<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 9, art. 4, p. 68-83, set. *0*0 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2020.1*.9.4 </line>
</par>
<par>
<line> Pará*rafo de Kam: Uma Análise do Sensem*k*ng em Prát*ca* de Aud**oria Externa </line>
<line> K** Paragraph: A* Analysis of *ense*a*ing in Ext*rnal Auditin* *ract*ces </line>
</par>
<par>
<line> Sergi* Edu*rdo de *i*ho Velh* Wanderley </line>
<line> Doutor em *dm*nistração pela ***pe/FGV </line>
<line> Pro*essor do PPGA da *nigranri* </line>
<line> E-mail: sergi*.wanderley@unigr*nr*o.edu.br </line>
<line> Davi dos *antos Mar*ue* </line>
<line> Doutora** em Admi*is*ração UNIGR*N**O </line>
<line> Mestra*o em Ciências Con*á*eis pela U*iversidade *o Estado do Rio de J*nei*o </line>
<line> E-mail: david*plo*at*@gmai*.com </line>
</par>
<par>
<line> Ender*ço: *e*gio Eduar*o de *inho Velho Wan*erley </line>
<line> Editor-Chefe: Dr. Tonny Ker*ey de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Un*v*r*i*ad* do Gr*nde **o, PPGA - Rua da Lapa, *6, </line>
<line> *odri*ues </line>
</par>
<par>
<line> Centro, *EP: 22253**0, *io de Janeiro, RJ - Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> E*dereç*: D*vi dos San**s *arq*es </line>
<line> Artig* recebido e* *4/06/2020. *ltima </line>
<line> v*rsão </line>
</par>
<par>
<line> Univ*rsid*de do Gran*e Rio, PPG* - Rua da *apa, 86, </line>
<line> rec**ida em 18/0*/2020. Aprovado *m 19/*6/*020. </line>
</par>
<par>
<line> Centro, CEP: 22253*0*, Rio de J*neiro, R* - *rasil. </line>
</par>
<par>
<line> *valiado pelo sistema *riple **view: Desk Review a) </line>
<line> pelo Ed*tor-Chef*; e b) Double Blind Review </line>
<line> (av*liaçã* c*ga por doi* avaliado*es d* á*ea). </line>
<line> R*visão: Gramat*cal, Normativa e de For*atação </line>
</par>
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<par>
<line> Pa*ágr*f* de Kam: *ma Análise do Sensem*king em Prá*ic** de Audi*oria E*terna </line>
<line> *9 </line>
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<line> *ESUM* </line>
</par>
<par>
<line> A proposta que est*utu*a </line>
<line> o trabalho é a d*scussão sobre o p*o**ss* </line>
<line> de aprend*zagem </line>
</par>
<par>
<line> organ*zac*onal em </line>
<line> deco*rência do i*pacto Key Audit Matters (KAM), </line>
<line> u*a v*z q*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> normatização tende a </line>
<line> agre*ar nov*s pe*spectivas e percepções ao *ensamento *os a*ditores </line>
</par>
<par>
<line> e*ternos, além da forma como eles *ormaliza* *eus conhecimentos. Mediante a*o**ag*m da </line>
</par>
<par>
<line> apre**iza*em *r**nizacion*l, </line>
<line> elab*rou-se o t*abalho com o *i* de disc*tir a aprendizagem </line>
</par>
<par>
<line> decor*e*t* da necessid*de de divulgaçã* d* *A* n* *ovo relatóri* do auditor indepe*de*te. </line>
</par>
<par>
<line> Co*renteme*te, o traba*ho desc*eveu </line>
<line> e discutiu algumas proposições q** foram </line>
</par>
<par>
<line> empirica*ente analisadas em termo* e*istêmic* e ontológ*c* s*bjacentes, mediante </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> indicaç*o de estu*o* anteriores sobre a n*rmatiz*ç*o de KAM. O sensemaking atr*buí*o aos </line>
</par>
<par>
<line> audit*re* referente* às mudança* decorr*n*es ** nor*a*i**ção é um *ndi*a**vo d* com* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *roce*so de *prendizag*m **ganiza*ional *contec* *a *sfera das p*áticas cotidianas </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> tra*alho. </line>
</par>
<par>
<line> Palavras-chave: Auditor Indep*ndent. Ceticismo Profissio*al. </line>
<line> Sensemaking. Normas de </line>
</par>
<par>
<line> auditor*a. </line>
</par>
<par>
<line> ABST*ACT </line>
</par>
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<line> The </line>
<line> proposal that *tructure* the *ork is *h* disc*ssion about the proces* </line>
<line> *f or*anization*l </line>
</par>
<par>
<line> learning du* to the Key Audit Matters (KAM) impact, sin** the normatizatio* tends to add </line>
<line> new pers*ectiv*s and perceptions *o the thought of the external a*ditors, *esi*es the way they </line>
<line> formali*e their *nowledge. T*rough the o*gani*atio*al lea*ning approach, the work *as </line>
<line> elaborated in or*er *o discuss the *earning arising fro* the need to d*sclose KAM in t*e new </line>
<line> independ*nt auditor report. C**sistently, th* work describ*d and discussed some p*o*ositi*n* </line>
</par>
<par>
<line> that were empiricall* </line>
<line> analyzed *n </line>
<line> underlying epis*emi* a** ontological te*ms, by i*dicating </line>
</par>
<par>
<line> *reviou* studies on the standar*iz*t*on o* KAM. The se*semaking attrib*te* to au*itors </line>
</par>
<par>
<line> regar*in* the c*anges </line>
<line> re*ul*ing from the sta**ardizat**n is an indicat*o* of how the </line>
</par>
<par>
<line> o*gan*za**onal learning pr*c*ss takes place in the sphe*e of everyda* work practic*s. </line>
<line> key wor*s: Independ*nt *udi*or. Pro*essional Ske*ticis*. Sensemaking. Audit*ng st*nd*rds. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teres*na PI, v. 1*, n. 9, ar*. 4, *. 68-83, set. 202* </line>
<line> w*w4.*s*net.c*m.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. E. P. V. Wan*erley, D. *. Marques </line>
<line> 7* </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Na execuç*o de suas at*ibuiçõe*, o auditor externo veri**ca a integri*ade, exis*ência e </line>
<line> precisão das informações co*tábeis/fin*nceir** di*ulgadas pelas *ompanh***. Dessa *orma, a </line>
</par>
<par>
<line> pe*cepção do trabalh* </line>
<line> dos </line>
<line> a*d*tores é *o*pr*end*da co*o *mportante </line>
<line> para o correto </line>
</par>
<par>
<line> funcio*amento dos mer**dos financeiros * de capitais, *or a*udar </line>
<line> n* *o*strução de *m </line>
</par>
<par>
<line> ambient* de maior confia*ça * credibilidade (NIYANA et a*., 201*). </line>
</par>
<par>
<line> Fruto d* tal importâ*cia vincul**a ao tra*alho do a*ditor *xterno, as normas </line>
<line> internaciona*s de au**toria relat*vas ao *e***ó*i* do au*i*or ind*pendente, na* últ*ma* *écadas, </line>
<line> mod*ficaram sua estrutura de divul*aç*o. A *nternational Standard on Au*iting (ISA) 70* (no </line>
</par>
<par>
<line> Brasil NBC TA </line>
<line> 701) es*r*tu*ou u*a nova apre*en*açã* d* *elatório, dess* m*neira, </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> auditores e*ternos, obrigatoria*en*e, *stão do*ume*tando uma **çã* d*scricioná*i* chamada </line>
<line> Key Audit *att*** (**M). </line>
</par>
<par>
<line> Tal di*cricionariedade tem a *inalidade de apresentar assuntos ou </line>
<line> p**tos crític** </line>
</par>
<par>
<line> i*entifi*ados pel*s a*dit*r**, que re*o*hecida**nte </line>
<line> julgar*m importantes para me*hor </line>
</par>
<par>
<line> entend**en*o *as d*monstrações fina*ceiras po* part* dos usuário* *xternos, alé* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> compreen*ão dos próp*ios *ro*e*im*ntos executado* *e*os auditores (K*M*, *017). Des*a </line>
</par>
<par>
<line> for*a, a p*oblema*izaç** d* trabalho p**corre </line>
<line> **atamente impacto da *ormati*aç*o o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> KAM. </line>
</par>
<par>
<line> D*do o cenário sup*acitado, al*m do ambient* o*de </line>
<line> *s mu*ações sã* sist*maticamente </line>
</par>
<par>
<line> **i* *ontund*ntes e rápidas, sur*e a nec*ssi*ade de cons*antem*n*e f**tale*er o processo de </line>
</par>
<par>
<line> apren*iza*em. Logo, na atri*u*ção *as at**idades de a*ditor**, o aud**or preci*a *pr*m*rar </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desenvolver co*petências que aj**a*ão a m*lh*rar * pr*cesso de tom*da *e d*cisõe* o </line>
<line> (MA***ALHAS; OD*LIUS, 2010). </line>
<line> M*dif*cações nas práticas de trabalho requerem nova *pren*izagem por parte de qualquer </line>
</par>
<par>
<line> *lasse </line>
<line> profissional, </line>
<line> n*o </line>
<line> somente </line>
<line> para </line>
<line> os </line>
<line> audi*ores </line>
<line> ext*rnos. </line>
<line> Na </line>
<line> Auditoria </line>
</par>
<par>
<line> *xt**na/inde*e*dente, *uando u*a nova no*ma *e *u*itor*a é insti*uíd*, c*nseq*entemente se </line>
<line> con*trói um novo se*tido **anto * *s*rut**a e post*r*or divu*gação do modelo d* re*ató*io *o </line>
<line> aud*to* independente. </line>
</par>
<par>
<line> Para entender ess* </line>
<line> fen**e*o, é fundamental *n*estigar e **nhecer o sensema*ing dos </line>
</par>
<par>
<line> audi*ores a respeito ** mudanç*, o q*e *esul*a em des*re*e* as perc*pções relativas à* </line>
<line> prátic** de trab**ho do* auditores *x*ernos vi*enciadas p*r eles. </line>
</par>
<par>
<line> O im*ac*o </line>
<line> de </line>
<line> KAM é d*scrito, e* term*s *p*stêmico * </line>
<line> ontológic* subj*centes, como </line>
</par>
<par>
<line> mecanismo </line>
<line> para ex*licar se nor*at*zaç*o de *ivulgaçã* do par*graf* de KAM tornou a </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *7, *. 9, art. 4, p. 68-83, s*t. 2020 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/**vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Parágrafo de Ka*: Uma *nális* *o Sensemaking em P*áti*as de Au**toria Exter*a </line>
<line> 71 </line>
</par>
<par>
<line> audito*es mais cético* n* execução do* tra*a**os de aud*toria, além da muda*ça de suas </line>
<line> p*rcep*õe* ao l*ngo do planej*men** e da *xecução do trab*lho de a*dito*ia. </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> tr*b**ho </line>
<line> está </line>
<line> direcionado </line>
<line> por </line>
<line> um </line>
<line> posicionamento </line>
<line> *nto-epist*mológic* </line>
</par>
<par>
<line> inte*pretativ*/c*nst*utivista. *onform* Le*vy (20**), tal *istema de cr*nças *il**ófica* </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *esenvolv*do *m cenários disciplinares nas ciências socia** q*e enfatiz*m *s con*ecimentos </line>
</par>
<par>
<line> subjeti*os dos indiví*uos, q*e *ão f**d*mentadas em con**xt*s </line>
<line> históri**-s*ci*i*. Dessa </line>
</par>
<par>
<line> ma*eir*, a *ers*ecti*a de mund* sinal*za que todos estão par*icipando da co*strução </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> reconstruçã* de signif*cados. </line>
</par>
<par>
<line> 2 R*FERENC**L TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> A base *eór*ca do traba*ho está composta *ela revisão *e tema* *omo: international </line>
<line> standard on auditing - ISA 701; sensem**ing e *eus *ign*ficados; e ceticismo profiss*onal d* </line>
<line> auditor. </line>
<line> 2.1 International Standard *n Au*it*ng - I*A 70* </line>
</par>
<par>
<line> O Intern*tional Auditing </line>
<line> **d Ass***nce Sta*dards Board (I**SB), </line>
<line> * ns t i t ut o </line>
</par>
<par>
<line> in*ependente d* </line>
<line> normalização q*e estabelece no*mas intern*cion*is de auditori*, publicou </line>
</par>
<par>
<line> *ovo* requerimen*os sobre o r*latório do audi*or indep*nde*te. A finalidade do tr*balho </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> au**to* indepe*de*te essencial*ent* não foi alterada. A m**ança possibilitou a* au*itor </line>
</par>
<par>
<line> divulgar aos usuár*os mai* </line>
<line> transpa*ên*ia sobre seu tr*ba*ho, suas responsabilidades e o </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> *espon*abi*i*ades ** Admin*s*ra*ão (KPMG, 2017). </line>
<line> * *AASB emitiu o pronunc*am*nto International St*n*ard on Auditing (ISA) 70*, *e *7 </line>
</par>
<par>
<line> *e junho de **16, ond* o relatório </line>
<line> do* au*itores p*ssou a ter u*a seç*o discricionária </line>
</par>
<par>
<line> chamada KAM. No Brasil, as normas de aud*to*ia </line>
<line> sã* emiti*a* pelo Con*el*o Federal </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Conta*ilidad* * denominadas NBC*A (*orma B*asileira </line>
<line> de C*ntabilida*e apli*ada </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> Aud*toria), e a tradução * res*o*sa*ilidade do I*s*ituto do* Auditores Independe*tes do Brasil </line>
</par>
<par>
<line> (IBRACON). Po* </line>
<line> co*seg*in*e, essa seçã* no Brasil * deno*inada Principais Ass*nto* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Auditoria (PPA). </line>
</par>
<par>
<line> Se*un*o o IAASB, a *SA </line>
<line> *01 tem como propósito torn*r o rel*tório do auditor </line>
</par>
<par>
<line> independente mai* informativo, c*n*eq*entemente, propo*ci*nando mai*r t*ansparência s*bre </line>
<line> a **d**oria realizada. </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 17, n. 9, art. *, p. 68-83, set. 2020 www4.fsanet.com.b*/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. E. P. *. Wanderley, D. S. Marques </line>
<line> 72 </line>
</par>
<par>
<line> Com o KAM, *s audit*res *ivulga* *ont*s crític*s *elevan*es, *ue s*o document*dos </line>
</par>
<par>
<line> dur*n*e a *orm*lização dos proc*dimentos de aud*toria, além de serem import*n*es p*ra </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ent*ndi*ento *as demon*trações *i*anceiras, assim como a compreens*o d*s *roc*dimentos </line>
<line> de aud*toria execut*do* (M*TO*, 201*). </line>
<line> Pel* *ud*nça, enten*e-se *ue o relatório do au*itor independente se to**ou mais </line>
<line> in*ormativo fren*e ao ***elo ante*io*, principalmente pe*a apres*ntação dos *ten* crí*ic*s das </line>
<line> de*onst*ações contábeis (K*MG, 2017). </line>
<line> Logo, a comuni*ação de *AM for*ecerá contribuições *dicionais aos usuários das </line>
<line> d*monstraç*es financeiras, co* a finalidade * aux*liá-*os n* aprofunda**nto de assunto* que, </line>
</par>
<par>
<line> por intermédio do ce*icismo pro**ssi*nal do au*itor, foram *s d* maior r*levânc*a </line>
<line> e, </line>
</par>
<par>
<line> consequentement*, demandaram mai*r esfo*ç* *a f*rma*izaç** (IFAC, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> A ISA 70* (201*, *.2), parágrafo terceiro, estabelece: </line>
</par>
<par>
<line> A co*unicação dos princ*pais assunt*s de audito*ia no relatór*o *o auditor *ambé* </line>
</par>
<par>
<line> *ode fo*n*cer </line>
<line> ao* usuários previstos das *e*o****açõe* contábeis uma base </line>
<line> * ar a </line>
</par>
<par>
<line> obt*nç*o de informações ad*cion*i* com a administração e com *s r*sponsáv*is **la </line>
<line> g*vernança sobre determi*ados *s*untos relacionados à *ntida*e, às d*monstraçõe* </line>
<line> c*nt**eis a*dit*das ou à auditoria realizada. </line>
<line> A NBCTA 70* (2016, *.3) define PAA d* segui*te forma: </line>
<line> [...] assun**s q*e, segundo o jul*amento profiss*onal do auditor, foram os mai* </line>
</par>
<par>
<line> sign**icativos na auditoria das de*o*str*ções </line>
<line> c*ntábeis do período corr*nte. Os </line>
</par>
<par>
<line> pri*cipais assuntos de **ditoria sã* selecionados entre os assuntos comu*icados aos </line>
<line> responsáveis p*la governança. </line>
<line> A comunic*ção de KAM, por interméd*o da IS* 701, proporci*n*u *** usu*rio* externo* </line>
<line> das demonstrações financeiras maior auxílio na *om*reensão da Companhia, p*in*ipalmente </line>
<line> quando envolve ju**amento ****i*icati*o *a ad*inistração (I**C, 2016). </line>
<line> 2.2 S*nsemak*ng e seu* Si*nificados </line>
<line> O pr*cesso de aprendizagem o*ganiz*ci*nal, por interméd*o da abor*a*em soc*al, </line>
<line> desenvolve-s* de práticas socialmente construída* e, com* tal, n*o se po*eri* apresentá-l* de </line>
<line> manei*a d*svinculada da cultu*a organizacional (MARAVI*HAS, **ELLUS, 2010). </line>
<line> D*ntr* dess* co*t*x*o, co* a *doção da ISA 7*1, os auditore* *atura*men** tenderam a </line>
<line> c*iar um sen*ido ou sensemak*ng na ex*cução *os procedimentos de audito*i*, *ujo objet*vo </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teres*na, v. 1*, n. *, art. 4, p. 68-83, set. 2020 </line>
<line> www4.fsan*t.c**.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Parágrafo *e Kam: Uma Análise do S*n*emaking *m Práti*as de A*d**or*a Extern* </line>
<line> 73 </line>
</par>
<par>
<line> fina* do trabalho é *vali** *e as dem*nstrações finance*ras que a *dministração a*resen*o* </line>
<line> *oram ou não prepa*adas d* a*ordo com uma est*utura d* relatóri* financeiro aplic*vel. </line>
</par>
<par>
<line> Para muitos estudiosos, *omo Reissner (2005), no enredo *nde a </line>
<line> necessida*e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ada*tação à *uda*ça é requerida, * apre*d*zagem é c*mpreendida como resu*t*do do </line>
</par>
<par>
<line> se*sema*in*, desta forma, seri* uma abordagem mais *rofun*a </line>
<line> do que o *es*nvolvimento </line>
</par>
<par>
<line> cognitiv*, que norm*lmen*e * o objeto *as abo*dag*ns em aprendizagem. </line>
</par>
<par>
<line> Wei*k (*99*) relata o c*so da *eoria *a síndrome </line>
<line> da criança esp*nc*da (BSC), com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> o*j*tivo *etodol*gi*o de *xplicar a natureza *o sensemaking. Con*orme </line>
<line> o autor, </line>
<line> es*e </line>
</par>
<par>
<line> conceito foi in*roduzido pela *r*meira vez em tra*alho public*do n*m periódic* cien**fico, em </line>
</par>
<par>
<line> 1946, </line>
<line> por John Caff*y, um radiol*gista * *edia*ra. Como explor*ção do fenômen*, ele </line>
</par>
<par>
<line> apresentou seis casos nos qua*s os pais </line>
<line> report*ram históricos que não condiziam com os </line>
</par>
<par>
<line> ferim**tos **stos no raio X. </line>
</par>
<par>
<line> Weick (199*) ex**plif*ca nesse episódio o sensemaking, tanto no âmbito geral quanto no </line>
<line> orga*iz*c*ona*. Nele identifi*a*-se sete pr*pri*dades do construto: </line>
<line> 1. Fundamentad* na construção da identidade: q*ando o *n*i*íduo entra *o p*ocesso de </line>
<line> sensemak*ng, a fim de pr**urar sen*i*o de uma mud*nça o* *e um evento repleto d* </line>
<line> i*precisão, a sua identidad* est*, de certa maneira, sendo pro*ada. P*ra Weic* </line>
</par>
<par>
<line> (1995), a i*entidade do indivíduo é vista como mutável. Em resumo, </line>
<line> essa </line>
</par>
<par>
<line> caracterís*ica pode ser compre*ndida d* se*uinte *o**a: c*mo e* posso saber o que eu </line>
<line> penso até que e* veja * que eu digo? </line>
<line> *. Ret*os*e*tivo: refere-se aos motivos pe*os q*a*s o* indi**du*s atuam no pre*ente, </line>
<line> **davia a*enas dis*in*uem su*s ações depois que elas *á **orreram. Tais asp*cto* das </line>
<line> experi*ncias poderão ser evocad*s d* ma*eira diferente, depend*ndo dos in*eresses e </line>
<line> p*ojetos do indivíduo no aqui e no *gora. * proce*so r*trospectivo **rmina ex*tam*nte </line>
<line> quando o su*eito percebe or*em, claridade * racion*lidade n* *elação en*re o presente </line>
<line> e o pass*do. </line>
</par>
<par>
<line> 3. R*pr*s*ntaç*o: e*sa </line>
<line> característic* signif**a </line>
<line> diz*r que o a**iente não é dado *os </line>
</par>
<par>
<line> *ndi*íd*os, ma*, ao c*ntr*rio, são os *ndi*íduos que dete*min*m o ambiente a p*rt*r de </line>
<line> suas repres*ntações. A *epresentaçã* é *undamental pa*a o sensemaking e in*ica qu* </line>
<line> os indivíduos g*nham estímulos e res**ições d* ambi**te como con*equê*cia *e suas </line>
<line> *róprias aç*es e *tiv*dades. </line>
<line> 4. Social: pelo e*t*ndi*ent* *essa *ar*cte*ística, a pr*duç*o de se**ido nã* é meramente </line>
<line> *m méto*o ind*v**ual, e sim social. I*** ocor*e pelo fat* *e a conduta *ndividual ser </line>
<line> Rev. F*A, Tere*in* P*, v. 17, n. 9, a*t. *, *. 68-83, set. 2*20 www4.fs*net.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. E. P. V. Wanderley, D. S. Marq*es </line>
<line> 74 </line>
</par>
<par>
<line> c*ntingenc**da pel* co*duta dos outros, haj* </line>
<line> vi s t * que </line>
<line> e*ses outros po*em *er </line>
</par>
<par>
<line> imaginados ou e*tar fisicamente p**sentes. A presença r*al, imagi*ada ou *nsinuada *o </line>
<line> outro sempre i*fluenciará o pe**amento, o senti*ento * o **mpo*t*m**to d* out**. </line>
<line> *. Contínuo: o sense*aking é um mecanismo cíc**co, ou seja, as pes*oas estão sem*re no </line>
<line> meio *as cois*s cotidiana*. O processo de criação de s*ntido mantém-** ativo </line>
<line> enquanto se mant*m a tentativa de refiname*to d* *ntendi*ento compartilhado *ntre </line>
</par>
<par>
<line> os i ndi ví duos </line>
<line> para * restauração do *qui*íbrio d* ambiente, para a *e**ção </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> ambig*idade. </line>
</par>
<par>
<line> 6. Focado em pist*s extraídas: essa </line>
<line> característica é tratada como e*t*uturas simples * </line>
</par>
<par>
<line> familiares, s**i*ar*s a se**ntes, a partir das quai* as *essoas desenvolvem um sen*ido </line>
<line> m*is amplo do q*e pode e*t*r ocorrendo. Extraindo pistas *im*les, estrutur*s </line>
</par>
<par>
<line> f*m*liares, co*o sementes, é q** </line>
<line> as pes**a* desenvolvem *m sentido amplo para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> que *o*e es*ar aco**ecendo. </line>
</par>
<par>
<line> 7. Dirigido pela plausib*lid*de mai* do qu* pela a**r*cia: o processo de sensemaking tem </line>
</par>
<par>
<line> como *b*etivo a pl*usibi*i*ade em de*r*mento </line>
<line> da a*urácia. O obj*tivo prin*ipal </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> pr*cesso é um significad* ace****el entre *s indivíduos *a di*eç*o de um mínimo de </line>
</par>
<par>
<line> infor*ação c**sensual. Refere-se a uma </line>
<line> tendê*cia à aceitabilidade rel**iva </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> v*rdade, q**l *r*vê que os indi*íduos a </line>
<line> b*scarã* a *az*a*ilidade * * coerência, </line>
</par>
<par>
<line> cheg*nd* a soluçõ*s socialmente aceitáveis, me*mo c*m info*m*çõ*s parciais. </line>
<line> O BSC f*i *encionado *m outros trab**hos aca*êmicos p***icados em 195* (t**s ca**s </line>
<line> di*ulgados), 1955 (doz* ca*os divulgad*s) e 1957 (nove ca*os divulgados), sem que </line>
<line> alar**sse a co*u*ida*e c*entífica. Todavia, no ano de 19*1, Frederick Silverman apresent*u </line>
<line> *a Academi* Americana *e Pediatria um* pesquisa co**endo o relato de *etecentos e quar*nt* </line>
<line> e nov* casos, que posteriormente for*a*eceu a publicação no Journal of the Ame*ican M*dical </line>
<line> Associa*i**. </line>
<line> No trabalho de *ei*k (1995) **r*m apresen*ados arg*mentos sob*e a dife**nci*ç*o entre </line>
<line> sense*aki*g e *nterpretação, vist* *ue muitos tendem a *onfundir os resp*ctivos conce*tos. </line>
<line> Seg*nd* o autor, a int*rpre*ação está relaci*na*a à troca, ou seja, uma palavra é *lucida*a por </line>
</par>
<par>
<line> outra. Já o sensemaking </line>
<line> direciona-se à man*ir* co*o determinado texto é construído, assim </line>
</par>
<par>
<line> com* pela leitu*a que se **z </line>
<line> dele, e, por conseguinte, </line>
<line> di*er*ncia-se da inte*p*etaç*o </line>
<line> p* r </line>
</par>
<par>
<line> conside*ar meca*ismos pelos q*a*s os indiv**uos g*ram daquil* que interp*e*am. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, T*resina, v. 17, n. 9, art. *, p. 68-83, set. 2*20 </line>
<line> www4.fsan*t.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Parágrafo de Kam: Uma Análise d* Sen*emaking em Práticas de Auditoria Externa </line>
<line> 75 </line>
</par>
<par>
<line> *m suma, enq*a*to o sens*m*king con*iste aparent*mente </line>
<line> em um* *tividad* o* </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> pr*cesso, a inter*retação pode *er um pro*esso que detalha um produto. *ogo, sensemaking </line>
<line> i*pli*a a *xistência de uma rea*idade p*og*es*iv*mente adquirida, além de trat*r *an*o de </line>
<line> auto*ia quanto de leitura. </line>
</par>
<par>
<line> Se*sem*kin*, c*nceitualmen*e, r*força a a*ão que i**ide sobr* o* traços do qu* </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> interpretado e, em se**ida, reinter*retado. Por int*rmédi* do d*álogo, no dia-a-dia das </line>
</par>
<par>
<line> práti*a* organ*zac*onais, </line>
<line> os sujei*os c*iam signific*dos e f**mam *e***dos </line>
<line> p*ra a* m*danç*s </line>
</par>
<par>
<line> ocorridas. Dessa *aneir*, esses novos sentidos, erguidos por interméd*o da i*te*pretação das </line>
<line> ex*eriênc*as, esta*ele*em * processo de aprendi*agem o*ganizacional. (WEICK, 1995). </line>
<line> 2.3 Ceticismo P*ofissional do Auditor </line>
<line> O cetici*mo pr**issional estabelece estar pre*avido quanto à evidência de auditoria que </line>
</par>
<par>
<line> contrapo*ha outra evidê*cia de *udi*oria ** qu* col**ue em que*tão a inte*ridade </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> informação adquirida por intermédio dos respo*sáveis pela a**inis*ração da insti*uição. A </line>
</par>
<par>
<line> correta avaliação </line>
<line> crític* é fund**ental para * audi*or des**volv*r conclusões adequ*das </line>
</par>
<par>
<line> (SCHILDER, *012). </line>
</par>
<par>
<line> Para Franzel (2013), existem ***mentos-chav* *ara uma boa prática do </line>
<line> ceti*i*mo </line>
</par>
<par>
<line> pro*issiona*, sã* eles: os atributos do aud*tor, o preparo mental do auditor e s*as ações. T*is </line>
<line> el**entos permeiam *odo o processo de auditoria e int*ragem dina*icamente conforme *s </line>
<line> auditores rea*em ** condições e pr*ssões, que em si mudam d*rante * trab*lho. </line>
</par>
<par>
<line> Co*roborando a ideia do par*g*afo acima, de </line>
<line> acordo co* Schilder (2012), o </line>
<line> ceticismo </line>
</par>
<par>
<line> pro*is*ional també* é influ*nciado pelo comport*me**o pessoal, *nc*uindo moti*ação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ompetências. Dessa forma, a*g*ns *rtefa*os *omo educaçã*, formação profiss**nal </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> e*periência *o au*itor são imp*rtantes na construçã* des*a atitude cét*ca. </line>
</par>
<par>
<line> Em t*r*os de normatização, a N*C TA *00 - Objetivos Gerais do Audito* Inde*en*ente </line>
<line> e a C*ndução de Um* Auditoria em C*nf*rmi*ade com Nor*as *e *udit*ria - de 2009, </line>
</par>
<par>
<line> registra a import*nc*a fu*dame*t*l do cet*cismo </line>
<line> profi*sional. No *tem 15, me*c*ona que "o </line>
</par>
<par>
<line> au**tor deve plane*ar e executar uma au*itoria com *eti**smo profissional, reconh*cendo qu* </line>
<line> *odem exis*i* ci*cunstâ*c*as q*e causam distor*ão relevante nas demonstrações contá*eis". </line>
<line> *a prática, apresentar c***o ce*icis*o profissional *e*ue*, entre outros componentes, "uma </line>
</par>
<par>
<line> avaliação crít*c* e uma postura questionador*, principalm*nte n* que *ange adequação à </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sufici*ncia d* evid*ncias ob*idas" (P*AOB, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> Co*sid**ando * cetici*m* pr*f*ssion*l com* uma a*itude, ele seria fundam**talme*t* um </line>
<line> estado de e*pírito, u*a vez que o co*portament* cético induz o auditor a se*uir um c*min*o </line>
<line> Rev. FSA, *eresi*a P*, v. 17, n. 9, art. *, p. 68-83, set. 2020 w*w4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. E. P. *. Wander*ey, D. S. Marques </line>
<line> 76 </line>
</par>
<par>
<line> *e questionamento, haja vi*ta cons**erar * inf*rmação que prete**e ou que obteve como um </line>
<line> elemento *assiv* d* distorção e fraude. Logo, * *eticismo pro*issional está vinculado aos </line>
<line> princípios ét*cos fundam**tais de objeti*id**e e independênci* do auditor (IES*A, *01*). </line>
<line> Pe** de*ida c*mpr*ens*o de cet*cism* *rofissio*a*, as*im como a relaç*o c*m o t*abalho </line>
<line> do aud*tor independente, essa at*tude compor*ament*l pode ser le*i*imamen*e considerada um </line>
<line> q*e*ito intrínseco ao tr*b*lho dos *rofissio*ais de aud*tori*. *ogo, *nt*nde-*e **e tal atitude </line>
<line> céti*a pode oferecer ga*antia de que a* inform*ções divul**das pelas companhias são d* fato </line>
<line> *nteg*as. O ce*icis*o profissional é um* a*itude essenc**l, que aumen*a a *apacidade do </line>
<line> *udi*o* par* *denti*icar e responder às condições qu* possam indic*r poss*v*l *istorção. Isso </line>
<line> i*clu* *ma *valiação crítica da prova de aud*toria (IFAC, 2012). </line>
<line> O *oder conceitua*, *ssim c*m a aplicabi*id*de do ceticism* prof*ssiona* dos auditores, é </line>
</par>
<par>
<line> t*o </line>
<line> r*levante </line>
<line> para o* usuá**os d*s demons*rações fi*ance**as, q*e é certo afirma* que uma </line>
</par>
<par>
<line> audito**a realizad* por auditores </line>
<line> independentes </line>
<line> *roduz </line>
<line> *at*res </line>
<line> i*portantes, </line>
<line> *ue </line>
</par>
<par>
<line> c*nsequentem*nte contrib*em para o adequado *unciona*ento d*s m**cados de capitai* e d* </line>
<line> *rote*ão de investid**es ao redor do *undo (FRANZEL, 2013). </line>
<line> 3 ME*ODOLO*IA DE PES*UISA </line>
</par>
<par>
<line> Nesta p*rte do tra*alho, são a*resentados *s </line>
<line> pro*ed*ment*s metod*lóg**os q*e </line>
</par>
<par>
<line> *os*ibilitar*o qu* a situação-pr*blema, apresentada na introdução, possa s*r ana*isada. </line>
<line> A natureza do trabalho, d* aco*** com Gil (2010), é *lassificada como aplicada, haja vista </line>
</par>
<par>
<line> possuir o objetivo </line>
<line> de </line>
<line> *riar conhec*ment*s </line>
<line> dir*c*on*dos à aplicaçã* prática e c*nduzi**s </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> res*lução *e pro*lemas peculiares. </line>
</par>
<par>
<line> Com rela*ão ao* meios de **vestigação, será empr*gada *omo princi*al *nstrumento </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pesquis* documental. D* aco*do co* Prodanov Freitas (*0*3, p. 55) "a utilização [...] e </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> d*stac*da no moment* em </line>
<line> que podemo* *rganizar informações que ** enc*ntram disp*rsa*, </line>
</par>
<par>
<line> conferi*do-lhes uma *ova importânc*a *omo fon*e d* consulta". </line>
<line> Por f*m, de *co*d* co* procedime*tos, o trab*lh* é ca*acter*za*o *omo documental, visto </line>
</par>
<par>
<line> que ao longo do e*tu** </line>
<line> ser*o *tilizadas fonte* diversif*cadas, c*mo, por exemplo, artigos </line>
</par>
<par>
<line> acadêmicos e científ*cos (FONSECA, 2002). </line>
<line> 4 A*ÁLISES E DISCUSSÕ*S </line>
</par>
<par>
<line> Nesta seç*o *o </line>
<line> tr*b*lho será analis**o </line>
<line> co*o a *orm*tização da IS* 701 *odific** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> persp**t*va de trabalho </line>
<line> dos auditores independentes. Metodol**icamente, c*nco e*tudos </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, *. 17, n. 9, art. 4, *. 68-*3, se*. *020 </line>
<line> www4.*sanet.co*.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Parágrafo de Kam: Um* Análise do Sensem*king em Práticas de A*dit*r*a Extern* </line>
<line> 77 </line>
</par>
<par>
<line> foram utilizados como pano ** f*ndo pa*a aná**se e expli*ação *o fenômeno que e*** se*do </line>
<line> inve*ti*ado no *rabalho. </line>
<line> 4.1 Imp*ctos ** Normati*ação de Kam </line>
<line> A pa*tir ** dis*u*são *obre a percepção do impacto da div*lga*ão *e K*M no rel**ó**o *o </line>
</par>
<par>
<line> auditor indepe*dente, observou-s* </line>
<line> q** *u*a*ças na f*rma de a*uação do auditor </line>
</par>
<par>
<line> in*ependente es*ão *contecendo ao longo dos anos, com* atuação mais discri*ionária </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> detal*i*ta *om as áreas au*itadas. Pela revis*o de literat*ra, esp*ra-se empi**camente </line>
</par>
<par>
<line> suste*t*r que * div*lgação </line>
<line> de K** i*pactou o com*ortamento *éti*o *o a*ditor, ass** </line>
</par>
<par>
<line> como o </line>
<line> e*tendime*to *obre a melhor* da quali*ade *as </line>
<line> d*monstra*ões financeiras pelos </line>
</par>
<par>
<line> us*ários exte*nos. </line>
<line> As propos*çõ*s descr*tas abaixo não *stima* serem *xa*st*vas, ma* simples**nte prop*r </line>
</par>
<par>
<line> algumas im*licações a serem perseg*id*s, utiliz*ndo-se *ados s*bre *s caracte*íst*cas </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> comp*rta*ento *é*ico *o* *ud*tore*. </line>
</par>
<par>
<line> U** pro*osição a s** te*tada está relaciona*a *o impact* *a qual*dade d* *xecução dos </line>
<line> serviço* prestados *elos audit*res, fruto de cer*a in**uência de KAM no comportamento </line>
<line> céti*o d* *uditor. Reid et a*. (2015), e* seu estu*o, examinara* os efeitos de KAM na </line>
</par>
<par>
<line> quali**d* </line>
<line> da audito*ia sobre a </line>
<line> ver*ficação dos re*atóri*s financeiros </line>
<line> de 3.01* empres*s </line>
</par>
<par>
<line> *udi*adas em dois momentos: an*es e *epoi* da norma*izaç*o. Fa*e ao </line>
<line> e*posto, segue </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pro*osição: </line>
</par>
<par>
<line> P1: A nor*atiz*ção de KAM imp*c*ou d*retamente a q*al*dade do trabalh* dos </line>
<line> au**t**es independentes. </line>
<line> P*rtindo do princíp*o de q*e a no*matização de KAM impli*ou em *aior esforço técnico </line>
<line> p*r parte dos audit*r*s, assim com* o qu* Peech*r et *l. (2013) co*sideram o *ovo relatório </line>
<line> com* um mecanismo de respons*bili*ação do auditor, a*ém da possível divul*ação de pont*s </line>
</par>
<par>
<line> *rítico* no re*atório, é *e se es*erar que a qua*idade d* formali*ação </line>
<line> dos procedim*ntos *e </line>
</par>
<par>
<line> audi*oria melhore, fru*o de maior expo**ção do seu trabalh* (WELLS, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> Reid et al. (20*5) sus*ent*m, em sua conclusão, a associação entre o novo relatório </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> auditor i*depend*nte e um c*n*iderável </line>
<line> aumento da qua*id*de </line>
<line> da au*itoria. *á para *a*os </line>
</par>
<par>
<line> (2017), * *dição de proc*dimentos *e *uditori* aplicados às á*eas registradas como K** te* </line>
<line> Re*. FSA, Teresina P*, *. 17, n. 9, art. 4, p. 68-8*, set. 202* www*.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. E. P. V. Wander*ey, D. *. Marq*e* </line>
<line> 78 </line>
</par>
<par>
<line> o p*t*nc*al de modificar * percepção quanto à quali**de *o trabalh* do aud*tor *xterno. No </line>
</par>
<par>
<line> seu e*tudo, e*e concl*i qu* </line>
<line> "desc*ever </line>
<line> os resu*ta*os obtido* na *ealizaç*o de proc*dimen*os </line>
</par>
<par>
<line> d* auditoria d* mai*r con*i*nça ao </line>
<line> usuário </line>
<line> das demonstraçõ*s financeiras no trab*lho </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> auditor, pois *ste é percebido como tendo *ai*r qualidade" (MATOS, 201*, p. 37). </line>
<line> Além do impacto *o comportamento d* a*ditor extern*, ou*ro ponto de at*nç*o no </line>
<line> trabalho * o *nt*ndi*e**o q*e os usu*rios *as demonstrações financeira* ap*esentara* so*re </line>
<line> a normatização d* **M. **ttos (*0*7) enten*e q*e os as*unto* reportados c**o K*M </line>
</par>
<par>
<line> g**al*ente se vincu*am a r*sc*s de di*torção </line>
<line> ou julgament*s signifi*ativos realiz*dos </line>
<line> pela </line>
</par>
<par>
<line> administ*ação, </line>
<line> log*, ser*a po*sível esperar que essa nova seção </line>
<line> do re*atório tenderia </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> melhorar o ent*ndim*n*o do trabalh* do audi*or e, co*sequ*ntemente, d** demonstrações </line>
<line> finan*eiras, devido a* maior ri*or no detalhamento *e pontos específicos que pod*riam afe*a* </line>
<line> a *mpresa. Par*ind* dest* premissa, av*liamos a p*ó*ima proposição: </line>
<line> P2: * normatizaçã* de KAM *mpactou o enten*iment* do *s*ár*o ex**r** acerca da </line>
<line> quali*ade das demonst*ações f*nanceir*s. </line>
</par>
<par>
<line> ** órgãos reguladores das n*rmas de auditoria, ao apr*senta*em * novo relatório </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> auditor </line>
<line> independente, propuseram melh*r*r a transp*rên*ia d*s info*m*çõ*s, na </line>
<line> ten*ativa </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> oferecer recur*os p*ra sa**r como os au*itor*s co*duz*ram os assunto* críticos, assim com* </line>
<line> f*cilitar o entendimento das *nformações *ivulgad*s. **sta ma*eira, *ossibilitando mai*r </line>
<line> con**ança par* * *ercado inve*tid* (KPMG, 2017). </line>
<line> Ba*kof et al. (2014) condu*iram um estudo com objeti*o de examinar como p*t*nciais </line>
</par>
<par>
<line> alterações no rel*tório do audito* inde*end*nte mod*ficam percepçã* a </line>
<line> das avaliações </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> respon**b*l*d*de do audito* pelo </line>
<line> ***ário *xterno. O *xperim*nto co*tou c*m a pa*t*cip*ção </line>
</par>
<par>
<line> *oluntária de 242 universitários (c** idade média de </line>
<line> vi nt e </line>
<line> anos) **e </line>
<line> adotaram o papel </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> julgamento na avaliação do trabalho p*o*iss*onal dos </line>
<line> auditores externos. N* conclusão </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> estu*o, os au*or** </line>
<line> entend*m que: qua*do a*ont*ce uma dist*rç*o não identifi**da, os </line>
</par>
<par>
<line> avaliador*s são menos propensos a consider*r os audit*res negligentes na apl*caçã* d** </line>
<line> *rocedimentos; os au*itores e*frentam *aior poss*bi*idade de *egli*ência quando o r*latório </line>
<line> do auditor inde*enden*e ident*fi*a e *ivulg* os pr*cedim*ntos executados *ara aborda* o* </line>
</par>
<par>
<line> KAM\s relacionados </line>
<line> * *istorção não identificada; consider** que *xplicar o q*e s* *ntende </line>
</par>
<par>
<line> por um* garant** razoável diminui as </line>
<line> decor*ê**ias negat*vas não in*encionais *e *branger </line>
</par>
<par>
<line> uma questão de auditoria de ju*gamento crítico no relat*rio d* auditor ***epen*ente. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 9, a*t. 4, p. 68-*3, set. 2020 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *arágrafo de Kam: Uma An*lise do S**semaking em Prática* de Auditor*a E*terna </line>
<line> 79 </line>
</par>
<par>
<line> Koehler et al. (2016) identifica*a* *vidênci*s de que * e**osi*ão dos risc*s no r*latório </line>
</par>
<par>
<line> do auditor independ*nte elev* o g**u d* perce*ção de confiança </line>
<line> que investi*or tem o </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> **mo*straçõe* financeiras. E*liot e* al. (*016) regis*r*m que o con*e*d* do relatór*o pode </line>
</par>
<par>
<line> promover certa h**ili*ade dos investidores de *es*obrir comb**a*ões ** q*alid*de </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> demo*s*rações financeiras. De*sa maneira, *onc*u*m que o rel*tóri* diretament* modifica </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> propensão d* pa*ar preços maiores por ações *as empre**s. </line>
</par>
<par>
<line> Em suma, outro* e*tudos sobre o impacto d* KAM têm s**o evidenciados *omo por </line>
<line> exemplo, Gutierrez et al. (201*). Os pesqui*adore* *nalisar*m as con*equê*c**s da alteração </line>
</par>
<par>
<line> do *elat*rio *o au*itor indepe*d*n*e </line>
<line> no Reino Unido. Den*re sua* *v*liações, foram </line>
</par>
<par>
<line> estudados os efeitos da alteração no *elatório e* ter*os de influênci* n* val** do* h*norár*os </line>
</par>
<par>
<line> cobrados pelas empresa* de auditoria. O estudo conduzid* avali*u </line>
<line> o aument* </line>
<line> d* </line>
<line> *a*or </line>
</par>
<par>
<line> *o*r*do pelas empresas de aud**ori* em doi* cenário*: empresas q*e adota*am e nã* adotaram </line>
<line> o nov* relatório do auditor ind*pendent*. </line>
<line> Empir*camente, acredita*os que o novo r*latór*o *o audi*or i***pendente poss*bilitou um </line>
<line> a*mento do ho*orário estipulado p*la prest*ção do se*viço de auditoria, *aja vista a existência </line>
<line> d* alg*ns fatores qu* pode* tornar as *ud*to*ia* mais caras sob o novo modelo, *ncluin*o um </line>
</par>
<par>
<line> esforç* maior do* auditores n* realização *o </line>
<line> trabalho, além dos cus*os adicionais d* </line>
</par>
<par>
<line> proc*dimentos e *o risco do tra*alho p*opri*mente (PCAO*, *013). </line>
<line> Gu*ierrez et a*. (2015) con*lu** que o no*o relató*io result*u num determina** aumento </line>
</par>
<par>
<line> nos honorár**s cobrados de aproximadamente 7%, *e com*arados *om empre*as que </line>
<line> n*o </line>
</par>
<par>
<line> a**taram * novo </line>
<line> modelo, l*g*, en*en**-se que o tamanho do rel*tó*io do aud*tor </line>
</par>
<par>
<line> inde*endente e * número </line>
<line> de *iscos reportados é positivamente associ*do aos </line>
<line> ho**rários </line>
</par>
<par>
<line> cobrados p*la* empresas d* auditor*a. </line>
</par>
<par>
<line> Dessa *orma, *a medida em </line>
<line> que </line>
<line> u* nov* *adrã* de r*la*ório </line>
<line> ** </line>
<line> auditor independent* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> i ns t i t uí do e </line>
<line> os audito*es indepe*dent** prec*sam apr**der * lidar com essa nova forma </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *egistro, consequ*nte*ent* rec*nstroem o significado desse </line>
<line> novo mo*elo </line>
<line> que a el** se </line>
</par>
<par>
<line> apresent*. Logo, o **nô*en* **scutido no *rab*lho </line>
<line> pode ser </line>
<line> assim </line>
<line> a*r*sentado: o sentido </line>
</par>
<par>
<line> at**buí*o pel** audit*res ind*p*ndentes às mudanças na form**iza*ão do relatório do auditor </line>
<line> indepen**nt*. </line>
<line> 5 C*NSIDE*AÇÕE* F*NA** </line>
</par>
<par>
<line> O trabalh* do* aud*tores *nd*pendente* s*mpre </line>
<line> f*i </line>
<line> con*iderado autôn**o diante </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> perspect*vas das emp*esas auditad*s, haja v*sta os resulta*os *ons*ruídos pela aplicação *os </line>
<line> Rev. FSA, Te**sina PI, v. 17, n. 9, a**. *, p. 68-83, set. 2020 www4.*sanet.co*.br/revista </line>
</par>
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<line> S. E. P. *. *anderley, *. S. *a*q*es </line>
<line> 80 </line>
</par>
<par>
<line> pr*c*diment*s *e audi*oria *erem substancial*ent* *ntegr*s, precisos e s*m margem </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> interpretações *quívocas (MARQUES; ALVES, *01*, p. 20). Contudo, o IAASB, m*diante </line>
<line> n**mati**ção relacion*da ao rela*óri* de audi*oria, propôs m*ior *rans**r*ncia na d*vul*ação </line>
<line> *o relatório do *uditor independente com a IS* 701, *o Bra*il NBCT* 701. </line>
<line> Para Matos (2*17, p.40), "a no*ma [...] dá a* auditor a d*scriciona**ed*d* sobr* como </line>
<line> repo*t*r os *ssun*os críti*o* de aud*tor*a em seu relatório, poss*bilitan*o que sejam incluíd*s </line>
<line> ou não in*o*mações que podem **r re*eva*tes para o u*uár*o da in*ormação contábi*". </line>
<line> Ao colocarem em prática o novo m*delo de relatório, *s auditores compartilham </line>
</par>
<par>
<line> conhecimentos e signi*icad*s, tanto *ntre </line>
<line> pares e s*pe*iores, quanto no con*ato co* os </line>
</par>
<par>
<line> gestores que os cont**tara* para auditar as *emonstrações *i*anceir*s, o que comprova qu* a </line>
<line> ap*endizagem é um mec*nismo i*condicional nas práticas sociais. </line>
<line> *ela validaçã* **s proposi*ões, *ntende-se qu* existe certo aprend*z**o quant* aos </line>
<line> co**eitos re*ativos ao *ovo r**ató*io do audi*or **dependente, assim com* nova *ostura </line>
<line> demandada pel*s audito*es, além *a fo*ma de se identificar, **sc*tir e reportar as fragilidades </line>
<line> identificadas nas áreas auditad*s. </line>
<line> Os estudos su*tentaram que KAM impac*ou a qualid*de do trabalho d*s au*it*res e a </line>
<line> perce*ção dos usuários externos a respeito da melhor* das demonstrações financeiras. Lo**, </line>
</par>
<par>
<line> uma das </line>
<line> possív**s co**eq*ências *e KAM é o efeito ge*ad* no co**or*amento cét*co do </line>
</par>
<par>
<line> aud**or, um* vez *u* p*ssi*el*ente h*uv* m*ior es*orço na elaboração e formalizaçã* dos </line>
<line> procedi*entos d* auditoria. </line>
</par>
<par>
<line> E* suma, trab*lho foi conduzido de forma a a*re*entar alguns e*tud*s qu* t*ve**m o </line>
<line> como f*nd*mento ava*iar o im*acto do p*rágrafo de KA*. Logo, a no*matizaç*o *onfere </line>
<line> plaus*bilidade ao nov* model* *o relatóri* do audi*or independente, uma das pr*p*i*dades d* </line>
</par>
<par>
<line> sensemak*ng, </line>
<line> uma vez que o novo **nt*do é in*ic*t*vo </line>
<line> de como a apren*iz*gem </line>
</par>
<par>
<line> or**niza*io*al ocor*e no âmbito d*s pr**icas diárias dos a*ditores inde*ende*tes. </line>
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<line> X </line>
<line> * </line>
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<line> 2) análise e interpret*ção dos *ados. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
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<line> 3) e*abora*ão do rascunho o* r*visão *rítica d* conte*do. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<par>
<line> 4) partici*ação na a**ova*ão da versão final do m*nuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresin* *I, v. 17, *. 9, art. 4, p. **-83, s*t. 20*0 </line>
<line> www4.fsan**.com.br/r*vista </line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)