<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 7, art. 10, p. 200-218, *u*. 20*0 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*0.17.7.10 </line>
</par>
<par>
<line> * Aderência do Docente de Ensino S*p*rior às Ca*re*ras nã* *radicionais </line>
<line> T** Adherence o* Higher Educ*tion *e*chers to N*n-Traditiona* *aree*s </line>
</par>
<par>
<line> Daniela *ari* Feltr*n *archin* </line>
<line> Mestra em Engenhari* de *rodução pela UN***P </line>
<line> Profess*ra da Fatec Amer*cana </line>
<line> E-mai*: daniela.mar*hini@fatec.sp.gov.*r </line>
<line> Y*da Cirera Oswal*o </line>
<line> Doutora *m P*icologi* *ela Uni*er*idade São Fr*n**sco (USF) </line>
<line> M*stra em Educação *e*a UNIMEP </line>
<line> P*ofessora da *nimep </line>
<line> E-mail: yeda@y*dao*waldo.com.br </line>
</par>
<par>
<line> E*der*ço: *anie*a Maria Fe*tr*n *archini </line>
<line> E*ito*-Chefe: Dr. Tonny *erley de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> FATEC America*a - Rua Emílio de M*n*z*s, */n, g*eba </line>
<line> R*dri**es </line>
</par>
<par>
<line> B. CEP: 13.469-111, *m*rica*a/SP, Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> *ndereço: **d* Cirera Oswaldo </line>
<line> Artigo r*cebid* e* 23/04/2020. **t*ma </line>
<line> v*rsão </line>
</par>
<par>
<line> UNI*EP - Rodovia ** Açúcar, k* 156 (SP-3*8) - CEP </line>
<line> rece*ida e* 12/05/2020. *provado *m 13/05/*020. </line>
</par>
<par>
<line> 13.423-**0 - Piracic*ba, SP, Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Av*lia*o *elo sistema Triple R*v*ew: Desk *eview a) </line>
<line> **lo Edi*or-Chefe; e b) Double Bli*d Revi** </line>
<line> (avaliação cega por dois a*aliador*s da área). </line>
<line> Revisão: Gramati*al, Nor*a*iva e de Fo*matação </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> A *der*n*ia d* Docente de En*ino Superior às Carre*ras não Tr*dic*o*ais </line>
<line> 20* </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> A pesquisa re*lizada tev* co** objeti*o veri*icar s* o* doce*tes de ensino supe*ior *e </line>
<line> diferentes fa*uldades da regiã* d* *me*icana pos*uem o compor*ame*to de profis*ionais de </line>
<line> c*rreira sem fronteiras e carr*ir*s p*oteanas. Foi efetuada uma pes*uisa d*scr*tiva com análise </line>
<line> qualitat*va e quanti*ati*a, realiza*a através de pesquisa bibliog*áfica e pe**uisa de campo com </line>
<line> amostra sele*i**ad* de forma **ten*io*a* * não proba*ilíst*ca, por ti*icidade e ac*s*ibilid*de. </line>
<line> Foi possível verifica* q*e *s docentes p*ssuem o comport*m**t* d* *arreiras sem *ronteiras e </line>
<line> carre*ra* prot*anas, sen*o alguns f*tores m*is comuns que outros. Os comportamento* *a </line>
<line> carreira prot*ana de autodirecionamen*o * orienta*ão a valor*s * m*is presente nos docentes </line>
</par>
<par>
<line> de in*tituiçã* p*blica e naqueles que *e dedic*m *omente à </line>
<line> carreira docent*. Já </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *omportame*to *as carreir*s sem front*iras é m*i*r e**re o* d*c**tes que *eci*n** em m*is </line>
<line> d* u*a ins*itui*ão ou possu*m ** trabal*o fora *a carre**a *ocente. Tai* resultados refletem </line>
<line> o co*portamento dos docentes das insti*uições pesquisadas deixan*o como sugestão para </line>
<line> pesquisas fu*uras a *ealização da pesquis* ampliand* a am*stra. </line>
<line> P*l*vras-*have: Carreira Docente. **rre*ra Protean*. Carreira sem *ronteiras. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> The aim of this art**le was to verify wh*ther higher educati*n prof*ssors from differ*nt </line>
</par>
<par>
<line> colleges in the Americana\s *egion </line>
<line> h*ve t*e behavior </line>
<line> of boundary*ess car*er and prot*an </line>
</par>
<par>
<line> careers. * desc*ipti*e stud* was carried out with qu*litative and quant*ta*ive analysis, *arried </line>
<line> out through b*bliographi* research and f*eld research w*th a sample selecte* *ntentionall* and </line>
<line> non-proba*ilistic, by typicity a*d *ccess*b*lity. The study involv*d profess*rs who have </line>
</par>
<par>
<line> exclus*ve d*d**ation to their c*reers *nd others *ho have * parallel </line>
<line> career of pub*ic *n* </line>
</par>
<par>
<line> pri*ate insti*utions. It was pos*ib*e to </line>
<line> v*rify that th* pr*fess*rs have t*e b*havior of </line>
</par>
<par>
<line> bound**yless ca**ers and protei* c*reers, and s*me f*ct**s are more common *h*n others. The </line>
<line> behaviors of *he protean c*reer of self-t*rgeting *nd orienta*io* to v*lues i* more present *n </line>
<line> teac*ers of public insti*utio*s a*d in *hose who ded*cate th*msel*e* only to teac*i*g c*r*er. </line>
<line> Th* behavior *f boundar*less ca*eers is hi*her among professors w*o teach in m*re than o*e </line>
<line> institution or have w**k outside th* teachin* career. These results reflect the be*avior of th* </line>
<line> profe**or* of the institu*ions su***yed, le*ving as a *uggestion for fut*re re*e*rch the </line>
<line> *e*li*ati*n of t*e *esearch expanding the sample. </line>
<line> Ke*words: Teachin* *areer. Proan Care*r. Boundaryl*ss C*reer. </line>
</par>
<par>
<line> R**. F*A, Teresina *I, v. 17, n. 7, ar*. 10, p. 200-218, jun. 2*20 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. *. F. Ma*chini, Y. *. Oswaldo </line>
<line> 202 </line>
</par>
<par>
<line> * INTRODUÇÃ* </line>
</par>
<par>
<line> *s organ*zações v*m sofr*ndo grandes transformações no* últim** </line>
<line> anos </line>
</par>
<par>
<line> impuls*onada*, p***c*p*lmen*e, *elas a*terações te*nol*gi**s iniciada* nos anos 1990 </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> intensificadas *pó* os *nos 2000, devido à </line>
<line> globalizaç*o e </line>
<line> ao aument* do nível de exigência </line>
</par>
<par>
<line> *o* cl*ent*s. Tais alte*aç*es e*i**m das empresas *a*s flexibilidade, din*mismo, agilidade e </line>
<line> ac*le*o* o nível *e ex*gência de **ov*ç*es (NEVES et.*l., *013). </line>
<line> Para atuar em u* mer**** *ada vez *ais competitivo e em um *itmo de </line>
</par>
<par>
<line> transformações </line>
<line> cada vez mais a**lerado, as o**a*izaçõe* vêm exig*nd* tam*é* *m novo </line>
</par>
<par>
<line> *o*portam**to de seus c*laboradores e novas f*rmas de </line>
<line> rel**io*a*ent* entre empresa </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> co*aborador. *este *enário surg** os conceito* de carreira *roteana e c*rre*ra *e* fr*nteiras, </line>
<line> nas qua** o *rofissional r*c**e uma ma*or au*ono*ia para *eren**a* a sua carre**a, </line>
<line> inde**ndente da organizaç*o (DANTE; *LB*QUERQUE, 2*16). </line>
<line> Segundo Velo*o et.al. (2011), *s trabalhad*r*s s*o es*imulado* a exe*cer um papel </line>
</par>
<par>
<line> m**s **ivo par* </line>
<line> acumular conheci*ento e *eal*zar o geren*iamen*o *a p**pria *arreira, uma </line>
</par>
<par>
<line> vez que as *rom*ssas de segura*ç* e em*rego </line>
<line> ** longo praz* vão se**o esq**cidas </line>
<line> pe*a </line>
</par>
<par>
<line> *ec*s*idade das organizaç*es. </line>
</par>
<par>
<line> Neste context*, *s *arre*ra* se d*se*volvem e alg*ma* já *ossue* car***erístic*s mais </line>
<line> proa*iva* e flexíveis que outras, entre elas a carreira do*ente. *eloso et.al. (2011) classificam </line>
<line> * carreira docente com* uma carreira sem fron*eira, poi* o trabalho é desen*ol**do de fo*m* </line>
<line> autôn*ma e pod* ser exer*id* d* f*rma c*mplemen*ar e *m *ifer*ntes organizaçõ*s. Porém, </line>
</par>
<par>
<line> quando *e tra** </line>
<line> de en**n* sup**ior, exi*t*m difer*ntes </line>
<line> perfis de or*an*zaç*es * </line>
<line> form*s d* </line>
</par>
<par>
<line> contratação. Existem instituiç*es p**l*cas e privadas </line>
<line> o*d*, normalme**e, os perfis de </line>
</par>
<par>
<line> exi*ência de tem*o de dedicação e **rmas de *on*r*taçã*, </line>
<line> entre </line>
<line> o*tr*s </line>
<line> *aracte*ísticas, são </line>
</par>
<par>
<line> muito *iferen**s, onde o **ofes*or pode se d*d*car perí*do integra*, parcial, p*de*do ser um </line>
</par>
<par>
<line> d*cente de *arre*r* e* uma </line>
<line> ou vá*ias instit*içõe* ou ainda ter </line>
<line> a profissão como </line>
<line> u* </line>
</par>
<par>
<line> complement* de *end* de o*tra ativi*ade ex*rcid*. Surgiu então a seguinte pergunta </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> p*squisa: O doce*te de ensino supe*ior, in**pend*nte da institui*ão d* ensin* *uperior, se </line>
</par>
<par>
<line> compor*a co*o o resp**sável pelo s*u desenvol*imento profis*i*nal, </line>
<line> demonst*and* </line>
</par>
<par>
<line> a**rência a* </line>
<line> comportamento do *rofission*l de c*rr*ira *roteana e ou d* car**ira *em </line>
</par>
<par>
<line> fronteiras? </line>
</par>
<par>
<line> O *bjetiv* da pe*quisa *e**izada foi o de verificar se os professores d* ensino su*erior </line>
</par>
<par>
<line> de *ifer*ntes facu*d*des *a região d* Americ*na, *nter**r de *ão Paulo, pos*uem </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *om**rtame*t* de profis*io*ais de carreira sem fronteiras e carreiras pr**e*nas. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, T*resi*a, v. 17, n. 7, art. 10, p. 200-2*8, jul. 2020 www*.fsan*t.*om.b*/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Aderênci* *o D*cente de E**i*o S*p*rior às C*rre*r*s nã* Trad*cionais </line>
<line> *03 </line>
</par>
<par>
<line> Par* tanto, foi realizada u*a pesquisa qua*itativa * quantitativ*, iniciand*-se com um* </line>
</par>
<par>
<line> pesqui** bibliográfica *obr* as carreir*s sem fronteiras * carreiras p*otean**, seguida </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> aplicação de um questionário com docentes d* *nsin* sup*rio* para verificar a sua aderênc*a </line>
<line> ao co*portamento dessas carreiras. </line>
<line> Para a *eal*za*ão d* pes*uisa foi *tilizado o quest**nári* **senvol*ido por Brisc** </line>
<line> et.*l. (2006) e vali*ado por Dant* e Albuquerque (2*16), aplicado de f*rma eletrô*ica a *ma </line>
</par>
<par>
<line> amostra não *robabilí*tic* intenciona*, por e </line>
<line> acess*bilidade, a </line>
<line> doce*tes que t*aba*ham em </line>
</par>
<par>
<line> quatro </line>
<line> difere*tes ins*it**çõ*s, públi*as *rivadas, e que *rab*lham na carreira de **rma e </line>
</par>
<par>
<line> integral e parc*al, *ara poder atingir ao obj*tivo p*oposto. </line>
<line> A*ós *ma breve refer*nc*a sobre carreira, carreira prote*na e ca*rei*a *em fr**teira*, </line>
<line> s*o a*resentados ** resultados dos dados *ol*tados, seguidos das an*l*ses realizadas. </line>
<line> 2 REFE**N*I*L TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> * *ermo c*rreira teve se* in*cio no pe*íodo da Esc*la da *dministração Científica </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> vem se consolidando e trans*or*ando *esde e*t*o (DUTRA, 2*17). *eu uso pode assumi* </line>
<line> difere**es significados. *a*a as pe*soas pode sig*ificar sua *rajet*ria prof*ssional, um caminh* </line>
</par>
<par>
<line> est*b*le*ido no tempo * e*paço par* ser seguido por algué* (DUTRA, 2017). Já para as </line>
</par>
<par>
<line> org*ni*açõ*s, s*gundo o aut*r, a carrei*a é vi*ta como as posições já *cup*das pela pessoa na </line>
<line> o*ga*ização ou *el*s possibilidades futuras. </line>
</par>
<par>
<line> *egund* Tolfo (2002), a carreira nas organiza*ões está assoc*a*a à *cupação e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> profi*sã*, possibil*ta*do </line>
<line> um a </line>
<line> evoluçã* dura**e * </line>
<line> *empo está muito ligada ao su*esso e e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> ascens*o social. </line>
</par>
<par>
<line> Veloso e Dutra (2009) apr*se*tam uma e*olução do conceito de carreira. S*gundo o* </line>
<line> aut*res, a pr**cup*ção com a *a*reira s* in*cia *pós a Segun*a Guerr* M*nd*al, c*jo estudo </line>
<line> foi ini*iado somente no *eríodo da Escola da Admini*t*açã* Cientí*ica *om o e*tabelec*mento </line>
<line> de *a*gos ligados a postos de trabalho* es*e*ífi*os e diferencia*os, inicialme*te *a *re* </line>
<line> ind*str**l e *epois se e*ten*endo para as áreas a*ministrativas e comerc**is. Na déca*a de 60, </line>
<line> os estud*s so*** carreir*s s*frem uma alteração *evido a *ovas compl*xid*des *as *mpresa* </line>
</par>
<par>
<line> fren*e ao mercado </line>
<line> agora *ais competitivo e </line>
<line> as *ovas pr*ocupa*ões com o modo de vida, </line>
</par>
<par>
<line> d*rivando pesquisas e publica*ões sobre * tema na década de 1*70. Já na décad* de 1*80, </line>
<line> a*men*a o interes** e as discussõe* sobre o plano de carreir*, tanto por p**te d*s organi*ações </line>
<line> como *as *essoas, *ando ba*e a compreensão de qu* a carreira não e*tá rel*c**na*a so*ente </line>
<line> **v. FSA, Teresina PI, *. 17, n. *, *rt. 10, p. 200-218, jun. 2020 www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. M. F. March*ni, Y. C. Oswald* </line>
<line> 204 </line>
</par>
<par>
<line> as opor*unidades que *m* organiza*ão of**ece, ma* a *ifere*tes formas de construir *m </line>
<line> *e****onam*nto entre trabalho, *ecessi*ad*s pessoais e famíli*. </line>
</par>
<par>
<line> Dutr* (2*17) apresenta as demandas *ad* vez meno* ta**íve*s como </line>
<line> aspectos </line>
</par>
<par>
<line> influen*es </line>
<line> pa*a *s transformações oco*ridas *a déc*da de 1990, qu*n*o s* *nici*u o </line>
</par>
<par>
<line> d*senvolvimento das pesquisas sobre o a*sunt* no Brasil. Seg*ndo o a*tor, as transfo**aç*es </line>
<line> e a intangib*lidade se inten*ificaram nos anos 2000 e a co*petê**ia, tão valorizada em 1980, </line>
<line> foi *u*sti*uída p*la complexidade. A Tabel* 1 apresen*a um breve históric* *obre a evol*ção </line>
<line> das teorias. </line>
<line> Tabela 1 - Evolução da T*oria de Carreira </line>
</par>
<par>
<line> Déca da </line>
<line> Pr*ncipais Ocorrências </line>
</par>
<par>
<line> 19*0 </line>
<line> Campo ainda não estab*lecid* nos estudos o*g*n***cio*ais * de gestã*. Publicação de três livros chave para a área: Carre* in *rganizations, Carreer* dy*amics e Organizacional Carr**s de Hal*, ***e*n e Van *a*ner. </line>
</par>
<par>
<line> *980 </line>
<line> Consolid**ão de teor*as e a fo*mação d* pa*adigmas. Práti*a do Recursos Humanos, </line>
</par>
<par>
<line> 19*0 </line>
<line> Muda*ça *o foco das carrei*as para o *i*nific*do, propósito, id*ntidade e aprendizado, valorizando o *once*to da* carre*ras *roteanas a c*ncepção *as * carreiras sem front*iras. </line>
</par>
<par>
<line> 2000 </line>
<line> Início dos indí*ios ** comportame*to p*otea*o e*t*e *s pe*q*isados no Bra*il. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Adap**do de V*los* * Dutra (2009) </line>
<line> S*hein (1995, *pud TOLFO, 2002) e*fatiza *ue as r*pidas mudanças no trabalho * n** </line>
</par>
<par>
<line> organiza*ões ex*gem mais *lexi*i*idade e uma melhor rede de rel*ci***mentos </line>
<line> entre os </line>
</par>
<par>
<line> prof*ssionais e as organi*a*ões, alte*ando as *elaçõ*s ** po*er e a com*lexida*e das relaçõe*. </line>
</par>
<par>
<line> Além *** </line>
<line> questõ*s organizacionais, *s questõ*s sociocultura*s tamb*m **frem alteração, </line>
</par>
<par>
<line> m*dific*n*o os padrões de s*cesso e *ortalece*do a qualidade de v*da, o que influencia </line>
<line> diretam*nte a forma como as pessoas v*o se relacionar * planej*r suas c*rre*ras. </line>
<line> Segundo Os*aldo (*0*7, p.140), "as *ransformações nas re*a*ões de t*abal*o, a </line>
<line> *reocupação com a *ualidade de vida e a *atisf*ção no em*re*o têm conduzido o indiv*duo a </line>
</par>
<par>
<line> um n*vo co*c*ito </line>
<line> de ca*reira, *mpu*sionada e gerenciada p*r *le * </line>
<line> não mais p*la </line>
</par>
<par>
<line> or*aniza*ão". </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 7, *rt. *0, p. 200-218, ju*. 2*20 </line>
<line> ww*4.fsane*.co*.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> A Aderência d* Docente de Ensino *uperior às Car*eiras não Tradic*onais </row>
</column>
<par>
<line> 2 .1 </line>
<line> Teori*s *obre Carreiras </line>
<line> *s teorias so*re c*rreiras fo*am se **terando no decorrer dos </line>
</par>
<column>
<row> a*os, </row>
</column>
<column>
<row> 205 </row>
<row> acom*anhan** o </row>
</column>
</par>
<par>
<line> con*exto das organ*zações e dinâm*cas da sociedade. Para este artigo *oi selecionada </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<column>
<row> proposta apresentada por Arthur, Inkson e Pri**le (1**9, apud VELOSO e DUTRA, 20*9), </row>
<row> o**e os a*tores dividem as teorias em carreiras tradicionais e não tradicion*is. </row>
</column>
<par>
<line> * .2 </line>
<line> *arr*iras Tradicio*a*s </line>
<line> As carre*ras *radicionais, segundo Oswaldo (201*), são caracterizadas pela </line>
</par>
<column>
<row> prev*sibil*d*d* e estabili*ad*, com uma progressão *inear e vert**al dentr* d* estrutura </row>
<row> *rgan**acional previament* d*finida. Segundo a autora, n*sta *arreira as organizações </row>
<row> v*lori*am aspe*tos com* comprometimento, lealdade e tempo de serviço. </row>
<row> As carreiras tradicion*is, mesmo enxergand* uma lig*çã* entre *a**ei*a e r*alização </row>
<row> pessoal, enfatizam uma c*rta d*pendência *ntr* a c*r*eira e a organização (VELOSO e </row>
<row> *UTR*, 2*09). </row>
<row> *egun** os *utores, são tr*s as p**ncipai* abordag*ns *tiliz*das: </row>
</column>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> Abordagem do acons*l**mento vocaciona*: Uso *e testes pa*a conseguir pessoa a </line>
</par>
<par>
<line> cert* pa*a c*da trabalho; </line>
</par>
<par>
<line> - Abordagem *a Gestão </line>
<line> d* Recursos H*manos: Sistemas estabelecidos *om ní*eis </line>
</par>
<par>
<line> hi*rár*uicos; </line>
</par>
<par>
<line> - Teoria **senvolv*men*ista: A carreir* </line>
<line> vista com ciclo* de vida desen*olvido* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> degrau* *e ascensã*. </line>
</par>
<par>
<line> Já Anderson et.al. (201*) sali*nt*m *lgum*s l*mitações: Algumas *rofiss**s </line>
</par>
<par>
<line> cam*nham pe** progressão, em u* av*nço </line>
<line> *er*ical *ent*o da *ierarqui* </line>
<line> de u*a empresa. </line>
</par>
<par>
<line> Outr*s </line>
<line> ca*inham pela agr*ga*ão, como militar*s, que agre*am carreiras *m *ua trajetória. </line>
</par>
<par>
<line> *ma terceira limita*ão, seg*ndo os autores, s* dá </line>
<line> pela </line>
<line> suposição de **a certa *stab**idade </line>
</par>
<par>
<line> ocup*cion*l at* a apos*ntadoria. </line>
</par>
<par>
<line> 2 .* Car*eir*s não tradicionais </line>
</par>
<par>
<line> A* n*vas </line>
<line> *bor**gens, *ua*do c*mparadas à* car*eiras **adici*nais, enfati*am </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> re*pons*b**idade da pessoa p** *ua pr*pria carr**ra e a indep*ndência do indivíd*o, abri*do * </line>
<line> p*ssibil*d**e de o prof*ssional b*scar praze* e paixão naquilo que faz e seg*ir seu* ideais </line>
<line> Re*. *SA, Ter*si*a PI, v. 17, n. 7, art. 10, p. 20*-218, j*n. 202* www4.fsanet.c*m.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. M. F. March*ni, Y. C. Oswaldo </line>
<line> 206 </line>
</par>
<par>
<line> (O**ALDO, 2017). Segundo a *utora, as *arrei*as indivi*uais já não depe*dem mais das </line>
<line> car**iras organiza*iona*s * *ass*m * a**ega* uma ***ie de estágios e t*ansições. </line>
<line> Wiernik e Kost** (2019) fazem refe*ência às pess*as que se t*rnaram *ais flexíve*s e </line>
</par>
<par>
<line> responsáveis </line>
<line> pela </line>
<line> ges*ão de suas car**iras em resposta a muda*ças societais e novas for*as </line>
</par>
<par>
<line> d* *rranjo* de trabalho. Segundo *s autores, os contratos p*icológicos ent*e as *rganiz*ções e </line>
<line> os empreg*d** também sofr*m alterações, onde os i*divíduos não deixam apenas a cargo da </line>
<line> empresa as o*o*tunidades de av*nço na carrei**. </line>
<line> O *on*rato **icológico é um tipo de *on*rato não escrito e que engl*ba as *xpectativa* </line>
<line> da orga*i*ação e do colaborador em um pro*es*o de trocas, po*en*o *er renego*iado ao longo </line>
<line> ** tempo (**W*LDO, 2017). No no*o modelo, a autora ressalt* q*e o c*ntrat* *sicológico </line>
<line> passa a ser unilate*al, o *rofis*iona* é a úni** p*ssoa interessada e não mais negociado *o* a </line>
<line> organiz*ção. </line>
<line> Pa*a *eloso e D*t*a (2009) e Wi*rnik e Kosta* (2019), as ca*reiras nã* tradicionais </line>
<line> que mai* se d****cam são a *arreira prot*ana * a c*rreira sem fronteira*. </line>
<line> 2.3.1. Ca**eira Proteana </line>
</par>
<par>
<line> O termo Carrei*a Proteana foi proposto p**meiram*nte por **l* e* 1976 </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> rep*esentar </line>
<line> *s carr*i*as *a*s flexív**s e influenciad*s p*la vida p*ssoal do indivíduo, que </line>
</par>
<par>
<line> passa *or m*itas t*a*sf*rmações e aprend*z*dos em resp*sta aos desaf**s (OSWAL*O, </line>
<line> 2017). </line>
<line> Se***do Hall (2002, a*u* *EVE* *t.al. *013), a carreira pr*te*na se faz cad* vez </line>
<line> mais prese*te devido às mudanças ocor**das no m*r*ado *e t*abalho e nas novas formas de </line>
<line> r*lacionamento entre empresa e em*r*gado, como *rabalho te*porário, consu*toria, </line>
<line> empre**dedorismo, entr* outras. </line>
</par>
<par>
<line> Briscoe e *al* (2006*) mencionam que </line>
<line> a nomenclatura *e *arreira </line>
<line> proteana foi </line>
</par>
<par>
<line> baseada no Deus g*ego Pr*teus, fazendo m*n**o à mudança de f*rm*, ident**i*ando </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> exp*essando *alores, dir*cionan** a um* m*dança de comp*rta*en*o para melhor se ada**ar </line>
<line> a ambientes de t*abalhos incerto*. </line>
<line> Veloso e Dutr* (2009) e N*ve* et.al. (2013) ap*esen*am como principa*s </line>
<line> c*racterísticas da carreira p*oteana * autonomia, autodireção, mudanças frequentes *e á*ea *u </line>
</par>
<par>
<line> de organizações. Segundo os autores, a carr*ira é direc*onada p**as pessoas e não </line>
<line> pelas </line>
</par>
<par>
<line> orga*iz*ções, normalme*t* com f*co *a autorre*lizaçã* e na felicida*e. *esta form* * </line>
<line> prof*ssional de*envolve ha*i*idade *ara *prender, redirec*onar a carr*ira e constr*ir r*lações. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 7, art. 10, p. 200-*18, j*l. 2020 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Aderência *o Docente *e *nsino Su*e*ior às Ca*reiras não Tr*dicionais </line>
<line> **7 </line>
</par>
<par>
<line> Os auto*e* menc*onam quatro d*mensões prim*rdiais p*ra a carreira proteana: a per*ormance </line>
<line> no trabal*o, as *ti*udes, a identidade e a *daptab*li*ad*. </line>
<line> Br*scoe et.al. (2006) e Veloso e Dutr* (2*09) *itam que * centro da carreira pro*ean* </line>
<line> est* n* sucesso psic*ló*ico (inte*no) e não ** critéri*s *xternos (vis*o da organização). As </line>
</par>
<par>
<line> at**udes dos </line>
<line> pro*issionais são *ais au*odi*igidas e orientadas para o* v*lores *ess*ais, </line>
</par>
<par>
<line> podendo os *rof*ssionais ass*mir um* *tit*d* **is pr*ati*a *m rel*ção à sua orientaç*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> apr*ndizados. Visão também apresentada em Ribei*o et.a*. (20*8) que complemen*am </line>
<line> ress*ltando *ue o *uc*sso passa a ser defin*do pel* conquista dos objetivos profissionai* </line>
<line> estabelecidos pelo indivíduo (*egun** seus critérios pessoais e indi*iduais). </line>
<line> Assim, segundo Briscoe e Hall (2006b), o que dire*iona a carreir* prote*na n*o est* </line>
<line> *el*cio**do a um co*portamen*o de mobilidade profissional, mas a uma mentalidade de faz*r </line>
<line> as escolhas, **m ati*ude e liberdad*, com base nas escolhas pessoais, da*do um s**nificado d* </line>
<line> prop*sito p**a a ca*reira. </line>
<line> Quanto às org*nizações, Nev*s et.al. (2013) salientam que esta* **vem ser mais </line>
</par>
<par>
<line> **exíveis, com uma gestão mai* h*maniz*da volta*a p*ra os valores individua*s de cada e </line>
<line> profissional. </line>
<line> Os autore* afirmam q*e, ape**r das mudanças o*ganizacionais, nem todos os </line>
<line> prof*ssionais t*m os requisitos par* assumir uma car*ei** proteana, uma v*z que devem </line>
</par>
<par>
<line> assumir a r*spons*bili*ade pe*o conhecimento, constan*e </line>
<line> *usca do aperfeiçoame*to, </line>
</par>
<par>
<line> automotivação e capacidad* de *daptação. Br*scoe e H*ll (2006b) complement*m e**a ideia, </line>
<line> af*rm*ndo que o pr*fissi*nal pode apresentar maior *u *en*r grau *e o*ientação na *arreira </line>
<line> proteana. </line>
<line> **ém d*s *spectos ap*ese*tados, é impo*tante salientar como *ont*s que podem se* </line>
</par>
<par>
<line> visto* c*mo críticos à carreir* pro*eana e apresentado </line>
<line> por Neves e*.al. (20*3): O* </line>
</par>
<par>
<line> trabalh*dores passa* ter mais auton*mi* e re*ponsabili*ad*, h* a </line>
<line> ass*m a probabilidade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> gerar um* se*ara*ão pe*i*osa ent*e empregado* e organiz*ção, gera*d* </line>
<line> um sentime**o de </line>
</par>
<par>
<line> apatia e in*iferença. </line>
</par>
<par>
<line> 2.3.2. Carre*ra sem Fron*eir** </line>
</par>
<par>
<line> A carreira sem fronteira* foi prop**ta por Mic*a*l A*thur em *9*4, co*siderando que </line>
</par>
<par>
<line> o *esenvolvimento </line>
<line> da carreira não preci*a se*uir a ordem estabeleci** *ela </line>
<line> *rgan*zação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> nem esta* r*st*ita a uma empresa, </line>
<line> podendo assumir </line>
<line> diferentes *o*mas </line>
<line> que se opõem ao </line>
</par>
<par>
<line> emprego t*adicional (A*DERS*N et *l., 2019; DANTE; ALBUQUERQUE, *016). Se*undo </line>
<line> *ev. FSA, Te*esina *I, v. 17, n. 7, art. *0, p. 2**-218, j*n. 2020 w*w*.fs*n*t.com.b*/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. M. *. Marchini, Y. C. Oswaldo </line>
<line> 20* </line>
</par>
<par>
<line> *ante e *l*uquerque (201*), esse ter*o surgiu bas*ado na idei* </line>
<line> de Jack Welsh </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> organizaç*es sem f*ont*iras. </line>
</par>
<par>
<line> Seg*ndo Os*al*o (2017), a ca*reira sem front*iras apontou em um cen*rio </line>
<line> c*mpetit*vo em que as empr*sas precisavam se tornar *ais com**titi*as, e*xutas e flexívei*. </line>
<line> *stá relacionada à mobilidade e *dapta*i*idade do profissional, a**mpanhada da n*cessidade </line>
<line> de diferentes habilidades, novo* conhecime**os e network. Ar*hu* * Rousseau (1996, ap*d </line>
<line> BRISCOE; HALL *0*6b) *es**ev*m a ca*rei*a se* fronte*ras c**o não vinc*l*da * uma </line>
<line> única orga*iz*ção, *ão estável ou *arcada por uma sequência *rdenada de c*escim*nto. </line>
<line> Ribeiro *t *l. (2018) e *riscoe et.al. (2006) c*m*lementam a caracter*z*ção def*nindo </line>
<line> que * carreira *em fr**tei*as *ode *e* *iferentes graus d* movimentação fís*ca, com uma </line>
<line> seq*ência d* oportunid**es de trabalho, além da mobi*idad* psic*lógic*. Segu*do os autores, </line>
<line> a mobi*i*ade física es** relaciona*a a* desejo da pes*oa e* f*zer **a tran*ição de carreira ou </line>
</par>
<par>
<line> função rompe*do </line>
<line> as barreir*s das f*o*t*iras da organiz*ção, **mp*ometendo-se com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> organização </line>
<line> en*uanto percebe o </line>
<line> s*u desenvolvime**o. Já a m*bilidade ps*co*ógica </line>
<line> está </line>
</par>
<par>
<line> rel*cion*da às ca*acterísticas da* pe*soas sobre sua *apac**ade *m fazer a* transiçõ*s, </line>
<line> int**agi* com pessoas e mo*ivar-se por nov** experiênc*as e aprendizados. </line>
</par>
<par>
<line> É important* ressa*ta* que a *arreira se* fro*teiras surg*u não soment* </line>
<line> pela </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> trabalhad*r mas, seg*ndo Ve*os* * Dutra (2009), pela n*ce**idad* das empresas d* *e </line>
<line> tornarem ma*s flexíveis e enxutas *anten*o a compe*itividade e* ambiente* sem front*iras e </line>
<line> tecno*ógic*s. </line>
<line> A*thur * Rousse*u (19**, apu* V*LO*O; DUTRA 20*9) e A*derson et al. (2*19) </line>
</par>
<par>
<line> apresentam como possíveis caracterí*tica*, ou diferentes formas, do </line>
<line> desen*olv***nto </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> carrei*a sem fronteiras: </line>
</par>
<par>
<line> - A carreira se move através de fronteiras de *mpregadore* dist*ntos; </line>
<line> - * c*rr*ira possibili*a a comerci*lizaç** do tra*alho d* form* autônoma ou </line>
<line> complementar *omo o *rofesso*; </line>
</par>
<par>
<line> - * carreira é sustentad* por n*tworks ou i*fo*mações externas como * </line>
<line> corretor de </line>
</par>
<par>
<line> i*óve*s; </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> A ca*reira se desenvol*e *a quebra </line>
<line> de princípio* hier*rquicos que *ompem as </line>
</par>
<par>
<line> fron**iras organizacionais; </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> Qua**o </line>
<line> o p*ofissiona* rej*ita opor*unidades d* carreira </line>
<line> por r*z*es pess*ai* </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> familiares; </line>
</par>
<par>
<line> - * pró*ri* p*of*ssional pe*cebe um fu*ur* sem *ronte*ra*. </line>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 17, n. 7, art. 10, p. 200-218, ju*. 20** www*.f*anet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Aderên*ia do Do*ente de Ensino Superior às Carreiras não Tra*icionais </line>
<line> 209 </line>
</par>
<par>
<line> Para o </line>
<line> *rofissional, segu*do Briscoe *t *l. (20*5), *ma carreira sem **ont*ir*s nã* </line>
</par>
<par>
<line> implica nece*sar*amente * *obilid**e *ntre empresas, mas passagem por um trabalho a </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> mudan**, onde é conf*rtáv*l a rela*ão de trabalho *lém das fr*nt*ira* *rganiza*ionais. P**a </line>
</par>
<par>
<line> Tolfo (2002), carreira sem fro*teiras está basea*a na capacidade de a </line>
<line> u* i nd* v* duo </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> de*envolver habilidades e redes ** r*laçõe* com b**e nas suas *xper*ências vividas ** *on*o </line>
<line> do tem*o. </line>
<line> E*bora o* conceitos de c*rrei** protean* e carreira sem *ron**ira* s* apr*sentem como </line>
<line> dois conceitos disti*tos, *eg*nd* Wierni* * K**t*l (2019) e Briscoe e *all (2006b), eles tê* </line>
<line> s*** t*a*ados co*o simil*res por alguns auto*es. Mas segund* Br*scoe e Hall (2006b), </line>
<line> Wiernik e Kosta* (2019) e Briscoe et al. (2*06) são construt*s *el*cionados, por*m distintos. </line>
</par>
<par>
<line> 3 </line>
<line> METO*OLOGIA </line>
<line> O est*do rea*izado tev* *omo objetivo v*r*fica* se o* professor** d* ensino supe*ior </line>
</par>
<par>
<line> de dife*ent*s *ac*ldades da **gião de *merican*, in*erior </line>
<line> de São P*ulo, </line>
<line> poss*em </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *omp*rtament* de profissionais de carr*ira sem fro*teiras e carr*ir*s prote*nas. </line>
</par>
<par>
<line> Partindo d* hipót*se de q*e o* pr*fesso*es </line>
<line> de ins**tuições *rivadas têm *aior </line>
</par>
<par>
<line> aderência ao compo*ta*ento das *arrei*as pro*ean*s e sem fro*tei*as que o pro*ess*r das </line>
<line> *n*tit*i**es *úbli*a*, *pto*-se pela re**iz*ção de uma pesquisa d*s*ritiva a**avés d* pesqu**a </line>
<line> bibliográfica e pe*quisa de ca*po. </line>
<line> Segundo *ergara (2010), a pe*qui** descritiva tem como base expor as ca*ac**rísticas </line>
</par>
<par>
<line> de det*rmina*a popula*ão, podendo e*tabelecer correlações e**r* as variáv*is, mas sem </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> co*promisso de ex*licar *s fenômenos que a des*reve. </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a * rea*ização da pesquisa de ca*po f*i rea*izada a a*lica*ão d* um qu*stionário </line>
</par>
<par>
<line> desen*olvido por Bri*coe </line>
<line> e*.al. (2006, p.45 e 4*) e *amb*m validado po* Da*te </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Albuquerqu* (2016). </line>
</par>
<par>
<line> A **o**ra foi selecionada *e maneira intenci*nal, n*o pro*abilística, por tipici*ade e </line>
</par>
<par>
<line> *cessibilidade, sendo c*mposta por profe*s*res univer*itá*ios qu* tra*alham em </line>
<line> *uatro </line>
</par>
<par>
<line> ins*ituições pública* privadas da região de Am*rica*a, interior de São *aulo, por meio e </line>
<line> eletr*nico, atravé* d* um form*lári* do Googl*forms. </line>
</par>
<par>
<line> *ara a análise *oi util*zada a es*ratégia transfor*ativ* seque*cial com </line>
<line> análise </line>
</par>
<par>
<line> *ualitativa e q**ntitativa que, seg*ndo Creswell (2010, p.248), "*nvol*e um* primeira fase de </line>
<line> coleta e análise de dados qualitativos, seguida d* uma seg*nda fase *e *oleta e de análise de </line>
<line> dad*s q*antita*ivos qu* é dese*v*lvida s**re os resulta*os da prim*i*a fase da *esquisa". </line>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 17, n. 7, art. 1*, *. 20*-21*, jun. 2020 www4.f**net.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. M. F. M*rch*ni, Y. C. Os*aldo </line>
<line> 210 </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Bêrni e F*rna*dez (2*1*), esta *e*od*logia pode favo*ecer as triangulações </line>
<line> do* *ad*s uma vez q*e a inf*rma*ão qualitativ* pode o*erecer *ons*stên*ia às conclu*õe* </line>
<line> obtidas c*m o* dados qu*ntitati*os. </line>
<line> Ini*ial*ente foi rea*iza*a a pe*q*isa bibliográfica com o objeti*o de obter </line>
<line> conhecimen*o so*re carreira pr*teana e carreira sem front*ir*s para o desenvolvime*to de um </line>
</par>
<par>
<line> questionár*o. Durante a pesqui*a *oi encontrad* um *uestionário, *á v*lidado, </line>
<line> que at*n*e a* </line>
</par>
<par>
<line> obj*t**o d* pesqui*a, des*nvolvido por Briscoe et al. (200*) e t*mbém já va*id*do por Dante e </line>
<line> Albuq***q** (2016). *a *egunda *as* foi el*bora*o um formulár** co* o m**el* de Briscoe </line>
</par>
<par>
<line> et *l. (200*). A e*cala d*senvolvida pelos </line>
<line> au*ores poss*i quatorze </line>
<line> que*tões que </line>
<line> avaliam </line>
<line> a* </line>
</par>
<par>
<line> caracte*íst*cas *a carreira proteana e treze questões q*e avaliam as características da *arre*r* </line>
</par>
<par>
<line> sem frontei*as. Para *omple*enta*, foram </line>
<line> colo**das seis questões par* mapear o perfi* do </line>
</par>
<par>
<line> respo*dente e permitir qu* seja utilizado o método qual*tativo e *u*n*itativo pa*a an*lise *os </line>
<line> dados. </line>
</par>
<par>
<line> 4 </line>
<line> RE*ULTADOS E *I*CUSSÃO </line>
</par>
<par>
<line> Ao final fo*am obtidas </line>
<line> qu*renta * três respostas *o ques*io*á*io. *os q**s**onários </line>
</par>
<par>
<line> respon*idos, trinta doi* respon*entes er*m * </line>
<line> *o sexo masculino e </line>
<line> onze, do *exo feminino. </line>
</par>
<par>
<line> Quanto à id*de, 58,1% </line>
<line> *as*eram entre 1961 e 1979, representando a maioria dos </line>
</par>
<par>
<line> respon*e*tes, os dem*is, 3*,2 % na*ceram *t* 19*0 e 11,6% n*sceram de 1980 a 1999. Não </line>
<line> *esp*nden**s que nasce*am ap*s os *nos *000. </line>
<line> Foram elab*radas quatro quest*e* para conhecer melhor o perf*l profissio*al dos </line>
<line> re*p**dente*, apre*entadas na Figura 1. </line>
<line> * maio* *arte dos ***entes, anali*and* os dados iso*adamente, trabalha* em mais de </line>
<line> uma instituiçã*, têm outro trabalho *l*m da carreira docente, atu* na carreira ent*e 16 e *5 </line>
<line> an*s e trab*lham em institu*ção pública. </line>
<line> Dos responden**s *u* s* dedicam exc*usiv***nte à *arreira *ocente (*6), 13 sã* de </line>
<line> in*titu*ç*o pú*lic*, 8 nas duas e 5 em instituição privad*. *7 são docentes em mais de u** </line>
<line> instituição e 9 não. </line>
<line> Dos que possuem outro trabalho (17), 11 lec*o*am e* apenas 1 instituição e 6 em </line>
<line> mai* de 1 (uma). 7 são *a red* públi*a, 4 **s duas e *, privada. </line>
<line> *os 2* da r*de pública, * tê* outra carreir* * 9 trabalham em m*is de uma instituição. </line>
<line> Apenas 5 sã* exclusiv*s à carreira em apenas u*a ins*i***ção. </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 17, n. 7, ar*. 10, p. 200-2*8, jul. 2020 *ww*.fsanet.c*m.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Aderênc*a do Docente de Ensino Su*erior *s Carre*ra* nã* Tradi*iona*s </line>
<line> 211 </line>
</par>
<par>
<line> D*s 23 respondente* que trabal*a* na rede privada ou n** duas, 10 têm outra carreira </line>
<line> e 14 atuam e* *ais *e 1 institu*çã*. *penas 4 são ex*lusivo* * carreira em apena uma </line>
<line> inst*t**ção. </line>
<line> Figur* 1 - Perfil p*ofissiona* d*s docentes </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: elaborado pelas auto*as </line>
<line> Segundo Briscoe et al. (2*06), as *uestões * * * estã* relacionadas ao </line>
<line> Autodireci*namen*o, as questões 9 a 14 estão relacionad*s à Orientação pelos v*lores, </line>
</par>
<par>
<line> as**ctos relacionados à *arreira pr*te*na. As questões 15 a 22 estão relacionad*s </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *obilida*e Psico*ó**ca e *s questões *3 a 27, * mobilidade física, aspectos *igados à *ar**ir* </line>
<line> sem fr*nteiras. </line>
</par>
<par>
<line> Foram analisadas ca*a uma das af**ma*ões e con*ideradas </line>
<line> como *derên*ia *s </line>
</par>
<par>
<line> respost*s *arcadas c*m "*u*tas </line>
<line> vezes" e "*m grande medida". Também **i av*liada </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> quantidade de re*po*tas "muito p**c* ou n**o". *s dad*s es*ão sis*e*atizados e apresentad*s </line>
<line> na Tabela *. </line>
<line> Foi *o*sível obs*rvar *ue os docent*s das inst*tuições ana*is*das têm uma grande </line>
</par>
<par>
<line> aderênci* ao autod**ecionamento, d*s*acando-se consciência *obre ser * *esponsável pel* a </line>
<line> sucesso ou fracasso em sua carrei*a. </line>
<line> Contrar*ando a **pótese i*icial, o* doce*t** que atuam exclus*vame*te e* ins*ituição </line>
<line> púb*i*a *e sentem mais respo*sávei* *e*os resultados da sua carreira do que os docentes de </line>
<line> R*v. FSA, Teres*na P*, v. 17, n. 7, art. 10, p. 20*-2*8, ju*. *02* w*w4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. M. F. March*ni, Y. C. Oswaldo </line>
<line> 212 </line>
</par>
<par>
<line> instituição p*ivada* ou aquele* q** t*ab*l*a* nas duas. Também foi poss**el o*serva* mais </line>
<line> ade*ência ao co*portam*nto an*lisado nos doc*ntes que lecionam em apen*s uma ins*ituiç*o </line>
<line> e naqueles que po*suem outro em*rego a*é* da car*eir* **cente. </line>
<line> Por outr* lado, entre o* responden*es que afirmaram não *ensar co*forme as </line>
<line> *firmações analis*das, também foram os doce*tes *e instituiçã* públ*ca, mas com *nd*ce* </line>
<line> mu*to baixos, ficando entre zer* e menos *e cinco por *ento dos *espondente*. </line>
<line> Ainda na aná*ise da carreira protea*a, mas focando os *spec*os do model* relacionado </line>
<line> * orien*ação *os valores, ** valor*s foram sin*etizado* e a**esenta*os na Tab*la 3. </line>
<line> Tabel* 2 -Análise de Car**terísticas de Autod**ecionamento da Carreira Protea*a </line>
<line> Car*eira Pr*teana </line>
</par>
<par>
<line> Tê* </line>
<line> Rede </line>
<line> Re*e </line>
<line> S**ente O*tro </line>
<line> Mais de </line>
<line> Nu*o* </line>
<line> Nu*os </line>
<line> **los </line>
</par>
<par>
<line> Autodirecioname*to </line>
<line> *derênci* Pública </line>
<line> *rivada As*uas Profe*sor Emprego Uma I nst uma </line>
<line> Pub </line>
<line> Privada Nas du*s </line>
</par>
<par>
<line> 6- Quand* *s oportunidades d* </line>
</par>
<par>
<line> de*envolvime*to não fo*am </line>
</par>
<par>
<line> ofer*cida* pela minha empr*sa, e* *s </line>
</par>
<par>
<line> bus*uei *or *onta **ópria. </line>
<line> 83,72% 90,00% </line>
<line> 81,82% 7*,*0% </line>
</par>
<par>
<line> 73,08% 100,00% </line>
<line> 90,00% </line>
<line> 78,26% </line>
<line> 0,*0% </line>
<line> 2,33% </line>
<line> 0,00% </line>
</par>
<par>
<line> 7- *ou re**onsá*el por m** suc*sso </line>
</par>
<par>
<line> ou fracasso em minha ca**eira. </line>
<line> 93,02% 100,00% 1*0,00% </line>
<line> *5,00% </line>
<line> *2,31% </line>
<line> *4,12% 100,00% </line>
<line> 86,96% </line>
<line> 0,00% </line>
<line> 0,00% </line>
<line> 0,00% </line>
</par>
<par>
<line> 8- De um modo *eral, tenho **a </line>
</par>
<par>
<line> carreira b*stant* *nd*pe***nte e </line>
</par>
<par>
<line> dirig*da p*r mim. </line>
<line> 72,09% 75,00% </line>
</par>
<par>
<line> 63,64% </line>
<line> *5,*0% </line>
<line> 69,23% </line>
<line> 76,47% </line>
<line> 70,00% </line>
<line> 73,91% </line>
<line> *,*3% </line>
<line> 0,0*% </line>
<line> 0,00% </line>
</par>
<par>
<line> 9- **berda*e para e*c*lher minha </line>
</par>
<par>
<line> própria trajetó**a de *arreira é um dos </line>
</par>
<par>
<line> meus valores mais i**or*an*es. </line>
<line> 83,7*% </line>
<line> 80,00% </line>
<line> *1,*2% </line>
<line> 9*,*7% </line>
<line> 80,77% </line>
<line> 88,2*% </line>
<line> 80,*0% </line>
<line> 86,*6% </line>
<line> 4,65% </line>
<line> 0,*0% </line>
<line> 0,*0% </line>
</par>
<par>
<line> 10- Estou *o *omand* de mi*ha </line>
</par>
<par>
<line> própria car**ira. </line>
<line> 83,72% </line>
<line> 8*,00% </line>
<line> 72,73% </line>
<line> 91,6*% </line>
<line> 76,92% </line>
<line> 94,12% </line>
<line> 8*,00% </line>
<line> 86,96% </line>
<line> 0,00% </line>
<line> 2,3*% </line>
<line> 0,00% </line>
</par>
<par>
<line> 11- N* final das cont*s, d*pen*o de </line>
</par>
<par>
<line> mim mesmo para avan*ar em minha </line>
</par>
<par>
<line> c**reira. </line>
<line> 81,40% </line>
<line> 80,0*% </line>
<line> **,73% </line>
<line> 91,67% </line>
<line> 73,08% </line>
<line> 94,12% </line>
<line> 85,*0% </line>
<line> 78,26% </line>
<line> 0,0*% </line>
<line> 0,00% </line>
<line> 0,00% </line>
</par>
<par>
<line> 12- No qu* *iz respei*o * m*n*a </line>
</par>
<par>
<line> carre*r*, quem to*a *s deci*ões s*u </line>
</par>
<par>
<line> eu. </line>
<line> 76,74% </line>
<line> 70,00% </line>
<line> 81,82% </line>
<line> *3,33% </line>
<line> **,08% </line>
<line> 82,3*% </line>
<line> 80,00% </line>
<line> 73,91% </line>
<line> 4,65% </line>
<line> *,00% </line>
<line> 0,00% </line>
</par>
<par>
<line> 13- No passado, eu confiav* mais em </line>
</par>
<par>
<line> mim do que os outr*s p*ra conseguir </line>
</par>
<par>
<line> um novo *mprego q**ndo </line>
</par>
<par>
<line> n**essário. </line>
<line> 69,77% </line>
<line> *5,00% </line>
<line> 72,73% </line>
<line> 5*,33% </line>
<line> 6*,38% </line>
<line> 76,47% </line>
<line> *5,00% </line>
<line> 47,83% </line>
<line> 2,33% </line>
<line> 2,*3% </line>
<line> 2,3*% </line>
</par>
<par>
<line> Font*: *l*borado p*las *utor*s </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 17, n. 7, art. 10, p. 200-218, jul. 20*0 </line>
<line> ww*4.fsa*et.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Aderê*cia do Doc*nte de *nsino Supe*ior às Carr**ra* n*o Tra*icionais </line>
<line> *1* </line>
</par>
<par>
<line> Tab*la 3 - A*álise de *a*acter*sti*as de Orientação a Valo*es da Car*eira Proteana </line>
</par>
<par>
<line> Têm </line>
<line> R*de Rede </line>
<line> De*i*ação Outro </line>
<line> Uma </line>
<line> Ma** de </line>
<line> N*los *ulos Nas </line>
</par>
<par>
<line> Or*ent*ção a V*lores </line>
<line> aderência *ública Privada As duas Exclusi*a Emprego I nstitu*ção uma NulosPub Privada duas </line>
</par>
<par>
<line> 14- Eu conduzo minha *rópr*a carre*ra, </line>
</par>
<par>
<line> baseado(a) e* mi*has prioridades </line>
</par>
<par>
<line> pe*soais * não nas prioridades de **u </line>
</par>
<par>
<line> emp*egador. </line>
<line> 69,77% </line>
<line> 80,0*% </line>
<line> 63,64% </line>
<line> 58,33% </line>
<line> 73,08% </line>
<line> *4,*1% </line>
<line> 70,00% </line>
<line> 6*,57% </line>
<line> 2,33% </line>
<line> 2,33% </line>
<line> 0,00% </line>
</par>
<par>
<line> 15- Nã* é mu*to importante par* mim a </line>
</par>
<par>
<line> fo*ma com que as pessoas avaliam as </line>
</par>
<par>
<line> esc*lhas que eu fa** *m minha ca*rei*a. </line>
<line> 37,21% </line>
<line> 25,00% </line>
<line> 5*,55% </line>
<line> 41,67% </line>
<line> 26,92% </line>
<line> 52,94% </line>
<line> 45,0*% </line>
<line> 3*,*3% </line>
<line> 11,63% </line>
<line> 4,*5% </line>
<line> 0,00% </line>
</par>
<par>
<line> 1*- * que mais *mporta pa*a mim * </line>
</par>
<par>
<line> *omo *u me sinto *m r**ação a meu </line>
</par>
<par>
<line> sucesso na c*rrei*a e não como outras </line>
</par>
<par>
<line> pes*oas se se*tem a re*pei*o disso. </line>
<line> 69,77% </line>
<line> 70,00% </line>
<line> 81,8*% </line>
<line> *8,3*% </line>
<line> 65,38% </line>
<line> 76,47% </line>
<line> 70,00% </line>
<line> 69,57% </line>
<line> 4,65% </line>
<line> 0,00% </line>
<line> 0,00% </line>
</par>
<par>
<line> 17- Sigo a minha própria consciênci* se </line>
</par>
<par>
<line> a minha empr*sa solicitar que eu faç* </line>
</par>
<par>
<line> algo que se*a contra os meus *alo*es. </line>
<line> *9,07% </line>
<line> 75,00% </line>
<line> 63,6*% 100,00% </line>
<line> 84,62% </line>
<line> 70,59% </line>
<line> 75,00% </line>
<line> 82,61% </line>
<line> 4,65% </line>
<line> 4,65% </line>
<line> 0,00% </line>
</par>
<par>
<line> 18- O que eu a*ho que está certo em </line>
</par>
<par>
<line> minha carreira * *ais important* *ara </line>
</par>
<par>
<line> **m d* que o qu* minha empresa ac*a. </line>
<line> 6*,12% </line>
<line> 60,**% </line>
<line> 72,*3% </line>
<line> 66,67% </line>
<line> 69,23% </line>
<line> *8,82% </line>
<line> 55,00% </line>
<line> **,91% </line>
<line> 2,3*% </line>
<line> 2,33% </line>
<line> *,0*% </line>
</par>
<par>
<line> 1*- Em m*nh*s expe*iê*c*as pas*adas, </line>
</par>
<par>
<line> eu segui meus próprios valor*s mesmo </line>
</par>
<par>
<line> quan*o a empr*sa me pediu p*ra fazer </line>
</par>
<par>
<line> a*go com o qual eu não concordav*. </line>
<line> 65,*2% </line>
<line> 65,00% </line>
<line> 63,64% </line>
<line> 66,6*% </line>
<line> 65,3*% </line>
<line> 64,7*% </line>
<line> 6*,00% </line>
<line> **,57% </line>
<line> 4,65% </line>
<line> 4,6*% </line>
<line> 0,0*% </line>
</par>
<par>
<line> Referênc*a para p*rcentua* </line>
<line> 43 </line>
<line> 20 </line>
<line> 11 </line>
<line> 12 </line>
<line> 26 </line>
<line> 1* </line>
<line> 20 </line>
<line> 23 </line>
<line> 43 </line>
<line> 4* </line>
<line> 43 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *l*borado pelas *utoras </line>
<line> Foi poss*vel ob**rvar que, ap*sar de a *aioria dos docentes pensa*e* d* acordo *om </line>
</par>
<par>
<line> as afir*ações, o percentual ** ad*rênci* é m*n*r do que os aprese*ta*os </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> a**odir*ci*nament*. De certa for*a, é </line>
<line> p**sível observar qu* </line>
<line> apesar </line>
<line> de se s*ntir*m </line>
</par>
<par>
<line> re**onsáveis pe*as decis*e* de *ua carre*ra * s*rem pro*tivos, os *ocente* ain*a se imp*rtam </line>
<line> com a opinião do empregador. A *der*ncia foi ma*or en*re *s *rofess*r*s d* rede *úblic* e </line>
</par>
<par>
<line> entre os que se dedicam somente à carreira docente. Não é pos*í*el afi*mar o mot*vo </line>
<line> pelo </line>
</par>
<par>
<line> qual *s </line>
<line> docent*s que possuem outro emprego se **portam *ais com * opinião </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> ***r*gador, m*s é possível *upor q*e esta é uma inf*uência do *undo corporativo. </line>
<line> Ass*m como no a*p*cto analisado anteriorm*nte, também *oi mu*to baixo o número de </line>
<line> docen*es qu* res*on*eram não concordar com as afirmações anal*sadas, pr**ci*almente entre </line>
<line> os *ocent*s que traba*ham em *a*s de uma instituiçã*. </line>
<line> Dent*e os crit*rios *pre*entados por Ve**so d* Du*ra (2*09) e Ne*es et. *l. (2*19), f*i </line>
<line> pos*ível observar nesta a**stra que as caracterí*ticas *e des*nvolver a h**ilidade *e ap*e**er </line>
<line> e c*nstruir r*l*ç**s são m*is co**ns q*e as *e autonomia e aut*direção. O* critér*o* extern*s </line>
</par>
<par>
<line> re*acionad*s * visão organ**acional m*n*io*ado* por Veloso e Dutra (2009) ainda </line>
<line> *x*rc*m </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T*resina P*, v. 17, *. 7, art. 10, p. 200-218, j*n. 2020 ww*4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. F. Ma*ch*ni, Y. C. Oswaldo </line>
<line> 214 </line>
</par>
<par>
<line> *ouca influência, o **e co*firma a teoria de Briscoe e H*ll (**06b) d* que o profissional pode </line>
<line> a*res**tar maior ou menor *rau de orientaçã* à carreira pro*eana. </line>
<line> Os fat*res re*acion**os à carre*ra sem fronteir*s es*ão relaci*nad** à mo**lidade física </line>
<line> e ps*cológi*a, se*undo o mo*elo pr*p*sto. Ini****mente, foram an*lisadas *s inf*r*ações </line>
<line> r**acion*das à mob*lidade psicológica, apresentadas na Tabe*a 4. </line>
</par>
<par>
<line> Os do*ent*s a**e*entam grande </line>
<line> aderê*c*a à mobilidade psicológica, principalmente </line>
</par>
<par>
<line> com relação à procura pelo *pren*i*a*o e demo**t*am gosta* de </line>
<line> *ov*s *x*eriências </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> situações e interagir com pessoas de </line>
<line> diferentes *rganiz*ç*es. Porém, em situações qu*ndo </line>
</par>
<par>
<line> question*dos **b*e a busca de *por*unidade fora ** orga*i*ação, houve uma ba**a *d*rênc*a. </line>
<line> Tais caracterís*icas s* destacam mai* nos *ocentes *ue trab*lham tanto *as duas *nstitui*ões e </line>
<line> se dedicam integralment* à car*eira docente. </line>
<line> *u**do que*tionados sobre a *obilidade fí*ica, os percentuais de ade*ênc*a </line>
</par>
<par>
<line> diminuem, mas </line>
<line> ai*da a*re*entam a m*ioria dos respo*dentes. As *ar*cte*ísticas </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> mo*il*dade física possuem ma*or a*erên*ia dos d*c*ntes que trabalham em mais </line>
<line> *e uma </line>
</par>
<par>
<line> ins*it*ição *u *ossuem outro tr*balho. Ao r*alizar a análi*e, o mo*elo desenvolvido in*erte a </line>
</par>
<par>
<line> pontuaç*o, considera*do </line>
<line> ader*ncia aos fatores *om resp*stas </line>
<line> "*lgumas v*ze* - até c*rto </line>
</par>
<par>
<line> ponto" "mui** *ouco ou nulo". *pesar *e a maio*ia dos e </line>
<line> res*ondentes apresenta* um </line>
</par>
<par>
<line> al*nham**to com mob*lida*e física, das caracterís*ica* avaliada* a*é o mom*nto, *o* a </line>
<line> a </line>
<line> *ue </line>
</par>
<par>
<line> apr*sentou um percen*u*l maior de pensame*to con*rário e, em alguns aspect*s, at* 11,63% </line>
<line> dos r*spond*ntes go*tam da prev*sibilida*e de traba*har continua*ente para a mesma </line>
<line> organizaç*o, princi*al*ente nos doce*tes de institu*ção pública. Os dados da mobilidade </line>
<line> física estão *presentados na Tabela 5. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 17, n. 7, art. 10, *. 200-218, jul. 2020 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A *derência do *o**nte de Ensino Superio* às Carre*ras não Tradicio*a*s </line>
<line> 21* </line>
</par>
<par>
<line> *abela 4 - A*áli*e da Mobi*idade Psicológica *a Carreira se* Fr*nte**as </line>
</par>
<par>
<line> T*m </line>
<line> *e*e </line>
<line> ***e </line>
<line> Dedicação O**ro </line>
<line> Uma </line>
<line> *a*s de </line>
<line> Nulos Nulo* Nas </line>
</par>
<par>
<line> Mob*lida*e Psicológ*c* </line>
<line> ad**ê*cia Públi*a Privada *s *u*s Exc*usiv* Em*rego I *stitui*ão um* *ulo* Pub Privada </line>
<line> duas </line>
</par>
<par>
<line> 2*- *u *ro**ro tarefas q*e m* </line>
</par>
<par>
<line> per**ta* *prender algo no*o. </line>
<line> 90,70% </line>
<line> 90,00% </line>
<line> 81,*2% *00,*0% </line>
<line> 92,3*% </line>
<line> 88,*4% </line>
<line> 85,*0% </line>
<line> 95,65% </line>
<line> 0,00% </line>
<line> 0,00% </line>
<line> 0,0*% </line>
</par>
<par>
<line> 21- Go*taria *e *r*ba*har em </line>
</par>
<par>
<line> proje*os com pessoas de </line>
</par>
<par>
<line> várias orga*iza*ões. </line>
<line> 79,07% </line>
<line> 85,00% </line>
<line> 6*,64% </line>
<line> 83,*3% </line>
<line> 80,77% </line>
<line> 76,47% </line>
<line> 75,00% </line>
<line> 82,61% </line>
<line> 2,33% </line>
<line> 2,33% </line>
<line> 0,00% </line>
</par>
<par>
<line> 2*- Gosto *e tarefa* qu* </line>
</par>
<par>
<line> requeiram que eu traba*he *ora </line>
</par>
<par>
<line> da organização. </line>
<line> 5*,81% </line>
<line> 60,00% </line>
<line> 45,45% </line>
<line> 7*,00% </line>
<line> 53,85% </line>
<line> 58,82% </line>
<line> 60,00% </line>
<line> 52,17% </line>
<line> 2,*3% </line>
<line> 4,65% </line>
<line> 2,3*% </line>
</par>
<par>
<line> 2*- Gosto de tarefas em m*u </line>
</par>
<par>
<line> trabalho qu* r*quei*am que eu </line>
</par>
<par>
<line> traba*he além ** meu p*óp*io </line>
</par>
<par>
<line> depart*me*to. </line>
<line> 62,*9% </line>
<line> *0,00% </line>
<line> *2,7*% </line>
<line> 75,00% </line>
<line> 57,69% </line>
<line> 70,59% </line>
<line> 5*,0*% </line>
<line> 69,**% </line>
<line> 4,65% </line>
<line> 4,65% </line>
<line> 0,**% </line>
</par>
<par>
<line> 24- G**to de trabalha* com </line>
</par>
<par>
<line> pess*as **ra da mi*ha </line>
</par>
<par>
<line> org*nizaç*o. </line>
<line> 76,74% </line>
<line> 75,00% </line>
<line> 72,73% </line>
<line> 83,33% </line>
<line> 84,62% </line>
<line> 64,71% </line>
<line> 75,00% </line>
<line> 78,26% </line>
<line> 2,33% </line>
<line> 2,33% </line>
<line> 0,00% </line>
</par>
<par>
<line> 25- Gosto d* tr*bal*** que </line>
</par>
<par>
<line> re*ueiram que eu inter*j* *om </line>
</par>
<par>
<line> pe*s*a* de vári*s </line>
</par>
<par>
<line> or*anizaçõ*s diferentes. </line>
<line> 83,72% </line>
<line> 80,00% </line>
<line> 72,*3% *0*,00% </line>
<line> *4,62% </line>
<line> 82,35% </line>
<line> 75,*0% </line>
<line> 91,30% </line>
<line> 2,33% </line>
<line> 2,33% </line>
<line> 0,00% </line>
</par>
<par>
<line> 26- No **ssa*o, *usqu*i </line>
</par>
<par>
<line> opo*tunida*es que *e </line>
</par>
<par>
<line> permitissem trabalhar f*r* da </line>
</par>
<par>
<line> orga*izaç*o. </line>
<line> 47,62% </line>
<line> 45,00% </line>
<line> *7,27% </line>
<line> *6,67% </line>
<line> *2,31% </line>
<line> *2,94% </line>
<line> 35,00% </line>
<line> 56,52% </line>
<line> *,98% </line>
<line> *,00% </line>
<line> 2,*3% </line>
</par>
<par>
<line> 27- Sinto-*e motiv*do </line>
</par>
<par>
<line> *uando enfrent* experiências </line>
</par>
<par>
<line> e *ituações nov**. </line>
<line> 88,37% </line>
<line> 90,00% </line>
<line> 81,8*% </line>
<line> 91,67% </line>
<line> 84,62% </line>
<line> 94,12% </line>
<line> 80,00% </line>
<line> 95,65% </line>
<line> 0,00% </line>
<line> 0,00% </line>
<line> 0,00% </line>
</par>
<par>
<line> Referência para **rcentual </line>
<line> 43 </line>
<line> 20 </line>
<line> 11 </line>
<line> 12 </line>
<line> 26 </line>
<line> 17 </line>
<line> 20 </line>
<line> 2* </line>
<line> 43 </line>
<line> 43 </line>
<line> *3 </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Elabo*ado pelas autor*s </line>
<line> Como afirm*do por Veloso *t.al. (2011), o docente possui o co*portame*to da </line>
</par>
<par>
<line> *arreira sem fronteira*, principalmen** ligado ao *ato ** </line>
<line> buscar o </line>
<line> co**ecimento e realiza* o </line>
</par>
<par>
<line> gerenciam*nto d* próp*ia ca*reira. A aderê*c*a *o co*por*amento da mobi*idade *ísica </line>
<line> prop*sta por Ribei*o et.al. (2*18) e Briscoe et.a*. (2006) é **ior entre aqueles que já </line>
</par>
<par>
<line> tr**al*am em ma*s d* uma in*tituição ou </line>
<line> possuem c*rreiras paralelas. De fo*ma g*ral, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *derênc*a é maior quando analisad* a m*b*l*dade psicológica. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 17, n. *, a*t. 10, p. 200-*18, ju*. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. M. F. Marchini, Y. C. Oswa*d* </line>
<line> 21* </line>
</par>
<par>
<line> *abela 5: A*álise da Mobi*idade Física da C**reira sem Frontei**s </line>
</par>
<par>
<line> *êm </line>
<line> Rede </line>
<line> Rede </line>
<line> Dedicação Outro </line>
<line> Uma </line>
<line> Mais d* Grande Gra*de Grande </line>
</par>
<par>
<line> Mobi*idade Física </line>
<line> ad*rê*cia Públic* Privada *s duas *xclusiv* E**reg* I nstituição uma M*d Pu* Med Pri Med Duas </line>
</par>
<par>
<line> **- Gosto da previsibilidade </line>
</par>
<par>
<line> *eco***nte de *e *rabalhar </line>
</par>
<par>
<line> continua*ente p*ra a me*ma </line>
</par>
<par>
<line> organização. </line>
<line> 6 2 ,7 9 % </line>
<line> 6 0 ,0 0 % </line>
<line> 6 3 ,6 4 % </line>
<line> 6 6 ,6 7 % </line>
<line> 5 0 ,0 0 % </line>
<line> 8 2 ,3 5 % </line>
<line> 8 0 ,0 0 % </line>
<line> 4 7 ,8 3 % </line>
<line> 1 1 ,6 3 % </line>
<line> 4 ,6 5 % </line>
<line> 4 ,6 5 % </line>
</par>
<par>
<line> 29- Eu ** sentiria bastant* </line>
</par>
<par>
<line> p*rdido se nã* pudesse trabal*ar </line>
</par>
<par>
<line> *ara * mi*ha atual org*nização. </line>
<line> 7 * ,4 2 % </line>
<line> 7 5 ,0 0 % </line>
<line> 6 3 ,* 4 % </line>
<line> 8 3 ,3 3 % </line>
<line> 6 9 ,2 3 % </line>
<line> * 2 ,3 5 % </line>
<line> 8 * ,0 0 % </line>
<line> 6 5 ,2 2 % </line>
<line> 4 ,6 5 % </line>
<line> 6 ,9 8 % </line>
<line> 2 ,* 3 % </line>
</par>
<par>
<line> 30- Prefiro permanecer em uma </line>
</par>
<par>
<line> empresa com a *ua* eu e*teja </line>
</par>
<par>
<line> familiariza*o do **e pr*curar </line>
</par>
<par>
<line> por outr* empr*go em outro </line>
</par>
<par>
<line> luga*. </line>
<line> 6 7 ,4 4 % </line>
<line> 8 * ,0 0 % </line>
<line> 4 5 ,4 5 % </line>
<line> 6 6 ,6 7 % </line>
<line> 5 7 ,6 9 % </line>
<line> 8 2 ,3 5 % </line>
<line> 7 5 ,* * % </line>
<line> 6 0 ,8 7 % </line>
<line> * ,0 0 % </line>
<line> 9 ,3 0 % </line>
<line> * ,6 5 % </line>
</par>
<par>
<line> 31- Se mi*ha em*resa </line>
</par>
<par>
<line> pr*porcionasse emprego </line>
</par>
<par>
<line> vi**lício, *u nunca iria querer </line>
</par>
<par>
<line> p*ocurar *raba*ho em ou*ras </line>
</par>
<par>
<line> organizações. </line>
<line> 6 5 ,1 2 % </line>
<line> 7 0 ,0 0 % </line>
<line> 4 5 ,4 5 % </line>
<line> 7 * ,0 0 % </line>
<line> 5 0 ,0 0 % </line>
<line> 8 8 ,2 4 % </line>
<line> 6 5 ,0 0 % </line>
<line> 6 5 ,2 2 % </line>
<line> 6 ,* 8 % </line>
<line> 4 ,6 * % </line>
<line> 2 ,3 3 % </line>
</par>
<par>
<line> 3*- O meu ideal *e carr*ira seria </line>
</par>
<par>
<line> trabalhar a*enas para uma úni** </line>
</par>
<par>
<line> org***zação. </line>
<line> 6 2 ,7 9 % </line>
<line> 7 0 ,0 0 % </line>
<line> 3 6 ,3 6 % </line>
<line> 7 5 ,0 0 % </line>
<line> 5 3 ,8 5 % </line>
<line> 7 6 ,4 7 % </line>
<line> 6 5 ,* 0 % </line>
<line> 6 0 ,8 7 % </line>
<line> 9 ,3 0 % </line>
<line> 4 ,6 5 % </line>
<line> 4 ,* 5 % </line>
</par>
<par>
<line> Referênc*a par* percentual </line>
<line> 43 </line>
<line> 20 </line>
<line> 11 </line>
<line> *2 </line>
<line> 26 </line>
<line> 17 </line>
<line> 20 </line>
<line> *3 </line>
<line> 43 </line>
<line> 43 </line>
<line> 43 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Fo*t*: Ela*orad* pelas autoras </row>
</column>
<par>
<line> 5 </line>
<line> CO*SI*ERAÇÕ*S FINAIS </line>
<line> A proposta do *rtigo f*i veri*ic*r se os *ocentes de ensi*o *uperi*r de dife*entes </line>
</par>
<column>
<row> *aculdades da r*gião de A**ric*na possuem o comporta*ento de profissi*nais de ca**eira </row>
<row> *em fron**ira* e ca*reiras pro**anas. </row>
<row> Ap*s realiz**ão da p*squis* *ibliográ*ica sobre as c*rreiras e* estu**, foi selecio*a*o </row>
<row> *m mod*lo d* análise de comport*mento da carreira *em fronteiras e *arreira proteana </row>
<row> desenvolvido por Briscoe *t *l. (2006) para aplicação. </row>
<row> A* f*nal, foram quarenta e três respondent*s de q*a**o di*e*e*te* in*ti*uições, pública e </row>
<row> priv*d*, co* resp*ndentes que possuem dedicação exclus*va * carreira e outros que possuem </row>
<row> uma c*rreira p**alela. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Foi pos**vel analis*r *a amost*a </line>
<line> pesquisa*a qu* </line>
<line> os docentes *ossuem c*mpor**mento </line>
</par>
<par>
<line> de ca*reira* sem fron*eira* e c*rrei*as pr*teanas, mas *xistem a**uns as*ectos que sã* mais </line>
<line> c*m*ns que outros. </line>
<line> Em gera*, os *ocente* se sen*em responsáv*i* pelo desenvolvi**nt* e *esulta*os *e </line>
<line> *uas carr*iras, são proativos, se*tem-se responsá**i* pel* *u* for*ação, m*s ainda **ssuem </line>
<line> um vínculo com a or*anização. Foi *os*ível avaliar que o autodir*cionamen*o é *aior que a </line>
<line> or*en*açã* por val*res na *arreira proteana, pri*cip*lme*te nos d*cent*s de instit*ição **blica </line>
<line> *ev. FSA, T*resin*, v. 17, n. *, a*t. 10, p. 200-2*8, j*l. 2020 w*w4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Aderência do Docen*e *e E**i*o Supe*ior às C*rreiras n*o Tradicionais </line>
<line> 217 </line>
</par>
<par>
<line> e naqueles que se ded*cam somente *a*r*ira *ocente, in*alidand* * hipótese inicial da à </line>
<line> pesquisa. </line>
<line> *á com rela*ão *o comport*mento da carreira *em *r*nt*iras, foi pos*ív** o*servar que a </line>
<line> ade*ência é ma*or entre o* docentes que lecio*a* em mais d* *ma i*stitui*ão ou p*ss*e* *m </line>
<line> tra*alho fora da carreira doc**te, c*nforme hipótese ini*i*l. </line>
<line> O* estudos e*globaram p*o*essores de apenas 4 insti*uições *e ensino na região </line>
<line> estudada, não sen*o poss*vel generalizar os resu*t*dos. *ara isso seria n*cessário engloba* </line>
<line> uma amost*a maior **volvendo ou*ras i*st*tuições de outr*s localidades, suge*t*o para </line>
<line> *esquisas futuras. </line>
<line> REFER*NCIAS </line>
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<line> Como Ref**e***ar est* Artigo, c*n***me ABNT: </line>
<line> MARCHI*I, D. M. F; OSWALDO, Y. C. * Aderência do D*cent* De Ens*no Supe*ior às Car*e*r*s </line>
<line> nã* T*adic**nais. Rev. *SA, T*resina, v.17, n. 7, a**. 10, p. 200-21*, jul. 2020. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição dos Autores </line>
<line> *. M. F. Marchini </line>
<line> Y. C. Oswaldo </line>
</par>
<par>
<line> 1) concep*ã* e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) anál*se * *nterpretaçã* d*s dados. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do rascunho ou na revisão crítica do co*teúdo. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 4) par*i*ipação na ap**vação d* vers*o **nal do manuscrito. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 1*, n. *, art. *0, p. 200-21*, ju*. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.*om.b*/r**i*ta </line>
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</page>
</document>

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