Jean Piaget e a Geografia: Entrelaces Entre a Epistemologia Genética e o Conceito de Lugar / Jean Piaget and Geography: Links Between Genetic Epistemology and the Concept of Place
Abstract
Esse artigo tem como objetivo pensar as relações existentes entre a teoria de Jean Piaget e um dos conceitos estruturantes da Geografia: o Lugar. Neste sentido, a pesquisa, de cunho teórico-bibliográfico traça conexões entre o conhecimento construído por Piaget com as abordagens de conteúdos na Geografia escolar, permitindo uma reflexão sobre formas de se pensar a Geografia, principalmente para os anos iniciais do Ensino Fundamental. O paralelo principal é dado em relação ao entendimento que predomina em parte da área da ciência geográfica com o que Jean Piaget denominou de estádio sensório-motriz, permitindo pensar em termos da aprendizagem escolar possível. A partir deste ponto, nós professores podemos pensar nos currículos escolares como estão postos, atrelando as possibilidades cognitivas dos alunos com os conteúdos que são abordados na escola.
Palavras-chave: Geografia. Jean Piaget. Lugar.
ABSTRACT
This article aims to think about the relations between Jean Piaget's theory and one of the structuring concepts of Geography: the Place. In this sense, the research, of theoretical and bibliographic nature traces connections between the knowledge built by Piaget with the contents approaches in school Geography, allowing a reflection on ways of thinking about Geography, mainly for the initial years of Elementary School. The main parallel is given in relation to the understanding that predominates in part of the area of geographic science with what Jean Piaget called the sensorimotor stage, allowing to think in terms of possible school learning. From this point on, we teachers can think about school curriculum as they stand, linking students' cognitive possibilities with the content that is covered in school.
Keywords: Geography. Jean Piaget. Place.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2020.17.8.8
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