<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 12, art. 2, p. 31-51, de*. 2*20 </line>
<line> *SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2020.*7.12.2 </line>
</par>
<par>
<line> Re*uzindo Custos e Otimizando Rota* n* Transpor*e A*ravés ** Método Milk Ru*: *m Estudo </line>
<line> de C*so </line>
<line> Reducing *osts *n* Optimizi*g Transport R**tes T*rough the *ilk *un Met*o*: A Case </line>
<line> S*udy </line>
</par>
<par>
<line> Samuel Vinicius *on*to </line>
<line> Doutor em Eng***aria de Pr*dução pela Univ*rsidade F*deral do Rio *rande do Sul </line>
<line> Prof*ss*r da Universida*e Federal *o R*o Grande </line>
<line> *-*ail: svb*na*o@gmail.com </line>
<line> J*r** Luis Bra* Medeiros </line>
<line> Doutor *m *iência e T*cnologia do* Materiais pela Un*ver*idade Federa* do R*o G*ande *o Sul </line>
<line> Prof*ss*r *a Univers*dad* Federal do Rio *rande </line>
<line> E-mail: medeiros.jlb@gmail.*om </line>
<line> Errol Fernan*o *e*k* Pe*eira *uni** </line>
<line> Mestre em Admini*t*ação *ela Univer*idade Fe**r*l do Rio Grande </line>
<line> Equipe Mu*tidis*i*linar Ins**t*to F*deral Su*-riogrande**e </line>
<line> E-mail: z*pkaef@g*ail.com </line>
<line> Is*bel A*aral </line>
<line> MBA c*ntrolad*ria e f*nanças pe** Universi*ade do Vale do R*o do* S*nos </line>
<line> Equipe Multidis*i*linar I*stitut* *edera* Sul-riograndense </line>
<line> E-ma*l: amar**.isa@gmail.com </line>
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<line> Endereço: Sa*uel Vini*ius Bonato </line>
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<par>
<line> Av. </line>
<line> Itália, </line>
<line> s/n </line>
<line>-</line>
<line> Km </line>
<line> * </line>
<line>-</line>
<line> Carre*r*s, </line>
<line> Rio </line>
<line> Gran*e - </line>
<line> RS. </line>
</par>
<par>
<line> Brasi*. </line>
<line> Edi*o*-Che*e: Dr. Tonny Ker*ey de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: Jorge Lui* Bra* M*deiro* </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
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<line> Av. </line>
<line> Itália, </line>
<line> */n </line>
<line>-</line>
<line> Km </line>
<line> 8 </line>
<line>-</line>
<line> Carre*ro*, </line>
<line> *io </line>
<line> Gran*e - </line>
<line> RS. </line>
</par>
<par>
<line> Br*sil. </line>
<line> Ar*i*o rec*bido em 24/07/2020. Ú*tim* </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> Endereç*: Errol Fernando Z*p** Pe*eira Juni*r </line>
<line> recebida e* 05/0*/2020. Aprova*o em 06/08/20*0. </line>
</par>
<par>
<line> Praça </line>
<line> Vinte </line>
<line> de </line>
<line> Setembro, </line>
<line> 455; </line>
<line> *ai*ro: </line>
<line> *entro; </line>
</par>
<par>
<line> Cidade/UF: Pelotas/RS. Br*sil. </line>
<line> Av*lia*o pelo sistema Triple Revi*w: a) Desk Rev*ew </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: Is*bel Amaral </line>
<line> pelo Editor-Chefe; e *) Double Bl**d Review </line>
</par>
<par>
<line> Praça </line>
<line> Vinte </line>
<line> de </line>
<line> Setemb*o, </line>
<line> **5; </line>
<line> B*irro: </line>
<line> Cen**o; </line>
<line> (av*li*ç** cega por d*is ava*iadores *a área). </line>
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<line> Cidad*/U*: Pelota*/RS. Brasil. </line>
<line> Revisão: Gramat*c*l, *ormativa e d* Formatação </line>
</par>
</page>
<page>
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<line> S. V. B*n**o, *. L. *. *edeiros, E. F. Z. P*reira Junior, I. Ama*al </line>
<line> *2 </line>
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<par>
<line> RES*MO </line>
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<line> Consi*erando qu*, em </line>
<line> virt*de da competitividade crescente no me**ado atual, as emp*esas </line>
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<line> devem buscar uma mel*o*ia contí*ua para se *a*t*rem atuantes, nesse sentido um *onto </line>
<line> imp*r*ante é possuir um pre*o compe*i*ivo para seus produtos e, p*ra a*ingir esse *bj*tivo, a </line>
<line> empr*sa deve red*zir seu* c*st** de p*o*u**o. Este a*tig* b**ca a*res*n*ar um* prop*sta de </line>
<line> gest*o **tratég*ca par* a reduç** d* custos log*sticos através do método *ilk Run, utilizado </line>
<line> para otimizar a r*ta, coletando peças dos forn*cedores e devolvendo as embalage*s vazi*s. </line>
<line> Para isso, foi feita u*a pesquis* apl*cada, d* a*orda*em qualitativa explor**óri* e descriti*a, </line>
</par>
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<line> através do s*te Google </line>
<line> Maps, por meio da aplicação do **todo Milk Run para *edução </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> custos log*stico* de uma empresa mul*inacional atuante no setor au*omobil*sti*o. Desse modo, </line>
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<line> foi realiz*do um or*amento par* </line>
<line> a </line>
<line> nova rota *unta*ente *om a tr*nsportadora utilizad* pela </line>
</par>
<par>
<line> indústria, cuj*s a*sociações fe*tas entre as novas e a*tigas rotas *ermitiram que *e indicassem </line>
</par>
<par>
<line> q*ais </line>
<line> delas deveriam </line>
<line> **r adotadas, be* como os </line>
<line> ganho* financeiros demonst*a*os </line>
</par>
<par>
<line> num*r*camente </line>
<line> através dos i*dicadore*. O que permitiu con*lui* q** necessário par* as é </line>
</par>
<par>
<line> or*anizaçõe* que pre*endem continuar atuan*es *o *erc*do e que al*ejam o sucesso, te* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c*paci*ade de contr*la* melh*r os proc*ss*s da empresa que **fluenci** nos custos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> p*o*ução, garan*ind* as**m a sustentabili*a*e e continuação nas opera*ões. </line>
</par>
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<line> PALAVRA*-CHAVE: Milk Ru*. Otimiza*ão de Rotas. *ed*ção *os Cus*os. </line>
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<par>
<line> ABSTRACT </line>
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<line> C*nside*ing that due to the g*owin* co*pet*tiveness in *he curr*nt ma*k*t, companies *u*t </line>
</par>
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<line> s*e* </line>
<line> cont*nuous imp*ovement t* remain *ctive. An i*portant point is to hav* a competit*ve </line>
</par>
<par>
<line> price *or its products and to a**ieve this go*l the com*any must reduce its production cost*. </line>
<line> This artic*e seek* *o p*esent a strate*ic mana***ent pr*posal fo* reducing logisti*al co*t* </line>
<line> throug* t*e M*lk R*n met*o*, used to optimize the route, colle*ting parts fro* *uppliers and </line>
<line> ret*rning empty *ack*ges. Fo* *h*s, an applie* research *as carried out, w*th *n exploratory </line>
</par>
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<line> and </line>
<line> descrip*ive *ualita*ive approac*, through th* *oogle M*ps websi*e, thro*gh the </line>
</par>
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<line> application of the Milk R*n meth** to reduce lo*istic*l ***t* o* a mul*i*ation*l company </line>
<line> op*rat*ng ** the automo*ile sector. In this way, a budget w*s m*de *or the new route together </line>
<line> wit* the carrier *sed by the industry, wh*r* th* ass*ciations m*de *etw*e* *he new and old </line>
<line> r*u*es allowed to indica*e which ones should b* ad*p*ed, as we*l as *he financ**l g*i*s shown </line>
</par>
<par>
<line> num*r*cally </line>
<line> through the *ndi*****s. This a*lowed us to conclude th*t it is necessary for </line>
</par>
<par>
<line> organizations th** intend to r**a*n </line>
<line> activ* in the ma*ke* and *h* *ant su*c*ss, to </line>
<line> ha** the </line>
</par>
<par>
<line> abilit* to better </line>
<line> control the *ompany's pr**es*e* tha* influence produc*ion costs *nd th*s </line>
</par>
<par>
<line> guarantee**g sustainab*lity and con*inuity in o*era*io*s. </line>
<line> *EY*ORDS: Milk Run. Ro**e *ptimization. C*s* *educti*n. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, T*resina, *. 17, n. 1*, *r*. 2, p. 31-51, dez. **20 </line>
<line> www*.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
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<line> *eduzin*o C*stos e Oti*izando Rotas no *ransporte *través do Mé*o*o M*lk R*n: Um Estu*o de C*so </line>
<line> 33 </line>
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<line> 1 INTROD**Ã* </line>
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<par>
<line> *tualme*te a competitivid*de ent*e as *mpresas e t*do o ga*h* ob**do tr*nsformam- </line>
<line> se em difere*cia*, com impacto di*e*o so*re o m**cado. A util*zação ** recu**os natur*i*, em </line>
</par>
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<line> *e*orrência </line>
<line> do desenvo*vimento econômi**, v*m aca*re*and* mu*tas preocup*çõ*s </line>
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<line> a*bient*is (H***I et al., 20*0). Nesse sen*ido, * </line>
<line> busca por melhoria contínua torna-se </line>
</par>
<par>
<line> obrigató*ia: um* empresa que não busca consta*temente a melhoria </line>
<line> nã* se manterá atuando </line>
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<line> po* muito te*po. A facilidade de *ce**o infor*a*ão e a v*locida*e com que * di*u*d*da à </line>
</par>
<par>
<line> p*lo mundo *ont*i*uem d*retamente com os *vanços </line>
<line> de todo* os se**res i**u*tri**s, sejam </line>
</par>
<par>
<line> *s*ratégi*os ou tecnológic*s. D*vid* a e*ta re*li*ade, a redução dos custos é fundam*nta* *a*a </line>
<line> a sobrevivênc*a *e qualque* *mpresa. </line>
<line> Cada vez m*ior é o compr*metimento das e**resas e* te*t*r adi*ionar m*is </line>
</par>
<par>
<line> *f*ciênci* aos seus processo* </line>
<line> intern** e exter**s, a fi* </line>
<line> de </line>
<line> atender *s *emandas *os seus </line>
</par>
<par>
<line> cli*ntes, visa*do *empre ao a*mento da *rodu*i*i*ade, conv*rtendo-a em *anta*em </line>
<line> competitiva para a empresa (*REUSLER et a*., 20*5). Os *uto*es ainda e*plica* que, p*ra as </line>
</par>
<par>
<line> companhias, trabalhar parâme*r*s qualitativ*s passa a ter cada </line>
<line> *ez mai* *mpor*ância para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> mel*ori* da sat**fação dos seus cli*nte*, fornec**do destaque *os mecanis*os de mensuraç*o </line>
<line> * de monitora*ent* d** process*s. </line>
<line> Para Silva (2019), a *estão da ca*eia d* su*rim*ntos atualme*te é **nsi*erada como </line>
</par>
<par>
<line> uma f*rramen*a est*atégi*a </line>
<line> **las organizações em sua </line>
<line> bus c a </line>
<line> por </line>
<line> inovaçõe*, gestão ef*ciente </line>
</par>
<par>
<line> d* flux* de materi*i*, pro*utos e inf*rmaçõe*, te*do po* *bje*ivo melhora* o rel*ci**ament* </line>
<line> e*tre forne*ed*res, indústria e clientes. Ainda para o autor, o a**s*o à inform*ç*o aum*ntou a </line>
<line> consciência *ocal e global, *ontr*b*ind* *a*a a crescente pr**sã* dos consu**d*re*, a*ivistas, </line>
<line> *rga*i*açõ*s não *overnam*ntais (*NGs), stakeholders (par*es interessad*s), sobre </line>
<line> r*sponsabilid*de ambien*al e sust*ntabil**ade, exigindo qu* as o*ganizaçõe* busquem prática* </line>
</par>
<par>
<line> que também c*nside**m desempenho ambiental (sustentável) e a minimização de **ente* o </line>
<line> po*uen*es na natureza. </line>
<line> Nesse sentido, * trans*orte rodoviário desempenha um pape* de e*tr*ma i*por*ância </line>
<line> pa*a a economia e par* * naçã*, **stacan*o-se por possu** gr*nde flexibi*idade. Dessa *orma, </line>
<line> acompanha* o desempenho da* atividade* de tr*nsporte possi*ilita uma *isã* dos pontos e* </line>
</par>
<par>
<line> que a cadei* </line>
<line> de suprimentos *ode ser m*lho*ada a fim de </line>
<line> se obter v*ntagen* co**et*tivas, </line>
</par>
<par>
<line> p*is * transporte é * mai* importante dos pro**ssos logísticos, tan*o p*la quantidade e valor </line>
</par>
<par>
<line> do* recur*os que co*so*e, como por movi*en*ar produtos de um ponto geográfi*o a </line>
<line> out*o </line>
</par>
<par>
<line> (PR*U*LER e* *l., 2015). </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FS*, Teresina PI, *. *7, n. 12, art. 2, p. 31-51, dez. 20*0 w*w4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. V. Bonato, J. L. B. Medeiros, *. *. Z. *e*eira Juni**, I. Amar*l </line>
<line> 34 </line>
</par>
<par>
<line> O transpor*e é *m elemen*o muito imp*rtan*e, </line>
<line> ao pensar-se em custos logísticos. De </line>
</par>
<par>
<line> acordo com Ballou (*00*), ele p*de che*a* a dois te*ço* do custo logístic* total. M**ais et al. </line>
<line> (2020) apo*t*m que, n* Brasil, o tran*porte de ca*gas é 6*% dos cust*s logísticos da em*res*, </line>
<line> 4,*% de *eu faturame*t* e pode ch*gar a ser mais que o dob*o de seus lucros. Este alt* cu*to </line>
</par>
<par>
<line> e*tá *elacionad* à má organ*zaçã* dos transportes e aba*tec*mento, </line>
<line> tanto de comb*st*vel </line>
</par>
<par>
<line> quant* di*tribuição física dos prod*tos. As*im, encontra-se a necessidade de des*nvolver um </line>
<line> pla*e*am*nto estratégico *fi*iente par* a r*dução dos cust*s log**t**os. </line>
<line> Vários estudos têm sido d*senvolvidos no* últimos cinco anos, elucidando *or*as de </line>
</par>
<par>
<line> oti*izar processos logísticos e red*zir cus*os </line>
<line> e* cadeia* *e va*or, </line>
<line> como p*d*-se cita*: </line>
</par>
<par>
<line> Am*ral *t al. (2018); </line>
<line> Bo*ato et a*. (2*19*); Bon*to et al. (2019b); Gar*ia et al. (2019a); </line>
</par>
<par>
<line> Ga*cia </line>
<line> et al. (2019b); Garcia et al. (*0*9c); L*ngaray *t al. (*017); P*reira et *l. (2018); </line>
</par>
<par>
<line> Pe*e*ra et </line>
<line> al. (2019); Pereira Junior et al. (*01*); S*lva * </line>
<line> et al. (2019). Todav*a, estudos </line>
</par>
<par>
<line> dem*ns*r*nd* a ap*ica**o d* metodolo*ia M*lk Run em uma indúst*ia automobilística for** </line>
<line> pouco enc*ntrados na lit*rat***. </line>
</par>
<par>
<line> Dessa fo*ma, *ste estudo tem </line>
<line> por f*nalida*e a redução *os c*sto* </line>
<line> di*etos co* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> tra*sporte de matéria*-primas trazidas do f*rneced*r para *ma empresa da indústr*a </line>
</par>
<par>
<line> automobilística, através d* definiçã* de uma nova rota </line>
<line> de *oleta de mate*iai*, sen*o </line>
</par>
<par>
<line> de*envolvido ** uma empresa mu*tinacional fornecedor* de </line>
<line> compone**es p*ra monta*oras </line>
</par>
<par>
<line> do set*r a*tomobi*ístico, * qual, para fins de sig*lo, será chamada *mpres* D**ta. </line>
<line> *ste *stud* *rabalhou a segui*te q**stão de pesquisa: A aplicação do métod* Milk Run </line>
<line> é efetiva n* redução dos *ustos de co*pra de matéri*-p*ima e gara*tia d* *elhor *r*ço par* </line>
</par>
<par>
<line> os produtos de uma </line>
<line> empre*a *o ****r aut*mobilístico? Este e*tudo </line>
<line> te*e p*r objetivo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> propos*a da a*l*cação do método Milk Run p*ra *edução d* cu**os l*gísticos de uma empresa </line>
<line> *ulti*a*ional atuante no seto* autom*bilí*tico. Para is*o, *or** esta*ele*idos os seguintes </line>
</par>
<par>
<line> objetivos específi*os: (i) O*imizar as rot*s </line>
<line> das c*rgas </line>
<line> através d* *ét*do Milk Run; (ii) </line>
</par>
<par>
<line> D*monstrar a redu*ão </line>
<line> d os </line>
<line> custos do transporte *ogís**co e; (iii) Comparar os valores </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> *ust*s logí*ticos do método convenc*onal com o *étodo Milk Run. </line>
<line> 2 REF**ENCIAL TEÓ*ICO </line>
</par>
<par>
<line> O estudo do conceito de Milk Run no* leva a </line>
<line> uma pesquisa mais ap*ofundada em </line>
</par>
<par>
<line> decorrênci* da amplitude do tema, po* isso p*ecisamos des*e*b**-*o em *rês *onceito* </line>
<line> distintos, mas complementares: o conceito de logí*ti*a, de cadeia de suprimen*os *, por fim, </line>
<line> de Milk Run. </line>
<line> Rev. FSA, Ter**ina, v. 17, *. **, *r*. 2, p. 31-5*, d*z. 20*0 www4.fsanet.**m.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Reduz*ndo Cus*os * Otimizando Ro*as no Transporte Atravé* do Mét*do *ilk Run: Um Estudo *e Caso </line>
<line> 35 </line>
</par>
<par>
<line> *.1 *ontex*ualização da Lo*ística e da Cadeia de Suprimentos </line>
</par>
<par>
<line> Per*ira e* al. (20*4) apon*a a d*ferença ent*e a logís*ic* e a cadeia de suprime*tos. </line>
</par>
<par>
<line> Para o autor, a cadeia d* sup**mentos engl*ba t*mbém * lo*í*t*ca, p*i* </line>
<line> busca integr*r </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> coordenar ** membr*s da **deia para ma*imizar a </line>
<line> c*mpetitividade * lucrat*vidad* da </line>
</par>
<par>
<line> empresa e seus stakehold*r*. *ara Ballo* (2007), </line>
<line> f*co é a </line>
<line> ges*ão do *l*xo de produtos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> serviços de f*rm* **is eficaz e eficient*. </line>
</par>
<par>
<line> Borba e Gibbon (2010) i*t*oduzem q*e a logí*tica s*m**e e*istiu. Pa*a os aut*res, </line>
<line> antes mes*o da R***lução I*dustrial, os produt*s vêm e vã*, e as pessoas e em*resas *e**re </line>
</par>
<par>
<line> pagaram </line>
<line> por is*o. Para *s *utores, </line>
<line> por muit* tempo a </line>
<line> *ogística *icou relacionada *penas </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> armazenar e transpo*tar produtos. Todavia, no con*exto atual, a log*stica a*sumiu u* sta*us de </line>
<line> diferenc*al co*p*titivo, p*rque os movimentos ma*r*econôm*cos e *oc*ais, a partir da dé*ada </line>
<line> de 1990, tornara* a ida e * vinda de *ro*utos uma das tarefas ma*s comple*as na* a*ividade* </line>
</par>
<par>
<line> empre*ari*is das organizações. Ne*s* co*texto, Bow*rsox * Closs (*001) </line>
<line> apontam que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> logísti*a p*ssou à condi*ã* cent*al da ca*ei* de v*lor, englobando uma *érie de fatores: de*de </line>
<line> os forneced*res de matéria-pr*ma a até mesmo o *t*ndimento da dem*nda por prod*tos *or </line>
<line> parte do *onsu**dor final. </line>
<line> Sobre a definiç*o de logíst*ca, o Co**cil o* Supply Chain M*nagement Prof*ssionals </line>
<line> (2017) dos Estados Unidos * faz como sendo o *rocesso de planejar, implementar e controlar </line>
<line> * *lux* * armazenagem de matéri*s-p**mas, e*toques durante a produção e produtos acabados, </line>
</par>
<par>
<line> e as informações rela*iv*s * est*s </line>
<line> atividades, d*s*e o </line>
<line> ponto d* ori*em até </line>
<line> o pont o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> consumo, com o prop*sito de atender aos requisito* do cli*n*e. *antos (2020) *cr*scenta que a </line>
</par>
<par>
<line> logíst*ca enquanto **ocesso s*o *tividades *ue ac**tecem sucessivamen*e *lanejadas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> divididas em *rim*rias e de apoio. As atividad*s pri*árias s*riam os *ransportes, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> manutenção </line>
<line> dos estoques e o processamento dos pedidos. A* funções de </line>
<line> apoio se*iam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ar*az*nagem, * m**us*io d*s materiais, a embalagem de proteç*o, a ob*enção por p*rte *o </line>
<line> c*i*nte do produto, a programação *as v*n*as * a man**en*ão das inform*ções. </line>
</par>
<par>
<line> ** Boisso* (2007) def*ne *ogíst*ca como uma função inte*r**a, a fim de coorden*r </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> o*imizar as f*nções de suprimento, arma*en*me*to e distribuição com o*tras funç*es, como </line>
</par>
<par>
<line> fin*nças, </line>
<line> vendas, marketing e sistem*s de i*forma*ão. S*liani e Pizzi**tto (2015) </line>
</par>
<par>
<line> *omp*ementam ao afi*mar que um melho* gerenciamen*o na log*stica pr**orciona u* ganho </line>
</par>
<par>
<line> maior na satis*ação </line>
<line> *os *l*ente* </line>
<line> ao *timizar o tempo e q*alidad* *a ent*ega, e me**ora </line>
</par>
<par>
<line> aspectos de*tr* </line>
<line> da </line>
<line> e*pr*sa co* mel*ora* à organiz*ção *o estoque, redu*ão d*s custos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> dimi*ui*ão do desperdíc*o. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. 17, *. 1*, art. 2, p. 31-51, dez. *020 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. V. Bonato, J. L. B. *edeiros, E. F. Z. Pereira **nior, I. A*aral </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> Kruger et a*. (2019) *xpl*cam qu* na cadeia d* val*r de *ma empresa, há várias </line>
<line> *t*vid*des * *roce*so*, den*re os quais *s qu* compr**ndem a *ogística, se*do que *ssas </line>
<line> *t**idades geram cus***, esta* precisam **r gerencia*as com o foco em melh*rar a v*nt*g*m </line>
<line> compe*i**va. Para os *utores, a l*gística en*olve os processamentos de pe*idos, t*ansporte, </line>
<line> **mazen*ge* e estocagem, logíst*ca in*erna, *mbalagens, di*tr*buição e assistên*ia. </line>
</par>
<par>
<line> As empresas est** continuamente bus*ando nov*s proc*ssos </line>
<line> tecn*lógicos e práti*as </line>
</par>
<par>
<line> competitiva* *ara permanece*em at*a**vas, * f*m ** obt*r um ***erencial compet*tivo </line>
</par>
<par>
<line> inovador e a maximi**ção </line>
<line> de seus resu*tados </line>
<line> perant* seus conc*rrente* (VALENTIM et *l. </line>
</par>
<par>
<line> 2018). Nesse </line>
<line> sentido, nece*sidade de int**rar-se estrategicamen*e logística e cadeia de a </line>
</par>
<par>
<line> s*pri**ntos to*nou-se evidente dent*o das organizações, traz*ndo a necessida*e de *m </line>
<line> const*nte aperfeiçoa*e**o das técnic*s e processos (NASSAR; V*EIRA, 2014). </line>
<line> 2.2 Importância da Gestão de Custos Logí*t*cos de Transpor*e </line>
<line> Nesse senti**, P*ra* et al. (**16) explicam que a gest*o e*tratégica de custos é uma </line>
<line> f*loso*ia de melhor*a de cus*o* e receitas e não somente uma ge*tã* de custos, tam*ém *e*tão </line>
</par>
<par>
<line> de rec*itas, que </line>
<line> busc* *elhor** a *rodutividad*, maximizar o </line>
<line> lucro e melho*a* a sa*isfaç** </line>
</par>
<par>
<line> dos clientes. Os autores ainda e*pli*am que *sta f*losof** d*sempenha um papel importante na </line>
<line> deter*i*ação do fu*uro da *m*resa, por*u* promove a *ontinuidad*, encontra*do altern*tivas </line>
<line> para ajudar o ge*tor * ***ar decis*es corretas c*m fo*o e* criar valor ao client*. </line>
<line> Para B**deira e Maçada (2008), tendo em v*sta que um dos focos das em**esas se*a a </line>
</par>
<par>
<line> mini**z*ç*o e melhoria </line>
<line> d* custos o*imiza*ã* no *t*ndiment* *o cliente, o gere*ci*mento e </line>
</par>
<par>
<line> d* cadeia de suprimentos pode s* tor*ar fat*r *et*rminante para al*a*çar esses o*jetivos. Em </line>
<line> es**do, Chin* (2010) dem***tra a pressão *o**ida **s in*ústrias por cont* do* custos </line>
<line> logí*ticos. Na pesqu*sa, o autor revela que pouca* *mpresa* s*bia* ao *erto quanto eram os </line>
</par>
<par>
<line> seus </line>
<line> cust*s logísticos e se </line>
<line> surpreenderam *o* os result*dos da pesq*isa, ao entende*em </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> quanto e**es custos afeta*am os preços das v*nd*s dos *rodutos. </line>
<line> Para possuir um preço *e*hor para o seu produto e garantir sua pr*sença *o mercado, </line>
<line> é nec*s**ria a redução d*s c*stos d* *r*dução (ROD*IGUEZ et *l. 2018). Para *sto, pod*-*e </line>
</par>
<par>
<line> ut*l*zar o </line>
<line> gerenci*men*o c*rreto </line>
<line> da logística **mo sendo um dos mei*s </line>
<line> para ter-se </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> r*dução nos cus*os </line>
<line> dos p*od*tos. Tendo em *ista </line>
<line> *ue os custos com t*an*portes são </line>
</par>
<par>
<line> repassados </line>
<line> ao </line>
<line> pre*o </line>
<line> do pro*uto, Costa et al. (2018) explicam sobre a dificuld*de *ue </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> empresas possuem em alocar os custos de tr*nsportes l*gístic**. Para o autor, as empresas </line>
<line> Re*. FS*, Teresina, v. 17, n. *2, *rt. 2, p. *1-5*, dez. 2020 w*w4.fsan*t.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *eduzindo **stos * Otimizand* Rotas no Tr*n*porte *tra*és do Método Milk *un: Um Estud* de Caso </line>
<line> 37 </line>
</par>
<par>
<line> en*ont*am dois problemas básicos: a magnitude do* cus*os logísticos e a forma de alocar </line>
<line> esses custo*. </line>
<line> 2.3 Caract*r*sticas d* m*todo Mil* Run </line>
<line> O método M*lk Run surg* *ntão com* f*uto d*sses aprimor*mentos, a fim d* otimiza* </line>
<line> o fluxo da cadeia produtiva. *timologicamente, *ilk *un * um termo de origem in*lesa qu* </line>
<line> po*e s*r t*aduzido como "corrida do leit*", f*ze*do uma re*erência ao sistema de l*ite, *ue </line>
<line> t*n*a um horário d*fi*ido para *s suas a**es (MARIN *t *l., 2017). Esse m*todo é uma antiga </line>
<line> prát**a logística *e abastecimen*o com o*ige* nos tradicionais sistema* d*strib*ido*es de leite </line>
<line> da E*rop* e dos Estados *nidos, **ja l*g*** cons*ste *m *er um *istema de abastec*mento </line>
<line> *om roteiros e horários predeterminados par* as co*et*s de materiais j*nto aos *ornece*ore* </line>
<line> Ne*se sentido, Zerger et *l. (2018) *pontam o método Milk Run como uma altern*tiva. </line>
<line> O objetivo principal é red*zir o* *ustos logísticos de abastecim*nto através das economias de </line>
</par>
<par>
<line> escala e racionalizaç*o das rotas, alé* de aum*nta* a con**ab*lid**e do proc*sso como </line>
<line> u* </line>
</par>
<par>
<line> todo (MARIN et al., </line>
<line> 2017). Esse sistema </line>
<line> de abastecimento tem ro*eiros e horár**s pré- </line>
</par>
<par>
<line> *efinidos, a fim *e que as coletas de materiais acon*eçam n** fornecedo*es </line>
<line> co* apena* </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> veí*ulo. Essa metodolog*a tem impacto </line>
<line> *ireto sobre o atendimento das ***andas </line>
<line> do cli**te </line>
</par>
<par>
<line> final, pois minimiza ris*o* de atr*so, já que *ti*iza entregas dos fornec*dores, fazendo com </line>
</par>
<par>
<line> que a empresa te*ha recurs*s dis**níveis para </line>
<line> pro*ução dentro </line>
<line> do prazo planejado p*ra </line>
</par>
<par>
<line> fabrica*ão e entrega do item. </line>
</par>
<par>
<line> *arin et al. (2017) a*re**entam que o obj*tivo principal seria *eduzi* os cu*tos </line>
</par>
<par>
<line> lo*ísticos </line>
<line> de abastecimen*o *través das economias *e escala e da racionalização d*s r*tas, </line>
</par>
<par>
<line> além de </line>
<line> a*mentar * confiabilidade do p*oc**so todo. Pa*a o* autores, si*tema M*lk Run o </line>
</par>
<par>
<line> também pode ser ope*a*o a*ravés *e </line>
<line> d*versas freq*ências de tempo me**das *m *oras, </line>
</par>
<par>
<line> depen*end* de fatores c*mo: setor industrial, p*odu*o, volume de pr*dução * p*oximidade </line>
<line> dos fornec*dor*s. Em casos mais extremos, como n*s lim*te* físicos *os atuais co*domínios </line>
<line> indu*tr*ais *o setor aut*mo*i*ísti*o, pode haver uma frequência n* fa*xa d* duas * t*ês hora*. </line>
<line> No método Mi*k Run, é apr*veitada * c*pacidade d* *arga total do v*ículo e verificada </line>
<line> * melhor rot* em t**mos de custo-benefício, um* vez que o* *ornecedo*e* es*ão próx*m*s um </line>
<line> *os outros, podem *tilizar um único veículo que passaria *ole*ando e levando o materi** *ma </line>
<line> ú*ica v*z para a indústr*a. </line>
</par>
<par>
<line> *ob*e o método do </line>
<line> vizinho mais próximo, Prim Freita* (2*20) explicam que os e </line>
</par>
<par>
<line> métodos *e construçã* de ro*a pa*tem de um dos dois pontos e *ão for*ando * roteiro *travé* </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sin* *I, v. 17, *. 12, art. 2, *. 3*-51, *e*. 2020 w*w4.fs*net.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. V. Bonato, J. *. *. Medei*o*, E. F. Z. Pereira J*nior, I. Am*ral </line>
<line> 38 </line>
</par>
<par>
<line> do acr*scimo em et*pas de pontos adicionais, c*ja sist*mát*ca mais s*mples * ir *igando ca*a </line>
</par>
<par>
<line> ponto ao ponto *izinho mais próximo. D*ntre *les, </line>
<line> esc*lhe-se um como po*to inicial </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> procura-se o q*e estiv** mais *ert* do ponto anterio*. * autor ainda apresenta outro mé*odo, </line>
<line> cu*a *ficiência seria maior p**a a construçã* da rota, como o "método de inserção do ponto </line>
</par>
<par>
<line> ma*s </line>
<line> distante", **ra o qual se pro*ur* *e início, o ponto m*is distante do *o*to *ni**al </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> depo*s se *usc* o ponto *ais d**tante do r*t*ir* parcial já mon*ad*. </line>
<line> A em*resa em estud* é uma fornecedora de comp*nentes para *s mont*doras de </line>
<line> aut*m*veis, es*á sujeita a multas, *e*ido a inconformidad*s *m relaç*o ao pedid* do client* </line>
<line> ou at**sos *e e*tre*a. **ste segmento de me*cado há requisito* das montador*s de apl*cação </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> mu**as quando não se cumpre a de*anda. *oda </line>
<line> q*antid*de de *rodutos ou serviço* </line>
</par>
<par>
<line> f*ltantes são c**siderados *tr*sos. </line>
<line> 3 METODOL*GIA *E *ESQ**SA </line>
<line> Qua*to ao propósito, a pesquisa está c*assificada c*mo pes*u*s* aplicada. Para R*esc* </line>
</par>
<par>
<line> *t a*. (2015), a pesquisa aplicada busca g*rar soluções par* </line>
<line> problemas </line>
<line> espe**ficos. *bjetiva </line>
</par>
<par>
<line> ger*r c*nhecimentos p*ra </line>
<line> ap*icação *rática, dirigido* à s*lução de probl*mas e**ecí*icos, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> en*olve verd*des e **ter*sses locais. </line>
<line> Nes*e estudo, a pesq**sa aplicad* procurou maneiras </line>
</par>
<par>
<line> para serem *plica*os *s res*ltados des*a pe*quisa, a fim d* consolidar-*e o melhor uso </line>
<line> logí*tico das *otas a*ra**s do Milk Run. </line>
<line> Quan*o à **orda*em, nesta pesqu**a o modo de abo*dagem utilizado foi o *ualit*tivo. </line>
</par>
<par>
<line> Par* Severino (20*7), a pesqui*a qualita*iva pode ser *efin*da </line>
<line> *omo u* conjun*o de </line>
</par>
<par>
<line> **fer*n*es *écnicas i*ter*retativas pa*a as quais </line>
<line> procura-se descrever e decodif*car </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> componentes onde há um sistem* </line>
<line> com***xo com muitos *ignificados, tendo por objetivo </line>
</par>
<par>
<line> traduzir e expressar o sent*do dos fenôm*nos d* mund* s*ci*l para o pesqui*ado. Gil (201*), </line>
<line> por su* *ez, ent*nde qu* a pes*uisa qualitativa conside*a que *á uma rel**ão dinâmica entre o </line>
</par>
<par>
<line> mu*do re*l e o sujeit*, is*o é, um vínculo indisso*iável entre o *und* </line>
<line> obje*ivo e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> subjetivid*d* do sujeito que não pod* ser t*aduzido em n*meros. A inter**etação dos </line>
<line> fenômenos e a at**bui*ão de signi*ica*os são bá*icas no pro*esso de pesqui*a *ualita*iv*. Não </line>
<line> requer o us* de m*to*o* e t*cnicas est*tísticas. * am*ien*e natu*al * a *onte direta para coleta </line>
<line> de dados e o pe*qu**ado* é * instrumento cha*e. </line>
<line> Quanto a* método, * pesquisa enquadra-se como exploratória e de*critiva, tendo em </line>
<line> vi*ta seu propósito d* se familia*i*ar c*m * rotina da logís**ca p*ra *nco*trar uma solu*ão </line>
</par>
<par>
<line> p*ra </line>
<line> a red**ão dos c**t*s. Para Gil (2018), o tipo de pesquisa exploratória tem po* *bjetivo </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, T*resina, *. 17, n. 12, art. 2, p. 31-*1, dez. 2020 </line>
<line> *ww*.fsa**t.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Re**zindo Custos e Otimizando Ro*as no Transporte A*ravés do Método Milk *un: U* E*tudo de C*so </line>
<line> 39 </line>
</par>
<par>
<line> proporcionar uma famili**i*ade ma*or co* * problema, </line>
<line> *endo *m vista torná-lo ***lí*ito e </line>
</par>
<par>
<line> co*st*uir hi*óteses. A pesqu*sa ex**oratóri* busca o aprimo*ame**o de *d*ias *u descoberta </line>
<line> de uma intuição do pe*qui*ad*r e *ermite **a **i*r compreensão do *enômeno a ser </line>
<line> inv*s***a*o. *uanto à *esquis* descritiva, Gil (201*) explica que t*m p*r objetivo primordial </line>
<line> a descriç*o das característic*s de uma determi*a*a p*pulação, fenô*eno ou estabelece* </line>
</par>
<par>
<line> relações en*re var*áveis. Par* *il (2018), a pesqu*s* desc*iti*a visa </line>
<line> desc**v*r as </line>
</par>
<par>
<line> caracte*ísticas de *ete*m*na*a populaç** ou fenô*eno ou o e*ta*elecimento d* relaçõe* ent*e </line>
<line> va*iáveis. A *orma mais comum de aprese*tação é o le*antamento, em *er*l reali*ado </line>
</par>
<par>
<line> mediante q*estio*ário o* ob*er*ação s*stemáti**, que ofer*ce uma descr*ção da </line>
<line> situação </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> momen*o d* pesquis*. Metod*logia *ndi*ada para o*ien*ar a forma d* col*ta de *a*os q*a**o </line>
<line> s* pret*n** des*rever det**mi*ados acontecimento*. </line>
</par>
<par>
<line> Q*anto à té**ica de *oleta ** </line>
<line> análise de dados, foi *tilizada a </line>
<line> *bservação. *egundo </line>
</par>
<par>
<line> Malhotr* (201*), *bservação consiste no registro </line>
<line> de c*mp**tamento, fatos e *ções </line>
</par>
<par>
<line> r*laciona*os com pesso*s, objetos e eventos, sem qu* *x*sta a resp*sta dos parti*ipantes. Essa </line>
</par>
<par>
<line> o*serva*ão deu-se através do s*te Goog*e *aps, *nde as pesquisas foram e*ecu*adas </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> observa*as as *ist*ncia* cartográficas d*stas através d*s fer*amentas visu*i* da p*ataforma. </line>
</par>
<par>
<line> 4 RE*UL*ADOS E DISCUSSÕ*S </line>
</par>
<par>
<line> Esta **ç** tem por objetivo ap*esentar a discuss*o e re*ulta*os da pesquisa. Em </line>
<line> prime*ro mo*ento, introduz-se a empr*sa objeto da pesq*i*a e apresen*am-s* os </line>
<line> for*ece*ores sel*cionados. *epois, tem-se a apre*entação da Aplicação do *ilk R*n e por fim </line>
<line> a discu*são acerca do Método *onvenciona* v*rsus mé*odo M*lk Run. </line>
<line> 4.1 *prese*tação da empr*sa </line>
</par>
<par>
<line> Fora *tilizad* como objeto de </line>
<line> est*do a e*presa *elta situada em G*avataí, no Rio </line>
</par>
<par>
<line> G**nde do Sul, que é uma *ultinacional com orig*m na F*anç*, atuante </line>
<line> no setor </line>
</par>
<par>
<line> automobilístico, e que possui o foco no desenvolv*mento, p*odução e *e*da de componentes, </line>
<line> siste*as *ntegra*os e mód*los pa*a *utomóv**s e caminhões, *os segmen*o* de Origi*al </line>
</par>
<par>
<line> Equipament *anufacturer (OEM) ou tra**zi*do *ara o portuguê* *abricante Ori*inal </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *qui*amento (*ontadoras) e Reposição (af*erm*rket). *r*ncip*l*en*e </line>
<line> na concepção, </line>
</par>
<par>
<line> p*odução e venda de compone**es, *istemas i*tegra*os e *ódulos para a i*dústr*a autom*tiv* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina P*, v. 1*, n. 12, art. 2, p. *1-5*, dez. 2020 </line>
<line> *ww4.fsan*t.com.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. V. Bonat*, J. L. B. *edei*o*, E. F. Z. Pereira Junior, I. Amaral </line>
<line> 40 </line>
</par>
<par>
<line> e *m buscar soluções </line>
<line> qu e </line>
<line> *ont*ibuam para a se*urança e o prazer em </line>
<line> dirigi*, </line>
<line> as*im como a </line>
</par>
<par>
<line> redução de em*ssão de gás carbôni*o. </line>
<line> A empresa Delta c*n*a com 57.300 co*ab*radores, 10 pl*ta*ormas de dist*i*ui*ão, 4* </line>
<line> c**tr*s de des*nvol*imento, 21 centros de pesquisa, *10 *lantas e e*tá *resente em 27 paíse*, </line>
<line> **s**ibui*d* sua atu*çã* em 70% n* Euro*a, 16% na Améric* *o N*rt*, *% na *sia e 3% na </line>
<line> Amér*ca do *ul. </line>
<line> *erceb*u-se em sua rotina div*rsas cole*as diárias sen*o solicitadas de a*ordo com * </line>
<line> nec*ssi*ade dos itens de produção e as coletas e*ternas ao estado que ocorrem trê* veze* p*r </line>
</par>
<par>
<line> semana. A em*resa po*sui tr*s for*ecedores, q** compõem a base da estr*tura de </line>
<line> alguns </line>
</par>
<par>
<line> *rodutos *abricados, diariam*nte em horários diversos de a*ordo com * n*c*ssidade do* ite*s </line>
<line> na p*odução. Esse* forneced*r*s estão localizad*s distantes d* empre*a ou onde será ef*tuada </line>
<line> * mo*t*ge* do p**d**o final, porém es*ão próximos uns *os outr*s e é poss*v** sincronizar os </line>
</par>
<par>
<line> horários *e coleta </line>
<line> para que a mesma *olici*aç*o de transporte para um fornecedor seja </line>
</par>
<par>
<line> aproveitada em ou*r*. </line>
<line> 4.2 Aprese*taç*o do* forne*e*or*s selec*onados </line>
<line> Foram seleciona*os p*ra al**ração de ro*a trê* for*ece*ores que possu*m coleta diária </line>
<line> den*r* do estado Rio Grande do Sul e *odificados *m fornec*d**es A, B e *. </line>
<line> O For*ecedor A: encontra-s* mais **stante e***e os selecio*ado*, situa-se na R. *adre </line>
<line> Ambrósio Pier*telli - Kayser - Caxias do Su* - RS. E possui duas opç*e* de rota para sua </line>
<line> chegada à *ndústria, a prim*ira o*ção *e traje*o é feita pela RS-*22. A figura 1 representa o </line>
<line> t**j*t* d* Fornecedor *, cuja ***tânc*a é de 124 *m e o tem*o esti*ado é *e 1h e *0*in. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FS*, Teresina, v. 17, n. 12, art. 2, p. 31-51, dez. 202* </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> **duzindo Custos e Otimizando Rotas no Transporte Através d* M*tod* Milk Run: Um Estudo de Caso </line>
<line> 41 </line>
</par>
<par>
<line> Fi*ura 1 - Percur*o uti*izado *o f**necedo* A (RS-122) </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: *ado* da pesquis*. </line>
<line> A s*gunda opção de **ta para o Fornec*dor A é pela BR-116, que é mais dista*te e de </line>
<line> mai*r duração, porém permit* sinc*o***ar com o trajeto do F*rnecedo* B. A figur* 2 </line>
<line> represe*ta *ste traj*to, cu*a distância é de *31 km e o tempo estimado d* 2h e 14*in. </line>
<line> Figu*a 2 - *er*urso u*iliz*do no f*rnecedor A (BR-116) </line>
</par>
<par>
<line> *onte: dados *a *esquisa. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter**ina PI, v. 17, n. 12, art. 2, p. 31-51, dez. 2020 </line>
<line> www4.**ane*.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. *. Bonato, J. L. B. Me*eiros, E. *. *. Pereira Junior, I. Amaral </line>
<line> 42 </line>
</par>
<par>
<line> * F**necedor B: *ituado no *m 141 da BR 1*6, *ão Cristóvão - Caxias do Sul - RS. </line>
<line> Apresent* apenas uma rota, utilizan*o a BR-*16, apres***ada n* figura 3, com uma distância </line>
<line> de *6 km e o *empo estimado em 1h e 29min. </line>
<line> Figura 3 - P*rcurso utilizado no f*rnecedo* * (BR - 116) </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: dados da *esquisa. </line>
<line> O F*rn*cedor C: encontra-se mais próximo à Delt*, n* *ua Boque*rão - Can*a* - *S. </line>
<line> A p*imeira opç*o de r*ta é pela BR-290. A figura 4 repr*senta o t*aj**o d* Forne*edor C </line>
<line> utilizando esta rodov*a, cuja dist**ci* é de 29km * o tempo estima*o é de 2*mi*. </line>
<line> Figura 4 - P*r*urso util*z*d* no fornece*or C (BR-290) </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: dados d* *esq*isa. </line>
</par>
<par>
<line> A segunda </line>
<line> opção de ro*a C * pela RS-118, **i*and* *e*ágio*, por*m apre*e*ta más </line>
</par>
<par>
<line> condições de con*ervação. A f*gur* 5 *epresent* este *rajeto, cuja *istância * de 27 km e o </line>
<line> te*po *stimado de 34min. </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 17, *. *2, art. 2, p. 31-51, de*. 2*20 www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Red**indo Custos e Ot*mizando Rotas no Transporte Atrav*s do Métod* Milk R**: Um Estud* de Caso </line>
<line> *3 </line>
</par>
<par>
<line> Fig*r* * - Percurso utiliz*do no *orn*ced*r C (RS - 118) </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: *a*os da pesquisa. </line>
</par>
<par>
<line> 4.3 Ap*icaçã* *o *ilk Run </line>
</par>
<par>
<line> Através da ferramenta Google Maps, foram ana*isadas pos*íve*s rotas que </line>
</par>
<par>
<line> sinc*o*iza**em *s *rês fo*necedores. Esta análise se *eu a partir do método de inserçã* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> pon*o mais dis*a**e, *ue *o*s*ste em ligar os dois pont** mai* dista*tes. Nest* caso, o </line>
<line> prim*iro pas*o é lig*r o Fornecedor * que se encontra mais dist*nte à Ind*stria, *eixando </line>
<line> assim os F*rnecedores B * C de fo*a. *uxand* o cu***r, podemos liga* os forneced*res B e C </line>
<line> tam*ém ao mesmo trajeto. </line>
<line> A* utiliza* este mét*do foi possível cr*ar duas opções de trajet*: a pr*meira rota cr*ada </line>
<line> u*iliza a BR-*16 * de*on*tra ser o trajeto mais otimi*ado. Con*orme é deta*hado na f*gura 6, </line>
<line> na pri*eira opção d* trajeto, cuja distânci* é de 146km e o tem*o est*mado é de 2h * 17min. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresi*a PI, v. *7, n. 12, art. 2, p. **-51, dez. *020 </line>
<line> www4.fs*net.com.b*/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. V. B*nato, J. L. B. *edeiros, E. *. Z. Pereira Junio*, *. Amaral </line>
<line> 44 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 6 - Pr**eira opção rota Milk Run (BR-116) </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: da*os da pe*quisa. </line>
<line> A s*gunda o*çã* *e rota *oi criada evi*a*do *s c**tos de pedágios, també* se*do </line>
<line> utili*ada a BR-1*6, houve um* redução n* quilometragem, porém aumenta a duração da </line>
<line> *iagem em **mparação à rota an*er*or. A figura * represe*ta a seg*nda o*ção de rota cuja </line>
<line> *ist**cia é *e 13*km * o tem** estimado é de 2h e 31mi* </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 17, n. 12, *rt. 2, p. 31-51, *ez. 20** </line>
<line> www4.*sanet.c**.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Reduzindo Custos e O**mizando Rotas no *ran*por*e At*avés do Método Milk Run: Um Estudo de C*so </line>
<line> 45 </line>
</par>
<par>
<line> Figur* * - Segunda opç*o rota **lk *un ***tando pedá*ios </line>
</par>
<par>
<line> *onte: dados da pesqu*s*. </line>
<line> 4.4 Método convencio**l ve*sus m**odo Mi*k Run </line>
<line> At*a*és da comparação entre valo**s, do *étodo convencional (valores e tone**ge* </line>
<line> ex*raído* dos c*n*ec**entos de t*an*por*e - CTRC\*) e d* método Mi*k *un (uti*izad* a </line>
<line> tonelagem ex**aída dos c*nheciment*s de transp*rte vezes os R$*,70/kg) ch*gou-se aos </line>
<line> resu*ta*os q*e são apresentados a se*uir, no gráfi** 1. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*** PI, v. 17, n. 12, art. 2, p. 31-5*, dez. 2020 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.**/revista </line>
</par>
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<line> S. *. B*n*t*, J. L. B. Med*i*os, E. F. Z. P*r*ira Ju*ior, I. *maral </line>
<line> 46 </line>
</par>
<par>
<line> Gráfico 1 - *omp**ação d* valores entr* o método Milk Run e o Convencio*al </line>
<line> Utilizado </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: dado* da *esquisa. </line>
<line> No gráfico 1, *ercebe-s* * dife**nça de valore* entre os f*rne*edores * e B com </line>
</par>
<par>
<line> relaçã* ao F*rnec**o* C. Isso se *á </line>
<line> de*ido à *istância, que d*ixa de ser considerada no </line>
</par>
<par>
<line> mét*do M*lk Ru* enquan*o que no método c*nvencion*l é cob*ado o valor *a carga lev**do </line>
<line> *m *onsi*eração a q*i*ome*rage* percorr*d* mais a *one*agem transportada. Por *im, as </line>
<line> por*entagens de ganho f*caram dis*r*buídas em 45%, 43% e 1*% *ara *s fo*necedores *, B e </line>
<line> C - *espec*ivamente. </line>
<line> 5 CONSI*ERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> Percebendo-se a *rescente competi*ividade no mercado </line>
<line> atual, as empresas precisam </line>
</par>
<par>
<line> es*ar se*pre bus*ando melhori*s c*ntínuas para perma*ecere* operantes. Um aspecto </line>
<line> i**orta*te a ser conside*ado é a busca po* u* preço c*mpetitivo para se*s pr*dutos e, para </line>
<line> ating*r esse o*jetivo, a empresa precisa reduzir s*us custos de p***ução. </line>
</par>
<par>
<line> Obse*van*o </line>
<line> esse cenár*o, os objetivos deste *r**go fora* estud** formas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ossibili*ades ** oti*izar as ro*as **s cargas de material p*odut*vo de uma empresa </line>
</par>
<par>
<line> mult*naciona* atuant* no s*tor automobilístic* *om *rigem na França, situada na </line>
<line> cidade de </line>
</par>
<par>
<line> Gravataí, no Rio Grande do Sul, *ue possui o foc* no desenvolvimento, pr*dução e ven*a de </line>
<line> componente*, sis*em*s integrado* e módulos para automóveis e caminhões, nos segm*ntos de </line>
<line> OEM (montadoras) e Reposição (**termarket). </line>
<line> Rev. **A, Te**si*a, v. 17, n. 1*, art. 2, p. 31-51, dez. 20*0 w*w4.fs**et.*om.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Reduzi**o Cus*os e *t*m*zan*o R*tas no *ra*s*orte A*ravés do Método Milk Run: Um Estudo *e Caso </line>
<line> 47 </line>
</par>
<par>
<line> Par* isso, fo* feita uma pe*quisa apl*cada, de abordagem quantitat*va *xploratória e </line>
</par>
<par>
<line> *esc*iti*a, *tr**és do sit* Go*gle Maps, p*r meio d* aplicaç*o do método Mi*k Run par* </line>
<line> redução *e *ustos logíst*cos, levando-se a *emons**ar a reduçã* dos cus*os do transporte </line>
<line> logístic* c*m * utiliz*ção do mét*do Milk Run; e, por fim, **mp*rar os *us*o* de transporte </line>
<line> lo*ís*ico co**enci*na* com est* método. Dess* for**, foram elaboradas *otas que </line>
</par>
<par>
<line> otim*zass*m os **rcursos uti*izados </line>
<line> n* m*to*o conven*io*a* levand* em consi*eração *rês </line>
</par>
<par>
<line> *ornece*ores. </line>
</par>
<par>
<line> Na análise comparativa entr* os v*lores do mé*odo c*nv*n*ional e * m*to*o Mil* </line>
<line> Run, é p*ssível definir um ganho de 45% no Fornecedor A, de 43% no Fornece*o* B e 12% </line>
<line> n* Fornece*or C, utiliza*do o méto*o Milk Run. Neste contexto, este **tigo te*e como </line>
<line> o*jetivo exp***a* o conhe*imento refe*ente à *roposta de imp*ementaçã* do método Milk Run </line>
</par>
<par>
<line> no d*partamen*o *e logística e transporte* </line>
<line> na empresa *elta. *ara a redução dos </line>
<line> custos </line>
</par>
<par>
<line> l*gíst*cos *os *omponentes utilizados na produção. De </line>
<line> aco*do com os **lo*es apresentados </line>
</par>
<par>
<line> *este e*tudo, a empr*sa pod*r* obter ganhos signi*icat*vos nos c*stos *e </line>
<line> ut*lizar método o </line>
</par>
<par>
<line> **opo*to. </line>
</par>
<par>
<line> *ica *omo co*trib*iç*o te*rica * demonstração da apli**ção da ferramenta Mil* Run </line>
</par>
<par>
<line> no *etor *utomobilí**ico e a co*ver*a **óric* feita ent*e *s **sulta*os e a </line>
<line> **ter*tur* </line>
<line> já </line>
</par>
<par>
<line> consolidada n* área. Além *isso, co*o *ontrib*içã* gerenci*l, * partir </line>
<line> dess** rotas foi </line>
</par>
<par>
<line> *o*sí*el a*ustar uma negociação com a tr*n*po*ta*ora co*tratada *ela *mpresa e foi </line>
<line> cons*derado u* orçamen*o a partir da c*nfir*aç*o que este trajet* do Milk Run seria f**to </line>
</par>
<par>
<line> d*ariamente. Neste acordo de s*re* </line>
<line> *eita* coletas diárias, a transp*rta**ra não levaria em </line>
</par>
<par>
<line> c*nta a quilometra*em da viagem, e s*ria cobrad* apena* a quan**dade em to*eladas </line>
</par>
<par>
<line> transpo*tad*s. Com esta *ego**açã* *ouve </line>
<line> uma redução d*s </line>
<line> custo* a pa*tir do </line>
<line> mo*ento </line>
<line> e* </line>
</par>
<par>
<line> q*e não se ****idera a quilom*tragem p*rcor*i*a no tra**to. </line>
<line> Com* limitaç*o da pesquisa fica o fato de esta ter sido ex*cutada *ob o *en**i* de </line>
<line> apenas uma empre*a * não ter sido feito o acompanhamento temporal das melhorias </line>
<line> implantad*s ao l*n*o *o tempo. **s*e sentid*, co*o s*g*s*ão para nov*s pesquisas, indica-se </line>
</par>
<par>
<line> a repetição desta com outra* empres*s *o mesmo setor, bem como de </line>
<line> *utros setore*, par* </line>
</par>
<par>
<line> *o*paração e o *com*anhamento da **iliz*ç*o </line>
<line> do </line>
<line> método de </line>
<line> for** t*m*oral *a empresa </line>
</par>
<par>
<line> estudad*. </line>
</par>
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<line> *. V. Bonato </line>
<line> J. L. B. Medeiros </line>
<line> *. F. Z. *er*ira Juni*r </line>
<line> I. *mar*l </line>
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<line> 1) con*e*ção e pla*ejam*nto. </line>
<line> X </line>
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<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
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<line> 2) análise e i*terpret*çã* dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
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<line> 3) *la*oração *o rascunh* ou na re*isão cr*tic* do conteúdo. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
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<line> 4) particip*ção na apr*vação da ver*ão final do manus*rito. </line>
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<line> X </line>
<line> X </line>
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