Parágrafo de Kam: Uma Análise do Sensemaking em Práticas de Auditoria Externa / Kam Paragraph: An Analysis of Sensemaking in External Auditing Practices

Davi dos Santos Marques, Sergio Eduardo de Pinho Velho Wanderley

Resumo


A proposta que estrutura o trabalho é a discussão sobre o processo de aprendizagem organizacional em decorrência do impacto Key Audit Matters (KAM), uma vez que a normatização tende a agregar novas perspectivas e percepções ao pensamento dos auditores externos, além da forma como eles formalizam seus conhecimentos.   Mediante abordagem da aprendizagem organizacional, elaborou-se o trabalho com o fim de discutir a aprendizagem decorrente da necessidade de divulgação de KAM no novo relatório do auditor independente. Coerentemente, o trabalho descreveu e discutiu algumas proposições que foram empiricamente analisadas em termos epistêmico e ontológico subjacentes, mediante a indicação de estudos anteriores sobre a normatização de KAM. O sensemaking atribuído aos auditores referentes às mudanças decorrentes da normatização é um indicativo de como o processo de aprendizagem organizacional acontece na esfera das práticas cotidianas do trabalho.

 

Palavras-chave: Auditor Independent. Ceticismo Profissional. Sensemaking. Normas de auditoria.

 

ABSTRACT

 

The proposal that structures the work is the discussion about the process of organizational learning due to the Key Audit Matters (KAM) impact, since the normatization tends to add new perspectives and perceptions to the thought of the external auditors, besides the way they formalize their knowledge.   Through the organizational learning approach, the work was elaborated in order to discuss the learning arising from the need to disclose KAM in the new independent auditor report. Consistently, the work described and discussed some propositions that were empirically analyzed in underlying epistemic and ontological terms, by indicating previous studies on the standardization of KAM. The sensemaking attributed to auditors regarding the changes resulting from the standardization is an indication of how the organizational learning process takes place in the sphere of everyday work practices.

 

key words: Independent Auditor. Professional Skepticism. Sensemaking. Auditing standards.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2020.17.9.4

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