<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 10, art. 16, p. 310-32*, o*t. 2*20 </line>
<line> ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2*20.17.10.*6 </line>
</par>
<par>
<line> A Linguagem Cartográfica na Fo*m*ção e na Pr*ti*a do Pr**essor de Geogr**ia à Luz da </line>
<line> Te*ria da Ação C*muni*a*iva </line>
<line> Carto*raphic Langu**e in t*e Trainin* and *racti*e *f the Ge*graphy Teacher in th* Li*ht of </line>
<line> the Theory ** *ommunica*ion Action </line>
</par>
<par>
<line> Rona*do dos San*os Barbosa </line>
<line> D*utor em Geografi* pe*a Universidade *ederal de *er*ambuco </line>
<line> P**fessor *dj*nto da Unive*s**ade Esta*ual da Região Toc*n*ina do Mar*nhão </line>
<line> E-mail: r*naldobarbosa@uem*sul.*du.br </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: Ron*ld* dos S*ntos Barb*sa </line>
<line> *d*tor-Chefe: *r. To*ny Kerley de Al*ncar </line>
</par>
<par>
<line> R. Godofredo Viana, 1300 - Cen*ro, Imperatriz - M*, </line>
<line> R*d*i*ue* </line>
</par>
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<line> 6590*-000. **asil. </line>
<line> Artigo rece*i*o em 1*/07/2020. Últ*ma </line>
<line> versã* </line>
</par>
<par>
<line> *e*ebida em 30/07/2020. Aprov*do em 3*/0*/2020. </line>
</par>
<par>
<line> Aval**d* pel* sistema *riple Revi**: Desk Rev*ew a) </line>
<line> pel* Editor-Ch*fe; e b) *ouble Bli*d Review </line>
<line> (*valia*ão cega po* *ois avali*dores da área). </line>
<line> R*vis*o: *ramatical, Normativ* e *e Forma*ação </line>
</par>
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<line> A L**guage* Cartográfica na Form*ção e n* *rática do Professor de Ge*grafia à *uz da Teoria </line>
<line> 311 </line>
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<line> RESUMO </line>
</par>
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<line> O o*jetiv* d*ste texto * refletir </line>
<line> *obr* a *ção *omunicativa *a linguagem cartográ*ica na </line>
</par>
<par>
<line> for*açã* e *a prát*ca do professor de Ge*grafia a pa*ti* *as refo*mulaç*es cur*i*ular*s. </line>
</par>
<par>
<line> Trata-se de uma </line>
<line> ab*rda*em qualitativa *om etapas </line>
<line> que </line>
<line> env*l**m r*visão da l*teratura </line>
</par>
<par>
<line> ab*rda*do a trajetó*ia da Lingu*gem Cartográfica e os pressu*os*os *a Teoria </line>
<line> da Ação </line>
</par>
<par>
<line> Comunicativ* de Hab*rma*, aplicação de questionári*s aos aluno* dos *ltimos se*estres dos </line>
<line> cursos de pedagogi* e geograf** e professores de geografia em *s**la* municip**s, en*re*i**as </line>
</par>
<par>
<line> com alu*os e pr*fessore* selecionad*s, *em </line>
<line> como *isitas às escolas seleci*n*d*s para </line>
</par>
<par>
<line> obser*ação. Com a publi*a**o *a* *esoluções n.0*/2015 e n. 02/2019 do C*E, d*u-se i*ício </line>
<line> ao p*ocesso de *eformu*ação do currículo dos cursos de formaç** de professores, *em como a </line>
<line> reformulação do *u*rículo d* educação *á*i*a através da BNCC de 2017 e docu*ento </line>
</par>
<par>
<line> cur*i*ular do território m*ranhen*e. *ê-se com a publicação </line>
<line> dos r*fer*dos docume*to* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> possibil*dade </line>
<line> de art*cular a *o*ma**o in*c*a* * contin*ada *o* *rof*sso*e* como *ambé* </line>
</par>
<par>
<line> instituir *m **delo de *ormaç*o capaz </line>
<line> ** </line>
<line> e*treitar os </line>
<line> *ínculos entre as institu*ções </line>
</par>
<par>
<line> formadoras de professores e a* escolas da educação básica. *a Teoria da Ação Comunicativa, </line>
<line> a li*guage* é vista como possibil*dade de en*end*mento *n*re su*eitos através de conte**os </line>
<line> c*municativ*s, entre sujei*os sobre uma determinada realidade so**al. Acredita-se, por*anto, </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> o uso da ling*agem c*rtográfica </line>
<line> como i*strumento didático durante o* proces*os </line>
</par>
<par>
<line> p*dagógicos (aulas) aliad* </line>
<line> aos pre*supostos d* Teoria da A*ão Co*unic*tiva (s*stema </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> mundo da vida) po*em orientar o traba*ho *o professor r*mo a uma prática eman*ipatória e </line>
<line> r*flexiva, cujo r*sultado desse *rocesso é uma apren**zagem que sat*sfaça ambos o* </line>
<line> envolvidos. </line>
<line> Palavras-*h*ve: Lin*u*gem Cartográfica. For*ação Doce*te. Prática Docent*. </line>
<line> ABS*R**T </line>
<line> The purpose of *his te*t is to ref*ect on t*e communicative actio* of *a*tog*aphic lan*uage in </line>
<line> the forma*io* and p*actice of th* Ge*grap*y teache* fr*m the curricula* *eformul**ions. It is a </line>
</par>
<par>
<line> qua*i*ative appr*ach *it* *teps that involv* l*terature review address*ng the traje*tory of </line>
</par>
<par>
<line> Carto*raphic L*nguage and *he *ssu*ption* of Habermas's *heory *f Communicative </line>
</par>
<par>
<line> Ac*ion, a*pl*cat*on of questi*nnaire* </line>
<line> to st*d*nts of the la*t *em*s*ers o* the cours*s of </line>
</par>
<par>
<line> pedag*gy and g*ography a*d </line>
<line> teachers of </line>
<line> geograph* in municip*l school*, </line>
<line> interviews with </line>
</par>
<par>
<line> selec**d students a*d teache*s, as well as visits to schools select*d for obser*ation. **th *he </line>
</par>
<par>
<line> publicatio* of reso***ions n.*2 / </line>
<line> 2015 an* n. 02/2019 of the CNE *egan *h* proces* o* </line>
</par>
<par>
<line> re*orm*lati*g *he curriculum of teacher traini*g courses, as we** as the reformula*ion </line>
<line> of t he </line>
</par>
<par>
<line> ba*ic </line>
<line> e*ucati** c*rriculum t*rough the </line>
<line> *017 BNCC and cur*ic*lum document from </line>
</par>
<par>
<line> Maranhã*. Wit* the pub*ication of t*ese docume**s, the po*sibilit* of art*culating the initial </line>
</par>
<par>
<line> and conti*uing t**ining of tea*hers i* s***, </line>
<line> a* w*ll </line>
<line> as *h* estab*ishment of a *rai*in* *odel </line>
</par>
<par>
<line> capab*e of strengthening the links be*we*n t*acher training institution* and schools *f basic </line>
</par>
<par>
<line> education. In t*e *he*ry o* Communica*iv* Act*o*, </line>
<line> *anguage is see* a* a possibility of </line>
</par>
<par>
<line> und*rstanding between s*bj*c*s throu*h </line>
<line> co*municati** co*t*xts, betwee* s*bjects about </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> cer*ain *****l reali*y. It </line>
<line> is believed, theref*re, that the use of cartographic langua** as </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> didact** t*ol duri*g the ped*go*ica* p**cesse* (c*asses) c**bined with *he assumptions of the </line>
<line> *heory of Co**un*c*tiv* Action (system and *orld of li*e) can *uide the tea**er's work </line>
<line> tow*rds an emanc*patory and *efl*ct*v* pr*ctice that the r**u*t of this proce*s ** learni*g tha* </line>
<line> sat*sfies b*th in**l*ed. </line>
<line> Keyword*: *artog**phic Language. Teach*r Educa*io*. Teaching *ractice. </line>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, *. 17, n. 10, art. 16, *. 3*0-3*5, ou*. 2020 www*.fsan*t.com.br/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. *. *arbosa </line>
<line> *12 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Um* breve *efl*xão do retr*to da e*u*aç** </line>
<line> no Br*sil se faz necessária *ara *ue </line>
</par>
<par>
<line> possamos en*e*der * nece**idade de mu*anças **o só n* *strutur* d* cu*r*culo, mas na forma </line>
<line> de p*nsar e agir diant* *a *eali*ad* que *e a*resenta. Acr*di*o q*e os ed*cad***s, tanto o* </line>
<line> que se dedi*am à *esquisa e formação de professores para atuaçã* na ed*cação básica, quanto </line>
<line> os envol*idos diretamente na a*ividade docente da ed*cação bá*ica, enfrentam uma *ea**dade </line>
<line> ed*c*tiva i*ersa em *erplexi*ad*s, *r*ses, i*certeza*, pre*s*es so*iais e econômica*, </line>
</par>
<par>
<line> relativismo m*ral, d**solu**e* de </line>
<line> c**nças e u*o*ias. Tal*ez a palavra </line>
<line> que m*lh*r re*re*enta </line>
</par>
<par>
<line> *st* momento seja a precarização do t*aba**o *ocente. </line>
</par>
<par>
<line> O reflex* d* tudo isso ** dá exatamente na *ala </line>
<line> de </line>
<line> aula, o*de </line>
<line> decisões pre**sam ser </line>
</par>
<par>
<line> *om*d*s e aç*es imed*at*s * pontua*s precisam ser efe*ivadas **sando a **omov*r mudanças </line>
</par>
<par>
<line> *u*litativ*s no </line>
<line> desenv*lvimento * na *prendiza*em dos </line>
<line> al*nos. P*n*a* e agir no </line>
<line> *ampo da </line>
</par>
<par>
<line> edu*ação, *nquanto atividade social prá*ica de human*za*ão d*s pe*soas, impl*ca </line>
</par>
<par>
<line> res*onsa*ilidade social e ética de dizer não *p*nas o porquê f*zer, mas o que faze* e </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> **zer. I*so envolve nece*sar*ament* *ma tomada de posiç*o, qu* revela **atamente o t*po de </line>
<line> racio*alidade que or*e*ta a tomada d* dec*s**s dos res*onsáveis pelo pro*esso educa*ivo, </line>
<line> t*nt* na u*iversidade, q*ant* *a ed*cação básica. </line>
<line> Ne*te sent*do, pr*cisam*s ** práticas guiadas por uma racionalidade pe*agógica c*paz </line>
<line> de pe*sar e *epensar o *o*tex*o da sala d* aula. Tr*ba*har c** apr*ndizagem en*olve *m </line>
</par>
<par>
<line> c**tínuo *o*imento de *ef*exão, ou seja, aprender a aprender ser professo*. *a*a </line>
<line> qu e </line>
</par>
<par>
<line> os pr*f*ssor*s formadores de pro*essores poss*m con*u*ir o **o*esso </line>
<line> de aprendi**ge* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> seus al**o* pr*c*so rever *eu p*ó*rio *odo d* aprende* e de co*struir sua experiênc*a é </line>
<line> docente. </line>
<line> O ob*etivo de*te texto é ref*etir sobr* a ação co*unicat**a da linguagem c*rto*ráfica </line>
<line> na f*rmação e na práti*a do profess*r de Ge**rafia a partir das reformulações curriculares. </line>
<line> Entend**, nest* sen*ido, * representação espacial com* eleme*to de comunicação no processo </line>
</par>
<par>
<line> de tra*sfo*ma*ão p*dag*gica dos *onteúdos de </line>
<line> ensi** na sa** </line>
<line> *e aula. T*ata-se de uma </line>
</par>
<par>
<line> r**is*o </line>
<line> da literat*ra abordand* os </line>
<line> pressuposto* da Teoria da Açã* Comunicat*va, de </line>
</par>
<par>
<line> *abermas, e da re*resentaç*o es*acial no cur*ículo esco*ar na atualidad*. </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> texto </line>
<line> e*tá </line>
<line> a*sim estruturado: ini*ia-se po* um* *ef*exão so*re * contexto </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> e*uca*ão nacional, </line>
<line> poster**rmente apresentam-s* as *ontribuições da cartog*afia e*colar </line>
</par>
<par>
<line> ap*ic*da ao ensino de *eo*rafia </line>
<line> por meio da contribuição d* </line>
<line> diver*as t*o*ias e **as </line>
</par>
<par>
<line> per*p*ct*vas no </line>
<line> currí**lo escolar, por fim, apr*se*ta-se os pressupostos *a *eoria da Ação </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T**e*i*a, v. 17, n. 10, a**. 16, p. 31*-325, out. 2020 </line>
<line> ww*4.f*anet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A *ingu*gem Cartográfica na Formação e na Prática do Professor *e G*ogra*ia à Lu* d* Teoria </line>
<line> 3*3 </line>
</par>
<par>
<line> C*municativa e seus *eflexo* *o processo de for*a*ão da p*ática dos pro*essores e </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Geogr*fia com v*sta à formação de u* suj*i*o a*tônomo. </line>
</par>
<par>
<line> 2 REF*R*NCIAL TE*RICO </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 A linguagem ca*tográfica e o currículo *e g*ogr*fi* </line>
</par>
<par>
<line> Atualment*, tem-se a se*saçã* de que a formação inic*al d* professores de Geo*ra*ia </line>
<line> no Bras*l é *uito insuficiente. Para os *studa*tes da educação básica, parece que a *eografia </line>
<line> não t*m *ig*ificado algum pa*a s*a vida cot*di*na. Os estudant*s da u**v**sidade em </line>
</par>
<par>
<line> processo de forma*ão veem-se diant* de um labirinto de </line>
<line> especialida*es *omparti*entadas </line>
</par>
<par>
<line> através de </line>
<line> grupos </line>
<line> de pes*uisas, l*bor*tórios </line>
<line> **e, na *aioria d*s *ezes, </line>
<line> ac*rr*ta e* uma </line>
</par>
<par>
<line> escolh* premat*r* po* uma *rea específica d*ntro da Geograf*a, seja por necessidade de u*a </line>
<line> *ols* de inic*açã* cien*ífica, ex*ensão ou *n*ino, seja pela falta de um espaço a*ad*m*co q*e </line>
<line> tenha de fato a *eal preocupa*ão *o* a f*rma*ão p**na *o acadêmi*o. </line>
<line> Es*a realidade aconte*e não só nas grandes univ**sidades, m*s já chega aos p*que*** </line>
<line> centros *ni*ersitários, na maio*ia das v*zes transp*ant*da p*r p*ofesso*es re*ém-formados na </line>
</par>
<par>
<line> pós-*raduação </line>
<line> que acabam *eprodu*indo t*is práticas </line>
<line> onde inic*am sua atuação docente. Na </line>
</par>
<par>
<line> edu*ação bási*a, a Geografia é um c*mponente cur*icu*ar s*b a r*sponsabil**ade de um único </line>
<line> *rofessor. Na academia, ex*ste o fatia**nto *m áreas e *ubáreas. Ca*a u* é espec*alista *m </line>
</par>
<par>
<line> uma parte </line>
<line> da Geogra*ia e cabe ao futu*o prof*s**r e* pro*esso </line>
<line> ** formação fazer e*sa </line>
</par>
<par>
<line> c**exão entre as várias especialidades, *ue nem sempre acont*ce na sala de *ula. O resul*ado </line>
</par>
<par>
<line> de tudo is*o * uma Geogr*fia q** </line>
<line> não </line>
<line> de*p*rta o i*teresse de alunos, com pr*f*s****s </line>
</par>
<par>
<line> des*nvolvendo </line>
<line> prática* pedagó*ic*s guiadas por </line>
<line> uma ra*iona*i*ade técnica conduzidas p*r </line>
</par>
<par>
<line> m*nuais di*át**os a*ríticos. </line>
<line> Existe atualme*te um* g*ande quantidade de es*udos r*fere*tes à Cartog*a*ia **cola* </line>
<line> no B*asil que aborda os diferentes níveis d* ensi*o que vai desd* os Ano* Iniciais do En**no </line>
</par>
<par>
<line> *undamental </line>
<line> at* o Ensino Superi*r. Ao verificar tais </line>
<line> estudos, * poss**el identificar </line>
<line> ainda </line>
</par>
<par>
<line> alguma* l*cun*s no co*hecimento existente ac*rca da Car*ografia Escolar e s**s reflexos *o </line>
</par>
<par>
<line> ensino de Geografia, tanto na educaç*o básica quanto na </line>
<line> univers*dade. Pode-se citar </line>
<line> dentr* </line>
</par>
<par>
<line> elas: poucos trabalhos *ue abo*dam o process* d* e***no d* Geo*rafia, a g*ande maioria dos </line>
</par>
<par>
<line> estudos dão ênfase aprendizage* em *eografia, em especial f*ca* no uso da linguagem à </line>
</par>
<par>
<line> cartogr**ica </line>
<line> nas ****e* inici*i* com* princípio da **fabetiza*ão cart*gráfic*. Sã* poucos </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> trab*lhos referentes ao ensi*o </line>
<line> que u*il*zam a linguagem c*rtográf*c* nos An*s Finais de </line>
</par>
<par>
<line> Ensi*o Fundamental e no Ensino Superior. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, T*resi*a PI, v. 1*, n. 10, *rt. 16, p. 310-32*, out. 2020 </line>
<line> *ww*.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. S. Barbosa </line>
<line> 314 </line>
</par>
<par>
<line> As abordag*ns t**ricas que su*ten*am a c*en*i*i*ida*e *os referidos *studos ainda **o </line>
</par>
<par>
<line> pouc* inc**ientes. Em ge*al, os trab*lhos referem-se * experi*ncias *soladas, aplicação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> metod*l**ias, ativi*ades f*itas em s*la de *u*a com </line>
<line> alunos, uso de recursos d*dá***os </line>
</par>
<par>
<line> associados aos co*teúdos geográficos. *o*cos são o* trabal*os que *e**am *evelar o* sabere* </line>
<line> que fundamen*am o t***alho do *rofessor de Geogra*ia conce*nente ao uso da C*rtogr*f** </line>
<line> enquanto lingua*em nos *r*cessos pedagóg*cos em s*la de aula. </line>
<line> *om relação aos tra*alhos desenvolvidos no Bra*il a partir do final da décad* de 1970, </line>
<line> é possív*l apres*ntar um *ese*ho das princip*is te*r*as que tê* norteado os trabalho* c*m a </line>
</par>
<par>
<line> ling*agem *ar*ográfica. Inicia*mente, a grande maio*ia </line>
<line> dos *rabalho* qu* utilizaram ainda e </line>
</par>
<par>
<line> uti*izam a Ep*stem*l*gia Gené*ica de *ean *iaget </line>
<line> como modelo teór*c* de *nálise sã* </line>
</par>
<par>
<line> trab*lhos q*e, em geral, focam </line>
<line> na aprend*za*em </line>
<line> dos conce*t*s e no*ões esp*ci*is n*s Anos </line>
</par>
<par>
<line> Iniciais do E*sino Fundamental. </line>
</par>
<par>
<line> *emos os trabal*os orientados pe*a Semiologia G*á*ica, de Jaques Be*tin, em espec*al </line>
<line> o* trabalhos *om at**s escolares, gráficos e Ca*tografia T*mátic*. * poss*vel também </line>
<line> ide*tificar o uso d* Teoria Simbólica (Dialogismo), de M*khail Bakhtin e *ais recentemente, </line>
<line> os trabalhos orientados pe** Teo**a Histórico-Cultural, d* Vy**tsky, *eoria da Complexidade, </line>
</par>
<par>
<line> de Edgar Morin e Teoria do Ensino Desenvolvim*nt*l, *e Da*idov. Aqui apre*e*to </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> possi*ili*ade de trabalhar com os pressupos*os da Teoria da Ação Comunicat*va, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> H*b*r*as (quadro 1). </line>
</par>
<par>
<line> *ua*ro 1 - Teorias que nor*earam as pes**isas na C*r*ografia Es*olar ** Brasil </line>
</par>
<par>
<line> TEORIA </line>
<line> AUTOR </line>
<line> *R*BALHOS </line>
</par>
<par>
<line> Psicologia Genét*ca </line>
<line> J*an Piaget </line>
<line> Oliveira (1978) </line>
</par>
<par>
<line> Se*iolo*ia Gráf*ca </line>
<line> Jaqu*s Bertin </line>
<line> Martinelli (1984) </line>
</par>
<par>
<line> Comunicação Cartográfica </line>
<line> Kolacny </line>
<line> Simiell* (1986) </line>
</par>
<par>
<line> Linguagem Sem*ótica </line>
<line> M*kh*il Bak*t** </line>
<line> Te*xei*a (2001) </line>
</par>
<par>
<line> Teoria Histórico Cultural </line>
<line> *ygot*ky </line>
<line> Richter (*010) </line>
</par>
<par>
<line> *eo*i* da Complexidade </line>
<line> Edgar Morin </line>
<line> *ilv* (2*13) </line>
</par>
<par>
<line> *pren**za*em Desenvolv*ment** </line>
<line> Davido* </line>
<line> Moraes (2*14) </line>
</par>
<par>
<line> *eoria *a Ação Comunicativa </line>
<line> Ha*e**as </line>
<line> Barbosa (2018) </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: *arbosa (201*). </line>
<line> Numa análise mais recent*, Al*ei*a; Almeida (2014) citam ár*as cresce*tes dentro *a </line>
<line> Cartografia Escolar, como: a li*guag*m cart*grá*ica, os mapas m**tais, a et*oca*tografia e a </line>
<line> re*resentação de c*nceitos soci*espaci*is. Inclu**do ainda t*abalhos de iniciaçã* cart*gr*f*ca, </line>
<line> ed*ca*ão especial (Carto*rafia T**il) e e*sino-ap**ndizagem de hab*li*ade* e c*ncei*os </line>
<line> e*pec*ficos da C*rto*rafia nos três *íve*s da educação b*si*a (Anos Iniciais * Finais do </line>
<line> *ev. FSA, Teresi*a, *. 17, n. 10, art. 16, p. 3*0-325, out. 2020 www4.f*anet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Li*guagem Cartográfic* *a Forma*ão e n* *rática do P*ofes*or d* Geogr*fia à Luz da *eor*a </line>
<line> 31* </line>
</par>
<par>
<line> Ensino Fundamental * n* Ens*no M**io). Va*e </line>
<line> c*tar *ue os atlas </line>
<line> *sco*ares, m**uetes, </line>
</par>
<par>
<line> *artografia *ultim*dia, m*p** e internet, educa*** a </line>
<line> dis*ância, sen**riamento r*moto </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> geoprocessa*ento a*li*a*os ao en*i** de Geogra*ia são tem*s que tem ti*o uma escalada </line>
</par>
<par>
<line> entre os temas *borda*os no ensi** de Geo*ra*ia. No tocante à form*ção d* prof*ssores </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> curr*cu*o escolar, número d* pesquisas é menor, **ndo seus o </line>
<line> temas pri*cipais: s*beres </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> práticas *ocentes, cotidi*no escolar, cult**a, currículo e f*rmaç*o ** pro*e*s**es. </line>
</par>
<par>
<line> A *ont***uição desses tra*alhos surge em forma </line>
<line> de n**os conceitos in*orporados ao </line>
</par>
<par>
<line> *rsenal te*rico da *artografia * Geografia Escolar, entre *s quais, é poss**el mencionar os </line>
<line> concei*os de Cartografia Escola*, Car**grafia *ara Escolares, Lingu*gem Cartográfica, </line>
<line> Alfab*tização Cartog*áfi*a, Letra*ento Cartográf*c*, *artografia *átil, Maquetes, Mapas </line>
</par>
<par>
<line> M*ntais e Croqui. Esses conceitos já aparecem nos cu*r*culos escolare*. Na tentativa </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> e*co*trar **spostas para uma das q*es*ões norteadoras deste tra*alho, *eferente ao *ugar </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *i*guagem cartográfica no currí*ul* escolar, </line>
<line> busc*u-s* s*porte nos *arâmetros Cu**icula**s </line>
</par>
<par>
<line> *acionais -PCN (*RASIL, 1998), e no texto fina* d* Com*onent* *eografia, da Base </line>
<line> Nacional Comu* Cur*icula* - BNCC (*RASIL, **1*). </line>
</par>
<par>
<line> A Cartografia Escolar tem apresentad* u* crescime*to exp*n*ncial, </line>
<line> em *s*ecial </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pa*tir da últim* década do *éculo pas*ado, principalmente c*m a a****imação d*ssa área com </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> *nsi*o d* Geografia na </line>
<line> educaçã* básic*. *o início deste século, as pesq*isas têm </line>
</par>
<par>
<line> apresentado </line>
<line> um c**scimen*o parti**o *e *rabalhos de d*ssertaç*es </line>
<line> de m*s*ra*o * </line>
<line> teses de </line>
</par>
<par>
<line> **utorado e, mais r*ce*temente, *e publicações em anais de </line>
<line> eve*tos, </line>
<line> *eriód*c*s, l*vros </line>
</par>
<par>
<line> impressos e *-b*oks. </line>
</par>
<par>
<line> Foram i*entificadas **gumas t*orias qu* **m norteado os *r**alh** des*a área como: </line>
<line> Epist*mo*ogia Genéti*a de Jean Piage*, presente nos trabalhos li**dos às r*l*çõe* es*aciais </line>
</par>
<par>
<line> (topológica, </line>
<line> projetiv* e </line>
<line> euclidiana), que norteou princi*a*mente os t*abalhos co* os Anos </line>
</par>
<par>
<line> Inicia*s do Ensino F**damental. Outra* teorias têm subs*di*do os *rabalhos dessa área, dentre </line>
</par>
<par>
<line> el*s, *erece destaque a Teoria Histórico Cul*ural, d* Vygosty, prese*t* *os trabalhos </line>
<line> c*m </line>
</par>
<par>
<line> m*pas me**a*s e racioc*nio espa*ial; e Semio*ogia Gr**ica, *e *aques Bertin, </line>
<line> *ue t*m </line>
</par>
<par>
<line> c*ntribuído com os tr**alhos ligados à pr*dução de atlas es*olares. </line>
</par>
<par>
<line> Dito i*so, part*-se *ara uma brev* cita*ão dos documento* of*ciais que </line>
<line> regulamentam o cur*ículo d* educação básica, a saber: PCN e BNCC. Os PCN, elabo*ad*s e </line>
<line> *provados em 1998, apresentaram uma propost* de trabalh*r a Cart**rafia no terceiro ciclo </line>
<line> (6º * 7º *nos) do Ensino F*n*amen*al *omo eixo t*mático * dentro do eix* a*ordar doi* *emas </line>
</par>
<par>
<line> (*er Quadro 2). *um primeir* m*mento, </line>
<line> *rop*e-se iniciar o </line>
<line> pro*esso de alf*betização </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FS*, Teresina PI, v. 17, n. 10, art. 16, p. 310-325, out. 202* </line>
<line> www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. S. Barbosa </line>
<line> 316 </line>
</par>
<par>
<line> cartogr*fica e, em s*g*ida, a lei*u*a autôno*a do mapa. Para *al, foram ut**izados d*i* mapa* </line>
<line> conceituais *onstruídos p*r Simiel* (1986). </line>
</par>
<par>
<line> Quadro 2 - A Cartografia *o </line>
<line> 3º ciclo (6º e 7º an*s) do *ns*no Fundamental como </line>
</par>
<par>
<line> *onteúd* te*át*co *os PCNs (BRASIL 1998). </line>
</par>
<par>
<line> EIXO </line>
<line> TEMA* </line>
</par>
<par>
<line> E*xo *: A Cartog*afia como instrumento *a ap*oxi*a*ão dos lugare* e d* mundo. </line>
<line> Da *lfabet**ação à le*t*ra crítica e *apeamento conscient*. *s mapas como *ossibilidade *e comp*een*ão e estudos comparativos *a* difer*nte* paisagens e lu*are*. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Barbos* (2018). </line>
<line> C** bas* n** *ados *o qu*d*o aci*a, a representação *spaci*l aparece como sugestão </line>
<line> de conteúdo a ser min*stra*o n* 3º ciclo, que cor*espond* ao 6º e 7* ano* do *tual currículo do </line>
<line> En*ino Fu*damental de nove anos. O retrato da fidel*dade à proposta apresentada no* PCNs </line>
<line> **tá nos livros didáticos utiliz*dos na escola, nos quais os conteúdos geográficos qu* tem uma </line>
<line> aproxi*ação c*m a c*rtog**fi* são **seridos *o 6º ano e e* raros casos aparecem nas séries </line>
</par>
<par>
<line> subsequentes, </line>
<line> seja no fin*l das unidade* *u com* anexo no final *o livro, ou em </line>
</par>
<par>
<line> notas/quadros inform*tivos ** final das u*idad*s. </line>
<line> Pouc** esta*os ousaram constru*r seus curríc*los de forma a atender as neces***ades </line>
</par>
<par>
<line> locais ** regionais. A </line>
<line> maioria const*u*u um cu*rículo n* te*tativa de atender aos cr*térios </line>
</par>
<par>
<line> estabelecidos pelo Progr*ma Nacion*l do L**ro Didático (PNL*) a partir de 2010, ou seja, o </line>
<line> conteúd* do livro di*ático serviu muito *ais de referênc*a p**a a elaboração *u reformulação </line>
<line> dos cu*rícul*s de a*guns e*tados e municípios do qu* o* PCNs. </line>
</par>
<par>
<line> Desde 2015 se pre*encia o processo de reformula*ão *o currículo </line>
<line> *aciona* com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> elaboração e ap*ov**ão </line>
<line> da BNCC *ar* atender a e*ucaçã* básica. Para muitos, o texto *i*al </line>
</par>
<par>
<line> *o Ensi*o F*ndamental a*resenta avanços, p**a ou*r*s o documen*o é u* retrocesso </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> educação do país. No en*ant*, vale frisar q*e a BNC*, a*sim como foi com os PCN*, não *erá </line>
</par>
<par>
<line> considerada como currícu*o </line>
<line> nac*on*l, mas com* uma base par* que, a partir de*a e*tad*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> municíp*os *o*sam r*formular ou até mesmo criar s*us *esp*ctiv*s *urrícu*os. </line>
<line> No quadro * (a seguir) s*o aprese*t*das as unid**es temáticas c*nsideradas eixos </line>
<line> o*ganizador*s do* *onteúdos escolares, segu*das das c**acteríst*c*s, o* seja, o q*e *e es*era </line>
<line> alcançar ao *inal de cada unidade temática. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*res*na, v. 17, n. 10, art. 16, p. 310-32*, **t. 20*0 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Linguagem Cartográfica na Formação e na Prát*c* do Professor de Geografia à *uz da Teoria </line>
<line> *17 </line>
</par>
<par>
<line> Qu*dro * - A Cartografia na BNCC de G*ograf*a nos *nos Fina*s do En*ino </line>
</par>
<par>
<line> Fundam*nta* </line>
</par>
<par>
<line> *NIDA*ES TEMÁ*I*AS </line>
<line> *A*ACTER*STIC*S </line>
</par>
<par>
<line> O su*eito e seu lugar no mund*. </line>
<line> *ocali*a*-se as noções d* pertenc*mento e iden*idade. </line>
</par>
<par>
<line> Cone*ões e escalas. </line>
<line> Promover art*culaçã* de d*ferente* espaç*s e *scolas de *nálise, possibi*itando que os alunos c*mpre*ndam as *elações existe*tes entre fatos nos nívei* local e **obal. </line>
</par>
<par>
<line> *und* do trabalho. </line>
<line> Abor**m-se os processos e as técnicas c*nstru*i*as e o uso de diferentes m**eriais produ*idos pelas sociedades em diversos tempos. </line>
</par>
<par>
<line> F*rmas de rep**sentação e pen*am**to espacial. </line>
<line> Prom*ver ampliação *r*da*iv* *a c*ncep*ão d* que * um mapa * de ou**as formas *e *ep*esentação grá*ic* são *eunidas apre*dizagens que envolvam o r*ciocínio ge*gráfi*o. </line>
</par>
<par>
<line> Natureza, a*b*ente e q*alidade de vida. </line>
<line> Bu*c*-se a unidade da Geogr*f*a, artic*lando Geo*rafia Fís*ca e G**gra*ia *uma*a, **m destaque para a d*scussão dos proce*sos físico-na*urais d* planeta Te**a. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Brasil (2017). Grifo d* auto*. </line>
<line> Na BN*C para * ensi*o fundamental de no*e *nos, as cinco u**dades temá*ic*s </line>
<line> definidas s*gue* o *urr**ulo do *° ao 9º ano, mudando apenas os objet*s de conhecim*ntos e </line>
<line> *s *a*ilidades. Vale d*sta**r q*e a unidade temática "Formas de re*resentação e pen*amento </line>
<line> espacia*" *ndica * possibilid*de *e inserção da t*o son*ada "alf*betização carto*rá*ica" desde </line>
<line> os an*s ini**ais, *omo defe*dem muito* pesq**sad*res da Cartogra*ia Escolar que **m </line>
<line> dedicado *eus estudos ao processo de ini*iação * le*tura * interpret*ção *e mapas (PASS*NI, </line>
<line> 2012). </line>
</par>
<par>
<line> Dian*e desse </line>
<line> novo </line>
<line> currí*ulo, cabe * indag*çã*: *ual será o desafi* do* *rofe*sores </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> das esc**as de materia*izar as unidades temá*icas, o*jetos do *onheciment* e habilid*des </line>
</par>
<par>
<line> conti*as na BNCC? A m*danç* oc*rre n*o só no c*rrí**lo, m*s *am*ém no proc*sso </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> formação e n* prática dos professores que já estão ins*rido* no processo de ensino. Vale </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pe*a pe***r na racional*dade que orientará as práticas dos professores diante dess* nova </line>
<line> realid*de. </line>
<line> A p*rtir *o *ró*imo subitem, fa*arei um pou*o da pr**osta d* Haber*as (20*2a; </line>
<line> 2012b) para o desenvolvi*ento *e uma rac**nalidade comunicati*a cap*z de formar *uj*itos </line>
<line> autônomos e eman*ipados. Tal di*cus*ão se *onstitui como um d*s *bjetivos do presente </line>
<line> *exto, *ue tem como b*se teórica e c**ceitual a Teoria da Ação Co**nic*tiva do sup*aci*ado </line>
<line> auto*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 17, n. 10, *r*. 16, p. 310-*25, *ut. 2020 </line>
<line> www4.fs*net.*om.*r/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. S. Barb*sa </line>
<line> 318 </line>
</par>
<par>
<line> 3 RE*UL*ADO* E DISC*SS*E* </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 O agir comunicativo e as perspecti*as ** for*a*ão e da prática de *rofessor*s </line>
</par>
<par>
<line> Em sua *eoria, Habermas (2012a) parte do princípio de q*e os homens são capa*es de </line>
<line> ação e, para ta*to, utiliza* a *ing*a*em para a comuni**ção *om *eus *ares, buscand* che*ar </line>
<line> a um e**endime**o *álido. Portanto, o entendimento é guiado por atos comu**cativos e </line>
<line> i*ters*bjetiv*s entre seus pa*ticipant*s. </line>
<line> S*ndo **sim, a raz*o comuni**cional se dá por meio de relaç*es intersubjetiv*s na </line>
</par>
<par>
<line> interação de suj*ito* q*e buscam *ompreender </line>
<line> um determinado fa**. D*s rela*ões </line>
</par>
<par>
<line> i**ersubjet*vas é *ue se pode disce***r a *nivers*li*ação d*s interesses n*ma di**ussão. É </line>
<line> n*sse ponto que o *und**ent* d* uma *tica da discussão exige a reconst*uçã* de *m e*paço </line>
</par>
<par>
<line> cr**i**, a*erto e pluralist*. Dessa forma, a rac*o***i*a*e passa * ser vis*a como </line>
<line> uma fonte </line>
</par>
<par>
<line> ins*iradora nas a*õe* humanas, com vistas à emancipaçã* dos homens e a um maio* </line>
<line> entendimento d* m*nd*. </line>
<line> Segundo Habe*mas (2012a), existe n* sociedade d*as esf*ras: o sist**a e o mundo </line>
<line> da vi*a. * sist*ma t*ata da "repr**u*ão material", *irigido pe*a ló*i*a i*strument** das </line>
<line> ade*uações d* me*os e fins nas r*lações d* pod*r po*ítico e p*der econômico. Já o mundo d* </line>
</par>
<par>
<line> vida refer*-se ao espaço s*ci*l </line>
<line> em que * ação </line>
<line> comunica*iva pe*mite a *ea*iz*ção da *azão </line>
</par>
<par>
<line> com**icativa, *alcada no di*logo e </line>
<line> na força do melhor *rg*mento </line>
<line> em *ontex*os int*rat*vos, </line>
</par>
<par>
<line> livre *e co*ção. </line>
</par>
<par>
<line> Para Ha*erm*s (201*a), * rel*ç** di*léti*a **tre *istema e m**do *a vida ocorrem via </line>
<line> do*s *rocesso* *istin*os, que **o: processo de coloni*ação do mun*o da vida pe*o sistema e o </line>
<line> pro*ess* *e emancipação do mundo da vida. A comp*ee**ão do processo d* colon*zação do </line>
<line> *undo da vida *elo sistema deve partir n**e*sariamen*e do entendim*nto das racion*lidad*s </line>
<line> que conduzem as açõ*s no int*r*or d* sistema. </line>
<line> Ainda conforme *abe*mas (1*96), exist*m dua* rac*onal*dades responsáv*is pelo </line>
</par>
<par>
<line> proces*o em d*scussão, </line>
<line> uma r*c*ona*idade econôm*ca, *uiada pelo capi*al e ou**a </line>
</par>
<par>
<line> **ministrativa, guia*a pelo poder. As var*ávei* capi*al e poder, juntas, invad*m as t*madas de </line>
</par>
<par>
<line> decisões no mu*do </line>
<line> da </line>
<line> vida, causan*o *ssim, sua co*oni*ação, v*r fi*ura 1 (a se*uir). De </line>
</par>
<par>
<line> aco*do com Habermas (20*2a), emancipação humana e *ocia* no contexto cont*mporâneo a </line>
</par>
<par>
<line> não depen*e mais exclu*i*amente *a cat*goria tr*balho *ão alienado, </line>
<line> c*mo </line>
<line> ocor*ia </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> int*rpretação marxis*a. Em v*sta di*so, deve-se, em sua o*inião, instaur** uma nova categori*, </line>
<line> algo que abrange todas *s esf*ras *a vida humana, isto é, uma categoria com função </line>
<line> intermediadora das t*mática* da racio*a*idade comunicativa, do s*st*ma e do m*ndo da v*da, </line>
<line> Rev. *S*, Teresi**, v. 17, n. 10, art. 16, *. 310-325, ou*. 2*20 www4.f*anet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Linguagem Cartog**fi*a n* Formação e na P**tica do Profes*or de Ge*gra*ia à Luz *a Teoria </line>
<line> 319 </line>
</par>
<par>
<line> e que, além dis*o, po*sa su*s*diar * d*sc*ssão </line>
<line> e resoluçã* de problemas inerentes </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> **de*nidade. Ha*ermas (*012*) pensa que a úni*a cate*oria ca*az d* esta*elecer um el* </line>
<line> in*ermediad*r e*tre toda* as esfer*s huma*as, t*nto sociais *omo *ndiv*d*ais, é a linguagem, </line>
<line> e é do uso desta *ue deriva o conceito "a*ão c*municativa". </line>
<line> Fi*ura 1 - Processo de coloniza*ão *ela razão instrument*l </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Habermas (19*6, p. 132). </line>
</par>
<par>
<line> Nesse senti*o, *eve-se compre*nd*r a emancipaç*o a*ravés </line>
<line> do dese*v*lv*men*o </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> pe*soas au*ônom*s e racionais numa sociedade d*mo*rática, ca*ac*erizada por relaçõ** </line>
<line> *i**ógic*s * recípr*ca*. Além d*sso, r*ssalta-se a im**rt*nc** de *ocalizar o tr*balh* co* os </line>
</par>
<par>
<line> suj*itos não somente em s*la </line>
<line> de aula, *as também envo*vendo o contexto s*ciocult*ral * </line>
</par>
<par>
<line> pol*tico no qual a prática educativa se ins*re, bem como </line>
<line> as subjetividades do* suje*t*s </line>
</par>
<par>
<line> educativo* </line>
</par>
<par>
<line> A lingu*gem to*na-se, *ntão, um dif**encial na teoria de Ha*ermas (2012b). Po*emos </line>
</par>
<par>
<line> con*iderá-la como toda e </line>
<line> *ualquer forma de comunicaçã* que pode *o*i*icar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> comp*rta*ento. *a concepção *abermasi*n*, a linguagem é conc*bida como o el* de </line>
<line> int*ração entre os s*jeito*, a f*m *e g*ran**r * *emocracia das d*cisões coletiv*s por me*o de </line>
<line> argu*e**ações. Na Teoria da Ação Co*unicativa (TAC), o autor pr*tende *nv*stigar a razão, </line>
</par>
<par>
<line> dando a ela um novo conceito: a razão comunic*t*va. Propõe, *ntã*, out*o para*i*ma, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> mudanç* do paradigma da filosof*a da *onsc**ncia para o </line>
<line> *a fil*sof*a da </line>
<line> *inguagem. A </line>
</par>
<par>
<line> mud*nça de </line>
<line> paradigma pr*p*sta pelo filósofo supõe não *penas a supe*ação do r*c**cínio </line>
</par>
<par>
<line> *ógic* ou do processo de in*erpr**ação </line>
<line> do c***ecimento, no *ual * sujeito con*ece </line>
</par>
<par>
<line> isoladamente, m*s principalmente em toma* as ações e os atos de *a*a e representações como </line>
<line> p*nto de partida d* extr*ma i*portân*ia no interior d*s relações. </line>
<line> Rev. FSA, Teresin* *I, *. 1*, n. *0, art. 16, p. 310-*25, ou*. **20 ww*4.fsanet.*om.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. *. Barb*sa </line>
<line> 32* </line>
</par>
<par>
<line> P*de-s* not*r então que o grande salto paradigm**ico proposto por Haberma* (*012b) </line>
<line> em relação ao paradigma anterior não se fundamenta ap*n*s na *rítica ao pensamento </line>
<line> moderno. *ropôs e cons*ruiu *oda um* te**ia alte*nativa b*sea*a no *aradigma d* </line>
</par>
<par>
<line> co*unicação, </line>
<line> visa**o o caráter </line>
<line> eman*ipatório dos sujeitos; no entant*, o foco </line>
<line> cen*ral para </line>
</par>
<par>
<line> este salto par*digm*t*** fundamentou-se num* visão di*erencia*a de razão * ra*ionalid*de. </line>
</par>
<par>
<line> Ne*te sentido, a edu*ação é considerada, segu*do Bou*leuer (2*01), *om* uma </line>
<line> aç*o </line>
</par>
<par>
<line> ent*e suje*tos, ou seja, uma aç*o social, po*s *oda ação social se d* * partir de uma interação </line>
<line> entre os plan** de a*ão de dois o* ma** sujeitos, de f*rma que ** ações de um possam ser </line>
</par>
<par>
<line> cone*t**as às açõe* de outro. T*da </line>
<line> ação se b*s*ia em um saber ou, se preferirmos, é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> mani*estação de um saber ou de u*a con*icção. No ***o de u*a ação social, o que se </line>
</par>
<par>
<line> manifes*a </line>
<line> pode *er tanto a expressão de um saber comu* como a expressão de um* </line>
</par>
<par>
<line> imposiç** de uns sobre os outro*. As duas pos*ib*lidades demarcam o uso de </line>
<line> di s t i nt os </line>
</par>
<par>
<line> me*a**smos de c*ordena*ã* *e aç*o. </line>
</par>
<par>
<line> O que, entã*, dete*mina a racionalidade de uma a*ão? Inici*lm**te, *eria i*portante </line>
</par>
<par>
<line> esclarecer o que se *ntende por **ci*nalidad*. Boufleuer (200*) menci*na *ue a </line>
<line> prime*r* </line>
</par>
<par>
<line> impressã* é * d* que a racio*alidade está no domíni* *o sa*er que a linguagem expre*sa, * a </line>
<line> ação real**a. *e fa**, e*iste *ma r*lação *n*re estes dois elemento*, no entanto, *abe*m*s </line>
</par>
<par>
<line> (2012b) ar*umen*a que a </line>
<line> racio*alidade d* um ato de fal* ou *ção diz respeito nem tanto a* </line>
</par>
<par>
<line> saber em ** ou à </line>
<line> sua aquisi*ã*, e sim à forma como os suj*itos cap**es de linguagem * de </line>
</par>
<par>
<line> ação fazem uso desse saber. </line>
<line> Porta*to, a racio*alida** está na f*rma com* os su*e**os fazem uso do sa*er en*arn*do </line>
<line> e* suas ações e *a*i*estações simbólic*s. Pode-** c*amar de racional o sujeito que é capaz </line>
</par>
<par>
<line> de fundamenta* a convicçã* que *otiva sua ação o* s*a fa**. Na *e*spect*va da TAC, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> racionalidade q*e orienta as ações de </line>
<line> um sujeito *ode se* do tipo in*t**m*nt*l, *o*tada </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> êxito, ou do tipo c**uni*ativa, *oltada a* entendime*to. </line>
<line> Dian*e dess* exposição sob*e a TAC, cabe agora uma refl*xão e ten*ativa *e conexão </line>
</par>
<par>
<line> desta </line>
<line> co* o processo de *ormaç*o *nicia* dos ***fessores de Ge*grafia, bem c*mo sua </line>
</par>
<par>
<line> proj*ção para as práticas </line>
<line> *ocentes *rente ao *esafio do </line>
<line> novo cur*ículo. Inicialmente, </line>
<line> faz-*e </line>
</par>
<par>
<line> re*erência ao pr*meir* document* qu* fo* a p*blicação das Diretrizes Cu*ricula*es Naciona*s </line>
</par>
<par>
<line> para Fo*mação de Pro*essores (DCN*P) em </line>
<line> nível superior, atr*vés da resoluçã* nº 2 C*E </line>
</par>
<par>
<line> (BRASIL, 20*5), esta fez rea*ender *iscu*sões e deba**s em âm*ito instit*cional s*br* *s </line>
</par>
<par>
<line> conhe*imentos *ecessári*s à formação ini**al </line>
<line> docente. Vê-se </line>
<line> com a **blicação da referida </line>
</par>
<par>
<line> resolução * poss*bilida*e de se ar*icular * fo**ação i*icial e conti*u*da *os **ofessores como </line>
<line> Rev. FS*, Te*esina, v. 1*, n. 10, art. 1*, p. 310-325, o*t. 2020 www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Linguagem Cartogr*fica na F**mação e na Prática *o P*ofessor de *eografi* à Luz da *eori* </line>
<line> 321 </line>
</par>
<par>
<line> também inst*tui* *m mod*lo d* fo*maçã* *apaz </line>
<line> de estreitar os v**culos entre as institu*ções </line>
</par>
<par>
<line> form*dora* *e Edu*ação Su**rio* e as escolas de Educação Bá**ca. </line>
<line> Por outro lado, * vál*do q*est*onar se ao inflar o currículo dos cur*os de forma**o com </line>
<line> questõ*s, que e**or* ur***tes e neces*ári*s de serem discutid*s *m qualquer projeto </line>
</par>
<par>
<line> f**mat*vo hu**nizad*r, não há * r*sco de se </line>
<line> esvaziar, por outra* *ias, * centralidade </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> formar profess**es *om *omíni* do pr*c*ss* *ducativo * da *rát*ca ped*gó*ica? Diant* d*sse </line>
<line> ce*ário *e mudanças de c**rículos t*nto no ensi*o superior *uanto na educ*ção bás*ca, urge a </line>
<line> neces*id*de d* uma nova racionalidad* que oriente * *ormação dos fu***os professores. O </line>
<line> de*afio que *e impõe é: como g**antir uma *ó*i*a *ormaçã* t*órica n*s *reas e*pecí*icas, </line>
<line> princípio bá*ico ** forma*ão docente, e a* mesmo tempo contemplar todos *s componentes </line>
<line> curricul*re* dos núcleos mencion*dos na re**luçã*? </line>
<line> *ecentemente, *ma nova re*olu*ão foi p*blicada em su*sti*uiçã* * r*solução *NE n* </line>
</par>
<par>
<line> 2 CNE (*RASIL, 2015), tra*endo um adicional que é a Base *aci*nal C*mum par* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Formação de Pr*fessores, *onhec*da </line>
<line> como </line>
<line> BNC *ormação, co**id* n* Reso*ução nº. </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> C*E/*P (BR*SIL, </line>
<line> 2*19). Esta n*v* resol*ção </line>
<line> *efine as Diretrizes Cu*ricular*s Nacionais </line>
</par>
<par>
<line> para a F*rmação In*c*al de Professore* *ara * Edu*ação Básic* ins*itui a *ase Nacional e </line>
<line> Co*um para a Formação Inicial de Pr*fessores da Educa*ão Básica (BNC-Formação). </line>
<line> Dando continuidade à disc*ssão, *hama-se * atenção para * se*unda parte do </line>
</par>
<par>
<line> docum*nto no *ocante à BNC-Formação, q** são t*ês eixos </line>
<line> nortea*ores, a saber: </line>
</par>
<par>
<line> co*h*ciment*, prática e engajam*nto *rofissional. Acre*ita-se </line>
<line> q*e esse novo modelo seja </line>
</par>
<par>
<line> capaz se </line>
<line> ofe*ecer uma form***o mais sól*da a* futuro prof*ssor, isso se for colo*a** em </line>
</par>
<par>
<line> prát*ca pel** institu*ções resp*nsáv**s pe*a formaçã* do* *rofessores para </line>
<line> atua*em </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> *ducação básica. </line>
</par>
<par>
<line> A refl*xão do pr*fessor, *o qu* se refere à sua práti**, te* como foco principal as </line>
</par>
<par>
<line> razões que fundamentam seu pensamento, su* fala e ação. Em s*ma, o professor é um "ator </line>
</par>
<par>
<line> *acional" </line>
<line> em *ois sentidos: a) P*rqu* é c*paz de agir, e *e fato age a maior parte de seu </line>
</par>
<par>
<line> tempo a partir </line>
<line> de </line>
<line> r*zões/racionalidades; b) Porque é cap** de refletir so**e </line>
<line> es**s </line>
</par>
<par>
<line> r*zões/ra*ionalidades par* ar*icul*-*as, *riá-las e re*ormulá-l**. Port*nto, * r*c*ona*id*de </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> um* ca*a*idade *ssencial do professor enquanto a*or envolvid* na ação. "[...] * capacidade *e </line>
<line> agir, de f*lar e de pensar, elaborando um* or*em de razão par* ori*nta* s*a p**tica" </line>
<line> (TAR*IF; *AUTHIER, 2*01, p.198). </line>
</par>
<par>
<line> *s profes*ores da educa*ão </line>
<line> básic*, em </line>
<line> espec*a* os </line>
<line> dos Anos Fi*ais do Ensino </line>
</par>
<par>
<line> Fu*damen**l são consc*entes d* importância da necessida*e *e *tiliza*em a lingu*gem e </line>
</par>
<par>
<line> cartográfica ** sa*a </line>
<line> de au*a, p*r*m, muitos deles nã* tê* o conh**imen*o s*ficien*e </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Ter**ina PI, v. 17, n. 10, art. 1*, p. 310-325, out. 2*20 </line>
<line> ww*4.fs**et.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. S. Ba*b*sa </line>
<line> *22 </line>
</par>
<par>
<line> isso. E*se *r*blema a*ompanha * </line>
<line> profes*or </line>
<line> d*sde a fo*mação inicial e perdura </line>
<line> na prátic* </line>
</par>
<par>
<line> ped*gógica, poi* esta*os * m*nicípi*s *ão *fere*em for*ação continuada no sentido de suprir </line>
<line> essa lacuna, e esse é um d*s *aiore* desafio* da Cartogra*ia Escol*r para os próximos anos </line>
<line> frente * *ova pro*osta cu*ricular. </line>
<line> Di***e *o expos*o, acredita-s* que um *os maiores des*fios a ser*m enfrentados pelos </line>
</par>
<par>
<line> p*ofessore* f*rmadores seja primeiro a *rganizaçã* </line>
<line> do cu*rículo dos cursos </line>
<line> de </line>
<line> lice*ciat*ra, </line>
</par>
<par>
<line> i*ic*almente pela Resolução n. 02 CNE (BRASIL, 201*) e poster**rm*nte pela Resoluç*o nº. </line>
<line> 2 C*E/CP (BRASIL, *019), be* c*mo atentar para os e*xos t*máticos *a BNC*. Nes*e caso, </line>
</par>
<par>
<line> mudança* *ess* na*ure*a care*em de *ma *ova *acio*alidade empregada </line>
<line> pe** </line>
<line> professor </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> gestão d* sala d* </line>
<line> aula </line>
<line> *urante pro**sso de tr*nsf*r**ção p*dagógica *o* c**teúdo* de o </line>
</par>
<par>
<line> e**ino. </line>
</par>
<par>
<line> * CON*IDERAÇÕES FINAI* </line>
<line> Na década *e 1990, a *a*tograf*a já *parecia *o* PCNs em form* *e bloco te*á*ic* </line>
<line> no t*rceiro ciclo. Como reflexo, os *i*ro* di*ático* de Geogr*fia *o 6º e 7º anos apre*entam </line>
<line> co*teúdos r*lacionados a*s con*eú*os cartográfico*, uns como conteúdo **rig*tório e outros </line>
<line> apenas como a*ex*. *a BNC*, a Cartografia aparece co*o um* *inguagem, estando *resente </line>
</par>
<par>
<line> ao longo *os nove anos </line>
<line> do *nsino fund*menta* como u* *loco temá*ico e, dentro de c*da </line>
</par>
<par>
<line> a*o, apresen*a co**eit** que têm a intenção *e desen*olv*r um raci*cínio *s*acial. </line>
</par>
<par>
<line> N* ***, a linguagem vi*ta como p*ssib*l*dade de **tendi*ento ent*e sujeitos é </line>
</par>
<par>
<line> através de contextos </line>
<line> comunic*tivos. D*sta *or**, K*lacny (1969) ao propo* a *eoria </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Comunicação Cartográfica, viu no </line>
<line> mapa um meio </line>
<line> de comunicação e*tre d*i* s*jeitos **b*e </line>
</par>
<par>
<line> uma det*rm*na*a *e*lidade. Nes*e sentido, a linguagem cartográfica pode ser util*zada co* o </line>
</par>
<par>
<line> * nt ui t o </line>
<line> de comunicação e*tre </line>
<line> professo* e </line>
<line> al**o, </line>
<line> *em como ent*e os *lunos, uma vez **e se </line>
</par>
<par>
<line> u*i*izam nas escolas **e*a* </line>
<line> duas *ormas de linguage*: a fala * a escrita. Acr*dit*-se que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> r*presen*ação gráfi*a e cart*gráfica *ode ser utilizada em situaçõe* didá*icas na sala d* a**a, </line>
</par>
<par>
<line> guia*a por uma raciona*idade pedagó*ica </line>
<line> do t i po </line>
<line> comunicativa. *ão é *ntenção desse te*to </line>
</par>
<par>
<line> r*ce*tar aos p*ofessores a for*a correta </line>
<line> *e u*o da *inguagem *ar*og*áfica em sala de </line>
<line> aula, </line>
</par>
<par>
<line> po*s sa*e-se </line>
<line> q*e cada c*n*eúdo, cada turma, cada escol*, cada pro*es*or te* u*a </line>
</par>
<par>
<line> subjetividad*, e a dinâmi*a do espaço esc*lar é *egida pela incertez*. </line>
</par>
<par>
<line> Independente *a formação a*adêmic*, o professor é cap*z </line>
<line> de con*uzir * process* de </line>
</par>
<par>
<line> *rans*ormação peda***ica dos cont*údos e*colare* em sala de a*la. Para isso, ele deve *azer </line>
<line> *so de **versas fe*rame*tas que possam auxiliá-l* em s*a prática *o*idian*. O qu* t*lv*z lhe </line>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 1*, n. *0, art. 16, p. 310-325, ou*. 2020 w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Lin*uagem Car*ográf*ca na Fo*mação e na P*ática do P*ofessor d* Geografia à L*z da Teoria </line>
<line> 323 </line>
</par>
<par>
<line> falte seja a h*bilidad* pe*agógica de se*ecionar recur*os materiais adequados para </line>
<line> proporcionar ao al*no uma experiência difere*ciada, e que permita mater*alizar os conteúdos </line>
</par>
<par>
<line> conc*ituais trabal*a*os em sala de *u** em conteúdos atitudi*ais útei* à sua vida </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> soci*d*de (F**SECA, 201*). Acr*dita-se, p*rtanto, que o uso da l*nguagem cart*gr*fic* </line>
<line> *omo *n*t*u***to didático d**ante o* p*ocessos pedag*gicos (a*las), a*iada aos pr*n*íp**s *a </line>
</par>
<par>
<line> Teoria d* Ação Comu*i*a*iva, p*de </line>
<line> or*en*ar o tr*balho </line>
<line> d* prof**sor *umo a uma </line>
<line> prática </line>
</par>
<par>
<line> e**n*ip**ória, cujo re*ul*ado **ss* *rocesso é uma ap*endizagem </line>
<line> qu* </line>
<line> d* fa*o sat*sf*ça </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *odos os envolvi*os. </line>
</par>
<par>
<line> RE*ERÊNC*A* </line>
</par>
<par>
<line> A*ME*DA, R. D; ALMEID*, R. A. Fundamentos e perspectiv*s da *artografia Es*olar *o </line>
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<line> 897. ISSN 1808-0936. </line>
<line> BA*BOSA, R. S. Lingu*gem cartográfica e açã* comuni*a*iva: a racionalidade *as </line>
<line> práticas d*c*ntes *os professore* de Geog**fia d* en*ino funda*en*al. Te*e (*out*ra*o </line>
<line> em Geografia). U*i*er**dade Fed**al d* *ernambuco, 201*. </line>
<line> BARBOSA, *. S; S**TOS, F. K. S. *ingua*em Car*ográfica e Ação Comunicativa -- </line>
<line> Belo Horizonte - MG: Editora Poi*so*, 201* </line>
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<line> DOI: 10.36*2*/*78-85-*0*2-*53-1. </line>
<line> Dis*oní*el </line>
<line> em: </line>
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<line> htt*s://www.poisson.com.br/livro*/i*d*vi*uais/Carto*rafia/Ling_Cartograf**a.pd* </line>
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<line> da *ducação. P*râmetr*s C*rriculares Na*ionais. Geograf*a ensino </line>
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<line> fund**ental. Brasíl*a: MEC, 1998. </line>
<line> BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Res**ução CNE/CP Nº 02/2015, de </line>
</par>
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<line> 1º de *ulho *e 2*15. Define </line>
<line> *s Diretrizes Cu*riculares N*cionais para * formação inicial </line>
<line> em </line>
</par>
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<line> nível su*erior e p*ra a f*rmação continuada. Diá*io Oficial da U**ão, 2015. </line>
<line> BR*SIL, **NISTÉRIO D* *DUCAÇÃO. Base Nacio*al Comum Cur*icul*r. Geo*rafi*: </line>
<line> Ensino Funda*e*t*l. Br*síl*a: MEC, 2017. </line>
</par>
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<line> BRAS*L. CONS*LHO NACION*L DE EDUCAÇÃO *esoluç*o CNE/CP N. 2 de 20 </line>
<line> d* </line>
</par>
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<line> dezem**o de 2019. Define as Diretri**s C*rricul*re* Nacio*ais para a Formação In*cial </line>
</par>
<par>
<line> de Professores par* a Ed*caçã* Básica * institui </line>
<line> a Base Nacional *om*m *a*a </line>
<line> a </line>
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<line> Formação Inicial de Professores *a Edu*a*ão Básic* (BNC-F*rmação). Disponível e*: </line>
<line> http://po*tal.mec.gov.br/docman/d*z*mb**-2019-pdf/*35951-rcp002-*9/file. </line>
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<line> *ocente: o </line>
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<line> na </line>
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<line> *ontribuição dos Autore* </line>
<line> R. *. Bar*osa </line>
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<line> 1) concepção * planejamento. </line>
<line> X </line>
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<line> 2) a*álise e in*erpret**ão dos dados. </line>
<line> * </line>
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<line> 3) ela*or*ção do rascunho *u na revisão crític* d* conte*do. </line>
<line> X </line>
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<line> 4) participação na ap*ovação da ve*são final do manu*c*i*o. </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)