<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 10, art. 12, p. 230-24*, o*t. 2*20
</line>
<line>
ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2*20.17.10.*2
</line>
</par><par>
<line>
Perspectivas Catalisadoras n* F*rmação no *dm*nistr**or: Contribuiç**s no Compone*te
</line>
<line>
Curricul*r Edu*a*ion in Bus*ness Managem**t
</line>
<line>
Cat*lyst Pers*ect*ves in *d*inistr*tor Training: Contri*ut*ons of the Curri***um Compon*nt
</line>
<line>
Education in *usiness M*nagement
</line>
</par><par>
<line>
Ub*ratan Negrão Vie*ra
</line>
<line>
*estre em Admini*tração de *mp*esas pel* *nivers*da*e Presbiter*a** Mackenz*e
</line>
<line>
E-mail: ubiratan_*i*ira_@hotma*l.com.
</line>
<line>
Bruno G*mes Pereira
</line>
<line>
Douto* em E*sino de Língu*s e L*te*atur* (com ênfas* em *s*udos Ling*íst*cos) pela Unive*sidade Federal do Tocantins
</line>
<line>
Do*ente da Univers*d*d* d* Es*ado d* Par*
</line>
<line>
*-mail: brunogomes*e*eira_*0@hotmail.c*m
</line>
</par><par>
<line>
Endere**: U*iratan Negrão Vieira
</line>
<line>
Ed*tor-Ch*f*: Dr. Tonny K**l*y de *lencar
</line>
</par><par>
<line>
U*iversidad* *resbite*iana Ma*kenzie, Ru* da
</line>
<line>
Ro*rigues
</line>
</par><par>
<line>
Co*solação, *30 Bai*ro Consol**ão - Distri*o
</line>
</par><par>
<line>
Consolação, Z*na C*n*ral - São Paulo - SP, CEP 0*3*2-
</line>
<line>
Artig* recebi** em 19/0*/2020. Última
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
90* Brasi*.
</line>
<line>
*ecebida em 04/06/2020. Apro*ado em 05/*6/2020.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Bruno Gom*s Pere*r*
</line>
</par><par>
<line>
Travessa *jalma Dut*a, s/n - *e*égr*fo - 66050-540 -
</line>
<line>
A*aliado pelo sistema T*iple Revi*w: De*k *eview *)
</line>
</par><par>
</page><line>
Belém - PA. Brasil.
</line>
<line>
pelo *ditor-Chef*; e b) **uble Bl*nd Rev*ew
</line>
<line>
(ava*i*ção c*ga por dois avalia*ore* da área).
</line>
<line>
Revisão: *ramatical, Norma*i** e d* Formataç*o
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Perspecti*as C*talisadora* na Formaçã* no Administrador: Contribui*õe* no *omponente Curricular
</line>
<line>
231
</line>
</par><par>
<line>
RE*UMO
</line>
</par><par>
<line>
Es*e ar*igo tem como objetivo anal*sar as pote*cia*idades ca*alisadoras do componente
</line>
<line>
cur*icular "Ed**ation In Business Management" *a **rm*ção inic**l do *ro*i**ional em
</line>
</par><par>
<line>
a*minis*ração de *mpresas. Iss* e*globa
</line>
<line>
a*pectos de cognição, de ens*n* e *ambém
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
com*etência para o e*e**í*i* *a profissão j*nto ao mercado de t*ab*lho. A *undamen*ação
</line>
<line>
teór*ca part* da interface entre as pesquisas que ve**am sobre Admini*tração de Empresas,
</line>
<line>
Ciênc*a* da Educa*ão e Estud*s *p*icados da Linguagem. A Metodol*gia é de b*s*
</line>
</par><par>
<line>
fenomenológica, com *bordag*m *ualitativa e do tipo docu*ent*l
</line>
<line>
com inter*er*ncias de um
</line>
</par><par>
<line>
*studo de ca*o. Os res*l*ad** rev*l*m * *aráter *ata*i**dor *a re*e*ida d*scip*ina, mostra*d*-
</line>
</par><par>
<line>
*e indis*ensáv*l à form**ã*
</line>
<line>
de um admin*strador eficiente e efic*z. Esperamos que este
</line>
</par><par>
<line>
trabalho poss* render ganhos à comunidade *cadêmica, e também não acadêmica, s*rvind* de
</line>
<line>
base para pesquisa* vindoura*.
</line>
<line>
Pal*vras-C*a*e: Adm*nistração de Empresas. **tal*sação. Comp*nente Curric*lar.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
This article aims to anal**e the catalytic po*entialities of the c*rricu*ar component "Educ*tion
</line>
</par><par>
<line>
In Business Management" i* the ini*ial *raining of profession*ls in
</line>
<line>
bu*iness admi*istration.
</line>
</par><par>
<line>
*his i*clud*s aspe*ts of cognition, teachi*g and also competen*e t* exercise the *rofession in
</line>
<line>
the lab*r market. The *heoretical fo*ndation start* from the interface **tween the res*arches
</line>
<line>
that d*al with Business Admi*i*trati*n, *ducation Sciences an* Applied S*udies of Language.
</line>
<line>
*he M*t**dology is pheno*enolo*ically ba*ed, with * qualitative and docum*nt*r* app*oach
</line>
</par><par>
<line>
with
</line>
<line>
*nterferences fr*m a *ase s*udy. The resu*ts *evea* the cata*yt*c character of t**t
</line>
</par><par>
<line>
discip**ne, proving to b* i*dispensab*e to *he **rmation of an eff*c*ent and effective
</line>
<line>
admini*trator. We ho*e that this wo*k can bri*g gains to t*e a*ade*ic and *on-academic
</line>
<line>
c*mmuni*y, serving as a basis *or fu*ur* res*arch.
</line>
<line>
Key wor*s: Busin*ss Ad*i*istration. C*t*ly*i*. Curr*cular com*onent.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Tere*ina PI, v. 17, *. 10, art. 12, p. 230-245, out. 20*0
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
U. N. Vieira, B. G. Pere**a
</line>
<line>
232
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRO*UÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O ob*etivo deste trabalho é analisar as p*tencialid*des ca**li*adoras do
</line>
<line>
comp*nente
</line>
</par><par>
<line>
c***icula* "Educati*n In Business Mana*emen*" n* formaç*o *ni*ial *o pro*i*sional
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
administração de empr*sas. Para isso, f**am observadas au*as da referi*a di*cipli** d* Curso
</line>
<line>
de Ad*inistraç*o, ofertado em um* In*tituição de Ensino Superi*r (IE*), na capi*al do Estado
</line>
<line>
*e São Paulo*. *a tenta*iva de co*relac*onar o potencial curricular da *iscip**na com a prát*ca
</line>
</par><par>
<line>
ped*g***c* a*lica*a *elo
</line>
<line>
pr*fessor dura*te a* au**s, procuram*s relocalizar esta
</line>
</par><par>
<line>
aprendizag*m p*ra * o curso de mestrado em admini*tração de em*resas.
</line>
</par><par>
<line>
O termo
</line>
<line>
"relocal*z*r" e*tá s*ndo utiliz*do *onf*r** as orientaçõe* d* Pennycook
</line>
</par><par>
<line>
(2010), o qua*
</line>
<line>
acrescenta que o sen*id* d* referi*a ex*ressão ag**ga *u*stões não
</line>
<line>
a*e*as
</line>
</par><par>
<line>
espaciais, mas s*bre**** *ociais, *ulturais e cognitivas.
</line>
</par><par>
<line>
*urante análise, procuramos observar s* *ouve relaç** e*tre o qu* está sen*o a
</line>
</par><par>
<line>
*pli*a** em sal*
</line>
<line>
d* aula na **aduação co* literatura exposta p*la docente **ra*t* a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
d*sciplina em foco. E*ta, por sua *ez, me*ciona técni**s de ensino e* sala de aula, *em como
</line>
<line>
a re*açã* qu* o *ro*essor deve ter c** o *luno. Logo, trat*-s* *e um com*onen*e cu*ricula*
</line>
</par><par>
<line>
de fo**e *pelo pedag**ico, nã* *penas porque
</line>
<line>
versa s*bre téc*ic*s de
</line>
<line>
ensin*, mas
</line>
</par><par>
<line>
principalm*nte porque *tenta
</line>
<line>
ao pro*e*so *e to*nar a adm*nist*ação uma habi**d**e mais
</line>
</par><par>
<line>
d*dática. Tal racioc*nio co*ver*e com o que n*s prop*e *ha** (2000), *uando afirma que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ato *e di*atizar não se e*g*ta a*enas ** educação, p*sto qu* *ua na**reza é or*â*ic*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ialógica.
</line>
</par><par>
<line>
É pertinen*e enfatizarmos q**, n*s aná*is*s, fo*am*s no que real*en*e f*i
</line>
</par><par>
<line>
iden*ifi***o, de acor*o com o que f*i
</line>
<line>
co*ocado em um roteiro, confeccionado a partir das
</line>
</par><par>
<line>
*xigê*cias da literatura específi*a
</line>
<line>
da
</line>
<line>
disciplina. Sendo
</line>
<line>
*ssim, a metodologia do *resente
</line>
</par><par>
<line>
*rabalho é fenomen*ló**ca, de ab*r*agem q*alitat*va, do tip* do*u*e*tal
</line>
<line>
c*m
</line>
<line>
projeç*es d*
</line>
</par><par>
<line>
e*tudo *e
</line>
<line>
caso.
</line>
<line>
Isso se
</line>
<line>
jus*ifica pelos
</line>
<line>
pr*cedi**ntos **t*dol**icos de*e*hados d*rante
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
levantam*nt* de d*do* feit* em *ala de aula.
</line>
<line>
Em suma, esperamos que * pre**n*e estudo possa c*n*ribuir co* *uturas investig*ções
</line>
<line>
no camp* da administraç** e áreas *fi*s, *arti*do da po*si*i*idade d* incentivar a form*ção
</line>
</par><par>
<line>
de u* *rofiss**nal m*is prepara*o *ara merc*do de traba*ho. A artic*la*ão o
</line>
<line>
entre *eoria
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
p*átic*, q*e *qui prob*ematizamo*, pode, *nclusive, render de melhores q*alidades na* au*as
</line>
<line>
m*nis*radas e, po* conse*uent*, elevar o nível de nossos alunos em f*r*ação inicial.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
R*v. FS*, Teresi**, v. 17, n. 10, art. 1*, p. 230-245, ou*. 2020
</line>
<line>
www4.fsan*t.*om.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Per*p**tivas Ca*alisadoras na For*ação no Adm*nist*ad*r: Co*tribuições n* Com**nen*e Curricular
</line>
<line>
23*
</line>
</par><par>
<line>
2 FUNDA*ENTA*ÃO TEÓ*I**
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Confluências Entre Propostas Teóricas
</line>
</par><par>
<line>
*uitos são *s trabal*os qu* problema*i*am a *ormação d* admini*tr*dor. E* *ua
</line>
</par><par>
<line>
m*ioria, são pe*quis*s q** obser*a* o objeto d*
</line>
<line>
in*estigação sob prismas similares, o que
</line>
</par><par>
<line>
garant* * e*iciência *o *raba*ho utilizando-se, ap*nas, uma das pe*spec*i*as t**r*cas, tal como
</line>
</par><par>
<line>
nos * *pr*sentado n** t*ab*l*os de Ant*nia*l* (201*) e Cam*os
</line>
<line>
(2012). E*tas in*estidas
</line>
</par><par>
<line>
científicas *ão moldadas
</line>
<line>
a p*rtir de f*cos plurais, m*s sempre
</line>
<line>
p*rtindo d* figura
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
administrador *omo *ujeito soc*al protagonista *o processo.
</line>
</par><par>
<line>
N* tenta**va de enriquecer essas discussões e contribuir com o fl**o de p*squ*sa
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
âmbito da
</line>
<line>
administração, nes*e arti*o propomos
</line>
<line>
uma perspectiva teórica *ais *om*lex*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
in*erdisci*linar,
</line>
<line>
uma vez que **redi***os no di*logo entre as **fe*entes áreas *o
</line>
</par><par>
<line>
conhecime*to humano. Essa p*stura, por sua ve*, tem se firm*do co* contexto pós-m*derno
</line>
</par><par>
<line>
de p*squ*sas acadêmi*as, que tem s* rendido ao fato *e conceb*r as *iências
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
ferram*ntas co*pl**en*ares e n*o c*mpartimenta*as.
</line>
</par><par>
<line>
A *omplexidade a que f**emos referência est* ba*eada nos estudos contem*orâne*s
</line>
<line>
de Mori* (20*1), que nos apres*nt* o caos em que a sociedade se desen*a. Dess* for*a, *ara
</line>
</par><par>
<line>
c**preen*e*mo* o processo d* *esenvolvimento do ad*in*strador, em
</line>
<line>
qualquer d* s*a
</line>
</par><par>
<line>
esfera, é necessário **h*r*os o seu en**rno e n*o apenas o seu p*od*to. É ness* entorno qu* o
</line>
</par><par>
<line>
aut*r nos apresenta é que
</line>
<line>
sentimos a
</line>
<line>
necessidade de mobiliz*rm*s con*ecime*t*s teóric*s
</line>
</par><par>
<line>
m*ltiplos, ainda que *lgum de**es conhecimento* s*ja o po*to de partida *ara os
</line>
<line>
diál*gos
</line>
</par><par>
<line>
in*erdisci*linares que trava*os.
</line>
</par><par>
<line>
A *o*ão *e interdisc*p*inarida*e que adotamos neste a*tigo é condizente com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
p*op*sta *or *azenda (200*), ao afirma* que o* saberes humanos não f*nci*nam
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
caixinhas *so*adas. Para *om*reendermos os fenômenos s*ciais, *ejam eles em quaisquer
</line>
<line>
âmbitos int*rativos, é nece*s*ri* mobilizarmos os *on*ecimento* qu* se fazem neces*ário*
</line>
<line>
*a** uma compreensão mais satis*atória do objet* de investigação.
</line>
<line>
Ao considerar*os *s especi*icidades do objetivo desta inve*tigaçã*, já e*encado **
</line>
</par><par>
<line>
Int*odução d*s*e manus*ri*o, co*sideramos,
</line>
<line>
*omo per*i*en*e, a m*bilização dos se*uintes
</line>
</par><par>
<line>
saberes *a complexificação de noss* p*obl*mática *e pe*quis*: Adminis*ração de *m*resas,
</line>
<line>
Ciências da Educação e Est*do* A*lic*dos da Linguage*. Evidentemen*e, n*o *ob*liz*mos
</line>
</par><par>
<line>
**do *cerca des*es s*beres, mesmo porque *sso seria humanamente i**ossível. A *ntenção
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Te***ina PI, v. 1*, n. 1*, art. 12, p. 230-245, out. 2*20 www4.*sanet.com.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. N. V*eira, B. G. *erei*a
</line>
<line>
234
</line>
</par><par>
<line>
fazermos uso *penas daquilo que po*sa cont*ibuir *ara
</line>
<line>
uma melhor densid*de nas análises,
</line>
</par><par>
<line>
bem como para *elhor ent*ndimento do desen*o desta pesqu*sa.
</line>
<line>
P*ra f*ns m*todológic**, elaboramos a f*gura abaixo, que, além de i*ustrar os s**ere*
</line>
<line>
que mobi*izamos nes*e a*tigo, tr*zem à ba*la aquilo que, de fato, *os interessa a p*rtir d*s**s
</line>
<line>
i*ter*aces **e estabelecemos.
</line>
</par><par>
<line>
*igu** 01: Movimentos Interdisciplinares
</line>
<line>
F*nte: Autoria Própri*
</line>
<line>
A Figura 01 é *onstituíd* por um aglome*a*o de círcu*os qu*, *or int*r*édio d*s setas
</line>
<line>
que os ligam, suge*e *m ****ment* cíclico entre as pa*tes que * co*põe. A ilustração se
</line>
<line>
*ispõ* d* seguinte maneira: a disci*li*a "Educat*on ** Bus*ness Management" (na cor a*ul)
</line>
</par><par>
<line>
oc*p* o centro
</line>
<line>
das relações, *endo, p*is, o p*nto
</line>
<line>
de encon*r* en**e os s*ber*s que
</line>
</par><par>
<line>
mobilizamos; o saber "Administraç*o de E*presas" (na cor *aranj*) é, talvez, o maio*
</line>
<line>
*ec*rrente no trat*mento do corpus, *onsiderando que os dados fo*am ge**dos no contexto de
</line>
<line>
formação d* a*min*strad*r; as "Ciências da Educaçã*" (na cor cin*a), partindo do
</line>
<line>
press**osto de que * referida disciplina lida, diretamen*e, com a concepção de educaç*o nas
</line>
</par><par>
<line>
relações empresar*ais; e os "Estudos Aplica*os da L*nguagem"
</line>
<line>
(na co* a*a***a),
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, *eresina, *. 17, n. 10, art. 12, p. 230-245, out. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Perspectivas Catali*ad*ras na Formação no Administr**or: Cont****i*ões no *o*pon*nte Curricul**
</line>
<line>
235
</line>
</par><par>
<line>
consi*erando *ue a int*ra*ão entre a prof*ssor da referida discip*ina e o* de*ais atores socia*s
</line>
<line>
são med*a*as pel* linguagem.
</line>
<line>
Das C*ências da Educação nos interessamos *ais d* pert* pelos *stu*os que versa*
</line>
<line>
sobre fo*ma*ão de professores, be* como das políticas curri*ula**s, que são vis*as, n*ste
</line>
<line>
a*ti*o, *e *ane*r* indissociáv*l.
</line>
<line>
Os estudos s**re for*açã* *e professor*s são pert*nentes, pois pro*lemati*am a
</line>
<line>
po*tura docente diante das esp*c**icidades *ue eme*gem dent*o de u*a *elação aluno-
</line>
</par><par>
<line>
professor. Ness* se***do, acreditamos que p*stura do professor d* a
</line>
<line>
*iscipli*a não po*e ser
</line>
</par><par>
<line>
d*s**ci*da de um c*ntexto *ituacional m*ior, c***z de inf*uenciá-la nas tomad*s de deci*ões
</line>
</par><par>
<line>
em sala de au*a. Assi*, n**essário é
</line>
<line>
compre*nderm*s
</line>
<line>
*ue o professor
</line>
<line>
n *o
</line>
<line>
pode s*r tratada
</line>
</par><par>
<line>
*em como
</line>
<line>
vilã, nem
</line>
<line>
co*o mocinha do
</line>
<line>
processo
</line>
<line>
educa*ivo, mas apenas como sujeito *ocial
</line>
</par><par>
<line>
vulneráv*l às for*as cent*ípe*as e centrífug*s mai*r*s, tal com* acrescenta os trabal*o*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Dini*-Pere*ra (*013) e Dionísio (20*7).
</line>
</par><par>
<line>
Ainda das Ciência* da Edu*ação, nos *nt*ressamos sobre as polí*icas cur*icul*r*s,
</line>
</par><par>
<line>
vi s t o q*e a
</line>
<line>
dis*ipl*na
</line>
<line>
"Education In Busine*s *an*gement"
</line>
<line>
nã*
</line>
<line>
pode *er ana*isada
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
maneira isolada. *st*, por sua vez, a*u*a na c*nstruç*o d* uma *strutura curricul*r maior, na
</line>
</par><par>
<line>
qual lhe *ão conferidas *specificidades *ntransferíve*s. *ratamos, aqui, co* a visão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
cu*ríc*lo
</line>
<line>
pautada *a con**pção de espaço de empoder*mento e con*truçã*
</line>
<line>
*e ide*tidades
</line>
</par><par>
<line>
(ARROY*, 2013; SILVA, 200*). Baseados nesse pressuposto, obse*vamos a ementa
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
disciplina, e, de acordo com a mesma, espera-se qu*, *o fi**l, o aluno de administra*ão **nha
</line>
<line>
c*nhecimentos basilares para uma educação e gestão eficientes e efic*ze* n* con*exto
</line>
<line>
empresar*a*.
</line>
<line>
Dos "Estud*s Ap*icados da Linguagem" nos interess*mos mais de perto pela
</line>
</par><par>
<line>
concepç*o de "ca*a*i*ação", a qual *en*amos relocalizar n* processo
</line>
<line>
de **licação *e*ta
</line>
</par><par>
<line>
pesquis*. O ato ** catalisar, neste art*g*, está embasado nas concep*ões *e Signorini (2006) e
</line>
</par><par>
<line>
Pereira
</line>
<line>
(*016), o*
</line>
<line>
quais p*oblema*izam
</line>
<line>
a catalisação a
</line>
<line>
partir
</line>
<line>
de uma perspectiva
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento de *abilidades cognit*vas e so*ia*s dos s*j**to* env*lvidos. Para os autores,
</line>
</par><par>
<line>
o potencia* cata*isador não *e es*ot* a*enas no fato de dominar conte*do t*c*ic* o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
d**ci*lina. Está, sob*etud*, *rticul*do ao fat* de *esenv*lver atitudes de auton*m**
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
tomadas
</line>
<line>
de de*isõ*s do
</line>
<line>
aluno, o *ue contribuiria na forma*ão *ni*ial de
</line>
<line>
um aluno mais
</line>
</par><par>
<line>
pre*arado par* o contexto *orporativo.
</line>
</par><par>
<line>
Da "Administração d* Empr*sas", o s*ber *ue mais mobil**amos, tal *omo
</line>
<line>
*á
</line>
</par><par>
</page><line>
havíamos adi*ntado, é baseado *a literatura *tiliza*a na próp**a discipl*na centro de nossas
</line>
<line>
d*scus*õe*.
</line>
<line>
R*v. FSA, *er*sina PI, v. 17, n. 10, art. *2, p. 230-2**, out. 2*20 www4.**anet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. N. Vi*ir*, B. G. Pe*eir*
</line>
<line>
236
</line>
</par><par>
<line>
*e acordo c*m Lo*man (2004), ensin* exe*plar desenvol*e h*bilidades
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
co*unicação * resolução
</line>
<line>
de *r*blemas e promo*e o pensamento. O ens*no de f*rma
</line>
</par><par>
<line>
exemplar po*e apresentar
</line>
<line>
questi**ários q*e ava**am a satisf*ção
</line>
<line>
d*s es*udant*s com
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
hab*lid*des *os professores em en*i*ar. O
</line>
<line>
*uto* *ndos*a q*e
</line>
<line>
ex*ste o model* bid*mensi**al
</line>
</par><par>
<line>
de e*sino univer*itári*
</line>
<line>
efet*v* *e qualidade, como ***ulta*o
</line>
<line>
da habil**ade de um pr*fessor
</line>
</par><par>
<line>
em criar est*mulo i*te*e*tual co*o **patia int*rpessoal *om os estud*ntes, onde os estímulos
</line>
<line>
podem *er a em*ção (emoçõ** posit*va*, evitar emoções neg*tiva*), aume*to da sensibi*id*de
</line>
<line>
para a fala dos o*tros, aumento da se**ibilidade para os m*vimento* dos ou*ros, difer*nças na
</line>
<line>
express*o corporal, exte**ão do contato v*sual * v**al e *o*s**ênc*a da ***a como um palco.
</line>
<line>
Lo*man (2004) acrescenta, ain**, que existe uma f*rte relação d* ensino no *ue diz
</line>
</par><par>
<line>
r*speito à rel*ção professor-aluno, conv*rsas informa** ou com
</line>
<line>
objetivos educa*ionais,
</line>
</par><par>
<line>
obtenção de obter *eed**ck dos a*unos regularmente, m*tivar estudantes a trab*lhar por meio
</line>
<line>
da *ide*ança.
</line>
<line>
É p*rtinente que o p*o**ssor esteja *tento aos diferentes *ovimentos interacionais que
</line>
</par><par>
<line>
a sala
</line>
<line>
apresenta,
</line>
<line>
ta*s *omo: estudante s*bmisso, aluno
</line>
<line>
**p*nd*nte d* *rofessor, altamente
</line>
</par><par>
<line>
o*ie*tado a tarefas, os estudant*s dep*ndentes ans*osos, em *u* apresenta
</line>
<line>
excessiva
</line>
</par><par>
<line>
preocup*çã*
</line>
<line>
com as notas, o *ro*e*sor deve s*guir um model* *enos d**o*ômico
</line>
<line>
ve r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ma*éria e dar a segurança nec*s*ári* para e**es alunos.
</line>
</par><par>
<line>
Existem também os est*dan*es tra*alha*ores d**m*tivados,
</line>
<line>
são os
</line>
<line>
que acreditam ter
</line>
</par><par>
<line>
pouco
</line>
<line>
*o*trole sob*e seu a*r*ndizado * n*sse caso, o *rofessor de*erá levan*ar seu âni*o,
</line>
</par><par>
<line>
escrever elogios e c*nve****. Os estud*ntes indepen*ent*s s*o os estudantes orien*ados
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
**rendizagem. Nesses casos, o pr*fessor deve elogiar e rec**hecer o* avanço* *u* l*e
</line>
<line>
parecem mai* evident*s. Os es*u*an*e* heróis s** os que necessit*m d* aceitaç*o do professor
</line>
</par><par>
<line>
como sendo gra*des *studa*t*s, p*rém em longo praz*, n*o
</line>
<line>
cumprem s*as
</line>
<line>
promessas. *
</line>
</par><par>
<line>
*rofess*r deverá ***ão centrá-los *m **ivi**des *om certa vigilân*ia * aplicar sua*e controle.
</line>
</par><par>
<line>
Em r*lação às técnicas de ensin* * planej*m*nto, *ev*
</line>
<line>
ocorrer de acordo com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
defin*ção de
</line>
<line>
objetivos em relação ao qu* s* espera do* estudante* e os métodos a s*rem
</line>
</par><par>
<line>
utiliza**s de forma a maxi*izar o interesse. *ev*-se en*ender para que serve o planeja*e*to
</line>
<line>
antecipado para os professores pre*arem d* forma objetiv* p** meio de tópico* e h*bilid**e*.
</line>
</par><par>
<line>
Planejar *m curso c*m uma ampla
</line>
<line>
*ama de m**as g*r*nte que os est*dan*es *om diferentes
</line>
</par><par>
</page><line>
inte**sses e capacidade* encontrem algo q*e os cative e o* desafi*.
</line>
<line>
Os *lunos devem *embr*r e reconhecer in*or*ações, compreender o que apre*deram,
</line>
<line>
a*licar o que aprenderam, analisem a matéria, sin*et*ze* a matéria em um todo e avaliar seu
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 17, n. 1*, art. 12, p. **0-245, out. 2020 www4.fsanet.c*m.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Persp*c*ivas *at*lisadora* na Form*ção no Admini*t*ador: Cont**buiç*es no Compo*ente Curri*u*ar
</line>
<line>
237
</line>
</par><par>
<line>
*onh*cimento critica*ente. Os mét*dos de ensin* são *écnicas e ações desenvolvidas e
</line>
<line>
organiz*das *elo professor para atingir os objetivos de a*rendizag*m *m relaçã* a* conteúd*
</line>
<line>
apresentado (*OWMAN, 2004).
</line>
<line>
**m base em *n*onac*poulou (2010), a *rítica refle*iva é def*nida como o processo
</line>
<line>
cognit*vo e emocional de d*smi*ti*icar as inter-relaçõ*s entre *to*es * pr*ticas sociais no
</line>
<line>
contexto es*e*íf*co em que *correm.
</line>
<line>
A crítica refle*iva *o cu*r*culo de Admin*st*ação de e*presas **fatizar*a *ue mais
</line>
<line>
aten*ão seria dada às exper**ncias e prob*emas dos aluno*. També* ser*a necessária uma
</line>
<line>
análise m*i* rigor*sa d*s proposições *eór*cas e da sabed*ria es**bel*c***, de mo*o qu* a*
</line>
<line>
dinâ*icas sociais e pol*ticas *ossam ser reveladas nas tensões expostas.
</line>
<line>
No *ocan*e a* tema ensino, Ree*e (2016) n* aprend*zag*m b*seada em projeto dev*
</line>
</par><par>
<line>
haver * abordagem de ensino
</line>
<line>
que os
</line>
<line>
alunos explo*am problemas e desafios do mund* real,
</line>
</par><par>
<line>
**vidindo seu
</line>
<line>
entendimento em 04 (*uatro) C´s, quase sejam: pensamento crítico, uso do
</line>
</par><par>
<line>
conh*cimento, fatos * dados
</line>
<line>
*ara *esol**r
</line>
<line>
o *rob**ma, comun*cação, em q*e envolve
</line>
</par><par>
<line>
transmissão de informações, colaboração, onde d*ve haver o tra**lho e*
</line>
<line>
conjunto para
</line>
</par><par>
<line>
*lcançar um objetivo em comum e a cr*ativi**de, como sen*o mai* impor**nte p*ra resolução
</line>
<line>
de pro*lemas.
</line>
<line>
Para Dr*ke e Reid (2018), devemos nos util***r de situaçõ** ricas de aprendizagem
</line>
</par><par>
<line>
com * e*prego *e incent*vo
</line>
<line>
*ara que os alunos sejam c*iativos inovadores modos
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
util*zados pel*s pro**ssores para tra*alhar as capacidades: comunicaç*o, criativi*ade,
</line>
<line>
pensamento crí*ico (DRAKE, REID, 2*18).
</line>
<line>
**se modo deve es*ar presente na maneir* como o *rofe*sor de*envolve capacidades
</line>
</par><par>
<line>
do *é*ulo XXI como parte
</line>
<line>
do c*rrículo educacional, utiliza*ão *e técnicas p*áticas
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
inovadoras de ensin*, en**no de
</line>
<line>
comp*tê*cias utili*ando m*asuring what matters mode*,
</line>
</par><par>
<line>
m*de*o
</line>
<line>
que d*mi*a o ensino da* emoções, criativi**de, c*t*zenship (Ci*ada*ia) ou saúde
</line>
</par><par>
<line>
(D*AKE, REID, 2018)
</line>
<line>
Ainda pa*a Lo*wman (2004), no q*e tang* à *eleção e organização *o ma*erial para
</line>
<line>
apresentações em s*la de *ul*, sua clas*ificação é a*resentada em f*rm* de p*eleções, qu*se
</line>
<line>
*e*am:
</line>
<line>
A p*eleção ocorre toda vez que o p*of*sso* está *a*ando e o* alunos estã* ouvindo.
</line>
</par><par>
<line>
S*gere que
</line>
<line>
*s *releções s**revivem
</line>
<line>
porqu* elas satisfazem à n*cessidade *e es**táculo
</line>
</par><par>
</page><line>
dramático e ofere*em uma ar**a interpe*s*al, *a qual i*p*rta*tes necessidad*s psicológicas
</line>
<line>
são satisfeitas. É prov*vel*ente mais eficiente em ***iva* estu*antes a aprende* m*is *obre
</line>
<line>
um tópico (LOUWMAN, 2004).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. *7, n. 10, art. 12, p. 230-245, out. 2020 *ww4.fsanet.c*m.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
U. N. Vieira, B. G. Pereira
</line>
<line>
238
</line>
</par><par>
<line>
*s prel*ções *ormais i*noram * dimensão i*ter**ssoa*, por ess* m*ti*o *las nã* são
</line>
</par><par>
<line>
c*paze* de motivar ou satisfaz** compl*t*mente os alun*s. Aprese*tações vigo*osas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
inte*radoras são especialment* úteis p*rto *o final d* curso, *ua*do o conte*do fundamental
</line>
<line>
*oi dominado e o deseja*o cli*a inter*essoal da class* já está estabelecido.
</line>
<line>
A pr*leção e**osit*va é * tipo mais comum d* *releção na universidade porqu*, antes
</line>
</par><par>
<line>
*e *udo, ela define e apresen** as informaçõ*s. Tais aulas são
</line>
<line>
planejadas de forma mais
</line>
</par><par>
<line>
el*borada do q**
</line>
<line>
os ensaios ora*s, m** nada impede que e*as sejam excep*i*na*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**ti*fató*ias *ara *s aluno*, quan** são habil*d*sa*ente preparad*s e *pre*entadas.
</line>
<line>
(LOUW*AN, 2004)
</line>
</par><par>
<line>
Com a preleção pro*ocativa, o pr*fesso* é aquele que *a*a mais, m*s aqui há
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
maior *n*enção de
</line>
<line>
provocar re*l*xão, apr*sentando *luxos dia*ógic** em m*me*tos
</line>
</par><par>
<line>
*i**unstanciais (LOUW*AN, 2004).
</line>
<line>
Na preleçã* discussão, o p*ofesso* encoraja o* *studantes a comentar ou ex*ress*r
</line>
</par><par>
<line>
sua* preoc*paçõ*s, em lugar
</line>
<line>
de simple*m*nte levantar **estões. Com*ça *om o professo*
</line>
</par><par>
<line>
fal*n*o de * * 15 min*tos, depois estimulando a discus*ão, por alguns *inuto*, a*e*ca de um
</line>
<line>
ponto ch*ve e* *ua* observações (LOUWMAN, 2004).
</line>
<line>
Na pre*eção formal, há té*nica da autorre**tação, *a qual o prof*ss*r para e faz
</line>
<line>
per*unta* especí*icas ou solicita *os *studantes que *eiam * *até*ia prepa*ada em voz *lta
</line>
<line>
(L**WMA*, 2004).
</line>
<line>
Também dev*m ser observad** os pontos p*ra a apresentação, que são os po*tos
</line>
<line>
ce*tr*is ou *emas que fo*mam *u agrupam o m*ior número p*ssível de tópicos *ue devem *er
</line>
<line>
apr*se**ados.
</line>
</par><par>
<line>
Em suma, deve*os **tar t*mbém os recurs** ou técnicas
</line>
<line>
u*ilizadas em sala de au*a,
</line>
</par><par>
<line>
tais
</line>
<line>
*omo: audi*visuais, ped*gógicos e *utros. O ap*rato metodo*ógic*, al*ado a* aparat*
</line>
</par><par>
<line>
did**ico-*e*ur*ivo, é basi*ar p*ra um process* de ensino-aprendizagem satisfatória.
</line>
<line>
3 P*OCED*MENTOS METODOLÓGICOS
</line>
<line>
3.1 Cont*xto ** *eração Dos Da*os
</line>
</par><par>
<line>
Os dados foram gerados a
</line>
<line>
partir de uma observação feita em *m Curso de
</line>
</par><par>
<line>
Ad*inis*raçã* d* Em*resas,
</line>
<line>
ofertad*
</line>
<line>
por uma IES *rivad*, *a capi*al
</line>
<line>
do E*tado
</line>
<line>
*e São
</line>
</par><par>
<line>
Paulo. As observações *oram *esenvol**das durante a discipl*na "Ed*cation In B*si*ess
</line>
</par><par>
<line>
Management" compo*ente curricu*ar r*co de *entidos e informa*õ*s
</line>
<line>
para um aluno em
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Ter*sina, v. 17, n. 10, *rt. 12, p. 230-245, **t. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*erspectiv*s Ca*alisado*as na Forma*ão no Administ*a*or: Cont*ib*ições no Compo*ent* Cu*r*cu*ar
</line>
<line>
239
</line>
</par><par>
<line>
Admi*istração. * re*eri*a disc*pl*n* problematiza questões sobre admini*tr**ão e *d*cação,
</line>
<line>
bem como o g*renciame*to de em*resas.
</line>
</par><par>
<line>
Para observar as aulas ministradas na
</line>
<line>
*raduação, utilizam*s um roteiro estru*urado
</line>
</par><par>
<line>
form*d* com *a*e nas aulas mini**rad*s n*
</line>
<line>
dis*iplina
</line>
<line>
de ens*no d* admini**ração. E**e
</line>
</par><par>
<line>
*oteiro, por sua vez, contém a literatura exposta pela p**fessora mi*istr*nte, bem *omo pelos
</line>
<line>
grup*s que apre*en*ara* *rabalho* individ**is no decorrer do curso.
</line>
</par><par>
<line>
O obje*ivo da elaboração * aplicação em
</line>
<line>
sala de *ula * a*ranger
</line>
<line>
o* pontos mais
</line>
</par><par>
<line>
importantes a ser** c*talis*dos e* *ala de aul*, de ma*eira a perceber, ***li*ar e evi*en*iar,
</line>
<line>
po* intermédio da *bser**ção, os mé*odos e as técni*as p**dis*o*tos *ela literatura. Diante
</line>
</par><par>
<line>
disso, é per*ine*te *fi*marmos **e * *o*eiro
</line>
<line>
foi uma form* prática e técnic* q** *u*i*iou
</line>
</par><par>
<line>
mui*o na mon*agem desse estudo.
</line>
</par><par>
<line>
3.* Filosofia, Ab*rd*gem e Tipo De Pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
A pesquisa * de natureza fenomen*lógica, partind* d* pr*ssuposto de q*e
</line>
</par><par>
<line>
compreendemos t*da e
</line>
<line>
qualque* inter*ção com os **jeitos envolv*d*s no
</line>
<line>
c*nte*to de
</line>
</par><par>
<line>
inves**g*ção como alg* processua*,
</line>
<line>
adv*n*o
</line>
<line>
d* circunst**cias
</line>
<line>
an*eriores. *es*e sentido,
</line>
</par><par>
<line>
con*ordamos
</line>
<line>
*om T*ivi*os (1987), a* afirmar que a Fenomenolo*ia é uma fil*sofia de
</line>
</par><par>
<line>
pesq*is* bastan*e frequente
</line>
<line>
na* Ciênc*as Hum*na* e S*ciais *plicada*, *ado ao se* valor
</line>
</par><par>
<line>
inter*retativista por excelê*ci*. Em
</line>
<line>
outra* palav*as, o qu* con*eguimos g*rar, * partir
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
o*ser*ação * d* rot*i** qu* apli*a**s, fo*am tratad** co*o
</line>
<line>
manifestações
</line>
<line>
soc*a*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ideol**icas. P*rtant*, *enomenológicas.
</line>
</par><par>
<line>
A ab*rdagem de p*squisa é de *aráter qualita*ivo, **rtindo do pressuposto de que os
</line>
<line>
dado* fo**m tratados a par*ir da p*rspecti*a subjetivi*ta e da triangulação de da**s *ue se
</line>
</par><par>
<line>
sign*ficam
</line>
<line>
de mane*ras
</line>
<line>
distintas. *ogo,
</line>
<line>
as*im
</line>
<line>
como nos afirma Bo*toni-Ri*a*do (2*08),
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa qualitati*a re*oma o *lhar sen*ível *o pe*quis*dor, que tenta apr*sentar uma ver*ade
</line>
<line>
a*erca dos dado*, a*nda *ue essa verda*e s*ja questionáve*, sob um **t** ponto de vista.
</line>
<line>
Quan*o ao tipo de pesqui*a, tem*s uma *esquisa documental co* proj*ções de estudo
</line>
<line>
de caso, t*mbém algo bastan*e *ertinente *ess* ramo d* inv*stigaçã* acadêmic*. A pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
docume*tal se justifica, a prior*, pelo *ato de os dados
</line>
<line>
nu*c a
</line>
<line>
terem passado por *enhum
</line>
</par><par>
<line>
trata*e*to cien*ífic* que lhes *endes*e notoriedad* acadêm*ca, tal co*o nos afirma Sá-Sil*a
</line>
<line>
et a* (2009).
</line>
</par><par>
<line>
P*r outro lado, Cell*rd (2008) acresc**ta que a pesquisa d*cumental
</line>
<line>
é assim
</line>
</par><par>
<line>
denom*nada
</line>
<line>
*or s*miotizar questões sociais dentro de uma esfera pragmática espec*fica.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Tere*i*a PI, v. 17, n. 10, art. 12, p. 230-24*, ou*. 2020
</line>
<line>
ww*4.fsane*.com.br/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
U. N. **eira, B. G. Perei*a
</line>
<line>
240
</line>
</par><par>
<line>
Ness* s*ntido, es*amos tratando *omo documento o roteir* *ue *or* elaborado par* *osterior
</line>
</par><par>
<line>
a apl*cação, b*m co*o o próp*io ato de
</line>
<line>
observar prátic* ped*gógi*a, *aja v*s*a q*e são a
</line>
</par><par>
<line>
manifest*ções que se fazem signifi**r d*ntro do co*texto *m qu* foram documen*adas.
</line>
<line>
P*r outro *ado, *izem*s das projeç*es *omo Estud* de *aso ao co*siderar*os que
</line>
<line>
*nal*samos uma re*lid*de es*e*ífica, a qual pode servir como pa*adigma para realidad*s
</line>
<line>
si*ilares, tal com* nos apresenta Yin (2005). O re*er*do autor também endos*a que Estudos
</line>
<line>
de Cas* são basilares na c*m*reensão de in*er*ções e constr*çã* de percepçõe* s*ci*is.
</line>
<line>
4 *E**LT*DOS E DI*CUSS*ES
</line>
<line>
4.1 Apresentação de Dados e D*sc*ssão sobr* os *esultados da Pesqu***: U* *elat* d*
</line>
<line>
Caso
</line>
<line>
Pa*a a *bserv*ção e * análise, foi u**li*ad* * ro*eiro com base *a lit*ra*ura de *owman
</line>
<line>
(2004), Antonaco*oulou (201*), Reeve (2016) e Dr*ke e Reid (2018). A seg*ir, disco*rem*s
</line>
</par><par>
<line>
so*re os
</line>
<line>
dados levantados juntamente com * relação destes com a literatura *o cur*o
</line>
<line>
*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
discipli*a em que*tão.
</line>
<line>
Ao *bser*ar as aulas, **tamos que o professor *tilizou consi*eravelm*nte a
</line>
<line>
participação *os alunos e a interação, por me*o de ques*i*n*mentos aos *isc*ntes. *oram
</line>
<line>
observ*dos quatr* d*as de aulas, totali*ando dezesse*s hora*-aula.
</line>
<line>
Durante o p*imeir* di*, o *ro*ess** d**ostrou domínio *o conteúdo e da s*la de au*a,
</line>
<line>
cobran*o * *articipação de alguns ma*s dispersos. Notamos bas*ante a *ha*ada de interação e
</line>
<line>
participação dos alunos durante a disc*p*ina minis*rad*.
</line>
<line>
Nes*e sent*d*, é p*ssível *azer uma relação com o en*ino *e Low**n (2004), quan*o
</line>
<line>
obs*rva-*e a e*istência do mo*elo bidimensional *e *nsino universitário efeti*o de qualida*e,
</line>
</par><par>
<line>
como re*u**ado da *abil*dade de um professo* em cr**r estímu** *ntelectual
</line>
<line>
*omo *mpatia
</line>
</par><par>
<line>
com o* estudantes, onde os *stímulos podem ser a emoç*o e a forte existênc*a *e uma relação
</line>
<line>
de ensino no *ue diz respeito * rela*ão p*ofesso* aluno, conversa* informais ou com objetivo*
</line>
</par><par>
<line>
*d*c*c*onais, obten*ão de
</line>
<line>
***er fe*dback do* alunos *egula*ment*, moti*a* est*dan*es
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
trabalhar por meio da lideranç*, *uando tenta transformar * *ispersão de um aluno e resultado
</line>
<line>
para a aula.
</line>
</par><par>
<line>
O professor inf*r*ou e*atamente o que seria feito
</line>
<line>
apó* o intervalo, *ncen*ivand* os
</line>
</par><par>
</page><line>
**unos a p*rticipa*ão n* ret*rno das ati*id*des acadêmica*, * fim de que algun* não fossem
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. *0, art. 12, p. 2*0-245, out. 2020 www4.fsan*t.com.*r/***ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Perspectivas *atalisa*oras na F*rmação no *dm*nistrad*r: Con*ribuições no Co*ponente Curricular
</line>
<line>
241
</line>
</par><par>
<line>
*mbora * não par*ic*pa*sem da *ula a*ós o in*ervalo, pois quem *ão voltass* p*ra a aula não
</line>
<line>
teria a **ta de participação.
</line>
</par><par>
<line>
Após os
</line>
<line>
intervalo*, *avi* trabalho
</line>
<line>
e* gr**o,
</line>
<line>
valendo
</line>
<line>
not* de part**ipação,
</line>
</par><par>
<line>
sistematizando co* h**ário de in*cio e térm*no e inform*u *ue o aluno que não chegasse até
</line>
<line>
20 (vinte) *inutos após o início da au*a, não *averia m*** tole*ância.
</line>
<line>
Após o intervalo, o prof*ssor c*mentou sobre a prova que ainda seria *plicada, sendo
</line>
</par><par>
<line>
que os a*unos dev**iam concatenar
</line>
<line>
um te*to de suas p*óp*ias páginas sobre os temas
</line>
</par><par>
<line>
apresentad*s ** sala nes*a aula, p*r* *val*ação do rac*ocín*o lógico, por dupla, e, após, a
</line>
<line>
dup*a aprese*to*.
</line>
</par><par>
<line>
*om *sse fa*o, nota-se a relação com Antona*opoulou (20**), a q*al enfat*za que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
crític* refle*iv* é definid* c*mo o proce*s* c*gnitivo e e*ocional de desmistifi**r as *nter-
</line>
</par><par>
<line>
relações entre
</line>
<line>
ato*es * práticas s**i*is n* *o*text* esp*cífic* e* que ocorrem, no momento
</line>
</par><par>
<line>
*m que suger* a el*b*ração da p*ova e* dupla e traz * necessid*de de racioc*ni* lógico para
</line>
<line>
elaboração e co*ceito da **ova.
</line>
</par><par>
<line>
Durante o s*g*ndo dia de aula, profess*r inform** que a matéria pa*a a prova o já
</line>
</par><par>
<line>
estava disponível no s*stema. O
</line>
<line>
pr*fesso* *oi obrig*do a
</line>
<line>
aus*ntar-*e **r vinte minutos
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*edid*
</line>
<line>
da a*min*stração, mas *s*l*receu aos alunos o t*mpo
</line>
<line>
qu* *s*aria fora, explicou
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
motivo e deixou atividade para *les fazere* nes*e período, qual s*j* ati**da*e *e leit*ra, ou
</line>
<line>
seja apresentou a met*dologia para os alunos não fica*em oci*sos.
</line>
<line>
Foi in*o**a*o p*l* p*ofessor que, na próxima a**a, fa*ia uma *evisão a*é às 20 hora* e
</line>
<line>
solic*tou qu* estudassem pa*a a prova aqueles discent*s que, por *lgum m*tivo, estavam com
</line>
<line>
m*dia abaixo do *spera*o, *al com* pod***a ser observad* no sistema.
</line>
<line>
O *rofessor d*monstrou-se muito re*eptivo c*m suas at*vidades profissi*nais,
</line>
</par><par>
<line>
mantendo
</line>
<line>
uma relaç*o di*âmica
</line>
<line>
e diver*ida
</line>
<line>
c*m a turma, p*op*ci*nd* interação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
aproximação co* os disc*ntes. No ent*nto, no mo*ento de pass*r a matéria f*i sério
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
profissional.
</line>
</par><par>
<line>
* educador passo* técn*cas
</line>
<line>
de estr*tégia, tais co*o anál*se SW*T, BCG e Cicl*
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
Vida *o produto, f*zendo an*li** e concl*sões a ma*s uma vez
</line>
<line>
c*m interação e co**boração
</line>
</par><par>
<line>
dos alunos, o* *eja, demonstrou conhecimento ap*ican*o conte*do.
</line>
<line>
No ter*eiro di* de **la, o do*ente fez uma r*v*sã* da **téria ministrada par* a p*ova,
</line>
</par><par>
<line>
com b*se nas pa*avras par*icipação *os
</line>
<line>
alunos e passou três
</line>
<line>
dicas para a prova. I*formou
</line>
</par><par>
<line>
t**bém sobre a necess*da*e de não
</line>
<line>
uti*ização o* consul*a de m*terial sem auto*iza**o do
</line>
</par><par>
<line>
p*ofe*so* para **zer a prova, pois infor**u que foi feita uma meto*ologia du*ante ** aula* e a
</line>
</par><par>
<line>
prov* *ão i*á "não refletir" o que
</line>
<line>
foi min**trado, juntando t*mbé*
</line>
<line>
com *
</line>
<line>
rev*são,
</line>
<line>
ou
</line>
<line>
seja,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 1*, art. 12, p. 230-**5, out. 2020
</line>
<line>
ww*4.fsan**.co*.br/***ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
U. N. Vie*ra, B. *. Pereira
</line>
<line>
242
</line>
</par><par>
<line>
com a pa*t*cipação dos alunos e* *ala *e aul*, *odos c*nsegui*i*m fazer a prova com
</line>
<line>
tranquil**ade.
</line>
<line>
*ara a elaboração da prova e para os a**no* co*segui*em re*l*za-**, é possíve* af*rma*
</line>
</par><par>
<line>
que fo* ut*lizado o m*t*do de D*ake e *eid (2018), pois s**ere que se *eve utiliz*r
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
situaç*es ricas de ap*endiza*em com emprego *e i*cen*ivo para que os o
</line>
<line>
alunos *ejam
</line>
</par><par>
<line>
criati**s e inovadores * **dos
</line>
<line>
utilizados pel*s profes*ores para trab**har as cap*c*d*d*s:
</line>
</par><par>
<line>
comun*c*ção, cri*t*vidad*, pens*mento crítico, uti*iza**o esta *uando a prova *erá composta
</line>
<line>
de criação e inov*ção dos alunos a fazerem *ná*ise e estruturação c*m o conso**dado
</line>
<line>
**nistrado nas *ulas.
</line>
<line>
Já no *uar*o dia de *ula, foi de gra*de v*lia, p**s * aula do p*ofe*sor f*i em forma de
</line>
<line>
pa*estra cujo tema foi: Como um in*erc*mbio *ode aju*ar no desenvolv*mento de p*squis*?
</line>
</par><par>
<line>
Um relato d* experiênc** em *n*vers*dades Eur*p*ias * Amer*canas. A p*l*stra
</line>
<line>
a*ord*u
</line>
</par><par>
<line>
métodos de pesquisa, f*rmação e *ormatação de pesqu*sa e artig*s.
</line>
</par><par>
<line>
* professor, mais u** vez, *ess* aula, demon*tro* habil*dade, prática e me*odologia
</line>
<line>
de ensino ao incentiv*r os alunos e prese*tes a pesquisar de forma a obter sucesso, prendend*
</line>
</par><par>
<line>
a ate*ção dos *lunos. Utiliz*u s*a experiência de vi*a, faze*do relação
</line>
<line>
com métodos
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
ensi*o e pesquisa.
</line>
</par><par>
<line>
Por *im,
</line>
<line>
entendemos
</line>
<line>
*u*
</line>
<line>
as aula* observadas apres*nta*am os quatro C´s sug*ridos
</line>
</par><par>
<line>
p*r Reeve (2016), uma vez que houve na apr*ndizagem a ab***agem de en*ino *ue os alunos
</line>
</par><par>
<line>
*xploram problemas e *e**fios do *undo r**l, dividi*do seu
</line>
<line>
ent*ndim**to e* 04 (quatro)
</line>
</par><par>
<line>
*´s, q**is sejam: pensamento
</line>
<line>
c*ític*, quando aos alunos é
</line>
<line>
im*utada
</line>
<line>
a p*rticip*ção
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
raciocínio no momen** da *rova, uso do conhecimento, fatos e dados para resolver
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
problema, q*ando a estraté*ia da prova e que o aluno *tilize-se
</line>
<line>
t*das as aulas par* ela*or*r
</line>
</par><par>
<line>
um consoli*ado racional, a comunicação, com a interação dos *esmos em sala de aula,
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
que envolve **ansmissão de i**orm**õe*, colabo*ação, com o trabal*o e* grup*, *nd* deve
</line>
</par><par>
<line>
haver * trabalh*
</line>
<line>
*m con*unt* p*r* alc*nç*r um ob*et*v* em com*m e
</line>
<line>
a
</line>
<line>
criatividade, como
</line>
</par><par>
</page><line>
sendo mais *mportante p*ra reso*ução de prob*emas.
</line>
<line>
5 CON*IDERAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
Foi de gran*e s*tisfação o ent*ndi*ent* n* ca** prático, *az*ndo uma re*ação co* a
</line>
<line>
litera*ura apropria*a, uma vez *ue fica m*i*o mais elucid*do o que foi ensi*ado na **sciplina
</line>
<line>
d* ensino.
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, art. *2, *. 2*0-245, ou*. 2020 www4.*sanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*er*pecti*as *a*alisadoras na Fo*ma*ão no A**inis*ra*or: Cont*ibuições no *omp**ente Curricular
</line>
<line>
2*3
</line>
</par><par>
<line>
A oportunid*de de *ssi**ir aulas na g*aduação *o* de *xtrema i*po*t*ncia pa*a que se
</line>
<line>
p*ssa ter * ent*ndimen*o mais profundo do que é ser profes*or e* sala de aul* e apl*ca* a*
</line>
<line>
metodo*o*ia* de en*ino.
</line>
</par><par>
<line>
Co*o possíveis futuros estudos, atentamos possibilidade a
</line>
<line>
de s* o*serva* mais aul*s
</line>
</par><par>
<line>
de forma a h*ver uma m*ior discussão face à literatu**, a fim de
</line>
<line>
*ue se po*sa trazer m***
</line>
</par><par>
<line>
e*periên*ias em sala d* aula, o *ue visa uma mai*r qualida*e nos a
</line>
<line>
próximos profe*sores,
</line>
</par><par>
<line>
for*a *ela qual os alunos poderã* obter maio* conh*cimento e estarem mais pr*para*os p*ra
</line>
<line>
* próxima geração.
</line>
<line>
REFERÊNCIAS
</line>
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*nterd*sciplinaridade-*ransdiscipl*naridade:
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</line>
<line>
*IE*RA, U. N; PEREIRA, B. G. Pers*ectivas Cata*isadoras na Formação n* Admini*t*ador:
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<line>
Contribuições *o Componente *u*ricu*ar Education i* Busine** Mana*em*nt. Rev. FSA, *er*sina,
</line>
<line>
*.1*, n. 10, *rt. *2, p. 230-245, out. 20*0.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. **A, Teresi**, v. 17, *. *0, art. 12, p. 230-24*, out. 2020
</line>
<line>
*ww*.*sanet.c*m.br/re*ista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
P*rspectivas Catalisadoras na Formação no Administrador: Co*tr*bui***s no Co*ponente Curricula*
</line>
<line>
2**
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<line>
Cont*i*u*ção dos *uto*es
</line>
<line>
U. N. Vie*ra
</line>
<line>
B. G. Pereira
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<line>
1) concepção * p*a*ej*mento.
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X
</line>
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X
</line>
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2) a*álise e interpretaçã* *os d*d*s.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
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<line>
3) *labo*ação do *ascun*o ou na revisão crítica do c*n*eúdo.
</line>
<line>
X
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<line>
X
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<line>
*) part*cipação na *pro*açã* da v*rsão final do *an*scr*to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teres*na *I, v. 17, n. 10, art. 12, *. 230-245, out. 2020
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*ww4.fsanet.co*.*r/revista
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)