à
</line>
<line>
globalizaç*o e
</line>
<line>
ao aument* do nível de exigência
</line>
</par><par>
<line>
*o* cl*ent*s. Tais alte*aç*es e*i**m das empresas *a*s flexibilidade, din*mismo, agilidade e
</line>
<line>
ac*le*o* o nível *e ex*gência de **ov*ç*es (NEVES et.*l., *013).
</line>
<line>
Para atuar em u* mer**** *ada vez *ais competitivo e em um *itmo de
</line>
</par><par>
<line>
transformações
</line>
<line>
cada vez mais a**lerado, as o**a*izaçõe* vêm exig*nd* tam*é* *m novo
</line>
</par><par>
<line>
*o*portam**to de seus c*laboradores e novas f*rmas de
</line>
<line>
rel**io*a*ent* entre empresa
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
co*aborador. *este *enário surg** os conceito* de carreira *roteana e c*rre*ra *e* fr*nteiras,
</line>
<line>
nas qua** o *rofissional r*c**e uma ma*or au*ono*ia para *eren**a* a sua carre**a,
</line>
<line>
inde**ndente da organizaç*o (DANTE; *LB*QUERQUE, 2*16).
</line>
<line>
Segundo Velo*o et.al. (2011), *s trabalhad*r*s s*o es*imulado* a exe*cer um papel
</line>
</par><par>
<line>
m**s **ivo par*
</line>
<line>
acumular conheci*ento e *eal*zar o geren*iamen*o *a p**pria *arreira, uma
</line>
</par><par>
<line>
vez que as *rom*ssas de segura*ç* e em*rego
</line>
<line>
** longo praz* vão se**o esq**cidas
</line>
<line>
pe*a
</line>
</par><par>
<line>
*ec*s*idade das organizaç*es.
</line>
</par><par>
<line>
Neste context*, *s *arre*ra* se d*se*volvem e alg*ma* já *ossue* car***erístic*s mais
</line>
<line>
proa*iva* e flexíveis que outras, entre elas a carreira do*ente. *eloso et.al. (2011) classificam
</line>
<line>
* carreira docente com* uma carreira sem fron*eira, poi* o trabalho é desen*ol**do de fo*m*
</line>
<line>
autôn*ma e pod* ser exer*id* d* f*rma c*mplemen*ar e *m *ifer*ntes organizaçõ*s. Porém,
</line>
</par><par>
<line>
quando *e tra**
</line>
<line>
de en**n* sup**ior, exi*t*m difer*ntes
</line>
<line>
perfis de or*an*zaç*es *
</line>
<line>
form*s d*
</line>
</par><par>
<line>
contratação. Existem instituiç*es p**l*cas e privadas
</line>
<line>
o*d*, normalme**e, os perfis de
</line>
</par><par>
<line>
exi*ência de tem*o de dedicação e **rmas de *on*r*taçã*,
</line>
<line>
entre
</line>
<line>
o*tr*s
</line>
<line>
*aracte*ísticas, são
</line>
</par><par>
<line>
muito *iferen**s, onde o **ofes*or pode se d*d*car perí*do integra*, parcial, p*de*do ser um
</line>
</par><par>
<line>
d*cente de *arre*r* e* uma
</line>
<line>
ou vá*ias instit*içõe* ou ainda ter
</line>
<line>
a profissão como
</line>
<line>
u*
</line>
</par><par>
<line>
complement* de *end* de o*tra ativi*ade ex*rcid*. Surgiu então a seguinte pergunta
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
p*squisa: O doce*te de ensino supe*ior, in**pend*nte da institui*ão d* ensin* *uperior, se
</line>
</par><par>
<line>
compor*a co*o o resp**sável pelo s*u desenvol*imento profis*i*nal,
</line>
<line>
demonst*and*
</line>
</par><par>
<line>
a**rência a*
</line>
<line>
comportamento do *rofission*l de c*rr*ira *roteana e ou d* car**ira *em
</line>
</par><par>
<line>
fronteiras?
</line>
</par><par>
<line>
O *bjetiv* da pe*quisa *e**izada foi o de verificar se os professores d* ensino su*erior
</line>
</par><par>
<line>
de *ifer*ntes facu*d*des *a região d* Americ*na, *nter**r de *ão Paulo, pos*uem
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*om**rtame*t* de profis*io*ais de carreira sem fronteiras e carreiras pr**e*nas.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, T*resi*a, v. 17, n. 7, art. 10, p. 200-2*8, jul. 2020 www*.fsan*t.*om.b*/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Aderênci* *o D*cente de E**i*o S*p*rior às C*rre*r*s nã* Trad*cionais
</line>
<line>
*03
</line>
</par><par>
<line>
Par* tanto, foi realizada u*a pesquisa qua*itativa * quantitativ*, iniciand*-se com um*
</line>
</par><par>
<line>
pesqui** bibliográfica *obr* as carreir*s sem fronteiras * carreiras p*otean**, seguida
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
aplicação de um questionário com docentes d* *nsin* sup*rio* para verificar a sua aderênc*a
</line>
<line>
ao co*portamento dessas carreiras.
</line>
<line>
Para a *eal*za*ão d* pes*uisa foi *tilizado o quest**nári* **senvol*ido por Brisc**
</line>
<line>
et.*l. (2006) e vali*ado por Dant* e Albuquerque (2*16), aplicado de f*rma eletrô*ica a *ma
</line>
</par><par>
<line>
amostra não *robabilí*tic* intenciona*, por e
</line>
<line>
acess*bilidade, a
</line>
<line>
doce*tes que t*aba*ham em
</line>
</par><par>
<line>
quatro
</line>
<line>
difere*tes ins*it**çõ*s, públi*as *rivadas, e que *rab*lham na carreira de **rma e
</line>
</par><par>
<line>
integral e parc*al, *ara poder atingir ao obj*tivo p*oposto.
</line>
<line>
A*ós *ma breve refer*nc*a sobre carreira, carreira prote*na e ca*rei*a *em fr**teira*,
</line>
<line>
s*o a*resentados ** resultados dos dados *ol*tados, seguidos das an*l*ses realizadas.
</line>
<line>
2 REFE**N*I*L TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
* *ermo c*rreira teve se* in*cio no pe*íodo da Esc*la da *dministração Científica
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
vem se consolidando e trans*or*ando *esde e*t*o (DUTRA, 2*17). *eu uso pode assumi*
</line>
<line>
difere**es significados. *a*a as pe*soas pode sig*ificar sua *rajet*ria prof*ssional, um caminh*
</line>
</par><par>
<line>
est*b*le*ido no tempo * e*paço par* ser seguido por algué* (DUTRA, 2017). Já para as
</line>
</par><par>
<line>
org*ni*açõ*s, s*gundo o aut*r, a carrei*a é vi*ta como as posições já *cup*das pela pessoa na
</line>
<line>
o*ga*ização ou *el*s possibilidades futuras.
</line>
</par><par>
<line>
*egund* Tolfo (2002), a carreira nas organiza*ões está assoc*a*a à *cupação e
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
profi*sã*, possibil*ta*do
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
evoluçã* dura**e *
</line>
<line>
*empo está muito ligada ao su*esso e e
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
ascens*o social.
</line>
</par><par>
<line>
Veloso e Dutra (2009) apr*se*tam uma e*olução do conceito de carreira. S*gundo o*
</line>
<line>
aut*res, a pr**cup*ção com a *a*reira s* in*cia *pós a Segun*a Guerr* M*nd*al, c*jo estudo
</line>
<line>
foi ini*iado somente no *eríodo da Escola da Admini*t*açã* Cientí*ica *om o e*tabelec*mento
</line>
<line>
de *a*gos ligados a postos de trabalho* es*e*ífi*os e diferencia*os, inicialme*te *a *re*
</line>
<line>
ind*str**l e *epois se e*ten*endo para as áreas a*ministrativas e comerc**is. Na déca*a de 60,
</line>
<line>
os estud*s so*** carreir*s s*frem uma alteração *evido a *ovas compl*xid*des *as *mpresa*
</line>
</par><par>
<line>
fren*e ao mercado
</line>
<line>
agora *ais competitivo e
</line>
<line>
as *ovas pr*ocupa*ões com o modo de vida,
</line>
</par><par>
</page><line>
d*rivando pesquisas e publica*ões sobre * tema na década de 1*70. Já na décad* de 1*80,
</line>
<line>
a*men*a o interes** e as discussõe* sobre o plano de carreir*, tanto por p**te d*s organi*ações
</line>
<line>
como *as *essoas, *ando ba*e a compreensão de qu* a carreira não e*tá rel*c**na*a so*ente
</line>
<line>
**v. FSA, Teresina PI, *. 17, n. *, *rt. 10, p. 200-218, jun. 2020 www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. M. F. March*ni, Y. C. Oswald*
</line>
<line>
204
</line>
</par><par>
<line>
as opor*unidades que *m* organiza*ão of**ece, ma* a *ifere*tes formas de construir *m
</line>
<line>
*e****onam*nto entre trabalho, *ecessi*ad*s pessoais e famíli*.
</line>
</par><par>
<line>
Dutr* (2*17) apresenta as demandas *ad* vez meno* ta**íve*s como
</line>
<line>
aspectos
</line>
</par><par>
<line>
influen*es
</line>
<line>
pa*a *s transformações oco*ridas *a déc*da de 1990, qu*n*o s* *nici*u o
</line>
</par><par>
<line>
d*senvolvimento das pesquisas sobre o a*sunt* no Brasil. Seg*ndo o a*tor, as transfo**aç*es
</line>
<line>
e a intangib*lidade se inten*ificaram nos anos 2000 e a co*petê**ia, tão valorizada em 1980,
</line>
<line>
foi *u*sti*uída p*la complexidade. A Tabel* 1 apresen*a um breve históric* *obre a evol*ção
</line>
<line>
das teorias.
</line>
<line>
Tabela 1 - Evolução da T*oria de Carreira
</line>
</par><par>
<line>
Déca da
</line>
<line>
Pr*ncipais Ocorrências
</line>
</par><par>
<line>
19*0
</line>
<line>
Campo ainda não estab*lecid* nos estudos o*g*n***cio*ais * de gestã*. Publicação de três livros chave para a área: Carre* in *rganizations, Carreer* dy*amics e Organizacional Carr**s de Hal*, ***e*n e Van *a*ner.
</line>
</par><par>
<line>
*980
</line>
<line>
Consolid**ão de teor*as e a fo*mação d* pa*adigmas. Práti*a do Recursos Humanos,
</line>
</par><par>
<line>
19*0
</line>
<line>
Muda*ça *o foco das carrei*as para o *i*nific*do, propósito, id*ntidade e aprendizado, valorizando o *once*to da* carre*ras *roteanas a c*ncepção *as * carreiras sem front*iras.
</line>
</par><par>
<line>
2000
</line>
<line>
Início dos indí*ios ** comportame*to p*otea*o e*t*e *s pe*q*isados no Bra*il.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Adap**do de V*los* * Dutra (2009)
</line>
<line>
S*hein (1995, *pud TOLFO, 2002) e*fatiza *ue as r*pidas mudanças no trabalho * n**
</line>
</par><par>
<line>
organiza*ões ex*gem mais *lexi*i*idade e uma melhor rede de rel*ci***mentos
</line>
<line>
entre os
</line>
</par><par>
<line>
prof*ssionais e as organi*a*ões, alte*ando as *elaçõ*s ** po*er e a com*lexida*e das relaçõe*.
</line>
</par><par>
<line>
Além ***
</line>
<line>
questõ*s organizacionais, *s questõ*s sociocultura*s tamb*m **frem alteração,
</line>
</par><par>
<line>
m*dific*n*o os padrões de s*cesso e *ortalece*do a qualidade de v*da, o que influencia
</line>
<line>
diretam*nte a forma como as pessoas v*o se relacionar * planej*r suas c*rre*ras.
</line>
<line>
Segundo Os*aldo (*0*7, p.140), "as *ransformações nas re*a*ões de t*abal*o, a
</line>
<line>
*reocupação com a *ualidade de vida e a *atisf*ção no em*re*o têm conduzido o indiv*duo a
</line>
</par><par>
<line>
um n*vo co*c*ito
</line>
<line>
de ca*reira, *mpu*sionada e gerenciada p*r *le *
</line>
<line>
não mais p*la
</line>
</par><par>
<line>
or*aniza*ão".
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 7, *rt. *0, p. 200-218, ju*. 2*20
</line>
<line>
ww*4.fsane*.co*.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
con*exto das organ*zações e dinâm*cas da sociedade. Para este artigo *oi selecionada
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line>
Abordagem do acons*l**mento vocaciona*: Uso *e testes pa*a conseguir pessoa a
</line>
</par><par>
<line>
cert* pa*a c*da trabalho;
</line>
</par><par>
<line>
- Abordagem *a Gestão
</line>
<line>
d* Recursos H*manos: Sistemas estabelecidos *om ní*eis
</line>
</par><par>
<line>
hi*rár*uicos;
</line>
</par><par>
<line>
- Teoria **senvolv*men*ista: A carreir*
</line>
<line>
vista com ciclo* de vida desen*olvido*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
degrau* *e ascensã*.
</line>
</par><par>
<line>
Já Anderson et.al. (201*) sali*nt*m *lgum*s l*mitações: Algumas *rofiss**s
</line>
</par><par>
<line>
cam*nham pe** progressão, em u* av*nço
</line>
<line>
*er*ical *ent*o da *ierarqui*
</line>
<line>
de u*a empresa.
</line>
</par><par>
<line>
Outr*s
</line>
<line>
ca*inham pela agr*ga*ão, como militar*s, que agre*am carreiras *m *ua trajetória.
</line>
</par><par>
<line>
*ma terceira limita*ão, seg*ndo os autores, s* dá
</line>
<line>
pela
</line>
<line>
suposição de **a certa *stab**idade
</line>
</par><par>
<line>
ocup*cion*l at* a apos*ntadoria.
</line>
</par><par>
<line>
2 .* Car*eir*s não tradicionais
</line>
</par><par>
<line>
A* n*vas
</line>
<line>
*bor**gens, *ua*do c*mparadas à* car*eiras **adici*nais, enfati*am
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
re*pons*b**idade da pessoa p** *ua pr*pria carr**ra e a indep*ndência do indivíd*o, abri*do *
</line>
<line>
p*ssibil*d**e de o prof*ssional b*scar praze* e paixão naquilo que faz e seg*ir seu* ideais
</line>
<line>
Re*. *SA, Ter*si*a PI, v. 17, n. 7, art. 10, p. 20*-218, j*n. 202* www4.fsanet.c*m.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. M. F. March*ni, Y. C. Oswaldo
</line>
<line>
206
</line>
</par><par>
<line>
(O**ALDO, 2017). Segundo a *utora, as *arrei*as indivi*uais já não depe*dem mais das
</line>
<line>
car**iras organiza*iona*s * *ass*m * a**ega* uma ***ie de estágios e t*ansições.
</line>
<line>
Wiernik e Kost** (2019) fazem refe*ência às pess*as que se t*rnaram *ais flexíve*s e
</line>
</par><par>
<line>
responsáveis
</line>
<line>
pela
</line>
<line>
ges*ão de suas car**iras em resposta a muda*ças societais e novas for*as
</line>
</par><par>
<line>
d* *rranjo* de trabalho. Segundo *s autores, os contratos p*icológicos ent*e as *rganiz*ções e
</line>
<line>
os empreg*d** também sofr*m alterações, onde os i*divíduos não deixam apenas a cargo da
</line>
<line>
empresa as o*o*tunidades de av*nço na carrei**.
</line>
<line>
O *on*rato **icológico é um tipo de *on*rato não escrito e que engl*ba as *xpectativa*
</line>
<line>
da orga*i*ação e do colaborador em um pro*es*o de trocas, po*en*o *er renego*iado ao longo
</line>
<line>
** tempo (**W*LDO, 2017). No no*o modelo, a autora ressalt* q*e o c*ntrat* *sicológico
</line>
<line>
passa a ser unilate*al, o *rofis*iona* é a úni** p*ssoa interessada e não mais negociado *o* a
</line>
<line>
organiz*ção.
</line>
<line>
Pa*a *eloso e D*t*a (2009) e Wi*rnik e Kosta* (2019), as ca*reiras nã* tradicionais
</line>
<line>
que mai* se d****cam são a *arreira prot*ana * a c*rreira sem fronteira*.
</line>
<line>
2.3.1. Ca**eira Proteana
</line>
</par><par>
<line>
O termo Carrei*a Proteana foi proposto p**meiram*nte por **l* e* 1976
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
rep*esentar
</line>
<line>
*s carr*i*as *a*s flexív**s e influenciad*s p*la vida p*ssoal do indivíduo, que
</line>
</par><par>
<line>
passa *or m*itas t*a*sf*rmações e aprend*z*dos em resp*sta aos desaf**s (OSWAL*O,
</line>
<line>
2017).
</line>
<line>
Se***do Hall (2002, a*u* *EVE* *t.al. *013), a carreira pr*te*na se faz cad* vez
</line>
<line>
mais prese*te devido às mudanças ocor**das no m*r*ado *e t*abalho e nas novas formas de
</line>
<line>
r*lacionamento entre empresa e em*r*gado, como *rabalho te*porário, consu*toria,
</line>
<line>
empre**dedorismo, entr* outras.
</line>
</par><par>
<line>
Briscoe e *al* (2006*) mencionam que
</line>
<line>
a nomenclatura *e *arreira
</line>
<line>
proteana foi
</line>
</par><par>
<line>
baseada no Deus g*ego Pr*teus, fazendo m*n**o à mudança de f*rm*, ident**i*ando
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
exp*essando *alores, dir*cionan** a um* m*dança de comp*rta*en*o para melhor se ada**ar
</line>
<line>
a ambientes de t*abalhos incerto*.
</line>
<line>
Veloso e Dutr* (2009) e N*ve* et.al. (2013) ap*esen*am como principa*s
</line>
<line>
c*racterísticas da carreira p*oteana * autonomia, autodireção, mudanças frequentes *e á*ea *u
</line>
</par><par>
<line>
de organizações. Segundo os autores, a carr*ira é direc*onada p**as pessoas e não
</line>
<line>
pelas
</line>
</par><par>
</page><line>
orga*iz*ções, normalme*t* com f*co *a autorre*lizaçã* e na felicida*e. *esta form* *
</line>
<line>
prof*ssional de*envolve ha*i*idade *ara *prender, redirec*onar a carr*ira e constr*ir r*lações.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 7, art. 10, p. 200-*18, j*l. 2020 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Aderência *o Docente *e *nsino Su*e*ior às Ca*reiras não Tr*dicionais
</line>
<line>
**7
</line>
</par><par>
<line>
Os auto*e* menc*onam quatro d*mensões prim*rdiais p*ra a carreira proteana: a per*ormance
</line>
<line>
no trabal*o, as *ti*udes, a identidade e a *daptab*li*ad*.
</line>
<line>
Br*scoe et.al. (2006) e Veloso e Dutr* (2*09) *itam que * centro da carreira pro*ean*
</line>
<line>
est* n* sucesso psic*ló*ico (inte*no) e não ** critéri*s *xternos (vis*o da organização). As
</line>
</par><par>
<line>
at**udes dos
</line>
<line>
pro*issionais são *ais au*odi*igidas e orientadas para o* v*lores *ess*ais,
</line>
</par><par>
<line>
podendo os *rof*ssionais ass*mir um* *tit*d* **is pr*ati*a *m rel*ção à sua orientaç*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
apr*ndizados. Visão também apresentada em Ribei*o et.a*. (20*8) que complemen*am
</line>
<line>
ress*ltando *ue o *uc*sso passa a ser defin*do pel* conquista dos objetivos profissionai*
</line>
<line>
estabelecidos pelo indivíduo (*egun** seus critérios pessoais e indi*iduais).
</line>
<line>
Assim, segundo Briscoe e Hall (2006b), o que dire*iona a carreir* prote*na n*o est*
</line>
<line>
*el*cio**do a um co*portamen*o de mobilidade profissional, mas a uma mentalidade de faz*r
</line>
<line>
as escolhas, **m ati*ude e liberdad*, com base nas escolhas pessoais, da*do um s**nificado d*
</line>
<line>
prop*sito p**a a ca*reira.
</line>
<line>
Quanto às org*nizações, Nev*s et.al. (2013) salientam que esta* **vem ser mais
</line>
</par><par>
<line>
**exíveis, com uma gestão mai* h*maniz*da volta*a p*ra os valores individua*s de cada e
</line>
<line>
profissional.
</line>
<line>
Os autore* afirmam q*e, ape**r das mudanças o*ganizacionais, nem todos os
</line>
<line>
prof*ssionais t*m os requisitos par* assumir uma car*ei** proteana, uma v*z que devem
</line>
</par><par>
<line>
assumir a r*spons*bili*ade pe*o conhecimento, constan*e
</line>
<line>
*usca do aperfeiçoame*to,
</line>
</par><par>
<line>
automotivação e capacidad* de *daptação. Br*scoe e H*ll (2006b) complement*m e**a ideia,
</line>
<line>
af*rm*ndo que o pr*fissi*nal pode apresentar maior *u *en*r grau *e o*ientação na *arreira
</line>
<line>
proteana.
</line>
<line>
**ém d*s *spectos ap*ese*tados, é impo*tante salientar como *ont*s que podem se*
</line>
</par><par>
<line>
visto* c*mo críticos à carreir* pro*eana e apresentado
</line>
<line>
por Neves e*.al. (20*3): O*
</line>
</par><par>
<line>
trabalh*dores passa* ter mais auton*mi* e re*ponsabili*ad*, h* a
</line>
<line>
ass*m a probabilidade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
gerar um* se*ara*ão pe*i*osa ent*e empregado* e organiz*ção, gera*d*
</line>
<line>
um sentime**o de
</line>
</par><par>
<line>
apatia e in*iferença.
</line>
</par><par>
<line>
2.3.2. Carre*ra sem Fron*eir**
</line>
</par><par>
<line>
A carreira sem fronteira* foi prop**ta por Mic*a*l A*thur em *9*4, co*siderando que
</line>
</par><par>
<line>
o *esenvolvimento
</line>
<line>
da carreira não preci*a se*uir a ordem estabeleci** *ela
</line>
<line>
*rgan*zação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
nem esta* r*st*ita a uma empresa,
</line>
<line>
podendo assumir
</line>
<line>
diferentes *o*mas
</line>
<line>
que se opõem ao
</line>
</par><par>
</page><line>
emprego t*adicional (A*DERS*N et *l., 2019; DANTE; ALBUQUERQUE, *016). Se*undo
</line>
<line>
*ev. FSA, Te*esina *I, v. 17, n. 7, art. *0, p. 2**-218, j*n. 2020 w*w*.fs*n*t.com.b*/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. M. *. Marchini, Y. C. Oswaldo
</line>
<line>
20*
</line>
</par><par>
<line>
*ante e *l*uquerque (201*), esse ter*o surgiu bas*ado na idei*
</line>
<line>
de Jack Welsh
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
organizaç*es sem f*ont*iras.
</line>
</par><par>
<line>
Seg*ndo Os*al*o (2017), a ca*reira sem front*iras apontou em um cen*rio
</line>
<line>
c*mpetit*vo em que as empr*sas precisavam se tornar *ais com**titi*as, e*xutas e flexívei*.
</line>
<line>
*stá relacionada à mobilidade e *dapta*i*idade do profissional, a**mpanhada da n*cessidade
</line>
<line>
de diferentes habilidades, novo* conhecime**os e network. Ar*hu* * Rousseau (1996, ap*d
</line>
<line>
BRISCOE; HALL *0*6b) *es**ev*m a ca*rei*a se* fronte*ras c**o não vinc*l*da * uma
</line>
<line>
única orga*iz*ção, *ão estável ou *arcada por uma sequência *rdenada de c*escim*nto.
</line>
<line>
Ribeiro *t *l. (2018) e *riscoe et.al. (2006) c*m*lementam a caracter*z*ção def*nindo
</line>
<line>
que * carreira *em fr**tei*as *ode *e* *iferentes graus d* movimentação fís*ca, com uma
</line>
<line>
seq*ência d* oportunid**es de trabalho, além da mobi*idad* psic*lógic*. Segu*do os autores,
</line>
<line>
a mobi*i*ade física es** relaciona*a a* desejo da pes*oa e* f*zer **a tran*ição de carreira ou
</line>
</par><par>
<line>
função rompe*do
</line>
<line>
as barreir*s das f*o*t*iras da organiz*ção, **mp*ometendo-se com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
organização
</line>
<line>
en*uanto percebe o
</line>
<line>
s*u desenvolvime**o. Já a m*bilidade ps*co*ógica
</line>
<line>
está
</line>
</par><par>
<line>
rel*cion*da às ca*acterísticas da* pe*soas sobre sua *apac**ade *m fazer a* transiçõ*s,
</line>
<line>
int**agi* com pessoas e mo*ivar-se por nov** experiênc*as e aprendizados.
</line>
</par><par>
<line>
É important* ressa*ta* que a *arreira se* fro*teiras surg*u não soment*
</line>
<line>
pela
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
trabalhad*r mas, seg*ndo Ve*os* * Dutra (2009), pela n*ce**idad* das empresas d* *e
</line>
<line>
tornarem ma*s flexíveis e enxutas *anten*o a compe*itividade e* ambiente* sem front*iras e
</line>
<line>
tecno*ógic*s.
</line>
<line>
A*thur * Rousse*u (19**, apu* V*LO*O; DUTRA 20*9) e A*derson et al. (2*19)
</line>
</par><par>
<line>
apresentam como possíveis caracterí*tica*, ou diferentes formas, do
</line>
<line>
desen*olv***nto
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
carrei*a sem fronteiras:
</line>
</par><par>
<line>
- A carreira se move através de fronteiras de *mpregadore* dist*ntos;
</line>
<line>
- * c*rr*ira possibili*a a comerci*lizaç** do tra*alho d* form* autônoma ou
</line>
<line>
complementar *omo o *rofesso*;
</line>
</par><par>
<line>
- * carreira é sustentad* por n*tworks ou i*fo*mações externas como *
</line>
<line>
corretor de
</line>
</par><par>
<line>
i*óve*s;
</line>
</par><par>
<line>-</line>
<line>
A ca*reira se desenvol*e *a quebra
</line>
<line>
de princípio* hier*rquicos que *ompem as
</line>
</par><par>
<line>
fron**iras organizacionais;
</line>
</par><par>
<line>-</line>
<line>
Qua**o
</line>
<line>
o p*ofissiona* rej*ita opor*unidades d* carreira
</line>
<line>
por r*z*es pess*ai*
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
familiares;
</line>
</par><par>
</page><line>
- * pró*ri* p*of*ssional pe*cebe um fu*ur* sem *ronte*ra*.
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina, v. 17, n. 7, art. 10, p. 200-218, ju*. 20** www*.f*anet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Aderên*ia do Do*ente de Ensino Superior às Carreiras não Tra*icionais
</line>
<line>
209
</line>
</par><par>
<line>
Para o
</line>
<line>
*rofissional, segu*do Briscoe *t *l. (20*5), *ma carreira sem **ont*ir*s nã*
</line>
</par><par>
<line>
implica nece*sar*amente * *obilid**e *ntre empresas, mas passagem por um trabalho a
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
mudan**, onde é conf*rtáv*l a rela*ão de trabalho *lém das fr*nt*ira* *rganiza*ionais. P**a
</line>
</par><par>
<line>
Tolfo (2002), carreira sem fro*teiras está basea*a na capacidade de a
</line>
<line>
u* i nd* v* duo
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
de*envolver habilidades e redes ** r*laçõe* com b**e nas suas *xper*ências vividas ** *on*o
</line>
<line>
do tem*o.
</line>
<line>
E*bora o* conceitos de c*rrei** protean* e carreira sem *ron**ira* s* apr*sentem como
</line>
<line>
dois conceitos disti*tos, *eg*nd* Wierni* * K**t*l (2019) e Briscoe e *all (2006b), eles tê*
</line>
<line>
s*** t*a*ados co*o simil*res por alguns auto*es. Mas segund* Br*scoe e Hall (2006b),
</line>
<line>
Wiernik e Kosta* (2019) e Briscoe et al. (2*06) são construt*s *el*cionados, por*m distintos.
</line>
</par><par>
<line>
3
</line>
<line>
METO*OLOGIA
</line>
<line>
O est*do rea*izado tev* *omo objetivo v*r*fica* se o* professor** d* ensino supe*ior
</line>
</par><par>
<line>
de dife*ent*s *ac*ldades da **gião de *merican*, in*erior
</line>
<line>
de São P*ulo,
</line>
<line>
poss*em
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*omp*rtament* de profissionais de carr*ira sem fro*teiras e carr*ir*s prote*nas.
</line>
</par><par>
<line>
Partindo d* hipót*se de q*e o* pr*fesso*es
</line>
<line>
de ins**tuições *rivadas têm *aior
</line>
</par><par>
<line>
aderência ao compo*ta*ento das *arrei*as pro*ean*s e sem fro*tei*as que o pro*ess*r das
</line>
<line>
*n*tit*i**es *úbli*a*, *pto*-se pela re**iz*ção de uma pesquisa d*s*ritiva a**avés d* pesqu**a
</line>
<line>
bibliográfica e pe*quisa de ca*po.
</line>
<line>
Segundo *ergara (2010), a pe*qui** descritiva tem como base expor as ca*ac**rísticas
</line>
</par><par>
<line>
de det*rmina*a popula*ão, podendo e*tabelecer correlações e**r* as variáv*is, mas sem
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
co*promisso de ex*licar *s fenômenos que a des*reve.
</line>
</par><par>
<line>
Pa*a * rea*ização da pesquisa de ca*po f*i rea*izada a a*lica*ão d* um qu*stionário
</line>
</par><par>
<line>
desen*olvido por Bri*coe
</line>
<line>
e*.al. (2006, p.45 e 4*) e *amb*m validado po* Da*te
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Albuquerqu* (2016).
</line>
</par><par>
<line>
A **o**ra foi selecionada *e maneira intenci*nal, n*o pro*abilística, por tipici*ade e
</line>
</par><par>
<line>
*cessibilidade, sendo c*mposta por profe*s*res univer*itá*ios qu* tra*alham em
</line>
<line>
*uatro
</line>
</par><par>
<line>
ins*ituições pública* privadas da região de Am*rica*a, interior de São *aulo, por meio e
</line>
<line>
eletr*nico, atravé* d* um form*lári* do Googl*forms.
</line>
</par><par>
<line>
*ara a análise *oi util*zada a es*ratégia transfor*ativ* seque*cial com
</line>
<line>
análise
</line>
</par><par>
</page><line>
*ualitativa e q**ntitativa que, seg*ndo Creswell (2010, p.248), "*nvol*e um* primeira fase de
</line>
<line>
coleta e análise de dados qualitativos, seguida d* uma seg*nda fase *e *oleta e de análise de
</line>
<line>
dad*s q*antita*ivos qu* é dese*v*lvida s**re os resulta*os da prim*i*a fase da *esquisa".
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. 17, n. 7, art. 1*, *. 20*-21*, jun. 2020 www4.f**net.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. M. F. M*rch*ni, Y. C. Os*aldo
</line>
<line>
210
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Bêrni e F*rna*dez (2*1*), esta *e*od*logia pode favo*ecer as triangulações
</line>
<line>
do* *ad*s uma vez q*e a inf*rma*ão qualitativ* pode o*erecer *ons*stên*ia às conclu*õe*
</line>
<line>
obtidas c*m o* dados qu*ntitati*os.
</line>
<line>
Ini*ial*ente foi rea*iza*a a pe*q*isa bibliográfica com o objeti*o de obter
</line>
<line>
conhecimen*o so*re carreira pr*teana e carreira sem front*ir*s para o desenvolvime*to de um
</line>
</par><par>
<line>
questionár*o. Durante a pesqui*a *oi encontrad* um *uestionário, *á v*lidado,
</line>
<line>
que at*n*e a*
</line>
</par><par>
<line>
obj*t**o d* pesqui*a, des*nvolvido por Briscoe et al. (200*) e t*mbém já va*id*do por Dante e
</line>
<line>
Albuq***q** (2016). *a *egunda *as* foi el*bora*o um formulár** co* o m**el* de Briscoe
</line>
</par><par>
<line>
et *l. (200*). A e*cala d*senvolvida pelos
</line>
<line>
au*ores poss*i quatorze
</line>
<line>
que*tões que
</line>
<line>
avaliam
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
<line>
caracte*íst*cas *a carreira proteana e treze questões q*e avaliam as características da *arre*r*
</line>
</par><par>
<line>
sem frontei*as. Para *omple*enta*, foram
</line>
<line>
colo**das seis questões par* mapear o perfi* do
</line>
</par><par>
<line>
respo*dente e permitir qu* seja utilizado o método qual*tativo e *u*n*itativo pa*a an*lise *os
</line>
<line>
dados.
</line>
</par><par>
<line>
4
</line>
<line>
RE*ULTADOS E *I*CUSSÃO
</line>
</par><par>
<line>
Ao final fo*am obtidas
</line>
<line>
qu*renta * três respostas *o ques*io*á*io. *os q**s**onários
</line>
</par><par>
<line>
respon*idos, trinta doi* respon*entes er*m *
</line>
<line>
*o sexo masculino e
</line>
<line>
onze, do *exo feminino.
</line>
</par><par>
<line>
Quanto à id*de, 58,1%
</line>
<line>
*as*eram entre 1961 e 1979, representando a maioria dos
</line>
</par><par>
</page><line>
respon*e*tes, os dem*is, 3*,2 % na*ceram *t* 19*0 e 11,6% n*sceram de 1980 a 1999. Não
</line>
<line>
*esp*nden**s que nasce*am ap*s os *nos *000.
</line>
<line>
Foram elab*radas quatro quest*e* para conhecer melhor o perf*l profissio*al dos
</line>
<line>
re*p**dente*, apre*entadas na Figura 1.
</line>
<line>
* maio* *arte dos ***entes, anali*and* os dados iso*adamente, trabalha* em mais de
</line>
<line>
uma instituiçã*, têm outro trabalho *l*m da carreira docente, atu* na carreira ent*e 16 e *5
</line>
<line>
an*s e trab*lham em institu*ção pública.
</line>
<line>
Dos responden**s *u* s* dedicam exc*usiv***nte à *arreira *ocente (*6), 13 sã* de
</line>
<line>
in*titu*ç*o pú*lic*, 8 nas duas e 5 em instituição privad*. *7 são docentes em mais de u**
</line>
<line>
instituição e 9 não.
</line>
<line>
Dos que possuem outro trabalho (17), 11 lec*o*am e* apenas 1 instituição e 6 em
</line>
<line>
mai* de 1 (uma). 7 são *a red* públi*a, 4 **s duas e *, privada.
</line>
<line>
*os 2* da r*de pública, * tê* outra carreir* * 9 trabalham em m*is de uma instituição.
</line>
<line>
Apenas 5 sã* exclusiv*s à carreira em apenas u*a ins*i***ção.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 17, n. 7, ar*. 10, p. 200-2*8, jul. 2020 *ww*.fsanet.c*m.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Aderênc*a do Docente de Ensino Su*erior *s Carre*ra* nã* Tradi*iona*s
</line>
<line>
211
</line>
</par><par>
<line>
D*s 23 respondente* que trabal*a* na rede privada ou n** duas, 10 têm outra carreira
</line>
<line>
e 14 atuam e* *ais *e 1 institu*çã*. *penas 4 são ex*lusivo* * carreira em apena uma
</line>
<line>
inst*t**ção.
</line>
<line>
Figur* 1 - Perfil p*ofissiona* d*s docentes
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: elaborado pelas auto*as
</line>
<line>
Segundo Briscoe et al. (2*06), as *uestões * * * estã* relacionadas ao
</line>
<line>
Autodireci*namen*o, as questões 9 a 14 estão relacionad*s à Orientação pelos v*lores,
</line>
</par><par>
<line>
as**ctos relacionados à *arreira pr*te*na. As questões 15 a 22 estão relacionad*s
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*obilida*e Psico*ó**ca e *s questões *3 a 27, * mobilidade física, aspectos *igados à *ar**ir*
</line>
<line>
sem fr*nteiras.
</line>
</par><par>
<line>
Foram analisadas ca*a uma das af**ma*ões e con*ideradas
</line>
<line>
como *derên*ia *s
</line>
</par><par>
<line>
respost*s *arcadas c*m "*u*tas
</line>
<line>
vezes" e "*m grande medida". Também **i av*liada
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
quantidade de re*po*tas "muito p**c* ou n**o". *s dad*s es*ão sis*e*atizados e apresentad*s
</line>
<line>
na Tabela *.
</line>
<line>
Foi *o*sível obs*rvar *ue os docent*s das inst*tuições ana*is*das têm uma grande
</line>
</par><par>
</page><line>
aderênci* ao autod**ecionamento, d*s*acando-se consciência *obre ser * *esponsável pel* a
</line>
<line>
sucesso ou fracasso em sua carrei*a.
</line>
<line>
Contrar*ando a **pótese i*icial, o* doce*t** que atuam exclus*vame*te e* ins*ituição
</line>
<line>
púb*i*a *e sentem mais respo*sávei* *e*os resultados da sua carreira do que os docentes de
</line>
<line>
R*v. FSA, Teres*na P*, v. 17, n. 7, art. 10, p. 20*-2*8, ju*. *02* w*w4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. M. F. March*ni, Y. C. Oswaldo
</line>
<line>
212
</line>
</par><par>
<line>
instituição p*ivada* ou aquele* q** t*ab*l*a* nas duas. Também foi poss**el o*serva* mais
</line>
<line>
ade*ência ao co*portam*nto an*lisado nos doc*ntes que lecionam em apen*s uma ins*ituiç*o
</line>
<line>
e naqueles que po*suem outro em*rego a*é* da car*eir* **cente.
</line>
<line>
Por outr* lado, entre o* responden*es que afirmaram não *ensar co*forme as
</line>
<line>
*firmações analis*das, também foram os doce*tes *e instituiçã* públ*ca, mas com *nd*ce*
</line>
<line>
mu*to baixos, ficando entre zer* e menos *e cinco por *ento dos *espondente*.
</line>
<line>
Ainda na aná*ise da carreira protea*a, mas focando os *spec*os do model* relacionado
</line>
<line>
* orien*ação *os valores, ** valor*s foram sin*etizado* e a**esenta*os na Tab*la 3.
</line>
<line>
Tabel* 2 -Análise de Car**terísticas de Autod**ecionamento da Carreira Protea*a
</line>
<line>
Car*eira Pr*teana
</line>
</par><par>
<line>
Tê*
</line>
<line>
Rede
</line>
<line>
Re*e
</line>
<line>
S**ente O*tro
</line>
<line>
Mais de
</line>
<line>
Nu*o*
</line>
<line>
Nu*os
</line>
<line>
**los
</line>
</par><par>
<line>
Autodirecioname*to
</line>
<line>
*derênci* Pública
</line>
<line>
*rivada As*uas Profe*sor Emprego Uma I nst uma
</line>
<line>
Pub
</line>
<line>
Privada Nas du*s
</line>
</par><par>
<line>
6- Quand* *s oportunidades d*
</line>
</par><par>
<line>
de*envolvime*to não fo*am
</line>
</par><par>
<line>
ofer*cida* pela minha empr*sa, e* *s
</line>
</par><par>
<line>
bus*uei *or *onta **ópria.
</line>
<line>
83,72% 90,00%
</line>
<line>
81,82% 7*,*0%
</line>
</par><par>
<line>
73,08% 100,00%
</line>
<line>
90,00%
</line>
<line>
78,26%
</line>
<line>
0,*0%
</line>
<line>
2,33%
</line>
<line>
0,00%
</line>
</par><par>
<line>
7- *ou re**onsá*el por m** suc*sso
</line>
</par><par>
<line>
ou fracasso em minha ca**eira.
</line>
<line>
93,02% 100,00% 1*0,00%
</line>
<line>
*5,00%
</line>
<line>
*2,31%
</line>
<line>
*4,12% 100,00%
</line>
<line>
86,96%
</line>
<line>
0,00%
</line>
<line>
0,00%
</line>
<line>
0,00%
</line>
</par><par>
<line>
8- De um modo *eral, tenho **a
</line>
</par><par>
<line>
carreira b*stant* *nd*pe***nte e
</line>
</par><par>
<line>
dirig*da p*r mim.
</line>
<line>
72,09% 75,00%
</line>
</par><par>
<line>
63,64%
</line>
<line>
*5,*0%
</line>
<line>
69,23%
</line>
<line>
76,47%
</line>
<line>
70,00%
</line>
<line>
73,91%
</line>
<line>
*,*3%
</line>
<line>
0,0*%
</line>
<line>
0,00%
</line>
</par><par>
<line>
9- **berda*e para e*c*lher minha
</line>
</par><par>
<line>
própria trajetó**a de *arreira é um dos
</line>
</par><par>
<line>
meus valores mais i**or*an*es.
</line>
<line>
83,7*%
</line>
<line>
80,00%
</line>
<line>
*1,*2%
</line>
<line>
9*,*7%
</line>
<line>
80,77%
</line>
<line>
88,2*%
</line>
<line>
80,*0%
</line>
<line>
86,*6%
</line>
<line>
4,65%
</line>
<line>
0,*0%
</line>
<line>
0,*0%
</line>
</par><par>
<line>
10- Estou *o *omand* de mi*ha
</line>
</par><par>
<line>
própria car**ira.
</line>
<line>
83,72%
</line>
<line>
8*,00%
</line>
<line>
72,73%
</line>
<line>
91,6*%
</line>
<line>
76,92%
</line>
<line>
94,12%
</line>
<line>
8*,00%
</line>
<line>
86,96%
</line>
<line>
0,00%
</line>
<line>
2,3*%
</line>
<line>
0,00%
</line>
</par><par>
<line>
11- N* final das cont*s, d*pen*o de
</line>
</par><par>
<line>
mim mesmo para avan*ar em minha
</line>
</par><par>
<line>
c**reira.
</line>
<line>
81,40%
</line>
<line>
80,0*%
</line>
<line>
**,73%
</line>
<line>
91,67%
</line>
<line>
73,08%
</line>
<line>
94,12%
</line>
<line>
85,*0%
</line>
<line>
78,26%
</line>
<line>
0,0*%
</line>
<line>
0,00%
</line>
<line>
0,00%
</line>
</par><par>
<line>
12- No qu* *iz respei*o * m*n*a
</line>
</par><par>
<line>
carre*r*, quem to*a *s deci*ões s*u
</line>
</par><par>
<line>
eu.
</line>
<line>
76,74%
</line>
<line>
70,00%
</line>
<line>
81,82%
</line>
<line>
*3,33%
</line>
<line>
**,08%
</line>
<line>
82,3*%
</line>
<line>
80,00%
</line>
<line>
73,91%
</line>
<line>
4,65%
</line>
<line>
*,00%
</line>
<line>
0,00%
</line>
</par><par>
<line>
13- No passado, eu confiav* mais em
</line>
</par><par>
<line>
mim do que os outr*s p*ra conseguir
</line>
</par><par>
<line>
um novo *mprego q**ndo
</line>
</par><par>
<line>
n**essário.
</line>
<line>
69,77%
</line>
<line>
*5,00%
</line>
<line>
72,73%
</line>
<line>
5*,33%
</line>
<line>
6*,38%
</line>
<line>
76,47%
</line>
<line>
*5,00%
</line>
<line>
47,83%
</line>
<line>
2,33%
</line>
<line>
2,*3%
</line>
<line>
2,3*%
</line>
</par><par>
<line>
Font*: *l*borado p*las *utor*s
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 17, n. 7, art. 10, p. 200-218, jul. 20*0
</line>
<line>
ww*4.fsa*et.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Aderê*cia do Doc*nte de *nsino Supe*ior às Carr**ra* n*o Tra*icionais
</line>
<line>
*1*
</line>
</par><par>
<line>
Tab*la 3 - A*álise de *a*acter*sti*as de Orientação a Valo*es da Car*eira Proteana
</line>
</par><par>
<line>
Têm
</line>
<line>
R*de Rede
</line>
<line>
De*i*ação Outro
</line>
<line>
Uma
</line>
<line>
Ma** de
</line>
<line>
N*los *ulos Nas
</line>
</par><par>
<line>
Or*ent*ção a V*lores
</line>
<line>
aderência *ública Privada As duas Exclusi*a Emprego I nstitu*ção uma NulosPub Privada duas
</line>
</par><par>
<line>
14- Eu conduzo minha *rópr*a carre*ra,
</line>
</par><par>
<line>
baseado(a) e* mi*has prioridades
</line>
</par><par>
<line>
pe*soais * não nas prioridades de **u
</line>
</par><par>
<line>
emp*egador.
</line>
<line>
69,77%
</line>
<line>
80,0*%
</line>
<line>
63,64%
</line>
<line>
58,33%
</line>
<line>
73,08%
</line>
<line>
*4,*1%
</line>
<line>
70,00%
</line>
<line>
6*,57%
</line>
<line>
2,33%
</line>
<line>
2,33%
</line>
<line>
0,00%
</line>
</par><par>
<line>
15- Nã* é mu*to importante par* mim a
</line>
</par><par>
<line>
fo*ma com que as pessoas avaliam as
</line>
</par><par>
<line>
esc*lhas que eu fa** *m minha ca*rei*a.
</line>
<line>
37,21%
</line>
<line>
25,00%
</line>
<line>
5*,55%
</line>
<line>
41,67%
</line>
<line>
26,92%
</line>
<line>
52,94%
</line>
<line>
45,0*%
</line>
<line>
3*,*3%
</line>
<line>
11,63%
</line>
<line>
4,*5%
</line>
<line>
0,00%
</line>
</par><par>
<line>
1*- * que mais *mporta pa*a mim *
</line>
</par><par>
<line>
*omo *u me sinto *m r**ação a meu
</line>
</par><par>
<line>
sucesso na c*rrei*a e não como outras
</line>
</par><par>
<line>
pes*oas se se*tem a re*pei*o disso.
</line>
<line>
69,77%
</line>
<line>
70,00%
</line>
<line>
81,8*%
</line>
<line>
*8,3*%
</line>
<line>
65,38%
</line>
<line>
76,47%
</line>
<line>
70,00%
</line>
<line>
69,57%
</line>
<line>
4,65%
</line>
<line>
0,00%
</line>
<line>
0,00%
</line>
</par><par>
<line>
17- Sigo a minha própria consciênci* se
</line>
</par><par>
<line>
a minha empr*sa solicitar que eu faç*
</line>
</par><par>
<line>
algo que se*a contra os meus *alo*es.
</line>
<line>
*9,07%
</line>
<line>
75,00%
</line>
<line>
63,6*% 100,00%
</line>
<line>
84,62%
</line>
<line>
70,59%
</line>
<line>
75,00%
</line>
<line>
82,61%
</line>
<line>
4,65%
</line>
<line>
4,65%
</line>
<line>
0,00%
</line>
</par><par>
<line>
18- O que eu a*ho que está certo em
</line>
</par><par>
<line>
minha carreira * *ais important* *ara
</line>
</par><par>
<line>
**m d* que o qu* minha empresa ac*a.
</line>
<line>
6*,12%
</line>
<line>
60,**%
</line>
<line>
72,*3%
</line>
<line>
66,67%
</line>
<line>
69,23%
</line>
<line>
*8,82%
</line>
<line>
55,00%
</line>
<line>
**,91%
</line>
<line>
2,3*%
</line>
<line>
2,33%
</line>
<line>
*,0*%
</line>
</par><par>
<line>
1*- Em m*nh*s expe*iê*c*as pas*adas,
</line>
</par><par>
<line>
eu segui meus próprios valor*s mesmo
</line>
</par><par>
<line>
quan*o a empr*sa me pediu p*ra fazer
</line>
</par><par>
<line>
a*go com o qual eu não concordav*.
</line>
<line>
65,*2%
</line>
<line>
65,00%
</line>
<line>
63,64%
</line>
<line>
66,6*%
</line>
<line>
65,3*%
</line>
<line>
64,7*%
</line>
<line>
6*,00%
</line>
<line>
**,57%
</line>
<line>
4,65%
</line>
<line>
4,6*%
</line>
<line>
0,0*%
</line>
</par><par>
<line>
Referênc*a para p*rcentua*
</line>
<line>
43
</line>
<line>
20
</line>
<line>
11
</line>
<line>
12
</line>
<line>
26
</line>
<line>
1*
</line>
<line>
20
</line>
<line>
23
</line>
<line>
43
</line>
<line>
4*
</line>
<line>
43
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *l*borado pelas *utoras
</line>
<line>
Foi poss*vel ob**rvar que, ap*sar de a *aioria dos docentes pensa*e* d* acordo *om
</line>
</par><par>
<line>
as afir*ações, o percentual ** ad*rênci* é m*n*r do que os aprese*ta*os
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
a**odir*ci*nament*. De certa for*a, é
</line>
<line>
p**sível observar qu*
</line>
<line>
apesar
</line>
<line>
de se s*ntir*m
</line>
</par><par>
<line>
re**onsáveis pe*as decis*e* de *ua carre*ra * s*rem pro*tivos, os *ocente* ain*a se imp*rtam
</line>
<line>
com a opinião do empregador. A *der*ncia foi ma*or en*re *s *rofess*r*s d* rede *úblic* e
</line>
</par><par>
<line>
entre os que se dedicam somente à carreira docente. Não é pos*í*el afi*mar o mot*vo
</line>
<line>
pelo
</line>
</par><par>
<line>
qual *s
</line>
<line>
docent*s que possuem outro emprego se **portam *ais com * opinião
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
***r*gador, m*s é possível *upor q*e esta é uma inf*uência do *undo corporativo.
</line>
<line>
Ass*m como no a*p*cto analisado anteriorm*nte, também *oi mu*to baixo o número de
</line>
<line>
docen*es qu* res*on*eram não concordar com as afirmações anal*sadas, pr**ci*almente entre
</line>
<line>
os *ocent*s que traba*ham em *a*s de uma instituiçã*.
</line>
<line>
Dent*e os crit*rios *pre*entados por Ve**so d* Du*ra (2*09) e Ne*es et. *l. (2*19), f*i
</line>
<line>
pos*ível observar nesta a**stra que as caracterí*ticas *e des*nvolver a h**ilidade *e ap*e**er
</line>
<line>
e c*nstruir r*l*ç**s são m*is co**ns q*e as *e autonomia e aut*direção. O* critér*o* extern*s
</line>
</par><par>
<line>
re*acionad*s * visão organ**acional m*n*io*ado* por Veloso e Dutra (2009) ainda
</line>
<line>
*x*rc*m
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, T*resina P*, v. 17, *. 7, art. 10, p. 200-218, j*n. 2020 ww*4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. F. Ma*ch*ni, Y. C. Oswaldo
</line>
<line>
214
</line>
</par><par>
<line>
*ouca influência, o **e co*firma a teoria de Briscoe e H*ll (**06b) d* que o profissional pode
</line>
<line>
a*res**tar maior ou menor *rau de orientaçã* à carreira pro*eana.
</line>
<line>
Os fat*res re*acion**os à carre*ra sem fronteir*s es*ão relaci*nad** à mo**lidade física
</line>
<line>
e ps*cológi*a, se*undo o mo*elo pr*p*sto. Ini****mente, foram an*lisadas *s inf*r*ações
</line>
<line>
r**acion*das à mob*lidade psicológica, apresentadas na Tabe*a 4.
</line>
</par><par>
<line>
Os do*ent*s a**e*entam grande
</line>
<line>
aderê*c*a à mobilidade psicológica, principalmente
</line>
</par><par>
<line>
com relação à procura pelo *pren*i*a*o e demo**t*am gosta* de
</line>
<line>
*ov*s *x*eriências
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
situações e interagir com pessoas de
</line>
<line>
diferentes *rganiz*ç*es. Porém, em situações qu*ndo
</line>
</par><par>
<line>
question*dos **b*e a busca de *por*unidade fora ** orga*i*ação, houve uma ba**a *d*rênc*a.
</line>
<line>
Tais caracterís*icas s* destacam mai* nos *ocentes *ue trab*lham tanto *as duas *nstitui*ões e
</line>
<line>
se dedicam integralment* à car*eira docente.
</line>
<line>
*u**do que*tionados sobre a *obilidade fí*ica, os percentuais de ade*ênc*a
</line>
</par><par>
<line>
diminuem, mas
</line>
<line>
ai*da a*re*entam a m*ioria dos respo*dentes. As *ar*cte*ísticas
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
mo*il*dade física possuem ma*or a*erên*ia dos d*c*ntes que trabalham em mais
</line>
<line>
*e uma
</line>
</par><par>
<line>
ins*it*ição *u *ossuem outro tr*balho. Ao r*alizar a análi*e, o mo*elo desenvolvido in*erte a
</line>
</par><par>
<line>
pontuaç*o, considera*do
</line>
<line>
ader*ncia aos fatores *om resp*stas
</line>
<line>
"*lgumas v*ze* - até c*rto
</line>
</par><par>
<line>
ponto" "mui** *ouco ou nulo". *pesar *e a maio*ia dos e
</line>
<line>
res*ondentes apresenta* um
</line>
</par><par>
<line>
al*nham**to com mob*lida*e física, das caracterís*ica* avaliada* a*é o mom*nto, *o* a
</line>
<line>
a
</line>
<line>
*ue
</line>
</par><par>
<line>
apr*sentou um percen*u*l maior de pensame*to con*rário e, em alguns aspect*s, at* 11,63%
</line>
<line>
dos r*spond*ntes go*tam da prev*sibilida*e de traba*har continua*ente para a mesma
</line>
<line>
organizaç*o, princi*al*ente nos doce*tes de institu*ção pública. Os dados da mobilidade
</line>
<line>
física estão *presentados na Tabela 5.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina, v. 17, n. 7, art. 10, *. 200-218, jul. 2020
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A *derência do *o**nte de Ensino Superio* às Carre*ras não Tradicio*a*s
</line>
<line>
21*
</line>
</par><par>
<line>
*abela 4 - A*áli*e da Mobi*idade Psicológica *a Carreira se* Fr*nte**as
</line>
</par><par>
<line>
T*m
</line>
<line>
*e*e
</line>
<line>
***e
</line>
<line>
Dedicação O**ro
</line>
<line>
Uma
</line>
<line>
*a*s de
</line>
<line>
Nulos Nulo* Nas
</line>
</par><par>
<line>
Mob*lida*e Psicológ*c*
</line>
<line>
ad**ê*cia Públi*a Privada *s *u*s Exc*usiv* Em*rego I *stitui*ão um* *ulo* Pub Privada
</line>
<line>
duas
</line>
</par><par>
<line>
2*- *u *ro**ro tarefas q*e m*
</line>
</par><par>
<line>
per**ta* *prender algo no*o.
</line>
<line>
90,70%
</line>
<line>
90,00%
</line>
<line>
81,*2% *00,*0%
</line>
<line>
92,3*%
</line>
<line>
88,*4%
</line>
<line>
85,*0%
</line>
<line>
95,65%
</line>
<line>
0,00%
</line>
<line>
0,00%
</line>
<line>
0,0*%
</line>
</par><par>
<line>
21- Go*taria *e *r*ba*har em
</line>
</par><par>
<line>
proje*os com pessoas de
</line>
</par><par>
<line>
várias orga*iza*ões.
</line>
<line>
79,07%
</line>
<line>
85,00%
</line>
<line>
6*,64%
</line>
<line>
83,*3%
</line>
<line>
80,77%
</line>
<line>
76,47%
</line>
<line>
75,00%
</line>
<line>
82,61%
</line>
<line>
2,33%
</line>
<line>
2,33%
</line>
<line>
0,00%
</line>
</par><par>
<line>
2*- Gosto *e tarefa* qu*
</line>
</par><par>
<line>
requeiram que eu traba*he *ora
</line>
</par><par>
<line>
da organização.
</line>
<line>
5*,81%
</line>
<line>
60,00%
</line>
<line>
45,45%
</line>
<line>
7*,00%
</line>
<line>
53,85%
</line>
<line>
58,82%
</line>
<line>
60,00%
</line>
<line>
52,17%
</line>
<line>
2,*3%
</line>
<line>
4,65%
</line>
<line>
2,3*%
</line>
</par><par>
<line>
2*- Gosto de tarefas em m*u
</line>
</par><par>
<line>
trabalho qu* r*quei*am que eu
</line>
</par><par>
<line>
traba*he além ** meu p*óp*io
</line>
</par><par>
<line>
depart*me*to.
</line>
<line>
62,*9%
</line>
<line>
*0,00%
</line>
<line>
*2,7*%
</line>
<line>
75,00%
</line>
<line>
57,69%
</line>
<line>
70,59%
</line>
<line>
5*,0*%
</line>
<line>
69,**%
</line>
<line>
4,65%
</line>
<line>
4,65%
</line>
<line>
0,**%
</line>
</par><par>
<line>
24- G**to de trabalha* com
</line>
</par><par>
<line>
pess*as **ra da mi*ha
</line>
</par><par>
<line>
org*nizaç*o.
</line>
<line>
76,74%
</line>
<line>
75,00%
</line>
<line>
72,73%
</line>
<line>
83,33%
</line>
<line>
84,62%
</line>
<line>
64,71%
</line>
<line>
75,00%
</line>
<line>
78,26%
</line>
<line>
2,33%
</line>
<line>
2,33%
</line>
<line>
0,00%
</line>
</par><par>
<line>
25- Gosto d* tr*bal*** que
</line>
</par><par>
<line>
re*ueiram que eu inter*j* *om
</line>
</par><par>
<line>
pe*s*a* de vári*s
</line>
</par><par>
<line>
or*anizaçõ*s diferentes.
</line>
<line>
83,72%
</line>
<line>
80,00%
</line>
<line>
72,*3% *0*,00%
</line>
<line>
*4,62%
</line>
<line>
82,35%
</line>
<line>
75,*0%
</line>
<line>
91,30%
</line>
<line>
2,33%
</line>
<line>
2,33%
</line>
<line>
0,00%
</line>
</par><par>
<line>
26- No **ssa*o, *usqu*i
</line>
</par><par>
<line>
opo*tunida*es que *e
</line>
</par><par>
<line>
permitissem trabalhar f*r* da
</line>
</par><par>
<line>
orga*izaç*o.
</line>
<line>
47,62%
</line>
<line>
45,00%
</line>
<line>
*7,27%
</line>
<line>
*6,67%
</line>
<line>
*2,31%
</line>
<line>
*2,94%
</line>
<line>
35,00%
</line>
<line>
56,52%
</line>
<line>
*,98%
</line>
<line>
*,00%
</line>
<line>
2,*3%
</line>
</par><par>
<line>
27- Sinto-*e motiv*do
</line>
</par><par>
<line>
*uando enfrent* experiências
</line>
</par><par>
<line>
e *ituações nov**.
</line>
<line>
88,37%
</line>
<line>
90,00%
</line>
<line>
81,8*%
</line>
<line>
91,67%
</line>
<line>
84,62%
</line>
<line>
94,12%
</line>
<line>
80,00%
</line>
<line>
95,65%
</line>
<line>
0,00%
</line>
<line>
0,00%
</line>
<line>
0,00%
</line>
</par><par>
<line>
Referência para **rcentual
</line>
<line>
43
</line>
<line>
20
</line>
<line>
11
</line>
<line>
12
</line>
<line>
26
</line>
<line>
17
</line>
<line>
20
</line>
<line>
2*
</line>
<line>
43
</line>
<line>
43
</line>
<line>
*3
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Elabo*ado pelas autor*s
</line>
<line>
Como afirm*do por Veloso *t.al. (2011), o docente possui o co*portame*to da
</line>
</par><par>
<line>
*arreira sem fronteira*, principalmen** ligado ao *ato **
</line>
<line>
buscar o
</line>
<line>
co**ecimento e realiza* o
</line>
</par><par>
<line>
gerenciam*nto d* próp*ia ca*reira. A aderê*c*a *o co*por*amento da mobi*idade *ísica
</line>
<line>
prop*sta por Ribei*o et.al. (2*18) e Briscoe et.a*. (2006) é **ior entre aqueles que já
</line>
</par><par>
<line>
tr**al*am em ma*s d* uma in*tituição ou
</line>
<line>
possuem c*rreiras paralelas. De fo*ma g*ral,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*derênc*a é maior quando analisad* a m*b*l*dade psicológica.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. 17, n. *, a*t. 10, p. 200-*18, ju*. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. M. F. Marchini, Y. C. Oswa*d*
</line>
<line>
21*
</line>
</par><par>
<line>
*abela 5: A*álise da Mobi*idade Física da C**reira sem Frontei**s
</line>
</par><par>
<line>
*êm
</line>
<line>
Rede
</line>
<line>
Rede
</line>
<line>
Dedicação Outro
</line>
<line>
Uma
</line>
<line>
Mais d* Grande Gra*de Grande
</line>
</par><par>
<line>
Mobi*idade Física
</line>
<line>
ad*rê*cia Públic* Privada *s duas *xclusiv* E**reg* I nstituição uma M*d Pu* Med Pri Med Duas
</line>
</par><par>
<line>
**- Gosto da previsibilidade
</line>
</par><par>
<line>
*eco***nte de *e *rabalhar
</line>
</par><par>
<line>
continua*ente p*ra a me*ma
</line>
</par><par>
<line>
organização.
</line>
<line>
6 2 ,7 9 %
</line>
<line>
6 0 ,0 0 %
</line>
<line>
6 3 ,6 4 %
</line>
<line>
6 6 ,6 7 %
</line>
<line>
5 0 ,0 0 %
</line>
<line>
8 2 ,3 5 %
</line>
<line>
8 0 ,0 0 %
</line>
<line>
4 7 ,8 3 %
</line>
<line>
1 1 ,6 3 %
</line>
<line>
4 ,6 5 %
</line>
<line>
4 ,6 5 %
</line>
</par><par>
<line>
29- Eu ** sentiria bastant*
</line>
</par><par>
<line>
p*rdido se nã* pudesse trabal*ar
</line>
</par><par>
<line>
*ara * mi*ha atual org*nização.
</line>
<line>
7 * ,4 2 %
</line>
<line>
7 5 ,0 0 %
</line>
<line>
6 3 ,* 4 %
</line>
<line>
8 3 ,3 3 %
</line>
<line>
6 9 ,2 3 %
</line>
<line>
* 2 ,3 5 %
</line>
<line>
8 * ,0 0 %
</line>
<line>
6 5 ,2 2 %
</line>
<line>
4 ,6 5 %
</line>
<line>
6 ,9 8 %
</line>
<line>
2 ,* 3 %
</line>
</par><par>
<line>
30- Prefiro permanecer em uma
</line>
</par><par>
<line>
empresa com a *ua* eu e*teja
</line>
</par><par>
<line>
familiariza*o do **e pr*curar
</line>
</par><par>
<line>
por outr* empr*go em outro
</line>
</par><par>
<line>
luga*.
</line>
<line>
6 7 ,4 4 %
</line>
<line>
8 * ,0 0 %
</line>
<line>
4 5 ,4 5 %
</line>
<line>
6 6 ,6 7 %
</line>
<line>
5 7 ,6 9 %
</line>
<line>
8 2 ,3 5 %
</line>
<line>
7 5 ,* * %
</line>
<line>
6 0 ,8 7 %
</line>
<line>
* ,0 0 %
</line>
<line>
9 ,3 0 %
</line>
<line>
* ,6 5 %
</line>
</par><par>
<line>
31- Se mi*ha em*resa
</line>
</par><par>
<line>
pr*porcionasse emprego
</line>
</par><par>
<line>
vi**lício, *u nunca iria querer
</line>
</par><par>
<line>
p*ocurar *raba*ho em ou*ras
</line>
</par><par>
<line>
organizações.
</line>
<line>
6 5 ,1 2 %
</line>
<line>
7 0 ,0 0 %
</line>
<line>
4 5 ,4 5 %
</line>
<line>
7 * ,0 0 %
</line>
<line>
5 0 ,0 0 %
</line>
<line>
8 8 ,2 4 %
</line>
<line>
6 5 ,0 0 %
</line>
<line>
6 5 ,2 2 %
</line>
<line>
6 ,* 8 %
</line>
<line>
4 ,6 * %
</line>
<line>
2 ,3 3 %
</line>
</par><par>
<line>
3*- O meu ideal *e carr*ira seria
</line>
</par><par>
<line>
trabalhar a*enas para uma úni**
</line>
</par><par>
<line>
org***zação.
</line>
<line>
6 2 ,7 9 %
</line>
<line>
7 0 ,0 0 %
</line>
<line>
3 6 ,3 6 %
</line>
<line>
7 5 ,0 0 %
</line>
<line>
5 3 ,8 5 %
</line>
<line>
7 6 ,4 7 %
</line>
<line>
6 5 ,* 0 %
</line>
<line>
6 0 ,8 7 %
</line>
<line>
9 ,3 0 %
</line>
<line>
4 ,6 5 %
</line>
<line>
4 ,* 5 %
</line>
</par><par>
<line>
Referênc*a par* percentual
</line>
<line>
43
</line>
<line>
20
</line>
<line>
11
</line>
<line>
*2
</line>
<line>
26
</line>
<line>
17
</line>
<line>
20
</line>
<line>
*3
</line>
<line>
43
</line>
<line>
43
</line>
<line>
43
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Foi pos**vel analis*r *a amost*a
</line>
<line>
pesquisa*a qu*
</line>
<line>
os docentes *ossuem c*mpor**mento
</line>
</par><par>
</page><line>
de ca*reira* sem fron*eira* e c*rrei*as pr*teanas, mas *xistem a**uns as*ectos que sã* mais
</line>
<line>
c*m*ns que outros.
</line>
<line>
Em gera*, os *ocente* se sen*em responsáv*i* pelo desenvolvi**nt* e *esulta*os *e
</line>
<line>
*uas carr*iras, são proativos, se*tem-se responsá**i* pel* *u* for*ação, m*s ainda **ssuem
</line>
<line>
um vínculo com a or*anização. Foi *os*ível avaliar que o autodir*cionamen*o é *aior que a
</line>
<line>
or*en*açã* por val*res na *arreira proteana, pri*cip*lme*te nos d*cent*s de instit*ição **blica
</line>
<line>
*ev. FSA, T*resin*, v. 17, n. *, a*t. 10, p. 200-2*8, j*l. 2020 w*w4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Aderência do Docen*e *e E**i*o Supe*ior às C*rreiras n*o Tradicionais
</line>
<line>
217
</line>
</par><par>
<line>
e naqueles que se ded*cam somente *a*r*ira *ocente, in*alidand* * hipótese inicial da à
</line>
<line>
pesquisa.
</line>
<line>
*á com rela*ão *o comport*mento da carreira *em *r*nt*iras, foi pos*ív** o*servar que a
</line>
<line>
ade*ência é ma*or entre o* docentes que lecio*a* em mais d* *ma i*stitui*ão ou p*ss*e* *m
</line>
<line>
tra*alho fora da carreira doc**te, c*nforme hipótese ini*i*l.
</line>
<line>
O* estudos e*globaram p*o*essores de apenas 4 insti*uições *e ensino na região
</line>
<line>
estudada, não sen*o poss*vel generalizar os resu*t*dos. *ara isso seria n*cessário engloba*
</line>
<line>
uma amost*a maior **volvendo ou*ras i*st*tuições de outr*s localidades, suge*t*o para
</line>
<line>
*esquisas futuras.
</line>
<line>
REFER*NCIAS
</line>
<line>
ANDER*ON, M. M. M; TONATO, R. M; T*V*R*S, L. M. Tran**ção De Carre*ra:
</line>
<line>
Mudança Profissio*al A Partir Do* 40 A*os. Revi*ta Carre*ras & Pesso*s, v.9, *.1, ja*./a*r.
</line>
<line>
2019.
</line>
</par><par>
<line>
B*RN*, D. A; FERNAN*EZ, B. P. M. Método* e
</line>
<line>
Té*nicas de Pes*ui*a: modela*d* as
</line>
</par><par>
<line>
*iências em*resariais. *ã* Paulo: Saraiva, 2012.
</line>
</par><par>
<line>
BRISC*E, J. P; HA*L, D. T. *ntro*uction - Special sectio* *n *oundaryless and pro*e*n
</line>
</par><par>
<line>
c*re*rs: Next steps in conc*ptu*lizing and measuring bou*d*ryless and
</line>
<line>
prot*a*
</line>
<line>
caree*s.
</line>
</par><par>
<line>
Journal of Vocational Behavior, 69, p.*-3, 2006a.
</line>
</par><par>
<line>
*RIS*OE, J. P; HALL, D. T. The interp**y ** bo*ndaryless and protean **reers:
</line>
<line>
*ombi*ations *nd im*lica*ions. *ournal of *ocational Beh*vior, 69, p. 4-18, 2006b.
</line>
</par><par>
<line>
BRISCOE, *. P;
</line>
<line>
*ALL, D. T; DEMUTH, R. L. F. Pr*tean and boundaryle*s
</line>
<line>
caree*s: An
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<line>
em*iric*l e*plorati*n. J*u*nal of Voca*io*a* Behavior, *.6*, p.*0-47, 2006.
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<line>
CRESWELL, J. W. Projeto d* Pesqu**a: método* qualitativo, quan**t*tivo e mis**. P*rt*
</line>
<line>
Alegre: Artmed, 2010.
</line>
<line>
DAN*E, H. *; ALB*QUERQUE, L. G. Va*i**ç*o da escala d* *titude* d* carreira sem
</line>
<line>
frontei*as e carreira protean* no *ra*il. Revis*a d* Car*eiras & *e*soas, v. VI, *.02, p,1*8-
</line>
<line>
137, mai-ago 2016.
</line>
</par><par>
<line>
D*TRA, J. S. Ge*tã* de Carreiras: *
</line>
<line>
pe*soa, a or*anização *
</line>
<line>
as opor*unidad*s. 2e*. São
</line>
</par><par>
<line>
Paulo: Atlas, 2017.
</line>
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Como Ref**e***ar est* Artigo, c*n***me ABNT:
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MARCHI*I, D. M. F; OSWALDO, Y. C. * Aderência do D*cent* De Ens*no Supe*ior às Car*e*r*s
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nã* T*adic**nais. Rev. *SA, T*resina, v.17, n. 7, a**. 10, p. 200-21*, jul. 2020.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição dos Autores
</line>
<line>
*. M. F. Marchini
</line>
<line>
Y. C. Oswaldo
</line>
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<line>
1) concep*ã* e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) anál*se * *nterpretaçã* d*s dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do rascunho ou na revisão crítica do co*teúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
4) par*i*ipação na ap**vação d* vers*o **nal do manuscrito.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. 1*, n. *, art. *0, p. 200-21*, ju*. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.b*/r**i*ta
</line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)