<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 12, art. 2, p. 31-51, de*. 2*20
</line>
<line>
*SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2020.*7.12.2
</line>
</par><par>
<line>
Re*uzindo Custos e Otimizando Rota* n* Transpor*e A*ravés ** Método Milk Ru*: *m Estudo
</line>
<line>
de C*so
</line>
<line>
Reducing *osts *n* Optimizi*g Transport R**tes T*rough the *ilk *un Met*o*: A Case
</line>
<line>
S*udy
</line>
</par><par>
<line>
Samuel Vinicius *on*to
</line>
<line>
Doutor em Eng***aria de Pr*dução pela Univ*rsidade F*deral do Rio *rande do Sul
</line>
<line>
Prof*ss*r da Universida*e Federal *o R*o Grande
</line>
<line>
*-*ail: svb*na*o@gmail.com
</line>
<line>
J*r** Luis Bra* Medeiros
</line>
<line>
Doutor *m *iência e T*cnologia do* Materiais pela Un*ver*idade Federa* do R*o G*ande *o Sul
</line>
<line>
Prof*ss*r *a Univers*dad* Federal do Rio *rande
</line>
<line>
E-mail: medeiros.jlb@gmail.*om
</line>
<line>
Errol Fernan*o *e*k* Pe*eira *uni**
</line>
<line>
Mestre em Admini*t*ação *ela Univer*idade Fe**r*l do Rio Grande
</line>
<line>
Equipe Mu*tidis*i*linar Ins**t*to F*deral Su*-riogrande**e
</line>
<line>
E-mail: z*pkaef@g*ail.com
</line>
<line>
Is*bel A*aral
</line>
<line>
MBA c*ntrolad*ria e f*nanças pe** Universi*ade do Vale do R*o do* S*nos
</line>
<line>
Equipe Multidis*i*linar I*stitut* *edera* Sul-riograndense
</line>
<line>
E-ma*l: amar**.isa@gmail.com
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Sa*uel Vini*ius Bonato
</line>
</par><par>
<line>
Av.
</line>
<line>
Itália,
</line>
<line>
s/n
</line>
<line>-</line>
<line>
Km
</line>
<line>
*
</line>
<line>-</line>
<line>
Carre*r*s,
</line>
<line>
Rio
</line>
<line>
Gran*e -
</line>
<line>
RS.
</line>
</par><par>
<line>
Brasi*.
</line>
<line>
Edi*o*-Che*e: Dr. Tonny Ker*ey de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: Jorge Lui* Bra* M*deiro*
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
Av.
</line>
<line>
Itália,
</line>
<line>
*/n
</line>
<line>-</line>
<line>
Km
</line>
<line>
8
</line>
<line>-</line>
<line>
Carre*ro*,
</line>
<line>
*io
</line>
<line>
Gran*e -
</line>
<line>
RS.
</line>
</par><par>
<line>
Br*sil.
</line>
<line>
Ar*i*o rec*bido em 24/07/2020. Ú*tim*
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: Errol Fernando Z*p** Pe*eira Juni*r
</line>
<line>
recebida e* 05/0*/2020. Aprova*o em 06/08/20*0.
</line>
</par><par>
<line>
Praça
</line>
<line>
Vinte
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Setembro,
</line>
<line>
455;
</line>
<line>
*ai*ro:
</line>
<line>
*entro;
</line>
</par><par>
<line>
Cidade/UF: Pelotas/RS. Br*sil.
</line>
<line>
Av*lia*o pelo sistema Triple Revi*w: a) Desk Rev*ew
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Is*bel Amaral
</line>
<line>
pelo Editor-Chefe; e *) Double Bl**d Review
</line>
</par><par>
<line>
Praça
</line>
<line>
Vinte
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Setemb*o,
</line>
<line>
**5;
</line>
<line>
B*irro:
</line>
<line>
Cen**o;
</line>
<line>
(av*li*ç** cega por d*is ava*iadores *a área).
</line>
</par><par>
</page><line>
Cidad*/U*: Pelota*/RS. Brasil.
</line>
<line>
Revisão: Gramat*c*l, *ormativa e d* Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. V. B*n**o, *. L. *. *edeiros, E. F. Z. P*reira Junior, I. Ama*al
</line>
<line>
*2
</line>
</par><par>
<line>
RES*MO
</line>
</par><par>
<line>
Consi*erando qu*, em
</line>
<line>
virt*de da competitividade crescente no me**ado atual, as emp*esas
</line>
</par><par>
<line>
devem buscar uma mel*o*ia contí*ua para se *a*t*rem atuantes, nesse sentido um *onto
</line>
<line>
imp*r*ante é possuir um pre*o compe*i*ivo para seus produtos e, p*ra a*ingir esse *bj*tivo, a
</line>
<line>
empr*sa deve red*zir seu* c*st** de p*o*u**o. Este a*tig* b**ca a*res*n*ar um* prop*sta de
</line>
<line>
gest*o **tratég*ca par* a reduç** d* custos log*sticos através do método *ilk Run, utilizado
</line>
<line>
para otimizar a r*ta, coletando peças dos forn*cedores e devolvendo as embalage*s vazi*s.
</line>
<line>
Para isso, foi feita u*a pesquis* apl*cada, d* a*orda*em qualitativa explor**óri* e descriti*a,
</line>
</par><par>
<line>
através do s*te Google
</line>
<line>
Maps, por meio da aplicação do **todo Milk Run para *edução
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
custos log*stico* de uma empresa mul*inacional atuante no setor au*omobil*sti*o. Desse modo,
</line>
</par><par>
<line>
foi realiz*do um or*amento par*
</line>
<line>
a
</line>
<line>
nova rota *unta*ente *om a tr*nsportadora utilizad* pela
</line>
</par><par>
<line>
indústria, cuj*s a*sociações fe*tas entre as novas e a*tigas rotas *ermitiram que *e indicassem
</line>
</par><par>
<line>
q*ais
</line>
<line>
delas deveriam
</line>
<line>
**r adotadas, be* como os
</line>
<line>
ganho* financeiros demonst*a*os
</line>
</par><par>
<line>
num*r*camente
</line>
<line>
através dos i*dicadore*. O que permitiu con*lui* q** necessário par* as é
</line>
</par><par>
<line>
or*anizaçõe* que pre*endem continuar atuan*es *o *erc*do e que al*ejam o sucesso, te*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c*paci*ade de contr*la* melh*r os proc*ss*s da empresa que **fluenci** nos custos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
p*o*ução, garan*ind* as**m a sustentabili*a*e e continuação nas opera*ões.
</line>
</par><par>
<line>
PALAVRA*-CHAVE: Milk Ru*. Otimiza*ão de Rotas. *ed*ção *os Cus*os.
</line>
</par><par>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
C*nside*ing that due to the g*owin* co*pet*tiveness in *he curr*nt ma*k*t, companies *u*t
</line>
</par><par>
<line>
s*e*
</line>
<line>
cont*nuous imp*ovement t* remain *ctive. An i*portant point is to hav* a competit*ve
</line>
</par><par>
<line>
price *or its products and to a**ieve this go*l the com*any must reduce its production cost*.
</line>
<line>
This artic*e seek* *o p*esent a strate*ic mana***ent pr*posal fo* reducing logisti*al co*t*
</line>
<line>
throug* t*e M*lk R*n met*o*, used to optimize the route, colle*ting parts fro* *uppliers and
</line>
<line>
ret*rning empty *ack*ges. Fo* *h*s, an applie* research *as carried out, w*th *n exploratory
</line>
</par><par>
<line>
and
</line>
<line>
descrip*ive *ualita*ive approac*, through th* *oogle M*ps websi*e, thro*gh the
</line>
</par><par>
<line>
application of the Milk R*n meth** to reduce lo*istic*l ***t* o* a mul*i*ation*l company
</line>
<line>
op*rat*ng ** the automo*ile sector. In this way, a budget w*s m*de *or the new route together
</line>
<line>
wit* the carrier *sed by the industry, wh*r* th* ass*ciations m*de *etw*e* *he new and old
</line>
<line>
r*u*es allowed to indica*e which ones should b* ad*p*ed, as we*l as *he financ**l g*i*s shown
</line>
</par><par>
<line>
num*r*cally
</line>
<line>
through the *ndi*****s. This a*lowed us to conclude th*t it is necessary for
</line>
</par><par>
<line>
organizations th** intend to r**a*n
</line>
<line>
activ* in the ma*ke* and *h* *ant su*c*ss, to
</line>
<line>
ha** the
</line>
</par><par>
<line>
abilit* to better
</line>
<line>
control the *ompany's pr**es*e* tha* influence produc*ion costs *nd th*s
</line>
</par><par>
<line>
guarantee**g sustainab*lity and con*inuity in o*era*io*s.
</line>
<line>
*EY*ORDS: Milk Run. Ro**e *ptimization. C*s* *educti*n.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, T*resina, *. 17, n. 1*, *r*. 2, p. 31-51, dez. **20
</line>
<line>
www*.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*eduzin*o C*stos e Oti*izando Rotas no *ransporte *través do Mé*o*o M*lk R*n: Um Estu*o de C*so
</line>
<line>
33
</line>
</par><par>
<line>
1 INTROD**Ã*
</line>
</par><par>
<line>
*tualme*te a competitivid*de ent*e as *mpresas e t*do o ga*h* ob**do tr*nsformam-
</line>
<line>
se em difere*cia*, com impacto di*e*o so*re o m**cado. A util*zação ** recu**os natur*i*, em
</line>
</par><par>
<line>
*e*orrência
</line>
<line>
do desenvo*vimento econômi**, v*m aca*re*and* mu*tas preocup*çõ*s
</line>
</par><par>
<line>
a*bient*is (H***I et al., 20*0). Nesse sen*ido, *
</line>
<line>
busca por melhoria contínua torna-se
</line>
</par><par>
<line>
obrigató*ia: um* empresa que não busca consta*temente a melhoria
</line>
<line>
nã* se manterá atuando
</line>
</par><par>
<line>
po* muito te*po. A facilidade de *ce**o infor*a*ão e a v*locida*e com que * di*u*d*da à
</line>
</par><par>
<line>
p*lo mundo *ont*i*uem d*retamente com os *vanços
</line>
<line>
de todo* os se**res i**u*tri**s, sejam
</line>
</par><par>
<line>
*s*ratégi*os ou tecnológic*s. D*vid* a e*ta re*li*ade, a redução dos custos é fundam*nta* *a*a
</line>
<line>
a sobrevivênc*a *e qualque* *mpresa.
</line>
<line>
Cada vez m*ior é o compr*metimento das e**resas e* te*t*r adi*ionar m*is
</line>
</par><par>
<line>
*f*ciênci* aos seus processo*
</line>
<line>
intern** e exter**s, a fi*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
atender *s *emandas *os seus
</line>
</par><par>
<line>
cli*ntes, visa*do *empre ao a*mento da *rodu*i*i*ade, conv*rtendo-a em *anta*em
</line>
<line>
competitiva para a empresa (*REUSLER et a*., 20*5). Os *uto*es ainda e*plica* que, p*ra as
</line>
</par><par>
<line>
companhias, trabalhar parâme*r*s qualitativ*s passa a ter cada
</line>
<line>
*ez mai* *mpor*ância para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
mel*ori* da sat**fação dos seus cli*nte*, fornec**do destaque *os mecanis*os de mensuraç*o
</line>
<line>
* de monitora*ent* d** process*s.
</line>
<line>
Para Silva (2019), a *estão da ca*eia d* su*rim*ntos atualme*te é **nsi*erada como
</line>
</par><par>
<line>
uma f*rramen*a est*atégi*a
</line>
<line>
**las organizações em sua
</line>
<line>
bus c a
</line>
<line>
por
</line>
<line>
inovaçõe*, gestão ef*ciente
</line>
</par><par>
<line>
d* flux* de materi*i*, pro*utos e inf*rmaçõe*, te*do po* *bje*ivo melhora* o rel*ci**ament*
</line>
<line>
e*tre forne*ed*res, indústria e clientes. Ainda para o autor, o a**s*o à inform*ç*o aum*ntou a
</line>
<line>
consciência *ocal e global, *ontr*b*ind* *a*a a crescente pr**sã* dos consu**d*re*, a*ivistas,
</line>
<line>
*rga*i*açõ*s não *overnam*ntais (*NGs), stakeholders (par*es interessad*s), sobre
</line>
<line>
r*sponsabilid*de ambien*al e sust*ntabil**ade, exigindo qu* as o*ganizaçõe* busquem prática*
</line>
</par><par>
<line>
que também c*nside**m desempenho ambiental (sustentável) e a minimização de **ente* o
</line>
<line>
po*uen*es na natureza.
</line>
<line>
Nesse sentido, * trans*orte rodoviário desempenha um pape* de e*tr*ma i*por*ância
</line>
<line>
pa*a a economia e par* * naçã*, **stacan*o-se por possu** gr*nde flexibi*idade. Dessa *orma,
</line>
<line>
acompanha* o desempenho da* atividade* de tr*nsporte possi*ilita uma *isã* dos pontos e*
</line>
</par><par>
<line>
que a cadei*
</line>
<line>
de suprimentos *ode ser m*lho*ada a fim de
</line>
<line>
se obter v*ntagen* co**et*tivas,
</line>
</par><par>
<line>
p*is * transporte é * mai* importante dos pro**ssos logísticos, tan*o p*la quantidade e valor
</line>
</par><par>
<line>
do* recur*os que co*so*e, como por movi*en*ar produtos de um ponto geográfi*o a
</line>
<line>
out*o
</line>
</par><par>
<line>
(PR*U*LER e* *l., 2015).
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FS*, Teresina PI, *. *7, n. 12, art. 2, p. 31-51, dez. 20*0 w*w4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. V. Bonato, J. L. B. Medeiros, *. *. Z. *e*eira Juni**, I. Amar*l
</line>
<line>
34
</line>
</par><par>
<line>
O transpor*e é *m elemen*o muito imp*rtan*e,
</line>
<line>
ao pensar-se em custos logísticos. De
</line>
</par><par>
<line>
acordo com Ballou (*00*), ele p*de che*a* a dois te*ço* do custo logístic* total. M**ais et al.
</line>
<line>
(2020) apo*t*m que, n* Brasil, o tran*porte de ca*gas é 6*% dos cust*s logísticos da em*res*,
</line>
<line>
4,*% de *eu faturame*t* e pode ch*gar a ser mais que o dob*o de seus lucros. Este alt* cu*to
</line>
</par><par>
<line>
e*tá *elacionad* à má organ*zaçã* dos transportes e aba*tec*mento,
</line>
<line>
tanto de comb*st*vel
</line>
</par><par>
<line>
quant* di*tribuição física dos prod*tos. As*im, encontra-se a necessidade de des*nvolver um
</line>
<line>
pla*e*am*nto estratégico *fi*iente par* a r*dução dos cust*s log**t**os.
</line>
<line>
Vários estudos têm sido d*senvolvidos no* últimos cinco anos, elucidando *or*as de
</line>
</par><par>
<line>
oti*izar processos logísticos e red*zir cus*os
</line>
<line>
e* cadeia* *e va*or,
</line>
<line>
como p*d*-se cita*:
</line>
</par><par>
<line>
Am*ral *t al. (2018);
</line>
<line>
Bo*ato et a*. (2*19*); Bon*to et al. (2019b); Gar*ia et al. (2019a);
</line>
</par><par>
<line>
Ga*cia
</line>
<line>
et al. (2019b); Garcia et al. (*0*9c); L*ngaray *t al. (*017); P*reira et *l. (2018);
</line>
</par><par>
<line>
Pe*e*ra et
</line>
<line>
al. (2019); Pereira Junior et al. (*01*); S*lva *
</line>
<line>
et al. (2019). Todav*a, estudos
</line>
</par><par>
<line>
dem*ns*r*nd* a ap*ica**o d* metodolo*ia M*lk Run em uma indúst*ia automobilística for**
</line>
<line>
pouco enc*ntrados na lit*rat***.
</line>
</par><par>
<line>
Dessa fo*ma, *ste estudo tem
</line>
<line>
por f*nalida*e a redução *os c*sto*
</line>
<line>
di*etos co*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
tra*sporte de matéria*-primas trazidas do f*rneced*r para *ma empresa da indústr*a
</line>
</par><par>
<line>
automobilística, através d* definiçã* de uma nova rota
</line>
<line>
de *oleta de mate*iai*, sen*o
</line>
</par><par>
<line>
de*envolvido ** uma empresa mu*tinacional fornecedor* de
</line>
<line>
compone**es p*ra monta*oras
</line>
</par><par>
<line>
do set*r a*tomobi*ístico, * qual, para fins de sig*lo, será chamada *mpres* D**ta.
</line>
<line>
*ste *stud* *rabalhou a segui*te q**stão de pesquisa: A aplicação do métod* Milk Run
</line>
<line>
é efetiva n* redução dos *ustos de co*pra de matéri*-p*ima e gara*tia d* *elhor *r*ço par*
</line>
</par><par>
<line>
os produtos de uma
</line>
<line>
empre*a *o ****r aut*mobilístico? Este e*tudo
</line>
<line>
te*e p*r objetivo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
propos*a da a*l*cação do método Milk Run p*ra *edução d* cu**os l*gísticos de uma empresa
</line>
<line>
*ulti*a*ional atuante no seto* autom*bilí*tico. Para is*o, *or** esta*ele*idos os seguintes
</line>
</par><par>
<line>
objetivos específi*os: (i) O*imizar as rot*s
</line>
<line>
das c*rgas
</line>
<line>
através d* *ét*do Milk Run; (ii)
</line>
</par><par>
<line>
D*monstrar a redu*ão
</line>
<line>
d os
</line>
<line>
custos do transporte *ogís**co e; (iii) Comparar os valores
</line>
<line>
d*s
</line>
</par><par>
<line>
*ust*s logí*ticos do método convenc*onal com o *étodo Milk Run.
</line>
<line>
2 REF**ENCIAL TEÓ*ICO
</line>
</par><par>
<line>
O estudo do conceito de Milk Run no* leva a
</line>
<line>
uma pesquisa mais ap*ofundada em
</line>
</par><par>
</page><line>
decorrênci* da amplitude do tema, po* isso p*ecisamos des*e*b**-*o em *rês *onceito*
</line>
<line>
distintos, mas complementares: o conceito de logí*ti*a, de cadeia de suprimen*os *, por fim,
</line>
<line>
de Milk Run.
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter**ina, v. 17, *. **, *r*. 2, p. 31-5*, d*z. 20*0 www4.fsanet.**m.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Reduz*ndo Cus*os * Otimizando Ro*as no Transporte Atravé* do Mét*do *ilk Run: Um Estudo *e Caso
</line>
<line>
35
</line>
</par><par>
<line>
*.1 *ontex*ualização da Lo*ística e da Cadeia de Suprimentos
</line>
</par><par>
<line>
Per*ira e* al. (20*4) apon*a a d*ferença ent*e a logís*ic* e a cadeia de suprime*tos.
</line>
</par><par>
<line>
Para o autor, a cadeia d* sup**mentos engl*ba t*mbém * lo*í*t*ca, p*i*
</line>
<line>
busca integr*r
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
coordenar ** membr*s da **deia para ma*imizar a
</line>
<line>
c*mpetitividade * lucrat*vidad* da
</line>
</par><par>
<line>
empresa e seus stakehold*r*. *ara Ballo* (2007),
</line>
<line>
f*co é a
</line>
<line>
ges*ão do *l*xo de produtos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
serviços de f*rm* **is eficaz e eficient*.
</line>
</par><par>
<line>
Borba e Gibbon (2010) i*t*oduzem q*e a logí*tica s*m**e e*istiu. Pa*a os aut*res,
</line>
<line>
antes mes*o da R***lução I*dustrial, os produt*s vêm e vã*, e as pessoas e em*resas *e**re
</line>
</par><par>
<line>
pagaram
</line>
<line>
por is*o. Para *s *utores,
</line>
<line>
por muit* tempo a
</line>
<line>
*ogística *icou relacionada *penas
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
armazenar e transpo*tar produtos. Todavia, no con*exto atual, a log*stica a*sumiu u* sta*us de
</line>
<line>
diferenc*al co*p*titivo, p*rque os movimentos ma*r*econôm*cos e *oc*ais, a partir da dé*ada
</line>
<line>
de 1990, tornara* a ida e * vinda de *ro*utos uma das tarefas ma*s comple*as na* a*ividade*
</line>
</par><par>
<line>
empre*ari*is das organizações. Ne*s* co*texto, Bow*rsox * Closs (*001)
</line>
<line>
apontam que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
logísti*a p*ssou à condi*ã* cent*al da ca*ei* de v*lor, englobando uma *érie de fatores: de*de
</line>
<line>
os forneced*res de matéria-pr*ma a até mesmo o *t*ndimento da dem*nda por prod*tos *or
</line>
<line>
parte do *onsu**dor final.
</line>
<line>
Sobre a definiç*o de logíst*ca, o Co**cil o* Supply Chain M*nagement Prof*ssionals
</line>
<line>
(2017) dos Estados Unidos * faz como sendo o *rocesso de planejar, implementar e controlar
</line>
<line>
* *lux* * armazenagem de matéri*s-p**mas, e*toques durante a produção e produtos acabados,
</line>
</par><par>
<line>
e as informações rela*iv*s * est*s
</line>
<line>
atividades, d*s*e o
</line>
<line>
ponto d* ori*em até
</line>
<line>
o pont o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
consumo, com o prop*sito de atender aos requisito* do cli*n*e. *antos (2020) *cr*scenta que a
</line>
</par><par>
<line>
logíst*ca enquanto **ocesso s*o *tividades *ue ac**tecem sucessivamen*e *lanejadas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
divididas em *rim*rias e de apoio. As atividad*s pri*árias s*riam os *ransportes,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
manutenção
</line>
<line>
dos estoques e o processamento dos pedidos. A* funções de
</line>
<line>
apoio se*iam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ar*az*nagem, * m**us*io d*s materiais, a embalagem de proteç*o, a ob*enção por p*rte *o
</line>
<line>
c*i*nte do produto, a programação *as v*n*as * a man**en*ão das inform*ções.
</line>
</par><par>
<line>
** Boisso* (2007) def*ne *ogíst*ca como uma função inte*r**a, a fim de coorden*r
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
o*imizar as f*nções de suprimento, arma*en*me*to e distribuição com o*tras funç*es, como
</line>
</par><par>
<line>
fin*nças,
</line>
<line>
vendas, marketing e sistem*s de i*forma*ão. S*liani e Pizzi**tto (2015)
</line>
</par><par>
<line>
*omp*ementam ao afi*mar que um melho* gerenciamen*o na log*stica pr**orciona u* ganho
</line>
</par><par>
<line>
maior na satis*ação
</line>
<line>
*os *l*ente*
</line>
<line>
ao *timizar o tempo e q*alidad* *a ent*ega, e me**ora
</line>
</par><par>
<line>
aspectos de*tr*
</line>
<line>
da
</line>
<line>
e*pr*sa co* mel*ora* à organiz*ção *o estoque, redu*ão d*s custos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
dimi*ui*ão do desperdíc*o.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 17, *. 1*, art. 2, p. 31-51, dez. *020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. V. Bonato, J. L. B. *edeiros, E. F. Z. Pereira **nior, I. A*aral
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
Kruger et a*. (2019) *xpl*cam qu* na cadeia d* val*r de *ma empresa, há várias
</line>
<line>
*t*vid*des * *roce*so*, den*re os quais *s qu* compr**ndem a *ogística, se*do que *ssas
</line>
<line>
*t**idades geram cus***, esta* precisam **r gerencia*as com o foco em melh*rar a v*nt*g*m
</line>
<line>
compe*i**va. Para os *utores, a l*gística en*olve os processamentos de pe*idos, t*ansporte,
</line>
<line>
**mazen*ge* e estocagem, logíst*ca in*erna, *mbalagens, di*tr*buição e assistên*ia.
</line>
</par><par>
<line>
As empresas est** continuamente bus*ando nov*s proc*ssos
</line>
<line>
tecn*lógicos e práti*as
</line>
</par><par>
<line>
competitiva* *ara permanece*em at*a**vas, * f*m ** obt*r um ***erencial compet*tivo
</line>
</par><par>
<line>
inovador e a maximi**ção
</line>
<line>
de seus resu*tados
</line>
<line>
perant* seus conc*rrente* (VALENTIM et *l.
</line>
</par><par>
<line>
2018). Nesse
</line>
<line>
sentido, nece*sidade de int**rar-se estrategicamen*e logística e cadeia de a
</line>
</par><par>
<line>
s*pri**ntos to*nou-se evidente dent*o das organizações, traz*ndo a necessida*e de *m
</line>
<line>
const*nte aperfeiçoa*e**o das técnic*s e processos (NASSAR; V*EIRA, 2014).
</line>
<line>
2.2 Importância da Gestão de Custos Logí*t*cos de Transpor*e
</line>
<line>
Nesse senti**, P*ra* et al. (**16) explicam que a gest*o e*tratégica de custos é uma
</line>
<line>
f*loso*ia de melhor*a de cus*o* e receitas e não somente uma ge*tã* de custos, tam*ém *e*tão
</line>
</par><par>
<line>
de rec*itas, que
</line>
<line>
busc* *elhor** a *rodutividad*, maximizar o
</line>
<line>
lucro e melho*a* a sa*isfaç**
</line>
</par><par>
<line>
dos clientes. Os autores ainda e*pli*am que *sta f*losof** d*sempenha um papel importante na
</line>
<line>
deter*i*ação do fu*uro da *m*resa, por*u* promove a *ontinuidad*, encontra*do altern*tivas
</line>
<line>
para ajudar o ge*tor * ***ar decis*es corretas c*m fo*o e* criar valor ao client*.
</line>
<line>
Para B**deira e Maçada (2008), tendo em v*sta que um dos focos das em**esas se*a a
</line>
</par><par>
<line>
mini**z*ç*o e melhoria
</line>
<line>
d* custos o*imiza*ã* no *t*ndiment* *o cliente, o gere*ci*mento e
</line>
</par><par>
<line>
d* cadeia de suprimentos pode s* tor*ar fat*r *et*rminante para al*a*çar esses o*jetivos. Em
</line>
<line>
es**do, Chin* (2010) dem***tra a pressão *o**ida **s in*ústrias por cont* do* custos
</line>
<line>
logí*ticos. Na pesqu*sa, o autor revela que pouca* *mpresa* s*bia* ao *erto quanto eram os
</line>
</par><par>
<line>
seus
</line>
<line>
cust*s logísticos e se
</line>
<line>
surpreenderam *o* os result*dos da pesq*isa, ao entende*em
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
quanto e**es custos afeta*am os preços das v*nd*s dos *rodutos.
</line>
<line>
Para possuir um preço *e*hor para o seu produto e garantir sua pr*sença *o mercado,
</line>
<line>
é nec*s**ria a redução d*s c*stos d* *r*dução (ROD*IGUEZ et *l. 2018). Para *sto, pod*-*e
</line>
</par><par>
<line>
ut*l*zar o
</line>
<line>
gerenci*men*o c*rreto
</line>
<line>
da logística **mo sendo um dos mei*s
</line>
<line>
para ter-se
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
r*dução nos cus*os
</line>
<line>
dos p*od*tos. Tendo em *ista
</line>
<line>
*ue os custos com t*an*portes são
</line>
</par><par>
<line>
repassados
</line>
<line>
ao
</line>
<line>
pre*o
</line>
<line>
do pro*uto, Costa et al. (2018) explicam sobre a dificuld*de *ue
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
</page><line>
empresas possuem em alocar os custos de tr*nsportes l*gístic**. Para o autor, as empresas
</line>
<line>
Re*. FS*, Teresina, v. 17, n. *2, *rt. 2, p. *1-5*, dez. 2020 w*w4.fsan*t.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*eduzindo **stos * Otimizand* Rotas no Tr*n*porte *tra*és do Método Milk *un: Um Estud* de Caso
</line>
<line>
37
</line>
</par><par>
<line>
en*ont*am dois problemas básicos: a magnitude do* cus*os logísticos e a forma de alocar
</line>
<line>
esses custo*.
</line>
<line>
2.3 Caract*r*sticas d* m*todo Mil* Run
</line>
<line>
O método M*lk Run surg* *ntão com* f*uto d*sses aprimor*mentos, a fim d* otimiza*
</line>
<line>
o fluxo da cadeia produtiva. *timologicamente, *ilk *un * um termo de origem in*lesa qu*
</line>
<line>
po*e s*r t*aduzido como "corrida do leit*", f*ze*do uma re*erência ao sistema de l*ite, *ue
</line>
<line>
t*n*a um horário d*fi*ido para *s suas a**es (MARIN *t *l., 2017). Esse m*todo é uma antiga
</line>
<line>
prát**a logística *e abastecimen*o com o*ige* nos tradicionais sistema* d*strib*ido*es de leite
</line>
<line>
da E*rop* e dos Estados *nidos, **ja l*g*** cons*ste *m *er um *istema de abastec*mento
</line>
<line>
*om roteiros e horários predeterminados par* as co*et*s de materiais j*nto aos *ornece*ore*
</line>
<line>
Ne*se sentido, Zerger et *l. (2018) *pontam o método Milk Run como uma altern*tiva.
</line>
<line>
O objetivo principal é red*zir o* *ustos logísticos de abastecim*nto através das economias de
</line>
</par><par>
<line>
escala e racionalizaç*o das rotas, alé* de aum*nta* a con**ab*lid**e do proc*sso como
</line>
<line>
u*
</line>
</par><par>
<line>
todo (MARIN et al.,
</line>
<line>
2017). Esse sistema
</line>
<line>
de abastecimento tem ro*eiros e horár**s pré-
</line>
</par><par>
<line>
*efinidos, a fim *e que as coletas de materiais acon*eçam n** fornecedo*es
</line>
<line>
co* apena*
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
veí*ulo. Essa metodolog*a tem impacto
</line>
<line>
*ireto sobre o atendimento das ***andas
</line>
<line>
do cli**te
</line>
</par><par>
<line>
final, pois minimiza ris*o* de atr*so, já que *ti*iza entregas dos fornec*dores, fazendo com
</line>
</par><par>
<line>
que a empresa te*ha recurs*s dis**níveis para
</line>
<line>
pro*ução dentro
</line>
<line>
do prazo planejado p*ra
</line>
</par><par>
<line>
fabrica*ão e entrega do item.
</line>
</par><par>
<line>
*arin et al. (2017) a*re**entam que o obj*tivo principal seria *eduzi* os cu*tos
</line>
</par><par>
<line>
lo*ísticos
</line>
<line>
de abastecimen*o *través das economias *e escala e da racionalização d*s r*tas,
</line>
</par><par>
<line>
além de
</line>
<line>
a*mentar * confiabilidade do p*oc**so todo. Pa*a o* autores, si*tema M*lk Run o
</line>
</par><par>
<line>
também pode ser ope*a*o a*ravés *e
</line>
<line>
d*versas freq*ências de tempo me**das *m *oras,
</line>
</par><par>
<line>
depen*end* de fatores c*mo: setor industrial, p*odu*o, volume de pr*dução * p*oximidade
</line>
<line>
dos fornec*dor*s. Em casos mais extremos, como n*s lim*te* físicos *os atuais co*domínios
</line>
<line>
indu*tr*ais *o setor aut*mo*i*ísti*o, pode haver uma frequência n* fa*xa d* duas * t*ês hora*.
</line>
<line>
No método Mi*k Run, é apr*veitada * c*pacidade d* *arga total do v*ículo e verificada
</line>
<line>
* melhor rot* em t**mos de custo-benefício, um* vez que o* *ornecedo*e* es*ão próx*m*s um
</line>
<line>
*os outros, podem *tilizar um único veículo que passaria *ole*ando e levando o materi** *ma
</line>
<line>
ú*ica v*z para a indústr*a.
</line>
</par><par>
<line>
*ob*e o método do
</line>
<line>
vizinho mais próximo, Prim Freita* (2*20) explicam que os e
</line>
</par><par>
</page><line>
métodos *e construçã* de ro*a pa*tem de um dos dois pontos e *ão for*ando * roteiro *travé*
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sin* *I, v. 17, *. 12, art. 2, *. 3*-51, *e*. 2020 w*w4.fs*net.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. V. Bonato, J. *. *. Medei*o*, E. F. Z. Pereira J*nior, I. Am*ral
</line>
<line>
38
</line>
</par><par>
<line>
do acr*scimo em et*pas de pontos adicionais, c*ja sist*mát*ca mais s*mples * ir *igando ca*a
</line>
</par><par>
<line>
ponto ao ponto *izinho mais próximo. D*ntre *les,
</line>
<line>
esc*lhe-se um como po*to inicial
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
procura-se o q*e estiv** mais *ert* do ponto anterio*. * autor ainda apresenta outro mé*odo,
</line>
<line>
cu*a *ficiência seria maior p**a a construçã* da rota, como o "método de inserção do ponto
</line>
</par><par>
<line>
ma*s
</line>
<line>
distante", **ra o qual se pro*ur* *e início, o ponto m*is distante do *o*to *ni**al
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
depo*s se *usc* o ponto *ais d**tante do r*t*ir* parcial já mon*ad*.
</line>
<line>
A em*resa em estud* é uma fornecedora de comp*nentes para *s mont*doras de
</line>
<line>
aut*m*veis, es*á sujeita a multas, *e*ido a inconformidad*s *m relaç*o ao pedid* do client*
</line>
<line>
ou at**sos *e e*tre*a. **ste segmento de me*cado há requisito* das montador*s de apl*cação
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
mu**as quando não se cumpre a de*anda. *oda
</line>
<line>
q*antid*de de *rodutos ou serviço*
</line>
</par><par>
<line>
f*ltantes são c**siderados *tr*sos.
</line>
<line>
3 METODOL*GIA *E *ESQ**SA
</line>
<line>
Qua*to ao propósito, a pesquisa está c*assificada c*mo pes*u*s* aplicada. Para R*esc*
</line>
</par><par>
<line>
*t a*. (2015), a pesquisa aplicada busca g*rar soluções par*
</line>
<line>
problemas
</line>
<line>
espe**ficos. *bjetiva
</line>
</par><par>
<line>
ger*r c*nhecimentos p*ra
</line>
<line>
ap*icação *rática, dirigido* à s*lução de probl*mas e**ecí*icos,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
en*olve verd*des e **ter*sses locais.
</line>
<line>
Nes*e estudo, a pesq**sa aplicad* procurou maneiras
</line>
</par><par>
<line>
para serem *plica*os *s res*ltados des*a pe*quisa, a fim d* consolidar-*e o melhor uso
</line>
<line>
logí*tico das *otas a*ra**s do Milk Run.
</line>
<line>
Quan*o à **orda*em, nesta pesqu**a o modo de abo*dagem utilizado foi o *ualit*tivo.
</line>
</par><par>
<line>
Par* Severino (20*7), a pesqui*a qualita*iva pode ser *efin*da
</line>
<line>
*omo u* conjun*o de
</line>
</par><par>
<line>
**fer*n*es *écnicas i*ter*retativas pa*a as quais
</line>
<line>
procura-se descrever e decodif*car
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
componentes onde há um sistem*
</line>
<line>
com***xo com muitos *ignificados, tendo por objetivo
</line>
</par><par>
<line>
traduzir e expressar o sent*do dos fenôm*nos d* mund* s*ci*l para o pesqui*ado. Gil (201*),
</line>
<line>
por su* *ez, ent*nde qu* a pes*uisa qualitativa conside*a que *á uma rel**ão dinâmica entre o
</line>
</par><par>
<line>
mu*do re*l e o sujeit*, is*o é, um vínculo indisso*iável entre o *und*
</line>
<line>
obje*ivo e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
subjetivid*d* do sujeito que não pod* ser t*aduzido em n*meros. A inter**etação dos
</line>
<line>
fenômenos e a at**bui*ão de signi*ica*os são bá*icas no pro*esso de pesqui*a *ualita*iv*. Não
</line>
<line>
requer o us* de m*to*o* e t*cnicas est*tísticas. * am*ien*e natu*al * a *onte direta para coleta
</line>
<line>
de dados e o pe*qu**ado* é * instrumento cha*e.
</line>
<line>
Quanto a* método, * pesquisa enquadra-se como exploratória e de*critiva, tendo em
</line>
<line>
vi*ta seu propósito d* se familia*i*ar c*m * rotina da logís**ca p*ra *nco*trar uma solu*ão
</line>
</par><par>
<line>
p*ra
</line>
<line>
a red**ão dos c**t*s. Para Gil (2018), o tipo de pesquisa exploratória tem po* *bjetivo
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T*resina, *. 17, n. 12, art. 2, p. 31-*1, dez. 2020
</line>
<line>
*ww*.fsa**t.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Re**zindo Custos e Otimizando Ro*as no Transporte A*ravés do Método Milk *un: U* E*tudo de C*so
</line>
<line>
39
</line>
</par><par>
<line>
proporcionar uma famili**i*ade ma*or co* * problema,
</line>
<line>
*endo *m vista torná-lo ***lí*ito e
</line>
</par><par>
<line>
co*st*uir hi*óteses. A pesqu*sa ex**oratóri* busca o aprimo*ame**o de *d*ias *u descoberta
</line>
<line>
de uma intuição do pe*qui*ad*r e *ermite **a **i*r compreensão do *enômeno a ser
</line>
<line>
inv*s***a*o. *uanto à *esquis* descritiva, Gil (201*) explica que t*m p*r objetivo primordial
</line>
<line>
a descriç*o das característic*s de uma determi*a*a p*pulação, fenô*eno ou estabelece*
</line>
</par><par>
<line>
relações en*re var*áveis. Par* *il (2018), a pesqu*s* desc*iti*a visa
</line>
<line>
desc**v*r as
</line>
</par><par>
<line>
caracte*ísticas de *ete*m*na*a populaç** ou fenô*eno ou o e*ta*elecimento d* relaçõe* ent*e
</line>
<line>
va*iáveis. A *orma mais comum de aprese*tação é o le*antamento, em *er*l reali*ado
</line>
</par><par>
<line>
mediante q*estio*ário o* ob*er*ação s*stemáti**, que ofer*ce uma descr*ção da
</line>
<line>
situação
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
momen*o d* pesquis*. Metod*logia *ndi*ada para o*ien*ar a forma d* col*ta de *a*os q*a**o
</line>
<line>
s* pret*n** des*rever det**mi*ados acontecimento*.
</line>
</par><par>
<line>
Q*anto à té**ica de *oleta **
</line>
<line>
análise de dados, foi *tilizada a
</line>
<line>
*bservação. *egundo
</line>
</par><par>
<line>
Malhotr* (201*), *bservação consiste no registro
</line>
<line>
de c*mp**tamento, fatos e *ções
</line>
</par><par>
<line>
r*laciona*os com pesso*s, objetos e eventos, sem qu* *x*sta a resp*sta dos parti*ipantes. Essa
</line>
</par><par>
<line>
o*serva*ão deu-se através do s*te Goog*e *aps, *nde as pesquisas foram e*ecu*adas
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
observa*as as *ist*ncia* cartográficas d*stas através d*s fer*amentas visu*i* da p*ataforma.
</line>
</par><par>
<line>
4 RE*UL*ADOS E DISCUSSÕ*S
</line>
</par><par>
<line>
Esta **ç** tem por objetivo ap*esentar a discuss*o e re*ulta*os da pesquisa. Em
</line>
<line>
prime*ro mo*ento, introduz-se a empr*sa objeto da pesq*i*a e apresen*am-s* os
</line>
<line>
for*ece*ores sel*cionados. *epois, tem-se a apre*entação da Aplicação do *ilk R*n e por fim
</line>
<line>
a discu*são acerca do Método *onvenciona* v*rsus mé*odo M*lk Run.
</line>
<line>
4.1 *prese*tação da empr*sa
</line>
</par><par>
<line>
Fora *tilizad* como objeto de
</line>
<line>
est*do a e*presa *elta situada em G*avataí, no Rio
</line>
</par><par>
<line>
G**nde do Sul, que é uma *ultinacional com orig*m na F*anç*, atuante
</line>
<line>
no setor
</line>
</par><par>
<line>
automobilístico, e que possui o foco no desenvolv*mento, p*odução e *e*da de componentes,
</line>
<line>
siste*as *ntegra*os e mód*los pa*a *utomóv**s e caminhões, *os segmen*o* de Origi*al
</line>
</par><par>
<line>
Equipament *anufacturer (OEM) ou tra**zi*do *ara o portuguê* *abricante Ori*inal
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*qui*amento (*ontadoras) e Reposição (af*erm*rket). *r*ncip*l*en*e
</line>
<line>
na concepção,
</line>
</par><par>
<line>
p*odução e venda de compone**es, *istemas i*tegra*os e *ódulos para a i*dústr*a autom*tiv*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina P*, v. 1*, n. 12, art. 2, p. *1-5*, dez. 2020
</line>
<line>
*ww4.fsan*t.com.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. V. Bonat*, J. L. B. *edei*o*, E. F. Z. Pereira Junior, I. Amaral
</line>
<line>
40
</line>
</par><par>
<line>
e *m buscar soluções
</line>
<line>
qu e
</line>
<line>
*ont*ibuam para a se*urança e o prazer em
</line>
<line>
dirigi*,
</line>
<line>
as*im como a
</line>
</par><par>
<line>
redução de em*ssão de gás carbôni*o.
</line>
<line>
A empresa Delta c*n*a com 57.300 co*ab*radores, 10 pl*ta*ormas de dist*i*ui*ão, 4*
</line>
<line>
c**tr*s de des*nvol*imento, 21 centros de pesquisa, *10 *lantas e e*tá *resente em 27 paíse*,
</line>
<line>
**s**ibui*d* sua atu*çã* em 70% n* Euro*a, 16% na Améric* *o N*rt*, *% na *sia e 3% na
</line>
<line>
Amér*ca do *ul.
</line>
<line>
*erceb*u-se em sua rotina div*rsas cole*as diárias sen*o solicitadas de a*ordo com *
</line>
<line>
nec*ssi*ade dos itens de produção e as coletas e*ternas ao estado que ocorrem trê* veze* p*r
</line>
</par><par>
<line>
semana. A em*resa po*sui tr*s for*ecedores, q** compõem a base da estr*tura de
</line>
<line>
alguns
</line>
</par><par>
<line>
*rodutos *abricados, diariam*nte em horários diversos de a*ordo com * n*c*ssidade do* ite*s
</line>
<line>
na p*odução. Esse* forneced*r*s estão localizad*s distantes d* empre*a ou onde será ef*tuada
</line>
<line>
* mo*t*ge* do p**d**o final, porém es*ão próximos uns *os outr*s e é poss*v** sincronizar os
</line>
</par><par>
<line>
horários *e coleta
</line>
<line>
para que a mesma *olici*aç*o de transporte para um fornecedor seja
</line>
</par><par>
<line>
aproveitada em ou*r*.
</line>
<line>
4.2 Aprese*taç*o do* forne*e*or*s selec*onados
</line>
<line>
Foram seleciona*os p*ra al**ração de ro*a trê* for*ece*ores que possu*m coleta diária
</line>
<line>
den*r* do estado Rio Grande do Sul e *odificados *m fornec*d**es A, B e *.
</line>
<line>
O For*ecedor A: encontra-s* mais **stante e***e os selecio*ado*, situa-se na R. *adre
</line>
<line>
Ambrósio Pier*telli - Kayser - Caxias do Su* - RS. E possui duas opç*e* de rota para sua
</line>
<line>
chegada à *ndústria, a prim*ira o*ção *e traje*o é feita pela RS-*22. A figura 1 representa o
</line>
<line>
t**j*t* d* Fornecedor *, cuja ***tânc*a é de 124 *m e o tem*o esti*ado é *e 1h e *0*in.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, Teresina, v. 17, n. 12, art. 2, p. 31-51, dez. 202*
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
**duzindo Custos e Otimizando Rotas no Transporte Através d* M*tod* Milk Run: Um Estudo de Caso
</line>
<line>
41
</line>
</par><par>
<line>
Fi*ura 1 - Percur*o uti*izado *o f**necedo* A (RS-122)
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: *ado* da pesquis*.
</line>
<line>
A s*gunda opção de **ta para o Fornec*dor A é pela BR-116, que é mais dista*te e de
</line>
<line>
mai*r duração, porém permit* sinc*o***ar com o trajeto do F*rnecedo* B. A figur* 2
</line>
<line>
represe*ta *ste traj*to, cu*a distância é de *31 km e o tempo estimado d* 2h e 14*in.
</line>
<line>
Figu*a 2 - *er*urso u*iliz*do no f*rnecedor A (BR-116)
</line>
</par><par>
<line>
*onte: dados *a *esquisa.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter**ina PI, v. 17, n. 12, art. 2, p. 31-51, dez. 2020
</line>
<line>
www4.**ane*.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *. Bonato, J. L. B. Me*eiros, E. *. *. Pereira Junior, I. Amaral
</line>
<line>
42
</line>
</par><par>
<line>
* F**necedor B: *ituado no *m 141 da BR 1*6, *ão Cristóvão - Caxias do Sul - RS.
</line>
<line>
Apresent* apenas uma rota, utilizan*o a BR-*16, apres***ada n* figura 3, com uma distância
</line>
<line>
de *6 km e o *empo estimado em 1h e 29min.
</line>
<line>
Figura 3 - P*rcurso utilizado no f*rnecedo* * (BR - 116)
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: dados da *esquisa.
</line>
<line>
O F*rn*cedor C: encontra-se mais próximo à Delt*, n* *ua Boque*rão - Can*a* - *S.
</line>
<line>
A p*imeira opç*o de r*ta é pela BR-290. A figura 4 repr*senta o t*aj**o d* Forne*edor C
</line>
<line>
utilizando esta rodov*a, cuja dist**ci* é de 29km * o tempo estima*o é de 2*mi*.
</line>
<line>
Figura 4 - P*r*urso util*z*d* no fornece*or C (BR-290)
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: dados d* *esq*isa.
</line>
</par><par>
<line>
A segunda
</line>
<line>
opção de ro*a C * pela RS-118, **i*and* *e*ágio*, por*m apre*e*ta más
</line>
</par><par>
</page><line>
condições de con*ervação. A f*gur* 5 *epresent* este *rajeto, cuja *istância * de 27 km e o
</line>
<line>
te*po *stimado de 34min.
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 17, *. *2, art. 2, p. 31-51, de*. 2*20 www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Red**indo Custos e Ot*mizando Rotas no Transporte Atrav*s do Métod* Milk R**: Um Estud* de Caso
</line>
<line>
*3
</line>
</par><par>
<line>
Fig*r* * - Percurso utiliz*do no *orn*ced*r C (RS - 118)
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: *a*os da pesquisa.
</line>
</par><par>
<line>
4.3 Ap*icaçã* *o *ilk Run
</line>
</par><par>
<line>
Através da ferramenta Google Maps, foram ana*isadas pos*íve*s rotas que
</line>
</par><par>
<line>
sinc*o*iza**em *s *rês fo*necedores. Esta análise se *eu a partir do método de inserçã*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
pon*o mais dis*a**e, *ue *o*s*ste em ligar os dois pont** mai* dista*tes. Nest* caso, o
</line>
<line>
prim*iro pas*o é lig*r o Fornecedor * que se encontra mais dist*nte à Ind*stria, *eixando
</line>
<line>
assim os F*rnecedores B * C de fo*a. *uxand* o cu***r, podemos liga* os forneced*res B e C
</line>
<line>
tam*ém ao mesmo trajeto.
</line>
<line>
A* utiliza* este mét*do foi possível cr*ar duas opções de trajet*: a pr*meira rota cr*ada
</line>
<line>
u*iliza a BR-*16 * de*on*tra ser o trajeto mais otimi*ado. Con*orme é deta*hado na f*gura 6,
</line>
<line>
na pri*eira opção d* trajeto, cuja distânci* é de 146km e o tem*o est*mado é de 2h * 17min.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresi*a PI, v. *7, n. 12, art. 2, p. **-51, dez. *020
</line>
<line>
www4.fs*net.com.b*/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. V. B*nato, J. L. B. *edeiros, E. *. Z. Pereira Junio*, *. Amaral
</line>
<line>
44
</line>
</par><par>
<line>
Figura 6 - Pr**eira opção rota Milk Run (BR-116)
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: da*os da pe*quisa.
</line>
<line>
A s*gunda o*çã* *e rota *oi criada evi*a*do *s c**tos de pedágios, també* se*do
</line>
<line>
utili*ada a BR-1*6, houve um* redução n* quilometragem, porém aumenta a duração da
</line>
<line>
*iagem em **mparação à rota an*er*or. A figura * represe*ta a seg*nda o*ção de rota cuja
</line>
<line>
*ist**cia é *e 13*km * o tem** estimado é de 2h e 31mi*
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina, v. 17, n. 12, *rt. 2, p. 31-51, *ez. 20**
</line>
<line>
www4.*sanet.c**.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Reduzindo Custos e O**mizando Rotas no *ran*por*e At*avés do Método Milk Run: Um Estudo de C*so
</line>
<line>
45
</line>
</par><par>
<line>
Figur* * - Segunda opç*o rota **lk *un ***tando pedá*ios
</line>
</par><par>
<line>
*onte: dados da pesqu*s*.
</line>
<line>
4.4 Método convencio**l ve*sus m**odo Mi*k Run
</line>
<line>
At*a*és da comparação entre valo**s, do *étodo convencional (valores e tone**ge*
</line>
<line>
ex*raído* dos c*n*ec**entos de t*an*por*e - CTRC\*) e d* método Mi*k *un (uti*izad* a
</line>
<line>
tonelagem ex**aída dos c*nheciment*s de transp*rte vezes os R$*,70/kg) ch*gou-se aos
</line>
<line>
resu*ta*os q*e são apresentados a se*uir, no gráfi** 1.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*** PI, v. 17, n. 12, art. 2, p. 31-5*, dez. 2020
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.**/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. *. B*n*t*, J. L. B. Med*i*os, E. F. Z. P*r*ira Ju*ior, I. *maral
</line>
<line>
46
</line>
</par><par>
<line>
Gráfico 1 - *omp**ação d* valores entr* o método Milk Run e o Convencio*al
</line>
<line>
Utilizado
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: dado* da *esquisa.
</line>
<line>
No gráfico 1, *ercebe-s* * dife**nça de valore* entre os f*rne*edores * e B com
</line>
</par><par>
<line>
relaçã* ao F*rnec**o* C. Isso se *á
</line>
<line>
de*ido à *istância, que d*ixa de ser considerada no
</line>
</par><par>
<line>
mét*do M*lk Ru* enquan*o que no método c*nvencion*l é cob*ado o valor *a carga lev**do
</line>
<line>
*m *onsi*eração a q*i*ome*rage* percorr*d* mais a *one*agem transportada. Por *im, as
</line>
<line>
por*entagens de ganho f*caram dis*r*buídas em 45%, 43% e 1*% *ara *s fo*necedores *, B e
</line>
<line>
C - *espec*ivamente.
</line>
<line>
5 CONSI*ERAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
Percebendo-se a *rescente competi*ividade no mercado
</line>
<line>
atual, as empresas precisam
</line>
</par><par>
<line>
es*ar se*pre bus*ando melhori*s c*ntínuas para perma*ecere* operantes. Um aspecto
</line>
<line>
i**orta*te a ser conside*ado é a busca po* u* preço c*mpetitivo para se*s pr*dutos e, para
</line>
<line>
ating*r esse o*jetivo, a empresa precisa reduzir s*us custos de p***ução.
</line>
</par><par>
<line>
Obse*van*o
</line>
<line>
esse cenár*o, os objetivos deste *r**go fora* estud** formas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ossibili*ades ** oti*izar as ro*as **s cargas de material p*odut*vo de uma empresa
</line>
</par><par>
<line>
mult*naciona* atuant* no s*tor automobilístic* *om *rigem na França, situada na
</line>
<line>
cidade de
</line>
</par><par>
</page><line>
Gravataí, no Rio Grande do Sul, *ue possui o foc* no desenvolvimento, pr*dução e ven*a de
</line>
<line>
componente*, sis*em*s integrado* e módulos para automóveis e caminhões, nos segm*ntos de
</line>
<line>
OEM (montadoras) e Reposição (**termarket).
</line>
<line>
Rev. **A, Te**si*a, v. 17, n. 1*, art. 2, p. 31-51, dez. 20*0 w*w4.fs**et.*om.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Reduzi**o Cus*os e *t*m*zan*o R*tas no *ra*s*orte A*ravés do Método Milk Run: Um Estudo *e Caso
</line>
<line>
47
</line>
</par><par>
<line>
Par* isso, fo* feita uma pe*quisa apl*cada, de abordagem quantitat*va *xploratória e
</line>
</par><par>
<line>
*esc*iti*a, *tr**és do sit* Go*gle Maps, p*r meio d* aplicaç*o do método Mi*k Run par*
</line>
<line>
redução *e *ustos logíst*cos, levando-se a *emons**ar a reduçã* dos cus*os do transporte
</line>
<line>
logístic* c*m * utiliz*ção do mét*do Milk Run; e, por fim, **mp*rar os *us*o* de transporte
</line>
<line>
lo*ís*ico co**enci*na* com est* método. Dess* for**, foram elaboradas *otas que
</line>
</par><par>
<line>
otim*zass*m os **rcursos uti*izados
</line>
<line>
n* m*to*o conven*io*a* levand* em consi*eração *rês
</line>
</par><par>
<line>
*ornece*ores.
</line>
</par><par>
<line>
Na análise comparativa entr* os v*lores do mé*odo c*nv*n*ional e * m*to*o Mil*
</line>
<line>
Run, é p*ssível definir um ganho de 45% no Fornecedor A, de 43% no Fornece*o* B e 12%
</line>
<line>
n* Fornece*or C, utiliza*do o méto*o Milk Run. Neste contexto, este **tigo te*e como
</line>
<line>
o*jetivo exp***a* o conhe*imento refe*ente à *roposta de imp*ementaçã* do método Milk Run
</line>
</par><par>
<line>
no d*partamen*o *e logística e transporte*
</line>
<line>
na empresa *elta. *ara a redução dos
</line>
<line>
custos
</line>
</par><par>
<line>
l*gíst*cos *os *omponentes utilizados na produção. De
</line>
<line>
aco*do com os **lo*es apresentados
</line>
</par><par>
<line>
*este e*tudo, a empr*sa pod*r* obter ganhos signi*icat*vos nos c*stos *e
</line>
<line>
ut*lizar método o
</line>
</par><par>
<line>
**opo*to.
</line>
</par><par>
<line>
*ica *omo co*trib*iç*o te*rica * demonstração da apli**ção da ferramenta Mil* Run
</line>
</par><par>
<line>
no *etor *utomobilí**ico e a co*ver*a **óric* feita ent*e *s **sulta*os e a
</line>
<line>
**ter*tur*
</line>
<line>
já
</line>
</par><par>
<line>
consolidada n* área. Além *isso, co*o *ontrib*içã* gerenci*l, * partir
</line>
<line>
dess** rotas foi
</line>
</par><par>
<line>
*o*sí*el a*ustar uma negociação com a tr*n*po*ta*ora co*tratada *ela *mpresa e foi
</line>
<line>
cons*derado u* orçamen*o a partir da c*nfir*aç*o que este trajet* do Milk Run seria f**to
</line>
</par><par>
<line>
d*ariamente. Neste acordo de s*re*
</line>
<line>
*eita* coletas diárias, a transp*rta**ra não levaria em
</line>
</par><par>
<line>
c*nta a quilometra*em da viagem, e s*ria cobrad* apena* a quan**dade em to*eladas
</line>
</par><par>
<line>
transpo*tad*s. Com esta *ego**açã* *ouve
</line>
<line>
uma redução d*s
</line>
<line>
custo* a pa*tir do
</line>
<line>
mo*ento
</line>
<line>
e*
</line>
</par><par>
<line>
q*e não se ****idera a quilom*tragem p*rcor*i*a no tra**to.
</line>
<line>
Com* limitaç*o da pesquisa fica o fato de esta ter sido ex*cutada *ob o *en**i* de
</line>
<line>
apenas uma empre*a * não ter sido feito o acompanhamento temporal das melhorias
</line>
<line>
implantad*s ao l*n*o *o tempo. **s*e sentid*, co*o s*g*s*ão para nov*s pesquisas, indica-se
</line>
</par><par>
<line>
a repetição desta com outra* empres*s *o mesmo setor, bem como de
</line>
<line>
*utros setore*, par*
</line>
</par><par>
<line>
*o*paração e o *com*anhamento da **iliz*ç*o
</line>
<line>
do
</line>
<line>
método de
</line>
<line>
for** t*m*oral *a empresa
</line>
</par><par>
<line>
estudad*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. *7, n. 1*, art. 2, p. 31-*1, dez. 20*0
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. *. Bonato, J. L. B. Medeiros, E. F. Z. Perei*a Jun*or, I. Amaral
</line>
<line>
48
</line>
</par><par>
<line>
*E**RÊNCI*S
</line>
</par><par>
<line>
AMARAL, I et al. O m*todo MILK-RUN *omo estratégia para redu*ão d* custos logístic*s:
</line>
</par><par>
<line>
um
</line>
<line>
*st*do de cas*. Anais do XXXVII* Encontro *ac*ona* de Engenh*ri* de *rodução,
</line>
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Maceió, v. 38, p.1-1*. 201*
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Band*ira, R. A. D. *; M*çada, A. C. G. Information tech*ology in *up*ly
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ch*i*
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BALLOU, R. H. Ge*enciamento *a Cadei* de Suprimentos: L*gístic* Empr*sarial. S*o
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P*ulo: B*okman Editor*. **09.
</line>
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BOISSON, P. *. Logís*ica Lea*: conceitua*ão e aplicação em uma *mpre*a de c**méticos.
</line>
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D*sser*ação de Mestrado, Pontif*cia *niversid*d* Catól*ca d* R*o d* Janei*o. Disponível em:
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h*t*://www2.dbd.puc-rio.br/*ergam*m/tesesabertas/0521428_*7_pr*textual.p*f. 2007.
</line>
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</line>
</par><par>
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2019.
</line>
</par><par>
<line>
BONATO, S.
</line>
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V; Z*MMER, R; PEREIRA JUNIOR, E. F. Z. L*bor optimization and lay*ut
</line>
</par><par>
<line>
definition of a waste m*unting line. Re*i*ta eletrôni*a **
</line>
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administração e turi*mo
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<line>-</line>
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ReAT, v. *3, n. 2, p. 37-52. 2019.
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BO*B*, J. V. S; **BBON, A. R. D. *. Mod*lo de cus*os logísticos. SINE*GIA - Revista
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d* In*tit**o de *i*n*i** *conômicas, Ad**nistr*t*vas e Contábei*, v. 14, 2, p. 8*-98. n.
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</line>
</par><par>
<line>
CLOSS,
</line>
<line>
D. J; *O*ER**X, *. J. Logísti*a Empresa*i*l: * proc*sso
</line>
<line>
d* in*egraç*o da
</line>
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cad*ia de **pri*entos. São Paulo: Ed**o*a A**as. 2001.
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<line>
CHIN*, H. Y. *est** de **toques na Cadei* de Logística *n*eg*ada 4. *d. S*o Pa*lo:
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<line>
Editora Atla*. 2010.
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<line>
*OSTA, J. *. D. * e* al. *ogística le*n como fonte de valor e elimin*ção *e desperdício*:
</line>
</par><par>
<line>
estu*o de caso numa empresa de distrib*ição
</line>
<line>
d* bebidas
</line>
<line>
*o a*to sertão
</line>
</par><par>
<line>
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Red*zindo Custos e *timizando Rotas no Transp*r*e Através do Método *ilk Run: Um Estudo de C*so
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51
</line>
</par><par>
<line>
Co*o Refe*enci*r e*te Artig*, co*f*rme ABNT:
</line>
</par><par>
<line>
BO*AT*, S. *; MEDEIROS, *. L. *; P*REIRA JUNIOR, E. F. Z; AMARAL, I. Redu*indo C**tos
</line>
<line>
e Oti*izando Rotas no Tr**s*orte Atra**s *o M*todo Milk Run: Um Estudo *e C*so. R*v. FSA,
</line>
<line>
Teresin*, v.**, n. *2, art. 2, p. 31-51, **z. 2020.
</line>
</par><par>
<line>
C*n*ribuição dos Autores
</line>
<line>
*. V. Bonato
</line>
<line>
J. L. B. Medeiros
</line>
<line>
*. F. Z. *er*ira Juni*r
</line>
<line>
I. *mar*l
</line>
</par><par>
<line>
1) con*e*ção e pla*ejam*nto.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e i*terpret*çã* dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) *la*oração *o rascunh* ou na re*isão cr*tic* do conteúdo.
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
4) particip*ção na apr*vação da ver*ão final do manus*rito.
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. *SA, Tere*ina PI, v. 17, n. 12, ***. 2, p. *1-5*, dez. 2020
</line>
<line>
www4.f*ane*.co*.br/revista
</line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)