<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 02, art. 6, p. 108-127, *e*. 20*1 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*1.18.02.6 </line>
</par>
<par>
<line> *xecução do Orçamento em Santa Ca*a*ina: Evolu*ão *as Des**sas de 2006 A 20** </line>
<line> Budget Exec*tion in Sant* Cata*i*a: Evoluti*n of Expenses **om 20*6 to 2018 </line>
</par>
<par>
<line> R*fae*a Fern*n*a Viant* </line>
<line> Graduanda em Ciênci*s C*ntábeis pela Un***rsidade E*tadual do Centr*-Oeste </line>
<line> E-ma*l: vianteraf*ela@gmail.com </line>
<line> Ric*rd* Suave </line>
<line> Doutor em *ontrolad*ri* e Contab**idade p*la *niversidad* d* *ão Paulo </line>
<line> *rofessor no curs* d* Ciências *ontábeis na *niversidade Esta*ual *o Centro-Oest* </line>
<line> E-ma*l: r*card*suave@out*oo*.c*m </line>
<line> Marcelo *a Si*va Mafra </line>
<line> Mestr* em Contabilidade pela Univers*dade Federal de *a*t* C*ta*ina </line>
<line> E-*ail: **rcelolusiada@ho*m*il.co* </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: R*faela Fe**a*da Viante </line>
<line> Editor-Chefe: D*. Tonny *e*ley de Ale**a* </line>
</par>
<par>
<line> Rua *adre Sal*atore Renn*, *75 - Bairr* Santa C*uz - </line>
<line> Rodrig*es </line>
</par>
<par>
<line> Gu*rapuava - P* - CEP 8501*-430 - Br*sil. </line>
</par>
<par>
<line> Ender**o: Ricardo *uave </line>
<line> Artigo re*ebi*o *m 07/01/2021. Última </line>
<line> ve*s*o </line>
</par>
<par>
<line> Rua Pa*re Salv**ore Re*na, 875 - Bairro Santa Cr*z - </line>
<line> rece**da em 21/01/2021. Aprovado e* 22/01/202*. </line>
</par>
<par>
<line> Guarapuava - PR - CEP 85015-4*0 - Bras*l. </line>
</par>
<par>
<line> *ndereço: M*rcelo da S*lva *a*ra </line>
<line> A*aliado pelo s*stema Triple Review: D*sk Review *) </line>
</par>
<par>
<line> Rua *a*re Sal*atore Renna, 875 - Bair*o Santa Cru* - </line>
<line> pe** Editor-*hefe; e *) Doubl* B*ind R*view </line>
</par>
<par>
<line> Guarapuava - P* - CEP *5015-430. Brasil. </line>
<line> (*valiação cega po* d**s a*aliadore* da área). </line>
</par>
<par>
<line> Revi*ão: G*amatical, No*mativa e de </line>
<line> *ormatação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Execução do Orçam*nt* em *anta Catarina: Evolução das D*spesa* de 2*06 A 2018 </line>
<line> 109 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> As desp*sas são com*one*tes essen*iais da administração públic*, pois conf**me os recursos </line>
<line> são gastos pode *a**r i*terferê**ia n* de*e**olviment* da soc*edade, se*do importan*e* para </line>
</par>
<par>
<line> a t*mada de decisão dos gover*a*t*s, para aperf*içoar a gestão </line>
<line> d*s **s*o* *úblicos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> dir*cionar em quais ár*as *evem *er aplic*dos os rec*rsos. O p*esente trabalho </line>
<line> tem por </line>
</par>
<par>
<line> objetivo anal**ar a evolução da* despesas, por grupo de nat*r*za, no Est*do de Sant* C*t*rina, </line>
</par>
<par>
<line> no período de </line>
<line> 2006 a 2018. P*ra a real*z*ção </line>
<line> desta pesquisa, u*ilizou-*e * metodologia </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> abordage* qua*titativa, p*r m*io da utili*ação de rel*tórios *é*ni**s da* c*n**s do gov*rno </line>
</par>
<par>
<line> *o **tad* de S*n*a Cat*rina. *uanto aos o*j**ivos, ad*tou-se * pesqui** d*scritiva </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ocumental. Por meio deste *studo, nota-se </line>
<line> um crescimento natur*l, inclusive pela própria </line>
</par>
<par>
<line> in*lação, das receitas e despesas </line>
<line> cor*entes * de capital. Observa-se *umento do* gas*os com </line>
</par>
<par>
<line> *e*soal * encargos sociais. O Est**o cu*priu com o l*mite prudenc*al imposto pela LRF, mas </line>
</par>
<par>
<line> encontra-se em l**ite </line>
<line> de alerta. A fun*ão com previdência s*cial a*resentou o maior </line>
</par>
<par>
<line> c*escimento dentro do total de g*stos po* fun*ões. </line>
</par>
<par>
<line> Palavras-chave: Orç*mento P*blico. Desp*sa </line>
<line> Pública. *ei da *espo*sabil*dade Fiscal. </line>
</par>
<par>
<line> Estado de S*nta Catarina. </line>
</par>
<par>
<line> ABSTR*CT </line>
</par>
<par>
<line> *xpenses are e*sential components *f public </line>
<line> adm*nistration, be*ause as resour*es are spent </line>
</par>
<par>
<line> there c** be interfere*ce in the deve*opment of society, bei*g *mport*n* for decision making </line>
</par>
<par>
<line> b* governme*t officials, to imp*ove *h* *anagement </line>
<line> of pu*lic sp*nding and *o direc* in </line>
</par>
<par>
<line> which areas resourc*s s*o*ld b* invested. *he present study *im* to an*lyze the evo*ut*on of </line>
<line> *xpenses, *y g*oup of nature, in **e State o* *anta Catarina *n *he period f*om 2*06 ** 2018. </line>
<line> To carry out *h*s research, we used a metho*ology of qua*titative app*oach, thr*ugh the use </line>
<line> *f t*chn*cal re*orts from the *overn*ent accounts of the *tate *f S*nta *atarina. Reg*rding </line>
<line> t*e obj*c*ives, we adop*e* a d*s*ript*ve and doc*mentary r*search. *hrough th*s study, it was </line>
</par>
<par>
<line> possible *o perceive *hat ther* is a natural </line>
<line> growth, esp**ially becau*e of infl*tion, of current </line>
</par>
<par>
<line> and </line>
<line> capital revenue* and expens*s. Ther* *s a* increase in </line>
<line> pe*sonnel ***enses *nd socia* </line>
</par>
<par>
<line> charges. The State *as co*p*ied wit* t*e p*ude*tial *i*it imposed by the LRF, but is at an </line>
<line> a*ert limit. The s**ial security fun*tion showed *he h*ghest **o*th within t*e total </line>
<line> ex*enditure by fun*ti*n. </line>
</par>
<par>
<line> Keywords: Public Budget. P*bli* Expend*ture. </line>
<line> Fiscal *esponsibi**ty Law. S*nta Cata*ina </line>
</par>
<par>
<line> St*te. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 02, ar*. 6, p. 108-**7, fev. 2021 </line>
<line> ww*4.fsan*t.***.b*/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. *. Viant*, R. Suave, M. S. Ma*ra </line>
<line> 1*0 </line>
</par>
<par>
<line> 1 **TRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A *esponsabilidade na administr*çã* pú*lica pressupõe a atuação pla*ejada </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> tran*parente dos gestores, *u* de*em </line>
<line> p*evenir ris*os * </line>
<line> cor*i**r desvios capa*e* de afetar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> equilíbr*o </line>
<line> das contas pública*. As*i*, no ano </line>
<line> d* 200* foi publi**da * L*i </line>
<line> Compleme*t*r nº </line>
</par>
<par>
<line> 101, intitulad* de L** ** *espons*bilidade Fiscal (LRF), co* o objetivo principal de impor </line>
<line> um maior **gor ao proc**s* de plan*jamento * ex*cuç*o **çamen*á*ia, disc**linando a g*stão </line>
</par>
<par>
<line> e controle dos re*ursos públ**os * e*igi*do </line>
<line> maior responsa*ilidade e *rans*arência dos </line>
</par>
<par>
<line> **stores. Para *lcançar ess* objetivo, a *efe*id* L*i l*mitou os gastos * * e*dividamento d*s </line>
</par>
<par>
<line> **tes, </line>
<line> uma *ez qu* obj*tiva o e*uilí**i* entre desp**as e re**itas (OLIVEIRA; PETER; </line>
</par>
<par>
<line> *ENESES, *00*). </line>
<line> A Lei da Re*ponsabilidade *iscal favo*eceu o equil*b*io *as c*ntas púb*icas *omo um </line>
<line> propós**o ** gestão *esponsável, atrib*indo c*nse*uências ne*ativa* a *eu **scum*rimento. </line>
</par>
<par>
<line> O propósito d* LRF *roibir os ente* d* Fed*raçã* *e gastarem *ais do **e arr**adam. é </line>
<line> Se*u*do *o*tes (2005), o equilíbri* prevê a igualdad* *n*re a p*ev*são *a r*ceita e a fix*çã* </line>
<line> da *espes* em c*** exercíc*o financei*o. Es*e princípio defende que a proposta orçamentár*a </line>
</par>
<par>
<line> dev* ser encaminhada </line>
<line> ao Legislat*vo equilibrada (Previ*ão=Fixação). É definido *través </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> princípio do equi*íb**o orçam*n*ário q*e o mont*nte da de*pe*a *i*ada n*o deve ul*rap*s*ar a </line>
<line> r*ceita prevista p*ra o período, co* a fin**idad* *e *lim**ar os ga*t*s públi*os sem previsão </line>
<line> d* re*eit*s. </line>
</par>
<par>
<line> A* desp*sa* são componentes essenciais da a*min**t*ação </line>
<line> pública, po*s *onforme </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> *ecursos são gast*s pode haver *nterferência n* *esenvo*vi*e*to da *ocieda*e, s*n*o </line>
</par>
<par>
<line> impor*antes </line>
<line> para a </line>
<line> tomad* de deci**o </line>
<line> dos </line>
<line> go**rnan*es, para ape*f*içoar a </line>
<line> g*stão </line>
<line> dos ga*tos </line>
</par>
<par>
<line> públi*os * direcion*r </line>
<line> em quai* área* d*v*m ser apl*cados os re*urso*. Estudos apontam que </line>
</par>
<par>
<line> despesas *om saúde e ed*ca*ão s*o si*nificati*as </line>
<line> par* </line>
<line> expl*car o nível de </line>
<line> desenvolvimento, </line>
</par>
<par>
<line> ind*c*ndo que essas *reas contribuem *e form* </line>
<line> *elev*nte para elevar * nív*l de </line>
</par>
<par>
<line> de**nvolvimento das p*sso*s e, por i**o, devem ser d*recionada* cada vez mais r*c*rsos para </line>
<line> el*s (BE*R**; MACÊDO, 2*13; MATTEI; BEZERRA; *ELLO, 2018). </line>
<line> D*ntre *s d*spe*as públicas, t*m-se ** des*esas com pessoa* que com*õem u*a part* </line>
</par>
<par>
<line> i**ortante e significativa dos gastos públic*s. A LRF est*pulou um </line>
<line> *imit* </line>
<line> de gastos </line>
<line> *o* </line>
</par>
<par>
<line> pes*oal a fim d* contro*ar *s gas**s e e*dividament*s exc*ss**os. Mui*o* estudos </line>
<line> t*m </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *reocupação de investigar a ocorrência de cas** e* que se ult*a*assa * limite de gastos co* </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 1*, n. *2, ar*. *, p. *08-127, fev. 2021 w**4.f*anet.com.b*/*e*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *xecução *o Or*a*ent* em Sa*ta Catar*na: Evo*ução das Despesas de 2*06 A 2018 </line>
<line> 111 </line>
</par>
<par>
<line> pe*soal ins*ituídos pela *RF (FIORAV*NTE; PINH*IRO; MED**ROS, 2006; SANTOL*N; </line>
<line> JE*ME; REIS, 200*). </line>
<line> Souza e Platt Net* (2012) consid*ram as **spesas com pessoal um dos gastos que </line>
</par>
<par>
<line> mais necessitam at**ção </line>
<line> d* soc*eda*e e dos </line>
<line> entes públicos, sendo u*a das m*iores </line>
</par>
<par>
<line> preocupações dos gestores em *sta*el*cer *imi*es conve*ientes para esse* *asto*. **rais, </line>
</par>
<par>
<line> Vi*ente e Souza (2**6) o*servam que e* decorrênci* do </line>
<line> uso inapropr*ado </line>
<line> de recursos </line>
</par>
<par>
<line> *úblicos e d*s cri*es financeira* e </line>
<line> econômi*as q*e atingem os *ntes públi*os, as despesas </line>
</par>
<par>
<line> p*blicas p*ssa*am a ser, gradualment*, foco da *te**ão *e acadê*ic*s, governante* e de*ais </line>
<line> atores sociais. **is pesquisas indica* a n*cessidade de continuid*de dos *eus estu*os, *té </line>
<line> mesmo com co*tr*buições no sentido de realizar c*mpara*ões *o* outr** Estad*s * Ci*ades. </line>
<line> Campag**ni, Platt Neto e Cruz (20*4), p*r exemplo, indicam que, *a*a pesquisas futuras, </line>
</par>
<par>
<line> r**o*e*da-se a aná**se do c*mprimento dos *im*tes para *espesas co* </line>
<line> pess*al em todos </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> órgãos do Poder Judiciário Federal. </line>
</par>
<par>
<line> Dada a *im*nsão *ue o or*a*ento púb*ic* assume no planeja*ento da* *ções </line>
</par>
<par>
<line> públicas, ta* f*rrame*ta destaca-se </line>
<line> *or estimar *s rece*tas e fix*r as despesas a se g*sta* e* </line>
</par>
<par>
<line> um *eterminado *e*íodo. Con*iderando que a despes* pública constitui o mon*an*e fi*an*eiro </line>
<line> que a a*ministra*ão pú*lica demanda gastar, a *im d* garantir suas ativ*da*es, acompa*ha* o </line>
</par>
<par>
<line> comportamento da despes* públi*a é um fator imprescindível para </line>
<line> ga*antir eficiên*i* da * </line>
</par>
<par>
<line> gestão das admin*st*ações púb*ic*s, o que gerou o s*guin** q**stionamento e investigaçã* </line>
</par>
<par>
<line> deste trabalho: *ual a evolução das </line>
<line> despesas, por </line>
<line> *ru*o </line>
<line> de natu*eza, no Estado de Santa </line>
</par>
<par>
<line> Catarina n* períod* de 2*06 a 201*? *ess* forma, te* s* por obj*ti*o ge*al analisa* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> evolu*ã* da* des*esas por grupo de *atureza no Esta*o de Santa Catarina no perí*d* de 2*06 </line>
<line> a 201*. </line>
<line> Est* pesq*isa se ju*tifica c*m* contribuição prática e a litera*ur* e*ist*nte, com foco </line>
</par>
<par>
<line> na t*ansparência, *es*ã* ef*cie*te d** re*ursos e co*tro*e dos gastos. Birck, S*ikida </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Schallenberger (**04) define* que a LRF se mos*ra u* **strumen*o e*iciente de auxílio </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> gover*ante, inova*do c*m re*ra* claras * prec*sas, de maneira a co*sagrar a transparên*ia da </line>
<line> ge*tão, co* o mecanismo de contro*e fiscal. </line>
<line> A estrutura do traba*ho aprese*ta, além desta intr*dução, a funda*ent*ção *eór*ca no </line>
</par>
<par>
<line> tópic* *, a metodologia *o tópico os resultados n* tópico 4 e a* *ons*deraçõe* finais no 3, </line>
<line> *óp*co 5. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Tere*ina PI, v. 18, n. 02, art. 6, p. 1*8-127, fev. 2021 </line>
<line> ww*4.fsan*t.**m.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. *. *iante, R. Suave, M. S. M*fra </line>
<line> **2 </line>
</par>
<par>
<line> 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA </line>
<line> 2.1 Orçamen*o Público </line>
<line> O orçamen*o público re*resenta um* ferramenta d* p*anejamen*o. Con**rme os </line>
<line> *e*ursos *isponíveis para custea* o* g****s, as p*líticas públicas s*o orçad*s e *scolhidas para </line>
<line> int*grar * p*ano de ação do governo. A at*aç*o planej*da ** Est*do concretiza-se atravé* do </line>
<line> or*a*ento público, que é o in*trume*to de *ue dispõe o P*d*r P**lico *ara *anifestar seu </line>
<line> programa de ação, discri*inan*o a origem e o m*ntant* dos recursos a **re* atingidos, bem </line>
<line> *omo a natureza e * montante das despesas a ser*m rea**zados (PISCITELI; TIMBÓ, 2019). </line>
<line> O *i*tem* orçam*ntário brasileiro é con*tituído e* três peças essenci**s apresent*das </line>
<line> na Constituição Federal: o Plano P*urianual (PPA), a Lei das Dire*rizes Orçamentárias (LD*) </line>
<line> e a Lei Orçamentária An*al (LOA). *om base nessa* p*ç**, *s té*nic*s orçame*tárias devem </line>
<line> ser elaboradas a fim de desenvolver *m o*çamento de acordo com o* pr*ncípios legais visando </line>
<line> atin**r os obj****o* progr*m*dos. </line>
</par>
<par>
<line> *e </line>
<line> acordo com o **nual de Co*tabili*ade Apl*ca*o </line>
<line> ao Setor Públ*co - MCASP </line>
</par>
<par>
<line> (2018), "toda ação d* Gover*o e*tá estruturada e* program*s *rient*dos para a reali*ação </line>
</par>
<par>
<line> dos objetivos estratégicos def*nido* no Pl*no Plu*ian*al (PPA) para p*ríodo de *ua*ro o </line>
<line> anos." O PPA é carac*erizado como um plano de m*dio **azo da admin*str*ção p*bl*c*, </line>
</par>
<par>
<line> s*ndo * r*sponsável po* dar a fundame**ação </line>
<line> n*ces**ria para a co*fecção da* demais peças </line>
</par>
<par>
<line> or*amentá*ias. De*e </line>
<line> ser desenvolvido pelo Pod*r **ecutivo n* prime*ro ano de *anda*o, </line>
</par>
<par>
<line> *evendo abranger as diretriz*s, o***tivos e metas da admi*istração pública. </line>
<line> A L*O * elabora*a anual*ente e *o**re*nde quai* as dire*rizes, objeti*os e m***s da </line>
<line> adm*nistração pública *ara o pró*imo ano. Segundo *iacom*n* (*010), a LDO além de </line>
<line> o*ienta* a *laboração da le* orçame*tária anu*l, vem sendo utiliz*da como meio de instruções </line>
<line> e *egras que devem ser cumprid*s na execução do *rçamen*o, auxil*and* para que o proc*sso </line>
</par>
<par>
<line> o*ç*mentári* seja mais </line>
<line> transparen*e * que o Le*isla*iv* tenha uma maior p*rticipação </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> cont*ole da* finança* pú*licas. </line>
<line> É por meio da LOA q*e a execu*ão do *r*amento s* concr*tiz*, é a partir dela </line>
</par>
<par>
<line> que serã* </line>
<line> c*mp*idos os ob*etiv*s e met*s propostos no PPA e na LDO. *eu *rincipal </line>
</par>
<par>
<line> pr*p*sito * conduz*r o *qui*íbrio entre as rece*tas e as despesas p*blicas. Segund* o disposto </line>
<line> em Bra*il (1964), a matér*a *rincipal da LOA *eve ser a pre*isã* das receit*s e a f**ação das </line>
<line> despesas, as quai* devem esta* discr**inad*s de forma que p*rmita e visual*zação da política </line>
<line> econômica fina*ceira e o progra*a de trabalho do governo. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. **, art. *, *. 108-127, fev. 2021 www4.fs*ne*.*om.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Execução do Orçamento em Santa Catarina: Evolução das Despes*s d* 2*06 A *018 </line>
<line> 113 </line>
</par>
<par>
<line> A recei*a *ública, po* sua *ez, pode ser definida como ingress*s de recursos que serão </line>
</par>
<par>
<line> utiliz*dos pa*a *a*amento </line>
<line> das *es*esas, com o objetivo *e satisfaze* *s necess*d*des </line>
</par>
<par>
<line> públic*s. Seg**do Piscitelli e Timb* (2*19, p. 138) "receita pública, e* sen*indo amplo, </line>
<line> caracteriza-se *omo u* ingres*o de rec*rsos ao patrimônio público, mais especificamente </line>
</par>
<par>
<line> como uma entrada de *ecursos financeir*s </line>
<line> que se *ef*ete no *u**nt* das *isponibilidades". </line>
</par>
<par>
<line> As receitas são *ivid*das em orça*ent*ri*s, *revistas no orçamento, e extr*orç*m*nt*rias, **o </line>
<line> p*evistas no or*amen**. </line>
<line> Despes* pública *od* ser de*inida como todos os dis*ê**ios da administr*ção *ública. </line>
</par>
<par>
<line> Ara*jo e Arruda (2009) a definem *om* se*do o gasto </line>
<line> ou o </line>
<line> compromi*so </line>
<line> de gast* dos </line>
</par>
<par>
<line> recurs*s governamentais, com o objetiv* de at*nder à* nec*ssidades de i**eresse c*let*vo. São </line>
<line> classif*cadas em despes*s orçamentár*as, que s* podem se* *astas se h*uver previsão e créd*to </line>
</par>
<par>
<line> or*am*n*ário </line>
<line> *is*onível, e extraorç*mentár**s, que *ão estã* *revistas e não d*pe*dem *e </line>
</par>
<par>
<line> a*tori*açã* leg*l para ser*m ga*tas. </line>
<line> Com a obrig*tor*edade do orçam*nt* público instit*ída em lei, * controle dos *t*s </line>
</par>
<par>
<line> públicos pas*ou a ter destaque. Se*do ass*m, </line>
<line> os responsáve*s pela administraçã* *ública </line>
</par>
<par>
<line> *ossu** cada vez ma*s o de*er </line>
<line> e* execu*ar uma gest*o </line>
<line> ba*ead* na </line>
<line> eficácia, eficiên*i* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> tr*nsp**ênci*, vi*and* ao cumprim*nto *e meta* * o equi*íbrio orçam*ntári*. </line>
<line> 2.2 Tr*n**arência </line>
<line> O princí*** da pu*licidade, **evisto em l*i, conduz a administ*ação p*bl*c* a ser </line>
</par>
<par>
<line> tr*n**arente em *eus </line>
<line> atos c*m a socieda*e. A criação de dispositivos l*gais p*rmitiu </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> o**igato*ie*ade e normatização *os me*os ut*lizados na tr*ns*arência da presta*ão de contas </line>
<line> dos re**rsos públicos à soc*edade co* forma* de comuni*ação mais acess*veis. </line>
<line> A transpar**cia é um dos pri*cípi*s ** gov*r*a**a pú*lic* * *s iniciativas qu* visem </line>
<line> aperfeiçoar os me**nismos de trans*arência de in*ormações *cerca d* gestão são c*nsideradas </line>
</par>
<par>
<line> boas prática* </line>
<line> de governanç*. *e um modo geral, a </line>
<line> transp*rência deve caracteriza* </line>
<line> tod** as </line>
</par>
<par>
<line> ativ*dades realizadas pe*os gestores públicos, de *aneira que os ci*adã*s tenha* acesso </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> compre*n**o daquilo qu* os gestores governam*ntais têm realizado a partir do </line>
<line> poder de </line>
</par>
<par>
<line> represen*a*ão que lhes foi c*nfiado (CRUZ; S**V*; SA*TOS, 2**9). </line>
</par>
<par>
<line> Para Armstrong (2005), * tr*nsparência na prestação d* cont*s públicas s*rgiu co* a </line>
<line> *inalidade de envolver a socie*ad* ao controle s*ci*l *as contas * dos recursos **ridos **l*s </line>
</par>
<par>
<line> gestores pú*licos. Por isso deve-se ref*r*r ao *cesso **restrito por parte desse públi*o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> i*forma*ões ú*eis e c**f*áveis sobre decisões e desempenho da á*e* pública. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T*r*sina PI, v. *8, *. 02, art. 6, p. 1*8-127, fev. 202* www4.fsan*t.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. F. Viante, R. Suave, *. S. Ma*** </line>
<line> *14 </line>
</par>
<par>
<line> O conc*ito de transp*rên*ia, *m relação ao fluxo de i*forma**es, é utilizado de </line>
<line> diversas ma*eiras, dessa forma, apesar **s inúme*os estu**s, *e* significado *ermanec* </line>
</par>
<par>
<line> flexí*e*. Ap*i*ado ao ca**o da Administra*ão *ública, B*rkinshaw (2006) diz que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> trans*arê*cia po*e *er *ntendida como a g*s*ão dos assu*tos públicos **ra o púb*ico. </line>
</par>
<par>
<line> Já na ***ncia Polític*, o **nce**o de *ransparência es*á a*sociado à di*ulgação de </line>
<line> inf*rmações por parte dos gove**os para *t*res *nt*rnos e externos (GRIGORESCU, 2*03) e </line>
<line> sua consequente utilização *o*o instrum*nto de resp*nsabilização (*ccountabil**y) dos </line>
</par>
<par>
<line> agentes pú*licos quando est*s a*otam *lgum </line>
<line> procedimento inadequad* a* </line>
<line> bom uso dos </line>
</par>
<par>
<line> recursos públicos (LOUREIR*; TEIXE*RA; PRADO, 2008). </line>
<line> O *e**o accountabil*ty, *m cons**u*ncia da in*ernacio*alização d* contab**ida*e, * </line>
<line> muito utiliz*do n* pr*sente. Mesmo não apr**entando um signif*cado plenamente *efinido </line>
<line> pelo* vários *ut*res de conta*ilid*de e apesar de pre*su*or, o conceito de accountabil*ty não é </line>
</par>
<par>
<line> *inônimo de transparência. Quanto mais avança*o o *st*gio democrático, maior interesse o </line>
</par>
<par>
<line> pela acc*untabilit*. E a acco**tability governamental t*nd* a acompanhar </line>
<line> o *v*nço d* </line>
</par>
<par>
<line> va*ores </line>
<line> demo*rático*, </line>
<line> tais </line>
<line> como </line>
<line> igu*l*ade, </line>
<line> digni**de </line>
<line> hu*ana, </line>
<line> partic*pação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> rep*e*entat*vid*de (CAMPOS, 1990). </line>
<line> De *cordo com P*ado, Ribeiro * Din*z (2012), o conceito de accountability é mai* </line>
<line> amp*o, pois atinge não apenas a prestação de conta* e a public*d*de das aç*e* dos gove*nos, </line>
<line> mas també* a existênc** de mecan*s*os in*titucionais *e controle da *dminist*ação pública </line>
</par>
<par>
<line> que possam ger*r incentivos </line>
<line> ou sa*çõe* ca*o os agentes </line>
<line> público* cumpra* ou *ão *ua* </line>
</par>
<par>
<line> obrigações. </line>
</par>
<par>
<line> 2 .3 </line>
<line> Estudos anter*o*es </line>
<line> *present*-se a seguir o Quadro 1, em *ue s*o el*n*ados estudos *om *bjetivo* </line>
</par>
<par>
<line> semelh**tes ao do *r*sente artig*. </line>
</par>
<par>
<line> Quadro 1 - Estudos Ante**ores </line>
</par>
<par>
<line> Autore* </line>
<line> Metodologia </line>
<line> R*sulta*os </line>
</par>
<par>
<line> S*ntos e Camacho (2014) </line>
<line> Anális* n* munic*pio *e Cosmópolis/S* com *nfoque no equ*líbri* *as r*c***as e d*spe*a* no pe*íodo de 2007 a 2012. </line>
<line> *os ano* de 2007, 2008 e 2011 as receitas arrecadadas f*ram m*io*es que as despes*s execu*adas, oc*sio*an*o um superávit orçam*ntári*. Entretanto, nos períodos de 2009, 2010 e 2*12 houve uma inversão, sendo as d*spes** executadas maiores que as rece*tas arrecadadas, gerando um déficit orçamentário. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, *. 18, n. 02, *rt. 6, *. 108-1**, fe*. 202* </line>
<line> *ww4.fsan*t.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Execução do Orçamento em Santa Catarina: Evolução da* Despesas de 2**6 A 20*8 </line>
<line> 115 </line>
</par>
<par>
<line> Lima et al. (*010) </line>
<line> Análise do equilíbrio entre d*spesa* * receitas d* Pref*itura ** Tere*ina/PI nos anos de 20*4 a 2008. </line>
<line> O quoc*ente do equilíbrio orçamentá*** apresentou **sultados normais, estes qu*c*entes *emonstr*m q*e no período de 2007 e 200* a despesa fixada foi igual à recei*a previst*. O quo**ente do resulta*o orçamentário demonstra que no *eríodo em e*tudo a receita exec*tada foi maior q*e a **spesa executa*a. </line>
</par>
<par>
<line> Melo (2017) </line>
<line> Análise da* recei*as ar*ecada*as e despesas empenhada* n* município de Uberlân*ia entre 2013 e 2016. </line>
<line> Os quocien*es *ncontrados *presen*aram uma situação or*am**tária nor*al. *bservou-se *ue hou*e superávit orçamentário *o* pe*íodos *e 2*13, 2014 e 201* e déficit orçamen**rio *a*a o período *e 20*5. </line>
</par>
<par>
<line> Aguiar e So*za (2015) </line>
<line> Análise do equ*líb*io entre as re*eitas * a* despesas do municípi* de C*noas/RS no período de 2012 a 201*. </line>
<line> Veri*ic*u-se que, e* todos os ano* analisados, nã* ho*ve e*uilíbrio n* re*a*ão da* receitas arrecadadas e desp*sa* emp*nhad*s. *os anos *e 2012 e 2014 *ouve supe*ávit orç*m*ntário e em **13 ocorreu um d*ficit orçamentári*. </line>
</par>
<par>
<line> Souza e Pla*t Ne** (2012) </line>
<line> Análise da composiç*o e evolu**o das desp*s*s c*m pesso*l *o Es*ado de Santa Cat*rina nos anos de 2000 a 2011. </line>
<line> O Estado de S*nta *atarina ultrapassou t***s os *imit*s para as despes*s *om *essoal apenas no ano de 2000. Entretanto, nos an*s *e 2001 e 2005, o limite de aler*a foi extrap*lado, *ssi* como nos anos de 2002 a 200* o limi*e pru*encial f*i exce*ido. </line>
</par>
<par>
<line> Magalh*es, O**veir* e Wakin (*0*6) </line>
<line> A*á*ise da *volu*ão da *espesa orçamentária n* *niver*i*ade Federal d* Viçosa/M* nos anos de 2*01 a 2003. </line>
<line> O o*çamento total teve uma ele*ação no *eco*rer do pe*íodo a*al*sado. No pe*íodo analisado * despesa executada es*á de a*ordo co* a despesa orçad*, o que significa que os gas*os da Un**ersi*ade *stão dentro do qu* *oi previsto. </line>
</par>
<par>
<line> Campagnoni, Platt N*to e Cr*z (*014) </line>
<line> Análise dos limites **ra despesas c*m pessoal entre Poderes e órgãos da União no *eríodo de 2**0 a 2013. </line>
<line> A União, *nc**indo os Poderes e *rgãos analisa*o*, cu*pr** os *imit*s má*imo, *rudenc*al e d* *lerta ins*i*uí*os pela LRF em t*do* os a*os analisado*. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Fonte: elaborado pelos au*ores. </row>
<row> De acor*o com a *abela de est*d*s semel*antes apresentad*, v*rifica-se que a maior*a </row>
<row> *os estu*os aponta *esultado* simi**res. *on*tat*u-**, nos períodos anal*sados, equilíbrio </row>
<row> *rçamentário *a confe*ção do orça**nto, ou seja, as receitas pre*ista* fora* iguai* às </row>
<row> de*pesas fixadas. Na ex*c*ção do orçame**o, em alguns *no*, houve superá*it o*ç*men**rio, </row>
<row> qu* significa que as receitas arrec*dadas foram m*iores *u* a* despesas execu*ada*, *m </row>
<row> o*tros anos, ocorreram déficit orç*mentário, que rep*esenta que as de**esas e*ecutadas fo*am </row>
<row> *aiores que as r*ceit*s arrec*dadas. </row>
</column>
<par>
<line> 3 </line>
<line> METODOLO*IA </line>
<line> *tilizou-se par* a rea**zaç*o desta p*squisa a m*todo**gia *a abordagem qua*titativa, </line>
</par>
<column>
<row> a qua* *e revelou a *orma mais apropriada para o le*antam*nt* dos d*dos e a anál*se d* </row>
<row> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 18, n. 0*, art. 6, p. 108-127, fev. 2*21 www4.f*anet.c*m.b*/*evista </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. F. Viante, *. Su**e, M. S. M*fra </line>
<line> 116 </line>
</par>
<par>
<line> orçame**o do Estado de *anta Catarina. De acor*o com M*nzato e S*ntos (2012), os *étodos </line>
<line> de *esquisa q*antitativa, *e mod* ge*al, sã* utiliz*dos **and* s* qu*r medir op*niõ*s, </line>
</par>
<par>
<line> reações, sen*ações, hábitos e atitudes </line>
<line> etc. de um univer*o (púb*ico-alvo) através </line>
<line> d e um a </line>
</par>
<par>
<line> amostr* que * **presente de f*rma estatisticamente comprovada. </line>
<line> Quanto aos objetivos, ado*ou-se a pesqu*sa de*crit*v*, a q*al se mostrou a *etodologi* </line>
<line> mais a**quada *ara a o*serv*ção, registro e análise dos *ados *oletado*. *s pesquisas deste </line>
</par>
<par>
<line> tip* têm c*mo objetiv* pr*mordial a </line>
<line> descrição d*s caracterís*ica* de de*erminada populaç*o </line>
</par>
<par>
<line> *u fenômeno ou o estabe*ecim*nto de relaç*es entre vari**eis. São inúmeros os estudo* *ue </line>
<line> p*dem ser cla*sif*cados so* este títul* e uma de suas ca*a*teríst*ca* mais signific*tiv*s e*t* na </line>
<line> *tilização *e técnica* pa*ron*zadas *e c*l*ta de dados (GIL, 2008, p. 47). </line>
<line> A pesquisa tam*ém * *ocu*e*tal quanto aos pr*cediment*s, pois f*ram estudados os </line>
</par>
<par>
<line> dispositivos legais </line>
<line> acerc* do assunto, bem como * </line>
<line> coleta de informa*ões em arqu*v*s </line>
</par>
<par>
<line> pú*l*cos. A caracterí**ica *a p*squ*sa documenta* é qu* a fonte ** coleta ** d*dos está restrita </line>
</par>
<par>
<line> a documentos, escritos ou não, const**uindo o que *e </line>
<line> den*mina de *ontes primári*s. Estas </line>
</par>
<par>
<line> po*em *er f**tas no mo*ento em q** o fato ou fenômeno ocorre, ou d*pois (LAKATOS; </line>
<line> MARC*NI, 2003, p. 174). </line>
<line> A coleta *e da*o* ocorreu *or meio da utilização de relat**i*s técn*cos d** contas do </line>
<line> *over*o do Estado de Sa*** Ca*arina, r*la*ivos a* período de 200* a 201*, *onstant*s no sítio </line>
<line> elet*ôni** do T*i*una* de Contas de Santa Catarina (TCE/SC). *til*za*am-*e os dad** </line>
</par>
<par>
<line> c**s*lidados das </line>
<line> rece*tas e </line>
<line> das despesa* p** *a*e*oria ec*nômica, *or grupos de nature*a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> por funçõe*. Pa*a a análise dos dados coletados, u*ilizou-se da tabulaç*o por Excel </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> *e*if*car o desenvo*vimento das despe*as ao longo d* perío*o estudad*, *sando os valor*s </line>
<line> *istó*ico* e valores p**c*ntuais rela*ivos, não os *alo*e* co*rigidos. </line>
<line> 4 **SULTAD*S E DISCU*SÕ*S </line>
<line> 4.1 Evolução *as recei*as e *esp*sas corr*ntes e de capital </line>
<line> Analisa*do os relat*rios técnico* do *stado d* Santa Catarin*, relat*vos ao *er*od* de </line>
</par>
<par>
<line> 200* a 2018, co* *nfoque n*s demonstra*ões orçamentárias das r*ce*tas e das </line>
<line> *espes*s </line>
</par>
<par>
<line> corr*nte* e de capit*l re*lizadas pa*a ca*a exe*c*cio, * p**sí*el ob*e* * evo*ução das r**ei*as e </line>
<line> despesas, confor*e *abela 1. </line>
</par>
<par>
<line> R**. FSA, Te*esina, *. *8, n. 02, art. 6, p. 108-127, fe*. 2021 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Execuçã* do O**amento em Santa Catarina: Evolução d*s D**pesas de 2006 A 2*18 </line>
<line> 117 </line>
</par>
<par>
<line> *abela 1 - E*olução das R*ceitas e Despesas Corren**s * de Capita* </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> Rece </line>
<line> itas </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> esp*sas </line>
</par>
<par>
<line> Período </line>
<line> Co*rente* </line>
<line> Capital </line>
<line> Correntes </line>
<line> C*pital </line>
<line> </line>
<line> R$ </line>
<line> *$ </line>
<line> R$ </line>
<line> *$ </line>
</par>
<par>
<line> 200* </line>
<line> 7.846.043.363,58 </line>
<line> 225.558.36*,98 </line>
<line> 7.*95.83*.442,00 </line>
<line> 1.0*7.165.*27,0* </line>
</par>
<par>
<line> 2007 </line>
<line> *.071.429.140,56 </line>
<line> 229.*26.371,33 </line>
<line> 7.900.7*4.788,*7 </line>
<line> 975.244.611,6* </line>
</par>
<par>
<line> 2*08 </line>
<line> 1*.282.797.698,70 </line>
<line> *55.*49.507,14 </line>
<line> 9.142.06*.860,63 </line>
<line> *.*4*.*23.483,78 </line>
</par>
<par>
<line> 2009 </line>
<line> 11.387.*34.297,85 </line>
<line> 118.337.66*,87 </line>
<line> 10.*38.13*.301,00 </line>
<line> 1.598.492.309,00 </line>
</par>
<par>
<line> 20*0 </line>
<line> 13.0*5.309.986,00 </line>
<line> 153.608.592,0* </line>
<line> 11.609.996.145,00 </line>
<line> 1.*5*.967.421,00 </line>
</par>
<par>
<line> 2*11 </line>
<line> 1*.085.45*.531,*0 </line>
<line> 174.503.*02,00 </line>
<line> 13.42*.081.574,00 </line>
<line> 1.527.698.*81,00 </line>
</par>
<par>
<line> 2012 </line>
<line> 15.978.403.011,0* </line>
<line> 1.769.*18.292,00 </line>
<line> 15.500.70*.212,00 </line>
<line> 2.588.121.314,00 </line>
</par>
<par>
<line> *013 </line>
<line> 17.474.68*.0*0,00 </line>
<line> 2.17*.510.0*0,00 </line>
<line> 16.17*.395.66*,00 </line>
<line> 3.078.944.19*,00 </line>
</par>
<par>
<line> 2014 </line>
<line> *9.708.471.*21,00 </line>
<line> 1.903.638.583,0* </line>
<line> 18.40*.189.40*,00 </line>
<line> 2.827.924.344,00 </line>
</par>
<par>
<line> *015 </line>
<line> 21.456.266.4**,00 </line>
<line> 1.285.512.955,00 </line>
<line> 2*.205.273.992,00 </line>
<line> 2.774.362.7*8,00 </line>
</par>
<par>
<line> 2*16 </line>
<line> 2*.907.013.588,00 </line>
<line> 1.377.252.656,00 </line>
<line> 21.698.671.076,00 </line>
<line> 2.480.908.396,00 </line>
</par>
<par>
<line> 2017 </line>
<line> 23.7*0.662.18*,36 </line>
<line> 1.643.1*3.*59,42 </line>
<line> 23.075.490.762,00 </line>
<line> 2.51*.61*.617,00 </line>
</par>
<par>
<line> 2*18 </line>
<line> 25.45*.492.59*,6* </line>
<line> 296.669.**7,01 </line>
<line> 22.832.992.*86,92 </line>
<line> 4.110.*5*.604,58 </line>
</par>
<par>
<line> Mé*ia </line>
<line> 16.492.612.52*,51 </line>
<line> 892.954.525,37 </line>
<line> 15.177.0**.92*,76 </line>
<line> *.192.163.011,85 </line>
</par>
<par>
<line> D </line>
</par>
<par>
<line> **ta: valores his*óricos *ão c*rrigid*s. </line>
<line> Fonte: elaborado pelos a*tor*s. </line>
<line> As r*c*itas *r*am*ntárias são cat*gorizadas segundo sua cl**si*icação ec*nômic* em </line>
</par>
<par>
<line> r*ceitas </line>
<line> corren*es </line>
<line> e </line>
<line> re*eitas d* </line>
<line> cap*tal. A* receitas co*re*tes, segun*o B*asil (196*), </line>
<line> são as </line>
</par>
<par>
<line> tr*butár*as, d* contribuiç*es, p*trim*n*al, agropecuária, industrial, de *erviços, transferênc*as </line>
<line> c*rrentes e outr*s provenientes de recurso* fi*anceiros recebidos d* pessoas de direito *úblico </line>
</par>
<par>
<line> ou privado *u* serão destin*da* suprir as des*es*s correntes. A* r*ce*tas *e **pi*al são a *s </line>
</par>
<par>
<line> ope*ações de crédito, alienação de </line>
<line> *en*, </line>
<line> amortiza*ão *e empréstimos, tran***r**cias *e </line>
</par>
<par>
<line> *apital * ou*ras pr*veni*ntes de recur**s f*na**ei*os que serão d*stin*da* a supr*r as despesas </line>
</par>
<par>
<line> de capi*al. As rece*tas de capital </line>
<line> *umentam a disponi*ilidade *ina*cei*a, porém não </line>
</par>
<par>
<line> acrescentam ao patrimônio *a entidade. </line>
</par>
<par>
<line> Da mesma forma que as r*ceit*s, </line>
<line> *s despesas t*mbém se *ivide* em de*pesas </line>
</par>
<par>
<line> corr**tes e de capital. Segun*o Araújo e Arru*a (2009, p.1*1), "As despesas corre*tes são as </line>
</par>
<par>
<line> de natureza operac*onal rea*i*a*as para a ma*ute*ção </line>
<line> d*s equipamen*os e </line>
<line> para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *u*cionamento dos ór*ãos governam*ntais". *las se subdivid*m em de*pe*a* de *ust**o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *ransferências </line>
<line> *orrentes. As des*esas de *usteio s*o **uelas utilizadas para ma*utenção das </line>
</par>
<par>
<line> atividades </line>
<line> *ásica* da *dministração pública e as transferências correntes são *q*elas </line>
</par>
<par>
<line> real*zad*s pa*a as qu*i* nã* </line>
<line> haja co*traprestação direta </line>
<line> em *ens * serv**os. As </line>
<line> despe*as de </line>
</par>
<par>
<line> *api*al s*o subdividida* em investimentos, i*v*rsões financeiras e transf*rências de c*pital, </line>
</par>
<par>
<line> sã* a**elas r*laci*nadas </line>
<line> com aquisiçã* de má**inas equ***mentos, real*zaç*o de obras, e </line>
</par>
<par>
<line> a*uisição de imóveis * concessão de empréstimo* para investimento. </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 02, ar*. 6, p. 108-127, fev. 20*1 </line>
<line> www*.fsa*et.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. F. Vian*e, R. Suave, M. S. Mafra </line>
<line> 118 </line>
</par>
<par>
<line> Ao ana**s*r * T*bela 1, obser*a-se u** *redi*posição, *nclusi*e pela *rópr*a inf*a*ão, </line>
</par>
<par>
<line> p*ra o *umento das receitas e despesas cor**ntes e de capital realiza**s nos anos de 2006 </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> 2018. Em todo o período estudado, a execuçã* o*çam*ntária foi realizada a maior d* que o </line>
</par>
<par>
<line> previs*o, mes*o assi* ve**fica-se *ue o </line>
<line> esta*o cu*pri* com o princ*pi* do equilíbrio </line>
</par>
<par>
<line> **çamentário na c*nfecção do orçamento. As receita* arrecada*as confronto com as des*esas </line>
</par>
<par>
<line> *e***zadas, além de const*tuir o re*ultado f*nal </line>
<line> do sis*em* de infor*açõe* orçamentárias, </line>
</par>
<par>
<line> *odem evidenciar o défic*t ou o s*perávi* do *er*odo. No*a-se q*e nos a*os 2007, 2008, 2010, </line>
<line> *011, 2013, 20*4 * 2016 houve superáv** orçamentário, demonstrando que as re**ita* </line>
<line> arrecadad*s f**am maiores qu* as desp**as executadas e nos anos 20*6, **09, 2012, 20*5, </line>
<line> 2017 e 20*8 houve déf*c*t orçamentário, representando que as d*spesas executadas foram </line>
<line> *aior*s que as r***itas *rrecadadas. </line>
<line> 4.2 Evolução das d*spesa* por categoria econômica </line>
<line> Observand* as demonstrações orç*mentári** das despesas realiz*das por cat*go*ia </line>
<line> econômica e grupos de natureza das d*s**sas dos e*ercíci*s ** 200* a 2018, é pos*ível *bter </line>
<line> a evolução das despesas *or categ*ri* *co*ômica, *onforme Tabela 2. </line>
<line> Tabela 2 - Evo*ução das De**es*s por Cat*goria Econômi*a </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> D </line>
<line> esp*sa* Corrente* </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> D </line>
<line> *spesas de *a*i* </line>
<line> al </line>
</par>
<par>
<line> Período </line>
<line> *essoal e Encargos soci**s </line>
<line> Ju*os e Encargos da dívida </line>
<line> O*tr*s Despesas **r*ent** </line>
<line> I*vest*men*os </line>
<line> Inv*r*ões Financeiras </line>
<line> Trans*erências d* Cap*t*l </line>
</par>
<par>
<line> 2006 </line>
<line> 2.89*.185.5*6,39 </line>
<line> 565.986.6*7,10 </line>
<line> 3.632.6*0.228,07 </line>
<line> 652.2*4.3*4,26 </line>
<line> 15.085.636,78 </line>
<line> 349.855.806,4* </line>
</par>
<par>
<line> 2007 </line>
<line> 3.35*.*10.052,67 </line>
<line> 606.91*.1*7,99 </line>
<line> 3.936.841.607,71 </line>
<line> 595.9*9.188,17 </line>
<line> 1*.*22.221,91 </line>
<line> 366.063.*01,60 </line>
</par>
<par>
<line> 2008 </line>
<line> 3.970.546.491,23 </line>
<line> 666.669.789,*2 </line>
<line> 4.504.853.*80,28 </line>
<line> 7**.334.306,5* </line>
<line> 203.547.*31,27 </line>
<line> *5*.*41.345,97 </line>
</par>
<par>
<line> 2009 </line>
<line> 4.31*.513.4*7,00 </line>
<line> *65.3*6.861,00 </line>
<line> 5.160.*0*.0*3,00 </line>
<line> 1.081.146.144,00 </line>
<line> 1*.452.45*,*0 </line>
<line> *97.893.714,00 </line>
</par>
<par>
<line> 2010 </line>
<line> 4.931.577.152,00 </line>
<line> 814.236.874,00 </line>
<line> 5.864.18*.119,00 </line>
<line> 1.088.*81.0*8,00 </line>
<line> 39.717.876,00 </line>
<line> *2*.468.**7,0* </line>
</par>
<par>
<line> 2*11 </line>
<line> 8.50*.480.396,00 </line>
<line> 998.237.000,00 </line>
<line> 3.92*.364.178,00 </line>
<line> 966.393.538,00 </line>
<line> 58.636.61*,00 </line>
<line> 502.*68.125,00 </line>
</par>
<par>
<line> 2*1* </line>
<line> *.6*7.5*3.*6*,00 </line>
<line> 1.642.840.091,00 </line>
<line> 4.250.30*.*60,0* </line>
<line> 972.59*.470,00 </line>
<line> 34.*19.816,00 </line>
<line> 1.5*0.810.02*,00 </line>
</par>
<par>
<line> 201* </line>
<line> 10.558.885.099,0* </line>
<line> 668.313.458,00 </line>
<line> 4.948.197.110,*0 </line>
<line> 1.251.04*.736,00 </line>
<line> *44.797.529,00 </line>
<line> 1.583.0*8.932,00 </line>
</par>
<par>
<line> 2014 </line>
<line> 1*.251.87*.1*0,00 </line>
<line> 81*.887.***,00 </line>
<line> 5.339.426.385,*0 </line>
<line> 2.191.033.29*,00 </line>
<line> 74.936.47*,00 </line>
<line> 561.954.581,00 </line>
</par>
<par>
<line> 2015 </line>
<line> *3.473.218.*40,00 </line>
<line> 957.*86.003,00 </line>
<line> 5.774.769.7*9,00 </line>
<line> 1.816.405.969,00 </line>
<line> 123.03*.369,*0 </line>
<line> 834.924.410,0* </line>
</par>
<par>
<line> 2016 </line>
<line> *4.698.007.0*6,0* </line>
<line> 67*.25*.327,00 </line>
<line> 6.329.409.713,00 </line>
<line> 1.817.41*.602,00 </line>
<line> 5*.706.137,00 </line>
<line> 6*0.790.657,*0 </line>
</par>
<par>
<line> 2017 </line>
<line> 15.583.*21.984,00 </line>
<line> 770.*80.833,00 </line>
<line> 6.720.887.945,00 </line>
<line> *.914.636.794,00 </line>
<line> 68.*95.69*,00 </line>
<line> 535.980.1*2,00 </line>
</par>
<par>
<line> 2018 </line>
<line> 16.33*.072.38*,43 </line>
<line> 98*.947.012,87 </line>
<line> 7.**6.205.5*9,40 </line>
<line> 1.446.67*.130,73 </line>
<line> 85.*30.**6,35 </line>
<line> 808.*15.184,72 </line>
</par>
<par>
<line> *édia </line>
<line> 9.267.*65.109,44 </line>
<line> 840.136.**6,16 </line>
<line> 5.205.339.446,73 </line>
<line> 1.2**.280.127,21 </line>
<line> 79.575.447,18 </line>
<line> 701.212.658,*2 </line>
</par>
<par>
<line> Not*: valore* históri*os não c*rr**idos. </line>
<line> F*nte: elaborad* p*lo* au**res. </line>
<line> O conceito de desp*sa* corrent*s atende * necessid*de de clas*ificar os gastos públicos </line>
</par>
<par>
<line> para fins de ela*oração d* *ei e da contabilid*de </line>
<line> *ública. Des*esas cor*entes e *espe*as de </line>
</par>
<par>
<line> capital sã* cat**oria* eco*ôm*cas n** quais se organiza o or**mento público. Classif*cam-se </line>
<line> com* desp**as co*rentes **das *s despesas que não contrib**m, diretamente, pa*a a f*rma*ão </line>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 18, n. 02, art. 6, p. 108-127, f*v. 2021 www4.**anet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> **ec*çã* ** Orçamento *m Sa*ta Catarina: Evoluç*o *as Despesas de 2006 A **18 </line>
<line> 1*9 </line>
</par>
<par>
<line> ou a**isiçã* de um be* d* capital. Integram as despes** cor*entes três grupos de natureza de </line>
</par>
<par>
<line> de**es*: </line>
<line> pe*soal e *ncar*o* so**ais, que in*lu* as d*spesa* co* o pagamen*o *elo se*viço </line>
</par>
<par>
<line> *restado no set** público, b*m como as ob*igações de *esponsabili*ade do e*pregador; juro* </line>
</par>
<par>
<line> e e*car*os </line>
<line> da dívida, que inclui *s despesas c** o pagamento da ***ida pública, </line>
</par>
<par>
<line> adimpl*mento de *uros e operaçõ** de crédit* i*t*r*as e ext*r*as; e out*a* despe*as co*rentes, </line>
</par>
<par>
<line> relaciona*as a**isiçã* de material d* consumo necessário à produçã* à </line>
<line> dos bens e serviços </line>
</par>
<par>
<line> ent*eg*es à população e a man*tenção d** órgã** públicos, pag*mento de d*ári*s, contr*tação </line>
</par>
<par>
<line> de serv*ços *e ter**i*os </line>
<line> prest*dos *ob qu*lquer forma, tr*nsferências, subvenções, ent*e </line>
</par>
<par>
<line> di*erso* outros (*ARCIA, 2008). </line>
<line> Clas*ificam-se *omo de*pesas de ca*ital todas ** de*p*sas q*e contrib*e*, </line>
</par>
<par>
<line> dir*tame*te, </line>
<line> para a *o*mação *u aq*isição de um bem de capi*al. Integ*am as despesas de </line>
</par>
<par>
<line> ca*ital três </line>
<line> *r*pos </line>
<line> de natureza d* *esp*sa: i*vestiment*s, sã* as </line>
<line> des*esas realizadas *om </line>
</par>
<par>
<line> obras públicas, equipamento* e instalações e aq*isição de material </line>
<line> permanente; inversões </line>
</par>
<par>
<line> financ*iras, *ão as de*pesas </line>
<line> utiliz*da* para aquisição de i*óveis, *articipação de capita* *m </line>
</par>
<par>
<line> emp*esas ou entidad*s, aquisição de *í*ulos re*resentativos de c*pit*l de empresa e conc*ssão </line>
<line> de *mpréstimos; e as transferências de *apital, são as ***pesas des*ina*as à amortiz*ção da </line>
<line> dívida públic* e **tras co*tribu**ões (SANT*S; CAMACHO, *014). </line>
<line> A* *bse*var a Tabe*a 2, **ta-se uma tendência, in*lusi*e pela própria inflaç*o, para o </line>
<line> a*mento d*s de*pesas correntes rea**za*as nos anos de 2006 a 2018. O grupo de natureza que </line>
<line> apresentou maior *volução duran*e o período estudado fo* às despesa* com pessoal e en*arg*s </line>
<line> s*ciais, demon*trando que as despesas com o pagamento dos serv*dores (ativos e inativos) e </line>
</par>
<par>
<line> obrigaçõ** sociais vêm </line>
<line> au**nta**o c*nsider*velmente durant* os *xerc**io*. O grupo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> n*tureza q** apre*ent*u </line>
<line> *a*or </line>
<line> q*ed* duran*e o *e*íodo </line>
<line> e*tudado foi às outras </line>
<line> despesas </line>
</par>
<par>
<line> cor*entes. As </line>
<line> des*esas </line>
<line> de *apital não a*resentar*m evolução significativa. O G*áf*co </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> permite vi*ual*zar *s*e m**imento. </line>
</par>
<par>
<line> A* an*lisar o Gr*fico 1, v*rifica-s* que nos anos d* 2006 a </line>
<line> 20*0 a despe*a *om </line>
</par>
<par>
<line> pessoal e e*cargos sociais *ument**a de forma h*mogêne* não passando de 40% do total *e </line>
</par>
<par>
<line> *e*pesas r*alizadas, *á no ano </line>
<line> de 2011 apre**nt*u seu a*me*t* mais significat*vo </line>
<line> *entre </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *erío*o e*tudado, *hegando a 57% *o to**l de despesas real*zadas, desde e*tão o* gas**s </line>
<line> continuar*m aument*n*o c*egando a *1% d* t*tal de d*spesas r*alizad*s em *018. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. 18, n. 02, art. 6, p. 108-12*, fev. *021 </line>
<line> www4.fs*net.c*m.b*/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. *. V*an*e, R. Su*ve, M. S. M*fra </line>
<line> 120 </line>
</par>
<par>
<line> Gráfico 1 - Evolução das Despesas Correntes e de Capit*l </line>
</par>
<par>
<line> *onte: e*aborado *elos autore*. </line>
<line> A LRF det*rmina um limite prudencial pa** os gast*s com pe*soal. Na esf*** f*deral, </line>
</par>
<par>
<line> o *imite máxim* para o* gastos com pes*oal é de 50% *a </line>
<line> receita corrente lí*uida, para *s </line>
</par>
<par>
<line> *stados e municípios o lim*te é de 60% da *CL. A T*bela 3 permite observar, c*m bas* no </line>
<line> c*lc*lo do percentual das despesas com pessoal * encargo* *oc*ais sobre a recei*a corr*nte </line>
<line> líquid*, que o e*t*do de Santa Catarin* cump*iu com o l*mite *rud*ncial imposto **la L*F </line>
<line> n*s an*s de 20*6 a 20*8, m*s o e*tado *ncontra-se em limite d* *lerta devido as despe*as </line>
<line> com *esso*l e encargo* *ociais e* rel*ç** a rec*ita corre*t* l**uida e*tare* *ume*tan*o ao </line>
<line> longo dos ano*. </line>
<line> Estudos, n*s âmbit*s *ederal, *sta*ual e mun*c*pal, buscam a**lisar o cu*p*im*nto </line>
</par>
<par>
<line> *os limites </line>
<line> com gastos de pess*a* in*ti*uídos *ela LRF. C*mpa*noni, Platt Neto e *ruz </line>
</par>
<par>
<line> (2014), *onstata*am que </line>
<line> os Pode*es e ó*gã*s da União cumpri*am os limites máxi**, </line>
</par>
<par>
<line> pru*encial e de alerta instituí*os **la LR* no período de 2000 a 2013, m*smo ** 2000, ano </line>
</par>
<par>
<line> no qual a r*ferida Lei estav* em processo de *daptação, </line>
<line> n*o houv* descu**rimento </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ualquer limite. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, Teresin*, v. 18, *. *2, ar*. *, p. 108-127, fev. 2021 </line>
<line> w*w4.fsan*t.co*.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Exec*ç*o do Orç****to em Santa Cat*rina: Evo*ução *a* Despes** de 200* A 2018 </line>
<line> 12* </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 3 - Limite Prudencial </line>
</par>
<par>
<line> Período </line>
<line> Limit* Pruden*ial (*0% d* *C*) </line>
</par>
<par>
<line> 2006 </line>
<line> 3 5 ,8 9 % </line>
</par>
<par>
<line> 2007 </line>
<line> 4 7 ,5 8 % </line>
</par>
<par>
<line> *0*8 </line>
<line> 4 5 ,2 8 % </line>
</par>
<par>
<line> 2009 </line>
<line> 4 6 ,4 0 % </line>
</par>
<par>
<line> 2010 </line>
<line> 4 6 ,4 0 % </line>
</par>
<par>
<line> 2011 </line>
<line> 5 1 ,2 2 % </line>
</par>
<par>
<line> 2012 </line>
<line> 5 5 ,9 6 % </line>
</par>
<par>
<line> 2013 </line>
<line> 5 6 ,4 0 % </line>
</par>
<par>
<line> 2014 </line>
<line> 5 7 ,5 7 % </line>
</par>
<par>
<line> 2015 </line>
<line> 5 8 ,* 4 % </line>
</par>
<par>
<line> 201* </line>
<line> 5 * ,4 * % </line>
</par>
<par>
<line> 2017 </line>
<line> 5 9 ,* * % </line>
</par>
<par>
<line> 2*18 </line>
<line> 5 8 ,4 7 % </line>
</par>
<par>
<line> M*di* </line>
<line> 5 2 ,* 8 % </line>
</par>
<par>
<line> *o*a: valores h*stóricos não corrigidos. </line>
<line> Fonte: elaborado pelos a*tores. </line>
</par>
<par>
<line> 4.* E*olução das despesas por *unções </line>
</par>
<par>
<line> Obser*and* </line>
<line> *s *emonstraç*es o*çamentárias **s des*e*as realizadas po* *u*ç*es de </line>
</par>
<par>
<line> *overno dos exercí*ios de *006 a 2018, not*-se q*e no esta*o de San*a Catarina *s funçõ*s de </line>
<line> gove*no são subdivididas em 27 funç*es, se*do elas: legis*a**va, jud*ciária, essencia* a justiça, </line>
<line> adm*nistração, segurança púb*ica, *elações exterio*es, a*si*tência s*cial, previdênc*a social, </line>
</par>
<par>
<line> s*úd*, tra*alho, educ*çã*, cu*tura, cidadania, urbani*mo, h*bita*ão, sane*m*nto, </line>
<line> gestão </line>
</par>
<par>
<line> ambiental, ciên*ia e tecn*lo*ia, </line>
<line> ag*i*ultura, indústr*a, comérci* e serviços, com*nica*ões, </line>
</par>
<par>
<line> energia, transpo*te, desporto e l*zer, encargo* sociai* e reserva de cont*ngênci*. Muit*s dessas </line>
<line> *un*ões, d*vido ao baixo ***or gasto, não *epres*ntam 1% d* total gera* de despesas. A </line>
</par>
<par>
<line> Tabela * e Grá*ico 2 **resentam *s fun*ões que representaram p*rce*tagens de *a*tos o </line>
<line> s*gni*i*at*vas de*tre o total de des*e*as nos anos de 2006 * 2018. </line>
</par>
<par>
<line> A* analisar Tabela 4 e o Grá*ico *, verifica-*e a </line>
<line> que * função *ssencial a *ustiça </line>
</par>
<par>
<line> ap*esentou n*s </line>
<line> anos 2006 e </line>
<line> 2*07 o maior crescimento no pe*íodo est*da*o, chegando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> 1*,02% em </line>
<line> 2007, poré*, a partir de 2008, Estado demonstrou queda nos gas*os com essa o </line>
</par>
<par>
<line> função, manten*o-se assim até 2018. Já a fun*ão judiciária, retratou o *nverso, nos ano* 2*06 </line>
</par>
<par>
<line> e 2007 rep*e**ntou, dentre o total de *espesas, </line>
<line> *alores baixos, po*é* a pa**ir de 200* </line>
</par>
<par>
<line> con*tatou-se *eves aumentos, cheg*ndo a 7,08% em 20*8. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FS*, *ere*i*a *I, *. **, n. 02, art. 6, p. 108-**7, fev. 2*2* </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. F. *iante, R. Sua*e, *. S. M**r* </line>
<line> 122 </line>
</par>
<par>
<line> Tabel* 4 - Evoluçã* d*s *espe*as po* Fu*ções </line>
</par>
<par>
<line> A*o </line>
<line> Judic*ária </line>
<line> **sen*ial a Justiça </line>
<line> Segu**n*a P**lica </line>
<line> Previd*nc*a So**al </line>
<line> **úde </line>
<line> Educação </line>
</par>
<par>
<line> 20*6 </line>
<line> 16.699.054,00 </line>
<line> *4*.82*.459, 0* </line>
<line> 93*.605.*57,0 0 </line>
<line> 897.290.465,* 0 </line>
<line> 1.17*.929.39* ,0 * </line>
<line> 1.*29.*01.103 ,0 0 </line>
</par>
<par>
<line> 200* </line>
<line> 14.255.493,00 </line>
<line> 889.506.605, 00 </line>
<line> 1.02*.737.*43 ,0 0 </line>
<line> 1.503.003.4*9 ,0 0 </line>
<line> 1.*23.473.713 ,0 0 </line>
<line> 1.360.236.992 ,0 0 </line>
</par>
<par>
<line> 2008 </line>
<line> 7*1.820.4*1,0 0 </line>
<line> 266.6*8.2*3, 00 </line>
<line> 169.911.094,0 0 </line>
<line> 1.595.1*4.7*3 ,0 0 </line>
<line> 1.020.052.682 ,0 0 </line>
<line> 1.7*7.376.048 ,0 0 </line>
</par>
<par>
<line> 20*9 </line>
<line> 761.937.518,0 0 </line>
<line> 236.738.6*4, 00 </line>
<line> 1.38*.6*1.231 ,0 0 </line>
<line> 2.029.613.039 ,0 * </line>
<line> 1.759.236.305 ,0 * </line>
<line> 1.*17.88*.653 ,0 0 </line>
</par>
<par>
<line> 2010 </line>
<line> 862.*25.983,0 * </line>
<line> *12.01*.29*, 00 </line>
<line> 1.534.14*.21* ,0 0 </line>
<line> 2.3*6.*49.5*9 ,0 * </line>
<line> 1.936.021.238 ,0 0 </line>
<line> 2.*0*.16*.*24 ,0 0 </line>
</par>
<par>
<line> 201* </line>
<line> *.078.**7.118 ,0 0 </line>
<line> 393.518.*13, 00 </line>
<line> 1.69*.89*.*98 ,0 0 </line>
<line> 2.7*6.865.3*2 ,0 0 </line>
<line> 2.1*4.235.688 ,0 0 </line>
<line> 2.344.795.989 ,0 0 </line>
</par>
<par>
<line> 2012 </line>
<line> 1.153.273.737 ,0 0 </line>
<line> 448.767.532, 00 </line>
<line> 1.6*9.1*2.15* ,* * </line>
<line> 3.182.4*3.699 ,0 0 </line>
<line> 2.308.143.899 ,* 0 </line>
<line> *.*64.79*.1*0 ,* 0 </line>
</par>
<par>
<line> 2013 </line>
<line> 1.*46.3*9.726 ,0 0 </line>
<line> 5*0.122.860, 00 </line>
<line> 1.794.210.719 ,0 0 </line>
<line> *.5*3.*53.*37 ,0 0 </line>
<line> 2.652.9*1.489 ,0 0 </line>
<line> 2.791.460.639 ,0 0 </line>
</par>
<par>
<line> **14 </line>
<line> 1.*7*.865.7*9 ,0 0 </line>
<line> 5*7.883.26*, 00 </line>
<line> 2.26*.943.860 ,0 0 </line>
<line> 4.192.162.091 ,0 0 </line>
<line> 2.6*1.*43.377 ,0 * </line>
<line> 3.128.*35.510 ,0 0 </line>
</par>
<par>
<line> 20*5 </line>
<line> 1.6*4.04*.530 ,* 0 </line>
<line> 598.868.778, 0* </line>
<line> 2.3*8.28*.895 ,0 0 </line>
<line> 4.94*.853.007 ,* 0 </line>
<line> 2.*15.403.009 ,0 0 </line>
<line> 3.3*3.126.198 ,0 0 </line>
</par>
<par>
<line> 2016 </line>
<line> *.650.546.290 ,0 0 </line>
<line> **1.465.226, 00 </line>
<line> 2.6*4.242.758 ,0 0 </line>
<line> 5.678.415.534 ,0 0 </line>
<line> 3.010.599.059 ,0 0 </line>
<line> 3.347.332.123 ,* * </line>
</par>
<par>
<line> 2017 </line>
<line> 1.963.045.637 ,0 0 </line>
<line> 833.787.9*9, 00 </line>
<line> 2.*93.*46.141 ,0 0 </line>
<line> 6.*76.604.960 ,0 0 </line>
<line> 3.12*.207.459 ,0 0 </line>
<line> 3.4*2.260.375 ,0 0 </line>
</par>
<par>
<line> 20*8 </line>
<line> 1.906.320.364 ,1 7 </line>
<line> 932.931.828, 00 </line>
<line> *.790.397.3*6 ,7 3 </line>
<line> 6.*26.214.322 ,6 8 </line>
<line> 3.703.885.74* ,5 0 </line>
<line> 3.728.049.786 ,* * </line>
</par>
<par>
<line> Médi a </line>
<line> 1.12*.979.**2 ,3 2 </line>
<line> 581.619.**6, 46 </line>
<line> 1.759.314.676 ,8 3 </line>
<line> 3.*82.394.927 ,5 1 </line>
<line> *.272.7*7.158 ,* 3 </line>
<line> 2.57*.732.679 ,2 6 </line>
</par>
<par>
<line> Not*: v*l*res *ist*ricos não corr*gidos. </line>
<line> *onte: elabo*ado pelos aut*res. </line>
<line> As f*nções de saúde e *egura**a pública apresentaram po**as *lteraç*es * aumen*os, </line>
<line> as alterações mais *ignificativas foram em *008, *m que * função *e saúde representou 9,64% </line>
<line> e * fu*ç*o *e segurança pública apenas 1,61% dent*o do t*t*l de gast*s do E*tado. Nos </line>
<line> demais anos, * função *e saúde oscilou entre *2% * 14% * * função c*m segurança p*blica, </line>
<line> entre 8% a 11%. ** funções com educa**o * previdência social apresentaram uma *nversão </line>
<line> no* gastos, enquan*o as despesas co* pr*vidência s*cial aum*ntara*, chegand* a **,85% e* </line>
<line> 2018, as despesas c*m ed*cação que em 200* *epresentavam 20,09% chegar*m a 1*,**% em </line>
<line> 201*. A *unção com previdên*ia soc*al apr*sentou o maior crescimento, no período estudado. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 0*, *rt. 6, p. 108-127, fev. 20*1 </line>
<line> *ww4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ex*cu*ão d* Or*amento em Sa*ta Catari*a: Evoluçã* das Despes*s de 2*06 A 2018 </line>
<line> 123 </line>
</par>
<par>
<line> Grá*ico 2 - Evolução das Despesas por Funções </line>
</par>
<par>
<line> Not*: va*ore* históricos não co*rig**os. </line>
<line> F*nte: elaborado *elos *utores. </line>
<line> Percebe-*e a imp*rtância dos investimen**s em s*úde e e*ucação pa*a o </line>
<line> de*envolv*mento social. Beuren e Ma**do (201*) e Mattei, Bezerra e Me*o (2018) i*dica* </line>
</par>
<par>
<line> que ess*s áreas contribuem de forma relev*nte para </line>
<line> elevar o nível *e de*envo*vimento da* </line>
</par>
<par>
<line> pesso*s e, por isso, devem ser d*recionados </line>
<line> cada **z ma** *ecursos para elas, porém, no </line>
</par>
<par>
<column>
<row> período es*udado, observa-*e, que os gas*os co* saúde e educação vê* caindo, j* a despesa </row>
<row> c*m *rev*dênc*a social sobe ano a*ós *no. </row>
</column>
<par>
<line> 5 </line>
<line> CO*SIDERAÇÕES FINAIS </line>
<line> A f*nalida*e dest* ar*igo fo* apresentar alg*m*s cons*deraçõe* refer*ntes à evoluçã* </line>
</par>
<column>
<row> das desp**as, p*r grupo de natureza, no *stado de Santa Ca*arina no p**íodo *e 2006 a **18. </row>
<row> A *ole*a de dados o**rreu po* meio da u**lizaç*o de re**tórios té*nicos das con*as do gove*no </row>
<row> do **tado de Sant* C*t*rina, *ons*antes no sítio elet*ônico do Tribunal *e Contas (TCE/SC). </row>
<row> U*ilizaram-se os dados consolidados das recei*a* e das despesas por cate*o*ia econômica, por </row>
<row> grupos de natureza e *or fu*ç**s. Pa*a * a*ál*se *os *ados coletados, utili*o*-se *a tab*lação </row>
<row> por Excel para verificar o desen*ol*imento das despesas ao longo do per*odo estu**do, </row>
<row> usando os v**ores histó*i*os não c*rrigidos e *alo*es percentu*is relat*vos. P**a a análise *os </row>
<row> obj*tivos, ad*tou-s* a p*squi*a des*ritiva e do*umental. </row>
<row> **v. FSA, T*resina PI, v. 1*, n. 02, ar*. 6, *. 108-127, fev. 2021 www4.*sa*et.com.b*/revis*a </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. F. Viante, R. S*a*e, M. S. Mafra </line>
<line> 124 </line>
</par>
<par>
<line> De a**rd* c*m a evol*çã* d*s receit*s e despesas relativa* ao período de 20** a *018, </line>
<line> **s*rva-*e, incl*sive pe** própria inflação, uma pr*disposição p*ra * aumento das receitas e </line>
</par>
<par>
<line> des*esas </line>
<line> corr*nt*s de capital. *m t*do o *eríodo *studa*o, a execução orçament*ria *oi e </line>
</par>
<par>
<line> *ealiza*a a ma*or do que o p*evis**, mesmo *ssim ve*ifica-*e que * </line>
<line> e*tado cump*iu *om </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pri*cípio d* equilíbrio orçamentário na confec*ã* do **ç*mento. *ota-se q*e nos anos *007, </line>
</par>
<par>
<line> 2008, 2010, 2011, 2013, </line>
<line> 2014 e 2016 houve *uperávit or*a*e*tár*o, demonst*ando que ** </line>
</par>
<par>
<line> receitas arrecadadas foram ma*ores que a* de*pesas exe*utadas, e nos anos 2*06, *0*9, 2*12, </line>
</par>
<par>
<line> 2015, 2017 * 20** </line>
<line> h*uve déficit orç*mentário, *epresent*ndo que as despesas *x*cutadas </line>
</par>
<par>
<line> **ram *aiores *ue as r*ce*t** arre*adadas. </line>
<line> Analisando a evol**ão d*s despesas por categ*r*a e*onômica e *rupos de na*u*eza das </line>
<line> despesas dos exer*ícios d* 2006 a 2018, verifica-se que o grupo d* natur*za que apresentou </line>
<line> maior *v*luç*o durante o perí*do estudado foi o d* despesas *om pess**l e encargos *ocia*s, </line>
<line> a*esar disso o Est*do de Santa Catarin* c*mpriu *om o limite prudencial i*posto pela L*F, </line>
</par>
<par>
<line> mas o estado enc*n*r*-se em lim**e de alerta. O *rupo </line>
<line> de natureza que a*resentou mai*r </line>
</par>
<par>
<line> qu*da dura*te o perí*do estuda*o fo* o de *u*ras des*es*s corrent*s. As despesas *e ca*ital </line>
<line> não apr*se*taram ev*l*çã* significa*iva. </line>
</par>
<par>
<line> Em rela*ã* às despesas realizadas p*r funç*es d* gove*no dos exercícios de 20** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *018, observa-se que no *s*ad* de *anta Catarina as fun*ões *e governo são subdividid*s *m </line>
<line> 27 funções. Mui*a* delas, *evido ao baixo valor gasto, não repres*ntam 1% d* tot*l geral de </line>
<line> despesas. As f**ç**s q*e representaram porce**agens *e gas*os sign*fica*ivas *entr* o total </line>
</par>
<par>
<line> de *espesas foram: *ssencial a justiça, judici*r*a, saúde, segurança p*blica, educação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pre*idênci* socia*. A fun*ão *om previ*ên*i* social apr*se*t*u o maior c*e*c*mento, para o </line>
<line> período estudado. </line>
<line> *ota-se ** crescim*nto natural, inclu**v* pela próp**a *nf*ação, das receitas e </line>
</par>
<par>
<line> des*es*s co*rentes e de ca*i**l *o longo do </line>
<line> pe**odo est*d*do. Referente ao aumen*o </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> despesas com pes*oa* e e*cargos s*ci*is, o*serva-*e </line>
<line> *ue o Esta*o cum*riu com o limite </line>
</par>
<par>
<line> pr*dencial *mp*sto pela LRF, m*s e*contra-*e em limit* de aler*a. Dentr* as f*nções de </line>
</par>
<par>
<line> governo </line>
<line> estuda*as, a funçã* </line>
<line> com previdê*cia social apres*ntou o m*i** cresci*ento, </line>
</par>
<par>
<line> chegand* * *3,8*% do *otal de gastos *or f*nç*es em 2018. </line>
<line> Espera-se qu* os resultados apres*ntados tragam *on*ribuição à *omunidade </line>
</par>
<par>
<line> ac*dêmica, </line>
<line> como f*nt* de consulta pa*a e*tudos p**t*riores, e à sociedade e* geral, co*o </line>
</par>
<par>
<line> ve*i**cação controle das despesas p*bli*as *o Estado e </line>
<line> d* Santa Catarina. Par* pesquisas </line>
</par>
<par>
<line> futuras, *ecomenda-se análise do *umprimento do princíp*o a </line>
<line> *o eq*ilíbrio orçamentário </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 18, n. 02, art. 6, p. 10*-127, fev. 2021 </line>
<line> www4.**anet.com.br/revi*** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Execução do Orçamento em Santa Catar*na: Evolução das Despesas de 2006 A 2018 </line>
<line> *25 </line>
</par>
<par>
<line> confecção do o*çamento e do *um*rim*nto dos limit*s instituídos pela L*F para as despe**s </line>
<line> com p*s**al. </line>
<line> Adicional**n*e, s**ere-se a continuid*de de estudos acer*a *a ev*luç*o *as de*pesas </line>
<line> por categoria *c*nômi*a, g*upo* de nature*a e funções n* Estado de S*nta Catarina, bem </line>
<line> co*o es*udos compa*ativos * partir de aná*ises *e *utros Estados. </line>
<line> R*FERÊ*CIAS </line>
<line> AGUIAR, J. S; SOUZA, Â. R. L. Aná*i*e do Equilíbrio en*re as Receitas e as *espesa* do </line>
</par>
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<line> Munic**** de *anoas ** Perí*do de 20*2 a 2014. Trab*lho de Conclusã* </line>
<line> de *u*so de </line>
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<line> C*ênci*s *ontábe*s/UFRGS. *o*to Aleg*e, 2015. </line>
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<line> Saraiva, 200*. </line>
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<line> AR*S*RONG, *. Integ**ty, transpa*ency and *cc*untability i* p*bl*c </line>
<line> *dminis*rati*n: </line>
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<line> R*cent tren*s, regional an* *n***natio*al devel*p***ts and emergin* issues. United N*tions: </line>
<line> Departm*nt of *conom*c and So*ial Affai*s, *0*5. </line>
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<line> BI*C*, L. G; AS**S, </line>
<line> P. F. S; SCH*LLE*BERGER, E. O muni**pio </line>
<line> na Lei *e </line>
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<line> 15-28, 2004. </line>
<line> BIR*IN**AW, P. Freedom o* i*formation and openness: Fundamental human </line>
<line> rights. Admin. L. Re*., v. 58, p. 177, 200*. </line>
<line> B*ASIL. Lei n° 4.3**, de 17 de *arço *e **64. Brasília, 17 mar. *964. Dis*onível em: </line>
<line> ht*p://*ww.p*analto.g*v.b*/ccivil_03/leis/L4*20.h*m. </line>
<line> **A*IL. L** **mplementar n° 1*1, *e 4 de Maio de 2000. *rasília, 4 mai. 200*. </line>
<line> Di*ponív*l *m: http://www.planal*o.gov.br/ccivi*_03/**is/lcp/lcp101.htm. </line>
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<line> C*MPAGNONI, M; PL*TT NETO, O. </line>
<line> A; CRU*, F. A </line>
<line> observância *os limites para </line>
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<line> D*spesas com </line>
<line> Pe*soal *n*re Pod*res e órgão* da União no períod* de 2000 a 2013. I*: </line>
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<line> 2014, F**rianópo*is. </line>
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<line> 2) análise e inte*pretação dos d*dos. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
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<line> 3) ela*oraçã* do ra*cunho ou na *evisão c*ít*** do conteúd*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
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<line> 4) p*rti*i*ação na apr*v**ão da versão fi*al d* manuscrito. </line>
<line> X </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)