<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 02, art. 5, p. 87-107, f*v. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.18.02.5
</line>
</par><par>
<line>
E*itando Turbulências: Impactos d* N*va Norma d* Le*sing n* *videnciação d* *merican
</line>
<line>
Air*ines
</line>
<line>
Avoidi*g Tur*u*ence: Impa*ts of New Leas**g Sta*dard on Am*ric*n Airl*n*s Discl*sure
</line>
</par><par>
<line>
Daniela Pirolo *ia*
</line>
<line>
Doutoranda em C***roladori* e Contabilidad* pela Univ*rsidade de S*o Paulo
</line>
<line>
Mestra em *on*abilidade pela *niversid*de *ederal d* *araná
</line>
<line>
E-*ai*: danielapir*l*@*otmail.c*m
</line>
<line>
Rayane Camila d* S*lva Sousa
</line>
<line>
*outoranda e* Contabilidade pe*a Un*versidade Fe*era* do *aran* -UFPR
</line>
<line>
Mest*ad* e* Contabil*dad* pela Universi*ade Federal do Paraná
</line>
<line>
E-mail: ray*necamila.pi@gma*l.*o*
</line>
<line>
L*ci*no Ma*cio **herer
</line>
<line>
Doutor em C*n*rola*oria e Cont*bilidad* *e*a Universidade de São Pa*lo
</line>
<line>
Pro*e*sor do Pro**a*a de *ós-Gradu*ção em Cont**ilidade *a Unive*sidade Fe*eral *o Paraná
</line>
<line>
E-*ail: lmsc*erer.u*pr@gmail.c**
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: *aniela Pirolo *ias
</line>
<line>
*d*tor-Chefe: Dr. Tonny Ke*l*y de Ale*car
</line>
</par><par>
<line>
Ave**da Pro*essor Luciano Gualbe*to, 908 **tantã - -
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
São Paul*/SP - 05508-*10. Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Rayan* Camil* d* Silva Sou*a
</line>
<line>
Artigo r*ceb*d* em 1*/12/2020. Últim*
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Av. Prefeito Lo*hário Mei*sne*, 6*2, Camp*s III - Jardim
</line>
<line>
recebid* em 04/01/202*. Ap**vado em *5/01/20*1.
</line>
</par><par>
<line>
Botâ*i*o. CEP: *0210-070 - Curitiba/ *R - Br*sil.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Lu*iano Marcio Sche*e*
</line>
<line>
*va*iado pelo *istema Trip*e Re*iew: Desk Rev*ew a)
</line>
</par><par>
<line>
Av. Pref*ito Lothário Meissner, 632, Ca*pu* II* - Jardim
</line>
<line>
pelo Editor-Chefe; e b) D*uble B*ind *eview
</line>
</par><par>
<line>
Botânico. CEP: 80210-0*0 - Curitiba/ *R - Br*sil.
</line>
<line>
(avali*ção cega por dois avaliadores *a área).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev**ão: Gramatical, Normativa
</line>
<line>
e de F*r**ta*ão
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. P. Dia*, *. C. S. S*us*, L. *. *cherer
</line>
<line>
88
</line>
</par><par>
<line>
*ESUMO
</line>
</par><par>
<line>
*m julho d* 2006, o FASB e * I*SB inic*aram um projeto conjunto * f*m *e desenvolv*r um
</line>
<line>
padrão comu* p**a *e**strar todas a* operações de leas*ng *o Bal*nço Patr*monial e r*duzir
</line>
<line>
a* divergências que afetavam a qualidad* *a informação co*tábil. A nova forma de
</line>
</par><par>
<line>
cont*b*lização *o leasing *n*r*u em vigor em 1º
</line>
<line>
de janeiro de 20*9, por mei* d*s normas:
</line>
</par><par>
<line>
IFRS 16, emit*da pelo *A*B, e ASU 2016-02 "Leases" (Topi* 842), *mitida pel* FA*B. Este
</line>
</par><par>
<line>
trab*lho
</line>
<line>
buscou *nalisa* c*mo * *mer*c*n **rlines *rat*u * *doç*o
</line>
<line>
an*e*ipad* do no*o
</line>
</par><par>
<line>
método de *o**abiliz*ção do *easing ** s*as demonst*ações contábeis. A referi*a empresa é
</line>
<line>
considerada a maior com*anhia aérea do mundo por núm*ro de frota, receita e passageiros. *
</line>
<line>
análi*e descritiva dos form*lários 10-* de 2*16 e 20*7 *emon*trou que a American Air**nes
</line>
<line>
*penas menc*onou a existê*cia de uma nova norma de leasing. Ao anal**ar as demonstraçõ*s
</line>
<line>
contábeis em 2018, n*tou-se *m impacto de USD 10 *ilhões em passivos de arrenda*entos e
</line>
</par><par>
<line>
*tiv* de direito
</line>
<line>
de uso no Bal*nço Pat*imonial, US*
</line>
<line>
197 milhõe* de cr*dito *e ajus*e com
</line>
</par><par>
<line>
efeito acumulado *a DMPL e USD 16 milhõ*s a *enos na recei*a antes dos impostos. *lém
</line>
<line>
disso, ve*ificou-se que, e* 2018, com a cont*bilização do leasi** operacional *o balanço, as
</line>
<line>
o*rigações da empresa a*m*ntara* 3*% aproximadamente.
</line>
<line>
Pal*vras-chav*: Topic 842. FASB; Lea*es. L*a**ng operacional. *easin* financei*o.
</line>
<line>
ABSTR*CT
</line>
</par><par>
<line>
In July 2006, the FASB *nd *A*B in*tiated a j*int project in or*er *o dev*lop commom a
</line>
<line>
*ta*dard *or the re*is*er of all leasin* *peratio** in the balance *h*et and redu*e di*er**nces
</line>
<line>
that affect *h* quality of accounting in*ormation. A n*w form of leas* account*ng came int*
</line>
</par><par>
<line>
ef*ect*ve on J*nuary 1, 2019, t*rough *FRS 16, approved by I*SB an* AS*
</line>
<line>
201*-02
</line>
</par><par>
<line>
"Leases" (To*ic
</line>
<line>
842), a* issu*d *y FASB. A repo*t *el*a*ed by *FRS Found*tion in 20*6
</line>
</par><par>
<line>
verif*ed the eff*cts of the standard on v*rious sect*rs and id*ntified that the compa**es with
</line>
</par><par>
<line>
the m*st impac* will be the airlines companies. Thus, *his
</line>
<line>
paper s*ught t* *na*yze how
</line>
</par><par>
<line>
Americ*n Airli*** tried *o antici*ate the new leasin* acco*n*ing met*o* in *ts f*nanc*a*s
</line>
<line>
reports. This company is consid*red the larges* *irline in the wor*d by fleet nu*ber, *evenu*
</line>
</par><par>
<line>
*n* passenger*. A descrip*ive
</line>
<line>
analysis
</line>
<line>
of *he *016 and 2017 10-K forms show*d th*t
</line>
</par><par>
<line>
Ameri*an Airlines *nly mentio**d the
</line>
<line>
pr*sence of *
</line>
<line>
new le*sing standard. Looking at
</line>
</par><par>
<line>
accou*ting s**tistics in 2*18, the*e ** * $ 1* b*llio* i*pact o* lease liabi*iti*s a** right-of-us*
</line>
<line>
assets on the Balance Sheet, $ 197 *il*io* in cumulative DMPL adjustme*t credit, and $ *6
</line>
<line>
million less in reve*u*. be*ore *ax. In addit*on, *t wa* f**nd that in 2018, *i*h operating lease
</line>
</par><par>
<line>
ac*ounting being regis*er *n *he bala*ce s*eet, the co**an*'s *bligation* i*creased
</line>
<line>
by
</line>
</par><par>
<line>
approx*mat*** **%.
</line>
</par><par>
<line>
Keywor*s: Topic 842; FASB. Leases. *perating leasing. Finance leasing.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, Teresina, *. *8, *. 02, art. 5, *. 87-107, fe*. 20*1
</line>
<line>
ww*4.**anet.c*m.*r/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Evitando T*rbulências: Impactos *a Nova Norm* *e L*a*ing *a Evidenciação da *merican A*rlin*s
</line>
<line>
89
</line>
</par><par>
<line>
1 INTROD**ÃO
</line>
</par><par>
<line>
Na lingua*em dos negóc*os,
</line>
<line>
o leasin* ou a*re*d*me*to mercantil é u** f*rma
</line>
</par><par>
<line>
alternati*a ** financ*amen*o pa*a aquis*ção d* *t*vos (VAN KIN**; SPOOR, **19) e pode
</line>
</par><par>
<line>
ser entendi*o como u*a
</line>
<line>
o*eração de *rédito que tem p*tencial de *erar benefí*i*s o*
</line>
</par><par>
<line>
obr*gações f*tura*
</line>
<line>
para o arrend**á**o e, aind*, tornar a empresa m*is atr*ent* ao mercado
</line>
</par><par>
<line>
*om tod*s *s v**tage*s operacionais e fisc*is q*e concede (RIBE*R*; REI*; PINH**RO,
</line>
<line>
2014). Até *1 deze**ro de **18, as nor*a* co*t*beis previam duas fo*mas de classific**ã*
</line>
<line>
de le*si*g, de*en*endo de sua n*tu*ez*: o leas*ng f***nceiro, r*conhecido *o Ba*anço
</line>
</par><par>
<line>
Patrimonial como ativo imobilizado das e*pres*s arrendatárias, tendo o paga*ento
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
financiament* acordado como passiv* de arren*amento; e o leasing
</line>
<line>
*pe**cional, *u* não
</line>
</par><par>
<line>
pr*cisava *er regis*ra*o *o *alan*o Patrim*nia*
</line>
<line>
e * empr*sa arrendatária *azia
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
contabi*izaç** refe**n*e às **rcelas *o *em loca*o na Demonstraçã* do *esu*ta*o com*
</line>
<line>
de*pesa de arrendamento operacion*l (MA**I*S et al., 2013).
</line>
<line>
O pri*c*pal probl**a com essas norma* era a discri*ionariedade qu* *s arren*at*r*os
</line>
</par><par>
<line>
ti*ham em r*la*ã* à class*ficação do leasin*, identi**cada a
</line>
<line>
p**tir d*s
</line>
<line>
caracter*s*icas dos
</line>
</par><par>
<line>
*ontratos, q*e possibi*it*va um julg*mento di*crep*n*e *ssência *
</line>
<line>
econômica *o con*rato.
</line>
</par><par>
<line>
Como consequência, muita* obrigações *e a*ren*ame*tos ficav*m fora *o bal*nço, em função
</line>
</par><par>
<line>
da opção como arrenda*e*to operacion*l (BIONDI
</line>
<line>
et al., 201*). Essa f**xibi*ização do
</line>
</par><par>
<line>
model* ope*acion** foi muito critica*a po*que não **endia às nec*ssidades d*s usuários, não
</line>
<line>
*o*necia uma re*res*n**ção fiel *a essência econôm*ca das tran*açõe* e n*o em*tia relatóri*s
</line>
<line>
co**ará*eis, mas, em contr*partid*, faci*itava * a**sso a financiamento fora do balanço para
</line>
</par><par>
<line>
mu*tas entid*des, com
</line>
<line>
c*stos *enores e t*x*s de *uros baix*s (MARTI*S e* al., 20**;
</line>
</par><par>
<line>
HSI*H; SU, 2015; FAS*, 2016).
</line>
<line>
*a t**tativ* d* reduzir a* di*ergências que afetavam a qualidade da inform**ã*
</line>
</par><par>
<line>
contábil, *m *ulho
</line>
<line>
*e 2006, o Financial A*counting
</line>
<line>
Sta*dard* B*ard (**S*) e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Internation** Fi*ancial St**d*rd* B*ard (IASB) *nic*a*am u* proj*to a fim d* desen*olver
</line>
<line>
um padrão comum *a contabiliza*ão das op*rações de lea*ing, para q*e os ativ*s e pass**os
</line>
<line>
decorrentes *e ta*s contrato* fossem registra*os no balanç* (HSIEH; **, 2015). Esse trabalho
</line>
</par><par>
<line>
conjunto passou por
</line>
<line>
várias etapas e **lmin*u na* nor*as vigentes: IFRS 16,
</line>
<line>
emitida p*lo
</line>
</par><par>
<line>
IAS*, e ASU 2016-02,
</line>
<line>
emitida pelo FASB (Topic *42). A *FR* 16 s*bst*tuiu a In*ernatinal
</line>
</par><par>
<line>
Accou**ing
</line>
<line>
S***dards (I*S) 17- Leases e a **U 2*16-02, o State*ent n.
</line>
<line>
13 (SFAS *3),
</line>
</par><par>
<line>
ambas com data *e adoção
</line>
<line>
obriga*ória para j*neir* de
</line>
<line>
2019. Apesar *a discord*nci* desses
</line>
</par><par>
<line>
órgã*s em alguns *ontos, no geral, a* duas nor*as c*ncordaram em encerr*r a
</line>
<line>
clas*if**aç*o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Te*esina PI, v. 18, n. *2, ar*. 5, p. 87-107, fev. 2021 ww**.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. P. *ias, R. C. S. Sousa, L. M. Scherer
</line>
<line>
*0
</line>
</par><par>
<line>
dife*enciada *ue *s arrendatári*s p*ssuíam (MATOS; MURCIA, 2019), trazen*o todo*
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
r*g*stro* *efere*t*s a* leasing par* *entro do balanço.
</line>
</par><par>
<line>
O pro*es*o de emissão da norma p*s*ou por diversas reuni**s *e *ivulgaçã*
</line>
<line>
*om
</line>
</par><par>
<line>
inv*stidores, anal*st*s e prepa*adores,
</line>
<line>
que *iscu*iram amplamente os custos de
</line>
</par><par>
<line>
implementação e os impact*s d* nova *orma d* c*ntabili*aç*o do leasing (IFRS, 2*16). Os
</line>
</par><par>
<line>
pr**cipais custos
</line>
<line>
na *m*lemen*ação
</line>
<line>
do Topic *42 são os cu*tos in*ciais co*
</line>
<line>
pessoal para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ava*iaç*o *os *ontratos já *x*stentes * aplicação das novas e*igências, e custos para i*st*uir *s
</line>
</par><par>
<line>
u*uários a an*lisarem c*rret*mente as demonstraçõ*s fi*anceiras consider*nd*
</line>
<line>
todas as
</line>
</par><par>
<line>
m*da*ças ocorridas (FASB, 2016), já *s cust*s para a implementação da IFRS 16 de*enderão
</line>
<line>
da qua*t*da*e de arrendament*s q*e a empres* po*sui (IFRS, 2016). D* acor** c** o FASB
</line>
</par><par>
<line>
(2016), assim que todas a* modificações f*rem concluídas, os
</line>
<line>
custos se tor*ar*o mínimo*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
consistentes, como eram na norm* anteri*r, ju*tament* *or s* tratar d* c*stos in*ci*is q*e se
</line>
<line>
intens*ficam n* p*oc*sso *e transição.
</line>
<line>
Após * efetivação da n*rma nas empresas, os relató*i*s se *ornarã* com*aráv*is,
</line>
</par><par>
<line>
fided*gnos e se* o*ortunidade para
</line>
<line>
operações fora *o
</line>
<line>
b*l*nço, *ornecendo,
</line>
<line>
aind*,
</line>
</par><par>
<line>
informações *di*i*na*s so*re a**vi*ades de le*sin*, como o risco de créd*to, e estarão
</line>
<line>
alinhados c** os princí*ios de control* exi***os no rec*nh*cimento de receita* (FASB IN
</line>
<line>
*OCUS, 2016; F*SB, 2*16).
</line>
</par><par>
<line>
E* ja*eiro de *016, o *ASB fez uma anális* dos
</line>
<line>
prováveis
</line>
<line>
custo* e benef*cios
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
implementação da IFR* 16; o
</line>
<line>
documento intitulado "IF*S 16 Effec*s Analysis" retrat*u
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
efeitos d* nor*a, pr*nci*almente do **nto de vista do *rrendatário, e apresent*u as empres**
</line>
<line>
de d*versos s*tores afet*da* na cont*bilida*e do arrendatário. O d*cumento verifi*ou, ain*a,
</line>
</par><par>
<line>
**e a* emp*esas **m maior impacto s*rão
</line>
<line>
** companhias aéreas, com aproximadame*te
</line>
</par><par>
<line>
22,7% a mais de paga*entos futur*s
</line>
<line>
que não es*avam registr*d*s no Balan*o Pat**monia*
</line>
</par><par>
<line>
(I*RS, 201*). É importante frisar
</line>
<line>
que, *e*m* ***e val*r não estando regis*rado no *al*nço
</line>
</par><par>
<line>
Patrimonial da *mpre*a, *le
</line>
<line>
ainda seria pago, dado s*u r*gistro n* De**nst*ação do
</line>
</par><par>
<line>
Resultado como d*spes*.
</line>
</par><par>
<line>
O *easing possibilita q*e as co*panh*as aéreas tr*q*em * *ncor*ore* aeronaves mais
</line>
<line>
desenvolvidas e aprop*iada* à frota, com va*tagem *e um prazo meno* *m r*lação à aquisi*ão
</line>
</par><par>
<line>
direta
</line>
<line>
com o f*bricante dessas mesmas aer*nave*. *demais, ao término
</line>
<line>
do contrat*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*omp*nhia p*de escolher se vai adqui*ir ou devo*ver bem ao arrendad**. Com isso, o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*rrendamento acompanhou a demanda de *ercado, em função do cresci*ento do setor
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
aviação *ivil nos últimos anos, e *anhou *otoriedade n*s *e***ios *as e*presas f*bricantes,
</line>
<line>
bancos e mercado financeiro (GOMES; FON*EC*; QUEIROZ, 2013).
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*es*na, v. 18, n. 02, art. 5, p. 87-107, fev. 202* *ww4.fsa***.*o*.br/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ev*tando Turbul**cias: Impa*tos da N*va Norm* de *easing na Evid*nciação da American Air*ines
</line>
<line>
9*
</line>
</par><par>
<line>
O f*nanciamento de a*ronaves *o*ercia*s é uma prática c*mum entre as companhias
</line>
<line>
aéreas (GOMES; *ARCE*LOS, 2*18). A ex*mpl*, a maior comp*nhia aér*a d* mundo por
</line>
</par><par>
<line>
número de f*ota,
</line>
<line>
American Airlines,
</line>
<line>
di*ulg** em seu formu*ári* 10-K, d* 20*8, *u* pos*u*
</line>
</par><par>
<line>
44,25% (423) de su*s aeronaves a**uirid*s po* *eio de arren*amento e q*e optou por adot*r
</line>
</par><par>
<line>
antec*padam*nte a
</line>
<line>
nova norma de contabil*z**ão de leas*ng. Dia*te desse *onte*t*, surge
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
seguinte questão de p*sq***a: De que forma a Ameri*an Airlines tratou a *d*ção
</line>
</par><par>
<line>
ante*ipada d* novo m*t**o d* contabi*ização *o
</line>
<line>
leasing em s*as de***straçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
contábeis?
</line>
</par><par>
<line>
Optou-s* por anal*sar a implement*ção da *o** forma de contabi*izaçã* d* leasing na
</line>
<line>
comp*nhia aé*ea Americ*n Airlines pelos s*guintes motivos: i) A America* Airlines é o maior
</line>
</par><par>
<line>
grupo de
</line>
<line>
a*iação civil mun*ial por *iverso* ind*cadores (númer* de fr*t*,
</line>
<line>
vol um e
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
passageiro e
</line>
<line>
receita), *e *cordo c*m os d*do* do site aviacaoc*mercial.net;
</line>
<line>
ii) A Ame*ican
</line>
</par><par>
<line>
A*rlines f*i a *rimeira empresa do ran*ing das 2* maio*e* companh*as aér*as d* mundo por
</line>
<line>
número de fro*a * ad*tar o novo *adrã* de for*a espontânea antes da obr*ga*oriedade.
</line>
<line>
Em *m*ito g*obal, de*ec*ou-s* estudos com a temát*ca IFRS 16 mesmo an*es do
</line>
</par><par>
<line>
período
</line>
<line>
d* adoção obrigató*ia da nova
</line>
<line>
norm*. Ö*türk e Serçemel* (2016)
</line>
<line>
utiliz*ram *ados
</line>
</par><par>
<line>
finan*eiro* *e 2015 da Pegasus Airline* Company, um* empre** turc*, para detectar *s
</line>
<line>
impactos da I*RS 16 no Balanço Patrimonial e nos *rincipais indi*adores. Já o presente
</line>
<line>
trabalho se difere por an**isa* *s efetivos impactos de *ma **pres* que adotou a nova norma
</line>
<line>
de leasing de forma antecipada.
</line>
<line>
Dessa forma, es*ud*s *ue a*ordam as mudan*a* ocorrida* nas *emonstrações
</line>
<line>
financeiras desde * criação da norma até sua adoçã* obrig*t*r*a são impor*an*es para verificar
</line>
<line>
c*mo as empres** se plane*a*am e eviden*iara* *s alterações introd*z*das pela IFRS 16. No
</line>
</par><par>
<line>
Brasil, *s no*mas contábeis emitidas
</line>
<line>
pe*o Com*tê de Pr*nuncia*entos Contábeis (CPC) são
</line>
</par><par>
<line>
correspondentes ao padrão IASB (IFRS\s), no
</line>
<line>
enta*to, o presente estud* propõe *na*isar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*o**an*ia a*rea
</line>
<line>
American Airlines,
</line>
<line>
que adota o *adrã* FASB, e aind* que *ad* u* desses
</line>
</par><par>
<line>
órgãos tenha emitido *ua p*ó*ri* norm*, *la* convergem em *ua es**ncia qu*nto à for*a d*
</line>
<line>
conta*ilização da operação d* l**sing no Balanço P*tri*onial.
</line>
</par><par>
<line>
2
</line>
<line>
FUN*AMENTAÇÃO TEÓRICA
</line>
<line>
A norm*ti*aç*o contábil do leasing t*ve início *os Estados *nidos por volta de 1940
</line>
</par><par>
<line>
e, desde e*tão, v*m pass*ndo *or constante* *udanças
</line>
<line>
(*ATO*; MURCIA,
</line>
<line>
2019). A
</line>
</par><par>
<line>
d*sconfiança de q*e algumas emp*esas
</line>
<line>
nã*
</line>
<line>
estaria* *ivulgand* devidamente os ativ*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, T*resi*a P*, v. 18, n. 02, art. 5, p. 87-10*, fev. 202*
</line>
<line>
*ww4.f*anet.co*.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. P. Dia*, R. C. *. Sou*a, L. *. Sche*er
</line>
<line>
9*
</line>
</par><par>
<line>
pas*ivos dos c*ntr*tos de arrenda*ent* no Balanço Pat*im*nial fez com que, *m 1949, fos*e
</line>
<line>
emitido o Ac*o*nting Researc* Bulletin - ARB 38 sob*e a Div*lgação de Arren*amentos de
</line>
<line>
Longo Pra** em Demo*stra**es Finance*ras d*s Ar*endat*rios (MOREI*A; FI*HO;
</line>
<line>
L*MES, 2011). Em 1962, órgã*s *omo *mer**an In*ti*ute *f Certifie* Pub*ics Ac**unts -
</line>
</par><par>
<line>
A*CPA e Accoun*ing Pr*ncip*e* *oard-APB, emitira* **lató*ios
</line>
<line>
abord**do aspecto*
</line>
</par><par>
<line>
necessários para a* opera*õe* d* leasin* (M**EIRA et al., *011).
</line>
</par><par>
<line>
Poste*iormente, o *ASB, órgão sucessor do APB em 1*73, com*çou a publ**ar
</line>
<line>
mem*ra*dos e drafts das dis*ussõ*s sob*e reconhecim*nt* de ativos e passiv*s das operações
</line>
<line>
de **rendamento: o memor*ndo An An*lysis *f Issues R*lated to Accoun*ing for Leases, e*
</line>
<line>
*974; e o Exposur* Draf* (E*) - *cco*n*i** for *eas** *ue, em 1976, se torn*u Statement of
</line>
<line>
Financia* *ccounting Stan*ards - SFAS 13 (M*REIRA et a*., 2011). A S*AS 13
</line>
</par><par>
<line>
consid*rava apenas
</line>
<line>
o leasing fin*nceiro, carac**rizado pela transferê*cia do título
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
propried*de à **rendat*ria ao final do contr*to, opção de compra a um pr*ço menor que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
va*or d* mercad*, prazo do leasin* c**rindo maior *arte da vida a
</line>
<line>
útil eco*ômica do bem
</line>
</par><par>
<line>
arrendado (75% ou mais) e valor presente *o* pagamentos mín*mos do leasin* *a*or *u igu**
</line>
<line>
ao valor de mercado do *em *rrendado (MATOS; NIYAMA, 201*).
</line>
<line>
Na Eu*opa, o Intern*tional *c*ounting Standards Committee - *AS* emitiu, em
</line>
<line>
out*br* d* 1980, o ED 1* - Contabiliza**o de Ar**n*amentos que l*go depois se tornaria a
</line>
</par><par>
<line>
IA* 1*, com
</line>
<line>
*igênc** a partir de janeiro
</line>
<line>
de 1984. A pri*eir* revis*o da n*rma oc**r*u em
</line>
</par><par>
<line>
1997,
</line>
<line>
classificando os contratos
</line>
<line>
d* l*asing em o*eraci*n*l e finan*e*ro. Em
</line>
<line>
2003, * IASB,
</line>
</par><par>
<line>
órgão q*e sucedeu *o IASC, rea*izou uma nova revisão *a no*** *o projet* "Improvement*
</line>
</par><par>
<line>
to I*te*national Accounting *tanda**s", em busca de melhorias
</line>
<line>
nos pr*nunciamentos
</line>
</par><par>
<line>
contábeis **ternac*onais. O**r* r*visão foi rea*izada em *009 co*o *ar*e *o projet* "*nnual
</line>
</par><par>
<line>
Improvem*nt* to IFRSs *009", visando melhorias
</line>
<line>
anuai* par* as
</line>
<line>
IFR*\s *aq*ele ano, com
</line>
</par><par>
<line>
vigên*i* a partir de *aneiro de 201*, *u antec*pada
</line>
<line>
com ***ulgação (MATO*; N**AMA,
</line>
</par><par>
<line>
**18; M*REIRA; FILHO; LEME*, 20*1; DELOITTE, 2*19).
</line>
<line>
A partir de 2*06, o IASB e o FASB trabalhar** em conj*n*o pa*a a*terar a forma de
</line>
<line>
contabiliza*ão do leasing, com o propósito de r*g*strar tod*s os ativos * passivos rela*ionados
</line>
<line>
a ar**ndamento nas de*onstrações cont*be*s das *ntidades. De acordo com o IFRS (2*1*), a
</line>
<line>
maior motivação para a nova norma foi * const*tação da SEC, em *0**, que as empresa* de
</line>
</par><par>
<line>
*apita* *b*rto dos EU* teriam U*D 1,25
</line>
<line>
trilh*o em arr**dam*n*os que não con*tav*m e*
</line>
</par><par>
</page><line>
seus balanços. A pro**sta desenvolvida *elo FASB e IASB fo* aprovada em 2*14, e res*lt*u
</line>
<line>
na emissão *a IFR* 16 - Leases, pelo IA*B, e *SU 2016-02 (Topic 842), pelo FASB, *mbas
</line>
<line>
pu*licadas em 2016, com adoção obrigatória em jan*ir* de *019. O trabalho do FASB e do
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. *8, n. 02, art. 5, p. *7-107, fe*. *021 www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*vitando Turbu*ê*cias: *mp*ctos da No*a Norma *e Leasing na E*i*enciação ** Amer*can Airlin*s
</line>
<line>
93
</line>
</par><par>
<line>
IASB vi*o* melho*ar o* relatórios fina*ceiros, aum*ntando a tra*spa*ência e a
</line>
<line>
comparabilidade (MONTEIRO; LOPE*, 201*; DELOITTE, 2019; IFRS, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
A maioria dos requis*tos do Top*c *42 e da IF*S *6
</line>
<line>
são sem*lhantes, no en*anto
</line>
</par><par>
<line>
exist** diferen*a* entr* eles quanto à *orma de conta*ilizaçã* do arrendatário. No Quadro 1,
</line>
<line>
*presentam-se algu*as d*ss*s diferenças.
</line>
<line>
Quadro * - Difere*ça* en*re * IFRS 16 e a ASC 2016-02 (Topic 84*)
</line>
</par><par>
<line>
T*pi*o
</line>
<line>
IFRS 16 *SC 2016-02
</line>
</par><par>
<line>
Modelo Contá*il d* arr*n*atário
</line>
<line>
- Dois m*de*os - Teste *e class**icação d* a*rendamento *aseado nos - Modelo úni** critérios d* classificaçã* da IAS - *em t*ste de classificação do ar*e*damen*o 17. - *odos os arrend*men*os reconheci*os no - T**os o* a***ndam*nto* b*lanç*: reconhecidos no b*lanço, *as: *Arrendatário reconhece um ativo de direi*o de - A*re*damentos finan*eiros: u*o (right- *f-us*, RO*) e um passivo de trata*ento i*ual à compra arrendamento. *Tratamento i*ual à compra financiada de um at*vo. fi**nciada de um ativo. - Arrendament*s operacionais, geralmente, têm reconhecimento lin*ar do total das *espes*s de *rren**me*to.
</line>
</par><par>
<line>
M**elo cont*bil do arr*ndador
</line>
<line>
- Dois modelos de contabilização. - Teste de classifi*ação do arren**ment* baseado nos cr*térios de classificação do IAS 17. - *odelo **seado nos c*itér*os da I** 17 pa*a arrendamentos fi*anceiros com *econhecimento do investimen** *íquido no ar**ndamento composto e arren*a*ento r*cebível * at*vo residual. - Modelo base*do nos critérios da IAS 17 para arr*ndamento* oper**ionais.
</line>
</par><par>
<line>
Expedie*tes
</line>
<line>
- Isenção opcional para arren*amentos de *urto prazo - prazo do *rrendamento de *2 m**es ou menos. - Con*abilização da cartei*a como *m tod* é perm*tida se o efeito contábi* n*o diferir materialme*te do resultado que seria obti*o b*seado na con*abiliz*ção de cada arrendam*nt* *ndividua*me*te
</line>
</par><par>
<line>
isençõe*
</line>
<line>
Isenç*o opcional para arrendame*t*s d* itens *e b*ixo valor me*mo se significati**s - Ne*h*ma isenção *ara *m conjunto, p*r exemplo, ativos quan*o co*tratos de arr*ndame*t* de novos com um valor i*ual *u inferior a US$ itens de baixo v*lor. 5 .* 0 0 .
</line>
</par><par>
<line>
*ata de vi*ência
</line>
<line>
- Exerc*cios iniciado* ap*s 15 - *eríodos co*tá*e*s que *e iniciam em ou após de dezemb*o d* 201*. 1º de *a*eiro de *019. - A adoção *ntecipad* é - A adoçã* a*tecipada é **rmitida somen*e se a permitida, mes*o antes da I*RS 1* *or também aplicada. adoçã* da norma ** receita.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Font*: K*MG (2*16)
</line>
<line>
Em relação ao *étodo de transição, as duas normas poss*em e*igências diferentes.
</line>
</par><par>
<line>
C***orm* a IFR*
</line>
<line>
16, as empresas p*d*m e*colher o método de transição que adotarão,
</line>
</par><par>
</page><line>
pod*n*o ser o método retrospectiv* a cada perío*o de r*lat*rio anterior apresentad*, ou
</line>
<line>
Rev. *SA, Te*esina PI, *. 18, n. 02, *rt. 5, p. 87-107, *ev. 2**1 www*.fsanet.*o*.br/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. *. Dias, *. C. S. So*sa, L. M. Scherer
</line>
<line>
94
</line>
</par><par>
<line>
retros**ctivo *o* o efeito cumu*ativo de *nicialment* aplicar a n*rma reconhecido na data da
</line>
</par><par>
<line>
*plicaç*o in*cial (IFR*
</line>
<line>
16, 201*). No *aso do Top*c 842, o FASB apli*a o método
</line>
</par><par>
<line>
retrospect*vo mo*ificad*,
</line>
<line>
com opção de um
</line>
<line>
p*cote de expedientes prát*cos que, **ntos, *e
</line>
</par><par>
<line>
op*em ao método retr**pectivo completo, ao considera* o reco*h*cimento de arrendament**
</line>
<line>
a partir do in*cio do período comparativo mais antigo, exc*to os arren**mentos operac*on**s,
</line>
<line>
que deverão ter *m passivo de lo*a*ão *m t**os *s ano* (FAS*, 201*).
</line>
<line>
O relat*rio e**tido pela *F*S F*undation "Effe*ts *nal*sis" informou *ue a falta de
</line>
</par><par>
<line>
informação s*bre arrenda*ento n* balanço dif*c*ltava a* comparações que i*v*stidores
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
analista* f*zem com *s demonst*ações das *mpre**s. Pa*a o *ASB,
</line>
<line>
* n**a norma (IFRS 16)
</line>
</par><par>
<line>
pro*orciona uma repre*entação fide*igna
</line>
<line>
do* ativos
</line>
<line>
e pa**ivos das empresas, maior
</line>
</par><par>
<line>
tr*nspa*ênci* quant* a ala*ancagem financeir* e * capital inve**ido, compar*bi*idade entre a*
</line>
</par><par>
<line>
ent*d*des **e arre*dam ativos e as que adquirem
</line>
<line>
empr*stimos para c*mprar *t*v*s, entre
</line>
</par><par>
<line>
outros (I*RS, 2**6).
</line>
</par><par>
<line>
A *mplementação da nova norma de ar*endamento afeta *s
</line>
<line>
principais mé**icas
</line>
</par><par>
<line>
f*nanceiras e *nd*cadores de des*mpen*o (índic*s de liquidez, ala*an*agem financei*a, gir* *e
</line>
</par><par>
<line>
at*vos, EBIT*A, EBIT, luc*o líq**do, l*cro
</line>
<line>
operaciona* e lucro por açã*, *etorno sob*e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
patrimônio líquido (ROE), ent*e outr*s), i*pact*ndo também *s cl*usulas de em*réstimos e a
</line>
</par><par>
<line>
*lassificação de c*éditos e
</line>
<line>
*espes*s. N** operações de arr*nd**ento *ercantil oper**ional,
</line>
</par><par>
<line>
deve-se *econhecer a deprecia*ão do a*ivo e a de*pesa financ*ira do pas*ivo, que in*luenciam
</line>
<line>
o E*ITDA * au*enta* o resul*ado **era*i*na* (PWC, 2017; A*EL, 2*18).
</line>
<line>
Conforme o *ASB, os setores que têm leasing com valor e*pres*ivo extrapatrimonial,
</line>
<line>
como é o *aso *** companhias a*reas, varejistas e viagens e lazer, poderão sofrer um aumento
</line>
<line>
*ignificati*o na m*rgem *e *uc*o. A IFRS 16 atin*e cada seto* de for** difer*nte, co*form*
</line>
<line>
suas especificidades, sen*o o se*or aéreo * *ais afetado. Conforme *stim*tivas, as
</line>
<line>
co*pa*hias aéreas terão um r*conheciment* de 2*,7% a ma*s de passivos em se*s *alanços
</line>
<line>
patrimoniai*. (IFRS *6, 2016).
</line>
<line>
O seto* aéreo tem sid* *lvo de estudos sob vários a**ect*s. Ribeiro (2*17) i*vestigo*
</line>
</par><par>
<line>
os
</line>
<line>
efeitos *a IFRS 16 no set*r *éreo e
</line>
<line>
c*nc*uiu que a compa*hia *ér*a *ol *erá um gran*e
</line>
</par><par>
<line>
impacto, *en*o em *ista a
</line>
<line>
*ua*t*dade de contratos. Chaves (2016) consta*ou
</line>
<line>
**e o r*t*rno
</line>
</par><par>
<line>
sobre o ativo * imobiliz*ção do p*trimônio líquido das companhias aéreas bra*ileiras foram os
</line>
<line>
in*icadores que sofr*ram maior i*p*cto. * e*tudo de Öztürk e **rçe*el* (201*) investigou
</line>
<line>
o* imp*ctos no **lanço P**r*monial e nos principais índices financeiros da comp**hia aérea
</line>
</par><par>
<line>
P*gasu* Airlin*s Company, com
</line>
<line>
s*de na Turq*ia, *pós * *ransiçã* para
</line>
<line>
nov* *orma
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
leasing (IFRS 16). Como r*sultado do estudo, *oi destacado que hav*rá a*m*nto de 52,*% no
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 02, art. *, *. 8*-107, fe*. 2021 **w4.fsanet.*om.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Evitand* **rb*lência*: Im*actos *a Nova Norma de *easi** na Evide*ciação da Amer*can **rli*e*
</line>
<line>
95
</line>
</par><par>
<line>
p*ssivo, queda de 12,5% no patrimônio l*qui*o, a*me*to de 29,*% *o **t*l dos ativos, além
</line>
<line>
*e uma redução sig*i***a*i*a no ROA *a compa*hia aérea.
</line>
<line>
No contex*o brasileiro, *lg*ns estudos foram conduzidos ant*riormente à norma at*al
</line>
<line>
(IFRS 16) anali*a*do * convergênci* das normas IFRS\s q*e estabelec*u a con*abilizaç** dos
</line>
<line>
contratos *i*ance*ros, *ntes class**i*ados como de*pesa. A exem*lo, M*r*in* et al., (2013)
</line>
<line>
**alisar*m os refl*xo* nos Indicado*es Econô*ico-*ina*ceiros d*s companhias aéreas
</line>
</par><par>
<line>
bras*leiras e ve*ificaram que *s i*dicado*es de endivida*ento, i*obili*aç*o
</line>
<line>
d* patri*ônio
</line>
</par><par>
<line>
líq**do e imob*lização dos
</line>
<line>
*ecursos não correntes, s*fr*riam var*ações *ignif*cat*vas. Gallo*
</line>
</par><par>
<line>
et a*. (2012) també* sim*lara* e*ses *f**to*, e con*t**ara* que exist* *ma *ariação negativa
</line>
<line>
do* í*dices re**ciona*os ao p**sivo, e positiva com o* índices de *entabilid*de.
</line>
<line>
Barbosa et al. (*011) **aminaram o impacto da contabilidad* do **asing operacio*al
</line>
</par><par>
<line>
no B*lanço Pa*rimonial de *lgumas companhias aérea* *o*cluíram q*e o registro d*s e
</line>
</par><par>
<line>
operações t*ve imp*cto significativo n* estrut*r* pat*imonial
</line>
<line>
e
</line>
<line>
nos indicador*s fi*ance*ros.
</line>
</par><par>
<line>
No es*udo c*ndu*ido p*r Gavazza (2010), fo* investigado s* as ca*acterística* d*s at*vos
</line>
<line>
afetam os *on*ratos de arrend*mento **s **ronaves, especific*mente na cláusula *ue tr*ta do
</line>
<line>
*alor de resgate/liquid*ção d* ativo. O autor analisou *e a liquidez das a*r*naves infl*enc*a
</line>
</par><par>
<line>
no ar*end*mento ou *ompra, no v*ncimento do contr*to ou no aumento das taxa*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ar*endamento sobre * preço das aeronaves. *s evidência* i*dicara* que a*ivos mai* líqui*os
</line>
</par><par>
<line>
são mais pr*váveis
</line>
<line>
*e serem
</line>
<line>
a*rendados na modal*dade *e leas*ng operacional,
</line>
<line>
a*ém disso
</line>
</par><par>
<line>
têm co**ratos de leasing o*eracional mais curtos * de le*sin* financeiro mais longos.
</line>
<line>
Rech et al., (2008) verificaram se o reconheci*ento e e*idencia*ã* das operações de
</line>
</par><par>
<line>
leasin* in*luenci* a posiç*o patr*m*nial e a
</line>
<line>
**monstração d* resultad* d* uma
</line>
<line>
comp*nhia
</line>
</par><par>
<line>
aérea bra*ileira. Os resultados d**on*tr*ram que a forma **mo as operaçõe* de leas*ng
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*econhe*ida e evidenciada modifi*a si*nifi*a*ivam*n*e p*sição financei*a e o desempenho a
</line>
<line>
da empre**.
</line>
</par><par>
<line>
De*sa forma,
</line>
<line>
p*de-se i*fer*r que, a
</line>
<line>
partir d* momen*o em que *s
</line>
<line>
co*trat*s
</line>
</par><par>
<line>
operacion*is *orem ativ*do* conform* a nova no*ma de l*asi*g (IFRS 16 ou A*U 20*6-02 -
</line>
<line>
T*p*c 842), os impactos, eventualment*, podem ser similares a*s de*critos nos est*dos acima.
</line>
<line>
3 METODOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
A p*es*nte pesquisa, quanto a*s seus
</line>
<line>
objetivos, de*critiva. Caracter*z*-se desta é
</line>
</par><par>
</page><line>
for*a p*rque tem a fin*li*ade de verifi*a* co*o a A*e**ca* Airlin*s tra*ou a adoção
</line>
<line>
antecipada do novo *ét*do de cont*bi*ização do leasing e* **a* *emon*t*ações c*nt*beis.
</line>
<line>
R*v. FSA, *eresina PI, v. 1*, *. 02, *rt. *, *. 87-*07, fev. 2021 ww*4.fsa*et.*om.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. P. Dias, R. C. S. Sou*a, L. M. Scher*r
</line>
<line>
96
</line>
</par><par>
<line>
De acordo c*m Sampieri, Collad* e Lucio (2*13), o* est*dos descritivos pretendem
</line>
<line>
especific*r propriedades, característica* e tra*o* importante* de qual*uer fa*o sub*etido a
</line>
<line>
uma **álise.
</line>
<line>
Destaca-se que, m*smo sendo o foc* deste es*udo analisar uma ún*ca empresa, não se
</line>
</par><par>
<line>
trata de um e*tudo de c*s*. A *inalidade *o
</line>
<line>
es*udo d* caso consis*e em explo*a* profunda e
</line>
</par><par>
<line>
intens*mente uma det*rmina*a unidade socia*, dentr* de *u* re*lid**e (**RTINS;
</line>
<line>
THEÓPHIL*, 2016). Especific*mente, o *studo de *a** requer a imersão do pesqu*sador no
</line>
</par><par>
<line>
campo estudado, *endo n*ce*sário sua interação presencial
</line>
<line>
para obtenção de evidênc*a* não
</line>
</par><par>
<line>
perce*ida* a di*tânci*, d*fe*encian*o, assim, de aspectos desc*iti*os re**cionados à* prát*cas
</line>
<line>
*ont*beis (BROMWICH; *CAPENS, 2016; MAJOR, 2*1*).
</line>
<line>
Quanto à abordagem do probl*ma, a pesquis* caracte*i**-se com* desc*itiva,
</line>
<line>
utilizando a *écni** documen*** para a colet* dos *ados, tendo e* vista que os aspect*s
</line>
<line>
necessários para verif*cação devem consta* n* relatório anual ou no for*ulário 10-K,
</line>
<line>
emit*dos p*la e*presa. A *scolha pela Ame*ican Airlines deu-se após v**i*i*a* que esta ocu*a
</line>
</par><par>
<line>
o pr***iro l*gar no ra*king da* 20 mai*res c*mpan*i*s aé*eas
</line>
<line>
*o mundo por número de
</line>
</par><par>
<line>
frota, receita * *assageiros, segundo info**ações do site aviacaocomercial.net. Aliado a isso,
</line>
</par><par>
<line>
foi a prim*i*a
</line>
<line>
em*resa a adotar espontaneament* a norma ASU 2*16-02 (*opic 8*2)
</line>
</par><par>
<line>
a**ecipad*.
</line>
</par><par>
<line>
A Americ*n Ai*lin*s Group Inc. *oi *onstituída pe** fusão entre a Am*rican Airlines e
</line>
<line>
o US Airways Gro*p, e encont*a-se listada na bolsa de *alor*s ***DAQ. Considerada um*
</line>
</par><par>
<line>
das maio*es compa*hias aére*s
</line>
<line>
d* mundo, po*suía, *m 31
</line>
<line>
de dezembro
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
2018, uma frota
</line>
</par><par>
<line>
total co*posta *or 956
</line>
<line>
a*ro*av*s, dent*e
</line>
<line>
ela* 533 (55,*5%) próprias e 423 (4*,25%)
</line>
</par><par>
<line>
arrenda*a*. A companhia encerr** suas atividades no ano de 2018 com uma **cei*a
</line>
<line>
operacio*al ** USD 2 bilhões *, ainda, r**ornou USD 986 milhões aos s*u* *cionista* em
</line>
<line>
forma d* dividendo* e *ecompra de ações.
</line>
</par><par>
<line>
Para responder à ques*ão de pesquisa deste estu*o, uti*izou-se o*
</line>
<line>
**dos c*ntidos no
</line>
</par><par>
<line>
formulário 10-K emi*ido pe*a American Airlines em 2018. A partir *as informações colet*das
</line>
<line>
no re**tório, foi possível i*entificar *s i*ferências relativas à adoção da nova n*r** de leasi*g
</line>
</par><par>
<line>
e anal*s**
</line>
<line>
as m*danças qua*to à c*ntabilização do leasing ope*acional *o B**an*o
</line>
</par><par>
</page><line>
Patr*monial, por meio dos indicado*es finance**os, *iquidez *orrente e gera*, e imob*li*ação do
</line>
<line>
pa*r*mônio líq*i*o.
</line>
<line>
*or fim, info*ma-se que os formulário* *0-K u*ilizados para verifica* as *emonstraç**s
</line>
<line>
*ina**e*ras d* emp*esa an*l*sada neste estudo, Amer*can Airlin*s Gr*u* Inc., encon*ram-s*
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 18, n. 0*, art. 5, p. 87-107, *ev. *021 www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Evitan** Turbulências: *m*actos da Nova Norma de L*asing na **idenciação da A*erican Airlines
</line>
<line>
97
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
* esc*lha por
</line>
<line>
este per*o*o de*-*e e* f*nção d* emissão
</line>
<line>
da ASU 2016-02 (Topi* 842), em
</line>
</par><par>
<line>
fevereiro de 2016, e a adoç*o ante*ipada da n*r** p*la *m*r*can Airlines no último a** de
</line>
</par><par>
<line>
t*ansiç*o, 2018. É i*portante r*ssalta* que a n*rma só entrou e* vigor
</line>
<line>
em 1º de janeiro de
</line>
</par><par>
<line>
2*19,
</line>
<line>
no ent*nto a A*erican Airlines o*tou por sua ad*ção an*e*ipada,
</line>
<line>
*pli***do o método
</line>
</par><par>
<line>
ret*ospectivo m*dificado.
</line>
<line>
A *mplementação de uma *ova norm* contábi* requer planejame*to e preparação
</line>
<line>
estraté*ica, *m virtude das *mpla* modifica*õe* ex*gi*as que podem acarretar em cu*tos e/ou
</line>
<line>
*enefícios *os usuár*os (ASEKOMEH; *USSELL; TARB*RT, 2006). Em relação à nor*a
</line>
</par><par>
<line>
de leasing, as e*pres*s poderiam *e preparar ao
</line>
<line>
*erifi*ar pr*viamente a **antid*de
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
comple*idade do* co**ratos d* arrenda*entos vig*ntes, e a melhor o**ão de transição,
</line>
<line>
cons**erando suas especificidades (KP*G, 201*). Dessa f*rma, para *nalisa* o p**íodo d*
</line>
<line>
transição da *m*ri*an **rlines, a priori, foi re*li*ada uma a*álise de*critiva d*s informa*ões
</line>
<line>
referentes às mudanças da norma de lea*ing na em**esa.
</line>
<line>
Nos formulári*s 1*-K, referent*s aos ano* de 2016 * 2017, * empresa apenas *xpl**ou
</line>
<line>
qu* o FA*B e*itiu * *SU 2016-02 "Leases (Topi* *42)" em fevereiro de 2016, *xigindo o
</line>
<line>
*econ**cime*to de pa**ivo *e arrendamento e direito d* *so no Balanço Pat*imo*ial *os
</line>
</par><par>
<line>
a*rendatários. Destacou, ainda, que
</line>
<line>
est*vam avalia**o os efeitos *a nova
</line>
<line>
**rm* em ***s
</line>
</par><par>
<line>
demonstr*çõe* financeiras e que j* e*peravam por um impac** sig*ific**ivo na
</line>
<line>
*mpleme*t*ção, principalmente no Bala**o Pa*rimonial, por causa de alguns arren**me*to*
</line>
<line>
class*fica*o* co** operacio*ai*.
</line>
<line>
Em r*lação * ad*ção da nor*a, * empre*a res*alta a exigênc** do método *etrospect*vo
</line>
</par><par>
<line>
modific*do, utilizand*
</line>
<line>
alguns
</line>
<line>
*xpedientes pr*ti*os. E*se método visa reformu*ar todos os
</line>
</par><par>
<line>
c**tratos
</line>
<line>
existe***s ou iniciados após * aplicaç*o inicial, divu**ados em ca*a
</line>
<line>
*e*í*do
</line>
</par><par>
<line>
ante*i*rmente. *o*ente n* form*lário de
</line>
<line>
2017, cita *ua i**enção *m adotar a
</line>
<line>
nov*
</line>
<line>
norma
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
partir de 1º de janeiro *e 2019. De acordo com as in*or*ações analisadas no* anos de 2**6 e
</line>
</par><par>
<line>
20**,
</line>
<line>
nota-se que a A*erican Ai*lin*s não re*lizou nenhum* med*da in**s*va em rel*ção *s
</line>
</par><par>
<line>
mud*nças prevista* na contabilização do leasin* no B*lanç* Patrim*nial, como
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresin* PI, v. 18, *. 02, art. 5, p. 87-*07, fev. 2021 **w4.*s*net.c*m.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. P. Di*s, R. C. S. *ousa, L. M. S*h*rer
</line>
<line>
98
</line>
</par><par>
<line>
*eva*tamento dos contratos *e arrend*mento, os indicador*s mais afe*a*os, os custos de
</line>
<line>
im**eme*taç*o e o prováv*l mo*tante * ser registrado n* contabilidade.
</line>
<line>
Quanto ao formu*ário 10-K referent* a 2018, a empresa informou, no quarto trimestre,
</line>
</par><par>
<line>
que *dota*ia ante*ipadamente a *ov* norma de leasing a p*rtir d* 1º de janeiro de
</line>
<line>
2018,
</line>
</par><par>
<line>
ut**izan*o o método retro*pectivo modif*c*do para *ransição, com ajus*e de *feito cumulativo
</line>
</par><par>
<line>
*ara o sa*do inicial dos lucros acumulados a
</line>
<line>
*artir da data ** *igência. C*m a a*oção
</line>
</par><par>
<line>
anteci*ada, a companhia
</line>
<line>
divu*g** em seu r*latór** um impac*o de USD
</line>
<line>
10 *ilhõ** em
</line>
</par><par>
<line>
p*ssivos de *rr**damentos e o respecti*o ati*o de direito de uso no B*lanço Pa*rimoni*l.
</line>
</par><par>
<line>
Al*m disso, também foram **co*hecidos USD 197 milhões de crédito de
</line>
<line>
ajuste com efeito
</line>
</par><par>
<line>
acumulad* e USD 16 milhõe* a menos na receita ante* dos impost*s.
</line>
</par><par>
<line>
Os arrendamen*os o*er*cionais for*m incluídos nos ativos de direito de uso e,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
cont*apartida, no passivo circulante e n** circulante. Os **ivo* *e d*reito d* uso representam
</line>
<line>
* di*eito **e a *mpresa tem *e usufru** de um *tiv* d*r*nte * pe*íodo e*ti*u*ado no *ontrato
</line>
<line>
de arrendamento; consequ*ntemente, os *assivo* equivalem à *brigação *e pagamento dos
</line>
<line>
bens arrenda*os. *ara isso, os ati*os e *ass*v*s d**em ser re*on*ecidos na *ata de i*ício do
</line>
</par><par>
<line>
c*ntrato, pauta*o no valo* present*
</line>
<line>
e*timado dos pa*amentos confor*e o pra** de
</line>
</par><par>
<line>
arrenda*ento.
</line>
</par><par>
<line>
Na *eterminação do valor pres*n*e *os paga*entos de a*rendamento, foi uti**za*a uma
</line>
</par><par>
<line>
t*xa *e *mpréstimo incre*en*al (4,6% - l**sing *pe*aciona* e
</line>
<line>
6 ,5 % -
</line>
<line>
leasing *ina**eiro)
</line>
</par><par>
<line>
derivada da i*formação dis*onív*l na **ta do início *o arrend*m*nt*. Para iss*, co*s*derou-
</line>
</par><par>
<line>
s* as
</line>
<line>
emiss*es rece*tes *e dívid* e os dados publicamente disponív*is, a*sim, uma
</line>
</par><par>
<line>
dim*nuiç*o d* 1*0 ponto*-b*se *a tax*
</line>
<line>
de emp*éstimo incremental aumentaria
</line>
</par><par>
<line>
aproximadamente USD 275 mi*h*es o pa*sivo de a*rendamento *peracio*al da empresa.
</line>
<line>
Antes da adoção d* *ova nor*a de lea*ing, a Ameri*** A*rlines *istinguia o*
</line>
</par><par>
<line>
arren*amentos entre *peracion*l e financeiro, o que im*licava o r*g*stro
</line>
<line>
do leasing
</line>
</par><par>
<line>
operacio*al diretam*nte c*mo despesa na demonstraç*o de r*sul*ad*, não contabilizando-o no
</line>
<line>
Balanço Patrimon*al. Na Tab**a 1 *presenta-se a for*a de ev*denciação * cálcu*o *o leasing
</line>
</par><par>
<line>
em 31 de de*embr* de 2017. É *mpor*ant* ressaltar que **das *s t*bel*s apre*enta*as
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
pr*sent* artigo se referem aos **lores em milhões de dó*ares.
</line>
</par><par>
<line>
T*bela * - Evidencia**o de obri*açõ*s **tura* de arrend*m*n**s em 20*7
</line>
</par><par>
<line>
31 d* *eze*bro *e 2017
</line>
</par><par>
<line>
Leasing Op*racional
</line>
<line>
*easing *i*anceir*
</line>
</par><par>
<line>
201*
</line>
<line>
$
</line>
<line>
2,555
</line>
<line>
$
</line>
<line>
126
</line>
</par><par>
<line>
*0*9
</line>
<line>
2 ,3 2 1
</line>
<line>
123
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *SA, Teresi*a, *. 18, *. 02, a*t. 5, p. 87-107, fev. 2021
</line>
<line>
www4.fsane*.c*m.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E*itando T*rbu*ências: Impactos *a Nova No*ma de Lea*ing na Eviden*iaçã* da *merican Airline*
</line>
<line>
99
</line>
</par><par>
<line>
2020
</line>
<line>
2 ,0 9 6
</line>
<line>
120
</line>
</par><par>
<line>
20**
</line>
<line>
1 ,6 1 *
</line>
<line>
118
</line>
</par><par>
<line>
2022
</line>
<line>
1 ,3 9 4
</line>
<line>
122
</line>
</par><par>
<line>
2 0 2 3 ...
</line>
<line>
3 ,9 5 2
</line>
<line>
3*7
</line>
</par><par>
<line>
T**al de *agamentos de leasing
</line>
<line>
$
</line>
<line>
1 3 ,9 * 1
</line>
<line>
99*
</line>
</par><par>
<line>
(*uros futuros)
</line>
<line>
( 225)
</line>
</par><par>
<line>
T*tal líquido de pa*sivos de leasi*g
</line>
<line>
771
</line>
</par><par>
<line>
(Passi*os cir*ulant*)
</line>
<line>
( *8)
</line>
</par><par>
<line>
Passivo* de arrendament* a lo*go prazo
</line>
<line>
$
</line>
<line>
6*3
</line>
</par><par>
<line>
Fo**e: Am**ican Airlines (201*)
</line>
</par><par>
<line>
A ausên*ia d* obrigat*rieda*e *a conta****zação do leasi*g operac*onal *i*pensav* *
</line>
</par><par>
<line>
aplic*ção da ta*a
</line>
<line>
de desconto a valor presente das obrigaç*es futu*as n* va**r *ominal dos
</line>
</par><par>
<line>
arrenda*e*tos. Assim, o total de pagamentos do leasing operacional em 31 de dezembr* de
</line>
<line>
20*7 *o*ava USD **,9*1 bilhõe*, e o *eu *r*t*mento cont*bil era similar ao de uma despesa
</line>
<line>
de aluguel.
</line>
</par><par>
<line>
Com a a*oção
</line>
<line>
an*e*ipada da norma, em 1º de ja*eiro de 2018, a *orm* *e
</line>
</par><par>
<line>
*videnciaç*o do *easing opera**onal *o* modificada, conf**m* d*mons*rado na Tabela 2.
</line>
<line>
Ta*ela 2 - E*idenciação d*s ve*cimento* dos pas*ivos de arr*ndamen*o em 2018
</line>
<line>
*1 de dezembro de 2018
</line>
<line>
Leasing O*erac*onal Leasing *i**nceir*
</line>
</par><par>
<line>
2019
</line>
<line>
$
</line>
<line>
1,894
</line>
<line>
$
</line>
<line>
124
</line>
</par><par>
<line>
202*
</line>
<line>
1 ,8 2 4
</line>
<line>
120
</line>
</par><par>
<line>
2021
</line>
<line>
* ,6 2 5
</line>
<line>
118
</line>
</par><par>
<line>
2022
</line>
<line>
1 ,4 2 8
</line>
<line>
122
</line>
</par><par>
<line>
2023
</line>
<line>
* ,2 5 0
</line>
<line>
*05
</line>
</par><par>
<line>
2 0 2 4 ...
</line>
<line>
3 ,6 1 1
</line>
<line>
282
</line>
</par><par>
<line>
T*tal *e p*gamento* de leasing
</line>
<line>
1 1 ,6 3 *
</line>
<line>
871
</line>
</par><par>
<line>
(Juros *ut*ros)
</line>
<line>
(*,136)
</line>
<line>
( 177)
</line>
</par><par>
<line>
To*al *íq*ido de passivos de leas*ng
</line>
<line>
9 ,* 9 6
</line>
<line>
69*
</line>
</par><par>
<line>
(Passiv*s *irculante)
</line>
<line>
(1,639)
</line>
<line>
( 81)
</line>
</par><par>
<line>
Passivo* de arren*am*nto a *o*go prazo
</line>
<line>
$
</line>
<line>
7 ,8 5 7
</line>
<line>
$
</line>
<line>
61*
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Ame*ican Airlines (*018)
</line>
</par><par>
<line>
O*serva-se na Tabela 2 q*e a forma de evi*enciação e c*lculo d* leasing operaci*nal
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
pa*tir d*
</line>
<line>
ano de 20*8 f*i mod*ficada devid* **a contabili*ação d*ntro do *alanço
</line>
</par><par>
<line>
Pat*imonial.
</line>
<line>
Ao incluir e*sa no*a ope**ção no pas*ivo, t*rna-se necessária a util*zaç*o de
</line>
</par><par>
</page><line>
taxas *e *escon*o de *r*en*ament* para calcular o v*l*r presente das obr*gaçõe* futuras a ser
</line>
<line>
registrad*. Ess*s taxas, co*o desc*itas an*eriorment*, são de 4,6% p*ra leasin* operacional *
</line>
<line>
6,5% para o financeiro. Nesse c*ntexto, n*ta-*e o impacto da *nclusão de uma *peração
</line>
<line>
significativa, como os contratos de arr*ndamento operacional, no B*lanço Patrimonial.
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. 18, n. 02, art. 5, p. *7-107, fev. 2021 w*w*.fsanet.com.b*/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. P. Dias, R. C. S. Sousa, *. M. Schere*
</line>
<line>
100
</line>
</par><par>
<line>
Por fim, a comp*n*ia a**ea Ameri*an A*rlines e*fatizou que, em 31 de *ezembro de
</line>
</par><par>
<line>
20*8, p*ssu** con*r*t*s ***cionais de le**ing op*r*cional, não ini*iados a*é a da*a
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
fecham*n*o d* *a*anço, no va*or de USD 1.* b*l*ão. Es*e val*r c*rresp*nde a 22 *eron**es,
</line>
<line>
c*m data de entrega p**a *02*/*021 e prazo d* lo*açã* *e 1* *nos.
</line>
<line>
A fim de comp*eender melho* o* im*acto* ef*tiv*s da nova norma d* leas*ng nas
</line>
</par><par>
<line>
*e*o*st*ações contá*eis da companhia,
</line>
<line>
especifica*ent* no Balanço Pat*imon*al
</line>
<line>
e na
</line>
</par><par>
<line>
Demonstração
</line>
<line>
das Mutaçõe* do Pat*imônio L*qu*do (DMPL),
</line>
<line>
fez-se necessár*o c*lcular
</line>
</par><par>
<line>
algumas vari*ções que
</line>
<line>
ocor*eram no balanço no ano d* 2018 co* a *ntrada do registro d*s
</line>
</par><par>
<line>
arrendamen*o* oper*cionais. É impo*tante r**salt*r q*e a Americ*n A*rlin*s *edi*ou *ma
</line>
<line>
linha indivi*u*l p**a inclus** do l**sing operacio*al dentr* de **a demon*traçã* contá*il.
</line>
<line>
Na Tabela 3 demonstra-se o impacto que o leasing operacion*l t*ve n** *rupos *e
</line>
<line>
ativo, passivo cir*u**nte e *a*s*vo não c*rcu*ante.
</line>
<line>
Tab*la 3 - Impacto do leasing op*r*c*on*l no balanç*
</line>
<line>
Balanço Patrimonial - **18
</line>
</par><par>
<line>
C*m *easi*g
</line>
<line>
Sem *easing
</line>
<line>
*ifere*ça
</line>
<line>
%
</line>
<line>
operacional
</line>
<line>
operacion*l
</line>
</par><par>
<line>
*tivo
</line>
<line>
7 0 ,* 7 8
</line>
<line>
6 1 ,* 8 4
</line>
<line>
9 ,0 9 4
</line>
<line>
15%
</line>
</par><par>
<line>
P*ssi*o Ci*cul*nte
</line>
<line>
1 7 ,1 2 1
</line>
<line>
1 5 ,4 * 2
</line>
<line>
1 ,* 3 9
</line>
<line>
1*%
</line>
</par><par>
<line>
Passivo N*o Circu*an*e
</line>
<line>
4 1 ,9 8 7
</line>
<line>
3 4 ,1 3 0
</line>
<line>
7 ,* 5 7
</line>
<line>
23%
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: elab*rado pelos au**res
</line>
</par><par>
<line>
Nota-se na *abela 3 que,
</line>
<line>
com o registro do leasing operacional no **o
</line>
<line>
de 2018,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ativo, o passivo ci*cula*te (*C) e o não ci*culante (PNC) aum*ntaram em 15%, *1% e 23%,
</line>
</par><par>
<line>
respect*vamente. Esse resultado corr*bora com *
</line>
<line>
estu*o realizado
</line>
<line>
pela IFRS F*undation
</line>
</par><par>
<line>
"Effe**s Analysi*" que **evia um acr**cimo de 22% nos passi*os das compa*hias *érea*.
</line>
<line>
A dif*rença do regi*t*o *n ba*anc* referente aos *nos de *017 e 2018 e*contra-se
</line>
<line>
apr*sentad* na Tabela 4.
</line>
<line>
Tabe*a 4 - Con**bilização do leasing oper**io*al nos a*os *e 2017 * 2018
</line>
<line>
2018 2018
</line>
</par><par>
<line>
Com lea*ing
</line>
<line>
2017
</line>
<line>
%
</line>
<line>
Sem leasing
</line>
<line>
201*
</line>
<line>
%
</line>
<line>
ope*acio*al
</line>
<line>
oper*cional
</line>
</par><par>
<line>
Ativo
</line>
<line>
7 0 ,8 7 8
</line>
<line>
6 0 ,0 1 2
</line>
<line>
*8%
</line>
<line>
6 * ,7 * 4
</line>
<line>
* 0 ,0 1 2
</line>
<line>
3%
</line>
</par><par>
<line>
Passivo Circulante
</line>
<line>
1 7 ,1 2 1
</line>
<line>
1 4 ,2 * 4
</line>
<line>
20%
</line>
<line>
1 * ,4 * 2
</line>
<line>
1 4 ,2 7 4
</line>
<line>
8%
</line>
</par><par>
<line>
*assi*o Não Circulante
</line>
<line>
4 1 ,9 * 7
</line>
<line>
3 1 ,1 4 4
</line>
<line>
*5%
</line>
<line>
3 4 ,1 3 0
</line>
<line>
3 1 ,1 4 4
</line>
<line>
10%
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *l*bo**do pelos *utores
</line>
<line>
Na Tab*la 4, a base de comp**ação é o ano de 2017, **a*do a empresa ainda não
</line>
</par><par>
<line>
havia adotado a n*va norma de *easing, ASU 201*-02 "Leases" (Topic *42), *m relação
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resin*, v. 18, n. 02, a*t. *, *. 87-1*7, fev. 2021 www4.fsa*et.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Evi**ndo Turbulências: Impacto* da N*** Norma *e *easing na Evidenci*ção da *meric*n Airlines
</line>
<line>
101
</line>
</par><par>
<line>
ano de
</line>
<line>
2018, com e sem efeito do leasing operacional. Pode-s* *bservar que, no ano *
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
2018, com a c*ntabilização d* le*sin* op*racional, o a*ivo, PC e PN* obtivera* um
</line>
</par><par>
<line>
acrésci*o de 1*%, 20% e 35%,
</line>
<line>
respecti*amente. Já em relação ao ano de 2018, sem
</line>
</par><par>
<line>
consi*er*r a c*ntabilização do l*asi** ope*acional, nota-s* um le*e aumento no
</line>
<line>
gru*o
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
at*vo de 3%, e um acréscimo de 8% * *0% par* PC e PN*.
</line>
</par><par>
<line>
A fim de ve*ific*r a repr*sentatividade do leasi** opera*ional nos grupos do B*lanço
</line>
<line>
P*trim*nial de *018, utilizou-se da razão do imobil*zado pelo ativo total, p*ssi*o cir*ulante e
</line>
<line>
pa*sivo n*o circulante pelo pas*ivo total, confor** con*** na Tabela 5.
</line>
<line>
Tabela 5 - Impacto do leasin* operacional n*s grupos do *alan*o
</line>
<line>
2018
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Com leasing o*eracion*l
</line>
<line>
Sem leasi*g *per*cion*l
</line>
</par><par>
<line>
Imobilizado AT I*ob*lizad*/AT
</line>
<line>
4 2 ,8 9 4 7 0 ,8 7 8 61%
</line>
<line>
3 3 ,8 0 * 6 1 ,7 8 4 5*%
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Passi*o C*rcula*te (PC) Passivo To*a* (PT) PC/P*
</line>
<line>
1 7 ,1 2 1 7 0 ,* 7 8 24%
</line>
<line>
1 * ,4 8 2 6 9 ,2 3 9 22%
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Pa*sivo Não **rcu*ante (PNC) Passivo Tota* (PT) PNC/PT
</line>
<line>
4 1 ,9 8 7 7 0 ,* 7 8 59%
</line>
<line>
3 4 ,1 3 * * 3 ,0 2 1 *4%
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: **abo*ado *elos autor**
</line>
<line>
Confor*e aprese**ado na *abela *, *om o regis*ro do leasing *peracion*l no B**anço
</line>
</par><par>
<line>
Patrim*n*a* de 20*8, o i*obilizado passou a *epresentar 61% do a*ivo
</line>
<line>
total. Já o pa*sivo
</line>
</par><par>
<line>
circulante e o passivo não circulante, e* r*lação ao passivo total,
</line>
<line>
*o*respondem a 24% e
</line>
</par><par>
<line>
59%, respectivamente, d* obri*a**es. C*s* n*o
</line>
<line>
h*uv*ss* a contabilização
</line>
<line>
do a*r*nd*ment*
</line>
</par><par>
<line>
operacional, a representatividade do *mo*ilizado no ativo total seria de 55%, d* passivo
</line>
<line>
**rculante e nã* *irculante *o* o passi*o total, 22% e *4%.
</line>
<line>
Al*m desse impa*to no bal*nço, o**ou-se por ve*ifica* os prová*eis e*ei*os na *ívid*
</line>
</par><par>
<line>
l í qui da
</line>
<line>
da *mpresa, e* *elaçã* ao EBITDA (Ea*nings *e*ore Interest, Taxes, D*pr*ciatio*
</line>
</par><par>
<line>
and Am*rtization), co*s*derado uma proxy **ra *e*ação de *ai*a. *sse indi*ador representa a
</line>
</par><par>
<line>
cap*cidade da empre** e* qui**r *uas *briga*ões con**derando
</line>
<line>
a geração
</line>
<line>
de cai*a
</line>
</par><par>
<line>
operaciona* me*os os equivalentes de caix*. É recomen*ad* que o valor d* ín*ice *ermeie
</line>
</par><par>
<line>
*ntre 2 *, no máximo, 3,5 para
</line>
<line>
uma e*pre*a se* consid*rada *ólida, para * dívi** não
</line>
</par><par>
</page><line>
co*promet*r a ger*ção d* c*ixa da emp*es* (Reis, 20*7; Reis, 2*18).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 02, art. 5, p. 8*-1*7, f**. 2*21 www*.fsanet.*om.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. P. Dias, R. C. S. Sousa, L. M. Scherer
</line>
<line>
102
</line>
</par><par>
<line>
As mét*icas utiliz*d*s *ara *alcular o *ndicado* *ívida líquida/EBITDA foram
</line>
<line>
fun*amentada* na *ase de dad*s Thomson Reuters®. *ar* c*lc*lar a dívida *íq**d*,
</line>
<line>
considerou-se o *otal da dí*ida da emp*esa menos seu caixa * i*vestime**os d* curto p*azo, já
</line>
<line>
* EB*T** comp*eendeu o EBIT (Earnings Be**re I*terest and Taxes) do a*o *is*al somado
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
depreciaç*o, *mortização dos custos de
</line>
<line>
*quisiç*o, amortização
</line>
<line>
dos intangíveis, seu* e
</line>
</par><par>
<line>
resp*ctivos suplementares (V*E*, VAM* e VAMI). No Quadro * demonstra-se a evo*ução
</line>
<line>
do in*icador **vida líquid*/EBIT*A n* período de 2016 * 2018.
</line>
<line>
Quadro 2 - Evolu*ã* da dív*da líquida / EBITDA
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *laborado pe*os autores
</line>
<line>
Nota-s*, n* Q*adro 2, qu* * múltiplo dí*ida líquida/EBITDA, em *016 e 2017, se
</line>
<line>
m*nte*e prati*amente c*nstante c*m va*ore* d* 2,15 e 2,8*, re*pectivam*nte, o que pode *er
</line>
<line>
c*nsiderado u* in*icador d*n*ro *os parâmet*os aceitáv*i* pelo mercado. No entanto, c*m a
</line>
<line>
con*abi*izaç*o do leasing operacion** n* Balanço Patrimonia*, n* an* de *018, esse indicador
</line>
</par><par>
<line>
a*can*ou 5,26 pontos. Isso repres*n*a o
</line>
<line>
impacto de um *e*onhec*mento in balance
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
métricas financ*iras. Ne*se c*so, em 2018, a American Ai**i**s p*ecisaria de mais 2 anos
</line>
</par><par>
<line>
(*,*3-5,26) d* gera*ão de ca*xa pa*a con*egui* cumprir c*m suas
</line>
<line>
obrigaç*es em relação
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
2017.
</line>
</par><par>
<line>
5 CONSI*E*AÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
Consi*erando a necessidad* de modi*icar a *orma *e c*ntabili*aç*o *o leasing,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*AS* e *ASB inici*r*m *m projeto conjunto, em 2006, fim *e dese**olver um *adrão
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
comum em
</line>
<line>
q** t*das as ope**ç*es *e leasing fossem regis*ra*as
</line>
<line>
n*
</line>
<line>
balanço. O tra*a**o
</line>
</par><par>
<line>
*esultou
</line>
<line>
na e**ssão da *F*S 16 Leases, -
</line>
<line>
pelo IASB, e *SU 2016-02 (Topic 842), pe*o
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. F*A, Teresi*a, v. *8, n. 0*, art. 5, p. *7-*07, fev. 20*1
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Evita*do *urbulências: *mp*ctos da *ova Norma *e Leasi*g na Evi*enc*ação da American Airlin*s
</line>
<line>
103
</line>
</par><par>
<line>
FASB, *mbas public*das em 2016. Este e*tudo te*e **mo obje*ivo verifica* ** qu* fo*ma
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
American A*rli*es *ratou o novo método de *ontabilização do le*sing em suas de*on*trações
</line>
</par><par>
<line>
co*tábeis no per*odo de 2016 20*8. P*ra isso, utiliz*u-s* as info**a*ões contidas nos a
</line>
<line>
for*ulários *0-K d*s **os 2016, 2017 e 2018 divulgados *o si*e d* empresa.
</line>
<line>
A a*álise descritiva d* formulário 10-K de 2*16 e 2017 evidenciou qu* a American
</line>
</par><par>
<line>
Airlines ap*na* men*ionou
</line>
<line>
a
</line>
<line>
existência da nova f*rma
</line>
<line>
de contabilização do lea*ing
</line>
<line>
e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
intenção d* *dotá-la na data d* **gência, em janeiro de 2019. No relatóri* 10-K de 2018
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
empresa comunicou sua dec*são de adotar ant*cipadament* a n*rma *SU 2016-02 (Top*c
</line>
</par><par>
<line>
842) a
</line>
<line>
partir de 1º de *aneiro de 2018, **lican*o **todo retrosp**t*vo **dificado o
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
tran*ição. Com a adoção a*t*cip*da, a *o*panh*a aérea
</line>
<line>
divulgou um i*p*cto d* US*
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
b*lhões em p*ssivos de ar*endamento* e ativo de direito d* uso *o Balanço P*trimon*al.
</line>
</par><par>
<line>
A análise d*s gru*o* do Balanço Patr*moni*l, em 2018, demonstrou que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
co*t*bilização do leas*ng operacional re*ultou n* acrésci**
</line>
<line>
** 15%,
</line>
<line>
*1% e 23% n* *tivo,
</line>
</par><par>
<line>
*assivo *irculante p*ssivo não circu*an*e, *espec*ivam*n*e. Esse r*sultad* c*nfirmo* e
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
dado* do *stud* re*lizado p*lo IASB - "*FRS 16 Effec*s Analysis" q** v*rifi*ou um provável
</line>
</par><par>
<line>
*um*n*o de 2*% nas ob**gações das *ompanhi*s a*reas
</line>
<line>
devido à *d*çã* d* norma. A*ém
</line>
</par><par>
<line>
di*so, *uando com*arado o ano de **1* (**m a con*abiliza*ã* ** leasing opera*ional) com ao
</line>
</par><par>
<line>
ano *e 2018 (com a
</line>
<line>
con*abil*zação *o leasi*g operaci*n*l), *oto*-s* um au**nto no at*vo
</line>
</par><par>
<line>
t*tal de 18%. Esses **sultados *eforçam os impactos que a nova norm* de leasing pode trazer
</line>
</par><par>
<line>
para den*r* do
</line>
<line>
balanço, conforme
</line>
<line>
pre*is**s realizadas *o*
</line>
<line>
diferentes trabalhos (ÖZTÜRK;
</line>
</par><par>
<line>
SERÇEMELI, 2016; IFRS, 2016; PWC, 2*17).
</line>
<line>
Por fim, an*l*sou-se o indi**dor dív*da lí*u**a/EBITDA, que demon*trou um *umento
</line>
<line>
no an* d* 201* em relaç*o a*s anos anteriore*. No p*r**d* de 2*** * 2017, a empresa *o*suía
</line>
</par><par>
<line>
uma situaçã* aceitável pelo
</line>
<line>
m*rc*do, apr*s*ntando
</line>
<line>
valores e*tre 2,15 e 2,83 p*ra **te
</line>
</par><par>
<line>
indicador. Com a *ontabilizaç*o do leasing o*eracional no ba*anço, em 2018, esse *últiplo
</line>
</par><par>
<line>
subi* para *,2*, que im*lica dizer *ue a empresa o
</line>
<line>
nece*sita de, pelo me**s, 5 *nos d*
</line>
</par><par>
<line>
geração de caixa *peracional para pagar **as dívid*s.
</line>
</par><par>
<line>
A nova *orma de *easing só entrou em vigor e* 1º
</line>
<line>
de janei*o d* 2019, tanto para
</line>
</par><par>
<line>
e*pres*s que adotam padrão FASB co*o *ar* **uelas q*e ado*am padrão IASB. Em vi*tu*e
</line>
</par><par>
<line>
disso, pouc*s *mpresas reportaram a norm*
</line>
<line>
em seus re*at**io*, m*smo havendo
</line>
</par><par>
<line>
rec*m*nd*ç*es dos preparadores sobre
</line>
<line>
os custos * impactos n* adoção. U** limitação
</line>
</par><par>
<line>
e*con*rada n*sse es*udo foi análise de uma únic* empres* qu* adotou antecipada*ente a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
norma ASU *016-02 (Topic 842). Para pesq*isas futuras recomenda-se an*l*sar empresas que
</line>
<line>
ad*t*ra* a norm* IFRS 16 ou ASU 2016-02 (Topi* 842) no ano de 2019.
</line>
<line>
Re*. F*A, Ter*s*na PI, v. 18, n. 02, ar*. 5, p. 87-107, *ev. 2021 *ww4.fs*n*t.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. P. *i*s, R. C. S. *ousa, L. M. Scherer
</line>
<line>
*04
</line>
<line>
R*FERÊNCIAS
</line>
</par><par>
<line>
A*EL. 2019: *
</line>
<line>
q*e muda c*m a *mp*ementação *o *FRS 16 - *P*
</line>
<line>
0* (R2). 20*8.
</line>
</par><par>
<line>
Dis*oníve*
</line>
<line>
em:
</line>
<line>
<
</line>
<line>
ht*p://www.leasingab*l.com.*r/wp-
</line>
</par><par>
<line>
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*. P. Dias
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R. C. S. So*sa
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<line>
L. M. Sch*rer
</line>
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<line>
1) concepção e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) **álise e interpret*ção dos da*os.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do r*sc*nho ou na r*visão c*ític* *o conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
4) part*cipação na apr*va*ã* *a vers*o fi*al do manu*c**to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
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</par>Refbacks
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)