<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
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<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 10, art. 12, p. 230-24*, o*t. 2*20 </line>
<line> ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2*20.17.10.*2 </line>
</par>
<par>
<line> Perspectivas Catalisadoras n* F*rmação no *dm*nistr**or: Contribuiç**s no Compone*te </line>
<line> Curricul*r Edu*a*ion in Bus*ness Managem**t </line>
<line> Cat*lyst Pers*ect*ves in *d*inistr*tor Training: Contri*ut*ons of the Curri***um Compon*nt </line>
<line> Education in *usiness M*nagement </line>
</par>
<par>
<line> Ub*ratan Negrão Vie*ra </line>
<line> *estre em Admini*tração de *mp*esas pel* *nivers*da*e Presbiter*a** Mackenz*e </line>
<line> E-mail: ubiratan_*i*ira_@hotma*l.com. </line>
<line> Bruno G*mes Pereira </line>
<line> Douto* em E*sino de Língu*s e L*te*atur* (com ênfas* em *s*udos Ling*íst*cos) pela Unive*sidade Federal do Tocantins </line>
<line> Do*ente da Univers*d*d* d* Es*ado d* Par* </line>
<line> *-mail: brunogomes*e*eira_*0@hotmail.c*m </line>
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<line> Endere**: U*iratan Negrão Vieira </line>
<line> Ed*tor-Ch*f*: Dr. Tonny K**l*y de *lencar </line>
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<line> U*iversidad* *resbite*iana Ma*kenzie, Ru* da </line>
<line> Ro*rigues </line>
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<line> Co*solação, *30 Bai*ro Consol**ão - Distri*o </line>
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<line> Consolação, Z*na C*n*ral - São Paulo - SP, CEP 0*3*2- </line>
<line> Artig* recebi** em 19/0*/2020. Última </line>
<line> versão </line>
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<line> 90* Brasi*. </line>
<line> *ecebida em 04/06/2020. Apro*ado em 05/*6/2020. </line>
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<line> Endereço: Bruno Gom*s Pere*r* </line>
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<line> Travessa *jalma Dut*a, s/n - *e*égr*fo - 66050-540 - </line>
<line> A*aliado pelo sistema T*iple Revi*w: De*k *eview *) </line>
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<line> Belém - PA. Brasil. </line>
<line> pelo *ditor-Chef*; e b) **uble Bl*nd Rev*ew </line>
<line> (ava*i*ção c*ga por dois avalia*ore* da área). </line>
<line> Revisão: *ramatical, Norma*i** e d* Formataç*o </line>
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<line> Perspecti*as C*talisadora* na Formaçã* no Administrador: Contribui*õe* no *omponente Curricular </line>
<line> 231 </line>
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<line> RE*UMO </line>
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<line> Es*e ar*igo tem como objetivo anal*sar as pote*cia*idades ca*alisadoras do componente </line>
<line> cur*icular "Ed**ation In Business Management" *a **rm*ção inic**l do *ro*i**ional em </line>
</par>
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<line> a*minis*ração de *mpresas. Iss* e*globa </line>
<line> a*pectos de cognição, de ens*n* e *ambém </line>
<line> de </line>
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<line> com*etência para o e*e**í*i* *a profissão j*nto ao mercado de t*ab*lho. A *undamen*ação </line>
<line> teór*ca part* da interface entre as pesquisas que ve**am sobre Admini*tração de Empresas, </line>
<line> Ciênc*a* da Educa*ão e Estud*s *p*icados da Linguagem. A Metodol*gia é de b*s* </line>
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<line> fenomenológica, com *bordag*m *ualitativa e do tipo docu*ent*l </line>
<line> com inter*er*ncias de um </line>
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<line> *studo de ca*o. Os res*l*ad** rev*l*m * *aráter *ata*i**dor *a re*e*ida d*scip*ina, mostra*d*- </line>
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<line> *e indis*ensáv*l à form**ã* </line>
<line> de um admin*strador eficiente e efic*z. Esperamos que este </line>
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<line> trabalho poss* render ganhos à comunidade *cadêmica, e também não acadêmica, s*rvind* de </line>
<line> base para pesquisa* vindoura*. </line>
<line> Pal*vras-C*a*e: Adm*nistração de Empresas. **tal*sação. Comp*nente Curric*lar. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> This article aims to anal**e the catalytic po*entialities of the c*rricu*ar component "Educ*tion </line>
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<line> In Business Management" i* the ini*ial *raining of profession*ls in </line>
<line> bu*iness admi*istration. </line>
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<line> *his i*clud*s aspe*ts of cognition, teachi*g and also competen*e t* exercise the *rofession in </line>
<line> the lab*r market. The *heoretical fo*ndation start* from the interface **tween the res*arches </line>
<line> that d*al with Business Admi*i*trati*n, *ducation Sciences an* Applied S*udies of Language. </line>
<line> *he M*t**dology is pheno*enolo*ically ba*ed, with * qualitative and docum*nt*r* app*oach </line>
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<line> with </line>
<line> *nterferences fr*m a *ase s*udy. The resu*ts *evea* the cata*yt*c character of t**t </line>
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<line> discip**ne, proving to b* i*dispensab*e to *he **rmation of an eff*c*ent and effective </line>
<line> admini*trator. We ho*e that this wo*k can bri*g gains to t*e a*ade*ic and *on-academic </line>
<line> c*mmuni*y, serving as a basis *or fu*ur* res*arch. </line>
<line> Key wor*s: Busin*ss Ad*i*istration. C*t*ly*i*. Curr*cular com*onent. </line>
</par>
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<line> Rev. *SA, Tere*ina PI, v. 17, *. 10, art. 12, p. 230-245, out. 20*0 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/r*vista </line>
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<line> U. N. Vieira, B. G. Pere**a </line>
<line> 232 </line>
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<line> 1 INTRO*UÇÃO </line>
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<line> O ob*etivo deste trabalho é analisar as p*tencialid*des ca**li*adoras do </line>
<line> comp*nente </line>
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<line> c***icula* "Educati*n In Business Mana*emen*" n* formaç*o *ni*ial *o pro*i*sional </line>
<line> em </line>
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<line> administração de empr*sas. Para isso, f**am observadas au*as da referi*a di*cipli** d* Curso </line>
<line> de Ad*inistraç*o, ofertado em um* In*tituição de Ensino Superi*r (IE*), na capi*al do Estado </line>
<line> *e São Paulo*. *a tenta*iva de co*relac*onar o potencial curricular da *iscip**na com a prát*ca </line>
</par>
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<line> ped*g***c* a*lica*a *elo </line>
<line> pr*fessor dura*te a* au**s, procuram*s relocalizar esta </line>
</par>
<par>
<line> aprendizag*m p*ra * o curso de mestrado em admini*tração de em*resas. </line>
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<line> O termo </line>
<line> "relocal*z*r" e*tá s*ndo utiliz*do *onf*r** as orientaçõe* d* Pennycook </line>
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<line> (2010), o qua* </line>
<line> acrescenta que o sen*id* d* referi*a ex*ressão ag**ga *u*stões não </line>
<line> a*e*as </line>
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<line> espaciais, mas s*bre**** *ociais, *ulturais e cognitivas. </line>
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<line> *urante análise, procuramos observar s* *ouve relaç** e*tre o qu* está sen*o a </line>
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<line> *pli*a** em sal* </line>
<line> d* aula na **aduação co* literatura exposta p*la docente **ra*t* a </line>
<line> a </line>
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<line> d*sciplina em foco. E*ta, por sua *ez, me*ciona técni**s de ensino e* sala de aula, *em como </line>
<line> a re*açã* qu* o *ro*essor deve ter c** o *luno. Logo, trat*-s* *e um com*onen*e cu*ricula* </line>
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<line> de fo**e *pelo pedag**ico, nã* *penas porque </line>
<line> versa s*bre téc*ic*s de </line>
<line> ensin*, mas </line>
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<line> principalm*nte porque *tenta </line>
<line> ao pro*e*so *e to*nar a adm*nist*ação uma habi**d**e mais </line>
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<line> d*dática. Tal racioc*nio co*ver*e com o que n*s prop*e *ha** (2000), *uando afirma que </line>
<line> o </line>
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<line> ato *e di*atizar não se e*g*ta a*enas ** educação, p*sto qu* *ua na**reza é or*â*ic* </line>
<line> e </line>
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<line> *ialógica. </line>
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<line> É pertinen*e enfatizarmos q**, n*s aná*is*s, fo*am*s no que real*en*e f*i </line>
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<line> iden*ifi***o, de acor*o com o que f*i </line>
<line> co*ocado em um roteiro, confeccionado a partir das </line>
</par>
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<line> *xigê*cias da literatura específi*a </line>
<line> da </line>
<line> disciplina. Sendo </line>
<line> *ssim, a metodologia do *resente </line>
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<line> *rabalho é fenomen*ló**ca, de ab*r*agem q*alitat*va, do tip* do*u*e*tal </line>
<line> c*m </line>
<line> projeç*es d* </line>
</par>
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<line> e*tudo *e </line>
<line> caso. </line>
<line> Isso se </line>
<line> jus*ifica pelos </line>
<line> pr*cedi**ntos **t*dol**icos de*e*hados d*rante </line>
<line> o </line>
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<line> levantam*nt* de d*do* feit* em *ala de aula. </line>
<line> Em suma, esperamos que * pre**n*e estudo possa c*n*ribuir co* *uturas investig*ções </line>
<line> no camp* da administraç** e áreas *fi*s, *arti*do da po*si*i*idade d* incentivar a form*ção </line>
</par>
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<line> de u* *rofiss**nal m*is prepara*o *ara merc*do de traba*ho. A artic*la*ão o </line>
<line> entre *eoria </line>
<line> e </line>
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<line> p*átic*, q*e *qui prob*ematizamo*, pode, *nclusive, render de melhores q*alidades na* au*as </line>
<line> m*nis*radas e, po* conse*uent*, elevar o nível de nossos alunos em f*r*ação inicial. </line>
</par>
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<column>
<row> * </row>
</column>
<column>
<row> Por motivos étic*s, não r**elar*mos o nome da ver*ade*ra ins**tuição de ensino. </row>
</column>
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<line> R*v. FS*, Teresi**, v. 17, n. 10, art. 1*, p. 230-245, ou*. 2020 </line>
<line> www4.fsan*t.*om.br/revist* </line>
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<line> Per*p**tivas Ca*alisadoras na For*ação no Adm*nist*ad*r: Co*tribuições n* Com**nen*e Curricular </line>
<line> 23* </line>
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<line> 2 FUNDA*ENTA*ÃO TEÓ*I** </line>
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<line> 2.1 Confluências Entre Propostas Teóricas </line>
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<line> *uitos são *s trabal*os qu* problema*i*am a *ormação d* admini*tr*dor. E* *ua </line>
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<line> m*ioria, são pe*quis*s q** obser*a* o objeto d* </line>
<line> in*estigação sob prismas similares, o que </line>
</par>
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<line> garant* * e*iciência *o *raba*ho utilizando-se, ap*nas, uma das pe*spec*i*as t**r*cas, tal como </line>
</par>
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<line> nos * *pr*sentado n** t*ab*l*os de Ant*nia*l* (201*) e Cam*os </line>
<line> (2012). E*tas in*estidas </line>
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<line> científicas *ão moldadas </line>
<line> a p*rtir de f*cos plurais, m*s sempre </line>
<line> p*rtindo d* figura </line>
<line> ** </line>
</par>
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<line> administrador *omo *ujeito soc*al protagonista *o processo. </line>
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<line> N* tenta**va de enriquecer essas discussões e contribuir com o fl**o de p*squ*sa </line>
<line> n* </line>
</par>
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<line> âmbito da </line>
<line> administração, nes*e arti*o propomos </line>
<line> uma perspectiva teórica *ais *om*lex* </line>
<line> e </line>
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<line> in*erdisci*linar, </line>
<line> uma vez que **redi***os no di*logo entre as **fe*entes áreas *o </line>
</par>
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<line> conhecime*to humano. Essa p*stura, por sua ve*, tem se firm*do co* contexto pós-m*derno </line>
</par>
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<line> de p*squ*sas acadêmi*as, que tem s* rendido ao fato *e conceb*r as *iências </line>
<line> como </line>
</par>
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<line> ferram*ntas co*pl**en*ares e n*o c*mpartimenta*as. </line>
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<line> A *omplexidade a que f**emos referência est* ba*eada nos estudos contem*orâne*s </line>
<line> de Mori* (20*1), que nos apres*nt* o caos em que a sociedade se desen*a. Dess* for*a, *ara </line>
</par>
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<line> c**preen*e*mo* o processo d* *esenvolvimento do ad*in*strador, em </line>
<line> qualquer d* s*a </line>
</par>
<par>
<line> esfera, é necessário **h*r*os o seu en**rno e n*o apenas o seu p*od*to. É ness* entorno qu* o </line>
</par>
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<line> aut*r nos apresenta é que </line>
<line> sentimos a </line>
<line> necessidade de mobiliz*rm*s con*ecime*t*s teóric*s </line>
</par>
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<line> m*ltiplos, ainda que *lgum de**es conhecimento* s*ja o po*to de partida *ara os </line>
<line> diál*gos </line>
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<line> in*erdisci*linares que trava*os. </line>
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<line> A *o*ão *e interdisc*p*inarida*e que adotamos neste a*tigo é condizente com </line>
<line> a </line>
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<line> p*op*sta *or *azenda (200*), ao afirma* que o* saberes humanos não f*nci*nam </line>
<line> como </line>
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<line> caixinhas *so*adas. Para *om*reendermos os fenômenos s*ciais, *ejam eles em quaisquer </line>
<line> âmbitos int*rativos, é nece*s*ri* mobilizarmos os *on*ecimento* qu* se fazem neces*ário* </line>
<line> *a** uma compreensão mais satis*atória do objet* de investigação. </line>
<line> Ao considerar*os *s especi*icidades do objetivo desta inve*tigaçã*, já e*encado ** </line>
</par>
<par>
<line> Int*odução d*s*e manus*ri*o, co*sideramos, </line>
<line> *omo per*i*en*e, a m*bilização dos se*uintes </line>
</par>
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<line> saberes *a complexificação de noss* p*obl*mática *e pe*quis*: Adminis*ração de *m*resas, </line>
<line> Ciências da Educação e Est*do* A*lic*dos da Linguage*. Evidentemen*e, n*o *ob*liz*mos </line>
</par>
<par>
<line> **do *cerca des*es s*beres, mesmo porque *sso seria humanamente i**ossível. A *ntenção </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Te***ina PI, v. 1*, n. 1*, art. 12, p. 230-245, out. 2*20 www4.*sanet.com.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. N. V*eira, B. G. *erei*a </line>
<line> 234 </line>
</par>
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<line> fazermos uso *penas daquilo que po*sa cont*ibuir *ara </line>
<line> uma melhor densid*de nas análises, </line>
</par>
<par>
<line> bem como para *elhor ent*ndimento do desen*o desta pesqu*sa. </line>
<line> P*ra f*ns m*todológic**, elaboramos a f*gura abaixo, que, além de i*ustrar os s**ere* </line>
<line> que mobi*izamos nes*e a*tigo, tr*zem à ba*la aquilo que, de fato, *os interessa a p*rtir d*s**s </line>
<line> i*ter*aces **e estabelecemos. </line>
</par>
<par>
<line> *igu** 01: Movimentos Interdisciplinares </line>
<line> F*nte: Autoria Própri* </line>
<line> A Figura 01 é *onstituíd* por um aglome*a*o de círcu*os qu*, *or int*r*édio d*s setas </line>
<line> que os ligam, suge*e *m ****ment* cíclico entre as pa*tes que * co*põe. A ilustração se </line>
<line> *ispõ* d* seguinte maneira: a disci*li*a "Educat*on ** Bus*ness Management" (na cor a*ul) </line>
</par>
<par>
<line> oc*p* o centro </line>
<line> das relações, *endo, p*is, o p*nto </line>
<line> de encon*r* en**e os s*ber*s que </line>
</par>
<par>
<line> mobilizamos; o saber "Administraç*o de E*presas" (na cor *aranj*) é, talvez, o maio* </line>
<line> *ec*rrente no trat*mento do corpus, *onsiderando que os dados fo*am ge**dos no contexto de </line>
<line> formação d* a*min*strad*r; as "Ciências da Educaçã*" (na cor cin*a), partindo do </line>
<line> press**osto de que * referida disciplina lida, diretamen*e, com a concepção de educaç*o nas </line>
</par>
<par>
<line> relações empresar*ais; e os "Estudos Aplica*os da L*nguagem" </line>
<line> (na co* a*a***a), </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, *eresina, *. 17, n. 10, art. 12, p. 230-245, out. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Perspectivas Catali*ad*ras na Formação no Administr**or: Cont****i*ões no *o*pon*nte Curricul** </line>
<line> 235 </line>
</par>
<par>
<line> consi*erando *ue a int*ra*ão entre a prof*ssor da referida discip*ina e o* de*ais atores socia*s </line>
<line> são med*a*as pel* linguagem. </line>
<line> Das C*ências da Educação nos interessamos *ais d* pert* pelos *stu*os que versa* </line>
<line> sobre fo*ma*ão de professores, be* como das políticas curri*ula**s, que são vis*as, n*ste </line>
<line> a*ti*o, *e *ane*r* indissociáv*l. </line>
<line> Os estudos s**re for*açã* *e professor*s são pert*nentes, pois pro*lemati*am a </line>
<line> po*tura docente diante das esp*c**icidades *ue eme*gem dent*o de u*a *elação aluno- </line>
</par>
<par>
<line> professor. Ness* se***do, acreditamos que p*stura do professor d* a </line>
<line> *iscipli*a não po*e ser </line>
</par>
<par>
<line> d*s**ci*da de um c*ntexto *ituacional m*ior, c***z de inf*uenciá-la nas tomad*s de deci*ões </line>
</par>
<par>
<line> em sala de au*a. Assi*, n**essário é </line>
<line> compre*nderm*s </line>
<line> *ue o professor </line>
<line> n *o </line>
<line> pode s*r tratada </line>
</par>
<par>
<line> *em como </line>
<line> vilã, nem </line>
<line> co*o mocinha do </line>
<line> processo </line>
<line> educa*ivo, mas apenas como sujeito *ocial </line>
</par>
<par>
<line> vulneráv*l às for*as cent*ípe*as e centrífug*s mai*r*s, tal com* acrescenta os trabal*o* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Dini*-Pere*ra (*013) e Dionísio (20*7). </line>
</par>
<par>
<line> Ainda das Ciência* da Edu*ação, nos *nt*ressamos sobre as polí*icas cur*icul*r*s, </line>
</par>
<par>
<line> vi s t o q*e a </line>
<line> dis*ipl*na </line>
<line> "Education In Busine*s *an*gement" </line>
<line> nã* </line>
<line> pode *er ana*isada </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> maneira isolada. *st*, por sua vez, a*u*a na c*nstruç*o d* uma *strutura curricul*r maior, na </line>
</par>
<par>
<line> qual lhe *ão conferidas *specificidades *ntransferíve*s. *ratamos, aqui, co* a visão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> cu*ríc*lo </line>
<line> pautada *a con**pção de espaço de empoder*mento e con*truçã* </line>
<line> *e ide*tidades </line>
</par>
<par>
<line> (ARROY*, 2013; SILVA, 200*). Baseados nesse pressuposto, obse*vamos a ementa </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> disciplina, e, de acordo com a mesma, espera-se qu*, *o fi**l, o aluno de administra*ão **nha </line>
<line> c*nhecimentos basilares para uma educação e gestão eficientes e efic*ze* n* con*exto </line>
<line> empresar*a*. </line>
<line> Dos "Estud*s Ap*icados da Linguagem" nos interess*mos mais de perto pela </line>
</par>
<par>
<line> concepç*o de "ca*a*i*ação", a qual *en*amos relocalizar n* processo </line>
<line> de **licação *e*ta </line>
</par>
<par>
<line> pesquis*. O ato ** catalisar, neste art*g*, está embasado nas concep*ões *e Signorini (2006) e </line>
</par>
<par>
<line> Pereira </line>
<line> (*016), o* </line>
<line> quais p*oblema*izam </line>
<line> a catalisação a </line>
<line> partir </line>
<line> de uma perspectiva </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento de *abilidades cognit*vas e so*ia*s dos s*j**to* env*lvidos. Para os autores, </line>
</par>
<par>
<line> o potencia* cata*isador não *e es*ot* a*enas no fato de dominar conte*do t*c*ic* o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> d**ci*lina. Está, sob*etud*, *rticul*do ao fat* de *esenv*lver atitudes de auton*m** </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> tomadas </line>
<line> de de*isõ*s do </line>
<line> aluno, o *ue contribuiria na forma*ão *ni*ial de </line>
<line> um aluno mais </line>
</par>
<par>
<line> pre*arado par* o contexto *orporativo. </line>
</par>
<par>
<line> Da "Administração d* Empr*sas", o s*ber *ue mais mobil**amos, tal *omo </line>
<line> *á </line>
</par>
<par>
<line> havíamos adi*ntado, é baseado *a literatura *tiliza*a na próp**a discipl*na centro de nossas </line>
<line> d*scus*õe*. </line>
<line> R*v. FSA, *er*sina PI, v. 17, n. 10, art. *2, p. 230-2**, out. 2*20 www4.**anet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. N. Vi*ir*, B. G. Pe*eir* </line>
<line> 236 </line>
</par>
<par>
<line> *e acordo c*m Lo*man (2004), ensin* exe*plar desenvol*e h*bilidades </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> co*unicação * resolução </line>
<line> de *r*blemas e promo*e o pensamento. O ens*no de f*rma </line>
</par>
<par>
<line> exemplar po*e apresentar </line>
<line> questi**ários q*e ava**am a satisf*ção </line>
<line> d*s es*udant*s com </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> hab*lid*des *os professores em en*i*ar. O </line>
<line> *uto* *ndos*a q*e </line>
<line> ex*ste o model* bid*mensi**al </line>
</par>
<par>
<line> de e*sino univer*itári* </line>
<line> efet*v* *e qualidade, como ***ulta*o </line>
<line> da habil**ade de um pr*fessor </line>
</par>
<par>
<line> em criar est*mulo i*te*e*tual co*o **patia int*rpessoal *om os estud*ntes, onde os estímulos </line>
<line> podem *er a em*ção (emoçõ** posit*va*, evitar emoções neg*tiva*), aume*to da sensibi*id*de </line>
<line> para a fala dos o*tros, aumento da se**ibilidade para os m*vimento* dos ou*ros, difer*nças na </line>
<line> express*o corporal, exte**ão do contato v*sual * v**al e *o*s**ênc*a da ***a como um palco. </line>
<line> Lo*man (2004) acrescenta, ain**, que existe uma f*rte relação d* ensino no *ue diz </line>
</par>
<par>
<line> r*speito à rel*ção professor-aluno, conv*rsas informa** ou com </line>
<line> objetivos educa*ionais, </line>
</par>
<par>
<line> obtenção de obter *eed**ck dos a*unos regularmente, m*tivar estudantes a trab*lhar por meio </line>
<line> da *ide*ança. </line>
<line> É p*rtinente que o p*o**ssor esteja *tento aos diferentes *ovimentos interacionais que </line>
</par>
<par>
<line> a sala </line>
<line> apresenta, </line>
<line> ta*s *omo: estudante s*bmisso, aluno </line>
<line> **p*nd*nte d* *rofessor, altamente </line>
</par>
<par>
<line> o*ie*tado a tarefas, os estudant*s dep*ndentes ans*osos, em *u* apresenta </line>
<line> excessiva </line>
</par>
<par>
<line> preocup*çã* </line>
<line> com as notas, o *ro*e*sor deve s*guir um model* *enos d**o*ômico </line>
<line> ve r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ma*éria e dar a segurança nec*s*ári* para e**es alunos. </line>
</par>
<par>
<line> Existem também os est*dan*es tra*alha*ores d**m*tivados, </line>
<line> são os </line>
<line> que acreditam ter </line>
</par>
<par>
<line> pouco </line>
<line> *o*trole sob*e seu a*r*ndizado * n*sse caso, o *rofessor de*erá levan*ar seu âni*o, </line>
</par>
<par>
<line> escrever elogios e c*nve****. Os estud*ntes indepen*ent*s s*o os estudantes orien*ados </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> **rendizagem. Nesses casos, o pr*fessor deve elogiar e rec**hecer o* avanço* *u* l*e </line>
<line> parecem mai* evident*s. Os es*u*an*e* heróis s** os que necessit*m d* aceitaç*o do professor </line>
</par>
<par>
<line> como sendo gra*des *studa*t*s, p*rém em longo praz*, n*o </line>
<line> cumprem s*as </line>
<line> promessas. * </line>
</par>
<par>
<line> *rofess*r deverá ***ão centrá-los *m **ivi**des *om certa vigilân*ia * aplicar sua*e controle. </line>
</par>
<par>
<line> Em r*lação às técnicas de ensin* * planej*m*nto, *ev* </line>
<line> ocorrer de acordo com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> defin*ção de </line>
<line> objetivos em relação ao qu* s* espera do* estudante* e os métodos a s*rem </line>
</par>
<par>
<line> utiliza**s de forma a maxi*izar o interesse. *ev*-se en*ender para que serve o planeja*e*to </line>
<line> antecipado para os professores pre*arem d* forma objetiv* p** meio de tópico* e h*bilid**e*. </line>
</par>
<par>
<line> Planejar *m curso c*m uma ampla </line>
<line> *ama de m**as g*r*nte que os est*dan*es *om diferentes </line>
</par>
<par>
<line> inte**sses e capacidade* encontrem algo q*e os cative e o* desafi*. </line>
<line> Os *lunos devem *embr*r e reconhecer in*or*ações, compreender o que apre*deram, </line>
<line> a*licar o que aprenderam, analisem a matéria, sin*et*ze* a matéria em um todo e avaliar seu </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 17, n. 1*, art. 12, p. **0-245, out. 2020 www4.fsanet.c*m.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Persp*c*ivas *at*lisadora* na Form*ção no Admini*t*ador: Cont**buiç*es no Compo*ente Curri*u*ar </line>
<line> 237 </line>
</par>
<par>
<line> *onh*cimento critica*ente. Os mét*dos de ensin* são *écnicas e ações desenvolvidas e </line>
<line> organiz*das *elo professor para atingir os objetivos de a*rendizag*m *m relaçã* a* conteúd* </line>
<line> apresentado (*OWMAN, 2004). </line>
<line> **m base em *n*onac*poulou (2010), a *rítica refle*iva é def*nida como o processo </line>
<line> cognit*vo e emocional de d*smi*ti*icar as inter-relaçõ*s entre *to*es * pr*ticas sociais no </line>
<line> contexto es*e*íf*co em que *correm. </line>
<line> A crítica refle*iva *o cu*r*culo de Admin*st*ação de e*presas **fatizar*a *ue mais </line>
<line> aten*ão seria dada às exper**ncias e prob*emas dos aluno*. També* ser*a necessária uma </line>
<line> análise m*i* rigor*sa d*s proposições *eór*cas e da sabed*ria es**bel*c***, de mo*o qu* a* </line>
<line> dinâ*icas sociais e pol*ticas *ossam ser reveladas nas tensões expostas. </line>
<line> No *ocan*e a* tema ensino, Ree*e (2016) n* aprend*zag*m b*seada em projeto dev* </line>
</par>
<par>
<line> haver * abordagem de ensino </line>
<line> que os </line>
<line> alunos explo*am problemas e desafios do mund* real, </line>
</par>
<par>
<line> **vidindo seu </line>
<line> entendimento em 04 (*uatro) C´s, quase sejam: pensamento crítico, uso do </line>
</par>
<par>
<line> conh*cimento, fatos * dados </line>
<line> *ara *esol**r </line>
<line> o *rob**ma, comun*cação, em q*e envolve </line>
</par>
<par>
<line> transmissão de informações, colaboração, onde d*ve haver o tra**lho e* </line>
<line> conjunto para </line>
</par>
<par>
<line> *lcançar um objetivo em comum e a cr*ativi**de, como sen*o mai* impor**nte p*ra resolução </line>
<line> de pro*lemas. </line>
<line> Para Dr*ke e Reid (2018), devemos nos util***r de situaçõ** ricas de aprendizagem </line>
</par>
<par>
<line> com * e*prego *e incent*vo </line>
<line> *ara que os alunos sejam c*iativos inovadores modos </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> util*zados pel*s pro**ssores para tra*alhar as capacidades: comunicaç*o, criativi*ade, </line>
<line> pensamento crí*ico (DRAKE, REID, 2*18). </line>
<line> **se modo deve es*ar presente na maneir* como o *rofe*sor de*envolve capacidades </line>
</par>
<par>
<line> do *é*ulo XXI como parte </line>
<line> do c*rrículo educacional, utiliza*ão *e técnicas p*áticas </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> inovadoras de ensin*, en**no de </line>
<line> comp*tê*cias utili*ando m*asuring what matters mode*, </line>
</par>
<par>
<line> m*de*o </line>
<line> que d*mi*a o ensino da* emoções, criativi**de, c*t*zenship (Ci*ada*ia) ou saúde </line>
</par>
<par>
<line> (D*AKE, REID, 2018) </line>
<line> Ainda pa*a Lo*wman (2004), no q*e tang* à *eleção e organização *o ma*erial para </line>
<line> apresentações em s*la de *ul*, sua clas*ificação é a*resentada em f*rm* de p*eleções, qu*se </line>
<line> *e*am: </line>
<line> A p*eleção ocorre toda vez que o p*of*sso* está *a*ando e o* alunos estã* ouvindo. </line>
</par>
<par>
<line> S*gere que </line>
<line> *s *releções s**revivem </line>
<line> porqu* elas satisfazem à n*cessidade *e es**táculo </line>
</par>
<par>
<line> dramático e ofere*em uma ar**a interpe*s*al, *a qual i*p*rta*tes necessidad*s psicológicas </line>
<line> são satisfeitas. É prov*vel*ente mais eficiente em ***iva* estu*antes a aprende* m*is *obre </line>
<line> um tópico (LOUWMAN, 2004). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. *7, n. 10, art. 12, p. 230-245, out. 2020 *ww4.fsanet.c*m.br/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> U. N. Vieira, B. G. Pereira </line>
<line> 238 </line>
</par>
<par>
<line> *s prel*ções *ormais i*noram * dimensão i*ter**ssoa*, por ess* m*ti*o *las nã* são </line>
</par>
<par>
<line> c*paze* de motivar ou satisfaz** compl*t*mente os alun*s. Aprese*tações vigo*osas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> inte*radoras são especialment* úteis p*rto *o final d* curso, *ua*do o conte*do fundamental </line>
<line> *oi dominado e o deseja*o cli*a inter*essoal da class* já está estabelecido. </line>
<line> A pr*leção e**osit*va é * tipo mais comum d* *releção na universidade porqu*, antes </line>
</par>
<par>
<line> *e *udo, ela define e apresen** as informaçõ*s. Tais aulas são </line>
<line> planejadas de forma mais </line>
</par>
<par>
<line> el*borada do q** </line>
<line> os ensaios ora*s, m** nada impede que e*as sejam excep*i*na*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> **ti*fató*ias *ara *s aluno*, quan** são habil*d*sa*ente preparad*s e *pre*entadas. </line>
<line> (LOUW*AN, 2004) </line>
</par>
<par>
<line> Com a preleção pro*ocativa, o pr*fesso* é aquele que *a*a mais, m*s aqui há </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> maior *n*enção de </line>
<line> provocar re*l*xão, apr*sentando *luxos dia*ógic** em m*me*tos </line>
</par>
<par>
<line> *i**unstanciais (LOUW*AN, 2004). </line>
<line> Na preleçã* discussão, o p*ofesso* encoraja o* *studantes a comentar ou ex*ress*r </line>
</par>
<par>
<line> sua* preoc*paçõ*s, em lugar </line>
<line> de simple*m*nte levantar **estões. Com*ça *om o professo* </line>
</par>
<par>
<line> fal*n*o de * * 15 min*tos, depois estimulando a discus*ão, por alguns *inuto*, a*e*ca de um </line>
<line> ponto ch*ve e* *ua* observações (LOUWMAN, 2004). </line>
<line> Na pre*eção formal, há té*nica da autorre**tação, *a qual o prof*ss*r para e faz </line>
<line> per*unta* especí*icas ou solicita *os *studantes que *eiam * *até*ia prepa*ada em voz *lta </line>
<line> (L**WMA*, 2004). </line>
<line> Também dev*m ser observad** os pontos p*ra a apresentação, que são os po*tos </line>
<line> ce*tr*is ou *emas que fo*mam *u agrupam o m*ior número p*ssível de tópicos *ue devem *er </line>
<line> apr*se**ados. </line>
</par>
<par>
<line> Em suma, deve*os **tar t*mbém os recurs** ou técnicas </line>
<line> u*ilizadas em sala de au*a, </line>
</par>
<par>
<line> tais </line>
<line> *omo: audi*visuais, ped*gógicos e *utros. O ap*rato metodo*ógic*, al*ado a* aparat* </line>
</par>
<par>
<line> did**ico-*e*ur*ivo, é basi*ar p*ra um process* de ensino-aprendizagem satisfatória. </line>
<line> 3 P*OCED*MENTOS METODOLÓGICOS </line>
<line> 3.1 Cont*xto ** *eração Dos Da*os </line>
</par>
<par>
<line> Os dados foram gerados a </line>
<line> partir de uma observação feita em *m Curso de </line>
</par>
<par>
<line> Ad*inis*raçã* d* Em*resas, </line>
<line> ofertad* </line>
<line> por uma IES *rivad*, *a capi*al </line>
<line> do E*tado </line>
<line> *e São </line>
</par>
<par>
<line> Paulo. As observações *oram *esenvol**das durante a discipl*na "Ed*cation In B*si*ess </line>
</par>
<par>
<line> Management" compo*ente curricu*ar r*co de *entidos e informa*õ*s </line>
<line> para um aluno em </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Ter*sina, v. 17, n. 10, *rt. 12, p. 230-245, **t. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *erspectiv*s Ca*alisado*as na Forma*ão no Administ*a*or: Cont*ib*ições no Compo*ent* Cu*r*cu*ar </line>
<line> 239 </line>
</par>
<par>
<line> Admi*istração. * re*eri*a disc*pl*n* problematiza questões sobre admini*tr**ão e *d*cação, </line>
<line> bem como o g*renciame*to de em*resas. </line>
</par>
<par>
<line> Para observar as aulas ministradas na </line>
<line> *raduação, utilizam*s um roteiro estru*urado </line>
</par>
<par>
<line> form*d* com *a*e nas aulas mini**rad*s n* </line>
<line> dis*iplina </line>
<line> de ens*no d* admini**ração. E**e </line>
</par>
<par>
<line> *oteiro, por sua vez, contém a literatura exposta pela p**fessora mi*istr*nte, bem *omo pelos </line>
<line> grup*s que apre*en*ara* *rabalho* individ**is no decorrer do curso. </line>
</par>
<par>
<line> O obje*ivo da elaboração * aplicação em </line>
<line> sala de *ula * a*ranger </line>
<line> o* pontos mais </line>
</par>
<par>
<line> importantes a ser** c*talis*dos e* *ala de aul*, de ma*eira a perceber, ***li*ar e evi*en*iar, </line>
<line> po* intermédio da *bser**ção, os mé*odos e as técni*as p**dis*o*tos *ela literatura. Diante </line>
</par>
<par>
<line> disso, é per*ine*te *fi*marmos **e * *o*eiro </line>
<line> foi uma form* prática e técnic* q** *u*i*iou </line>
</par>
<par>
<line> mui*o na mon*agem desse estudo. </line>
</par>
<par>
<line> 3.* Filosofia, Ab*rd*gem e Tipo De Pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> A pesquisa * de natureza fenomen*lógica, partind* d* pr*ssuposto de q*e </line>
</par>
<par>
<line> compreendemos t*da e </line>
<line> qualque* inter*ção com os **jeitos envolv*d*s no </line>
<line> c*nte*to de </line>
</par>
<par>
<line> inves**g*ção como alg* processua*, </line>
<line> adv*n*o </line>
<line> d* circunst**cias </line>
<line> an*eriores. *es*e sentido, </line>
</par>
<par>
<line> con*ordamos </line>
<line> *om T*ivi*os (1987), a* afirmar que a Fenomenolo*ia é uma fil*sofia de </line>
</par>
<par>
<line> pesq*is* bastan*e frequente </line>
<line> na* Ciênc*as Hum*na* e S*ciais *plicada*, *ado ao se* valor </line>
</par>
<par>
<line> inter*retativista por excelê*ci*. Em </line>
<line> outra* palav*as, o qu* con*eguimos g*rar, * partir </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> o*ser*ação * d* rot*i** qu* apli*a**s, fo*am tratad** co*o </line>
<line> manifestações </line>
<line> soc*a*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ideol**icas. P*rtant*, *enomenológicas. </line>
</par>
<par>
<line> A ab*rdagem de p*squisa é de *aráter qualita*ivo, **rtindo do pressuposto de que os </line>
<line> dado* fo**m tratados a par*ir da p*rspecti*a subjetivi*ta e da triangulação de da**s *ue se </line>
</par>
<par>
<line> sign*ficam </line>
<line> de mane*ras </line>
<line> distintas. *ogo, </line>
<line> as*im </line>
<line> como nos afirma Bo*toni-Ri*a*do (2*08), </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa qualitati*a re*oma o *lhar sen*ível *o pe*quis*dor, que tenta apr*sentar uma ver*ade </line>
<line> a*erca dos dado*, a*nda *ue essa verda*e s*ja questionáve*, sob um **t** ponto de vista. </line>
<line> Quan*o ao tipo de pesqui*a, tem*s uma *esquisa documental co* proj*ções de estudo </line>
<line> de caso, t*mbém algo bastan*e *ertinente *ess* ramo d* inv*stigaçã* acadêmic*. A pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> docume*tal se justifica, a prior*, pelo *ato de os dados </line>
<line> nu*c a </line>
<line> terem passado por *enhum </line>
</par>
<par>
<line> trata*e*to cien*ífic* que lhes *endes*e notoriedad* acadêm*ca, tal co*o nos afirma Sá-Sil*a </line>
<line> et a* (2009). </line>
</par>
<par>
<line> P*r outro lado, Cell*rd (2008) acresc**ta que a pesquisa d*cumental </line>
<line> é assim </line>
</par>
<par>
<line> denom*nada </line>
<line> *or s*miotizar questões sociais dentro de uma esfera pragmática espec*fica. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Tere*i*a PI, v. 17, n. 10, art. 12, p. 230-24*, ou*. 2020 </line>
<line> ww*4.fsane*.com.br/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> U. N. **eira, B. G. Perei*a </line>
<line> 240 </line>
</par>
<par>
<line> Ness* s*ntido, es*amos tratando *omo documento o roteir* *ue *or* elaborado par* *osterior </line>
</par>
<par>
<line> a apl*cação, b*m co*o o próp*io ato de </line>
<line> observar prátic* ped*gógi*a, *aja v*s*a q*e são a </line>
</par>
<par>
<line> manifest*ções que se fazem signifi**r d*ntro do co*texto *m qu* foram documen*adas. </line>
<line> P*r outro *ado, *izem*s das projeç*es *omo Estud* de *aso ao co*siderar*os que </line>
<line> *nal*samos uma re*lid*de es*e*ífica, a qual pode servir como pa*adigma para realidad*s </line>
<line> si*ilares, tal com* nos apresenta Yin (2005). O re*er*do autor também endos*a que Estudos </line>
<line> de Cas* são basilares na c*m*reensão de in*er*ções e constr*çã* de percepçõe* s*ci*is. </line>
<line> 4 *E**LT*DOS E DI*CUSS*ES </line>
<line> 4.1 Apresentação de Dados e D*sc*ssão sobr* os *esultados da Pesqu***: U* *elat* d* </line>
<line> Caso </line>
<line> Pa*a a *bserv*ção e * análise, foi u**li*ad* * ro*eiro com base *a lit*ra*ura de *owman </line>
<line> (2004), Antonaco*oulou (201*), Reeve (2016) e Dr*ke e Reid (2018). A seg*ir, disco*rem*s </line>
</par>
<par>
<line> so*re os </line>
<line> dados levantados juntamente com * relação destes com a literatura *o cur*o </line>
<line> * </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> discipli*a em que*tão. </line>
<line> Ao *bser*ar as aulas, **tamos que o professor *tilizou consi*eravelm*nte a </line>
<line> participação *os alunos e a interação, por me*o de ques*i*n*mentos aos *isc*ntes. *oram </line>
<line> observ*dos quatr* d*as de aulas, totali*ando dezesse*s hora*-aula. </line>
<line> Durante o p*imeir* di*, o *ro*ess** d**ostrou domínio *o conteúdo e da s*la de au*a, </line>
<line> cobran*o * *articipação de alguns ma*s dispersos. Notamos bas*ante a *ha*ada de interação e </line>
<line> participação dos alunos durante a disc*p*ina minis*rad*. </line>
<line> Nes*e sent*d*, é p*ssível *azer uma relação com o en*ino *e Low**n (2004), quan*o </line>
<line> obs*rva-*e a e*istência do mo*elo bidimensional *e *nsino universitário efeti*o de qualida*e, </line>
</par>
<par>
<line> como re*u**ado da *abil*dade de um professo* em cr**r estímu** *ntelectual </line>
<line> *omo *mpatia </line>
</par>
<par>
<line> com o* estudantes, onde os *stímulos podem ser a emoç*o e a forte existênc*a *e uma relação </line>
<line> de ensino no *ue diz respeito * rela*ão p*ofesso* aluno, conversa* informais ou com objetivo* </line>
</par>
<par>
<line> *d*c*c*onais, obten*ão de </line>
<line> ***er fe*dback do* alunos *egula*ment*, moti*a* est*dan*es </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> trabalhar por meio da lideranç*, *uando tenta transformar * *ispersão de um aluno e resultado </line>
<line> para a aula. </line>
</par>
<par>
<line> O professor inf*r*ou e*atamente o que seria feito </line>
<line> apó* o intervalo, *ncen*ivand* os </line>
</par>
<par>
<line> **unos a p*rticipa*ão n* ret*rno das ati*id*des acadêmica*, * fim de que algun* não fossem </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. *0, art. 12, p. 2*0-245, out. 2020 www4.fsan*t.com.*r/***ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Perspectivas *atalisa*oras na F*rmação no *dm*nistrad*r: Con*ribuições no Co*ponente Curricular </line>
<line> 241 </line>
</par>
<par>
<line> *mbora * não par*ic*pa*sem da *ula a*ós o in*ervalo, pois quem *ão voltass* p*ra a aula não </line>
<line> teria a **ta de participação. </line>
</par>
<par>
<line> Após os </line>
<line> intervalo*, *avi* trabalho </line>
<line> e* gr**o, </line>
<line> valendo </line>
<line> not* de part**ipação, </line>
</par>
<par>
<line> sistematizando co* h**ário de in*cio e térm*no e inform*u *ue o aluno que não chegasse até </line>
<line> 20 (vinte) *inutos após o início da au*a, não *averia m*** tole*ância. </line>
<line> Após o intervalo, o prof*ssor c*mentou sobre a prova que ainda seria *plicada, sendo </line>
</par>
<par>
<line> que os a*unos dev**iam concatenar </line>
<line> um te*to de suas p*óp*ias páginas sobre os temas </line>
</par>
<par>
<line> apresentad*s ** sala nes*a aula, p*r* *val*ação do rac*ocín*o lógico, por dupla, e, após, a </line>
<line> dup*a aprese*to*. </line>
</par>
<par>
<line> *om *sse fa*o, nota-se a relação com Antona*opoulou (20**), a q*al enfat*za que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> crític* refle*iv* é definid* c*mo o proce*s* c*gnitivo e e*ocional de desmistifi**r as *nter- </line>
</par>
<par>
<line> relações entre </line>
<line> ato*es * práticas s**i*is n* *o*text* esp*cífic* e* que ocorrem, no momento </line>
</par>
<par>
<line> *m que suger* a el*b*ração da p*ova e* dupla e traz * necessid*de de racioc*ni* lógico para </line>
<line> elaboração e co*ceito da **ova. </line>
</par>
<par>
<line> Durante o s*g*ndo dia de aula, profess*r inform** que a matéria pa*a a prova o já </line>
</par>
<par>
<line> estava disponível no s*stema. O </line>
<line> pr*fesso* *oi obrig*do a </line>
<line> aus*ntar-*e **r vinte minutos </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *edid* </line>
<line> da a*min*stração, mas *s*l*receu aos alunos o t*mpo </line>
<line> qu* *s*aria fora, explicou </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> motivo e deixou atividade para *les fazere* nes*e período, qual s*j* ati**da*e *e leit*ra, ou </line>
<line> seja apresentou a met*dologia para os alunos não fica*em oci*sos. </line>
<line> Foi in*o**a*o p*l* p*ofessor que, na próxima a**a, fa*ia uma *evisão a*é às 20 hora* e </line>
<line> solic*tou qu* estudassem pa*a a prova aqueles discent*s que, por *lgum m*tivo, estavam com </line>
<line> m*dia abaixo do *spera*o, *al com* pod***a ser observad* no sistema. </line>
<line> O *rofessor d*monstrou-se muito re*eptivo c*m suas at*vidades profissi*nais, </line>
</par>
<par>
<line> mantendo </line>
<line> uma relaç*o di*âmica </line>
<line> e diver*ida </line>
<line> c*m a turma, p*op*ci*nd* interação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> aproximação co* os disc*ntes. No ent*nto, no mo*ento de pass*r a matéria f*i sério </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> profissional. </line>
</par>
<par>
<line> * educador passo* técn*cas </line>
<line> de estr*tégia, tais co*o anál*se SW*T, BCG e Cicl* </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Vida *o produto, f*zendo an*li** e concl*sões a ma*s uma vez </line>
<line> c*m interação e co**boração </line>
</par>
<par>
<line> dos alunos, o* *eja, demonstrou conhecimento ap*ican*o conte*do. </line>
<line> No ter*eiro di* de **la, o do*ente fez uma r*v*sã* da **téria ministrada par* a p*ova, </line>
</par>
<par>
<line> com b*se nas pa*avras par*icipação *os </line>
<line> alunos e passou três </line>
<line> dicas para a prova. I*formou </line>
</par>
<par>
<line> t**bém sobre a necess*da*e de não </line>
<line> uti*ização o* consul*a de m*terial sem auto*iza**o do </line>
</par>
<par>
<line> p*ofe*so* para **zer a prova, pois infor**u que foi feita uma meto*ologia du*ante ** aula* e a </line>
</par>
<par>
<line> prov* *ão i*á "não refletir" o que </line>
<line> foi min**trado, juntando t*mbé* </line>
<line> com * </line>
<line> rev*são, </line>
<line> ou </line>
<line> seja, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 1*, art. 12, p. 230-**5, out. 2020 </line>
<line> ww*4.fsan**.co*.br/***ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> U. N. Vie*ra, B. *. Pereira </line>
<line> 242 </line>
</par>
<par>
<line> com a pa*t*cipação dos alunos e* *ala *e aul*, *odos c*nsegui*i*m fazer a prova com </line>
<line> tranquil**ade. </line>
<line> *ara a elaboração da prova e para os a**no* co*segui*em re*l*za-**, é possíve* af*rma* </line>
</par>
<par>
<line> que fo* ut*lizado o m*t*do de D*ake e *eid (2018), pois s**ere que se *eve utiliz*r </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> situaç*es ricas de ap*endiza*em com emprego *e i*cen*ivo para que os o </line>
<line> alunos *ejam </line>
</par>
<par>
<line> criati**s e inovadores * **dos </line>
<line> utilizados pel*s profes*ores para trab**har as cap*c*d*d*s: </line>
</par>
<par>
<line> comun*c*ção, cri*t*vidad*, pens*mento crítico, uti*iza**o esta *uando a prova *erá composta </line>
<line> de criação e inov*ção dos alunos a fazerem *ná*ise e estruturação c*m o conso**dado </line>
<line> **nistrado nas *ulas. </line>
<line> Já no *uar*o dia de *ula, foi de gra*de v*lia, p**s * aula do p*ofe*sor f*i em forma de </line>
<line> pa*estra cujo tema foi: Como um in*erc*mbio *ode aju*ar no desenvolv*mento de p*squis*? </line>
</par>
<par>
<line> Um relato d* experiênc** em *n*vers*dades Eur*p*ias * Amer*canas. A p*l*stra </line>
<line> a*ord*u </line>
</par>
<par>
<line> métodos de pesquisa, f*rmação e *ormatação de pesqu*sa e artig*s. </line>
</par>
<par>
<line> * professor, mais u** vez, *ess* aula, demon*tro* habil*dade, prática e me*odologia </line>
<line> de ensino ao incentiv*r os alunos e prese*tes a pesquisar de forma a obter sucesso, prendend* </line>
</par>
<par>
<line> a ate*ção dos *lunos. Utiliz*u s*a experiência de vi*a, faze*do relação </line>
<line> com métodos </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> ensi*o e pesquisa. </line>
</par>
<par>
<line> Por *im, </line>
<line> entendemos </line>
<line> *u* </line>
<line> as aula* observadas apres*nta*am os quatro C´s sug*ridos </line>
</par>
<par>
<line> p*r Reeve (2016), uma vez que houve na apr*ndizagem a ab***agem de en*ino *ue os alunos </line>
</par>
<par>
<line> *xploram problemas e *e**fios do *undo r**l, dividi*do seu </line>
<line> ent*ndim**to e* 04 (quatro) </line>
</par>
<par>
<line> *´s, q**is sejam: pensamento </line>
<line> c*ític*, quando aos alunos é </line>
<line> im*utada </line>
<line> a p*rticip*ção </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> raciocínio no momen** da *rova, uso do conhecimento, fatos e dados para resolver </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> problema, q*ando a estraté*ia da prova e que o aluno *tilize-se </line>
<line> t*das as aulas par* ela*or*r </line>
</par>
<par>
<line> um consoli*ado racional, a comunicação, com a interação dos *esmos em sala de aula, </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> que envolve **ansmissão de i**orm**õe*, colabo*ação, com o trabal*o e* grup*, *nd* deve </line>
</par>
<par>
<line> haver * trabalh* </line>
<line> *m con*unt* p*r* alc*nç*r um ob*et*v* em com*m e </line>
<line> a </line>
<line> criatividade, como </line>
</par>
<par>
<line> sendo mais *mportante p*ra reso*ução de prob*emas. </line>
<line> 5 CON*IDERAÇÕES FINAIS </line>
<line> Foi de gran*e s*tisfação o ent*ndi*ent* n* ca** prático, *az*ndo uma re*ação co* a </line>
<line> litera*ura apropria*a, uma vez *ue fica m*i*o mais elucid*do o que foi ensi*ado na **sciplina </line>
<line> d* ensino. </line>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 17, n. 10, art. *2, *. 2*0-245, ou*. 2020 www4.*sanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *er*pecti*as *a*alisadoras na Fo*ma*ão no A**inis*ra*or: Cont*ibuições no *omp**ente Curricular </line>
<line> 2*3 </line>
</par>
<par>
<line> A oportunid*de de *ssi**ir aulas na g*aduação *o* de *xtrema i*po*t*ncia pa*a que se </line>
<line> p*ssa ter * ent*ndimen*o mais profundo do que é ser profes*or e* sala de aul* e apl*ca* a* </line>
<line> metodo*o*ia* de en*ino. </line>
</par>
<par>
<line> Co*o possíveis futuros estudos, atentamos possibilidade a </line>
<line> de s* o*serva* mais aul*s </line>
</par>
<par>
<line> de forma a h*ver uma m*ior discussão face à literatu**, a fim de </line>
<line> *ue se po*sa trazer m*** </line>
</par>
<par>
<line> e*periên*ias em sala d* aula, o *ue visa uma mai*r qualida*e nos a </line>
<line> próximos profe*sores, </line>
</par>
<par>
<line> for*a *ela qual os alunos poderã* obter maio* conh*cimento e estarem mais pr*para*os p*ra </line>
<line> * próxima geração. </line>
<line> REFERÊNCIAS </line>
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<line> *ev. **A, Teresi**, v. 17, *. *0, art. 12, p. 230-24*, out. 2020 </line>
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<line> P*rspectivas Catalisadoras na Formação no Administrador: Co*tr*bui***s no Co*ponente Curricula* </line>
<line> 2** </line>
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<line> Cont*i*u*ção dos *uto*es </line>
<line> U. N. Vie*ra </line>
<line> B. G. Pereira </line>
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<line> 1) concepção * p*a*ej*mento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 2) a*álise e interpretaçã* *os d*d*s. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> 3) *labo*ação do *ascun*o ou na revisão crítica do c*n*eúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> *) part*cipação na *pro*açã* da v*rsão final do *an*scr*to. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. F*A, Teres*na *I, v. 17, n. 10, art. 12, *. 230-245, out. 2020 </line>
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</document>

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