<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 10, art. 10, p. 188-20*, o*t. 2*20 </line>
<line> ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2*20.17.10.*0 </line>
</par>
<par>
<line> O Impacto dos Parcelamentos Fi*c*is nos Gas*os *om Edu**ção no Brasil: A**lise dos </line>
<line> Par*elamentos F*scai* E*tre 2008 e *017 </line>
<line> The Impac* *f Fis*al Instal*men*s on Ed*c*tion Ex*enses in Brazil: Anal*si* of Fiscal </line>
<line> Insta***ents Betw*en 2008 and 2017 </line>
<line> *enrique d* Silva Sobri*ho </line>
<line> Graduado Em Ci*nc*as Contábeis - UF*D </line>
<line> henriqu*co*inthian**7@hotma*l.c*m </line>
<line> Rafael Mar*i** Norille* </line>
<line> Doutor em Ciênci*s *ontábeis - *nB </line>
<line> Docente F*CE-UFGD </line>
<line> rafael.mno*ill*r@gmail.com </line>
<line> Al*iso* Ma*oel d* Sousa </line>
<line> Dou*or*n*o em Ciênc*as C*ntábeis - UFPR </line>
<line> a*lison.msousa@gmail.com </line>
<line> Maria Ap*recida Farias D* S*u*a *og*eira </line>
<line> *out**a em Ciências Amb*e*tais * Sustentab*lidade A**o*ecuária - UCDB </line>
<line> Docente FA*E-UFGD </line>
<line> *a*ianoguei**@u*gd.e*u.br </line>
<line> Juar*z Alves Mar**es </line>
<line> Mestr* em Agro*egócios - U*MS </line>
<line> Do*ente FACE-*FGD </line>
<line> juar*zmarq*es@ufgd.ed*.*r </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: Henrique da Si*va S*b*inho </line>
</par>
<par>
<line> Universidade F*d*ral </line>
<line> da </line>
<line> G*ande Do**ados </line>
<line>-</line>
<line> U*GD </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Rua João Rosa Góes, 1*61 - Vil* *rogresso, CEP 79825- </line>
<line> 070, Do*rados-MS, *rasil. </line>
<line> Endereço: Rafael Ma*tins N*r*ller </line>
</par>
<par>
<line> Univ*rsidade F*der*l </line>
<line> *a </line>
<line> Gr*nde Dourados </line>
<line>-</line>
<line> *FGD </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Rua João Rosa Góes, *761 - Vila P*ogr*s*o, CEP 7*825- </line>
<line> Editor-Chefe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> T*nny </line>
<line> Kerley </line>
<line> *e </line>
<line> A**ncar </line>
</par>
<par>
<line> 07*, Doura*os-MS, B*a*il </line>
<line> Ro*rigues </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: A*lis*n Manoel de Sous* </line>
</par>
<par>
<line> Universidade Fe*e**l d* </line>
<line> Paraná - UF*R - Rua XV de </line>
<line> Ar*igo *ecebido em 2*/02/2020. Últ*ma </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Novembro, 1299 - Cent*o, C*P 8*060-000, Curitiba-PR, </line>
<line> recebida *m 12/03/*020. *provado em 13/03/2020. </line>
</par>
<par>
<line> Brasi*. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: M*ria *parecida *arias de Souza </line>
<line> Avaliado pelo s*stema Tri**e Review: a) Desk Review </line>
</par>
<par>
<line> Nogueir* </line>
<line> p**o E*itor-Che**; e b) D*ub*e **ind Revie* </line>
</par>
<par>
<line> Unive*sidade </line>
<line> F*deral </line>
<line> da </line>
<line> Gra*d* </line>
<line> Dourad*s </line>
<line>-</line>
<line> UFGD </line>
<line>-</line>
<line> (avaliação cega por *o*s *valiadores *a área). </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Rua João R*s* *ó*s, **61 - Vila Progr*sso, CEP 79825- </row>
<row> 070, D*ur*dos-M*, Brasil. </row>
<row> E*dereço: Ju*rez Alv*s Marques </row>
<row> Universidade Federal da Gra**e Dourados - UFGD - </row>
<row> *ua João Rosa Góes, 1761 - Vil* P*ogresso, *EP 79825- </row>
<row> 0*0, *o*rados-MS, Brasil </row>
</column>
<column>
<row> Revisão: Grama*ical, Nor*a*iva e de Formatação </row>
</column>
</par>
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<line> O *mpacto *o* Parcelamentos Fiscais n*s Ga*tos com Edu*aç*o no Brasil: *nálise dos *arcela*e*to* </line>
<line> *89 </line>
</par>
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<line> R*S*M* </line>
</par>
<par>
<line> *sta pes*uis* o**eti*ou a*a*isar * impa*to dos parc*l**entos f*scais *oncedi**s *elo govern* </line>
</par>
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<line> brasileiro nos gastos co* educação. Para tanto, foram analisa*as informações sobre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> parc*lamento fiscal do Governo Federa* do Bra*il e as despesas com a </line>
<line> f*nção de ed*caç*o </line>
</par>
<par>
<line> entr* 2*08 e 2*17. Os resultados demon**ram *ue por volt* de 2000 empre*as aderiram a três </line>
<line> ou mais parcelament** fiscais. Estas emp*esas são responsáve*s por a*roximadamente 70% </line>
<line> *o montante devido ao Governo F*deral. N* que *e refere aos gastos com *ducaçã*, observa- </line>
</par>
<par>
<line> se *ue durante * perí*do da *nális* eles foram inferiores * 2% (diferente </line>
<line> da meta *st*pulada </line>
</par>
<par>
<line> pelo P*ano Nacional de Educ*ção (PNE)). As ev*dências apont*m que os valore* não </line>
</par>
<par>
<line> recebidos dest**ados ao parce*amento e </line>
<line> fisc*l podem contribuir co* o *anho e* c*pital </line>
</par>
<par>
<line> humano pela pop*lação. Des*a forma, estes </line>
<line> valo*es p*d** suscitar o </line>
<line> cres*iment* e </line>
</par>
<par>
<line> desenvo*viment* econômico. </line>
</par>
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<line> Palavras-ch*ve: *a*tos *m Educaçã*. Parcelamentos F*sc*is. Pe*da de Arreca*aç*o. </line>
<line> ABS*RACT </line>
</par>
<par>
<line> Thi* re*earch </line>
<line> aimed to a**lyze </line>
<line> the **pact of tax ins*a*lments gra*ted *y t** Brazilian </line>
</par>
<par>
<line> gover*m*nt on education spending. *herefore, in*ormation on t*e </line>
<line> tax ins*allments o* th* </line>
</par>
<par>
<line> Fed*ral Go*ernment of Br*zil an* the expenses with t*e edu*at*on f*nction betw*en 2008 *nd </line>
<line> 20*7 *ere analyze*. T*e r*s*lts s*ow that ar*und 2000 c*mpanie* joined th*ee or more tax </line>
</par>
<par>
<line> installm*nts. These c*mpanies *re responsible for app**ximately 70% *f the </line>
<line> amo*nt due to </line>
</par>
<par>
<line> the Federal Government. Wit* regard to s*endin* *n e*ucation, it is o*served ***t duri*g the </line>
<line> ana*ysis period, spend*ng on *d*cation *a* le*s th*n 2% (di*f*rent from the goal stipulated by </line>
<line> *he National Ed**ation Plan (PNE)). Ev*dence point* out *hat th* *m*unts not re*eived and </line>
<line> *ntended for tax *ns*allments can contribute t* the *ain in h*man capital *y the popul**ion. In </line>
<line> t*is way, th*se val*es can stimulate economic grow*h and d**elopment. </line>
<line> Ke*word: E*u***i*n *pend*n*. Tax In*tallments. L*ss o* Re**nue. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, v. 17, n. 10, art. 10, p. 188-20*, ou*. 20*0 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
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<line> H. *. Sobrinho, R. M. *oriller, A. M. Sousa, M. A. F. S. *o*ue*ra, J. *. Marques </line>
<line> 19* </line>
</par>
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<line> 1 I*TRO*U**O </line>
</par>
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<line> O Estado é um e*t* presente em todos os </line>
<line> *aíses em que pode atu*r e* d*ferent*s </line>
</par>
<par>
<line> pe*spectiva* (*nt*r*erindo de f*r*a mínima ou máxima *a ec*****a e, cons*quentemente, na </line>
</par>
<par>
<line> socied*de). De acordo com Santos (2006), para que o E**ado consig* *t*nder à s*ciedade </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> ne*ess*r** que co*s*ga cump**r três funç*es: alocativa, estabil*zadora e di**ri*u*iva. * </line>
<line> autor </line>
</par>
<par>
<line> menciona qu*, para cump*ir es*as funções s**iais, o Estad* precisa obt*r recursos *e di*er*n*es </line>
</par>
<par>
<line> *ormas, em </line>
<line> que a pr**c*pal compreend* </line>
<line> a **recada*ão de *rib*tos. Nes*e con**x*o, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> tributa**o no Br**il ocorre de maneira *ireta, s*br* a renda e s*bre a proprieda*e </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> indiv*duos, e indir*t*, so*re </line>
<line> o* produto* de co*sumo dos mesm** (S**TOS, 200*). Neste </line>
</par>
<par>
<line> país, a arrec*dação *rib*tária brut* em 201* r*pr**ento* cerca de 32% do PIB, segu*do d*dos </line>
</par>
<par>
<line> da Receita *e*era*; </line>
<line> diz-s* *ruta </line>
<line> pelo f*to de q** valo* *present*d* so*r* deduções o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> isençõ*s, juros, entre out**s (*ECEI*A F*DER*L D* BRASIL - RFB, 2*16). </line>
<line> *es*a form*, exi*** uma busc* incessant* dos *ndivíduos, principalmente empresários, </line>
</par>
<par>
<line> por fo*mas d* diminuir, postergar ou até me*mo extinguir a obriga*ão de </line>
<line> pagamento </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> tr*butos; pa*a tal feito esses i*di**duos pr*t*cam at*s </line>
<line> de pla*ejament* tr*b*t*rio o* evasão </line>
</par>
<par>
<line> f*sca*. H*ck (19*7) destaca que a el*são fiscal com*reen** </line>
<line> uma a**o *ult**al que a*v*m da </line>
</par>
<par>
<line> ins*ituição de um tri*ut*. Est* ti*o de </line>
<line> p*an*jamento tributário (denominado *e el**ã* fiscal) </line>
</par>
<par>
<line> de acord* c*m Coêlho (2**0) possui duas ver*entes: a elis*o fiscal por lac**a na lei, *ua*d* </line>
<line> os ad*inistr*do*e* buscam *or falhas ou equív*cos nas **gislaç**s vig*ntes que pe*m*tem a </line>
<line> dim*nuição ou e*tinção da *br*gação de p*gamento *o tri*u*o, *corrend* então ante* do fa*o </line>
</par>
<par>
<line> gerador. Há ainda a elisão ind*zida por lei, </line>
<line> *ua*do a *niã*, o estado o* o muni*ípio </line>
</par>
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<line> *ncentivam empresas a se instalare* </line>
<line> e* determinada *ocalidade atrav*s </line>
<line> da re**ção o* </line>
</par>
<par>
<line> isenção de trib*tos *ue ger**iam grandes gasto* par* tal emp**sa. A evasão f*scal, apesa* de </line>
<line> ocorrer de d*f*rentes form*s, se *e**me geral*ente à sonegação f*scal, ou ao n*o pag*me*to </line>
</par>
<par>
<line> d*s </line>
<line> tributos, se*do c**sid*rada como crime *ributá*io e c*bendo * e** penalidades previstas </line>
</par>
<par>
<line> (COÊLHO, 2010). </line>
</par>
<par>
<line> Neste c*ntexto, at*tudes co*o (i) es*udar trib*t*ção *o local a </line>
<line> o*de se pr*te*de </line>
</par>
<par>
<line> co**tru*r uma empres*, (ii) a e*co**a de um *s*ado onde c*mp*ar insumos ou matéria-prima </line>
<line> para reduzir o pag**e*to de ICMS, (*i*) a aná*ise de qual regime t*ibutário se e*caix* m*lho* </line>
<line> *a*a a empresa em de**rm*nado ano, s** f*rm*s *e elisão *isc*l *ue s* torn*m cada ve* mais </line>
</par>
<par>
<line> e*identes no </line>
<line> cenário br*sileiro, porém * governo *os últimos an*s ocasion* o que mui*os </line>
</par>
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<line> auto**s julgam como in*ent*vo à inadim*lência dos </line>
<line> contr*buintes atr*vés do* *iversos </line>
</par>
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<line> programas de parcelamento e refinanciamento **scai* lan*ado* desde 2000. Em regra, "A </line>
<line> Rev. FSA, T*resin*, v. 17, n. 10, art. 10, p. 188-205, out. 2020 www4.f*ane*.co*.br/r*vis*a </line>
</par>
</page>
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<par>
<line> O Impac*o dos Parcelamen**s Fis***s nos Ga*tos com Educa**o n* Brasil: Anál*se dos Parce*amentos </line>
<line> 191 </line>
</par>
<par>
<line> con*essão de parcel*mento é um f*vor f*scal colocado * disposiç*o do* contribuin*es que, por </line>
</par>
<par>
<line> m*tivos eventuai* e alheio* a su* vontade, tornam-se in*dimple*te* *ar* </line>
<line> com </line>
<line> o Es*ad* </line>
</par>
<par>
<line> durante dete*min*do período de tempo" (**CHA; SANTIAGO, 2012, p. 2*6). </line>
</par>
<par>
<line> N* entanto, a repetição des*es par*elament*s n*s últimos anos *em *eito com que os </line>
</par>
<par>
<line> contribuintes de*xem de *ump*i* com s**s obri*a*õe* tributária* *a esperança </line>
<line> de que, num </line>
</par>
<par>
<line> *ut*ro próximo obterão ma*s *acilidade para o paga**n*o *essas obr**ações. *sto pode fazer </line>
</par>
<par>
<line> *om *ue Estad* financie c*m rec*rsos públicos as ações de participantes o </line>
<line> e/ou entidade* </line>
</par>
<par>
<line> pr*vada* (ROCHA; *A*TIAGO, 20*2). P*ova da afirmação a*terior ** dá quando em anál*s* </line>
<line> ao últ*mo programa d* parcelame*to, o Pr*grama Es*ecial de Regulari*açã* T*ib*tária </line>
<line> (PERT) q*e *brange a* dívidas tributárias * não tributárias de pess*as *ísi*as * jurídicas *esde </line>
<line> que v*ncid*s até o dia 30 de abril d* 201*, cerca de 68% dos que a*er*ram são co*tr*buintes </line>
<line> que possuem fatur*mento *nual acima de R$150 milhões (MUSSE, 20*8). </line>
</par>
<par>
<line> Entende-se po* g*st* público os valor*s d*sembolsa*os *elo governo pa*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ma**t**ção das suas funções essenc*ais, sendo valor*s destinados para infraestrut*ra, *aúde, </line>
</par>
<par>
<line> seg*rança, </line>
<line> educação, entre </line>
<line> outros set*res que *jud*m a supr** as n*cessida*e* básica* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *oci*dade. Tais g*stos in*l*en*iam * são influenciad*s pelo crescime*to econômico do país, e </line>
</par>
<par>
<line> por m*i* </line>
<line> que *eja alt* a ar*ecad*ção trib*tária fe*t* por parte da União, a má alocação d*s </line>
</par>
<par>
<line> r*c*rso* arrecadados fa* com que </line>
<line> tal </line>
<line> cr*sc*m*nt* per*ane** es*agnado, um *os f*tores que </line>
</par>
<par>
<line> impedem o *rasil de ser considerad* *m </line>
<line> país des*nvolvido (CÂND*DO J***OR, 2009). </line>
</par>
<par>
<line> N*st* contexto, diversos *studos *onstatara* o im*act* do* gastos *om di*erentes funções d* </line>
<line> governo para incent*var o cr*scime*to econômico (CRÉMIEU*; OUELLETTE; PILON, </line>
<line> 1999; DISSOU; *IDIC; YAKA*TSAVA, 2016; FACCHI*I; SEGHEZZA, 20*8; IF*; </line>
<line> GUE*AT, 2*18). </line>
<line> Ressalt*-*e ainda que, seg*ndo Canuto (2018), enquant* o investim**to e* </line>
</par>
<par>
<line> infraes*rutura era *e 5% *o Produ*o Inter*o Bruto (PIB) a renda pe* capta teve aume*to </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> a*e**s 4% *o co*side**r intervalo entr* as d**adas de 1920 e 1980. Contudo, de acordo o </line>
</par>
<par>
<line> *om o autor, nos últim*s anos </line>
<line> os inv*stimentos *m infraestru*u*a decaíra* para **nos de </line>
</par>
<par>
<line> *,5% *o PIB, i*plicando uma diminuiçã* d*r*** * indi*etamente do PIB por *onta do* </line>
</par>
<par>
<line> re*ursos </line>
<line> oferecidos p*pula*ã*. Apesar de à </line>
<line> mostrar que os *as*os do paí* co* *duc*ção </line>
</par>
<par>
<line> equivalem aos gasto* de pa*s*s considerados desen*olvid*s, cer*a de 5% do PIB d* p*ís, ** </line>
</par>
<par>
<line> econ*mis*as que apoiam o governo não demonstram *ue PI* desses paíse* é por v*zes o </line>
<line> maior que * *o B*asil, e que já nã* possuem os prob*emas básicos de acesso e per*anên**a </line>
</par>
<par>
<line> pelos quais o Brasil passa. E* </line>
<line> v*lor*s reai*, a OCDE (Organização para * Cooperaç*o e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Desenvolvimen** Econômico) *ostra que o Brasil gasta cerca de U$3.00*,00 por aluno, </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 17, n. 10, art. 10, p. 188-20*, out. 2020 www4.fsanet.co*.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. S. Sobrin*o, *. M. ***ill*r, A. M. *ousa, M. A. F. *. Nogueira, J. A. Marques </line>
<line> 192 </line>
</par>
<par>
<line> enquanto os países desen*ol*idos que compõem a orga*iz*ção gastam cerca de U$8.700,00 </line>
<line> (R**ENDE PI***, *0*4). </line>
</par>
<par>
<line> Desd* o *no 2*00, alguns par**lamentos *ributá*ios </line>
<line> ben*fi*iaram </line>
<line> pessoas *ísicas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> jurídicas que c*ntinh*m d*bitos com a União (*OCHA; SAN*I*GO, 201*). No ano de 2017 </line>
<line> nã* foi diferente: Regido pela Lei nº. 13.94*/17, o P*ogra*a Espe*ial *e Regulariz*ção </line>
<line> Trib*tá*ia (PERT) vem para norm*lizar os débitos que cont*ibu**tes possuía* até *0 de a*ri* </line>
<line> d* 2*17, i*c*uindo até mes*o os débitos r**ultan*es d* *arcelament*s anterio*es (BRASIL, </line>
<line> 2017). P*r mais q*e tais *arcelamentos resultem em r*p**a geração *e caix* para o go*erno, * </line>
<line> m*smo deixa de arrecadar quant*as ***sideráveis ao desco*siderar multas e jur*s *os </line>
<line> pagam*ntos da* dívid*s. ** o P*RT causo* uma per*a de cerca de R$*5,5 bi***es de re*is, os </line>
<line> números assus*am ainda *ais quando se an*lisa u* p**orama dos último* dez an*s, *uando o </line>
<line> valor ul*rapass* os R$175 bi*hões (RFB, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> per*a </line>
<line> de arrecadação fiscal imp*cta não apenas nos rendimen*os líquidos dos </line>
</par>
<par>
<line> *ontrib*intes, </line>
<line> c*mo t*mbém na receit* disp*n*vel do </line>
<line> go*erno </line>
<line> para a execução d* p*lítica* </line>
</par>
<par>
<line> públ*ca* sociais (SAYD, 200*). Segundo Paes (2012), a*ém do i*pacto da *ra*de perda </line>
<line> ocasionada pe*o descon*o de j*r*s e multa* como j* cit*do, os parcelamentos fi*c*is </line>
</par>
<par>
<line> *oncedido* pode* ocasi*nar maiores </line>
<line> índices de in*di*plências pe*o *ato d* deixar </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> c*ntr*buintes em zona de c*nforto por não pag*r os tributos d*vidos sabendo qu* futuramente </line>
<line> s*r*irão parcelame*tos que redu*irã* sua dívida. *ais f**os geram circunstâncias *assivas ao </line>
</par>
<par>
<line> *overn*, *ue pe*de montantes c*nsideráveis p*r grandes empresas adquirirem a p*ática </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> inadim*lência na espera de parcelamentos, o </line>
<line> que faz qu* * mes** tenha de diminuir </line>
</par>
<par>
<line> inve*ti**ntos *m áreas essenciais </line>
<line> ou </line>
<line> partir para financiamentos que aumentam a dív*da </line>
</par>
<par>
<line> *ú*lic* do país para qu* o *esmo cump*a co* suas funções essenciais. Nesse se*tido, surge </line>
</par>
<par>
<line> o seguinte problem* de </line>
<line> pes*u*s*: Qual o impa*to *os parcelamentos f*scais conce**dos pelo </line>
</par>
<par>
<line> *o*erno brasi*eiro **s gastos com educaçã*? D*sta forma, esta pesquisa o*jet*va analisar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> impacto dos p*rcel*mentos *iscais *oncedidos pelo </line>
<line> governo brasileiro nos gastos </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> educação. </line>
</par>
<par>
<line> A present* pesquisa se justif*ca ao </line>
<line> di*cu*ir o im*a**o d*s pa*celamentos fiscais </line>
</par>
<par>
<line> concedidos n*s gas*os com educ*ção. *es*a *orma, apresenta contribuiçõ*s no *m*it* teór**o </line>
<line> s*bre os trabal*os qu* *ratara* sobre a a*oc*ção e a* consequências dos gas*o* *om educação </line>
<line> no ní*el e*onômico e s*cial [ver Vandenbussche, A*hi*n e *eghir (2006), Annabi, Harv*y e </line>
</par>
<par>
<line> Lan (201*) e Ifa e Guet*t (2018), Patel e Annapoorna (2019)]. A*ém di*so, </line>
<line> est* pes*uisa </line>
</par>
<par>
<line> apresen** contrib*içõ*s </line>
<line> práticas, com* por exemplo, a co*statação de q*e o gove*no feder** </line>
</par>
<par>
<line> brasilei*o deixou de arrecada* 176 b*lh*e* de re*is *evido às política* de parc**amen*o. Valor </line>
<line> **v. FSA, Teresina, v. *7, n. *0, ar*. 10, *. 188-2*5, ou*. 202* www4.fsan*t.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Im*act* dos Parcelame*to* Fiscais nos Gas*os com Edu*ação no Brasi*: A*álise dos Parc*lamentos </line>
<line> 193 </line>
</par>
<par>
<line> este q*e pode*ia ter sido util*zado em funções das d**pesas d* gove**o, </line>
<line> como a edu*ação. </line>
</par>
<par>
<line> *om i*to, est* pesquisa p*de c*ntr*buir com a população * ó*gão* </line>
<line> gov**name*ta*s so*re os </line>
</par>
<par>
<line> benef*cio* e male**cios d*s parcelame*tos fi*cais *o **asil. </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFERENCI** *EÓRI*O </line>
</par>
<par>
<line> De acord* *om o previs*o no art. 3º do Código *ribut*ri* N*cional, "*r**uto toda é </line>
<line> *restação *ecuniária *ompulsória, em moeda ou cujo v*lor ne*a se possa **primi*, qu* não </line>
<line> constitua sanç*o de a*o ilí*ito, instituí*a e* lei e cobrada medi*nte atividade adm**istrativa </line>
</par>
<par>
<line> plename*te vincu*ada" (BR*SIL, 1966). N* Brasil, a </line>
<line> tribut*ção existe desd* * sua </line>
</par>
<par>
<line> colonizaç*o, enq*a**o er* g*v**nad* pel* **roa portuguesa a *istância, quando ainda s* </line>
<line> *ncontrava em Po*tugal; existi* no Brasil * regime *as sesmaria* e as capitanias hereditá*ias </line>
</par>
<par>
<line> eram doad** alguns cidadãos a </line>
<line> port*gueses no intuito de </line>
<line> que d*mar**ssem, co*onizassem </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pagasse* tributos à </line>
<line> coroa (RAMOS; P*NTO, 2017). Com o pa*sar *os anos, * família real </line>
</par>
<par>
<line> te*e ** se deslocar *ara o Brasil, conforme *onta a história em relação à invasão de Portugal </line>
<line> r*a*izada por Napol*ão Bonaparte * *u*s t*opas. **m isso a tributação ex*st*nte passou a ser </line>
<line> maior, além *a cri*ção de novos *ributo* p*ra que se pudesse manter o padr*o d* vida luxuoso </line>
<line> *a r*a*eza, ou sej*, até aquele mo**nto a t**b*tação ainda n*o era voltada para o benef*c*o da </line>
<line> *ocied**e (RAMOS; PINTO, 2017). </line>
<line> A Revolução F*anc*sa de 1*89 tr*uxe à t**a * Declaração dos Direitos Humanos e do </line>
<line> C*d*dão. Em seu *rt. 13 d*z *ue: "Para a *a*utenção d* força públi*a e para as *espesas d* </line>
</par>
<par>
<line> administração, é indi*pen****l </line>
<line> uma con*ribuição </line>
<line> com*m qu* de*e ser </line>
<line> di vi di da </line>
<line> entre o* </line>
</par>
<par>
<line> cidad**s de </line>
<line> acordo com suas possibil*dades" (FERREIRA, 1978). A par**r de ent*o os </line>
</par>
<par>
<line> tri**t*s *ecolhidos po* império/*nião p*s*ar*m * convert**-se em benefício* pa*a a socie*ade </line>
</par>
<par>
<line> contribuinte. Baseando-s* </line>
<line> num * l i nha </line>
<line> *o *em*o, tem-se que a capa*i*ade contri*utiva no </line>
</par>
<par>
<line> Bras** passou * ser conh***da através da *o**tit**ção *mperial </line>
<line> do Brasi* de *824, </line>
<line> que dizi* </line>
</par>
<par>
<line> que todo cidad*o deveria </line>
<line> contribuir, </line>
<line> na pr**orção d* s*as p*ss*s, com a quitação das </line>
</par>
<par>
<line> despesas *o Governo. Apesar das oscilações *a *igência </line>
<line> d*sse princí*io, Constituiç*o a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 1946 tr**xe certo firmam*nto, dizendo que "o* tr*buto* terão caráter pessoal sempre *u* isso </line>
</par>
<par>
<line> for possível, </line>
<line> e serão graduados co*forme * capacidade ec*n**ica do contrib*in*e" </line>
</par>
<par>
<line> (OLIV**R*; ARAÚJO, 20*5). </line>
<line> A parti* da Constit*ição de **88 s*o *ercebidas as *unç*es *a arrecadação trib**ária, </line>
</par>
<par>
<line> sendo elas, na </line>
<line> *escrição de Viol (*005), alocativ*, redist*ib*tiva e estab*liza*ora. A autora </line>
</par>
<par>
<line> expl*ca *ue a tributação serve direta * indire*amente como alocadora de recursos econômico*, </line>
<line> Re*. FS*, Teresina PI, v. 17, n. 10, art. 10, p. 188-205, out. 2020 w*w4.fsanet.c*m.br/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. S. Sobrinho, R. M. Noriller, *. M. S*usa, M. A. F. S. Nogue*r*, J. A. Ma*qu*s </line>
<line> 194 </line>
</par>
<par>
<line> e se u*ilizad* corretament* p*de ser imp**tant* instrumen*o para ince*t*var o c*esc*mento </line>
<line> econômico. * função est*bilizadora * per*ebida no controle da demanda agregada, o a*men*o </line>
</par>
<par>
<line> da tributação diminui tal demanda e ao mesm* tempo red*z *ressões *n*lacioná*ias; </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> diminui*ão da tribu**ção ince*t*va o i*vestimento e * produção, cri*ndo empr*gos e gerando </line>
<line> renda. Já na fun*ão redistributiv* o in*ui*o da tributação é red*zir a de*ig*al*ad* gerada pela </line>
<line> concentração de *r*nd*s riquez*s em poder de poucas pes*oas (*IOL, *0*5). </line>
</par>
<par>
<line> Com o passar *os *nos a inj*stiça f**cal deco*r*nte da alta c*brança de </line>
<line> tributos </line>
</par>
<par>
<line> in**retos, que in*idem sobre os b*ns de c*nsu*o da </line>
<line> população e dessa </line>
<line> mane*r* fazem *om </line>
</par>
<par>
<line> q*e as pessoas me*os f*vorecidas pa*uem, pr**orc*o***ment* ao q*e *anha*, mais tributos </line>
<line> que *s pess*as mais favorecidas (OLIVEIRA; ARAÚJO, 2015). De*ta fo*ma *oram suscitada* </line>
<line> discus*ões sob*e a r*fo*ma tributária no Bra*il, ond* as pessoas que a apoiam defendem uma </line>
</par>
<par>
<line> mai*r cobrança de tributos diretos, *ue in**dem </line>
<line> sobre a propriedade e rique*a dos </line>
</par>
<par>
<line> contribuintes, e uma diminuição dos tributos i*diretos, torna*do ass*m a a*reca**çã* tri**tária </line>
<line> ma*s justa em *elação à capacidade contributiva de cada contribuinte (O*IVEIRA; ARAÚJ*, </line>
<line> *015). </line>
<line> A* passo em que o t*ibuto é desenvolvido, disseminad* e arre**dado, ocorr* tamb*m </line>
<line> a "res**tênc*a" de alguns contrib*intes na efet*ação de seu pagamento. Coêlho (2***) </line>
</par>
<par>
<line> menciona qu* * percepção e o entendiment* </line>
<line> c*da vez *aior da n*o </line>
<line> e*ecução das funções </line>
</par>
<par>
<line> esse*ciais do Estado fazem com que mais *s </line>
<line> contrib*inte* *eixem de cumpri* com suas </line>
</par>
<par>
<line> obrigações tributária*, e tais fato* contribuem para a e*istência dos at*s d* *vasão fiscal, q*e </line>
</par>
<par>
<line> se traduz na "economi* tribu*ária" *travé* de atos ilícitos </line>
<line> como </line>
<line> fr*u*e, sonegação, entre </line>
</par>
<par>
<line> out*os. No entanto, o autor destaca q*e a *usca pela le*alidad* quando se trata de ec*no**a </line>
<line> tributá*ia *em ganhand* espaç* e com isso as práticas de pl*n*ja*ento t*ib*tário passa*am a </line>
<line> ser ações fund**ent*i* na gestão d* uma *mpresa. </line>
<line> Ente*de-se por planejament* tri*utário, que ta*bém po*e *er chamado de elisão </line>
<line> f*sca*, a busca por lacunas na lei ou ta*bém p*r i*centivo* fiscais que *isam à diminui*ão *u </line>
</par>
<par>
<line> at* mesmo a ext*nç*o *a obr*gatoriedade tributária, sem*re *e fo*ma lí*i*a de e </line>
<line> oc*rrência </line>
</par>
<par>
<line> ant*rior ao fa*o gerado*. R*ssalta-se q** a </line>
<line> elisão por in*entivo da lei, incen*ivo fiscal, </line>
</par>
<par>
<line> *era**ente resulta numa contra*artida d* *ontribui*ã* so*ial exi*i*a pe*o ente que a conc*de, </line>
<line> exemplo disto, a Zona Franca de Manau*, áre* que sofre com baixa tri***açã* para *ornar </line>
</par>
<par>
<line> possível * i*st*lação de </line>
<line> grandes indústrias de </line>
<line> vários setore*, t*ndo como contrapartida </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ge*ação de empr*go e r*nda *em como o desenvolviment* econô*ico d* região (C*ÊLHO, </line>
<line> 2*10). </line>
<line> Rev. FSA, T*res**a, v. 17, *. 10, art. 1*, p. *88-*0*, out. 20*0 www*.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Impac** dos Pa*c*lamentos Fis*ais nos G*stos com Edu*ação no Bra*il: Análise dos Parcelamen*os </line>
<line> 195 </line>
</par>
<par>
<line> 2.* Par*elament*s Fisc*is </line>
</par>
<par>
<line> *s parcela*entos fiscais n*o são novidade no país, *ntre *s anos d* 2000 e 2010 </line>
</par>
<par>
<line> ocor*eram quatro diferentes </line>
<line> p*anos pa** a qui*açã* de dívidas fisca**, o que segundo Paes </line>
</par>
<par>
<line> (2012) ao invés *e ajud*r * governo na arrecadação, **centiva cada *ez mais a inadimplência </line>
<line> dos contribuintes. *egundo o au**r, interpreta-s* co** parcelamento fi*cal a junção de </line>
</par>
<par>
<line> *e*co*to* *m m*ltas * jur*s al*m do </line>
<line> par*elam**to para a q*i*aç*o de dívida </line>
<line> exi*te*te p*lo </line>
</par>
<par>
<line> contribui*te, visando uma rápida </line>
<line> ger*ção de recur*os a se*em utilizad*s *elos </line>
</par>
<par>
<line> ad*inistradores. No p*r*odo citado, houve a re*u*amenta*ão do Prog*ama de Rec*pera**o </line>
</par>
<par>
<line> Fi*ca* (REF*S) ** </line>
<line> 2000; do Parcelame*to Especial (PAES) e* 2003; do Parce*amento </line>
</par>
<par>
<line> *xcepciona* (*AEX) em 2006; e do Refis da Cri*e em 2*09; va*e ress*ltar *ue tais planos são </line>
<line> d* p*rticipação n**ional, e que *in*a existem, por*m nã* f*ram **posto*, os parcelamentos </line>
<line> regulamentad*s por estados * munic*p*o*. </line>
<line> Segundo a RFB (20*6) o R**is *o ano de 2000 aplicou-se apenas às *essoas jurídica*; </line>
<line> tal plano foi re**lamen*ado pela lei *º 9.*64, de 10 de abri* de 20*0, abran*endo as dívidas </line>
</par>
<par>
<line> c*m a *ecretaria da R*B e In**itu*o Nacion*l do Segur* Soci** (INS*), o </line>
<line> pagamento das </line>
</par>
<par>
<line> *arcelas era re**izado conf*rme a receita bruta gerada pel* entid*de, *om ta*as entre 0,3% * </line>
<line> 1,5%, v*riáveis con*orme o regim* tributário adota*o pela en*idade. * Pa**elamento Especi*l </line>
</par>
<par>
<line> f** inst*tuído pela Lei ** 10.684 em 30 </line>
<line> de *aio de 2003, compreend*ndo as *nadimpl*ncias </line>
</par>
<par>
<line> peran*e a Secret*ria da RFB *u a Procurad*ria G*ra* da Fa*enda Na*ion**, </line>
<line> des*e *ue </line>
</par>
<par>
<line> *ncorrido* até * dia 28 de </line>
<line> feve*eiro de 2003, </line>
<line> podendo aderir ao plano pess*as fí*icas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> jurídicas portadoras d* tai* **vidas, difere*temente do Refis onde eram aceitas apenas pessoas </line>
</par>
<par>
<line> jurídica*; o número de p*rcel*s foi *e*im*tado para no má*imo 180 mes*s, tend* *essoa * </line>
</par>
<par>
<line> físic* um </line>
<line> va*or mínimo </line>
<line> d e R $ 5 0 ,0 0 </line>
<line> por parc*la e a* pessoas **rídicas </line>
<line> seguindo a ba*e da </line>
</par>
<par>
<line> r*ceita brut* co* a variação de </line>
<line> 0 ,3 % </line>
<line> até 1,5 % *onforme o reg*me t*ibut*rio da entidade. </line>
</par>
<par>
<line> De*t*ca-se que a partir da pr*meir* parcela, as d*mais sofrera* *umento de juros baseados n* </line>
<line> *ari*ção da Taxa *e Ju*os a Long* Prazo da Se*retaria da Rec*i*a Feder*l (R*B, 2015). </line>
<line> O Parcel*men*o E*c*pc*onal foi re*ulamenta*o e* 200* pela M*di*a *rovisória 303 </line>
</par>
<par>
<line> do di a </line>
<line> 21 de junho do ano *it**o. In*r*mentaram a regul*mentação * Portar*a Conjunta </line>
</par>
<par>
<line> PGFN/SRF nº 2, de 20 de julho de 2006 e * Instrução Normati*a SRF nº 663, de 21 de *ulho </line>
<line> de 200*; t*l pa*c*lamento consis**a em *en*fíc*os às pessoas *urí*icas qu* *ossuía* *é*itos </line>
<line> com a Secretaria da RFB , uma vez que pode ter desco**os de 30% dos *uros * 80% da mu*ta </line>
<line> incorridos *obre o val*r a*é o m** do pagam*nto (RFB, 2**6). Caso pagamento à vista até o </line>
<line> *ia 15 de setembro d* 2006, aos que não ader*ram *o *agament* à vista houve a hipótese de </line>
<line> Rev. **A, *eresi*a PI, v. **, n. 10, art. 10, *. 188-2*5, out. 2020 www4.f***et.*om.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. S. So*rinho, R. M. Noril*er, A. M. **usa, M. A. F. S. *ogueira, J. A. Mar*ues </line>
<line> **6 </line>
</par>
<par>
<line> pa*a*ent* através de 130 parcelas, com valor *íni*o d* R$2*0,00 par* *p**n*es pelo </line>
<line> Simples N*cional e R$2.000,00 *a** *s *e*ais ent*dades, c*m o desconto de 50% so*re a </line>
<line> multa da d*vi*a da pessoa jurídica (RFB, 2006). </line>
</par>
<par>
<line> O Re*is da Crise foi regid* pela Lei nº 11.94*, d* 27 *e maio de 2009, *o </line>
<line> abranger </line>
</par>
<par>
<line> pessoa* físicas e ju*ídica* que possu**m débitos </line>
<line> com a *e*reta*ia d* RFB </line>
<line> ou com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **o*uradoria Ge*al da Fazen*a Na*i*na*, bem como o* *alores *ão pagos *m q*aisquer dos </line>
<line> p*rcelame*tos *ue p*ssam ter *articipado e que aqui for*m citados (R*FIS, PAES, PAEX). * </line>
<line> pa*amento *as dívidas pôd* ocorr*r de ci*co *or*as: (i) pa*amento à **sta, (ii) pa*celado em </line>
</par>
<par>
<line> 30 *eses, parcelado em 60 mes*s, (i*i) </line>
<line> parcel*do em 1*0 mese* e pa*celado em *80 m*ses, </line>
</par>
<par>
<line> para ca*a ma*eira *e *aga*e**o h*uve u*a **rma *e redução ** dí*ida, sendo </line>
<line> que </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> paga*e*to a vist* * reduç*o de 10*% *as multas de mora e of*cio, 40% das m*ltas isola*as, </line>
</par>
<par>
<line> 45% dos juros d* mor* * 100% sobre o valor do encargo legal, co*fo**e o aumento </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> nú*ero de *arcelas *ouve a dimin*ição dos benefícios conq**s*ados; o val*r mínimo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pr*stação foi de R$*0,00 pa*a pessoa física e R$10*,00 para *e*soa *urídica (BRASIL, 2009). </line>
<line> Rec*nte*ente, *017, houv* a apr*vaç*o da L*i nº 13.496, de 24 de *utubro de 2017, </line>
<line> *egul*rizando mais *m *arc*lamento fisc*l, o *rograma Especi*l de Re**l**ização Tributária, </line>
<line> *ERT, que abrange as *ívid*s tri*utárias e não tributár*as de *essoas físicas e juríd*cas desde </line>
<line> que ven*i*os até o dia *0 de *bril d* 201*, podendo *inda incl*ir os débitos de pa*celamentos </line>
<line> anteriores. * liqu*dação da dívida s*gundo a lei pode ocor*er de seis ma*e*ras, sen*o uma </line>
<line> *elas com *eduçõ*s significat*vas, ond* se paga n* mínimo 20% da dívid* tota* em até *inco </line>
</par>
<par>
<line> parcelas </line>
<line> (ag*sto a </line>
<line> dezembro ** 2017) e o restante e* parcela única </line>
<line> vencíve* em ja*eir* de </line>
</par>
<par>
<line> 2018 com redução de 90% dos juros de mora e 70% das multas de mora, iso*adas ou *e ofício </line>
<line> (*R*SIL, 2017). </line>
<line> Percebe-se que a *ad* plano d*senvol*ido oc*r*e aumen** significant* no número *e </line>
<line> *ontribu*ntes que a ele a*erem, reforçando a idei* *e P*es (*012) de que a reg**aridade com </line>
<line> qu* os plan*s sã* elabor*dos faz com que o nível de i*adi*plên*i* aume*t* de*ido à espera </line>
<line> do c*ntribuinte para obter de**on*os no paga*ento d* seu* débitos. </line>
<line> 2.2 Des*esas p*blicas * o en*oque *a educação b*as*leira </line>
<line> Par* po*er enten*er melho* os imp*cto* que tais par*ela*ento* p*dem gerar sobre as </line>
<line> despesas da U*ião, precisa-se antes d*lin*ar quais são es*as despesas. Entende-se por *es*esa </line>
<line> pública todo e qua*quer gasto que o set*r público tenha pa*a *umprir suas f*nç*es em relação </line>
</par>
<par>
<line> * so*iedade. Dentr* o* ti*os d* c**ss*ficaçã* em qu* tais despesas se encaixam, tem*s </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *iferenci*çã* por categoria econ***c*, *endo *l*s as des*es*s corr*ntes, *elacionadas </line>
<line> **v. F*A, T**es*na, v. 17, n. 10, art. *0, p. 18*-20*, out. 20*0 www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Im*acto dos Parce*amentos Fiscais n*s Gastos *om E*uca*ão no Brasil: Análise dos Parcelamento* </line>
<line> 197 </line>
</par>
<par>
<line> basicamente aos custos de ex*cuçã* d*s serviços e *s despe*as de c*pita*, que se dire**onam à </line>
<line> aquisição de be*s de capital, ap*icações *inanceiras, entre o*tros gastos. (SECRETARIA DO </line>
<line> TE*OURO NAC*O*A*- STN, 2017) </line>
<line> O e*foq*e da p*squisa é nas *espesas c*r*entes, pois nelas s* enquadram os *astos </line>
<line> *om saúde, comuni*ação, s*lá*i*s d* seg**a**a pública e, entr* outros, os gasto* com </line>
</par>
<par>
<line> edu*ação. Sil*a * *riches (2014) e Barros (1990) *bordam o fato de que os </line>
<line> ga*tos co* </line>
</par>
<par>
<line> ed*cação são investimentos em capital humano e que, no longo p*a*o, podem au*ent*r </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> p*oduto *a*io*al. </line>
</par>
<par>
<line> 3 PRO*EDIMENTOS METODOLÓGIC*S </line>
</par>
<par>
<line> Me*odol**icamente e*ta pe*qui*a é d* caráter descr*tivo, documental qu*n*o aos seus </line>
<line> procedimentos. A a*ordagem uti*izada fo* q**litat*va, um* vez que foi analisa*a com </line>
<line> **ofundid*** a relação en*re a* perdas trib*tárias devido ao pa*celamento do governo e o s*u </line>
<line> impacto nos gasto* c*m educação. </line>
<line> Para tanto, for*m analisados do*umen*os o*iciais *o Governo Feder*l (União) que </line>
<line> compreende a ap**v*ç*o *as perdas oc*rrid** *e arr*cadação *ributá*ia dev*do à a*rova*ã* de </line>
</par>
<par>
<line> p*rce*amentos, ao considerar períodos an**is entre 2008 e </line>
<line> 2017. Estas **formações foram </line>
</par>
<par>
<line> coletadas do website da Receita Federal d* B*asi*. No que se refere à coleta de inf*rmações </line>
<line> sob*e os g*stos p*bl**os com a *unção de *esp*sa e* educação, f*ra* coletadas inf**mações </line>
<line> anuais n* Portal da Transparência do Gove*no Federa* de 2008 a 2017. </line>
<line> No que tan*e à an*l*** dos dados, realizou-*e a análi*e descri*iva dos da*os </line>
</par>
<par>
<line> *uantita*ivos, *uanto aos valor*s </line>
<line> destinados ao parcela*ento d* dívida* co* o G*verno </line>
</par>
<par>
<line> *eder*l. Este* itens se referem *o pagament* à *ista e débitos </line>
<line> com o **verno que foram </line>
</par>
<par>
<line> parcelados. Também, an**iso*-se a propor*ão ** cada tipo de p*rcelam**to (Refis, Paes, Paex </line>
<line> e Refis d* C**se), assim c*mo a situa*ão dos parc*l*mentos (Ativo, Liquidado e Excluídos). </line>
<line> Ad*mais, foram analisados os *onta*tes quan** *o ped*do de parcelamento de débito* </line>
<line> tribu*ários com o Governo Federal. Em persp*ctiva complementar, a*alisou-s* * </line>
</par>
<par>
<line> comportamento dos g*stos em edu*aç*o como os valores oriundos da renúncia *i**al e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> emp*egado e* </line>
<line> p**cel*mentos tri*utár*os poderiam influenciar na a*ocação d* ga**os </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> educ*ção. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 1*, art. 10, p. 188-**5, o*t. 2020 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. S. *obrinho, R. *. N*riller, A. M. *o*s*, M. A. F. S. Nogue*ra, J. A. Marques </line>
<line> 198 </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESU**ADO* E DISCUSSÕES </line>
</par>
<par>
<line> Em análise *ea*izada pela **c*ita **d*ral n* ano *e 2017, *o* elaborada uma tabela </line>
<line> c*ntendo os v*lor*s *enunciad*s por *onta dos par*elamento* desde o ano d* 20*8. A partir </line>
<line> destes dados, perc*be-se que **tre 2000 e 2010, * G*verno Federal tinha pa*celamen**s </line>
<line> abertos (sem re*eber o pagamento dos parcelamento* existent*s) e, mes** assim, ab*iu novo* </line>
<line> edit*i* *ue permitiu novo* parc*lam*nto* tributário*. N*s*e contexto, a perda c*lcula** c*ega </line>
<line> a R$176 bilhões, ao considerar as estimativas rea*izadas na é*oca *a pesquisa quan*o </line>
<line> *sta**m e* a*álise *ais quatro parcelamentos. </line>
<line> *abela 1 - Renúncia fiscal dos mai*res pr*gramas de *a**m*nt* à *i*ta e </line>
<line> parcelamentos espe**ais *onced*dos a par*ir de 2008 - e* milhõe* de rea*s </line>
</par>
<par>
<line> P a rc. </line>
<line> P a r c . Nã o </line>
</par>
<par>
<line> *rograma </line>
<line> Pag. à vista </line>
<line> Total </line>
<line> *revid. </line>
<line> Pr*vid. </line>
</par>
<par>
<line> Re*is Crise I - MP n° 449/0* e Lei n° 11.941/0* </line>
<line> 3.080,5* </line>
<line> 1*.993,02 </line>
<line> *4.82*,** </line>
<line> 60.898,02 </line>
</par>
<par>
<line> Refis *rise II - MP n° 1*.865/13 e Lei *° </line>
</par>
<par>
<line> 12.973/14 </line>
<line> 151,15 </line>
<line> 637,50 </line>
<line> *.199,29 </line>
<line> 2.9*7,93 </line>
</par>
<par>
<line> Refi* Crise III - Lei n° 12.9*6/14 e Lei n° </line>
</par>
<par>
<line> 11.941/09 </line>
<line> 604,58 </line>
<line> *.549,*8 </line>
<line> 8.797,16 </line>
<line> 11.95*,72 </line>
</par>
<par>
<line> PI*/Cofins In*t. F*na*ce*ras - Lei n° 12.865/13 </line>
<line> 8.030,13 </line>
<line> 2 4 ,1 * </line>
<line> 8.054,25 </line>
</par>
<par>
<line> *ributação *ases Uni*ersais - Lei n° *2.865/13 </line>
<line> 5.691,*4 </line>
<line> 11.248,42 </line>
<line> 16.740,05 </line>
</par>
<par>
<line> PERT - *rograma Especi*l de R*gularizaç*o </line>
</par>
<par>
<line> Tributária (***) </line>
<line> *.700,65 </line>
<line> *0.802,*0 </line>
<line> 38.503,25 </line>
</par>
<par>
<line> P**M - Prog*ama de Regu*arizaçã* do* *stados * </line>
</par>
<par>
<line> Municíp*os (***) </line>
<line> 12.661,4* </line>
<line> 12.661,42 </line>
</par>
<par>
<line> PRR - Pro**ama de Regularizaçã* *ural (***) </line>
<line> 7.603,30 </line>
<line> 7.603,30 </line>
</par>
<par>
<line> Simples Naci*nal E*pecial - *LP Dezem*ro/17 </line>
</par>
<par>
<line> (****) </line>
<line> 16.*00,** </line>
</par>
<par>
<line> Total </line>
<line> *7558,03 </line>
<line> 44145,*6 </line>
<line> *14,*96,** 175999,94 </line>
</par>
<par>
<line> Nota: (***) Parcel*me*to espec*al ainda *ão consol*dado - esti*ativa com base optantes e (****) Parcelamento </line>
<line> em *iscussã* *egislativa - renún*ia *rojetada. </line>
<line> F*nte: Rece*ta Fede*al do *rasil (2017). </line>
</par>
<par>
<line> A ine*icá**a da t*tic* de *arce**mentos dos tributos s* *ostra ainda </line>
<line> maior </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> mo*ento em qu* se ob**rva a *abela 2. **to, p*rque esta demonstra o níve* *e pagamento das </line>
</par>
<par>
<line> d*vid*s pa*cel*das, em que </line>
<line> consta que cerca de 90% dos q*e aderiram **s três </line>
<line> prime*ros </line>
</par>
<par>
<line> pa**el*me***s foram exc*uíd*s dos mesmos, e apena* 6% *as dívidas, na perspe**iva *ais </line>
</par>
<par>
<line> o**mista *nalisa*a, </line>
<line> *oram quitadas. Cabe ressalt** ain*a que um ponto importante a ser </line>
</par>
<par>
<line> cons**er*do * que bo* part* d*s q** foram exc*uí*os d* algum *os *arcelame*t*s cons*guiu </line>
</par>
<par>
<line> *derir a outro </line>
<line> p**celament* sem que fos*e prejudic*do, obtendo </line>
<line> as *esmas r*galias de </line>
</par>
<par>
<line> qual*ue* out*o contribuinte que não *ouvesse par**cipado de parc***mento (RFB, 2017). </line>
<line> Rev. F*A, Teresi*a, v. 17, n. 10, art. 10, *. *88-205, out. *0*0 *w*4.fsane*.c*m.br/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Imp*cto d*s Parcelamentos F*sca** nos Ga*tos com Educa*ão no Brasil: Análise dos Parce*amentos </line>
<line> 199 </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 2 - Sit*aç*o atual dos parcelam*ntos esp**iais (**lores) </line>
</par>
<par>
<line> Valore* na data da *ons*lidaçã* de acordo com * sit*ação **u*l dos par*ela*ento* (em milhões de r*ais) </line>
</par>
<par>
<line> Parcelamento </line>
<line> Ativos </line>
<line> Fre*uên*ia </line>
<line> Li*uidado* Frequência </line>
<line> Exc*uídos </line>
<line> Fre*uênci* </line>
<line> Total </line>
</par>
<par>
<line> REFI* </line>
<line> 7.581,00 </line>
<line> 8 ,1 % </line>
<line> 3.**2,0* </line>
<line> 3 ,* % </line>
<line> 83.13*,00 </line>
<line> 8 8 ,5 % </line>
<line> 93.9*1,*0 </line>
</par>
<par>
<line> PA*S </line>
<line> 2.84*,00 </line>
<line> 4 ,2 % </line>
<line> 4.47*,0* </line>
<line> 6 ,5 % </line>
<line> 61.0*5,00 </line>
<line> * 9 ,3 % </line>
<line> 68.368,00 </line>
</par>
<par>
<line> PAEX </line>
<line> 1.044,00 </line>
<line> * ,8 % </line>
<line> 887,00 </line>
<line> 2 ,* % </line>
<line> 35.691,00 </line>
<line> 9 4 ,9 % </line>
<line> 37.622,0* </line>
</par>
<par>
<line> REFIS DA </line>
<line> 5*.4*5,00 </line>
<line> 3 7 ,0 % </line>
<line> 33.227,00 </line>
<line> 2 * ,* % </line>
<line> 54.3*0,00 </line>
<line> * 9 ,1 % </line>
<line> 139.002,0* </line>
</par>
<par>
<line> CRI*E </line>
</par>
<par>
<line> Font*: Receita Federal *o Brasil (2017). </line>
<line> Ademais, no que com*reende ao perfil d*s empresas que aderem a tais parcelamentos. </line>
<line> A Rece*ta Fe*eral te* uma forma dif*re*te de tratar os cont*ibuin*es que possuem </line>
<line> faturam**to ig*al ou superior a *$ 150 milhões, en*r* outros *uesitos, onde este* são *axados </line>
<line> como "difer*nciado*". Na Tabela 3, apresenta-se que uma par*e Das pessoas ***ídicas, </line>
<line> ap*oxi*adamente 2.0*0, aderiram a 3 ou mais *a**elamen*os e sã* *etentor*s de grand* part* </line>
</par>
<par>
<line> *a dí*ida que fo* pa**elada </line>
<line> nesses </line>
<line> program*s. De u*a maneira geral, estas *mpresas </line>
</par>
<par>
<line> *iferen*iad*s possuíam cerca de 7*% </line>
<line> *o m*ntante devido por todas as empresas que </line>
</par>
<par>
<line> buscaram 3 ou mais parcel*mentos. Portan*o ao passar do tempo, que* mais se ben*ficia com </line>
<line> tais p*rce*am*ntos é quem, p*ssivelmente, menos precisa. </line>
<line> Tabela 3 - Pedidos de *arcelamentos e dívidas de contrib**ntes contumaz** </line>
<line> Dív**a d*s </line>
</par>
<par>
<line> Qtde. P*rcel. </line>
<line> Total Geral *e </line>
<line> C*ntri**in*es </line>
<line> Partici*ação </line>
<line> Qtd* *NPJ </line>
<line> C*ntr*b*i*tes </line>
</par>
<par>
<line> *sp*c </line>
<line> Débi*os (*) </line>
<line> D*feren*iados </line>
<line> (2/1) </line>
<line> Diferenciados (2) </line>
</par>
<par>
<line> 3 </line>
<line> 38.967,0* </line>
<line> 118.741.885.4*9,73 </line>
<line> 1.44*,00 </line>
<line> 87.907.698.*14,97 </line>
<line> 7 4 ,0 3 % </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> 8.400,00 </line>
<line> 33.208.302.218,86 </line>
<line> 493,00 </line>
<line> *5.3*3.117.944,16 </line>
<line> 4 6 ,3 * % </line>
</par>
<par>
<line> 5 </line>
<line> 81*,00 </line>
<line> 8.*2*.31*.*87,23 </line>
<line> 8 2 ,0 * </line>
<line> 6.6*3.803.567,9* </line>
<line> 8 0 ,1 6 % </line>
</par>
<par>
<line> To*al </line>
<line> 48.182,*0 </line>
<line> 160.275.500.3*5,82 </line>
<line> 2.023,*0 </line>
<line> 109.964.*1*.727,10 </line>
<line> 6 8 ,6 1 % </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Receita Fede*al do B**sil (2017). </line>
<line> A T*bela 4 d*talha os gastos com educaç*o *f*tuados *elo gover*o brasileiro no </line>
<line> per**do *e 2008 * 20*7. *bserva-se que em n*nh*m dos a**s ana*is*dos nes*a pesquisa o* </line>
</par>
<par>
<line> gas**s </line>
<line> com educação for*m superiores * </line>
<line> 2% do P*B, en**anto a meta e*tipulad* p*lo *lano </line>
</par>
<par>
<line> Nac*on*l *e Educa*ão é de no *ínimo 7% *o PI* até 201*, e 10% até 2024. </line>
<line> Tabela 4 - Gastos em edu*açã* 2008-2017 (R$ *ilhõ*s c*n*tantes *e *01*). </line>
</par>
<par>
<line> Tipo* de Gas*os </line>
<line> 2008 </line>
<line> 2009 </line>
<line> 2010 </line>
<line> 2011 </line>
<line> 2012 </line>
<line> 2013 </line>
<line> 2014 </line>
<line> 2015 </line>
<line> 2016 </line>
<line> 2017 </line>
</par>
<par>
<line> Educação </line>
<line> * 1 ,* </line>
<line> 71 </line>
<line> 90 </line>
<line> 9 * ,7 </line>
<line> 1 1 2 ,5 </line>
<line> 1 1 * ,2 </line>
<line> 1 3 0 ,2 </line>
<line> 127 </line>
<line> 1 2 * ,6 </line>
<line> 1 1 7 ,2 </line>
</par>
<par>
<line> Ed*cação Superior e Profissiona* </line>
<line> * 1 ,8 </line>
<line> 3 6 ,3 </line>
<line> 4 * ,3 </line>
<line> 5 1 ,4 </line>
<line> 5 8 ,* </line>
<line> 6 9 ,4 </line>
<line> 7 7 ,9 </line>
<line> 7 9 ,1 </line>
<line> * * ,* </line>
<line> 7 * ,4 </line>
</par>
<par>
<line> IFES (P*ssoal + Funci*namen*o) IFET (Pessoal + *uncionam*nto) </line>
<line> 2 7 ,3 2 ,4 </line>
<line> 28 3 </line>
<line> 3 2 ,8 5 ,8 </line>
<line> 3 4 ,* 7 ,1 </line>
<line> 3 5 ,5 8 </line>
<line> 3 9 ,* 9 ,* </line>
<line> 4 1 ,8 11 </line>
<line> 4 0 ,7 1 1 ,7 </line>
<line> 4 0 ,4 1 2 ,3 </line>
<line> 4 1 ,4 1 * ,7 </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esin* PI, v. 17, n. 10, art. 10, p. 188-205, o*t. 202* </line>
<line> www*.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> H. S. Sobrinho, R. M. Noriller, *. M. Sousa, M. *. *. S. N*gueira, J. A. Marque* </line>
<line> 200 </line>
</par>
<par>
<line> Ho*pitais Uni*ersit*r*os (Pessoal + Funcion*ment*) Bolsas + A*sist*nci* Estudantil FI** (Ami*. + Im*. Pri*ário) </line>
<line> 0 ,* 1 ,1 0 ,2 </line>
<line> * ,6 1 ,* 0 ,2 </line>
<line> 4 ,* 1 ,7 1 ,5 </line>
<line> * ,8 2 ,2 2 ,5 </line>
<line> 5 ,1 2 ,9 4 ,9 </line>
<line> 5 ,7 5 ,2 6 ,6 </line>
<line> 6 ,* * ,4 7 ,9 </line>
<line> 8 ,4 8 ,2 7 ,1 </line>
<line> 8 ,8 5 ,3 8 ,4 </line>
<line> 9 ,6 4 ,* 6 ,9 </line>
</par>
<par>
<line> Edu*ação *ásica </line>
<line> 1 8 ,9 </line>
<line> 2 ,* </line>
<line> * 6 ,6 </line>
<line> 3 2 ,5 </line>
<line> 3 7 ,* </line>
<line> 3 8 ,3 </line>
<line> * 9 ,* </line>
<line> * 8 ,9 </line>
<line> 3 7 ,* </line>
<line> 3 4 ,6 </line>
</par>
<par>
<line> Funde* + S*l**io Edu*ação **AE + D*E + TE + *NDL Demais Outro* Receita C*rrente - *n*ão % da Re*eit* Corrent* p/ *ducação P IB % ** PIB em edu*a*ão </line>
<line> * 4 ,6 4 ,* 1 0 ,7 3 ,3 4 ,7 % 3110 1 ,1 % </line>
<line> 1 7 ,8 5 ,7 1 1 ,2 4 ,5 5 ,* % 3*33 * ,3 % </line>
<line> 1 * ,6 7 17 6 ,* 6 ,4 % 3886 1 ,* % </line>
<line> 2 4 ,8 * ,6 1 4 ,9 6 ,2 7 ,1 % 4376 1 ,5 % </line>
<line> *69 9 ,9 0 ,4 1 * ,2 9 ,5 7 ,4 % 48*5 1 ,7 % </line>
<line> 2 6 ,3 1 1 ,2 0 ,9 * 1 ,6 4 ,6 * ,4 % 5*32 1 ,7 % </line>
<line> 2 7 ,2 10 1 ,9 1 3 ,1 * ,8 8 ,4 % 5779 1 ,8 % </line>
<line> 2 8 ,3 8 ,7 1 ,* * 3 ,9 8 ,* % 5996 1 ,8 % </line>
<line> 27 8 ,5 1 ,9 9 4 ,7 8 ,5 % 6259 1 ,9 % </line>
<line> * 5 ,1 * ,* 1 ,9 7 ,2 * ,4 8 ,3 % 6560 1 ,8 % </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Receita *ede**l do Brasil (2017). </line>
<line> Pe*cebe-se que o valo* que se estima q*e tenha sid* perdo*do pel* *overno Fe*eral </line>
<line> excedeu qu*lqu*r um dos an*s em **e fo**m apurados os gast*s com ed*caç*o na pres*nte </line>
</par>
<par>
<line> pe*q*isa, ao </line>
<line> c****ário disto, o an* em que o g*sto c*m </line>
<line> *ducaçã* *oi </line>
<line> mai* elevado * valor </line>
</par>
<par>
<line> representou apenas cerca de 66% do va*or que o *ove*no **i*ou de arrecadar. </line>
<line> Com *u*tro anos de implantação do PNE e nenhuma das vinte metas ainda cumprida*, </line>
<line> os R$1*6 *i*hões qu* * U*ião deix*u d* re*e*e* nos último* anos poderia ter feito a diferença </line>
<line> em qualquer um *os níve*s *e educação e isso impact* diretamente *a ec**o*ia do país. C*so </line>
<line> o *alor fosse in**stid* e* creches, os respo**á*e*s das *rianças, que em mui*os cas*s, </line>
<line> precisam fi*ar e* casa par* cuidar *as mesmas p*deriam *ealizar *lguma atividade </line>
</par>
<par>
<line> remunerada q*e </line>
<line> pod*ria ter como c*n**quênc*a o aumento de ren*a, por sua vez, n* </line>
</par>
<par>
<line> qualidade de vida da famí*ia. </line>
<line> A*emais, os valores *est*na*os ao par*elamento fisca* poderiam *er *est*nados </line>
<line> tam*ém *s e*colas do ensino fundam*nta* e méd*o. Com is*o, *ode-se investir em tecnolo*ias </line>
</par>
<par>
<line> e amp*ia* o tem*o *m que os </line>
<line> alunos e*tejam nas *scolas ao torn*-las e*colas de período </line>
</par>
<par>
<line> int*gral. Desta for*a, pode-se pot*nciali*ar com o nível edu*aciona* </line>
<line> e tra*smissão *e </line>
</par>
<par>
<line> c*nhec*mentos para o* **unos, como ex*licit*do </line>
<line> por C*valiere (20*2). Ainda, cabe </line>
<line> destaca* </line>
</par>
<par>
<line> que a *riaç** de escola* em pe*íodo integral correspo*de a *ma das met*s *o PNE. </line>
<line> N* que *a*ge *s esco*as de tempo integ*a*, os valores destin*dos ao* parcelamentos </line>
<line> fiscais, *ode*iam ser de*tinad*s a qual*ficação de *ovens, ass*m como, de a*ultos em perí*dos </line>
<line> que não correspondem às *ulas. Des*a f*rma, vai ao enc*ntro do mencio*ado por Cavaliere </line>
<line> (2002), uma vez que para o desenvo*vimento educacional é nec*ssária a transmissão de </line>
<line> c*nhecimento em várias áre*s. Com isto, pode-*e *umentar o ca*i**l humano. Além disso, a </line>
</par>
<par>
<line> m*lhora do *apital </line>
<line> humano é i*p*rta**e para in*ent*var o cre*cimento econômico, *omo </line>
</par>
<par>
<line> constata*o n* tra**lho *e *u*a* (**88). Isto, porqu* * aumen*o *o capital huma*o pode g*rar </line>
<line> R*v. FSA, Teres*n*, v. 1*, *. 1*, art. 10, p. 18*-205, out. 20*0 *w*4.fsa*et.co*.br/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Impac*o dos **rce*amentos Fiscais n** G*st** com Educaçã* no *ras**: An**ise dos Parcela*entos </line>
<line> 201 </line>
</par>
<par>
<line> o au*e*to *a pro*ut*vid*de, como também, a*gume*tado p*r *i*so*, Didic e Yaka*tsava, </line>
<line> (2016). </line>
</par>
<par>
<line> Ademais, outro pon*o qu* pode ser desta*ado q*anto </line>
<line> ao montante consiste </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> ins*tisfa*ão dos pr*fe*sores de </line>
<line> ensino fundam*nt*l e médio, uma vez que s*o expostos </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> l*ngos períodos de </line>
<line> traba*ho e não *o*suem tempo suficien*e para dedica*ã* quan*o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> atividades *xtra sa** (e.g., de*en*olviment* e r*aliz*ç*o da* ta*efas e avaliaçõ*s *ue **ssam </line>
<line> con**ibu** com o discerni*ento do c*nh**imento *m sala *e aula), *omo mencionado por Da </line>
</par>
<par>
<line> Silva et al. (2018). Desta forma, os </line>
<line> valores *ti*iza*** com os *arcelamentos tamb*m </line>
</par>
<par>
<line> **deri*m *o*tribui* com *sto, no </line>
<line> qu* se refere ao aumento dos s*l*r*os *os profess*res que </line>
</par>
<par>
<line> atuam no ensin* *und*m*ntal * médi*, assim c*mo, a co*tratação e melhor qualifi*a*ão dos </line>
<line> n*vos p*ofissiona*s. </line>
<line> 5 C*NSI*ERA*ÕES FINAIS </line>
<line> O o*je*ivo *o present* estudo *oi *nalisar o impa*to dos parcelam*ntos fiscais </line>
</par>
<par>
<line> **ncedidos pel* </line>
<line> governo brasileiro </line>
<line> nos gastos com educação. Desta f**ma, considerou-se </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> arrecada*ão tr*bu*ária que n*o foi realizada *om os valore* destinados a*s parcelamentos, ao </line>
<line> consider*r os perí*dos a*uais de 2008 a 2017. </line>
</par>
<par>
<line> Os da*os analisados **monstrar*m qu* * União deix** de arrecadar um </line>
<line> val*r 34% </line>
</par>
<par>
<line> maior do *ue in*esti* em ed*cação no país, *u *e*a, se * </line>
<line> val*r perdoado das *ívida* </line>
</par>
<par>
<line> tributári*s fosse arrec*dado e i*vestido em educ*ção, o i**estimento seria 34% maior q** </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> d*bro </line>
<line> do v*lo* atual *nvestido, tal ação pod*ria ser essencial para o *ump*imen*o das 20 </line>
</par>
<par>
<line> *etas recém-estipuladas p*lo *o*e*no, no ano de 2014, por meio do Plano Nac*onal </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> *ducação (*NE). </line>
</par>
<par>
<line> Po* serem escassas as pe*quisas *ealizadas que focam n* r*la**o entre o* </line>
<line> parcelament*s tributários e o* *astos da União, uma **s *ontribuições da pesquisa realizada é </line>
</par>
<par>
<line> *ncentivar </line>
<line> *ma nova linha d* pesquisa a </line>
<line> ser e*pl*rada para q*e se perc*ba a po*sível </line>
</par>
<par>
<line> in*f**áci* de tais parcelame*tos. *s evidências de**nstram que boa parte dos pa*cel***ntos </line>
</par>
<par>
<line> f*r*m aderidos </line>
<line> por cont*ibuin*es que *ão tratados de maneira diferenciada perante a Receita </line>
</par>
<par>
<line> Federal devido ** seu </line>
<line> alto faturame*t*, sendo eles *ambém os detent*re* de b*a p*rte </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> dívi*as. Outro r*sultado c*rresponde *ue </line>
<line> bo* parte dos contr*buintes realiza migração das a </line>
</par>
<par>
<line> modalidade* de *arc*lamentos, em que is*o im**ica * exclusão do pa*cela*ento inicial de*ido </line>
</par>
<par>
<line> à f*lta de pagamento das par**las e, *esta f*rma, este c*ntri*uinte t*m a característica </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> se**re agu*rdar por novos edita*s de </line>
<line> par*elam*nto de </line>
<line> d*bitos </line>
<line> tributários da União </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> i*iciar o novo processo d* con*ilia*ão de dívid*s. </line>
</par>
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<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 17, n. 10, a*t. 10, p. 188-205, out. 2**0 </line>
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<line> 202 </line>
</par>
<par>
<line> Ademais, e*ta pesqu*sa tem impl*c*çõe* no ca*po teórico, uma vez *ue *ode </line>
</par>
<par>
<line> co*plementar a discussã* quanto </line>
<line> *os val*re* que po*eriam ser aloca*o* em </line>
<line> gas*os com </line>
</par>
<par>
<line> ed*cação * promover o cre*cimento **onô*ico, como apresentado *o trabalho de Luc*s </line>
<line> (1988), Dis**u, Did*c e Yaka**sav*, (201*). Isto porqu* *á o aume*to do cap**al hum*no das </line>
<line> **ssoas, com* apresentado *or Cavali*ri (20**). No campo prá*i*o, *s ach*dos *esta pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> têm i*plicações quanto *s discussões so*re os </line>
<line> benefícios para a sociedade como um tod* </line>
</par>
<par>
<line> s*bre a não </line>
<line> arrecadação d* U*ião a partir do não pagamento </line>
<line> dos débi*os tr*b**ári*s. *s*o </line>
</par>
<par>
<line> p*rq*e e*tes valores podem ser *p*ic*dos e* outras funções da despesa, como a educa*ão *, </line>
<line> desta forma, contribuir com o capit*l humano ** curto, médio e, **bretudo, no *o*go praz*. </line>
<line> Por necess*tar *e informaçõ*s depend*ntes ** transparê*cia do *overno f*dera*, um* </line>
<line> das l*mita*ões da pesq*isa foi a **uca ba*e de dados re*erent* à* perdas de arrecadaç*es </line>
<line> *ributá*ias so*ridas por con*a *o número elevado ** pa*c*lament*s o*e*ecidos. P*ucas são as </line>
<line> pesquisas *ue analisam rel**õ*s co* *s *eli*itaçõ*s utili**das nessa pesquisa; com i*so outra </line>
</par>
<par>
<line> limi*aç*o encontrada foi a falta de *xperiênc*as *nteriores p*ra *erv*rem </line>
<line> de m*delo d* </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa a ser seguid*. </line>
</par>
<par>
<line> A pe*qui*a focou *m um l*mite de tem*o e ap**as uma *odalid*de de g*sto d* U*ião; </line>
</par>
<par>
<line> uma al*er*ativa d* pesqui*a seria o foco em outras áreas de inve*t*me**o *omo a s*úde, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> se*urança, a i*fraestrutura, bem como a análise em </line>
<line> um pe*íodo mais cu*t*, c*nte*do dados </line>
</par>
<par>
<line> m*is detal**dos sobre os assuntos pesquisa*os. Ainda h* a o*ortunida*e </line>
<line> de analisar os </line>
</par>
<par>
<line> pa*ce*a*en*os em outros *mb**o*, municipais por *xemplo, tr*zendo dad*s mais próximos da </line>
<line> r*a*idade de **em r*aliza a *esqui*a. </line>
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<line> A. *. So*sa </line>
<line> M. A. F. S. Nogueira </line>
<line> J. A. Marque* </line>
</par>
<par>
<line> 1) con*e*ção * pl*nejame*to. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e i*terpretação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 3) elab**aç*o do ra*cunho ou na revisão crítica do conteúdo. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) *ar*icipação *a aprovação d* versão f*nal do ma*u*cr*to. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, *. *7, n. 10, art. 10, *. 188-2**, out. 2020 </line>
<line> www4.fsa*e*.com.br/**vista </line>
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