<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 10, art. 16, p. 310-32*, o*t. 2*20
</line>
<line>
ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2*20.17.10.*6
</line>
</par><par>
<line>
A Linguagem Cartográfica na Fo*m*ção e na Pr*ti*a do Pr**essor de Geogr**ia à Luz da
</line>
<line>
Te*ria da Ação C*muni*a*iva
</line>
<line>
Carto*raphic Langu**e in t*e Trainin* and *racti*e *f the Ge*graphy Teacher in th* Li*ht of
</line>
<line>
the Theory ** *ommunica*ion Action
</line>
</par><par>
<line>
Rona*do dos San*os Barbosa
</line>
<line>
D*utor em Geografi* pe*a Universidade *ederal de *er*ambuco
</line>
<line>
P**fessor *dj*nto da Unive*s**ade Esta*ual da Região Toc*n*ina do Mar*nhão
</line>
<line>
E-mail: r*naldobarbosa@uem*sul.*du.br
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: Ron*ld* dos S*ntos Barb*sa
</line>
<line>
*d*tor-Chefe: *r. To*ny Kerley de Al*ncar
</line>
</par><par>
<line>
R. Godofredo Viana, 1300 - Cen*ro, Imperatriz - M*,
</line>
<line>
R*d*i*ue*
</line>
</par><par>
<line>
6590*-000. **asil.
</line>
<line>
Artigo rece*i*o em 1*/07/2020. Últ*ma
</line>
<line>
versã*
</line>
</par><par>
<line>
*e*ebida em 30/07/2020. Aprov*do em 3*/0*/2020.
</line>
</par><par>
</page><line>
Aval**d* pel* sistema *riple Revi**: Desk Rev*ew a)
</line>
<line>
pel* Editor-Ch*fe; e b) *ouble Bli*d Review
</line>
<line>
(*valia*ão cega po* *ois avali*dores da área).
</line>
<line>
R*vis*o: *ramatical, Normativ* e *e Forma*ação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A L**guage* Cartográfica na Form*ção e n* *rática do Professor de Ge*grafia à *uz da Teoria
</line>
<line>
311
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O o*jetiv* d*ste texto * refletir
</line>
<line>
*obr* a *ção *omunicativa *a linguagem cartográ*ica na
</line>
</par><par>
<line>
for*açã* e *a prát*ca do professor de Ge*grafia a pa*ti* *as refo*mulaç*es cur*i*ular*s.
</line>
</par><par>
<line>
Trata-se de uma
</line>
<line>
ab*rda*em qualitativa *om etapas
</line>
<line>
que
</line>
<line>
env*l**m r*visão da l*teratura
</line>
</par><par>
<line>
ab*rda*do a trajetó*ia da Lingu*gem Cartográfica e os pressu*os*os *a Teoria
</line>
<line>
da Ação
</line>
</par><par>
<line>
Comunicativ* de Hab*rma*, aplicação de questionári*s aos aluno* dos *ltimos se*estres dos
</line>
<line>
cursos de pedagogi* e geograf** e professores de geografia em *s**la* municip**s, en*re*i**as
</line>
</par><par>
<line>
com alu*os e pr*fessore* selecionad*s, *em
</line>
<line>
como *isitas às escolas seleci*n*d*s para
</line>
</par><par>
<line>
obser*ação. Com a publi*a**o *a* *esoluções n.0*/2015 e n. 02/2019 do C*E, d*u-se i*ício
</line>
<line>
ao p*ocesso de *eformu*ação do currículo dos cursos de formaç** de professores, *em como a
</line>
<line>
reformulação do *u*rículo d* educação *á*i*a através da BNCC de 2017 e docu*ento
</line>
</par><par>
<line>
cur*i*ular do território m*ranhen*e. *ê-se com a publicação
</line>
<line>
dos r*fer*dos docume*to*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
possibil*dade
</line>
<line>
de art*cular a *o*ma**o in*c*a* * contin*ada *o* *rof*sso*e* como *ambé*
</line>
</par><par>
<line>
instituir *m **delo de *ormaç*o capaz
</line>
<line>
**
</line>
<line>
e*treitar os
</line>
<line>
*ínculos entre as institu*ções
</line>
</par><par>
<line>
formadoras de professores e a* escolas da educação básica. *a Teoria da Ação Comunicativa,
</line>
<line>
a li*guage* é vista como possibil*dade de en*end*mento *n*re su*eitos através de conte**os
</line>
<line>
c*municativ*s, entre sujei*os sobre uma determinada realidade so**al. Acredita-se, por*anto,
</line>
</par><par>
<line>
que
</line>
<line>
o uso da ling*agem c*rtográfica
</line>
<line>
como i*strumento didático durante o* proces*os
</line>
</par><par>
<line>
p*dagógicos (aulas) aliad*
</line>
<line>
aos pre*supostos d* Teoria da A*ão Co*unic*tiva (s*stema
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
mundo da vida) po*em orientar o traba*ho *o professor r*mo a uma prática eman*ipatória e
</line>
<line>
r*flexiva, cujo r*sultado desse *rocesso é uma apren**zagem que sat*sfaça ambos o*
</line>
<line>
envolvidos.
</line>
<line>
Palavras-*h*ve: Lin*u*gem Cartográfica. For*ação Doce*te. Prática Docent*.
</line>
<line>
ABS*R**T
</line>
<line>
The purpose of *his te*t is to ref*ect on t*e communicative actio* of *a*tog*aphic lan*uage in
</line>
<line>
the forma*io* and p*actice of th* Ge*grap*y teache* fr*m the curricula* *eformul**ions. It is a
</line>
</par><par>
<line>
qua*i*ative appr*ach *it* *teps that involv* l*terature review address*ng the traje*tory of
</line>
</par><par>
<line>
Carto*raphic L*nguage and *he *ssu*ption* of Habermas's *heory *f Communicative
</line>
</par><par>
<line>
Ac*ion, a*pl*cat*on of questi*nnaire*
</line>
<line>
to st*d*nts of the la*t *em*s*ers o* the cours*s of
</line>
</par><par>
<line>
pedag*gy and g*ography a*d
</line>
<line>
teachers of
</line>
<line>
geograph* in municip*l school*,
</line>
<line>
interviews with
</line>
</par><par>
<line>
selec**d students a*d teache*s, as well as visits to schools select*d for obser*ation. **th *he
</line>
</par><par>
<line>
publicatio* of reso***ions n.*2 /
</line>
<line>
2015 an* n. 02/2019 of the CNE *egan *h* proces* o*
</line>
</par><par>
<line>
re*orm*lati*g *he curriculum of teacher traini*g courses, as we** as the reformula*ion
</line>
<line>
of t he
</line>
</par><par>
<line>
ba*ic
</line>
<line>
e*ucati** c*rriculum t*rough the
</line>
<line>
*017 BNCC and cur*ic*lum document from
</line>
</par><par>
<line>
Maranhã*. Wit* the pub*ication of t*ese docume**s, the po*sibilit* of art*culating the initial
</line>
</par><par>
<line>
and conti*uing t**ining of tea*hers i* s***,
</line>
<line>
a* w*ll
</line>
<line>
as *h* estab*ishment of a *rai*in* *odel
</line>
</par><par>
<line>
capab*e of strengthening the links be*we*n t*acher training institution* and schools *f basic
</line>
</par><par>
<line>
education. In t*e *he*ry o* Communica*iv* Act*o*,
</line>
<line>
*anguage is see* a* a possibility of
</line>
</par><par>
<line>
und*rstanding between s*bj*c*s throu*h
</line>
<line>
co*municati** co*t*xts, betwee* s*bjects about
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
cer*ain *****l reali*y. It
</line>
<line>
is believed, theref*re, that the use of cartographic langua** as
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
didact** t*ol duri*g the ped*go*ica* p**cesse* (c*asses) c**bined with *he assumptions of the
</line>
<line>
*heory of Co**un*c*tiv* Action (system and *orld of li*e) can *uide the tea**er's work
</line>
<line>
tow*rds an emanc*patory and *efl*ct*v* pr*ctice that the r**u*t of this proce*s ** learni*g tha*
</line>
<line>
sat*sfies b*th in**l*ed.
</line>
<line>
Keyword*: *artog**phic Language. Teach*r Educa*io*. Teaching *ractice.
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina PI, *. 17, n. 10, art. 16, *. 3*0-3*5, ou*. 2020 www*.fsan*t.com.br/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. *. *arbosa
</line>
<line>
*12
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Um* breve *efl*xão do retr*to da e*u*aç**
</line>
<line>
no Br*sil se faz necessária *ara *ue
</line>
</par><par>
<line>
possamos en*e*der * nece**idade de mu*anças **o só n* *strutur* d* cu*r*culo, mas na forma
</line>
<line>
de p*nsar e agir diant* *a *eali*ad* que *e a*resenta. Acr*di*o q*e os ed*cad***s, tanto o*
</line>
<line>
que se dedi*am à *esquisa e formação de professores para atuaçã* na ed*cação básica, quanto
</line>
<line>
os envol*idos diretamente na a*ividade docente da ed*cação bá*ica, enfrentam uma *ea**dade
</line>
<line>
ed*c*tiva i*ersa em *erplexi*ad*s, *r*ses, i*certeza*, pre*s*es so*iais e econômica*,
</line>
</par><par>
<line>
relativismo m*ral, d**solu**e* de
</line>
<line>
c**nças e u*o*ias. Tal*ez a palavra
</line>
<line>
que m*lh*r re*re*enta
</line>
</par><par>
<line>
*st* momento seja a precarização do t*aba**o *ocente.
</line>
</par><par>
<line>
O reflex* d* tudo isso ** dá exatamente na *ala
</line>
<line>
de
</line>
<line>
aula, o*de
</line>
<line>
decisões pre**sam ser
</line>
</par><par>
<line>
*om*d*s e aç*es imed*at*s * pontua*s precisam ser efe*ivadas **sando a **omov*r mudanças
</line>
</par><par>
<line>
*u*litativ*s no
</line>
<line>
desenv*lvimento * na *prendiza*em dos
</line>
<line>
al*nos. P*n*a* e agir no
</line>
<line>
*ampo da
</line>
</par><par>
<line>
edu*ação, *nquanto atividade social prá*ica de human*za*ão d*s pe*soas, impl*ca
</line>
</par><par>
<line>
res*onsa*ilidade social e ética de dizer não *p*nas o porquê f*zer, mas o que faze* e
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
**zer. I*so envolve nece*sar*ament* *ma tomada de posiç*o, qu* revela **atamente o t*po de
</line>
<line>
racio*alidade que or*e*ta a tomada d* dec*s**s dos res*onsáveis pelo pro*esso educa*ivo,
</line>
<line>
t*nt* na u*iversidade, q*ant* *a ed*cação básica.
</line>
<line>
Ne*te sent*do, pr*cisam*s ** práticas guiadas por uma racionalidade pe*agógica c*paz
</line>
<line>
de pe*sar e *epensar o *o*tex*o da sala d* aula. Tr*ba*har c** apr*ndizagem en*olve *m
</line>
</par><par>
<line>
c**tínuo *o*imento de *ef*exão, ou seja, aprender a aprender ser professo*. *a*a
</line>
<line>
qu e
</line>
</par><par>
<line>
os pr*f*ssor*s formadores de pro*essores poss*m con*u*ir o **o*esso
</line>
<line>
de aprendi**ge*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
seus al**o* pr*c*so rever *eu p*ó*rio *odo d* aprende* e de co*struir sua experiênc*a é
</line>
<line>
docente.
</line>
<line>
O ob*etivo de*te texto é ref*etir sobr* a ação co*unicat**a da linguagem c*rto*ráfica
</line>
<line>
na f*rmação e na práti*a do profess*r de Ge**rafia a partir das reformulações curriculares.
</line>
<line>
Entend**, nest* sen*ido, * representação espacial com* eleme*to de comunicação no processo
</line>
</par><par>
<line>
de tra*sfo*ma*ão p*dag*gica dos *onteúdos de
</line>
<line>
ensi** na sa**
</line>
<line>
*e aula. T*ata-se de uma
</line>
</par><par>
<line>
r**is*o
</line>
<line>
da literat*ra abordand* os
</line>
<line>
pressuposto* da Teoria da Açã* Comunicat*va, de
</line>
</par><par>
<line>
*abermas, e da re*resentaç*o es*acial no cur*ículo esco*ar na atualidad*.
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
texto
</line>
<line>
e*tá
</line>
<line>
a*sim estruturado: ini*ia-se po* um* *ef*exão so*re * contexto
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
e*uca*ão nacional,
</line>
<line>
poster**rmente apresentam-s* as *ontribuições da cartog*afia e*colar
</line>
</par><par>
<line>
ap*ic*da ao ensino de *eo*rafia
</line>
<line>
por meio da contribuição d*
</line>
<line>
diver*as t*o*ias e **as
</line>
</par><par>
<line>
per*p*ct*vas no
</line>
<line>
currí**lo escolar, por fim, apr*se*ta-se os pressupostos *a *eoria da Ação
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T**e*i*a, v. 17, n. 10, a**. 16, p. 31*-325, out. 2020
</line>
<line>
ww*4.f*anet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A *ingu*gem Cartográfica na Formação e na Prática do Professor *e G*ogra*ia à Lu* d* Teoria
</line>
<line>
3*3
</line>
</par><par>
<line>
C*municativa e seus *eflexo* *o processo de for*a*ão da p*ática dos pro*essores e
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Geogr*fia com v*sta à formação de u* suj*i*o a*tônomo.
</line>
</par><par>
<line>
2 REF*R*NCIAL TE*RICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 A linguagem ca*tográfica e o currículo *e g*ogr*fi*
</line>
</par><par>
<line>
Atualment*, tem-se a se*saçã* de que a formação inic*al d* professores de Geo*ra*ia
</line>
<line>
no Bras*l é *uito insuficiente. Para os *studa*tes da educação básica, parece que a *eografia
</line>
<line>
não t*m *ig*ificado algum pa*a s*a vida cot*di*na. Os estudant*s da u**v**sidade em
</line>
</par><par>
<line>
processo de forma*ão veem-se diant* de um labirinto de
</line>
<line>
especialida*es *omparti*entadas
</line>
</par><par>
<line>
através de
</line>
<line>
grupos
</line>
<line>
de pes*uisas, l*bor*tórios
</line>
<line>
**e, na *aioria d*s *ezes,
</line>
<line>
ac*rr*ta e* uma
</line>
</par><par>
<line>
escolh* premat*r* po* uma *rea específica d*ntro da Geograf*a, seja por necessidade de u*a
</line>
<line>
*ols* de inic*açã* cien*ífica, ex*ensão ou *n*ino, seja pela falta de um espaço a*ad*m*co q*e
</line>
<line>
tenha de fato a *eal preocupa*ão *o* a f*rma*ão p**na *o acadêmi*o.
</line>
<line>
Es*a realidade aconte*e não só nas grandes univ**sidades, m*s já chega aos p*que***
</line>
<line>
centros *ni*ersitários, na maio*ia das v*zes transp*ant*da p*r p*ofesso*es re*ém-formados na
</line>
</par><par>
<line>
pós-*raduação
</line>
<line>
que acabam *eprodu*indo t*is práticas
</line>
<line>
onde inic*am sua atuação docente. Na
</line>
</par><par>
<line>
edu*ação bási*a, a Geografia é um c*mponente cur*icu*ar s*b a r*sponsabil**ade de um único
</line>
<line>
*rofessor. Na academia, ex*ste o fatia**nto *m áreas e *ubáreas. Ca*a u* é espec*alista *m
</line>
</par><par>
<line>
uma parte
</line>
<line>
da Geogra*ia e cabe ao futu*o prof*s**r e* pro*esso
</line>
<line>
** formação fazer e*sa
</line>
</par><par>
<line>
c**exão entre as várias especialidades, *ue nem sempre acont*ce na sala de *ula. O resul*ado
</line>
</par><par>
<line>
de tudo is*o * uma Geogr*fia q**
</line>
<line>
não
</line>
<line>
de*p*rta o i*teresse de alunos, com pr*f*s****s
</line>
</par><par>
<line>
des*nvolvendo
</line>
<line>
prática* pedagó*ic*s guiadas por
</line>
<line>
uma ra*iona*i*ade técnica conduzidas p*r
</line>
</par><par>
<line>
m*nuais di*át**os a*ríticos.
</line>
<line>
Existe atualme*te um* g*ande quantidade de es*udos r*fere*tes à Cartog*a*ia **cola*
</line>
<line>
no B*asil que aborda os diferentes níveis d* ensi*o que vai desd* os Ano* Iniciais do En**no
</line>
</par><par>
<line>
*undamental
</line>
<line>
at* o Ensino Superi*r. Ao verificar tais
</line>
<line>
estudos, * poss**el identificar
</line>
<line>
ainda
</line>
</par><par>
<line>
alguma* l*cun*s no co*hecimento existente ac*rca da Car*ografia Escolar e s**s reflexos *o
</line>
</par><par>
<line>
ensino de Geografia, tanto na educaç*o básica quanto na
</line>
<line>
univers*dade. Pode-se citar
</line>
<line>
dentr*
</line>
</par><par>
<line>
elas: poucos trabalhos *ue abo*dam o process* d* e***no d* Geo*rafia, a g*ande maioria dos
</line>
</par><par>
<line>
estudos dão ênfase aprendizage* em *eografia, em especial f*ca* no uso da linguagem à
</line>
</par><par>
<line>
cartogr**ica
</line>
<line>
nas ****e* inici*i* com* princípio da **fabetiza*ão cart*gráfic*. Sã* poucos
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
trab*lhos referentes ao ensi*o
</line>
<line>
que u*il*zam a linguagem c*rtográf*c* nos An*s Finais de
</line>
</par><par>
<line>
Ensi*o Fundamental e no Ensino Superior.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T*resi*a PI, v. 1*, n. 10, *rt. 16, p. 310-32*, out. 2020
</line>
<line>
*ww*.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. S. Barbosa
</line>
<line>
314
</line>
</par><par>
<line>
As abordag*ns t**ricas que su*ten*am a c*en*i*i*ida*e *os referidos *studos ainda **o
</line>
</par><par>
<line>
pouc* inc**ientes. Em ge*al, os trab*lhos referem-se * experi*ncias *soladas, aplicação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
metod*l**ias, ativi*ades f*itas em s*la de *u*a com
</line>
<line>
alunos, uso de recursos d*dá***os
</line>
</par><par>
<line>
associados aos co*teúdos geográficos. *o*cos são o* trabal*os que *e**am *evelar o* sabere*
</line>
<line>
que fundamen*am o t***alho do *rofessor de Geogra*ia conce*nente ao uso da C*rtogr*f**
</line>
<line>
enquanto lingua*em nos *r*cessos pedagóg*cos em s*la de aula.
</line>
<line>
*om relação aos tra*alhos desenvolvidos no Bra*il a partir do final da décad* de 1970,
</line>
<line>
é possív*l apres*ntar um *ese*ho das princip*is te*r*as que tê* norteado os trabalho* c*m a
</line>
</par><par>
<line>
ling*agem *ar*ográfica. Inicia*mente, a grande maio*ia
</line>
<line>
dos *rabalho* qu* utilizaram ainda e
</line>
</par><par>
<line>
uti*izam a Ep*stem*l*gia Gené*ica de *ean *iaget
</line>
<line>
como modelo teór*c* de *nálise sã*
</line>
</par><par>
<line>
trab*lhos q*e, em geral, focam
</line>
<line>
na aprend*za*em
</line>
<line>
dos conce*t*s e no*ões esp*ci*is n*s Anos
</line>
</par><par>
<line>
Iniciais do E*sino Fundamental.
</line>
</par><par>
<line>
*emos os trabal*os orientados pe*a Semiologia G*á*ica, de Jaques Be*tin, em espec*al
</line>
<line>
o* trabalhos *om at**s escolares, gráficos e Ca*tografia T*mátic*. * poss*vel também
</line>
<line>
ide*tificar o uso d* Teoria Simbólica (Dialogismo), de M*khail Bakhtin e *ais recentemente,
</line>
<line>
os trabalhos orientados pe** Teo**a Histórico-Cultural, d* Vy**tsky, *eoria da Complexidade,
</line>
</par><par>
<line>
de Edgar Morin e Teoria do Ensino Desenvolvim*nt*l, *e Da*idov. Aqui apre*e*to
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
possi*ili*ade de trabalhar com os pressupos*os da Teoria da Ação Comunicat*va,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
H*b*r*as (quadro 1).
</line>
</par><par>
<line>
*ua*ro 1 - Teorias que nor*earam as pes**isas na C*r*ografia Es*olar ** Brasil
</line>
</par><par>
<line>
TEORIA
</line>
<line>
AUTOR
</line>
<line>
*R*BALHOS
</line>
</par><par>
<line>
Psicologia Genét*ca
</line>
<line>
J*an Piaget
</line>
<line>
Oliveira (1978)
</line>
</par><par>
<line>
Se*iolo*ia Gráf*ca
</line>
<line>
Jaqu*s Bertin
</line>
<line>
Martinelli (1984)
</line>
</par><par>
<line>
Comunicação Cartográfica
</line>
<line>
Kolacny
</line>
<line>
Simiell* (1986)
</line>
</par><par>
<line>
Linguagem Sem*ótica
</line>
<line>
M*kh*il Bak*t**
</line>
<line>
Te*xei*a (2001)
</line>
</par><par>
<line>
Teoria Histórico Cultural
</line>
<line>
*ygot*ky
</line>
<line>
Richter (*010)
</line>
</par><par>
<line>
*eo*i* da Complexidade
</line>
<line>
Edgar Morin
</line>
<line>
*ilv* (2*13)
</line>
</par><par>
<line>
*pren**za*em Desenvolv*ment**
</line>
<line>
Davido*
</line>
<line>
Moraes (2*14)
</line>
</par><par>
<line>
*eoria *a Ação Comunicativa
</line>
<line>
Ha*e**as
</line>
<line>
Barbosa (2018)
</line>
</par><par>
</page><line>
F*nte: *arbosa (201*).
</line>
<line>
Numa análise mais recent*, Al*ei*a; Almeida (2014) citam ár*as cresce*tes dentro *a
</line>
<line>
Cartografia Escolar, como: a li*guag*m cart*grá*ica, os mapas m**tais, a et*oca*tografia e a
</line>
<line>
re*resentação de c*nceitos soci*espaci*is. Inclu**do ainda t*abalhos de iniciaçã* cart*gr*f*ca,
</line>
<line>
ed*ca*ão especial (Carto*rafia T**il) e e*sino-ap**ndizagem de hab*li*ade* e c*ncei*os
</line>
<line>
e*pec*ficos da C*rto*rafia nos três *íve*s da educação b*si*a (Anos Iniciais * Finais do
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresi*a, *. 17, n. 10, art. 16, p. 3*0-325, out. 2020 www4.f*anet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Li*guagem Cartográfic* *a Forma*ão e n* *rática do P*ofes*or d* Geogr*fia à Luz da *eor*a
</line>
<line>
31*
</line>
</par><par>
<line>
Ensino Fundamental * n* Ens*no M**io). Va*e
</line>
<line>
c*tar *ue os atlas
</line>
<line>
*sco*ares, m**uetes,
</line>
</par><par>
<line>
*artografia *ultim*dia, m*p** e internet, educa*** a
</line>
<line>
dis*ância, sen**riamento r*moto
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
geoprocessa*ento a*li*a*os ao en*i** de Geogra*ia são tem*s que tem ti*o uma escalada
</line>
</par><par>
<line>
entre os temas *borda*os no ensi** de Geo*ra*ia. No tocante à form*ção d* prof*ssores
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
curr*cu*o escolar, número d* pesquisas é menor, **ndo seus o
</line>
<line>
temas pri*cipais: s*beres
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
práticas *ocentes, cotidi*no escolar, cult**a, currículo e f*rmaç*o ** pro*e*s**es.
</line>
</par><par>
<line>
A *ont***uição desses tra*alhos surge em forma
</line>
<line>
de n**os conceitos in*orporados ao
</line>
</par><par>
<line>
*rsenal te*rico da *artografia * Geografia Escolar, entre *s quais, é poss**el mencionar os
</line>
<line>
concei*os de Cartografia Escola*, Car**grafia *ara Escolares, Lingu*gem Cartográfica,
</line>
<line>
Alfab*tização Cartog*áfi*a, Letra*ento Cartográf*c*, *artografia *átil, Maquetes, Mapas
</line>
</par><par>
<line>
M*ntais e Croqui. Esses conceitos já aparecem nos cu*r*culos escolare*. Na tentativa
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
e*co*trar **spostas para uma das q*es*ões norteadoras deste tra*alho, *eferente ao *ugar
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*i*guagem cartográfica no currí*ul* escolar,
</line>
<line>
busc*u-s* s*porte nos *arâmetros Cu**icula**s
</line>
</par><par>
<line>
*acionais -PCN (*RASIL, 1998), e no texto fina* d* Com*onent* *eografia, da Base
</line>
<line>
Nacional Comu* Cur*icula* - BNCC (*RASIL, **1*).
</line>
</par><par>
<line>
A Cartografia Escolar tem apresentad* u* crescime*to exp*n*ncial,
</line>
<line>
em *s*ecial
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pa*tir da últim* década do *éculo pas*ado, principalmente c*m a a****imação d*ssa área com
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
*nsi*o d* Geografia na
</line>
<line>
educaçã* básic*. *o início deste século, as pesq*isas têm
</line>
</par><par>
<line>
apresentado
</line>
<line>
um c**scimen*o parti**o *e *rabalhos de d*ssertaç*es
</line>
<line>
de m*s*ra*o *
</line>
<line>
teses de
</line>
</par><par>
<line>
**utorado e, mais r*ce*temente, *e publicações em anais de
</line>
<line>
eve*tos,
</line>
<line>
*eriód*c*s, l*vros
</line>
</par><par>
<line>
impressos e *-b*oks.
</line>
</par><par>
<line>
Foram i*entificadas **gumas t*orias qu* **m norteado os *r**alh** des*a área como:
</line>
<line>
Epist*mo*ogia Genéti*a de Jean Piage*, presente nos trabalhos li**dos às r*l*çõe* es*aciais
</line>
</par><par>
<line>
(topológica,
</line>
<line>
projetiv* e
</line>
<line>
euclidiana), que norteou princi*a*mente os t*abalhos co* os Anos
</line>
</par><par>
<line>
Inicia*s do Ensino F**damental. Outra* teorias têm subs*di*do os *rabalhos dessa área, dentre
</line>
</par><par>
<line>
el*s, *erece destaque a Teoria Histórico Cul*ural, d* Vygosty, prese*t* *os trabalhos
</line>
<line>
c*m
</line>
</par><par>
<line>
m*pas me**a*s e racioc*nio espa*ial; e Semio*ogia Gr**ica, *e *aques Bertin,
</line>
<line>
*ue t*m
</line>
</par><par>
<line>
c*ntribuído com os tr**alhos ligados à pr*dução de atlas es*olares.
</line>
</par><par>
<line>
Dito i*so, part*-se *ara uma brev* cita*ão dos documento* of*ciais que
</line>
<line>
regulamentam o cur*ículo d* educação básica, a saber: PCN e BNCC. Os PCN, elabo*ad*s e
</line>
<line>
*provados em 1998, apresentaram uma propost* de trabalh*r a Cart**rafia no terceiro ciclo
</line>
<line>
(6º * 7º *nos) do Ensino F*n*amen*al *omo eixo t*mático * dentro do eix* a*ordar doi* *emas
</line>
</par><par>
<line>
(*er Quadro 2). *um primeir* m*mento,
</line>
<line>
*rop*e-se iniciar o
</line>
<line>
pro*esso de alf*betização
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, Teresina PI, v. 17, n. 10, art. 16, p. 310-325, out. 202*
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. S. Barbosa
</line>
<line>
316
</line>
</par><par>
<line>
cartogr*fica e, em s*g*ida, a lei*u*a autôno*a do mapa. Para *al, foram ut**izados d*i* mapa*
</line>
<line>
conceituais *onstruídos p*r Simiel* (1986).
</line>
</par><par>
<line>
Quadro 2 - A Cartografia *o
</line>
<line>
3º ciclo (6º e 7º an*s) do *ns*no Fundamental como
</line>
</par><par>
<line>
*onteúd* te*át*co *os PCNs (BRASIL 1998).
</line>
</par><par>
<line>
EIXO
</line>
<line>
TEMA*
</line>
</par><par>
<line>
E*xo *: A Cartog*afia como instrumento *a ap*oxi*a*ão dos lugare* e d* mundo.
</line>
<line>
Da *lfabet**ação à le*t*ra crítica e *apeamento conscient*. *s mapas como *ossibilidade *e comp*een*ão e estudos comparativos *a* difer*nte* paisagens e lu*are*.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Barbos* (2018).
</line>
<line>
C** bas* n** *ados *o qu*d*o aci*a, a representação *spaci*l aparece como sugestão
</line>
<line>
de conteúdo a ser min*stra*o n* 3º ciclo, que cor*espond* ao 6º e 7* ano* do *tual currículo do
</line>
<line>
En*ino Fu*damental de nove anos. O retrato da fidel*dade à proposta apresentada no* PCNs
</line>
<line>
**tá nos livros didáticos utiliz*dos na escola, nos quais os conteúdos geográficos qu* tem uma
</line>
<line>
aproxi*ação c*m a c*rtog**fi* são **seridos *o 6º ano e e* raros casos aparecem nas séries
</line>
</par><par>
<line>
subsequentes,
</line>
<line>
seja no fin*l das unidade* *u com* anexo no final *o livro, ou em
</line>
</par><par>
<line>
notas/quadros inform*tivos ** final das u*idad*s.
</line>
<line>
Pouc** esta*os ousaram constru*r seus curríc*los de forma a atender as neces***ades
</line>
</par><par>
<line>
locais ** regionais. A
</line>
<line>
maioria const*u*u um cu*rículo n* te*tativa de atender aos cr*térios
</line>
</par><par>
<line>
estabelecidos pelo Progr*ma Nacion*l do L**ro Didático (PNL*) a partir de 2010, ou seja, o
</line>
<line>
conteúd* do livro di*ático serviu muito *ais de referênc*a p**a a elaboração *u reformulação
</line>
<line>
dos cu*rícul*s de a*guns e*tados e municípios do qu* o* PCNs.
</line>
</par><par>
<line>
Desde 2015 se pre*encia o processo de reformula*ão *o currículo
</line>
<line>
*aciona* com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
elaboração e ap*ov**ão
</line>
<line>
da BNCC *ar* atender a e*ucaçã* básica. Para muitos, o texto *i*al
</line>
</par><par>
<line>
*o Ensi*o F*ndamental a*resenta avanços, p**a ou*r*s o documen*o é u* retrocesso
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
educação do país. No en*ant*, vale frisar q*e a BNC*, a*sim como foi com os PCN*, não *erá
</line>
</par><par>
<line>
considerada como currícu*o
</line>
<line>
nac*on*l, mas com* uma base par* que, a partir de*a e*tad*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
municíp*os *o*sam r*formular ou até mesmo criar s*us *esp*ctiv*s *urrícu*os.
</line>
<line>
No quadro * (a seguir) s*o aprese*t*das as unid**es temáticas c*nsideradas eixos
</line>
<line>
o*ganizador*s do* *onteúdos escolares, segu*das das c**acteríst*c*s, o* seja, o q*e *e es*era
</line>
<line>
alcançar ao *inal de cada unidade temática.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*res*na, v. 17, n. 10, art. 16, p. 310-32*, **t. 20*0
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Linguagem Cartográfica na Formação e na Prát*c* do Professor de Geografia à *uz da Teoria
</line>
<line>
*17
</line>
</par><par>
<line>
Qu*dro * - A Cartografia na BNCC de G*ograf*a nos *nos Fina*s do En*ino
</line>
</par><par>
<line>
Fundam*nta*
</line>
</par><par>
<line>
*NIDA*ES TEMÁ*I*AS
</line>
<line>
*A*ACTER*STIC*S
</line>
</par><par>
<line>
O su*eito e seu lugar no mund*.
</line>
<line>
*ocali*a*-se as noções d* pertenc*mento e iden*idade.
</line>
</par><par>
<line>
Cone*ões e escalas.
</line>
<line>
Promover art*culaçã* de d*ferente* espaç*s e *scolas de *nálise, possibi*itando que os alunos c*mpre*ndam as *elações existe*tes entre fatos nos nívei* local e **obal.
</line>
</par><par>
<line>
*und* do trabalho.
</line>
<line>
Abor**m-se os processos e as técnicas c*nstru*i*as e o uso de diferentes m**eriais produ*idos pelas sociedades em diversos tempos.
</line>
</par><par>
<line>
F*rmas de rep**sentação e pen*am**to espacial.
</line>
<line>
Prom*ver ampliação *r*da*iv* *a c*ncep*ão d* que * um mapa * de ou**as formas *e *ep*esentação grá*ic* são *eunidas apre*dizagens que envolvam o r*ciocínio ge*gráfi*o.
</line>
</par><par>
<line>
Natureza, a*b*ente e q*alidade de vida.
</line>
<line>
Bu*c*-se a unidade da Geogr*f*a, artic*lando Geo*rafia Fís*ca e G**gra*ia *uma*a, **m destaque para a d*scussão dos proce*sos físico-na*urais d* planeta Te**a.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Brasil (2017). Grifo d* auto*.
</line>
<line>
Na BN*C para * ensi*o fundamental de no*e *nos, as cinco u**dades temá*ic*s
</line>
<line>
definidas s*gue* o *urr**ulo do *° ao 9º ano, mudando apenas os objet*s de conhecim*ntos e
</line>
<line>
*s *a*ilidades. Vale d*sta**r q*e a unidade temática "Formas de re*resentação e pen*amento
</line>
<line>
espacia*" *ndica * possibilid*de *e inserção da t*o son*ada "alf*betização carto*rá*ica" desde
</line>
<line>
os an*s ini**ais, *omo defe*dem muito* pesq**sad*res da Cartogra*ia Escolar que **m
</line>
<line>
dedicado *eus estudos ao processo de ini*iação * le*tura * interpret*ção *e mapas (PASS*NI,
</line>
<line>
2012).
</line>
</par><par>
<line>
Dian*e desse
</line>
<line>
novo
</line>
<line>
currí*ulo, cabe * indag*çã*: *ual será o desafi* do* *rofe*sores
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
das esc**as de materia*izar as unidades temá*icas, o*jetos do *onheciment* e habilid*des
</line>
</par><par>
<line>
conti*as na BNCC? A m*danç* oc*rre n*o só no c*rrí**lo, m*s *am*ém no proc*sso
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
formação e n* prática dos professores que já estão ins*rido* no processo de ensino. Vale
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pe*a pe***r na racional*dade que orientará as práticas dos professores diante dess* nova
</line>
<line>
realid*de.
</line>
<line>
A p*rtir *o *ró*imo subitem, fa*arei um pou*o da pr**osta d* Haber*as (20*2a;
</line>
<line>
2012b) para o desenvolvi*ento *e uma rac**nalidade comunicati*a cap*z de formar *uj*itos
</line>
<line>
autônomos e eman*ipados. Tal di*cus*ão se *onstitui como um d*s *bjetivos do presente
</line>
<line>
*exto, *ue tem como b*se teórica e c**ceitual a Teoria da Ação Co**nic*tiva do sup*aci*ado
</line>
<line>
auto*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 17, n. 10, *r*. 16, p. 310-*25, *ut. 2020
</line>
<line>
www4.fs*net.*om.*r/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. S. Barb*sa
</line>
<line>
318
</line>
</par><par>
<line>
3 RE*UL*ADO* E DISC*SS*E*
</line>
</par><par>
<line>
3.1 O agir comunicativo e as perspecti*as ** for*a*ão e da prática de *rofessor*s
</line>
</par><par>
<line>
Em sua *eoria, Habermas (2012a) parte do princípio de q*e os homens são capa*es de
</line>
<line>
ação e, para ta*to, utiliza* a *ing*a*em para a comuni**ção *om *eus *ares, buscand* che*ar
</line>
<line>
a um e**endime**o *álido. Portanto, o entendimento é guiado por atos comu**cativos e
</line>
<line>
i*ters*bjetiv*s entre seus pa*ticipant*s.
</line>
<line>
S*ndo **sim, a raz*o comuni**cional se dá por meio de relaç*es intersubjetiv*s na
</line>
</par><par>
<line>
interação de suj*ito* q*e buscam *ompreender
</line>
<line>
um determinado fa**. D*s rela*ões
</line>
</par><par>
<line>
i**ersubjet*vas é *ue se pode disce***r a *nivers*li*ação d*s interesses n*ma di**ussão. É
</line>
<line>
n*sse ponto que o *und**ent* d* uma *tica da discussão exige a reconst*uçã* de *m e*paço
</line>
</par><par>
<line>
cr**i**, a*erto e pluralist*. Dessa forma, a rac*o***i*a*e passa * ser vis*a como
</line>
<line>
uma fonte
</line>
</par><par>
<line>
ins*iradora nas a*õe* humanas, com vistas à emancipaçã* dos homens e a um maio*
</line>
<line>
entendimento d* m*nd*.
</line>
<line>
Segundo Habe*mas (2012a), existe n* sociedade d*as esf*ras: o sist**a e o mundo
</line>
<line>
da vi*a. * sist*ma t*ata da "repr**u*ão material", *irigido pe*a ló*i*a i*strument** das
</line>
<line>
ade*uações d* me*os e fins nas r*lações d* pod*r po*ítico e p*der econômico. Já o mundo d*
</line>
</par><par>
<line>
vida refer*-se ao espaço s*ci*l
</line>
<line>
em que * ação
</line>
<line>
comunica*iva pe*mite a *ea*iz*ção da *azão
</line>
</par><par>
<line>
com**icativa, *alcada no di*logo e
</line>
<line>
na força do melhor *rg*mento
</line>
<line>
em *ontex*os int*rat*vos,
</line>
</par><par>
<line>
livre *e co*ção.
</line>
</par><par>
<line>
Para Ha*erm*s (201*a), * rel*ç** di*léti*a **tre *istema e m**do *a vida ocorrem via
</line>
<line>
do*s *rocesso* *istin*os, que **o: processo de coloni*ação do mun*o da vida pe*o sistema e o
</line>
<line>
pro*ess* *e emancipação do mundo da vida. A comp*ee**ão do processo d* colon*zação do
</line>
<line>
*undo da vida *elo sistema deve partir n**e*sariamen*e do entendim*nto das racion*lidad*s
</line>
<line>
que conduzem as açõ*s no int*r*or d* sistema.
</line>
<line>
Ainda conforme *abe*mas (1*96), exist*m dua* rac*onal*dades responsáv*is pelo
</line>
</par><par>
<line>
proces*o em d*scussão,
</line>
<line>
uma r*c*ona*idade econôm*ca, *uiada pelo capi*al e ou**a
</line>
</par><par>
<line>
**ministrativa, guia*a pelo poder. As var*ávei* capi*al e poder, juntas, invad*m as t*madas de
</line>
</par><par>
<line>
decisões no mu*do
</line>
<line>
da
</line>
<line>
vida, causan*o *ssim, sua co*oni*ação, v*r fi*ura 1 (a se*uir). De
</line>
</par><par>
<line>
aco*do com Habermas (20*2a), emancipação humana e *ocia* no contexto cont*mporâneo a
</line>
</par><par>
<line>
não depen*e mais exclu*i*amente *a cat*goria tr*balho *ão alienado,
</line>
<line>
c*mo
</line>
<line>
ocor*ia
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
</page><line>
int*rpretação marxis*a. Em v*sta di*so, deve-se, em sua o*inião, instaur** uma nova categori*,
</line>
<line>
algo que abrange todas *s esf*ras *a vida humana, isto é, uma categoria com função
</line>
<line>
intermediadora das t*mática* da racio*a*idade comunicativa, do s*st*ma e do m*ndo da v*da,
</line>
<line>
Rev. *S*, Teresi**, v. 17, n. 10, art. 16, *. 310-325, ou*. 2*20 www4.f*anet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Linguagem Cartog**fi*a n* Formação e na P**tica do Profes*or de Ge*gra*ia à Luz *a Teoria
</line>
<line>
319
</line>
</par><par>
<line>
e que, além dis*o, po*sa su*s*diar * d*sc*ssão
</line>
<line>
e resoluçã* de problemas inerentes
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
**de*nidade. Ha*ermas (*012*) pensa que a úni*a cate*oria ca*az d* esta*elecer um el*
</line>
<line>
in*ermediad*r e*tre toda* as esfer*s huma*as, t*nto sociais *omo *ndiv*d*ais, é a linguagem,
</line>
<line>
e é do uso desta *ue deriva o conceito "a*ão c*municativa".
</line>
<line>
Fi*ura 1 - Processo de coloniza*ão *ela razão instrument*l
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Habermas (19*6, p. 132).
</line>
</par><par>
<line>
Nesse senti*o, *eve-se compre*nd*r a emancipaç*o a*ravés
</line>
<line>
do dese*v*lv*men*o
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
pe*soas au*ônom*s e racionais numa sociedade d*mo*rática, ca*ac*erizada por relaçõ**
</line>
<line>
*i**ógic*s * recípr*ca*. Além d*sso, r*ssalta-se a im**rt*nc** de *ocalizar o tr*balh* co* os
</line>
</par><par>
<line>
suj*itos não somente em s*la
</line>
<line>
de aula, *as também envo*vendo o contexto s*ciocult*ral *
</line>
</par><par>
<line>
pol*tico no qual a prática educativa se ins*re, bem como
</line>
<line>
as subjetividades do* suje*t*s
</line>
</par><par>
<line>
educativo*
</line>
</par><par>
<line>
A lingu*gem to*na-se, *ntão, um dif**encial na teoria de Ha*ermas (2012b). Po*emos
</line>
</par><par>
<line>
con*iderá-la como toda e
</line>
<line>
*ualquer forma de comunicaçã* que pode *o*i*icar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
comp*rta*ento. *a concepção *abermasi*n*, a linguagem é conc*bida como o el* de
</line>
<line>
int*ração entre os s*jeito*, a f*m *e g*ran**r * *emocracia das d*cisões coletiv*s por me*o de
</line>
<line>
argu*e**ações. Na Teoria da Ação Co*unicativa (TAC), o autor pr*tende *nv*stigar a razão,
</line>
</par><par>
<line>
dando a ela um novo conceito: a razão comunic*t*va. Propõe, *ntã*, out*o para*i*ma,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
mudanç* do paradigma da filosof*a da *onsc**ncia para o
</line>
<line>
*a fil*sof*a da
</line>
<line>
*inguagem. A
</line>
</par><par>
<line>
mud*nça de
</line>
<line>
paradigma pr*p*sta pelo filósofo supõe não *penas a supe*ação do r*c**cínio
</line>
</par><par>
<line>
*ógic* ou do processo de in*erpr**ação
</line>
<line>
do c***ecimento, no *ual * sujeito con*ece
</line>
</par><par>
</page><line>
isoladamente, m*s principalmente em toma* as ações e os atos de *a*a e representações como
</line>
<line>
p*nto de partida d* extr*ma i*portân*ia no interior d*s relações.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin* *I, *. 1*, n. *0, art. 16, p. 310-*25, ou*. **20 ww*4.fsanet.*om.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. *. Barb*sa
</line>
<line>
32*
</line>
</par><par>
<line>
P*de-s* not*r então que o grande salto paradigm**ico proposto por Haberma* (*012b)
</line>
<line>
em relação ao paradigma anterior não se fundamenta ap*n*s na *rítica ao pensamento
</line>
<line>
moderno. *ropôs e cons*ruiu *oda um* te**ia alte*nativa b*sea*a no *aradigma d*
</line>
</par><par>
<line>
co*unicação,
</line>
<line>
visa**o o caráter
</line>
<line>
eman*ipatório dos sujeitos; no entant*, o foco
</line>
<line>
cen*ral para
</line>
</par><par>
<line>
este salto par*digm*t*** fundamentou-se num* visão di*erencia*a de razão * ra*ionalid*de.
</line>
</par><par>
<line>
Ne*te sentido, a edu*ação é considerada, segu*do Bou*leuer (2*01), *om* uma
</line>
<line>
aç*o
</line>
</par><par>
<line>
ent*e suje*tos, ou seja, uma aç*o social, po*s *oda ação social se d* * partir de uma interação
</line>
<line>
entre os plan** de a*ão de dois o* ma** sujeitos, de f*rma que ** ações de um possam ser
</line>
</par><par>
<line>
cone*t**as às açõe* de outro. T*da
</line>
<line>
ação se b*s*ia em um saber ou, se preferirmos, é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
mani*estação de um saber ou de u*a con*icção. No ***o de u*a ação social, o que se
</line>
</par><par>
<line>
manifes*a
</line>
<line>
pode *er tanto a expressão de um saber comu* como a expressão de um*
</line>
</par><par>
<line>
imposiç** de uns sobre os outro*. As duas pos*ib*lidades demarcam o uso de
</line>
<line>
di s t i nt os
</line>
</par><par>
<line>
me*a**smos de c*ordena*ã* *e aç*o.
</line>
</par><par>
<line>
O que, entã*, dete*mina a racionalidade de uma a*ão? Inici*lm**te, *eria i*portante
</line>
</par><par>
<line>
esclarecer o que se *ntende por **ci*nalidad*. Boufleuer (200*) menci*na *ue a
</line>
<line>
prime*r*
</line>
</par><par>
<line>
impressã* é * d* que a racio*alidade está no domíni* *o sa*er que a linguagem expre*sa, * a
</line>
<line>
ação real**a. *e fa**, e*iste *ma r*lação *n*re estes dois elemento*, no entanto, *abe*m*s
</line>
</par><par>
<line>
(2012b) ar*umen*a que a
</line>
<line>
racio*alidade d* um ato de fal* ou *ção diz respeito nem tanto a*
</line>
</par><par>
<line>
saber em ** ou à
</line>
<line>
sua aquisi*ã*, e sim à forma como os suj*itos cap**es de linguagem * de
</line>
</par><par>
<line>
ação fazem uso desse saber.
</line>
<line>
Porta*to, a racio*alida** está na f*rma com* os su*e**os fazem uso do sa*er en*arn*do
</line>
<line>
e* suas ações e *a*i*estações simbólic*s. Pode-** c*amar de racional o sujeito que é capaz
</line>
</par><par>
<line>
de fundamenta* a convicçã* que *otiva sua ação o* s*a fa**. Na *e*spect*va da TAC,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
racionalidade q*e orienta as ações de
</line>
<line>
um sujeito *ode se* do tipo in*t**m*nt*l, *o*tada
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
êxito, ou do tipo c**uni*ativa, *oltada a* entendime*to.
</line>
<line>
Dian*e dess* exposição sob*e a TAC, cabe agora uma refl*xão e ten*ativa *e conexão
</line>
</par><par>
<line>
desta
</line>
<line>
co* o processo de *ormaç*o *nicia* dos ***fessores de Ge*grafia, bem c*mo sua
</line>
</par><par>
<line>
proj*ção para as práticas
</line>
<line>
*ocentes *rente ao *esafio do
</line>
<line>
novo cur*ículo. Inicialmente,
</line>
<line>
faz-*e
</line>
</par><par>
<line>
re*erência ao pr*meir* document* qu* fo* a p*blicação das Diretrizes Cu*ricula*es Naciona*s
</line>
</par><par>
<line>
para Fo*mação de Pro*essores (DCN*P) em
</line>
<line>
nível superior, atr*vés da resoluçã* nº 2 C*E
</line>
</par><par>
<line>
(BRASIL, 20*5), esta fez rea*ender *iscu*sões e deba**s em âm*ito instit*cional s*br* *s
</line>
</par><par>
<line>
conhe*imentos *ecessári*s à formação ini**al
</line>
<line>
docente. Vê-se
</line>
<line>
com a **blicação da referida
</line>
</par><par>
</page><line>
resolução * poss*bilida*e de se ar*icular * fo**ação i*icial e conti*u*da *os **ofessores como
</line>
<line>
Rev. FS*, Te*esina, v. 1*, n. 10, art. 1*, p. 310-325, o*t. 2020 www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Linguagem Cartogr*fica na F**mação e na Prática *o P*ofessor de *eografi* à Luz da *eori*
</line>
<line>
321
</line>
</par><par>
<line>
também inst*tui* *m mod*lo d* fo*maçã* *apaz
</line>
<line>
de estreitar os v**culos entre as institu*ções
</line>
</par><par>
<line>
form*dora* *e Edu*ação Su**rio* e as escolas de Educação Bá**ca.
</line>
<line>
Por outro lado, * vál*do q*est*onar se ao inflar o currículo dos cur*os de forma**o com
</line>
<line>
questõ*s, que e**or* ur***tes e neces*ári*s de serem discutid*s *m qualquer projeto
</line>
</par><par>
<line>
f**mat*vo hu**nizad*r, não há * r*sco de se
</line>
<line>
esvaziar, por outra* *ias, * centralidade
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
formar profess**es *om *omíni* do pr*c*ss* *ducativo * da *rát*ca ped*gó*ica? Diant* d*sse
</line>
<line>
ce*ário *e mudanças de c**rículos t*nto no ensi*o superior *uanto na educ*ção bás*ca, urge a
</line>
<line>
neces*id*de d* uma nova racionalidad* que oriente * *ormação dos fu***os professores. O
</line>
<line>
de*afio que *e impõe é: como g**antir uma *ó*i*a *ormaçã* t*órica n*s *reas e*pecí*icas,
</line>
<line>
princípio bá*ico ** forma*ão docente, e a* mesmo tempo contemplar todos *s componentes
</line>
<line>
curricul*re* dos núcleos mencion*dos na re**luçã*?
</line>
<line>
*ecentemente, *ma nova re*olu*ão foi p*blicada em su*sti*uiçã* * r*solução *NE n*
</line>
</par><par>
<line>
2 CNE (*RASIL, 2015), tra*endo um adicional que é a Base *aci*nal C*mum par*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Formação de Pr*fessores, *onhec*da
</line>
<line>
como
</line>
<line>
BNC *ormação, co**id* n* Reso*ução nº.
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
<line>
C*E/*P (BR*SIL,
</line>
<line>
2*19). Esta n*v* resol*ção
</line>
<line>
*efine as Diretrizes Cu*ricular*s Nacionais
</line>
</par><par>
<line>
para a F*rmação In*c*al de Professore* *ara * Edu*ação Básic* ins*itui a *ase Nacional e
</line>
<line>
Co*um para a Formação Inicial de Pr*fessores da Educa*ão Básica (BNC-Formação).
</line>
<line>
Dando continuidade à disc*ssão, *hama-se * atenção para * se*unda parte do
</line>
</par><par>
<line>
docum*nto no *ocante à BNC-Formação, q** são t*ês eixos
</line>
<line>
nortea*ores, a saber:
</line>
</par><par>
<line>
co*h*ciment*, prática e engajam*nto *rofissional. Acre*ita-se
</line>
<line>
q*e esse novo modelo seja
</line>
</par><par>
<line>
capaz se
</line>
<line>
ofe*ecer uma form***o mais sól*da a* futuro prof*ssor, isso se for colo*a** em
</line>
</par><par>
<line>
prát*ca pel** institu*ções resp*nsáv**s pe*a formaçã* do* *rofessores para
</line>
<line>
atua*em
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
*ducação básica.
</line>
</par><par>
<line>
A refl*xão do pr*fessor, *o qu* se refere à sua práti**, te* como foco principal as
</line>
</par><par>
<line>
razões que fundamentam seu pensamento, su* fala e ação. Em s*ma, o professor é um "ator
</line>
</par><par>
<line>
*acional"
</line>
<line>
em *ois sentidos: a) P*rqu* é c*paz de agir, e *e fato age a maior parte de seu
</line>
</par><par>
<line>
tempo a partir
</line>
<line>
de
</line>
<line>
r*zões/racionalidades; b) Porque é cap** de refletir so**e
</line>
<line>
es**s
</line>
</par><par>
<line>
r*zões/ra*ionalidades par* ar*icul*-*as, *riá-las e re*ormulá-l**. Port*nto, * r*c*ona*id*de
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
um* ca*a*idade *ssencial do professor enquanto a*or envolvid* na ação. "[...] * capacidade *e
</line>
<line>
agir, de f*lar e de pensar, elaborando um* or*em de razão par* ori*nta* s*a p**tica"
</line>
<line>
(TAR*IF; *AUTHIER, 2*01, p.198).
</line>
</par><par>
<line>
*s profes*ores da educa*ão
</line>
<line>
básic*, em
</line>
<line>
espec*a* os
</line>
<line>
dos Anos Fi*ais do Ensino
</line>
</par><par>
<line>
Fu*damen**l são consc*entes d* importância da necessida*e *e *tiliza*em a lingu*gem e
</line>
</par><par>
<line>
cartográfica ** sa*a
</line>
<line>
de au*a, p*r*m, muitos deles nã* tê* o conh**imen*o s*ficien*e
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Ter**ina PI, v. 17, n. 10, art. 1*, p. 310-325, out. 2*20
</line>
<line>
ww*4.fs**et.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. S. Ba*b*sa
</line>
<line>
*22
</line>
</par><par>
<line>
isso. E*se *r*blema a*ompanha *
</line>
<line>
profes*or
</line>
<line>
d*sde a fo*mação inicial e perdura
</line>
<line>
na prátic*
</line>
</par><par>
<line>
ped*gógica, poi* esta*os * m*nicípi*s *ão *fere*em for*ação continuada no sentido de suprir
</line>
<line>
essa lacuna, e esse é um d*s *aiore* desafio* da Cartogra*ia Escol*r para os próximos anos
</line>
<line>
frente * *ova pro*osta cu*ricular.
</line>
<line>
Di***e *o expos*o, acredita-s* que um *os maiores des*fios a ser*m enfrentados pelos
</line>
</par><par>
<line>
p*ofessore* f*rmadores seja primeiro a *rganizaçã*
</line>
<line>
do cu*rículo dos cursos
</line>
<line>
de
</line>
<line>
lice*ciat*ra,
</line>
</par><par>
<line>
i*ic*almente pela Resolução n. 02 CNE (BRASIL, 201*) e poster**rm*nte pela Resoluç*o nº.
</line>
<line>
2 C*E/CP (BRASIL, *019), be* c*mo atentar para os e*xos t*máticos *a BNC*. Nes*e caso,
</line>
</par><par>
<line>
mudança* *ess* na*ure*a care*em de *ma *ova *acio*alidade empregada
</line>
<line>
pe**
</line>
<line>
professor
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
gestão d* sala d*
</line>
<line>
aula
</line>
<line>
*urante pro**sso de tr*nsf*r**ção p*dagógica *o* c**teúdo* de o
</line>
</par><par>
<line>
e**ino.
</line>
</par><par>
<line>
* CON*IDERAÇÕES FINAI*
</line>
<line>
Na década *e 1990, a *a*tograf*a já *parecia *o* PCNs em form* *e bloco te*á*ic*
</line>
<line>
no t*rceiro ciclo. Como reflexo, os *i*ro* di*ático* de Geogr*fia *o 6º e 7º anos apre*entam
</line>
<line>
co*teúdos r*lacionados a*s con*eú*os cartográfico*, uns como conteúdo **rig*tório e outros
</line>
<line>
apenas como a*ex*. *a BNC*, a Cartografia aparece co*o um* *inguagem, estando *resente
</line>
</par><par>
<line>
ao longo *os nove anos
</line>
<line>
do *nsino fund*menta* como u* *loco temá*ico e, dentro de c*da
</line>
</par><par>
<line>
a*o, apresen*a co**eit** que têm a intenção *e desen*olv*r um raci*cínio *s*acial.
</line>
</par><par>
<line>
N* ***, a linguagem vi*ta como p*ssib*l*dade de **tendi*ento ent*e sujeitos é
</line>
</par><par>
<line>
através de contextos
</line>
<line>
comunic*tivos. D*sta *or**, K*lacny (1969) ao propo* a *eoria
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Comunicação Cartográfica, viu no
</line>
<line>
mapa um meio
</line>
<line>
de comunicação e*tre d*i* s*jeitos **b*e
</line>
</par><par>
<line>
uma det*rm*na*a *e*lidade. Nes*e sentido, a linguagem cartográfica pode ser util*zada co* o
</line>
</par><par>
<line>
* nt ui t o
</line>
<line>
de comunicação e*tre
</line>
<line>
professo* e
</line>
<line>
al**o,
</line>
<line>
*em como ent*e os *lunos, uma vez **e se
</line>
</par><par>
<line>
u*i*izam nas escolas **e*a*
</line>
<line>
duas *ormas de linguage*: a fala * a escrita. Acr*dit*-se que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
r*presen*ação gráfi*a e cart*gráfica *ode ser utilizada em situaçõe* didá*icas na sala d* a**a,
</line>
</par><par>
<line>
guia*a por uma raciona*idade pedagó*ica
</line>
<line>
do t i po
</line>
<line>
comunicativa. *ão é *ntenção desse te*to
</line>
</par><par>
<line>
r*ce*tar aos p*ofessores a for*a correta
</line>
<line>
*e u*o da *inguagem *ar*og*áfica em sala de
</line>
<line>
aula,
</line>
</par><par>
<line>
po*s sa*e-se
</line>
<line>
q*e cada c*n*eúdo, cada turma, cada escol*, cada pro*es*or te* u*a
</line>
</par><par>
<line>
subjetividad*, e a dinâmi*a do espaço esc*lar é *egida pela incertez*.
</line>
</par><par>
<line>
Independente *a formação a*adêmic*, o professor é cap*z
</line>
<line>
de con*uzir * process* de
</line>
</par><par>
</page><line>
*rans*ormação peda***ica dos cont*údos e*colare* em sala de a*la. Para isso, ele deve *azer
</line>
<line>
*so de **versas fe*rame*tas que possam auxiliá-l* em s*a prática *o*idian*. O qu* t*lv*z lhe
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina, v. 1*, n. *0, art. 16, p. 310-325, ou*. 2020 w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Lin*uagem Car*ográf*ca na Fo*mação e na P*ática do P*ofessor d* Geografia à L*z da Teoria
</line>
<line>
323
</line>
</par><par>
<line>
falte seja a h*bilidad* pe*agógica de se*ecionar recur*os materiais adequados para
</line>
<line>
proporcionar ao al*no uma experiência difere*ciada, e que permita mater*alizar os conteúdos
</line>
</par><par>
<line>
conc*ituais trabal*a*os em sala de *u** em conteúdos atitudi*ais útei* à sua vida
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
soci*d*de (F**SECA, 201*). Acr*dita-se, p*rtanto, que o uso da l*nguagem cart*gr*fic*
</line>
<line>
*omo *n*t*u***to didático d**ante o* p*ocessos pedag*gicos (a*las), a*iada aos pr*n*íp**s *a
</line>
</par><par>
<line>
Teoria d* Ação Comu*i*a*iva, p*de
</line>
<line>
or*en*ar o tr*balho
</line>
<line>
d* prof**sor *umo a uma
</line>
<line>
prática
</line>
</par><par>
<line>
e**n*ip**ória, cujo re*ul*ado **ss* *rocesso é uma ap*endizagem
</line>
<line>
qu*
</line>
<line>
d* fa*o sat*sf*ça
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*odos os envolvi*os.
</line>
</par><par>
<line>
RE*ERÊNC*A*
</line>
</par><par>
<line>
A*ME*DA, R. D; ALMEID*, R. A. Fundamentos e perspectiv*s da *artografia Es*olar *o
</line>
<line>
Brasil. Revista Brasileira de C*rtogr*fia, Rio d* Ja*eiro, n. 66, v. 4, jul./ago. 2014. *. 88*-
</line>
<line>
897. ISSN 1808-0936.
</line>
<line>
BA*BOSA, R. S. Lingu*gem cartográfica e açã* comuni*a*iva: a racionalidade *as
</line>
<line>
práticas d*c*ntes *os professore* de Geog**fia d* en*ino funda*en*al. Te*e (*out*ra*o
</line>
<line>
em Geografia). U*i*er**dade Fed**al d* *ernambuco, 201*.
</line>
<line>
BARBOSA, *. S; S**TOS, F. K. S. *ingua*em Car*ográfica e Ação Comunicativa --
</line>
<line>
Belo Horizonte - MG: Editora Poi*so*, 201*
</line>
</par><par>
<line>
**BN: 978-*5-7042-153-1.
</line>
<line>
DOI: 10.36*2*/*78-85-*0*2-*53-1.
</line>
<line>
Dis*oní*el
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
htt*s://www.poisson.com.br/livro*/i*d*vi*uais/Carto*rafia/Ling_Cartograf**a.pd*
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X
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2) a*álise e in*erpret**ão dos dados.
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<line>
*
</line>
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<line>
3) ela*or*ção do rascunho *u na revisão crític* d* conte*do.
</line>
<line>
X
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<line>
4) participação na ap*ovação da ve*são final do manu*c*i*o.
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X
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Rev. FS*, *eresina PI, v. *7, n. 10, art. 16, p. 310-325, ou*. 2020
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