Ancestralidades e Memórias: Pluriepistemologias e Interculturalidade na Educação Básica / Ancestralities and Memories: Pluriepistemologies and Interculturality in Basic Education

Francisco Antônio Nunes Neto, Pedro Rodolpho Jungers Abib

Abstract


Parte integrante das análises que estão sendo realizadas na pesquisa do estágio pós-doutoral, este artigo discute de que maneira, em que medida e em quais sentidos, através da conjunção entre ancestralidades, memórias, pluriepistemologias e interculturalidades, é possível efetivar processos de produção de conhecimento no contexto da educação básica. Neste sentido, as discussões e questões apresentadas ao longo do artigo dialogam, de alguma maneira, com outras análises sobre a descolonização do pensamento, forma de produção de conhecimento que, em diálogos permanentes com as nossas tradições culturais e com os saberes populares que emergem e se relacionam com os povos e comunidades indígenas e quilombolas, visam contribuir nos processos de (re)educação das relações de sociabilidades culturais para que (re)aprendamos ou (re)elaboremos as nossas percepções enquanto sujeitos históricos, principalmente, no cômputo dos processos de (re)descoberta, identificação e fortalecimentos das identidades socioculturais. O campo onde a pesquisa está sendo realizada é formado pelas comunidades remanescentes de quilombo Arara, Volta Miúda, Helvécia e Rio do Sul; indígenas Pataxó das Aldeias Cahy, Corumbauzinho e Boca da Mata; e Pataxó Hã-Hã-Hãe da Aldeia Renascer localizadas na região Extremo Sul do estado da Bahia. Neste texto, apresento, parcialmente, um recorte da pesquisa realizada nas comunidades remanescentes de quilombo Arara e Volta Miúda e indígenas Cahy, Corumbauzinho Boca da Mata e Renascer.

 

Palavras-chave: Ancestralidades. Memórias. Pluriepistemologias. Interculturalidades.

 

ABSTRACT

 

An integral part of the analyzes that are being carried out in the research of the Postdoctoral Programme, this article discusses how, to what extent and in what ways, through the conjunction of ancestry, memories, pluriepistemologies and interculturality, it is possible to accomplish processes of knowledge production in the context of basic education. In this sense, the discussions and questions presented throughout this article dialogue, in some way, with other analyzes on the decolonization of thought, a form of knowledge production that, in permanent dialogues with our cultural traditions and with the popular knowledge that emerge and relate to indigenous and quilombola peoples and communities, aim to contribute to the processes of re-education of cultural sociability relations so that we can relearn or re-elaborate our perceptions as historical subjects, mainly in the computation of the processes of (re)discovery, identification and strengthening of socio-cultural identities. The field where the research is being carried out is formed by the remaining quilombo communities Arara, Volta Miúda, Helvécia and Rio do Sul; Pataxó Indigenous people from the Cahy, Corumbauzinho and Boca da Mata villages, and Pataxó Hã-Hã-Hãe from the Renascer village located in the extreme south of the state of Bahia. In this article, we present, in part, an excerpt of the research carried out in the remaining quilombo communities of Arara and Volta Miúda and in the indigenous people of Cahy, Corumbauzinho, Boca da Mata and Renascer village.

 

Keywords: Ancestry. Memories. Pluriepistemologies. Interculturality

 


References


ABIB, Pedro Rodolpho Jungers. “Culturas populares, educação e descolonização”. In: Revista Educação em Questão. Natal, v.57, n.54, p. 1-20, e-18279, out./dez. 2019.

BATISTA, Maria Geovanda. “Processos de etnogênese dos Pataxó em Cumuruxatiba no Município do Prado-BA”. In: Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade. Salvador, v.19, nº 33, p. 1-12, jan./jun., 2010.

CANDAU, Vera Maria Ferrão; ROSSO, Kelly. “Interculturalidade e educação na América Latina”. In: Revista Diálogos Educacionais. Curitiba, vol. 10, nº 29, p. 151-169, jan./abr. 2010.

CASTRO, Laura; FONSECA, Cacá. Kijetxawê Zabelê: Aldeia Kaí. Salvador: Sociedade da Prensa/EDITÓRA, 2019.

DO CARMO, Alane Fraga. Colonização e escravidão na Bahia: a Colônia Leopoldina (1850-1888). Salvador: Universidade Federal da Bahia; Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas; Programa de Pós-Graduação em História Social, 2010. (Dissertação)

GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes. O cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

MATO, Daniel. “Diferenças culturais, Interculturalidade e Inclusão na Produção do Conhecimento e Práticas socioeducativas”. In: CANDAU, Vera Lucia (org.). Educação Intercultural na América Latina. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009, p. 74-93.

NUNES NETO, Francisco Antonio. “Entre as demandas, os limites e as possibilidades: o ensino e as relações étnico-raciais”. In: MACEDO, Yuri Miguel; SANTOS, David Kaique Rodrigues dos; MAIA, Cláudia Braga. Inclusão e Diversidade na Educação: desafios e possibilidades. Porto Seguro: Editora Oyá, 2019, p. 17-78

PORTO, Helânia Thomazine. Processos comunicacionais, identitários e cidadãos: Pataxós em “territórios” de resistências e de utopias. São Leopoldo, RS: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2019. (Tese)

QUIJANO, Anibal. “Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina”. In.: A colonialidade do saber: eurocentrismo e Ciências Sociais. Perspectiva latino-americanas. Buenos Aires: Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO), 2005, p. 117-142.

SANTANA, Gean Paulo Gonçalves. Vozes e versos quilombolas: uma poética identitária e de resistência em Helvécia. Rio Grande do Sul: Pontifícia Universidade Católica; Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado da Bahia; Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (DINTER), 2014. (Tese)

SANTOS, Valdir Nunes dos. A dança bate-barriga em Helvécia (Bahia/Brasil): uma performance afrobrasileira de coesão social. Lisboa: Universidade de Lisboa; Faculdade de Belas-Artes, 2017. (Tese)

SODRÉ, Muniz. Pensar Nagô. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

WALSH, Catherine. “Interculturalidade Crítica e Pedagogia Decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver”. In: CANDAU, Vera Lucia (org.). Educação Intercultural na América Latina. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009, p. 12-41.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2020.17.10.3

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)