<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 10, art. 10, p. 188-20*, o*t. 2*20
</line>
<line>
ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2*20.17.10.*0
</line>
</par><par>
<line>
O Impacto dos Parcelamentos Fi*c*is nos Gas*os *om Edu**ção no Brasil: A**lise dos
</line>
<line>
Par*elamentos F*scai* E*tre 2008 e *017
</line>
<line>
The Impac* *f Fis*al Instal*men*s on Ed*c*tion Ex*enses in Brazil: Anal*si* of Fiscal
</line>
<line>
Insta***ents Betw*en 2008 and 2017
</line>
<line>
*enrique d* Silva Sobri*ho
</line>
<line>
Graduado Em Ci*nc*as Contábeis - UF*D
</line>
<line>
henriqu*co*inthian**7@hotma*l.c*m
</line>
<line>
Rafael Mar*i** Norille*
</line>
<line>
Doutor em Ciênci*s *ontábeis - *nB
</line>
<line>
Docente F*CE-UFGD
</line>
<line>
rafael.mno*ill*r@gmail.com
</line>
<line>
Al*iso* Ma*oel d* Sousa
</line>
<line>
Dou*or*n*o em Ciênc*as C*ntábeis - UFPR
</line>
<line>
a*lison.msousa@gmail.com
</line>
<line>
Maria Ap*recida Farias D* S*u*a *og*eira
</line>
<line>
*out**a em Ciências Amb*e*tais * Sustentab*lidade A**o*ecuária - UCDB
</line>
<line>
Docente FA*E-UFGD
</line>
<line>
*a*ianoguei**@u*gd.e*u.br
</line>
<line>
Juar*z Alves Mar**es
</line>
<line>
Mestr* em Agro*egócios - U*MS
</line>
<line>
Do*ente FACE-*FGD
</line>
<line>
juar*zmarq*es@ufgd.ed*.*r
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: Henrique da Si*va S*b*inho
</line>
</par><par>
<line>
Universidade F*d*ral
</line>
<line>
da
</line>
<line>
G*ande Do**ados
</line>
<line>-</line>
<line>
U*GD
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
Rua João Rosa Góes, 1*61 - Vil* *rogresso, CEP 79825-
</line>
<line>
070, Do*rados-MS, *rasil.
</line>
<line>
Endereço: Rafael Ma*tins N*r*ller
</line>
</par><par>
<line>
Univ*rsidade F*der*l
</line>
<line>
*a
</line>
<line>
Gr*nde Dourados
</line>
<line>-</line>
<line>
*FGD
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
Rua João Rosa Góes, *761 - Vila P*ogr*s*o, CEP 7*825-
</line>
<line>
Editor-Chefe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
T*nny
</line>
<line>
Kerley
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
A**ncar
</line>
</par><par>
<line>
07*, Doura*os-MS, B*a*il
</line>
<line>
Ro*rigues
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: A*lis*n Manoel de Sous*
</line>
</par><par>
<line>
Universidade Fe*e**l d*
</line>
<line>
Paraná - UF*R - Rua XV de
</line>
<line>
Ar*igo *ecebido em 2*/02/2020. Últ*ma
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Novembro, 1299 - Cent*o, C*P 8*060-000, Curitiba-PR,
</line>
<line>
recebida *m 12/03/*020. *provado em 13/03/2020.
</line>
</par><par>
<line>
Brasi*.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: M*ria *parecida *arias de Souza
</line>
<line>
Avaliado pelo s*stema Tri**e Review: a) Desk Review
</line>
</par><par>
<line>
Nogueir*
</line>
<line>
p**o E*itor-Che**; e b) D*ub*e **ind Revie*
</line>
</par><par>
<line>
Unive*sidade
</line>
<line>
F*deral
</line>
<line>
da
</line>
<line>
Gra*d*
</line>
<line>
Dourad*s
</line>
<line>-</line>
<line>
UFGD
</line>
<line>-</line>
<line>
(avaliação cega por *o*s *valiadores *a área).
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
O *mpacto *o* Parcelamentos Fiscais n*s Ga*tos com Edu*aç*o no Brasil: *nálise dos *arcela*e*to*
</line>
<line>
*89
</line>
</par><par>
<line>
R*S*M*
</line>
</par><par>
<line>
*sta pes*uis* o**eti*ou a*a*isar * impa*to dos parc*l**entos f*scais *oncedi**s *elo govern*
</line>
</par><par>
<line>
brasileiro nos gastos co* educação. Para tanto, foram analisa*as informações sobre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
parc*lamento fiscal do Governo Federa* do Bra*il e as despesas com a
</line>
<line>
f*nção de ed*caç*o
</line>
</par><par>
<line>
entr* 2*08 e 2*17. Os resultados demon**ram *ue por volt* de 2000 empre*as aderiram a três
</line>
<line>
ou mais parcelament** fiscais. Estas emp*esas são responsáve*s por a*roximadamente 70%
</line>
<line>
*o montante devido ao Governo F*deral. N* que *e refere aos gastos com *ducaçã*, observa-
</line>
</par><par>
<line>
se *ue durante * perí*do da *nális* eles foram inferiores * 2% (diferente
</line>
<line>
da meta *st*pulada
</line>
</par><par>
<line>
pelo P*ano Nacional de Educ*ção (PNE)). As ev*dências apont*m que os valore* não
</line>
</par><par>
<line>
recebidos dest**ados ao parce*amento e
</line>
<line>
fisc*l podem contribuir co* o *anho e* c*pital
</line>
</par><par>
<line>
humano pela pop*lação. Des*a forma, estes
</line>
<line>
valo*es p*d** suscitar o
</line>
<line>
cres*iment* e
</line>
</par><par>
<line>
desenvo*viment* econômico.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-ch*ve: *a*tos *m Educaçã*. Parcelamentos F*sc*is. Pe*da de Arreca*aç*o.
</line>
<line>
ABS*RACT
</line>
</par><par>
<line>
Thi* re*earch
</line>
<line>
aimed to a**lyze
</line>
<line>
the **pact of tax ins*a*lments gra*ted *y t** Brazilian
</line>
</par><par>
<line>
gover*m*nt on education spending. *herefore, in*ormation on t*e
</line>
<line>
tax ins*allments o* th*
</line>
</par><par>
<line>
Fed*ral Go*ernment of Br*zil an* the expenses with t*e edu*at*on f*nction betw*en 2008 *nd
</line>
<line>
20*7 *ere analyze*. T*e r*s*lts s*ow that ar*und 2000 c*mpanie* joined th*ee or more tax
</line>
</par><par>
<line>
installm*nts. These c*mpanies *re responsible for app**ximately 70% *f the
</line>
<line>
amo*nt due to
</line>
</par><par>
<line>
the Federal Government. Wit* regard to s*endin* *n e*ucation, it is o*served ***t duri*g the
</line>
<line>
ana*ysis period, spend*ng on *d*cation *a* le*s th*n 2% (di*f*rent from the goal stipulated by
</line>
<line>
*he National Ed**ation Plan (PNE)). Ev*dence point* out *hat th* *m*unts not re*eived and
</line>
<line>
*ntended for tax *ns*allments can contribute t* the *ain in h*man capital *y the popul**ion. In
</line>
<line>
t*is way, th*se val*es can stimulate economic grow*h and d**elopment.
</line>
<line>
Ke*word: E*u***i*n *pend*n*. Tax In*tallments. L*ss o* Re**nue.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. 17, n. 10, art. 10, p. 188-20*, ou*. 20*0
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. *. Sobrinho, R. M. *oriller, A. M. Sousa, M. A. F. S. *o*ue*ra, J. *. Marques
</line>
<line>
19*
</line>
</par><par>
<line>
1 I*TRO*U**O
</line>
</par><par>
<line>
O Estado é um e*t* presente em todos os
</line>
<line>
*aíses em que pode atu*r e* d*ferent*s
</line>
</par><par>
<line>
pe*spectiva* (*nt*r*erindo de f*r*a mínima ou máxima *a ec*****a e, cons*quentemente, na
</line>
</par><par>
<line>
socied*de). De acordo com Santos (2006), para que o E**ado consig* *t*nder à s*ciedade
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
ne*ess*r** que co*s*ga cump**r três funç*es: alocativa, estabil*zadora e di**ri*u*iva. *
</line>
<line>
autor
</line>
</par><par>
<line>
menciona qu*, para cump*ir es*as funções s**iais, o Estad* precisa obt*r recursos *e di*er*n*es
</line>
</par><par>
<line>
*ormas, em
</line>
<line>
que a pr**c*pal compreend*
</line>
<line>
a **recada*ão de *rib*tos. Nes*e con**x*o,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
tributa**o no Br**il ocorre de maneira *ireta, s*br* a renda e s*bre a proprieda*e
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
indiv*duos, e indir*t*, so*re
</line>
<line>
o* produto* de co*sumo dos mesm** (S**TOS, 200*). Neste
</line>
</par><par>
<line>
país, a arrec*dação *rib*tária brut* em 201* r*pr**ento* cerca de 32% do PIB, segu*do d*dos
</line>
</par><par>
<line>
da Receita *e*era*;
</line>
<line>
diz-s* *ruta
</line>
<line>
pelo f*to de q** valo* *present*d* so*r* deduções o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
isençõ*s, juros, entre out**s (*ECEI*A F*DER*L D* BRASIL - RFB, 2*16).
</line>
<line>
*es*a form*, exi*** uma busc* incessant* dos *ndivíduos, principalmente empresários,
</line>
</par><par>
<line>
por fo*mas d* diminuir, postergar ou até me*mo extinguir a obriga*ão de
</line>
<line>
pagamento
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
tr*butos; pa*a tal feito esses i*di**duos pr*t*cam at*s
</line>
<line>
de pla*ejament* tr*b*t*rio o* evasão
</line>
</par><par>
<line>
f*sca*. H*ck (19*7) destaca que a el*são fiscal com*reen**
</line>
<line>
uma a**o *ult**al que a*v*m da
</line>
</par><par>
<line>
ins*ituição de um tri*ut*. Est* ti*o de
</line>
<line>
p*an*jamento tributário (denominado *e el**ã* fiscal)
</line>
</par><par>
<line>
de acord* c*m Coêlho (2**0) possui duas ver*entes: a elis*o fiscal por lac**a na lei, *ua*d*
</line>
<line>
os ad*inistr*do*e* buscam *or falhas ou equív*cos nas **gislaç**s vig*ntes que pe*m*tem a
</line>
<line>
dim*nuição ou e*tinção da *br*gação de p*gamento *o tri*u*o, *corrend* então ante* do fa*o
</line>
</par><par>
<line>
gerador. Há ainda a elisão ind*zida por lei,
</line>
<line>
*ua*do a *niã*, o estado o* o muni*ípio
</line>
</par><par>
<line>
*ncentivam empresas a se instalare*
</line>
<line>
e* determinada *ocalidade atrav*s
</line>
<line>
da re**ção o*
</line>
</par><par>
<line>
isenção de trib*tos *ue ger**iam grandes gasto* par* tal emp**sa. A evasão f*scal, apesa* de
</line>
<line>
ocorrer de d*f*rentes form*s, se *e**me geral*ente à sonegação f*scal, ou ao n*o pag*me*to
</line>
</par><par>
<line>
d*s
</line>
<line>
tributos, se*do c**sid*rada como crime *ributá*io e c*bendo * e** penalidades previstas
</line>
</par><par>
<line>
(COÊLHO, 2010).
</line>
</par><par>
<line>
Neste c*ntexto, at*tudes co*o (i) es*udar trib*t*ção *o local a
</line>
<line>
o*de se pr*te*de
</line>
</par><par>
<line>
co**tru*r uma empres*, (ii) a e*co**a de um *s*ado onde c*mp*ar insumos ou matéria-prima
</line>
<line>
para reduzir o pag**e*to de ICMS, (*i*) a aná*ise de qual regime t*ibutário se e*caix* m*lho*
</line>
<line>
*a*a a empresa em de**rm*nado ano, s** f*rm*s *e elisão *isc*l *ue s* torn*m cada ve* mais
</line>
</par><par>
<line>
e*identes no
</line>
<line>
cenário br*sileiro, porém * governo *os últimos an*s ocasion* o que mui*os
</line>
</par><par>
<line>
auto**s julgam como in*ent*vo à inadim*lência dos
</line>
<line>
contr*buintes atr*vés do* *iversos
</line>
</par><par>
</page><line>
programas de parcelamento e refinanciamento **scai* lan*ado* desde 2000. Em regra, "A
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resin*, v. 17, n. 10, art. 10, p. 188-205, out. 2020 www4.f*ane*.co*.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Impac*o dos Parcelamen**s Fis***s nos Ga*tos com Educa**o n* Brasil: Anál*se dos Parce*amentos
</line>
<line>
191
</line>
</par><par>
<line>
con*essão de parcel*mento é um f*vor f*scal colocado * disposiç*o do* contribuin*es que, por
</line>
</par><par>
<line>
m*tivos eventuai* e alheio* a su* vontade, tornam-se in*dimple*te* *ar*
</line>
<line>
com
</line>
<line>
o Es*ad*
</line>
</par><par>
<line>
durante dete*min*do período de tempo" (**CHA; SANTIAGO, 2012, p. 2*6).
</line>
</par><par>
<line>
N* entanto, a repetição des*es par*elament*s n*s últimos anos *em *eito com que os
</line>
</par><par>
<line>
contribuintes de*xem de *ump*i* com s**s obri*a*õe* tributária* *a esperança
</line>
<line>
de que, num
</line>
</par><par>
<line>
*ut*ro próximo obterão ma*s *acilidade para o paga**n*o *essas obr**ações. *sto pode fazer
</line>
</par><par>
<line>
*om *ue Estad* financie c*m rec*rsos públicos as ações de participantes o
</line>
<line>
e/ou entidade*
</line>
</par><par>
<line>
pr*vada* (ROCHA; *A*TIAGO, 20*2). P*ova da afirmação a*terior ** dá quando em anál*s*
</line>
<line>
ao últ*mo programa d* parcelame*to, o Pr*grama Es*ecial de Regulari*açã* T*ib*tária
</line>
<line>
(PERT) q*e *brange a* dívidas tributárias * não tributárias de pess*as *ísi*as * jurídicas *esde
</line>
<line>
que v*ncid*s até o dia 30 de abril d* 201*, cerca de 68% dos que a*er*ram são co*tr*buintes
</line>
<line>
que possuem fatur*mento *nual acima de R$150 milhões (MUSSE, 20*8).
</line>
</par><par>
<line>
Entende-se po* g*st* público os valor*s d*sembolsa*os *elo governo pa*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ma**t**ção das suas funções essenc*ais, sendo valor*s destinados para infraestrut*ra, *aúde,
</line>
</par><par>
<line>
seg*rança,
</line>
<line>
educação, entre
</line>
<line>
outros set*res que *jud*m a supr** as n*cessida*e* básica*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*oci*dade. Tais g*stos in*l*en*iam * são influenciad*s pelo crescime*to econômico do país, e
</line>
</par><par>
<line>
por m*i*
</line>
<line>
que *eja alt* a ar*ecad*ção trib*tária fe*t* por parte da União, a má alocação d*s
</line>
</par><par>
<line>
r*c*rso* arrecadados fa* com que
</line>
<line>
tal
</line>
<line>
cr*sc*m*nt* per*ane** es*agnado, um *os f*tores que
</line>
</par><par>
<line>
impedem o *rasil de ser considerad* *m
</line>
<line>
país des*nvolvido (CÂND*DO J***OR, 2009).
</line>
</par><par>
<line>
N*st* contexto, diversos *studos *onstatara* o im*act* do* gastos *om di*erentes funções d*
</line>
<line>
governo para incent*var o cr*scime*to econômico (CRÉMIEU*; OUELLETTE; PILON,
</line>
<line>
1999; DISSOU; *IDIC; YAKA*TSAVA, 2016; FACCHI*I; SEGHEZZA, 20*8; IF*;
</line>
<line>
GUE*AT, 2*18).
</line>
<line>
Ressalt*-*e ainda que, seg*ndo Canuto (2018), enquant* o investim**to e*
</line>
</par><par>
<line>
infraes*rutura era *e 5% *o Produ*o Inter*o Bruto (PIB) a renda pe* capta teve aume*to
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
a*e**s 4% *o co*side**r intervalo entr* as d**adas de 1920 e 1980. Contudo, de acordo o
</line>
</par><par>
<line>
*om o autor, nos últim*s anos
</line>
<line>
os inv*stimentos *m infraestru*u*a decaíra* para **nos de
</line>
</par><par>
<line>
*,5% *o PIB, i*plicando uma diminuiçã* d*r*** * indi*etamente do PIB por *onta do*
</line>
</par><par>
<line>
re*ursos
</line>
<line>
oferecidos p*pula*ã*. Apesar de à
</line>
<line>
mostrar que os *as*os do paí* co* *duc*ção
</line>
</par><par>
<line>
equivalem aos gasto* de pa*s*s considerados desen*olvid*s, cer*a de 5% do PIB d* p*ís, **
</line>
</par><par>
<line>
econ*mis*as que apoiam o governo não demonstram *ue PI* desses paíse* é por v*zes o
</line>
<line>
maior que * *o B*asil, e que já nã* possuem os prob*emas básicos de acesso e per*anên**a
</line>
</par><par>
<line>
pelos quais o Brasil passa. E*
</line>
<line>
v*lor*s reai*, a OCDE (Organização para * Cooperaç*o e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Desenvolvimen** Econômico) *ostra que o Brasil gasta cerca de U$3.00*,00 por aluno,
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 17, n. 10, art. 10, p. 188-20*, out. 2020 www4.fsanet.co*.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. S. Sobrin*o, *. M. ***ill*r, A. M. *ousa, M. A. F. *. Nogueira, J. A. Marques
</line>
<line>
192
</line>
</par><par>
<line>
enquanto os países desen*ol*idos que compõem a orga*iz*ção gastam cerca de U$8.700,00
</line>
<line>
(R**ENDE PI***, *0*4).
</line>
</par><par>
<line>
Desd* o *no 2*00, alguns par**lamentos *ributá*ios
</line>
<line>
ben*fi*iaram
</line>
<line>
pessoas *ísicas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
jurídicas que c*ntinh*m d*bitos com a União (*OCHA; SAN*I*GO, 201*). No ano de 2017
</line>
<line>
nã* foi diferente: Regido pela Lei nº. 13.94*/17, o P*ogra*a Espe*ial *e Regulariz*ção
</line>
<line>
Trib*tá*ia (PERT) vem para norm*lizar os débitos que cont*ibu**tes possuía* até *0 de a*ri*
</line>
<line>
d* 2*17, i*c*uindo até mes*o os débitos r**ultan*es d* *arcelament*s anterio*es (BRASIL,
</line>
<line>
2017). P*r mais q*e tais *arcelamentos resultem em r*p**a geração *e caix* para o go*erno, *
</line>
<line>
m*smo deixa de arrecadar quant*as ***sideráveis ao desco*siderar multas e jur*s *os
</line>
<line>
pagam*ntos da* dívid*s. ** o P*RT causo* uma per*a de cerca de R$*5,5 bi***es de re*is, os
</line>
<line>
números assus*am ainda *ais quando se an*lisa u* p**orama dos último* dez an*s, *uando o
</line>
<line>
valor ul*rapass* os R$175 bi*hões (RFB, 2017).
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
per*a
</line>
<line>
de arrecadação fiscal imp*cta não apenas nos rendimen*os líquidos dos
</line>
</par><par>
<line>
*ontrib*intes,
</line>
<line>
c*mo t*mbém na receit* disp*n*vel do
</line>
<line>
go*erno
</line>
<line>
para a execução d* p*lítica*
</line>
</par><par>
<line>
públ*ca* sociais (SAYD, 200*). Segundo Paes (2012), a*ém do i*pacto da *ra*de perda
</line>
<line>
ocasionada pe*o descon*o de j*r*s e multa* como j* cit*do, os parcelamentos fi*c*is
</line>
</par><par>
<line>
*oncedido* pode* ocasi*nar maiores
</line>
<line>
índices de in*di*plências pe*o *ato d* deixar
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
c*ntr*buintes em zona de c*nforto por não pag*r os tributos d*vidos sabendo qu* futuramente
</line>
<line>
s*r*irão parcelame*tos que redu*irã* sua dívida. *ais f**os geram circunstâncias *assivas ao
</line>
</par><par>
<line>
*overn*, *ue pe*de montantes c*nsideráveis p*r grandes empresas adquirirem a p*ática
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
inadim*lência na espera de parcelamentos, o
</line>
<line>
que faz qu* * mes** tenha de diminuir
</line>
</par><par>
<line>
inve*ti**ntos *m áreas essenciais
</line>
<line>
ou
</line>
<line>
partir para financiamentos que aumentam a dív*da
</line>
</par><par>
<line>
*ú*lic* do país para qu* o *esmo cump*a co* suas funções essenciais. Nesse se*tido, surge
</line>
</par><par>
<line>
o seguinte problem* de
</line>
<line>
pes*u*s*: Qual o impa*to *os parcelamentos f*scais conce**dos pelo
</line>
</par><par>
<line>
*o*erno brasi*eiro **s gastos com educaçã*? D*sta forma, esta pesquisa o*jet*va analisar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
impacto dos p*rcel*mentos *iscais *oncedidos pelo
</line>
<line>
governo brasileiro nos gastos
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
educação.
</line>
</par><par>
<line>
A present* pesquisa se justif*ca ao
</line>
<line>
di*cu*ir o im*a**o d*s pa*celamentos fiscais
</line>
</par><par>
<line>
concedidos n*s gas*os com educ*ção. *es*a *orma, apresenta contribuiçõ*s no *m*it* teór**o
</line>
<line>
s*bre os trabal*os qu* *ratara* sobre a a*oc*ção e a* consequências dos gas*o* *om educação
</line>
<line>
no ní*el e*onômico e s*cial [ver Vandenbussche, A*hi*n e *eghir (2006), Annabi, Harv*y e
</line>
</par><par>
<line>
Lan (201*) e Ifa e Guet*t (2018), Patel e Annapoorna (2019)]. A*ém di*so,
</line>
<line>
est* pes*uisa
</line>
</par><par>
<line>
apresen** contrib*içõ*s
</line>
<line>
práticas, com* por exemplo, a co*statação de q*e o gove*no feder**
</line>
</par><par>
</page><line>
brasilei*o deixou de arrecada* 176 b*lh*e* de re*is *evido às política* de parc**amen*o. Valor
</line>
<line>
**v. FSA, Teresina, v. *7, n. *0, ar*. 10, *. 188-2*5, ou*. 202* www4.fsan*t.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Im*act* dos Parcelame*to* Fiscais nos Gas*os com Edu*ação no Brasi*: A*álise dos Parc*lamentos
</line>
<line>
193
</line>
</par><par>
<line>
este q*e pode*ia ter sido util*zado em funções das d**pesas d* gove**o,
</line>
<line>
como a edu*ação.
</line>
</par><par>
<line>
*om i*to, est* pesquisa p*de c*ntr*buir com a população * ó*gão*
</line>
<line>
gov**name*ta*s so*re os
</line>
</par><par>
<line>
benef*cio* e male**cios d*s parcelame*tos fi*cais *o **asil.
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERENCI** *EÓRI*O
</line>
</par><par>
<line>
De acord* *om o previs*o no art. 3º do Código *ribut*ri* N*cional, "*r**uto toda é
</line>
<line>
*restação *ecuniária *ompulsória, em moeda ou cujo v*lor ne*a se possa **primi*, qu* não
</line>
<line>
constitua sanç*o de a*o ilí*ito, instituí*a e* lei e cobrada medi*nte atividade adm**istrativa
</line>
</par><par>
<line>
plename*te vincu*ada" (BR*SIL, 1966). N* Brasil, a
</line>
<line>
tribut*ção existe desd* * sua
</line>
</par><par>
<line>
colonizaç*o, enq*a**o er* g*v**nad* pel* **roa portuguesa a *istância, quando ainda s*
</line>
<line>
*ncontrava em Po*tugal; existi* no Brasil * regime *as sesmaria* e as capitanias hereditá*ias
</line>
</par><par>
<line>
eram doad** alguns cidadãos a
</line>
<line>
port*gueses no intuito de
</line>
<line>
que d*mar**ssem, co*onizassem
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pagasse* tributos à
</line>
<line>
coroa (RAMOS; P*NTO, 2017). Com o pa*sar *os anos, * família real
</line>
</par><par>
<line>
te*e ** se deslocar *ara o Brasil, conforme *onta a história em relação à invasão de Portugal
</line>
<line>
r*a*izada por Napol*ão Bonaparte * *u*s t*opas. **m isso a tributação ex*st*nte passou a ser
</line>
<line>
maior, além *a cri*ção de novos *ributo* p*ra que se pudesse manter o padr*o d* vida luxuoso
</line>
<line>
*a r*a*eza, ou sej*, até aquele mo**nto a t**b*tação ainda n*o era voltada para o benef*c*o da
</line>
<line>
*ocied**e (RAMOS; PINTO, 2017).
</line>
<line>
A Revolução F*anc*sa de 1*89 tr*uxe à t**a * Declaração dos Direitos Humanos e do
</line>
<line>
C*d*dão. Em seu *rt. 13 d*z *ue: "Para a *a*utenção d* força públi*a e para as *espesas d*
</line>
</par><par>
<line>
administração, é indi*pen****l
</line>
<line>
uma con*ribuição
</line>
<line>
com*m qu* de*e ser
</line>
<line>
di vi di da
</line>
<line>
entre o*
</line>
</par><par>
<line>
cidad**s de
</line>
<line>
acordo com suas possibil*dades" (FERREIRA, 1978). A par**r de ent*o os
</line>
</par><par>
<line>
tri**t*s *ecolhidos po* império/*nião p*s*ar*m * convert**-se em benefício* pa*a a socie*ade
</line>
</par><par>
<line>
contribuinte. Baseando-s*
</line>
<line>
num * l i nha
</line>
<line>
*o *em*o, tem-se que a capa*i*ade contri*utiva no
</line>
</par><par>
<line>
Bras** passou * ser conh***da através da *o**tit**ção *mperial
</line>
<line>
do Brasi* de *824,
</line>
<line>
que dizi*
</line>
</par><par>
<line>
que todo cidad*o deveria
</line>
<line>
contribuir,
</line>
<line>
na pr**orção d* s*as p*ss*s, com a quitação das
</line>
</par><par>
<line>
despesas *o Governo. Apesar das oscilações *a *igência
</line>
<line>
d*sse princí*io, Constituiç*o a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
1946 tr**xe certo firmam*nto, dizendo que "o* tr*buto* terão caráter pessoal sempre *u* isso
</line>
</par><par>
<line>
for possível,
</line>
<line>
e serão graduados co*forme * capacidade ec*n**ica do contrib*in*e"
</line>
</par><par>
<line>
(OLIV**R*; ARAÚJO, 20*5).
</line>
<line>
A parti* da Constit*ição de **88 s*o *ercebidas as *unç*es *a arrecadação trib**ária,
</line>
</par><par>
<line>
sendo elas, na
</line>
<line>
*escrição de Viol (*005), alocativ*, redist*ib*tiva e estab*liza*ora. A autora
</line>
</par><par>
</page><line>
expl*ca *ue a tributação serve direta * indire*amente como alocadora de recursos econômico*,
</line>
<line>
Re*. FS*, Teresina PI, v. 17, n. 10, art. 10, p. 188-205, out. 2020 w*w4.fsanet.c*m.br/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. S. Sobrinho, R. M. Noriller, *. M. S*usa, M. A. F. S. Nogue*r*, J. A. Ma*qu*s
</line>
<line>
194
</line>
</par><par>
<line>
e se u*ilizad* corretament* p*de ser imp**tant* instrumen*o para ince*t*var o c*esc*mento
</line>
<line>
econômico. * função est*bilizadora * per*ebida no controle da demanda agregada, o a*men*o
</line>
</par><par>
<line>
da tributação diminui tal demanda e ao mesm* tempo red*z *ressões *n*lacioná*ias;
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
diminui*ão da tribu**ção ince*t*va o i*vestimento e * produção, cri*ndo empr*gos e gerando
</line>
<line>
renda. Já na fun*ão redistributiv* o in*ui*o da tributação é red*zir a de*ig*al*ad* gerada pela
</line>
<line>
concentração de *r*nd*s riquez*s em poder de poucas pes*oas (*IOL, *0*5).
</line>
</par><par>
<line>
Com o passar *os *nos a inj*stiça f**cal deco*r*nte da alta c*brança de
</line>
<line>
tributos
</line>
</par><par>
<line>
in**retos, que in*idem sobre os b*ns de c*nsu*o da
</line>
<line>
população e dessa
</line>
<line>
mane*r* fazem *om
</line>
</par><par>
<line>
q*e as pessoas me*os f*vorecidas pa*uem, pr**orc*o***ment* ao q*e *anha*, mais tributos
</line>
<line>
que *s pess*as mais favorecidas (OLIVEIRA; ARAÚJO, 2015). De*ta fo*ma *oram suscitada*
</line>
<line>
discus*ões sob*e a r*fo*ma tributária no Bra*il, ond* as pessoas que a apoiam defendem uma
</line>
</par><par>
<line>
mai*r cobrança de tributos diretos, *ue in**dem
</line>
<line>
sobre a propriedade e rique*a dos
</line>
</par><par>
<line>
contribuintes, e uma diminuição dos tributos i*diretos, torna*do ass*m a a*reca**çã* tri**tária
</line>
<line>
ma*s justa em *elação à capacidade contributiva de cada contribuinte (O*IVEIRA; ARAÚJ*,
</line>
<line>
*015).
</line>
<line>
A* passo em que o t*ibuto é desenvolvido, disseminad* e arre**dado, ocorr* tamb*m
</line>
<line>
a "res**tênc*a" de alguns contrib*intes na efet*ação de seu pagamento. Coêlho (2***)
</line>
</par><par>
<line>
menciona qu* * percepção e o entendiment*
</line>
<line>
c*da vez *aior da n*o
</line>
<line>
e*ecução das funções
</line>
</par><par>
<line>
esse*ciais do Estado fazem com que mais *s
</line>
<line>
contrib*inte* *eixem de cumpri* com suas
</line>
</par><par>
<line>
obrigações tributária*, e tais fato* contribuem para a e*istência dos at*s d* *vasão fiscal, q*e
</line>
</par><par>
<line>
se traduz na "economi* tribu*ária" *travé* de atos ilícitos
</line>
<line>
como
</line>
<line>
fr*u*e, sonegação, entre
</line>
</par><par>
<line>
out*os. No entanto, o autor destaca q*e a *usca pela le*alidad* quando se trata de ec*no**a
</line>
<line>
tributá*ia *em ganhand* espaç* e com isso as práticas de pl*n*ja*ento t*ib*tário passa*am a
</line>
<line>
ser ações fund**ent*i* na gestão d* uma *mpresa.
</line>
<line>
Ente*de-se por planejament* tri*utário, que ta*bém po*e *er chamado de elisão
</line>
<line>
f*sca*, a busca por lacunas na lei ou ta*bém p*r i*centivo* fiscais que *isam à diminui*ão *u
</line>
</par><par>
<line>
at* mesmo a ext*nç*o *a obr*gatoriedade tributária, sem*re *e fo*ma lí*i*a de e
</line>
<line>
oc*rrência
</line>
</par><par>
<line>
ant*rior ao fa*o gerado*. R*ssalta-se q** a
</line>
<line>
elisão por in*entivo da lei, incen*ivo fiscal,
</line>
</par><par>
<line>
*era**ente resulta numa contra*artida d* *ontribui*ã* so*ial exi*i*a pe*o ente que a conc*de,
</line>
<line>
exemplo disto, a Zona Franca de Manau*, áre* que sofre com baixa tri***açã* para *ornar
</line>
</par><par>
<line>
possível * i*st*lação de
</line>
<line>
grandes indústrias de
</line>
<line>
vários setore*, t*ndo como contrapartida
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
ge*ação de empr*go e r*nda *em como o desenvolviment* econô*ico d* região (C*ÊLHO,
</line>
<line>
2*10).
</line>
<line>
Rev. FSA, T*res**a, v. 17, *. 10, art. 1*, p. *88-*0*, out. 20*0 www*.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Impac** dos Pa*c*lamentos Fis*ais nos G*stos com Edu*ação no Bra*il: Análise dos Parcelamen*os
</line>
<line>
195
</line>
</par><par>
<line>
2.* Par*elament*s Fisc*is
</line>
</par><par>
<line>
*s parcela*entos fiscais n*o são novidade no país, *ntre *s anos d* 2000 e 2010
</line>
</par><par>
<line>
ocor*eram quatro diferentes
</line>
<line>
p*anos pa** a qui*açã* de dívidas fisca**, o que segundo Paes
</line>
</par><par>
<line>
(2012) ao invés *e ajud*r * governo na arrecadação, **centiva cada *ez mais a inadimplência
</line>
<line>
dos contribuintes. *egundo o au**r, interpreta-s* co** parcelamento fi*cal a junção de
</line>
</par><par>
<line>
*e*co*to* *m m*ltas * jur*s al*m do
</line>
<line>
par*elam**to para a q*i*aç*o de dívida
</line>
<line>
exi*te*te p*lo
</line>
</par><par>
<line>
contribui*te, visando uma rápida
</line>
<line>
ger*ção de recur*os a se*em utilizad*s *elos
</line>
</par><par>
<line>
ad*inistradores. No p*r*odo citado, houve a re*u*amenta*ão do Prog*ama de Rec*pera**o
</line>
</par><par>
<line>
Fi*ca* (REF*S) **
</line>
<line>
2000; do Parcelame*to Especial (PAES) e* 2003; do Parce*amento
</line>
</par><par>
<line>
*xcepciona* (*AEX) em 2006; e do Refis da Cri*e em 2*09; va*e ress*ltar *ue tais planos são
</line>
<line>
d* p*rticipação n**ional, e que *in*a existem, por*m nã* f*ram **posto*, os parcelamentos
</line>
<line>
regulamentad*s por estados * munic*p*o*.
</line>
<line>
Segundo a RFB (20*6) o R**is *o ano de 2000 aplicou-se apenas às *essoas jurídica*;
</line>
<line>
tal plano foi re**lamen*ado pela lei *º 9.*64, de 10 de abri* de 20*0, abran*endo as dívidas
</line>
</par><par>
<line>
c*m a *ecretaria da R*B e In**itu*o Nacion*l do Segur* Soci** (INS*), o
</line>
<line>
pagamento das
</line>
</par><par>
<line>
*arcelas era re**izado conf*rme a receita bruta gerada pel* entid*de, *om ta*as entre 0,3% *
</line>
<line>
1,5%, v*riáveis con*orme o regim* tributário adota*o pela en*idade. * Pa**elamento Especi*l
</line>
</par><par>
<line>
f** inst*tuído pela Lei ** 10.684 em 30
</line>
<line>
de *aio de 2003, compreend*ndo as *nadimpl*ncias
</line>
</par><par>
<line>
peran*e a Secret*ria da RFB *u a Procurad*ria G*ra* da Fa*enda Na*ion**,
</line>
<line>
des*e *ue
</line>
</par><par>
<line>
*ncorrido* até * dia 28 de
</line>
<line>
feve*eiro de 2003,
</line>
<line>
podendo aderir ao plano pess*as fí*icas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
jurídicas portadoras d* tai* **vidas, difere*temente do Refis onde eram aceitas apenas pessoas
</line>
</par><par>
<line>
jurídica*; o número de p*rcel*s foi *e*im*tado para no má*imo 180 mes*s, tend* *essoa *
</line>
</par><par>
<line>
físic* um
</line>
<line>
va*or mínimo
</line>
<line>
d e R $ 5 0 ,0 0
</line>
<line>
por parc*la e a* pessoas **rídicas
</line>
<line>
seguindo a ba*e da
</line>
</par><par>
<line>
r*ceita brut* co* a variação de
</line>
<line>
0 ,3 %
</line>
<line>
até 1,5 % *onforme o reg*me t*ibut*rio da entidade.
</line>
</par><par>
<line>
De*t*ca-se que a partir da pr*meir* parcela, as d*mais sofrera* *umento de juros baseados n*
</line>
<line>
*ari*ção da Taxa *e Ju*os a Long* Prazo da Se*retaria da Rec*i*a Feder*l (R*B, 2015).
</line>
<line>
O Parcel*men*o E*c*pc*onal foi re*ulamenta*o e* 200* pela M*di*a *rovisória 303
</line>
</par><par>
<line>
do di a
</line>
<line>
21 de junho do ano *it**o. In*r*mentaram a regul*mentação * Portar*a Conjunta
</line>
</par><par>
</page><line>
PGFN/SRF nº 2, de 20 de julho de 2006 e * Instrução Normati*a SRF nº 663, de 21 de *ulho
</line>
<line>
de 200*; t*l pa*c*lamento consis**a em *en*fíc*os às pessoas *urí*icas qu* *ossuía* *é*itos
</line>
<line>
com a Secretaria da RFB , uma vez que pode ter desco**os de 30% dos *uros * 80% da mu*ta
</line>
<line>
incorridos *obre o val*r a*é o m** do pagam*nto (RFB, 2**6). Caso pagamento à vista até o
</line>
<line>
*ia 15 de setembro d* 2006, aos que não ader*ram *o *agament* à vista houve a hipótese de
</line>
<line>
Rev. **A, *eresi*a PI, v. **, n. 10, art. 10, *. 188-2*5, out. 2020 www4.f***et.*om.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. S. So*rinho, R. M. Noril*er, A. M. **usa, M. A. F. S. *ogueira, J. A. Mar*ues
</line>
<line>
**6
</line>
</par><par>
<line>
pa*a*ent* através de 130 parcelas, com valor *íni*o d* R$2*0,00 par* *p**n*es pelo
</line>
<line>
Simples N*cional e R$2.000,00 *a** *s *e*ais ent*dades, c*m o desconto de 50% so*re a
</line>
<line>
multa da d*vi*a da pessoa jurídica (RFB, 2006).
</line>
</par><par>
<line>
O Re*is da Crise foi regid* pela Lei nº 11.94*, d* 27 *e maio de 2009, *o
</line>
<line>
abranger
</line>
</par><par>
<line>
pessoa* físicas e ju*ídica* que possu**m débitos
</line>
<line>
com a *e*reta*ia d* RFB
</line>
<line>
ou com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**o*uradoria Ge*al da Fazen*a Na*i*na*, bem como o* *alores *ão pagos *m q*aisquer dos
</line>
<line>
p*rcelame*tos *ue p*ssam ter *articipado e que aqui for*m citados (R*FIS, PAES, PAEX). *
</line>
<line>
pa*amento *as dívidas pôd* ocorr*r de ci*co *or*as: (i) pa*amento à **sta, (ii) pa*celado em
</line>
</par><par>
<line>
30 *eses, parcelado em 60 mes*s, (i*i)
</line>
<line>
parcel*do em 1*0 mese* e pa*celado em *80 m*ses,
</line>
</par><par>
<line>
para ca*a ma*eira *e *aga*e**o h*uve u*a **rma *e redução ** dí*ida, sendo
</line>
<line>
que
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
paga*e*to a vist* * reduç*o de 10*% *as multas de mora e of*cio, 40% das m*ltas isola*as,
</line>
</par><par>
<line>
45% dos juros d* mor* * 100% sobre o valor do encargo legal, co*fo**e o aumento
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
nú*ero de *arcelas *ouve a dimin*ição dos benefícios conq**s*ados; o val*r mínimo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pr*stação foi de R$*0,00 pa*a pessoa física e R$10*,00 para *e*soa *urídica (BRASIL, 2009).
</line>
<line>
Rec*nte*ente, *017, houv* a apr*vaç*o da L*i nº 13.496, de 24 de *utubro de 2017,
</line>
<line>
*egul*rizando mais *m *arc*lamento fisc*l, o *rograma Especi*l de Re**l**ização Tributária,
</line>
<line>
*ERT, que abrange as *ívid*s tri*utárias e não tributár*as de *essoas físicas e juríd*cas desde
</line>
<line>
que ven*i*os até o dia *0 de *bril d* 201*, podendo *inda incl*ir os débitos de pa*celamentos
</line>
<line>
anteriores. * liqu*dação da dívida s*gundo a lei pode ocor*er de seis ma*e*ras, sen*o uma
</line>
<line>
*elas com *eduçõ*s significat*vas, ond* se paga n* mínimo 20% da dívid* tota* em até *inco
</line>
</par><par>
<line>
parcelas
</line>
<line>
(ag*sto a
</line>
<line>
dezembro ** 2017) e o restante e* parcela única
</line>
<line>
vencíve* em ja*eir* de
</line>
</par><par>
<line>
2018 com redução de 90% dos juros de mora e 70% das multas de mora, iso*adas ou *e ofício
</line>
<line>
(*R*SIL, 2017).
</line>
<line>
Percebe-se que a *ad* plano d*senvol*ido oc*r*e aumen** significant* no número *e
</line>
<line>
*ontribu*ntes que a ele a*erem, reforçando a idei* *e P*es (*012) de que a reg**aridade com
</line>
<line>
qu* os plan*s sã* elabor*dos faz com que o nível de i*adi*plên*i* aume*t* de*ido à espera
</line>
<line>
do c*ntribuinte para obter de**on*os no paga*ento d* seu* débitos.
</line>
<line>
2.2 Des*esas p*blicas * o en*oque *a educação b*as*leira
</line>
<line>
Par* po*er enten*er melho* os imp*cto* que tais par*ela*ento* p*dem gerar sobre as
</line>
<line>
despesas da U*ião, precisa-se antes d*lin*ar quais são es*as despesas. Entende-se por *es*esa
</line>
<line>
pública todo e qua*quer gasto que o set*r público tenha pa*a *umprir suas f*nç*es em relação
</line>
</par><par>
<line>
* so*iedade. Dentr* o* ti*os d* c**ss*ficaçã* em qu* tais despesas se encaixam, tem*s
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
*iferenci*çã* por categoria econ***c*, *endo *l*s as des*es*s corr*ntes, *elacionadas
</line>
<line>
**v. F*A, T**es*na, v. 17, n. 10, art. *0, p. 18*-20*, out. 20*0 www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Im*acto dos Parce*amentos Fiscais n*s Gastos *om E*uca*ão no Brasil: Análise dos Parcelamento*
</line>
<line>
197
</line>
</par><par>
<line>
basicamente aos custos de ex*cuçã* d*s serviços e *s despe*as de c*pita*, que se dire**onam à
</line>
<line>
aquisição de be*s de capital, ap*icações *inanceiras, entre o*tros gastos. (SECRETARIA DO
</line>
<line>
TE*OURO NAC*O*A*- STN, 2017)
</line>
<line>
O e*foq*e da p*squisa é nas *espesas c*r*entes, pois nelas s* enquadram os *astos
</line>
<line>
*om saúde, comuni*ação, s*lá*i*s d* seg**a**a pública e, entr* outros, os gasto* com
</line>
</par><par>
<line>
edu*ação. Sil*a * *riches (2014) e Barros (1990) *bordam o fato de que os
</line>
<line>
ga*tos co*
</line>
</par><par>
<line>
ed*cação são investimentos em capital humano e que, no longo p*a*o, podem au*ent*r
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
p*oduto *a*io*al.
</line>
</par><par>
<line>
3 PRO*EDIMENTOS METODOLÓGIC*S
</line>
</par><par>
<line>
Me*odol**icamente e*ta pe*qui*a é d* caráter descr*tivo, documental qu*n*o aos seus
</line>
<line>
procedimentos. A a*ordagem uti*izada fo* q**litat*va, um* vez que foi analisa*a com
</line>
<line>
**ofundid*** a relação en*re a* perdas trib*tárias devido ao pa*celamento do governo e o s*u
</line>
<line>
impacto nos gasto* c*m educação.
</line>
<line>
Para tanto, for*m analisados do*umen*os o*iciais *o Governo Feder*l (União) que
</line>
<line>
compreende a ap**v*ç*o *as perdas oc*rrid** *e arr*cadação *ributá*ia dev*do à a*rova*ã* de
</line>
</par><par>
<line>
p*rce*amentos, ao considerar períodos an**is entre 2008 e
</line>
<line>
2017. Estas **formações foram
</line>
</par><par>
<line>
coletadas do website da Receita Federal d* B*asi*. No que se refere à coleta de inf*rmações
</line>
<line>
sob*e os g*stos p*bl**os com a *unção de *esp*sa e* educação, f*ra* coletadas inf**mações
</line>
<line>
anuais n* Portal da Transparência do Gove*no Federa* de 2008 a 2017.
</line>
<line>
No que tan*e à an*l*** dos dados, realizou-*e a análi*e descri*iva dos da*os
</line>
</par><par>
<line>
*uantita*ivos, *uanto aos valor*s
</line>
<line>
destinados ao parcela*ento d* dívida* co* o G*verno
</line>
</par><par>
<line>
*eder*l. Este* itens se referem *o pagament* à *ista e débitos
</line>
<line>
com o **verno que foram
</line>
</par><par>
<line>
parcelados. Também, an**iso*-se a propor*ão ** cada tipo de p*rcelam**to (Refis, Paes, Paex
</line>
<line>
e Refis d* C**se), assim c*mo a situa*ão dos parc*l*mentos (Ativo, Liquidado e Excluídos).
</line>
<line>
Ad*mais, foram analisados os *onta*tes quan** *o ped*do de parcelamento de débito*
</line>
<line>
tribu*ários com o Governo Federal. Em persp*ctiva complementar, a*alisou-s* *
</line>
</par><par>
<line>
comportamento dos g*stos em edu*aç*o como os valores oriundos da renúncia *i**al e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
emp*egado e*
</line>
<line>
p**cel*mentos tri*utár*os poderiam influenciar na a*ocação d* ga**os
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
educ*ção.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 1*, art. 10, p. 188-**5, o*t. 2020
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. S. *obrinho, R. *. N*riller, A. M. *o*s*, M. A. F. S. Nogue*ra, J. A. Marques
</line>
<line>
198
</line>
</par><par>
<line>
4 RESU**ADO* E DISCUSSÕES
</line>
</par><par>
<line>
Em análise *ea*izada pela **c*ita **d*ral n* ano *e 2017, *o* elaborada uma tabela
</line>
<line>
c*ntendo os v*lor*s *enunciad*s por *onta dos par*elamento* desde o ano d* 20*8. A partir
</line>
<line>
destes dados, perc*be-se que **tre 2000 e 2010, * G*verno Federal tinha pa*celamen**s
</line>
<line>
abertos (sem re*eber o pagamento dos parcelamento* existent*s) e, mes** assim, ab*iu novo*
</line>
<line>
edit*i* *ue permitiu novo* parc*lam*nto* tributário*. N*s*e contexto, a perda c*lcula** c*ega
</line>
<line>
a R$176 bilhões, ao considerar as estimativas rea*izadas na é*oca *a pesquisa quan*o
</line>
<line>
*sta**m e* a*álise *ais quatro parcelamentos.
</line>
<line>
*abela 1 - Renúncia fiscal dos mai*res pr*gramas de *a**m*nt* à *i*ta e
</line>
<line>
parcelamentos espe**ais *onced*dos a par*ir de 2008 - e* milhõe* de rea*s
</line>
</par><par>
<line>
P a rc.
</line>
<line>
P a r c . Nã o
</line>
</par><par>
<line>
*rograma
</line>
<line>
Pag. à vista
</line>
<line>
Total
</line>
<line>
*revid.
</line>
<line>
Pr*vid.
</line>
</par><par>
<line>
Re*is Crise I - MP n° 449/0* e Lei n° 11.941/0*
</line>
<line>
3.080,5*
</line>
<line>
1*.993,02
</line>
<line>
*4.82*,**
</line>
<line>
60.898,02
</line>
</par><par>
<line>
Refis *rise II - MP n° 1*.865/13 e Lei *°
</line>
</par><par>
<line>
12.973/14
</line>
<line>
151,15
</line>
<line>
637,50
</line>
<line>
*.199,29
</line>
<line>
2.9*7,93
</line>
</par><par>
<line>
Refi* Crise III - Lei n° 12.9*6/14 e Lei n°
</line>
</par><par>
<line>
11.941/09
</line>
<line>
604,58
</line>
<line>
*.549,*8
</line>
<line>
8.797,16
</line>
<line>
11.95*,72
</line>
</par><par>
<line>
PI*/Cofins In*t. F*na*ce*ras - Lei n° 12.865/13
</line>
<line>
8.030,13
</line>
<line>
2 4 ,1 *
</line>
<line>
8.054,25
</line>
</par><par>
<line>
*ributação *ases Uni*ersais - Lei n° *2.865/13
</line>
<line>
5.691,*4
</line>
<line>
11.248,42
</line>
<line>
16.740,05
</line>
</par><par>
<line>
PERT - *rograma Especi*l de R*gularizaç*o
</line>
</par><par>
<line>
Tributária (***)
</line>
<line>
*.700,65
</line>
<line>
*0.802,*0
</line>
<line>
38.503,25
</line>
</par><par>
<line>
P**M - Prog*ama de Regu*arizaçã* do* *stados *
</line>
</par><par>
<line>
Municíp*os (***)
</line>
<line>
12.661,4*
</line>
<line>
12.661,42
</line>
</par><par>
<line>
PRR - Pro**ama de Regularizaçã* *ural (***)
</line>
<line>
7.603,30
</line>
<line>
7.603,30
</line>
</par><par>
<line>
Simples Naci*nal E*pecial - *LP Dezem*ro/17
</line>
</par><par>
<line>
(****)
</line>
<line>
16.*00,**
</line>
</par><par>
<line>
Total
</line>
<line>
*7558,03
</line>
<line>
44145,*6
</line>
<line>
*14,*96,** 175999,94
</line>
</par><par>
<line>
Nota: (***) Parcel*me*to espec*al ainda *ão consol*dado - esti*ativa com base optantes e (****) Parcelamento
</line>
<line>
em *iscussã* *egislativa - renún*ia *rojetada.
</line>
<line>
F*nte: Rece*ta Fede*al do *rasil (2017).
</line>
</par><par>
<line>
A ine*icá**a da t*tic* de *arce**mentos dos tributos s* *ostra ainda
</line>
<line>
maior
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
mo*ento em qu* se ob**rva a *abela 2. **to, p*rque esta demonstra o níve* *e pagamento das
</line>
</par><par>
<line>
d*vid*s pa*cel*das, em que
</line>
<line>
consta que cerca de 90% dos q*e aderiram **s três
</line>
<line>
prime*ros
</line>
</par><par>
<line>
pa**el*me***s foram exc*uíd*s dos mesmos, e apena* 6% *as dívidas, na perspe**iva *ais
</line>
</par><par>
<line>
o**mista *nalisa*a,
</line>
<line>
*oram quitadas. Cabe ressalt** ain*a que um ponto importante a ser
</line>
</par><par>
<line>
cons**er*do * que bo* part* d*s q** foram exc*uí*os d* algum *os *arcelame*t*s cons*guiu
</line>
</par><par>
<line>
*derir a outro
</line>
<line>
p**celament* sem que fos*e prejudic*do, obtendo
</line>
<line>
as *esmas r*galias de
</line>
</par><par>
</page><line>
qual*ue* out*o contribuinte que não *ouvesse par**cipado de parc***mento (RFB, 2017).
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresi*a, v. 17, n. 10, art. 10, *. *88-205, out. *0*0 *w*4.fsane*.c*m.br/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Imp*cto d*s Parcelamentos F*sca** nos Ga*tos com Educa*ão no Brasil: Análise dos Parce*amentos
</line>
<line>
199
</line>
</par><par>
<line>
Tabela 2 - Sit*aç*o atual dos parcelam*ntos esp**iais (**lores)
</line>
</par><par>
<line>
Valore* na data da *ons*lidaçã* de acordo com * sit*ação **u*l dos par*ela*ento* (em milhões de r*ais)
</line>
</par><par>
<line>
Parcelamento
</line>
<line>
Ativos
</line>
<line>
Fre*uên*ia
</line>
<line>
Li*uidado* Frequência
</line>
<line>
Exc*uídos
</line>
<line>
Fre*uênci*
</line>
<line>
Total
</line>
</par><par>
<line>
REFI*
</line>
<line>
7.581,00
</line>
<line>
8 ,1 %
</line>
<line>
3.**2,0*
</line>
<line>
3 ,* %
</line>
<line>
83.13*,00
</line>
<line>
8 8 ,5 %
</line>
<line>
93.9*1,*0
</line>
</par><par>
<line>
PA*S
</line>
<line>
2.84*,00
</line>
<line>
4 ,2 %
</line>
<line>
4.47*,0*
</line>
<line>
6 ,5 %
</line>
<line>
61.0*5,00
</line>
<line>
* 9 ,3 %
</line>
<line>
68.368,00
</line>
</par><par>
<line>
PAEX
</line>
<line>
1.044,00
</line>
<line>
* ,8 %
</line>
<line>
887,00
</line>
<line>
2 ,* %
</line>
<line>
35.691,00
</line>
<line>
9 4 ,9 %
</line>
<line>
37.622,0*
</line>
</par><par>
<line>
REFIS DA
</line>
<line>
5*.4*5,00
</line>
<line>
3 7 ,0 %
</line>
<line>
33.227,00
</line>
<line>
2 * ,* %
</line>
<line>
54.3*0,00
</line>
<line>
* 9 ,1 %
</line>
<line>
139.002,0*
</line>
</par><par>
<line>
CRI*E
</line>
</par><par>
<line>
Font*: Receita Federal *o Brasil (2017).
</line>
<line>
Ademais, no que com*reende ao perfil d*s empresas que aderem a tais parcelamentos.
</line>
<line>
A Rece*ta Fe*eral te* uma forma dif*re*te de tratar os cont*ibuin*es que possuem
</line>
<line>
faturam**to ig*al ou superior a *$ 150 milhões, en*r* outros *uesitos, onde este* são *axados
</line>
<line>
como "difer*nciado*". Na Tabela 3, apresenta-se que uma par*e Das pessoas ***ídicas,
</line>
<line>
ap*oxi*adamente 2.0*0, aderiram a 3 ou mais *a**elamen*os e sã* *etentor*s de grand* part*
</line>
</par><par>
<line>
*a dí*ida que fo* pa**elada
</line>
<line>
nesses
</line>
<line>
program*s. De u*a maneira geral, estas *mpresas
</line>
</par><par>
<line>
*iferen*iad*s possuíam cerca de 7*%
</line>
<line>
*o m*ntante devido por todas as empresas que
</line>
</par><par>
<line>
buscaram 3 ou mais parcel*mentos. Portan*o ao passar do tempo, que* mais se ben*ficia com
</line>
<line>
tais p*rce*am*ntos é quem, p*ssivelmente, menos precisa.
</line>
<line>
Tabela 3 - Pedidos de *arcelamentos e dívidas de contrib**ntes contumaz**
</line>
<line>
Dív**a d*s
</line>
</par><par>
<line>
Qtde. P*rcel.
</line>
<line>
Total Geral *e
</line>
<line>
C*ntri**in*es
</line>
<line>
Partici*ação
</line>
<line>
Qtd* *NPJ
</line>
<line>
C*ntr*b*i*tes
</line>
</par><par>
<line>
*sp*c
</line>
<line>
Débi*os (*)
</line>
<line>
D*feren*iados
</line>
<line>
(2/1)
</line>
<line>
Diferenciados (2)
</line>
</par><par>
<line>
3
</line>
<line>
38.967,0*
</line>
<line>
118.741.885.4*9,73
</line>
<line>
1.44*,00
</line>
<line>
87.907.698.*14,97
</line>
<line>
7 4 ,0 3 %
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
8.400,00
</line>
<line>
33.208.302.218,86
</line>
<line>
493,00
</line>
<line>
*5.3*3.117.944,16
</line>
<line>
4 6 ,3 * %
</line>
</par><par>
<line>
5
</line>
<line>
81*,00
</line>
<line>
8.*2*.31*.*87,23
</line>
<line>
8 2 ,0 *
</line>
<line>
6.6*3.803.567,9*
</line>
<line>
8 0 ,1 6 %
</line>
</par><par>
<line>
To*al
</line>
<line>
48.182,*0
</line>
<line>
160.275.500.3*5,82
</line>
<line>
2.023,*0
</line>
<line>
109.964.*1*.727,10
</line>
<line>
6 8 ,6 1 %
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Receita Fede*al do B**sil (2017).
</line>
<line>
A T*bela 4 d*talha os gastos com educaç*o *f*tuados *elo gover*o brasileiro no
</line>
<line>
per**do *e 2008 * 20*7. *bserva-se que em n*nh*m dos a**s ana*is*dos nes*a pesquisa o*
</line>
</par><par>
<line>
gas**s
</line>
<line>
com educação for*m superiores *
</line>
<line>
2% do P*B, en**anto a meta e*tipulad* p*lo *lano
</line>
</par><par>
<line>
Nac*on*l *e Educa*ão é de no *ínimo 7% *o PI* até 201*, e 10% até 2024.
</line>
<line>
Tabela 4 - Gastos em edu*açã* 2008-2017 (R$ *ilhõ*s c*n*tantes *e *01*).
</line>
</par><par>
<line>
Tipo* de Gas*os
</line>
<line>
2008
</line>
<line>
2009
</line>
<line>
2010
</line>
<line>
2011
</line>
<line>
2012
</line>
<line>
2013
</line>
<line>
2014
</line>
<line>
2015
</line>
<line>
2016
</line>
<line>
2017
</line>
</par><par>
<line>
Educação
</line>
<line>
* 1 ,*
</line>
<line>
71
</line>
<line>
90
</line>
<line>
9 * ,7
</line>
<line>
1 1 2 ,5
</line>
<line>
1 1 * ,2
</line>
<line>
1 3 0 ,2
</line>
<line>
127
</line>
<line>
1 2 * ,6
</line>
<line>
1 1 7 ,2
</line>
</par><par>
<line>
Ed*cação Superior e Profissiona*
</line>
<line>
* 1 ,8
</line>
<line>
3 6 ,3
</line>
<line>
4 * ,3
</line>
<line>
5 1 ,4
</line>
<line>
5 8 ,*
</line>
<line>
6 9 ,4
</line>
<line>
7 7 ,9
</line>
<line>
7 9 ,1
</line>
<line>
* * ,*
</line>
<line>
7 * ,4
</line>
</par><par>
<line>
IFES (P*ssoal + Funci*namen*o) IFET (Pessoal + *uncionam*nto)
</line>
<line>
2 7 ,3 2 ,4
</line>
<line>
28 3
</line>
<line>
3 2 ,8 5 ,8
</line>
<line>
3 4 ,* 7 ,1
</line>
<line>
3 5 ,5 8
</line>
<line>
3 9 ,* 9 ,*
</line>
<line>
4 1 ,8 11
</line>
<line>
4 0 ,7 1 1 ,7
</line>
<line>
4 0 ,4 1 2 ,3
</line>
<line>
4 1 ,4 1 * ,7
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esin* PI, v. 17, n. 10, art. 10, p. 188-205, o*t. 202*
</line>
<line>
www*.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. S. Sobrinho, R. M. Noriller, *. M. Sousa, M. *. *. S. N*gueira, J. A. Marque*
</line>
<line>
200
</line>
</par><par>
<line>
Ho*pitais Uni*ersit*r*os (Pessoal + Funcion*ment*) Bolsas + A*sist*nci* Estudantil FI** (Ami*. + Im*. Pri*ário)
</line>
<line>
0 ,* 1 ,1 0 ,2
</line>
<line>
* ,6 1 ,* 0 ,2
</line>
<line>
4 ,* 1 ,7 1 ,5
</line>
<line>
* ,8 2 ,2 2 ,5
</line>
<line>
5 ,1 2 ,9 4 ,9
</line>
<line>
5 ,7 5 ,2 6 ,6
</line>
<line>
6 ,* * ,4 7 ,9
</line>
<line>
8 ,4 8 ,2 7 ,1
</line>
<line>
8 ,8 5 ,3 8 ,4
</line>
<line>
9 ,6 4 ,* 6 ,9
</line>
</par><par>
<line>
Edu*ação *ásica
</line>
<line>
1 8 ,9
</line>
<line>
2 ,*
</line>
<line>
* 6 ,6
</line>
<line>
3 2 ,5
</line>
<line>
3 7 ,*
</line>
<line>
3 8 ,3
</line>
<line>
* 9 ,*
</line>
<line>
* 8 ,9
</line>
<line>
3 7 ,*
</line>
<line>
3 4 ,6
</line>
</par><par>
<line>
Funde* + S*l**io Edu*ação **AE + D*E + TE + *NDL Demais Outro* Receita C*rrente - *n*ão % da Re*eit* Corrent* p/ *ducação P IB % ** PIB em edu*a*ão
</line>
<line>
* 4 ,6 4 ,* 1 0 ,7 3 ,3 4 ,7 % 3110 1 ,1 %
</line>
<line>
1 7 ,8 5 ,7 1 1 ,2 4 ,5 5 ,* % 3*33 * ,3 %
</line>
<line>
1 * ,6 7 17 6 ,* 6 ,4 % 3886 1 ,* %
</line>
<line>
2 4 ,8 * ,6 1 4 ,9 6 ,2 7 ,1 % 4376 1 ,5 %
</line>
<line>
*69 9 ,9 0 ,4 1 * ,2 9 ,5 7 ,4 % 48*5 1 ,7 %
</line>
<line>
2 6 ,3 1 1 ,2 0 ,9 * 1 ,6 4 ,6 * ,4 % 5*32 1 ,7 %
</line>
<line>
2 7 ,2 10 1 ,9 1 3 ,1 * ,8 8 ,4 % 5779 1 ,8 %
</line>
<line>
2 8 ,3 8 ,7 1 ,* * 3 ,9 8 ,* % 5996 1 ,8 %
</line>
<line>
27 8 ,5 1 ,9 9 4 ,7 8 ,5 % 6259 1 ,9 %
</line>
<line>
* 5 ,1 * ,* 1 ,9 7 ,2 * ,4 8 ,3 % 6560 1 ,8 %
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Receita *ede**l do Brasil (2017).
</line>
<line>
Pe*cebe-se que o valo* que se estima q*e tenha sid* perdo*do pel* *overno Fe*eral
</line>
<line>
excedeu qu*lqu*r um dos an*s em **e fo**m apurados os gast*s com ed*caç*o na pres*nte
</line>
</par><par>
<line>
pe*q*isa, ao
</line>
<line>
c****ário disto, o an* em que o g*sto c*m
</line>
<line>
*ducaçã* *oi
</line>
<line>
mai* elevado * valor
</line>
</par><par>
<line>
representou apenas cerca de 66% do va*or que o *ove*no **i*ou de arrecadar.
</line>
<line>
Com *u*tro anos de implantação do PNE e nenhuma das vinte metas ainda cumprida*,
</line>
<line>
os R$1*6 *i*hões qu* * U*ião deix*u d* re*e*e* nos último* anos poderia ter feito a diferença
</line>
<line>
em qualquer um *os níve*s *e educação e isso impact* diretamente *a ec**o*ia do país. C*so
</line>
<line>
o *alor fosse in**stid* e* creches, os respo**á*e*s das *rianças, que em mui*os cas*s,
</line>
<line>
precisam fi*ar e* casa par* cuidar *as mesmas p*deriam *ealizar *lguma atividade
</line>
</par><par>
<line>
remunerada q*e
</line>
<line>
pod*ria ter como c*n**quênc*a o aumento de ren*a, por sua vez, n*
</line>
</par><par>
<line>
qualidade de vida da famí*ia.
</line>
<line>
A*emais, os valores *est*na*os ao par*elamento fisca* poderiam *er *est*nados
</line>
<line>
tam*ém *s e*colas do ensino fundam*nta* e méd*o. Com is*o, *ode-se investir em tecnolo*ias
</line>
</par><par>
<line>
e amp*ia* o tem*o *m que os
</line>
<line>
alunos e*tejam nas *scolas ao torn*-las e*colas de período
</line>
</par><par>
<line>
int*gral. Desta for*a, pode-se pot*nciali*ar com o nível edu*aciona*
</line>
<line>
e tra*smissão *e
</line>
</par><par>
<line>
c*nhec*mentos para o* **unos, como ex*licit*do
</line>
<line>
por C*valiere (20*2). Ainda, cabe
</line>
<line>
destaca*
</line>
</par><par>
<line>
que a *riaç** de escola* em pe*íodo integral correspo*de a *ma das met*s *o PNE.
</line>
<line>
N* que *a*ge *s esco*as de tempo integ*a*, os valores destin*dos ao* parcelamentos
</line>
<line>
fiscais, *ode*iam ser de*tinad*s a qual*ficação de *ovens, ass*m como, de a*ultos em perí*dos
</line>
<line>
que não correspondem às *ulas. Des*a f*rma, vai ao enc*ntro do mencio*ado por Cavaliere
</line>
<line>
(2002), uma vez que para o desenvo*vimento educacional é nec*ssária a transmissão de
</line>
<line>
c*nhecimento em várias áre*s. Com isto, pode-*e *umentar o ca*i**l humano. Além disso, a
</line>
</par><par>
<line>
m*lhora do *apital
</line>
<line>
humano é i*p*rta**e para in*ent*var o cre*cimento econômico, *omo
</line>
</par><par>
</page><line>
constata*o n* tra**lho *e *u*a* (**88). Isto, porqu* * aumen*o *o capital huma*o pode g*rar
</line>
<line>
R*v. FSA, Teres*n*, v. 1*, *. 1*, art. 10, p. 18*-205, out. 20*0 *w*4.fsa*et.co*.br/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Impac*o dos **rce*amentos Fiscais n** G*st** com Educaçã* no *ras**: An**ise dos Parcela*entos
</line>
<line>
201
</line>
</par><par>
<line>
o au*e*to *a pro*ut*vid*de, como também, a*gume*tado p*r *i*so*, Didic e Yaka*tsava,
</line>
<line>
(2016).
</line>
</par><par>
<line>
Ademais, outro pon*o qu* pode ser desta*ado q*anto
</line>
<line>
ao montante consiste
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
ins*tisfa*ão dos pr*fe*sores de
</line>
<line>
ensino fundam*nt*l e médio, uma vez que s*o expostos
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
l*ngos períodos de
</line>
<line>
traba*ho e não *o*suem tempo suficien*e para dedica*ã* quan*o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
atividades *xtra sa** (e.g., de*en*olviment* e r*aliz*ç*o da* ta*efas e avaliaçõ*s *ue **ssam
</line>
<line>
con**ibu** com o discerni*ento do c*nh**imento *m sala *e aula), *omo mencionado por Da
</line>
</par><par>
<line>
Silva et al. (2018). Desta forma, os
</line>
<line>
valores *ti*iza*** com os *arcelamentos tamb*m
</line>
</par><par>
<line>
**deri*m *o*tribui* com *sto, no
</line>
<line>
qu* se refere ao aumento dos s*l*r*os *os profess*res que
</line>
</par><par>
<line>
atuam no ensin* *und*m*ntal * médi*, assim c*mo, a co*tratação e melhor qualifi*a*ão dos
</line>
<line>
n*vos p*ofissiona*s.
</line>
<line>
5 C*NSI*ERA*ÕES FINAIS
</line>
<line>
O o*je*ivo *o present* estudo *oi *nalisar o impa*to dos parcelam*ntos fiscais
</line>
</par><par>
<line>
**ncedidos pel*
</line>
<line>
governo brasileiro
</line>
<line>
nos gastos com educação. Desta f**ma, considerou-se
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
arrecada*ão tr*bu*ária que n*o foi realizada *om os valore* destinados a*s parcelamentos, ao
</line>
<line>
consider*r os perí*dos a*uais de 2008 a 2017.
</line>
</par><par>
<line>
Os da*os analisados **monstrar*m qu* * União deix** de arrecadar um
</line>
<line>
val*r 34%
</line>
</par><par>
<line>
maior do *ue in*esti* em ed*cação no país, *u *e*a, se *
</line>
<line>
val*r perdoado das *ívida*
</line>
</par><par>
<line>
tributári*s fosse arrec*dado e i*vestido em educ*ção, o i**estimento seria 34% maior q**
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
d*bro
</line>
<line>
do v*lo* atual *nvestido, tal ação pod*ria ser essencial para o *ump*imen*o das 20
</line>
</par><par>
<line>
*etas recém-estipuladas p*lo *o*e*no, no ano de 2014, por meio do Plano Nac*onal
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
*ducação (*NE).
</line>
</par><par>
<line>
Po* serem escassas as pe*quisas *ealizadas que focam n* r*la**o entre o*
</line>
<line>
parcelament*s tributários e o* *astos da União, uma **s *ontribuições da pesquisa realizada é
</line>
</par><par>
<line>
*ncentivar
</line>
<line>
*ma nova linha d* pesquisa a
</line>
<line>
ser e*pl*rada para q*e se perc*ba a po*sível
</line>
</par><par>
<line>
in*f**áci* de tais parcelame*tos. *s evidências de**nstram que boa parte dos pa*cel***ntos
</line>
</par><par>
<line>
f*r*m aderidos
</line>
<line>
por cont*ibuin*es que *ão tratados de maneira diferenciada perante a Receita
</line>
</par><par>
<line>
Federal devido ** seu
</line>
<line>
alto faturame*t*, sendo eles *ambém os detent*re* de b*a p*rte
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
dívi*as. Outro r*sultado c*rresponde *ue
</line>
<line>
bo* parte dos contr*buintes realiza migração das a
</line>
</par><par>
<line>
modalidade* de *arc*lamentos, em que is*o im**ica * exclusão do pa*cela*ento inicial de*ido
</line>
</par><par>
<line>
à f*lta de pagamento das par**las e, *esta f*rma, este c*ntri*uinte t*m a característica
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
se**re agu*rdar por novos edita*s de
</line>
<line>
par*elam*nto de
</line>
<line>
d*bitos
</line>
<line>
tributários da União
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
i*iciar o novo processo d* con*ilia*ão de dívid*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina PI, v. 17, n. 10, a*t. 10, p. 188-205, out. 2**0
</line>
<line>
ww**.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
H. S. Sobrinho, R. M. No*iller, A. M. Sousa, *. A. F. S. Noguei*a, J. A. M*rques
</line>
<line>
202
</line>
</par><par>
<line>
Ademais, e*ta pesqu*sa tem impl*c*çõe* no ca*po teórico, uma vez *ue *ode
</line>
</par><par>
<line>
co*plementar a discussã* quanto
</line>
<line>
*os val*re* que po*eriam ser aloca*o* em
</line>
<line>
gas*os com
</line>
</par><par>
<line>
ed*cação * promover o cre*cimento **onô*ico, como apresentado *o trabalho de Luc*s
</line>
<line>
(1988), Dis**u, Did*c e Yaka**sav*, (201*). Isto porqu* *á o aume*to do cap**al hum*no das
</line>
<line>
**ssoas, com* apresentado *or Cavali*ri (20**). No campo prá*i*o, *s ach*dos *esta pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
têm i*plicações quanto *s discussões so*re os
</line>
<line>
benefícios para a sociedade como um tod*
</line>
</par><par>
<line>
s*bre a não
</line>
<line>
arrecadação d* U*ião a partir do não pagamento
</line>
<line>
dos débi*os tr*b**ári*s. *s*o
</line>
</par><par>
<line>
p*rq*e e*tes valores podem ser *p*ic*dos e* outras funções da despesa, como a educa*ão *,
</line>
<line>
desta forma, contribuir com o capit*l humano ** curto, médio e, **bretudo, no *o*go praz*.
</line>
<line>
Por necess*tar *e informaçõ*s depend*ntes ** transparê*cia do *overno f*dera*, um*
</line>
<line>
das l*mita*ões da pesq*isa foi a **uca ba*e de dados re*erent* à* perdas de arrecadaç*es
</line>
<line>
*ributá*ias so*ridas por con*a *o número elevado ** pa*c*lament*s o*e*ecidos. P*ucas são as
</line>
<line>
pesquisas *ue analisam rel**õ*s co* *s *eli*itaçõ*s utili**das nessa pesquisa; com i*so outra
</line>
</par><par>
<line>
limi*aç*o encontrada foi a falta de *xperiênc*as *nteriores p*ra *erv*rem
</line>
<line>
de m*delo d*
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa a ser seguid*.
</line>
</par><par>
<line>
A pe*qui*a focou *m um l*mite de tem*o e ap**as uma *odalid*de de g*sto d* U*ião;
</line>
</par><par>
<line>
uma al*er*ativa d* pesqui*a seria o foco em outras áreas de inve*t*me**o *omo a s*úde,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
se*urança, a i*fraestrutura, bem como a análise em
</line>
<line>
um pe*íodo mais cu*t*, c*nte*do dados
</line>
</par><par>
<line>
m*is detal**dos sobre os assuntos pesquisa*os. Ainda h* a o*ortunida*e
</line>
<line>
de analisar os
</line>
</par><par>
<line>
pa*ce*a*en*os em outros *mb**o*, municipais por *xemplo, tr*zendo dad*s mais próximos da
</line>
<line>
r*a*idade de **em r*aliza a *esqui*a.
</line>
</par><par>
<line>
R*F**ÊNCI*S
</line>
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R. M. *orille*
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A. *. So*sa
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M. A. F. S. Nogueira
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J. A. Marque*
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1) con*e*ção * pl*nejame*to.
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X
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X
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*
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X
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X
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<line>
2) análise e i*terpretação dos dados.
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X
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<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
3) elab**aç*o do ra*cunho ou na revisão crítica do conteúdo.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
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</par><par>
<line>
4) *ar*icipação *a aprovação d* versão f*nal do ma*u*cr*to.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
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<line>
X
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X
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)